Ola excelente vídeo, parabéns... Você poderia me dizer se os micro inversores dão algum defeito por aquecimento devido eles ficarem de baixo das placas?
não sou da área elétrica... sou bancário mas em 2018 pesquisei a fundo as tecnologias atuais de captação de energia solar, inclusive assistindo todos os vídeos em inglês no canal da Apsystems no RUclips, pois não tinha nada em português... li também os manuais de microinversor e ECU em inglês, baixados do site americano quando foi pra instalar o meu sistema, disse pro engenheiro exatamente o que queria... foi a primeira instalação de Apsystems dele, e eu auxiliei em tudo que pude a ECU veio depois pelo correio, e fui eu quem configurou, pra evitar que o engenheiro precisasse fazer uma nova viagem de 260 km (ida e volta) por conta de algo tão simples, pois é mais fácil que configurar um roteador a minha dica de sempre é, antes de investir em algo, estudar o máximo possível, pra ter conhecimento suficiente pra tomar uma boa decisão se eu aceitasse o que queriam me vender, teria agora um sistema de inversor central, já defasado... estudei mais de 10 empresas de instalação solar até conseguir uma que trabalhasse com microinversores, e não me arrependo de nenhuma das muitas horas investidas pesquisando
Nando você faz parte de um número seleto de consumidores, em geral o brasileiro só quer o resultado, sem se envolver no processo, por isso, muitas vezes ele toma no toba.
Vc se parece comigo, trabalho na área da informática, mas independente de qualquer área q eu precise fazer um serviço na minha casa eu mesmo gosto de entender o máximo possível do assunto e se me sentir confiante eu mesmo faço, energia solar foi um assunto q estudei bastante a uns 2 anos atrás porém os valores ainda não eram muito agradáveis, hj em dia ja existe bastante concorrência e esta bem mais acessível, em breve eu me dedico e ja monto o meu kit também.
Você é apenas mais um que caiu nessa, infelizmente, eu também cai, infelizmente, que adianta uma garantia de 25 anos? Ou vem já vem com defeito ou dura 6 meses....
@@annemicheletacconiparolari622 pelo contrário... foi instalado cada equipamento segundo o que eu solicitei está funcionando normalmente desde dezembro de 2018
E aí galera da Engehall !!! vídeo show de bola. parabéns. Aqui na VORTEX ELETRO SOLAR também trabalhamos preferencialmente com micro inversores e quando assisti esse vídeo,o Vitor me lembrou eu,quando estou vendendo um sistema solar para alguém: aqui pra vender vc tem que quase dar um curso pro sujeito. É meninos,rapadura é doce mas não é mole não! kkkk. um grande abraço a todos,valeu!!!
@@ruy9736 os módulos geram corrente continua certo! ainda no telhado, os micro inversores convertem para corrente continua certo. no of grid os módulos geram cc que passam por um controlador de carga e vão direto para a bateria, depois é que vão para o inversor. desta forma não tem necessidade de micro inversor.
Um dos melhores vídeos que já foram feitos sobre o assunto. Admirável o compacto, com clareza técnica e facilidade de compreensão mesmo para os leigos.
Painéis solares vem com diodos de bypass, serve justamente para eliminar o painel em caso de sombra, e assim manter a string funcionando. Se a corrente do painel for a mesma pode se ligar paineis de potencias diferentes em série.
Sou eletricista de manutenção industrial e acabei de fazer um curso de energia solar ESPECIALISTA FOTOVOLTAICO 2.0 PELA SOLINS gostei muito da aula de hoje muito útil este conhecimento vou utilizar com certeza muito obrigado.
Parabéns pelo vídeo eu só trabalho com micro inversores e Solaredge ( hoje com essa tecnologia e tenho muitos clientes satisfeitos , pois geração , garantia e qualidade )
Parabéns pelo vídeo é bem esclarecedor já instalamos vários kits com microinversor funciona perfeitamente mesmo em locais úmidos e quentes. Algumas empresas por não ter a capacidade de trabalhar com micro inversor tentam denegrir. É uma vergonha as empresas que não têm capacidade ou caráter usarem de artifícios negativos para denegrir concorrência. Para ter 15 anos de garantia com certeza o equipamento supera em muito o convencional.
Sou seguidor desse canal e gosto muito dos vídeos, sempre tem algo ou um detalhe que incremente ou simplesmente reforce o meu conhecimento, sou Técnico Eletrônico e Engenheiro Mecatrônico. Sobre a questão do Inversor central ou Micro Inversores ao Invés de Inversor Central x Micro Inversores. Estudei por alguns anos, por volta de três anos, pois enquanto fui acumulando o investimento necessário para adquirir o sistema (pois também sou investidor financeiro), ou seja Investir em um Inversor Central ou Micro Inversor será um investimento de alto valor (digo investimento e não gasto, pois o sistema irá se pagar com o tempo e até mesmo gerar lucro), também fui estuando todas as opções de sistemas disponíveis na ocasião (a tecnologia esta em constante inovação a cada dia, ou seja o que pesquisei e instalei hoje, amanhã já pode estar defasado). Quando optei pelo meu sistema, fiz a instalação em um sistema Trifásico, em um telhado com telhas cerâmicas sem sombras, no início todos os vendedores me ofereceram um sistema único, ao ver a proposta me questionei, isso não vai me atender completamente, outro fator foi que eu queria um sistema hibrido (Grid Tie + Off Grid) e não apenas um sistema Off Grid, foi então que decidi instalar três sistemas em um, ou seja, para cada faze um sistema Hibrido com 8 palcas solares cada (a quantidade de placas com devem saber será dimensionada conforme a necessidade de cada residência, industria ou aplicação). Para os três sistemas, optei pelo Inversor Central. Vi todas as vantagens e desvantagens de cada um, no final pensei, Investimento x Tecnologia x Tempo, ou seja, um sistema com Micro Inversores tinha sido recentemente laçado e portando com um valor muito alto (5x mais) quando comparado com um sistema de Inversor Central, mesmo um tendo garantia de 15 anos e outros de 5 e anos, ambos com a placas solares com garantia de 25 anos, fiz a aquisição do sistema com Inversor Central, pois em 5 anos ou após a garantia e quando necessário, poderei, se vantajoso, trocar o sistema de Inversor Central por Micro Geradores por um valor bem mais acessível e com tempo (mínimo de 5 anos) para ir acumulando o valor necessário para a substituição. Atualmente tenho um sistema que esta operando a quado 18 meses com excelente desempenho. Não estou aqui para elogiar ou criticar cada tipo de sistema e sim apenas para dizer que todos ao seu tempo e condições tem suas vantagens e desvantagens. Mais uma coisa eu tenho certeza, gerar sua própria energia vale muito e completamente apena. A todos, bons projetos. Forte Abraço!
Micro inversores são viáveis financeiramente quando o sistema é pequeno com no máximo 10 a 12 painéis. Um sistema de 20 painéis de 330w por exemplo, somente a diferença de valor a ser pago dos micros Inversores para os convencionais é cerca de R$ 5.500 a 6.
Mais engraçado q a +- 1 ano entrei em contato com instaladoras de energia solar +- 6, dessas só uma fez um orçamento com microinversor, as outras me informaram q não compensava pq não dá diferença e só teria um investimento maior, até agora não fiz o investimento, continuo estudando e aprendendo p q na hora de fazer a tão sonhada, seja da forma mais adequada e garantida, não gosto da idéia de ter um trambolho próximo a minha caixa de disjuntores e com certeza optarei por microinversor pq posso ampliar assim q nescessário e a garantia de geração mesmo se parte do sistema der problema ou sombreado.
Verdade, tem uma empresa na minha cidade que está a 6 anos so com inversor central, e nao aderiram o micro inversor, se é tão bom assim, por que nao aderiram?
Boa noite!! Então, eu prefiro trabalhar com micro até por que ele é muito mais completo. Claro que encarece um pouco o sistema, porém, coisa pouca. Além de, ficar bem escondidos em baixo dos módulos ele ainda te dar certinho placa por placa do app, tornando fácil de identificar qual módulo está com problema. E tem outra se uma placa parar ele para somente aquela mppt e mantém as outras em funcionamento, enquanto o inversor se tiver uns 11 módulos ligados na mesma mppt em série ele simplesmente para aquela mppt por completo. Então acho desvantagem trabalhar com inversores. Porém, muitas empresas continuam a vender somente inversores por questão de valor e a concorrência que está grande no momento, infelizmente a sociedade opta sempre pelo mais barato.
Boa noite eu não só quero entra nessa área Mas quero me prepara pra estalar o meu cistema reduzir minha conta de luz e já mostrando pra os futuro clientes na prática.
Esqueceu de falar um pouco sobre as desvantagens dos micro inversores. Proponho que futuramente postem um vídeo comparando os dois tipos, seria interessante. Quanto à questão de sombreamento, a maior parte dos módulos atuais já possuem diodo de Bypass, que permitem que o painel que não esteja convertendo energia deixe de ser um elo quebrado na string em série. No mais, ótimo vídeo. Vou assistir a série completa posteriormente. Forte abraço.
Vitor fiz o curso mes passado não nos falarão de micro inversor mais eu gostei de suas dicas micro inversor e beeeemmm melho sem dúvida obrigado vitor vou fazer uma estalação de 20 placas onde moro vou usar micro inversor obrigado amigão
Muito bacana Vitor, eu já instalei com micro inversor e realmente me senti bem mais seguro além das vantagens descrita por te no vídeo. E agora já temos inversor convencionais com tecnologia semelhante a dos micro inversores com a utilização de um acessório em cada conjunto de módulos. Gostaria que falasse sobe esses equipamentos que ainda é novidade pra muita gente.
3 anos depois oq vc ta achando dos microinversores? Estou querendo colocar aqui em casa mas o fato do microinversor ficar entre a telha de fibrocimento e o painel fico imaginando se esses microinversores nao terá vida útil diminuida por estar exposto a alta temperatura, poeira, serenos e chuvas.
Olá, Vitor! Primeiramente parabéns pelo vídeo... vc tem ótima didática e clareza nas explicações. Poderia informar-me quais são os melhores fornecedores de microinversores? E quais fornecedores trabalham com Venda Direta em parceria com integradores, além da Aldo?
Ai Victor meu nome e Carlos Ñ sou do ramo más com muita pesquisa montei a minhas próprias geração com micro inversor. Foi um verdadeira aula em pouco minutos parabéns
Gostei muito do micro inversor. O bom dele e isto vó aumentar de pouco em pouco, o meu micro inversor suporta painéis de até 440w se daqui um tempo algum painel queimar e não ter do mesmo no mercado posso colocar outro que não afeta o sistema se colocar 3 330 e 1 440 o de 440 vai entra está potência já no de parede este mesmo de 440 vai ficar na potência do mais baixo.
4 anos depois oq vc tem a dizer sobre sua instalação com microinversores? Deu alguma dor de cabeça? Em regiões mais quentes será que o microinversor consegue trabalhar numa boa sem comprometer a vida útil? Estou querendo colocar na minha casa mas sou totalmente leigo no assunto.
Fiz minha própria instalação usando micro inversor hoymiles mi 1200. O teste ficou legal. Meu relógio é de mecanismo de disco. Quando liga o disco gira ao contrário. Estou aguardando a concecionaria vir fazer a vistoria pra trocar o relógio e aí deixar ativado de vez.
@@DarkxHeero ta cheio de gente fazendo isso e botando video na internet. Nao sou muito a favor dessas coisas. Mas o governo expreme tanto q tem horas q nao da! Nao sei a realidade do camarada ai. Mas se fosse eu, nao regulamentava
Vitor, já instalei mais de 20 sistema fotovoltaico, todos com inversores convencionais, apresentam ótimo rendimento na geração e foram muitas marcas diferentes Fronius, PHB, Weg Refusol, eu por enquanto estão rodando bem sem nenhum problema.
os convencionais funcionam bem onde todos os painéis estão orientados da mesma forma e não há incidência de sombra... têm a vantagem de serem mais baratos mas no caso de sombreamento em determinados horários do dia, e de posicionamento em telhados de diferentes orientações, é imprescindível usar microinversores, tendo cada painel trabalhando de forma independente abraço
A maioria dos projetos são com micro inversores, é fácil e eficiente!! fora que atrapalha o design da casa do cliente. Todos ficam satisfeitos integrador quanto o cliente. aqui no RJ, 12 módulos 330 wp. bate 25 Kwh dia no solzão!! Vale a muito a pena
Cerca de 6h30 com geração no pico frequente de 3960w? ?? Mente que nem sente. Nem no Piauí de 9 às 15:30 com painéis mais potentes via microinversor daria isso. Kkkkkk
Sim victor , minha primeira Estalação foi com Micro inversores. 46 paineis de 410 Wats cada divididos em 3 telhados ficou Top o Cliente está muito satisfeito ..👍parabéns pelo video estou acompanhando toda a serie de Vocês 😉👏👏👏👏 top de ++++++Engehall..
Sim Victor, já instalei na minha residência um sistema com Micro inversores NEP e já fiz a homologação onde está funcionando perfeitamente. O curso que fiz foi há muito tempo e só havia inversores depois que apareceram os micros inversores que simplificou bastante a vida dos instaladores.
Instalei sim Victor, com microinversore DEYE.. por pesquisas q fiz.. .inclusive, uma delas, foi seu vídeo. Agradeço imensamente por nos colocar (leigos), em conhecimento com o que há de melhor pra nós.. Foram 14 placas e 4 micro inversores.. Estou aguardando a oportunidade para colocar mais 2, pelo menos.
Ainda não sou muito adepto ao micro inversor, levanto alguns motivos: 1 - Ele fica em local de maior insalubridade (local quente, sujeito a chuvas); 2 - Por ser um local muito quente, já vi problemas com os capacitores do micro inversor, pode não aguentar; 3 - Quando vai instalar no telhado o técnico costuma utilizar cabo convencional no ramo AC, sem as proteções para o sol, assim ele fica com a vida útil menor quando exposto; 4 - A manutenção é algo extremamente complicada, faz-se necessário retirar as placas para chegar no inversor (acredite, a manutenção acontece eu já tive algumas ocorrências), no retirar a placa ainda pode encontrar dificuldade com parafusos que por um motivo ou outro ficaram travados; 5 - O telhado fica com circuitos misturados (AC e DC, é difícil colocar em tubos). Essa foram algumas observações e problemas que encontrei em instalações, minhas observações foram enfatizadas quando observei que alguns fabricantes de renome não estavam produzindo o micro inversor.
Boa pontuações Mr. Berger, entendo que suas observações são a obsolescência programada que permeia tudo que é produzido atualmente, vejamos o exemplo aqui no Brasil da Máquina de Lavar Brastemp no modelo Mondial, que facilmente durou 20 anos, algo impensável hoje em dia não é mesmo, ainda mais depois que a fábricante nacional foi comprada pela Whirlpool Corporation sediada na cidade de Benton Harbor, no estado de Michigan, nos Estados Unidos da América.
Já instalei com inversor convencional, as vantagens são grandes sim, mas se for em num mercado livre da vida o investimento pra micro inversor é 5x o inversor convencional para a mesma potência!!!
A serie está otima, só preciso que me tirem a dúvida de utilizar sistema hibrido placa solar+aerogerador nesses microiversores, ou só pode ligar painéis solares neles. Fui ignorado no video anterior.
a grande vantagem do aerogerador é pra parte da noite, quando os ventos aumentam, e aí evita-se pagar imposto ao diminuir-se o consumo de energia da concessionária... mas o local precisa ser ventoso pra compensar o fabricante vai te dizer que o aerogerador deve ter seu próprio inversor, com ligação em separado no QDC talvez até dê pra conjugar os 2 sistemas em um inversor central convencional, mas prevendo que de dia os 2 podem estar gerando energia ao mesmo tempo então isso deve ser levado em conta na hora de definir a capacidade máxima do inversor eu na verdade só estou especulando, porque não sei qual é o tipo de inversor adequado aos aerogeradores abraço
A muito tempo existe esses micro inversores, perguntei aqui na cidade em uma empresa se eles utilizavam e nem faziam ideia do que era, me disseram que não instalavam mas se referindo aquele wifi! 😕
aqui acontece o mesmo, tem uma "empresa" em cada esquina, mas quando pede especificações sabem falar nada. Tudo empresa meia boca, só compram os sistemas mais defasados que windows 95 e cobram em cima.
Bela aula, gosto muitos desses videos, sempre se aprende !!!! No meu caso, já não uso nenhum inversor. Tou fazendo um circuito de 24V paralelo ao de 220V , eu compro unicamente aparelhos com entrada de 19v ou 12v. Todas as luzes de casa sao em LED 12v, ecran de computador, televisão, laptop, etcccc ..... ta tudo em 19 ou 16 ou 10V ( sendo menos de 24v ) e sem contar as baterias que carregam de dia e descarregam de noite. Meus paneis solares estão ligados em paralelo. Eu evito tudo que seja 220V, mas por agora o frigo e o fugao electrico ainda estao no 220.
Os módulos possuem diodo by-pass justamente para evitar que os outros módulos de uma string seja afetada por uma sombreamento.. então acredito que houve equivoco ao dizer que os outros painéis vão fornecer potência de apenas 66%...
Exatamente, Isso acontecia em painéis com tecnologia ultrapassada, hoje em painéis que utilizam diodo by-pass se tiver 10 painéis e sombrear 1, 9 continuaram produzindo 100%.
@@servitecsul9003 Amigo, nesse caso imagina que tem 10 placas conectadas a um inversor string convencional, e houve um sombreamento parcial em um módulo, ocasionando a perda de 20 células. Minha pergunta, é nos outros 9 módulos, eu terei também a perda dessas 20 células? Ou os outros 9 modulos continuariam gerando 100% de energia? Então nesse caso se os outros continuarem produzindo 100% de energia, não há tanta vantagem assim em usar micro inversores, correto?
geralmente são 3 séries de células no módulo fotovoltaico... se 1 delas for sombreada, somente 2 irão funcionar se estas 2 captarem luz solar a 100%, o painel irá gerar no máximo 66,6% de sua capacidade total (2/3) ligando-se em série, cada painel irá produzir no máximo 66,6% de sua capacidade
quando uma célula é sombreada, em vez de produzir energia, ela acaba consumindo... isso faz com que ela esquente e possa vir a queimar o diodo de bypass tem a finalidade de evitar esse superaquecimento e o possível dano ao módulo
@@Nando_ a parte do painel que ficar sombreado, criará uma resistência a passagem da corrente gerada pelos demais células, pois, a ligação interna é serie, vai haver aquecimento no local, e consequente diminuição da produção.
Então exatamente, nunca vi um investimento em mini geração ou usinas fotovoltaicas usando microinversor, outra coisa interessante é que os maiores fornecedores de equipamentos do Brasil não trabalham com essa tecnologia, o que é óbvio, apesar da garantia do micro inversor chegar até 25 anos, o custo desse equipamento é muito alto em relação ao central
Mesmo se for um sistema de grande porte (mais de 100 painéis), ainda vale a pena utilizar microinversores? Custos altos e corrente CA alta não atrapalhariam?
Caramba, esse video saiu no dia do meu aniversário, kkkkk. Eu trabalho com a instalação de sistemas de mini geração aqui em MG, até hj nao tive a oportunidade de instalar microinversores nos sistemas, mas conheço as suas vantagens.
No caso a economia em cabeamento existe devido ao custo do cabo solar ser superior ao do cabo de CA tipo XLPE. Porém a questão de bitola do cabo é basicamente a mesma. Isso com relação a projetos de pequeno porte, pois em projetos de grande porte existem mais característica a serem levadas em consideração.
Olá , tudo bem? aqui é o Charles Paschoalão do suporte técnico da Engehall, usamos determinadas imagens como ilustração, PORÉM EM MOMENTO ALGUM FALAMOS QUE ESTAS IMAGENS FORAM DE SERVIÇOS FEITOS POR NÓS, pois são imagens captadas na internet, onde os vídeos usando o Drone, ESTES SIM foram feitOs por nós.
@@EngehallCursos muito cuidado quando falar nossos projetos da se a entender que foram vocês que executaram, mas que na verdade não foram. mas se quiser posso mandar mais fotos de NOSSOS PROJETOS.
@@eletroecabos Não de para constatar que a Engehall falou que era deles o projeto, apenas uma observação das imagens de telhados com módulos dispostos em várias posições, enfim, não disseram que eram projetos deles.
a principal seria um maior custo inicial, já que tu precisa de mais microinversores para um mesmo número de painéis que inversores comuns. Mas certamente, num longo prazo, o preço se justifica, por aumentar o rendimento e aproveitamento, além de minimizar as necessidades de troca/manutenção e as perdas de energia em decorrência de eventuais problemas
No início do vídeo você diz que só instala micro inversores quando é viável, mas pelo que vi ao longo de todo vídeo só é viável o micro, pois não listou nenhuma vantagem do inversor comum.
@@omagnifico520 discordo, instalei um sistema de 200 kws com um micro inversor de 1.200 w e 4 placas de 385 w, saiu em torno de R$ 5.000, pediram somente R$ 8.000 para um sistema convencional, sem contar que iriam 6 placas para fazer o mesmo serviço de 4 placas, diferença bem grande, vc não acha?
Por acaso o cliente vai fazer a obra 😂, essa conversa mole de alta tensão......meus amigos qualquer um pode fazer a instalação de micro inversor, quero ver trabalhar com equipamentos de verdade
Não tem a ver com o assunto, mas pode me tirar uma dúvida? Quando aperto o acendedor do Fogão, a TV e o Monitor do PC se apagam, fica tela preta, e ligam de novo, pode explicar o pq disso??
@@RodrigoSilva-br1ne imaginei isso. Mas tá separado. Era um circuito separado só para o fogão pq era cooktop de indução. E troquei por um fogão normal. Aí coloquei uma tomada de 20A no lugar.
Se o fogão for 220V e sua rede for bifásica estão usando a mesma fase mas se sua rede for trifásica tente achar a fase que não está sendo tão usada e mude o forno para ela já que é um circuito a parte
@@RodrigoSilva-br1ne aqui em SC é 220V por fase. E é Monofásico. Mas não tá ligado muita coisa. O acendedor automático puxa mais do que o fogão cooktop por indução que gasta igual um chuveiro?
Qual a seriedade de um canal que excluí um relato verdadeiro, sem palavrões, apenas contando a experiência que a minha empresa teve com esse equipamento? Faz o seguinte monte um relatório de quantos equipamentos vendidos e quantos deram defeito, um monte de gente iludida, acreditando em tudo isso, ou melhor venda seu equipamento com seguro caso o cliente seja lesado, a maioria das pessoas que entram agora no ramo, não tem noção de quantas vezes ela terá que gastar para enviar equipamentos para garantia
@@PedroMachadoJr1987 infelizmente sim, eles costumam super aquecer, já que são instalados sob as placas, diferente do inversor central que além de ser instalado em local ventilado ainda conta com sistemas de ventilação.....alguns fornecedores de microinversores estão inclusive oferecendo um auxílio para os equipamentos que apresentam defeitos nos 3 primeiros meses, o que é bem difícil acontecer...os problemas começam geralmente depois de 1vano da instalação
Mas a maior desvantagem do micro inversor em relação ao inversor central que percebo é que por exemplo, em uma instalação de grande porte onde existem muitos equipamentos que exigem grande carga para partida dos mesmos, é muito comum a gente ter que alterar parâmetros de fator de potência do inversor para que se ajuste ao necessário para caso......no micro inversor acredito que não existe essa possibilidade...inclusive se alguém já fez instalação de microinversores grandes indústrias, por favor compartilhe seu conhecimento, se é possível fazer ajuste de fator de potência em micro inversores.
@@annemicheletacconiparolari622 estou decidido a montar minha unidade geradora, mas a escolha dos equipamentos tá sendo difícil. É um investimento alto para arriscar.
@@PedroMachadoJr1987 de qualquer forma, seu investimento terá retorno em até 4 anos, sou suspeita pois já me decepcionei com micro inversores e hoje vendo apenas equipamento centrais, para não erra opte por equipamentos que tem assistência técnica no Brasil....eu trabalho com Fronius e Sungrow estou muito feliz com o custo benefício....
Beleza, eu também gosto dos micro inversores, mas acho absurdo a impossibilidade de aproveitar a geração de energia dos painéis em caso de falta de energia da rede, precisamos microinversores que sejam híbridos urgentemente!
Olá amigo, e só VC ligar um gerador pode ser pequeno, tendo 220V na rede, ele vai identificar e gerar energia, ejetando na sua casa ! Problema : tem que desligar o disjuntor de entrada da rede , pois vai eletrificar a rede da concessionária, com risco de acidente. Sugiro um sistema de relé, que na falta de energía ele desconecta.
@@solarsystem7.83hz , eu não tinha pensado nessa possibilidade pra fazer funcionar um sistema ongrid, pra quando falta energia da rede. Minha dúvida é se o sistema estiver gerando mais que o consumo, isso não dá problemas? Pois não teria pra onde ir essa energia gerada.
@@solarsystem7.83hz, eu não tinha pensado nessa possibilidade pra fazer funcionar um sistema ongrid, pra quando falta energia da rede. Minha dúvida é se o sistema estiver gerando mais que o consumo, isso não dá problemas? Pois certamente durante o dia o sistema ongrid gera mais energia do que se consome.
@@solarsystem7.83hz E se um gerador funciona, que tal um nobreak, só pra fornecer a sincronia necessária para oas inversores ficarem ligados? Minha preocupação é o excesso de energia gerado.
Se vc colocar um gerador de backup vai continuar gerando ,mas deve ser levado em consideração para isso a instalação de um sistema de transferência tripla sendo a interligação entre geracao ,concessionária e gerador de backup. Montando um comando de manobra automatica .
Gostei bastante da matéria. Sou proprietário de uma empresa solar no sul de minas, hoje os micro inversores é a única solução para telhados de várias águas. Contudo, confesso que usamos o micro inversor já faz uma ano e meio mais ou menos. Percebemos que tivemos problema em mais ou 4% nos micro inversores 1,2% num famoso convencional chinês. 0% no famoso convencional autriaco. 0% no famoso convencional italiano . 0% no famoso alemão. O que acredito hoje pelos meus dados, foi que os convencionais ainda são mais confiáveis . Mas isso é apenas meus dados. Cada pessoa pode ter sorte em outro situações das quais não tive. Pra efeito de conhecimento, entre a minha empresa e a outra empresa na qual trabalhei, tenho pouco mais de 200 projetos montados.
Esta ERRADA a análise das ligação em série quanto ao sombreamento parcial ou total, toda placa tem um ou mais DIODOS DE BYPASS, que sob sombreamento, saem do estado de corte para condutor, protegendo a célula contra tensão reversa e garantindo a continuidade da corrente de todo o conjunto. O percentual de perda em todo o sistema é bem menor do que você calculou, Sr. Engenheiro.
@@annemicheletacconiparolari622 você teve muito azar, eu já acompanhei muitas instalação na área Industrial, e é raro ter tanto defeitos(só aconteceu 1 vez em 1 lote de 1010 lotes), quanto as que você teve(alem dos outros problemas que você relatou).
O video só queima os inversores String, aqui tenho os dois sistemas e de longe o String é superior, pois tudo está acessível e muito mais robusto. Duvido o micro inversor durar o que prometem esquentando embaixo dos paineis e quando pifar já era só outro enquanto o String se manda consertar e ficará pronto para outra jornada. Aqui em casa quando o Hoymiles 1200 pifar colocarei mais painéis e ligar num String..
Realmente, Já levantaram essa questão... durará toda essa vida útil prometida com o nosso Sol e temperaturas acima de 70°? Se os estudos foram feitos com base na irradiação e temperatura europeias e asiáticas, a nossa realidade é bem diferente.
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ eletr.co/comentario?CcvWO7koQ
------
✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ engehall.com.br/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ainda estou aguardando os arquivos oferecidos gratuitamente nos videos anteriores, ainda vamos receber eles? Obrigado os videos são tops
Ótima aula, estou entrando no mercado agora
Muito bem espricado gostei do vídeo
Ola excelente vídeo, parabéns...
Você poderia me dizer se os micro inversores dão algum defeito por aquecimento devido eles ficarem de baixo das placas?
Muito boa aula de hoje
não sou da área elétrica... sou bancário
mas em 2018 pesquisei a fundo as tecnologias atuais de captação de energia solar, inclusive assistindo todos os vídeos em inglês no canal da Apsystems no RUclips, pois não tinha nada em português... li também os manuais de microinversor e ECU em inglês, baixados do site americano
quando foi pra instalar o meu sistema, disse pro engenheiro exatamente o que queria... foi a primeira instalação de Apsystems dele, e eu auxiliei em tudo que pude
a ECU veio depois pelo correio, e fui eu quem configurou, pra evitar que o engenheiro precisasse fazer uma nova viagem de 260 km (ida e volta) por conta de algo tão simples, pois é mais fácil que configurar um roteador
a minha dica de sempre é, antes de investir em algo, estudar o máximo possível, pra ter conhecimento suficiente pra tomar uma boa decisão
se eu aceitasse o que queriam me vender, teria agora um sistema de inversor central, já defasado... estudei mais de 10 empresas de instalação solar até conseguir uma que trabalhasse com microinversores, e não me arrependo de nenhuma das muitas horas investidas pesquisando
Nando você faz parte de um número seleto de consumidores, em geral o brasileiro só quer o resultado, sem se envolver no processo, por isso, muitas vezes ele toma no toba.
Vc se parece comigo, trabalho na área da informática, mas independente de qualquer área q eu precise fazer um serviço na minha casa eu mesmo gosto de entender o máximo possível do assunto e se me sentir confiante eu mesmo faço, energia solar foi um assunto q estudei bastante a uns 2 anos atrás porém os valores ainda não eram muito agradáveis, hj em dia ja existe bastante concorrência e esta bem mais acessível, em breve eu me dedico e ja monto o meu kit também.
Você é apenas mais um que caiu nessa, infelizmente, eu também cai, infelizmente, que adianta uma garantia de 25 anos? Ou vem já vem com defeito ou dura 6 meses....
@@annemicheletacconiparolari622 pelo contrário... foi instalado cada equipamento segundo o que eu solicitei
está funcionando normalmente desde dezembro de 2018
@@Nando_ parabéns eu tive que reembolsar TODOS os que vendi
boa noite vitor to fazendo instalação micro inversor gracas a deus
E aí galera da Engehall !!! vídeo show de bola. parabéns. Aqui na VORTEX ELETRO SOLAR também trabalhamos preferencialmente com micro inversores e quando assisti esse vídeo,o Vitor me lembrou eu,quando estou vendendo um sistema solar para alguém: aqui pra vender vc tem que quase dar um curso pro sujeito. É meninos,rapadura é doce mas não é mole não! kkkk. um grande abraço a todos,valeu!!!
e posso utiliza-los num sistema off grid?
@@ruy9736 os módulos geram corrente continua certo! ainda no telhado, os micro inversores convertem para corrente continua certo. no of grid os módulos geram cc que passam por um controlador de carga e vão direto para a bateria, depois é que vão para o inversor. desta forma não tem necessidade de micro inversor.
Está influenciado muitas pessoas adquirem o sistema, por economia.
Um dos melhores vídeos que já foram feitos sobre o assunto. Admirável o compacto, com clareza técnica e facilidade de compreensão mesmo para os leigos.
ACHEI INTERESSANTE MAS O MEU FOI INSTALADO NO INÍCIO DE FEVEREIRO DE 2020. HOJE EU OPTARIA PARA ESSE SISTEMA.
Painéis solares vem com diodos de bypass, serve justamente para eliminar o painel em caso de sombra, e assim manter a string funcionando. Se a corrente do painel for a mesma pode se ligar paineis de potencias diferentes em série.
Sou eletricista de manutenção industrial e acabei de fazer um curso de energia solar ESPECIALISTA FOTOVOLTAICO 2.0 PELA SOLINS gostei muito da aula de hoje muito útil este conhecimento vou utilizar com certeza muito obrigado.
Parabéns pelo vídeo eu só trabalho com micro inversores e Solaredge ( hoje com essa tecnologia e tenho muitos clientes satisfeitos , pois geração , garantia e qualidade )
Olá , támbm sou instalador e integrador de sistemas fotovoltaico , onde eu encontro fornecedor de microinversor para revenda
Qual melhor microinversor no mercado atualmente?
@@sebastiansouza4872 Ecori . Premium Solar. Ou Genyx
@@guerreiropacifico Hoymiles 1500 . Apsystem QS1
@@sebastiansouza4872 opa faço revenda whatsapp (27)981083950
Parabéns pelo vídeo é bem esclarecedor já instalamos vários kits com microinversor funciona perfeitamente mesmo em locais úmidos e quentes. Algumas empresas por não ter a capacidade de trabalhar com micro inversor tentam denegrir. É uma vergonha as empresas que não têm capacidade ou caráter usarem de artifícios negativos para denegrir concorrência. Para ter 15 anos de garantia com certeza o equipamento supera em muito o convencional.
Sou seguidor desse canal e gosto muito dos vídeos, sempre tem algo ou um detalhe que incremente ou simplesmente reforce o meu conhecimento, sou Técnico Eletrônico e Engenheiro Mecatrônico. Sobre a questão do Inversor central ou Micro Inversores ao Invés de Inversor Central x Micro Inversores. Estudei por alguns anos, por volta de três anos, pois enquanto fui acumulando o investimento necessário para adquirir o sistema (pois também sou investidor financeiro), ou seja Investir em um Inversor Central ou Micro Inversor será um investimento de alto valor (digo investimento e não gasto, pois o sistema irá se pagar com o tempo e até mesmo gerar lucro), também fui estuando todas as opções de sistemas disponíveis na ocasião (a tecnologia esta em constante inovação a cada dia, ou seja o que pesquisei e instalei hoje, amanhã já pode estar defasado). Quando optei pelo meu sistema, fiz a instalação em um sistema Trifásico, em um telhado com telhas cerâmicas sem sombras, no início todos os vendedores me ofereceram um sistema único, ao ver a proposta me questionei, isso não vai me atender completamente, outro fator foi que eu queria um sistema hibrido (Grid Tie + Off Grid) e não apenas um sistema Off Grid, foi então que decidi instalar três sistemas em um, ou seja, para cada faze um sistema Hibrido com 8 palcas solares cada (a quantidade de placas com devem saber será dimensionada conforme a necessidade de cada residência, industria ou aplicação). Para os três sistemas, optei pelo Inversor Central. Vi todas as vantagens e desvantagens de cada um, no final pensei, Investimento x Tecnologia x Tempo, ou seja, um sistema com Micro Inversores tinha sido recentemente laçado e portando com um valor muito alto (5x mais) quando comparado com um sistema de Inversor Central, mesmo um tendo garantia de 15 anos e outros de 5 e anos, ambos com a placas solares com garantia de 25 anos, fiz a aquisição do sistema com Inversor Central, pois em 5 anos ou após a garantia e quando necessário, poderei, se vantajoso, trocar o sistema de Inversor Central por Micro Geradores por um valor bem mais acessível e com tempo (mínimo de 5 anos) para ir acumulando o valor necessário para a substituição. Atualmente tenho um sistema que esta operando a quado 18 meses com excelente desempenho. Não estou aqui para elogiar ou criticar cada tipo de sistema e sim apenas para dizer que todos ao seu tempo e condições tem suas vantagens e desvantagens. Mais uma coisa eu tenho certeza, gerar sua própria energia vale muito e completamente apena. A todos, bons projetos. Forte Abraço!
Você trabalha com energia solar?
Sim, já utilizamos microinversores. Muito Obrigado!
Micro inversores são viáveis financeiramente quando o sistema é pequeno com no máximo 10 a 12 painéis. Um sistema de 20 painéis de 330w por exemplo, somente a diferença de valor a ser pago dos micros Inversores para os convencionais é cerca de R$ 5.500 a 6.
Excelente esclarecimentos a respeito dos microinversores, parabéns
Tô fazendo curso fotovoltaico no SENAI Diadema-SP
Hj já trabalhamos com otimizatores usando o inversor string porém com o rastreamento ponto a ponto
Sim.victor já trabalho com este sistema. Já estalei mais de 30 ele é tudo q vc falou
Mais engraçado q a +- 1 ano entrei em contato com instaladoras de energia solar +- 6, dessas só uma fez um orçamento com microinversor, as outras me informaram q não compensava pq não dá diferença e só teria um investimento maior, até agora não fiz o investimento, continuo estudando e aprendendo p q na hora de fazer a tão sonhada, seja da forma mais adequada e garantida, não gosto da idéia de ter um trambolho próximo a minha caixa de disjuntores e com certeza optarei por microinversor pq posso ampliar assim q nescessário e a garantia de geração mesmo se parte do sistema der problema ou sombreado.
Verdade, tem uma empresa na minha cidade que está a 6 anos so com inversor central, e nao aderiram o micro inversor, se é tão bom assim, por que nao aderiram?
Boa noite!! Então, eu prefiro trabalhar com micro até por que ele é muito mais completo. Claro que encarece um pouco o sistema, porém, coisa pouca. Além de, ficar bem escondidos em baixo dos módulos ele ainda te dar certinho placa por placa do app, tornando fácil de identificar qual módulo está com problema. E tem outra se uma placa parar ele para somente aquela mppt e mantém as outras em funcionamento, enquanto o inversor se tiver uns 11 módulos ligados na mesma mppt em série ele simplesmente para aquela mppt por completo. Então acho desvantagem trabalhar com inversores. Porém, muitas empresas continuam a vender somente inversores por questão de valor e a concorrência que está grande no momento, infelizmente a sociedade opta sempre pelo mais barato.
Boa noite eu não só quero entra nessa área
Mas quero me prepara pra estalar o meu cistema reduzir minha conta de luz e já mostrando pra os futuro clientes na prática.
Esqueceu de falar um pouco sobre as desvantagens dos micro inversores. Proponho que futuramente postem um vídeo comparando os dois tipos, seria interessante.
Quanto à questão de sombreamento, a maior parte dos módulos atuais já possuem diodo de Bypass, que permitem que o painel que não esteja convertendo energia deixe de ser um elo quebrado na string em série.
No mais, ótimo vídeo. Vou assistir a série completa posteriormente. Forte abraço.
Vitor fiz o curso mes passado não nos falarão de micro inversor mais eu gostei de suas dicas micro inversor e beeeemmm melho sem dúvida obrigado vitor vou fazer uma estalação de 20 placas onde moro vou usar micro inversor obrigado amigão
Os vídeos são sempre completos, recheados de informação! Parabéns equipe!
Vou entrar no mercado em breve! já comprei o curso energia lucrativa e vou instalar o primeiro protejo em minha casa com micro-inversores
Parabéns. Muito esclarecedor, estava em dúvidas, agora já tenho certeza vou instalar o sistema de micro inversores.
sim, já instalei sistema com micro inversor, muito pratico
Muito bacana Vitor, eu já instalei com micro inversor e realmente me senti bem mais seguro além das vantagens descrita por te no vídeo. E agora já temos inversor convencionais com tecnologia semelhante a dos micro inversores com a utilização de um acessório em cada conjunto de módulos. Gostaria que falasse sobe esses equipamentos que ainda é novidade pra muita gente.
Amigo, obrigado pela experiência.
No micro inversor...O que você usou para desligar o sistema na falta de energia da concessionária durante o dia?
Tenho instalado na minha casa um sistema de energia solar off-grid que me dá boa autonomia de uso.
Estou começando na elétrica solar muito obrigado pelas aulas sou eletricista predial.
Sim Vitor Tô Fazendo a Primeira obra com micro inversores e Muito Top só não sabia todos esses recursos top
3 anos depois oq vc ta achando dos microinversores? Estou querendo colocar aqui em casa mas o fato do microinversor ficar entre a telha de fibrocimento e o painel fico imaginando se esses microinversores nao terá vida útil diminuida por estar exposto a alta temperatura, poeira, serenos e chuvas.
já instalei tanto solar red e apsint. tenho 4 anos no ramo solar..
moro em BH.
Olá, Vitor! Primeiramente parabéns pelo vídeo... vc tem ótima didática e clareza nas explicações. Poderia informar-me quais são os melhores fornecedores de microinversores? E quais fornecedores trabalham com Venda Direta em parceria com integradores, além da Aldo?
Ai Victor meu nome e Carlos
Ñ sou do ramo más com muita pesquisa montei a minhas próprias geração com micro inversor.
Foi um verdadeira aula em pouco minutos parabéns
É show esse sistema de fotovoltaico, grupo engehall.valeu.
Sim Vitor já instalei sistema com microinversores APsystems. Parabéns pela explicação 👏👏👏
Eu mesmo fiz a instalação dos dos meus painéis e Micro inversor..
Bom dia ! Em qual cidade ?
@Rodrigo Maielo demora um pouco a homologação, mas hoje dia 20/03/2020 vão fazer a vistoria.
@@edsoncostass Bom dia...., Fiz em Pelotas - RS.
Gostei muito do micro inversor. O bom dele e isto vó aumentar de pouco em pouco, o meu micro inversor suporta painéis de até 440w se daqui um tempo algum painel queimar e não ter do mesmo no mercado posso colocar outro que não afeta o sistema se colocar 3 330 e 1 440 o de 440 vai entra está potência já no de parede este mesmo de 440 vai ficar na potência do mais baixo.
4 anos depois oq vc tem a dizer sobre sua instalação com microinversores? Deu alguma dor de cabeça? Em regiões mais quentes será que o microinversor consegue trabalhar numa boa sem comprometer a vida útil? Estou querendo colocar na minha casa mas sou totalmente leigo no assunto.
Sim, já instalei Sistema Fotovoltaico com micro inversor. Cliente muito satisfeito
Obrigado ajudo muito au meu pai que compro as coisas de colocar aqui em casa, ele mesmo botou por causa dos vídeos
Tem vários Engenheiro no mercado livre para legalizar o sistema, com valor mais em conta
@@TelBalsanelo onde posso achar
Mercado livre tem bastante
@@junioolivieira4195 vc acha no site do mercado livre basta pesquisa são bons, já contratei várias vezes.
Sim Vitor, já instalei pra mim com micro inversor AP sisten
Fiz minha própria instalação usando micro inversor hoymiles mi 1200. O teste ficou legal. Meu relógio é de mecanismo de disco. Quando liga o disco gira ao contrário. Estou aguardando a concecionaria vir fazer a vistoria pra trocar o relógio e aí deixar ativado de vez.
Pq aconte isto do disco girar só contrário ?
A energia gerada pelo sistema e injetado na rede, dessa forma o padrão de luz gira ao contrário!
Nao chama a concesionaria nao! Dexa seu medidor antigo quieto ai. Seja feliz sem a burocracia.
@@mat-bh se ele fizer isso, ele pode ser multado.
@@DarkxHeero ta cheio de gente fazendo isso e botando video na internet. Nao sou muito a favor dessas coisas. Mas o governo expreme tanto q tem horas q nao da!
Nao sei a realidade do camarada ai. Mas se fosse eu, nao regulamentava
Só instalei Inversores convencional, mas fiquei fã após essa aula
Vitor, já instalei mais de 20 sistema fotovoltaico, todos com inversores convencionais, apresentam ótimo rendimento na geração e foram muitas marcas diferentes Fronius, PHB, Weg Refusol, eu por enquanto estão rodando bem sem nenhum problema.
os convencionais funcionam bem onde todos os painéis estão orientados da mesma forma e não há incidência de sombra... têm a vantagem de serem mais baratos
mas no caso de sombreamento em determinados horários do dia, e de posicionamento em telhados de diferentes orientações, é imprescindível usar microinversores, tendo cada painel trabalhando de forma independente
abraço
Boa noite Victor, pela primeira vez pude obter informações mais detalhadas sobre energia fotovoltaica. Quero me tornar um profissional nessa área.
Nao estalei mais espero começar no mercado em breve
A maioria dos projetos são com micro inversores, é fácil e eficiente!! fora que atrapalha o design da casa do cliente. Todos ficam satisfeitos integrador quanto o cliente. aqui no RJ, 12 módulos 330 wp. bate 25 Kwh dia no solzão!! Vale a muito a pena
eu tenho 10 módulos usando micro inversor, e aqui no ES dia de sol bom faz 22 kWh.
Cerca de 6h30 com geração no pico frequente de 3960w? ?? Mente que nem sente. Nem no Piauí de 9 às 15:30 com painéis mais potentes via microinversor daria isso. Kkkkkk
Ainda não instalei fotovoltaico mas vou chegar lá!
Sim victor , minha primeira Estalação foi com Micro inversores. 46 paineis de 410 Wats cada divididos em 3 telhados ficou Top o Cliente está muito satisfeito ..👍parabéns pelo video estou acompanhando toda a serie de Vocês 😉👏👏👏👏 top de ++++++Engehall..
Ótima explicação.
Sim Victor, já instalei na minha residência um sistema com Micro inversores NEP e já fiz a homologação onde está funcionando perfeitamente. O curso que fiz foi há muito tempo e só havia inversores depois que apareceram os micros inversores que simplificou bastante a vida dos instaladores.
Show de aula...... Pensei que era só na Igreja Universal !!!! que os seguidores imitam o líder kkkkkk uruuuu ieeeeiiiii !!!!
Ia dizer isso... E aprenderam com Leonardo (cantor)
Instalei sim Victor, com microinversore DEYE.. por pesquisas q fiz.. .inclusive, uma delas, foi seu vídeo. Agradeço imensamente por nos colocar (leigos), em conhecimento com o que há de melhor pra nós.. Foram 14 placas e 4 micro inversores.. Estou aguardando a oportunidade para colocar mais 2, pelo menos.
Sou representante na área, mas hoje gosto de apresentar somente micro inversor APSystem e Solução Solar Edge. São de extrema qualidade.
Passa o contato
Muito bom
Instalei só inversor,mais vou instalar micro também se Deus quiser.
Top sua explicação.
Ainda não sou muito adepto ao micro inversor, levanto alguns motivos:
1 - Ele fica em local de maior insalubridade (local quente, sujeito a chuvas);
2 - Por ser um local muito quente, já vi problemas com os capacitores do micro inversor, pode não aguentar;
3 - Quando vai instalar no telhado o técnico costuma utilizar cabo convencional no ramo AC, sem as proteções para o sol, assim ele fica com a vida útil menor quando exposto;
4 - A manutenção é algo extremamente complicada, faz-se necessário retirar as placas para chegar no inversor (acredite, a manutenção acontece eu já tive algumas ocorrências), no retirar a placa ainda pode encontrar dificuldade com parafusos que por um motivo ou outro ficaram travados;
5 - O telhado fica com circuitos misturados (AC e DC, é difícil colocar em tubos).
Essa foram algumas observações e problemas que encontrei em instalações, minhas observações foram enfatizadas quando observei que alguns fabricantes de renome não estavam produzindo o micro inversor.
Boa pontuações Mr. Berger, entendo que suas observações são a obsolescência programada que permeia tudo que é produzido atualmente, vejamos o exemplo aqui no Brasil da Máquina de Lavar Brastemp no modelo Mondial, que facilmente durou 20 anos, algo impensável hoje em dia não é mesmo, ainda mais depois que a fábricante nacional foi comprada pela Whirlpool Corporation sediada na cidade de Benton Harbor, no estado de Michigan, nos Estados Unidos da América.
Compartilhei essa aula com um cliente meu apesar de que eu ainda não trabalho com instalação solar para que ele veja as vantagens do micro inversor
Já instalei com inversor convencional, as vantagens são grandes sim, mas se for em num mercado livre da vida o investimento pra micro inversor é 5x o inversor convencional para a mesma potência!!!
Victor eu ainda não entrei na área, más sua explanação me foi muito útil, muito obrigado e gde abraço.
A serie está otima, só preciso que me tirem a dúvida de utilizar sistema hibrido placa solar+aerogerador nesses microiversores, ou só pode ligar painéis solares neles. Fui ignorado no video anterior.
Eita que legal, nunca vi
a grande vantagem do aerogerador é pra parte da noite, quando os ventos aumentam, e aí evita-se pagar imposto ao diminuir-se o consumo de energia da concessionária... mas o local precisa ser ventoso pra compensar
o fabricante vai te dizer que o aerogerador deve ter seu próprio inversor, com ligação em separado no QDC
talvez até dê pra conjugar os 2 sistemas em um inversor central convencional, mas prevendo que de dia os 2 podem estar gerando energia ao mesmo tempo
então isso deve ser levado em conta na hora de definir a capacidade máxima do inversor
eu na verdade só estou especulando, porque não sei qual é o tipo de inversor adequado aos aerogeradores
abraço
@@Nando_ Geralmente usa-se inversores de off-grid para aerogeradores.
@@hoylguy11 concordo... mas a dúvida do amigo ali em cima é no sistema on-grid
abraço
O canal é enorme. Não dá pra responder todos
Sim Vitor!! Meu sistema fotovoltáico já é com micro inversor no padrão novo.
A muito tempo existe esses micro inversores, perguntei aqui na cidade em uma empresa se eles utilizavam e nem faziam ideia do que era, me disseram que não instalavam mas se referindo aquele wifi! 😕
aqui acontece o mesmo, tem uma "empresa" em cada esquina, mas quando pede especificações sabem falar nada. Tudo empresa meia boca, só compram os sistemas mais defasados que windows 95 e cobram em cima.
Bela aula, gosto muitos desses videos, sempre se aprende !!!!
No meu caso, já não uso nenhum inversor. Tou fazendo um circuito de 24V paralelo ao de 220V , eu compro unicamente aparelhos com entrada de 19v ou 12v. Todas as luzes de casa sao em LED 12v, ecran de computador, televisão, laptop, etcccc ..... ta tudo em 19 ou 16 ou 10V ( sendo menos de 24v ) e sem contar as baterias que carregam de dia e descarregam de noite.
Meus paneis solares estão ligados em paralelo. Eu evito tudo que seja 220V, mas por agora o frigo e o fugao electrico ainda estao no 220.
Os módulos possuem diodo by-pass justamente para evitar que os outros módulos de uma string seja afetada por uma sombreamento.. então acredito que houve equivoco ao dizer que os outros painéis vão fornecer potência de apenas 66%...
Exatamente, Isso acontecia em painéis com tecnologia ultrapassada, hoje em painéis que utilizam diodo by-pass se tiver 10 painéis e sombrear 1, 9 continuaram produzindo 100%.
@@servitecsul9003 Amigo, nesse caso imagina que tem 10 placas conectadas a um inversor string convencional, e houve um sombreamento parcial em um módulo, ocasionando a perda de 20 células. Minha pergunta, é nos outros 9 módulos, eu terei também a perda dessas 20 células? Ou os outros 9 modulos continuariam gerando 100% de energia? Então nesse caso se os outros continuarem produzindo 100% de energia, não há tanta vantagem assim em usar micro inversores, correto?
Quando tiver uma promoção compro o curso
Certo mas o modulo fotovoltaico não tem o diodo de bypass incluido nele justamente para eliminar o problema de ter sombra em um painel da string?
geralmente são 3 séries de células no módulo fotovoltaico... se 1 delas for sombreada, somente 2 irão funcionar
se estas 2 captarem luz solar a 100%, o painel irá gerar no máximo 66,6% de sua capacidade total (2/3)
ligando-se em série, cada painel irá produzir no máximo 66,6% de sua capacidade
quando uma célula é sombreada, em vez de produzir energia, ela acaba consumindo... isso faz com que ela esquente e possa vir a queimar
o diodo de bypass tem a finalidade de evitar esse superaquecimento e o possível dano ao módulo
eu não sou da área da elétrica, mas foi o que entendi vendo vídeos gringos
@@Nando_ a parte do painel que ficar sombreado, criará uma resistência a passagem da corrente gerada pelos demais células, pois, a ligação interna é serie, vai haver aquecimento no local, e consequente diminuição da produção.
Ao instalar módulos, deve-se evitar sombreamento. Células sombreadas sobreaquecem e estragam permanentemente.
Quero aprender mais ótima explicação
Uma dúvida, qual é a proteção dos microinversores, quando houver muita chuva, pois você instala debaixo do painel fotovoltaico ?
Ele é feito para trabalhar no tempo, totalmente blindado, sem problema nenhum em molhar
Muito top esse vídeo um dia vou fazer esse curso
Faltou a parte que fala sobre a diferença de custo e valores.
Seu canal é muito bom. Parabéns.
Vídeo parcial. Faltou falar das desvantagens do microinversor e as vantagens do inversor central que, se fosse ruim, não seria a opção de usinas.
Então exatamente, nunca vi um investimento em mini geração ou usinas fotovoltaicas usando microinversor, outra coisa interessante é que os maiores fornecedores de equipamentos do Brasil não trabalham com essa tecnologia, o que é óbvio, apesar da garantia do micro inversor chegar até 25 anos, o custo desse equipamento é muito alto em relação ao central
Ainda não instalei micro inversor, só inversor String.
Aula top, igual ao curso expert solar da VC solar.
Vamos fazer do Sol a energia do Brasil.
Mesmo se for um sistema de grande porte (mais de 100 painéis), ainda vale a pena utilizar microinversores? Custos altos e corrente CA alta não atrapalhariam?
Nesse caso acho q não compensaria ne
Caramba, esse video saiu no dia do meu aniversário, kkkkk. Eu trabalho com a instalação de sistemas de mini geração aqui em MG, até hj nao tive a oportunidade de instalar microinversores nos sistemas, mas conheço as suas vantagens.
Há economia também no custo do cabeamento, já que a descida é em CA que trabalha com bitola bem menor que a CC? Ou estou enganado?
No caso a economia em cabeamento existe devido ao custo do cabo solar ser superior ao do cabo de CA tipo XLPE. Porém a questão de bitola do cabo é basicamente a mesma. Isso com relação a projetos de pequeno porte, pois em projetos de grande porte existem mais característica a serem levadas em consideração.
todas as duvidas que tinha foi sanado com esse video parabéns pelos videos
Ola, micro inversor pode ser usado em off gride
Olá , amigo me parece que não ainda 👍
Ainda não instalei, estou me preparando para entrar com força no mercado.
Estou fazendo a primeira instalação de micro inverssor
tem dua instalações que uma delas foi eu que executei como pode se eu nem te conheço??? poderia me responder? e a outra por uma de nossas equipe.
Olá , tudo bem? aqui é o Charles Paschoalão do suporte técnico da Engehall, usamos determinadas imagens como ilustração, PORÉM EM MOMENTO ALGUM FALAMOS QUE ESTAS IMAGENS FORAM DE SERVIÇOS FEITOS POR NÓS, pois são imagens captadas na internet, onde os vídeos usando o Drone, ESTES SIM foram feitOs por nós.
@@EngehallCursos essa imagens foram com nossos Drone
@@EngehallCursos muito cuidado quando falar nossos projetos da se a entender que foram vocês que executaram, mas que na verdade não foram. mas se quiser posso mandar mais fotos de NOSSOS PROJETOS.
@@eletroecabos caramba.. usaram tuas imagens? to começando a pesquisar sobre o assunto e até nisso a MÁFIA BR JÁ TA TOMANDO CONTA , desisto.
@@eletroecabos Não de para constatar que a Engehall falou que era deles o projeto, apenas uma observação das imagens de telhados com módulos dispostos em várias posições, enfim, não disseram que eram projetos deles.
EU ACREDITO QUE OS MICRO INVERSO VAI FACILITA MUITO PARA QUEM QUER ENTRA NO MERCADO DE ENERGIA SOLA PORQUE SE TORNA MUITO FÁCIL A INSTALAÇÃO.
E quais são suas desvantagens? Pq nem tudo são flores!
a principal seria um maior custo inicial, já que tu precisa de mais microinversores para um mesmo número de painéis que inversores comuns. Mas certamente, num longo prazo, o preço se justifica, por aumentar o rendimento e aproveitamento, além de minimizar as necessidades de troca/manutenção e as perdas de energia em decorrência de eventuais problemas
muito bom a maneira que vocês e explica valeu mesmo as informações
No início do vídeo você diz que só instala micro inversores quando é viável, mas pelo que vi ao longo de todo vídeo só é viável o micro, pois não listou nenhuma vantagem do inversor comum.
Ele de certa forma quis dizer que inversor central é inferior, dica da uma busca no reclame aqui
@@annemicheletacconiparolari622 Vishhhhhhhhhh quanta coisa achei, pior são as empresas respondendo...
Verdade nada aver esse cara
Na verdade o inversor comum sempre é melhor que o micro. Além da segurança, os preços são bem mais em conta.
@@omagnifico520 discordo, instalei um sistema de 200 kws com um micro inversor de 1.200 w e 4 placas de 385 w, saiu em torno de R$ 5.000, pediram somente R$ 8.000 para um sistema convencional, sem contar que iriam 6 placas para fazer o mesmo serviço de 4 placas, diferença bem grande, vc não acha?
Amigos vcs São feras eu estou aprendendo muito obrigado msm
Por acaso o cliente vai fazer a obra 😂, essa conversa mole de alta tensão......meus amigos qualquer um pode fazer a instalação de micro inversor, quero ver trabalhar com equipamentos de verdade
Muito bom obrigado 😃😃
Não tem a ver com o assunto, mas pode me tirar uma dúvida?
Quando aperto o acendedor do Fogão, a TV e o Monitor do PC se apagam, fica tela preta, e ligam de novo, pode explicar o pq disso??
Diego de Oliveira kkkkkkkkk
Talvez estejam na mesma fase e por motivo de estarem ligados ao mesmo tempo a fase não suporta tanta carga
@@RodrigoSilva-br1ne imaginei isso. Mas tá separado. Era um circuito separado só para o fogão pq era cooktop de indução. E troquei por um fogão normal. Aí coloquei uma tomada de 20A no lugar.
Se o fogão for 220V e sua rede for bifásica estão usando a mesma fase mas se sua rede for trifásica tente achar a fase que não está sendo tão usada e mude o forno para ela já que é um circuito a parte
@@RodrigoSilva-br1ne aqui em SC é 220V por fase. E é Monofásico. Mas não tá ligado muita coisa. O acendedor automático puxa mais do que o fogão cooktop por indução que gasta igual um chuveiro?
Interessante utilização dos microinversores...
Qual a seriedade de um canal que excluí um relato verdadeiro, sem palavrões, apenas contando a experiência que a minha empresa teve com esse equipamento?
Faz o seguinte monte um relatório de quantos equipamentos vendidos e quantos deram defeito, um monte de gente iludida, acreditando em tudo isso, ou melhor venda seu equipamento com seguro caso o cliente seja lesado, a maioria das pessoas que entram agora no ramo, não tem noção de quantas vezes ela terá que gastar para enviar equipamentos para garantia
Microinversores costumam dar defeito?
@@PedroMachadoJr1987 infelizmente sim, eles costumam super aquecer, já que são instalados sob as placas, diferente do inversor central que além de ser instalado em local ventilado ainda conta com sistemas de ventilação.....alguns fornecedores de microinversores estão inclusive oferecendo um auxílio para os equipamentos que apresentam defeitos nos 3 primeiros meses, o que é bem difícil acontecer...os problemas começam geralmente depois de 1vano da instalação
Mas a maior desvantagem do micro inversor em relação ao inversor central que percebo é que por exemplo, em uma instalação de grande porte onde existem muitos equipamentos que exigem grande carga para partida dos mesmos, é muito comum a gente ter que alterar parâmetros de fator de potência do inversor para que se ajuste ao necessário para caso......no micro inversor acredito que não existe essa possibilidade...inclusive se alguém já fez instalação de microinversores grandes indústrias, por favor compartilhe seu conhecimento, se é possível fazer ajuste de fator de potência em micro inversores.
@@annemicheletacconiparolari622 estou decidido a montar minha unidade geradora, mas a escolha dos equipamentos tá sendo difícil. É um investimento alto para arriscar.
@@PedroMachadoJr1987 de qualquer forma, seu investimento terá retorno em até 4 anos, sou suspeita pois já me decepcionei com micro inversores e hoje vendo apenas equipamento centrais, para não erra opte por equipamentos que tem assistência técnica no Brasil....eu trabalho com Fronius e Sungrow estou muito feliz com o custo benefício....
otimo video tirou 1000 duvidas
Beleza, eu também gosto dos micro inversores, mas acho absurdo a impossibilidade de aproveitar a geração de energia dos painéis em caso de falta de energia da rede, precisamos microinversores que sejam híbridos urgentemente!
Olá amigo, e só VC ligar um gerador pode ser pequeno, tendo 220V na rede, ele vai identificar e gerar energia, ejetando na sua casa !
Problema : tem que desligar o disjuntor de entrada da rede , pois vai eletrificar a rede da concessionária, com risco de acidente.
Sugiro um sistema de relé, que na falta de energía ele desconecta.
@@solarsystem7.83hz , eu não tinha pensado nessa possibilidade pra fazer funcionar um sistema ongrid, pra quando falta energia da rede. Minha dúvida é se o sistema estiver gerando mais que o consumo, isso não dá problemas? Pois não teria pra onde ir essa energia gerada.
@@solarsystem7.83hz, eu não tinha pensado nessa possibilidade pra fazer funcionar um sistema ongrid, pra quando falta energia da rede. Minha dúvida é se o sistema estiver gerando mais que o consumo, isso não dá problemas? Pois certamente durante o dia o sistema ongrid gera mais energia do que se consome.
@@solarsystem7.83hz E se um gerador funciona, que tal um nobreak, só pra fornecer a sincronia necessária para oas inversores ficarem ligados? Minha preocupação é o excesso de energia gerado.
Se vc colocar um gerador de backup vai continuar gerando ,mas deve ser levado em consideração para isso a instalação de um sistema de transferência tripla sendo a interligação entre geracao ,concessionária e gerador de backup. Montando um comando de manobra automatica .
Gostei bastante da matéria.
Sou proprietário de uma empresa solar no sul de minas, hoje os micro inversores é a única solução para telhados de várias águas.
Contudo, confesso que usamos o micro inversor já faz uma ano e meio mais ou menos.
Percebemos que tivemos problema em mais ou 4% nos micro inversores
1,2% num famoso convencional chinês.
0% no famoso convencional autriaco.
0% no famoso convencional italiano .
0% no famoso alemão.
O que acredito hoje pelos meus dados, foi que os convencionais ainda são mais confiáveis .
Mas isso é apenas meus dados.
Cada pessoa pode ter sorte em outro situações das quais não tive.
Pra efeito de conhecimento, entre a minha empresa e a outra empresa na qual trabalhei, tenho pouco mais de 200 projetos montados.
Esta ERRADA a análise das ligação em série quanto ao sombreamento parcial ou total, toda placa tem um ou mais DIODOS DE BYPASS, que sob sombreamento, saem do estado de corte para condutor, protegendo a célula contra tensão reversa e garantindo a continuidade da corrente de todo o conjunto. O percentual de perda em todo o sistema é bem menor do que você calculou, Sr. Engenheiro.
Além de ser mais trambolho para apresentar defeitos
@@annemicheletacconiparolari622 você teve muito azar, eu já acompanhei muitas instalação na área Industrial, e é raro ter tanto defeitos(só aconteceu 1 vez em 1 lote de 1010 lotes), quanto as que você teve(alem dos outros problemas que você relatou).
Falou claramente tirando todas as dúvidas, parabéns
O vídeo é ótimo, mas ficar aproximando e afastando o vídeo é péssimo
Vdd
Sim Victor já tenho 10 painéis instalados com micro inversores da ap systems (3 yc600 e 1qs1 1200
O video só queima os inversores String, aqui tenho os dois sistemas e de longe o String é superior, pois tudo está acessível e muito mais robusto. Duvido o micro inversor durar o que prometem esquentando embaixo dos paineis e quando pifar já era só outro enquanto o String se manda consertar e ficará pronto para outra jornada. Aqui em casa quando o Hoymiles 1200 pifar colocarei mais painéis e ligar num String..
Realmente, Já levantaram essa questão... durará toda essa vida útil prometida com o nosso Sol e temperaturas acima de 70°? Se os estudos foram feitos com base na irradiação e temperatura europeias e asiáticas, a nossa realidade é bem diferente.
Só tem um resposta pra seu comentario infundado:
Microinversor apsystem- garantia 15 anos.
Inversor convencional- garantia 5 anos.
Qual a duvida??
Boa noite , eu já instalei os micros inversores.
Muito bom, aínda não instalo mais breve vó entra no ramo.
Show meu amigo. Excelente explicação
Parabéns pela explicação ainda não instalei mas vou entrar no mercado
Bom dia! Na minha casa instalei 8 placas de 450w com dois microinversores.