Demorou um pouco, mas finalmente achei um vídeo que mostra com propriedade e imparcialidade a vantagem de investir diretamente lá fora. Parabéns pelo conteúdo, ganhou mais um seguidor.
Daniel, pena que o RUclips não permite, mais de um like. Vejo o vídeo pela segunda vez. Compartilho que, depois de fazer o curso sobre AUTONOMIA FINANCEIRA ele ficou ainda mais didático. E mesmo após 2 anos, o vídeo continua muito atualizado. 😊
Eu investi através da avenue que era taxa zero, mas do nada eles mudaram a política interna e agora existe taxa pra tudo, inclusive corretagem $2,50 e taxa de inatividade mês $0,50 dai vendi meus ativos, fiz o câmbio e não volto mais, por para te atrair eles prometem isenção de quase tudo mas como são eles que ditam a regra mudam quando bem intendem.
O vídeo mais completo e coerente sobre o assunto, porém hoje 2024 sabemos que a regra de isenção mudou sim e isso muda bastante o quadro, mas este vídeo até já estava alertando para esta possibilidade. Obrigado
Obrigado! Realmente muda o resultado final, que fica muito mais parecido. Porém, as vantagens de tirar o seu dinheiro da zona chamada Brasil continuam e sempre existirão.
Parabéns pelo seu conhecimento e disponibilidade para responder a todos... Inclusive aos que vieram apenas pra criticar, sem ao menos ter assistido ao vídeo com atenção. Também tenho um canal que criei recentemente com o objetivo de ajudar pessoas e estou vendo o quanto é difícil essa caminhada. Parabéns por isso também meu amigo.
Bom video! Sugiro que faça uma analise com aportes mensais constantes (com e sem aporte inicial), que é o cenário mais comum para a maioria dos investidores. Imagino que o resultado seja diferente. Abraço!
É necessário considerar que cada aporte tem uma “idade” diferente, pois a análise é cima da carteira/portfolio, e nao de um aporte individual. Ao se olhar para um prazo X, por exemplo 10 anos, alguns aportes ja terao atingido ou ultrapassado o “ponto de inflexão” (os primeiros), e muitos outros nao. Se os aportes sao constantes, o “peso” dos aportes que ainda nao ultrapassaram o ponto de inflexão é maior que o peso dos q já ultrapassaram. Isso acaba fazendo com que o resultado se altere: o prazo para que IVV fique melhor que IVVB11 é bem maior. Abraço!
Acho que já sei a resposta. Com a nova tributação não vai valer a pena. A não ser a questão do risco Brasil, mas .... na minha opinião isso é pessoal. Tem gente que tem medo de andar avião, outras não. Tem gente que tem medo de outra coisa e outras não.
@@wise--men De jeito nenhum. Sou fã do IVVB11 e sigo investindo nele aqui no Brasil. O que critiquei foi o comparativo de tributação entre investir aqui no Brasil no IVVB11 ou enviar o dinheiro para fora e investir no mesmo IVV diretamente. Na minha avaliação, se antes da tributação eu considerava que não valia a pena, agora então que não vale mesmo. Não tenho medo do Brasil, na minha visão o Brasil nunca será uma Venezuela, mas também não será uma Suíça. São esses altos e baixos mesmo, é aproveitar para comprar na baixa.
As maiores vantagems que eu consegui enxergar foi a proteção contra a desvalorização do real e contra a mão grande do governo(até onde não sei dizer,uma vez que já se fala em taxar investimento no exterior)🙄
Segundo a MP 1171, a isenção tributária agora ocorre apenas para rendimentos anuais de até R$ 6.000. Portanto, a partir de 2024, não haverá mais a isenção nas vendas mensais de até R$ 35.000
Em relação a importância de o investimento estar realmente la fora em vez de no Brasil, pra mim ja sao muito claras as vantagens. Mas falando dessa simulação, a minha duvida é que no exemplo foi considerado um aporte e na prática vamos fazer varios aportes ao longo do tempo. Se considerarmos que a cada aporte teria de ser remetido dinheiro pro exterior e isso gera iof e spread cambial, isso nao diminuiria significativamente a vantagem financeira do ivv em relação ao ivvb11? Outra coisa, conheci seu canal agora e estou gostando bastante do conteúdo. Parabéns pela qualidade!
Seja muito bem vinda Aline! E essa é uma dúvida comum, mas veja que não, pois o IOF e o spread só incidem no valor enviado, não no valor total. Então, o estudo correto é fazer uma simulação de um envio, seu crescimento e o envio de volta, como foi feito. Esse dinheiro que já está lá não sofre mais com esses impostos e taxas. Então, com aportes constantes (que é o certo) você teria um patrimônio dividido em vários "blocos", cada um igual ao estudo feito. Lembrando que desde a gravação desse vídeo algumas regras mudaram, como a isenção dos 35k que não existe mais. A vantagem segue sendo para o investimento fora, porém menos discrepante.
Daniel, que vídeo esclarecedor! Destruiu os "influencers" brasileiros, sem nenhuma formação, nenhum certificado, que ficam iguais a papagaio repetindo o mantra: "Invistam em IVVB 11".
Novo inscrito presente!! formidável análise; hoje seus argumentos sobre investimentos no exteior são IRREFUTÁVEIS perante a conjuntura do desgoverno atual. Grato por compartilhar seus conhecimentos! Daniel.
Seja muito bem vindo Marcos! Infelizmente, quem mora no Brasil precisa se proteger o quanto der de toda a zona de Brasília. Investindo fora é uma das melhores maneiras.
Eu não vejo nenhuma vantagem em investir no IVVB11. Você não está investindo de verdade em Dólar, ao passo que o etf IVV (que não está na minha carteira) paga dividendos trimestralmente e em Dólar, coisa que não ocorre no Brasil. Além disso, você pode pagar porcentagem da cota independente do preço atual. E mais do que isso: hoje (2023) temos acesso a corretoras especializadas em investidores brasileiros como a Nomad, a Avenue e a Inter (da qual eu invisto tanto para dentro como para fora do pais).
Vídeo muito esclarecedor , fiz um curso de um grande canal de finanças aqui no Brasil e eles defendem muito e recomendam o investimento em IVVB11 na parte dolarizada da carteira por conta dos impostos , eu nunca fui de acordo , abri uma conta na Avenue e investi direto nos EUA .Sua explicação deixa ainda mais claro a vantagem de investir direto no que via Etfs e creio q também mesmo que não citado no vídeo BDrs . Obrigado e parabéns pelo trabalho .
É triste ver essas recomendações de IVVB11. Parte por conflitos de interesse, parte por pura ignorância dos professores que o recomendam sem nem saber de tudo isso. Por conta dos impostos? É justamente por causa deles que não faz sentido investir em IVVB11.
Vídeo muito completo, porem o amor no Brasil custa caro, com o imposto de 15% o valor muda. Queria um video seu com essa diferença no longo prazo e como fazer o IVV manter o primeiro lugar de escolha (em relação financeira, nao se tratando risco Brasil)
Infelizmente custa muito caro mesmo, e esse é mais um motivo para tirar todo o seu dinheiro de longo prazo desse lugar cara. O vídeo já considera longo prazo e, apesar de algumas atualizações, ainda faz mais sentido investir fora.
Entendi o ponto. mas na prática não investimos 10mil dólares de uma vez, mas sim aportes menores mensais. além disso há cobrança de corretagem em torno de 2,5 dólares e taxas de retiradas em diversas corretoras. seria legal fazer um comparativo utilizando esse cenário.
O resultado é o mesmo Carlos. Considerando um único aporte ou aportes constantes, pois os aportes constantes cairiam no mesmo resultado do aporte único, cada um em seu prazo.
Confesso que eu "tinha certeza" que o IVVB11 dá mais retorno no final. Provado em números que o IVV direto é superior. Vídeo extremamente relevante. Muito obrigado, Daniel. Sucesso!
É impossível dar mais retornos se ambos investem no mesmo ativo mas o IVVB11 possui maiores taxas. Sem falar da proteção juridica e internacionalização real do patrimônio, que não existem no IVVB11.
@@wise--men confiscar improvável. Mas pode meter um IOF imenso, criar bloqueios para compra de dólar, criar outros tributos e leis absurdas. Os riscos vão muito além do que imaginamos.
Vídeo muito bom, porém, faltou add a essa matemática a taxa de corretagem lá fora. Aqui muitas corretoras possuem taxa zero (entre aspas), já lá fora, existe uma taxa bem chatinha. A Avenue, por ex, cobra e ao longo dos anos certamente pesará no cálculo final
Sem dúvida alguma. IVVB11 é melhor. A não ser q vc espere 20 anos no IVV e na hora da venda se limite a 35 000 dólar por mês. Com 20 anos de aportes consistentes, coloca o IOF sibre cada aporte e refaz a conta pra ver quanto vai dar
Tá no cálculo mostrado no vídeo, que a partir de 11 anos, mesmo com todos os custos envolvidos (IOF, spread, impostos...) e sem o limite de 35 mil, o IVVB11 é pior. De onde você tirou essa informação?
Único video que encontrei que realmente considera as taxas, muito bom! Tem alguns pontos que eu tenho duvidas: 1. A administradora do IVVB11 tbm pagou IOF quando usou o dinheiro em reais para comprar os ativos dos EUA? Ou seja, estariamos sendo cobrados pelo IOF de forma indireta 2. Ela também é sujeita a taxa de 30% sobre dividendos quando recebe e reinveste, da mesma forma que os investidores individuais do Brasil? Tenho essas dúvidas porque uma vez vi um gráfico comparado SP500 em reais e o IVVB11, e parecia que o IVVB11 estava muito mais inferior do que deveria, mesmo considerando a taxa de administração
1) Sim, o IOF já está incluído no custo do ETFs. 2) Sim, é sujeito aos 30% sobre os dividendos. Tem muita gente que fala besteira sobre esse assunto, inclusive páginas grandes por aí. Toma cuidado...
@@investimentos Boa... Então acredito que isso explica em parte o porque o retorno do IVVB11 é tao inferior ao SP500. Vou continuar estudando, valeu :)
😮 Então, o IVVB11 paga os 30% de imposto sobre os dividendos que recebe do IVV. Mas, se ele fosse redistribuir esses dividendos para os cotistas brasileiros, pra evitar a bitributação (dos 15% brasileiros), como ficaria?
É, legal, mas o problema é o seguinte: ninguém sabe o dia de amanhã no Brasil, e quais regras sobre investir no exterior um governo maluco e perdulário vai alterar. Considerando isto, um ETF nacional poderia ser mais protegido. Por outro lado, bem pode ser que esse imposto sobre ETFs mude (para menos). Tem também o lado negativo de não desenvolver o mercado de ETF brasileiro, o que seria péssimo.
Mas nesse caso de um governo maluco, é ainda mais um motivo para querer ter sua grana bem longe do país! Esse argumento só reforça a tese do IVV. E mesmo sem essa isenção de imposto, no longo prazo vale mais a pena investir fora, sem contar todos os outros benefícios. E, sobre desenvolver o mercado brasileiro, acredite, não é a sua conta que fará diferença.
Não. Isso é um grande mito que espalham por aí. Nunca chega a 40%. Assiste esse vídeo aqui para entender melhor: ruclips.net/video/f6XDd0r1eMw/видео.html
Há algumas semanas atrás estava tentado em investir no IVVB11, mas através de pesquisas pesquisas e pesquisas eu acabei caindo nos ETF's dos USA. Apressado come cru. Obrigado pelo vídeo.. 22/04/2023
Pelo banco inter nao cobra Spread, se trasnferir direto pra conta de investimentos, so vai pagar a taxa de iof, hoje em dia são muitas oportunidades de investir na bolsa americana
Umas das melhores explicações sobre as diferenças, parabéns Daniel, só fiquei com uma dúvida, no caso do exemplo, se eu investi 10K no IVV e após 30 anos resolvi trazer meu dinheiro de volta e vendo 34k por exemplo para manter a isenção do IR americano, a hora que cair na minha corretora e fazer a conversão para reais aqui no Brasil, esse dinheiro não é tributado aqui no Brasil pelo IR brasileiro?
Mano, parabéns demais. O melhor vídeo que vi a respeito. Parabéns. Uma dúvida. Essa matemática vantajosa para o IVV vale também para aportes mensais? Ou se for aportar todos os meses vale o ivvb11?
Toda vez que vender uma posição com lucros (calculados em reais, comparando o preço de venda com o preço médio da posição) deve-se 15% do valor do lucro em impostos ao governo do amor.
@@investimentos sim, infelizmente o governo arrumou uma forma de roubar mais um pouco de quem economiza. Mas com essa nova lei, o ivvb11 não fica mais atrativo, sendo que ele não paga (ainda), IR até 35 mil de vendas?
Daniel parabéns pelo vídeo mas hoje com a nova alíquota de 15% e com o imposto americano em caso de morte acima de 60.000 dólares, precisa fazer mais contas. Digo isso porque Trust não é barato e quem realmente quer enviar altas quantias para eua fica desprotegido em caso de morte m.
Mas e quando você trouxer esse dinheiro pro Brasil após 30 anos?? Você não teria que pagar o spread do dólar e o iof novamente, mas em cima do montante todo?
Acho q um outro beneficio do IVBB11 e outros ETF's parecidos é preço para pequenos investidores iniciantes, é meio complicado conseguir 500 dólares para comprar o IVV numa conta estrangeira, enquanto é muito mais fácil pagar os 250 reais para ter 1 cota de IVBB11 aqui no Brasil.
Você precisa de menos dinheiro para comprar o IVV do que o IVVB11. Afinal, existe mercado fracionário nos EUA, podendo comprar menos de 5 dólares de um ativo, independente do seu preço. Coisa que no Brasil não existe.
Excelente vídeo, conteúdo de muita qualidade! Só uma observação, acho que valeria a pena comparar o cenário de aportes mensais, acredito que seja mais comum do que investir uma vez e deixar lá por 20 anos. Digo isso por que aportando mensalmente vc pagaria esse spread+iof todo mês, alterando significativamente o valor final (imagino eu).
O spread e IOF é proporcional aos aportes. O fato do aporte ser mensal não muda o resultado final, considerando que o dinheiro será usado ao longo de uma aposentadoria, por exemplo. Só não vale a pena quando o uso for dentro de poucos anos.
@@investimentos nao entendi o que voce falou, e como fazer, para enviar o dinheiro e pagar menos iof. Voce disse que para fazer aplicação financeira o iof é menor? como fazer envio assim?
Muda na questão dos resultados finais, que acabam ficando muito parecidos. Mas os benefícios de tirar o seu dinheiro do Brasil e se proteger de verdade de toda a zona que acontece por lá continuam cada vez mais importantes. Portanto, IVV ainda faz mais sentido.
Mais um vídeo de grande importância . Eu p falar a verdade tenho o ivbb11 e o voo. Justamente pelo receio do imposto Aguardarei esse vídeo sobre imposto herança . Valeu Daniel
Então já pode pensar em trocar as suas posições em IVVB11 pelas em VOO. E aproveita e faz isso o quanto antes, enquanto o imposto sobre lucros ainda são menores. Quanto mais tempo você esperar, e mais lucro tiver, maiores serão os impostos e a diferença do que você poderia ter investindo direto lá fora.
Professor, agora a isenção de 35k não existe mais, foi eliminada. Além disso, como você avalia a variação cambial? Uma vez que o dólar, no futuro, pode estar menor (R$ 3 ou 4) do que está hoje (R$ 5,5). Como mensuramos essa probabilidade Dólar vs Real no longo prazo? Ou seja, transformar o dinheiro em dólar para investir (IVV) pode ser MUITO mais vantajoso do que a sua simulação mostrou ou pode ser MUITO MENOS vantajoso. Em cima da variação cambial, se gerar lucro, também ha imposto, pela legislação atual. Como você avalia isso?
A isenção é verdade, acabou. O vídeo foi feito quando ela existia. Sobre a variação cambial, primeiro que o IVVB11 também está exposta a ela. E segundo que, no longo prazo, é praticamente impossível, por questões óbvias como inflação, crescimento e demanda pela moeda, que o real se valorize frente ao dólar.
Boa noite Daniel! Hoje a realidade quanto aos impostos na venda com lucro mudou e pagamos 15% na venda com lucro DE QUALQUER QUANTIA e temos ainda que reenvestir os dividendos que por ventura caem na conta do IVV com imposto de 30% dos dividendos, achas que mesmo assim vale a pena investir no IVV? Ou que agora so valeria a pena investir no etf Irlandês?
Realmente as regras tributárias mudaram. Objetivamente, irlandeses valem mais a pena. E a vantagem de não investir no IVVB11 e sim em ETFs americanos ou irlandeses é retirar o seu dinheiro do Brasil e ter ele conversível em dólares. Não subestime essa vantagem, pois ela pode significar uma outra vida caso as coisas desandem no Brasil.
Agora com o novos impostos dos etfs internacionais não fica melhor comprar diretamente o IVVB11? Uma vez que o maior ganho era de imposto, tirando isso da jogada... O IVVB11 parece ser a melhor escolha
Não fica. Em termos financeiros dá na mesma. Agora, com o IVVB11 você permanece no Brasil, exposto a todos os riscos do país. Eu prefiro me livrar deles e ainda ter um resultado levemente superior.
Tira uma dúvida. E agora que tem I.R de 15% lá fora no IVV caso faça uma venda? Um consultor querendo gerir a minha carteira de investimentos disse que é mais vantajoso o IVVB11. Eu tenho IVV direto lá fora. E tem outra questao. O giverno brasileiro esta fazendo agora em 2024 uma bi tributação. Isso tá errado.
Financeiramente falando, agora, sem a isenção sobre lucros, faz pouca diferença. O grande problema é que você continua preso no Brasil, e isso, do ponto de vista de diversificação global, não faz o menor sentido. Muito provavelmente esse consultor está te sugerindo isso pois para ele ou é complicado demais, ou ele ganha menos se você investe direto fora. Veja bem se ele é um bom profissional...
Professor, excelente vídeo, porém como agora em 2024 tem tb 15% para lucro internacional (não tem mais isencao 35k) no meu caso como vou investir por 10 anos compensa então investir no ivvb11? Por favor me responda.
A diferença final considerando o imposto fica pequena. A vantagem de investir fora continua sendo tirar o seu dinheiro do Brasil. Para mim, isso vale mais do que qualquer percentual a mais ou a menos deopis dos impostos.
@@investimentos o que me assusta é a questão da tributação americana e declaração do IRS aqui. Há alguma tributação aqui no Brasil quando se investe lá fora, no IVV, por exemplo? Sou novo no mundo dos investimentos.
Blz .. conhece alguma empresa legal que pague dividendos mensais,, tipo uma cpts11 fundos imobiliários no Brasil ou uma empresa kablin trimestral ,, que gera dividendos, custo baixo de cota ,, obrigado
Essa busca não faz o menor sentido Junior. Primeiro que o valor de cota de um ativo não importa para determinar a sua qualidade ou preçø. E segundo que, esses dividendos mensais que você busca, não fazem a menor diferença no seu resultado final. Inclusive, busque muitos dividendos que a tendência é você prejudicar os seus resultados de longo prazo.
Boa tarde Daniel, espero que esteja bem..... fiquei com uma dúvida no cenário atual sem isenção dos 35k, os custos da operação para repatriar o dinheiro afim de uso na aposentadoria estariam dentro desses cálculos? Poderia fazer um vídeo mais atualizado, abordando não só o IVV ou o IVVB11 mas também o BIVB39?
Poderia sim. Um dia eu faço. Mas a vantagem de investir fora ainda existe. Não tão exacerbada, mas existe. Eu se morasse no Brasil investiria tudo fora.
@@investimentos primeiramente obrigado pela resposta.... eu cheguei nos primeiros 100k, por agora (2 anos investindo).... Realmente estou pensando em virar de 50% a 80% para fora, o que me pega é que hoje aprendi a trabalhar com preço teto no caso das ações, em ETF ainda não tenho uma base de referência semelhante a essa, por isso estou colocando o pesinho, mas o inglês pega muito para entender um relatório ou algo mais profundo.
Olá Daniel, parabéns pelo vídeo, tenho uma pergunta um pouco diferente. Do que adianta dolarizar parte do nosso patrimônio se no final das contas quem controla é o governo?. Hipoteticamente o Brasil na situação parecida com da Argentina o governo resolva taxar nossa conta global em um percentual bem alto no retorno cambial (para ajudar o país), e se precisarmos do dinheiro teremos que vender nosso investimento e nos render a taxa. Penso muito em uma situação assim.
Nenhuma nação no mundo criará um imposto assim. Isso impediria a entrada de dinheiro na economia, o que prejudica ainda mais o país. A Argentina impede o envio do dinheiiro para fora. Agora, se você quiser trazer para a Argentina, é MUITO bem vindo e recebe bons incentivos para isso. A sua preocupação em um governo maluco é sempre de TIRAR o dinheiro do país, não de trazer de volta caso precise gastar.
Obrigado pelo conteúdo, justamente estava pensando em investir nesse etf e me deparei com teu vídeo, ganhou um seguidor! Sobre a corretora, preciso declarar a saida com a IBKR ? Consigo fazer um depósito físico de mais de U$10k na conta? Estando nos nos EUA? Tenho conta na Nomad e não permite isso.
Seja bem vindo! Você precisa declarar sim, e não consegue fazer depósito físico em nenhuma corretora. Para isso, você precisa abrir uma conta em banco americano. Pessoalmente, com seu passaporte, você consegue no Bank of America.
Não concordo com a segunda tabela em que você coloca 15% de IR por ano no IVVB11, até porque, você só paga o imposto de renda quando vende as ações. Se a conta for de longo prazo como você comenta, o imposto só existirá quando você começar a sacar. Tem alguma escondida neste débito anual do IR que eu não vi?
A sua interpretação da tabela não foi correta Shander. Nela, eu mostro o resultado final depois de cada ano, mas não é um resultado cumulativo. Ou seja, o rendimento do ano 6 não depende do rendimento do ano 5, já descontado do imposto. O cálculo de cada um dos anos é feito a partir do rendimento total, descontando os 15% de imposto apenas no último ano, o ano de saque, como é a realidade. Não criei um "come cotas" tirando imposto todos os anos, só te mostro o resultado final caso você saque depois do primeiro ano, segundo ano, terceiro ano e assim sucessivamente. Ficou claro?
Demorou um pouco, mas finalmente achei um vídeo que mostra com propriedade e imparcialidade a vantagem de investir diretamente lá fora. Parabéns pelo conteúdo, ganhou mais um seguidor.
Valeu Demetrio! Aqui é isso cara, informação de verdade, livre de qualquer tipo de conflito que existe por aí. Seja muito bem-vindo!
Fora a valorização do dólar!
Mas agora essa tributação dis eua mudou né?😊
Daniel, pena que o RUclips não permite, mais de um like. Vejo o vídeo pela segunda vez. Compartilho que, depois de fazer o curso sobre AUTONOMIA
FINANCEIRA ele ficou ainda mais didático. E mesmo após 2 anos, o vídeo continua muito atualizado. 😊
Valeu Eli! 😁🙏🏽
Boa tarde! Apos 3 anos, seria bom fazer uma nova analise. Obrigado !
Depois de tantos vídeos, só esse abordou as taxas. Muito obrigado!
TMJ!
Eu investi através da avenue que era taxa zero, mas do nada eles mudaram a política interna e agora existe taxa pra tudo, inclusive corretagem $2,50 e taxa de inatividade mês $0,50 dai vendi meus ativos, fiz o câmbio e não volto mais, por para te atrair eles prometem isenção de quase tudo mas como são eles que ditam a regra mudam quando bem intendem.
Por isso que gosto muito da Interactive Brokers. Corretora sólida, que só melhora. Sem vínculo com nenhuma instituição brasileira.
O vídeo mais completo e coerente sobre o assunto, porém hoje 2024 sabemos que a regra de isenção mudou sim e isso muda bastante o quadro, mas este vídeo até já estava alertando para esta possibilidade. Obrigado
Obrigado! Realmente muda o resultado final, que fica muito mais parecido. Porém, as vantagens de tirar o seu dinheiro da zona chamada Brasil continuam e sempre existirão.
Parabéns pelo seu conhecimento e disponibilidade para responder a todos... Inclusive aos que vieram apenas pra criticar, sem ao menos ter assistido ao vídeo com atenção. Também tenho um canal que criei recentemente com o objetivo de ajudar pessoas e estou vendo o quanto é difícil essa caminhada. Parabéns por isso também meu amigo.
Valeu demais cara! É uma caminhada longa, com pedras no caminho, mas que vale muito a pena!
Parabéns pelos vídeos, aprendendo muito com suas aulas mesmo esse vídeo tendo sito postado a 3 anos.
Muito obrigado Sonia! Preciso atualizar esse aqui!
Bom video! Sugiro que faça uma analise com aportes mensais constantes (com e sem aporte inicial), que é o cenário mais comum para a maioria dos investidores. Imagino que o resultado seja diferente. Abraço!
Não é Luiz. Imagine que nessa análise, onde considerei apenas um aporte, se repete para cada aporte que você fizer. O resultado final é o mesmo.
É necessário considerar que cada aporte tem uma “idade” diferente, pois a análise é cima da carteira/portfolio, e nao de um aporte individual.
Ao se olhar para um prazo X, por exemplo 10 anos, alguns aportes ja terao atingido ou ultrapassado o “ponto de inflexão” (os primeiros), e muitos outros nao. Se os aportes sao constantes, o “peso” dos aportes que ainda nao ultrapassaram o ponto de inflexão é maior que o peso dos q já ultrapassaram. Isso acaba fazendo com que o resultado se altere: o prazo para que IVV fique melhor que IVVB11 é bem maior. Abraço!
Daniel poderia fazer uma breve comparação quando der, agora com essa nova tributação em 2024. Abraço.
Já está agendada.
👏👏👏👏👏
Acho que já sei a resposta. Com a nova tributação não vai valer a pena. A não ser a questão do risco Brasil, mas .... na minha opinião isso é pessoal. Tem gente que tem medo de andar avião, outras não. Tem gente que tem medo de outra coisa e outras não.
@@ricardowsouza E qual seria o risco brasil em caso de ativo que replica índice americano? Risco do real se valorizar mais que o dolar? kkk
@@wise--men De jeito nenhum. Sou fã do IVVB11 e sigo investindo nele aqui no Brasil. O que critiquei foi o comparativo de tributação entre investir aqui no Brasil no IVVB11 ou enviar o dinheiro para fora e investir no mesmo IVV diretamente. Na minha avaliação, se antes da tributação eu considerava que não valia a pena, agora então que não vale mesmo. Não tenho medo do Brasil, na minha visão o Brasil nunca será uma Venezuela, mas também não será uma Suíça. São esses altos e baixos mesmo, é aproveitar para comprar na baixa.
Argumento nunhum ,vc acabou com a minha dúvida obrigado
As maiores vantagems que eu consegui enxergar foi a proteção contra a desvalorização do real e contra a mão grande do governo(até onde não sei dizer,uma vez que já se fala em taxar investimento no exterior)🙄
Sobre essas taxações, são grandes incógnitas. Mas, tirar o dinheiro do Brasil, independente delas, é sempre uma boa ideia para o longo prazo.
Segundo a MP 1171, a isenção tributária agora ocorre apenas para rendimentos anuais de até R$ 6.000. Portanto, a partir de 2024, não haverá mais a isenção nas vendas mensais de até R$ 35.000
Errado cara. A isenção não existe mais, nem para 6k. Mas, mesmo sem ela, ainda vale a pena investir fora e tirar o seu dinheiro dessa zona brasileira.
Em 2024 a isenção de impostos até R$35.000 em venda de papéis internacionais foi eliminada. Parabéns para quem fez o L.
Verdade. O amor, afinal, custa caro né? 😅
O ex-presidiário acabou com a isenção de 35 mil
O amor custa caro né...🥲 Alguém tem que pagar a conta.
Vídeo muito esclarecedor. Os números não mentem, o governo sim!
Obrigado Pri.
Like merecido e ganhou um inscrito, didática fenomenal aliada a paciência em passar o conteúdo.
Seja muito bem vindo Leandro!
Em relação a importância de o investimento estar realmente la fora em vez de no Brasil, pra mim ja sao muito claras as vantagens.
Mas falando dessa simulação, a minha duvida é que no exemplo foi considerado um aporte e na prática vamos fazer varios aportes ao longo do tempo. Se considerarmos que a cada aporte teria de ser remetido dinheiro pro exterior e isso gera iof e spread cambial, isso nao diminuiria significativamente a vantagem financeira do ivv em relação ao ivvb11?
Outra coisa, conheci seu canal agora e estou gostando bastante do conteúdo. Parabéns pela qualidade!
Seja muito bem vinda Aline! E essa é uma dúvida comum, mas veja que não, pois o IOF e o spread só incidem no valor enviado, não no valor total. Então, o estudo correto é fazer uma simulação de um envio, seu crescimento e o envio de volta, como foi feito. Esse dinheiro que já está lá não sofre mais com esses impostos e taxas. Então, com aportes constantes (que é o certo) você teria um patrimônio dividido em vários "blocos", cada um igual ao estudo feito. Lembrando que desde a gravação desse vídeo algumas regras mudaram, como a isenção dos 35k que não existe mais. A vantagem segue sendo para o investimento fora, porém menos discrepante.
Parabéns Professor , vc é nota 1000 !!!
Valeu Elias!
Daniel, que vídeo esclarecedor! Destruiu os "influencers" brasileiros, sem nenhuma formação, nenhum certificado, que ficam iguais a papagaio repetindo o mantra: "Invistam em IVVB 11".
Infelizmente tem muita gente sem nenhum preparo falando sobre investimentos no Brasil. Feliz que gostou Sandro!
Novo inscrito presente!! formidável análise; hoje seus argumentos sobre investimentos no exteior são IRREFUTÁVEIS perante a conjuntura do desgoverno atual. Grato por compartilhar seus conhecimentos! Daniel.
Seja muito bem vindo Marcos! Infelizmente, quem mora no Brasil precisa se proteger o quanto der de toda a zona de Brasília. Investindo fora é uma das melhores maneiras.
Eu não vejo nenhuma vantagem em investir no IVVB11. Você não está investindo de verdade em Dólar, ao passo que o etf IVV (que não está na minha carteira) paga dividendos trimestralmente e em Dólar, coisa que não ocorre no Brasil. Além disso, você pode pagar porcentagem da cota independente do preço atual. E mais do que isso: hoje (2023) temos acesso a corretoras especializadas em investidores brasileiros como a Nomad, a Avenue e a Inter (da qual eu invisto tanto para dentro como para fora do pais).
Sem taxa de corretagem?
Isso depende muito da corretora.@@miruporai
Vídeo muito esclarecedor , fiz um curso de um grande canal de finanças aqui no Brasil e eles defendem muito e recomendam o investimento em IVVB11 na parte dolarizada da carteira por conta dos impostos , eu nunca fui de acordo , abri uma conta na Avenue e investi direto nos EUA .Sua explicação deixa ainda mais claro a vantagem de investir direto no que via Etfs e creio q também mesmo que não citado no vídeo BDrs . Obrigado e parabéns pelo trabalho .
É triste ver essas recomendações de IVVB11. Parte por conflitos de interesse, parte por pura ignorância dos professores que o recomendam sem nem saber de tudo isso. Por conta dos impostos? É justamente por causa deles que não faz sentido investir em IVVB11.
Vídeo muito completo, porem o amor no Brasil custa caro, com o imposto de 15% o valor muda. Queria um video seu com essa diferença no longo prazo e como fazer o IVV manter o primeiro lugar de escolha (em relação financeira, nao se tratando risco Brasil)
Infelizmente custa muito caro mesmo, e esse é mais um motivo para tirar todo o seu dinheiro de longo prazo desse lugar cara. O vídeo já considera longo prazo e, apesar de algumas atualizações, ainda faz mais sentido investir fora.
Bom Daniel, hj com o IR tb sobre o IVV pra trazer o $ de volta, precisamos de nova simulacao, acho q essa tabela aí vai modificar um tanto..
Modifica sim, mas continua sendo melhor investir diretamente fora do que através de ETFs no Brasil.
Entendi o ponto. mas na prática não investimos 10mil dólares de uma vez, mas sim aportes menores mensais. além disso há cobrança de corretagem em torno de 2,5 dólares e taxas de retiradas em diversas corretoras. seria legal fazer um comparativo utilizando esse cenário.
O resultado é o mesmo Carlos. Considerando um único aporte ou aportes constantes, pois os aportes constantes cairiam no mesmo resultado do aporte único, cada um em seu prazo.
Tirou todas as minhas dúvidas. Obrigado!!
Feliz em ler isso!
Excelente!!! Ganhou mais um inscrito!!! Como eu queria ter encontrado esse canal antes rsrsrs
Seja bem vindo Paulo! E obrigado pelo comentário!
Melhor vídeo sobre o assunto!
Valeu Vitor!
Confesso que eu "tinha certeza" que o IVVB11 dá mais retorno no final. Provado em números que o IVV direto é superior. Vídeo extremamente relevante. Muito obrigado, Daniel. Sucesso!
É impossível dar mais retornos se ambos investem no mesmo ativo mas o IVVB11 possui maiores taxas. Sem falar da proteção juridica e internacionalização real do patrimônio, que não existem no IVVB11.
Mas não tem mais isenção no IVV. Agora é 15% . Acho q o IVVB11 vale mais a pena por ser mais simples
@@PauloJose007-t4g manter o dinheiro no Brasil é um risco negligenciado por muitos…
@@investimentos vc acha que o governo pode confiscar o dinheiro? Não é exagero isso? O dono do ETF pode sumir?
@@wise--men confiscar improvável. Mas pode meter um IOF imenso, criar bloqueios para compra de dólar, criar outros tributos e leis absurdas. Os riscos vão muito além do que imaginamos.
Brother, seu vídeo foi sensacional sobre este tema...Obrigado!
Obrigado cara! Espero ter ajudado 👊🏽
Vídeo excelente, 2023 e ajudando muita gente . Valeu 👏🏾👏🏾
Valeu Fabiano!
Que vídeo TOP, cheio de ótimos esclarecimentos ! Já me inscrevi no canal. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Sucesso !
Seja bem vindo!
Vídeo muito bom, porém, faltou add a essa matemática a taxa de corretagem lá fora. Aqui muitas corretoras possuem taxa zero (entre aspas), já lá fora, existe uma taxa bem chatinha. A Avenue, por ex, cobra e ao longo dos anos certamente pesará no cálculo final
Inter e Nomad não cobram nenhuma taxa. Avenue não cobra nas primeiras 3 ordens do mês. Sabendo onde e quando comprar, não paga-se mais corretagem.
Melhor vídeo sobre o tema disparado!!!
Valeu Vini!
Xará faz esse vídeo de como não pagar esses impostos. Quando ouço a palavra imposto eu já fico depressivo!
Deixa comigo xará! Evitar esse imposto de herança é mais fácil do que parece 👊🏼
Sem dúvida alguma. IVVB11 é melhor. A não ser q vc espere 20 anos no IVV e na hora da venda se limite a 35 000 dólar por mês. Com 20 anos de aportes consistentes, coloca o IOF sibre cada aporte e refaz a conta pra ver quanto vai dar
Tá no cálculo mostrado no vídeo, que a partir de 11 anos, mesmo com todos os custos envolvidos (IOF, spread, impostos...) e sem o limite de 35 mil, o IVVB11 é pior. De onde você tirou essa informação?
@@investimentos Amigo, vc mantém a opinião com a tributação de 15% no IVV?
@@Felipe-kx4pe tou assistindo o vídeo agora e queria saber
mais uma aula,esse é o cara😁
😃
Parabéns pela verdadeira aula
Muito obrigado Roberto!
Eu ainda não invisto no Estados Unidos no exterior
Mais pretendo investir
Melhor decisão financeira que você tomará na vida!
Quero saber mais sobre imposto de herança .
Assiste esse vídeo aqui e veja que só paga esse imposto quem quer: ruclips.net/video/f6XDd0r1eMw/видео.html
Faz vídeo de come se livrar do imposto de herança.
Já tem. Só buscar aqui no canal 👀
Imposto sobre herança Americano
Só paga quem quer. Explico aqui: ruclips.net/video/f6XDd0r1eMw/видео.html
Único video que encontrei que realmente considera as taxas, muito bom! Tem alguns pontos que eu tenho duvidas:
1. A administradora do IVVB11 tbm pagou IOF quando usou o dinheiro em reais para comprar os ativos dos EUA? Ou seja, estariamos sendo cobrados pelo IOF de forma indireta
2. Ela também é sujeita a taxa de 30% sobre dividendos quando recebe e reinveste, da mesma forma que os investidores individuais do Brasil?
Tenho essas dúvidas porque uma vez vi um gráfico comparado SP500 em reais e o IVVB11, e parecia que o IVVB11 estava muito mais inferior do que deveria, mesmo considerando a taxa de administração
1) Sim, o IOF já está incluído no custo do ETFs.
2) Sim, é sujeito aos 30% sobre os dividendos.
Tem muita gente que fala besteira sobre esse assunto, inclusive páginas grandes por aí. Toma cuidado...
@@investimentos Boa... Então acredito que isso explica em parte o porque o retorno do IVVB11 é tao inferior ao SP500. Vou continuar estudando, valeu :)
😮 Então, o IVVB11 paga os 30% de imposto sobre os dividendos que recebe do IVV. Mas, se ele fosse redistribuir esses dividendos para os cotistas brasileiros, pra evitar a bitributação (dos 15% brasileiros), como ficaria?
@@GabrielMessas O valor sem bi-tributação já é 30%, então não mudaria nada =/
Quero investir cada vez mais em dólar ✈️
Melhor coisa que você faz! Tirar seu dinheiro da zona brasileira.
Grave o vídeo ensinando como evitar os impostos em 100%. Todos agradecemos.
Já gravei! Tá aqui: ruclips.net/video/f6XDd0r1eMw/видео.html
Conhecendo hoje e já me apaixonei pelo seu canal. Senti segurança e veracidade no que fala. Passando a te conhecer um pouco mais...
Seja bem-vinda Francy!
Excelente vídeo. Ganhou mais um seguidor.
Seja bem vindo Jorge. Veja outros vídeos aqui do canal, vamos contra a maré por aqui.
Excelente! Muito esclarecedor, parabéns pelo trabalho.
Valeu Lucas!
Imposto de herança
Só paga quem quer.
É, legal, mas o problema é o seguinte: ninguém sabe o dia de amanhã no Brasil, e quais regras sobre investir no exterior um governo maluco e perdulário vai alterar. Considerando isto, um ETF nacional poderia ser mais protegido. Por outro lado, bem pode ser que esse imposto sobre ETFs mude (para menos). Tem também o lado negativo de não desenvolver o mercado de ETF brasileiro, o que seria péssimo.
Mas nesse caso de um governo maluco, é ainda mais um motivo para querer ter sua grana bem longe do país! Esse argumento só reforça a tese do IVV. E mesmo sem essa isenção de imposto, no longo prazo vale mais a pena investir fora, sem contar todos os outros benefícios.
E, sobre desenvolver o mercado brasileiro, acredite, não é a sua conta que fará diferença.
BOM DIA
GOSTARIA DE SABER SOBRE A TRIBUTAÇÃO AMERICANA SOBRE DEIXAR A HERANÇA EM CASO DE FALECIMENTO DO PROPRIETÁRIO DAS AÇÕES ??
É 40% MESMO
Não. Isso é um grande mito que espalham por aí. Nunca chega a 40%. Assiste esse vídeo aqui para entender melhor: ruclips.net/video/f6XDd0r1eMw/видео.html
Parabéns pelo vídeo , objetivos claro e muito didático , show ganho meu jóia e minha inscrição .
Seja bem vindo Adriano!
assistindo pela segunda vez kkk
Há algumas semanas atrás estava tentado em investir no IVVB11, mas através de pesquisas pesquisas e pesquisas eu acabei caindo nos ETF's dos USA. Apressado come cru. Obrigado pelo vídeo.. 22/04/2023
Feliz que não cometeu esse erro cara. IVVB11 só serve para ter mais um sócio: o governo brasileiro 😅
Pois é, ainda foi desconsiderado os reinvestimento dos dividendos no ivv e a valorização do dólar ao longo prazo.
É que essa informação já aconteceria no IVVB11 também. Então, por estar dos dois lados, pode ser ignorada.
Pelo banco inter nao cobra Spread, se trasnferir direto pra conta de investimentos, so vai pagar a taxa de iof, hoje em dia são muitas oportunidades de investir na bolsa americana
Cobra spread sim. Confere direitinho essa informação para não ser enganado.
Muito esclarecedor seu vídeo
Obrigado Marlon!
Esse vídeo me ajudou muito. Parabéns Daniel...
Feliz em ler isso Antonio!
Quero saber, se o quadro do cenário, será aproveitado pela designer no novo projeto? Se não, favor enviar ele pra São Paulo. Eu adoro esse quadro!❤
Estou pensando em ou colocar ele, ou pegar a versão atualizada dele 👀
Realmente, não há motivos para investir no Brasil sendo que hoje temos muita facilidade para ir direto na fonte!
Exatamente cara! E quem indica esses investimentos, na maioria das vezes, infelizmente, está coberto de conflitos de interesse.
Desculpa! prefifo IVVB11 comprei na NU. Quando me der a louca na cabeça eu vendo e pronto! menos burocracia.
Sem problemas. Você aceita pagar mais caro e ter uma diversificação pior por causa da burocracia. São escolhas.
Que aula! Quanto à Reforma do Governo, sim, foi aprovada a taxação de 15%.
Estou sabendo. Infelizmente.
Mesmo com os 15% de taxação, ainda vale a pena?
Sempre vale a pena investir fora do Brasil. Isso aqui é um país comunista comandado por bandidos. Faz o L. @@MauricioSilva-zj9tg
@@MauricioSilva-zj9tg vale?
Excelente vídeo. Estava com muito medo de enviar, o mundo todo colapsando. Seguidora e agora vou maratonar! Parabéns e obrigada
Obrigado Natalya! Medo eu teria de deixar o meu dinheiro no Brasil. Para isso sim que é preciso coragem 🥲
Esse spread é maior, nunca vi menos de 2%, até já vi propaganda falando que era 1%, mas sempre que fiz simulação o resultado era maior que 2%
Temos spread de 0.7% atualmente cara. A diferença fica ainda pior para os ETFs no Brasil reduzindo esse custo.
Monstro!! Sabe muito.
Valeu João! 👊🏼
Umas das melhores explicações sobre as diferenças, parabéns Daniel, só fiquei com uma dúvida, no caso do exemplo, se eu investi 10K no IVV e após 30 anos resolvi trazer meu dinheiro de volta e vendo 34k por exemplo para manter a isenção do IR americano, a hora que cair na minha corretora e fazer a conversão para reais aqui no Brasil, esse dinheiro não é tributado aqui no Brasil pelo IR brasileiro?
Essa isenção acabou cara. Você irá sempre pagar 15% sobre o lucro das vendas, calculado em reais.
@@investimentos Obrigado pela resposta Daniel, Brasil sendo Brasil, sempre sugando tudo que dá do brasileiro, slk.
@@investimentosirmão, se a isenção acabou, o IVVB11 é melhor?
Conteúdo de altíssima qualidade, parabéns!
Valeu!!!
Mano, parabéns demais. O melhor vídeo que vi a respeito. Parabéns. Uma dúvida. Essa matemática vantajosa para o IVV vale também para aportes mensais? Ou se for aportar todos os meses vale o ivvb11?
Vale sim cara. Afinal, o aporte mensal se torna um aporte único (seguindo a lógica do vídeo), somado a vários outros aportes únicos feitos cada mês.
3:34 - "As regras implacáveis da humilde matemática"
Essas mesmas 👊🏼
Daniel, explica com a nova lei brasileira que tributa em 15% dos lucros no exterior
Toda vez que vender uma posição com lucros (calculados em reais, comparando o preço de venda com o preço médio da posição) deve-se 15% do valor do lucro em impostos ao governo do amor.
@@investimentos sim, infelizmente o governo arrumou uma forma de roubar mais um pouco de quem economiza. Mas com essa nova lei, o ivvb11 não fica mais atrativo, sendo que ele não paga (ainda), IR até 35 mil de vendas?
Daniel parabéns pelo vídeo mas hoje com a nova alíquota de 15% e com o imposto americano em caso de morte acima de 60.000 dólares, precisa fazer mais contas. Digo isso porque Trust não é barato e quem realmente quer enviar altas quantias para eua fica desprotegido em caso de morte m.
Mas e quando você trouxer esse dinheiro pro Brasil após 30 anos?? Você não teria que pagar o spread do dólar e o iof novamente, mas em cima do montante todo?
O cálculo já é feito levando isso em consideração. Mesmo com ele, não faz o menor sentido investir em IVVB11.
Acho q um outro beneficio do IVBB11 e outros ETF's parecidos é preço para pequenos investidores iniciantes, é meio complicado conseguir 500 dólares para comprar o IVV numa conta estrangeira, enquanto é muito mais fácil pagar os 250 reais para ter 1 cota de IVBB11 aqui no Brasil.
Você precisa de menos dinheiro para comprar o IVV do que o IVVB11. Afinal, existe mercado fracionário nos EUA, podendo comprar menos de 5 dólares de um ativo, independente do seu preço. Coisa que no Brasil não existe.
@@investimentospela avenue consegue comprar fracionado?
@@investimentos É possível comprar fracionário pela global account do Inter?
Muito bom
Excelente vídeo, conteúdo de muita qualidade!
Só uma observação, acho que valeria a pena comparar o cenário de aportes mensais, acredito que seja mais comum do que investir uma vez e deixar lá por 20 anos.
Digo isso por que aportando mensalmente vc pagaria esse spread+iof todo mês, alterando significativamente o valor final (imagino eu).
O spread e IOF é proporcional aos aportes. O fato do aporte ser mensal não muda o resultado final, considerando que o dinheiro será usado ao longo de uma aposentadoria, por exemplo. Só não vale a pena quando o uso for dentro de poucos anos.
@@investimentos nao entendi o que voce falou, e como fazer, para enviar o dinheiro e pagar menos iof. Voce disse que para fazer aplicação financeira o iof é menor? como fazer envio assim?
boa tarde Daniel, o vídeo agendado para nova comparação em 2024 e não foi lançado ainda né?
Não. Estou para gravá-lo em breve!
Olá vendo o vídeo, agora com o fim da isenção esses 15% muda muita coisa não? Poderia fazer um vídeo atualizado ? Obrigado
Muda na questão dos resultados finais, que acabam ficando muito parecidos. Mas os benefícios de tirar o seu dinheiro do Brasil e se proteger de verdade de toda a zona que acontece por lá continuam cada vez mais importantes. Portanto, IVV ainda faz mais sentido.
Mais um vídeo de grande importância . Eu p falar a verdade tenho o ivbb11 e o voo. Justamente pelo receio do imposto Aguardarei esse vídeo sobre imposto herança . Valeu Daniel
Então já pode pensar em trocar as suas posições em IVVB11 pelas em VOO. E aproveita e faz isso o quanto antes, enquanto o imposto sobre lucros ainda são menores. Quanto mais tempo você esperar, e mais lucro tiver, maiores serão os impostos e a diferença do que você poderia ter investindo direto lá fora.
Ótimo conteúdo!
Valeu Kelvin!
Ola, Daniel. Com a iminência da aprovacao da MP 1171/23 seria bom revisitarmos o tema "IVVB11 vs IVV" quanto aos aspectos tributários?
Quando ela for aprovada, falarei sobre. Até lá, não passa de mera especulação.
Vlw, excelentes dicas. Esclareceu muito.
TMJ! 👊🏽
"Pois deixa de preguiça e deixa o seu like" kkkkkkkkk
👀😂
Vídeo sobre impostos, pf
Deixa comigo Lucas!
Professor, agora a isenção de 35k não existe mais, foi eliminada.
Além disso, como você avalia a variação cambial? Uma vez que o dólar, no futuro, pode estar menor (R$ 3 ou 4) do que está hoje (R$ 5,5). Como mensuramos essa probabilidade Dólar vs Real no longo prazo?
Ou seja, transformar o dinheiro em dólar para investir (IVV) pode ser MUITO mais vantajoso do que a sua simulação mostrou ou pode ser MUITO MENOS vantajoso.
Em cima da variação cambial, se gerar lucro, também ha imposto, pela legislação atual.
Como você avalia isso?
A isenção é verdade, acabou. O vídeo foi feito quando ela existia. Sobre a variação cambial, primeiro que o IVVB11 também está exposta a ela. E segundo que, no longo prazo, é praticamente impossível, por questões óbvias como inflação, crescimento e demanda pela moeda, que o real se valorize frente ao dólar.
@@investimentos , obrigado! Acho que o viés doméstico está atrapalhando minha visão.
Me indica uma corretora em que eu possa abrir uma casa pra pra meu filho de 16 anos começar a investir?
Menores de idade não conseguem abrir conta no exterior. Precisa ser uma brasileira até ele completar 18 anos. Inter é uma boa.
Boa noite Daniel! Hoje a realidade quanto aos impostos na venda com lucro mudou e pagamos 15% na venda com lucro DE QUALQUER QUANTIA e temos ainda que reenvestir os dividendos que por ventura caem na conta do IVV com imposto de 30% dos dividendos, achas que mesmo assim vale a pena investir no IVV? Ou que agora so valeria a pena investir no etf Irlandês?
Realmente as regras tributárias mudaram. Objetivamente, irlandeses valem mais a pena. E a vantagem de não investir no IVVB11 e sim em ETFs americanos ou irlandeses é retirar o seu dinheiro do Brasil e ter ele conversível em dólares. Não subestime essa vantagem, pois ela pode significar uma outra vida caso as coisas desandem no Brasil.
Agora com o novos impostos dos etfs internacionais não fica melhor comprar diretamente o IVVB11? Uma vez que o maior ganho era de imposto, tirando isso da jogada... O IVVB11 parece ser a melhor escolha
Não fica. Em termos financeiros dá na mesma. Agora, com o IVVB11 você permanece no Brasil, exposto a todos os riscos do país. Eu prefiro me livrar deles e ainda ter um resultado levemente superior.
Tira uma dúvida. E agora que tem I.R de 15% lá fora no IVV caso faça uma venda? Um consultor querendo gerir a minha carteira de investimentos disse que é mais vantajoso o IVVB11. Eu tenho IVV direto lá fora. E tem outra questao. O giverno brasileiro esta fazendo agora em 2024 uma bi tributação. Isso tá errado.
Financeiramente falando, agora, sem a isenção sobre lucros, faz pouca diferença. O grande problema é que você continua preso no Brasil, e isso, do ponto de vista de diversificação global, não faz o menor sentido. Muito provavelmente esse consultor está te sugerindo isso pois para ele ou é complicado demais, ou ele ganha menos se você investe direto fora. Veja bem se ele é um bom profissional...
@@investimentos Valeu. Obrigado 👍🏻
Professor, excelente vídeo, porém como agora em 2024 tem tb 15% para lucro internacional (não tem mais isencao 35k) no meu caso como vou investir por 10 anos compensa então investir no ivvb11? Por favor me responda.
A diferença final considerando o imposto fica pequena. A vantagem de investir fora continua sendo tirar o seu dinheiro do Brasil. Para mim, isso vale mais do que qualquer percentual a mais ou a menos deopis dos impostos.
Mas há a opção de alugar o IVVB11.
O IVV também. Mas os juros são tão insignificantes que isso deve estar fora da sua consideração.
@@investimentos o que me assusta é a questão da tributação americana e declaração do IRS aqui.
Há alguma tributação aqui no Brasil quando se investe lá fora, no IVV, por exemplo?
Sou novo no mundo dos investimentos.
Excelente vídeo!
Obrigado Lorena!
Parabéns. Você é muito bom !!!!
Obrigado Ademir!
Vídeo top demais, você tem algum vídeo falando do etf VOO , tem alguma diferença do IVV ?
Eles são exatamente a mesma coisa. IVV = VOO.
Blz .. conhece alguma empresa legal que pague dividendos mensais,, tipo uma cpts11 fundos imobiliários no Brasil ou uma empresa kablin trimestral ,, que gera dividendos, custo baixo de cota ,, obrigado
Essa busca não faz o menor sentido Junior. Primeiro que o valor de cota de um ativo não importa para determinar a sua qualidade ou preçø. E segundo que, esses dividendos mensais que você busca, não fazem a menor diferença no seu resultado final. Inclusive, busque muitos dividendos que a tendência é você prejudicar os seus resultados de longo prazo.
Boa tarde Daniel, espero que esteja bem..... fiquei com uma dúvida no cenário atual sem isenção dos 35k, os custos da operação para repatriar o dinheiro afim de uso na aposentadoria estariam dentro desses cálculos?
Poderia fazer um vídeo mais atualizado, abordando não só o IVV ou o IVVB11 mas também o BIVB39?
Poderia sim. Um dia eu faço. Mas a vantagem de investir fora ainda existe. Não tão exacerbada, mas existe. Eu se morasse no Brasil investiria tudo fora.
@@investimentos primeiramente obrigado pela resposta.... eu cheguei nos primeiros 100k, por agora (2 anos investindo).... Realmente estou pensando em virar de 50% a 80% para fora, o que me pega é que hoje aprendi a trabalhar com preço teto no caso das ações, em ETF ainda não tenho uma base de referência semelhante a essa, por isso estou colocando o pesinho, mas o inglês pega muito para entender um relatório ou algo mais profundo.
Olá Daniel, parabéns pelo vídeo, tenho uma pergunta um pouco diferente. Do que adianta dolarizar parte do nosso patrimônio se no final das contas quem controla é o governo?. Hipoteticamente o Brasil na situação parecida com da Argentina o governo resolva taxar nossa conta global em um percentual bem alto no retorno cambial (para ajudar o país), e se precisarmos do dinheiro teremos que vender nosso investimento e nos render a taxa. Penso muito em uma situação assim.
Nenhuma nação no mundo criará um imposto assim. Isso impediria a entrada de dinheiro na economia, o que prejudica ainda mais o país. A Argentina impede o envio do dinheiiro para fora. Agora, se você quiser trazer para a Argentina, é MUITO bem vindo e recebe bons incentivos para isso.
A sua preocupação em um governo maluco é sempre de TIRAR o dinheiro do país, não de trazer de volta caso precise gastar.
@@investimentos obrigado pela atenção amigo !
Parabéns, tu és muito bom 👏👏👏 Perfeita sua colocação 🙏🏻😎🙌
Obrigado Raquel!
Obrigado pelo conteúdo, justamente estava pensando em investir nesse etf e me deparei com teu vídeo, ganhou um seguidor! Sobre a corretora, preciso declarar a saida com a IBKR ? Consigo fazer um depósito físico de mais de U$10k na conta? Estando nos nos EUA? Tenho conta na Nomad e não permite isso.
Seja bem vindo! Você precisa declarar sim, e não consegue fazer depósito físico em nenhuma corretora. Para isso, você precisa abrir uma conta em banco americano. Pessoalmente, com seu passaporte, você consegue no Bank of America.
Daniel, mas sobre o investimento em IVV, na hora de voltar para o Brasil, paga IR de 15% sobre o ganho, certo?
A repatriação do dinheiro causa somente o IOF de 0.38%. A venda dele abaixo de 35 mil reais é isenta. Acima disso, 15% sobre lucro.
@@investimentos e a variação cambial?
Não concordo com a segunda tabela em que você coloca 15% de IR por ano no IVVB11, até porque, você só paga o imposto de renda quando vende as ações. Se a conta for de longo prazo como você comenta, o imposto só existirá quando você começar a sacar. Tem alguma escondida neste débito anual do IR que eu não vi?
A sua interpretação da tabela não foi correta Shander. Nela, eu mostro o resultado final depois de cada ano, mas não é um resultado cumulativo. Ou seja, o rendimento do ano 6 não depende do rendimento do ano 5, já descontado do imposto. O cálculo de cada um dos anos é feito a partir do rendimento total, descontando os 15% de imposto apenas no último ano, o ano de saque, como é a realidade.
Não criei um "come cotas" tirando imposto todos os anos, só te mostro o resultado final caso você saque depois do primeiro ano, segundo ano, terceiro ano e assim sucessivamente. Ficou claro?