Caro professor Eloi, sou hobbista, nunca estudei eletrônica, mas já domino uma boa parte dos seus " encantos". Hoje aposentado me dou ao luxo de procurar aprender cada vez mais. E confesso nunca havia entendido como o " danado funcionava em um amplificador. Até...agora. sensacional, parabéns pela excelente aula.
Essa era mina pergunta recorrente no curso de engenharia, "Mas como ele amplifica? de onde tira energia? só depois de formado fui entender exatamente como vc explicou!!
Eletrotécnica também é show! Pense que sou contador, nada a ver , mas eletrônica é meu grande hobby. Também sou músico, toco guitarra e baixo elétrico. Por isso o interesse no assunto. Canal electrolab é top! 👍🍻🎸
@@avilaaraujo9421 As aulas do Electrolab são top, mas essa foi top of the tops! Muito boa! E parabéns, amigo! Guitarra é um instrumento muito bom e versátil. Bons estudos! 🙂🎸
A grosso modo a palavra transistor significa "resistor de transferência" Injeta uma pequena corrente na região da base e o coletor libera uma corrente maior de acordo com o ganho.
Oi prof Eloi eu aprendi em 1978...aqui em São Paulo na escola Aladin rádio e tv ...foi ótimo e trab com consertos até 1988...em minha oficina aprendi digital tbm ...um abração parabéns tá aula show de bola ...
Depois de uma explicação dessa sobre transístores, é pecado não se inscrever! "O que você ouve na verdade é a fonte de alimentação." Isso abriu a minha mente! Consegui "visualizar" a cópia de sinal em pensamento. Muito bom!👏👏👏
fiz um curso de eletrônica com um cara famoso aqui no youtube, fiz através de uma plataforma ,curso pago. não aprendi nem metade do que vc explica aqui. agora sim, entendi o papel do transistor.
Eu compreendi o que é o amor fora da Bíblia. Alguns circuitos eletrônicos em folhetos. E compreendi, de fato que transistor não amplifica. Sou teu fã. Queria ter tempo pra estudar mais.
Sr Eloy, que vídeo show! Ficou muito mais simples de entender. Essa ideia de fazer um paralelo com as válvulas termiônicas facilita em muito o entendimento do comportamento do fluxo de corrente no transistor. Por isso acho que , mesmo que sejam componentes com pouco uso atualmente , o estudo teórico das válvulas termiônicas são fundamentais para a boa compreensão do comportamento do transistor. Parabéns! Seu canal é top, e está cada vez mais interessante. 👍👍🍻🎸
Muita coisa hoje, explicado em poucos minutos, ensina muito mais que um curso inteiro, parabéns. Acho que a ignorância hoje em dia não se justifica mais pois com a internet só não aprende quem realmente não quer.
Simplesmente incrível! Quando comecei a estudar eletrônica há anos atrás esses termos sempre me incomodavam. Fico feliz em saber que o conceito vem sido melhor explicado.
O básico do básico que faria todos aprenderem sobre transistor de primeira mas que ninguém aborda. Parabéns por se dispor de tempo para explicar esses conceitos basicão fundamentais. Se puder dar uma sugestão faz um vídeo explicando com essa mesma profundidade a diferença entre polarizar um transistor em configuração emissor comum, em um cenário com um resistor no emissor e noutro cenário com um resistor na base tendo em ambos os cenários o resistor de carga. A velha questão da estabilidade de polarização. A galera vai se amarrar.
Muito boa explicação! Quando se tem o conhecimento se consegue explanar de forma simples e segura coisas complexas que normalmente deixam questionamentos "eternos". Grande abraço!
Muito bom esse canal, todos os videos sao explicados com calma e detalhadamente. Melhor que muitas escolas de eletronica por ai, melhor ainda de graça. Muito obrigado
Mano, a melhor aula que já assisti sobre o assunto, me abriu vários horizontes de entendimento sobre a eletrônica, eu não entendia a necessidade do componente no circuito, obrigado de verdade.
Uma aula de qualidade em apenas 17 minutos! É difícil compreender por que as universidades não investem mais em professores que proporcionam esse tipo de experiência.
Exatamente isso, cheque mate! O transistor chaveia a saída com ganho da fonte, espelhando-se no sinal de base. É um tanto louco pensar que existem centenas de transistores em um chip de celular, tendo apenas o tamanho de uma unha.
💢Centenas não! Os primeiros Chips/Processadores já tinham milhares de Transistores! Atualmente esses Circuitos Integrados têm entre MILHÕES a BILHÕES destes elementos! Os mais Avançados já estão sendo Projetados com TRILHÕES de Transistores! (Tecnologia de 1nm) TSMC, Empresa da CHINA e outras já trabalham nisso! É Realmente ALGO INCRÍVEL!! Surreal! Chega a ser difícil de entender ou mesmo Imaginar! 🙂
Muito bom a explicação, pois nós da uma visão real do que acontece com o transistor a sua forma de operar, que as vezes e aplicado com muito conseitos técnicos que muitos não tem ainda, e dificulta o entendimento, mas consegue explicar de uma forma simples e objetiva e clara o que abre nossas mentes facilitando o conhecimento. Parabéns professor. Por isso eu digo não existe estudo difícil, mas sim mal explicado, o segredo e saber explicar de uma forma mais ampla e fácil para os que estão começando entender. Admiro sua forma de explicar!
Sensacional! BJT em PDT para amplificador classe A, para switching polarização direta, 12:35 sair da região em classe A é quando quiescente não fica a quem dos 50%.
Eu lembro quando tava começando a aprender BJT e eu também tinha essa confusão de pensar "Mas como assim ele amplifica a corrente? Ele cria energia do nada? Não faz sentido" hahaha Mas depois eu entendi o que os livros queriam dizer, mas queria ter visto esse vídeo na época que eu tava na graduação, mas que bom que agora o pessoal vai poder entender melhor. Outra confusão que eu tinha era quando o livro falava "A corrente de saturação é uma corrente enorme e etc", mas esse "enorme" simplesmente era a máxima corrente possível pelo circuito de saída (Limitada pelo resistor no coletor em emissor comum, por exemplo), parece muito óbvio mas eu lembro que algumas declarações que eu lia me deixava bem confuso haha Excelente vídeo!
Suas explicações são excelentes professor Eloy! O sr. é de uma segurança e didática dw admirar. Pretendo, quando me aposentar em breve, me dedicar ao aprendizado da eletrônica. Obrigado pela aula.
Quando você disse: "o que você escura na verdade é a fonte" minha mente fez ""bummmmm" kkkkk .. que aula incrível.. no meu curso técnico não tive nada igual! Parabéns!
Eu acho mais fácil, fazer uma similaridade de um transistor com uma torneira. Quando não aplicamos força de torção na torneira não sai agua, o coletor da torneira é a saída da caixa d agua,(bateria) tem uma pressão que seria a (DDH), diferença de Potencial na torneira (Hidráulico), Quando aplicamos uma força de torção pequena, a base não é com eletricidade mas com a força que giramos a torneira, e quanto mais força fazendo mais agua sai no emissor (saída da torneira). O transistor é um componente de circuito elétrico, cujo nome vem do termo transfer resistor, ou seja, resistor de transferência, ele varia a resistência conforme aplicamos corrente, aumenta corrente de base, diminui a resistência elétrica aumenta a corrente no emissor e diminui a tensão entre o coletor e emissor, diminui corrente de base, aumenta a resistência e vice-versa, a única diferença com a torneira, é que estamos usando grandezas diferentes, energia de torção e energia hidráulica, já no transistor, corrente corrente, tensão tensão. Na escola ensinam, que temos semicondutores dopados, com materiais tipo N e Tipo P, que conforme são polarizados temos a condução de correntes, aumento de campo elétrico, ou lacunas e ai vai, e não fundo, fazem 500 cálculos, ai o cara não consegue concluir nada ou não passam a conclusão e demora 20 anos para você aprender que é uma simples torneira eletrônica. Sou formado em 1983, como técnico e engenheiro e hoje não atuo mais na área. Antigamente o conhecimento só era conseguido através de escolas, pessoas que tinham experiência e os livros técnicos eram caríssimos e ninguém passava a receita do bolo. Hoje com a internet, conhecimento é gratuito, abrangente, multidisciplinar, que bom seria se fosse assim na minha época. Parabéns professor um abraço.
Eu trabalhei instalado muito som automotivo meu amigo sou Eletricista até hoje de auto e de residência os amplificadores dos anos 80 eram todos trasistorizados com transistor darliton esses amplificadores eram a prova de bala duravam a vida toda o rádio se acabava e os amplificadores dessa época não davam defeito eu tenho um aqui até hoje da bamda tive que ligar 6 caixas nele Para dividir a potência fiz ligação em brind Para ele dar potência total olha o chão treme aqui com ele uso fonte de computador Para alimentar ele muito bom liguei um rádio blutuoth nele e o resto é só alegria a casa treme com ele amigo
Otimo video, otimo conteudo. Um canal assim é muito necssario, obrigado pelo seu trabalho 🤞 Quando eu explico um transistor pra um leigo, eu digo q o sinal de entrada é como uma torneira que regula a passagem de agua kkkkk
7:18 Eu já ouvi em um outro vídeo uma outra explicação, de que o transistor teria uma expécie de potenciômetro virtual interno que varia a tensão de acordo com o sinal aplicado à sua base e assim obtemos o sinal aspas, "amplificado" no coletor 😁👍
Boa noite mestre Eloy essa matou a pau desmistifica de vês o transistor esse componente revolucionário Fugindo um pouco do assunto quero que explique porque a frequência de saida de um trafo por exemplo 127v para 12v entra com 60 Hertz e sai com 120Hertz Desde já agradeço abraço
Obrigado Paulo! Ela só vira 120Hz depois da retificação em onda completa, que dobra os semiciclos positivos e elimina os negativos. No processo de retificação, os diodos são usados para permitir que a corrente flua em apenas uma direção. Se estivermos usando um retificador de onda completa, cada ciclo de entrada de 60Hz produzirá dois ciclos de saída, pois tanto a metade positiva quanto a metade negativa do ciclo de entrada serão retificadas. Assim, a frequência de saída seria 120Hz (duas vezes a frequência de entrada de 60Hz).
A grosso modo, poderíamos comparar com uma fotocélula, Que recebe um sinal independente alimenta o relé ou qualquer dispositivo chaveador para por em operação uma fonte consumidora? Tipo lei de KirChoff? Nos ventiladores existe Dimes também que muitas pessoas acreditam que ele tem o poder de aumentar a velocidade, quando na verdade ele só diminui e quando precisamos de mais velocidade, apenas voltamos para sua velocidade real.
Não seria uma comparação ideal, pois o sinal da fotocélula apenas liga ou desliga o relé, que por sua vez não reproduz na saída o sinal de entrada. Já o sinal que entra na base do transistor estabelece e controla a forma de onda e uma amplitude proporcional no sinal de saída.
Caro professor Eloi, sou hobbista, nunca estudei eletrônica, mas já domino uma boa parte dos seus " encantos". Hoje aposentado me dou ao luxo de procurar aprender cada vez mais. E confesso nunca havia entendido como o " danado funcionava em um amplificador. Até...agora. sensacional, parabéns pela excelente aula.
Maravilha Sidnei! Obrigado e bons estudos!
Rapaz, um vídeo 17 minutos de pura explicação didática, tornou o assunto facílimo de entender, muito obrigado professor
Obrigado Gabs!
Essa era mina pergunta recorrente no curso de engenharia, "Mas como ele amplifica? de onde tira energia? só depois de formado fui entender exatamente como vc explicou!!
Maravilha klaus! De fato muitas vezes isso não fica claro.
Realmente, na matéria nada se cria, apenas se modifica.
Se em 1980 eu tivesse uma aula desse nível teria seguido engenharia eletrônica, fui para eletrotécnica mas não me arrependo;. Abçs.
Obrigado Álvaro! São áreas irmãs. Abcs.
Concordo plenamente , muito bem explicado. Parabéns !!
Eletrotécnica também é show! Pense que sou contador, nada a ver , mas eletrônica é meu grande hobby. Também sou músico, toco guitarra e baixo elétrico. Por isso o interesse no assunto. Canal electrolab é top! 👍🍻🎸
@@burraldoParabéns amigo, também toco Guitarra e Arranho na eletrônica, esta aula foi incrível ❤🎉
@@avilaaraujo9421 As aulas do Electrolab são top, mas essa foi top of the tops! Muito boa!
E parabéns, amigo! Guitarra é um instrumento muito bom e versátil. Bons estudos! 🙂🎸
A grosso modo a palavra transistor significa "resistor de transferência"
Injeta uma pequena corrente na região da base e o coletor libera uma corrente maior de acordo com o ganho.
Exato!
cheguei a essa conclusão ainda nos anos 80 quando fazia técnico em eletrônica. muito bom
Excelente Douglas! Obrigado!
Como sempre vídeo com 101% de aproveitamento
Obrigado Reginaldo!
@@Electrolab-Eletronica nós é quem agradecemos
Quando a pessoa nasce com o dom de ensinar é outro nível. Em 17 minutos explanou tudo sobre o transistor. Didática impecável 👏👏
Obrigado!!
Oi prof Eloi eu aprendi em 1978...aqui em São Paulo na escola Aladin rádio e tv ...foi ótimo e trab com consertos até 1988...em minha oficina aprendi digital tbm ...um abração parabéns tá aula show de bola ...
Obrigado Reinaldo! Abcs!
Depois de uma explicação dessa sobre transístores, é pecado não se inscrever! "O que você ouve na verdade é a fonte de alimentação." Isso abriu a minha mente! Consegui "visualizar" a cópia de sinal em pensamento. Muito bom!👏👏👏
Obrigado Toni!! Seja bem-vindo ao canal!
A quantidade de conhecimento desse canal é absurda, MUITO obrigado!!!
Obrigado Rodolfo!
O q vc ouve na verdade, "É A FONTE DE ALIMENTAÇÃO COMO RESULTADO AMPLIADO EM GANHO, OU HFE"
Show de Bola 🎉
Valeu Avila!
Que saudade disso 🤍
Quando vemos o que amamos, ficamos mais vivos por dentro.
Com certeza Salomão! Obrigado.
fiz um curso de eletrônica com um cara famoso aqui no youtube, fiz através de uma plataforma ,curso pago. não aprendi nem metade do que vc explica aqui. agora sim, entendi o papel do transistor.
Valeu Wanderlei!
Muito top demais essa explicação parabéns gostei muito valeu 👍
Obrigado Luis!
Enfim uma explicação show de bola.
Obrigado Aluisio!
Eu compreendi o que é o amor fora da Bíblia. Alguns circuitos eletrônicos em folhetos. E compreendi, de fato que transistor não amplifica. Sou teu fã.
Queria ter tempo pra estudar mais.
Sr Eloy, que vídeo show! Ficou muito mais simples de entender. Essa ideia de fazer um paralelo com as válvulas termiônicas facilita em muito o entendimento do comportamento do fluxo de corrente no transistor. Por isso acho que , mesmo que sejam componentes com pouco uso atualmente , o estudo teórico das válvulas termiônicas são fundamentais para a boa compreensão do comportamento do transistor. Parabéns! Seu canal é top, e está cada vez mais interessante. 👍👍🍻🎸
Obrigado! Com certeza a analogia ajuda bastante!
Nem mesmo nas minhas aulas presenciais na federal consegui entender de forma tão clara o funcionamento do transistor, muito obrigado professor!
Valeu Bernardo! Seja sempre bem-vindo ao canal!
A melhor didática que já vi!! O professor está de parabéns, conteúdos de altíssimo nível!!👏👏👏👏
Obrigado pelo elogio!
Muita coisa hoje, explicado em poucos minutos, ensina muito mais que um curso inteiro, parabéns. Acho que a ignorância hoje em dia não se justifica mais pois com a internet só não aprende quem realmente não quer.
Obrigado!!
Meu caro Elói é por isso que eu sempre digo que esse canal é fantástico parabéns......
Muito obrigado Sergio!
Simplesmente incrível! Quando comecei a estudar eletrônica há anos atrás esses termos sempre me incomodavam. Fico feliz em saber que o conceito vem sido melhor explicado.
Obrigado Monteiro!
Professor Elói, Vc é o ponto chave da interação entre a Eletrônica e a formação de um Conceito/ Aprendizado. Agradeço
Muito obrigado João!
O básico do básico que faria todos aprenderem sobre transistor de primeira mas que ninguém aborda. Parabéns por se dispor de tempo para explicar esses conceitos basicão fundamentais. Se puder dar uma sugestão faz um vídeo explicando com essa mesma profundidade a diferença entre polarizar um transistor em configuração emissor comum, em um cenário com um resistor no emissor e noutro cenário com um resistor na base tendo em ambos os cenários o resistor de carga. A velha questão da estabilidade de polarização. A galera vai se amarrar.
Valeu Vicente! Sugestão anotada.
Muito boa explicação! Quando se tem o conhecimento se consegue explanar de forma simples e segura coisas complexas que normalmente deixam questionamentos "eternos". Grande abraço!
Obrigado Alexandre!
Muito bom esse canal, todos os videos sao explicados com calma e detalhadamente. Melhor que muitas escolas de eletronica por ai, melhor ainda de graça. Muito obrigado
Obrigado por acompanhar o canal Bruno!
Mano, a melhor aula que já assisti sobre o assunto, me abriu vários horizontes de entendimento sobre a eletrônica, eu não entendia a necessidade do componente no circuito, obrigado de verdade.
Valeu Rondinelly! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Parabéns amigo explicação simples mais bem indutiva
Obrigado! Esse é o objetivo, nos livros temos as explicações mais completas e complexas.
Muito rica essas explicações que raro no RUclips e em qualquer outro lugar parabéns
Obrigado Nildo!
Boa tarde, didatica da melhor qualidade....fique com Deus.
Muito obrigado Zaqueu!!
Muito bom, sempre imaginei um transistor como se fosse uma torneira. Mas essa explicação foi ótima. Copiador de sinais ficou bem melhor a analogia.
Obrigado!
Uma aula de qualidade em apenas 17 minutos! É difícil compreender por que as universidades não investem mais em professores que proporcionam esse tipo de experiência.
Obrigado!!
Exatamente isso, cheque mate! O transistor chaveia a saída com ganho da fonte, espelhando-se no sinal de base. É um tanto louco pensar que existem centenas de transistores em um chip de celular, tendo apenas o tamanho de uma unha.
É verdade!!
💢Centenas não! Os primeiros Chips/Processadores já tinham milhares de Transistores! Atualmente esses Circuitos Integrados têm entre MILHÕES a BILHÕES destes elementos!
Os mais Avançados já estão sendo Projetados com TRILHÕES de Transistores! (Tecnologia de 1nm) TSMC, Empresa da CHINA e outras já trabalham nisso!
É Realmente ALGO INCRÍVEL!! Surreal! Chega a ser difícil de entender ou mesmo Imaginar! 🙂
Professor tambem sou leigo na eletrônica, mas fiz um curso online e fiquei so 2 meses mas eu gosto da eletrônica demais
Maravilha João! Seja sempre bem-vindo ao canal e bons estudos!
Bom dia! Estava procurando um canal para aprender! Acredito que encontrei! Todos os vídeos são excelentes.
Obrigado Diogo! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Muito bom a explicação, pois nós da uma visão real do que acontece com o transistor a sua forma de operar, que as vezes e aplicado com muito conseitos técnicos que muitos não tem ainda, e dificulta o entendimento, mas consegue explicar de uma forma simples e objetiva e clara o que abre nossas mentes facilitando o conhecimento. Parabéns professor. Por isso eu digo não existe estudo difícil, mas sim mal explicado, o segredo e saber explicar de uma forma mais ampla e fácil para os que estão começando entender.
Admiro sua forma de explicar!
Obrigado Marcello!
Sensacional! BJT em PDT para amplificador classe A, para switching polarização direta, 12:35 sair da região em classe A é quando quiescente não fica a quem dos 50%.
Perfeito Samuel, obrigado!
17 minutos melhor que 2.5 anos de curso. Como pode.... Obrigado pela explicação.
Valeu Caio!
6:26 Realmente foi chocante e ao mesmo tempo engracado!! (risos) Foi uma bela explicacao!! Parabens pelo conteudo!!
E não é...rsrsrsr! Obrigado!
Meus parabens pela excelente aula, valeu professor!!
Obrigado Carlos!
Brabo de mais , faz videos com pratica professor , obrigado pela aula e didática!
Obrigado! Temos vários vídeos com práticas no canal.
Não fiquei decepcionado e sim conhecendo mais. Ótima aula!
Valeu Mauricio!!
Obrigado por sua explicação é realmente faz sentido.
Obrigado!
Eu lembro quando tava começando a aprender BJT e eu também tinha essa confusão de pensar "Mas como assim ele amplifica a corrente? Ele cria energia do nada? Não faz sentido" hahaha
Mas depois eu entendi o que os livros queriam dizer, mas queria ter visto esse vídeo na época que eu tava na graduação, mas que bom que agora o pessoal vai poder entender melhor.
Outra confusão que eu tinha era quando o livro falava "A corrente de saturação é uma corrente enorme e etc", mas esse "enorme" simplesmente era a máxima corrente possível pelo circuito de saída (Limitada pelo resistor no coletor em emissor comum, por exemplo), parece muito óbvio mas eu lembro que algumas declarações que eu lia me deixava bem confuso haha
Excelente vídeo!
Isso mesmo Pedro! Obrigado!
Suas explicações são excelentes professor Eloy! O sr. é de uma segurança e didática dw admirar. Pretendo, quando me aposentar em breve, me dedicar ao aprendizado da eletrônica. Obrigado pela aula.
Obrigado Alexandre! Seja sempre bem-vindo e bons estudos!
Quando você disse: "o que você escura na verdade é a fonte" minha mente fez ""bummmmm" kkkkk .. que aula incrível.. no meu curso técnico não tive nada igual! Parabéns!
Espero por uma aula mais teórica😅
Obrigado Pablo!
Temos muitas no canal principalmente nas playlist de eletrônica básica e de componentes.
Aplica-se ao Mosfet esta aula? Obrigado e parabéns pela didática.
Parte sim, a maior diferença é que o Mosfet é controlado por tensão no gate.
Eu acho mais fácil, fazer uma similaridade de um transistor com uma torneira. Quando não aplicamos força de torção na torneira não sai agua, o coletor da torneira é a saída da caixa d agua,(bateria) tem uma pressão que seria a (DDH), diferença de Potencial na torneira (Hidráulico), Quando aplicamos uma força de torção pequena, a base não é com eletricidade mas com a força que giramos a torneira, e quanto mais força fazendo mais agua sai no emissor (saída da torneira). O transistor é um componente de circuito elétrico, cujo nome vem do termo transfer resistor, ou seja, resistor de transferência, ele varia a resistência conforme aplicamos corrente, aumenta corrente de base, diminui a resistência elétrica aumenta a corrente no emissor e diminui a tensão entre o coletor e emissor, diminui corrente de base, aumenta a resistência e vice-versa, a única diferença com a torneira, é que estamos usando grandezas diferentes, energia de torção e energia hidráulica, já no transistor, corrente corrente, tensão tensão. Na escola ensinam, que temos semicondutores dopados, com materiais tipo N e Tipo P, que conforme são polarizados temos a condução de correntes, aumento de campo elétrico, ou lacunas e ai vai, e não fundo, fazem 500 cálculos, ai o cara não consegue concluir nada ou não passam a conclusão e demora 20 anos para você aprender que é uma simples torneira eletrônica. Sou formado em 1983, como técnico e engenheiro e hoje não atuo mais na área. Antigamente o conhecimento só era conseguido através de escolas, pessoas que tinham experiência e os livros técnicos eram caríssimos e ninguém passava a receita do bolo. Hoje com a internet, conhecimento é gratuito, abrangente, multidisciplinar, que bom seria se fosse assim na minha época. Parabéns professor um abraço.
Obrigado! Sou dessa época dos livros! A analogia da torneira é de fato clássica e bastante usada! Abcs!
Como sempre, vídeo de altíssimo nível.
Obrigado Alex!
Excelente explicação!!
Deixando claro o papel do transistor!!!
Obrigado Walmir!
Eu trabalhei instalado muito som automotivo meu amigo sou Eletricista até hoje de auto e de residência os amplificadores dos anos 80 eram todos trasistorizados com transistor darliton esses amplificadores eram a prova de bala duravam a vida toda o rádio se acabava e os amplificadores dessa época não davam defeito eu tenho um aqui até hoje da bamda tive que ligar 6 caixas nele Para dividir a potência fiz ligação em brind Para ele dar potência total olha o chão treme aqui com ele uso fonte de computador Para alimentar ele muito bom liguei um rádio blutuoth nele e o resto é só alegria a casa treme com ele amigo
Excelente! Bons tempos!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽- ótima explicação, mestre Eloy ⚡⚡🧲🧲
Obrigado!!
Lembrei de um documentário antigo que passava na tve,era sobre o transistor e a criação da sony.
Valeu Luiz!
Excelente
Obrigado Fabricio!!
Muito bom. Faz isso com osciladores com indutor e transistor.
Obrigado Eric!
Muito bem explicado, demorei muito tempo para entender , como sempre uma excelente aula
Obrigado!
Show! Excelente explicação Eloy!
Um abraço!
Obrigado Orlando! Abcs!
Parabéns Professor!! Uma ótima aula! TNX 73
Obrigado Rubens! 73!
Realmente com essa explicação, entendi como acontece a "amplificacao", show!.
Maravilha!
Muito bom suas aulas teoricas tecnicas o saber e tudo em cada area da vida !!
Muito obrigado!
Magnifica aula, ganhou um inscrito e um maratonista em suas aulas.
Obrigado Ricardo! Seja bem-vindo ao canal!
Muito obrigado pela excelente aula, professor.
Obrigado!
didática irretocável! ganhou +1 inscrito
Obrigado! Seja bem-vindo ao canal!
Excelente sua explicação. Muito obrigado pela aula.
Obrigado!
Gostei muito da explicação ❤ Adorei demais ❤ muito obrigado ❤ um abraço
Obrigado João!
Otimo video, otimo conteudo. Um canal assim é muito necssario, obrigado pelo seu trabalho 🤞
Quando eu explico um transistor pra um leigo, eu digo q o sinal de entrada é como uma torneira que regula a passagem de agua kkkkk
Obrigado! É por aí mesmo!
Pra foi muito ótima explicação desse assunto 🎉
Valeu Luis!
Mais uma excelente aula. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
Obrigado Adriano!
Muito bom professor... excelente forma de explicar..
Obrigado Noza!
show traga mais sobre
Obrigado!
Muito Bom Professor. Parabéns e Obrigado.
Obrigado José Carlos!
Concordo plenamente! Parabéns pela aula.
Obrigado Rafael!
Maravilhosa aula Professor. Parabéns
Obrigado Claiton!
7:18 Eu já ouvi em um outro vídeo uma outra explicação, de que o transistor teria uma expécie de potenciômetro virtual interno que varia a tensão de acordo com o sinal aplicado à sua base e assim obtemos o sinal aspas, "amplificado" no coletor 😁👍
A analogia com um potenciômetro está correta também, porém o que varia não é a tensão e sim a corrente.
@@Electrolab-Eletronica Sim, o que varia é a corrente, eu me equivoquei na resposta 😁
Excelente, professor! 👏👏👏👏👏👏
Obrigado!
Melhor explicação sobre o assunto.
Obrigado Sebastião!
Muito boa explicação! Parabéns.
Obrigado Mauro!
Muito elucidativo ! Gostei d mais da conta !
Obrigado Luiz!
Valeu, ótima explicação
Obrigado Fabio!
Muito bom Professor! Abraços!
Obrigado Geraldo!
Excelente aula. Obrigado.
Obrigado Solom!
Muito bom ..... Parabéns...
Obrigado Eduardo!
Perfeito, como sempre. Belo enfoque do assunto. Aquele lá no cantinho é o 2N3055 fake? kkk. Bom fim de semana.
Obrigado Evandro! É sim, rsrsrsrs, guardei para referências!
Muito boa a aula. Parabéns
Obrigado Paulo!
Excelente aula meu amigo
Obrigado Claudio!
Muito bem explicado!!!
Obrigado Alex!
Boa noite mestre Eloy essa matou a pau desmistifica de vês o transistor esse componente revolucionário
Fugindo um pouco do assunto quero que explique porque a frequência de saida de um trafo por exemplo 127v para 12v entra com 60 Hertz e sai com 120Hertz
Desde já agradeço abraço
Obrigado Paulo! Ela só vira 120Hz depois da retificação em onda completa, que dobra os semiciclos positivos e elimina os negativos. No processo de retificação, os diodos são usados para permitir que a corrente flua em apenas uma direção. Se estivermos usando um retificador de onda completa, cada ciclo de entrada de 60Hz produzirá dois ciclos de saída, pois tanto a metade positiva quanto a metade negativa do ciclo de entrada serão retificadas. Assim, a frequência de saída seria 120Hz (duas vezes a frequência de entrada de 60Hz).
Sensacional esse vídeo!
Obrigado Rafa!
Muito bom
Obrigado Jandeci!
Parabéns pela aula
Obrigado Denis!
Obrigado pela aula....
Obrigado!
Obrigado pela explicação
Obrigado Paulo!
ótima explicação
Obrigado João!
Mestre, excelente a aula. Nesse vídeo, você está amplificando um sinal AC. Para a amplificação de um sinal DC, o circuito seria o mesmo?
Obrigado! Não seria, seria uma conversor DCxDC.
Bem explicado! Obrigado pelo vídeo.
Obrigado!
aula maravilhosa.
Obrigado!
Parabéns!!!
Obrigado!
Aula show ! 👏👏👏
Obrigado Patric!
A grosso modo, poderíamos comparar com uma fotocélula,
Que recebe um sinal independente alimenta o relé ou qualquer dispositivo chaveador para por em operação uma fonte consumidora? Tipo lei de KirChoff?
Nos ventiladores existe Dimes também que muitas pessoas acreditam que ele tem o poder de aumentar a velocidade, quando na verdade ele só diminui e quando precisamos de mais velocidade, apenas voltamos para sua velocidade real.
Não seria uma comparação ideal, pois o sinal da fotocélula apenas liga ou desliga o relé, que por sua vez não reproduz na saída o sinal de entrada. Já o sinal que entra na base do transistor estabelece e controla a forma de onda e uma amplitude proporcional no sinal de saída.
Joinha 667 ! Muito bom tio Eloy ! Gostei da capa do vídeo. Abraço e bom final de semana.
Obrigado Edson! Bom final de semana!