Tiffany e transsexuais no esporte (
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Muito foi dito esses tempos sobre Tiffany, a transsexual que joga num time feminino de vôlei. O que será que podemos dizer sobre transsexuais no esporte?
Meu Twitter: / pirulla25
Minha fanpage: / canaldopirula
Meu insta: @pirulla25
Link pras camisetas da Doppel. 5% de desconto usando o código promocional P1RULL4 :
bit.ly/DoppelPi...
Sobre o caso da Tiffany Abreu:
esporte.ig.com....
Texto da Ana Paula do vôlei:
politica.estada...
Meu vídeo Homossexualidade um Ponto Final:
• Homossexualidade - pon...
Artigos sobre transgêneros no esporte:
www.tandfonline...
www.ncbi.nlm.n...
www.ncbi.nlm.n...
Sobre Renee Richards:
en.wikipedia.o...
www.tennis.com/...
Vídeo do Dráuzio sobre caso especiais de definição de sexo na espécie humana:
• O sexo redefinido (a s...
Sobre a judoca Edinanci Silva:
pt.wikipedia.o...
www2.pbagora.co...
Apenas alguns casos de pessoas que descobriram que pertenciam geneticamente ao sexo oposto:
saude.ig.com.br...
g1.globo.com/pl...
Sobre a diferença de musculatura média entre homens e mulheres:
www.physiology....
www.ncbi.nlm.n...
www.ncbi.nlm.n...
Consenso de Estocolmo (COI):
stillmed.olymp...
Sobre terapia hormonal em pessoas trangêneras (vantagens e malefícios):
academic.oup.c...
www.tandfonline...
Sobre o dopping usando GH:
www.ncbi.nlm.n...
Canal da Foxx Salema:
/ foxxsalema
www.foxxsalema... - Наука
Com relação à citação / lembrança sobre mim (30:41) só uma ressalva: "recentemente" através do incentivo do meu namorado eu iniciei as alteração físicas "necessárias", porém meu corpo não reagiu nada bem (TALVEZ pela minha idade, sou nascida em 78), assim, decidimos não continuar visto que os benefícios eram menores que os efeitos colaterais, dor / lesões causada(s) por alguns dos procedimentos e o dinheiro gasto / investido.
Creio que *transexuais devem competir com pessoas do seu sexo de origem ou não competir em competições separadas por sexo.* Por um motivo apenas, toda a estrutura física da pessoa foi formada através de hormônios de determinado sexo, independentemente da aparência atual dela. Não tem nem muita discussão.
Se uma pessoa que nasceu e cresceu com hormônios masculinos, mudou de aparência para o sexo oposto, lutar contra mulheres seria injusto. Por outro lado, se a mulher quiser lutar com um homem ou transexual de igual para igual, independentemente disso, aí é escolha dela.
Em outras modalidades esportivas, só rolaria se as tornassem sem distinção de sexo.
*João Emiliano Martins Neto*
Não é bem assim, bro. Há sim casos de disfunções químicas no corpo (tratáveis, se quiserem, com hormônios) e casos ainda mais raros de disfunções/mutações biológicas congênitas (sugerem opção de readequação de sexo). Mas além dos casos mais raros, a grande maioria ainda é fruto de questões psicológicas mal interpretadas ou até de modismos e pressões sociais, que podem ser encaradas de diversas formas.
Acho q é por aí...
Sim, meu amigo, entendi, obrigado pela informação e por incrementar os meus saberes.
Você acreditar que alguém passar por todo esse procedimento de mudança de sexo, que consiste em tomar dosagens variáveis de hormônio por determinado tempo diariamente, passar em alguns casos por intervenções cirúrgicas delicadas e caríssimas, ou seja tem também o fator investimento e econômico, e ainda assim você atribuir esse tipo de decisão a modismo e pressão social, é no mínimo risível...
gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2017/12/mulher-faz-cerca-de-50-cirurgias-para-parecer-angelina-jolie_44886.php ; emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,homem-gasta-r-150-mil-para-virar-um-alienigena-assexual,70001685449; Pessoas fazem coisas por n motivos. Coisas dolorosas, problemáticas ou não.
Vale notar que o caso da Tiffany é de um ex-jogador profissional de vôlei masculino. E assim foi até os 30 anos. Passou a puberdade como homem, desenvolveu estrutura óssea de homem, altura, envergadura, tamanho do coração, pulmão, etc etc. Além da parte esportiva: Jogou a vida toda no masculino onde a velocidade do jogo é mais rápido, os jogadores são mais altos, mais fortes, a rede é mais alta...
Esportivamente falando, o jogo feminino é em câmera lenta pra Tiffany
Não por acaso em 5 jogos a Tiffany tem a maior média de pontos da Superliga, superando as estrelas da seleção brasileira. Mesmo que a técnica dela seja muito pobre em comparação com as outras jogadoras destaque da Superliga.
Sobre o tênis, a diferença é brutal Pirula. Um bom exemplo foi o episódio em que a Vênus e a Serena William jogaram contra o número 200 do ranking masculino, depois do cara jogar golfe pela manhã e tomar cerveja no almoço, e foram atropeladas..m
Thales Mascarenhas Cara, seu comentário deveria estar lá no topo.
Pirula entende muito de biologia, mas não tem um conhecimento tão íntimo do esporte, especialmente do esporte de alto nível.
Mas se isolarmos a parte esportiva da coisa, fica fácil concluir que o desenvolvimento da Tiffany até os 30 anos destoa completamente das suas adversárias.
Na verdade, ela cai mais ou menos na questão do GH que o Pirula falou, ao extremo: Se desenvolveu a base de testosterona (como atleta profissional) até os 30 anos e aos 33 tá limpa pra jogar contra gente que nunca teve esses mesmos níveis de testosterona no corpo.
Isso sem contar a própria questão cognitiva: A Tiffany esteve exposta a um nível de competitividade muito maior que o da Superliga Feminina a vida toda.
O Rodrigo era mais forte que a Tiffany, mas isso não significa que a Tiffany esteja num nível físico compatível com a média da superliga (vamos ignorar exceções como a Tandara por razões óbvias).
Nunca teve um desempenho de destaque em lugar nenhum no masculino, mas no feminino, bastaram 5 jogos pra ser especulada na seleção brasileira, uma das seleções mais fortes do planeta.
Tecnicamente ela não só não é um primor, como na verdade, lhe faltam recursos básicos.
Isolarmos a parte hormonal e morfológica ("ela tem genitália feminina e testosterona dentro do aceitável") é um equívoco no caso dela, pq a Tiffany tem todo um histórico de desenvolvimento não apenas físico, como até esportivo, que a coloca num patamar muito difícil de ser atingido pelas mulheres "comuns" do vôlei feminino.
É uma pena pela parte humana, mas como o Pirula disse, cada escolha, uma renúncia, e no caso dela, não tem sentido esportivo permitirem um ex-jogador de vôlei profissional jogar uma competição feminina.
Da mesma forma um time de futebol feminino da Austrália foi atropelado por um time de futebol masculino sub-15. 7-0
Thales Mascarenhas ele nao cansa de falar bosta..
Cara... sinceramente... eu acho que o pirula sabe sim dessas informações, apenas se esquiva desses fatos no seu video. Usa apenas argumentos embasados em meias verdades pra poder favorecer um ponto de vista mais politicamente correto. E se o pirula está lendo isso, não pense que não gosto dos seus vídeos, pois gosto bastante, fora o fato de eu lhe considerar um cara super carismático e legal, mas cara, me desculpe, acho que inconscientemente, vc acaba não sendo honesto consigo mesmo e com toda a galera que ta segue
6 anos como Rodrigo: nenhum recorde.
2 anos como mulher: 9779 recordes.
Será que tem vantagem ?
Não pô , so uma questão de sorte e treinos corretos.
ahahahahaha
Kkkkkkk
@@chapadanoangulo2859 Sério que você não entendeu a ironia? Putz...
@@mariafr9465 tá blz
Fabiano Moraes kkkkkk imagina.
A questão é: ela era uma jogadora mediana na liga masculina e passou a ser um ótima jogadora na liga feminina? Se sim, já temos a resposta.
Sim! Até os 30 ele jogava na liga masculina e era apenas mediano, após entrar na liga feminina se tornou excelente.
Cara deixa de ser burro. Pra vc disputar a liga feminina vc pode ser homem sim. Basta que seu corpo produza pouco testosterona. Esse é o critério do COI.
@@johncezanne cala boca
@@marinho386 sai daí bostominion
@@johncezanne Kkkk.
Nossa que resposta digna de uma pessoa de Q.I elevadissimo
5 anos depois e eu me pergunto se esse posicionamento mudou. Eu pessoalmente mudei de opinião e hj eu acho injusto. Mulheres trans deveriam disputar uma liga própria.
Mudou com base em quê?
@@geoleriaplima763 com base no depoimento de atletas mulheres que deixam claro q não é uma disputa justa. Quem nasce no sexo masculino desenvolve naturalmente uma força extremamente maior que fêmeas, e entra na disputa (na maior parte dos esportes) com um privilégio injusto. Temos casos na natação, boxe, levantamento de peso, etc. Então hoje, eu acho q isso não está certo. Se é para fazer inclusão (q eu sou simpatizante) que seja feito sem prejudicar as mulheres q já lutaram por séculos por uma sociedade com menos privilégios masculinos. Então, que seja feita uma categoria para „diversos“ ou algo parecido. Sou apoiador da causa LGBT, mas também não sou a favor de injustiças 😊
@@marinhobrandao Eu acho que cada caso deveria ser avaliado individualmente, mas tbm temos casos de velocistas/maratonistas afros que anatomicamente tbm possuem uma tíbia com características vantajosas com relação aos atletas caucasianos e o multimedalhista Michael Phelps que já teve seu corpo estudado por completo e o que a análise concluiu é que o mesmo tem uma anatomia genética que o favoreceu em detrimento de outros atletas com características físicas diferentes da dele na natação, por tanto não acho que fazer uma categoria por conta da genética do atleta seria o ideal, ou teríamos que classificar inclusive homens de acordo com o nível de testosterona por grupo, já que alguns homens tem mais e outros menos testo.
@@meusization entao, já existem várias categorias, certo? Por exemplo: no futebol, tem categorias sub-17, sub-20, master, etc. no boxe há categorias por peso, em vários esportes há categoria paraolímpicas, há categorias por tamanho e assim por diante. Naturalmente, atletas de alto desempenho na sua maioria sao nutridos de vantagem genética ou de classe social, nao é à toa que eles sao especiais em comparacao com a maioria de nós. Mas o esporte só é viável pq há diferenca entre os competidores, do contrário, terminariam todos empatados, né?
Agora o diferenca genética entre machos e fêmeas é realmente muito relevante. Machos em média têm uma vantagem de forca e massa muscular gigantesca. A maioria dos recordes mundiais mostram isso claramente.
Enfim, tem que ter bom senso, e cuidar para nao transformar esse debate em um espetáculo de cinismo.
Pirula, você está confundido os conceitos de “justiça” e “igualdade”.
Até porque geralmente a desigualdade é justa e a igualdade é injusta.
Um atleta ser melhor do que o outro porque treinou mais é justo!
Um atleta ser obrigado a ser igual ao outro por questão de “justiça social” é injusto... Uma “igualdade injusta”
Real Person O cara lutou pra conseguir dinheiro, é a propriedade dele. Seria injusto roubar dele e dar para esse mais pobre. O segredo é dar mais oportunidades a todos não acha? ;)
Real Person O que vc comentou não exclui a razão, nem a verdade que ele comentou. Além do mais a questão acerca da parte financeira dele, está no âmbito das oportunidades e conquista do dinheiro através do suor, não através da problemática da pobreza que outras pessoas possuem.
Você que confundiu, ele não falou sobre um atleta ser melhor que o outro por treinar mais, ele falou especificamente sobre vantagens que uma etnia tem sobre outras pra determinadas coisas, mais ou menos da mesma forma que um sexo tem vantagens sobre o outro pra certas coisas. Alias, se treinar mais fosse tão determinante pra um atleta ser melhor que o outro, não precisaria ter competição né. Era só ter o registro dos treinos e dar o título pro que treinou mais...
Vamos lá... Aos 20:43 Ele disse o seguinte: "Não existe justiça com relação a ninguém, o esporte, por definição, ele não é justo, por que se não não haveriam ganhadores"
Depois ele acrescenta: "Você tem o seu esforço, de se tornar um atleta, mas você tem variações genéticas, que são próprias suas, que fazem com que você seja um bom atleta."
A primeira definição dele de esporte não foi específica como você disse e sim bastante genérica... Como se a injustiça fosse o que impera no esporte. E depois ele citou as questões genéticas, como você citou.
E tanto o comentário dele como o seu, demonstram um certo desconhecimento do mundo esportivo. Quem já tentou ser, ou é um atleta de grande rendimento, sabe que em 95% dos casos os melhores também são os que mais treinam. Existem raríssimas excessões.
Daí chamar uma vantagem genética que contribui 5% com o fato do cara se tornar um atleta de injustiça, é meio forçação de barra...
Mas beleza, se você vê dessa forma... Ok.
Real Person, vc gosta que distribua a renda de forma igualitária, né. Começou por vc mesmo já? Pegou teu salário, escolheu 9 mendigos e distribuiu 10% pra cada um?
[OFF]
Sou um cristão, católico.
Muitas vezes não concordo com Pirula, mas sabe qual é a melhor parte? Eu n preciso concordar.
Eu amo esse canal porque ele contém fatos, muito mais fatos q opinião, q é muito difícil atualmente.
Além q gosto de ver pessoas q discordam de mim, amplia as ideias oq um dia pode me fazer mudar de ideia? Claro q pode, mas é muito melhor aprender do que continuar na ignorância.
Já sentia a vontade de falar isso faz mto tempo, n tem mto a ver com video, mas ok.
Bjs pirula, continue com ótimo trabalho
João 762 ninguém precisa concordar!!!!
deleta esse comentário, não precisamos de pessoas racionais e madura no youtube.
João 762 me indentifico com você...
Sei...
Isso sim, pessoas maduras e civilizadas também sou cristão católico praticante, não concordo com muita coisa que o pirula fala, mas não tenho que concordar, não preciso e não devo ouvir só o que acredito
Me parece meio bizarro pensar que toda a diferença de estrutura óssea e muscular construída por um atleta masculino de alto rendimento vai sumir em apenas 2 anos tomando hormônio.
A óssea diminui sim, mas bem pouco, agora a muscular diminui drasticamente.
Sim diminui, mas a questão é o tempo. Só em 2 anos?
pergunta a qualquer um numa academia perto de você
hellpander eu tenho um amigo que é profissional de educação física, personal trainer e ele acha bizarro fala que num vai mudar em tão pouco tempo um corpo que foi construído por testosterona por anos.
rafilosofo Eu sei que é evidência anedótica, mas tenta treinar sério hipertrofia por um ano e depois para por 6 meses. Perde basicamente tudo, mesmo sem tomar nada. Chega a ser absurdo.
Falo isso por mim e por outros conhecidos que passaram por isso.
Sei la... Pra mim, parece que o pirula faz FORÇA pra não querer admitir que é injusto. Porra, pulmões maiores, maior folego, maior altura, mais massa muscular, ossos mais resistentes... Parece mais que ele quer agradar uma agenda, inclusive tentando impor um teor científico nessa agenda (com toques de grandismo, como se colocasse como referencia ciêntifica super válida e irrefutável - falácia do argumento ao autor), ao invés de realmente dar uma análise 100% imparcial e justa, mesmo que essa seja de fato inconclusiva. A sensação que dá é essa tentativa de agradar uma agenda, que todos nós sabemos que ele faz parte...
pirula ? agenda? todo mundo sabe ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
esse eh o primeiro video q tu ve do Pirula ne amigo! apesar de tu nao ter entendido NADA...continue assistindo , isso irá te ajudar a sair da tua bolha.
@@tiaguleet Peguei o inicio do canal, acompanhei por mais de dois anos todos os vídeos. Parei quando comecei a entender que ele não só tem um lado, como tenta imprimir uma sensação que não tem, e ainda tenta dar um teor científico inexistente pra esse lado. Ele se considera O grande cientista, e ignora e ridiculariza a ciência do lado que ele ideológicamente não concorda. Se tu não percebeu isso amigo, problema seu. Só tenho a lamentar.
ossos pode diminuir com o tempo
Boa
pirula é progressista isso estraga ele
Ela fez a cirurgia após os 30 anos. Então não é justo. Eu acompanho os jogos da super liga e vejo que realmente ela se sobressai com muita vantagem sobre as meninas. Nitidamente se vê um homem entre as mulheres e ai vem aquela sensação daquilo que não está justo.
caio marinho da zueira
Pois é, muito injusto. As jogadoras deveriam fazer um boicote, na moral!
caio marinho da zueira maldade . Colocar o homem para jogar com as meninas. Entao coloca homens e mulheres para competir logo.
Negativo. Ela é "melhor" pq jogou a vida toda com homens. Ela tem muita experiência em quadra, ela tem 33 anos.Se vc a comparar com a TZU da china, não verá nenhum diferença e se a comparar com as jogadoras cubanas, vc verá que Mireya Luis pulava e tinha muito mais força que Tiffany.
Lucelya Azevedo, injusto da mesma forma, já que as demais jogadoras não tiveram o "privilégio" de jogar a vida toda nas ligas masculinas. E lembrando que podem existir outros fatores que deixem a tifany em vantagem, mas que ainda não percebemos. O fato é que muito improvável que logo a primeira trans na superliga já esteja disputando o título de melhor jogadora....
o esporte está dando uma de politicamente correto, e com essas "viadagens" está criando injustiça. Nasceu mulher, compete com mulher. Simples.
Jogo há mais de 15 anos. No tênis, a diferença entre homens e mulheres são GIGANTESCAS em vários sentidos, principalmente força e altura. Só pra constar mesmo. Seu vídeo foi ótimo.
Pirulla, obrigado e parabéns pelo vídeo. Seria muito bom vê-lo falando sobre o assunto novamente, 5 anos depois! Um abraço.
ruclips.net/user/shortskafMp8RlfvQ?feature=share
Eu também queria ver isso
Eu tbm
Sendo que agora já fazem 5 anos
A dificuldade das pessoas nos comentários diferenciar homem e mulher com macho e fêmea é muito difícil de entender.
Exato, eu tenho um ódio disso, não sabem o mínimo de biologia, psicologia e sociologia e querer saber argumentar sobre o assunto, usando termos que não eram para ser usados, e mesmo nós corrigindo, continuam insistindo no erro🤦🏻♂️
Engraçado como a 4 anos atrás isso ainda podia ser discutido, hoje em dia a polarização já destruiu o diálogo...
Há 10 anos isso nem seria discutido,
Essa luz te dá uma aparência divina.
Ele é bonito mesmo, também acho
kkkkkk essa foi foda
Cara, eu adoro os vídeos do Pirula pq é tudo baseado em fatos/estudos e ele tem uma sensatez e sensibilidade pra tratar de qualquer tema. Excelente vídeo e trabalho!
''baseado em fatos kkkkkkkkkkkkkk apaga q da tempo ruclips.net/user/shortskafMp8RlfvQ?feature=share
Atletas masculinos trocando de sexo apenas para competir no lado "mais fácil" realmente deve ser encarado como um declive escorregadio. Porém, a captação de pessoas trans que não sejam atletas seria uma tendência razoável. Com o devido treinamento um time desse tem muito mais vantagem sobre outro com apenas mulheres "normais".
Odeio bancar o hater, mas não há como ficar em cima do muro nessa questão. Esperar estudos longínquos para saber se há ou não vantagem da mulher trans é para mim só um jeitinho delicado de aceitar uma situação que aos olhos nus já se mostra desvantajosa para as mulheres.
Diogo Barros i
Isso não é ser hater amigo.... É lógica, inteligência e FATO.
Não tenha medo de expressar sua opinião por causa desses SJW retardados que não sabem nada da vida.
Um colega, quando mostrei o video, comentou coisas pertinentes. O que acham dos pontos levantados por ele ?
Irei os transcrever aqui :
- "olha, especificamente as pesquisas com trans são raras e são ruins, porque o N sempre será muito baixo... pesquisa com trans é quase coleção de casos anedóticos
então o melhor a fazer é comparar as características masculinas e femininas e compreender o que determina tais características... tratamento hormonal não altera muito a vantagem masculina de lidar com o oxigênio em exercícios físicos, por exemplo... não altera a configuração de ossos e articulações já formados pós-puberdade... não altera quadril + ângulo do fêmur (vantagem na corrida)... não altera a maior tolerância ao frio das mulheres (por exemplo)
trans passam por redesignação genital e tratamento hormonal, além de uso de próteses... em resumo é isso
quanto mais independente algo for do nível atual de testosterona, maior a manutenção da diferença
tipo, testosterona favorece agressividade: então se espera que trans sejam menos agressivos do que homens cis... mas um cérebro adulto não perde a vantagem masculina de lidar com geometria e navegação espacial, por exemplo
a cintura escapular masculina é diversa da feminina em sua geometria... após formadas as estruturas, o menor nível de testosterona dificulta a manutenção da musculatura, mas as vantagens mecânicas da geometria permanecem: numa queda de braço/levantamento de peso ou nos exercícios com os braços em ginástica, um homem transicionado mantém a vantagem, mesmo caso tenha musculatura compatível com a média das adversárias, porque a geometria de suas articulações é vantajosa e não se altera após a puberdade"
interessante. Levarei em consideração num possível adendo
Wellington Gonçalves Legal as considerações. Eu sou ciclista amador de endurance, apesar de me dar muito melhor em provas rápidas, onde existam explosões, enfim... Além da minha geometria, temos a geometria da bike, e aqui dá para notar onde a porca torce o rabo. Consigo diferenças de vários segundos usando uma bikeou outra. Extendendo isso ao corpo humano, conseguimos traçar perfis para cada modalidade. É interessante, porque eu passei de "um dos últimos" no MTB XCO, para um ciclista que mesmo "sem treinamento", figurava entre os atletas treinados. Em números, fui o quinto colocado num treino de contra-relógio.
Entretanto, ainda mais interessante, é que o esporte está num nível sobre-humano. Por exemplo sabemos que caras como o Robert Forstemann - destaque do contra-relógio alemão - provavelmente levará muitos anos para ser igualado. Dizem que a proporção do corpo dele, é equivalente a um gorila (!!!)... Temos quase só "mutantes" entre os atletas, e não pessoas normais...
Do vídeo... Penso que cada caso é um caso... Mas honestamente, é muito mais amplo que ser homem, mulher, cis, trans etc... Mesmo que a Tiffany tenha algumas vantagens, ela depende de um contexto propício, afinal vôlei é um esporte coletivo...
Ainda mais amplo que isso, no caso hipotético, mesmo uma mulher trans, seria talvez menos que um ciclista homem médio, e mais que uma ciclista mulher média. Mas a campeã, possivelmente também sempre será muito acima de uma ciclista mediana, mesmo sendo nascida mulher.
Vejamos a questão do campeonato mundial de clubes (futebol) onde times pequenos, acabam derrotando nomes de peso, que reúnem boa parte dos melhores atletas mundiais...
Acaba-se caindo no conceito do que é esporte, de como sefaz divisão por categorias, como se pratica o esporte etc...
Os grandes atletas tem vantagens natas, sem dúvida, mas pela sua lógica, em que essa vantagem nata dos grandes campeões justifica as vantagens nata de uma mulher trans, nos leva a concluir que não porque manter a divisão de esporte entre masculino e feminino.
A divisão foi feita por que sem ela pouquíssimas mulheres chegariam a elite do esporte, ignorar as vantagens da formação do corpo masculino é tirar novamente as mulheres do esporte de alto rendimento.
É uma interpretação realmente.
No entanto, estou querendo dizer, que uma mulher da elite, é nativamente muito acima da média. Arrisco a dizer (um chute, já que não há dados para me embasar) que acima do que uma trans seria.
Coisas para se investigar, IMHO.
Vale no entanto dizer, que o caso da Tiffany, é um ex-atleta homem. Logo, concordo que enquanto elE, houve um treinamento / condicionamento, e desenvolvimento como homem. Hoje como elA, PODE haver vantagem, já que o tratamento é pós-puberdade, e o tamanho, geometria do corpo, capacidade cardio-respiratória, etc, etc, etc, não podem ser alterados...
Vale citar o vídeo do Pra Quem Pedala, sobre o tema.
ruclips.net/video/VRDYYYHxjHs/видео.html
Então o ponto é iniciar o tratamento hormonal no período da puberdade, certo?
Pois isso já é o que pessoas trans querem, mas preconceituosos lutam contra.
Somos obrigadas a transicionar com características que não queremos, e depois sofrer mais preconceitos e algumas nem esportes terão direito de fazer.
Só querem cagar regra na nossa vida.
Mister Pirula, aos 11:00 você comete um leve equívoco, mas por simples falta de informação.
A doença que você descreve é a Síndrome de Insensibilidade a Andrógenos, ou Síndrome de Morris, que é o termo mais usado na prática médica clínica. Na verdade, as mulheres afetadas produzem SIM testosterona, pois são XY, porém, elas não possuem a 5-alfa-redutase, que converte a testosterona em dihidrotestosterona, que é necessária para a formação da genitália externa masculina.
Além disso, elas não possuem receptores de andrógenos, portanto, são completamente insensíveis a eles não tendo (ou em menos quantidade, dependendo do grau da doença, que é altamente variável), assim, muitas das características masculinas que começam a acontecer durante a puberdade feminina, tais quais o aparecimento de pelos na região axilar e pubiana, o aumento de acne no rosto, etc. O excesso de testosterona, que não entra na célula e é aumentado na circulação, é convertido perifericamente em estrógenos. Por isso é comum que as mulheres tenham características ditas "femininas" bem exacerbadas.
Elas possuem, entretanto, testículos, que muitas vezes são ectópicos (não-descendentes), e são constantemente descobertos por suspeita de hérnias inguinais, tendo que ser removidos o mais rápido possível pois há um risco de malignização muito grande.
O tratamento dessa doença é a simples reposição hormonal e, principalmente acompanhamento psiquiátrico, pois é um choque realmente muito grande para essas pessoas, pois elas acham que ser XY é necessariamente igual a ser "um homem", o que é completamente errado, pelo menos do ponto de vista social, sendo que fazer um comentário como o seu, de falar que ela é "um homem" poderia traumatizar muito a paciente (sem querer ofender, obviamente, Pirula, só quero passar as informações corretas a você hahaha).
Os endocrinologistas (e aspirantes à especialidade, como eu) gostam muito de estudar essa doença, porque é realmente incrível o que a falta de um hormônio e de um receptor celular pode fazer com o desenvolvimento de uma pessoa.
Eu recomendo muito que você pesquise mais sobre essa doença (talvez até fazer um vídeo só sobre ela haha), porque há casos de pessoas afetadas que você realmente não esperaria, como Ana Paula Arósio e, pasmem, Nicole Kidman. Se estiver mesmo disposto a ler sobre o assunto, como eu fiz da primeira vez que encontrei uma paciente dessas, recomendo também o episódio S03E15 de House MD.
Espero que tenha esclarecido quaisquer dúvidas suas, Pirula-San.
Muito obrigado!
So li as 3 primeiras linhas kk
Victor Costa Se ler o penúltimo parágrafo duvido que não leia tudo hahahahaha
Esse Ivan parece ser sangue bom. Papo bem cabeça. Abraço!
Eu lembrei na hora do episódio do DR House. Gostei da sua explicação Ivan
Não é so a questão da mudança cirúrgica de sexo. Que pessoa cis vai querer se submeter a sofrer todo o preconceito que as pessoas trans sofrem só pra ganhar uma competição, isso é ridículo 🤦
Pirulla, boa tarde, já pensou em disponibilizar os áudios dos seus vídeos em formato de podcast? Abraços e parabéns pelo trabalho.
Thiago C. Fraga se jogar no Spotify fica melhor ainda.
Coloca no google youtube to mp3
Up
Eu sempre pensei nisso.
Adoro os vídeos do Pirula mas não tenho paciência pra olhar para a cara dele por mais de uma hora. Boto o fone, o celular do lado e fico só ouvindo.
Up
Só queria entender como a Tiffany quando era homem era um atleta profissional q jogava em segunda divisão da liga masculina de vôlei e depois da mudança de sexo ela já está batendo recorde de pontos por jogo na PRIMEIRA LIGA feminina de vôlei do Brasil. Lembrem que o Brasil é uma potência mundial do vôlei.
Não se tem dados científicos para validar a exclusão de trans do esporte, mas tudo isso me parece muito estranho.
ela teve poucos jogos.. esse ano da pra saber se ela eh mto acima. Vale assistir os jogos tbm, pq eu percebi que deixam mais bolas praela do que pras outras
Vamos ver se ela mantém a média... Mas acho que deixam as bolas pra ela pq ela é visivelmente mais forte, pelo menos eu tive essa impressão. Além de ter mãos com proporções masculinas, oq deve fazer diferença na hora de atacar.
Como já vi mulheres de mão grande, não como as minhas, não sou apto a opinar sobre essa característica.
A questão vai ser avaliar centímetro a centímetro de cada salto, bloqueio, cortadas, e o óbvio, testes de hormonios antes e depois dos jogos.
Ao meu ver, ela é o exemplar perfeito para uma pesquisa de campo. E se ela passou nas regras básicas do COI, então resta o COI continuar a pesquisar sobre.
Acho que teste de Bioimpedância também seria interessante para saber se a porcentagem de massa muscular dela é semelhante às outras atletas
Também acho, pelo menos visivelmente parece, que as bolas dela são muuito rápidas. Fico curioso pra saber a velocidade de um ataque dela e o de outra mulher com ataque forte da liga feminina, comparar e saber se ela pode jogar ou não.
Acho que a resposta e tão obvia
Pirulla com iluminação na vibe daquele Jesus que tinha no SBT! ahahhaha
Única competição que homens e mulheres se equiparam são em competições intelectuais. Em questões físicas não tem como comparar...
tiro ao alvo também
isso depende do nível de testo de cada um. Não sejamos irracionais tbm.
Isso é algo inegável, tentar colocar homens para jogar contra mulheres é humilhar as mulheres
Falta de respeito com o esporte
Todo mundo sabe q a divisão de homem e mulher no esporte é puramente baseada no sexo e n tem nada a ver com gênero
Pessoal quer dar uma de moderninho e fica fazendo esses malabarismos semânticos
Falando realisticamente e sem preconceito à situação da Tifanny.... a parte em que vc diz... Mulher mesmo enquanto gênero = Gramaticalmente falando ou melhor só no papel .... As pessoas podem até querer discordar, mas não dá para alterar as leis da genética! Ela enquanto sexo sempre será homem ! Os mamíferos (incluindo os seres humanos) do sexo feminino, têm dois cromossomos X .... essas são as qualificações necessárias parar que a Tifanny seja uma Mulher! Simplesmente ela vive em um estado físico criado artificialmente! Portanto não natural é por isso que eu defendo que, o que estão fazendo no esporte é errado! Abraço !
ou seja, pra ser justo, basta proibir que os transexuais entrem no esporte
e feras, sexo não importa, apenas gênero. Monogamia não é natural na humanidade, logo, vamos proibir as pessoas de serem monogâmicas? E sem contar que transexualidade é psicológico, logo, é genético
@@garudadrakon4728 AHN?PROIBIR os trans do esporte? Que doentio
@Eddievanhalen vc estudou biologia basica?
É um homem massacrado as moças e ainda fazendo Records femininos.
Um absurdo o mundo tá louco!
Resumindo era um jogador medíocre e agora é uma jogadora top. Absurdo!
Márcio Ramos, estará massacrando moças do time rival!!! pQ tanta preocupação com a concorrência, os nossos jogadores de futebol masculino, cotocos competindo com Franceses e Alemães brucutus é o que me preocupa, uma vergonha tomando gol de lavada..
homem? Você está vendo um homem ali? Então está cego. Tudo que vejo é uma mulher
se seu argumento tivesse sentido, nenhum branco deveria jogar xadrez com asiático, Usain Bolt não deveria correr e luta-livre não deveria acontecer por conta da diferença de massa corporal entre lutadores
@@garudadrakon4728 Até por que, o Bolt corre contra mulheres; asiáticos não são esforçados culturalmente e assim por diante.
@@tairondeoliveira4126 asiáticos nunca se esforçaram, maior parte deles tem um QI maior que grande parte da humanidade
seguindo essa lógica, não deveria haver absolutamente nenhuma competição envolvendo asiáticos com povos de outros países. E o Bolt tem vantagem em comparação aos outros corredores. Logo, pq ele compete então?
@@garudadrakon4728 vai toma no seu cu
No tênis a diferença entre homens e mulheres é gigantesca (tanto fisicamente quanto mentalmente). A ponto de parecer um esporte levemente diferente em alguns momentos
Lembro de uma matéria na revista Superinteressante que sugeria que não mais houvesse qualquer separação por sexo nos esportes sendo substituído por categorias baseadas em características biomecânicas ou ergométricas dos atletas como por exemplo no Vôlei por altura, em lutas por peso, etc. Ou coisas mais específicas como envergadura de braço ou perna na natação etc
Continuaria tendo muita desvantagem.
@@foreverLOGH Pq? Só perguntando msm, n tnh opinião formada
@@guilhermea2346 força não é só musculo, é toda uma questão hormonal. Homens sempre terão o físico potencialmente melhor que mulheres. Testosterona é o hormônio da vida. Sem ele a vida não existe, e nós sempre teremos absurdamente mais que elas.
Nunca mais uma mulher ia ganhar uma competição esportiva kkkkkkkkkk
@@guilhermea2346 Basicamente, se você pegar um homem e uma mulher que têm as exatas mesmas medidas, seja altura, peso, idade, o mesmo histórico de atleta, etc mesmo com esses números iguais, o homem ainda vai ser mais forte de qualquer das formas. Questões hormonais e etc
Quando tiver esse problema com o sol coloca um lençol branco na janela que você vai diminuir um pouco a incidência da luz sem acabar com a sua fonte de luz. Assim você vai deixar a luz mais difusa e até melhor para poder gravar os seus vídeos. :)
killerjabuti deixa assim. É a skin Pirula Celestial
Dan Huds ele é um ser iluminado mesmo. XD
Ia ficar bem de Rayban
Dan Huds hahahahahahah
Essa parte do ''escolha uma renuncia'' é complicado mas real mesmo. Freddie Mercury detestava os dentes e nunca mexeu neles com medo de perder o potencial da voz(e não sei o quão cientifico seria esse medo, mas existia). Saindo de alguém famoso, tem gente que odeia óculos e não faz cirurgia por riscos. É realmente complicado, mas verdade.
ele tinha medo de perder o timbre da voz dele, pois os dentes e a lingua modifica o tamanho do espaço da "caixa ressonadora" de sua boca.
Janssen Joseph nossa é msm. então é por isso que quando ele ria, às vezes colocava a mão na frente
No meu caso eu sou fotógrafa e me recuso a fazer cirurgia nos olhos. Me dá pavor só de pensar em alguém mexer nos meus olhos e por um erro médico me deixar cega.
Minha prima (que trabalha em escritório) fez essa cirurgia e já me deu aflição...
Cris NVS usei óculos por 15 anos, fiz uma consulta numa segunda feira e marquei a cirurgia pra sexta, operei os dois olhos de uma vez e só fui refletir sobre medo de erro médico depois da cirurgia, não digo que foi coragem, mas o desejo de deixar de usar óculos foi maior do que algum tipo de cautela.
Recomendo, mas entendo.
+
Logico que é injusto, as capacidade pulmonar do homem é maior, a capacidade cardiaca é maior, a desidade óssea é maior e não tem terapia que faça isso regredir em um atleta.
O Problema é que a lacração está superando a razão.
Fica quieto como vou ter representantividade no UFC feminino?
@@ignisumbra2237 é só colocar o Barack Obama aí ele vai representar os EUA
@@fractalfractalista7515 ya
Na verdade tem terapia sim ,tira teus testiculos e veja que vc vai regredir em força e agilidade,e se não fazer terapia vai viver morto na cama ,pq a testosterona é a força masculina e a agilidade de ambos
@Alisson dependendo do tempo de terapia hormonal,o bloqueador deixa inativo o sistema reprodutor do indivíduo,mas essa forma pode haver reversão ,retomando como testosterona
Concordo com a parte não conclusiva.
Então, já que não há conclusão, a meu ver, essas novidades não deveriam ser aderidas.
Homens nascidos homens jogando com homens nascidos homens... e mulheres nascidas mulheres com mulheres nascidas mulheres.
+ Philipe Moraes É óbvio!!
Exato, fiz meu comentário e depois lí o seu. Penso o mesmo.
Ou homem compete com homem e mulher com mulher, ou se acaba com a divisão masculino e feminino nos esportes!
Isso de permitir um homem, disfarçado de mulher, competir com mulheres de fato, é uma grande palhaçada.
Eu entendo o receio de vocês, mas com certeza a opção alternativa é muito pior. Se a Tiffany pudesse somente competir entre homens, a situação contrária também teria que valer, e seria muito pior um transexual que nasceu mulher e virou homem poder competir entre as mulheres.
Antes eu tinha dúvidas, mas depois de assistir esse vídeo e refletir, formei minha opinião. O esporte profissional seleciona as pessoas que têm vantagem sobre outras, o objetivo não é ser justo ou igualitário. É como o Pirula falou, a etnia também afeta a aptidão pra determinados esportes, mas nem por isso alguém quer banir os quenianos de competir em maratonas. Mesmo que o "histórico sexual" (pra simplificar os termos) da pessoa traga vantagens, ou qualquer outra característica individual, isso tem que ser explorado, não ser impedido de competir.
Até porque um dos principais objetivos do esporte é o entretenimento da platéia e, querendo ou não, esse tipo de coisa chama a atenção e trás mais público e, conseqüentemente, mais dinheiro. Dinheiro esse que é muito bem vindo, principalmente no esporte feminino. E outro objetivo do esporte é a inclusão social, que também é muito bem vinda, principalmente pra pessoas transexuais que sofrem tanta discriminação e violência.
Fabrício Lara Porém, quem leva desvantagem são justamente as mulheres, pois um transgenero é muito mais forte que uma mulher, portanto quem leva a pior são justamente estas. Se for o caso de não discriminar os trans, simplesmente crie uma categoria para estes onde competirao entre si.
Claudinei Silva isso é crime e ela pode te processar so pelo comentario. Melhor apagar
Vídeo de 33 minutos publicado 11 minutos atrás e já tem nego dando opinião sobre.
Ahushaushsush
As pessoas quanto mais ignorantes são, mais tendem a ter opiniões sobre temas que não dominam.
Tem hater com notificação ativada kkkkk é muito amor
Julius César Lopes, huashuashuashuashuashuashuashuas, Freud explica!!
Kkkkkkk só Jesus explica
Márlon Assis eles tem mania de perseguição!
Pior que os HATERS querem saber mais que 7 médicos da junta do COI! Que com toda a certeza é a regra para todas as categorias esportivas, como MMA.
Uma coisa é opinião contrária a outra é achismos e xingamentos tipo:
Fulano: "Paladino do Cerrado NORMA de cu é rola... Um marmanjo safado que viveu a vida toda como homem, pegando altura, massa muscular, densidade óssea, resistência física, tenta ir pro Ufc e apanha no masculino, bota uma saia toma uns remédio e sai dando porrada em mulher ganhando milhões pra isso, é uma vergonha não um atleta. O atleta está lá para ser um símbolo a ser seguido ou almejado, mostram os limites da capacidade humana com árduo treinamento e prática, é para defender isso que existe anti dopin, esse caminhoneiro aí é só um marmanjo dopado pra parecer mais fraco e poder lutar em categoria mais fácil."
Fácil né?
Concordo que existem poucos estudos sobre o tema, porém a realidade já está mostrando o óbvio.
Trans competindo em esportes femininos e batendo recordes.
Isso não é o suficiente para mostrar que está errado?
Fred Oliver
Você tem as fontes de onde tirou essas informações?
Roberson Augusto
Mongolóide porque eu pedir informação? Beleza cara. Não vou comentar sobre isso.
ThiagoGlady kkkkk você ainda quer informações?! Deve tá de brincadeira
cara se vc ficou curioso não espere por terceiros vá vc mesmo procurar!
Thiago, Glady, só sobre a Tifany: veja.abril.com.br/esporte/a-impressionante-media-de-pontos-de-tifanny-na-superliga-feminina/; recentemente tem também o caso da fox, lutadora transgênero que está praticamente inabilitando suas adversárias ao ponto de não quererem mais lutar com ela e, se você tiver um pouquinho de boa vontade na pesquisa irá conhecer outros casos semelhantes.
O cara deu uma chuva de informações baseadas em números e estudos, deixando bem claro que ele quer ser imparcial, e não quer fazer valer suas opiniões pessoais, e mesmo assim, o povo fica putinho por não ter tido apoio nos seus achismos...
Parabéns pelo vídeo, Pirulla!!!
Isso aí
Isso se chama uma bela de uma arregada e constata o óbvio.
Concordo
pirula é lacrador
Comentário ridículo
Opinião final inconclusiva devido à falta de estudos práticos, os estudos teóricos dizem que a Tiffany pode competir (Conselho de Estocolmo) mas a falta de estudos práticos causa a inconclusão. Concordo contigo Pirula
Jorge Ely Junior o problema é que o consenso do COI só levam
em conta as questões relacionadas a testosterona, porém fisiologicamente existem outros fatores que dariam vantagem aos homens e consequentemente as trans mulheres que não dependem do fator hormonal, fora a falta de consenso sobre qdo é de fato as vantagens obtidas pela testosterona desaparecem, o COI coloca 2 anos, mas como o Pirula mesmo falou, há quem diga 5 ou até mais. O COI acerta em tentar arranjar uma solução para incluir os transexuais, mas me pareceu um tanto precipitado.
Tiago Matos Por isso a necessidade de escrutinagem CONSTANTE de trans em esportes onde o aspecto físico seja mais relevante.
É discriminação? Sim, não deixa de ser. Mas é uma questão de igualdade no esporte.
O Eli Vieira disse que se você foi homem a vida toda e muda de sexo, sua estrutura óssea e muscular já diferente. Quanto ao tempo, não lembro dele comentar.
Não sei se foi precipitado.
Acho que as regras do COI valem como uma primeira abordagem.
Com o tempo, poderemos ver se os atletas trans estão de fato muito melhores que os demais.
Então poderiam usar essa regra (que sabidamente não é perfeita) de início e ir modificando-a conforme o entendimento dos efeitos provocados pela readequação de gênero também muda.
As fibras musculares dele já foram desenvolvidas na adolescência como de homem. Uma garoto de 15 anos da mesma altura de uma mulher com 25 provavelte saltaram a mesma altura, pois os homens possuem mais força em virtude das fibras. Para quem estuda anatomia, genética, biologia molecular, anatomia, fisiologia, bioquimica, hematologia e outras disciplinas sabe que biologicamente tudo é diferente, maior número de glóbulos vermelho, hematócrito dos homens é maior, ossos muito mais resistentes entre outras coisas. Isso deve ser proibido.
Até arrepia quando chega notificação do Pirula ❤️
Derek Soares Haushaush ai, obrigada 💕
Muito lindo esse cabelo
Ai aksnajna obg ❤️ nossa, que vergonha, não sou acostumada a receber elogios XD
Amanda Anelli passa seu WhatsApp (desculpa é instinto meu ;-;)
Pick me
Considerando o erro para os dois lados:
Se uma mulher trans é proibida de competir em um esporte, e isso for errado porque ela na verdade NÃOtem vantagem nenhuma. Total de pessoas prejudicadas: 1 (a mulher que foi proibida).
Se uma mulher trans tem permissão pra competir em um esporte, e isso for errado porque ela na verdade tem SIM uma vantagem. Total de pessoas prejudicadas: Todas as nascidas mulheres que competirem neste esporte.
Entendo que faltam dados para uma resposta conclusiva, mas acho que a solução vigente não é a solução ótima.
Joao Cury Faz uma categoria só com transsexuais.
E isso é viável? Existe competidor e público suficiente pra isso? Se existirem competidores transsexuais o suficiente, qual seria a graça de ver nascidas mulheres competindo se é possível ver mulheres trans que são mais fortes, mais rápidas, mais resistentes que nascidas mulheres?
Obs: Eu não sei a resposta pra nada disso, só estou conjecturando
Como Rodrigo, ele era mediano, como Tífany é uma atleta de ponta, acho que isso nos dá algumas pistas.
Foi convocada qtas vezes pra selefao brasileira? Vc sabe?
@@Marina38sanchez Quantas mulheres de 37 anos estão na seleção? Ela n ta la por que n têm mais fôlego pra aguentar. Nem a Tandara está sendo convocada... Ela jogou no masculino contra o Giba, nenhuma mulher jamais teve a experiência de jogar nesse nível, se o físico dela estiver a nível das outras competidoras, as experiências que ela teve jogando contra homens a maior parte da vida, n desbalanceiam? 🤔
@@ivensgabriel poxa. Vcs amam usar cherry-picking, né? Kkkkkkkkkkk.
Olha, então. Só existe uma coisa que tem a capacidade de dizer se mulher transgênero no esporte é válido ou não. É a ciência do antidoping. E adivinha o que essa disciplina diz?
Achismo não faz ciência. Senso comum não faz ciência.
@@Marina38sanchez Noq tudo isso têm a ver com ciência? Sinceramente N existe prova nenhuma de que eh uma competição justa, nem prova de que é injusta! Logo pode jogar? Eh científico pensar assim? Kkkkkkkkkkkkkkk Deveriam fazer os testes físicos em trans antes da transição e depois da transição, só assim saberiamos o quanto a transição realmente diminui da capacidade atlética da pessoa. E isso nunca vai acontecer... 🤷🏻♂️
@@ivensgabriel as avaliações existem. Talvez vc que não as conheça.
E, não. Não é assim que faz. Compara-se as capacidades físicas de cis e trans para ver se ha equilíbrio.
Pirula como sempre atrasado, mas como sempre, valeu à pena esperar
não é atoa que chamam ele de Rubinho das notícias kkkk
É melhor estar atrasado e dar uma opinião que seja baseada em fatos, evidências e argumentação coerente do que emitir uma opinião dois segundos depois do fato, na crista da onda, e essa opinião servir só para aumentar o patamar de estupidez comum na internet.
talvez ele n viva so de youtube
É que ele leva um bom tempo fazendo pesquisas sobre o assunto, o que sempre faz toda a diferença.
"Vale a pena esperar"
40 minutos só pra mandar um "tem que ver isso ai ta muito cedo ainda"
Uau que titã intelectual
O youtube ta muito bem servido mesmo puta que pariu kkk
Mas o cidadão era rabo de fila no masculino e virou topo da elite no feminino ai e foda né
Giovanio Martins Essa sim é uma discussão válida. Porém, até pouco tempo ela era reserva do time, o que demosntra que ela não veio sendo a "mais forte" desde sempre. Quando a jogadora que era titular se machucou, ela entrou no lugar e está brilhando somente agora, a pouquíssimo tempo.
Então não da pra afirmar que a vantagem biologica está presente, assim como não dá pra afirmar que não está (pois em pouco tempo ela ultrapassou a n.1 da categoria). Mas, se realmente houvesse vantagem biologica, porque só agora a colocaram como titular?
Continuam as dúvidas, pelo menos pra mim.
gabi iel acredito (eu) que para se adaptar há uma nova condição hormonal deva ter um tempo de adaptação e de volta aos treinos .
Tbm têm a subida no ranking que deve ser linear pois ninguém faz uma operação e logo começao os treinos .
Assim nao pode ser dada certezas nem para um lado nem para outro mas existem nuitas evidências.
Observação: Evidências nao são provas.
Giovanio Martins Cara, eu entendo essa preocupação, mas pensa o seguinte: existem pessoas que são transsexuais e outras que não são. Vc acha mesmo que pessoas que não são trans vão fazer cirurgia de readequação sexual só pra ser melhor no esporte no outro sexo? (algo que nem foi provado ainda) Isso não faz o mínimo sentido, porque essa cirurgia não é algo que qualquer pessoa poderia fazer, nem sequer todas as pessoas trans precisam de cirurgia. Não tem como existir um time de transgêneros formado por pessoas que não eram assim antes. Caso uma pessoa cis (que não é trans) resolva se submeter a isso ela provavelmente iria ficar traumatizada e seria incapaz de praticar esporte, já que estaria em um corpo inadequado com o seu gênero.
gabi iel leva um tempo até qualquer novato se provar para um grupo novo
Pedro Henrique Silveira mas e o pessoal que "tá confuso"? Existem muitos casos de trans q se arrependem e se suicidam. Não é algo claro com alguém tendo certeza que "tá no corpo errado" (como se existisse o certo ou o errado fora do ideário de alguém). Então embora eu não acredite também em gente fazendo isso só pelo esporte (embora há casos graves de doping chocantes), isso pode acabar sendo um empurrão a mais ou uma outra âncora identitaria p pessoa confusa.
Só um adendo que o termo "mudança de sexo" é incorreto ao se referir a cirurgia, sendo mais correto o termo "redesignação sexual". Visto que a cirurgia não muda o sexo da pessoa, o que é impossível, mas sim seu órgão genital.
Thamires Lima Também notei isso, acho que ele vai corrigir em um adendo de mais 30 min kk
Thamires Lima ele disse mudança de sexo? Não vi isso
Hanna Eu, Atéia sim, ele disse varias vezes durante o vídeo
Readequação genial deve ser melhor....
Eu vendo esse vídeo em 2024 depois das fake news de uma mulher cis que passou várias humilhações nas olimpíadas de Paris.... Pra gente ver como esse assunto é algo velho e que a gente ainda hoje tem dificuldade de lidar com o tema... 😢😢😢😢
Cheguei agora cansado do trabalho, então posso ter perdido, mas o Pirula citou as vantagens de respiração de homens por terem pulmões maiores e também terem uma estamina melhor?
Não.
Que fique registrado então hehe.
Paulo Tavares Junior, vc realmente assistiu ao vídeo completo? Em nenhum momento o Pirula AFIRMOU que as diferenças biológicas entre homens e mulheres são irrelevantes, principalmente quando se trata de desempenho físico. Vc o acusa de ser tendencioso, mas será que ao invés disso não é vc quem está sendo?
Paulo Tavares Junior Vc percebe q ele falou q a opiniao dele é inconclusiva justamente por faltarem estudos e q o correto é serem feitos estudos pra comprovarem se há ou nao vantagem e, caso seja comprovado q há, entao aí depende da pessoa fazer uma escolha em relaçao a isso?
Sério, ele disse isso d forma literal no video, vc está subentendendo um monte d coisa q ele nao disse...
Paulo Tavares Junior Seu primeiro comentario começa dizendo ser ironico q um biologo diga q a diferença entre homens e mulheres é irrelevante, coisa q ele nao disse em momento algum, logo vc quis d alguma forma polemizar em cima doq nao foi dito.
A citaçao sobre a superioridade etnica em alguns casos foi utilizada somente para mostrar q nenhum esporte é plenamente justo, oq é vdd já q numa situação d igualdade plena simplesmente nao haveriam vencedores ou perdedores, além d ser uma situação impraticável na realidade.
Agora, a grande questao q eu estava comentando, independente d vc se colocar a favor ou contra à inclusao d trans no esporte, ou a forma como isso está sendo feito agora é q vc diz q ele foi tendencioso, sendo q ele deixou bem claro q ele nao tem nenhuma opiniao sobre o fato no momento pela falta d estudos, como uma opiniao inconclusiva pode ser tendenciosa?
Então acho que até que esses dados sejam coletados e se chegue numa conclusão, esportes violentos como o UFC não deveriam manter pessoas trans em categorias femininas.
como esses dados vão ser coletados se elas não competirem?
Bem, talvez você possa oferecer sua mãe, filha ou irmã como amostragem para apanhar de um travesti sarado. A ciência agradece.
Rico B. Touché
Eu sou trans e apanharia de todas as lutadoras de ufc, depende de cada caso... minha constituição física n se difere delas, aliás se difere sim, sou bem menos forte que elas
Dayana Essaidi mas vc n luta profissionalmente kk
Em 27:39, vale a correção de que no hipismo, em particular, homens e mulheres competem nas mesmas categorias. Link de uma matéria sobre isso: esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-08-08/igualdade-de-genero-hipismo.html.
Parabéns pelo vídeo.
Carlos Caligularus claro que nesse caso não seria vantajoso, já andou de cavalo com o saco batendo naquele bicho?! Kkkkkkkkkkkk
Depende, na corrida, sempre escolhem os joqueis mais baixos e mais leves
Não existe cavalos ou éguas trans, gays sim. (CHUTOMETRO) e pelo que sei a égua é sempre melhor que o macho nessa raça de animal.
Tem também mulheres competindo com homens na Fórmula Indy.
Hipismo e automobilismo são esportes muito particulares, em que há um limiar de preparo físico. Se um atleta fica forte demais, acaba ganhando peso.
Saiu pela tangente para deixar de constatar o óbvio.
Exatamente, e olha que ele é de exatas, a ideologia dele é maior do que os fatos.
Ele é assim mesmo.
não, só disse que falta dados pra poder ter uma conclusão exata. Se você tiver esses dados passa pra ele, já que vc tem tanta certeza do que tá falando.
30 anos a pessoa se desenvolvendo como homem, hormônios e estrutura masculina, mas em apenas DOIS anos se perde tudo como o Pírula disse?Kkkk, mds
@@lucasasp2292 Corta sua testosterona ai amigao e comeca a tomar progesterona e E2, depois tu me fala sobre os colaterais e me fala sobre rendimento. Vcs n conseguem fazer um simples ciclo hormonal, se toca e para de opinar sobre algo que n domina.
O problema foi que a transição foi tardia, 29 anos, com isso o corpo se desenvolveu com hormônio masculino (testosterona), maior força óssea e muscular. Não tenha dúvida que é injusto. Se fosse na adolescência a transição, agredido que seria diferente o desenvolvimento do seu corpo. Ela tá batendo pontuação histórica.
Se ela quisesse fazer a transição hormonal antes da puberdade, a discussão seria que ela seria nova demais pra fazer essa transição por ser menor incapaz, então qual a alternativa que resta?
Skorupii M Não competir em times femininos :)
então fera, tem muita mulher parruda, cheia de músculos, pela sua lógica, nenhuma delas deveria entrar em esportes?
da mesma forma que não tem homens parrudos, então eles não devem competir?
asiáticos tem um intelecto maior que os demais povos, então modalidades de lógica devem ser exclusivas somente pra eles?
negros tem uma fisiologia maior que brancos, então só negros deveriam fazer esportes físicos?
não importa oh argumento, tudo é infundado. Não tem lógica vc proibir uma mulher de entrar numa modalidade feminina
"Não competir em times femininos :)"
eh vai competir aonde?
times masculinos? Mas ela é a PORRA duma mulher! Como que uma mulher pode competir em times que só aceitam homens?
isso é coerção
se for fazer assim, retire todas as mulheres marombas do esporte e joguem em times masculinos e retire todos os homens não maromba e joguem em times femininos
@@paulojoao4863 já viu uma luta entre uma mulher maromba com um homem maromba, fera? Condições completamente iguais, ambos tem um resultado de 50/50 de vencer ou perder
e como ela vai competir no masculino se ela é mulher? Teu comentário não passa de transfobia e falso moralismo hipócrita
Pirulla, você já pensou em fazer podcast? Talvez adaptar alguns dos vídeos que já estão aqui... Seria muito bom para quem não pode parar para assistir.
Apenas creio ser bizarro demais alguém fazer uma redesignação sexual apenas para competir em uma categoria "mais fácil". Sou de humanas e casado com um doutor da área de ciências biológicas, obviamente discutimos bastante essas questões, social x biológico. O determinismo (errôneo claramente) de algumas áreas exatas ou biológicas em detrimento do social é assustador, assim como é assustador pensar que alguém passaria por tamanho trauma (físico, emocional e social) apenas para competir, uma vez que o declínio físico de um atleta seja bem cedo, pouco após os 30 anos.
(ok, considerando o dinheiro, notoriedade, etc alcançado ao longo dos anos, poderia incentivar, no entanto o dano psico social seria igualmente grande, talvez grande suficiente para que a pessoa não consiga se dedicar com afinco à carreira de atleta).
vale resaltar, que mesma, sendo uma mulher trans não quero fazer a cirurgia de redseignação. Muitas fazem, por pressão social, e sentem muita disforia. Imagina, se um homem cis fizesse só pra ter dinheiro, o quanto isso não o afetaria.
Tem algo estranho nessa conclusão aí, a lutadora trans de UFC tem sido criticada por ter grande vantagem sobre as mulheres.
"...Não é Homofobia, é Fisiologia..." (Tandara, em Desabafo sobre Rodrigo "Tiffany")
na verdade, é homofobia, ou melhor, transfobia mesmo
se uma mulher parruda entra pra um time de futebol, ela deveria ser expulsa por ser parruda?
isso é coerção
@@garudadrakon4728 não pois o gene dela é de mulher. O gene da "Tiffany" é de homem. O exame fisiológico deveria ser feito por gene e não por hormônios, pois hormônios são mutáveis.
@@guilhermedantas7014 fatality! Kkk
@@guilhermedantas7014 e?
muitas mulheres marombas enfiam testosterona até onde não poder mais. Elas possuem uma vantagem irracionalmente imensa comparada com as demais mulheres que, em sua grande maioria, não possuem nenhum músculo definido. E elas, mesmo com essa vantagem absurda, continuam competindo com outras que estão muito abaixo delas
não tem esse papo de gene. O que aconteceu foi simples e pura transfobia. Nego não gosta de transexual e fará de tudo para mante-los longes
@@paulojoao4863 em outras palavras, seria expulsa
18:19 "Toda testosterona que ele tem eh ingerido articifialmente" Pequena correcao, ovarios tb produzem testosterona, nao seria toda e sim a maior parte
Depois de removidos os ovários não tem como né amigo
Sammy Jenkis tem razão
Mas quando se usa testo exógena o próprio corpo cessa a produção natural...logo a afirmação está correta ainda. k
Rodrigo Vasconcelos o eixo pode ser inibido parcialmente, então não necessariamente.
O nivel dos comentarios do pirula eh muito acima da media do youtube, que bom que ele cultivou esse nicho
Imagine a seguinte situação: 2 times de vólei, 1 time formado só por mulheres contra 1 time formado só por transgêneras, você nunca viu nenhum jogo desse times, mas é obrigado a apostar metade da sua renda anual em um deles, sem possibilidade de analisar dados nenhum, em qual você apostaria sua renda? A resposta diz muito sobre se existe vantagem ou não no esporte.
esse desafio é esdruxulo, porque é apenas especulativo.
Especulativo assim como tudo que foi dito dito no vídeo, o que se tem de estudo não é nada conclusivo, a questão e essa sim você até citou em 12:48 é que uma pessoa que nasce do sexo feminino, mesmo fazendo as mudanças e tratamentos para se tornar homem não poderia ser beneficiada em função de sua formação genética ser de mulher, muito provável estaria inclusive em desvantagem, ou seja o contrário também vale, a jogadora em questão está sim em vantagem em relação as demais, obviamente é só minha opinião puramente especulativa... Com todo respeito a todas as partes, acredito que nossa sociedade esta caminhando para termos logo mais uma outra divisão de grupos no esporte além de masculino e do feminino.
Faz a prova de conceita ai pai!!!
Eu topo esse desafio, meu time feminino é Dani Lins, Thaisa, Tandara, Fê Garay, Natália Pereira e Fabi de libero. No banco eu deixo a Jaqueline, Fofao, Mari Paraiba e Paula pequeno
Pode escolher as transexuais para a aposta, estou esperando
qualquer time da liga masculina... bota todos para fazer tratamento hormonal e 2 anos depois rola o jogo kkk
Revendo este vídeo antigo. Seus vídeos são sempre bem completos e servem de referência por anos. Ótimo trabalho 👏👏
Por quê não criam modalidade mista onde genéticamente haveria um certo equilíbrio entre as equipes.
Se ambos os times tivessem homens e mulheres não teria toda essa discussão
@@gabriel3115 não se todos os times tivessem uma exatidão.
Metade de cada e coisas do tipo.
Cara boa sorte pras meninas !! Véi se já viu a velocidade da bola num jogo masculino, não quero tirar o mérito das meninas mas
eu acho que hoje em dia isso soa segregador, mas no futuro a gente deve ter modalidades masculina, feminina e unisex pra determinadas modalidades
Por que biologicamente homem luta contra homens e biologicamente mulher luta contra mulher e quando sair de lá você continua sendo o que você se sente?, Por que mudar um esporte inteiro para agradar alguém?
Mano, parei pra pensar aqui, eu nunca vi um homem trans em esporte masculino
Isso abre portas pros times femininos terem preferencia em contratar mulheres trans pra jogar no time delas, afinal, é muito mais vantojoso. Sao mais altas, sao mais fortes e muitas ja treinaram em times masculinos onde os competidores que as trans lidaram eram muito mais fortes.
Aí as mulheres cis vão perder o pouco espaço que têm... LGBT tá pouco se fodendo pra mulheres cis, vamos abrir o olho...
O transativismo tem zero empatia com nós, mulheres.
Muitas lutadoras campeãs treinam apenas com homens.
TERFs transfobicas detected!
lidar com verdades agora é transfobia. A culpa nao é nossa se o movimento transativista se queima sozinho meu anjo.
Esporte é competição! NÃO É vitrine de ideologias políticas!
Na prática, o esporte acaba influenciando a política...
E o que transexualidade tem a ver com ideologia política?
@@goktrenks Nada (ao menos não deveriam fazer relação...)
@@goktrenks Não deveria, mas tem sido objeto de ideologia, sim. Exatamente como está sendo imposto neste campo esportivo, pois há inúmeros aspectos técnicos q deveriam ser considerados, mas q tem sido convenientemente negligenciados, o q indica haver complacência de acordo com uma forçada tendência inclusionista, típica de militãncia! E militância sempre é ação política!
@@frankamment2890 vcs são teóricos da conspiração.
É óbvio que devemos esta em movimentos ativistas e defender nossos direitos.
E ISSO NAO É UMA IDEOLOGIA.
O pirula pensa em fazer a sobrancelha mas tem medo de perder inscritos.
"Cada escolha uma renúncia". Kkkk
Último homem pré histórico, homem raiz mano kkkk
Voltando nesse vídeo após 3 anos, alguns comentário se mostraram completamente equivocados e temos, ainda que num espaço amostral relativamente pequeno, algumas comparações estatísticas sobre a Tiffany.
Apesar de um inicio meteórico em 2017, onde anotou uma media de 22 pontos por partida, a media dela até agora são 12 pontos por partida, o que não figura entre as 10 maiores pontuadoras da liga (Infelizmente não existe o dado completo, apenas das 10 maiores e da tiffany eu precisei compilar), Também não está entre as 10 melhores sacadoras, Bloqueadoras ou mesmo passadoras.
Está longe de ser uma atleta ruim, figura como a atacante (E nem é a principal, que hoje é a Italiana Diouf, que tem media de pontos maior que de Tiffany) de um dos principais times da superliga feminina de volei, mas ao que tudo aparenta, seu desempenho está dentro da media.
Após comentar encontrei uma forma de acessar as estatística 2021 da Superliga Feminina:
Atualmente Tiffany é a 14º maior pontuadora, 27º maior sacadora, 45º maior Bloqueadora e 27º em Efetividade.
Então ela continua sendo uma jogadora mediana?
@@paulopinheiro9137 o que só prova o quanto o cara é ruim
@@dannyrandkai você falar "o cara" só mostra o quanto vc é transfobico
@@dannyrandkai 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 é inacreditável, um galalau desse jogando com meninas e ainda não consegue ser um dos melhores. isso é uma piada.
As pessoas não vão fazer uma cirurgia pra fazer o esporte, mas o risco de por exemplo, uma seleção de mulheres selecionar as atletas trans por terem um maior despenho é alta, fazendo assim as mulheres cis não aptas a conseguir as vagas de um time por exemplo. Achei que você ia comentar o famoso caso da Fallon Fox, que é uma mulher trans que compete no MMA e já causou fraturas cranianas em suas oponentes. Até onde vamos negar a realidade?
Nossa, eu também fiquei esperando o Pirulla falar disso.
vai negar que uma lutadora de mma tem mais hormonio que uma mulher normal ?
fsmelo87
Que desonestidade!
A quantidade de pessoas trans já é minúscula e a quantidade de atletas profissionais trans é menor ainda. Sendo assim eu pergunto:
De onde os times vão tirar esse infux de mulheres trans?
Da proxima vez de esforce mais pra esconder sua transfobia.
fsmelo87 fsmelo87
Você precisa primeiro provar que essa vantagem existe, coisa que você e ninguém nos comentários fez pois até agora não vi um estudo provando isso, só especulação e "eu acho".
E você me vem agora usar o argumento de que porque pessoas se mechucam no MMA (o que acontece toda a hora pois é um esporte VIOLENTO) mulheres trans tem vantagem? Kkkkkkk
Quero estudos! Não um transfobico vomitando preconceitos.
fsmelo87 E você não respondeu minha questão inicial: de onde os times vão tirar esse "exército de atletas trans".
Como as pessoas te levam a sério. A estrutura óssea não muda, gênio!
Muda densidade sim
Ah, achei que vc fez esse vídeo meio nas coxas, Pirulla. Vc é biologo, pô! Vc sabe que há muitas outras diferenças que vão além da testosterona. Esse vídeo poderia ter sido muito mais apronfudado mas tive a impressão que vc estava “pisando em ovos”.
Eu só me baseei nos artigos que li
EU tbm concordo com a Ananda, Pirula faltou falar de algumas questões extras aí, como questão pulmonar e oxigênio, coração e a capacidade de bombear sangue, olhos e reflexos, questão psicológicas, etc.
Francamente, acho que você tem um pouco de medo da sua própria audiência e tem MUITO medo de falar um unica opinião que vá contra o que eles pensam, mas espero estar errado sobre isso.
é as vezes as pessoas da midia tem medo de dar uma opinião por causa da patrulha da justiça social
Pirula sendo justiceiro social...
Exatamente
Suas pesquisas valem mto a pena! Adoro suas colocações nos videos
E agora Pirula? Viu os resultados da Tifany? Como é levar uma porrada do pragmatísmo sobre a sua teoria?
Passar uma boa parte da vida produzindo mais hormônios masculinos gera um lastro fisiológico importante. Mesmo que haja contrarregulação hormonal em outro ponto da vida, haverá um lastro vantajoso. Anos de hormônios masculinos afetará as unidades motoras e a seleção de unidades motoras ligada à força e habilidades esportivas. É injusto
Além dos hormônios, existem os cromossomos em todas as células, essa galera do gênero fluido é igual aos que acreditam em terra plana, querem tapar o sol com a peneira. Na moral era melhor o pirula não dar piruada pois de esporte ele não entende PN.
Injusto é que isso aconteceu com pessoas trans justamente pelo próprio preconceito da sociedade.
A imensa maioria das pessoas trans acreditam e gostariam de iniciar o tratamento hormonal antes da puberdade, mas a sociedade preconceituosa diz que é "muito" cedo, o corpo se desenvolve, e depois dizem que é injusto elas praticarem esportes.
É irônico, só querem cagar regra na nossa vida.
@Vídeos de Hentai Quando resolverem o quesito da primeira injustiça, vocês podem reclamar sobre o segundo, até lá, está na mão da própria sociedade que cria uma injustiça cujas consequências eles mesmos reclamam depois.
@Vídeos de Hentai quando provarem cientificamente que apenas a hormonizacão na fase adulta não é suficiente, pode-se falar em injustiça.
.
Ainda não se tem isso, o que se tem são um bando de pessoas ignorantes se baseando em achismos.
Ciência se faz com estudo, tem que se estudar os corpos de pessoas trans adultas antes e depois da hormonizacão e comparar com o de pessoas cis adultas.
@Vídeos de Hentai Como eu já disse, a diferença entre homens e mulheres se dá por hormônios apenas.
.
E sua argumentação na verdade é que é falha, esses estudos não estão analisando os corpos de pessoas trans pós hormonização, estão analisando os corpos de homens cis cheios de testosterona.
.
Você tem estudo que mostrem essas questões em corpos trans com anos de terapia hormonal?
Não tem, então você não tem provas muitos menos argumentos.
Ótima análise do assunto.
Seria ótimo se você disponibilizasse como podcast, reforçando a ideia de um comentário anterior ao meu aqui.
Abraços!
Quando a injustiça é para baixo, como no caso de um homem transexual competindo contra homens biológicos, a injustiça é com o trans mesmo. Por mais que ele se sinta homem e esteja fazendo o tratamento, ele provavelmente passou a puberdade como mulher e não vai ter a mesma estrutura óssea, muscular e fisiológica de um homem biológico que passou pela puberdade como homem.
Mas ai que o Pirulla disse, por que não há alarde?
O pessoal não ia estar surtando se fosse um homem trans, exatamente por isso.
Ja ocorreu um caso nos EUA onde um garoto trans foi impedido de passar para a categoria masculina de luta mesmo depois de começar a tomar hormônios pois as autoridades esportivas naquele estado eram transfobicas. Os pais das meninas que competiam com ele ficaram indignados com isso e o cara finalmente conseguiu passar para a categoria feminina.
Sei desse caso. Esse rapaz tava tomando testosterona somente há dois anos. Seria injusto e até perigoso botar ele pra competir contra homens biológicos. Esse argumento do pirulla também pode ser invertido. Não se vê tanto alarde de progressistas sobre homens trans competindo contra homens também, normalmente é só para mulheres trans
Esportes como luta são perigosos para qualquer um e não era justo ele competir com mulheres, não vejo isso como um motivo para impedi-lo de lutar na categoria masculina, ele competir mesmo estando em um nivel muito mais baixo impediria ele de avançar para as proximas fases, da mesma forma que um homem cis que não fosse muito bom não conseguiria.
Estrutura óssea masculina é maior, não somente a altura, tem a caixa toráxica e a envergadura.
É quase profético que daqui a algumas décadas todos os grandes recordes
de atletas femininas sejam batidos por atletas masculinos (geneticamente
modificados).Se os indivíduos transexuais consideram-se um "gênero",deve-se
considerar a criação de uma categoria esportiva equivalente ao seu "gênero".
Querem mutilação em massa de crianças , vai ser um caos social
Rapaz... vai vendo. - Ano: 2030 (ou menos) - Equipes de volei masculino (0 trans). Equipe de Volei feminino (12 trans);
Futebol masculino (0 Trans). Futebol feminino (quase todo mundo trans - um número que não sei dizer)
MMA masculino (vc acha que vai ter trans aqui mesmo?). MMA feminino (aff... vai vendo)
e por ai vai...
Os próprios transexuais não concordam com essas coisas.O problema
real é que tudo isso é parte de uma agenda obscura,não anunciada de
manipulação social,inversão de valores e desrespeito às leis naturais.
O próprio Pirula,que é cientista,não deu uma clara opinião sobre o
assunto.Tratar disso como simples polêmica é não querer expressar
sua própria opinião científica.O Pirula é um covarde "inteligentinho".
@@lucasgarciacanoba1459 estão querendo o povo preso na Matrix
@canal do pirula vc poderia fazer um vídeo falando da sua graduação como foi sua faculdade e tudo mais?
Raniel Lima up!
Up
Up
up
Quando não convém a opinião e inconclusiva..
porque ne? alguem tão imparcial quanto ele!
Rodrigo hendeges ele usou bases científicas pra fundamentar sua alegação.
Pqp, o cara apresentou inúmeros artigos e Cientificamente ficou inconclusivo
@@fabiolmf1 nego de direita fazer oq?
Na Netflix tem o "beastmaster brasil" homens e mulheres competem juntos e é óbvio que as mulheres nao tem chance alguma, sao 4 fases com 4 provas em cada, e a maioria das mulheres nao passam da 2 prova da primeira fase e as que passam não passam da primeira prova da segunda fase!
Thiago Luiz da Costa cara. Ali eles competem consigo mesmo. O fato de nenhuma ter conseguido fechar a fase, não tem nada a ver com isso. Se fosse uma competição só de mulheres ninguém iria chegar a final. Até alguém conseguir.
Thiago Dantas sério que vc não conseguiu interpretar o texto do Thiago?
Tenso
Roberson Augusto triste né kkkkk
Thiago Dantas cara no beastmaster só mostra qur desemprenho de homens e mulheres é diferente, enquanto vários homens conseguem completar as provas, nenhuma mulher ate agora conseguiu, e por mais que fosse uma competição só de mulheres, dificilmente alguma conseguiria chegar até o fim
Já viu a versão US? Não né?
um vídeo de 6 anos atrás onde vc achava que já tinha passado o momento de falar sobre, é hoje muito essencial 😅 ainda estou assistindo, não sei se tem vídeo novo sobre isso, mas vendo seu vídeo agora, tenho duas dúvidas:
1. vc fala sobre as determinações lá onde diz que está tudo bem caso toda a troca tenha sido feita antes da puberdade. Mas não é extremamente perigoso pro desenvolvimento do ser humano fazer isso antes da puberdade?
2. vc poderia fazer um vídeo atual, por gentileza? como o tempo passou, talvez hoje existam mais dados. Quero entender se realmente não existe vantagem caso os níveis hormonais e outras determinações estejam de acordo visto que esse ano saiu um relatório da ONU dizendo que atletas mulheres perderam mais de 900 medalhas para trans nas competições na categoria feminina. Se vc puder, gostaria que falasse também sobre o estudo "violência contra mulheres e meninas no esporte", que aparentemente mostra que mais de 600 atletas saíram prejudicadas, que as derrotas ocorreram em disputas em 29 esportes diferentes, em mais de 400 competições.
grata
Sugestão de leitura: leiam a "Ruína mental dos novos bárbaros" de Theodore Dalrymple e "1984" de George Orwell. Ambos convergem em um mesmo conceito, o fato de sermos obrigados a ver a grama na cor azul e a completa distorção da verdade.
Interressante, o poder do estado mudando a realidade, você vai acreditar no que eles querem que você acredite
familias adotivas estao tentando mudar a realidade por considerar criancas adotivas com filhos
Pirula, com o desligamento do sinal analógico, você pretende mudar a Tv do cenário?
Pedro Dias >> antena digital pra tv analógica existe.
kkkkkkkk
A tv dele já tá fora do ar
O cara é paleontólogo. A TV de tubo é um fossil decorativo.
@@charlelito isso tem 3 anos mano KKKKKKKKK
O esporte sempre lidou com injustiças eventuais. A maior preocupação no esporte, pra mim, é tbm sobre inclusão. Mulheres trans têm expectativa de vida 35 anos no Brasil. Se faltam estudos, deixa jogar. Agora esperar mais 10 anos? Esses pessoas não têm esse tempo.
Se não existe pesquisa suficiente para comprovar o desempenho do transexuais no esporte, então não deveria ser emplementado.
Vídeo TOP Rogerinho.
29:38 tenor não tem voz grave (na região de voz mais confortável para eles) , mas muitos tenores de ópera como o Pavarotti cantam com o que se chama de "tom escuro". Vozes graves são baixos e alguns barítonos
Obrigado por partilhar conhecimento.
Caro Jay V, a tessitura, não é determinada pelo alcance apenas. É algo muito mais ligado ao TIMBRE, que as notas que ele alcança.
No tênis a diferença entre o masculino e feminino é enorme. A velocidade com que a bola anda é imensa. Fora que o masculino chega a 5 sets, enquanto que no feminino dura 3 sets no máximo.
A própria sociedade ainda privilegia mulheres trans em detrimento de mulheres cis... O exemplo que dou é Laerte que alcançou a fama como homem e agora é a *melhor quadrinista do Brasil* invisibilizando o trabalho de muitas mulheres que desde que nasceram lutam contra o machismo e são hoje excelentes quadrinistas, como a Bianca Pinheiro (nunca ouviu falar?!). Em geral, os temas abordados pelas mulheres *cis* são menosprezados pela mídia, enquanto a transexualidade haha destaque (no caso de homens que viram mulher, não o contrário), mostrando mais uma vez que os homens tem escolha até de serem mulheres de quiserem, mas as mulheres nunca vão poder sair de seu lugar social. Ou por acaso você vê homem trans por aí ocupando lugar de homens *cis? Esse assunto me toca muito, pq para mim a verdadeira evolução é a gente acabar com essa coisa de lugar/roupa/banheiro/profissão de homem e mulher, e não a gente separar ainda mais a humanidade em homem x mulher. Quem nasce mulher sabe a luta que é ser reconhecida neste mundo como ser humano e ser social igual ao homem. As trans podem ter dificuldades, mas são privilegiadas em relação aos homens trans (considerados mulheres ao nascer, carregam a carga de machismo nas costas como as mulheres cis).
O Laerte, antes da transição, já era considerado um dos maiores quadrinistas da história do Brasil. Não é exagero dizer que era venerado inclusive por seus contemporânios. Depois de se entender como mulher, o máximo que aconteceu foi uma maior visibilidade do seu trabalho.
Laerte sempre foi famoso
existe a memória física que existe na Tifany, mas como não ajudaria no discurso, ficou de fora
e os cromossomos, que não tem operação que dê jeito. Pirula deve ter comprado o diploma...
@@robertoatallabjj cromossomos n definem a performance uma pessoa nos esportes, muito disso é definido por hormônios, ent dependendo de quando o tratamento hormonal é iniciado, da para a pessoa jogar sem ter vantagens.
@@nyui_arantes vai estudar fisiologia antes de tentar lacrar, quem nasce com cromossomos X e Y produziu hormônios masculinos desde o nascimento, nao vai ser um ou dois anos de tratamento que irão transformar um corpo masculino em feminino, a verdadeira ciência nao aceita ideologia. Trans jogando como se tivesse nascido mulher é o total escárnio, então vamos fazer ligas unisex e todo mundo contra todo mundo, e acaba essa palhaçada!
Adorei esse vídeo!!!! Como eu não havia visto antes? Sou personal trainer e pontuei exatamente as mesmas coisas!!! Parabéns Pirula!!!! Show demais!!!!
Eu acredito que deveria ter um time separado para trans para não ser injusto e com inclusão
Isso é segregação
@@erisvamp666mas as discussões sobre as biológicas são complexas e não sei se dá pra incluir, para mim todos os esportes seriam de grupos mistos e assim não teria o problema da discussão sobre inclusão de trans e mulheres no esporte
@@erisvamp666 Se for olhar por esse lado, não existiriam as Paraolimpíadas
Kkkkk como se descem espaço para isso vamos lá estudo básico sobre transgeneridade no Br é normal crianças trans de ate 13anos serem expulsas de casa principalmente pessoas trans femininas / mulheres trans mal somos bem recebidas(os) em ambiente escolar tendo uma evasão enorme outra embora o SUS algumas cidades faça acompanhamento piscologico e endócrinológico não é nem um pouco de fácil acesso e acabamos fazendo quase todo sem acompanhamento menos CRS que precisa se de ter um laudo tanto de um psicóloga tanto de psiquiatra afirmando que a pessoa é realmente trans fora que não teria muitos times interessados em uma subdivisão assim como agora de um 7anos pra cá que empresas começaram a criar vagas pra a população trans já que apenas 4%tem acesso ao trabalho formal embora em todo o brasil exista 3times de futebol esclusivo a pessoas trans masculinos/homens trans que competem tanto com homens tanto com mulheres até onde eu seie vi nos perfis
Dados da antra
O fato de um SER HUMANO masculino decidir que à partir de hoje será uma PESSOA do sexo feminino,, não quer dizer que seu CORPO FÍSICO acompanhe a mutação da sua PERSONALIDADE. A mesma estupidez inversa se daria se um SER HUMANO feminino que decida ser uma PESSOA do sexo masculino, passesse a LUTAR BOX numa categoria masculina.. A distinção de categoria não se dá pela PERSONALIDADE, e sim pelo SUPORTE FÍSICO. Não vejo polêmica na questão, vejo burrice.
Amei o vídeo 😍😍😍😍 Em meio a tanto retrocesso, a pessoas negando a ciência e querendo voltar a idade média, é bom saber que existe homens cis hetero normativos que abordam o tema da transgêneridade sem preconceitos e de maneira honesta e científica. Obrigada pelo conteúdo incrível, que é de enorme importância nos dias atuais ♥️♥️♥️♥️♥️
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK O COMENTÁRIO CONSEGUIU SER MAIS PATETICO QUE O VIDEO E DETALHE RETORCESSO É QUERER IMPOR ALGO IMORAL E DIGO LHE MAIS QUEM NEGA A CIÊNCIA SÃO VOCÊS QUERENDO AFIRMAR ALGO QUE NÃO EXISTE A CIÊNCIA JA PROVOU POR A + B QUE QUE TEM VNATAGEM SIM BANDO DE ACEFALO DO CRLH
ruclips.net/user/shortskafMp8RlfvQ?feature=share
Não se trata de preconceito falar o óbvio, ok q realmente tem idiotas que não querem trans em esportes por não gostarem. .as n é esse o pinto, o ponto é que homens e mulheres tem sim diferenças biológicas sendo trans ou não.
essa discussao nunca vai ter fim, e nao so em relaçao a pessoas trans. Mulheres podem ter maior produçao hormonal de testosterona, podem ter um cromossomo Y (o que nao necessariamente as faz homens, porque o cromossomo pode nao ter os efeitos que normalmente teria). Recomendo conferir o video do Atila sobre pessoas trans nos esportes
Um vídeo sem paixão, sem argumento ideológico e o mais imparcial possível que eu vi. Ótimo vídeo!
Parabéns! Você está concorrendo ao comentário idiota do ano.
e sem transfobia
esta com as duas bolas do saco dele na boca?
"SOL MUITO CLARO" - Pirula
maria clara pleonasmos 2018
rs boa
quem usou pleonasmo foi o Pirula
Cheguei atrasado, mas deu pra conferir q é mas um excelente vídeo do Pirula.
E eu ainda tá parecendo com Jesus Cristo, com essa luz aí. Kkkk
Eu não pago internet pra ver o Pirula não ter uma opinião formada!
Dewander de Assis ele tá promovendo um debate :)
Diogo Pinheiro foi uma simples brincadeira
Ele ta sempre nessa vidinha dele uhauhauahauh
Pirula, o medico que liberou a Tifani pra atuar disse ser contra. Mas a liberou pq as regras são essas. No artigo dele, ele explica várias coisas que passaram batidas no seu video
Passa o link fazeno favor?
Isso, nós trabalhamos com links ou nomes.
Segue o link!
www.google.com.br/amp/s/veja.abril.com.br/esporte/caso-tifanny-so-controle-de-testosterona-nao-tira-a-vantagem/amp/
Ele não disse explicitamente que é contra... Talvez nas entrelinhas disse que era injusto, mas ressaltou que também é importante incluir essas pessoas, como a Tifanny, uma vez que o esporte é a profissão dela.
Ciro Watanabe obrigado por colar o artigo. To no cell .
CORREÇÃO: Aos 27:38 vc fala do Hipismo Masculino. Esta modalidade não existe kkkkkk O Hipismo é o único esporte dos Jogos Olímpicos em que mulheres e homens competem juntos.
Corrigindo você, existe também a modalidade de duplas no Badminton (ou peteca), no caso em que as duplas são formadas por um homem e uma mulher.
Ahhh e aquela bocha bacana no gelo em olimpíadas de inverno!! Curling hehee
gabi iel , bem lembrado. Mas me referia a homens e mulheres competirem "contra" e não "juntos", usei a expressão errada. Nesse caso do badminton a competição é de equipes mistas contra equipes mistas. O tênis tbm tem isso.
Vinicius Dadalto , bem lembrado tbm. Acabei pensando apenas nos esportes dos jogos de verão, já q conheço quase nada dos de inverno kkkk
Ele da o máximo de informações que consegue e as pessoas reclamam dele por isso, não tem sede de conhecimento e querem vídeos de 5 minutos. Que triste.
Rolava mencionar Artes Marciais nessa discussao, Pirula... nao?
E ai Pirula onde esta a conclusão? Quando fere as bandeiras da esquerda vc relativiza e prefere não se manifestar.
Faz o seguinte, manda uma mulher trans disputar esportes masculinos ... chama uma mulher que se identifica como homem a disputar esportes masculinos, depois vem aqui discutir resultados
Vc n vale a saliva kkkk
Já acontece bobão só ver homens trans em esportes masculinos deixa de ser ignorante
@@killerqueen8008vc vê como se destacam quando se quer os homens trans aparecem em eventos mais profissionais. O seu argumento te refuta por si so kkkkkk
@@migueltenorio6477 tem homens trans q ficaram em melhores e receberam mtos títulos o fato é q n recebem mta atenção da mídia pq o problema sempre é a “injustiça” pra cima né
@@killerqueen8008 cita um homem trans que bateu um recorde mundial sobre atletismo que é extremamente disputado. Só um
É totalmente válida sua preocupação pelo método científico, buscas por pesquisas e tal.. mas por vezes essa preocupação nos cega pras constatações óbvias. Quando era homem e jogador não tinha nem longe o mesmo desempenho que tem agora como mulher e jogadora. Antes jogava com a altura da rede no masculino e agora joga com a altura da rede feminino que é quase 20cm mais baixa. Isso é tão óbvio que não precisa de pesquisas mirabolantes e chegar à conclusão que SIM, é injusto. Imagine vc tenista mulher, chegou à final de Roland Garros e descobre que o Roger Federer agora é trans e vai jogar a final contra vc. E aí, aceitaria?