6:00 - é verdade, perdi parte da visão(tumor raro no cérebro) e sempre tive impressão de ver "coisas" mas sei que não é real, mas parece muito real, obrigado pelo seu trabalho Atil.
nossa minha voz interna é um misto de algumas que citou, e penso muito com imagens bem detalhadas pensamento normal, imaginar então nossa ai é até detalhe demais
ouvi uma vez que "nunca vamos saber como a outra pessoa se sente, como ela enxerga as coisas, como ela ouve ou entede, ou como ela se sente, podemos nos imaginar em situação parecida, mas nunca vamos saber como ela percebe tudo isso"
Olá, fui diagnósticado como esquizofrênico, mas como eu sou um estudioso nunca me dei por vencido. Eu consegui organizar e melhorar minha atenção externa pra superar os delírios auditivos e visuais. Espero continuar crescendo e um dia alcançar grandes feitos, imagina o tento de comprovação que temos nessa Pcu superestimado.
Eu tenho afantasia, o grau mais grave que é ser incapaz de imaginar visualmente qualquer coisa. Pouquíssimas vezes eu visualizei uma imagem na minha mente, e foi assustador, pois parecia que era algo real na minha frente. É bem estranho pensar que as pessoas conseguem "enxergar" de olhos fechados. Sobre a voz interna, eu constantemente converso, em voz alta, comigo mesmo, simulando uma conversa com alguém. É algo quase terapêutico, a ponto de eu me emocionar com minhas próprias conversas e chorar dependendo do assunto.
Uau ! Como é a mente do Ser-Humano, obrigado pela expriência... Eu também converso comigo memo como se fosse outra pessoa, costumo de dizer que somos em dois aqui em mim... kkk mas sempre só pelo pensamento.
tenho exatamente essa mesma intensidade que você descreve com as minhas conversas em voz alta! e também sempre tive extrema dificuldade em imaginar coisas. sinceramente, eu não sei se consigo imaginar! Como deve ser a imaginação, a pessoa lembra exatamente do rosto de alguém ou de um cenário? se for isso, eu não consigo de jeito nenhum. eu já estava indo pesquisar sobre Afantasia quando topei aqui com o seu comentário!
@@thaiismmag conversando com uma pessoa "normal", ela me disse que conseguia fechar os olhos e nitidamente se ver sentada em uma praia olhando pro mar. A gente estava dentro um quarto.
Não deveríamos nem se preocupar com essa merda de dólar esse dinheiro desses americanos genocidas a america do sul deveria ser um bloco unido e ter seu dinheiro próprio mercosul se livrando desses exploradores.
Quando eu era criança reclamei com a minha mãe que tinha uma voz na minha cabeça que ficava falando o tempo todo, cantando músicas sem parar e estava me irritando por conta disso. Era meu pensamento, mas como eu era muito pequeno e não sabia explicar a situação, minha mãe me levou no psicólogo e acharam que eu tinha esquizofrenia kkkkkkkk. Eu lembro que reclamei porque as músicas de campanha eleitorais não saiam da minha cabeça e estavam me estressando.
Quando tive covid não perdi o olfato, pelo contrário, os cheiros passaram a ficar mais fortes, depois de um mês eles voltaram a ficar na intensidade normal, entretanto agora percebo ter alucinações olfatórias, direto sinto alguns cheiros no meu quarto e em outros lugares, estando sozinho e com pessoas presentes, sem os demais sentirem aquele cheiro, vou procurar de onde vem esse cheiro forte, mas não consigo achar e então ele desaparece e depois reaparece.
Eu perdi parcialmente o meu olfato quando sofri de COVID, entretanto também tive essas alucinações de rebote, como a sensação de um cheiro incômodo e artificial em coisas orgânicas, no final da doença, e meses depois ainda sinto algumas pequenas fragrâncias que ninguém mais no ambiente sente.
Você não imagina o quanto sua aula me ajudou. Estava hospitalizada num estado grave de anemia. Recebi a visita de Snow, um belíssimo cão que conhecera há pouco tempo na casa de minha nora. Ele tem o hábito de lá.ber as pessoas e latir forte para chamar nossa atenção, exigindo carinho. Sua "visita" foi tão REAL que me abalou a ponto de até agora afirmá-la como tal! E olhe que sou uma velha professora de Filosofia (82 anos)...
Quando estava na escola e tinha sono nas aulas, às vezes eu fechava os olhos e continuava enxergando a sala de aula. Não era um sonho, mas um pensamento com imagem bem forte real. Quase uma alucinação. Hoje entendo que esta era uma forma do meu cérebro me obrigar a fechar os olhos sem prerceber que estava caindo no sono (pois eu tentava ficar acordado, não queria dormir).
Obrigada por trazer a nossa língua de sinais como UMA LÍNGUA DE FATO e não uma linguagem ou alguma outra coisa que a tire de seu status de língua completa. Eu sou bilíngue e penso nas duas línguas, nas duas modalidades de línguas: a sonora (oral/auditiva) e visual (visuo-espacial), sendo que as sonoras são 4: português e inglês depois, menos frequente: o espanhol e italiano (pela falta de prática externa a minha mente tem dado uma bugada, eu uso o sotaque de uma, com vocabulário da outra. Tenho consciência disso mas não controlo aparente erro, pq só percebo depois). Já as línguas visuais eu imagino (logo, penso) e converso comigo mesma na nossa LIBRAS, na ASL (American Sign Language) e agora mais frequente em Sinais internacionais, que estou aprendendo e é uma língua convencionada para uso em conferências e eventos internacionais com pessoas surdas. É fantástico, até pq depois de um tempo a gente reconhece nossas outras personas, ou seja, um jeito diferente de ser em cada língua. Ex: sou menos tímida falando em Libras. * FEZ SENTIDO PRA VC? DEIXA O LIKE PRA A GENTE SABER!
Eu tenho afantasia, não tenho nenhuma alucinação tátil, olfativa, visual ou sonora. Eu tenho uma imaginação que eu chamo de espacial, eu sei onde os objetos estariam num cômodo e qual é a minha distância em relação a eles, inclusive qual o espaço que eles ocupam no ambiente, mas não vejo nenhuma imagem. É como acordar no meio da madrugada com tudo escuro e mesmo assim saber qual a distância as coisas estão em relação a você e em que lugar cada objeto está. É bem estranho. Descobri isso há pouco tempo, fiquei meio obcecado pelo assunto e completamente inconformado de como que as pessoas conseguem criar/pensar com imagens dentro da própria mente! Fiquei ainda mais impressionado quando descobri que um primo meu e minha irmã conseguem imaginar objetos e pessoas, inclusive com os olhos abertos, como se estivessem na frente deles. Minha irmã disse que consegue imaginar um lugar e se projetar nele, interagindo com os cômodos e tudo mais, como se estivesse lá! Isso pra mim é um superpoder!
Fiz perguntas pra algumas pessoas da minha família e descobri que meu pai e um tio meu também tem afantasia, ambos não conseguem se lembrar de nenhum momento da vida deles com imagens, igual a mim, e eles também são incapazes de criar qualquer imagem mental. Ahh, e por não possuirmos memórias visuais a gente sente as emoções de forma diferente. Só sentimos tristeza por perder alguém quando vemos a imagem daquela pessoa em algum lugar, ou quando realizamos alguma coisa que costumávamos fazer com a pessoa, é muito estranho.
A gente consegue mesmo normalmente imaginar pessoas e imagens, mas elas são de uma resolução baixíssima. E não é como se estivéssemos vendo, é como que sabemos "como é" mas não aparece como deveria a medida de como sabemos como é. É como se estivessemos vendo de forma bem desfocada. É o maximo que consigo dizer sobre como eu imagino. É mais colorido do que bem estruturado e definido.
E pra aprender e memorizar coisas??? :O ... .. imagino q deve ser mais complicado... ou não né.. qndo ve tu se adaptou de um jeito que pra ti não é complicado...
Esse vídeo me fez pensar no metaverso. Nem precisamos de um universo "real". Parabéns Átila pelo trabalho, e espero que a galera curta, isso que faz subir o vídeo.
Você já parou para pensar que o corpo humano bem como dos outros seres físicos podem ser avatares de "existências" que estão em outro local? Há uma teoria de que corpo físico pode ser um joystick 🕹️ e a realidade que interagimos é uma espécie de vídeo game.
Eu comecei a falar CMG mesmo em inglês quando tava aprendendo (pra treinar), e hje eu continuo conversando internamente em inglês de vez em quando kkkkkkkkk
Sensacional 👏👏👏... Me fez pensar quantos fenômenos religiosos, "sobrenaturais" e até culturais não podem ser entendidos nesse aspecto do cérebro em delírio.
Acredito que muitas das religioes começaram assim: alguem pensou/sentiu fortemente que viu ou ouviu algum ser supremo e saiu por ai espalhando a ideia, convencendo os outros disso
Bah... esse vídeo foi bem incrível pra mim! Minha mãe tem bipolaridade T1 e esse ano entrou em uma crise de mania bem intensa e com ela delírios e psicose se manifestaram, infelizmente parecendo que vão ficar. Tenho lido muito sobre o assunto pra tentar entender e descobrir como melhor ajudar ela, claro, junto à psiquiatra e psicóloga. O curioso é como entrar nessa toca de coelho nos faz reavaliar muito do que pensamos que entendemos sobre o mundo e as pessoas. Minha mãe tem melhorado e uma coisa que ajudou bastante é o fato dela estar hoje se sentindo menos excluída, sabendo que não está "enlouquecendo", que pode ter uma vida muito normal apenas aprendendo a confirmar consigo mesma o que a cabeça dela diz pra ela. Enfim, trabalho incrível! Sei que não é sobre saúde mental, mas é a realidade que meu cérebro usa pra interpretar a informação que tu gravou e o RUclips me transmitiu
Que pessoa mais querida vc é! Sua mãe é realmente muito amada e é por isso que ela está conseguindo melhorar. Reconhecer e apoiar de forma tão humana a doença psíquica dela, faz vc uma pessoa incomum. Um ser humano que tem compaixão como poucos. Cuide de si tbm. Fique bem. Muito amor pra vc é pra sua mãe. Um forte abraço. 🌷🍀❤🌷🍀❤🌷🍀❤
6:05 - isso me lembrou um fenômeno que aconteceu comigo no início da pandemia. Bruscamente, ao ficar em casa por conta da quarentena, tive uma queda gigante de estímulos externos, principalmente visuais. Nos primeiros dias da nova realidade, meus sonhos ficaram extremamente vívidos, cheios de cenas de paisagens fantasiosas, cheia de cores e formas. Eu lembro de ter lido uma reportagem (agora não me recordo a fonte) que discutia esse fenômeno, e explicando que ocorria justamente pela falta de estímulo externo. Logo depois, não tive mais os sonhos vívidos, acredito que por conta da adaptação cerebral para a nova situação do isolamento.
O que eu mais admiro no Átila é abordar assuntos complexos que até eu que não sou muito instruído consigo entender. O Átila entrega conhecimento como se fosse um presente. E é! Obrigado
Atila está fazendo divulgação cientifica cada vez melhor... Assistindo seus vídeos não pude deixar de assimilar com a forma que Carl Sagan conduz a divulgação cientifica em seus livros.
9:30 eu descobri esses dias que uma amiga minha simplesmente NÃO TEM esse diálogo interno. Ela sempre fala o que pensa - o que não é um problema - mas eu achava estranho pq ela diz TUDO q tá na cabeça dela. Aí eu comentei sobre isso e ela simplesmente disse q não tem e é estranho ter um monólogo interno 🤡 (enfim, só achei engraçado é curioso)
3 года назад+4
Como a ciência é linda. Saber que vemos e ouvimos tão pouco do que realmente existe, é a ciência a serviço da humildade.
Amigo, eu acabei de assistir ao vídeo, consequentemente, acabou por tirar uma dúvida. Faz alguns dias, eu estava delirando/pensando, sobre se assim como uma pessoa perde um membro, braço ou perna, alguns pacientes relatam ainda sentir seus membros, no caso um membro fantasma. Eu estava me perguntando se isso acontecia com pessoas que perderam a visão ou audição. No meu pensamento acreditava que era possível. Agora com seu vídeo, a confirmação veio. Muito bom! Parabéns pelo conteúdo e, pela forma que desenvolveu. Bjs
Eu consigo ouvir a voz de personagens nos livros que eu leio, cada personagem tem uma voz diferente e muitas vezes quando esses livros são adaptados pra filmes ou desenhos, eu sempre penso: " Não era essa a voz que eu ouvia desse personagem kkk" o que é óbvio
Uma vez eu pensando no que o pirula tinha dito sobre alma, fiz um cálculo meio louc: Se existe 'n' experiências objetivas, que podem ser reproduzida em laboratório, então, pra um única pessoa existem m interpretações de cada 'n' objetivo, ou seja, para cada uma pessoa, existe m elevado a n experiências possíveis. Imagine o tamanho desse número multiplicado por 7.5 bilhões, isso é tudo de experiência atual da realidade pra toda humanidade no momento atual.
Confesso, o Átila é uma das vozes mais importantes da minha mente, se eu penso em algo no qual preciso de atenção, é a voz dele que dá mais clareza, principalmente lendo questões de uma prova.
Átila, fiquei extremamente curiosa sobre as alucinações visuais, auditivas e sinestésicas INDUZIDAS por drogas como LSD, psilocibina, etc... O que acontece no cérebro durante essas situações? Fica a sugestão de vídeo. Eu ADORARIA assistir um vídeo teu sobre isso!
*Eu tenho Aphantasia e sou Arquiteto... o q me complicou muito na profissão... eu tenho dificuldade de imaginar algo na mente...eu preciso rabiscar, rabiscar, rabiscar até conseguir "imaginar" algo, só q no papel. Eu n consigo imaginar uma maçã na minha mente... consigo pensar no vermelho, na forma, no cabo, na folha...só q tudo, apenas no contexto... mas a imagem de tudo junto "a imagem mesmo" naõ forma na minha mente... nem de olhos fechados...*
Sou da mesma forma, quase segui a carreira de arquitetura. Você também sente que tem uma imaginação/visão espacial? Consigo pensar em formas, espaços, estruturas complexas, mas não vejo nada, é como se eu fosse um cego que sabe exatamente percorrer um caminho, mas não enxerga.
Lembro que na minha infância ao ter febre alta eu costumava delirar com imagens, via objetos pequenos como agulhas, pregos, parafusos e etc, se aproximando de mim, se tornando gigantes e passando ao meu lado... Não faço ideia do porquê eram exatamente os mesmos objetos sempre mas era uma sensação muito ruim, eu não conseguia controlar essas imagens e fazer com que parassem, acho que com o cansaço eu acabava dormindo e então finalmente parava.
Com a temperatura corporal alta a atividade cerebral também aumenta. Isso é a mesma coisa que ocorre quando estamos quase dormindo, e de repente nossa mente viaja criando imagens, formas geométricas, etc. Como o Átila falou no vídeo, a ausência de estímulo visual faz com que nosso cérebro crie seus próprios meios de se "autoestimular". E, junta essa ausência de estímulo visual, com seu cérebro trabalhando e gastando mais energia por conta da temperatura. E voilà... Alucinações fortes e descontroladas.
Muitas vezes quando eu tô quase pegando no sono(ou já dormindo) eu escuto alguém gritar, me chamar ou xingar e acordo assustado como se fosse uma voz externa próxima de mim, sendo que provavelmente seria um sonho ou pensamento meu que eu perco o contexto no exato momento em que acordo
vídeo maravilhoso e publi mais maravilhosa ainda. DIXIT é um dos melhores jogos de tabuleiro que ja joguei e recomendo de olhos fechados pra todo mundo. Joga com criança, jogo com idoso, joga bebado, joga sóbrio. DIXIT é maravilhosooooo
Acho que as pessoas que conseguem imaginar são boas leitoras. Para elas, ler um livro é como assistir um filme. Eu não sabia que existem pessoas que não conseguem imaginar. Eu quando leio um livro me sinto quase como se estivesse num cinema.
Quando li jogos vorazes, eu imaginava as coisas de uma formas tão incrível, colorida e animada. Vi o filme e percebi que o filme é triste comparado com o que eu imaginava viajando.
Eu descobri a pouco tempo que a maiora das pessoas quando imagina, consegue ver com a mente.. eu amo ler, reler.. consigo imaginar tudo, sigo a história, porém sem imagens.. e sempre foi assim, é o normal pra mim..deve ser muito incrível conseguir ver com o olho da mente. Mas eu sonho com imagens, e minha mãe não consegue imaginar, e os sonhos dela são sem imagem tbm 🤷🏻♂️
Esse vídeo me fez ter mais curiosidade de um coisa que me atormenta o dia todo, os pensamentos intrusivos. Gostaria de ver o Atila falando sobre isso um dia
Se tem alguém que saber fazer poesia neste RUclips é o Átila. Cada vídeo que ele posta tem uma mensagem tão bonita e profunda… está ali, basta apenas você querer ouvir. Não há um vídeo dele que eu assisto e não saio reflexivo. Obrigado, Átila.
Pra mim que eu tenho Ansiedade Social, quando eu saio na rua sozinho, fico tendo essas alucinações auditivas me dizendo como agir ou dizendo que eu tô agindo errado e coisas como se eu todos da rua tivessem me olhando, me deixando nervoso
Parabéns pelo trabalho Atila, faz tempo que queria um vídeo tratando desse assunto, ainda mais com essa didática que vc tem... Não pare nunca com esse trabalho de divulgação científica, o Brasil precisa muito de trabalhos como esse... Parabéns 👏👏👏👏
Quando fico demais com uma pessoa ou ouço demais ela falando parece que ela toma a minha mente. Quando vou pensar coisas voluntárias tipo "Que legal esse filme" penso na voz da pessoa sem querer. Parece que a voz da pessoa vira a minha voz interna.
Converso cmg usando as vezes usando minha própria voz e as vezes vozes de pessoas conhecidas, como se tivesse conversando real com a pessoa, e fico prestando atenção como a pessoa reage e responde ao que falo
Átila, algumas pessoas não ouvem nenhuma fala na mente. Um exemplo disso foi Albert Einstein, que não pensava com palavras, mas sim com imagens. Uma vez na internet conheci uma moça que também relatou que não "ouvia" nada na mente, ela disse que pensa por palavras. Então, de certa forma, o cérebro interpreta a si mesmo de formas diferentes também, não apenas a realidade.
Eu sempre tive alucinações auditivas, principalmente a noite e nas madrugadas. Minha avó dizia que se eu ouvisse alguma voz me chamando, não era pra responder, pois era a morte chamando. Esporadicamente, na infância e adolescência, eu também tinha alucinações visuais. Hoje, depois que fui acometido por covid-19, tenho alucinações olfativas, principalmente odor de cocô e carniça. Ótimo vídeo. A sabedoria científica é uma benção. A coisa mais impressionante que eu acho é sonhar com pessoas que nunca vi na vida.
No final de 2019, pouco antes de inciar um treinamento, fui acometido por um surto psicótico... desencadeado por uma forte crise de Streess. Eu simplesmente perdi o controle sobre o que era real e o que era alucinação. Me deitei no chão, no meio do evento, achando que era minha cama. Pulei das escadas, achando que eu estava sonhando e poderia voar. Tentei atravessar as paredes, ficava falando com as pessoas como se eu pudesse controlar a vontade delas... acabei sendo levado para o hospital, depois retornei para casa, e ainda fiquei mais umas 4 semanas tendo alucinações. Não tinha mais noção de tempo/espaço. Constantemente precisava de alguns "totens" para saber se estava sonhando ou acordado. Foi uma experiência agoniante, mas muito enriquecedora, pois pude experimentar diversas hipóteses que levantei quando estudava psicologia do desenvolvimento da aprendizagem. Vivenciei o máximo da capacidade ilusória e criativa da mente. Só faltou eu virar um pendrive (que nem no filme Lucy). Após o surto, foram mais alguns meses até eu conseguir estabilizar. Hoje tenho ciência do que foi real, e do que foi alucinação. Ficaram alguns gatilhos, que consigo usar caso eu preciso imaginar algo mais complexo, ou para passar o tempo consigo "sonhar acordado" .
O Atila no final falando "se você quer ter outras viagens mentais e outros delírios" e eu pensando "ué, ele vai indicar dr0g4s?" Mas era só delírio meu mesmo kkkkk
Meu Deus Atila ,perdi a visão com 40 anos e tive este comportamentos ,me enterraram 4 meses em um Hospital psiquiátrico 4 meses , sai pior que entrei , ignorantes ,arrasou com minha vida .
Adoro os conteúdos que o Atila posta. Rapaz, você é sensacional. Video interessante! Fiquei chocado quando li o livro "A Mente Assombrada" de Oliver Sacks, pois ele descreve muito sobre alucinações, transtornos e distúrbios cerebrais, se não me engano a síndrome de Charles Bonnet é a primeira a ser abordada.
Pra cada curiosidade que o Atila fala sobre crianças ou infância dá um calorzinho de saber a diferença que fazem pais com informação, paixão e tempo pra dedicar aos filhos. Conhecimento pra levar pra vida!
Atila vc é uma grande influência e inspiração para mim. Eu brinquei com essa ideia um pouco no meu último vídeo (POR QUE ILUSÕES ACONTECEM?), quem quiser dar uma chance fico feliz :)
E quem imagina, pensa ou sonha com pessoas mas não consegue ver o rosto das pessoas? Isso acontece comigo desde sempre. Eu simplesmente não consigo ver o rosto das pessoas dentro da minha cabeça, mas eu sei que é a pessoa quando eu a imagino, penso ou sonho... mas nunca vejo o rosto dela. kkk
Atila, um outro questionamento que eu sempre fiz foi se as cores são vista da mesma forma por pessoas diferentes. Por exemplo o verde. Meu cérebro convencionou que aquele comprimento de onda é verde e o seu tb... então, ok, toda vez que nós olharmos para o semáforo aberto eu e vc concordaremos que é verde. Mas será que o verde que vc vê é exatamente o mesmo que eu vejo?? Pelo que vc trouxe nesse vídeo podemos supor que não.. Se de fato for assim, a forma como deliramos (ou vemos rs) o mundo é bem diferente
@@betino61 Mas a minha reflexão é mais complexa que isso... Eu não estou falando de tonalidades de cores... faço esse raciocínio para as cores primárias mesmo. Imagine só que eu e vc estamos olhando pra mesma blusa e nós dois concordamos que ela é Roxa...sem diferença de tonalidades e sem desacordos... simplesmente roxa. Ainda assim, será que o que vc enxerga como roxo é exatamente a mesma forma que eu enxergo o roxo?
@@julianamartinez4198 hmm entendi.. fisicamente sim já que as cores tem suas próprias frequências.. PORÉM, na minha cabeça o problema de enxergar a mesma cor é mais filosófico talvez.. Imagina ainda o roxo, porém, em toda a sua vida você ouvia as pessoas dizendo que essa é a cor Vermelha.... se alguém disser que não, você dirá que sim pq foi assim que você aprendeu (mas a cor continuaria sendo a mesma). Concorda?
@@betino61 concordo, pode haver uma mudança cultural ou filosófica por trás. E essa mudança certamente influencia na forma que vemos as cores. Mas pensando somente nas influencias físicas e nos locais que cada cor ativam no nosso cérebro, não faço ideia se o colorido que vemos o mundo é da mesma forma.
É engraçado quando na beira do sono começo a delirar ou respondendo as pessoas na mente achando que fiz na realidade ou quando inverto e assumo que meus delírios quase sonhos são parte da realidade, estando parcialmente acordada, o que me leva a falar coisas absurdas nesse estado
Parabéns por esse vídeo! Sou psicólogo do campo da psicanalise e estudamos a própria cultura como um delírio a partir das mesmas lineares que você traça nesse vídeo... Inspirador!
Quando eu tô muito cansada, ansiosa ou sob estresse muito grande, quando eu tô deitada pra dormir vários pensamentos em forma de falar, imagens de pessoas desconhecidas na minha mente, falas bem aleatórias surgem. Antes eu morria de medo, não tenho mais. Só sei de uma coisa. Nosso cérebro é uma das coisas mais incríveis, na minha concepção. Tudo é um grande delírio.
Esse foi um dos melhores vídeos, Átila! Queria que você falasse um pouco como funcionam essas impressões dentro da psiquiatra. Por exemplo, uma pessoa com ansiedade social extremamente frequentemente tem algum delírio de estar sendo ridicularizada ou menosprezada. Seria legal saber como isso funciona dentro do cérebro.
Que legal , amei a informações , tenho alucinações quando escuto as meditações orientadas . Quando a prof diz vá para um lugar tranquilo , sinto o cheiro das arvores , flores , me vejo nesse ambiente . Legal que tem explicação . A ciência é incrível
eu aprendi inglês relativamente cedo na vida, principalmente por exposição a videos no youtube. e em algum momento da minha vida que eu não faço ideia de quando, boa parte dos meus diálogos internos começaram a ficar em inglês! especialmente quando eu tô imaginando conversas entre duas pessoas, tem uma tendência automática a ser em inglês. pensamentos "normais" tendem a ser em português mesmo. ocasionalmente eu até me "corrijo" e voluntariamente mudo o idioma da conversa quando eu percebo, não gosto de imaginar eu conversando com meus amigos em língua de gringo não rsrs
Isso também me acontece. No meu caso, eu gosto muito da língua inglesa, principalmente por soar muito bonita para mim, então decidi aprender. Passo grande parte do meu tempo assistindo vídeos em inglês, por exemplo. Também imagino conversas entre pessoas em inglês automaticamente. Às vezes, até meus próprios pensamentos são em inglês. Interessante que, costumo ouvir algo em inglês, pensando ser em português, um vídeo por exemplo. Só depois de um tempo eu percebo que não estava assistindo o vídeo em português, e sim em inglês.
Isso também me acontece. No meu caso, eu gosto muito da língua inglesa, principalmente por soar muito bonita para mim, então decidi aprender. Passo grande parte do meu tempo assistindo vídeos em inglês, por exemplo. Também imagino conversas entre pessoas em inglês automaticamente. Às vezes, até meus próprios pensamentos são em inglês. Interessante que, costumo ouvir algo em inglês, pensando ser em português, um vídeo por exemplo. Só depois de um tempo eu percebo que não estava assistindo o vídeo em português, e sim em inglês.
Átila, faz um vídeo com a visão científica sobre "mediunidade". Seria uma forma de delírio? (com todo respeito a quem alega possuir essa capacidade, só estou buscando uma explicação com base na ciência)
Quando eu estava grávida tive uma experiência curiosa de alucinação olfativa. O cheiro de alho me causava náuseas muito fortes, e com o tempo comecei a sentir esse cheiro mesmo quando não tinha nada sendo feito (como às 5h da manhã, com a casa toda fechada), e o efeito era o mesmo: sair correndo pro banheiro 😅🤢
O que mais eu gosto nos videos do Átila, alem da qualidade de alto nivel do conteudo, ,é que os videos tem essas afirmacoes no titulo que prendem a sua atencao, e alguns as vezes ate me soam como "nao e possivel, ele ta louco", mas voce termina o video convencido daquilo kkkkk
Jogo DIXIT: bit.ly/dixit-atila
6:00 - é verdade, perdi parte da visão(tumor raro no cérebro) e sempre tive impressão de ver "coisas" mas sei que não é real, mas parece muito real, obrigado pelo seu trabalho Atil.
Esse jogo é muito inteligente e divertido!
Interessante.
Já tenho monte de expansão aqui em casa
nossa minha voz interna é um misto de algumas que citou, e penso muito com imagens bem detalhadas pensamento normal, imaginar então nossa ai é até detalhe demais
"Minha alucinação é suportar o dia a dia, meu delirio é a experiencia com coisas reais"... Belchior já cantava isso.
Eu: é normal falar sozinho?
Eu: Sim.
Eu: ainda bem.
Agora faz todo o sentido a frase "Fonte: vozes da minha cabeça."
Cadê a fonte dessa analogia?
Vozes da minha cabeça? Kk
ouvi uma vez que "nunca vamos saber como a outra pessoa se sente, como ela enxerga as coisas, como ela ouve ou entede, ou como ela se sente, podemos nos imaginar em situação parecida, mas nunca vamos saber como ela percebe tudo isso"
Olá, fui diagnósticado como esquizofrênico, mas como eu sou um estudioso nunca me dei por vencido. Eu consegui organizar e melhorar minha atenção externa pra superar os delírios auditivos e visuais. Espero continuar crescendo e um dia alcançar grandes feitos, imagina o tento de comprovação que temos nessa Pcu superestimado.
''Você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou!'' -- Jacques Lacan sempre certo...
Eu tenho afantasia, o grau mais grave que é ser incapaz de imaginar visualmente qualquer coisa. Pouquíssimas vezes eu visualizei uma imagem na minha mente, e foi assustador, pois parecia que era algo real na minha frente.
É bem estranho pensar que as pessoas conseguem "enxergar" de olhos fechados.
Sobre a voz interna, eu constantemente converso, em voz alta, comigo mesmo, simulando uma conversa com alguém. É algo quase terapêutico, a ponto de eu me emocionar com minhas próprias conversas e chorar dependendo do assunto.
Uau ! Como é a mente do Ser-Humano, obrigado pela expriência... Eu também converso comigo memo como se fosse outra pessoa, costumo de dizer que somos em dois aqui em mim... kkk mas sempre só pelo pensamento.
Desde pequena eu converso sozinha, nn sei se é prejudicial pra mim, mas as vezes até prefiro falar só comigo mesma do que com os outros.
tenho exatamente essa mesma intensidade que você descreve com as minhas conversas em voz alta! e também sempre tive extrema dificuldade em imaginar coisas. sinceramente, eu não sei se consigo imaginar! Como deve ser a imaginação, a pessoa lembra exatamente do rosto de alguém ou de um cenário? se for isso, eu não consigo de jeito nenhum. eu já estava indo pesquisar sobre Afantasia quando topei aqui com o seu comentário!
@@thaiismmag conversando com uma pessoa "normal", ela me disse que conseguia fechar os olhos e nitidamente se ver sentada em uma praia olhando pro mar. A gente estava dentro um quarto.
Quem tem afantasia só consegue conversar consigo em voz alta?
Poderiam colocar um tradutor de sinais para os surdos/mudos , muito material importante para sociedade, ninguém poderia ficar de fora
O que eu queria msm que fosse um delírio é o preço do dólar
Kkkkk
7 conto a gasolina, se fuder
O preço de tudo! 🤣🤣🥲
Não deveríamos nem se preocupar com essa merda de dólar esse dinheiro desses americanos genocidas a america do sul deveria ser um bloco unido e ter seu dinheiro próprio mercosul se livrando desses exploradores.
Ahahhahahhaaha
Quando eu era criança reclamei com a minha mãe que tinha uma voz na minha cabeça que ficava falando o tempo todo, cantando músicas sem parar e estava me irritando por conta disso. Era meu pensamento, mas como eu era muito pequeno e não sabia explicar a situação, minha mãe me levou no psicólogo e acharam que eu tinha esquizofrenia kkkkkkkk. Eu lembro que reclamei porque as músicas de campanha eleitorais não saiam da minha cabeça e estavam me estressando.
Quando tive covid não perdi o olfato, pelo contrário, os cheiros passaram a ficar mais fortes, depois de um mês eles voltaram a ficar na intensidade normal, entretanto agora percebo ter alucinações olfatórias, direto sinto alguns cheiros no meu quarto e em outros lugares, estando sozinho e com pessoas presentes, sem os demais sentirem aquele cheiro, vou procurar de onde vem esse cheiro forte, mas não consigo achar e então ele desaparece e depois reaparece.
Eu perdi parcialmente o meu olfato quando sofri de COVID, entretanto também tive essas alucinações de rebote, como a sensação de um cheiro incômodo e artificial em coisas orgânicas, no final da doença, e meses depois ainda sinto algumas pequenas fragrâncias que ninguém mais no ambiente sente.
Sem falar nas alucinações de febre sem mudança de temperatura que me acompanharam durante a semana de infecção.
Você não imagina o quanto sua aula me ajudou.
Estava hospitalizada num estado grave de anemia. Recebi a visita de Snow, um belíssimo cão que conhecera há pouco tempo na casa de minha nora. Ele tem o hábito de lá.ber as pessoas e latir forte para chamar nossa atenção, exigindo carinho. Sua "visita"
foi tão REAL que me abalou a ponto de até agora afirmá-la como tal!
E olhe que sou uma velha professora de Filosofia (82 anos)...
A senhora é Portuguesa?
Um cheiro de Caruaru-Pe.
Quando estava na escola e tinha sono nas aulas, às vezes eu fechava os olhos e continuava enxergando a sala de aula. Não era um sonho, mas um pensamento com imagem bem forte real. Quase uma alucinação. Hoje entendo que esta era uma forma do meu cérebro me obrigar a fechar os olhos sem prerceber que estava caindo no sono (pois eu tentava ficar acordado, não queria dormir).
Obrigada por trazer a nossa língua de sinais como UMA LÍNGUA DE FATO e não uma linguagem ou alguma outra coisa que a tire de seu status de língua completa. Eu sou bilíngue e penso nas duas línguas, nas duas modalidades de línguas: a sonora (oral/auditiva) e visual (visuo-espacial), sendo que as sonoras são 4: português e inglês depois, menos frequente: o espanhol e italiano (pela falta de prática externa a minha mente tem dado uma bugada, eu uso o sotaque de uma, com vocabulário da outra. Tenho consciência disso mas não controlo aparente erro, pq só percebo depois). Já as línguas visuais eu imagino (logo, penso) e converso comigo mesma na nossa LIBRAS, na ASL (American Sign Language) e agora mais frequente em Sinais internacionais, que estou aprendendo e é uma língua convencionada para uso em conferências e eventos internacionais com pessoas surdas. É fantástico, até pq depois de um tempo a gente reconhece nossas outras personas, ou seja, um jeito diferente de ser em cada língua. Ex: sou menos tímida falando em Libras.
* FEZ SENTIDO PRA VC? DEIXA O LIKE PRA A GENTE SABER!
Eu tenho afantasia, não tenho nenhuma alucinação tátil, olfativa, visual ou sonora.
Eu tenho uma imaginação que eu chamo de espacial, eu sei onde os objetos estariam num cômodo e qual é a minha distância em relação a eles, inclusive qual o espaço que eles ocupam no ambiente, mas não vejo nenhuma imagem.
É como acordar no meio da madrugada com tudo escuro e mesmo assim saber qual a distância as coisas estão em relação a você e em que lugar cada objeto está.
É bem estranho. Descobri isso há pouco tempo, fiquei meio obcecado pelo assunto e completamente inconformado de como que as pessoas conseguem criar/pensar com imagens dentro da própria mente! Fiquei ainda mais impressionado quando descobri que um primo meu e minha irmã conseguem imaginar objetos e pessoas, inclusive com os olhos abertos, como se estivessem na frente deles.
Minha irmã disse que consegue imaginar um lugar e se projetar nele, interagindo com os cômodos e tudo mais, como se estivesse lá! Isso pra mim é um superpoder!
Fiz perguntas pra algumas pessoas da minha família e descobri que meu pai e um tio meu também tem afantasia, ambos não conseguem se lembrar de nenhum momento da vida deles com imagens, igual a mim, e eles também são incapazes de criar qualquer imagem mental.
Ahh, e por não possuirmos memórias visuais a gente sente as emoções de forma diferente. Só sentimos tristeza por perder alguém quando vemos a imagem daquela pessoa em algum lugar, ou quando realizamos alguma coisa que costumávamos fazer com a pessoa, é muito estranho.
Você não tem uma voz na sua cabeça que comenta as coisas como se fosse você falando?
A gente consegue mesmo normalmente imaginar pessoas e imagens, mas elas são de uma resolução baixíssima. E não é como se estivéssemos vendo, é como que sabemos "como é" mas não aparece como deveria a medida de como sabemos como é. É como se estivessemos vendo de forma bem desfocada. É o maximo que consigo dizer sobre como eu imagino. É mais colorido do que bem estruturado e definido.
E pra aprender e memorizar coisas??? :O
... .. imagino q deve ser mais complicado...
ou não né.. qndo ve tu se adaptou de um jeito que pra ti não é complicado...
Esse vídeo me fez pensar no metaverso. Nem precisamos de um universo "real". Parabéns Átila pelo trabalho, e espero que a galera curta, isso que faz subir o vídeo.
Você já parou para pensar que o corpo humano bem como dos outros seres físicos podem ser avatares de "existências" que estão em outro local?
Há uma teoria de que corpo físico pode ser um joystick 🕹️ e a realidade que interagimos é uma espécie de vídeo game.
Eu comecei a falar CMG mesmo em inglês quando tava aprendendo (pra treinar), e hje eu continuo conversando internamente em inglês de vez em quando kkkkkkkkk
Sensacional 👏👏👏... Me fez pensar quantos fenômenos religiosos, "sobrenaturais" e até culturais não podem ser entendidos nesse aspecto do cérebro em delírio.
Acredito que muitas das religioes começaram assim: alguem pensou/sentiu fortemente que viu ou ouviu algum ser supremo e saiu por ai espalhando a ideia, convencendo os outros disso
Bah... esse vídeo foi bem incrível pra mim! Minha mãe tem bipolaridade T1 e esse ano entrou em uma crise de mania bem intensa e com ela delírios e psicose se manifestaram, infelizmente parecendo que vão ficar. Tenho lido muito sobre o assunto pra tentar entender e descobrir como melhor ajudar ela, claro, junto à psiquiatra e psicóloga. O curioso é como entrar nessa toca de coelho nos faz reavaliar muito do que pensamos que entendemos sobre o mundo e as pessoas. Minha mãe tem melhorado e uma coisa que ajudou bastante é o fato dela estar hoje se sentindo menos excluída, sabendo que não está "enlouquecendo", que pode ter uma vida muito normal apenas aprendendo a confirmar consigo mesma o que a cabeça dela diz pra ela.
Enfim, trabalho incrível! Sei que não é sobre saúde mental, mas é a realidade que meu cérebro usa pra interpretar a informação que tu gravou e o RUclips me transmitiu
Que pessoa mais querida vc é! Sua mãe é realmente muito amada e é por isso que ela está conseguindo melhorar. Reconhecer e apoiar de forma tão humana a doença psíquica dela, faz vc uma pessoa incomum. Um ser humano que tem compaixão como poucos. Cuide de si tbm. Fique bem. Muito amor pra vc é pra sua mãe. Um forte abraço. 🌷🍀❤🌷🍀❤🌷🍀❤
@@malumoteki3021 Obrigado pelas palavras, Malú! Desejo o mesmo a ti! Grande abraço!
@@diegoexodus 🍀🌷❤🍀🌷❤🍀🌷❤🍀
6:05 - isso me lembrou um fenômeno que aconteceu comigo no início da pandemia. Bruscamente, ao ficar em casa por conta da quarentena, tive uma queda gigante de estímulos externos, principalmente visuais. Nos primeiros dias da nova realidade, meus sonhos ficaram extremamente vívidos, cheios de cenas de paisagens fantasiosas, cheia de cores e formas. Eu lembro de ter lido uma reportagem (agora não me recordo a fonte) que discutia esse fenômeno, e explicando que ocorria justamente pela falta de estímulo externo. Logo depois, não tive mais os sonhos vívidos, acredito que por conta da adaptação cerebral para a nova situação do isolamento.
O que eu mais admiro no Átila é abordar assuntos complexos que até eu que não sou muito instruído consigo entender. O Átila entrega conhecimento como se fosse um presente. E é! Obrigado
Atila está fazendo divulgação cientifica cada vez melhor... Assistindo seus vídeos não pude deixar de assimilar com a forma que Carl Sagan conduz a divulgação cientifica em seus livros.
Átila sempre dando um show na divulgação científica! Me inspira muito a seguir a carreira acadêmica na cognição. Bora estudar!!!!
Caramba, eu sempre tive curiosidade em saber se os surdos e cegos tinham essa voz da consciência. Que daora
9:30 eu descobri esses dias que uma amiga minha simplesmente NÃO TEM esse diálogo interno. Ela sempre fala o que pensa - o que não é um problema - mas eu achava estranho pq ela diz TUDO q tá na cabeça dela. Aí eu comentei sobre isso e ela simplesmente disse q não tem e é estranho ter um monólogo interno 🤡 (enfim, só achei engraçado é curioso)
Como a ciência é linda. Saber que vemos e ouvimos tão pouco do que realmente existe, é a ciência a serviço da humildade.
Amigo, eu acabei de assistir ao vídeo, consequentemente, acabou por tirar uma dúvida. Faz alguns dias, eu estava delirando/pensando, sobre se assim como uma pessoa perde um membro, braço ou perna, alguns pacientes relatam ainda sentir seus membros, no caso um membro fantasma. Eu estava me perguntando se isso acontecia com pessoas que perderam a visão ou audição. No meu pensamento acreditava que era possível. Agora com seu vídeo, a confirmação veio. Muito bom! Parabéns pelo conteúdo e, pela forma que desenvolveu. Bjs
Eu consigo ouvir a voz de personagens nos livros que eu leio, cada personagem tem uma voz diferente e muitas vezes quando esses livros são adaptados pra filmes ou desenhos, eu sempre penso: " Não era essa a voz que eu ouvia desse personagem kkk" o que é óbvio
simmmm
Dificilmente seu cérebro criaria do zero hehe por acaso você assistiu MUITO desenho ou filme quando mais novo? Aí as vozes ficaram gravadas
Isso é a prova do multiverso... Cada um vivendo na sua realidade pessoal
Uma vez eu pensando no que o pirula tinha dito sobre alma, fiz um cálculo meio louc:
Se existe 'n' experiências objetivas, que podem ser reproduzida em laboratório, então, pra um única pessoa existem m interpretações de cada 'n' objetivo, ou seja, para cada uma pessoa, existe m elevado a n experiências possíveis.
Imagine o tamanho desse número multiplicado por 7.5 bilhões, isso é tudo de experiência atual da realidade pra toda humanidade no momento atual.
Confesso, o Átila é uma das vozes mais importantes da minha mente, se eu penso em algo no qual preciso de atenção, é a voz dele que dá mais clareza, principalmente lendo questões de uma prova.
"Melhor vídeo 👏👏" - A voz na minha cabeça
Tive alucinação olfatória após a covid. Sentia cheiro de fumaça sem ter nada queimando. Fiquei com isto por uns dois meses.
Eu consigo imaginar a voz de qualquer pessoa que eu conheço falando qualquer coisa que eu quiser, é bem engraçado e as vezes é sem querer
Eu também KKKKKKKKK
Dixit é o melhor jogo de tabuleiro que existe! Fonte: vozes da minha cabeça
Átila, fiquei extremamente curiosa sobre as alucinações visuais, auditivas e sinestésicas INDUZIDAS por drogas como LSD, psilocibina, etc... O que acontece no cérebro durante essas situações? Fica a sugestão de vídeo.
Eu ADORARIA assistir um vídeo teu sobre isso!
Ótima sugestão!!
*Eu tenho Aphantasia e sou Arquiteto... o q me complicou muito na profissão... eu tenho dificuldade de imaginar algo na mente...eu preciso rabiscar, rabiscar, rabiscar até conseguir "imaginar" algo, só q no papel. Eu n consigo imaginar uma maçã na minha mente... consigo pensar no vermelho, na forma, no cabo, na folha...só q tudo, apenas no contexto... mas a imagem de tudo junto "a imagem mesmo" naõ forma na minha mente... nem de olhos fechados...*
Sou da mesma forma, quase segui a carreira de arquitetura. Você também sente que tem uma imaginação/visão espacial? Consigo pensar em formas, espaços, estruturas complexas, mas não vejo nada, é como se eu fosse um cego que sabe exatamente percorrer um caminho, mas não enxerga.
Lembro que na minha infância ao ter febre alta eu costumava delirar com imagens, via objetos pequenos como agulhas, pregos, parafusos e etc, se aproximando de mim, se tornando gigantes e passando ao meu lado...
Não faço ideia do porquê eram exatamente os mesmos objetos sempre mas era uma sensação muito ruim, eu não conseguia controlar essas imagens e fazer com que parassem, acho que com o cansaço eu acabava dormindo e então finalmente parava.
Com a temperatura corporal alta a atividade cerebral também aumenta. Isso é a mesma coisa que ocorre quando estamos quase dormindo, e de repente nossa mente viaja criando imagens, formas geométricas, etc. Como o Átila falou no vídeo, a ausência de estímulo visual faz com que nosso cérebro crie seus próprios meios de se "autoestimular". E, junta essa ausência de estímulo visual, com seu cérebro trabalhando e gastando mais energia por conta da temperatura. E voilà... Alucinações fortes e descontroladas.
Muitas vezes quando eu tô quase pegando no sono(ou já dormindo) eu escuto alguém gritar, me chamar ou xingar e acordo assustado como se fosse uma voz externa próxima de mim, sendo que provavelmente seria um sonho ou pensamento meu que eu perco o contexto no exato momento em que acordo
O cérebro é uma máquina incrível! Isso enfatiza ainda mais os questionamentos em relação a realidade. O que é a realidade?!
Sim. Este jogo é fantástico! Jogamos em família e com os amigos.
vídeo maravilhoso e publi mais maravilhosa ainda. DIXIT é um dos melhores jogos de tabuleiro que ja joguei e recomendo de olhos fechados pra todo mundo. Joga com criança, jogo com idoso, joga bebado, joga sóbrio. DIXIT é maravilhosooooo
A cada roteiro que vejo do átila minha imaginacao tenta entender como ele faz isso tão bem. Parabéns!
Que orgulho ter o Átila como um divulgador científico brasileiro ♥️
Acho que as pessoas que conseguem imaginar são boas leitoras. Para elas, ler um livro é como assistir um filme. Eu não sabia que existem pessoas que não conseguem imaginar. Eu quando leio um livro me sinto quase como se estivesse num cinema.
Eu sinto é uma fadiga mental enorme em ler livros. Algumas páginas do que for já está ótimo para min
Quando li jogos vorazes, eu imaginava as coisas de uma formas tão incrível, colorida e animada. Vi o filme e percebi que o filme é triste comparado com o que eu imaginava viajando.
Eu descobri a pouco tempo que a maiora das pessoas quando imagina, consegue ver com a mente.. eu amo ler, reler.. consigo imaginar tudo, sigo a história, porém sem imagens.. e sempre foi assim, é o normal pra mim..deve ser muito incrível conseguir ver com o olho da mente. Mas eu sonho com imagens, e minha mãe não consegue imaginar, e os sonhos dela são sem imagem tbm 🤷🏻♂️
Também é questão de treino. Eu tinha muita dificuldade de criar imagens na minha mente, até treinar e ir melhorando.
Agora imagino como deve ser triste ter Aphantasia
O cérebro é fascinante!
Nunca tinha ouvido falar sobre a Síndrome de Havana, vou pesquisar mais.
Vídeo maravilhoso,Atila!
Obrigada por nos ensinar.
amei as referências de Piaget e Vigotsky, simplesMENTE incrível!
Esse vídeo me fez ter mais curiosidade de um coisa que me atormenta o dia todo, os pensamentos intrusivos. Gostaria de ver o Atila falando sobre isso um dia
Procure o podcast Naruhodo, eles já trataram de vários temas que o Átila comentou nesse video. Inclusive tem um só sobre as vozes na cabeça.
Se tem alguém que saber fazer poesia neste RUclips é o Átila. Cada vídeo que ele posta tem uma mensagem tão bonita e profunda… está ali, basta apenas você querer ouvir. Não há um vídeo dele que eu assisto e não saio reflexivo. Obrigado, Átila.
Nosso cérebro é incrível
Pra mim que eu tenho Ansiedade Social, quando eu saio na rua sozinho, fico tendo essas alucinações auditivas me dizendo como agir ou dizendo que eu tô agindo errado e coisas como se eu todos da rua tivessem me olhando, me deixando nervoso
Delirante estas informações! Obrigada por dividir seus conhecimentos. 👏👏👏
Átila e uma das parte mais preciosa desse RUclips como sempre espetacular muito obrigado
Parabéns pelo trabalho Atila, faz tempo que queria um vídeo tratando desse assunto, ainda mais com essa didática que vc tem... Não pare nunca com esse trabalho de divulgação científica, o Brasil precisa muito de trabalhos como esse... Parabéns 👏👏👏👏
Quando fico demais com uma pessoa ou ouço demais ela falando parece que ela toma a minha mente.
Quando vou pensar coisas voluntárias tipo "Que legal esse filme" penso na voz da pessoa sem querer.
Parece que a voz da pessoa vira a minha voz interna.
Converso cmg usando as vezes usando minha própria voz e as vezes vozes de pessoas conhecidas, como se tivesse conversando real com a pessoa, e fico prestando atenção como a pessoa reage e responde ao que falo
Átila, algumas pessoas não ouvem nenhuma fala na mente. Um exemplo disso foi Albert Einstein, que não pensava com palavras, mas sim com imagens. Uma vez na internet conheci uma moça que também relatou que não "ouvia" nada na mente, ela disse que pensa por palavras. Então, de certa forma, o cérebro interpreta a si mesmo de formas diferentes também, não apenas a realidade.
Eu sempre tive alucinações auditivas, principalmente a noite e nas madrugadas. Minha avó dizia que se eu ouvisse alguma voz me chamando, não era pra responder, pois era a morte chamando. Esporadicamente, na infância e adolescência, eu também tinha alucinações visuais. Hoje, depois que fui acometido por covid-19, tenho alucinações olfativas, principalmente odor de cocô e carniça. Ótimo vídeo. A sabedoria científica é uma benção.
A coisa mais impressionante que eu acho é sonhar com pessoas que nunca vi na vida.
Quando tive COVID, perdi o olfato e paladar com isso tive alucinações de cheiros e sabores o tempo todo, recentes e bem antigos.
No final de 2019, pouco antes de inciar um treinamento, fui acometido por um surto psicótico... desencadeado por uma forte crise de Streess. Eu simplesmente perdi o controle sobre o que era real e o que era alucinação. Me deitei no chão, no meio do evento, achando que era minha cama. Pulei das escadas, achando que eu estava sonhando e poderia voar. Tentei atravessar as paredes, ficava falando com as pessoas como se eu pudesse controlar a vontade delas... acabei sendo levado para o hospital, depois retornei para casa, e ainda fiquei mais umas 4 semanas tendo alucinações. Não tinha mais noção de tempo/espaço. Constantemente precisava de alguns "totens" para saber se estava sonhando ou acordado. Foi uma experiência agoniante, mas muito enriquecedora, pois pude experimentar diversas hipóteses que levantei quando estudava psicologia do desenvolvimento da aprendizagem. Vivenciei o máximo da capacidade ilusória e criativa da mente. Só faltou eu virar um pendrive (que nem no filme Lucy). Após o surto, foram mais alguns meses até eu conseguir estabilizar. Hoje tenho ciência do que foi real, e do que foi alucinação. Ficaram alguns gatilhos, que consigo usar caso eu preciso imaginar algo mais complexo, ou para passar o tempo consigo "sonhar acordado" .
Muito interessante
Totens? tipo o pião em Inception? kk
O Atila no final falando "se você quer ter outras viagens mentais e outros delírios" e eu pensando "ué, ele vai indicar dr0g4s?" Mas era só delírio meu mesmo kkkkk
Meu Deus Atila ,perdi a visão com 40 anos e tive este comportamentos ,me enterraram 4 meses em um Hospital psiquiátrico 4 meses , sai pior que entrei , ignorantes ,arrasou com minha vida .
O Atila tem o dom, aposto q nos prenderia no vídeo vendendo um peixe kkkk
Quando o Atila começou a falar sobre uma "onda que podíamos sentir", pensei que ele ia recomendar algo para dar um barato kkkkkkkk
só informação de qualidade. Átila, tu é um querido :)
"A minha alucinaçao é suportar o dia a dia,e o meu delírio é experiência com coisas reais"
-Belchior
e la vem o atila, querendo deixar as pessoas com crise de realidade, obrigado.
Só sei que quando estou sozinho "troco mó idéia" comigo mesmo.
Adoro os conteúdos que o Atila posta. Rapaz, você é sensacional. Video interessante!
Fiquei chocado quando li o livro "A Mente Assombrada" de Oliver Sacks, pois ele descreve muito sobre alucinações, transtornos e distúrbios cerebrais, se não me engano a síndrome de Charles Bonnet é a primeira a ser abordada.
Pra cada curiosidade que o Atila fala sobre crianças ou infância dá um calorzinho de saber a diferença que fazem pais com informação, paixão e tempo pra dedicar aos filhos. Conhecimento pra levar pra vida!
Maravilhoso vídeo, Atila. O tema/campo da nossa interpretação da realidade, nosso entendimento, é simplesmente fascinante. Muito obrigado!
Explicar conceitos para pessoas que não conseguem pensar com imagens dá um novo sentido para a pergunta “quer que eu desenhe?”.
impossivel melhor coteudo do youtube q esse
Me sinto mais tranquilo em saber que todo mundo tem essa voz interna. Nunca tinha falado isso pra ninguém com medo da reação das pessoas hahah
Que vídeo incrível Átila, sem estigmatizacao e sensacionalismo me fez alucinar demais hahaha
Tema muito bem abordado. Trabalho incrível. Eu realmente gostaria de falar a respeito com quem se interessa pelo tema. Um grande abraço.
ATILA EU TE AMO
Atila vc é uma grande influência e inspiração para mim. Eu brinquei com essa ideia um pouco no meu último vídeo (POR QUE ILUSÕES ACONTECEM?), quem quiser dar uma chance fico feliz :)
E quem imagina, pensa ou sonha com pessoas mas não consegue ver o rosto das pessoas? Isso acontece comigo desde sempre. Eu simplesmente não consigo ver o rosto das pessoas dentro da minha cabeça, mas eu sei que é a pessoa quando eu a imagino, penso ou sonho... mas nunca vejo o rosto dela. kkk
assisti chapado, foi tudo
Atila, um outro questionamento que eu sempre fiz foi se as cores são vista da mesma forma por pessoas diferentes.
Por exemplo o verde. Meu cérebro convencionou que aquele comprimento de onda é verde e o seu tb... então, ok, toda vez que nós olharmos para o semáforo aberto eu e vc concordaremos que é verde. Mas será que o verde que vc vê é exatamente o mesmo que eu vejo?? Pelo que vc trouxe nesse vídeo podemos supor que não.. Se de fato for assim, a forma como deliramos (ou vemos rs) o mundo é bem diferente
Acho que não, até porque as vezes você pode enxergar algo como roxo mas eu enxergo como um magenta e vice versa.
@@betino61 Mas a minha reflexão é mais complexa que isso...
Eu não estou falando de tonalidades de cores... faço esse raciocínio para as cores primárias mesmo. Imagine só que eu e vc estamos olhando pra mesma blusa e nós dois concordamos que ela é Roxa...sem diferença de tonalidades e sem desacordos... simplesmente roxa.
Ainda assim, será que o que vc enxerga como roxo é exatamente a mesma forma que eu enxergo o roxo?
@@julianamartinez4198 hmm entendi.. fisicamente sim já que as cores tem suas próprias frequências.. PORÉM, na minha cabeça o problema de enxergar a mesma cor é mais filosófico talvez..
Imagina ainda o roxo, porém, em toda a sua vida você ouvia as pessoas dizendo que essa é a cor Vermelha.... se alguém disser que não, você dirá que sim pq foi assim que você aprendeu (mas a cor continuaria sendo a mesma). Concorda?
creio que seja igual, a não ser que se tenha daltonismo
@@betino61 concordo, pode haver uma mudança cultural ou filosófica por trás. E essa mudança certamente influencia na forma que vemos as cores.
Mas pensando somente nas influencias físicas e nos locais que cada cor ativam no nosso cérebro, não faço ideia se o colorido que vemos o mundo é da mesma forma.
É engraçado quando na beira do sono começo a delirar ou respondendo as pessoas na mente achando que fiz na realidade ou quando inverto e assumo que meus delírios quase sonhos são parte da realidade, estando parcialmente acordada, o que me leva a falar coisas absurdas nesse estado
Parabéns por esse vídeo! Sou psicólogo do campo da psicanalise e estudamos a própria cultura como um delírio a partir das mesmas lineares que você traça nesse vídeo... Inspirador!
Quando eu tô muito cansada, ansiosa ou sob estresse muito grande, quando eu tô deitada pra dormir vários pensamentos em forma de falar, imagens de pessoas desconhecidas na minha mente, falas bem aleatórias surgem. Antes eu morria de medo, não tenho mais. Só sei de uma coisa. Nosso cérebro é uma das coisas mais incríveis, na minha concepção. Tudo é um grande delírio.
Pra mim, um bem-te-vi sempre cantou "ki' ki kiiiiiii" 😅
Só q sempre aceitei que ele cantava "bem te vi" pra não ser a diferentona
Eu ouvia algo como "uii ti riiiii"
Esse foi um dos melhores vídeos, Átila! Queria que você falasse um pouco como funcionam essas impressões dentro da psiquiatra. Por exemplo, uma pessoa com ansiedade social extremamente frequentemente tem algum delírio de estar sendo ridicularizada ou menosprezada. Seria legal saber como isso funciona dentro do cérebro.
O Atila é tão safado, que ele consegue amarrar o anúncio certinho no tema, que homem incrível kk
É ao contrário kkkk
@@wesley8874 ele é safado igual kk
Que legal , amei a informações , tenho alucinações quando escuto as meditações orientadas . Quando a prof diz vá para um lugar tranquilo , sinto o cheiro das arvores , flores , me vejo nesse ambiente . Legal que tem explicação . A ciência é incrível
Atila, faz um vídeo falando sobre sinestesia. Fazendo favor, é claro! Seria ótimo para adentrar nesse assunto (delírio). Parabéns pelo trabalho! :)
eu aprendi inglês relativamente cedo na vida, principalmente por exposição a videos no youtube. e em algum momento da minha vida que eu não faço ideia de quando, boa parte dos meus diálogos internos começaram a ficar em inglês! especialmente quando eu tô imaginando conversas entre duas pessoas, tem uma tendência automática a ser em inglês. pensamentos "normais" tendem a ser em português mesmo. ocasionalmente eu até me "corrijo" e voluntariamente mudo o idioma da conversa quando eu percebo, não gosto de imaginar eu conversando com meus amigos em língua de gringo não rsrs
Isso também me acontece. No meu caso, eu gosto muito da língua inglesa, principalmente por soar muito bonita para mim, então decidi aprender. Passo grande parte do meu tempo assistindo vídeos em inglês, por exemplo.
Também imagino conversas entre pessoas em inglês automaticamente. Às vezes, até meus próprios pensamentos são em inglês.
Interessante que, costumo ouvir algo em inglês, pensando ser em português, um vídeo por exemplo. Só depois de um tempo eu percebo que não estava assistindo o vídeo em português, e sim em inglês.
Isso também me acontece. No meu caso, eu gosto muito da língua inglesa, principalmente por soar muito bonita para mim, então decidi aprender. Passo grande parte do meu tempo assistindo vídeos em inglês, por exemplo.
Também imagino conversas entre pessoas em inglês automaticamente. Às vezes, até meus próprios pensamentos são em inglês.
Interessante que, costumo ouvir algo em inglês, pensando ser em português, um vídeo por exemplo. Só depois de um tempo eu percebo que não estava assistindo o vídeo em português, e sim em inglês.
Estou lendo "Alucinações Musicais" de Oliver Sacks. É muito interessante
Achei em PDF! Obg pela dica! Acabei descobrindo outros livros desse autor que parecem ótimos. Já adicionei à minha listinha de livros que quero ler.
falando de delírio auditivo, as vezes eu tenho quando eu vou dormir e tá muito silencioso, elas normalmente ficam alternando de volume
Átila, faz um vídeo com a visão científica sobre "mediunidade". Seria uma forma de delírio? (com todo respeito a quem alega possuir essa capacidade, só estou buscando uma explicação com base na ciência)
Queria acordar e descobrir que os acontecimentos do últimos 4 anos do Brasil foram delírio que eu tiver em coma
Esse video esclareceu dúvidas enormes q eu tinha sobre deficiência visual e auditiva, obg Átila
Quando eu estava grávida tive uma experiência curiosa de alucinação olfativa. O cheiro de alho me causava náuseas muito fortes, e com o tempo comecei a sentir esse cheiro mesmo quando não tinha nada sendo feito (como às 5h da manhã, com a casa toda fechada), e o efeito era o mesmo: sair correndo pro banheiro 😅🤢
que vídeo maravilhoso, vídeos do Átila são a melhor coisa pra começar o sabadão
a minha fala interna é como se fosse um podcast eu passo horas conversando sobre um assunto, mas só eu que falo
Agente ja vem com podcast instalado de fabrica
O que mais eu gosto nos videos do Átila, alem da qualidade de alto nivel do conteudo, ,é que os videos tem essas afirmacoes no titulo que prendem a sua atencao, e alguns as vezes ate me soam como "nao e possivel, ele ta louco", mas voce termina o video convencido daquilo kkkkk
Atila... o que você acha de fazer um vídeo sobre zumbido no ouvido!