Eu acho que esse vídeo me deu uma luz. É desconfortável ouvir o quanto somos “cagados”. No campo amoroso, eu realmente me atraio por pessoas “maiores” que eu e não tinha recursos para refletir sobre os motivos disso. E agora? Agora é trabalho para ter a chance de vínculos saudáveis e relações satisfatórias.
Sim,a mente é uma caixinha de Pandora, com muitas armadilhas...o Entendimento é a nossa bússola. "Amor Incondicional ",só Do Criador desta Beleza toda,que é a Existência, pela criatura. O resto,é ilusão. 🪞💔
Sou homem, já estive em um relacionamento abusivo, não sei categorizar as dinâmicas, mas passei por alguns dos fenômenos e fases "clássicas". Hoje eu estou no relacionamento que eu sempre idealizei, me sinto amado, respeitado, motivado. É um relacionamento em constante construção! Só foi possível acontecer por que eu não fiquei na posição de vítima. Refleti sobre minha postura e qual foi a dinâmica que me permitiu chegar ao fundo do poço. Nós permitimos as pessoas entrarem em nossas vidas e nós decidimos se vão permanecer. Só é possível evoluir e progredir só tomarmos a responsabilidade e saírmos da posição de vítimas. Podemos até ter sido vítimas, mas é preciso avaliar a nossa parcela de "culpa" que nos colocou em tão situação.
Fantástico Manu! super didático como sempre, ficou bem clara as dinâmicas, chave e fechadura né. Relacionamentos de pedestal, onde um só nutre (suprimento) e o outro só recebe. Disfuncional, mas as fantasias se retroalimentam, e são como um imã um para com o outro. Tomar consciência do papel que você está exercendo é o primeiro passo para desconstruir essa dinâmica e ir rumo a um relacionamento saudável, como vc mencionou em que ambos alternam os papeis, negociam e tem consciencia de suas fragilidades e fantasias. É um trabalho em conjunto. A verdadeira reciprocidade afetiva (dar e receber), só pode acorrer quando não existem mais pedestais, quando não existe mais identificação com papeis, ou seja, eu um não é só doador (idealizador) e o outro só recebedor (narcisista), ambos dão e recebem. Gratidão por mais uma luzinha em nossas consciências :)
Essa explicação me ajudou a entender melhor a dinâmica entre meu pai e minha mãe... Meu pai se encaixa total nas características no narcisista. O perfeito, nunca erra, nunca falha!!!! Nunca!!! E minha mãe que segue a vida esperando um afago dele, um carinho, um cuidado, um pedido de desculpas por qq coisa q seja... Tenho refletido muito sobre os impactos em mim que cresci mergulhada aí no meio vendo e sentindo a jornada deles. Obrigada, Manu!!
Nossa, essa é a história dos meus pais. Minha mãe não conseguiu sair disso, faleceu, viveu mais de 20 anos esperando afeto do meu pai, dizia que ela é honesto, trabalhador, não deixava faltar nada em casa, mas faltava amor, carinho, atenção, cuidado, empatia. E até hoje segui os mesmos padrões da minha mãe, estou aqui para aprender e mudar, não quero ter o tipo de relacionamento dos meus pais.
Vivi dos meus 16 anos até os 33 com um Nascisista. Sempre soube que ele não era normal, sempre soube que ele tinha sérios problemas psicológicos mas não sabia exatamente o que era, hoje sei! Graças a Deus me livrei daquele homem e hoje ele faz outras sofrerem, infelizmente o ciclo continua com outras vidas.
Esse video me serviu tanto!!! Sempre (inconscientemente) busquei e idealizei um amor romantico e acabei me relacionando com uma pessoa narcisista e que me dava apenas migalhas, eu sempre esperando e cobrwndo afeto, atencao e carinho.
Eu sou idealizadora, é péssimo pq qnd tu vai pra sociedade se lasca kkkkk e o meu ex é narcisista, ele adorava usar psicologia reversa com os outros, mas desprezava o trabalho de psicólogos e psiquiatras. Eu amei seu vídeo, e sim o narcisista costuma msm ser o homem, acho q no início eu entendi eles tendo a síndrome de peter pan q se acha eterno e vive como criança, já o idealizador busca ser bom e o melhor, mas se engana com os narcisistas q fingem ser o melhor ignorando as próprias falhas e pasmem, o alecrim não sabia lidar com problemas e ignorava até q desistissem de resolver. 😅😊❤ amei o vídeo!
Tem uma coisa que eu já imaginava mas agora ficou totalmente claro é que eu tive um relacionamento com um narcisista... Com transtorno de personalidade narcisista, mesmo. O pai da minha filha. Eu era totalmente apaixonada por ele. Era muito abusivo, mas eu desculpava porque eu sabia de todas as dificuldades e violências que ele passou na infância... Mas enfim, saí dessa, ainda bem, piorou quando minha filha nasceu, ele começou a ter ciúmes dela, aí não deu pra aguentar mesmo. E hoje estou num relacionamento que parece bem saudável (até agora, rsrs) Agora entendo melhor tudo isso, obrigada!
Fala Manu. Mandou muito bem no vídeo. Nunca ficou tão claro para mim o caminho que percorremos. Parabéns. Você foi muito feliz na ordem e clareza das ideias que compõem essa formação. O fato de em uma relação necessitarmos alternar essas posições também foi um esclarecimento fundamental. Novamente parabéns pelo excelente trabalho que tem oferecido para nós. Abraço em vc, na Flor e nas crianças.
O ser humano é muito complicado!! Além de serem narcisistas te passam a perna, fazem você duvidar de você mesmo! As vezes é melhor estar sozinho do que com uma pessoa que te adoece e acha que não . Tudo tem limites!!! Melhor não se relacionar em 2023 ficar e não se apegar a ninguém!
Há pouco mais de 2 meses terminou minha relação Idealizadora x Narcisista de 7 anos, de uma maneira bastante traumática. E esse vídeo explica bem o processo desde bebê e as mudanças que a pessoa não faz, não amadurece, não lida com a vida, não a encara de frente e nutre o Manipulador narcisista do berço (que acho que todos nós nascemos assim rs), que depois leva as pancadas da vida e aprende a aceitar as perdas, o não e tudo mais. e a idealizadora aceita as migalhas, implora com a finalidade de estabelecer o amor romântico no qual ela é cuidada, protegida, amada, respeitada e afins. Uma combinação cagada, bombástica e perigosa.
“Um amor maior” me lembrou aquela música do jota quest. Gostei demais da perspectiva de olhar a fantasia de amor romântico como remontagem do fim do amor incondicional. As músicas românticas têm um outro tempero agora! rs
Muito bom, me vi dentro da situação, sempre rsrsrs, a gente vai repetindo. E da mesma forma que a situação me atrai, me faz me sentir amado, aos poucos vai me deixando azedo e me fazendo pensar em desistir e partir pra uma nova situação de homeostase. Parabéns e obrigado pelo vídeo!
O complicado é que a realidade apenas orbita nesse conceito aproximado, um conceito muito bem embasado, mas que ainda é um conceito aproximado, que se faz pra caber em palavras, que nos permita a discussão, mas a realidade das relações é um amontoado de nuances desse conceito, uma malha indecifrável. Todos somos narcisistas e idealizadores, em diferentes proporções, em diferentes momentos de ativação, doidos demais
A questão da violência e perversão na infância me trouxe um sistema de que não tem jeito, eu não tenho que ser um ideal para ser amada, mas eu não posso existir de fato. Não há o que dê jeito se é a minha existência que foi o problema para esses pais.
Este vídeo foi muito assertivo eu nasci em um ambiente conflitivo e agora fichas cairão pois ambiente era isto mesmo cágado minha mãe teve que trabalhar pq meu pai faleceu e teve que ser pai e mãe não acho que ela me amou incondicionalmente e por isto está busca de ser aceita pra provar o meu valor cada vez esta mais clara dentro de mim
Manu, obrigada mais uma vez. Vc me ajuda muito e muitas outras pessoas mais. Lembre-se disso em um dia que não estiver tão legal: vc faz a diferença na vida de muita gente. Abraço!❤
Já passei por um relacionamento com um narcisista. Gratidão por ter conhecimento o suficiente para conseguir sair. Hoje eu só agradeço, consegui ver o que estava doente em mim para não mais atrair esse tipo de personalidade. Gratidão, gratidão, gratidão!😊❤
Sobre esse ponto do vínculo ideal, onde alternamos em nos vermos maiores e menores... você mencionou o desequilibrio de só se ver maior e não reconhecer a possibilidade do erro, do fracasso. Mas o que é quando a pessoa só se ver menor? Qual a dificuldade dela? Obrigada por esse vídeo. Já estou assistindo pela terceira vez e assistirei mais, clareou algumas questões pra mim ❤
Acho que traço de personalidade é permanente… mas “Se” entender Como “Você” funciona é o Ideal… SE ACEITAR. Será a glória… Gosto do CANAL (o corpo explica)
Que incrível o desenvolvimento desse canal. Emanuel fluente e mais claro q antes. A organizar do canal é incrível, de longe o mais organizado q já vi na vida! Preciso me preparar pra entrar na auto escrita por q deve estar de mais! Parabéns!
Manu, acabei de ler os comentários aqui embaixo e nem todos eles sao legais. Nao desista. Vc tem um acumulado de conhecimento e ta repassando a união deles de alguma maneira, ngm é perfeito. Poderia ser mais simples, pedagógico, didático? No sentido de falas mais populares? Sim, mas eh q vc traz termos ligando a termos e tenta fazer algo muito difícil e o imediatismo da redes faz com q as pessoas nao compreendam essa espera do chegar em algum lugar. Talvez venha sim de formação acadêmica, mas nao se culpe, vc ta fazendo o seu e nao da pra fazer td. E sobre chegar a lugar nenhum, eh tao engraçado q a maravilha eh as vezes nao chegar a lugar nenhum, mas o q vc encontra no caminho...E nem smp todos estao acostumados com isso. Querem respostas, querem programação de máquinas.
Cara, sempre tive muitos problemas com a psicologia (nem sei se posso chamar assim) geral. Pra mim o mundo era dividido entre fã boys de Freud e fã boys de Jung, e de certo modo ainda penso assim, mas a sua abordagem, de ensinar os temas ao publico geral de modo extremamente didático, está me despertando uma vontade gigantesca de me aprofundar nos temas e tentar entender mais sobre mim, afim de entender melhor a minha realidade individual e a realidade coletiva na qual estou inserido. Obrigado, sem esse balanço entre psique e materialismo histórico eu poderia muito facilmente me perder no desgosto de um mundo sem solução e na frustração de não ser efetivo perante a necessidade de muda-lo. Com maior conhecimento sobre os mecanismos de formação de consciência e entendendo as necessidades individuais que movem o social eu posso finalmente lidar com minhas dificuldades de um modo mais assertivo e posso compreender fenômenos de modo mais amplo, sem nunca me perder em simplismos. Obrigado.
Minha estratégia para me libertar dessa cilada, foi constatar e realizar que a humanidade e o mundo é apenas um detalhe na existência. A nossa experiência pode e deve ser muito mais ampla que a sociedade que nos aprisiona.
Semana passada foi ótima. Ele disse que me amava, que casaria comigo, que precisava de mim, me levou pra almoçar todos os dias (trabalhamos juntos). Na sexta ele chegou e disse: "finalmente acabou a semana, não aguentava mais te aturar". Não foi a primeira palavra cortante que ele me disse, já escutei que sou indigna de amor da boca da pessoa que mais amei na vida. Chegou o descarte e eu estou sem chão. Aliviada, triste, perdida... Agora é tentar reaprender a viver e me encontrar novamente, enquanto ainda vejo ele todo dia no serviço😢😔
Não sinta falta de ter perdido esse NADA! são vazios, não tem nada pra oferecer! Aguente firme, e caso ele volte, não aceite reconciliação! Nao xingue, não brigue, apenas diga que não quer mais. O que me ajudou bastante a não aceitar de volta foram as maratonas de vídeo sobre narcisistas. Fico assistindo pra não cai em loveboom de novo.
Eu estou pedindo muito pra Deus me dar forças!! Vejo ele todo dia no serviço e tem dias que ele vem atrás, traz coisas de comer, diz que tá com saudade. No outro dia não olha na minha cara, passa todo sorridente com pessoas em volta (pq sabemos o quão populares eles são) e finge que não existo... Está sendo complicado, tô procurando outro emprego pra sair dessa situação.
O termo "narcisista" vem da psiquiatria clínica para descrever um transtorno de personalidade, a personalidade narcisista, uma doença e não apenas um desvio de caracter relacionado ao campo afetivo/amoroso. As pessoas com essa doença que tem critérios clínicos bem definidos, manifesta sintomas em todos os outros aspectos da sua vida. É importante não banalizar o termo. Nem todo mundo que exibe dificuldades em relacionamentos afetivos-amorosos são narcisistas.
Os psiquiatras raramente fecham o diagnóstico de alguém. Tudo se resume a ansiedade/depressão. Para uma pessoa com esse transtorno ser diagnosticada, primeiramente ela tem que querer e batalhar muitos anos atrás de especialista. Se tem uma coisa que narcisista não quer é ser diagnosticado. Ilusão sua achar que temos que esperar as pessoas receberem diagnóstico para tomarmos alguma conclusão.
@@aureliaauro Ilusão é achar que todas as pessoas com dificuldades em se relacionar ou expressar os seus afetos tal como se esperaria têm uma personalidade narcisista. Eu questionei o fato de estar sendo banalizado o termo narcisista que originalmente se refere a um transtorno mental, um transtorno de personalidade. Assim como não devemos dizer que uma pessoa esteja com depressão simplesmente por esta estar se sentindo triste ou deprimida.
O tema é super interessante, mas confesso que essa forma de ficar "lincando" informações o tempo todo, faz vc viajar no que tá sendo dito e até se perder.
Pois é o que eu mais adoro. Eu acho que isso demonstra a profundidade do que está sendo dito. Não dá pra entender tudo que ele fala em apenas um vídeo. Estou maratonando a playlist Salva-Vidas e está fazendo uma revolução na minha mente.. Não reclamem, agradeçam o tempo que esse cara separa para produzir um conteúdo de MUITA qualidade.. tem muita superficialidade sendo dita por aí. É igual no colégio, tem que entender outros conceitos pra entender completamente o outro. O básico pra entender qualquer coisa desse canal é o vídeo dos 7 afetos fundamentais, ele permeia todos os outros assuntos.
Se não linkar vai gerar dúvida e vão perguntar. Se perguntarem talvez ele consegue responder e aponte os links, fazendo com que os links de qq forma se tornem importantes. Se ele não conseguir responder a galera fica pistola dizendo que ele deixa coisa pendente e não responde comentários... a solução é comprar um curso, pagar um terapeuta ou abrir live pra tirar dúvidas de todos no clube de membros... ele faz tudo isso e ainda pensa nas dúvidas que as pessoas podem ter... ainda roteiriza, grava e edita os próprios vídeos... mais do que isso, de graça... sinceramente é esperar demais
Narcisistas mordem e assopram tempo inteiro, e os hematomas desta dinámica somem e aparecem tempo todo, é uma prisão Mental perturbadora a qual somos mantidos...os piores são os que andam com a Bíblia na mão! Um ano e meio minha Mente presa, tentando sair aos poucos, tentando não me sentir tão idiota, fraca e manipulável e culpada de não ter conseguido sair mesmo esperneando em várias tentativas de fugir desta tortura.Um buraco na alma e uma angústia pesada no peito e muita Confusão Mental.Narcisistas são torturadores natos, demônios.
Sensacional. Muito esclarecedor. Algumas questões do passado, da infancia6e da adolescência que até perduram em meu comportamento. Questões que podem mudar com uma profunda reflexão e de vigília em alguns de momentos impulsivos. Obrigado. Sigo vendo, estudando e aprendendo. A vida é um show mesmo
A Bela e a Fera, Hércules e Megara, A Bela Adormecida e o príncipe (des)encantado, que satisfaz ao seu principio do prazer a partir da vulnerabilidade disfarçada de resgate do Outro… então a gente já nasce querendo salvar não sei quem e que quando os objetos “vão embora” foi falha nossa, não somos especiais, não somos dignas de ser amadas. E o narcisista sente o cheiro disso de longe.
Maravilhoso! Adoro suas explicações! Vc tem um raciocínio lógico e rápido.. as vezes preciso ver de novo hahaha mas qdo o conteúdo entra, faz Td sentido!!! E aí… bingo! A luz se fez! 🎉 obgda❤
Maioria dos relacionamentos estão perpetuando,as críticas e faltas que a pessoa tinha e fazia na infância,no relacionamento do pai e mãe,e tbm condicionado por música,novelas, séries e agora redes sociais é fácil identificar nas pessoas,5 minutos de conversa já da pra tirar o tipo de relacionamento que ela tem
Oi, Manu! Existe a possibilidade de alternância entre esses dois perfis? Pergunto porque, se o narcisismo é uma defesa, por vezes ela falha e revela a imperfeição e, daí, a busca por um ideal do eu, não? Pergunto também porque me identifiquei nas duas posições em um mesmo relacionamento e tô aqui tentando conciliar as coisas.
Só fiquei confusa sobre as necessidades de cada um: - a idealizadora é a que quer alguém grandioso pra amar e o narcisista quer ser considerado grandioso por quem se ama? É isso? E qual dos tinha que ser perfeito na infância?
Pelo que entendi, a idealizadora precisou na infância ser perfeita para ganhar amor dos demais que na teoria são maiores que ela, portanto para continuar recebendo esse amor, na fase adulta, ela continua buscando pessoas "grandes" ou com a autoestima elevada para lutar por elas para receber o amor da infância. O narcisista por sua vez quer essa atenção toda para validar ser o centro do universo. Ai que dá o match. É igual um canceriano com um leonino
Complexo! Mas deu pra entender sim e me deixou questionando, não só a partir desse vídeo, mas de vários em que você toca na questão de gênero e dá a entender que, sim, tudo tem muito a ver com os papéis de gênero, mas isso torna a questão ainda mais complexa e você acaba não adentrando no ponto. Enquanto mulher cis, bisssexual, eu percebo muuuuuitas diferenças de tudo isso que você traz aqui no canal quando estou me relacionando com outra mulher e quando estou me relacionando com um homem. E acho que seria um alento pro meu coração se você fizesse um vídeo (ou vários kkkkk) em que você abordasse um pouco essa questão de como a idealização, por exemplo, vai bater diferente numa relação com um homem e até mesmo dificulta a relação com uma outra mulher, porque nessa fantasia de que o amor romântico vai ser a possibilidade de retorno pra uma satisfação de segurança, nunca figura do outro lado também uma mulher ou uma pessoa não binária, mas figura sempre um homem, o que f...a nossa mente por aqui kkkkkkk obrigada por tanto compartilhar, devoro os vídeos do canal e me ajudam muito nos meus processos 🙏🙌🫶💜
Gostei bastante da forma como vc abordou o tema, apesar de compexo foi claro. Fez bastante sentido para mim e para o entendimento das minhas relações. Aliás, ganhou uma inscrita e vou recomendar o canal, afinal bons conteúdos precisam ser divulgados, ainda mais nesse território de redes.
Pelo que entendi, a pessoa idealizadora foi ou se sentiu inferiorizada durante criança e precisou na infância ser perfeita para ganhar amor dos demais que na teoria eram maiores que ela, talvez por uma cobrança exagerada dos pais ou cresceu ouvindo que era uma boa pessoa e portanto cresceu com essa cobrança que tinha que ser perfeita e só assim receberia o amor das pessoas maiores que ela. Ela então assimilou ganhar amor com ser perfeita para alguém maior. Já na fase adulta, para continuar recebendo esse amor, ela continua buscando pessoas "maiores que ela" que normalmente são aquelas com a autoestima elevada, com o intuito de conquista-las para receber o amor da infância. Pessoas idealizadoras não se satisfazem com amor simples, de pessoas "normais" porque não parece ser intenso o suficiente, pessoas idealizadoras são perfeccionistas e buscam intensidade.. por isso quanto mais difícil maior o troféu, quanto mais narcisista for a pessoa, quanto maior o ego, mais atraem a atenção da pessoa idealizadora. O narcisista por sua vez quer essa atenção toda para validar ser o centro do universo. Ai que dá o match. É igual um canceriano com um leonino. Se for isso, me vi na historia porque eu sou o canceriano, sou intenso e não gosto de coisa fácil.. qd está tudo tranquilo sinto que tem algo errado, como proceder nessa situação?
Me descreveu. Lutando agora para mudar isso e fazendo isso nem tanto por mim mais,.e sim.por minha filha. Para que ela tenha uma criação afetiva diferente da minha
Caramba! Obrigada pela contribuição! não tinha enxergado por essa perspectiva, então tbém sempre fui idealizadora, o que explica mto meus relacionamentos, no último mais recente, dei um fora em todos os caras normais pra ficar com um narcisista! Como estou desempregada, estudando pra concurso, me sentia sem esse desafio, provavelmente idealizei ele como um projeto ideal de relacionamento, sim, pq ele é bem meu tipo de cara! Mas dps que caiu a máscara do narcisista, terminei! ....................................... Essa informação (auto conhecimento) será mto importante para mim nos próximos relacionamentos. De momento, minha prioridade será retomar minha carreira. 🖥 Alguém vai surgir durante o caminho. 🐞Por enquanto não utilizarei nenhum app, pq já tinha escutado falar que apps de relacionamento são uma busca idealizada, dificilmente prmovem encontros genuínos.
Você já viu que “todo mundo” teve uma relação tóxica com narcisistas, mas ninguém se entitula como narcisista? Algo de errado não está certo…. Acho ruinzao isso de nomear a outra pessoa que nos machucou como narcisistas, só pensam nelas mesmas, mas para a relação tóxica acontecer eh preciso ter mais de uma pessoa. E aí, pergunto a mim, qual eh meu lado tóxico que contribuiu para que esse relacionamento se tornasse abusivo? Ngm eh santo não.
Pois é, é justamente isso. Narcisistas projetam nos outros suas próprias falhas. Eles nunca vão se ver como parte do problema. Ou seja, dentre essa imensidão de gente dizendo que se relacionou com narcisistas, tem uma pá de gente q na verdade é o(a) narcisista e tá viajando geral colocando no outro o que ele(a) é. "Eles estão entre nós" 😅
Exatamente, ia comentar isso! Ninguém nunca é a pessoa tóxica da relação, sendo que em muitos casos, ambos os indivíduos da relação são tóxicos um com o outro
Um vínculo saudável não significa que não haverá desentendimentos ou conflitos. No entanto, o foco deve ser na resolução pacífica de problemas em comum do casal romântico ou em coparentalidade.
Boa tarde Emanuel. Estou fazendo uma tese que envolve filosofia, design, sociologia, psicologia. Gostaria de conversar com você sobre o tema e quem sabe ainda poderíamos fazer vídeos conversando e debatendo sobre certas ideias. Seria possível?
A cada dia que passa eu me baseio no modelo da Bíblia sobre qualquer coisa na vida. Pode ver que são coisas simples e verdadeiras e duradouras. Se você se basear nas ideias de qualquer pessoa hoje em dia, pode ver que você tem que ficar se moldando de uma forma ou de outra pra se encaixar na vida de qualquer pessoa. Tô bem de boa dessas ideologias. Hoje em dia eu só me aproximo de alguém se eu sentir que é algo verdadeiro, até pra puxar assunto eu não falo qualquer coisa só pra iniciar um assunto.
Vídeo extremamente esclarecedor. Mas eu tenho uma dúvida; se o cenário ideal é a alternância de dominância então o narcisista patológico não conseguiria encaixar-se nesse cenário. É isso, Emanuel?
Emanuel, esse vídeo foi genial! Porém fiquei um pouco confusa com algumas questões: o narcisista então não estaria na estrutura do neurótico? Essa relação idealizadora-narcisista tem a ver com o que Freud discorre sobre o casamento entre obsessivo-histérica? Muito obrigada!!
Também me vejo alternando essas posições. É óbvio q se olho pra mim e penso q sou fod@ entendo o outro como menor, mas por outro lado encaixo ele nas posições narcisistas, entao entendo q pode haver alternância. Nao havendo, como proceder? E neste caso, cada indivíduo "problemático" deveria se unir entao com quem? Ou entra nisso de saber lidar, reconhecer, ver se consegue?
Eu acho que esse vídeo me deu uma luz. É desconfortável ouvir o quanto somos “cagados”. No campo amoroso, eu realmente me atraio por pessoas “maiores” que eu e não tinha recursos para refletir sobre os motivos disso. E agora? Agora é trabalho para ter a chance de vínculos saudáveis e relações satisfatórias.
por aqui é o contrário, eu me atraio por pessoas "menores"
Sim,a mente é uma caixinha de Pandora, com muitas armadilhas...o Entendimento é a nossa bússola. "Amor Incondicional ",só Do Criador desta Beleza toda,que é a Existência, pela criatura. O resto,é ilusão. 🪞💔
O que seria uma pessoa maior que vc ? Não entendi ? Vc se senti inferior ? É isso ?
@@flordelaranjeira4773 Veja a partir de 22'
@@flordelaranjeira4773era justamente o que eu ia perguntar
Sou homem, já estive em um relacionamento abusivo, não sei categorizar as dinâmicas, mas passei por alguns dos fenômenos e fases "clássicas". Hoje eu estou no relacionamento que eu sempre idealizei, me sinto amado, respeitado, motivado. É um relacionamento em constante construção! Só foi possível acontecer por que eu não fiquei na posição de vítima. Refleti sobre minha postura e qual foi a dinâmica que me permitiu chegar ao fundo do poço. Nós permitimos as pessoas entrarem em nossas vidas e nós decidimos se vão permanecer. Só é possível evoluir e progredir só tomarmos a responsabilidade e saírmos da posição de vítimas. Podemos até ter sido vítimas, mas é preciso avaliar a nossa parcela de "culpa" que nos colocou em tão situação.
Nossa concordo muito, sair da postura da vitima exige coragem, pq paramos de culpar o outro é entendemos a dinâmica do wue estamos vivendo
Uma hora a gente consegue
Às vezes você é só otário, não vítima
@@saimonferro faz parte. A cada queda, uma lição.
@@marcosousa4029 pois é, às vezes é duro aprender
Pelo que eu entendi, pessoas que idealizam um amor romântico estão suscetíveis a se unirem a pessoas narcisistas.😮
Isso. Meio que ela busca um complemento nessa pessoa, que, a um primeiro momento, pode entregar tudo o que ela precisa/busca inconscientemente
Isso, é verdade.
Faz sentido.
Já me ocorreu. Me afundei, envolvi minha família. Enfim, consegui sair antes que fosse tarde demais. 😢
Fantástico Manu! super didático como sempre, ficou bem clara as dinâmicas, chave e fechadura né. Relacionamentos de pedestal, onde um só nutre (suprimento) e o outro só recebe. Disfuncional, mas as fantasias se retroalimentam, e são como um imã um para com o outro. Tomar consciência do papel que você está exercendo é o primeiro passo para desconstruir essa dinâmica e ir rumo a um relacionamento saudável, como vc mencionou em que ambos alternam os papeis, negociam e tem consciencia de suas fragilidades e fantasias. É um trabalho em conjunto. A verdadeira reciprocidade afetiva (dar e receber), só pode acorrer quando não existem mais pedestais, quando não existe mais identificação com papeis, ou seja, eu um não é só doador (idealizador) e o outro só recebedor (narcisista), ambos dão e recebem. Gratidão por mais uma luzinha em nossas consciências :)
O tema 'Tecnologias do fim do amor' é tão bom que poderia ser um livro. Fica a dica.
ele já tá escrevendo :) talvez seja esse o título, ele mencionou no video que ele fala sobre o Instagram.
Essa explicação me ajudou a entender melhor a dinâmica entre meu pai e minha mãe... Meu pai se encaixa total nas características no narcisista. O perfeito, nunca erra, nunca falha!!!! Nunca!!! E minha mãe que segue a vida esperando um afago dele, um carinho, um cuidado, um pedido de desculpas por qq coisa q seja... Tenho refletido muito sobre os impactos em mim que cresci mergulhada aí no meio vendo e sentindo a jornada deles. Obrigada, Manu!!
Nossa, essa é a história dos meus pais. Minha mãe não conseguiu sair disso, faleceu, viveu mais de 20 anos esperando afeto do meu pai, dizia que ela é honesto, trabalhador, não deixava faltar nada em casa, mas faltava amor, carinho, atenção, cuidado, empatia. E até hoje segui os mesmos padrões da minha mãe, estou aqui para aprender e mudar, não quero ter o tipo de relacionamento dos meus pais.
Me vi no lugar da sua mãe dentro do relacionamento
meus pais aí
é tão encantador e libertador a forma sóbria como emanuel consegue tratar as complexidades com transmissão leve e simples
Vivi dos meus 16 anos até os 33 com um Nascisista. Sempre soube que ele não era normal, sempre soube que ele tinha sérios problemas psicológicos mas não sabia exatamente o que era, hoje sei! Graças a Deus me livrei daquele homem e hoje ele faz outras sofrerem, infelizmente o ciclo continua com outras vidas.
Um dos melhores videos do canal.. me ajudou muito a organizar minhas ideias pras praticas da autoescrita.
Esse video me serviu tanto!!! Sempre (inconscientemente) busquei e idealizei um amor romantico e acabei me relacionando com uma pessoa narcisista e que me dava apenas migalhas, eu sempre esperando e cobrwndo afeto, atencao e carinho.
Eu sou idealizadora, é péssimo pq qnd tu vai pra sociedade se lasca kkkkk e o meu ex é narcisista, ele adorava usar psicologia reversa com os outros, mas desprezava o trabalho de psicólogos e psiquiatras. Eu amei seu vídeo, e sim o narcisista costuma msm ser o homem, acho q no início eu entendi eles tendo a síndrome de peter pan q se acha eterno e vive como criança, já o idealizador busca ser bom e o melhor, mas se engana com os narcisistas q fingem ser o melhor ignorando as próprias falhas e pasmem, o alecrim não sabia lidar com problemas e ignorava até q desistissem de resolver. 😅😊❤ amei o vídeo!
Tem uma coisa que eu já imaginava mas agora ficou totalmente claro é que eu tive um relacionamento com um narcisista... Com transtorno de personalidade narcisista, mesmo. O pai da minha filha. Eu era totalmente apaixonada por ele. Era muito abusivo, mas eu desculpava porque eu sabia de todas as dificuldades e violências que ele passou na infância... Mas enfim, saí dessa, ainda bem, piorou quando minha filha nasceu, ele começou a ter ciúmes dela, aí não deu pra aguentar mesmo. E hoje estou num relacionamento que parece bem saudável (até agora, rsrs)
Agora entendo melhor tudo isso, obrigada!
esse canal se tornou um "lugar" de aconchego para minha vida ❤️❤️
Que delícia de comentário!
aconchego existencial 😂
Pra minha também
Fala Manu. Mandou muito bem no vídeo. Nunca ficou tão claro para mim o caminho que percorremos. Parabéns. Você foi muito feliz na ordem e clareza das ideias que compõem essa formação.
O fato de em uma relação necessitarmos alternar essas posições também foi um esclarecimento fundamental. Novamente parabéns pelo excelente trabalho que tem oferecido para nós. Abraço em vc, na Flor e nas crianças.
O ser humano é muito complicado!! Além de serem narcisistas te passam a perna, fazem você duvidar de você mesmo! As vezes é melhor estar sozinho do que com uma pessoa que te adoece e acha que não . Tudo tem limites!!! Melhor não se relacionar em 2023 ficar e não se apegar a ninguém!
Penso assim também. Melhor ficar sozinha. Tô quatro anos sozinha e prefiro ficar assim até o fim da vida
Meu padrão de relacionamentos da vida toda, até aqui. Não mais! Super didático e me trouxe muitos outros insights..
Essa série de vídeos do Manu envolvendo a dinâmica das redes está incrível, abrindo muitos insides na mente
insight*
Há pouco mais de 2 meses terminou minha relação Idealizadora x Narcisista de 7 anos, de uma maneira bastante traumática.
E esse vídeo explica bem o processo desde bebê e as mudanças que a pessoa não faz, não amadurece, não lida com a vida, não a encara de frente e nutre o Manipulador narcisista do berço (que acho que todos nós nascemos assim rs), que depois leva as pancadas da vida e aprende a aceitar as perdas, o não e tudo mais.
e a idealizadora aceita as migalhas, implora com a finalidade de estabelecer o amor romântico no qual ela é cuidada, protegida, amada, respeitada e afins.
Uma combinação cagada, bombástica e perigosa.
“Um amor maior” me lembrou aquela música do jota quest. Gostei demais da perspectiva de olhar a fantasia de amor romântico como remontagem do fim do amor incondicional. As músicas românticas têm um outro tempero agora! rs
É preciso amar direito
Um amor de qualquer jeito
Ser amor a qualquer hora
Ser amor de corpo inteiro
Amor de dentro pra fora
Amor que eu desconheço
Muito bom, me vi dentro da situação, sempre rsrsrs, a gente vai repetindo. E da mesma forma que a situação me atrai, me faz me sentir amado, aos poucos vai me deixando azedo e me fazendo pensar em desistir e partir pra uma nova situação de homeostase. Parabéns e obrigado pelo vídeo!
Poderia falar sobre o "lovebombing" e o descarte da Narcisista, até por que começa com a narcisista idealizando.
Vou assistir novamente 🐴 Kkkkkk
Ok, entendi uma parte, mas é uma super aula. Muito bom!
O complicado é que a realidade apenas orbita nesse conceito aproximado, um conceito muito bem embasado, mas que ainda é um conceito aproximado, que se faz pra caber em palavras, que nos permita a discussão, mas a realidade das relações é um amontoado de nuances desse conceito, uma malha indecifrável. Todos somos narcisistas e idealizadores, em diferentes proporções, em diferentes momentos de ativação, doidos demais
Esse livro precisa ser lançado
Seria muuito bom que se aprofundasse mais no tema sobre vinculos saudáveis , é o que de fato buscamos ou precisamos buscar...
A questão da violência e perversão na infância me trouxe um sistema de que não tem jeito, eu não tenho que ser um ideal para ser amada, mas eu não posso existir de fato. Não há o que dê jeito se é a minha existência que foi o problema para esses pais.
Melhor vídeo desse canal!!! Explica a dinâmica do narcista e da pessoa dependente emocional.
Este vídeo foi muito assertivo eu nasci em um ambiente conflitivo e agora fichas cairão pois ambiente era isto mesmo cágado minha mãe teve que trabalhar pq meu pai faleceu e teve que ser pai e mãe não acho que ela me amou incondicionalmente e por isto está busca de ser aceita pra provar o meu valor cada vez esta mais clara dentro de mim
Manu, obrigada mais uma vez. Vc me ajuda muito e muitas outras pessoas mais. Lembre-se disso em um dia que não estiver tão legal: vc faz a diferença na vida de muita gente. Abraço!❤
Já passei por um relacionamento com um narcisista. Gratidão por ter conhecimento o suficiente para conseguir sair.
Hoje eu só agradeço, consegui ver o que estava doente em mim para não mais atrair esse tipo de personalidade.
Gratidão, gratidão, gratidão!😊❤
Obrigada Manu!
Seria incrível um vídeo somente de vínculo saudável.
Sobre esse ponto do vínculo ideal, onde alternamos em nos vermos maiores e menores... você mencionou o desequilibrio de só se ver maior e não reconhecer a possibilidade do erro, do fracasso. Mas o que é quando a pessoa só se ver menor? Qual a dificuldade dela?
Obrigada por esse vídeo. Já estou assistindo pela terceira vez e assistirei mais, clareou algumas questões pra mim ❤
Acho que traço de personalidade é permanente… mas “Se” entender Como “Você” funciona é o Ideal… SE ACEITAR. Será a glória…
Gosto do CANAL (o corpo explica)
Que incrível o desenvolvimento desse canal. Emanuel fluente e mais claro q antes. A organizar do canal é incrível, de longe o mais organizado q já vi na vida! Preciso me preparar pra entrar na auto escrita por q deve estar de mais! Parabéns!
Salva vidas total!! 😅
Ansioso por Tecnologias do fim do amor!
Manu, acabei de ler os comentários aqui embaixo e nem todos eles sao legais. Nao desista. Vc tem um acumulado de conhecimento e ta repassando a união deles de alguma maneira, ngm é perfeito. Poderia ser mais simples, pedagógico, didático? No sentido de falas mais populares? Sim, mas eh q vc traz termos ligando a termos e tenta fazer algo muito difícil e o imediatismo da redes faz com q as pessoas nao compreendam essa espera do chegar em algum lugar. Talvez venha sim de formação acadêmica, mas nao se culpe, vc ta fazendo o seu e nao da pra fazer td. E sobre chegar a lugar nenhum, eh tao engraçado q a maravilha eh as vezes nao chegar a lugar nenhum, mas o q vc encontra no caminho...E nem smp todos estao acostumados com isso. Querem respostas, querem programação de máquinas.
Manu, você tocou num ponto muito importante nesse vídeo, muito obrigada pelo seu trabalho!
A qualidade desse vídeo é incrível!
Eu me identifiquei com as duas coisas 🫠
Angustiante mas libertador!
Acabei de conhecer o canal.... Gente q bomba na cara esse vídeo 😂, amei!
Impossível pra mim não lembrar de “Holding out for a hero”, da Bonnie Tyler.
Caramba! Que associação hein! Realmente...
Muitas viradas de chave nesse vídeo. Excelente, sempre!
Cara, sempre tive muitos problemas com a psicologia (nem sei se posso chamar assim) geral. Pra mim o mundo era dividido entre fã boys de Freud e fã boys de Jung, e de certo modo ainda penso assim, mas a sua abordagem, de ensinar os temas ao publico geral de modo extremamente didático, está me despertando uma vontade gigantesca de me aprofundar nos temas e tentar entender mais sobre mim, afim de entender melhor a minha realidade individual e a realidade coletiva na qual estou inserido.
Obrigado, sem esse balanço entre psique e materialismo histórico eu poderia muito facilmente me perder no desgosto de um mundo sem solução e na frustração de não ser efetivo perante a necessidade de muda-lo. Com maior conhecimento sobre os mecanismos de formação de consciência e entendendo as necessidades individuais que movem o social eu posso finalmente lidar com minhas dificuldades de um modo mais assertivo e posso compreender fenômenos de modo mais amplo, sem nunca me perder em simplismos.
Obrigado.
Minha estratégia para me libertar dessa cilada, foi constatar e realizar que a humanidade e o mundo é apenas um detalhe na existência. A nossa experiência pode e deve ser muito mais ampla que a sociedade que nos aprisiona.
Fantasia de satisfação- um ama o outro é amado, vínculo complicado
Tema e hora certa que esse vídeo caiu pra mim, gratidão pelo canal
Semana passada foi ótima. Ele disse que me amava, que casaria comigo, que precisava de mim, me levou pra almoçar todos os dias (trabalhamos juntos). Na sexta ele chegou e disse: "finalmente acabou a semana, não aguentava mais te aturar". Não foi a primeira palavra cortante que ele me disse, já escutei que sou indigna de amor da boca da pessoa que mais amei na vida. Chegou o descarte e eu estou sem chão. Aliviada, triste, perdida... Agora é tentar reaprender a viver e me encontrar novamente, enquanto ainda vejo ele todo dia no serviço😢😔
Mulher se valoriza!! Ele com certeza vai voltar...e ai vai se rebaixar de novo e receber migalhas???????
Miserável...amiga força!!
Tu merece bem mais que alguém que diz isso pra ti, então se valoriza e vai embora
Não sinta falta de ter perdido esse NADA! são vazios, não tem nada pra oferecer! Aguente firme, e caso ele volte, não aceite reconciliação! Nao xingue, não brigue, apenas diga que não quer mais. O que me ajudou bastante a não aceitar de volta foram as maratonas de vídeo sobre narcisistas. Fico assistindo pra não cai em loveboom de novo.
Eu estou pedindo muito pra Deus me dar forças!! Vejo ele todo dia no serviço e tem dias que ele vem atrás, traz coisas de comer, diz que tá com saudade. No outro dia não olha na minha cara, passa todo sorridente com pessoas em volta (pq sabemos o quão populares eles são) e finge que não existo... Está sendo complicado, tô procurando outro emprego pra sair dessa situação.
O termo "narcisista" vem da psiquiatria clínica para descrever um transtorno de personalidade, a personalidade narcisista, uma doença e não apenas um desvio de caracter relacionado ao campo afetivo/amoroso. As pessoas com essa doença que tem critérios clínicos bem definidos, manifesta sintomas em todos os outros aspectos da sua vida. É importante não banalizar o termo. Nem todo mundo que exibe dificuldades em relacionamentos afetivos-amorosos são narcisistas.
Ele está falando do narcisismo que compõe o humano e não do transtorno
@@littlepcrisele fala o nome do transtorno completo, em um dado momento do vídeo.
Os psiquiatras raramente fecham o diagnóstico de alguém. Tudo se resume a ansiedade/depressão. Para uma pessoa com esse transtorno ser diagnosticada, primeiramente ela tem que querer e batalhar muitos anos atrás de especialista. Se tem uma coisa que narcisista não quer é ser diagnosticado. Ilusão sua achar que temos que esperar as pessoas receberem diagnóstico para tomarmos alguma conclusão.
@@aureliaauro Ilusão é achar que todas as pessoas com dificuldades em se relacionar ou expressar os seus afetos tal como se esperaria têm uma personalidade narcisista. Eu questionei o fato de estar sendo banalizado o termo narcisista que originalmente se refere a um transtorno mental, um transtorno de personalidade. Assim como não devemos dizer que uma pessoa esteja com depressão simplesmente por esta estar se sentindo triste ou deprimida.
perfeita colocação
Uau... Você é bárbaro sempre!
O tema é super interessante, mas confesso que essa forma de ficar "lincando" informações o tempo todo, faz vc viajar no que tá sendo dito e até se perder.
Concordo plenamente
Eu já gosto, acho um nível "alto" de pensar!!!
Pois é o que eu mais adoro. Eu acho que isso demonstra a profundidade do que está sendo dito. Não dá pra entender tudo que ele fala em apenas um vídeo. Estou maratonando a playlist Salva-Vidas e está fazendo uma revolução na minha mente.. Não reclamem, agradeçam o tempo que esse cara separa para produzir um conteúdo de MUITA qualidade.. tem muita superficialidade sendo dita por aí. É igual no colégio, tem que entender outros conceitos pra entender completamente o outro. O básico pra entender qualquer coisa desse canal é o vídeo dos 7 afetos fundamentais, ele permeia todos os outros assuntos.
Se não linkar vai gerar dúvida e vão perguntar. Se perguntarem talvez ele consegue responder e aponte os links, fazendo com que os links de qq forma se tornem importantes. Se ele não conseguir responder a galera fica pistola dizendo que ele deixa coisa pendente e não responde comentários... a solução é comprar um curso, pagar um terapeuta ou abrir live pra tirar dúvidas de todos no clube de membros... ele faz tudo isso e ainda pensa nas dúvidas que as pessoas podem ter... ainda roteiriza, grava e edita os próprios vídeos... mais do que isso, de graça... sinceramente é esperar demais
Isso demonstra bagagem sobre o assunto mas também pouca habilidade de síntese
Caramba ! Vc desenhou tudo pra mim ! Obrigada
EXCELENTE VIDEO .
Narcisistas mordem e assopram tempo inteiro, e os hematomas desta dinámica somem e aparecem tempo todo, é uma prisão Mental perturbadora a qual somos mantidos...os piores são os que andam com a Bíblia na mão! Um ano e meio minha Mente presa, tentando sair aos poucos, tentando não me sentir tão idiota, fraca e manipulável e culpada de não ter conseguido sair mesmo esperneando em várias tentativas de fugir desta tortura.Um buraco na alma e uma angústia pesada no peito e muita Confusão Mental.Narcisistas são torturadores natos, demônios.
Sensacional. Muito esclarecedor. Algumas questões do passado, da infancia6e da adolescência que até perduram em meu comportamento. Questões que podem mudar com uma profunda reflexão e de vigília em alguns de momentos impulsivos. Obrigado. Sigo vendo, estudando e aprendendo. A vida é um show mesmo
Que vídeo maravilhoso obrigada Manu ❤
Muito phoda
Incrível
A Bela e a Fera, Hércules e Megara, A Bela Adormecida e o príncipe (des)encantado, que satisfaz ao seu principio do prazer a partir da vulnerabilidade disfarçada de resgate do Outro… então a gente já nasce querendo salvar não sei quem e que quando os objetos “vão embora” foi falha nossa, não somos especiais, não somos dignas de ser amadas. E o narcisista sente o cheiro disso de longe.
Maravilhoso! Adoro suas explicações! Vc tem um raciocínio lógico e rápido.. as vezes preciso ver de novo hahaha mas qdo o conteúdo entra, faz Td sentido!!! E aí… bingo! A luz se fez! 🎉 obgda❤
me emocionei muito te ouvindo manu
Síntese maravilhosa. Obrigada! ❤
Maioria dos relacionamentos estão perpetuando,as críticas e faltas que a pessoa tinha e fazia na infância,no relacionamento do pai e mãe,e tbm condicionado por música,novelas, séries e agora redes sociais é fácil identificar nas pessoas,5 minutos de conversa já da pra tirar o tipo de relacionamento que ela tem
Oi, Manu! Existe a possibilidade de alternância entre esses dois perfis? Pergunto porque, se o narcisismo é uma defesa, por vezes ela falha e revela a imperfeição e, daí, a busca por um ideal do eu, não? Pergunto também porque me identifiquei nas duas posições em um mesmo relacionamento e tô aqui tentando conciliar as coisas.
Sensacional 👏👏👏👏👏
MUITO OBRIGADA POR ESSE VÍDEO!+
Muito bom! Obrigada ❤️
Eu adoro teus vídeos.
Manu, vídeo extremamente enriquecedor.
Chegou na melhor hora ❤
Só fiquei confusa sobre as necessidades de cada um:
- a idealizadora é a que quer alguém grandioso pra amar e o narcisista quer ser considerado grandioso por quem se ama? É isso?
E qual dos tinha que ser perfeito na infância?
Pelo que entendi, a idealizadora precisou na infância ser perfeita para ganhar amor dos demais que na teoria são maiores que ela, portanto para continuar recebendo esse amor, na fase adulta, ela continua buscando pessoas "grandes" ou com a autoestima elevada para lutar por elas para receber o amor da infância.
O narcisista por sua vez quer essa atenção toda para validar ser o centro do universo. Ai que dá o match.
É igual um canceriano com um leonino
@@w3zdj 😄...''um canceriano com um leonino'' ótima definição!
Complexo.
Ótimo vídeo!
Complexo! Mas deu pra entender sim e me deixou questionando, não só a partir desse vídeo, mas de vários em que você toca na questão de gênero e dá a entender que, sim, tudo tem muito a ver com os papéis de gênero, mas isso torna a questão ainda mais complexa e você acaba não adentrando no ponto. Enquanto mulher cis, bisssexual, eu percebo muuuuuitas diferenças de tudo isso que você traz aqui no canal quando estou me relacionando com outra mulher e quando estou me relacionando com um homem. E acho que seria um alento pro meu coração se você fizesse um vídeo (ou vários kkkkk) em que você abordasse um pouco essa questão de como a idealização, por exemplo, vai bater diferente numa relação com um homem e até mesmo dificulta a relação com uma outra mulher, porque nessa fantasia de que o amor romântico vai ser a possibilidade de retorno pra uma satisfação de segurança, nunca figura do outro lado também uma mulher ou uma pessoa não binária, mas figura sempre um homem, o que f...a nossa mente por aqui kkkkkkk obrigada por tanto compartilhar, devoro os vídeos do canal e me ajudam muito nos meus processos 🙏🙌🫶💜
É Exatamente isso 😂😂😂😂😂
Saudades do paraíso.
26:51 não entendo por onde eu te entendo, mas eu te entendo. Não sei se pelo cérebro ou pela pele, sei lá. Vc fala p minha loucura que se cura.
Qdo falo cura, to dizendo alternância entre cagada e mto cagada. Nossa, eu homeostasio mto aqui. Brigada Manu.
Que viagem mano
Muito obrigado por este vídeo Manu!
Showwww, muito bom.
Gostei bastante da forma como vc abordou o tema, apesar de compexo foi claro. Fez bastante sentido para mim e para o entendimento das minhas relações. Aliás, ganhou uma inscrita e vou recomendar o canal, afinal bons conteúdos precisam ser divulgados, ainda mais nesse território de redes.
Pelo que entendi, a pessoa idealizadora foi ou se sentiu inferiorizada durante criança e precisou na infância ser perfeita para ganhar amor dos demais que na teoria eram maiores que ela, talvez por uma cobrança exagerada dos pais ou cresceu ouvindo que era uma boa pessoa e portanto cresceu com essa cobrança que tinha que ser perfeita e só assim receberia o amor das pessoas maiores que ela. Ela então assimilou ganhar amor com ser perfeita para alguém maior.
Já na fase adulta, para continuar recebendo esse amor, ela continua buscando pessoas "maiores que ela" que normalmente são aquelas com a autoestima elevada, com o intuito de conquista-las para receber o amor da infância.
Pessoas idealizadoras não se satisfazem com amor simples, de pessoas "normais" porque não parece ser intenso o suficiente, pessoas idealizadoras são perfeccionistas e buscam intensidade.. por isso quanto mais difícil maior o troféu, quanto mais narcisista for a pessoa, quanto maior o ego, mais atraem a atenção da pessoa idealizadora.
O narcisista por sua vez quer essa atenção toda para validar ser o centro do universo. Ai que dá o match.
É igual um canceriano com um leonino.
Se for isso, me vi na historia porque eu sou o canceriano, sou intenso e não gosto de coisa fácil.. qd está tudo tranquilo sinto que tem algo errado, como proceder nessa situação?
Me descreveu. Lutando agora para mudar isso e fazendo isso nem tanto por mim mais,.e sim.por minha filha. Para que ela tenha uma criação afetiva diferente da minha
Caramba! Obrigada pela contribuição! não tinha enxergado por essa perspectiva, então tbém sempre fui idealizadora, o que explica mto meus relacionamentos, no último mais recente, dei um fora em todos os caras normais pra ficar com um narcisista! Como estou desempregada, estudando pra concurso, me sentia sem esse desafio, provavelmente idealizei ele como um projeto ideal de relacionamento, sim, pq ele é bem meu tipo de cara! Mas dps que caiu a máscara do narcisista, terminei! ....................................... Essa informação (auto conhecimento) será mto importante para mim nos próximos relacionamentos. De momento, minha prioridade será retomar minha carreira. 🖥 Alguém vai surgir durante o caminho. 🐞Por enquanto não utilizarei nenhum app, pq já tinha escutado falar que apps de relacionamento são uma busca idealizada, dificilmente prmovem encontros genuínos.
25:22 ❤
Vontade de beijar a boca dele, lindo demais ❤
Você já viu que “todo mundo” teve uma relação tóxica com narcisistas, mas ninguém se entitula como narcisista? Algo de errado não está certo…. Acho ruinzao isso de nomear a outra pessoa que nos machucou como narcisistas, só pensam nelas mesmas, mas para a relação tóxica acontecer eh preciso ter mais de uma pessoa. E aí, pergunto a mim, qual eh meu lado tóxico que contribuiu para que esse relacionamento se tornasse abusivo? Ngm eh santo não.
Pois é, é justamente isso. Narcisistas projetam nos outros suas próprias falhas. Eles nunca vão se ver como parte do problema.
Ou seja, dentre essa imensidão de gente dizendo que se relacionou com narcisistas, tem uma pá de gente q na verdade é o(a) narcisista e tá viajando geral colocando no outro o que ele(a) é. "Eles estão entre nós" 😅
Exatamente, ia comentar isso! Ninguém nunca é a pessoa tóxica da relação, sendo que em muitos casos, ambos os indivíduos da relação são tóxicos um com o outro
Oii, você tem algum vídeo sobre olhar da psicanálise para sujeitos borderlines?
Caralho, Manuel! Cada vídeo uma porrada
ótimo video
Muito bom. Grata
Um vínculo saudável não significa que não haverá desentendimentos ou conflitos. No entanto, o foco deve ser na resolução pacífica de problemas em comum do casal romântico ou em coparentalidade.
Você está me deixando ansioso pelo vídeo do instagram kkkk
Boa tarde Emanuel. Estou fazendo uma tese que envolve filosofia, design, sociologia, psicologia. Gostaria de conversar com você sobre o tema e quem sabe ainda poderíamos fazer vídeos conversando e debatendo sobre certas ideias. Seria possível?
A cada dia que passa eu me baseio no modelo da Bíblia sobre qualquer coisa na vida. Pode ver que são coisas simples e verdadeiras e duradouras. Se você se basear nas ideias de qualquer pessoa hoje em dia, pode ver que você tem que ficar se moldando de uma forma ou de outra pra se encaixar na vida de qualquer pessoa. Tô bem de boa dessas ideologias. Hoje em dia eu só me aproximo de alguém se eu sentir que é algo verdadeiro, até pra puxar assunto eu não falo qualquer coisa só pra iniciar um assunto.
Tempão que não te ouço! De boas Mannu!!??
com certeza resume meu ultimo relacionamento, mas não consigo identificar quem era o narcisista e quem era o idealizador...
a sonhadora, a escapista, a idealizadora, a mentirosa, a narcisita são as mesmas pessoas?
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vídeo extremamente esclarecedor.
Mas eu tenho uma dúvida; se o cenário ideal é a alternância de dominância então o narcisista patológico não conseguiria encaixar-se nesse cenário. É isso, Emanuel?
Emanuel, esse vídeo foi genial! Porém fiquei um pouco confusa com algumas questões: o narcisista então não estaria na estrutura do neurótico? Essa relação idealizadora-narcisista tem a ver com o que Freud discorre sobre o casamento entre obsessivo-histérica? Muito obrigada!!
Utilidade publica: coloquem a velocidade do video em 0,75.
Também não consegui entender. Não achei o cara didático.
Não entendi se existe diferença entre ideal do eu e super-eu e qual seria. Poderia explicar?
Também me vejo alternando essas posições. É óbvio q se olho pra mim e penso q sou fod@ entendo o outro como menor, mas por outro lado encaixo ele nas posições narcisistas, entao entendo q pode haver alternância. Nao havendo, como proceder? E neste caso, cada indivíduo "problemático" deveria se unir entao com quem? Ou entra nisso de saber lidar, reconhecer, ver se consegue?