O que complica só é que sem o recorte é fácil de ignorante usar o vídeo como arma sem entender o que o Atila tá explicando, mas tirando gente que vem pra cá tentando reforçar besteira, é bem explicativo sim
Impressionada com a complexidade humana! Só a Ciência para nos proporcionar esse entendimento! Além de ser uma situação complicada, fiquei tocada com os casos das mulheres intersexo serem banidas do esporte, por algo que elas nem faziam ideia, ser XY... É algo delicado que deve ser muito bem pensado para não gerar essas injustiças e esse sofrimento. Imagine: da noite pro dia você ser proibida de fazer algo que ama, que você dedicou tantos anos da sua vida...
Ai, Atila, eu amei ver pessoas intersexo no vídeo! Eu sou intersexo, tenho hiperplasia adrenal congênita não clássica, ou seja, tenho bastante andrógenos no sangue. Adorei o questionamento também de por que as mulheres sempre saem prejudicadas nessas definições. Amei, viu, parabéns!
Eu sou atleta de um esporte que não aparece nas olimpíadas, o xadrez. Apesar de não exigir força ou agilidade, e de possuírem torneios mistos, a maioria, é principalmente os torneios de mais alto nível, ainda são separados por sexo. Se nos esportes olímpicos a explicação está na diferença corporal entre os sexos, qual a explicação para a divisão nos jogos mentais?
Isso eu acho estranho, não deveria ter, que nem em jogos eletrônicos, no qual única diferença é o tempo de pratica, mas jurava que eles não separavam no caso do xadrez, na minha escola era tudo junto no xadrez, é nos esportes eletrônicos, eles só separavam nos físicos.
Isso também acontece nos esportes eletrônicos, eu não sei se a explicação que eles me deram cabe ao xadrez, mas o que falaram para mim foi basicamente "Pelo fato de ter sido um esporte que cresceu sendo magitoriame feito por homens, com uma exclusão quase total de mulheres, o público e o incentivo financeiro para jogadoras é sempre inferior ao dos jogadores. Afim de diminuir essa disparidade, separamos campeonatos femininos para atrair investidores e novas jogadores enquanto estimulamos o público feminino que ainda é pequeno demais para se ter uma competição de investimentos justa. " Resumidamente, nos esportes eletrônicos a mulher sempre ficou de lado, mesmo que hoje tenha muitas profissionais capazes de competir igualmente com competidores masculinos, não tem público o suficiente para incentivar os investidores a investir (uma mulher sempre vai perder X contrato em razão de um homem, quase unicamente porque mesmo que ela seja melhor, ele atraí mais público), isso está mudando mas muito lentamente.... Eu não sei se isso aplica ao xadrez também, e não acho que isso seja tão simples quanto eu expliquei, mas o que eu entendi foi isso.
De qualquer forma é meio difícil juntar os dois, já que existe uma diferença enorme no nível mesmo no xadrez que só envolve a mente, só olhar o top 100 melhores do mundo , quantas mulheres estão nele?
Eu sei que é muito abuso pedir, mas existe algum jeito de legendar os vídeos em inglês? Esse tipo de conteúdo é TÃO superior aos conteúdos em inglês e tem tanta gente que eu sei que poderia se beneficiar de um vídeo assim :(
Ué, pelo que eu entendi intersexo é comum só no esporte porque as atletas tem muito mais desempenho quando tem algumas características masculinas por isso acabam se destacando mais. E o sexo na maior parte da população é facilmente determinado.
@@MAKChaosLander no caso intersexo "seria mais comum" nos esportes apenas pq as atletas tem que fazer exames pra verificar isso? Se as modelos citadas que ele deu o exemplo tivessem que fazer testes aposto que una boa parcela tbm resultaria como intersexo
Eu sou um homem trans, e até eu aprendi com esse vídeo, adorei ele, me explicou muita coisa principalmente sobre pessoal intersexo, o que no caso eu me considero leigo
Nem sabia que era tão complicado assim determinar quem é homem ou mulher já que tem uma regra básica nos cromossomos e um monte de exceções que deixa tudo mais complexo.
Pois é, por isso acho que é melhor apostar na regra do que na excessão. Achem o melhor método e o que tem menos erros e usem ele, talvez, eventualmente aconteça alguns erros mas, os acertos seram maiores
@@Gabriel_Lacerda14 se tratando de vidas, você não pode usar isso. São vidas humanas em jogo, por um "sistema de classificação". Isso que você defende é eugenia.
@@warrior_of_light imagina vc se graduar e fazer mestrado e de repente alguém falar que vc esta esta roubando sem saber o caso da testosterona alta e vc e tratado como inapto e tirado toda a sua vida.
Já descreveram mais de 40 exceções além de XX e XY.. chega a ser de 1,7% da população (mesma taxa de síndrome de Down), mas a maioria dessas pessoas só descobre quando tenta ter filho e tem dificuldade. Da trabalho conversar com quem não estuda viu 😂
Esclarecimento, informação, curiosidades e, ainda por cima, você fica com os olhos cheios dágua ao entender o drama que certas pessoas podem sofrer. Atila é informação com coração, sempre.
Átila, não assisto todos seus vídeos, mas sempre que assisto lembro que sou Membro do canal e que faço uma contribuição mensal, coisa que, por não assistir sempre, esqueço. Durante o vídeo, nem na metade, já entendo novamente porque sempre decido continuar sendo Membro. Parabéns pelo trabalho. Você é necessário.
Sou professor de biologia do ensino médio e estou dando aula sobre a determinação do sexo biológico. Coincidentemente fiz uma comparação com os jogos olímpicos para os estudantes compreenderem a complexidade do assunto. Vou indicar esse vídeo para eles(as) assistirem.
Faltou dizer qual a porcentagem da ocorrência de casos de pessoas intersexo entre os atletas. Informação essencial para definir normas que buscam equidade entre competidores.
Eu nem sabia que tinha todo esse rolê por causa disso. Eu nem sei como seria uma divisão de competição justa, só sei que do jeito que tá não está ajudando. Obrigada por sempre trazer informações de qualidade.
Sindrome da Insensibilidade aos Androgenos, também conhecida como Sindrome de Morris. Tem a de Rokitansky também e várias outras! Obrigada Átila por abordar esse tema de maneira tão clara e concisa! 👏
muito bom o video! vi muita gente comentando que mulheres trans nao tem vantagens nos esportes femininos, mas tem sim. a autoindentificacao nao te obriga a transicionar, o que o atila mostrou é que abaixam o desempenho >quando transicionam
É claro que vai ter vantagens. Se você cresceu sua vida toda com testosterona terá uma vantagem clara. Deviam criar uma categoria transexual, ou fazer com que leve apenas em consideração o sexo da pessoa, não seu gênero.
Realmente, uma pessoa trans que não passou pela transição pode ter certas vantagens sim. Contudo, é extremamente desnecessário a proibição de pessoas trans que passaram pela transição em esportes, ou até a exigência, que muitas pessoas falam, de ter que criar uma categoria apenas para as pessoas trans.
Mas para alguém competir nas olimpíadas, antes passa por avaliações que vão determinar se a competição será justa. Nesse caso, a pessoa trans precisaria da transição hormonal sim pra se adequar às exigências. O simples fato de atletas trans estarem nas olimpíadas implica nessa avaliação rigorosa da testosterona. Autoidentificação é do esporte pra fora, não pra dentro
Mesmo que a definicao biologica fosse simples, as coisas complicariam da mesma maneira. Acho que eh inegavel que o Brasil possui uma cultura machista, entao comecam a discutir o comportamento sexual. Quando isso acontece, fica impossivel uma discussao seria.
Em 2014 Fallow Fox lutadora de MMA (transgenero que serviu o exercito como homem e apenas depois se definiu mulher) lutou contra Taika Brents em 2014... foi a coisa mais assustadora que ja vi na vida... Fox acabou com a oponente, causou traumatismo craniano e so parou de bater quando Taika caiu na lona completamente sem sentidos, desmaiada mesmo. Me desculpe... mas eu so vi um homem batendo numa mulher até quase mata-la. Para evitar esse tipo de coisa sou a favor de criar uma categoria trans.
Achei o vídeo até bem cuidadoso, pois a diferença é bem maior do que óssea, a própria musculatura (falada rapidamente) muda absurdamente. Tanto que a Laurrel Hubbard teve uma fratura horrível no cotovelo e se recuperou e isso não aconteceria com uma mulher. Os músculos e ossos beneficiam e muito, não existe retrocesso nesse sentido.
Sim.. e sem contar que a Quinn uma trans homem está jogando pra seleção feminina de futebol do Canadá, adivinha pq? Pq jamais entraria pra seleção masculina por motivos óbvios.
Só uma observação: na parte que fala que o homem tem mais músculos está relacionado com o volume muscular e não em quantidade, pois o número de músculos é o mesmo.
Muito bom, eu fiz um vídeo sobre uma mulher que dwscobriu depois de 47 anos que ela era intersexo... tem gente que acha q tem q fazer cirurgia e n entende que intersexo é uma condição q n exige obrigatoriamente uma cirurgia estética...
O grande problema é que todas estas variantes afetam apenas o esporte feminino. Não vemos pessoas com síndromes competindo no esporte masculino, já que nem se classificariam. Mas como o esporte feminino não é respeitado, acaba sendo guarda-chuva.
Sem contar a parte dos uniformes, que é um assunto de 2021!! Olha as diferenças entre os uniformes fem/masc no vôlei de praia ou ginástica! Pq as mulheres não podem usar uma calça ou um shorts? E os homens podem? Elas precisam mesmo ficar quase de fio dental pro mundo inteiro assistir?
Como um jovem educador e pesquisador, você é minha maior inspiração, Atila. Me esforço para um dia ter a facilidade de transpor o conhecimento científico para a população mais leiga com tanta clareza. Obrigado por existir.
Sou um homem trans, e SEMPRE mando esse vídeo quando vem gente usando a ciência para "embasar" preconceito com discursos semelhantes a coisas como "Só existe Adão e Eva", troca Adão por XY e Eva por XX que é uma versão moderna de um discurso arcaico e preconceituoso. Não só as pessoas descobrem que o conhecimento delas sobre o assunto é incompleto como elas perdem a régua que tinham que para definir/medir o gênero de uma pessoa que era com base nos cromossomos. Esse vídeo também nos faz pensar o quanto o nosso conhecimento de ensino médio e fundamental é incompleto ou nos ensinado com vieses preconceituosos. Eu sabia sobre pessoas intersexo mas pelo nome de "hemafrodita" e pensava que eram pessoas com ambas genitálias ou coisa parecida e todo esse assunto foi me ensinado com um teor meio preconceituoso e como uma nota de rodapé. Obrigado, Átila, seu trabalho é fundamental para desmistificar esses preconceitos e ignorâncias enraizadas no ensino de ciência
Esse vídeo é muito interessante, eu cliquei pensando "ah, vi isso na escola, vai ser um apanhado do que já sei" mas tem dezenas de coisas que nunca nem ouvi falar e abriu mais minha mente. Curti muito
Mandou muito bem no vídeo, não tinha ideia de muita coisa... mulheres tentando competir e sendo silenciadas enquanto homens seguem o baile sem problemas, é de lascar
Irmão, que doidera! A biologia tem muitas coisas interessantes, gosto muito de aprender, mesmo que não seja minha área. Obrigado, Átila e equipe por produzir esses vídeos maravilhosos
Então Atila, nos esportes físicos vemos claramente a diferença biológica. Agora nos que exigem mais da mente do q do corpo como os E-Sports e Xadrez. Sendo assim pq há tanta disparidade nas competições em relações ao sexo. Seria uma razão biológica ou social ?
Eu ando estudando muito sobre isso, por causa uma discussão nos comentários no RUclips, onde desinformados diziam só existir XX e XY e que homens podem nascer XX e mulheres XY e não necessariamente são transgenêros.
Átila, aproveitando esse momento, poderia fazer um vídeo sobre trans nos esportes olímpicos! Recentemente houve discussões grandes a respeito e me parece que em um futuro breve esse vai ser um debate tão grande quanto ao que você trouxe nesse vídeo, que por sinal, mais uma vez muito bom!
É um tema bem massa mesmo. Mas se o Átila não fizer vídeo, sugiro pra vc dar uma olhada na regulamentação do COI. Tem um item específico para pessoas trans, e é bem reguladinho
Vídeo top mas pode deixar uma ideia de que essas divisões entre esportes masculinos e femininos são mal feitas e não funcionam direito devido a esses casos citados (que existem sim porém são exceção) seria mais interessante continuar do jeito que é feito a separação e criar uma categoria parar essas exceções. É da regra pra exceção e não o contrário. Mas como divulgador científico foi ótimo
Não faz o menor sentido. As exceções são muito variadas entre si. E mais, o maior problema desse vídeo é esse absurdo ao qual as mulheres são submetidas há tanto tempo, e o bagulho não pára. Zoado demais esse comitê olímpico aí
Antes de qualquer coisa, parabéns pelo tema. Importante e atual, como sempre. Só não entendi o título: por que o problema é das mulheres? Não deveria ser dos jogos olimpicos, ou do método usado na identificação ou.... Sei lá, me parece estranho usar este título para o vídeo. ("frescura" da minha a parte, pode ser)
Essa questão da medição de testosterona ficou famosa no caso da jogadora de vôlei, a trans Tifanny Abreu. Gerou muita polêmica na época. Ótimo video, como sempre, Atila! 👏🏻 Além informar, ajuda a refletirmos com uma visão mais ampla.
Então se alguém viver até os 30 anos como homem e depois se identificar como mulher ela vai ter vantagem competitiva porque seu corpo já foi desenvolvido com mais músculos correto?
Biologicamente existe alguma diferença entre homens e mulheres em esportes que não exigem desempenho físico, ou até mesmo o caso dos eSports ? Nunca entendi a segregação dos sexos em competições de esporte eletrônico e no xadrez.
No LoL não tem esta separação, recentemente no cenário brasileiro começou aparecer garotas no mesmo time dos "homens", atualmente tem 4 meninas no CBLoL Academy (versão do CBLoL para iniciantes, tipo uma categoria de base). Não sei muito sobre o tema, mas eu acredito que no caso dos E-sports é uma questão cultural mesmo das raízes preconceituosas da nossa sociedade. Videogame antigamente era considerado coisa de garoto, não tem muito incentivo no cenário feminino e tem vários casos de assédio, infelizmente.
olha, eu sou mulher trans, sinceramente eu nunca vi um vídeo tão maravilhoso, tão explicativo e tão maravilhoso. Átila, você supera cada vez mais, seus vídeos são maravilhosos🥰❤️
A questão é, categorizar nas Olimpíadas é importante? É.... Mas existe alguma forma de categorizar em que nenhum indivíduo seja prejudicado? Desconheço.
Caramba, eu pensava que apenas a medição de Testosterona bastava, mas agora complicou foi tudo, além do mais diminuir ou aumentar os níveis de testosterona no organismo alteram outras questões do dia a dia, como o humor, disposição, vida sexual e etc.
Acho que algumas pessoas estão interpretando errado o Atila. Se eu entendi o vídeo direito, a conclusão do Atila é . E é isso. Ele não não disse que não temos que separar, ou tentar separar, algumas provas em modalidades "masculino" e "feminino". Nem tá dizendo que não há razões práticas para tentar separar. Só tá dizendo que não é uma questão com solução clara e que, talvez, nunca tenhamos um critério objetivo para tal separação.
Ele também esclareceu que há uma certa "discriminação" para com as mulheres, realizada através de exames excessivos e subjetivos, algo que não existe com os homens, o que eu acabo discordando.
Sobre a frase dita do Atila sobre o comitê dos jogos olímpicos de que "nunca encontraram um homem tentando competir como uma mulher": Essa semana o caso de Gavin "Laurel" Hubbard - um homem de 43 anos que jamais se qualificaria em sua própria categoria de levantamento de peso - tem suscitado essa polêmica. Quando competia com seus iguais, Hubbard nunca chegou próximo de um desempenho suficiente para se tornar um atleta olímpico. Mas ao se valer da ideia de "identidade de gênero" e competir com mulheres, levou três ouros no Campeonato da Oceania, tirando de Kuinini Manumua, halterofilista de 21 anos, a chance de competir nas Olimpíadas de Tóquio. (WHRC Brasil)
@@chronictimewasterdisease sim, elas se separam em 3 áreas do conhecimento (o que aqui não é taaao problemático assim) porém, na escola é mais fragmentado ainda, gerando a ideia desde cedo de que uma ciência é mais importante do que a outra, ou que alguma ciência se faz sem a outra.
@@chronictimewasterdisease a colega respondeu por mim! Uma ótima semana, incluindo lhe recomendo analisar as mentes do programa apolo que praticamente atrasaram o plano Espacial americano por uma briga de egos, você pode ver essas informações na biografia de Carl Sagan 👍
Eu acho q eu tinha uns 14 anos ou menos quando aconteceu o caso da judoca brasileira Edinanci , e não teve nenhuma explicação na mídia que chegasse perto da explicação que você nos passou nesse vídeo absolutamente excelente, que nos passa muito mais do que a explicação da questão de gênero no esporte, mas TB na nossa sociedade. Isso deveria ser ensinado nas escolas e para as pessoas que lutam contra a questão de gênero no nosso país.
A gente tem que definir claramente o que separa um homem de uma mulher na questão das categorias distintas. Braços mais longos não é motivo de uma separação de categorias, então não faz sentido usar como exemplo. Quanto aos hormônios, é bom a gente falar nos números. Uma mulher com níveis altíssimos de testosterona vai estar na faixa dos 70 ng/dl. Um homem com níveis baixíssimos vai estar na faixa dos 280. No esporte, mulheres até cerca de 150 ng/dl podem competir. A Caster Semenya, que além de quase 300 ng/dl também é XY, e mais umas duas são exceções extremas que inclusive se não me engano concordam que suas testos devem ser controladas. O que tem se falado entre quem entende um pouco de esportes e hormônios é limitar a categoria feminina a quem não passou pela puberdade como homem, e a níveis de testos abaixo dos 150. É bem complicado, mas nem tanto.
E se um homem q se identifica como mulher participar das competições femininas e mesmo assim ter a capacidade e vantagem muscular de um homen? Isso seria respeito à identidade de genero, ou injusto para a mulher?
Tudo isso vem porque homens tem muitas vantagens em uma competição esportiva que mulheres, mas uma coisa que não fica clara é como AS atletas de vêem nisso, porque no final, muitas vezes é um bando de homens decidindo a competição esportiva feminina, e se eu fosse mulher, não ia querer nunca uma pessoa com ossos maiores e maiores músculos por natureza numa competição minha, mas eu não sou mulher, seria interessante ter mais mulheres se manifestando sobre isso
8:40 "Por que não banir jogadores de basquete muito altos ou Michael Phelps por ter braços maiores?" Bem, o basquete e a natação não são divididos por altura ou tamanho do braço e nem faria sentido se fossem. Ninguém pagaria pra ver jogadores té 1,70m ou nadadores até x metros de envergadura kkkk sexo e idade já são duas boas divisões pra esses esportes. Você não vai poder disputar um torneio de juvenil se for muito velho nem um torneio feminino se você for homem. Alguns outros ainda é uma boa dividir por peso também (MMA, boxe, judô etc), mas altura e tamanho dos braços no basquete e natação seria bizarro.
Fora das analogias sobre "moleques" e "homens de verdade", ser homem é simplesmente ter nascido com os cromossomos iniciais que o sexo masculino tem, independente do que você acredita ter dado início a tudo.
Cara... Que vídeo sensacional!!! ... Didática simples e perfeita... Tá no rumo certo Atila... Mudou muito a minha maneira de pensar em vários aspectos...
É pq o Átila é burro, cara. Estudou em universidade, fez doutorado, já trabalhou como cientista nos EUA, tsc, tsc, tsc... Se ele tivesse se formado na faculdade do whatsapp, tivesse feito um mestrado bíblico, como a Damares, e assistido mais vídeos do mamãe falei e companhia, também conseguiria achar uma solução simples u_u
Teste MeuDNA Premium: bit.ly/meudna_atila
Átila sempre esclarecedor e sem preconceitos... só ciência !!!
Vdd,excelente explicação!👏👏👏👏👏👏
O que complica só é que sem o recorte é fácil de ignorante usar o vídeo como arma sem entender o que o Atila tá explicando, mas tirando gente que vem pra cá tentando reforçar besteira, é bem explicativo sim
Muito bom mesmo 👏👏👏
Impressionada com a complexidade humana! Só a Ciência para nos proporcionar esse entendimento! Além de ser uma situação complicada, fiquei tocada com os casos das mulheres intersexo serem banidas do esporte, por algo que elas nem faziam ideia, ser XY... É algo delicado que deve ser muito bem pensado para não gerar essas injustiças e esse sofrimento. Imagine: da noite pro dia você ser proibida de fazer algo que ama, que você dedicou tantos anos da sua vida...
Rapaz, tá aí um problema complicado. Não tinha nem ideia. Ainda bem que não sou eu quem tem que resolver.
Kkkkkkkkkkkkk
Ai, Atila, eu amei ver pessoas intersexo no vídeo! Eu sou intersexo, tenho hiperplasia adrenal congênita não clássica, ou seja, tenho bastante andrógenos no sangue. Adorei o questionamento também de por que as mulheres sempre saem prejudicadas nessas definições. Amei, viu, parabéns!
Eu sou atleta de um esporte que não aparece nas olimpíadas, o xadrez. Apesar de não exigir força ou agilidade, e de possuírem torneios mistos, a maioria, é principalmente os torneios de mais alto nível, ainda são separados por sexo. Se nos esportes olímpicos a explicação está na diferença corporal entre os sexos, qual a explicação para a divisão nos jogos mentais?
albert einstein é ome.
Isso eu acho estranho, não deveria ter, que nem em jogos eletrônicos, no qual única diferença é o tempo de pratica, mas jurava que eles não separavam no caso do xadrez, na minha escola era tudo junto no xadrez, é nos esportes eletrônicos, eles só separavam nos físicos.
Isso também acontece nos esportes eletrônicos, eu não sei se a explicação que eles me deram cabe ao xadrez, mas o que falaram para mim foi basicamente "Pelo fato de ter sido um esporte que cresceu sendo magitoriame feito por homens, com uma exclusão quase total de mulheres, o público e o incentivo financeiro para jogadoras é sempre inferior ao dos jogadores. Afim de diminuir essa disparidade, separamos campeonatos femininos para atrair investidores e novas jogadores enquanto estimulamos o público feminino que ainda é pequeno demais para se ter uma competição de investimentos justa. "
Resumidamente, nos esportes eletrônicos a mulher sempre ficou de lado, mesmo que hoje tenha muitas profissionais capazes de competir igualmente com competidores masculinos, não tem público o suficiente para incentivar os investidores a investir (uma mulher sempre vai perder X contrato em razão de um homem, quase unicamente porque mesmo que ela seja melhor, ele atraí mais público), isso está mudando mas muito lentamente.... Eu não sei se isso aplica ao xadrez também, e não acho que isso seja tão simples quanto eu expliquei, mas o que eu entendi foi isso.
De qualquer forma é meio difícil juntar os dois, já que existe uma diferença enorme no nível mesmo no xadrez que só envolve a mente, só olhar o top 100 melhores do mundo , quantas mulheres estão nele?
Depois de ter assistido o gambito da rainha me perguntei o mesmo, pq separar se a mente de todo mundo é igual?
Eu sei que é muito abuso pedir, mas existe algum jeito de legendar os vídeos em inglês? Esse tipo de conteúdo é TÃO superior aos conteúdos em inglês e tem tanta gente que eu sei que poderia se beneficiar de um vídeo assim :(
O ser humano é mais complexo que vestir meninos de azul e meninas de rosa. Valeu pelo esclarecimento, Átila!
Ué, pelo que eu entendi intersexo é comum só no esporte porque as atletas tem muito mais desempenho quando tem algumas características masculinas por isso acabam se destacando mais. E o sexo na maior parte da população é facilmente determinado.
sqn
@@MAKChaosLander no caso intersexo "seria mais comum" nos esportes apenas pq as atletas tem que fazer exames pra verificar isso? Se as modelos citadas que ele deu o exemplo tivessem que fazer testes aposto que una boa parcela tbm resultaria como intersexo
mulheres podem vesti azul amarelo ou cores escuras isso e coisa do passado hoje em dia todo mundo e livre para vestir que quiser.
Eu sou um homem trans, e até eu aprendi com esse vídeo, adorei ele, me explicou muita coisa principalmente sobre pessoal intersexo, o que no caso eu me considero leigo
Sempre agradeço por nascer numa época que a ciência consegue explicar mta coisa.
Imagina tudo ser obra do tinhoso??
Nem sabia que era tão complicado assim determinar quem é homem ou mulher já que tem uma regra básica nos cromossomos e um monte de exceções que deixa tudo mais complexo.
Pois é, por isso acho que é melhor apostar na regra do que na excessão. Achem o melhor método e o que tem menos erros e usem ele, talvez, eventualmente aconteça alguns erros mas, os acertos seram maiores
@@Gabriel_Lacerda14 se tratando de vidas, você não pode usar isso. São vidas humanas em jogo, por um "sistema de classificação". Isso que você defende é eugenia.
@@joaovictor852 ninguém ta morrendo, se trata de uma competição e a tentativa de ser justa para todos, a vida de ninguém ta em perigo
@@warrior_of_light imagina vc se graduar e fazer mestrado e de repente alguém falar que vc esta esta roubando sem saber o caso da testosterona alta e vc e tratado como inapto e tirado toda a sua vida.
Já descreveram mais de 40 exceções além de XX e XY.. chega a ser de 1,7% da população (mesma taxa de síndrome de Down), mas a maioria dessas pessoas só descobre quando tenta ter filho e tem dificuldade. Da trabalho conversar com quem não estuda viu 😂
Esclarecimento, informação, curiosidades e, ainda por cima, você fica com os olhos cheios dágua ao entender o drama que certas pessoas podem sofrer.
Atila é informação com coração, sempre.
Que comentário lindo! Traduziu com maestria o que queria falar. É isso! ❤️
Acho que essa é a graça da vida, não importa o quanto entendemos sempre vai surgir perguntas que nem sempre leva a uma resposta mais a outra pergunta
Átila, não assisto todos seus vídeos, mas sempre que assisto lembro que sou Membro do canal e que faço uma contribuição mensal, coisa que, por não assistir sempre, esqueço. Durante o vídeo, nem na metade, já entendo novamente porque sempre decido continuar sendo Membro. Parabéns pelo trabalho. Você é necessário.
Obrigado por me explicar que eu posso ter uma genética diferente e não estar ciente disto pois na escola ninguém comenta sobre.
Sou professor de biologia do ensino médio e estou dando aula sobre a determinação do sexo biológico. Coincidentemente fiz uma comparação com os jogos olímpicos para os estudantes compreenderem a complexidade do assunto. Vou indicar esse vídeo para eles(as) assistirem.
Faltou dizer qual a porcentagem da ocorrência de casos de pessoas intersexo entre os atletas. Informação essencial para definir normas que buscam equidade entre competidores.
Eu nem sabia que tinha todo esse rolê por causa disso. Eu nem sei como seria uma divisão de competição justa, só sei que do jeito que tá não está ajudando. Obrigada por sempre trazer informações de qualidade.
Sindrome da Insensibilidade aos Androgenos, também conhecida como Sindrome de Morris.
Tem a de Rokitansky também e várias outras!
Obrigada Átila por abordar esse tema de maneira tão clara e concisa! 👏
muito bom o video! vi muita gente comentando que mulheres trans nao tem vantagens nos esportes femininos, mas tem sim. a autoindentificacao nao te obriga a transicionar, o que o atila mostrou é que abaixam o desempenho >quando transicionam
É claro que vai ter vantagens. Se você cresceu sua vida toda com testosterona terá uma vantagem clara. Deviam criar uma categoria transexual, ou fazer com que leve apenas em consideração o sexo da pessoa, não seu gênero.
E mesmo se transicionar continua com algumas vantagens (esqueleto e sistema cardiovascular mais desenvolvido)
Realmente, uma pessoa trans que não passou pela transição pode ter certas vantagens sim. Contudo, é extremamente desnecessário a proibição de pessoas trans que passaram pela transição em esportes, ou até a exigência, que muitas pessoas falam, de ter que criar uma categoria apenas para as pessoas trans.
Mas não pode praticar esporte sem transição, lol.
Mas para alguém competir nas olimpíadas, antes passa por avaliações que vão determinar se a competição será justa. Nesse caso, a pessoa trans precisaria da transição hormonal sim pra se adequar às exigências. O simples fato de atletas trans estarem nas olimpíadas implica nessa avaliação rigorosa da testosterona. Autoidentificação é do esporte pra fora, não pra dentro
Átila fale sobre os paratletas e as formas de classificações para o desempenho no esporte e as equipes mistas. Por favor!
Que interessante esse vídeo! Não fazia ideia que as definições biológicas do que se considera uma mulher e um homem eram tão complexas
@Lucas fiquei curioso oq eles falaram?senão incomoda
@Lucas queria ter tido essa aula ;-;
Mesmo que a definicao biologica fosse simples, as coisas complicariam da mesma maneira. Acho que eh inegavel que o Brasil possui uma cultura machista, entao comecam a discutir o comportamento sexual. Quando isso acontece, fica impossivel uma discussao seria.
Em 2014 Fallow Fox lutadora de MMA (transgenero que serviu o exercito como homem e apenas depois se definiu mulher) lutou contra Taika Brents em 2014... foi a coisa mais assustadora que ja vi na vida... Fox acabou com a oponente, causou traumatismo craniano e so parou de bater quando Taika caiu na lona completamente sem sentidos, desmaiada mesmo. Me desculpe... mas eu so vi um homem batendo numa mulher até quase mata-la. Para evitar esse tipo de coisa sou a favor de criar uma categoria trans.
Fico otimista ao ver tantos comentários respeitosos. Somos a mesma humanidade que há não tanto tempo rejeitava canhotos! Seguimos aprendendo.
Achei o vídeo até bem cuidadoso, pois a diferença é bem maior do que óssea, a própria musculatura (falada rapidamente) muda absurdamente. Tanto que a Laurrel Hubbard teve uma fratura horrível no cotovelo e se recuperou e isso não aconteceria com uma mulher. Os músculos e ossos beneficiam e muito, não existe retrocesso nesse sentido.
Sem contar que... Laurel Hubbard fez a "transicao" depois dos 35 anos. Ou seja, nao faria nem sentido ele competir na classificacao das mulheres.
tem vários comentários questionando o átila, e foram apagados.
Sim.. e sem contar que a Quinn uma trans homem está jogando pra seleção feminina de futebol do Canadá, adivinha pq? Pq jamais entraria pra seleção masculina por motivos óbvios.
@@jujubavlog nehhhh ridiculo isso. E as mulheres só se ferrando nessa.
Tô impressionado com a complexidade em determinar-se até mesmo sexo biológico. Bagunçou tudo que eu conhecia do tema até este momento. Muito bom!
Só uma observação: na parte que fala que o homem tem mais músculos está relacionado com o volume muscular e não em quantidade, pois o número de músculos é o mesmo.
Muito bom, eu fiz um vídeo sobre uma mulher que dwscobriu depois de 47 anos que ela era intersexo... tem gente que acha q tem q fazer cirurgia e n entende que intersexo é uma condição q n exige obrigatoriamente uma cirurgia estética...
Rita von Hunthy corre aqui…
Vídeo excelente!
Os 2 juntos ia ser muito bom num vídeo né??
Muuuito interessante e necessário como sempre... Mas também fico triste com tudo oque acontece conosco simplesmente por sermos mulheres.
até isso querem tirar da gente
Foda
é viver em estado de alerta o tempo todo, mesmo em coisas banais como ir na padaria buscar um refri.
@@ThaisLinhares é isso, homens querem representações femininas, mas não querem mulheres
O grande problema é que todas estas variantes afetam apenas o esporte feminino. Não vemos pessoas com síndromes competindo no esporte masculino, já que nem se classificariam. Mas como o esporte feminino não é respeitado, acaba sendo guarda-chuva.
Sem contar a parte dos uniformes, que é um assunto de 2021!! Olha as diferenças entre os uniformes fem/masc no vôlei de praia ou ginástica! Pq as mulheres não podem usar uma calça ou um shorts? E os homens podem? Elas precisam mesmo ficar quase de fio dental pro mundo inteiro assistir?
Não sabia de muita coisa explicada no vídeo, ótimo vídeo!
O curioso é o questionamento apenas das mulheres.
Provavelmente é pq pessoas com síndromes só conseguiriam performance para competir no feminino.
Não sei. Para alguns esportes poderiam categorizar algumas características e dividir por nível, assim como o "peso" no boxe.
Além de trazer conhecimento científico, esse vídeo promove a tolerância! Fantástico!!! Parabéns e muito obrigada pelo seu esforço e didática, Átila!!
Como um jovem educador e pesquisador, você é minha maior inspiração, Atila. Me esforço para um dia ter a facilidade de transpor o conhecimento científico para a população mais leiga com tanta clareza.
Obrigado por existir.
Sou um homem trans, e SEMPRE mando esse vídeo quando vem gente usando a ciência para "embasar" preconceito com discursos semelhantes a coisas como "Só existe Adão e Eva", troca Adão por XY e Eva por XX que é uma versão moderna de um discurso arcaico e preconceituoso. Não só as pessoas descobrem que o conhecimento delas sobre o assunto é incompleto como elas perdem a régua que tinham que para definir/medir o gênero de uma pessoa que era com base nos cromossomos. Esse vídeo também nos faz pensar o quanto o nosso conhecimento de ensino médio e fundamental é incompleto ou nos ensinado com vieses preconceituosos. Eu sabia sobre pessoas intersexo mas pelo nome de "hemafrodita" e pensava que eram pessoas com ambas genitálias ou coisa parecida e todo esse assunto foi me ensinado com um teor meio preconceituoso e como uma nota de rodapé. Obrigado, Átila, seu trabalho é fundamental para desmistificar esses preconceitos e ignorâncias enraizadas no ensino de ciência
Esse vídeo é muito interessante, eu cliquei pensando "ah, vi isso na escola, vai ser um apanhado do que já sei" mas tem dezenas de coisas que nunca nem ouvi falar e abriu mais minha mente. Curti muito
Mandou muito bem no vídeo, não tinha ideia de muita coisa... mulheres tentando competir e sendo silenciadas enquanto homens seguem o baile sem problemas, é de lascar
Fallon Fox adorou pode lutar contra mulheres. Até rachou a cabeça de duas.
Caramba, não sabia que a treta era tão grande assim. Valeu Átila por mais uma live esclaredora!
Só tenho agradecer por trazer vídeos bem explicados sobre temas que trazem conflitos na nossa sociedade.
Irmão, que doidera! A biologia tem muitas coisas interessantes, gosto muito de aprender, mesmo que não seja minha área. Obrigado, Átila e equipe por produzir esses vídeos maravilhosos
Edinanci sofreu muito, uma grande atleta.
Então Atila, nos esportes físicos vemos claramente a diferença biológica. Agora nos que exigem mais da mente do q do corpo como os E-Sports e Xadrez. Sendo assim pq há tanta disparidade nas competições em relações ao sexo. Seria uma razão biológica ou social ?
Esse video é perfeito Atila, muito bem construido, tocando nos assuntos e vertentes de uma maneira fantastica, parabens
Excelente vídeo, Atila! Esse tema é espinhoso, mas vc não decepcionou, muito legal
Eu ando estudando muito sobre isso, por causa uma discussão nos comentários no RUclips, onde desinformados diziam só existir XX e XY e que homens podem nascer XX e mulheres XY e não necessariamente são transgenêros.
Conclusão: a menos que fossem clones disputando, o esporte nunca vai ser totalmente justo.
Ótima síntese
acho que só xadrez e e-sports são um pouco mais perto do ''totalmente justo''
@@serantos fala isso pro cara que tem um PC fraco ou um qí baixo
então bane separação de gêneros no esporte e veja só homens competindo
@@0Havianas até alguns homens são mais fracos do que outros
Átila!!!! Por favorzinho!!! Faz um vídeo sobre surgimento do cromossomo Y
A excelência do canal é incrível! Nada de achismo, o futuro é a ciência.
Caramba! vira e mexe o Atila buga minha mente e eu tenho que repensar meus conceitos.
Fazer este vídeo é a verdadeira forma de dar o devido respeito as mulheres neste mundo.
Átila, aproveitando esse momento, poderia fazer um vídeo sobre trans nos esportes olímpicos! Recentemente houve discussões grandes a respeito e me parece que em um futuro breve esse vai ser um debate tão grande quanto ao que você trouxe nesse vídeo, que por sinal, mais uma vez muito bom!
Coi já liberou, só num tem nenhum trans em alto rendimento aina
É um tema bem massa mesmo.
Mas se o Átila não fizer vídeo, sugiro pra vc dar uma olhada na regulamentação do COI. Tem um item específico para pessoas trans, e é bem reguladinho
Nossa, muito obrigado Atila, não sabia dessas sindromes relacionadas com os cromossomos x e y. Realmente é um tema muito complicado.
Admiro muito a forma como vc traz assuntos complexos de forma fácil, parabéns e que o canal cresça cada vez mais
Vamos espalhar esse vídeo, mds. Eu não esperava ver um dos melhores vídeos na atualidade.
Vídeo muito necessário, Atila. Parabéns pelo conteúdo... E mais uma vez vemos que as mulheres são sempre colocadas à prova
Vídeo top mas pode deixar uma ideia de que essas divisões entre esportes masculinos e femininos são mal feitas e não funcionam direito devido a esses casos citados (que existem sim porém são exceção) seria mais interessante continuar do jeito que é feito a separação e criar uma categoria parar essas exceções. É da regra pra exceção e não o contrário. Mas como divulgador científico foi ótimo
Não faz o menor sentido. As exceções são muito variadas entre si. E mais, o maior problema desse vídeo é esse absurdo ao qual as mulheres são submetidas há tanto tempo, e o bagulho não pára. Zoado demais esse comitê olímpico aí
Antes de qualquer coisa, parabéns pelo tema. Importante e atual, como sempre.
Só não entendi o título: por que o problema é das mulheres? Não deveria ser dos jogos olimpicos, ou do método usado na identificação ou.... Sei lá, me parece estranho usar este título para o vídeo. ("frescura" da minha a parte, pode ser)
Eu morri com " as genitálias que você não usa pra trabalhar" kkkkk esse enfoque foi engraçado
Essa questão da medição de testosterona ficou famosa no caso da jogadora de vôlei, a trans Tifanny Abreu. Gerou muita polêmica na época.
Ótimo video, como sempre, Atila! 👏🏻 Além informar, ajuda a refletirmos com uma visão mais ampla.
Cara, eu amo as explicações do Átila sobre coisas humanas baseadas na ciência, é super fantástico.
Ótimo vídeo como de padrão Atila! SUGESTÃO DE VÍDEO: Interferência do basquete/ginástica se realmente interfere para a pessoa crescer mais ou menos.
Então se alguém viver até os 30 anos como homem e depois se identificar como mulher ela vai ter vantagem competitiva porque seu corpo já foi desenvolvido com mais músculos correto?
Átila você é a luz nesse universo raso em que as pessoas estão submersas. Muito obrigada pela clareza nas explicações.
Vou te dizer que esse foi o vídeo que me deixou mais feliz do seu canal.
Perfeito. Parabéns. E como a sociedade vive em um sistema em que tudo se segmenta, entre azul e rosa. Adorei sua explicação.
Parabéns pelo trabalho tão informativo e de linguagem simples. E obrigada também!
Biologicamente existe alguma diferença entre homens e mulheres em esportes que não exigem desempenho físico, ou até mesmo o caso dos eSports ? Nunca entendi a segregação dos sexos em competições de esporte eletrônico e no xadrez.
não faz sentido nenhum pra mim
Pq em alguns esportes as mulheres não jogavam por muito tempo ou sequer eram apresentadas ao esporte, aí nenhuma seriam classificadas com os homens.
Penso o msm, devia ser um assunto abortado no video, esportes de tiro ao alvo com armas de fogo por exemplo.
No LoL não tem esta separação, recentemente no cenário brasileiro começou aparecer garotas no mesmo time dos "homens", atualmente tem 4 meninas no CBLoL Academy (versão do CBLoL para iniciantes, tipo uma categoria de base).
Não sei muito sobre o tema, mas eu acredito que no caso dos E-sports é uma questão cultural mesmo das raízes preconceituosas da nossa sociedade. Videogame antigamente era considerado coisa de garoto, não tem muito incentivo no cenário feminino e tem vários casos de assédio, infelizmente.
olha, eu sou mulher trans, sinceramente eu nunca vi um vídeo tão maravilhoso, tão explicativo e tão maravilhoso. Átila, você supera cada vez mais, seus vídeos são maravilhosos🥰❤️
que bom
Vídeo incrível, adorei o final onde vc fala sobre limitar as definições em binárias.
Parabéns pelo vídeo! Conteúdo sempre de altíssimo nível.
A questão é, categorizar nas Olimpíadas é importante? É....
Mas existe alguma forma de categorizar em que nenhum indivíduo seja prejudicado? Desconheço.
Deveria existir uma olimpíada paralela, onde o doping, prótese, etc. Fosse liberado. Pra a gente descobrir o quão alto um humano pode pular.
o foda do doping por ex eh q tem efeito collateral pesado ate onde sei. ai vc ta tipo incentivando o cara a se droga saca?
Ou seja, não adianta o que a gente faça, alguém vai ser injustiçado.
Caramba, eu pensava que apenas a medição de Testosterona bastava, mas agora complicou foi tudo, além do mais diminuir ou aumentar os níveis de testosterona no organismo alteram outras questões do dia a dia, como o humor, disposição, vida sexual e etc.
átila, você é muito necessário no meio científico, te amo
Mas Atila, existe homem trans tentando competir com homens nas olimpíadas?
3:08 "genitália que você não usa para trabalhar" 🤷♀️🤷♀️🤷♀️👏👏👏
Garotos e garotas de programa protestaram com essa afirmação.
@@Balbacinogorno Ainda não tem essa modalidade nas olimpíadas :DD
Depende do tipo de trabalho.
Muito interessante. Átila, sempre a frente nas boas informações .
SInceramente as competições deveriam ser por altura, peso e características também não só por sexo.
Acho que algumas pessoas estão interpretando errado o Atila. Se eu entendi o vídeo direito, a conclusão do Atila é . E é isso.
Ele não não disse que não temos que separar, ou tentar separar, algumas provas em modalidades "masculino" e "feminino". Nem tá dizendo que não há razões práticas para tentar separar. Só tá dizendo que não é uma questão com solução clara e que, talvez, nunca tenhamos um critério objetivo para tal separação.
Foi e alguns preconceituosos nem cérebro pra compreender
Ele também esclareceu que há uma certa "discriminação" para com as mulheres, realizada através de exames excessivos e subjetivos, algo que não existe com os homens, o que eu acabo discordando.
@@jhonnypablo2 Exatamente.
Ele fala claramente do pq da separação no início do vídeo
Sobre a frase dita do Atila sobre o comitê dos jogos olímpicos de que "nunca encontraram um homem tentando competir como uma mulher": Essa semana o caso de Gavin "Laurel" Hubbard - um homem de 43 anos que jamais se qualificaria em sua própria categoria de levantamento de peso - tem suscitado essa polêmica. Quando competia com seus iguais, Hubbard nunca chegou próximo de um desempenho suficiente para se tornar um atleta olímpico. Mas ao se valer da ideia de "identidade de gênero" e competir com mulheres, levou três ouros no Campeonato da Oceania, tirando de Kuinini Manumua, halterofilista de 21 anos, a chance de competir nas Olimpíadas de Tóquio. (WHRC Brasil)
Ainda bem que eu vivo em uma época que as ciências se uniram, democracia da informação salva mentes 🌹
e as ciencias se separaram em algum momento?
@@chronictimewasterdisease sim, elas se separam em 3 áreas do conhecimento (o que aqui não é taaao problemático assim) porém, na escola é mais fragmentado ainda, gerando a ideia desde cedo de que uma ciência é mais importante do que a outra, ou que alguma ciência se faz sem a outra.
@@chronictimewasterdisease a colega respondeu por mim! Uma ótima semana, incluindo lhe recomendo analisar as mentes do programa apolo que praticamente atrasaram o plano Espacial americano por uma briga de egos, você pode ver essas informações na biografia de Carl Sagan 👍
Que vídeo incrível!! Parabéns, mostra muito como o sexo biológico e etc é bem mais complexo que XX e XY
Eu acho q eu tinha uns 14 anos ou menos quando aconteceu o caso da judoca brasileira Edinanci , e não teve nenhuma explicação na mídia que chegasse perto da explicação que você nos passou nesse vídeo absolutamente excelente, que nos passa muito mais do que a explicação da questão de gênero no esporte, mas TB na nossa sociedade. Isso deveria ser ensinado nas escolas e para as pessoas que lutam contra a questão de gênero no nosso país.
O jeito é permitir competição apenas entre irmão gemeos identicos, pra nao ter vantagem genetica nenhuma
A gente tem que definir claramente o que separa um homem de uma mulher na questão das categorias distintas. Braços mais longos não é motivo de uma separação de categorias, então não faz sentido usar como exemplo.
Quanto aos hormônios, é bom a gente falar nos números. Uma mulher com níveis altíssimos de testosterona vai estar na faixa dos 70 ng/dl. Um homem com níveis baixíssimos vai estar na faixa dos 280. No esporte, mulheres até cerca de 150 ng/dl podem competir. A Caster Semenya, que além de quase 300 ng/dl também é XY, e mais umas duas são exceções extremas que inclusive se não me engano concordam que suas testos devem ser controladas.
O que tem se falado entre quem entende um pouco de esportes e hormônios é limitar a categoria feminina a quem não passou pela puberdade como homem, e a níveis de testos abaixo dos 150.
É bem complicado, mas nem tanto.
Atila, você é uma pessoa incrível! Quando eu crescer, quero ser que nem você ♥
E se um homem q se identifica como mulher participar das competições femininas e mesmo assim ter a capacidade e vantagem muscular de um homen? Isso seria respeito à identidade de genero, ou injusto para a mulher?
Tudo isso vem porque homens tem muitas vantagens em uma competição esportiva que mulheres, mas uma coisa que não fica clara é como AS atletas de vêem nisso, porque no final, muitas vezes é um bando de homens decidindo a competição esportiva feminina, e se eu fosse mulher, não ia querer nunca uma pessoa com ossos maiores e maiores músculos por natureza numa competição minha, mas eu não sou mulher, seria interessante ter mais mulheres se manifestando sobre isso
Pelo que vi atletas do vôlei estão bem contrárias à tiffany jogar com elas. Dado que a mulher é um montro perto das outras meninas
Isso, vc não é mulher, cala a boca.
Os homens decidem pq como na maioria das coisas os homens criaram, eu acho
@@ninamp3335 cala a boca mulher chata do krlh
@@mibr3046 machista não aguenta...
Parabéns Átila e produção por mais um excelente vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
8:40 "Por que não banir jogadores de basquete muito altos ou Michael Phelps por ter braços maiores?"
Bem, o basquete e a natação não são divididos por altura ou tamanho do braço e nem faria sentido se fossem. Ninguém pagaria pra ver jogadores té 1,70m ou nadadores até x metros de envergadura kkkk sexo e idade já são duas boas divisões pra esses esportes. Você não vai poder disputar um torneio de juvenil se for muito velho nem um torneio feminino se você for homem. Alguns outros ainda é uma boa dividir por peso também (MMA, boxe, judô etc), mas altura e tamanho dos braços no basquete e natação seria bizarro.
Interessante, mas ninguém nunca questiona o que é ser homem. Ninguém tenta invadir espaços masculinos como em esportes por exemplo.
Estão questionando hoje, porém é confundido com preconceito...
Claro que questiona, só é raro, pra não dizer impossível um homem se passar por mulher pra competir contra outros homens.
Fora das analogias sobre "moleques" e "homens de verdade", ser homem é simplesmente ter nascido com os cromossomos iniciais que o sexo masculino tem, independente do que você acredita ter dado início a tudo.
Questionam o que é ser homem sim!
Antes de comentar qualquer coisa VEJAM A PORRA DO VÍDEO *ATÉ O FINAL*
Sim,de um lado tem :"tomar femimir"
Do outro " nu é privilegiu😎 é naturezah😌🤌"
Átila, seu conteúdo vale ouro. A facilidade com que você passa conhecimento é impressionante. Muito obrigado pelo seu trabalho! You rock! 👏👏👏🌟
Cara... Que vídeo sensacional!!! ... Didática simples e perfeita... Tá no rumo certo Atila... Mudou muito a minha maneira de pensar em vários aspectos...
Muito interessante. Nossa que problema complicado para as atletas. Obrigada pelo esclarecimento
O Átila dizendo que não existe uma solução simples aí vem os malucos querendo resolver com uma solução simples.
É pq o Átila é burro, cara. Estudou em universidade, fez doutorado, já trabalhou como cientista nos EUA, tsc, tsc, tsc...
Se ele tivesse se formado na faculdade do whatsapp, tivesse feito um mestrado bíblico, como a Damares, e assistido mais vídeos do mamãe falei e companhia, também conseguiria achar uma solução simples u_u
2:58 foi exatamente isso que aconteceu comigo, apenas os homens tiveram que tirar a roupa pro exame de hérnia. Sem falar no tiro de guerra.
É maravilhoso como vc traz questoes sociais importantissimas com questoes puramente cientificas!! Conteúdo impecável!