Já fiz algo semelhante usando um relé, um transistor NPN, um diodo ultra rápido, resistores, além de 2 chaves p ligar e desligar. Tudo tirado de sucata de placa de tv. Liga direto na entrada da fonte com o contato do relé e se tiver algum curto no vcc ou ultrapassar a corrente máxima estabelecida p não danificar a fonte, ele desarma todo o circuito. É interessante o uso de mosfet para a turma nova. Circuito simples didático e funcional. Parabéns.!
Que bacana Eloy! Vou ver se eu faço esse circuito em uma caixinha, e vou usar ele na entrada de circuitos que eu estiver montando na protoboard. Assim, se eu ligar algo errado o circuito já mostra. Um abraço!
Muito bom! Já usei circuito com relé para proteção de curto e ligação invertida, mas a ideia com Mosfet é bem utilizado em equipamentos de campo onde o equipamento está sujeito ao uso incorreto por leigos
Muito legal a ideia, eu conhecia apenas a topologia com SCR, mas, usando esse componente, a sensibilidade à sobrecarga fica muito reduzida, então, para aumentar isso, é necessário um resistor shunt para detectar o aumento da corrente e cortar a condução do SCR por meio de um transistor, o que faz o circuito ter uma perda nesse resistor (não sei se essa perda é maior ou menor que a perda nesse MOSFET do circuito do vídeo, não fiz as contas). Mas enfim, gostei muito da ideia do circuito do vídeo, ainda mais por ser criativo ao ponto de reaproveitar os componentes de fontes de PC!
Parabéns, professor! Excelente como sempre. Sugestão: Poderia criar aula explicando como funciona o Bootstrap com mosfet/ transistor e driver IR2104. Obrigado
Eu tenho duas placas. Quero montar duas fonte de 33v 10A e fazê-las ficarem simétricas. Pensei em usar um sistema destes do tipo anti-curto, mas com relé de carro pra soltar a carga qdo pressionado. Como nas fontes profissionais. Olhei o datasheet e parece que esse mosfet IRFZ44N me atenderia muito bem desde que devidamente refrigerado. Qual seria o melhor no meu caso, esse projetinho com mosfet ou outro com relé ?
parabéns professor! fiquei imaginando uma série de possibilidades...se al invez de usar um botão, eu colocar um capacitor de capacitancia baixa ou alta, oq aconteceria?
Boa tarde , gosteria de saber se posso substituir um fusivel termico, ou pico fusivel ( aquele verdinho que parece um resistor) de 4 A por outro tipo. obrigado
Obrigado Elzio, nesta configuração não pode, precisaria regular os 24V para alimentar esse circuito com 12V e escolher um MOSFET de maior potência com dissipador par suportar a corrente de 10A.
olá mestre, será que este circuito com as devidas alterações funcionaria como proteção para um equipamento de teste de motor bldc que trabalha com uma tensão de 360vcc?
Professor, se o senhor fosse ler, com um microprocessador, a queda de tensão sobre um shunt, que varia de 0 até, no máximo 5 milivots, como o senhor faria isso? Se eu limitar a entrada a, digamos 4,7V, eu precisaria amplificar esses 5mV umas 940 vezes com um opamp. Isso é praticável?
Não tem, o crowbar geralmente é mais usado para proteger contra sobre tensão e sua ação é colocar em curto a entrada, queimando o fusível. Este já é bem diferente.
Até uns 3V deve funcionar bem nesse modelo, em alguns casos mudando o tipo do MOSFET, menos que isso precisaria reprojetar o circuito. Mas ele sempre vai precisar de uma tensão mínima para funcionar.
Realmente é bem simples o circuito, mas considero sempre com melhor didática, quando se desenha o circuito da esquerda pra direita, da mesma forma que se escreve, da forma que está me passa a impressão que foi tirado de alguma escola japonesa 😎
Rssrr, verdade Luiz, a questão é que pela disposição da bancada e restrições de espaço, o posicionamento da câmera à esquerda por enquanto não é viável.
Dessa aí eu discordei. A característica fundamental do fusível é abrir quando excedida uma determinada corrente numa faixa predeterminada de tensão, este circuito na realidade é uma proteção contra curto absoluto, visto que não é possível determinar a tensão e corrente de acionamento. Continua sendo útil, porém não condiz com o enunciado.
Já fiz algo semelhante usando um relé, um transistor NPN, um diodo ultra rápido, resistores, além de 2 chaves p ligar e desligar. Tudo tirado de sucata de placa de tv. Liga direto na entrada da fonte com o contato do relé e se tiver algum curto no vcc ou ultrapassar a corrente máxima estabelecida p não danificar a fonte, ele desarma todo o circuito.
É interessante o uso de mosfet para a turma nova. Circuito simples didático e funcional.
Parabéns.!
Boa solução Chacal! Obrigado!
Que bacana Eloy! Vou ver se eu faço esse circuito em uma caixinha, e vou usar ele na entrada de circuitos que eu estiver montando na protoboard. Assim, se eu ligar algo errado o circuito já mostra.
Um abraço!
É um projeto interessante Orlando! Muito obrigado por apoiar o canal!!! Abcs!
Muito bom. Funciona perfeitamente. Obrigado professor por mais uma bela aula de eletrônica.
Obrigado Evandro!
Grato Eloy!
Show de bola!
Abraço, ótimo fim de semana!
Obrigado Mario Sergio! Abcs!
Parabéns professor
Obrigado Igor!
Nossa que top muito pros projetos muito massa parabéns era o que eu ta procurando
Obrigado Enoreykson!
Parabéns professor! Sempre trazendo ótimos conteúdos e conhecimentos. 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado Demostenes!
Show! Me será útil na bancada. Grato pelos vídeos.
Obrigado!
Muito bom e MUITO UTIL !!! Obrigado por compartilhar
Obrigado!
Valeu!
Muito obrigado por apoiar o canal Josivaldo!
Muito bom! Já usei circuito com relé para proteção de curto e ligação invertida, mas a ideia com Mosfet é bem utilizado em equipamentos de campo onde o equipamento está sujeito ao uso incorreto por leigos
Obrigado Julian!
Muito legal a ideia, eu conhecia apenas a topologia com SCR, mas, usando esse componente, a sensibilidade à sobrecarga fica muito reduzida, então, para aumentar isso, é necessário um resistor shunt para detectar o aumento da corrente e cortar a condução do SCR por meio de um transistor, o que faz o circuito ter uma perda nesse resistor (não sei se essa perda é maior ou menor que a perda nesse MOSFET do circuito do vídeo, não fiz as contas).
Mas enfim, gostei muito da ideia do circuito do vídeo, ainda mais por ser criativo ao ponto de reaproveitar os componentes de fontes de PC!
Obrigado Renard!!
Sempre nos trazendo excelente trabalho. Parabéns!!!
Obrigado Ton!
Demorou pra turbinar minha fonte! Obrigado professor!
Valeu Valdinei!
Esse vídeo com esse projeto me deu uma ideia legal pra fazer com um triac e um fototriac pra utilizar na linha AC!!!! Muito bom!!!
Valeu Phillipe!
Genial, é como o contato de selo em comandos elétricos.
Valeu Marcos!
Show de bola !👍👏👏
Obrigado Vovô!
Muito bom mesmo
Obrigado!
Excelente circuito, parabéns pelos vídeos
Obrigado Dene!
Opa, obrigado pelo retorno..
Valeu Elzio!
TOP, tão simples que dá pra fazer o projeto até em simuladores
Com certeza! Obrigado.
Muito bom, falta agora com Mosfet P.
Fico no aguardo!
Obrigado Glauber! Os MOSFET tipo P são bem mais raros que os N no mercado, qual seria a vantagem de usar o P?
Não conhecia...
Muito bom esse circuito. :)
Obrigado Anacleto!
Muito show, vou fazer !!!
Valeu Paulo!
Valeu !!!! Muito útil !!!!!!
Obrigado José!
Interessante, atentando q a proteção é somente para "curto". Esse projeto para AC também seria interessante!
Obrigado! Correto!
@@Electrolab-Eletronica e se quiser embutir um dps nesse circuito, só colocar varistores?
Super 👍 c’est simple 👏👏👋
Merci mon ami!
PERFEITO
Obrigado Flávio!
MUITO OBRIGADO, MEU AMIGO, PELAS SUAS INFORMAÇÕES, TÃO IMPORTANTE 👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷♥️♥️
Obrigado Julio César!
Olá. UAUU... Super aula, Excelente explicação. Para o uso em tensões maiores tipo até 30 Vcc tenho que ajustar quais dos resistores?
Super obrigado.
Valeu Klaw! Acima de 30V é melhor colocar um 7812 regulado a alimentação do circuito, assim poderia ir até 40V.
Parabéns, professor! Excelente como sempre. Sugestão: Poderia criar aula explicando como funciona o Bootstrap com mosfet/ transistor e driver IR2104. Obrigado
Obrigado Roberto! Sugestão anotada!
Excelente.
Obrigado Mezek
Muito bom, já vou fazer o meu.👏👏👏
Valeu Sergio!
TamoJunto guerreiro
Obrigado!
Muito legal este projeto!
Obrigado Rosimar!
Valeu
Valeu Mendes!!
Adicionado a todos meus projetos futuros hahahaha
Rrrsrsrs, valeu Dr.!
EXCELENTE 🏆🏆🏆
Obrigado TA!
Olá Eloy, como vai? Gostei bastante do circuito, poucos componentes, facil de montar e adicionar a varios circuitos.
Forte abraço
Olá Arnaldo! Obrigado! Abcs!
Bem simples e funcional 👏👏👏👍
Obrigado Carlos!
Excelente...
Obrigado Rafael!
Muito bom 👏👏👏👏
Obrigado!
Interessante o circuito. Preciso mesmo de um circuito dessa natureza, que servisse de proteção em 220acv. Obrigado
Obrigado! Seria bem diferente em AC.
Parabéns pelo vídeo professor! pode disponibilizar algum circuito de proteção semelhante para a entrada de AC, na bancada?
Obrigado Antonio! Anotada a sugestão!
Eu tenho duas placas. Quero montar duas fonte de 33v 10A e fazê-las ficarem simétricas. Pensei em usar um sistema destes do tipo anti-curto, mas com relé de carro pra soltar a carga qdo pressionado. Como nas fontes profissionais. Olhei o datasheet e parece que esse mosfet IRFZ44N me atenderia muito bem desde que devidamente refrigerado. Qual seria o melhor no meu caso, esse projetinho com mosfet ou outro com relé ?
Para essa corrente e tensão recomendo o do relé.
Like sempre, um abraco
Obrigado Daniel!
parabéns professor! fiquei imaginando uma série de possibilidades...se al invez de usar um botão, eu colocar um capacitor de capacitancia baixa ou alta, oq aconteceria?
Obrigado Moises! Ele não funcionaria com a mera troca da chave pelo capacitor.
Ótima aula, poderia orientar onde comprar fios esmaltado, não encontro nem no mercado livre.
Obrigado Raimundo. Tente no Aliexpress.
Impossível assistir seus vídeos e não aprender nada, e tome Like
Valeu Reginaldo!
Boa tarde , gosteria de saber se posso substituir um fusivel termico, ou pico fusivel ( aquele verdinho que parece um resistor) de 4 A por outro tipo. obrigado
Olá Renato, não deve substituir, pois irá tirar a proteção original do circuito, embora se trocar, o aparelho funcione.
Já que o IGBT também tem o gate e eu tenho uma quantidade de IGBT razoável que retirei de TV de plasma.
Sim, é um componente diferente do MOSFET em outros aspectos, mas é uma boa experiência testar.
colocando um indutor em serie com o mosfet, no curto circuito a corrente atrasa e assim preserva a vida do mosfet
Sim, é um circuito minimalista, para usar com o mínimo de componentes, mas pode ser melhorado.
É possível ajustar o desarme para uma sobrecorretnte específica?
Neste circuito não é possível.
Ótimo vídeo! Não sei se falou, mas gostaria de saber qual é a corrente máxima que esse circuito conduz antes de abrir
Obrigado Adriano! Ele dispara sempre na corrente de curto e suporta correntes conforme a capacidade do Mosfet.
@@Electrolab-Eletronica excelente!!!
Ótima explicação,achei interessante o projeto,mas uma dúvida, com essas configurações pode entrar com uma fonte chaveada de 24V 10a?
Obrigado Elzio, nesta configuração não pode, precisaria regular os 24V para alimentar esse circuito com 12V e escolher um MOSFET de maior potência com dissipador par suportar a corrente de 10A.
Tube bem? Protegeria um relé de estado sólido?
Olá, ele protege contra curto circuitos apenas e é conectado na alimentação. Pode ser usado em qualquer dispositivo inclusive relés.
Bacana o circuito, mas se o curto manter constante na saída e ao apertar o reset não vai estourar o mosfet?
Valeu Samuel! Não vai acontecer nada, pois em curto o opto não ligaria e assim o Mosfet não armaria também.
Obrigado Djailson!
Legal da p fazer um arranjo com réle p n comsumir tanta corrente do mosfet
O consumo do Mosfet é irrisório, não faz muita diferença.
olá mestre, será que este circuito com as devidas alterações funcionaria como proteção para um equipamento de teste de motor bldc que trabalha com uma tensão de 360vcc?
Sim, seria possível, mas as alterações seriam muitas para trabalhar com tensão tão elevada.
@@Electrolab-Eletronica ok. irei tentar e se obter sucesso lhe aviso obrigado
Professor, se o senhor fosse ler, com um microprocessador, a queda de tensão sobre um shunt, que varia de 0 até, no máximo 5 milivots, como o senhor faria isso? Se eu limitar a entrada a, digamos 4,7V, eu precisaria amplificar esses 5mV umas 940 vezes com um opamp. Isso é praticável?
Sim, um amp op top pode fazer isso, inclusive a maior parte das entradas para instrumentação são feitas com amp ops com Fets.
legal....isso é um circuito de selo.
Obrigado!
Daria pra colocar um timer com o 555.....?
Sim, é possível.
@@Electrolab-Eletronica legal...faz esse projeto pro canal......
Que projeto exatamente e qual o propósito? O 555 como timer pode entrar um múltiplas situações em sistemas de proteção como este.
@@Electrolab-Eletronica Acho que o Leandro quis dizer para implementar timer para rearmar automaticamente o circuito
Tem a mesma função de um crow bar?
Não tem, o crowbar geralmente é mais usado para proteger contra sobre tensão e sua ação é colocar em curto a entrada, queimando o fusível. Este já é bem diferente.
Quantos amperes ele suporta, tô pensando em usar no meu caminhão 12 v x 150A
Não seria indicado para correntes tão elevadas como essa. No máximo 20A com MOSFET adequado e dissipador.
E para tenções menores de 5v?
Até uns 3V deve funcionar bem nesse modelo, em alguns casos mudando o tipo do MOSFET, menos que isso precisaria reprojetar o circuito. Mas ele sempre vai precisar de uma tensão mínima para funcionar.
qual amperes que esse circuito suporta
Limitado ao MOSFET, na prática em torno de 5 a 10A, com dissipador, dependendo do modelo.
Ele suporta ate que tencao de entrada no máximo
Esse modelo, até uns 20V, precisaria ajustar os resistores para não danificar o opto em tensões mais altas.
Realmente é bem simples o circuito, mas considero sempre com melhor didática, quando se desenha o circuito da esquerda pra direita, da mesma forma que se escreve, da forma que está me passa a impressão que foi tirado de alguma escola japonesa 😎
Rssrr, verdade Luiz, a questão é que pela disposição da bancada e restrições de espaço, o posicionamento da câmera à esquerda por enquanto não é viável.
Seria possível utilizar um IGBT utilizando esse arranjo.
Pode experimentar, alguns modelos podem funcionar, mas vai depender das características dele.
FUNCIONA COM FONTE VARIÁVEL DE 0 a 30V. /10A. ?
Não serve, o ideal é fonte fixa entre 5 e 20V.
Obrigado!@@Electrolab-Eletronica
show
Obrigado Alexandre!
TOP d+++++
Obrigado Fernando!
Desculpe me mas o q define a corrente de corte ?
Olá Julio, a corrente de curto circuito. Esta é uma proteção contra curtos.
@@Electrolab-Eletronica ok, eu me desviei e perdi o contexto , um abraço obrigado.
Mas agora, falando sério, fiz alguma coisa nesse sentido aí com tiristor...creio que seja mais eficiente como chave
É possível, mas em DC o mosfet é excelente por sua baixíssima resistência de condução Rdson.
👍👍
Obrigado!
Humm, vou tentar substituir esse mosfet por um relê, quem sabe funciona em AC.
Neste modelo de circuito não funciona em AC.
Poderia ter ligado e ter tirado a carga para ver o consumo do fusível.
É irrisória, praticamente desprezível. muito menor que muitos stand-bys por aí.
Dessa aí eu discordei.
A característica fundamental do fusível é abrir quando excedida uma determinada corrente numa faixa predeterminada de tensão, este circuito na realidade é uma proteção contra curto absoluto, visto que não é possível determinar a tensão e corrente de acionamento.
Continua sendo útil, porém não condiz com o enunciado.
Faz sentido, por isso coloquei o fusível entre aspas.
Professor "eu não gostei da cor do desenho" "eu não gostei da cor dessa ferramenta na sua mão" mimimi mimimi....
Vamos encher linguiça, é velho e bom fuzível indo pras cucuias.
Sim, aqui ele é dispensável.
Putzzzzz..... Quem não acha defeito , inventa kkkk só não faz melhor....mas acha problemas até na posição do esquema PQP kkkkkkkk
Rsrsr! A vida é assim mesmo.
Olá, me passe seu e-mail por favor, quero falar com você ou então envie um e-mail pra mim. Obrigado
Olá Leo, dê uma conferida na aba sobre do canal para o e-mail de contato. Obrigado.
Valeu!
Muito obrigado Marcelo, por apoiar o canal!!