É bom lembrar que o uso de 2 pressurizadores tem que usar as válvulas de retenção horizontal de portinhola em ambas saídas para não acontecer de ter o retorno de água fria para o boiler
Parabéns Rafa, fantástico e muito relevante o assunto em pauta. Há uma carência de orientações e procedimentos para realizar essa instalação com excelência e eficiência. Com certeza, há muitas dúvidas e questionamentos por parte de muitos profissionais, realmente é um assunto muito discutido e questionado no seguimento, muito bom você ter levantado a bola aqui👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼
Meu feedback do sistema d baixa pressão que coloquei aqui em casa, boiler 200 l armazenamento, na linha cpvc coloquei próximo ao banheiro 1 pressurizador de 11 MCA pois a queda de água do boiler para o chuveiro não dá 2 metros, registro foi comprado no aliexpress monocomando a 130,00 completo, água fria coloquei direto da rua pressão 40 MCA, não foi preciso colocar próximo ao pressurizador válvula de retenção o monocomando não deixa a água fria dar retorno na linha quente de cpvc, ao iniciar o banho sempre deixo o monocomando totalmente na água quente, depois deixo na posição 6 horas para misturar e só alegria, sistema funcionando perfeitamente, pelos cálculos o investimento pago em 3,5 anos de uso.
Uauuu!!!! Assunto bem interessante, informações que precisam ser repassadas. Chegar em casa e tomar "AQUELE" banho relaxante, com água abundante é compensador.
Eu particularmente não gosto muito de fazer sistemas de pressurização pós Boiller pelo fator desequilíbrio hidráulico entre os pressurizadores. Já detectei problemas a partir de 2 pontos simultaneamente aberto. Com um único pressurizador isso não acontece, claro que tudo tem que ser muito bem dimensionado. Eu uso três parâmetros fundamentais no dimensionamento 1° vazão de ducha, 2° tempo médio de banho e 3° volume de água... Parabéns pelo vídeo. Sou o Pedro de Hortolândia grande Campinas SP.
Muito bom, enriquecedor e me fez desistir desse sistema de pressurização pós-boiler que eu estava em vias de instalar. Considerando que não projetei adequadamente a hidraulica da casa, eu queria ter uma ducha de hotel que requer muita vazão e pressão. Agora percebo que me resta trocar a ducha que não exiga pressão do sistema. Muito obrigado
Amigo, utilize duas bombas idênticas com um controlador para permitir a simultaneidade e o ajuste fino. Tenho vários clientes com essa mesma configuração e tudo funcionando perfeito.
Parabéns pelo vídeo, ainda temos muitas hidráulicas erradas interligadas com o vaso sanitário também e também comento que a pressurização pós boiler fosse eficaz não teríamos boiler de alta pressão, né. Sou representante Comercial da fábrica Thermoset e só fábrica reservatórios em alta pressão, abracos
Já está no cronograma Johnny, ative o sininho para receber o aviso dos próximos vídeos, e se tiver alguma sugestão de algum assunto comente aqui em baixo
O que fez muita gente migrar de boiler de alta para baixa, foi o alto custo com baixa durabilidade dos boilers atuais, fator agravado com a qualidade da água, uso de pressurizador muito forte e de carcaça de ferro, torneiras erradas e necessidade de muita manutenção periódica. Se o boiler for tipo em Nível, um pressurizador pós boiler de no máximo 20mca interligado com um painel integrador gera um banho de hotel e sem manutenção por muitos anos.
José existem algumas limitações para esse tipo de aplicação, o uso de um trocador de calor torna essa solução interesse, estarei postando um vídeo explicando esse funcionamento.
Fiz pós boiler, mas de outra forma. Tenho um pré misturador de temperatura. Ele recebe agua do boiler e da caixa d'água, realizada a mistura... trabalha com uma faixa grande de diferença de pressão e de temperatura de entradas. Depois dele tenho o pressurizador. Zero problemas
Ola, parabens pelo video. Estava pensando em colocar um pressurizador pós boiler, mas agora vou revisar a estrategia. Como voce mesmo disse, em minha residencia nao houve planejamento hidraulico com os metais adequados. Devido a baixa pressao de agua, utilizei aquela ligacao direta da agua da rua na fria, gerando uma boa vazao, porém percebo que o boiler nao mantém agua quente. Acredito que esteja dando retorno da fria no boiler. Como resolvo esse problema?
Muito obrigado pelas dicas. Tenho um boiler de baixa pressão. A casa que comprei tem caixa d’água diretamente na late sobre a casa e a seleção de tubulação de cobre assim como chuveiro de monocomando deixa o banho sofrível especialmente no segundo andar. Havia colocado um pressurizar único lorenzetti PL20 (pressão menor do que do boiler) porém o resultado ainda não foi ideal. Adicionei uma válvula retenção no respiro do boiler para manter ele pressurizado durante funcionamento do pressuriza dor e permitir entrada de ar quando ele não estivesse em funcionamento. Isso está correto? O resultado não foi o esperado. Como agora o pressurizador quebrou tem algum modelo para indicar?
Bom dia Rafael, vi seu video sobre pressurizador pré boiler. Faz todo sentido para mim. Tenho um boiler de “média” pressão, 20mca de 500l Como a casa foi construída com chuveiros com registro monocomando o banho é de hotel elevado a -1…. Pensei em incluir um pressurizador com inversor de frequência pré boiler e regular para 15mca com válvula de segurança 20mca e eliminador de ar e válvula de retenção no respiro. Pensei em colocar vaso de expansão de 24l. Mas ao pesquisar e tentar calcular me deparei com resultado de vaso de expansão de 100l !!!!!! Isso faz sentido mesmo? Se é verdade instalar pressurizador pré boiler no meu caso seria inviável ?
@@rrs1912 Muito legal a sua pergunta, os vasos de expansão é um dos principais dispositivos de segurança em um sistema de alta pressão, ele serve como um amortecedor do sistema, o dimensionamento dele é calculado com base na pressão e temperatura máxima do sistema, existe uma fórmula para fazer esse dimensionamento, simplificando essa conta, considere 6% do volume do reservatório, para um reservatório de 500L um vaso de expansão de 30L é o suficiente. Quanto a escolha do pressurizador, a bomba inversora é uma excelente opção, além de conseguir controlar a pressão do sistema, é uma bomba de baixo ruído com economia de energia, eu sou um fã desse modelo de bomba.
Olá, muito bom o vídeo, mas nem sempre temos a oportunidade de fazer exatamente como diz a regra, temos inúmeras situações que necessitamos pressurização PÓS boiler, tem alguma forma de aumentar esta vazão de entrada para o boiler?
Bombas de modelo periférica o rotor trabalha próximo da carcaça da bomba, um aumento de temperatura a peça dilatar ao ponto de travar a bomba, em geral bombas desse modelo não aceita água quente, como é o caso da Ultra Press 725 onde o limite máximo de temperatura é 60°C.
A indicação do equipamento ela em conta vários fatores, necessidade de pressão, vazão simultânea... Vamos entender melhor o seu caso, me encaminhe o seu contato no e-mail comercial@aquecepro.com.br
Paulo, quando não se tem um controlador digital a tendência que o consumo de energia aconteça de uma forma ineficiente, pois sem o controlador fica difícil saber quando ligar o apoio e principalmente saber quando desligar, o consumo tende a ser maior. Um termostato digital com ajuste de temperatura e horário se torna interessante, principalmente se você tiver em seu sistema um coletor solar, dessa forma você poderia programar uma agenda de eventos ajustando o horário para o apoio ligar apenas ao final do dia, condicionado a uma programação de temperatura, priorizando o aquecimento solar. Tem alguns modelos que possui conectividade Wi-Fi, tornando a automação ainda mais fácil.
Não dá pra afirmar que acionamento por pressostato é melhor que outros, a escolha do tipo de acionamento de um pressurizador está associado as características técnicas dos itens hidráulicos que é composto o sistema, com a necessidade do usuário e o orçamento disponível. Em geral acionamento por pressostato tem um custo maior, c/ maior manutenção, com a vantagem/desvantagem de ter pressão constante na rede, o acionamento por pressostato dá a possibilidades de atender um ponto de consumo mais alto que o nível do reservatório, esse tipo de acionamento é indicado para alguns dispositivos hidráulicos, como torneiras de alta pressão, geladeiras, bebedores de água... Em uma pressurização pós boiler o risco de implosão independe do tipo de acionamento, sendo o mais comum o de acionamento por pressostato.
@@FranzoiDrawings o trocador é um equipamento que você consegue realizar a pressurização pós boiler com um único pressurizador, me encaminhe seu contato no email comercial@aquecepro.com.br que eu te encaminhar mais material sobre esse assunto
O pressurizador precisa ser mais potente por ter o boiler? Quis monocomando e quase não sai água, agora preciso comprar o pressurizador, mas tem muitos modelos e ninguém sabe me explicar qual o melhor
Olá! Basicamente, nos dias de chuva seguidos, parece que o boiler fica sem agua e o pressurizador pós boiler nem liga. tem agua quente, mas é como se estivesse sem pressão para acionar o pressurizador. O que pode ser?
Paulo a temperatura de armazenagem está atrelado ao seu consumo diário de água quente, com o volume do seu reservatório, com a temperatura de consumo, com a temperatura média ambiente, saber esse número é importante, pois é possível fazer um ajuste fino na temperatura, consequentemente evitando desperdício por conta de uma temperatura acima do necessário. Ao longo do ano a temperatura de armazenagem também varia, no inverno necessitando uma temperatura mais alta e no verão podendo ser ajustado com uma temperatura mais baixa. Existe um formula para calcular a temperatura de armazenagem. Que depende saber do seu consumo máximo diário + o volume do seu reservatório + a temperatura média da cidade o de o sistema está instalado + temperatura de consumo.. A temperatura de armazenagem precisa atender toda necessidade de água quente da sua residência, os 45 graus precisa ser testado, faltou água quente, aumente a a temperatura de armazenamento, está atendendo, vem abaixando grau a grau até encontrar um número que atenda toda necessidade de água quente da residência
Eu vi você apresentar os principais problemas, agora peço ajuda para encontrar uma solução... acabei de me mudar para minha tao sonhada casa, enquanto estava em construção parecia tudo ok mas agora no dia a dia a pressao de agua é muito baixa, erguer a caixa é praticamente impossível, pensei em usar dois pressurizadores e ao assistir seu video fiquei com medo... qual seria entao uma boa solução? Pressurizadores mais algum dispositivo de controle do fluxo?
Sou instalador de sistemas de aquecimento. Em 90% das residências ocorrem este problema, pois arquitetos, engenheiros e construtores esquecwm que pressão depende de MCA. A solução é bastante simples: instale duas bombas idênticas para água quente e fria e ligue-as a um painel integrador. Este painel fará o controle simultâneo, permitindo o ajuste ideal.
Leonardo existe uma limitação de modelos de pressurizadores disponíveis que suporta água quente, a maioria dos pressurizadores tem na sua aplicação a utilização em água fria, isso restringe muito a especificação na diversidade que são os projetos, dependendo da necessidade de vazão e pressão isso se torna um problema.
@@aquecepro komeko trabalha com pressurizadores que suportam até 90° ( segundo folha de dados do equipamento). Como o boiler não é pressurizado, a temperatura nunca ultrapassara 100°C ( isso considerando dias de extrema radiação). Com isso, permaneço com o pensamento
@@leonardoqueiroz2778 sou um grande admirador da linha da Komeco, eles possuem uma grande variedades de modelos de pressurizadores, porém são poucos os modelos que suportam temperaturas acima dos 90°C. Um segundo problema nesse tipo de instalação é com relação a garantia dos produtos, algumas indústrias não reconhece esse tipo de instalação, como é o caso da Komeco, tanto para os pressurizadores como para os reservatórios é considerado uma instalação fora dos procedimentos indicados nos manuais, transferindo a responsabilidade para quem executa a instalação.
É bom lembrar que o uso de 2 pressurizadores tem que usar as válvulas de retenção horizontal de portinhola em ambas saídas para não acontecer de ter o retorno de água fria para o boiler
Muito boa explicações!!!
Parabéns Rafa, fantástico e muito relevante o assunto em pauta.
Há uma carência de orientações e procedimentos para realizar essa instalação com excelência e eficiência. Com certeza, há muitas dúvidas e questionamentos por parte de muitos profissionais, realmente é um assunto muito discutido e questionado no seguimento, muito bom você ter levantado a bola aqui👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼
Gratidão Sérgio! Se tiver alguma duvida, comente aqui em baixo.
Rafael, você tem um email para contato?
Meu feedback do sistema d baixa pressão que coloquei aqui em casa, boiler 200 l armazenamento, na linha cpvc coloquei próximo ao banheiro 1 pressurizador de 11 MCA pois a queda de água do boiler para o chuveiro não dá 2 metros, registro foi comprado no aliexpress monocomando a 130,00 completo, água fria coloquei direto da rua pressão 40 MCA, não foi preciso colocar próximo ao pressurizador válvula de retenção o monocomando não deixa a água fria dar retorno na linha quente de cpvc, ao iniciar o banho sempre deixo o monocomando totalmente na água quente, depois deixo na posição 6 horas para misturar e só alegria, sistema funcionando perfeitamente, pelos cálculos o investimento pago em 3,5 anos de uso.
Parabéns excelente . Informações com muito conhecimento.
Gratidão! Bora transbordar conhecimento!!!
Parabéns pela explicação, sucesso! 👏🏽
Em fim no YT uma palestra coerente e técnica! Obrigado pelo conteúdo.
Parabéns,Excelente vídeo bem explicativo
Gratidão! já estou ansioso para o próximo.
Muito bom!!! assunto e orientação super valido!! top de mais!!!
Gratidão! aguarde por mais!
Parabéns Rafael muito bom, excelente informação para repassar conhecimento
Eduardo, não há nada mais bonito do que o ato de compartilhar o conhecimento. Hoje eu aprendo; amanhã eu ensino. Bora transbordar!
Uauuu!!!! Assunto bem interessante, informações que precisam ser repassadas. Chegar em casa e tomar "AQUELE" banho relaxante, com água abundante é compensador.
Renova as energias!!
Eu particularmente não gosto muito de fazer sistemas de pressurização pós Boiller pelo fator desequilíbrio hidráulico entre os pressurizadores. Já detectei problemas a partir de 2 pontos simultaneamente aberto. Com um único pressurizador isso não acontece, claro que tudo tem que ser muito bem dimensionado. Eu uso três parâmetros fundamentais no dimensionamento 1° vazão de ducha, 2° tempo médio de banho e 3° volume de água... Parabéns pelo vídeo. Sou o Pedro de Hortolândia grande Campinas SP.
Gratidão Pedro! ...trabalhar c/ 02 bombas o risco de dar problema é alto, não vale a pena o risco.
Muito bom, enriquecedor e me fez desistir desse sistema de pressurização pós-boiler que eu estava em vias de instalar. Considerando que não projetei adequadamente a hidraulica da casa, eu queria ter uma ducha de hotel que requer muita vazão e pressão. Agora percebo que me resta trocar a ducha que não exiga pressão do sistema.
Muito obrigado
Com o uso de um trocador de calor você consegue fazer uma pressurização pós boiler de uma forma satisfatória
Amigo, utilize duas bombas idênticas com um controlador para permitir a simultaneidade e o ajuste fino. Tenho vários clientes com essa mesma configuração e tudo funcionando perfeito.
Muito bem explicado, parabéns 👏
Excelente conteúdo! Bem didático.
Muito obrigado Charles!
😃
Parabéns Rafael, show de bola.
Muito obrigado 😊
Maravilha, obrigada pelas informações, valeuuu….
Gratidão Marcia!
Parabéns Rafael valiosa suas informações
Parabéns pelo vídeo, ainda temos muitas hidráulicas erradas interligadas com o vaso sanitário também e também comento que a pressurização pós boiler fosse eficaz não teríamos boiler de alta pressão, né. Sou representante Comercial da fábrica Thermoset e só fábrica reservatórios em alta pressão, abracos
Obrigado Nobu! Ainda temos muito para evoluir!
Ótima explicação, parabéns
Parabéns Excelente vídeo 👏👏👏👏. Irei já esperar o vídeo sobre o trocador de calor 👏👏🚀✅🙏
Já está no cronograma Johnny, ative o sininho para receber o aviso dos próximos vídeos, e se tiver alguma sugestão de algum assunto comente aqui em baixo
Parabéns Rafael grande parceiro 👏
Tmj Sergio!
O que fez muita gente migrar de boiler de alta para baixa, foi o alto custo com baixa durabilidade dos boilers atuais, fator agravado com a qualidade da água, uso de pressurizador muito forte e de carcaça de ferro, torneiras erradas e necessidade de muita manutenção periódica. Se o boiler for tipo em Nível, um pressurizador pós boiler de no máximo 20mca interligado com um painel integrador gera um banho de hotel e sem manutenção por muitos anos.
José existem algumas limitações para esse tipo de aplicação, o uso de um trocador de calor torna essa solução interesse, estarei postando um vídeo explicando esse funcionamento.
Fiz pós boiler, mas de outra forma. Tenho um pré misturador de temperatura. Ele recebe agua do boiler e da caixa d'água, realizada a mistura... trabalha com uma faixa grande de diferença de pressão e de temperatura de entradas. Depois dele tenho o pressurizador. Zero problemas
Amigo, gostei da sua solução. Qual marca e modelo deste misturador de temperatura vc comprou? Obrigado
@@caixaorgonica misturador termostatico docol
@@gbmatternesse caso você deixou só uma descida com água já misturada?
@@marcoantoniopeixotocaldas8457 sim. pos pre mistura distribui pra tudo
Top cara parabéns por compartilhar esse conhecimento sanou minhas dúvidas aqui 😉👍🏻mais um inscrito
Ola, parabens pelo video. Estava pensando em colocar um pressurizador pós boiler, mas agora vou revisar a estrategia.
Como voce mesmo disse, em minha residencia nao houve planejamento hidraulico com os metais adequados.
Devido a baixa pressao de agua, utilizei aquela ligacao direta da agua da rua na fria, gerando uma boa vazao, porém percebo que o boiler nao mantém agua quente. Acredito que esteja dando retorno da fria no boiler. Como resolvo esse problema?
@@rodrigocesarcardoso220 infelizmente esse é um problema comum. Rodrigo na maioria das vezes o uso de um trocador de calor resolve esse problema
Muito obrigado pelas dicas.
Tenho um boiler de baixa pressão. A casa que comprei tem caixa d’água diretamente na late sobre a casa e a seleção de tubulação de cobre assim como chuveiro de monocomando deixa o banho sofrível especialmente no segundo andar. Havia colocado um pressurizar único lorenzetti PL20 (pressão menor do que do boiler) porém o resultado ainda não foi ideal. Adicionei uma válvula retenção no respiro do boiler para manter ele pressurizado durante funcionamento do pressuriza dor e permitir entrada de ar quando ele não estivesse em funcionamento. Isso está correto?
O resultado não foi o esperado. Como agora o pressurizador quebrou tem algum modelo para indicar?
@@rrs1912 seu reservatório é de alta pressão?
Bom dia Rafael, vi seu video sobre pressurizador pré boiler.
Faz todo sentido para mim.
Tenho um boiler de “média” pressão, 20mca de 500l
Como a casa foi construída com chuveiros com registro monocomando o banho é de hotel elevado a -1….
Pensei em incluir um pressurizador com inversor de frequência pré boiler e regular para 15mca com válvula de segurança 20mca e eliminador de ar e válvula de retenção no respiro.
Pensei em colocar vaso de expansão de 24l.
Mas ao pesquisar e tentar calcular me deparei com resultado de vaso de expansão de 100l !!!!!!
Isso faz sentido mesmo? Se é verdade instalar pressurizador pré boiler no meu caso seria inviável ?
@@rrs1912 Muito legal a sua pergunta, os vasos de expansão é um dos principais dispositivos de segurança em um sistema de alta pressão, ele serve como um amortecedor do sistema, o dimensionamento dele é calculado com base na pressão e temperatura máxima do sistema, existe uma fórmula para fazer esse dimensionamento, simplificando essa conta, considere 6% do volume do reservatório, para um reservatório de 500L um vaso de expansão de 30L é o suficiente.
Quanto a escolha do pressurizador, a bomba inversora é uma excelente opção, além de conseguir controlar a pressão do sistema, é uma bomba de baixo ruído com economia de energia, eu sou um fã desse modelo de bomba.
Único detalhe, o vaso de expansão requer uma manutenção periódica, recomendado fazer uma calibração a cada 6 meses
Olá, muito bom o vídeo, mas nem sempre temos a oportunidade de fazer exatamente como diz a regra, temos inúmeras situações que necessitamos pressurização PÓS boiler, tem alguma forma de aumentar esta vazão de entrada para o boiler?
@@insauriaqga uma tubulação mais grossa na entrada do reservatório ajuda
muito informativo
Parabéns isso aí Rafael a apredisagem é sempre bom
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina
Mim tire uma duvida posso usar pressurizador ultra presss 725 para agua quente
Bombas de modelo periférica o rotor trabalha próximo da carcaça da bomba, um aumento de temperatura a peça dilatar ao ponto de travar a bomba, em geral bombas desse modelo não aceita água quente, como é o caso da Ultra Press 725 onde o limite máximo de temperatura é 60°C.
Qual equipamento você indica pra usar ?
A indicação do equipamento ela em conta vários fatores, necessidade de pressão, vazão simultânea... Vamos entender melhor o seu caso, me encaminhe o seu contato no e-mail comercial@aquecepro.com.br
Que poderia fazer para economizar energia elétrica timer para desligar a noite depois dos banhos ?
Paulo, quando não se tem um controlador digital a tendência que o consumo de energia aconteça de uma forma ineficiente, pois sem o controlador fica difícil saber quando ligar o apoio e principalmente saber quando desligar, o consumo tende a ser maior. Um termostato digital com ajuste de temperatura e horário se torna interessante, principalmente se você tiver em seu sistema um coletor solar, dessa forma você poderia programar uma agenda de eventos ajustando o horário para o apoio ligar apenas ao final do dia, condicionado a uma programação de temperatura, priorizando o aquecimento solar. Tem alguns modelos que possui conectividade Wi-Fi, tornando a automação ainda mais fácil.
Olá, trabalho em um Hotel em que temos um problema de oscilação da água em uma rede pressurizada, consegue nos ajudar ?
Claro, me encaminhe seu contato pelo email comercial@aquecepro.com.br
Pressurizadores com pressostato são melhores? Eles podem também causar implosão no boiler?
Não dá pra afirmar que acionamento por pressostato é melhor que outros, a escolha do tipo de acionamento de um pressurizador está associado as características técnicas dos itens hidráulicos que é composto o sistema, com a necessidade do usuário e o orçamento disponível. Em geral acionamento por pressostato tem um custo maior, c/ maior manutenção, com a vantagem/desvantagem de ter pressão constante na rede, o acionamento por pressostato dá a possibilidades de atender um ponto de consumo mais alto que o nível do reservatório, esse tipo de acionamento é indicado para alguns dispositivos hidráulicos, como torneiras de alta pressão, geladeiras, bebedores de água... Em uma pressurização pós boiler o risco de implosão independe do tipo de acionamento, sendo o mais comum o de acionamento por pressostato.
E fazer uma pressurização com aquecedor de passagem, com uma única bomba na saída do reservatório.
Funciona?
@@Vitaltau me explique melhor, como seria essa instalação?
Como resolvo a questão do misturador com a pressão pós boiler
@rodrigoribeiro1124, com um uso de um trocador de calor você consegue fazer uma pressurização pós boiler
@@aquecepro Olá. Tudo bem? Neste caso, como seria o uso do trocador de calor? Grato.
@@FranzoiDrawings o trocador é um equipamento que você consegue realizar a pressurização pós boiler com um único pressurizador, me encaminhe seu contato no email comercial@aquecepro.com.br que eu te encaminhar mais material sobre esse assunto
O pressurizador precisa ser mais potente por ter o boiler? Quis monocomando e quase não sai água, agora preciso comprar o pressurizador, mas tem muitos modelos e ninguém sabe me explicar qual o melhor
Oi barbara, o problema não é o boiler isolado, o fato de não sair água é muito provável que seja um erro de dimensionamento do seu sistema hidráulico
Existe um sistema da rowa
Olá! Basicamente, nos dias de chuva seguidos, parece que o boiler fica sem agua e o pressurizador pós boiler nem liga. tem agua quente, mas é como se estivesse sem pressão para acionar o pressurizador. O que pode ser?
@@augustomarchimartins9676 qual é o tipo de acionamento do pressurizador, fluxostato ou pressostato?
@ fluxostato pós boiler
Temperatura ideal seria 45graus
Paulo a temperatura de armazenagem está atrelado ao seu consumo diário de água quente, com o volume do seu reservatório, com a temperatura de consumo, com a temperatura média ambiente, saber esse número é importante, pois é possível fazer um ajuste fino na temperatura, consequentemente evitando desperdício por conta de uma temperatura acima do necessário. Ao longo do ano a temperatura de armazenagem também varia, no inverno necessitando uma temperatura mais alta e no verão podendo ser ajustado com uma temperatura mais baixa.
Existe um formula para calcular a temperatura de armazenagem. Que depende saber do seu consumo máximo diário + o volume do seu reservatório + a temperatura média da cidade o de o sistema está instalado + temperatura de consumo..
A temperatura de armazenagem precisa atender toda necessidade de água quente da sua residência, os 45 graus precisa ser testado, faltou água quente, aumente a a temperatura de armazenamento, está atendendo, vem abaixando grau a grau até encontrar um número que atenda toda necessidade de água quente da residência
Eu vi você apresentar os principais problemas, agora peço ajuda para encontrar uma solução... acabei de me mudar para minha tao sonhada casa, enquanto estava em construção parecia tudo ok mas agora no dia a dia a pressao de agua é muito baixa, erguer a caixa é praticamente impossível, pensei em usar dois pressurizadores e ao assistir seu video fiquei com medo... qual seria entao uma boa solução? Pressurizadores mais algum dispositivo de controle do fluxo?
Infelizmente esse problema tem acontecido com frequência, a parte boa que na maioria dos casos consegue resolver utilizando um trocador de calor
Sou instalador de sistemas de aquecimento.
Em 90% das residências ocorrem este problema, pois arquitetos, engenheiros e construtores esquecwm que pressão depende de MCA.
A solução é bastante simples: instale duas bombas idênticas para água quente e fria e ligue-as a um painel integrador. Este painel fará o controle simultâneo, permitindo o ajuste ideal.
Se o boiler for em nivel e o tubo que alimenta o pressurizador (pescador) diferente do suspiro, esses bolsões de ar não ocorrerão. Não vejo problema
Leonardo existe uma limitação de modelos de pressurizadores disponíveis que suporta água quente, a maioria dos pressurizadores tem na sua aplicação a utilização em água fria, isso restringe muito a especificação na diversidade que são os projetos, dependendo da necessidade de vazão e pressão isso se torna um problema.
@@aquecepro komeko trabalha com pressurizadores que suportam até 90° ( segundo folha de dados do equipamento). Como o boiler não é pressurizado, a temperatura nunca ultrapassara 100°C ( isso considerando dias de extrema radiação). Com isso, permaneço com o pensamento
@@leonardoqueiroz2778 sou um grande admirador da linha da Komeco, eles possuem uma grande variedades de modelos de pressurizadores, porém são poucos os modelos que suportam temperaturas acima dos 90°C. Um segundo problema nesse tipo de instalação é com relação a garantia dos produtos, algumas indústrias não reconhece esse tipo de instalação, como é o caso da Komeco, tanto para os pressurizadores como para os reservatórios é considerado uma instalação fora dos procedimentos indicados nos manuais, transferindo a responsabilidade para quem executa a instalação.
Amigo não concordo com o que falou, tudo é instalação correta funciona tranquilamente.
@@dallai me explique melhor, como seria uma instalação correta?