Parabéns pelo vídeo, muito instrutivo. Vou relatar meu caso, que até merecia um vídeo, mas não tenho "as manha" hehe. Uso uma serra de meia esquadria Dewalt DWS780, de 1675 Watts em 220 Volts para cortar muitas peças pequenas de madeira para artesanato, um liga/desliga constante, e às vezes percebia sobreaquecimento do motor, então construí um softstarter semelhante a esse, mas tive que confeccionar um resistor de 14 Ohms com fio de níquel cromo - resistência queimada de chuveiro - enrolado em uma peça de cerâmica. Em 1,5 segundo fica incandescente, mais de 500 Watts dissipados, mas suavizou a partida de uma forma impecável. Essa serra não é barata, então já deveria ser fornecida com partida suave integrada.
impressionante a forma que vc ensina, nos mínimos detalhes parabéns Que Deus abençoe seu canal muitíssimo para que nos iniciantes,e profissionais do ramo continue usufruindo dos seus vídeos de extrema qualidade .
Parabéns pelo vídeo! Estou querendo montar vários circuitos desse com algumas modificações com tempo maior de uns 10 segundos, para temporizar a entrada dos meus equipamentos como tv, geladeira, computador etc. porque as vezes a energia da concessionária daqui começa a fazer "pisca-pisca" e tenho que sair correndo tirar tudo da tomada pra não queimar.
Olá professor ótimo video... Fontes de TVs e muitos inversores de frequência usam esse circuito. Mais conhecido em meio técnico como circuito pré carga...
Obrigado Eugenio! A razão pela qual nos referimos principalmente à corrente alternada e não à tensão alternada é porque a corrente é o aspecto da eletricidade que realmente realiza o trabalho em dispositivos elétricos. A tensão, embora importante, é simplesmente a diferença de potencial elétrico entre dois pontos e não realiza trabalho diretamente em dispositivos. É a corrente que flui através dos componentes elétricos e eletrônicos que fornece a energia necessária para operá-los. Portanto, quando falamos sobre a energia da tomada, é mais relevante mencionar a corrente alternada, já que é isso que realmente alimenta nossos dispositivos elétricos e realiza o trabalho desejado. No entanto, a tensão alternada também é uma parte essencial do sistema elétrico, pois é ela que impulsiona a corrente através dos fios e cabos elétricos.
Eu fiz em uma potência de som de auto consumo usando após ligar um disjuntor com uma resistência de chuveiro em paralelo com o disjuntor sempre ao ligar o equipamento deixando o disjuntor desligado a energia passando pelaresistencia de chuveiro ao equipamento estar energizado e os capacitores carregados daí eu ligo o disjuntor com isso evitando o baque e não danifica os capacitores o meu aqui funcionou com uma resistência de chuveiro em paralelo com o disjuntor ok !!!🙏🙏🙏
Sim, termistores são muito usados, o problema é que se ligar e desligar repetidamente, o termistor ficará aquecido perdendo temporariamente a sua função de amortecer a partida.
Gratidão professor pelo otimo video. Quero ligar minha geladeira convencional neste circuito. O correto é ligar direto nos bornes do compressor/motor ou na entrada de energia(tomada) da geladeira? Gratidão
Muito interessante a soft starter... Pesquisando sobre motores, acabei encontrando o KEPPER MOTOR. *Faz um vídeo dele, seria super interessante, ver você destrinchar ele...* 👍
Estou pensando em fazer um e ligar uma serra circular com motor de escovas e potência de 1800 Watts. Será que consigo fazer com este esquema? Claro modificando a saída e usando um relé e uma resistência maior na saída
Obrigado Américo! Depende da tensão de trabalho da carga. Uma carga de 0,2 ohms vai ter uma corrente muito alta e por consequência uma potência alta também. Mas a vantagem é que o resistor Shunt funciona por pouquíssimo tempo, com isso não seria de fato a potência total do circuito. Mas já adianto que resistores de fio da ordem de 15 Wou 20W serviriam para a maioria das aplicações. Calcule a corrente total com os 0,2ohms + o valor do shunt, com a tensão de alimentação e com isso é possível saber a potência máxima. O resistor pode ter com certa segurança algo em torno de 50% dessa potência, salvo se houver correntes de partida muito mais elevadas.
Outra opção seria um transformador saida 9Vac 100ma-200ma de placa de ar condicionado, ficaria uma fonte com secundario isolado da rede e o trafo é muito facil de encontrar
Ola. Bc poderia produzir uma placa destas para utilização em Nautimodelismo? Tenho um motor de partida para motor a combustão zenoah que funciona mas as vezes quebra a engrenagem do motor DC que gira e eixo do virabrequim do motor a gasolina. Acredito que seja por causa do pico de início. A própria inércia do sistema é demais para a engrenagem do motor elétrico. Se eu limitar a partida acredito que isso resolva. Motor 12V pequeno. Gostaria muito de poder comprar esta solução. Grato.
Estou pensando em criar um desses para compressor 12V de geladeira. A minha está gerando pico de 20A e está queimando o fusível 20A do carro. Acredito que tenha que fazer um bypass da "caixinha" que vem em conjunto com o transformador.
Muito legal esse circuito meu amigo! Eu nunca montei um soft starter. Já vi outros amigos, que usam circuitos desse tipo em equipamento em amplificadores HF ( Lineares ). Já deixando o meu like! Até breve!
Tenho uma dúvida um capacitor de poliéster é ligado a uma tensão de 127vac (fase e neutro) ao ser desligado ele se mantém carregado , se fosse numa tensão dc, eu entenderia e concordaria mas como pode numa alternada?
Os capacitores não polarizados, como os de poliéster, vão carregar ora em um sentido da corrente alternada e ora no outro sentido, invertendo a polaridade, mas permanecerão carregados e variando os pólos.
Ótimo circuito, simples e funcional! Sei que o princípio é diferente, mas como se protege componentes sensíveis, como um diodo laser, desse pico inicial? EDIT: Valeu pela resposta! Vou estudar mais essa aplicação dos diodos.
Seria muito interessante ver o funcionamento em AC, eu utilizo um inversor que já fica sobrecarregado com a corrente de partida da geladeira, mas com esse soft starter poderia ligar uma bomba d'agua junto, muito bons seus videos, estou sempre acompanhando, faço tecnico em eletronica e me ajuda muito :D
@@Electrolab-Eletronica eu montei o circuito (fiz uma pcb), e primeiramente funcionou, mas percebi que algumas vezes o rele não acionava, fui medir a tensão no rele e estava só 7,5V sendo que na fonte sai 13,5-14V, isso só pode ser problema no transistor certo? n era pra dar toda essa queda de tensão
extremamente interessante, esse soft starter funciona com motes de geladeira e ar condicionado? Eu acredito que as geladeiras DC usam essa técnica, pois vejo que 1 ou 2 segundos antes do motor girar o consumo aumenta levemente. Tenho uma resfriar 12/24v e ela consome em média 3.5A em 12V, muito econômica. isso não substituiria um banco de supercapacitores? acredito que o consumo em aberto e o preço de construção valeria muito a pena.
Há muitas formas de fazer, algo bem básico que veio a mente seria um circuito com um amplificador operacional, com o sinal de áudio na entrada não inversora e na inversora um divisor resistivo com um valor fixo limite para acionar a saída. Na saída, um transistor driver com um relé acionando o amplificador, que estaria desligado inicialmente, mas já com volume pré ajustado. Para que esse circuito não desligasse num momento de silêncio no áudio, ainda teria que por um timer nesse relé (talvez com um 555), para que garantisse que o amplificador ficasse ligado por mais algum tempo, mesmo com silêncio no áudio, do contrário ele ficaria ligando e desligando. Só não faço o projeto, mas a ideia é essa.
Bom dia, consigo gerar uma terceira fase eletronicamente em um conversor de monofásico para trifásico para partida de motores? O pessoal usa capacitores permanentes para gerar a terceira fase e eletrolítico para ajudar a partir. Só que o motor perde potencia.
Olá Oliver, precisa alterar para AC, incluindo uma fonte de alimentação, conforme comentei por volta de 6:48 no vídeo. E dimensionar o R3 para suportar a carga.
Sim, é possível. Lembrando que a alimentação depois do relé pode ser independente da alimentação do soft start, e por isso a ligação direta que tem no esquema pode ser interrompida e usar duas alimentações em separado.
Esse dado não é especificado. O quanto o relé suporta depende muito do relé, da marca e construção dele, na prática sabemos que em geral resistem bem de 20 a 30% acima do valor nominal, ou até mais. Mas isso diminuirá a vida útil do componente.
Uso um relé com a tensão de trabalha que deseja e ajuste R2, que faz a polarização do transistor, conforme a tensão, para que tenha corrente suficiente para acionar.
Este modelo do vídeo opera somente em CC. O limite da potência depende do relé, para corrente alternada precisaria modificar o circuito, eu chego a comentar no vídeo o que pode ser feito nesse caso.
Conteúdo top! Agora vamos pra um nível Hard! Se for pra um motor AC trifásico só usando eletrônica, sem contactor kkkkkkk me tira a dúvida: Posso colocar três reles um para cada fase, três resistores de pontencia um para cada fase também e um circuito único para comandar os três reles de uma una vez, agora a pergunta é como fazer uma fonte com regulador de tensão para rede 380V fase+fase ?
Obrigado! Não pode, seria um projeto bem mais complexo e síncrono, para manter as fases corretas. Veja que os modelos comerciais de soft starter para motores trifásicos, dependendo da potência, custam de 3 a 7 mil reais.
Você monta e vende ? Estou precisando algumas assim. Tenho um equipamento com motor 12V (consumo de 5A com carga segundo datasheet), as vezes ele aciona com carga e a minha fonte desarma. Já coloquei fonte de 15A e mesmo assim ainda desarma.
Mestre, será que o motor partirá em carga, com a limitação da corrente , cai a tensão da partida do motor, e talvez ele não parta em carga. O que você acha.
@@Electrolab-Eletronica Então, mas quando parte em vazio, se você calculou o resistor com carga máxima, o que acontece é dá pico de corrente , com o resistor que se calculou. Não tem meio termo, se calcula com carga , sem carga dá pico de corrente, se calcula sem carga, quando tem que partir com carga, não parte, pois a corrente vai a valores muito baixa.
Saudações! Amigo uma pergunta, poderíamos substituir o relé por um mosfet, fazendo com que a "subida" de corrente ocorra gradativamente até atingir a nominal. Grato.
E se colocar um transistor no lugar do transistor R3? Não daria pra fazer o transistor aumentar sua condutividade progressivamente por 1s e dpois o rele acionar?
Esse circuito funciona somente para correntes altas? Testei com 2A e fica somente esquentando o resistor de 4r7, vou testar com um resistor de 1 para ver se dá certo!
Funciona com qualquer corrente. Lembrando de dimensionar o resistor para a potência dissipada. O resistor deve atuar por pouco tempo, de 1 a 2s, depois disso a carga passa direto pelo relé. Se está aquecendo, é porque não foi desconectado do circuito no disparo do relé.
@@Electrolab-Eletronica Fiz a medição na parte do relé e não chega a zerar para ele atuar, ele fica em uma tensão e começa a diminuir lentamente, na base do tip41c tensão de 0,600mv, no coletor a tensão que fica baixando lentamente e emissor 0v, comprei novo o tip! Vou testar com outro.
Para AC ele precisa ser alimentado por uma fonte externa e o R3 só muda em função da corrente de trabalho da carga e não por que é AC. Esse circuito não suporta 6000W, precisaria redimensionar tudo.
@@Electrolab-Eletronica Legal, mas tem como chegar em uma potencia perto disso? pq tenho cerra circular e policorte que dão um coice muito forte e queria amenizar isso... muito obrigado pela resposta.
Sim, é possível mas bem difícil, precisa usar um relé que suporte 6000W nos seus contatos e um R3 de altíssima potência e com dissipador, já que nos instantes de partida quem vai segurar a carga é o R3, o que acaba sendo o grande limitador nesse caso.
@@Electrolab-Eletronica eu tenho uma serra da maquita e ela parte bem suave, já pensei em desmontar para descobrir como é o sistema dela mas ai ela perde a garantia.
Olá João, de forma avulsa, tem o programa do RUclips chamado "Valeu demais", que basta clicar no coração que aparece nos vídeos que você gostou aqui no canal, bem perto do botão de like e lá é possível fazer uma contribuição pontual, onde você escolhe o valor. E depois vai aparecer para mim em destaque. Agradeço desde já o apoio!!
Sim, dá para calcular pela constante RC com R2 e C1. Ou mais fácil colocar um trimpot de 100K no lugar de R2 para ajustar o tempo conforme a sua necessidade
olá simulei esse projeto no protheus e liwire deu mesmo bug, o relé nao arma porque o coletor do tip esta positivo, onde era pra ter referencia 0v ao terra ou seja esta sendo aplicada ao relé 2 tensoes positivas sendo dc , ao contrário si fosse ac o relé acionaria
Pois é, por essas é por outras que nem sempre os simuladores são confiáveis. O circuito está correto e funciona perfeitamente, como comprovado na prática. O que ocorre é o seguinte, inicialmente o relé está aberto justamente por estar o TIP31 em corte e a ddp na bobina do relé ser zero volts. Após a carga do capacitor (1 ou 2 segundos), o TIP conduz e leva um dos terminais da bobina ao terra, com uma queda de 0,7V entre coletor e emissor, fazendo com que o relé arme normalmente.
Eu não recomendaria para uma potência tão elevada este tipo de circuito, mas se fosse usar e for AC precisaria de uma pequena fonte para alimentar o circuito e usar um R3 de fio de alta potência com dissipador para suportar o pico na partida.
CA apenas comentei como alternativa, não entrei em detalhes, já que o projeto é para CC. Em CA basicamente você alimenta o conjunto com uma fonte de 12V separada e a comutação do CA fica apenas nos contatos do relé. Certamente um novo vídeo sobre esse aspecto ajudaria.
Parabéns pelo vídeo, muito instrutivo.
Vou relatar meu caso, que até merecia um vídeo, mas não tenho "as manha" hehe.
Uso uma serra de meia esquadria Dewalt DWS780, de 1675 Watts em 220 Volts para cortar muitas peças pequenas de madeira para artesanato, um liga/desliga constante, e às vezes percebia sobreaquecimento do motor, então construí um softstarter semelhante a esse, mas tive que confeccionar um resistor de 14 Ohms com fio de níquel cromo - resistência queimada de chuveiro - enrolado em uma peça de cerâmica.
Em 1,5 segundo fica incandescente, mais de 500 Watts dissipados, mas suavizou a partida de uma forma impecável.
Essa serra não é barata, então já deveria ser fornecida com partida suave integrada.
Obrigado Renato! Boa solução, de fato elas já deveriam ter esse recurso se fábrica!
impressionante a forma que vc ensina, nos mínimos detalhes parabéns
Que Deus abençoe seu canal muitíssimo para que nos iniciantes,e profissionais do ramo continue usufruindo dos seus vídeos de extrema qualidade .
Muito obrigado Jeferson!
Parables pela explanação muito bem detalhada, com possiveis complements.
Obrigado Marcos!
@@Electrolab-Eletronica Tomara que outros apresentadores de projetos siga o teu exemplo
Parabéns pelo vídeo! Estou querendo montar vários circuitos desse com algumas modificações com tempo maior de uns 10 segundos, para temporizar a entrada dos meus equipamentos como tv, geladeira, computador etc. porque as vezes a energia da concessionária daqui começa a fazer "pisca-pisca" e tenho que sair correndo tirar tudo da tomada pra não queimar.
Obrigado Luciano! Pode ser uma boa prática.
Olá professor ótimo video...
Fontes de TVs e muitos inversores de frequência usam esse circuito.
Mais conhecido em meio técnico como circuito pré carga...
Obrigado Hyamachia!
Amei o vídeo como sempre. Gostava de saber o motivo de sempre dizermos Corrente Eléctrica Alternada e não Tensão Eléctrica Alternada.
Obrigado Eugenio! A razão pela qual nos referimos principalmente à corrente alternada e não à tensão alternada é porque a corrente é o aspecto da eletricidade que realmente realiza o trabalho em dispositivos elétricos. A tensão, embora importante, é simplesmente a diferença de potencial elétrico entre dois pontos e não realiza trabalho diretamente em dispositivos. É a corrente que flui através dos componentes elétricos e eletrônicos que fornece a energia necessária para operá-los. Portanto, quando falamos sobre a energia da tomada, é mais relevante mencionar a corrente alternada, já que é isso que realmente alimenta nossos dispositivos elétricos e realiza o trabalho desejado. No entanto, a tensão alternada também é uma parte essencial do sistema elétrico, pois é ela que impulsiona a corrente através dos fios e cabos elétricos.
Muito bom, pretendo construir um destes no futuro pra motores AC.simples e útil. Valeu!!
Obrigado Francisco!
Obrigado, muito bom vídeo. A frase no titulo do vídeo: "E não é mentira!!!" nem era preciso mestre, vindo de ti não vejo nessecidade no momento... !
Obrigado Rodrigo! Sim, essa frase vou remover, ele estava aí por que o vídeo foi publicado no dia 1° de abril! Rsrsr
Muito bom prof. Sua didática é ótima.
Obrigado Luis!
Eu fiz em uma potência de som de auto consumo usando após ligar um disjuntor com uma resistência de chuveiro em paralelo com o disjuntor sempre ao ligar o equipamento deixando o disjuntor desligado a energia passando pelaresistencia de chuveiro ao equipamento estar energizado e os capacitores carregados daí eu ligo o disjuntor com isso evitando o baque e não danifica os capacitores o meu aqui funcionou com uma resistência de chuveiro em paralelo com o disjuntor ok !!!🙏🙏🙏
Interessante solução Paulo!!
Já vi esse circuito dentro de um som Samsung,só que no lugar do resistor tinha um termistor em paralelo com os contato normalmente aberto do relé.
Sim, termistores são muito usados, o problema é que se ligar e desligar repetidamente, o termistor ficará aquecido perdendo temporariamente a sua função de amortecer a partida.
Mano adoro seus videos e principalmente os backing track kakakak! se tem q passar essa playlist ai... abraço man!
Rsrsrsr, valeu Francisco!! Abcs!
A didática do vídeo é excelente. A explicação detalhada do circuito é de grande valia!
Parabéns pelo vídeo!
Obrigado Marcelo!
Gratidão professor pelo otimo video.
Quero ligar minha geladeira convencional neste circuito.
O correto é ligar direto nos bornes do compressor/motor ou na entrada de energia(tomada) da geladeira?
Gratidão
Obrigado! Esse circuito é somente para uso em 12V. Para uso em A/C necessita de modificações nas ligações e no R3.
Excelente video
Obrigado Fabrício!
Electrolab sempre vídeo util...gratidão sempre...
Obrigado Milton!
E o torque em baixa velocidade com carga é bom ? Parabéns por compartilhar vlw
Depende do motor, em geral não atrapalha a partida.
Muito interessante a soft starter... Pesquisando sobre motores, acabei encontrando o KEPPER MOTOR.
*Faz um vídeo dele, seria super interessante, ver você destrinchar ele...* 👍
Obrigado ! Sugestão anotada!
Que bacana!
Um abraço!
Obrigado Orlando!
Muito bom este circuito.
Gostaria de saber se consigo aplicar isso em um relé de estado sólido para correntes maiores.
Obrigado Juliano! Se for para adaptar um relé para disparo da carga, sim, é possível.
Estou pensando em fazer um e ligar uma serra circular com motor de escovas e potência de 1800 Watts.
Será que consigo fazer com este esquema? Claro modificando a saída e usando um relé e uma resistência maior na saída
Excelente Eloy.Qual a dissipação dos resistores shunt em série com a carga de 0.2 ohms?Grato.
Obrigado Américo! Depende da tensão de trabalho da carga. Uma carga de 0,2 ohms vai ter uma corrente muito alta e por consequência uma potência alta também. Mas a vantagem é que o resistor Shunt funciona por pouquíssimo tempo, com isso não seria de fato a potência total do circuito. Mas já adianto que resistores de fio da ordem de 15 Wou 20W serviriam para a maioria das aplicações. Calcule a corrente total com os 0,2ohms + o valor do shunt, com a tensão de alimentação e com isso é possível saber a potência máxima. O resistor pode ter com certa segurança algo em torno de 50% dessa potência, salvo se houver correntes de partida muito mais elevadas.
Olá Prof. boa aula
Obrigado José Carlos!
Aula Fantástica, Prof. Eloy! 👨🏾🎓👨🏽🔧
Obrigado amigo!
Top vídeo, top canal ! Parabéns !! E claro, aquele like maneiro !! Abraço a todos.
Obrigado Carlos!
Excelente vídeo! Caso faça em AC abra mais o tempo do osciloscópio para vermos a diferença de corrente quando o relé ligar! Super abraço! Sou seu fã!
Obrigado Adriano!!
Top este circuito é o que eu preciso, gratidão
Valeu Elidio!
Muito útil. Simples e efetivo!
Valeu Wilson!
Cara, valeu a pena eu me inscrever no canal!!!
Valeu Wendel!
Parabéns pelo projeto .
Obrigado Hugo!
Outra opção seria um transformador saida 9Vac 100ma-200ma de placa de ar condicionado, ficaria uma fonte com secundario isolado da rede e o trafo é muito facil de encontrar
Boa dica!
Ola. Bc poderia produzir uma placa destas para utilização em Nautimodelismo? Tenho um motor de partida para motor a combustão zenoah que funciona mas as vezes quebra a engrenagem do motor DC que gira e eixo do virabrequim do motor a gasolina. Acredito que seja por causa do pico de início. A própria inércia do sistema é demais para a engrenagem do motor elétrico. Se eu limitar a partida acredito que isso resolva. Motor 12V pequeno. Gostaria muito de poder comprar esta solução. Grato.
Olá, eu não faço serviços os projetos fora do canal, mas agradeço o interesse.
Estou pensando em criar um desses para compressor 12V de geladeira. A minha está gerando pico de 20A e está queimando o fusível 20A do carro. Acredito que tenha que fazer um bypass da "caixinha" que vem em conjunto com o transformador.
Pode ser uma boa opção!
Já me inscrevi no canal e lasquei um Like Certeiro Brother antes de assistir o vídeo!!!
Obrigado Paulo! Seja bem-vindo ao canal!
Muito legal esse circuito meu amigo!
Eu nunca montei um soft starter.
Já vi outros amigos, que usam circuitos desse tipo em equipamento em amplificadores HF ( Lineares ).
Já deixando o meu like!
Até breve!
Valeu Michel!
Tenho uma dúvida um capacitor de poliéster é ligado a uma tensão de 127vac (fase e neutro) ao ser desligado ele se mantém carregado , se fosse numa tensão dc, eu entenderia e concordaria mas como pode numa alternada?
Os capacitores não polarizados, como os de poliéster, vão carregar ora em um sentido da corrente alternada e ora no outro sentido, invertendo a polaridade, mas permanecerão carregados e variando os pólos.
Does this soft start circuit work for induction motors as well?
Sure, specially for small motors.
Ótimo circuito, simples e funcional!
Sei que o princípio é diferente, mas como se protege componentes sensíveis, como um diodo laser, desse pico inicial?
EDIT: Valeu pela resposta! Vou estudar mais essa aplicação dos diodos.
Obrigado! Em geral com diodos.
Olá bom dia! Eu gostaria de saber se teria como utilizar em um motor de partida de carro? Parabens por seu trabalho.
Bom dia! Não é recomendado para este circuito, a corrente é muito elevada em motores de arranque.
Muito bom, será mesmo interessante também um sistema desses em AC.
Obrigado! Sim, a adaptação é bem simples.
Boa. Se voce fizer um video do circuito para comandar cargas em AC vai ser legal, embora a explicação deste ja foi bastante satisfatória.
Obrigado Marcio!
Da para fazer no ar condicionado normal? Transformar ele num inverter?
Para este circuito não dá.
Seria muito interessante ver o funcionamento em AC, eu utilizo um inversor que já fica sobrecarregado com a corrente de partida da geladeira, mas com esse soft starter poderia ligar uma bomba d'agua junto, muito bons seus videos, estou sempre acompanhando, faço tecnico em eletronica e me ajuda muito :D
Valeu Henrique, seja sempre bem-vindo!
@@Electrolab-Eletronica eu montei o circuito (fiz uma pcb), e primeiramente funcionou, mas percebi que algumas vezes o rele não acionava, fui medir a tensão no rele e estava só 7,5V sendo que na fonte sai 13,5-14V, isso só pode ser problema no transistor certo? n era pra dar toda essa queda de tensão
Fenomenal!.. 🙂👍👏🤝👆
Obrigado!
posso colocar esse circuito em tranca de portao com chaves Chave Push Botton Liga Desliga
Sim, pode.
extremamente interessante, esse soft starter funciona com motes de geladeira e ar condicionado?
Eu acredito que as geladeiras DC usam essa técnica, pois vejo que 1 ou 2 segundos antes do motor girar o consumo aumenta levemente. Tenho uma resfriar 12/24v e ela consome em média 3.5A em 12V, muito econômica.
isso não substituiria um banco de supercapacitores? acredito que o consumo em aberto e o preço de construção valeria muito a pena.
Olá Flavio, pode ser usado com motores A/C, mas precisa de adaptação, conforme comentei.
Ótimo projeto
Obrigado Ailton!
Valeu Eloy! Exercício divertido. []s
Obrigado Mendes! Abcs!
Muuuito bom!👍
Obrigado Anderson!
Acho que um desses para motores de geladeira comum seria interessante
Sem dúvida, há inclusive alguns módulos comerciais para geladeiras.
Professor estou querendo fazer circuito de sonorizacao que deixo amplificador ligado em staby ele liga automaticamente só se houver mídia
Projeto interessante.
@@Electrolab-Eletronica vc tem como dar ideia nesse projeto, circuito tenho usar???
Há muitas formas de fazer, algo bem básico que veio a mente seria um circuito com um amplificador operacional, com o sinal de áudio na entrada não inversora e na inversora um divisor resistivo com um valor fixo limite para acionar a saída. Na saída, um transistor driver com um relé acionando o amplificador, que estaria desligado inicialmente, mas já com volume pré ajustado. Para que esse circuito não desligasse num momento de silêncio no áudio, ainda teria que por um timer nesse relé (talvez com um 555), para que garantisse que o amplificador ficasse ligado por mais algum tempo, mesmo com silêncio no áudio, do contrário ele ficaria ligando e desligando. Só não faço o projeto, mas a ideia é essa.
@@Electrolab-Eletronica nossa professor vc e engenheiro mesmo obrigado viu pela ideia
Ele funciona como temporizador tbm,retirando r3 do circuito? Feito para demorar um tempinho pra ligar o relé somente? Obrigado!
Sim, pode ser usado nesse caso como temporizador rápido.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado!
Bom dia, consigo gerar uma terceira fase eletronicamente em um conversor de monofásico para trifásico para partida de motores? O pessoal usa capacitores permanentes para gerar a terceira fase e eletrolítico para ajudar a partir. Só que o motor perde potencia.
Olá esse circuito originalmente é para corrente contínua.
Muito bom amigo . Como ficaria o circuito desse para geladeira ou ar condicionado
Olá Oliver, precisa alterar para AC, incluindo uma fonte de alimentação, conforme comentei por volta de 6:48 no vídeo. E dimensionar o R3 para suportar a carga.
Ótimo.
Obrigado Carlos!
Professor, seria possível modificar esse circuito para alimentação com apenas 5V?
Sim, é possível. Lembrando que a alimentação depois do relé pode ser independente da alimentação do soft start, e por isso a ligação direta que tem no esquema pode ser interrompida e usar duas alimentações em separado.
top o projeto, parabéns!!!
Obrigado!
Ótima aula!
Obrigado David!
Qual seria a aplicação para este circuito? Vlw
Eu explico com detalhes nos primeiros minutos do vídeo.
Qual a porcentagem de tensão máxima que é permetido, sem queimar a bobinaem funcionamento de um relé 5 VDC?
Esse dado não é especificado. O quanto o relé suporta depende muito do relé, da marca e construção dele, na prática sabemos que em geral resistem bem de 20 a 30% acima do valor nominal, ou até mais. Mas isso diminuirá a vida útil do componente.
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Existe circuitos para de montagem caseiro para acionar motores de drones
Certamente, não tenho nenhum no momento, mas é possível encontrar na internet.
Como posso dimensionar um circuito desses parar funcionar com outras tensões DC?
Uso um relé com a tensão de trabalha que deseja e ajuste R2, que faz a polarização do transistor, conforme a tensão, para que tenha corrente suficiente para acionar.
Posso usar lâmpada em série pra diminuir a rotação de um motor AC ou isso vai prejudicar o motor de alguma forma?
Pode, não vai prejudicar motor.
Qual a corrente máxima de operação?! Seria para aplicação em serra de bancada 1800w / 127v
Este modelo do vídeo opera somente em CC. O limite da potência depende do relé, para corrente alternada precisaria modificar o circuito, eu chego a comentar no vídeo o que pode ser feito nesse caso.
Conteúdo top! Agora vamos pra um nível Hard! Se for pra um motor AC trifásico só usando eletrônica, sem contactor kkkkkkk me tira a dúvida: Posso colocar três reles um para cada fase, três resistores de pontencia um para cada fase também e um circuito único para comandar os três reles de uma una vez, agora a pergunta é como fazer uma fonte com regulador de tensão para rede 380V fase+fase ?
Obrigado! Não pode, seria um projeto bem mais complexo e síncrono, para manter as fases corretas. Veja que os modelos comerciais de soft starter para motores trifásicos, dependendo da potência, custam de 3 a 7 mil reais.
Como fazer pra trabalhar em Tenção 220v Alternada
Comento no vídeo a partir de 6:48.
Ok. Grato. Vc indica alguém?
Infelizmente não conheço quem faça no momento.
Eu notei que em fontes chaveadas, se usa um termistor para podar o pico. Será que ele poderia ser usado neste circuito?
Até seria possível, mas os termistores agem com o aquecimento numa passagem súbita de alta corrente, mas creio que não seriam tão rápidos neste caso.
Não tenho resistor de 4r7 por 10w mas eu tenho resistor de 2r2 10w e resistor de 3r3 5w , vou fazer uns testes com esses valores de resistor que tenho
Sim, pode testar. A diferença será na potência inicial e dependendo da corrente do motor, pode funcionar bem com esse valores também.
Topíssimo!
Obrigado!!
Você monta e vende ? Estou precisando algumas assim. Tenho um equipamento com motor 12V (consumo de 5A com carga segundo datasheet), as vezes ele aciona com carga e a minha fonte desarma. Já coloquei fonte de 15A e mesmo assim ainda desarma.
Olá Gustavo, eu não comercializo os projetos do canal. Obrigado.
Mestre, será que o motor partirá em carga, com a limitação da corrente , cai a tensão da partida do motor, e talvez ele não parta em carga. O que você acha.
Olá Valdir, a corrente mínima de partida deve ser sempre calculada com carga no motor, assim definimos o valor do resistor de queda.
@@Electrolab-Eletronica Então, mas quando parte em vazio, se você calculou o resistor com carga máxima, o que acontece é dá pico de corrente , com o resistor que se calculou. Não tem meio termo, se calcula com carga , sem carga dá pico de corrente, se calcula sem carga, quando tem que partir com carga, não parte, pois a corrente vai a valores muito baixa.
O ideal é sempre calcular com carga, pois será a operação real do motor, nunca sem carga.
Saudações!
Amigo uma pergunta, poderíamos substituir o relé por um mosfet, fazendo com que a "subida" de corrente ocorra gradativamente até atingir a nominal.
Grato.
Poder pode, mas muda totalmente o circuito e limita a corrente de carga ao MOSFET. Não há como simplesmente trocar um pelo outro.
Excelente vídeo amigo
Obrigado Orlando!
E se colocar um transistor no lugar do transistor R3? Não daria pra fazer o transistor aumentar sua condutividade progressivamente por 1s e dpois o rele acionar?
Para este circuito não funcionaria.
@@Electrolab-Eletronica Ahhh
Muito bom mesmo!!! Botou foi para "torar'.
Obrigado Cézar!
Esse circuito funciona somente para correntes altas? Testei com 2A e fica somente esquentando o resistor de 4r7, vou testar com um resistor de 1 para ver se dá certo!
Funciona com qualquer corrente. Lembrando de dimensionar o resistor para a potência dissipada. O resistor deve atuar por pouco tempo, de 1 a 2s, depois disso a carga passa direto pelo relé. Se está aquecendo, é porque não foi desconectado do circuito no disparo do relé.
@@Electrolab-Eletronica Fiz a medição na parte do relé e não chega a zerar para ele atuar, ele fica em uma tensão e começa a diminuir lentamente, na base do tip41c tensão de 0,600mv, no coletor a tensão que fica baixando lentamente e emissor 0v, comprei novo o tip! Vou testar com outro.
OK!
@@Electrolab-Eletronica Fiz o teste com o TIP31C e agora deu certo, não sei porque com o TIP41C não funciona.
Too de mais Wagner
Obrigado! Mas o canal do Wagner é outro, rsrsr.
Para AC o R3 precisa ser mudado? e tem como colocar em motor de 6000W?
Para AC ele precisa ser alimentado por uma fonte externa e o R3 só muda em função da corrente de trabalho da carga e não por que é AC. Esse circuito não suporta 6000W, precisaria redimensionar tudo.
@@Electrolab-Eletronica Legal, mas tem como chegar em uma potencia perto disso? pq tenho cerra circular e policorte que dão um coice muito forte e queria amenizar isso... muito obrigado pela resposta.
Sim, é possível mas bem difícil, precisa usar um relé que suporte 6000W nos seus contatos e um R3 de altíssima potência e com dissipador, já que nos instantes de partida quem vai segurar a carga é o R3, o que acaba sendo o grande limitador nesse caso.
@@Electrolab-Eletronica eu tenho uma serra da maquita e ela parte bem suave, já pensei em desmontar para descobrir como é o sistema dela mas ai ela perde a garantia.
Muito bom esse circuito, seria bem interessante você montar no estilo aranha, apesar de ser bem simples, mais séria bem legal 👍
Obrigado Diego!
Professor, como posso ajudar financeiramente o canal de forma avulsa? Agradeço
Olá João, de forma avulsa, tem o programa do RUclips chamado "Valeu demais", que basta clicar no coração que aparece nos vídeos que você gostou aqui no canal, bem perto do botão de like e lá é possível fazer uma contribuição pontual, onde você escolhe o valor. E depois vai aparecer para mim em destaque. Agradeço desde já o apoio!!
Tem como calcular esse tempo de acionamento ? ex: Se eu quiser que ele so acione o relé com 3 segundos de atraso, como eu faço ?
Sim, dá para calcular pela constante RC com R2 e C1. Ou mais fácil colocar um trimpot de 100K no lugar de R2 para ajustar o tempo conforme a sua necessidade
Vc é o kara
Valeu Lucio!
olá simulei esse projeto no protheus e liwire deu mesmo bug, o relé nao arma porque o coletor do tip esta positivo, onde era pra ter referencia 0v ao terra
ou seja esta sendo aplicada ao relé 2 tensoes positivas sendo dc , ao contrário si fosse ac o relé acionaria
Pois é, por essas é por outras que nem sempre os simuladores são confiáveis. O circuito está correto e funciona perfeitamente, como comprovado na prática. O que ocorre é o seguinte, inicialmente o relé está aberto justamente por estar o TIP31 em corte e a ddp na bobina do relé ser zero volts. Após a carga do capacitor (1 ou 2 segundos), o TIP conduz e leva um dos terminais da bobina ao terra, com uma queda de 0,7V entre coletor e emissor, fazendo com que o relé arme normalmente.
@@Electrolab-Eletronica obrigado PROFESSOR EXCELENTE EXPLICAÇAO
Como faria pra ligar um motor 3cv
Eu não recomendaria para uma potência tão elevada este tipo de circuito, mas se fosse usar e for AC precisaria de uma pequena fonte para alimentar o circuito e usar um R3 de fio de alta potência com dissipador para suportar o pico na partida.
perfeito!!!!!
Obrigado Mourão!
👍👍
Obrigado!
Top
Obrigado Danilo!
Este circuito é bem interessante, mas é parecido com o design do gringo GreatScott, poderia creditar ele
Esse circuito é conhecido na literatura eletrônica há décadas. Não vi o vídeo do GreatScott, mas certamente não é de autoria dele.
Esse é o NTC mais caro que já vi
Funcionam bem diferentes e o NTC nem sempre pode ser usado em soft starters, dependendo da carga.
😃👏👍🏼💪🇪🇸🇧🇷
Obrigado Moacir!!
like 166
Obrigado Anselmo!
quando começa a explicar com CA entrando aí confundiu tudo. acredito que pessoas que estão no meu nível de conhecimento vão ter a mesma opinião....
CA apenas comentei como alternativa, não entrei em detalhes, já que o projeto é para CC. Em CA basicamente você alimenta o conjunto com uma fonte de 12V separada e a comutação do CA fica apenas nos contatos do relé. Certamente um novo vídeo sobre esse aspecto ajudaria.
Muito bom amigo
Obrigado Dantes!!