Só ver os comentários aqui sobre os “arranjos” técnicos q precisam ser feitos se um projeto não prever corretamente o local do pressurizador. A melhor forma de evitar isso é no projeto! Parabéns 👏
Eu gostei demais da explicação , quero colocar água quente em casa , mas só vejo projetos com pressurização na entrada do aquecedor . Sorte minha poder ver esse vídeo seu e não fazer o trabalho em vão. Meus parabéns pela explicação lógica e eficiente. Vou colocar o pressurizado na saída da caixa d'água simples assim. Assim tudo seja pressurizado e equalizado tanto água fria quanto água quente.
Minha casa tem 3 andares. E disseram que a água quente não sai do chuveiro no 2º e 3º andar pq não tem força pra subir . Foi colocado um pressurizador na saída do aquecedor mas segue sem sair água quente no chuveiro de cima e na pia de cima sai so morninha com fluxo baixo. A pressão da água que entra na caixa é bem forte mas não sei a de saída . Se colocar o pressurizador na saída da caixa será que resolve ? Obrigada desde já
Aqui casa térrea e tem de ter pressurizador PL 9 Lorenzetti. A caixa está a um metro acima do chuveiro, sobre a lage - sem pressurizador, água de filete, mesmo com tubulação 3/4. Pressurizador não se põe depois do aquecedor.
Alan... nos fale sobre valvula misturadora automática de temperatura por favor... existem as que são colocadas nos pontos de utilização diretamente, e as que são colocadas na saída do reservatório térmico...
Ótimo assunto, eu sempre tive uma dúvida sobre as perdas de carga nos aquecedores de passagem, nos catálogos só encontro a pressão mínima de funcionamento, mas como saber qual perda de carga que ele tem na tubulação para selecionar o melhor pressurizado?
Tem um vídeo nosso que mostra a perda de carga no aquecedor. Se você entrar em contato com a Rinnai pedindo a curva, eles não hesitarão em ajuda-lo. Só pedir a curva do modelo de aquecedor que você deseja instalar no projeto.
Pra uma casa terrea, caixa dagua fica 2 metros acima do chuveiro, tem aquecedor a gás de passagem, posso colocar o pressurizador antes da entrada do aquecedor?
Olá! Tudo bem? O vídeo é sobre por que não instalar pressurizador junto ao aquecedor. Logo a resposta é não. Agora, pelo vídeo, assistindo até o fim, vc conseguiria explicar o motivo do não?
@@EscolaAplicar mas em casa térrea, se a água quente descer da caixa por um cano separado da água fria? O pressurizador pode ser regulado pra apenas ativar o aquecedor, complementando a queda dágua e compensando a perda do aquecedor? Estou em vias de instalar um aquecedor pequeno pra um chuveiro apenas. E lá a queda é bem pequena.
Bom dia! Excelente vídeo! Apenas uma dúvida. Meu caso é exatamente como no esquema que vc apresentou. Uma caixa no telhado da casa. Após a caixa já tenho uma bomba pressurizando a rede de água fria e outra bomba pressurizando a coluna de água fria que vai alimentar o aquecedor de passagem lá embaixo no térreo. Ou seja, ao lado da caixa d´água que está no telhado tenho tudo pressurizado separado pra coluna de agua fria da casa e pra coluna que alimenta somente os aquecedores de passagem. Porém, essa água quente que sai do aquecedor de passagem, sobe de volta pro 2o andar pra alimentar os chuveiros, e é nessa hora que a água fica mais fraca. Na verdade temos água quente. Mas não está confortável. A bomba pressurizadora lá na caixa d´água fica armando e desarmando, fazendo o banho oscilar de temperatura e pressão de água. Falta alguma coisa que não fiz? Um Tanque de pressão lá em cima, após a bomba pressurizadora, resolve o problema? Obrigado!
Moro no último andar do prédio. Comprei um mini pressurizador para acoplar no aquecedor pois a água quente é bem fraquinha e quando misturamos com a fria que é mais forte esfria demais. Acontece que só tenho instalada o aquecedor exclusivamente para o chuveiro e mais nada. Assisti seu vídeo para não pôr o pressurizador no aquecedor. Minha pergunta é a seguinte, mesmo sendo só nesse ponto de chuveiro?
Só este ponto do chuveiro, sem uso simultâneo com nenhum outro ponto e sem misturar da certo sim. Misturando não tenho como te afirmar se funciona depende muito da pressão de água fria, mas alguma coisa sempre vai recircular misturando.
Boa noite, acabei de instalar um pressurizador muito bom no sistema de agua fria de um cliente, e atendeu muito bem todos os 4 banheiros da residência, porém o cliente me informou que ele ficou sem a agua quente. Os chuveiros nao são elétricos, vem de um sistema de aquecimento solar e aramazenado em boiler. Minha dúvida é: Será que na hora de temperar a água no banho ela está retornando e recirculando pelo sistema de água quente?
Tem que ver se pressurizou o boiler tbm. Se vc instalou o pressurizador logo na saída da caixa dágua e tem uma derivação para o boiler de forma independente o problema aí é desequilíbrio de pressão. Aqui o caso é a pressurização dentro de um anel.
Bom trabalho. Esse seu esquema me gerou uma dúvida. A tubulação sai do medidor/caixa abastece os pontos de AF (2 chuveiros) e também o aquecedor, que é dimensionado em função dos pontos, 2 chuveiros. Esse trecho depois do medidor/caixa deve ser dimensionado em função dos 2 chuveiros ou 4 chuveiros AF+AQ (dois vindo da tubulação do aquecedor)?
A tubulação se dimensiona pelo método dos pesos. Considera 2 casos. Água 100% vindo pela rede de água fria e água 100% vindo pela rede de água quente. Agora as pressões, vc deve considerar o número de pontos em simultâneo que achar conveniente para seu projeto.
Muito bom o conteúdo, mas me tire uma dúvida por favor. No caso de uma cobertura onde não se tem pressão por questão de ser último andar, como pressurizar somente a cobertura sem que seja no aquecedor?
se utilizar um pressurizador na saida da caixa de agua, antes do anel, pressurizado a rede como um todo e mesmo assim a pressão ficar baixa na rede de agua quente, poderia ser usado um segundo pressurizador dentro do anel, na saida do aquecedor?
Ótimo conteúdo, se eu colocar o pressurizador depois do misturador de água e controlar a quantidade de entrada de água quente e de água fria, não vou conseguir equalizar a temperatura do jeito que eu quero?
Pressurizador se coloca após a caixa de água ou no ramal de alimentação do apartamento. Qualquer local que não seja esses você terá problemas. Um abraço!
Excelente vídeo! Fiquei ainda com uma dúvida no seguinte ponto: Ao pressurizar a rede na saída da caixa d'água e ramificando-a em uma tubulação que passará pelo aquecedor a gás e outra tubulação de rede de água fria, começamos a ter perdas de carga diferentes nos dois trechos, correto? Pergunto isso porque o aquecedor de passagem tem uma perda de carga considerável. Ao chegar em um misturador, não teremos uma rede com uma pressão de água maior que a outra? Se sim, o ramal com menos pressão não teria a "invasão" da água do outro ramal devido a esse desequilíbrio? E parabéns pelas respostas em todos os comentários! Excelente equipe!
Não sou especialista mas vou dar o meu pitaco , se tiver errado só desconsiderar . Sendo a saída de água fria e quente vem do mesmo ponto , tem a mesma pressão no início , ai so que considera as perdas no caminho . A perda vem dos diâmetros , comprimento e as curvas . No caso da serpentina de gás tem uma perda maior no comprimento e no diâmetro , mesmo assim a diferença de comprimento total dos dois não deve ultra passar nem 20% via aquecedor e a perda bem baixo . Assim quando chega na saída a diferença de pressão deve ser mínimo . Faz sentido ? Além do mais na saída as pressões dos dois despencam e a água arrastada e misturadas em Y , dificultando o retorno .
A perda de carga só acontece quando existe fluxo. A pressão estática é a mesma. Então a água fria poderia, no limite, parar a água quente, mas não conseguiria inverter.
Irmão, fiz exatamente isso na minha casa. Tudo funciona normalmente. Abro diversos pontos ao mesmo tempo. Abro fria e quente, normalmente, e o misturador opera de forma regular. O pressurizador é colocado exatamente da forma como vc disse, ramificando a tubulação. Uma tubulação vai para o boiler, cuja água é aquecida pelo sol apenas. A água sai pressurizada do boiler para o aquecedor de passagem, e assim para a rede (in line). A tubulação de água fria segue normalmente seu fluxo.
Se eu fizer uma saída específica da caixa d'água para água fria e outra saída para água quente e pressurizar somente o sistema de água quente logo na entrada do aquecedor de passagem terei esse problema?
@@rafaelsm531 perfeito! Para solucionar precisaria de uma VR. Só que a VÊ trancaria o fluxo da água fria e etc.. então não recomendo. Mas e pressurizar a água fria tbm? Tbm existe possibilidade, por isso deve conhecer o conceito das rede malhadas caso queira ou precise muito dessas “soluções”.
Muito obrigado pelo retorno! Acho que a solução que irei adotar é utilizar o aquecedor de passagem digital e deixar regulado na temperatura ideal para o banho, economizo água e gás sem aquecer além do necessário. Com o registro frio fechado não acontece recirculação. Torno a instalação mais simples e se for necessário tem a possibilidade de pressurizar o sistema frio. Esse inconveniente é pq meu aquecedor vai ficar uns 50cm abaixo da caixa d'água de 2000L e às duchas a 1,4m da base da caixa d'água.
Olá, muito boa a informação, exatamente o que eu estava tentando entender. Ficou claro a melhor "localização" para o pressurizador. Gostaria de saber tbm se poderiam ser usadas válvulas unidirecionais para garantir que retornos indesejados aconteçam, falando de uma forma geral? É apenas uma questão de custo ou existem outros efeitos indesejados? Obrigado.
Considerando que mesmo assim optem por instalar o pressurizados no anel: Se a válvula ficar no monocomando da ducha higiênica ajuda se alguém esquecer aberto. Mas o funcionamento de dois ou mais pontos em simultâneo ainda pode gerar efeitos indesejados pois a válvula vai fechar impedindo o fluxo ir no sentido correto e daí pode não sair água quente ou fria dependendo d local de instalação.
Não funciona pois quando tiver o retorno ela vai se fechar e não vai vir mais água fria para a mistura, causando escaldamento. Se quiser resolver da forma correta, para isso existem as soluções da Caleffi das válvulas equalizadoras e controladoras.
Muita boa sua explicação, Me chamo Marco e faço parte do time de suporte da Homedeccori- trabalhamos com duchas Spa e duchas de hidromassagem, resumindo deu diferença nas pressões. Primeira pergunta é se as pressões estivessem iguais, exemplo 20mca em cada ponto de água? E a outra pergunta, é se precisássemos de uma pressão, exemplo de 35mca somente para um chuveiro de hidromassagem, nos 2 pontos, poderíamos pressurizar próximo da ducha, pois precisamos de alta pressão somente nesses pontos do banheiro? ( aquecedor á gás) qual seria a melhor opção?
Meu cliente, não quer que coloque a caixa da agua na cobertura (por estética). sendo assim preciso que todo o sistema da residencia seja pressurizado, pois o reservatorio ficará enterrado. Na residencia teremos aquecedor a gás. Nesse caso, ainda assim deveria colocar apenas uma bomba de pressurização para o sistema de agua quente e fria?
Ótimo vídeo. No minuto 9.35 vc afirma que podemos colocar o pressurizar na saída da caixa Dágua então? Pressurizando a água fria e o aquecedor de passagem simultaneamente, sim?
Não. Mas precisa ter o controle disso. Todos que usam a casa ou apartamento precisam saber disto, inclusive visitantes. Não pode usar água fria enquanto usa água quente, te que fechar o registro da ficha higiênica, entre outros cuidados que muita gente precisa tomar pra isso não acontecer. Inclusive há casos de retorno pra o reservatório de água fria.Será que é a melhor forma de projetar ou usar o sistema? 😉 por que a teimosia em fazer algo errado sendo que apontamos o correto? Qual a dificuldade de pressurizar a rede toda? Hidráulica é simples mas muitos complicam com os seus jeitinhos e quem paga o pato é o leigo.
@@EscolaAplicar Boa noite. Obrigado Leandro por postar a sua pergunta e obrigado Escola Aplicar pela explanação. Não entendi muito bem o que a Escola Aplicar quis dizer em " te que fechar o registro da ficha higiênica, entre outros cuidados que muita gente precisa tomar pra isso não acontecer. Inclusive há casos de retorno pra o reservatório de água fria", poderia me esclarecer? O ideal seria colocar como foi explanado na entrada do sistema para pressurizar a agua fria como agua quente, mas no caso de reforma localizada, você não pode quebrar toda parede para localizar onde fica o inicio do sistema, mesmo que saiba, pode estar localizado num local que não daria para instalar o pressurizador e nem teria o ponto de alimentação, portanto me conformei com a sugestão do engenheiro para instalar o pressurizador na entrada do aquecedor e quando for usar a agua quente, deixo a agua fria fechada e controlo a temperatura pelo aquecedor, no caso Rinnai que tem o controle de temperatura. Acho que o meu caso deve ser o mesmo do Leandro. O problema que estou tendo recentemente, e que o pressurizador esta ligando e desligando a cada 10 minutos, não sei porque. Liguei para a loja onde me vendeu e instalou e disseram que isso não e problema do pressurizador, mas sim do sistema hidráulico que deve ter alguma sujeira em filtro?????, nao entendi direito o que ele quis dizer, mas senti que estava empurrando o problema para outras, então comecei a pesquisar na internet. Sera isso por causa de bolha de ar no sistema? Será que fazendo a Purga no pressurizador resolve? O pressurizador e da marca Lorenzetti PL-20. Desde já agradeço um retorno. Obrigado
@@tadaokano867 ali nós queríamos dizer ducha higiênica ao invés de “ficha”. A ducha tem o monocomando e um gatilho. Muitas pessoas deixam o monocomando aberto por que o gatilho já tranca a água. Quando o pressurizador liga ele manda a água de volta pro reservatório, passando por esse monocomando aberto. Se fica mto tempo ligado ele manda toda a água do sistema pra cima e daí começa a puxar ar e pode desligar. Não sei se é o seu caso. Não sabemos a fundo como está o sistema para afirmar algo, precisa fazer uma análise mais completa e ter mais informações. Entre em contato com o suporte técnico da Rinnai. Eles são muito prestativos e quem sabe podem fazer uma visita com um técnico pra avaliar melhor a situação.
@@EscolaAplicar Obrigado pelo pronto retorno. Agradeço pela explicação da ducha, mas não tenho ducha no apartamento. Vou tentar fazer como a sua sugestão de ligar para o suporte técnico, mas no caso seria para a Lorenzetti, porque o pressurizador eh da Lorenzetti, mas tenho péssima imagem da Lorenzetti pois a ultima vez que liguei para pedir explicação do chuveiro Advanced deles , não me convenceu e não fui bem atendido, mas quem sabe dessa vez.... Mas esse problema começou a dar quando uma das torneiras de agua quente começou a gotejar e para trocar o reparo fechei o registro de alimentação do aquecedor e deixei a torneira ligada ate toda agua sair para trocar o reparo. Para fazer isso, não tomei o cuidado de desligar o sistema do aquecedor nem do pressurizador, e logo que troquei o reparo da torneira do misturador, abri o registro de alimentação do aquecedor, então deve ter funcionado o pressurizador por um pequeno tempo sem a agua porque a agua que sai do registro deve empurrar o ar que fica no encanamento vazio e deve empurrar o fole do pressostato,..... imagino assim.... Será que isso pode ser a causa do pressurizador ficar ligando e desligando a cada 10 minutos? Pela suas experiencia e vivencia tiver um esclarecimento agradeceria. Desde já agradeço. Obrigado
Então estes pressurizadores pequenos vendidos pelos próprios fabricantes de aquecedores não seriam indicados ? Mas estes não servem apenas p superar a perda de carga nos aquecedores de modo a tentar equalizador a rede de AF c a rede de AQ ? Obrigado pelo vídeo
No caso de um sobrado, aquecedor na parte de baixo da casa, qual a sugestão, onde colocar o pressurizador, para alimentar os banheiros com a água quente na parte superior da casa?
Amigo, existem pressurizadores que são colocados DEPOIS DA MISTURA DE ÁGUA (DENTRO DO BANHEIRO E LIGADO AO CHUVEIRO), vc diria que neste caso não haveria recirculação ?
Opa tudo bom? Sou técnico de aquecedor a gás, bom o colocar o pressurizador depois do aquecedor ou antes funciona, porém com aquecedor digital que não precisa ser feito a mistura da água, por mais que tenha a queda da coluna da água na água quente e um motor empurrando a água resumindo vai ter mais força e a água quente acaba indo para o lado frio mesmo
Coloquei dois pressurizadores na minha casa, um para água quente(boiler), outro para água fria, mas infelizmente agora nao consigo misturar a agua quente com a fria. Ou a água vem fria com pressão, ou vem quente com pressão ...alguém q já pasou por essa experiência e poderia me orientar...ja chamei 3 técnicos e nenhum soube soucionar o problema😢
É por essas e outras que a nova redação da NBR 5626 tornou obrigatório usar válvulas de retenção em misturadores para evitar a mistura de água fria com água quente. Isso já evitaria o problema de a água quente entrar na linha de água fria. Ainda assim, o fato de a pressão da água quente estar muito acima da pressão da água fria atrapalharia em muito o funcionamento do misturador, podendo impedir que o usuário consiga ajustar a temperatura da forma desejada. Por isso é que manter uma pressão equilibrada entre água fria e água quente também é uma exigência da NBR 5626.
Sim e não. Seu comentário é pertinente mas não tem a ver com o intuito do vídeo, que é mostrar por que não instalar pressurizador antes do aquecedor em qlqr hipótese, mesmo que se faça o que você está dizendo. Ao colocar um pressurizador antes do aquecedor (que seria dentro de um anel), vc forçaria a recirculação entre AF e AQ. Que é a problemática do vídeo. Se esse fenômeno acontece, instalar uma VR no misturador é pior ainda visto que como a física faz o sistema recircular a VR de AF ficará fechada sempre que o "pressurizador na teoria" (que atua como recirculador na prática) atuar. Essa situação é mais crítica pois daí impede a mistura da água. Estude a lei das malhas que entenderá. O intuito desse vídeo é simples: Não instale pressurizador antes do aquecedor, não tem nada a ver com esses termos que você está aqui comentando (que claro são importantes). Gosto de ressaltar isso pois dai alguém lê esse seu comentário e acha que é só instalar uma VR e continuar com o pressurizador deixando o sistema mais maluco ainda.
A galera pensa só na pressão que "empurra" a água quando falam de equilíbrio, mas se esquecem da pressão que "puxa" a água, que é exercida no ramal de água fria, o que faz o sistema circular e entrar em curto circuito hidráulico.
Tenho um aquecedor instalado bem depois da construção do prédio, o aquecedor na lavanderia manda água por tubulação de meia que está exposto. A entrada do aquecedor é pela descida da lavanderia, e a água do banheiro é outra descida, a água fria e bem forte a quente chega bem quente mas com pressão fraca. O pressurizador no aquecedor resolve o problema?
Boa noite. No caso a agua irá circular somente se a pessoa utilizar agua quente vinda do aquecedor + a agua fria do sistema, é isso. Se regular o aquecedor de passagem para uma temperatura agradável e somente utilizar a agua vinda do aquecedor, essa recirculação não existiria certo?. Estou com problema de baixa pressão da concessionária e já desisti de reclamar, preciso resolver por mim mesmo. Me ajude Socorrooooo. Grande abraço
se colocar um registro monocomando que possui válvula de retenção incorporada, ou ainda , mesmo com registros individuais e tê misturador, se utilizar somente a linha de água quente no banho, sem necessidade de misturar a água (ai tem que programar a temperatura do aquecedor) não irá ocorrer estes problemas da recirculação no anel. Claro que é muito melhor pressurizar as 2 linhas (fria e quente) logo na saída do reservatório, mas nem toda situação permite essa solução, principalmente em apartamentos. Ai o jeito é colocar os mini pressurizadores, com curva hidráulica adequada de modo a equalizar as pressões nos pontos de utilização pois em caso de o usuário precisar misturar as águas no registro, as pressões estarão equilibradas e não terá "disputa".
Comprei ha uns 15 anos a casa onde moro. Veio com 2 aquecedores a gas, um para a suite e um para um outro banheiro. Tem uma bomba pressurizadora em cima da Laje. Esta merda desta bomba ja deu problema e inundou o segundo andar todo. Não sei como mulher e filhos pequenos, na época, não morreram eletrocutados com cachoeiras de aguas descendo pelas luminarias. Ja tinha pensado nisto, tem merda nesta pressurização: a "matematica" não fecha! E o cara aqui foi "brilhante": fez circuito independentes que saem direto da Caixa para a bomba indo para os aquecedores e fez circuitos direto da Caixa para as Torneiras "Frias".Kkkkk. Que não serviu para bosta nenhuma, pois nunca se conseguia regular a temperatura , se mexesse na torneira de agua fria , principalmente nos chuveiros, a agua ficava esquentando muito e esfriando muito, e em vez da pessoa tomar banho, passava o tempo mexendo nas torneiras! Como vou ter que fazer do lavabo de baixo um banheiro (ficamos velhos),e refazer o banheiro de cima, resolvi melhorar a porrra toda. Sempre tive na cabeça que toda vez que abria a Torneira de agua quente e abrisse a torneira de agua fria, eu estaria tentando esquentar a agua da Caixa d'agua kkkkkkk! Como o "sistema" aqui tem dado certo ha mais de 10 anos: não se mexe nas torneiras de agua fria dos Chuveiros e da Banheira, elas permanecem sempre fechadas, como valvulas de retenção, e as temperaturas da agua ( chuveiro e banheira) é conseguida regulando-se a temperatura do Aquecedor e abrindo-se mais ou menos a torneira de Agua Quente. Uma das Soluções é esta que falastes, fazer um Circuito único saindo da caixa e Pressurizando fora do Anel. Estava pensando numa outra solução. A de colocar valvula de Retenção imediatamente antes da torneira fria dos Chuveiros. Eu falando das merdas que os outros fazem, e tentando fazer as minhas: valvulas de retenção (que tem borrachinhas, o'rings) chumbada na parede do box: a manutenção vai para o saco kkkkkk! Vou pensar um pouco mais, mas que vou tirar aquela bomba da laje, vou! ( vi agora, a figura do youtube, não sou eu, ou é filha ou neta kkkkkkk)
Na realidade, o pressurizador sempre foi um paliativo. Já passou da hora de melhorar o caminho que a água circula dentro do aquecedor de passagem. Já puseram dentro do aquecedor, termômetro digital, faísca alimentada por pilha, aumentaram a capacidade do aquecedor, mas melhorar a passagem de água para disponibilizar uma quantidade maior de água quente no ponto de consumo, nisso ainda não pensaram. Não adianta nada chegar com um ponto de Ø3/4" ou Ø1" na entrada do aquecedor de passagem, pois dentro do aquecedor há somente uma passagem de Ø3/8". Deveriam na entrada do aquecedor, colocar um divisor onde a entrada também fosse de Ø3/4" e a saída seria de 2Ø3/8", seria tipo um tê com uma entrada de Ø3/4" e duas saída de Ø3/8". Essa duas saídas alimentariam duas serpentinas de Ø3/8" que seriam enlaçadas na chapa que recebe o fogo para aquecimento da água. Enquanto não melhorarem a estrutura interna do aquecedor de passagem a gás, pressurizador será sempre um paliativo.
A humanidade passou milhões de anos afirmando que não existiam cisnes negros, que só existiam cisnes brancos. Até viajarem para a Austrália no ano de 1697. Nenhum avião possuía segurança contra terrorismo de 1900 a 2001. Pois em 101 anos nunca jogaram um avião comercial em torres com civis trabalhando. Se vc trabalha com pressurizador sabe bem o funcionamento da recirculação e que ao instalar uma bomba dentro de um anel o sistema recircula. O sistema não tem vida e nem é inteligente suficiente para entender a diferença entre ser um pressurizador ou ser um recirculador. Entre nas suas obras que fez em 30 anos. Ligue o sistema. Deixe o aquecedor regulado na sua temperatura máxima. Abra o chuveiro (AF+AQ), ligue a AF do lavatório. Espere alguns minutos e encontre seu cisne negro. Um abraço
Seus vídeos são espetaculares. PARABÉNS PELA QUALIDADE e muito obrigado por compartilhar esse conhecimento conosco
Muito boa explicação. Exatamente o que eu estava procurando. Ainda bem que não fiz a obra ainda. Ela me valeu muito.
Que bom que ajudou
@@EscolaAplicar vocês fazem projeto?
Já ia cometer esse erro agora em um projeto. Muito obrigado!
Só ver os comentários aqui sobre os “arranjos” técnicos q precisam ser feitos se um projeto não prever corretamente o local do pressurizador. A melhor forma de evitar isso é no projeto! Parabéns 👏
Excelente! explicação resumida e prática.
Valeuuu
Eu gostei demais da explicação , quero colocar água quente em casa , mas só vejo projetos com pressurização na entrada do aquecedor . Sorte minha poder ver esse vídeo seu e não fazer o trabalho em vão. Meus parabéns pela explicação lógica e eficiente. Vou colocar o pressurizado na saída da caixa d'água simples assim. Assim tudo seja pressurizado e equalizado tanto água fria quanto água quente.
👏👏👏
pode instalar desde que instale vaso de expansao e valvula reguladora
Minha casa tem 3 andares. E disseram que a água quente não sai do chuveiro no 2º e 3º andar pq não tem força pra subir . Foi colocado um pressurizador na saída do aquecedor mas segue sem sair água quente no chuveiro de cima e na pia de cima sai so morninha com fluxo baixo.
A pressão da água que entra na caixa é bem forte mas não sei a de saída . Se colocar o pressurizador na saída da caixa será que resolve ? Obrigada desde já
Aqui casa térrea e tem de ter pressurizador PL 9 Lorenzetti. A caixa está a um metro acima do chuveiro, sobre a lage - sem pressurizador, água de filete, mesmo com tubulação 3/4. Pressurizador não se põe depois do aquecedor.
Ola. Boa noite. Tudo bem? Gostaria de pressurizar apenas as duchas do meu apartamento. O que sugere?
Você faz atendimento em Itacoatiara/Niterói/RJ? Precisando da ajuda aqui.
Ótimo vídeo, trabalho com instalações hidráulico , tem que pressurizar as duas rede se não dá rum.
😉
Muito bom o conteúdo!
Alan... nos fale sobre valvula misturadora automática de temperatura por favor... existem as que são colocadas nos pontos de utilização diretamente, e as que são colocadas na saída do reservatório térmico...
Anotado
Ótimo assunto, eu sempre tive uma dúvida sobre as perdas de carga nos aquecedores de passagem, nos catálogos só encontro a pressão mínima de funcionamento, mas como saber qual perda de carga que ele tem na tubulação para selecionar o melhor pressurizado?
Tem um vídeo nosso que mostra a perda de carga no aquecedor. Se você entrar em contato com a Rinnai pedindo a curva, eles não hesitarão em ajuda-lo. Só pedir a curva do modelo de aquecedor que você deseja instalar no projeto.
Pra uma casa terrea, caixa dagua fica 2 metros acima do chuveiro, tem aquecedor a gás de passagem, posso colocar o pressurizador antes da entrada do aquecedor?
Olá! Tudo bem? O vídeo é sobre por que não instalar pressurizador junto ao aquecedor. Logo a resposta é não. Agora, pelo vídeo, assistindo até o fim, vc conseguiria explicar o motivo do não?
@@EscolaAplicar mas em casa térrea, se a água quente descer da caixa por um cano separado da água fria? O pressurizador pode ser regulado pra apenas ativar o aquecedor, complementando a queda dágua e compensando a perda do aquecedor? Estou em vias de instalar um aquecedor pequeno pra um chuveiro apenas. E lá a queda é bem pequena.
Bom dia! Excelente vídeo! Apenas uma dúvida. Meu caso é exatamente como no esquema que vc apresentou. Uma caixa no telhado da casa. Após a caixa já tenho uma bomba pressurizando a rede de água fria e outra bomba pressurizando a coluna de água fria que vai alimentar o aquecedor de passagem lá embaixo no térreo. Ou seja, ao lado da caixa d´água que está no telhado tenho tudo pressurizado separado pra coluna de agua fria da casa e pra coluna que alimenta somente os aquecedores de passagem. Porém, essa água quente que sai do aquecedor de passagem, sobe de volta pro 2o andar pra alimentar os chuveiros, e é nessa hora que a água fica mais fraca. Na verdade temos água quente. Mas não está confortável. A bomba pressurizadora lá na caixa d´água fica armando e desarmando, fazendo o banho oscilar de temperatura e pressão de água. Falta alguma coisa que não fiz? Um Tanque de pressão lá em cima, após a bomba pressurizadora, resolve o problema? Obrigado!
Moro no último andar do prédio. Comprei um mini pressurizador para acoplar no aquecedor pois a água quente é bem fraquinha e quando misturamos com a fria que é mais forte esfria demais.
Acontece que só tenho instalada o aquecedor exclusivamente para o chuveiro e mais nada.
Assisti seu vídeo para não pôr o pressurizador no aquecedor.
Minha pergunta é a seguinte, mesmo sendo só nesse ponto de chuveiro?
Só este ponto do chuveiro, sem uso simultâneo com nenhum outro ponto e sem misturar da certo sim.
Misturando não tenho como te afirmar se funciona depende muito da pressão de água fria, mas alguma coisa sempre vai recircular misturando.
Estou com o meu problema no lavatório do meu salão. Não sai agua fria e muito menos quente. Posso colocar junto ao aquecedor só para agua quente?
Boa noite, acabei de instalar um pressurizador muito bom no sistema de agua fria de um cliente, e atendeu muito bem todos os 4 banheiros da residência, porém o cliente me informou que ele ficou sem a agua quente. Os chuveiros nao são elétricos, vem de um sistema de aquecimento solar e aramazenado em boiler. Minha dúvida é: Será que na hora de temperar a água no banho ela está retornando e recirculando pelo sistema de água quente?
Tem que ver se pressurizou o boiler tbm. Se vc instalou o pressurizador logo na saída da caixa dágua e tem uma derivação para o boiler de forma independente o problema aí é desequilíbrio de pressão.
Aqui o caso é a pressurização dentro de um anel.
Se eu colocar a tubulaçao quente e fria, dentro do anel, nao daria certo, uma fez que o sistema do anel nao é fechado?
Bom trabalho. Esse seu esquema me gerou uma dúvida. A tubulação sai do medidor/caixa abastece os pontos de AF (2 chuveiros) e também o aquecedor, que é dimensionado em função dos pontos, 2 chuveiros. Esse trecho depois do medidor/caixa deve ser dimensionado em função dos 2 chuveiros ou 4 chuveiros AF+AQ (dois vindo da tubulação do aquecedor)?
A tubulação se dimensiona pelo método dos pesos. Considera 2 casos. Água 100% vindo pela rede de água fria e água 100% vindo pela rede de água quente.
Agora as pressões, vc deve considerar o número de pontos em simultâneo que achar conveniente para seu projeto.
Muito bom o conteúdo, mas me tire uma dúvida por favor. No caso de uma cobertura onde não se tem pressão por questão de ser último andar, como pressurizar somente a cobertura sem que seja no aquecedor?
Tbm gostaria de saber
EXCELENTE !
Muito bom parabéns
O preçolizado não atrapalhar o funcionamento do aquecedor a gás
Entre em contato , pfv para esclarecimento
Te esclareci no comentário anterior.
se utilizar um pressurizador na saida da caixa de agua, antes do anel, pressurizado a rede como um todo e mesmo assim a pressão ficar baixa na rede de agua quente, poderia ser usado um segundo pressurizador dentro do anel, na saida do aquecedor?
Ótimo conteúdo, se eu colocar o pressurizador depois do misturador de água e controlar a quantidade de entrada de água quente e de água fria, não vou conseguir equalizar a temperatura do jeito que eu quero?
Pressurizador se coloca após a caixa de água ou no ramal de alimentação do apartamento. Qualquer local que não seja esses você terá problemas.
Um abraço!
Excelente vídeo!
Fiquei ainda com uma dúvida no seguinte ponto:
Ao pressurizar a rede na saída da caixa d'água e ramificando-a em uma tubulação que passará pelo aquecedor a gás e outra tubulação de rede de água fria, começamos a ter perdas de carga diferentes nos dois trechos, correto?
Pergunto isso porque o aquecedor de passagem tem uma perda de carga considerável.
Ao chegar em um misturador, não teremos uma rede com uma pressão de água maior que a outra? Se sim, o ramal com menos pressão não teria a "invasão" da água do outro ramal devido a esse desequilíbrio?
E parabéns pelas respostas em todos os comentários! Excelente equipe!
Não sou especialista mas vou dar o meu pitaco , se tiver errado só desconsiderar .
Sendo a saída de água fria e quente vem do mesmo ponto , tem a mesma pressão no início , ai so que considera as perdas no caminho . A perda vem dos diâmetros , comprimento e as curvas . No caso da serpentina de gás tem uma perda maior no comprimento e no diâmetro , mesmo assim a diferença de comprimento total dos dois não deve ultra passar nem 20% via aquecedor e a perda bem baixo . Assim quando chega na saída a diferença de pressão deve ser mínimo . Faz sentido ? Além do mais na saída as pressões dos dois despencam e a água arrastada e misturadas em Y , dificultando o retorno .
A perda de carga só acontece quando existe fluxo. A pressão estática é a mesma. Então a água fria poderia, no limite, parar a água quente, mas não conseguiria inverter.
Irmão, fiz exatamente isso na minha casa. Tudo funciona normalmente. Abro diversos pontos ao mesmo tempo. Abro fria e quente, normalmente, e o misturador opera de forma regular. O pressurizador é colocado exatamente da forma como vc disse, ramificando a tubulação. Uma tubulação vai para o boiler, cuja água é aquecida pelo sol apenas. A água sai pressurizada do boiler para o aquecedor de passagem, e assim para a rede (in line). A tubulação de água fria segue normalmente seu fluxo.
Se eu fizer uma saída específica da caixa d'água para água fria e outra saída para água quente e pressurizar somente o sistema de água quente logo na entrada do aquecedor de passagem terei esse problema?
Pelo o que vc aprendeu no vídeo, teria esse problema?
Em sua opinião. Não tenha medo de estar errado
Se tiver a possibilidade de acontecer talvez empurraria água fria para dentro da caixa d'água?
@@rafaelsm531 perfeito! Para solucionar precisaria de uma VR. Só que a VÊ trancaria o fluxo da água fria e etc.. então não recomendo. Mas e pressurizar a água fria tbm? Tbm existe possibilidade, por isso deve conhecer o conceito das rede malhadas caso queira ou precise muito dessas “soluções”.
Muito obrigado pelo retorno! Acho que a solução que irei adotar é utilizar o aquecedor de passagem digital e deixar regulado na temperatura ideal para o banho, economizo água e gás sem aquecer além do necessário. Com o registro frio fechado não acontece recirculação. Torno a instalação mais simples e se for necessário tem a possibilidade de pressurizar o sistema frio.
Esse inconveniente é pq meu aquecedor vai ficar uns 50cm abaixo da caixa d'água de 2000L e às duchas a 1,4m da base da caixa d'água.
Olá, muito boa a informação, exatamente o que eu estava tentando entender. Ficou claro a melhor "localização" para o pressurizador. Gostaria de saber tbm se poderiam ser usadas válvulas unidirecionais para garantir que retornos indesejados aconteçam, falando de uma forma geral? É apenas uma questão de custo ou existem outros efeitos indesejados? Obrigado.
Considerando que mesmo assim optem por instalar o pressurizados no anel: Se a válvula ficar no monocomando da ducha higiênica ajuda se alguém esquecer aberto. Mas o funcionamento de dois ou mais pontos em simultâneo ainda pode gerar efeitos indesejados pois a válvula vai fechar impedindo o fluxo ir no sentido correto e daí pode não sair água quente ou fria dependendo d local de instalação.
E se colocarmos uma válvula de retenção após o ponto de agua fria do chuveiro ?
Não funciona pois quando tiver o retorno ela vai se fechar e não vai vir mais água fria para a mistura, causando escaldamento. Se quiser resolver da forma correta, para isso existem as soluções da Caleffi das válvulas equalizadoras e controladoras.
@@EscolaAplicar Lógico. Obrigado!
Muita boa sua explicação, Me chamo Marco e faço parte do time de suporte da Homedeccori- trabalhamos com duchas Spa e duchas de hidromassagem, resumindo deu diferença nas pressões. Primeira pergunta é se as pressões estivessem iguais, exemplo 20mca em cada ponto de água? E a outra pergunta, é se precisássemos de uma pressão, exemplo de 35mca somente para um chuveiro de hidromassagem, nos 2 pontos, poderíamos pressurizar próximo da ducha, pois precisamos de alta pressão somente nesses pontos do banheiro? ( aquecedor á gás) qual seria a melhor opção?
Assisti até o final e realmente é o que acontece, parabéns!
É isso aí
Pq na saída da caixa d'água seria a melhor solução?
Meu cliente, não quer que coloque a caixa da agua na cobertura (por estética). sendo assim preciso que todo o sistema da residencia seja pressurizado, pois o reservatorio ficará enterrado. Na residencia teremos aquecedor a gás. Nesse caso, ainda assim deveria colocar apenas uma bomba de pressurização para o sistema de agua quente e fria?
@@Jeanmaros sim
Olá.
Estou com esse problema na minha casa.
Aliás agora não está saindo água quente nos chuveiros
Complicado, aconselho chamar um técnico especialista nesta parte
Pq sempre vejo instalarem o pressoroazador na entrada do aquecedor, se não é correto? Qual seria o correto então?
Como se.tornareapecialista ?
Clica no link da descrição :D
Ótimo vídeo. No minuto 9.35 vc afirma que podemos colocar o pressurizar na saída da caixa Dágua então? Pressurizando a água fria e o aquecedor de passagem simultaneamente, sim?
Mas se eu ajustar a temperatura do aquecedor e não fizer mistura, deixar o registro de água fria fechado, ainda assim a água circulará?
Não. Mas precisa ter o controle disso. Todos que usam a casa ou apartamento precisam saber disto, inclusive visitantes. Não pode usar água fria enquanto usa água quente, te que fechar o registro da ficha higiênica, entre outros cuidados que muita gente precisa tomar pra isso não acontecer. Inclusive há casos de retorno pra o reservatório de água fria.Será que é a melhor forma de projetar ou usar o sistema? 😉 por que a teimosia em fazer algo errado sendo que apontamos o correto? Qual a dificuldade de pressurizar a rede toda? Hidráulica é simples mas muitos complicam com os seus jeitinhos e quem paga o pato é o leigo.
@@EscolaAplicar Boa noite.
Obrigado Leandro por postar a sua pergunta e obrigado Escola Aplicar pela explanação.
Não entendi muito bem o que a Escola Aplicar quis dizer em " te que fechar o registro da ficha higiênica, entre outros cuidados que muita gente precisa tomar pra isso não acontecer. Inclusive há casos de retorno pra o reservatório de água fria", poderia me esclarecer?
O ideal seria colocar como foi explanado na entrada do sistema para pressurizar a agua fria como agua quente, mas no caso de reforma localizada, você não pode quebrar toda parede para localizar onde fica o inicio do sistema, mesmo que saiba, pode estar localizado num local que não daria para instalar o pressurizador e nem teria o ponto de alimentação, portanto me conformei com a sugestão do engenheiro para instalar o pressurizador na entrada do aquecedor e quando for usar a agua quente, deixo a agua fria fechada e controlo a temperatura pelo aquecedor, no caso Rinnai que tem o controle de temperatura. Acho que o meu caso deve ser o mesmo do Leandro.
O problema que estou tendo recentemente, e que o pressurizador esta ligando e desligando a cada 10 minutos, não sei porque. Liguei para a loja onde me vendeu e instalou e disseram que isso não e problema do pressurizador, mas sim do sistema hidráulico que deve ter alguma sujeira em filtro?????, nao entendi direito o que ele quis dizer, mas senti que estava empurrando o problema para outras, então comecei a pesquisar na internet.
Sera isso por causa de bolha de ar no sistema? Será que fazendo a Purga no pressurizador resolve?
O pressurizador e da marca Lorenzetti PL-20.
Desde já agradeço um retorno.
Obrigado
@@tadaokano867 ali nós queríamos dizer ducha higiênica ao invés de “ficha”. A ducha tem o monocomando e um gatilho. Muitas pessoas deixam o monocomando aberto por que o gatilho já tranca a água. Quando o pressurizador liga ele manda a água de volta pro reservatório, passando por esse monocomando aberto. Se fica mto tempo ligado ele manda toda a água do sistema pra cima e daí começa a puxar ar e pode desligar. Não sei se é o seu caso. Não sabemos a fundo como está o sistema para afirmar algo, precisa fazer uma análise mais completa e ter mais informações. Entre em contato com o suporte técnico da Rinnai. Eles são muito prestativos e quem sabe podem fazer uma visita com um técnico pra avaliar melhor a situação.
@@EscolaAplicar Obrigado pelo pronto retorno.
Agradeço pela explicação da ducha, mas não tenho ducha no apartamento. Vou tentar fazer como a sua sugestão de ligar para o suporte técnico, mas no caso seria para a Lorenzetti, porque o pressurizador eh da Lorenzetti, mas tenho péssima imagem da Lorenzetti pois a ultima vez que liguei para pedir explicação do chuveiro Advanced deles , não me convenceu e não fui bem atendido, mas quem sabe dessa vez....
Mas esse problema começou a dar quando uma das torneiras de agua quente começou a gotejar e para trocar o reparo fechei o registro de alimentação do aquecedor e deixei a torneira ligada ate toda agua sair para trocar o reparo.
Para fazer isso, não tomei o cuidado de desligar o sistema do aquecedor nem do pressurizador, e logo que troquei o reparo da torneira do misturador, abri o registro de alimentação do aquecedor, então deve ter funcionado o pressurizador por um pequeno tempo sem a agua porque a agua que sai do registro deve empurrar o ar que fica no encanamento vazio e deve empurrar o fole do pressostato,..... imagino assim....
Será que isso pode ser a causa do pressurizador ficar ligando e desligando a cada 10 minutos?
Pela suas experiencia e vivencia tiver um esclarecimento agradeceria.
Desde já agradeço.
Obrigado
Então estes pressurizadores pequenos vendidos pelos próprios fabricantes de aquecedores não seriam indicados ?
Mas estes não servem apenas p superar a perda de carga nos aquecedores de modo a tentar equalizador a rede de AF c a rede de AQ ?
Obrigado pelo vídeo
Servem, mas por estar instalado em um anel causam curto circuito. Basicamente ele funciona igual a um recirculador e não pressurizador.
@@EscolaAplicar imagino q, caso a rede de AQ não tenha anel, estes pequenos pressurizadores funcionariam bem. Isso mesmo?
@@dome154 o anel se forma com a ligação com a rede de água fria, amigo. Só ver a explicação no vídeo.
No caso de um sobrado, aquecedor na parte de baixo da casa, qual a sugestão, onde colocar o pressurizador, para alimentar os banheiros com a água quente na parte superior da casa?
Sempre na saída da caixa de água.
Amigo, existem pressurizadores que são colocados DEPOIS DA MISTURA DE ÁGUA (DENTRO DO BANHEIRO E LIGADO AO CHUVEIRO), vc diria que neste caso não haveria recirculação ?
Retenção na água fria do chuveiro
Pressurização pós boiler sempre deve ser na água quente e fria, para equivalência em mca. Ou seja regulagem das pressões por igual.
Opa tudo bom? Sou técnico de aquecedor a gás, bom o colocar o pressurizador depois do aquecedor ou antes funciona, porém com aquecedor digital que não precisa ser feito a mistura da água, por mais que tenha a queda da coluna da água na água quente e um motor empurrando a água resumindo vai ter mais força e a água quente acaba indo para o lado frio mesmo
Coloquei dois pressurizadores na minha casa, um para água quente(boiler), outro para água fria, mas infelizmente agora nao consigo misturar a agua quente com a fria. Ou a água vem fria com pressão, ou vem quente com pressão ...alguém q já pasou por essa experiência e poderia me orientar...ja chamei 3 técnicos e nenhum soube soucionar o problema😢
É por essas e outras que a nova redação da NBR 5626 tornou obrigatório usar válvulas de retenção em misturadores para evitar a mistura de água fria com água quente. Isso já evitaria o problema de a água quente entrar na linha de água fria.
Ainda assim, o fato de a pressão da água quente estar muito acima da pressão da água fria atrapalharia em muito o funcionamento do misturador, podendo impedir que o usuário consiga ajustar a temperatura da forma desejada. Por isso é que manter uma pressão equilibrada entre água fria e água quente também é uma exigência da NBR 5626.
Sim e não. Seu comentário é pertinente mas não tem a ver com o intuito do vídeo, que é mostrar por que não instalar pressurizador antes do aquecedor em qlqr hipótese, mesmo que se faça o que você está dizendo.
Ao colocar um pressurizador antes do aquecedor (que seria dentro de um anel), vc forçaria a recirculação entre AF e AQ. Que é a problemática do vídeo. Se esse fenômeno acontece, instalar uma VR no misturador é pior ainda visto que como a física faz o sistema recircular a VR de AF ficará fechada sempre que o "pressurizador na teoria" (que atua como recirculador na prática) atuar. Essa situação é mais crítica pois daí impede a mistura da água.
Estude a lei das malhas que entenderá.
O intuito desse vídeo é simples: Não instale pressurizador antes do aquecedor, não tem nada a ver com esses termos que você está aqui comentando (que claro são importantes).
Gosto de ressaltar isso pois dai alguém lê esse seu comentário e acha que é só instalar uma VR e continuar com o pressurizador deixando o sistema mais maluco ainda.
A galera pensa só na pressão que "empurra" a água quando falam de equilíbrio, mas se esquecem da pressão que "puxa" a água, que é exercida no ramal de água fria, o que faz o sistema circular e entrar em curto circuito hidráulico.
Meu, mas o dono reclamar de 7mca é o fim da picada viu 😅 tem lugar funcionando com 5 que é uma beleza
Tenho um aquecedor instalado bem depois da construção do prédio, o aquecedor na lavanderia manda água por tubulação de meia que está exposto.
A entrada do aquecedor é pela descida da lavanderia, e a água do banheiro é outra descida, a água fria e bem forte a quente chega bem quente mas com pressão fraca. O pressurizador no aquecedor resolve o problema?
Não recomendo pois acontece o problema do vídeo.
Boa noite. No caso a agua irá circular somente se a pessoa utilizar agua quente vinda do aquecedor + a agua fria do sistema, é isso. Se regular o aquecedor de passagem para uma temperatura agradável e somente utilizar a agua vinda do aquecedor, essa recirculação não existiria certo?.
Estou com problema de baixa pressão da concessionária e já desisti de reclamar, preciso resolver por mim mesmo. Me ajude
Socorrooooo.
Grande abraço
Se usar só a água quente vai funcionar
se colocar um registro monocomando que possui válvula de retenção incorporada, ou ainda , mesmo com registros individuais e tê misturador, se utilizar somente a linha de água quente no banho, sem necessidade de misturar a água (ai tem que programar a temperatura do aquecedor) não irá ocorrer estes problemas da recirculação no anel. Claro que é muito melhor pressurizar as 2 linhas (fria e quente) logo na saída do reservatório, mas nem toda situação permite essa solução, principalmente em apartamentos. Ai o jeito é colocar os mini pressurizadores, com curva hidráulica adequada de modo a equalizar as pressões nos pontos de utilização pois em caso de o usuário precisar misturar as águas no registro, as pressões estarão equilibradas e não terá "disputa".
🎉🎉🎉🎉
Comprei ha uns 15 anos a casa onde moro. Veio com 2 aquecedores a gas, um para a suite e um para um outro banheiro. Tem uma bomba pressurizadora em cima da Laje. Esta merda desta bomba ja deu problema e inundou o segundo andar todo. Não sei como mulher e filhos pequenos, na época, não morreram eletrocutados com cachoeiras de aguas descendo pelas luminarias. Ja tinha pensado nisto, tem merda nesta pressurização: a "matematica" não fecha! E o cara aqui foi "brilhante": fez circuito independentes que saem direto da Caixa para a bomba indo para os aquecedores e fez circuitos direto da Caixa para as Torneiras "Frias".Kkkkk. Que não serviu para bosta nenhuma, pois nunca se conseguia regular a temperatura , se mexesse na torneira de agua fria , principalmente nos chuveiros, a agua ficava esquentando muito e esfriando muito, e em vez da pessoa tomar banho, passava o tempo mexendo nas torneiras! Como vou ter que fazer do lavabo de baixo um banheiro (ficamos velhos),e refazer o banheiro de cima, resolvi melhorar a porrra toda. Sempre tive na cabeça que toda vez que abria a Torneira de agua quente e abrisse a torneira de agua fria, eu estaria tentando esquentar a agua da Caixa d'agua kkkkkkk! Como o "sistema" aqui tem dado certo ha mais de 10 anos: não se mexe nas torneiras de agua fria dos Chuveiros e da Banheira, elas permanecem sempre fechadas, como valvulas de retenção, e as temperaturas da agua ( chuveiro e banheira) é conseguida regulando-se a temperatura do Aquecedor e abrindo-se mais ou menos a torneira de Agua Quente. Uma das Soluções é esta que falastes, fazer um Circuito único saindo da caixa e Pressurizando fora do Anel. Estava pensando numa outra solução. A de colocar valvula de Retenção imediatamente antes da torneira fria dos Chuveiros. Eu falando das merdas que os outros fazem, e tentando fazer as minhas: valvulas de retenção (que tem borrachinhas, o'rings) chumbada na parede do box: a manutenção vai para o saco kkkkkk! Vou pensar um pouco mais, mas que vou tirar aquela bomba da laje, vou! ( vi agora, a figura do youtube, não sou eu, ou é filha ou neta kkkkkkk)
A instalação do pressurizador tem que ser feita na saída de água fria.
O vídeo começa aos 02:00 , de nada!
Na realidade, o pressurizador sempre foi um paliativo.
Já passou da hora de melhorar o caminho que a água circula dentro do aquecedor de passagem.
Já puseram dentro do aquecedor, termômetro digital, faísca alimentada por pilha, aumentaram a capacidade do aquecedor, mas melhorar a passagem de água para disponibilizar uma quantidade maior de água quente no ponto de consumo, nisso ainda não pensaram.
Não adianta nada chegar com um ponto de Ø3/4" ou Ø1" na entrada do aquecedor de passagem, pois dentro do aquecedor há somente uma passagem de Ø3/8".
Deveriam na entrada do aquecedor, colocar um divisor onde a entrada também fosse de Ø3/4" e a saída seria de 2Ø3/8", seria tipo um tê com uma entrada de Ø3/4" e duas saída de Ø3/8".
Essa duas saídas alimentariam duas serpentinas de Ø3/8" que seriam enlaçadas na chapa que recebe o fogo para aquecimento da água.
Enquanto não melhorarem a estrutura interna do aquecedor de passagem a gás, pressurizador será sempre um paliativo.
A 30 anos instalo pressurizador embaixo do aquecedor e nunca aconteceu isso.
Obs.
Tem q saber dimencionar o pressurizador certo
A humanidade passou milhões de anos afirmando que não existiam cisnes negros, que só existiam cisnes brancos. Até viajarem para a Austrália no ano de 1697.
Nenhum avião possuía segurança contra terrorismo de 1900 a 2001. Pois em 101 anos nunca jogaram um avião comercial em torres com civis trabalhando.
Se vc trabalha com pressurizador sabe bem o funcionamento da recirculação e que ao instalar uma bomba dentro de um anel o sistema recircula. O sistema não tem vida e nem é inteligente suficiente para entender a diferença entre ser um pressurizador ou ser um recirculador.
Entre nas suas obras que fez em 30 anos. Ligue o sistema. Deixe o aquecedor regulado na sua temperatura máxima. Abra o chuveiro (AF+AQ), ligue a AF do lavatório. Espere alguns minutos e encontre seu cisne negro.
Um abraço
muito bom, mas por favor, retirem a música....abraço!!!
Fala muito até chegar no objetivo