Presidente Mattarella visita o Brasil - Circulo Italiano SP

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • O presidente da Itália, Sergio Mattarella, recebeu, na tarde de 17/07/2024, representantes da comunidade italiana de São Paulo na sede do Círculo Italiano. O discurso de Mattarella vai, a seguir, traduzido: "Sou realmente grato ao embaixador e ao cônsul-geral por este encontro e estou feliz por poder saudá-los junto com o vice-ministro das Relações Exteriores, minha filha e a delegação que me acompanha. Este próprio palácio, este grande edifício, é um testemunho, uma mensagem da manutenção do forte laço com a Itália, que se manteve nestes 150 anos desde a chegada de muitos dos nossos compatriotas aqui no Brasil, neste estado e em todo o Brasil, com a esperança de uma perspectiva de vida, com sacrifícios da viagem, dos primeiros tempos e do trabalho, mas com grandes resultados que se consolidaram ao longo das gerações. E, portanto, este edifício é o testemunho dessa importante história.
    Para mim, é realmente um grande prazer poder estar aqui com vocês após 24 anos desde a visita que o Presidente Ciampi fez na época. Este ano é especial porque celebra os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos aqui no Brasil. É um ano de comemorações significativas, particularmente importante, e para mim é uma oportunidade de grande significado poder saudá-los. E agradecer ao embaixador e àqueles que, junto com ele, trabalham na representação diplomática para manter a interlocução com esta importante comunidade de italianos no Brasil e de descendentes de italianos, cidadãos brasileiros, e ao consulado que se ocupa concretamente, dia após dia, das relações e das necessidades, e a outros organismos, como aqueles de agregação espontânea, que cuidam da condição dos nossos imigrantes, nossos compatriotas ou seus descendentes.
    Ao presidente do grupo de amizade parlamentar entre Brasil e Itália, há muitas razões pelas quais esta viagem é de grande importância para mim, não só pelo longo intervalo desde a última visita do Presidente Ciampi, e pelas importantes comemorações deste ano, mas também porque este ano Brasil e Itália têm um laço particular, sendo um presidente do G20 e o outro do G7. A colaboração está crescendo. Também no encontro que tive com o Presidente Lula, registramos uma grande convergência de avaliações, perspectivas e projetos para o futuro. Os acordos assinados em nossa presença foram significativos, abrangendo aspectos da vida cotidiana dos cidadãos, como a assinatura do reconhecimento mútuo das carteiras de motorista brasileiras e italianas, e com acordos em setores de vanguarda de pesquisa tecnológica avançada. Portanto, é outro forte laço que se estabelece com esses acordos, que se somam aos muitos existentes entre Brasil e Itália.
    Para mim é um grande prazer poder saudá-los e agradecê-los por tudo que é realizado aqui. Esta manhã visitei o Museu da Imigração e fiquei sinceramente admirado, porque é muito bem organizado, com uma capacidade de envolvimento realmente intensa para quem o visita, mostrando o que foi a chegada, com as cartas, as fotos da época, os olhares interrogativos das crianças e jovens naquelas circunstâncias, que indicavam a incerteza da situação, seguida, repito, de sucesso e realização. Portanto, esta é uma ocasião importante para mim expressar minha apreciação pelo que nossos compatriotas fizeram aqui, e pelo que fazem os descendentes deles.
    Agradeço aos nossos compatriotas que estão aqui no Brasil, e são muitos, assim como aos numerosos cidadãos brasileiros que estão na Itália. É uma condição de grande ligação entre nossos países, não só politicamente, mas também culturalmente, particularmente pela sensibilidade que une Brasil e Itália. Sou grato por este encontro. Desejo-lhes os melhores votos. Para mim, este momento é particularmente importante por estar aqui. Felicidades."

Комментарии • 6