Muito bom! E existe também o TL594, tem a mesma pinagem e mesma função do TL494. A diferença é que no TL494 a referência interna de tensão tem precisão de 5%, enquanto no TL594 a precisão é de 1%. Essa diferença aparece na tensão de saída de uma fonte controlada por estes CI's. Se usar o 594, a tensão de saída é mais precisa (mais próxima do setpoint) porque a referência de tensão também é mais precisa.
Oi prof Eloi uma ótima noite de sexta ....muito bom esse vídeo tbm ...uma ótima aula tbm tá um abração valeu é nois ....um ótimo final de semana pra você
Sensacional professor… coincidentemente ainda ontem estava “sapateando” para entender o funcionamento do TL494 pois não estava conseguindo a tensão nominal no 3.3V de minha fonte ATX (xing ling). OBRIGADO.
👏👏👏. Resolvi aparecer, LIKE professor... Quando o data sheet tem o esquema eletrônico interno do componente com esse da folha eu compreendo bem melhor...
Caro professor, parabéns por mais essa bela aula, como sempre muito clara e por isso mesmo sempre muito agradável ! Minha próxima montagem será um fonte em halfbreeders, usando esse "cara" !!! Agradeço em nome de todos os meus colegas que antes não dispunham desse tipo de literatura !!! Um forte abraço com votos de saúde e um Feliz natal !!!
Maravilha. Tem muitas semelhanças com o conversor Buck LNK 306 / Viper 12 (lavadoras), eles geram o PWM na fonte, porém com frequência fixa. Ele tem um Mosfet na saída. Obrigado novamente.
Será que serve para o acionamento de motores CC ou até inversores básicos para motores AC? Já teorizei até um pwm pra motor CC com controle de torque em baixa rotação
Professor boa noite,eu agradeço pela atenção com assinantes do seu canal e o serviço que o sr.presta para todos nós.Eu estou fazendo manutenção em uma caixa amplificada o transformador de força estava aberto e o dono da caixa mandou reformar o transformador so que as tensões de saida era de 34 0 34/34 0 34/14 014,e depois de reformar o transformador 36 0 36/36 0 36 /16 0 16 volts,e os capacitores de filtragem e de 50 colts da alimentação do amplificador,o sr poderia me orientar uma forma de diminuir a tensão de 36 sem ter que mexer no transformador de força ,eu te agradeço pela atenção, fica com Deus.
Olá Benedito! A melhor forma seria regular a tensão de saída após a retificação. Mas se a fonte não tem essa etapa, a modificação poderia ser grande. Qualquer outra forma sem alterar o transformador traria perda de potência e dissipação de calor, como por exemplo uso de resistores de potência em série para produzir queda de tensão ainda em AC. Mas dependendo da corrente que estamos tratando, poderia precisar de grandes resistores. Outra forma seria um autotransformador na entrada do primeiro, reduzindo a tensão do primário do trafo principal. Em suma, não há alternativas muito simples nesse caso. Tente ver pelo lado após a retificação também, se precisar de uma queda relativamente baixa, coloque diodos de alta potência em série com a saída retificada, cada um dará 0.7V de queda. Se colocar 5 em série, terá 3,5V de queda na saída e assim por diante.
Bom dia professor a respeito transformador toroidal da caixa amplificada soundbox sw18 active que o professor fez um vídeo muito instrutivo,os capacitores de filtro e de 50 volts ,se eu colocar de 63 volts seria um boa solução,seria correta? Qual seria a tensão depois dos capacitores,eu sou ruim calcular está fonte.
Olá Benedito! Eu não tenho vídeo sobre essa caixa, deve ter sido em outro canal! Mas em geral, colocar os capacitores de 63V no lugar dos de 50V não tem nenhum problema ou vantagem.
@@Electrolab-Eletronica boa tarde professor eu errei que tem o vídeo da caixa soundbox sw18 active e ivega eletrônica mas ele não e atencioso igual ao Sr. Professor. Vou explicar ao Sr o meu raciocínio,o transformador no secundário tem duas saídas de 34 o 34 volts,sendo uma para tensão positiva e outra para tensão negativa e os capacitores são seis capacitores para tensão positiva e seis capacitores para tensão negativa,sendo que a tensão do transformador seria de 34 volts ,so fizeram o transformador de 36 volts sendo os capacitores de filtragem São de 2.200 /50 volts?
Sim, nesse caso os capacitores de 63V são mais indicados, pois os 36V do trafo depois de retificados e filtrados, sobem para aproximadamente 50,9V, o que já estaria no limite dos capacitores de 50V.
Fico aqui pensando... Será que com um ci deste, conseguiríamos fazer um oscilador para transmissor AM na faixa de 500Khz? Qual seria a melhor topologia para este objetivo em sua opinião?
Um oscilador PWM e um oscilador astável são ambos tipos de circuitos osciladores, mas eles têm propósitos e funcionamentos diferentes. Um oscilador PWM gera pulsos de saída cuja largura varia de acordo com um sinal de entrada. Geralmente, é usado para controlar a potência entregue a dispositivos como motores, lâmpadas ou aquecedores. A largura do pulso modula a média de potência entregue ao dispositivo, permitindo controlar sua velocidade, intensidade luminosa ou temperatura, por exemplo. Já um oscilador astável é um circuito que gera uma forma de onda de saída periódica sem uma condição estável. Ele produz uma saída que alterna entre dois estados sem nunca atingir um estado de repouso. Esse tipo de oscilador é comumente usado em aplicações onde é necessária uma forma de onda periódica, como em cronômetros, temporizadores, geradores de sinais de relógio, entre outros.
Não tem com ajustar a corrente pelo TL494. O ajuste (limitador) de corrente precisa ser por outro tipo de circuito regulador como por exemplo um LM317 ou similar. Tem vídeo sobre ele no canal.
Normalmente circuitos integrados não podem ser testados com multímetros. Salvo se estiverem em curto ou para medir alguns níveis dc com ele em funcionamento..
Muito bom! E existe também o TL594, tem a mesma pinagem e mesma função do TL494. A diferença é que no TL494 a referência interna de tensão tem precisão de 5%, enquanto no TL594 a precisão é de 1%. Essa diferença aparece na tensão de saída de uma fonte controlada por estes CI's. Se usar o 594, a tensão de saída é mais precisa (mais próxima do setpoint) porque a referência de tensão também é mais precisa.
Maravilha Fernando, obrigado!
แปลเป็นไท
ร A It's Thai.@@Electrolab-Eletronica
Por traz de cada vídeo do Electrolab há uma excelente aula. Abraços.
Obrigado Romario!
Oi prof Eloi uma ótima noite de sexta ....muito bom esse vídeo tbm ...uma ótima aula tbm tá um abração valeu é nois ....um ótimo final de semana pra você
Obrigado Reinaldo!Abcs!
Gostei quando explica a pinagem do componente, e sua funcionalidade, é mais uma janela do conhecimento, que se abri na nossa mente.
Valeu Flavio!!
Sensacional professor… coincidentemente ainda ontem estava “sapateando” para entender o funcionamento do TL494 pois não estava conseguindo a tensão nominal no 3.3V de minha fonte ATX (xing ling).
OBRIGADO.
Que bom que ajudou Celso!
Vídeo excelente. Já conhecia esse CI, mas nunca tinha pesquisado a fundo sobre o seu funcionamento. Obrigado pela aula professor!
Obrigado Felipe!
Valeu!
Muito Obrigado Rogerio por apoiar o canal!!!
Tenho aprendido muito com suas explicações.
Sempre indico este canal para outros colegas do mundo da eletrônica.
Obrigado!!!
Excelente video, Eloy
Assistindo aqui em novembro/24 pra tentar reparar uma fonte chaveada
Muito obrigado pela aula!
Obrigado Allan! Sucesso no reparo! Tem também este outro vídeo com dicas para reparo de fontes ATX: ruclips.net/video/nv5Us3A7TYc/видео.html
Muito esclarecedor! Eu só olhava a malha RC. KKK
Valeu Paulo!
É muito técnica a aula muito importante para nós muito bem explicado chances boa de aprendemos eletrônica parabens
Obrigado Luiz!
👏👏👏.
Resolvi aparecer, LIKE professor...
Quando o data sheet tem o esquema eletrônico interno do componente com esse da folha eu compreendo bem melhor...
Opa! Seja bem-vindo Ribeiro!!! Estava fazendo falta! Sim, o diagrama em blocos ajuda muito!
Me esclareceu muita coisa. Sempre achei meio confuso esse ci rsrs gosto bastante dele pela simplicidade e facilidade de mercado
Obrigado Fabio!
que aula bacana, deu até vontade de montar um circuito buck pra uma fonte de bancada usando esse pwm
Obrigado!!
Ótimo vídeo. Muito bem detalhado, já vou fazer uma montagem para testar. Obrigado pela aula.
Valeu Maurício!
Muito bom 👏👏👏 conhecia pouco o rapaz !!! Da até para fazer um transmissor de dados !!! Muito bom
Obrigado!
Excelente vídeo aula, já serve de base para manutenção de qualquer equipamento que trabalhe com este Ci
Obrigado Diogo!
Fazer um testador com um conector zif fica legal. Excelente vídeo!
Sim, boa Idea! Obrigado!
Parabéns professor, muito bom 😊
Obrigado Jean!
Daora...aguardando o proximo video.... :)
Valeu!!
Como sempre, nota 10!
Obrigado!
Muito bom amigo parabéns pelo trabalho vc nos ajuda muito nas aulas , apoiando sempre aqui
Obrigado Claudinei por acompanhar sempre o canal!!
Parabéns Eloy, por mais este vídeo!
Poderia fazer, também, um vídeo para o UC3843!
👏
Obrigado! Sugestão anotada!
Aula maravilhosa eu trabalho com manutenção de módulos automotivo fala sobre o irs2092
Obrigado Cleber! Sugestão anotada!
É bom mesmo já fico aguardando o próximo vídeo com o projeto do testador tl494 👍
Valeu Anderson!
Caro professor, parabéns por mais essa bela aula, como sempre muito clara e por isso mesmo sempre muito agradável ! Minha próxima montagem será um fonte em halfbreeders, usando esse "cara" !!!
Agradeço em nome de todos os meus colegas que antes não dispunham desse tipo de literatura !!!
Um forte abraço com votos de saúde e um Feliz natal !!!
Muito obrigado Antônio! Para você também e toda família!
Tenho um nobreak trifásico de 16KVA que fiz com este CI, é incrível como um CI simples e capaz de ser tão eficiente.🙂🙂
Sem dúvida, muito versátil!
Boa noite mestre Eloy dá pra fazer muitos projetos com esse ci e com essas informações valiosas muito mais obrigado pelo video abraço
Obrigado Paulo! Abcs!
SHOW. Mais um excelente vídeo.
Obrigado Ton!
Maravilha. Tem muitas semelhanças com o conversor Buck LNK 306 / Viper 12 (lavadoras), eles geram o PWM na fonte, porém com frequência fixa. Ele tem um Mosfet na saída. Obrigado novamente.
Obrigado Evandro! Sim, esses CIs tem várias partes semelhantes.
vim através do amigo Claudio eletricista industrial...
ele sempre fala muito do seu canal
Sim, o Claudio acompanha sempre o canal! Obrigado e seja sempre bem-vindo!
Sempre com excelentes conteúdos 😊👍👏👏👏
Obrigado!
Meu amigo, como sempre uma excelente aula...
Obrigado Claudio!
Que bom as vídeo aulas voltaram.
Valeu Silva! Sempre teremos elas!
Que bacana Eloy! Eu não conhecia esse CI. Seria interessante um vídeo com um diagrama e a plaquinha.
Um abraço!
Obrigado Orlando! Devemos ter sim! Abcs!
Sim, meu amigo, seria muito bom.
Obrigado Daniel!
Muito top sua aula
Obrigado!
Muito bom o vídeo.
De Londrina PR.
Obrigado!
Excelente explicação eu nunca tinha entendido esse CI
Obrigado!
Show de bola, gostei muito!
Valeu Fox!
Estamos juntos agora!
amo seu conteúdo ,
Obrigado Higor!
Valeu demais, bom trabalho
Obigado Fernando!
Como sempre muito boa explicação
Obrigado Germano!
Show de explicação...
Obrigado Everson!
bom vídeo aguardo mais destes temas obrigado
Obrigado Fernando!
Muito bom o vídeo. Parabéns
Obrigado!
Excelente aula.
Obrigado Antonio!
Como sempre ótimo video.
Obrigado Miguel!
Valeu professor, um abraço....
Obrigado. Abcs!
Bela dica!🎉
Obrigado Andrezinho!
parabens mais u video de grande utilidsde
Obrigado!
Eu uso muito nas minhas placas de classe d .amplificadores
Maravilha Jucimar!
Bacana esse vídeo! 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado!
Muito bom!
Parabéns!!!
Obrigado!!
Que aula professor. PUTA QUE PARIU que didática. Muito bom. Sem palavras.
Valeu Leandro!
Parabéns meu amigo
Valeu Claudio!
Parabéns!!! Fala sobre o Sg3524
Obrigado ! Anotado!
Parabéns
Obrigado!
Boa meu amigo!
Já deixando o like de nº460
Obrigado Michel!
Obrigado ótimo video
Obrigado Marcos!
Excelente!!!
Obrigado!!
Muito bom ! Manda mais projetos com ele e se possível com o SG3525. Obrigado
Obrigado Alvaro!
Show de bola !!!
Valeu Ciro!
GOSTEI DA ESPLANCÃO DO C I OBRIGADO
Obrigado Milton!
Valeu demais
Obrigado Gilmar!
Vídeo top👏🏿
Valeu!!!
Excelente
Obrigado!
mais uma aula top.
Obrigado Cavalgil!
Show essa explicação... Obrigado por compartilhar. ass. POLILO
Obrigado Polilo!
muito bom.
Obrigado Luiz!
Será que serve para o acionamento de motores CC ou até inversores básicos para motores AC? Já teorizei até um pwm pra motor CC com controle de torque em baixa rotação
Sim, é possível seu uso nessas aplicações.
olá , eloy, assim que possível faça um vídeo falado do sg 3525A
Sugestão anotada Sousa, obrigado!
Boa noite.
Boa noite!
Professor boa noite,eu agradeço pela atenção com assinantes do seu canal e o serviço que o sr.presta para todos nós.Eu estou fazendo manutenção em uma caixa amplificada o transformador de força estava aberto e o dono da caixa mandou reformar o transformador so que as tensões de saida era de 34 0 34/34 0 34/14 014,e depois de reformar o transformador 36 0 36/36 0 36 /16 0 16 volts,e os capacitores de filtragem e de 50 colts da alimentação do amplificador,o sr poderia me orientar uma forma de diminuir a tensão de 36 sem ter que mexer no transformador de força ,eu te agradeço pela atenção, fica com Deus.
Olá Benedito! A melhor forma seria regular a tensão de saída após a retificação. Mas se a fonte não tem essa etapa, a modificação poderia ser grande. Qualquer outra forma sem alterar o transformador traria perda de potência e dissipação de calor, como por exemplo uso de resistores de potência em série para produzir queda de tensão ainda em AC. Mas dependendo da corrente que estamos tratando, poderia precisar de grandes resistores. Outra forma seria um autotransformador na entrada do primeiro, reduzindo a tensão do primário do trafo principal. Em suma, não há alternativas muito simples nesse caso. Tente ver pelo lado após a retificação também, se precisar de uma queda relativamente baixa, coloque diodos de alta potência em série com a saída retificada, cada um dará 0.7V de queda. Se colocar 5 em série, terá 3,5V de queda na saída e assim por diante.
Bom dia professor a respeito transformador toroidal da caixa amplificada soundbox sw18 active que o professor fez um vídeo muito instrutivo,os capacitores de filtro e de 50 volts ,se eu colocar de 63 volts seria um boa solução,seria correta? Qual seria a tensão depois dos capacitores,eu sou ruim calcular está fonte.
Olá Benedito! Eu não tenho vídeo sobre essa caixa, deve ter sido em outro canal! Mas em geral, colocar os capacitores de 63V no lugar dos de 50V não tem nenhum problema ou vantagem.
@@Electrolab-Eletronica boa tarde professor eu errei que tem o vídeo da caixa soundbox sw18 active e ivega eletrônica mas ele não e atencioso igual ao Sr. Professor. Vou explicar ao Sr o meu raciocínio,o transformador no secundário tem duas saídas de 34 o 34 volts,sendo uma para tensão positiva e outra para tensão negativa e os capacitores são seis capacitores para tensão positiva e seis capacitores para tensão negativa,sendo que a tensão do transformador seria de 34 volts ,so fizeram o transformador de 36 volts sendo os capacitores de filtragem São de 2.200 /50 volts?
Sim, nesse caso os capacitores de 63V são mais indicados, pois os 36V do trafo depois de retificados e filtrados, sobem para aproximadamente 50,9V, o que já estaria no limite dos capacitores de 50V.
Seria possível fazer uma vídeo-aula sobre um processador de central de portão eletrônico?
É muito específico Silva! Além de existirem inúmeros modelos diferentes no mercado.
Nice video, thanks :)
Thanks Bianchi!
Interessante que o Ci 7500 já subisitui pelo tl494 .. tem a mesma configuração..
Sim, são totalmente equivalentes, muda apenas o fabricante e por isso o código.
sera q serve pra fazer uma fonte boost converter e buck converter ao mesmo tempo?
É possível sim!
Bien 👍👋👋
Merci!
Queria ver depois o 3525😊
Sugestão anotada!
Fico aqui pensando...
Será que com um ci deste, conseguiríamos fazer um oscilador para transmissor AM na faixa de 500Khz?
Qual seria a melhor topologia para este objetivo em sua opinião?
Não seria indicado para RF. Para um transmissor o ideal é um oscilador padrão com transistor.
@@Electrolab-Eletronica Agradeço imensamente pela gentileza de sua resposta.
Vou rever minhas idéias.
Forte abraço.
Esses dois emissores eu posso colocar como um drive de um Mosfet?
Sim, pode.
Top
Obrigado!
👏👏👏
Obrigado!
vc pode fazer com o uc3843ad?
Não tenho esse CI, que também é um PWM. Sugestão anotada.
OMG 😱
Seria um oscilador pwm semelhante à um oscilador astavel?
Um oscilador PWM e um oscilador astável são ambos tipos de circuitos osciladores, mas eles têm propósitos e funcionamentos diferentes. Um oscilador PWM gera pulsos de saída cuja largura varia de acordo com um sinal de entrada. Geralmente, é usado para controlar a potência entregue a dispositivos como motores, lâmpadas ou aquecedores. A largura do pulso modula a média de potência entregue ao dispositivo, permitindo controlar sua velocidade, intensidade luminosa ou temperatura, por exemplo. Já um oscilador astável é um circuito que gera uma forma de onda de saída periódica sem uma condição estável. Ele produz uma saída que alterna entre dois estados sem nunca atingir um estado de repouso. Esse tipo de oscilador é comumente usado em aplicações onde é necessária uma forma de onda periódica, como em cronômetros, temporizadores, geradores de sinais de relógio, entre outros.
Seria interessante Um Vídeo de uma plaquinha
Sim, está na lista!
👏 👏 👏
👍👍👍
Obrigado!
daria de alguma forma, criar uma onda senoidal nesse ociladior??
Com outros circuito em conjunto é possível, mas a saída diretamente dele não é possível.
@@Electrolab-Eletronica você teria algum exemplo desse outro circuito? (Obrigado pela atenção)
Não tenho nenhum a mão. Mas pesquisando no google por oscilador senoidal, alguns esquemas irão aparecer.
Amigo vc pode fazer um circuito com ajuste de amperagem por favor
Qual seria o propósito do circuito?
@@Electrolab-Eletronica pra ajustar a amperagem de saída
@@Electrolab-Eletronica é pra fazer uma fonte de 50 v aí vai ser um ajuste de amperagem pelo ci tl494
Sim, mas saída do que, uma fonte, um inversor, uma bateria?
Não tem com ajustar a corrente pelo TL494. O ajuste (limitador) de corrente precisa ser por outro tipo de circuito regulador como por exemplo um LM317 ou similar. Tem vídeo sobre ele no canal.
Tenho um carregador solar buck com esse CI desde 2017, nunca deu pau.
Prefiro o TL494 ao SG 3525
Sim, componente muito robusto!
Minha fonte paraou totalmente pode ser o 494??
Pode, entre várias outras possibilidades.
O C I ka7500b e o msm tl494 no datashet
Sim, é o mesmo.
Faz o cálculo para nós ver blz
Anotado Carlos!
Usando um multímetro como testar ele
Normalmente circuitos integrados não podem ser testados com multímetros. Salvo se estiverem em curto ou para medir alguns níveis dc com ele em funcionamento..
Valeu!
Muito Obrigado William por apoiar o canal!!!
Gostei !!!
Valeu Daniel!
Valeu!
Muito obrigado Claudinei, por apoiar o canal!!
Valeu!
Muito obrigado Lucas por apoiar o canal!!