Essa é a explicação definitiva !! A melhor de todas. Inclusive ressaltou que se nao estiver distorcendo, a diferenca e valvula e transistor é minima sonoramente ! Perfeito
Exceto pelo ruído de fundo. Ligue um amplificador valvulado com o volume no máximo e sem sinal: você não ouvirá aquele ruído branco de fundo, tão esperado.
Top professor. Sou tecnico em eletronica desde 1978 no finalzinho da valvula e inicio do solid state. Trabalhei como audio-tecnico por mais de 20 anos. Hoje sou eletrotecnico industrial com especializaçao em energia solar fotovoltaica. Fiquei fascinado com o seu Laboratorio. Parabens, ganhou mais seguidor apaixonado por tecnologia!🎉🎉🎉
Que a distorção harmônica da válvula é muito mais agradável que a do transistor, todos nós já sabíamos. Agora, vendo de forma prática, isso é novidade. Parabéns pelo canal e pelo conteúdo, bro.
Oba nobre Dr. Eng WR's!! Estupenda demonstração que só poderia ver aqui!! Excelente comparação, adoro Eletrônica Analógica e circuitos com válvulas! Mereces muito mais acessos e seguidores, pois você trazes a eletrônica de verdade, preto no branco.
Já vi circuitos de pré-amplificadores valvulados que operam com tensões baixas, como o Matsumin Valvecaster, com 9 Volts. Essa proeminência de harmônicos pares permanece mesmo sob estas condições? E quanto aos JFETs, já ouvi falar que são os componentes de estado sólido que mais se aproximam ao funcionamento das válvulas... daria pra fazer um teste comparando os harmônicos gerados neste componente?
Caraio! Que explicação! Sou guitarrista a quase 30 anos e formado eng de controle e automação. Agora entendi perfeitamente o motivo dos amps valvulados terem um som unico!
Na Segunda Guerra Mundial, para permitir dispositivos valvulados mais compactos, foram desenvolvidas válvulas com tensões mais baixas (em torno de 40V), mas com plena funcionalidade. Os elementos internos eram mais próximos, e portanto mecanicamente mais delicados . Nos anos 60, foram "adaptados" circuitos transistorizados dentro do encapsulamento de válvulas, de forma a substituir válvulas no final da sua vida útil pelos dispositivos de estado sólido tão novos e tão promissores. Nada impede usar a válvula com tensão de placa abaixo do especificado, mas o ganho (característica mais notável de uma válvula) será abruptamente reduzido.
Esse circuito eu não conheço, mas não seria o caso dessas válvulas estarem atuando para clipar o som mais como diodos, como ocorre no tube driver? Nesse caso a distorção não seria pela clipagem ao invés da amplificação? Estou correto?
Que aula rica de conhecimento.👏👏👏. Parabéns, Vagner! Só faltou comparar tbm com os transístor JFETs, ja que se comportam parecido com as válvulas. Obrigado!!!
Sempre ouvi do pessoal que curte amplificadores da qualidade superior dos valvulados em relação aos transistorizados, mas até ver este vídeo, achava que era pura nostalgia ou preciosismo. Parabéns pela didática!
Outra diferença é que válvula amplifica tensão, não corrente, então para um semi-leigo trabalhar com válvulas era mais "fácil"' em certo sentido. Nos anos 60, 70 muita gente que brincava com eletrônica acabou sendo alienada pelo transistor. Na verdade muitos próprios fabricantes de eletrônica de consumo da época se atrapalharam com o transistor, os japoneses se deram bem porque investiram décadas tentando entendê-lo antes de todo mundo. Quem é meio velho lembra que os primeiros aparelhos transistorizados queimavam direto.
Dizer o óbvio é redundância, então, vim apenas agradecer pelo conhecimento compartilhado, e obrigado pela precisão na didática!!! "A dádiva do conhecimento, é transceder as barreiras que nos limitam contenplá-las"... 😊
Excelente Wagner ! Parabéns pela abordagem e explicação objetiva ! Nós como músicos sabemos o quanto estes harmônicos são determinantes para o conforto, principalmente em se tratando do tempo de exposição em que os ouvidos ficam submetidos aos harmônicos ímpares, causando uma fadiga auditiva em menor tempo ! Grande abraço !
Sou engenheiro eletricista e boa parte da minha formação foi assistindo suas vídeo aulas aqui no RUclips. Hoje trabalho com desenvolvimento, não uso eletrônica na prática, mas acompanho seus vídeos sempre pois é um material espetacular. Sou seu fã, meu caro!! Parabéns pelo conteúdo de altíssima qualidade!!
Rapaz, vídeo bem esclarecedor! Eu não sei como seu canal não tem 1M de inscritos ainda, muito conteúdo de qualidade e sempre alinhando a teoria com a prática, simplesmente perfeito, uma fonte de conhecimento, cada dia aprendo mais aqui. Obrigado!
Que equipamentos SHOW!. Parabéns pelo exelente vídeo, e eu que sou formado em eletronica, tenho bons conhecimentos de musica e atuo em TI, rapidamente captei vossa mensagem, oh sábio guru!
Excelente vídeo! Mais um pedido pra fazer o comparativo com o Transistor de Efeito Campo! Aprendi (na teoria) que a distorção dele seria idêntica ao da válvula. Antigamente até saíram alguns rádios automotivos que mencionavam serem MOSFET, como um sinal de qualidade superior de áudio.
Agora encontrei alguém que explica ao certo o motivo de o som dos amplificadores valvulados ser muito mais completo! Há uns 30 anos, tocava a guitarra de um amigo meu, e o som era excelente. Ha pouco tempo comprei uma, e quando fui tocar, parecia que o som estava saindo espremido. Kkkk Pelo jeito vou ser obrigado a comprar um amplificador valvulado pra usar ...kkkk
Caro Wagner Rumbo, parabens pela aula, pois mesmo tendo conhecimento na área, nunca tinha visto esta análise/didática. Gratidão pela aula e um Feliz Ano Novo a vc e todos os seus. Santos-SP
Cara, muito bom vídeo! Excelente! Uma dica de assunto pra próximos vídeos seria mostrar como a válvula e o preamp moldam o timbre e também os tipos de clipagem da valvula comparado com transistor. Parabéns! Sucesso!
sempre tive essa curiosidade eu sabia que tinha um porque mas nao entendia qual! uns diziam que era delay da nuvem de eletron que faziam a diferença outros que era porque era amplificador de tensao nao corrente mas agora esta bem claro o pq som a valvula e mais encorpado. Foi uma otima explicaçao pratica.
O delay é verdade, quanto satura a onda cresce, no transistor seifa logo nos topos da senoide. Mas uma coisa mais importante! É que nossos ouvidos não toleram harmônicos ímpares e sim os pares das válvulas. 🎧👀👍
Parabéns pelo tema! Sempre estive curioso em relação a esse "duelo". Inclusive tem pianos e synths da Korg que permitem uma amplificação com válvula e tem sons bacanas. Obrigado WR!
O que ficou claro pra mim neste vídeo,foi que Deus deu inteligência para o homem compreender e ensinar a eletrônica, e tbm a sabedoria para usar esta fantástica ciência à nosso favor!! Parabéns grande Wagner Rambo!!!👏🏼👏🏼👏🏼
O pai do wagner fez um projeto de pistola de solda quee saiu em uma revista Saber Eletronica em melhores projetos dos leitores ,na epoca eu tinha 15 anos e fiz uma pistola de solda com material que eu pegava no lixo de uma eletronica na minha cidade natal ,tenho ate hoje e fiz varias para amigos ...Hoje tenho 52 anos , mas ainda me lembro ...
Você tocou num aspectecto muito interessante, sem dúvida. Daí ser tão iimportante ter um pré com bateria para a tensão de filamento, evitando a interferência da retificação de corrente. Por melhor que seja a ponte de diôdos, sempre passa alguma coisa, especialente quando o circuito de potência também é à válvula. Acho que deve ficar bem claro a todos que grande parte das vantagens das válvulas é perdida pelo transformador de saída por conta do amortecimento, reduzindo o dumping factor. Sugiro que, quando for faar nos circuitos de potência, não deixe de citar o defeito que os transistores têm, que é a tendência à compressão do sinal. Meus parabéns.
O unico problema dos trafos de saida é o peso e o preço, no resto nao perdem em quase nada. Olha o damping factor dos Ampeg SWT, não sei nem se existe transistorizado comparável.
@@tubeamplifiers Não sou defensor dos amplificadores transistorizados. ele tendem à compressão, mesmo os de onda completa. Eu sempre tive ampificadores classe A e o consumo de energia era tão alto quanto o de um à válvula porque sempre passa corrente máxima, justamente para compensar esse efeito. Na fábrica de amplificadores em que trabalhei fazíamos o teste de amortecimento dos trafos, tanto com núcleo de ar, como com núcleo de ferrita quanto com núcleo de ferro silício. O amortecimento nunca deixou de ser significativo, ainda que a bitola fo fio fosse estrondosa. mesmo assim, acredito que haja trafos de muito boa qualidade atualmente que minimizem esse efeito. Pessoalmente, nunca vi.
Muito legal. Sempre ouvi dizer que os mosfets tem esta característica de produzir harmônica 2... poderia fazer o comparativo valvula vs. Mosfet. Ficou show este video
Muito bom vídeo Wagner, existe aquela velha expressão: "entendeu ou quer que eu desenhe?". Você desenhou, quem sabe agora os que não acreditam nas vantagens das válvulas sobre os transistores no campo do áudio comecem a pensar a respeito....
Muito legal este teste. Nunca tive a oportunidade de testar uma valvula da forma que você fez. Claramente deu para perceber o quanto ela se destaca frente ao transitor. Pena que valvulas são peças grandes e custosas. Se não fosse por isto, acho que ainda estariamos utilizando elas.
Vídeo fantástico, didática maravilhosa e pude visualizar a diferença. É possível fazer um vídeo comparando amplificador JFet, pois sempre ouvi que o comportamento é semelhante ao de válvula
Bravo, fenomenal Wagner, uma demonstração desta vale ouro, muito bom mesmo, ficou extremamente claro a importancia de uma amplificação a valvula. Excepcional seu video, muito bom mesmo. Que Deus te abençoe muito e toda a sua família, e que te dê forças e ânimo para continuar fazendo video de extrema importâcia como esse, meu sinceros parabens.
Acredito que cada um para uma determinada aplicação. Os valvulados soam melhores em amplificadores de guitarra, adicionando um som quente e nítido, mas quando se trata de equipamentos Hi-end , o sistema transistorizado é a melhor opção porque mantém a fidelidade do áudio. No entanto, sendo os equipamentos com as menores taxas de THD.
Valvulado hoje em dia só em amplificador de guitarra. Eu ainda tenho os 3 livros de eletrônica capa azul da Marinha que eu comprei nos anos 70 durante o curso técnico de eletrônica e que tem capítulos só sobre válvulas que são bem completos. Eu tenho dois amps um valvulado no pré e no Power da Bugera e um estado sólido Roland.
Há três tipos , a distoção das valvulas e dos transistores , ambas analógicas mas somente das valvulas é a distorção agradavel , a terceira é a digital , o transistor amplifica sem distorcer mas o som é de uma distorção digital .
Mas tem muitos equipamentos que não utilizam transistores de junção, mas sim os de efeito de campo (JFETs e MOSFETs por exemplo). Poderia fazer o mesmo teste com um FET?
Válvulas .... e os transistores FET .... fiz um pré com 6 fet e alimentação de 24v... esquema que achei num site russo, que inclusive o transistor possuía encapsulamentode metal e o nome não o Google tradutor não teve muita eficácia...o resultado foi espetacular... com seu conhecimento gostaria que fizesse o mesmo teste... obrigado.. sou de Sorocaba SP.
Cara... me amarro no seu empreendedorismo e como voce trabalha duro, por exemplo vi no seu relogio do scope q gravou esse video 10 da noite :) !! Sobre esse experimento ai eu discordo do jig q montou pra comparar. Tem muitas diferenças importante a apontar, quem sabe vc faz um video complementar? Tem q ver a polarização da grade G1 versus a tensão da base do BC, tem um offset entre os 2 valores influenciando aquele sinal q vc viu demorando a subir na valvula na analise fourier. Tb tem diferença grande na resposta de frequencia do catodo bypassado na 12AU7 e emissor não bypassado no BJT. E etc, etc, tem varias observações ai q alteram o resultado, mas sua idéia foi ótima. Quando eu montei um forum de valvulados no inicio dos anos 2000, 10 de cada 7 (rss) perguntas eram sobre "diferenca de valvulados e transistorizados" kk! Abraços a todos e feliz Natal. (PS parabens pelos equipamentos, nunca vi uma bancada particular dessas no Brasil, so em universidade e empresa grande)
Meu amigo, excelente vídeo. Uma sugestão, comparar um amplificador totalmente transistorizado com um com pré a válvula e saída transistor. Haverá distorção na saída transistorizada? Como ficariam as harmônicas? Teríamos pares e ímpares?
A válvula é um amplificador de tensão, o transistor um amplificador de corrente.. a válvula dá um som diferente tem ambiência. é por isso que os conjuntos de rock usam amplificador valvulado.
Ótimo video, apesar que agora os amplificadores é quase tudo classe D. Uma coisa que eu notei é que daria para melhorar muito a segurança limitando a corrente da fonte de alta tensão, em talvez uns 10 mA.
Em 1980 um caça russo fez um posso forçado num aeroporto do Japão. O caça foi apreendido e começou a ser desmontado. O sistema de comunicação era construído com micro-valvulas.
se nao me engano as valvulas seriam menos suscetiveis à EMI, inclusive de nukes - ou seja, teria mais chance de continuar funcionando em um cenario nuclear. Seria isto mesmo?
Excelente video.... tenho 2 6146 B de filamento 6.3 . vou ver se monto acrosound to 350 da decada 50 .tenho que comprar o restante dos materiais e uma ponte hantek lcr para testar a imprerdancia do trafo que vou tentar fazer . as valvulas 6146 receberam 725v 250ma os choke 10h se eu nâo conseguir contruí vou ter que comprar .quando eu comsefuir montar vou postar no youtube
Parabéns. Nós, técnicos eletrônicos e guitarristas, :) já ouvimos isso a vida inteira, mas ninguém tinha mostrado tão didaticamente assim.
Famosa 12AU7 com mais de 60 anos ainda dando show !!! Ótima demonstração WR, muito bom vídeo, o segredo é principalmente a segunda harmônica !!!
Harmônicos pares da válvula mostrado de forma prática, parabéns!
Essa é a explicação definitiva !! A melhor de todas. Inclusive ressaltou que se nao estiver distorcendo, a diferenca e valvula e transistor é minima sonoramente !
Perfeito
Obrigado Lucas! Compartilhe o vídeo com todos os interessados =D
Exceto pelo ruído de fundo. Ligue um amplificador valvulado com o volume no máximo e sem sinal: você não ouvirá aquele ruído branco de fundo, tão esperado.
Top professor. Sou tecnico em eletronica desde 1978 no finalzinho da valvula e inicio do solid state. Trabalhei como audio-tecnico por mais de 20 anos. Hoje sou eletrotecnico industrial com especializaçao em energia solar fotovoltaica. Fiquei fascinado com o seu Laboratorio. Parabens, ganhou mais seguidor apaixonado por tecnologia!🎉🎉🎉
Muito obrigado Julio! Acompanhe sempre, temos mais de 4000 vídeos de conteúdo e semanalmente postamos novidades.
Que a distorção harmônica da válvula é muito mais agradável que a do transistor, todos nós já sabíamos. Agora, vendo de forma prática, isso é novidade.
Parabéns pelo canal e pelo conteúdo, bro.
Oba nobre Dr. Eng WR's!! Estupenda demonstração que só poderia ver aqui!! Excelente comparação, adoro Eletrônica Analógica e circuitos com válvulas! Mereces muito mais acessos e seguidores, pois você trazes a eletrônica de verdade, preto no branco.
Já vi circuitos de pré-amplificadores valvulados que operam com tensões baixas, como o Matsumin Valvecaster, com 9 Volts. Essa proeminência de harmônicos pares permanece mesmo sob estas condições? E quanto aos JFETs, já ouvi falar que são os componentes de estado sólido que mais se aproximam ao funcionamento das válvulas... daria pra fazer um teste comparando os harmônicos gerados neste componente?
Sim, em baixas tensões também existe essa característica. Sugestão anotada para vídeos futuros!
Caraio! Que explicação! Sou guitarrista a quase 30 anos e formado eng de controle e automação. Agora entendi perfeitamente o motivo dos amps valvulados terem um som unico!
Na Segunda Guerra Mundial, para permitir dispositivos valvulados mais compactos, foram desenvolvidas válvulas com tensões mais baixas (em torno de 40V), mas com plena funcionalidade. Os elementos internos eram mais próximos, e portanto mecanicamente mais delicados . Nos anos 60, foram "adaptados" circuitos transistorizados dentro do encapsulamento de válvulas, de forma a substituir válvulas no final da sua vida útil pelos dispositivos de estado sólido tão novos e tão promissores.
Nada impede usar a válvula com tensão de placa abaixo do especificado, mas o ganho (característica mais notável de uma válvula) será abruptamente reduzido.
@@canalwrkits Um JFET bastante interessante para se fazer comparação com a válvula 12AX7 é o J201.
Esse circuito eu não conheço, mas não seria o caso dessas válvulas estarem atuando para clipar o som mais como diodos, como ocorre no tube driver? Nesse caso a distorção não seria pela clipagem ao invés da amplificação? Estou correto?
Que aula rica de conhecimento.👏👏👏. Parabéns, Vagner! Só faltou comparar tbm com os transístor JFETs, ja que se comportam parecido com as válvulas. Obrigado!!!
Sempre ouvi do pessoal que curte amplificadores da qualidade superior dos valvulados em relação aos transistorizados, mas até ver este vídeo, achava que era pura nostalgia ou preciosismo. Parabéns pela didática!
Outra diferença é que válvula amplifica tensão, não corrente, então para um semi-leigo trabalhar com válvulas era mais "fácil"' em certo sentido. Nos anos 60, 70 muita gente que brincava com eletrônica acabou sendo alienada pelo transistor. Na verdade muitos próprios fabricantes de eletrônica de consumo da época se atrapalharam com o transistor, os japoneses se deram bem porque investiram décadas tentando entendê-lo antes de todo mundo. Quem é meio velho lembra que os primeiros aparelhos transistorizados queimavam direto.
Mas o transistor ele amplifica a a tensão TB, quem amplifica a corrente seria o Mosfet não?
@@bernardo2476 não.
Dizer o óbvio é redundância, então, vim apenas agradecer pelo conhecimento compartilhado, e obrigado pela precisão na didática!!!
"A dádiva do conhecimento, é transceder as barreiras que nos limitam contenplá-las"... 😊
Excelente! Parabéns pelo vídeo! Tenho mais de 20 anos de eletrônica e está é a explicação mais didática que já vi até hoje 🎉🎉❤❤
Muito obrigado Fernando! Acompanhe sempre!
Há 30 anos ouço que as válvulas são melhores mas ninguém tinha me provado eletronicamente. Agora entendi! Parabéns pelo vídeo!
Fantástico. Muito didático e de fácil explicação.
Excelente Wagner ! Parabéns pela abordagem e explicação objetiva ! Nós como músicos sabemos o quanto estes harmônicos são determinantes para o conforto, principalmente em se tratando do tempo de exposição em que os ouvidos ficam submetidos aos harmônicos ímpares, causando uma fadiga auditiva em menor tempo ! Grande abraço !
Sou engenheiro eletricista e boa parte da minha formação foi assistindo suas vídeo aulas aqui no RUclips. Hoje trabalho com desenvolvimento, não uso eletrônica na prática, mas acompanho seus vídeos sempre pois é um material espetacular. Sou seu fã, meu caro!! Parabéns pelo conteúdo de altíssima qualidade!!
Muito obrigado Allan! Acompanhe sempre!
Que incrivel! é por essas aulas que nunca deixei de ser apaixonado por eletrônica. Muito obrigado por sempre compartilhar conosco essas maravilhas!
Valeu Italo, acompanhe sempre!
Explanação típica de profissionais gabaritados! Obrigado pelo vídeo!
Parabéns! Que video perfeito. No tempo certo, sem gritaria, sem enrolação.
Sensacional! A melhor aula que já vi sobre o assunto, sua didática é incrível, parabéns!
Muito obrigado!
Sensacional ver essa questão tao falada de harmônicos pares e ímpares na prática. Muito obrigado!
Rapaz, vídeo bem esclarecedor! Eu não sei como seu canal não tem 1M de inscritos ainda, muito conteúdo de qualidade e sempre alinhando a teoria com a prática, simplesmente perfeito, uma fonte de conhecimento, cada dia aprendo mais aqui. Obrigado!
Muito obrigado Danilo! Sempre comente e compartilhe os vídeos, chegaremos lá algum dia hehe.
Não tem 1 M ainda pois estamos no país do Qi 83 que é a grande maioria..
Que equipamentos SHOW!. Parabéns pelo exelente vídeo, e eu que sou formado em eletronica, tenho bons conhecimentos de musica e atuo em TI, rapidamente captei vossa mensagem, oh sábio guru!
Já tinha ouvido falar inúmeras vezes dessa diferença entre transistor e válvula, mas muito legal ver isso na prática! Parabéns pelo vídeo!
Seria interessante mostrar um pré-amplificador usando FET e um amplificador operacional moderno.
Finalmente vi isso na prática, muito bom o vídeo
poutz - que aula de bruxaria. Levei uma vida pra entender a mística da válvula soando melhor - sem saber que era pura ciência natural.
Excelente o video , parabéns. Foi extremamente claro e objetivos sem deixar margem pra especulação.
Vídeo fantástico. Mostrou na prática uma dúvida que sempre tive. E foi além falando sobre as notas músicas! Perfeito!
Mestre esse sem dúvidas foi a melhor demonstração que já vi e ouvi até agora em relação à válvulas e transistores, muito obrigado pelo conteúdo
Perfeita a vossa explicação na prática! 🎉
Excelente vídeo! Mais um pedido pra fazer o comparativo com o Transistor de Efeito Campo! Aprendi (na teoria) que a distorção dele seria idêntica ao da válvula. Antigamente até saíram alguns rádios automotivos que mencionavam serem MOSFET, como um sinal de qualidade superior de áudio.
Sempre ouvi falar sobre esse tema e eu achava que era mito. Parabéns por não apenas explicar, mas demonstrar de forma tão didática esse fenômeno.
Aula prática simplesmente fantástica. Parabéns prof. Wagner...
Agora encontrei alguém que explica ao certo o motivo de o som dos amplificadores valvulados ser muito mais completo!
Há uns 30 anos, tocava a guitarra de um amigo meu, e o som era excelente. Ha pouco tempo comprei uma, e quando fui tocar, parecia que o som estava saindo espremido.
Kkkk
Pelo jeito vou ser obrigado a comprar um amplificador valvulado pra usar ...kkkk
Muito legal a tua explanação, linguagem técnica, e organização da bancada ! TOP !
Cara, eu to apaixonado por isso !!
Caro Wagner Rumbo, parabens pela aula, pois mesmo tendo conhecimento na área, nunca tinha visto esta análise/didática. Gratidão pela aula e um Feliz Ano Novo a vc e todos os seus. Santos-SP
Muito obrigado Walter, Boas Festas!
Sensacional, Wagner! Parabéns e obrigado por esse conteúdo!
Maravilhosa explicação.
Obrigado pelo conhecimento compartilhado Wagner. Parabéns pelo empenho e dedicação.
Cara, muito bom vídeo! Excelente!
Uma dica de assunto pra próximos vídeos seria mostrar como a válvula e o preamp moldam o timbre e também os tipos de clipagem da valvula comparado com transistor.
Parabéns! Sucesso!
Belissima aula ! Parabens !
Agora falta provar se transistores FET tem mesmo funcionamento análogo as válvulas. Fica a sugestão!
Obrigado pela excelente aula.
Obrigado por compartilhar conhecimento. Sucesso e sorte sempre.
Excelente visualização pra quem ainda não conhecia essa diferença na característica "musical" entre transistor e válvula. Parabéns pelo vídeo! 👏
Cara, que vídeo excelente! Respondeu tecnicamente a clássica pergunta, se a diferença entre os amps é real ou frescura hehe
Excelente explicação, nada como ver direto no visor do osciloscópio a diferença e ainda mais com essa super explicação. Obrigado!
sempre tive essa curiosidade eu sabia que tinha um porque mas nao entendia qual! uns diziam que era delay da nuvem de eletron que faziam a diferença outros que era porque era amplificador de tensao nao corrente mas agora esta bem claro o pq som a valvula e mais encorpado. Foi uma otima explicaçao pratica.
O delay é verdade, quanto satura a onda cresce, no transistor seifa logo nos topos da senoide. Mas uma coisa mais importante! É que nossos ouvidos não toleram harmônicos ímpares e sim os pares das válvulas. 🎧👀👍
Isso mesmo, a questão do delay é válida, mas a verdade técnica sobre o porquê da válvula soar melhor é a que demonstramos aqui. Bons projetos!
Excelente vídeo!! Aguardando o curso hehe!
2 triodos, projetadas para um sistema estéreo, mas provavelmente os xóvens de hj não saberão o que é estéreo.
Joinha merecido.
Sensacional. Que aula fantástica.
Parabéns pelo tema! Sempre estive curioso em relação a esse "duelo". Inclusive tem pianos e synths da Korg que permitem uma amplificação com válvula e tem sons bacanas. Obrigado WR!
Cara, parabéns pela didática clara.
Deixou claro a diferença entre os sistemas.
Caramba...que experiência...muito legal, simples e didático
O que ficou claro pra mim neste vídeo,foi que Deus deu inteligência para o homem compreender e ensinar a eletrônica, e tbm a sabedoria para usar esta fantástica ciência à nosso favor!! Parabéns grande Wagner Rambo!!!👏🏼👏🏼👏🏼
O pai do wagner fez um projeto de pistola de solda quee saiu em uma revista Saber Eletronica em melhores projetos dos leitores ,na epoca eu tinha 15 anos e fiz uma pistola de solda com material que eu pegava no lixo de uma eletronica na minha cidade natal ,tenho ate hoje e fiz varias para amigos ...Hoje tenho 52 anos , mas ainda me lembro ...
@@musicasealegria2320 que legal meu amigo,isto sim é uma maravilhosa história pra se lembrar e compartilhar!! Grande abraço!!!
Você tocou num aspectecto muito interessante, sem dúvida. Daí ser tão iimportante ter um pré com bateria para a tensão de filamento, evitando a interferência da retificação de corrente. Por melhor que seja a ponte de diôdos, sempre passa alguma coisa, especialente quando o circuito de potência também é à válvula. Acho que deve ficar bem claro a todos que grande parte das vantagens das válvulas é perdida pelo transformador de saída por conta do amortecimento, reduzindo o dumping factor. Sugiro que, quando for faar nos circuitos de potência, não deixe de citar o defeito que os transistores têm, que é a tendência à compressão do sinal. Meus parabéns.
O unico problema dos trafos de saida é o peso e o preço, no resto nao perdem em quase nada. Olha o damping factor dos Ampeg SWT, não sei nem se existe transistorizado comparável.
@@tubeamplifiers Não sou defensor dos amplificadores transistorizados. ele tendem à compressão, mesmo os de onda completa. Eu sempre tive ampificadores classe A e o consumo de energia era tão alto quanto o de um à válvula porque sempre passa corrente máxima, justamente para compensar esse efeito. Na fábrica de amplificadores em que trabalhei fazíamos o teste de amortecimento dos trafos, tanto com núcleo de ar, como com núcleo de ferrita quanto com núcleo de ferro silício. O amortecimento nunca deixou de ser significativo, ainda que a bitola fo fio fosse estrondosa. mesmo assim, acredito que haja trafos de muito boa qualidade atualmente que minimizem esse efeito. Pessoalmente, nunca vi.
Muito legal. Sempre ouvi dizer que os mosfets tem esta característica de produzir harmônica 2... poderia fazer o comparativo valvula vs. Mosfet. Ficou show este video
Obrigado Bruno! Sugestão anotada.
@@canalwrkits Quero ver esse vídeo!!!
Muito bom vídeo Wagner, existe aquela velha expressão: "entendeu ou quer que eu desenhe?". Você desenhou, quem sabe agora os que não acreditam nas vantagens das válvulas sobre os transistores no campo do áudio comecem a pensar a respeito....
Muito legal este teste. Nunca tive a oportunidade de testar uma valvula da forma que você fez. Claramente deu para perceber o quanto ela se destaca frente ao transitor. Pena que valvulas são peças grandes e custosas. Se não fosse por isto, acho que ainda estariamos utilizando elas.
Tenho um rádio valvulado como relíquia, o ligo enquando, a qualidade do som é impressionante!
Vídeo fantástico, didática maravilhosa e pude visualizar a diferença. É possível fazer um vídeo comparando amplificador JFet, pois sempre ouvi que o comportamento é semelhante ao de válvula
Bravo, fenomenal Wagner, uma demonstração desta vale ouro, muito bom mesmo, ficou extremamente claro a importancia de uma amplificação a valvula. Excepcional seu video, muito bom mesmo. Que Deus te abençoe muito e toda a sua família, e que te dê forças e ânimo para continuar fazendo video de extrema importâcia como esse, meu sinceros parabens.
Boa noite professor Wagner Rambo mais uma aula 🔝 master das galáxias abraços sempre sempre
Muito obrigado meu amigo, abraços!
Só o motivo de trabalho com tenção elevada já não interessa 😢😢 mais excelente explicação 🎉🎉🎉
Acredito que cada um para uma determinada aplicação. Os valvulados soam melhores em amplificadores de guitarra, adicionando um som quente e nítido, mas quando se trata de equipamentos Hi-end , o sistema transistorizado é a melhor opção porque mantém a fidelidade do áudio. No entanto, sendo os equipamentos com as menores taxas de THD.
agregou demais esses conhecimentos do senhor, obrigado WR
Valvulado hoje em dia só em amplificador de guitarra.
Eu ainda tenho os 3 livros de eletrônica capa azul da Marinha que eu comprei nos anos 70 durante o curso técnico de eletrônica e que tem capítulos só sobre válvulas que são bem completos.
Eu tenho dois amps um valvulado no pré e no Power da Bugera e um estado sólido Roland.
Muito sobrea a explicação. Fácil de entender. Parabéns
Maravillha. Mais didático, impossível.
Fantástico, muita interessante essa característica das válvulas, valeu por compartilhar.
Claro, curto e conciso!!!. Parabéns!!!.
Há três tipos , a distoção das valvulas e dos transistores , ambas analógicas mas somente das valvulas é a distorção agradavel , a terceira é a digital , o transistor amplifica sem distorcer mas o som é de uma distorção digital .
Mas tem muitos equipamentos que não utilizam transistores de junção, mas sim os de efeito de campo (JFETs e MOSFETs por exemplo). Poderia fazer o mesmo teste com um FET?
Muito bom. E quando o pré-amp valvulado envia esse sinal com a harmônica par para um power transistorisado? Ocorre alguma mudança?
Vídeo excelente, muito esclarecedor e sem misticismo!
Os Yardbirds usavam um amplificador com sustentação de feedback com válvula sobrecarregada. Era de ouro fas válvulas.
Válvulas .... e os transistores FET .... fiz um pré com 6 fet e alimentação de 24v... esquema que achei num site russo, que inclusive o transistor possuía encapsulamentode metal e o nome não o Google tradutor não teve muita eficácia...o resultado foi espetacular... com seu conhecimento gostaria que fizesse o mesmo teste... obrigado.. sou de Sorocaba SP.
A Collateral FX tem uns Marshall in a box com Mosfet, são excelentes!
Raisa é uma ótima empresa!
Cara... me amarro no seu empreendedorismo e como voce trabalha duro, por exemplo vi no seu relogio do scope q gravou esse video 10 da noite :) !! Sobre esse experimento ai eu discordo do jig q montou pra comparar. Tem muitas diferenças importante a apontar, quem sabe vc faz um video complementar? Tem q ver a polarização da grade G1 versus a tensão da base do BC, tem um offset entre os 2 valores influenciando aquele sinal q vc viu demorando a subir na valvula na analise fourier. Tb tem diferença grande na resposta de frequencia do catodo bypassado na 12AU7 e emissor não bypassado no BJT. E etc, etc, tem varias observações ai q alteram o resultado, mas sua idéia foi ótima. Quando eu montei um forum de valvulados no inicio dos anos 2000, 10 de cada 7 (rss) perguntas eram sobre "diferenca de valvulados e transistorizados" kk! Abraços a todos e feliz Natal. (PS parabens pelos equipamentos, nunca vi uma bancada particular dessas no Brasil, so em universidade e empresa grande)
O John Rambo deu uma aula no estilo MythBusters nesse vídeo, ele desmistificou a parada dos receivers valvulados e transistorizados.
Não entendi nada, mas pela qualidade do video vale 💯 paus
Simplesmente fantástico.
Eu sei nada de eletrônica e assisti o vídeo inteiro de tão interessante que foi
Que ótimo Fernando! Se tem interesse em Eletrônica, temos vários cursos, desde o nível iniciante.
Mestre Rambo matando a cobra e mostrando … Video excepcional !
Excelente aula... Parabéns professor....
Meu amigo, excelente vídeo.
Uma sugestão, comparar um amplificador totalmente transistorizado com um com pré a válvula e saída transistor.
Haverá distorção na saída transistorizada? Como ficariam as harmônicas? Teríamos pares e ímpares?
A válvula é um amplificador de tensão, o transistor um amplificador de corrente.. a válvula dá um som diferente tem ambiência. é por isso que os conjuntos de rock usam amplificador valvulado.
Parabéns cara!!!!!!!!!!!!!!! Usarei em sala de aula na computação
Sensacional, obrigado!
Extremamente esclarecedor!
Que conteúdo lindo! Pra desfazer preconceitos contra válvulas definitivamente.
Ferramentas diferentes para resultados diferentes.
Adorei.
Muito obrigado!
Ótimo video, apesar que agora os amplificadores é quase tudo classe D. Uma coisa que eu notei é que daria para melhorar muito a segurança limitando a corrente da fonte de alta tensão, em talvez uns 10 mA.
Excelente vídeo. Agora tudo faz sentido. Obrigado!
Parabéns, aula para iniciados.
👏👏👏 vídeo incrível!
Ótimo vídeo, parabéns!!
Muito interessante, parabéns!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Ponto para as valvulas!!! boa explicação.
Em 1980 um caça russo fez um posso forçado num aeroporto do Japão.
O caça foi apreendido e começou a ser desmontado.
O sistema de comunicação era construído com micro-valvulas.
se nao me engano as valvulas seriam menos suscetiveis à EMI, inclusive de nukes - ou seja, teria mais chance de continuar funcionando em um cenario nuclear. Seria isto mesmo?
@@voldicz
Não saberia te dizer, mas faz sentido a tua observação.
E 20 anos atras o leste europeu era um paraiso pra comprar valvulas. Tive o privilegio de pegar essa epoca antes dos embargos pelas guerras recentes.
Excelente video.... tenho 2 6146 B de filamento 6.3 . vou ver se monto acrosound to 350 da decada 50 .tenho que comprar o restante dos materiais e uma ponte hantek lcr para testar a imprerdancia do trafo que vou tentar fazer . as valvulas 6146 receberam 725v 250ma os choke 10h se eu nâo conseguir contruí vou ter que comprar .quando eu comsefuir montar vou postar no youtube