Sempre que leio um clássico ou obras de séculos passados entro na "máquina do tempo" para incorporar tradições e costumes de época, pois é preciso lembrar que a obra é reflexo direto do seu tempo e que o autor provavelmente não teve nenhuma intenção de ferir ou denegrir a imagem da mulher, muito pelo contrário, uma moça prendada, educada e com vocação para a família e para a maternidade eram extremamente admiradas. O que acontecia a pouco tempo ainda aqui no Brasil também. E é lógico que na sociedade moderna não cabe mais esse modelo de ideal feminino. Tenho a edição de bolso da Zahar não sei se muda alguma coisa por ser de tamanho reduzido, mas vou ler assim que der. Ótima resenha como sempre parabéns! Bjus
Exato, devemos sempre nos atentar a época que o autor viveu e outra questão é o "herói", no século XX esse modelo de herói perfeito foi substituído pelo anti- herói.
Mas é justamente isso mesmo. A gente entende pelo contexto na época, mas por conta disso não o considero mais adequado para crianças, pela falta de senso crítico formado. Como adulta eu gostei muito do livro, ainda que, tirando a questão sexista, o personagem do Peter seja quase intragável para mim (em qualquer época) rs Beijo
@@EduardaMenezes sim concordo, as crianças ainda precisam formar um senso crítico. Deve ser por isso que no desenho da Disney a história tem contornos mais suaves e mais adequado às crianças, pois o público alvo é exatamente o infantil, bjus.
A diferença entra as edições é q as de bolso não são comentadas nem ilustradas. Eu estou relendo "O Conde de Monte Cristo" com meu marido e a minha versão é a de bolso, então quando tem uma ilustração ou nota de rodapé explicando algo ele me mostra, quanto ao texto até agora é o mesmo. :)
Sou um homem negro e militante de esquerda, logo estaria dentro do perfil de pessoas que criticariam o livro e o autor. Porém o autor e o livro é fruto de sua época e não pode ser analisado com a visão moral de hoje.
Não sei se eu maliciei a história, mas uma das coisas que me incomodou é que todos as personagens femininas pareciam ter uma queda pelo Peter Pan (que é ainda uma criança com seus dentes de leite). Toda vez davam uma indireta e depois diziam "ah Peter você não entende". E o caráter da Sininho, então, tentando fazer o mal pra Wendy, me deixou chocada. Tem ainda a questão da violência, pois os meninos matavam mesmo e os índios andavam com saias de escalpos na cintura e, há uma parte em que Peter comenta que ele sempre se esquece de tudo, tipo um lapso de memória, então ele nem sabe quantas pessoas ele já assassinou, muito bizarro. Não tinha pensado ainda nos aspectos que você apontou no vídeo, mas em resumo, nada apropriado para crianças kkkkk. Mas ainda assim foi bom conhecer a obra.😁
A meu ver, nesse caso, o autor expõe uma fraqueza humana: o fascínio que temos por pessoas de personalidades fortes, especialmente quando estamos na adolescência. É o que acontece quando na nossa época de escola chama a atenção aquele colega de classe que desafia os professores, que mata aula ou, até mesmo, usa drogas. Ele costuma ser visto como um cara descolado, interessante e cheio de si. Para quem está em busca da sua autoafirmação, pessoas assim são muito fascinantes... e péssimas influências.
Ótimo vídeo, como sempre. Não achei longo, não. O que me encanta é que só depois de adultos somos capazes de perceber esses "defeitos" na obra. Na infância, é um mundo perfeito onde gostaríamos de viver.
Obrigada pelo video, Duda. Eu não o achei longo, não. Pelo contrário, gostaria até de ouvir mais. Este livro está na minha lista de desejados por um motivo: eu não curti o filme Peter Pan como outros infantis, e por isso queria entender melhor o motivo que me levou a esta sensação. Só que ele está na lista a séculos, porque acabo sempre escolhendo outros... agora, com sua resenha e comentários, fiquei ainda mais curiosa! Quanto a esta visão sexista, não me importo, aliás o contrário, eu não consigo ler obras que ficam "exaltando" e "aclamando" os preconceitos, afinal eles existem e sempre existirão... mas isto é conversa para muito tempo... adorei a versão original pelo que conta. vou colocá-lo como prioridade alta agora...rsrsrs
Eu sempre amei muito a história do Peter, inclusive quando era criança, ao contrário da maioria das crianças, o meu desejo não era crescer rápido, mas sim nunca crescer! Eu queria ser criança para sempre. Quando li o livro, achei muito complexo, bem diferente do filme da Disney, inclusive acho que não é tão para crianças, porque tem muitas metáforas, e coisas que numa primeira leitura podem ser difíceis de entender, precisando de uma leitura mais aprofundada para ter uma interpretação mais rica, levando em consideração o contexto no qual o livro foi escrito, porque naquela época muitas coisas que da para problematizar na história, e que você apontou muito bem no vídeo, eram consideradas normais, como o papel da mulher por exemplo, mas que hoje em dia sabemos que não é bem assim. Enfim, ótima análise!
Lewis dizia que o mundo da fantasia fornece, tanto às crianças quanto aos adultos, ‘uma noção mais apurada e verdadeira do mundo real do que a mais “realista” das literaturas.’ Ele afirma que essas experiências imaginativas de violência e dor prepara os leitores para enfrentar os verdadeiros perigos da vida real, tais como a morte, a violência, as feridas, a covardia, o mal. A literatura nos serve exatamente para isso, viver milhares outras vidas e questioná-las sem precisarmos para isso ser outra pessoa.
Oi, tudo bem? Comecei a me interessar pelo livro após assisti recentemente o filme da Disney com meu filho de um ano. É claro que eu assisti milhões de vezes o filme quando eu era criança, e como criança eu nunca notei certas coisas que notei nos últimos dias, Como visível machismo de Peter Pan. Foi esse machismo que me levou a querer ler o livro e procurar uma resenha bem feita e detalhada, por isso gostaria de dar o meus parabéns, você apontou o que eu notei no filme De forma bem sutil, agora lerei um livro para ver exatamente como é a história. Eu tenho total consciência de que o livro foi escrito numa época em que as mulheres não eram vistas como somos hoje.
Eu amei Em busca da Terra do Nunca e acabou que na revista Avon veio o livro do Peter Pan (a revista Avon foi meu único meio de comprar livros por anos) e eu todo empolgado fui lá e comprei. Mas era uma versão estranha, da editora Ediouro. Eu li, mas não gostei nenhum pouco
Engraçado que quando a gente ver o título do livro pensarmos que o Peter e o protagonista mais na verdade e a Wendy que arrumar tudo e resolver todos os defeitos
Nossa ! Amei sua análise e critica! Sou designer e ilustradora e estava com vontade de ilustrar um livro infantil desses clássicos de sucesso como projeto pessoal mesmo. Pensei no Peter Pan! Mas sua analise me fez perceber q apesar de ser uma história fantástica não seria bom pra criança. Mas eu ja estava imaginando umas ilustras lindas😢
Assisti até o fim! Ótima análise, valeu mesmo! Adorei também o “Peter Pan em Kensington Gardens”, parece que é uma prévia ainda não lapidada do “Peter e Wendy”. Mt legal.
Oi, Duda! Vídeo sensacional (assisti, sim, até o final - e DUAS vezes!). PP não é uma das minhas histórias favoritas, e concordo com você em relação ao livro estar datado. Mesmo assim, acho que você foi um pouco dura demais. Levando em conta a êpoca em que foi lançado, não acredito que as crianças vejam nele um exemplo a ser seguido, não acho que seja um risco para as crianças, que vêem nele (pelo menos eu e meus amigos de infåncia) apenas uma grande aventura. É mais ou menos a polêmica que está cercando as princesas - as meninas crescem esperando um príncipe encantado? Não creio. A sociedade atual está vendo nas obras infantis algo que as próprias crianças não vêem... Alice é só uma história louca e engraçada - nenhuma criança vê ali uso de alucinógenos ou sugestão de pedofilia. Tia Nastácia é descrita como preta e serviçal, mas nunca senti nenhum tipo de discriminação por parte de Dona Benta ou das crianças por isso. E por aí vai. Ah, não sei se você conhece o filme EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA, com Jhonny Depp e Kate Winslet. Vale a pena, mostra exatamente essa relação do Barrie com a família e de onde ele tirou a inspiração para criar PP. Gostei bastante!
isso que você disse é bem verdade, tem pessoas que querem criar problema onde não tem e essa ideia de problematizar tudo é extremamente chata e desnecessária.
@@LIVROSEBOOKS você foi perfeito nos dois comentários. As pessoas não analisam os elementos do texto sem relacionar com sexismo. Chato demais isso tudo.
Amo suas dicas... Quem não leu livro ainda, corre para comprar e vê como é. Quem já leu, revive as experiências e corre para ler de novo. O seu trabalho é simplesmente profissional e de maravilhosa qualidade.
Acho super interessante pegar clássicos que foram marcantes para nós quando mais novos e ler a versão original, fiz isso recentemente com Alice e A Bela e a fera, e agora estou ansiosa para ler peter pan
Tive essa mesma impressão do livro. Acho lindo esse sotaque.
6 лет назад+2
Duda, que vídeo maravilhoso! Eu fui surpreendida negativamente por este livro também... e, infelizmente, achei até mesmo enfadonha a maior parte da história. Só consegui ver o lado positivo ao notar os elementos que, provavelmente, foram bem inovadores para a época. Muito boa a sua discussão.
Chocada! Ia comprar para o meu sobrinho pois a classificação do livro é 8 anos, mas depois de ver seu vídeo, mudei de idéia. Ainda bem que resolvi dar uma pesquisada.
Essa visão sobre a mulher também está muito presente no bosque das ilusões percebidas. Realmente incomoda essas limitações impostas nas personagens femininas, mas não tira os méritos da obra.
Definitivamente não é o que eu esperava vindo de um clássico infantil, e agora estou muito curiosa pra ler! Não só assisti até o fim como amei as pautas demonstradas, dá muito conteúdo a ser discutido, Duda. Estou particularmente intrigada com essa imagem da mulher, o egoísmo, o tiranismo... Poxa, que assuntos atuais! 💜📚😘
sim assisti até o final . Não, nunca li esse livro mas deu vontade ler agora. já sabia que Sininho tenta assassinar Wendi...mas me parece que na mitologia (se é que é assim que se chama) as fadas são seres bem ruinzinhos. Você já deve ter assistido Labirinto A Magia do Tempo....tem a cena que Sarah vai pegar uma fada que está aparentemente machucada e quando ela a pega....a fada da uma mordida nela. Bem, como já disse que não li Peter Pan...não sei como no resto da trama ela aparece....se é como nos filmes.
Duda, quando você fala que achou um personagem muito bem construído, o que você quer dizer com isso? Eu tenho muita vontade de aprender a analisar de forma mais "técnica" um livro. Teria alguma dica de livros que falam sobre livros pra recomendar que possam me ajudar nesse aspecto?
Gostei da resenha ! Foi bem sincera e quando eu for ler com certeza vou prestar atenção nesses detalhes! 💖 bjss e traga logo o próximo Agatha Christie kkkkkkkk
Acho que já cheguei a ler o livro quando estava no ensino fundamental, mas pelo que lembro acho que o tal livro era uma adaptação do filme e não o livro original mesmo kkk Gostei da sua resenha, ficou muito interessante e fiquei com vontade de ler essa edição da Zahar, já vou colocar ela na minha wishlist de natal hehehe
Concordo com tudo o que você disse, eu cresci assistindo os filmes das adaptações desse livro e eles sempre deixaram a história mais leve e o Peter pan mais heróico e recentemente decidi reler o livro e com certeza não é para crianças(pelo menos não as da nossa época atualmente). Achei um ponto interessante no livro é o fato de não ter um herói realmente, Peter pan é um anti herói(levando em consideração o fato dele ter ações bem duvidosas que fazem você não simpatizar com ele, porém em outros momentos ele tem ações heróicas, tornando-o um personagem gostável), ele faz coisas ruins para conseguir os próprios interesses, mas não é completamente mal. Eu me surpreendi com a violência do livro e fiquei bem incomodada com a posição de Wendy na história. Mas levando em consideração a época e a cultura do tempo em que foi escrito, não me admira as pessoas daquele tempo acharem completamente normal as ações do protagonista kkkk. A história é em uma visão total cativante, os personagens são complexos e nem um pouco convencionais e a forma com o livro foi escrito é impressionante, tornando a obra um clássico.
Esse lado ruim da Sininho já foi mostrado em um filme, na época era criança e fiquei chocada com a atitude de Sininho, parece que ela colocava veneno em algo que a Wendy ia comer, não lembro mais com clareza
E eu fui até o final. Até porq nao senti os minutos passando. Achei muito bom o vídeo. Inclusive porq hj eu terminei Tom Sawyer. Clássicos sendo clássicos. Sempre acabam trazendo as características de suas próprias épocas e para nós em pleno 2018 é bem difícil enxergar com bons olhos algumas coisas. Mas abstraimos. Duda, me responda por favor, pra vc oq faz um clássico sobreviver ao tempo?
Qual é a ordem dos livros? Sei que existem: Peter Pan in Kensington Gardens; Peter and Wendy; The Little White Bird; Sentimental Tommy e Courage. Já li o "Kensington Gardens"
Tem um livro chamado pequeno pássaro branco que é a primeira aparição do Peter pan, ainda criancinha, em Kensington gardens. Peter aparece em um capítulo apenas, no capítulo 13, o foco do livro não era ele. E depois desse livro o Barie escreveu mais sobre o personagem
Estou querendo comprar para minha filha de 9 anos, vc acha que é adequado? Qto a essa edição comentada, sabe me dizer qual a diferença dela para outras versões? Obrigada ❤
Nunca me interessei em ler o livro justamente por já detestar o personagem Peter no filme, agora pelo que entendi a história foi bem suavizada nos filmes em relação ao livro, então é praticamente certeza que não gostaria dele.
SInceramente, eu acho que o sexismo fica em segundo plano. Nos contos de fada, também pode se dizer que existe sexismo, no entanto eles são imortais. A fantasia infantil suplanta tudo isso. A criança não pensa tanto em 'qual será a minha profissão', mas sim nas possibilidades (irreais) que ela pode viver agora. Devemos lembrar que Peter Pan e Wendy formam um casal simbólico, mas nesse caso ela é quem tem a responsabilidade maior, já que ele não quer e nunca vai crescer.
Sim , eu assiti ateo final ! Não é uma história que me chama a atenção , mas a resenha ficou muito boa ! Gosto do filme com a Kate Winslet...mas esses aspectos negativos ...não tem no filme ...ou não percebi !
Oi Duda, adoro seu canal fico sempre quetinho por aqui mas queria te alertar que a última frase do livro da edição da Zahar foi alterada pela tradutora, eu troquei minha edição por esse motivo, a vevs tem uma resenha muito boa falando dessa tradução, adorei sua resenha e concordo com praticamente tudo que vc falou e assisti até o final viu rsrs bjaooooo
Oi, Kevin! Aaa não foi o da Zahar não. Eu vi o vídeo da Vevs após ler seu comentário e ela menciona a edição da Salamandra (capa verde e um menino bem ruivão rs) essa: amzn.to/2C9ayYy, que foi traduzida pela Ana Maria Machado. A tradutora, nessa versão que ela fala, trocou uma palavra (heartless), e sim, achei invasivo ela se dar a liberdade de fazer isso no texto por opinião própria. A da Zahar é a Julia Romeu e o trabalho da editora é sempre caprichado e cuidadoso! Inclusive, essa edição que eu tenho, foi lançada em setembro de 2012 e o vídeo da Vevs foi publicado antes do lançamento ;) Obrigada por acompanhar o canal! Beijo
Nossa, sim! Acho que cheguei a comentar em um vídeo em que você dizia que ia colocar esse livro na tbr... um dos meus primeiros sentimentos em relação a Peter Pan foi "mas, gente! Esse livro não é infantil não..." Não só por essa linha de pensamento retrógrada-machista, mas pela violência descabida. A Sininho é muito bizarra, o Peter é insuportável e eu fiquei bem chocada. Mas exatamente como você, fiquei chocada e maravilhada ao mesmo tempo.
Duda, não conheço a história original, mas escutando seu vídeo, para mim ficou claro que Sininho estava passando pelo complexo de Electra, na visão psicanalítica de Freud, onde Wendy representa a mãe e, Peter o pai. O Capitão Gancho está me parecendo um tutor, que busca disciplinar Peter. Quanto as demais crianças, teria que fazer uma análise mais profunda, mas me parece que vai de encontro a síndrome que leva o próprio nome do protagonista ou mais correto dizer, antagonista Peter, que é o maior causador por não permitir que as crianças "cresçam", sendo muito representado pela Síndrome de Peter Pan e Síndrome de Wendy.
Muitos livros pelo fato de terem virado desenho a gente pensa ser para criança é como em Alice no país das maravilhas eu não considero infantil e no caso da sininho eu tenho ela tatuada justamente por ela ser louca é tipo o lobo em pele de cordeiro kkkkk
Comecei a ler, achei que ia me encantar pelo aspecto daquela fantasia de criança, que na verdade é "real" e quando a gente cresce ela se perde. Mas essa representação da mulher está me incomodando MUITO.
A história do Peter pan só me chamava atenção quando era criança quando passava o desenho, mas depois que fui crescendo e fui tendo discernimento eu comecei a não gostar mais da história. Mas adorei a sua resenha o vídeo não ficou longo.
Amei algumas partes do filme de Peter pan da Disney, comprei esse livro pocket. E o Peter é um personagem q não dá pra mim. Assistir alguns filmes bons sobre o Peter pan, mas só, acredito não ser uma boa história 😕
Será que isso que é visto como negativo ou positivo não é particularmente a personalidade natural de cada indivíduo que o lado de apenas algumas mulheres tentam vender como "machismo"? 🤔🤠
Eu também fiquei bastante incomodada com os personagens da Sininho, Peter e Wendy quando li a história. Ainda bem que não li quando criança, na época eu não teria gostado nada das personagens femininas, nem seriam bons exemplos. Nem dá pra entender o que elas veem no Peter... Acho a premissa desse conto linda e muito criativa, mas os personagens não são tão bem trabalhados. Prefiro ficar com a ideia da história que tinha na cabeça, hehe
Não gostei dessa resenha, pq se prende muito a uma questão militante: o feminismo. A tônica do livro definitivamente não é infantil, nem política. É uma história fantástica e de terror.
Pela sua resenha eu jamais leria Peter Pan. Eu não procuro personagem sem máculas, cuja atitudes sejam sempre polidas, isso é um tanto fantasioso e pueril da parte do ingênuo leitor. Adultos e crianças são passíveis de erros . Eu não busco heróis ou vilões pois carregamos ambos em nossa essência.
E é por isso que na série Era uma vez (Once upon a time) o Peter Pan é um vilão. Kkkkkk
Sempre que leio um clássico ou obras de séculos passados entro na "máquina do tempo" para incorporar tradições e costumes de época, pois é preciso lembrar que a obra é reflexo direto do seu tempo e que o autor provavelmente não teve nenhuma intenção de ferir ou denegrir a imagem da mulher, muito pelo contrário, uma moça prendada, educada e com vocação para a família e para a maternidade eram extremamente admiradas. O que acontecia a pouco tempo ainda aqui no Brasil também. E é lógico que na sociedade moderna não cabe mais esse modelo de ideal feminino. Tenho a edição de bolso da Zahar não sei se muda alguma coisa por ser de tamanho reduzido, mas vou ler assim que der. Ótima resenha como sempre parabéns! Bjus
Exato, devemos sempre nos atentar a época que o autor viveu e outra questão é o "herói", no século XX esse modelo de herói perfeito foi substituído pelo anti- herói.
Mas é justamente isso mesmo. A gente entende pelo contexto na época, mas por conta disso não o considero mais adequado para crianças, pela falta de senso crítico formado. Como adulta eu gostei muito do livro, ainda que, tirando a questão sexista, o personagem do Peter seja quase intragável para mim (em qualquer época) rs Beijo
@@EduardaMenezes sim concordo, as crianças ainda precisam formar um senso crítico. Deve ser por isso que no desenho da Disney a história tem contornos mais suaves e mais adequado às crianças, pois o público alvo é exatamente o infantil, bjus.
A diferença entra as edições é q as de bolso não são comentadas nem ilustradas. Eu estou relendo "O Conde de Monte Cristo" com meu marido e a minha versão é a de bolso, então quando tem uma ilustração ou nota de rodapé explicando algo ele me mostra, quanto ao texto até agora é o mesmo. :)
Sou um homem negro e militante de esquerda, logo estaria dentro do perfil de pessoas que criticariam o livro e o autor. Porém o autor e o livro é fruto de sua época e não pode ser analisado com a visão moral de hoje.
No filme da Disney de 2003 a sininho tmb tenta matar a Wendy, ela faz os meninos perdidos darem uma flechada no coração da menina kkk
Não sei se eu maliciei a história, mas uma das coisas que me incomodou é que todos as personagens femininas pareciam ter uma queda pelo Peter Pan (que é ainda uma criança com seus dentes de leite). Toda vez davam uma indireta e depois diziam "ah Peter você não entende". E o caráter da Sininho, então, tentando fazer o mal pra Wendy, me deixou chocada. Tem ainda a questão da violência, pois os meninos matavam mesmo e os índios andavam com saias de escalpos na cintura e, há uma parte em que Peter comenta que ele sempre se esquece de tudo, tipo um lapso de memória, então ele nem sabe quantas pessoas ele já assassinou, muito bizarro. Não tinha pensado ainda nos aspectos que você apontou no vídeo, mas em resumo, nada apropriado para crianças kkkkk. Mas ainda assim foi bom conhecer a obra.😁
hahaha bem por aí! Não poupa violência. E também não entendi essa queda de todas pelo Peter. Até a Tigrinha é apaixonada por ele.
A meu ver, nesse caso, o autor expõe uma fraqueza humana: o fascínio que temos por pessoas de personalidades fortes, especialmente quando estamos na adolescência. É o que acontece quando na nossa época de escola chama a atenção aquele colega de classe que desafia os professores, que mata aula ou, até mesmo, usa drogas. Ele costuma ser visto como um cara descolado, interessante e cheio de si. Para quem está em busca da sua autoafirmação, pessoas assim são muito fascinantes... e péssimas influências.
Ótimo vídeo, como sempre. Não achei longo, não. O que me encanta é que só depois de adultos somos capazes de perceber esses "defeitos" na obra. Na infância, é um mundo perfeito onde gostaríamos de viver.
Na infância só nos passam o lado bom nas versões editadas hehe beijo
O livro é muito bom. Cada época é diferente. Daquilo 100 anos mundo vai ser outro.
Também devemos lembrar que a carência de todos os meninos era a de uma MÃE. Então, se Wendy não fizesse esse papel, a história não aconteceria.
Que legal! Fiquei curiosa! O vídeo não ficou longo, pelo contrário, se tivesse mais, com certeza eu assistiria! Abraços!
Obrigada pelo video, Duda. Eu não o achei longo, não. Pelo contrário, gostaria até de ouvir mais.
Este livro está na minha lista de desejados por um motivo: eu não curti o filme Peter Pan como outros infantis, e por isso queria entender melhor o motivo que me levou a esta sensação. Só que ele está na lista a séculos, porque acabo sempre escolhendo outros... agora, com sua resenha e comentários, fiquei ainda mais curiosa!
Quanto a esta visão sexista, não me importo, aliás o contrário, eu não consigo ler obras que ficam "exaltando" e "aclamando" os preconceitos, afinal eles existem e sempre existirão... mas isto é conversa para muito tempo... adorei a versão original pelo que conta. vou colocá-lo como prioridade alta agora...rsrsrs
Obrigada, Marcia! Espero que goste do livro 🙌🏻
Eu sempre amei muito a história do Peter, inclusive quando era criança, ao contrário da maioria das crianças, o meu desejo não era crescer rápido, mas sim nunca crescer! Eu queria ser criança para sempre. Quando li o livro, achei muito complexo, bem diferente do filme da Disney, inclusive acho que não é tão para crianças, porque tem muitas metáforas, e coisas que numa primeira leitura podem ser difíceis de entender, precisando de uma leitura mais aprofundada para ter uma interpretação mais rica, levando em consideração o contexto no qual o livro foi escrito, porque naquela época muitas coisas que da para problematizar na história, e que você apontou muito bem no vídeo, eram consideradas normais, como o papel da mulher por exemplo, mas que hoje em dia sabemos que não é bem assim. Enfim, ótima análise!
Lewis dizia que o mundo da fantasia fornece, tanto às crianças quanto aos adultos, ‘uma noção mais apurada e verdadeira do mundo real do que a mais “realista” das literaturas.’ Ele afirma que essas experiências imaginativas de violência e dor prepara os leitores para enfrentar os verdadeiros perigos da vida real, tais como a morte, a violência, as feridas, a covardia, o mal. A literatura nos serve exatamente para isso, viver milhares outras vidas e questioná-las sem precisarmos para isso ser outra pessoa.
Oi, tudo bem? Comecei a me interessar pelo livro após assisti recentemente o filme da Disney com meu filho de um ano. É claro que eu assisti milhões de vezes o filme quando eu era criança, e como criança eu nunca notei certas coisas que notei nos últimos dias, Como visível machismo de Peter Pan. Foi esse machismo que me levou a querer ler o livro e procurar uma resenha bem feita e detalhada, por isso gostaria de dar o meus parabéns, você apontou o que eu notei no filme De forma bem sutil, agora lerei um livro para ver exatamente como é a história. Eu tenho total consciência de que o livro foi escrito numa época em que as mulheres não eram vistas como somos hoje.
Eu amei Em busca da Terra do Nunca e acabou que na revista Avon veio o livro do Peter Pan (a revista Avon foi meu único meio de comprar livros por anos) e eu todo empolgado fui lá e comprei. Mas era uma versão estranha, da editora Ediouro. Eu li, mas não gostei nenhum pouco
Engraçado que quando a gente ver o título do livro pensarmos que o Peter e o protagonista mais na verdade e a Wendy que arrumar tudo e resolver todos os defeitos
"All kids, except one, grow up..."
Nossa ! Amei sua análise e critica! Sou designer e ilustradora e estava com vontade de ilustrar um livro infantil desses clássicos de sucesso como projeto pessoal mesmo. Pensei no Peter Pan! Mas sua analise me fez perceber q apesar de ser uma história fantástica não seria bom pra criança. Mas eu ja estava imaginando umas ilustras lindas😢
Assisti até o fim! Ótima análise, valeu mesmo! Adorei também o “Peter Pan em Kensington Gardens”, parece que é uma prévia ainda não lapidada do “Peter e Wendy”. Mt legal.
Foi ótimo!!
Oi, Duda! Vídeo sensacional (assisti, sim, até o final - e DUAS vezes!). PP não é uma das minhas histórias favoritas, e concordo com você em relação ao livro estar datado. Mesmo assim, acho que você foi um pouco dura demais. Levando em conta a êpoca em que foi lançado, não acredito que as crianças vejam nele um exemplo a ser seguido, não acho que seja um risco para as crianças, que vêem nele (pelo menos eu e meus amigos de infåncia) apenas uma grande aventura. É mais ou menos a polêmica que está cercando as princesas - as meninas crescem esperando um príncipe encantado? Não creio. A sociedade atual está vendo nas obras infantis algo que as próprias crianças não vêem... Alice é só uma história louca e engraçada - nenhuma criança vê ali uso de alucinógenos ou sugestão de pedofilia. Tia Nastácia é descrita como preta e serviçal, mas nunca senti nenhum tipo de discriminação por parte de Dona Benta ou das crianças por isso. E por aí vai. Ah, não sei se você conhece o filme EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA, com Jhonny Depp e Kate Winslet. Vale a pena, mostra exatamente essa relação do Barrie com a família e de onde ele tirou a inspiração para criar PP. Gostei bastante!
isso que você disse é bem verdade, tem pessoas que querem criar problema onde não tem e essa ideia de problematizar tudo é extremamente chata e desnecessária.
@@mariaelianebernadeth1060 É, com esse excesso de policiamento, o mundo tá se tornando um lugar muito chato e as conversas, algo impossível...
@@LIVROSEBOOKS você foi perfeito nos dois comentários.
As pessoas não analisam os elementos do texto sem relacionar com sexismo. Chato demais isso tudo.
Eu gostaria muito de ler, eu acho que o filme mais fiel foi aquele de 2004.
2003*
Assisti até o final! Adorei!!!
Eu amo seus vídeos enormes, cheios de informações e discussões, são muito empolgantes e fico cheia de vontade de ler os livros
Amo suas dicas... Quem não leu livro ainda, corre para comprar e vê como é. Quem já leu, revive as experiências e corre para ler de novo.
O seu trabalho é simplesmente profissional e de maravilhosa qualidade.
Muito obrigada, Luciana ❤️
Acho super interessante pegar clássicos que foram marcantes para nós quando mais novos e ler a versão original, fiz isso recentemente com Alice e A Bela e a fera, e agora estou ansiosa para ler peter pan
Tive essa mesma impressão do livro. Acho lindo esse sotaque.
Duda, que vídeo maravilhoso! Eu fui surpreendida negativamente por este livro também... e, infelizmente, achei até mesmo enfadonha a maior parte da história. Só consegui ver o lado positivo ao notar os elementos que, provavelmente, foram bem inovadores para a época.
Muito boa a sua discussão.
Achei super interessante e estou passada com o Peter e suas características. 😲
Chocada! Ia comprar para o meu sobrinho pois a classificação do livro é 8 anos, mas depois de ver seu vídeo, mudei de idéia. Ainda bem que resolvi dar uma pesquisada.
Meu Deus e serio que vc viu maldade na historia do Peter Pan ?
Essa visão sobre a mulher também está muito presente no bosque das ilusões percebidas. Realmente incomoda essas limitações impostas nas personagens femininas, mas não tira os méritos da obra.
Sua resenha me lembrou o filme com o Robin Williams e o Dustin Hoffman Hook: a volta do Capitão Gancho.
Definitivamente não é o que eu esperava vindo de um clássico infantil, e agora estou muito curiosa pra ler!
Não só assisti até o fim como amei as pautas demonstradas, dá muito conteúdo a ser discutido, Duda.
Estou particularmente intrigada com essa imagem da mulher, o egoísmo, o tiranismo... Poxa, que assuntos atuais!
💜📚😘
Gostei bastante do comentário! Foi mesma percepção que tive .
Fiquei até o final e gostei muito da sua análise. Obrigada.
sim assisti até o final . Não, nunca li esse livro mas deu vontade ler agora. já sabia que Sininho tenta assassinar Wendi...mas me parece que na mitologia (se é que é assim que se chama) as fadas são seres bem ruinzinhos. Você já deve ter assistido Labirinto A Magia do Tempo....tem a cena que Sarah vai pegar uma fada que está aparentemente machucada e quando ela a pega....a fada da uma mordida nela. Bem, como já disse que não li Peter Pan...não sei como no resto da trama ela aparece....se é como nos filmes.
Duda, quando você fala que achou um personagem muito bem construído, o que você quer dizer com isso? Eu tenho muita vontade de aprender a analisar de forma mais "técnica" um livro. Teria alguma dica de livros que falam sobre livros pra recomendar que possam me ajudar nesse aspecto?
Estou pensando em começar a ler Peter Pan. Eu tenho a edição de bolso. Espero que o texto seja integral. Rs
Gostei da resenha ! Foi bem sincera e quando eu for ler com certeza vou prestar atenção nesses detalhes! 💖 bjss e traga logo o próximo Agatha Christie kkkkkkkk
Acho que já cheguei a ler o livro quando estava no ensino fundamental, mas pelo que lembro acho que o tal livro era uma adaptação do filme e não o livro original mesmo kkk
Gostei da sua resenha, ficou muito interessante e fiquei com vontade de ler essa edição da Zahar, já vou colocar ela na minha wishlist de natal hehehe
Eu vi até o final. Amei sua voz e seu conteúdo. Beijos.
acabei de ler e concordo totalmente com você!
Muito bem explicado, muito legal.
Fiquei com vontade de ler o livro. As tuas resenhas nunca são longas, poderia assistir vídeos teus todos os dias o dia inteiro!
😍❤️
Assisti até o fim
Que resenha maravilhosa. Aumentou minha vontade de ler
Concordo com tudo o que você disse, eu cresci assistindo os filmes das adaptações desse livro e eles sempre deixaram a história mais leve e o Peter pan mais heróico e recentemente decidi reler o livro e com certeza não é para crianças(pelo menos não as da nossa época atualmente). Achei um ponto interessante no livro é o fato de não ter um herói realmente, Peter pan é um anti herói(levando em consideração o fato dele ter ações bem duvidosas que fazem você não simpatizar com ele, porém em outros momentos ele tem ações heróicas, tornando-o um personagem gostável), ele faz coisas ruins para conseguir os próprios interesses, mas não é completamente mal. Eu me surpreendi com a violência do livro e fiquei bem incomodada com a posição de Wendy na história. Mas levando em consideração a época e a cultura do tempo em que foi escrito, não me admira as pessoas daquele tempo acharem completamente normal as ações do protagonista kkkk. A história é em uma visão total cativante, os personagens são complexos e nem um pouco convencionais e a forma com o livro foi escrito é impressionante, tornando a obra um clássico.
A Sininho é tipo a Glenn Close, em "Atração Fatal" versão alada, kkkkkkkk
Esse lado ruim da Sininho já foi mostrado em um filme, na época era criança e fiquei chocada com a atitude de Sininho, parece que ela colocava veneno em algo que a Wendy ia comer, não lembro mais com clareza
Eu quando era pequena vi o filme gostei desse filme.
E eu fui até o final. Até porq nao senti os minutos passando. Achei muito bom o vídeo. Inclusive porq hj eu terminei Tom Sawyer. Clássicos sendo clássicos. Sempre acabam trazendo as características de suas próprias épocas e para nós em pleno 2018 é bem difícil enxergar com bons olhos algumas coisas. Mas abstraimos. Duda, me responda por favor, pra vc oq faz um clássico sobreviver ao tempo?
Força narrativa, questões universais e atemporais!
Mas na época em que o livro foi feito, a imagem da mulher era essa. A sociedade tratava as mulheres desta forma, submissa e servil.
Excelente vídeo Duda. 😊
Qual é a ordem dos livros? Sei que existem: Peter Pan in Kensington Gardens; Peter and Wendy; The Little White Bird; Sentimental Tommy e Courage. Já li o "Kensington Gardens"
Não sabia que tinha mais livros
Tem um livro chamado pequeno pássaro branco que é a primeira aparição do Peter pan, ainda criancinha, em Kensington gardens. Peter aparece em um capítulo apenas, no capítulo 13, o foco do livro não era ele. E depois desse livro o Barie escreveu mais sobre o personagem
Estou querendo comprar para minha filha de 9 anos, vc acha que é adequado? Qto a essa edição comentada, sabe me dizer qual a diferença dela para outras versões? Obrigada ❤
Amei o vídeo e suas colocações Duda...Parabéns amiga...Mil bjsss
Nunca me interessei em ler o livro justamente por já detestar o personagem Peter no filme, agora pelo que entendi a história foi bem suavizada nos filmes em relação ao livro, então é praticamente certeza que não gostaria dele.
SInceramente, eu acho que o sexismo fica em segundo plano. Nos contos de fada, também pode se dizer que existe sexismo, no entanto eles são imortais. A fantasia infantil suplanta tudo isso. A criança não pensa tanto em 'qual será a minha profissão', mas sim nas possibilidades (irreais) que ela pode viver agora. Devemos lembrar que Peter Pan e Wendy formam um casal simbólico, mas nesse caso ela é quem tem a responsabilidade maior, já que ele não quer e nunca vai crescer.
Assisti até o final! Nossa eu amei muuuito! Quero muito ler! Eu tenho a edição de bolso da Zahar, acho que é o mesmo texto da tua edição. ❤️
É o mesmo texto integral, mas não tem os extras, comentários e ilustrações. A Zahar arrasa nas edições e essa de bolso também é muito linda ❤️
Duda Menezes - Book Addict separei aqui pra ler no feriado 😘
Sim , eu assiti ateo final ! Não é uma história que me chama a atenção , mas a resenha ficou muito boa ! Gosto do filme com a Kate Winslet...mas esses aspectos negativos ...não tem no filme ...ou não percebi !
Oi Duda, adoro seu canal fico sempre quetinho por aqui mas queria te alertar que a última frase do livro da edição da Zahar foi alterada pela tradutora, eu troquei minha edição por esse motivo, a vevs tem uma resenha muito boa falando dessa tradução, adorei sua resenha e concordo com praticamente tudo que vc falou e assisti até o final viu rsrs bjaooooo
Oi, Kevin! Aaa não foi o da Zahar não. Eu vi o vídeo da Vevs após ler seu comentário e ela menciona a edição da Salamandra (capa verde e um menino bem ruivão rs) essa: amzn.to/2C9ayYy, que foi traduzida pela Ana Maria Machado. A tradutora, nessa versão que ela fala, trocou uma palavra (heartless), e sim, achei invasivo ela se dar a liberdade de fazer isso no texto por opinião própria.
A da Zahar é a Julia Romeu e o trabalho da editora é sempre caprichado e cuidadoso! Inclusive, essa edição que eu tenho, foi lançada em setembro de 2012 e o vídeo da Vevs foi publicado antes do lançamento ;) Obrigada por acompanhar o canal! Beijo
Tem diferença na história da edição comentada ou de bolso? Tenho a de bolso. Queria saber as diferenças.
Mesma coisa no texto do livro, mas a de bolso da Zahar não é comentada e ilustrada!
Nossa, sim! Acho que cheguei a comentar em um vídeo em que você dizia que ia colocar esse livro na tbr... um dos meus primeiros sentimentos em relação a Peter Pan foi "mas, gente! Esse livro não é infantil não..." Não só por essa linha de pensamento retrógrada-machista, mas pela violência descabida. A Sininho é muito bizarra, o Peter é insuportável e eu fiquei bem chocada. Mas exatamente como você, fiquei chocada e maravilhada ao mesmo tempo.
É bem isso 😅 Eles matam a torto e a direito! O Peter perde até as contas de quantos já assassinou.
Mas o livro foi criado em 1902 mas foi conheçido em 1904
Eu vim aqui pra saber o final do livro mas ela não falou. Eu não conheço essa história.
os tais pontos negativos achei estremamente positivo não vi nada de errado
Resumindo:NÃO É UM LIVRO PRA CRIANÇA.
Duda, tu já assistiu Em Busca da Terra do Nunca? Eu amo!
E HOOK: a volta do capitão Gancho?
Ambos! Mas não lembro praticamente nada, faz muuuuito tempo hehe preciso assistir novamente!
Duda Menezes - Book Addict adoro! Da pra fazer um cineminha temático de dia da criança ❤️
Me convenceu, vou ler
O livro não representa as mulheres. Ele representa CRIANÇAS.
Problematizou algo do nada.
Duda, não conheço a história original, mas escutando seu vídeo, para mim ficou claro que Sininho estava passando pelo complexo de Electra, na visão psicanalítica de Freud, onde Wendy representa a mãe e, Peter o pai. O Capitão Gancho está me parecendo um tutor, que busca disciplinar Peter. Quanto as demais crianças, teria que fazer uma análise mais profunda, mas me parece que vai de encontro a síndrome que leva o próprio nome do protagonista ou mais correto dizer, antagonista Peter, que é o maior causador por não permitir que as crianças "cresçam", sendo muito representado pela Síndrome de Peter Pan e Síndrome de Wendy.
Tá na minha lista
Que resenha boa !
Like pelo ótimo conteúdo
Já tentei ler algumas vezes, mas eu sempre acabo desistindo no começo... Acho que, de fato, não é um livro muito fácil para pessoas mais novas lerem
Muitos livros pelo fato de terem virado desenho a gente pensa ser para criança é como em Alice no país das maravilhas eu não considero infantil e no caso da sininho eu tenho ela tatuada justamente por ela ser louca é tipo o lobo em pele de cordeiro kkkkk
São as versões lights editadas que a Disney mostrou para todos rs São desenhos infantis, mas não representam o todo da obra!
Comecei a ler, achei que ia me encantar pelo aspecto daquela fantasia de criança, que na verdade é "real" e quando a gente cresce ela se perde. Mas essa representação da mulher está me incomodando MUITO.
A história do Peter pan só me chamava atenção quando era criança quando passava o desenho, mas depois que fui crescendo e fui tendo discernimento eu comecei a não gostar mais da história. Mas adorei a sua resenha o vídeo não ficou longo.
gostei.
eu achei a escrita muito chata, deve ser porque eu sou burra mas achei rebuscadas e confusa, não parece um livro que uma criança conseguiria ler
#VendoVideosDaMadruga 😊 😉
Amei algumas partes do filme de Peter pan da Disney, comprei esse livro pocket. E o Peter é um personagem q não dá pra mim. Assistir alguns filmes bons sobre o Peter pan, mas só, acredito não ser uma boa história 😕
Será que isso que é visto como negativo ou positivo não é particularmente a personalidade natural de cada indivíduo que o lado de apenas algumas mulheres tentam vender como "machismo"? 🤔🤠
reflexo de uma época, né?
Eu também fiquei bastante incomodada com os personagens da Sininho, Peter e Wendy quando li a história. Ainda bem que não li quando criança, na época eu não teria gostado nada das personagens femininas, nem seriam bons exemplos. Nem dá pra entender o que elas veem no Peter... Acho a premissa desse conto linda e muito criativa, mas os personagens não são tão bem trabalhados. Prefiro ficar com a ideia da história que tinha na cabeça, hehe
"apenas mãe" ?
Não gostei dessa resenha, pq se prende muito a uma questão militante: o feminismo. A tônica do livro definitivamente não é infantil, nem política. É uma história fantástica e de terror.
Eu pareço Peter pan em uma coisa, eu sou arrogante mais só quando eu quero
Pela sua resenha eu jamais leria Peter Pan. Eu não procuro personagem sem máculas, cuja atitudes sejam sempre polidas, isso é um tanto fantasioso e pueril da parte do ingênuo leitor. Adultos e crianças são passíveis de erros . Eu não busco heróis ou vilões pois carregamos ambos em nossa essência.
Ai mais na disney ele e diferente. Na disney e modificado para voces entao nao e original.
Passou pano demais. Conta a história direito.
FIRST
Petr Pam muito machista e infantil.