O que eu achava que queria era reconhecimento, respeito, por isso trabalho e estudo feito louca. Mas no fundo não é isso, eu quero o que todos querem, amor, vínculo, conexão afetiva recíproca e nunca tive. Amor está cada dia mais escasso! Como satisfazer essa necessidade e esse desejo? Já perdi a esperança de conseguir um dia, então vou satisfazendo desejos e necessidades básicas que são "mais fáceis" entre muitas aspas, ganhando dinheiro, gastando com conforto... Mas e quando eu tiver tudo o que o dinheiro pode comprar, como casa, carro, tecnologias, enfim, jamais estarei satisfeita, pois o amor recíproco não terei? Afinal, o amor existe?
Busque amor na sua família, amigos, etc, porque se você conseguir isso atráves dos seus vínculos bases não sentira as armadilhas do amor romantico idealizado no outro.
Como é importante ter repertório na vida. Quando Manu cita "oportunidades de satisfação" só consigo pensar na importância de viajar, ter novas experiências, novas chances de satisfação.
Muito bom! Acabei de ler o livro Hidden Spring e achei essa questão de como se priorizam as necessidades super interessante. Uma sugestão... você poderia falar sobre a vergonha? Ela não é um afeto fundamental, né? Queria entender mais, inclusive sobre a vergonha do sucesso, de quando as coisas dão certo, de ser elogiada. Gracias!
Acho que quando a gte compreende nossas necessidades conseguimos organizar melhor a vida de forma que elas já sejam supridas de forma mais natural, sem que elas se manifestem de forma tão “afetada”. Isso de criar oportunidades nada mais é do que a gte organizar a vida para supri-las… tirar espaço na agenda para ficar com amigos e familiares, cuidar da relação amorosa, praticar atividades físicas, jogar, brincar, etc
e pra isso o emanuel junto com a autoescrita faz, ajudar a trazer a tona padrões q não te ajudam, organizar no hj quem vc é, para ver meios para criar o "novo". Tem muito impostor por aí que se a galera não se fortalecer, vai quebrar de novo. Bons caminhos tem que ser iluminados e reforçados.
Eu quero ver uma Sumauma 🤩 E entender tudo sobre elas e aprender os cantos indígenas pra elas. E depois virar uma. kkk Que situação... Talvez eu só queira ver uma. E ficar em silêncio perto dela. Já sei! Vou fazer meditações assim. Obrigada, Manu! (por me ajudar a me lembrar a olhar pra dentro)
Hummm partir desse vídeo ficou mais claro pra mim que... Quando se tem necessidades físicas, as emocionais tendem a ser ignoradas porque a sobrevivência é sempre mais importante. E por outro lado as gerações que estão vindo, que tem suas necessidades básicas atendidas tendem a se concentrar nas emocionais , visto que a sobrevivência deles não está em risco.
Levei duas horas para assistir o vídeo, pausei inúmeras vezes para fazer anotações (5 páginas 😅), mas valeu mto a pena! Diversos pontos de reflexão para eu conseguir construir campo de entendimento sobre mim 😍 é um processo longo e difícil, mas com seus vídeos fica mais fácil de compreender, agradeço muito Manu!
Oi, Manu. Vou deixar uma pergunta aqui que não tem nada a ver com o vídeo, mas que meu filho de 7 anos fez hoje e que eu tenho esperança de que vc veja. Ele acordou perguntando qual é a diferença entre sonho e pesadelo. Ele insistiu dizendo que queria entender porque nosso cérebro decide fazer um sonho ruim ao invés de um sonho bom. Pensei se você poderia fazer um vídeo sobre sonhos e pesadelos... Crianças fazem perguntas tão bonitas... São grandes cientistas! Abraço! 😉
A classificação do que é bom ou ruim somos nós quem damos, no fundo são apenas sonhos. Em alguns casos, o que é um sonho bom pra mim, pode não ser para outra pessoa. Talvez seja interessante conversar com o seu filho para entender quais visões/experiências ele considera “ruim” e o porque (medos talvez)
Manu, como um vídeo pode explicar tanto, hein?? "Ampliar repertório de experiências"; depois que se aprende isso é um caminho sem volta. As novas inscrições de memória são tão potentes... 🌷! Muito obrigada por compartilhares esse conhecimento.
Desejo cultural introjetado nas mulheres da minha geração: ser eleita por um bom partido, casar ter filhos, uma casa boa e bem cuidada, mas ter tb uma carreira profissional
Amei o vídeo. Vejo c frequência e pretendo entrar na autoescrita. Há tempos tenho crise de ansiedade, justamente porque eu quero coisas, q foram colocadas como ideal da sociedade capitalista, porém não enxergo propósito nesses desejos na lida diária. Logo, percebi - com esse vídeo - que eu não consigo reconhecer meus desejos reais.
Nossa Patty, entender que seus desejos não eram reais e falar isso é algo do qual vc deve se orgulhar, muita gnt passa a vida inteira sem reconhecer isso, espero que vc consiga ver sentido na vida além do que lhe foi imposto e encontre seus reais desejos, a caminhada é longa mas vc está no caminho certo, se questionar é tudo :)
Excelente vídeo, Manu! Vc faz uma boa retomada de conteúdos de vídeos anteriores, mas sempre trazendo outros ângulos...Já que estamos vivendo uma "era" de escassez do amor,, aliada a uma imensa dificuldade que temos em fazer o luto narcísico, gostaria que vc falasse um pouco mais sobre a outra ponta, a necessidade de cuidar (ou amar?). Se o cuidar é uma necessidade que pode ser aprendida e cultivada para exercício da alternância, assim como, excessivamente, pode ser uma tentativa de retorno da necessidade de ser amado.
Emanuel!!! Faz um vídeo sobre a série Bebê Rena da Netflix discorrendo sobre as traumatizações dos personagens, relações tóxicas, identificações e projeções. São "personagens " tão complexos e camadas tão profundas que acho que vale a pena. Adoro seu canal! 🎉
Eu quero aprender a ser organizada 😅 Não aguento a bagunça da minha cabeça e da minha casa, e eu crio dois meninos sozinha e eles estão aprendendo a ser desorganizados 😢😅 Estou rindo de desespero Hj eu só quero isso
Nossa, passei pelo mesmo, é uma loucura né, é muita coisa para dar conta. O que me ajudou a ter uma casa mais organizada foi delegar tarefas, botar minha filha para ajudar mesmo ela não fazendo direito ( 3 anos ). Colocar um cronômetro para limpar a casa 30 min pela manhã e 30 min a noite durante a semana. Limpar/arrumar tudo aquilo que me incomoda durante o dia e leva menos de 5 minutos para ficar limpo por exemplo: organizar/limpar a pia do banheiro
"É sempre social " essas três palavras me fez entender uma questão que eu tive com uma psicóloga,ela me mandou ir pra igreja, e isso faz total sentido. La eu vou ter contato com pessoas que no caso eu quase não tenho...
Igreja é um lugar ótimo pra socializar. Resolvi participar da comunidade da Paroquia do meu bairro e fiz amizades em um ano que não fiz nos 10 anos que moro na minha cidade.
Comecei a maratonar agora os videos do Emanuel. Porém eu tenho uma intuição de que a nescessidade de vínculo não é criada pelo bebê mas sim que é uma nescessidade biológica que já nasce com a gente. Outra coisa que eu intuo é que o vínculo não é para sentirmos que somos amados e sim para sentirmos que somos doninamos o outro. Bem complicado assim. Mas não passa de uma intuição.
Como sempre, trazendo as coisas bem amarradas e que vão agregando nessa compreensão gradual. Passando só pra deixar meu muito obrigada Manu e todos que apoiam esse canal!
Então, deve haver uma disfunção cultural que leva ao surgimento de desejos em cada indivíduo que ao inves de aproximar, afastam eles da satisfação. Sempre ouvi dizer que o certo é simples, e a meu ver a liberdade buscada no passado virou libertinagem. Agora, cada geração se questiona cada vez mais sobre coisas que eram inquestionáveis no passado, se perdem nesse processo, e tem estado mais infelizes, vazios e sem força e objetivo do que as gerações anteriores.
Muito obrigada Manu! Aprendo muito com suas aulas. Você está fazendo um lindo trabalho! Ajudando muita gente a ter uma melhor qualidade de vida e saúde! Gratidão!!
Responder essas perguntas não é simples, mas é possível. Agora, satisfazer o desejo, mesmo que remontado de outra forma, é complexo. Por exemplo, quero ser amado, preciso de vínculo. Como e onde estabelecer esse vínculo de maneira consistente? Ou não sei onde estão as pessoas ou sou eu que não estou onde deveria estar...rs. Manu, adoro seu canal ❤
Uma coisa que ele falou em outro vídeo e vale para a sua questão é o fato de que o vínculo se supre não apenas com amigos e relacionamentos amorosos, mas tbm ao encontrar no mundo através de filmes, músicas, livros e etc aquela "conexão". Se conectar com a letra de uma música por exemplo pode ser uma forma de vínculo. Já para o vínculo afetivo vc teria que se jogar no mundo e isso é difícil mesmo
@@linz5555t Sim, filmes, músicas e livros tem sido uma das minhas únicas conexões com o vínculo. Agora, me jogar no mundo eu não sei nem por onde começar...
@@isabelasanchez1 você teria que sair da sua zona de conforto, procurar espaços onde vc possa conhecer pessoas, mas é de grande importância vc saber oq está buscando ali (se divertir, dar risada, desabafar) pq não é qualquer um ou qualquer companhia que vai suprir a sua necessidade de vínculo. Seria fácil te dizer para ir para um bar ou para a igreja por exemplo, mas não é só isso, é realmente saber oq te faz falta, oq te move e oq vc quer daquilo (encontro) para aí poder sair e buscar pessoas com as quais vc possa se conectar. E mesmo sabendo o que se busca e indo em busca disso é importante lembrar que vai ser difícil, vai ser doloroso e muitas vezes não da certo mesmo, só não rola. Porém vale a pena continuar, demorei alguns anos para assimilar tudo isso, sofri bastante, mas hoje ir ao encontro de vínculo se tornou menos assustador e é até prazeroso mesmo eu me vendo como uma pessoa introvertida. Espero que vc n precise passar anos sofrendo e que sua caminhada seja mais leve que a minha foi.
@@linz5555tque resposta linda, obrigada por escrever. Eu já tô faz alguns anos nessa e é realmente o que vc falou: não é qqr Cia que supre a necessidade do vínculo. Sendo assim, muitas vezes eu prefiro ficar sozinha, pq a experiência do encontro acaba sendo ainda mais desconfortável por não suprir minha necessidade. Eu tbm sou introvertida eu gosto de ficar sozinha, por isso me surpreendi com essa mudança, que aconteceu depois da pandemia. Enfim, força pra gente nessa caminhada chamada vida. Abraço! ;)
Muito bom vídeo… eu tô/tava emperrada com um caso que atendo, e esse vídeo ajudou legal! Percebo que preciso afinar mais a escuta para compreendermos como o modo de satisfação específico dela foi se montando na história de vida… e o que ela fantasia que irá acontecer se/quando alcançar esse objeto de satisfação. Acredito que explorar essas fantasias pode ajudá-la a compreender melhor o que ela, de fato, quer. Valeu pela luz! 💡
Mas sabendo o que quero, trata-se de um desejo genuino ou inputado socialmente? E extirpando aquilo que foi introjetado na psique, o que restaria para querer??
Cheguei a conclusão- dentro daquilo que acredito- que não resta nada extirpando o que foi introjetado na psique. Particularmente, não acredito que exista um “miolo” central, intocável dentro de nós. Acredito que somos consequências de inúmeras interação, interpretações e projeções sociais. Então, a minha saida foi: dentro daquilo que me foi introjetado, o que me faz bem? Feliz? Leve? E tento ter essa percepção na reação do corpo, por exemplo. Mudei a pergunta de “o que é meu excluindo o social?” para “dentro de tudo que introjetaram dentro de mim, qual dessas opções me fazem felizes?”. Tem sido um caminho interessante - e novo - de descobrir.
Então um alcoólatra tem alguma necessidade de afeto consciente ou inconsciente insatisfeita e ele tem um desejo de consumir álcool? E a questão da dependência química, a qual, quando ele não consome o álcool, manifestam-se vários sintomas de abstinência.
Ultimamente eu tenho me questionado muito se o que eu quero é realmente o que EU desejo ou se é algo que eu quero pra me encaixar com os outros, por pressao dos outros etc. Quando vc diz que tudo "é social" voce quer dizer que essa diferenciação nao existe? Que nao importa de onde vem meu desejo, quando ele se forma em mim ele é meu?
O que eu quero : Envelhecer com MUITO dinheiro. Segunda coisa que eu quero MUITO: Envelhece super SARADA. E acredite; Sou empenhadissima para que isso aconteça.
Vc pensa que a amostragem que você tem na sua clinica deve ter um recorte mto especifico? Ouvindo imaginei que repressao se da mais em alguns grupos sociais do que outros
Emanuel, escreve os nomes citados, por favor, as vezes não consigo encontrar no Google, pode ser que não esteja escrevendo os nomes corretamente. O nome do Neuropscanalista citado por favor. Obrigada
Manu, você já pensou em fazer podcast? Eu gosto muito mesmo do seu conteúdo. Mas, não escuto com muita frequência porque preciso permanecer no RUclips para poder ouvir, já que não tenho o RUclips pago. Só uma ideia aí, imagino que seja trabalhoso. Um abraço
"O que eu quero e o que eu preciso nem se reconhecem quando se encontram na rua". Black Alien
Caramba é exatamente essa minha angústia, eu nunca soube o que quero e vivi sempre meio que no automático.
Excelente vídeo, Manu! Já dizia Black Alien em Carta Pra Amy "O que eu quero e o que eu preciso nem se reconhecem quando se encontram na rua".
obrigado pela referência. eu ouvi
Muito bom! 👏🏻
Escuto essa música todos os dias
O que eu achava que queria era reconhecimento, respeito, por isso trabalho e estudo feito louca. Mas no fundo não é isso, eu quero o que todos querem, amor, vínculo, conexão afetiva recíproca e nunca tive. Amor está cada dia mais escasso! Como satisfazer essa necessidade e esse desejo? Já perdi a esperança de conseguir um dia, então vou satisfazendo desejos e necessidades básicas que são "mais fáceis" entre muitas aspas, ganhando dinheiro, gastando com conforto... Mas e quando eu tiver tudo o que o dinheiro pode comprar, como casa, carro, tecnologias, enfim, jamais estarei satisfeita, pois o amor recíproco não terei? Afinal, o amor existe?
Busque amor na sua família, amigos, etc, porque se você conseguir isso atráves dos seus vínculos bases não sentira as armadilhas do amor romantico idealizado no outro.
Como é importante ter repertório na vida. Quando Manu cita "oportunidades de satisfação" só consigo pensar na importância de viajar, ter novas experiências, novas chances de satisfação.
Sim. Moro numa cidade interiorana, q tem quase nada. Me sinto presa... Oprimida. Faltam possibilidades de satisfação. Excelente.
Então... mto isso
Muito bom! Acabei de ler o livro Hidden Spring e achei essa questão de como se priorizam as necessidades super interessante. Uma sugestão... você poderia falar sobre a vergonha? Ela não é um afeto fundamental, né? Queria entender mais, inclusive sobre a vergonha do sucesso, de quando as coisas dão certo, de ser elogiada. Gracias!
Acho que quando a gte compreende nossas necessidades conseguimos organizar melhor a vida de forma que elas já sejam supridas de forma mais natural, sem que elas se manifestem de forma tão “afetada”.
Isso de criar oportunidades nada mais é do que a gte organizar a vida para supri-las… tirar espaço na agenda para ficar com amigos e familiares, cuidar da relação amorosa, praticar atividades físicas, jogar, brincar, etc
e pra isso o emanuel junto com a autoescrita faz, ajudar a trazer a tona padrões q não te ajudam, organizar no hj quem vc é, para ver meios para criar o "novo". Tem muito impostor por aí que se a galera não se fortalecer, vai quebrar de novo. Bons caminhos tem que ser iluminados e reforçados.
Tenho 30 anos de clínica e confirmo que a questão da repressão não ocupa mais um espaço tão importante
É um tipo de conteúdo que vc assiste e logo quer pegar uma caneta e caderno para fazer anotações. Muito bom ! Obg.
Eu quero ver uma Sumauma 🤩 E entender tudo sobre elas e aprender os cantos indígenas pra elas. E depois virar uma. kkk Que situação... Talvez eu só queira ver uma. E ficar em silêncio perto dela. Já sei! Vou fazer meditações assim. Obrigada, Manu! (por me ajudar a me lembrar a olhar pra dentro)
Quero dinheiro e amor, se pudesse comer sem engordar seria bom tbm kkkkkk
❤
Tbm, só o amor já estava bom😊
Eu desejo, eu desejo... De todo coração, voar para longe, para a terra dos dragões!
Hummm partir desse vídeo ficou mais claro pra mim que... Quando se tem necessidades físicas, as emocionais tendem a ser ignoradas porque a sobrevivência é sempre mais importante. E por outro lado as gerações que estão vindo, que tem suas necessidades básicas atendidas tendem a se concentrar nas emocionais , visto que a sobrevivência deles não está em risco.
Levei duas horas para assistir o vídeo, pausei inúmeras vezes para fazer anotações (5 páginas 😅), mas valeu mto a pena! Diversos pontos de reflexão para eu conseguir construir campo de entendimento sobre mim 😍 é um processo longo e difícil, mas com seus vídeos fica mais fácil de compreender, agradeço muito Manu!
Oi, Manu. Vou deixar uma pergunta aqui que não tem nada a ver com o vídeo, mas que meu filho de 7 anos fez hoje e que eu tenho esperança de que vc veja. Ele acordou perguntando qual é a diferença entre sonho e pesadelo. Ele insistiu dizendo que queria entender porque nosso cérebro decide fazer um sonho ruim ao invés de um sonho bom. Pensei se você poderia fazer um vídeo sobre sonhos e pesadelos... Crianças fazem perguntas tão bonitas... São grandes cientistas! Abraço! 😉
Que curioso! Também gostaria de saber!
A classificação do que é bom ou ruim somos nós quem damos, no fundo são apenas sonhos. Em alguns casos, o que é um sonho bom pra mim, pode não ser para outra pessoa. Talvez seja interessante conversar com o seu filho para entender quais visões/experiências ele considera “ruim” e o porque (medos talvez)
Manu, como um vídeo pode explicar tanto, hein?? "Ampliar repertório de experiências"; depois que se aprende isso é um caminho sem volta. As novas inscrições de memória são tão potentes... 🌷! Muito obrigada por compartilhares esse conhecimento.
Desejo cultural introjetado nas mulheres da minha geração: ser eleita por um bom partido, casar ter filhos, uma casa boa e bem cuidada, mas ter tb uma carreira profissional
Vc quer tudo e o céu tbm 😂😂😂😂
Amei o vídeo. Vejo c frequência e pretendo entrar na autoescrita. Há tempos tenho crise de ansiedade, justamente porque eu quero coisas, q foram colocadas como ideal da sociedade capitalista, porém não enxergo propósito nesses desejos na lida diária. Logo, percebi - com esse vídeo - que eu não consigo reconhecer meus desejos reais.
Nossa Patty, entender que seus desejos não eram reais e falar isso é algo do qual vc deve se orgulhar, muita gnt passa a vida inteira sem reconhecer isso, espero que vc consiga ver sentido na vida além do que lhe foi imposto e encontre seus reais desejos, a caminhada é longa mas vc está no caminho certo, se questionar é tudo :)
Caraca bicho, esse vídeo foi uma verdadeira egotrip… quem conhece vai entender e quem não conhece tem que ouvir esse som dos anos 80.
Transformador. Gratidão
Quando eu acho que o Manu vai trazer algo comum, ele surpreende 🤯
Maravilha 👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente vídeo, Manu! Vc faz uma boa retomada de conteúdos de vídeos anteriores, mas sempre trazendo outros ângulos...Já que estamos vivendo uma "era" de escassez do amor,, aliada a uma imensa dificuldade que temos em fazer o luto narcísico, gostaria que vc falasse um pouco mais sobre a outra ponta, a necessidade de cuidar (ou amar?). Se o cuidar é uma necessidade que pode ser aprendida e cultivada para exercício da alternância, assim como, excessivamente, pode ser uma tentativa de retorno da necessidade de ser amado.
Emanuel!!! Faz um vídeo sobre a série Bebê Rena da Netflix discorrendo sobre as traumatizações dos personagens, relações tóxicas, identificações e projeções. São "personagens " tão complexos e camadas tão profundas que acho que vale a pena. Adoro seu canal! 🎉
Forte.
partindo do "eu" para chegar ao "todo". Soltando "passado" para criar o "novo".
Eu quero aprender a ser organizada 😅
Não aguento a bagunça da minha cabeça e da minha casa, e eu crio dois meninos sozinha e eles estão aprendendo a ser desorganizados 😢😅
Estou rindo de desespero
Hj eu só quero isso
Nossa, passei pelo mesmo, é uma loucura né, é muita coisa para dar conta.
O que me ajudou a ter uma casa mais organizada foi delegar tarefas, botar minha filha para ajudar mesmo ela não fazendo direito ( 3 anos ).
Colocar um cronômetro para limpar a casa 30 min pela manhã e 30 min a noite durante a semana.
Limpar/arrumar tudo aquilo que me incomoda durante o dia e leva menos de 5 minutos para ficar limpo por exemplo: organizar/limpar a pia do banheiro
"É sempre social " essas três palavras me fez entender uma questão que eu tive com uma psicóloga,ela me mandou ir pra igreja, e isso faz total sentido. La eu vou ter contato com pessoas que no caso eu quase não tenho...
Igreja é um lugar ótimo pra socializar. Resolvi participar da comunidade da Paroquia do meu bairro e fiz amizades em um ano que não fiz nos 10 anos que moro na minha cidade.
Comecei a maratonar agora os videos do Emanuel. Porém eu tenho uma intuição de que a nescessidade de vínculo não é criada pelo bebê mas sim que é uma nescessidade biológica que já nasce com a gente. Outra coisa que eu intuo é que o vínculo não é para sentirmos que somos amados e sim para sentirmos que somos doninamos o outro. Bem complicado assim. Mas não passa de uma intuição.
Talvez este seja o vídeo mais importante do canal. 🤭 Obrigada por tanto.
Como sempre, trazendo as coisas bem amarradas e que vão agregando nessa compreensão gradual. Passando só pra deixar meu muito obrigada Manu e todos que apoiam esse canal!
Emanuel existe a necessidade de “estar seguro” ???
Isso é muito tema das minhas sessões
Então, deve haver uma disfunção cultural que leva ao surgimento de desejos em cada indivíduo que ao inves de aproximar, afastam eles da satisfação. Sempre ouvi dizer que o certo é simples, e a meu ver a liberdade buscada no passado virou libertinagem. Agora, cada geração se questiona cada vez mais sobre coisas que eram inquestionáveis no passado, se perdem nesse processo, e tem estado mais infelizes, vazios e sem força e objetivo do que as gerações anteriores.
Cada video abre um portal na minha cabeça e me faz compreender tanta coisa.
❤ obrigada
Construir campos de entendimento do meus desejo! Vraaa
Só eu que tô meio chocada como o Manu tá falando devagar ??? 😂❤ vídeo maravilhoso como sempre . Muito obrigada Manu
Sucumbiu kkkk
Siiim😂😂
É só acelerar
@@marcelanascimento2495 foi uma piada☺️
neh
Muito obrigada Manu! Aprendo muito com suas aulas. Você está fazendo um lindo trabalho! Ajudando muita gente a ter uma melhor qualidade de vida e saúde! Gratidão!!
Manu, fala sobre a vergonha?!
Responder essas perguntas não é simples, mas é possível. Agora, satisfazer o desejo, mesmo que remontado de outra forma, é complexo. Por exemplo, quero ser amado, preciso de vínculo. Como e onde estabelecer esse vínculo de maneira consistente? Ou não sei onde estão as pessoas ou sou eu que não estou onde deveria estar...rs. Manu, adoro seu canal ❤
Uma coisa que ele falou em outro vídeo e vale para a sua questão é o fato de que o vínculo se supre não apenas com amigos e relacionamentos amorosos, mas tbm ao encontrar no mundo através de filmes, músicas, livros e etc aquela "conexão". Se conectar com a letra de uma música por exemplo pode ser uma forma de vínculo.
Já para o vínculo afetivo vc teria que se jogar no mundo e isso é difícil mesmo
@@linz5555t Sim, filmes, músicas e livros tem sido uma das minhas únicas conexões com o vínculo. Agora, me jogar no mundo eu não sei nem por onde começar...
@@isabelasanchez1 você teria que sair da sua zona de conforto, procurar espaços onde vc possa conhecer pessoas, mas é de grande importância vc saber oq está buscando ali (se divertir, dar risada, desabafar) pq não é qualquer um ou qualquer companhia que vai suprir a sua necessidade de vínculo.
Seria fácil te dizer para ir para um bar ou para a igreja por exemplo, mas não é só isso, é realmente saber oq te faz falta, oq te move e oq vc quer daquilo (encontro) para aí poder sair e buscar pessoas com as quais vc possa se conectar.
E mesmo sabendo o que se busca e indo em busca disso é importante lembrar que vai ser difícil, vai ser doloroso e muitas vezes não da certo mesmo, só não rola.
Porém vale a pena continuar, demorei alguns anos para assimilar tudo isso, sofri bastante, mas hoje ir ao encontro de vínculo se tornou menos assustador e é até prazeroso mesmo eu me vendo como uma pessoa introvertida.
Espero que vc n precise passar anos sofrendo e que sua caminhada seja mais leve que a minha foi.
@@linz5555tque resposta linda, obrigada por escrever. Eu já tô faz alguns anos nessa e é realmente o que vc falou: não é qqr Cia que supre a necessidade do vínculo. Sendo assim, muitas vezes eu prefiro ficar sozinha, pq a experiência do encontro acaba sendo ainda mais desconfortável por não suprir minha necessidade. Eu tbm sou introvertida eu gosto de ficar sozinha, por isso me surpreendi com essa mudança, que aconteceu depois da pandemia. Enfim, força pra gente nessa caminhada chamada vida. Abraço! ;)
E no final esse foi mesmo o vídeo mais importante da história desse canal 😂
Eu falo isso pra mim mesma há alguns vídeos.. 😅
Só quero ser feliz, tá difícil encontrar essa tal felicidade😊
Somente 2 perguntinhas cruciais para a vida, o difícil e respondê-las 😅😅
Muito bom esse vídeo bjs desejo muoto sucesso com seu livro bjs .
Fica uma pergunta: como fazer novas experiências sem desejá-las?
pensei que as vezes só não tem satisfação possível resta "ficar na vontade"
Muito bom vídeo… eu tô/tava emperrada com um caso que atendo, e esse vídeo ajudou legal! Percebo que preciso afinar mais a escuta para compreendermos como o modo de satisfação específico dela foi se montando na história de vida… e o que ela fantasia que irá acontecer se/quando alcançar esse objeto de satisfação. Acredito que explorar essas fantasias pode ajudá-la a compreender melhor o que ela, de fato, quer.
Valeu pela luz! 💡
Excelente!!!
Maravilhoso, sempre maravilhoso asistir seus vídeos!
Esse vídeo foi muito esclarecedor!
Obrigada por passar esse conhecimento, gosto muito dos seus vídeos.
Mas sabendo o que quero, trata-se de um desejo genuino ou inputado socialmente? E extirpando aquilo que foi introjetado na psique, o que restaria para querer??
Cheguei a conclusão- dentro daquilo que acredito- que não resta nada extirpando o que foi introjetado na psique. Particularmente, não acredito que exista um “miolo” central, intocável dentro de nós. Acredito que somos consequências de inúmeras interação, interpretações e projeções sociais. Então, a minha saida foi: dentro daquilo que me foi introjetado, o que me faz bem? Feliz? Leve? E tento ter essa percepção na reação do corpo, por exemplo. Mudei a pergunta de “o que é meu excluindo o social?” para “dentro de tudo que introjetaram dentro de mim, qual dessas opções me fazem felizes?”.
Tem sido um caminho interessante - e novo - de descobrir.
Quanto à primeira pergunta, ele responde no vídeo. Não tem como distinguir porque os dois são um só
Bizarro como tu me buga e no final desbuga. Te amo Manu ❤
Pra mim este é o Melhor Vídeo do Canal.
Obrigada Emanuel
😊
Então um alcoólatra tem alguma necessidade de afeto consciente ou inconsciente insatisfeita e ele tem um desejo de consumir álcool? E a questão da dependência química, a qual, quando ele não consome o álcool, manifestam-se vários sintomas de abstinência.
Ultimamente eu tenho me questionado muito se o que eu quero é realmente o que EU desejo ou se é algo que eu quero pra me encaixar com os outros, por pressao dos outros etc. Quando vc diz que tudo "é social" voce quer dizer que essa diferenciação nao existe? Que nao importa de onde vem meu desejo, quando ele se forma em mim ele é meu?
O fim do vídeo já clarificar um pouco mais a questão 😂
Colocando o algoritmo para trabalhar.
O que eu quero : Envelhecer com MUITO dinheiro.
Segunda coisa que eu quero MUITO: Envelhece super SARADA.
E acredite; Sou empenhadissima para que isso aconteça.
Ajudou muito ... vou ter que rever.
No interior, onde a cultura é muito mais machista do que nas grandes cidades, a repressão aparece mais nitidamente na clínica.
Manu, sobre as necessidades fundamentais, me veio a dúvida sobre a necessidade de cuidar. "Se cuidar" ou cuidar da própria vida poderia supri-la?
não
Ficou claro
Amei o vídeo!
genial!
Vendo pela terceira vez para ver se entendi 😂
DILATAR EM ALTERIDADE, É NECESSÁRIO PRA SOBREVIVÊNCIA, PODENDO , ATÉ TRAZER ALGUMAS SATISFAÇÕES.APESAR DO "EM TD E/OU COM TDS" SER INALCANÇÁVEL!
ajudou muito como sempre, obrigada!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Vc pensa que a amostragem que você tem na sua clinica deve ter um recorte mto especifico? Ouvindo imaginei que repressao se da mais em alguns grupos sociais do que outros
Somos tão tolinhos 😊, nos enganamos o tempo todo
10:34 😮
Emanuel, escreve os nomes citados, por favor, as vezes não consigo encontrar no Google, pode ser que não esteja escrevendo os nomes corretamente. O nome do Neuropscanalista citado por favor.
Obrigada
Manu, você já pensou em fazer podcast?
Eu gosto muito mesmo do seu conteúdo. Mas, não escuto com muita frequência porque preciso permanecer no RUclips para poder ouvir, já que não tenho o RUclips pago.
Só uma ideia aí, imagino que seja trabalhoso.
Um abraço
Amiga, ele não vai fazer um podcast kkkkkkkkkkkk
@@mariliaapponn 🥲🥲🥲🥲 a gente tenta
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
❤😊❤😊❤😊❤😊❤😊❤
Poxa Emanuel, sei que o canal é seu, mas a antiga música carrega um valor emotivo maior que essa...
🤯🤯🤯🤯🤯
Quero qlqr emprego q nao seja 6x1 😅
socorroooo
A pergunta número 1 é o assunto da minha terapia toda semana.
Maravilha!. ( so a musica da vinheta q fk incomoda)
Eu adoro a vinheta!
🧭
Manuuuuu… eu to apaixonada por vc!! ❤Me engravida kkkk
Vc deve ter rido muuuuito antes de começar esse vídeo, por causa do formato do título.
Será? Emanuel é muito sério...
Ele não parece uma pessoa que ri muito rs
Pq ele deve ter rido? Como vc chegou a essa conclusão e relação com o título?
Curiosa aq 😅
Mistura de nada com coisa alguma 😐