Cléder, vc está de parabéns cara. Compartilhando conhecimento para quem quiser. Virei seu fã. Estou começando nessa área e vc está me tirando muitas dúvidas com os seus vídeos. Continue assim. O mundo precisa de mais pessoas como vc.
Foi a explicação mais simples e clara que vi até hoje... muita gente fica fazendo drama na net e enrolando... e não mostra como ligar os componentes.... parabéns pelo vídeo!
Boa tarde Cleder. Pela sua humildade no ensinamento, por seu compartilhamento de conhecimento, por nos ensinar a fazer algo que você vende (uma fonte de renda sua) e por todos seus outros videos, estou me inscrevendo no seu canal e deixando meu like. Muito obrigado.
Parabéns Cleder pelos vídeos. Todos ótimos e de grande ajuda. Agradeço pela venda e assistência/dicas dos microinversores e instalação. Em tempos em que duvidamos de todos e de pessoas desonestas, vc pelo contrário uma pessoa que se pode confiar. Recomendo o pessoal a comprar os equipamentos com ele. Grande abraço e obrigado por tudo. E hoje iniciou minha produção. Próxima fase regulamentação na distribuidora.
Muito boa explicacao a parti de janeiro vou montar o meu , as placas que estao no mercado estao de 300 e pra cima minha ideia e por 2 um inversor e ja esta otimo.
Uma dica, a NBR 5410 nao recomenda estanhar emenda de cabos e proibe estanhar pontas de cabos. Justifica-se porque em caso de sobrecorrente ( sistema de proteçao de surtos ) o estanho derreteria pela temperatura e ficaria uma conecçao bem fragil. Parabens pelos videos, eu vi praticamente todos. Continue assim! Forte abraço!
Tudo muito bem explicado, Parabéns. Apenas uma correção quanto ao estanho nas pontas dos cabos, onde o mesmo não é indicado pela NBR 5410 no item 6.2.8.10. Continue compartilhando o seu conhecimento, é dessa troca de informação que todos precisam. O futuro é solar!
Muito boa e clara a explicação, sanou até minha dúvida sobre a instalação do equipamento em minha casa, pois tenho uma rede bifásica, na qual tenho tomadas 110v e 220v. Sei, após a explicação, que posso ligar a saída string box em uma tomada 220v, ou seja injetar a energia produzida, nas duas fazes da minha rede interna. Está correto meu raciocínio 🧐🤔
Apenas para efeito informativo, o item 6.2.8.10 da NBR-5410 estabelece que "é vedada a aplicação de solda a estanho na terminação de condutores, para conectá-los a bornes ou terminais de dispositivos ou equipamentos elétricos". Essa terminação deve ser finalizada utilizando conectores terminais de compressão específicos (ex. tipo pino). A solda na ponta da terminação pode até parecer dar um acabamenro bacana, mas pode ocasionar problemas futuros como sobreaquecimento por exemplo. Fora esse detalhe, parabéns pelo vídeo e espero ter contribuído também, afinal de contas informação é pra ser compartilhada e não guardada pra si. Abs a todos..
@@cas.drywall7862 isso o ponto de fusão do estanho é relativamente baixo, em caso de sobreaquecimento nos condutores pode vim a derreter o estanho e gerar maiores problemas como curto circuito.
Parabéns pelo vídeo. Eu tenho uma dúvida a saída do string box é ligada na rede, certo, mas onde deve ser ligado: na entrada do poste antes do relógio, na caixa de distribuição ou em um cabo que vai pra caixa de distribuição da casa? Será q precisa passar mais dois cabos até a caixa ou aproveitar um de 4mm da instalação ?
Olá, pode ligar em qualquer ponto do circuito após o medidor, desde de que o condutor suporte a corrente de pico gerada pelo sistema. Geralmente o melhor é ligar no QDC da edificação onde foi instalado o sistema.
@@ClederRS obrigado pela resposta. É q pretendo instalar os módulos numa peça nós fundos da casa daí tem uma caixa de distribuição secundária (20m da casa) dessa peça q vem da caixa principal da casa, então posso ligar nessa caixa secundária (tudo cabo 4mm). Essa era minha dúvida se a concessionária ia aprovar. São 4 placas de 550w e um microinversor de 2000
Como eu falei, depende do tamanho do seu sistema, corrente em pico de geração, condutor 4mm suporta em torno de 28A, se seu sistema não passar disso, pode usar sem problema. Resumindo, em 220v com cabo 4mm, pode usar um sistema em torno de 6000w (6kWp). Sempre é bom deixar uma margem de folga para não sobrecarregar o condutor. Leve em conta também, nesta distancia, a queda de tensão, quanto menor a tensão maior a corrente.
@@ClederRS sim é monofasico 220v o inversor deve ter uma saída de no máximo 10A tem uma folga boa. Se for aumentar o sistema sim acho q teria q mudar o cabo. Abraço, valeu pela ajuda
Olá Cleder, excelente vídeo! Parabéns por sua iniciativa! Já que você não se importa em divulgar sua sabedoria, tem como você descrever a especificação dessa caixa de sobrepor, além das dimensões que foi mencionada no vídeo, o fabricante e modelo. Achei que o o projeto ficou muito bom! Parabéns mais uma vez!
NBR 5410 - Instalações Elétricas de baixa Item 6.2.8.10 É vedada a aplicação de solda a estanho na terminação de condutores, para conectá-los a bornes ou terminais de dispositivos ou equipamentos elétricos.
Boa noite Cleder RS, aprendi bastante c vc, já que tem conhecimento superior no assunto; poderia informar se o medidor apresentar defeito, vai interromper a produção de energia das placas? Estou com problemas e analisando os fatos. obrigado.
Boa tarde Cleide. A mais ou menos dois anos atrás eu montei meu sistema voltaico tudo como você falou. Com dois dps de 275, com dois disjuntores de 20, com o cabo de 4mm, só a única diferença é as placas em vez de 325 eu coloquei de 275. Agora quero colocar mais duas placas também de 275. Posso ligar na mesma rede?
Olá, se seu sistema não ficar com mais que 4 MI-1200 (com 16 modulos), pode usar o mesmo circuito, o condutor 4mm vai suportar tranquilamente e o cabo tronco CA dos micros também.
boa tarde Cleber! Pela norma ABNT, não se deve estanhar a ponta dos cabos que serão conectadas nos bornes e sim deve-se colocar algum tipo de terminal.
Obg por compartilhar sua experiencia e dicas. Muito bom. Só fiquei com dúvida na ligação do medidor, na minha idéia, a entrada AC IN seria o que vinha do inversor, e a carga (LOAD) a rede da casa. Na sua montagem , isso está invertido, o AC IN é a rede da casa e a carga o que vem do inversor. É isso mesmo?? Abs!
Opa...valeu pela explicação. Muito obg mesmo. Também estou montando o meu sistema de GD aqui em BH, comprei os módulos de 330 Wp da Canadian Solar, comprei nos EUA um micro-inversor de 1200 W (homologado no Brasil), mas tive o azar dele queimar...pelo manual a ligação poderia ser 110 ou 220Vca, liguei em 220 Vca, mas ele queimou durante os testes que eu estava fazendo...todas as 4 entradas estão em curto, funcionou uns 30 min. Agora estou avaliando e testando os componentes da placa pra descobrir o que aconteceu. Pior que o fabricante raspou a identificação dos Mosfets de entrada e saída, vai me dar trabalho para descobrir os componentes, mas vida que segue...Abs!!
Ola chefia boa noite. Posso ligar o aterramento dos painéis junto ao do micro inversor para entrar no string box? Ou terei que descer os dois até a barra do terra?
Cleber, bom dia. Meus Parabéns pelos vídeos, muito explicativo. Fiquei com uma dúvida: Os fios azul e preto que chegam no DPS são fase e neutro, correto? Mas de onde eles vem já que chega na string box o cabo PP do microi verso? No aguardo. Abraços
Olá e obrigado Wagner. Os cabos azul e preto são linha e neutro que saem do micro, e depois de passar pelo sring box (DPS, Disjuntor, Medidor) vão para rede, onde pode ser fase 200v +neutro ou fase+fase110v. Este cabo PP é a extensão de cabo que terá que colocar a mais do micro ao string box, caso os 2m de cao do proprio micro não sejam suficientes, caso sejam e só tirar o conector do micro e ligar a fiação direto no string. Mas geralmente do sistema ao string da uma distancia maior e tem que usar a extensão com o cabo.
@@ClederRS obrigado pela resposta. Havia imaginado que o o condutor que iria alimentar a carga seria os que saiam do medidor e estava conectado na tomada. Mas entendi. Vlw mesmo.
Boa tarde, só não entendi uma coisa, quando vc disse que a saída ac do disjuntor da rede, seria a rede da casa né? Não a entrada da concessionária?? Neste caso como e Ongrid o de ligaria a entrada da concessionária?
Boa noite Cleber, neste vídeo a tensão esta marcando 218v e não estão conectados as placas; em outro vídeo seu, tem tensão de 233v com as placas conectadas. Esta diferença de tensão seria por causa das placas?
@Cleder RS olá, se poder me ajudar, estou com dois microinversores Deye Sun 600G ligados com 4 placas Rise 405w, teria que considerar qual Amperagem pro disjuntor? Uso monopolar ou bipolar pra fase e neutro? Quanto aos fios/cabos que irão sair do disjuntor poderão ser 2,5m já que não vou mexer/expandir mais o projeto pelo que entendi no video?
Concordo. Com os disjuntores modernos o parafuso de aperto não vai direto no cabo e sim em uma chapa, deixando o aperto perfeito, ou seja, sem espalhamento do cabo.
Boa tarde @ClederRS...se passaram 5 anos da instalação do meu sistema e agora como vou instalar outro gostaria q me orientasse (de novo kkkkk). Tenho visto qvé necessário colocar disjuntor para corrente continua. Da outra vez comprei de ti uma string box e o disjuntor era para alternada, como deste video...qual tua opinião?
Olá, proteção CC para sistema com micro não precisa, ele tem todas internamente, basta instalar corretamente o aterramento que ele já fica protegido na parte CC.
Cléber parabéns muito boa as suas dicas, eu trabalho com instalação de sistemas de monitoramento, eu já tenho algumas noções de instalação,vc pode me ajudar com algumas indicações para me auxiliar na montagem do meu sistema...? Gratidão Fernando 🙏🙏
Cléber, eu preciso usar outra caixa (QDC)para os disjuntores dos circuitos de luz, tomadas e dos equipamentos(ar Cond, microondas, maquina de Lavar, geladeira, chuveiro elétrico, etc. Como interligar essa outra caixa ao stingbox do meu microinversor?
Olá, tudo bem? Para eu colocar um Sonoff Pow R3, tem um sentido correto para colocar a fiação? ou seja, tem um sentido que a energia deverá seguir ou ele funciona bidirecional e pode ser colocar antes ou depois do dijuntor do Microinversor?
Gostei da tua string box! Exemplo esta string vi que não usou dps dc/cc nem disjuntor dc/cc, notei que diminui bastante o número de dispositivos no quadro elétrico para sistema de geração de energia solar. Pergunto as concessionárias não exigiram em algumas capitais? Outra coisa quanto custaria uma string box como esta que vc montou? Seria para quantos painéis de 340w e inversor de quantos kwp? Obrigado. Att.
Olá,Eu tenho aqui 18 placas em paralelo 355w ( 2 string 9 cada) uma String box ip65 ABB 2 entrada string e 1 saida e inversor ABB 5KW que tem 2 MPPT de entrada, como que faz para conectar nestes 2 MPPT se a string box tem apenas 1 saida, fazer um jumper? Se puder dar uma dica muito obrigado.
Olá Cléder . Bom dia . Como voce é um pesquisador no assunto , recorro ao seu conhecimento já adquirido depois de muitas experiências por mim acompanhadas. Estou instalando aqui em casa um sistema ongrid. Mas vejo uma deficiência neste sistema , qual seja : se cair a rede elétrica da concessionária, durante o dia , por segurança o sistema tambem desliga , pois desaparece o "sinal externo" de voltagem , apesar de existir ainda sol forte e boa geração doméstica. Ou seja , temos boa geração em casa , mas não podemos usá-la. A minha idéia : se "informarmos" ao sistema , através de um pequeno inversor automotivo (12v cc para 220v ac) ligado à uma bateria em casa, que existe o "sinal" de 220v ac (gerado por seu sistema de bateria) , será que conseguimos "enganar" a geração solar e "ela" pode alimentar a casa ?? Claro , que usando disjuntores que desconectam completamente o seu sistema da concessonária . O que acha da idéia ??
Em caso de falta de energia esse sistema de monitoramento perderá dos dados de geração? principalmento a energia acumulada em kwh? ou o display possui bateria interna para manter a memória de massa?
Cléder, vc está de parabéns cara. Compartilhando conhecimento para quem quiser. Virei seu fã. Estou começando nessa área e vc está me tirando muitas dúvidas com os seus vídeos. Continue assim. O mundo precisa de mais pessoas como vc.
Suas esplicacoes são simples e diretas top
Foi a explicação mais simples e clara que vi até hoje... muita gente fica fazendo drama na net e enrolando... e não mostra como ligar os componentes.... parabéns pelo vídeo!
Parabéns por sua didática Cleder e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente. É claro que já ganhou mais um inscrito. Sucesso.
Boa tarde Cleder. Pela sua humildade no ensinamento, por seu compartilhamento de conhecimento, por nos ensinar a fazer algo que você vende (uma fonte de renda sua) e por todos seus outros videos, estou me inscrevendo no seu canal e deixando meu like. Muito obrigado.
Eu que agradeço.
GOSTEI.. MUITO BEM EXPLICADO, PRECISO DOMINAR ESSE MODELO DE SISTEMA COM MICROS
Muito bom o vídeo! Recentemente instalei uns painéis em casa, vou monitorar a produção usando esse sistema. Obrigado!
Parabéns , não sei se você é do ramo da elétrica mais realizou o serviço melhor do que muitos que já vi por aí a fora.
Parabéns Cleder pelos vídeos. Todos ótimos e de grande ajuda. Agradeço pela venda e assistência/dicas dos microinversores e instalação. Em tempos em que duvidamos de todos e de pessoas desonestas, vc pelo contrário uma pessoa que se pode confiar. Recomendo o pessoal a comprar os equipamentos com ele. Grande abraço e obrigado por tudo. E hoje iniciou minha produção. Próxima fase regulamentação na distribuidora.
Obrigado Andre, e ótima produção por ai.
Valeu amigão pelas ótimas dicas parabéns montei do geito que vc explicou já tá funcionando á todo vapor
Parabéns pelo vídeo amigo.
Valeu uns mil curtidas.
Show de bola.
Tirou muitas dúvidas que eu tinha.
Muito obrigado.
Cleder, sou Osvaldo eletricista3G gostei muito do seu vídeo String Box p/micro inverso solar, muito bom, parabéns...
Muito bom seus videos. mostra todos detalhes mas sem enrolar. Obrigado.
Muito bom teu sring box campeiro .
Continue encinando como nestta aula, porque assim todos entende e você fica creditado,eu por exemplo quando tenho dúvida assisto seus vídeos, parabéns
Muito boa a sua explanação!
Top simples e objetivo..tem.uns picaretas que falariam.mais de 20 minutos e não explicaram tão bem.
Acompanho seus videos
Esse seu canal e massa! Parabéns tenho aprendido muito com vc obrigado!!
Excelente material parabéns
Parabes amigo,passando seu conhecimento para nos ajudar.
Parabéns amigo pelo video, linguagem simples e objetiva embora vc esteja vendendo um produto o foco foi em ensinar como fazer!
Parabéns, Cleber! Excelente explanação! Só uma dúvida: não seria melhor ligar a alimentação do wattimetro na entrada do disjuntor ao invés da saída?
Olá, pode ser também, depende se quer que o whatimetro desligue ou não quando desarmar o disjuntor.
Parabéns pela simplicidade com que explica. Ganhou mais um inscrito.
Show de aula. Parabéns.
Muito fera😍
Bom dia deus abençoe obrigado pela explicações muito bom parabens
Muito bom ,meus parabéns passando informações pra frente, muito sucesso irmão, vamos deixar de ser refém da enel.
Cleber Mais uma vez Muito Obrigadoooooooooooooo
Muito boa explicacao a parti de janeiro vou montar o meu , as placas que estao no mercado estao de 300 e pra cima minha ideia e por 2 um inversor e ja esta otimo.
Uma dica, a NBR 5410 nao recomenda estanhar emenda de cabos e proibe estanhar pontas de cabos. Justifica-se porque em caso de sobrecorrente ( sistema de proteçao de surtos ) o estanho derreteria pela temperatura e ficaria uma conecçao bem fragil.
Parabens pelos videos, eu vi praticamente todos. Continue assim!
Forte abraço!
Porque não instalar um cabo por DPS? Tão mais fácil e dentro da norma!
@@Eloi136 Instalar um cabo por DPS? Nao entendi
Tudo muito bem explicado, Parabéns. Apenas uma correção quanto ao estanho nas pontas dos cabos, onde o mesmo não é indicado pela NBR 5410 no item 6.2.8.10. Continue compartilhando o seu conhecimento, é dessa troca de informação que todos precisam. O futuro é solar!
Olá obrigado Leonardo, já recebi a dica e mudei o uso para o cabo do aterramento para o sólido, bem mais fácil de fazer.
E o que deve-se fazer então para não ocorrer mau contato?
Parabéns Cleber muito bom explicação do steing Box .
Parabens por ensinar como se faz o string de uma maneira que todos conseguem fazer.
Muito bem explicado e funcional, simples e prático 👏👏👏👏👏👏👏
Muito boa a explicação Cleder, parabéns pelo vídeo.
Muito boa e clara a explicação, sanou até minha dúvida sobre a instalação do equipamento em minha casa, pois tenho uma rede bifásica, na qual tenho tomadas 110v e 220v.
Sei, após a explicação, que posso ligar a saída string box em uma tomada 220v, ou seja injetar a energia produzida, nas duas fazes da minha rede interna.
Está correto meu raciocínio 🧐🤔
Correto, se o micro for 220v ligara no fase+fase 110v, se o micro for 110v ligara em fase+neutro 110v.
Cuidado Joel. Se o Micro Inversor for 127 (110) tem que ligar Fase 110v + neutro.
(110 e 127 é tudo 127v)
sempre otimos videos
Parabéns pelo conhecimento compartilhado eu estava querendo montar meu STRING BOX e está dica foi ótima
Top, melhor explicação👍👍👍
A NR5410 diz que não se deve estanhar as pontas que vão ser fixadas nos bornes. No mais o vídeo esta muito bom. Parabéns
Sim, já corrigi esta falha, usei e aconselho usarem terminais ou cabo sólido. Obrigado pela orientação Rogério.
Como vc fez a homologacao voce montou tudo sozinho e depois pediu pra um engenheiro e um tecnico assinar?
@@nobuyoshiizuti5370 instagram.com/engenheiromaycon/
Parabéns por compartilhar conhecimento.
Parabéns Cleber muito bom seu canal
Apenas para efeito informativo, o item 6.2.8.10 da NBR-5410 estabelece que "é vedada a aplicação de solda a estanho na terminação de condutores, para conectá-los a bornes ou terminais de dispositivos ou equipamentos elétricos". Essa terminação deve ser finalizada utilizando conectores terminais de compressão específicos (ex. tipo pino). A solda na ponta da terminação pode até parecer dar um acabamenro bacana, mas pode ocasionar problemas futuros como sobreaquecimento por exemplo. Fora esse detalhe, parabéns pelo vídeo e espero ter contribuído também, afinal de contas informação é pra ser compartilhada e não guardada pra si. Abs a todos..
Correto Celio, estou usando cabo solido e os flexiveis sem solda já.
Pois é... mas ainda não descobrir a razão dessa recomendação. A solda pode se dissolver caso haja um mal contato?
@@cas.drywall7862 isso o ponto de fusão do estanho é relativamente baixo, em caso de sobreaquecimento nos condutores pode vim a derreter o estanho e gerar maiores problemas como curto circuito.
Parabéns pelo vídeo Cleder.
Seus vídeos são ótimos Cleder , parabéns !
Parabéns pelo vídeo. Para descer os cabos do telhado até o quadro eu posso usar canaleta no lugar do eletroduto galvanizado?
Olá, pode sim.
Parabéns por compartilhar conhecimento!
Muito bem explicado.parabens ajuda muito.
Parabéns pelo vídeo. Eu tenho uma dúvida a saída do string box é ligada na rede, certo, mas onde deve ser ligado: na entrada do poste antes do relógio, na caixa de distribuição ou em um cabo que vai pra caixa de distribuição da casa? Será q precisa passar mais dois cabos até a caixa ou aproveitar um de 4mm da instalação ?
Olá, pode ligar em qualquer ponto do circuito após o medidor, desde de que o condutor suporte a corrente de pico gerada pelo sistema. Geralmente o melhor é ligar no QDC da edificação onde foi instalado o sistema.
@@ClederRS obrigado pela resposta. É q pretendo instalar os módulos numa peça nós fundos da casa daí tem uma caixa de distribuição secundária (20m da casa) dessa peça q vem da caixa principal da casa, então posso ligar nessa caixa secundária (tudo cabo 4mm). Essa era minha dúvida se a concessionária ia aprovar. São 4 placas de 550w e um microinversor de 2000
Como eu falei, depende do tamanho do seu sistema, corrente em pico de geração, condutor 4mm suporta em torno de 28A, se seu sistema não passar disso, pode usar sem problema. Resumindo, em 220v com cabo 4mm, pode usar um sistema em torno de 6000w (6kWp). Sempre é bom deixar uma margem de folga para não sobrecarregar o condutor. Leve em conta também, nesta distancia, a queda de tensão, quanto menor a tensão maior a corrente.
@@ClederRS sim é monofasico 220v o inversor deve ter uma saída de no máximo 10A tem uma folga boa. Se for aumentar o sistema sim acho q teria q mudar o cabo. Abraço, valeu pela ajuda
Olá Cleder, excelente vídeo! Parabéns por sua iniciativa! Já que você não se importa em divulgar sua sabedoria, tem como você descrever a especificação dessa caixa de sobrepor, além das dimensões que foi mencionada no vídeo, o fabricante e modelo. Achei que o o projeto ficou muito bom! Parabéns mais uma vez!
obrigado Haroldo, www.betplasticos.com.br/_p/prd1/106106771/product/cd-sobrepor-6-9
Obrigado! Muito sucesso para vc!
Agradeço o vídeo. Mas o Menas corrente doeu na alma
Gostei ótimo vídeo obrigado
Obrigado amigo pelas dicas..
Valeu cleder RS Parabens com seus videos
Sou do Paraná fizemos negócios de inversor antigamente lembra! Off grid
Olá, off grid não estou lembrado.
Parabéns pelo vídeo. Só alguns detalhes que estão em desacordo com a NBR 5410.
NBR 5410 - Instalações Elétricas de baixa
Item 6.2.8.10 É vedada a aplicação de solda a estanho na terminação de condutores, para conectá-los a bornes ou terminais de dispositivos ou equipamentos elétricos.
Boa noite Cleder RS, aprendi bastante c vc, já que tem conhecimento superior no assunto; poderia informar se o medidor apresentar defeito, vai interromper a produção de energia das placas? Estou com problemas e analisando os fatos. obrigado.
Mto bom amigo
Parabéns pelo video
Boa tarde Cleide. A mais ou menos dois anos atrás eu montei meu sistema voltaico tudo como você falou. Com dois dps de 275, com dois disjuntores de 20, com o cabo de 4mm, só a única diferença é as placas em vez de 325 eu coloquei de 275. Agora quero colocar mais duas placas também de 275. Posso ligar na mesma rede?
Olá, se seu sistema não ficar com mais que 4 MI-1200 (com 16 modulos), pode usar o mesmo circuito, o condutor 4mm vai suportar tranquilamente e o cabo tronco CA dos micros também.
SENSACIONAL!!!!!
Dahora hem parabéns
Ja tem dassa montado assim conpeta
Onde vc conpro
muito bom seu esclarecimento , aprendi
obrigado Luziania go
boa tarde Cleber! Pela norma ABNT, não se deve estanhar a ponta dos cabos que serão conectadas nos bornes e sim deve-se colocar algum tipo de terminal.
Obrigado Bruno, já recebi esta informação e já substitui pelo fio 6mm pelo solido, bem melhor de trabalhar.
Estranho.@@ClederRS. Há algum tempo não encontro fio sólido para vender.
@@euquiassilva8707 eu tmb. Agora fiquei na dúvida em qual fio usar no meu sistema solar agora em 2021. Dá uma luz ai @Cleder RS
Parabéns ótima esplicaçao...
Qualidade a informação!
Obg por compartilhar sua experiencia e dicas. Muito bom. Só fiquei com dúvida na ligação do medidor, na minha idéia, a entrada AC IN seria o que vinha do inversor, e a carga (LOAD) a rede da casa. Na sua montagem , isso está invertido, o AC IN é a rede da casa e a carga o que vem do inversor. É isso mesmo?? Abs!
Olá obrigado, já testei das 2 formas e o medidor marca igualmente, independente da direção do consumo ele marca.
Opa...valeu pela explicação. Muito obg mesmo.
Também estou montando o meu sistema de GD aqui em BH, comprei os módulos de 330 Wp da Canadian Solar, comprei nos EUA um micro-inversor de 1200 W (homologado no Brasil), mas tive o azar dele queimar...pelo manual a ligação poderia ser 110 ou 220Vca, liguei em 220 Vca, mas ele queimou durante os testes que eu estava fazendo...todas as 4 entradas estão em curto, funcionou uns 30 min. Agora estou avaliando e testando os componentes da placa pra descobrir o que aconteceu. Pior que o fabricante raspou a identificação dos Mosfets de entrada e saída, vai me dar trabalho para descobrir os componentes, mas vida que segue...Abs!!
Que pena, mas é errando que se aprende.
Ola chefia boa noite. Posso ligar o aterramento dos painéis junto ao do micro inversor para entrar no string box? Ou terei que descer os dois até a barra do terra?
Top
Cleber, bom dia. Meus Parabéns pelos vídeos, muito explicativo. Fiquei com uma dúvida: Os fios azul e preto que chegam no DPS são fase e neutro, correto? Mas de onde eles vem já que chega na string box o cabo PP do microi verso? No aguardo. Abraços
Olá e obrigado Wagner. Os cabos azul e preto são linha e neutro que saem do micro, e depois de passar pelo sring box (DPS, Disjuntor, Medidor) vão para rede, onde pode ser fase 200v +neutro ou fase+fase110v. Este cabo PP é a extensão de cabo que terá que colocar a mais do micro ao string box, caso os 2m de cao do proprio micro não sejam suficientes, caso sejam e só tirar o conector do micro e ligar a fiação direto no string. Mas geralmente do sistema ao string da uma distancia maior e tem que usar a extensão com o cabo.
@@ClederRS obrigado pela resposta. Havia imaginado que o o condutor que iria alimentar a carga seria os que saiam do medidor e estava conectado na tomada. Mas entendi. Vlw mesmo.
Boa tarde, só não entendi uma coisa, quando vc disse que a saída ac do disjuntor da rede, seria a rede da casa né? Não a entrada da concessionária?? Neste caso como e Ongrid o de ligaria a entrada da concessionária?
Boa noite Cleber, neste vídeo a tensão esta marcando 218v e não estão conectados as placas; em outro vídeo seu, tem tensão de 233v com as placas conectadas. Esta diferença de tensão seria por causa das placas?
Cleder, você faz projeto para outras cidades, por exemplo, Manaus/Amazonas?
Projeto e instalação estou fazendo somente aqui para minha cidade e região no momento, mas venda de kits fotovoltaicos faço para todo Brasil.
Boa noite Cleder tudo bom
Vc é 10
@Cleder RS olá, se poder me ajudar, estou com dois microinversores Deye Sun 600G ligados com 4 placas Rise 405w, teria que considerar qual Amperagem pro disjuntor? Uso monopolar ou bipolar pra fase e neutro? Quanto aos fios/cabos que irão sair do disjuntor poderão ser 2,5m já que não vou mexer/expandir mais o projeto pelo que entendi no video?
parabens cleber muito boa a explicação.
gostaria de saber onde voce ligou ou onde é o mais correto de ligar na rede?
Pode ligar na caixa principal de disjuntores de sua casa, salvo se tiver projeto solar e nele determinar a ligação em outro ponto da rede.
Parabéns pelo conhecimento compartilhado, mais na normal NBR 5410 é proibido usar estanho em cabos que vão conectador em disjuntores.
Concordo. Com os disjuntores modernos o parafuso de aperto não vai direto no cabo e sim em uma chapa, deixando o aperto perfeito, ou seja, sem espalhamento do cabo.
Faz um video mostrando passo a passo da montagem completa
Boa tarde @ClederRS...se passaram 5 anos da instalação do meu sistema e agora como vou instalar outro gostaria q me orientasse (de novo kkkkk). Tenho visto qvé necessário colocar disjuntor para corrente continua. Da outra vez comprei de ti uma string box e o disjuntor era para alternada, como deste video...qual tua opinião?
Olá, proteção CC para sistema com micro não precisa, ele tem todas internamente, basta instalar corretamente o aterramento que ele já fica protegido na parte CC.
Muito top
Cléber parabéns muito boa as suas dicas, eu trabalho com instalação de sistemas de monitoramento, eu já tenho algumas noções de instalação,vc pode me ajudar com algumas indicações para me auxiliar na montagem do meu sistema...? Gratidão Fernando 🙏🙏
Cléber, eu preciso usar outra caixa (QDC)para os disjuntores dos circuitos de luz, tomadas e dos equipamentos(ar Cond, microondas, maquina de Lavar, geladeira, chuveiro elétrico, etc.
Como interligar essa outra caixa ao stingbox do meu microinversor?
Olá, só interligar as caixas passando os condutores por canaleta ou eletroduto.
Boa noite, a string box pode ficar em qualquer comodo? Por exemplo em 01 quarto onde já possui um conduite livre para a laje e fica perto do qdc?
Olá, sim pode colocar em qualquer local que tenha fácil acesso.
@@ClederRS muito obrigado.
Muito bem explicado.
Olá, tudo bem? Para eu colocar um Sonoff Pow R3, tem um sentido correto para colocar a fiação? ou seja, tem um sentido que a energia deverá seguir ou ele funciona bidirecional e pode ser colocar antes ou depois do dijuntor do Microinversor?
ruclips.net/video/9KcYJCAwrrE/видео.html
Bom dia Cléber quantas placas de 340w posso colocas nos dois disjuntores e dps de 20
Gostei da tua string box! Exemplo esta string vi que não usou dps dc/cc nem disjuntor dc/cc, notei que diminui bastante o número de dispositivos no quadro elétrico para sistema de geração de energia solar. Pergunto as concessionárias não exigiram em algumas capitais? Outra coisa quanto custaria uma string box como esta que vc montou? Seria para quantos painéis de 340w e inversor de quantos kwp? Obrigado. Att.
show...me ajudo muito...parabens
Olá,Eu tenho aqui 18 placas em paralelo 355w ( 2 string 9 cada) uma String box ip65 ABB 2 entrada string e 1 saida e inversor ABB 5KW que tem 2 MPPT de entrada, como que faz para conectar nestes 2 MPPT se a string box tem apenas 1 saida, fazer um jumper? Se puder dar uma dica muito obrigado.
Isso é mesmo string box ou quadro Ac? Esses disjuntores e dps são para corrente continua?
Olá Cléder . Bom dia . Como voce é um pesquisador no assunto , recorro ao seu conhecimento já adquirido depois de muitas experiências por mim acompanhadas. Estou instalando aqui em casa um sistema ongrid. Mas vejo uma deficiência neste sistema , qual seja : se cair a rede elétrica da concessionária, durante o dia , por segurança o sistema tambem desliga , pois desaparece o "sinal externo" de voltagem , apesar de existir ainda sol forte e boa geração doméstica. Ou seja , temos boa geração em casa , mas não podemos usá-la. A minha idéia : se "informarmos" ao sistema , através de um pequeno inversor automotivo (12v cc para 220v ac) ligado à uma bateria em casa, que existe o "sinal" de 220v ac (gerado por seu sistema de bateria) , será que conseguimos "enganar" a geração solar e "ela" pode alimentar a casa ?? Claro , que usando disjuntores que desconectam completamente o seu sistema da concessonária . O que acha da idéia ??
Cleber não entendi direito a bitola do cabo pp você disse 3,2,5??? O conector onde você coloca o terra vem com o medidor ou é comprado separado?
Olá, o cabo que me referi foi o PP 3x2,5mm. Todos este componente são comprados individualmente.
@@ClederRS ok é um cabo de 2,5mm com 3 fios.
Em caso de falta de energia esse sistema de monitoramento perderá dos dados de geração? principalmento a energia acumulada em kwh? ou o display possui bateria interna para manter a memória de massa?
olá Cleber há bnt5410 ou nr10 fala pse não fazer solda nos circuitos
Sim, já corrigi este fato e uso fio solido ou terminal.
fiquei interessado nesse marcador! simples e pratico, com diz voce Cleder! aonde consigo um desses?
No ML encontra estes medidores 4x1.
Boa tarde o estanho da mau contato e aquecimento com o tempo melhor é terminais tubular!
Ótimo vídeo!
Obg.