Excelente conteúdo. Fiz o primeiro cabeçote bolinha de golf a 8anos atrás e nos testes perdi fluxo apartir d 8mm de levante,que se manteve as perdas até os 11,8mm onde era meu objetivo de levante do comando de válvulas. Porém consegui melhor funcionamento do motor. Quanto a dutos polidos já fazem 22 anos que não faço. Tenho mais de 25 anos de experiência e mais de 10 que tenho banco de fluxo,fiz cursos com vários profissionais e digo,diversos cabeçotes excelentes não serão adquiridos por não serem bonitos. Fiquem com DEUS.
Olá, tenho uma pergunta a fazer. No teste que tu fez na bancada de fluxo, o ar foi soprado no sentido admissão para a câmara de combustão ou sugado no sentido câmara de combustão . Te pergunto isso por que no caso do motor turbo o ar é empurrado de fora para dentro e no aspirado o ar é sugado .
@@Leodkr1980 olá, você está um pouco confuso nos conceitos fundamentais. Gases não sugam, apenas empurram. No motor aspirado, a pressão de 1 atmosfera empurra o ar pra dentro do cilindro, que tem menor pressão. Essa diferença se chama Delta P. Nos motores turbocomprimidos, ou com compressor de qualquer tipo, acontece exatamente a mesma coisa, porém a pressão no coletor de admissão é maior, e também o Delta P. Portanto, em ambos os casos o ar é empurrado pra dentro do cilindro, apenas com diferenças de pressão maiores ou menores. O ar nunca é sugado, isso é um conceito tecnicamente equivocado. Espero que tenha ficado claro.
Olá muito bom seu vídeo parabéns . Vendo seu vídeo gostaria de uma informaçao . Eu tenho um Monza 1995 GLS 2.0. e este queimou a junta do cabeçote. Eu peguei as juntas do coletor de escape e de admiçao , e recortei a boca igual a junta e no escape eu fiz um lixamento interno. Será que estraguei meu cabeçote.
@@sidneihonorio2638 olá, obrigado pelas palavras... provavelmente não estragou, mas também não terá ganhos... aumentar o volume do duto pode trazer alguma perda de torque em baixas rpms, mas nada absurdo
Dizem que o intuito dos dutos de admissão áspero é em quebrar as moleculas de oxigênio, evitando gotejamento na hora da combustão, certo? Ou seja, polimento mesmo apenas no de escape, seria correto afirmar essa hipótese ?
@@GabrielOliveiraPVHRO sim, para o duto de escape, e também reduz a absorção de calor pelo cabeçote devido à menor área de superfície. . Já na admissão há questões relacionadas à condensação do combustível, conforme citamos no vídeo.
Você está enganado, assista novamente e olhe com mais atenção. O duto tem as paredes perfeitamente uniformes e sem "crateras", nem mesmo ondulações, está apenas áspero.
Infelizmente não existe uma receita universal, cada caso será um caso. Em alguns motores o cabeçote é bem "precário", com ângulo simples nas sedes, nesses casos seria um bom upgrade. Porém em outros, o cabeçote já tem um bom fluxo, inclusive com multiângulos de fábrica, nesses casos não seria uma boa estratégia. Então, é realmente necessário analisar cada caso de forma individual, pra decidir corretamente qual a melhor abordagem na preparação.
@@Roberto9139 conforme explicamos no vídeo, apenas polir a superfície não adianta nada. Porém melhorar os formatos, tirar pequenos defeitos, etc traz ganhos de fluxo que são potenciais ganhos de potência.
Não entendemos seu comentário. Você realmente acha que a Stumpf faz apenas polimento dos dutos, amigo? Você realmente assistiu ao vídeo, ou só reagiu ao título?
Você está confuso, esse vídeo não é sobre dimples, mas sobre duto polido X duto áspero. Ainda assim, fizemos 2 vídeos sobre dimples, e a Stumpf fez um depois, onde chegou a resultados praticamente iguais aos nossos. Assista com mais atenção, e só depois opine ok? Abraços colega.
Explica, então, que não faz diferença à Mecânica dos Fluidos e aos parâmetros consolidados de Hidrodinâmica e do Comportamento dos Gases 😂😂😂 Os teus métodos de ensaio é que estão simplesmente errados ou o comportamento dos gases estão confudos? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 O teu primeiro erro aí foi não ter modificado GEOMETRIA e não REDUÇÃO DO ATRITO... Dá uma estudada sobre influencia da geometria e das reduções no escoamento primeiro!!!😂😂😂😂😂😂😂 Métodos inadequados não podem dar diferenças sensíveis de valores em um experimento, precisa de MÉTODOS ADEQUADOS. 😂😂😂😂😂😂😂 De qualquer modo, te digo que houveram valores diferentes sim, mas o teu equipamento não é o adequado para esse tipo de ensaio em vista de ser específico a outro tipo de ensaio... A propósito, relação entre admissão e escape é o que começa a ser importante para uma variação nos resultados... Só foi mexido aí no escaper, sem mudar a admissão... Mas assim... Os dutos já vem dimensionados de fábrica para uma vazão eficiente da relação admissão/escape... Como vais conseguir tornar essa relação de escape mais eficiente se não mudares a admissão?????? Meu filho, isso é o básico!!😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Traduzindo, *MÉTODO DE ENSAIO EMPREGADO ERRADO, CORPO-DE PROVA INADEQUADO* Como X litros de admissão vai ser diferente de X litros de escape em um cabeçote já otimizado de fábrica??? Se em vez de X houver (X + n) de admissão, vai-se obter (X + n) de escape... É o conhecimento básico para iniciar um ensaio como esse, não pode ser NA BRUTA...😂😂😂😂😂
Isso ai. O importante é o formato do tubo e o dimensionamento com a câmara de combustão.
Muito legal esse conteúdo.
Obrigado não vou perder dias polindo dutos do meu Opala kkkkk
Excelente conteúdo.
Fiz o primeiro cabeçote bolinha de golf a 8anos atrás e nos testes perdi fluxo apartir d 8mm de levante,que se manteve as perdas até os 11,8mm onde era meu objetivo de levante do comando de válvulas.
Porém consegui melhor funcionamento do motor.
Quanto a dutos polidos já fazem 22 anos que não faço.
Tenho mais de 25 anos de experiência e mais de 10 que tenho banco de fluxo,fiz cursos com vários profissionais e digo,diversos cabeçotes excelentes não serão adquiridos por não serem bonitos.
Fiquem com DEUS.
Obrigado por compartilhar sua experiência conosco, e concordamos com a sua afirmação final. Amém e fique com Ele também
galera pira quando a verdade vem á tona.
Duto de admissão eu sempre prefiro áspero só pela melhor atomização de combustível
Melhor vídeo ... Eu tbm sempre duvidei do polimento agora não tenho dúvidas...
Bom dia Professor! Gostaria de ver uma continuação desse vídeo, abordando a velocidade do ar , em determinado local do duto!
Boa tarde, sugestão anotada obrigado 👍
Parabéns pelo teste e obrigado por compartilhar. Abraços.
brabo demais
parabens pelo conteudo, ganhou um escrito
@@feliphrenaud1699 muito obrigado duas vezes 🙏👍
Vídeo muito top parabéns, gosto muito da tecnomec, conteúdo muito bom mesmo 👏👏👏👏👏
Muito obrigado 👍🙌
Então este negócio de ganhar potência com estage1 que é só polir is dutos que alguns preparadores dizem é mentira
a aspereza não é para aumentar fluxo, mas aumentar a atomização do combustível.
muito top o jeito q vc esplica dar para entender direitinho,parabens e sucesso
Muito obrigado, e sucesso pra você também 👍🙌
A questão do acabamento do duto não seria relacionada a parte de emulsificação de combustível ao invés de aumento de fluxo?
Nós falamos isso no vídeo, assista até o final 👍
Bom dia muito boa explicação
Excelente vídeo, sempre tive em mente que polido era melhor.
Muito obrigado. O que realmente interessa mesmo pro fluxo e potência é o formato e a área transversal ao longo do duto. Abraços e obrigado
Esclarecedor, parabéns ! E obrigado por compartilhar ! Sou fã do trabalho de vocês...
Muito obrigado, nos que agradecemos 🙌👍
Obrigado pelo conteúdo!
Achei top, porem ninguém vai polir somente admissão e tbm geralmente vem comando mais agressivo nesses caso.
@@AlessandroMelodaSilva-od1iv sim verdade, mas mesmo polindo admissão e escape não vai adiantar nada. O comando é outra coisa.
Depois faça um vídeo com os dutos com bolinhas de golfe, pra gente saber se tem melhoras ou não 👍👍👍👍
Ja tem no canal
Já fizemos dois! Veja a lista dos nossos vídeos aqui mesmo no canal da Tecnomec 👍
Show de bola, vou olhar 👍
Topem topem topem
Valeu pela dica ✌️
Mas será que teria diferença passando o combustível junto com oxígeno nos dutos polidos ou asperos ?
@@matiwelachpreparacoes410 sim, falamos isso no vídeo 👍
Olá, tenho uma pergunta a fazer.
No teste que tu fez na bancada de fluxo, o ar foi soprado no sentido admissão para a câmara de combustão ou sugado no sentido câmara de combustão .
Te pergunto isso por que no caso do motor turbo o ar é empurrado de fora para dentro e no aspirado o ar é sugado .
@@Leodkr1980 olá, você está um pouco confuso nos conceitos fundamentais. Gases não sugam, apenas empurram. No motor aspirado, a pressão de 1 atmosfera empurra o ar pra dentro do cilindro, que tem menor pressão. Essa diferença se chama Delta P. Nos motores turbocomprimidos, ou com compressor de qualquer tipo, acontece exatamente a mesma coisa, porém a pressão no coletor de admissão é maior, e também o Delta P. Portanto, em ambos os casos o ar é empurrado pra dentro do cilindro, apenas com diferenças de pressão maiores ou menores. O ar nunca é sugado, isso é um conceito tecnicamente equivocado. Espero que tenha ficado claro.
testa o efeito bolinha de golf
Já testamos muitas vezes, e já fizemos 2 vídeos sobre isso, veja no nosso canal aqui mesmo 👍
Bom vídeo. Rápido e objetivo.
Obrigado 👍
Olá muito bom seu vídeo parabéns .
Vendo seu vídeo gostaria de uma informaçao .
Eu tenho um Monza 1995 GLS 2.0. e este queimou a junta do cabeçote.
Eu peguei as juntas do coletor de escape e de admiçao , e recortei a boca igual a junta e no escape eu fiz um lixamento interno.
Será que estraguei meu cabeçote.
@@sidneihonorio2638 olá, obrigado pelas palavras... provavelmente não estragou, mas também não terá ganhos... aumentar o volume do duto pode trazer alguma perda de torque em baixas rpms, mas nada absurdo
Muito bons teu vídeo
Muito obrigado
A rugosidade ajuda a tornar a mistura mais homogênea. Não haverá escorrimento em seu interior
Cabeçote e só tirar imperfeições de fundição e ja ta bom.
Não é assim tão simples, mas fazer isso certamente seria melhor do que abrir sem coerência técnica e "matar" o cabeçote
Muito bom.👍🏼👍🏼👍🏼
Obrigado 👍👍👍
A rugosidade nos duto, não melhora a mistura do ar e combustível?
Sim, citamos isso no vídeo 👍
Dizem que o intuito dos dutos de admissão áspero é em quebrar as moleculas de oxigênio, evitando gotejamento na hora da combustão, certo? Ou seja, polimento mesmo apenas no de escape, seria correto afirmar essa hipótese ?
Na verdade pra evitar a condensação do combustível, seu ponto de vista está correto 👍
No máximo o duto polido não vai acumular muita sujeira
@@GabrielOliveiraPVHRO sim, para o duto de escape, e também reduz a absorção de calor pelo cabeçote devido à menor área de superfície. . Já na admissão há questões relacionadas à condensação do combustível, conforme citamos no vídeo.
Então na sua opinião como ganhar potência só mexendo no cabeçote
Fazendo modificações de formatos e diâmetros, para que aumente o fluxo e a eficiência do cabeçote.
É um tapa na cara dos polidores de duto kkk mas a verdade está aí assimila quem quer , no caso do aumento do diâmetro do duto tem testes ?
Temos milhares de testes, mostramos e debatemos sobre a maioria deles em nossos cursos. E alguns têm sigilo pedido pelos clientes.
Caso faça um trabalho somente no duto de escapamento, terá alguma melhora de desempenho no carro ?
@@gustavostolfi5353 menos ainda
Tbem carra que fes trabalho nos dutos tava bebado pelo que apareceu ali tinha crateras
Você está enganado, assista novamente e olhe com mais atenção. O duto tem as paredes perfeitamente uniformes e sem "crateras", nem mesmo ondulações, está apenas áspero.
A melhor modificação para carros originais é trabalhar os angulos de válvula???
Infelizmente não existe uma receita universal, cada caso será um caso. Em alguns motores o cabeçote é bem "precário", com ângulo simples nas sedes, nesses casos seria um bom upgrade. Porém em outros, o cabeçote já tem um bom fluxo, inclusive com multiângulos de fábrica, nesses casos não seria uma boa estratégia. Então, é realmente necessário analisar cada caso de forma individual, pra decidir corretamente qual a melhor abordagem na preparação.
@@tiagonestiagoem um cabeçote ap o ângulo de válvulas ajuda bem?
@@tiagonestiagoem um cabeçote AP, os ângulos de válvulas ajudam bem?
@@EDISON6067 ajuda sim, a sede original é bem simples nesses cabeçotes, uma usina usinagem bem feita pode trazer bons ganhos
@@tiagonestiago legal, estou com um cabeçote 2.0 ap aqui e foi feito ângulos de 75,60,45 e 15, com comando samcams 280 bem próximo a um 49g
boa !!!
Obrigado 🙌
Toop
👍🙏
Thiago não há ganho em cfm mas há ganho de qualidade do fluxo diminuindo a turbulência e aumento de fluxo laminar?
Sim haveria, porém nesse caso nenhum desses dois acontece.
@@tiagonestiago obrigado Thiago.
E polir os carburadores? Melhora algo?
@@Roberto9139 conforme explicamos no vídeo, apenas polir a superfície não adianta nada. Porém melhorar os formatos, tirar pequenos defeitos, etc traz ganhos de fluxo que são potenciais ganhos de potência.
Fala isso pra stumf cabeçotes!!
Não entendemos seu comentário. Você realmente acha que a Stumpf faz apenas polimento dos dutos, amigo? Você realmente assistiu ao vídeo, ou só reagiu ao título?
* no @ do seu canal está faltando uma letra (c), está escrito "mecania". E é Stumpf, não "Stumf". Abraços colega.
@@tiagonestiago dutos com dimple faz muita diferença sim em relação aos dutos polidos.
Você está confuso, esse vídeo não é sobre dimples, mas sobre duto polido X duto áspero. Ainda assim, fizemos 2 vídeos sobre dimples, e a Stumpf fez um depois, onde chegou a resultados praticamente iguais aos nossos. Assista com mais atenção, e só depois opine ok? Abraços colega.
Sempre imaginei isso.......kkkkk
Só polir não dá em nada,tem que abrir
Raaaaaaaapaaaz to besta
Explica, então, que não faz diferença à Mecânica dos Fluidos e aos parâmetros consolidados de Hidrodinâmica e do Comportamento dos Gases 😂😂😂 Os teus métodos de ensaio é que estão simplesmente errados ou o comportamento dos gases estão confudos? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 O teu primeiro erro aí foi não ter modificado GEOMETRIA e não REDUÇÃO DO ATRITO... Dá uma estudada sobre influencia da geometria e das reduções no escoamento primeiro!!!😂😂😂😂😂😂😂 Métodos inadequados não podem dar diferenças sensíveis de valores em um experimento, precisa de MÉTODOS ADEQUADOS. 😂😂😂😂😂😂😂
De qualquer modo, te digo que houveram valores diferentes sim, mas o teu equipamento não é o adequado para esse tipo de ensaio em vista de ser específico a outro tipo de ensaio... A propósito, relação entre admissão e escape é o que começa a ser importante para uma variação nos resultados... Só foi mexido aí no escaper, sem mudar a admissão... Mas assim... Os dutos já vem dimensionados de fábrica para uma vazão eficiente da relação admissão/escape... Como vais conseguir tornar essa relação de escape mais eficiente se não mudares a admissão?????? Meu filho, isso é o básico!!😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Traduzindo, *MÉTODO DE ENSAIO EMPREGADO ERRADO, CORPO-DE PROVA INADEQUADO* Como X litros de admissão vai ser diferente de X litros de escape em um cabeçote já otimizado de fábrica??? Se em vez de X houver (X + n) de admissão, vai-se obter (X + n) de escape... É o conhecimento básico para iniciar um ensaio como esse, não pode ser NA BRUTA...😂😂😂😂😂
Acho que você assistiu algum outro vídeo antes de comentar, ou não entendeu nada do que viu. Ali foi testado o fluxo da admissão do cabeçote. Abraços.
Gostei.
😃👍