Professor, sou aluno de Engenharia Mecânica da UFCG, parabéns por conseguir simplificar tanto um conteúdo tão denso, mesmo que aplicado apenas ao exemplo do avião, que é a Mecânica dos Fluidos. O sr. é um estímulo intelectual.
Excelente didática e explicação como sempre, mestre. Me permita fazer algumas observações: O fluido (ar) que escoa sobre o extradorso (parte de cima da asa) é muito mais rápido que o ar no intradorso (parte de baixo). Eles jamais chegam ao bordo de fuga da asa juntos ou ao mesmo tempo (há vídeos interessantes no RUclips mostrando o escoamento em túneis de vento). A explicação sobre área e tempo de escoamento (ar mais rápido = menor pressão) é um pouco equivocada, apesar de conjecturar de forma simples a condição. A sustentação se explica quase que exclusivamente pelo efeito Coända, onde a pressão atmosférica mantém o ar "colado" na superfície da asa. A queda de pressão (que faz o avião voar) resulta justamente da curvatura do ar, sua aceleração sobre a asa. Como então a pressão nessa área será menor, haverá menos densidade, menor resistência do próprio ar para se deslocar, assim ganhando velocidade. A maior pressão no intradorso depende do ângulo de ataque da asa, mas no geral é sempre maior que na parte de cima. Mesmo numa asa de perfil simétrico há um saldo positivo de forças de pressão, para manter a aeronave numa altitude estabilizada. Esse aumento de pressão na parte inferior e queda na parte superior resultam em sustentação, fazendo o avião subir e manter sua altura. Bem por cima, é mais ou menos isso. O estudo da aerodinâmica e dinâmica de fluidos é de se admirar em sua complexidade e beleza. principalmente em três dimensões e as coisas ficam mais doidas ainda Obrigado por transmitir educação de forma tão didática, acessível e inteligente!
Boa, Chico. Não gosto quando a gente tem de aceitar algum fenômeno sem uma explicação física. A ideia de que as partículas se separam no inicio da asa e obrigatoriamente chegam juntas no final sempre me causou incômodo. Conheci a explicação do efeito Coanda justamente a procura de resolver essa questão. Um abraço.
De fato, não há nenhum princípio físico que prove que o fluxo de ar dividido no bordo de ataque da asa chegue junto ao bordo de fuga. Inclusive experimentos científicos e os próprios engenheiros aeronáuticos refutam essa tese. O formato da asa por si só não gera sustentação, do contrário não existiria vôo invertido de aviões com asas simétricas. Algo que não aparece no vídeo e é importantíssimo mencionar também que aviões possuem ÂNGULO DE ATAQUE. Aviões não voam na horizontal, eles voam cerca de 5º a 7º com o nariz apontado para cima, pois o ar é defletido para baixo pelo intradorso da asa, resultando numa força para cima (tal como sua mão se movimentando pra fora da janela de um carro). Vale citar que o efeito Coanda possui um limite, um avião com elevado ângulo de ataque faz essa camada de ar no extradorso da asa se "descolar", gerando o chamado STALL. Aviões grandes tem uma superfície de controle no bordo de ataque da asa chamada slat que ajuda a evitar que isso aconteça em elevados graus de ângulo de ataque, o que mais uma vez prova o efeito Coanda atuando.
@@brunnopleffken6792 olá, bem, a ideia de que os fluidos tivessem que chegar juntos no final seria devido às lei da conservação da massa, se você fizer um volume de controle, o ar que entra pela borda de ataque tem que sair pela borda de fuga, isso é o que obrigaria a aceleração através do extradorso, não sei se você já estudou mecânica dos fluidos na engenharia, mas se sim facão um volume de controle ao redor da asa, um retângulo e você verá. A grande sacada é para isto acontecer você teria que considerar o escoamento unidirecional, ou seja, só as áreas x que teriam duas fronteiras atravessadas por fluidos em cosseno de ângulo diferente de zero, os experimentos que mostram que o ar que se separa na borda de ataque não chega ao mesmo tempo é porque naquele volume de controle ao redor da asa na realidade o fluxo não é inteiramente unidirecional, a não ser que fosse perfeitamente laminar, então existe fluxo de massa atravessando as fronteiras y.
Sempre foi gênio e cdf kkk , desde a época da escola CIMM. Parabéns Douglas !! Legal demais te encontrar por aqui , gosto muito de aviação , forte abraço !
Muito bom o vídeo, fico imaginando o quão hábel uma pessoa pode ser para transcrever a realidade em foŕmulas matemáticas. É muito difícil, muito fascinante e muito distante .
professor, muito obrigado! explicação e didática incríveis! e ótimas habilidades de desenho, claro! mas só pra esclarecer algo pra quem não tenha entendido bem: o princípio de Bernoulli não é correto para explicar a sustentação, já que moléculas de ar separadas não necessariamente se encontram depois da asa, mas a explicação do efeito Coanda está simplismente ótima! aprendi como esse efeito funciona nesse vídeo! agradeço, professor! tudo de bom pra você!
comentei esta explicaçao no video do veleiro,a diferença da vela q é um anteparo e a asa onde ambas sofrem influencia fisica do ar. pode ser q na asa ocorram os 2 principios(interajam) mas nao q sejam proporcionalmente iguais. tipo,o da diferença de pressao talvez seja o principal.
Olá professor Douglas, Gosto muito de estudar com suas aulas são muitos ilustrativas. Se me permite por favor fale também sobre a aerodinâmica cuja a compreensão passa pelo fenômeno dos objetos estarem envolvidos num determinado meio, neste caso o ar. É uma das teorias básicas da Aviação. E por favor se possível fale ainda sobre as 4 forças principais que actuam sobre um objeto voador são elas arrasto, sustentação, peso e propulsão. Obrigado Gilberto Bernardo
Rapazzzz... Que excelência no ensino, parabéns Professor! Até mesmo eu que sou totalmente leigo em física entendi de forma muito clara!!! Toooppp demais!
Muito interessante o vídeo professor. Poderia um dia explicar o vôo das pipas em geral, elas fazem várias manobras e os comandos sao bem específicos, daria um vídeo legal também.
2 года назад
Muito bom, estou construindo um aeromodelo caseiro no meu canal, sua aula me ajudou muito
3:46 o professor posso afirmar que, pois se a v2 aumenta então p2 tbm aumenta porque o diametro da seccão menor diminuiu? Exemplo de uma mangueira de agua, lancçando jacto, quando tentamos obstruir um parte do dedo??
Professor, eu so tenho a agradecer ao senhor Eu sou atualmente um aluno do IFMS, eu tirei uma nota horrenda na olimpíada de física, sinceramente, fiquei extremamente abalado, tanto que, guardo minha prova ate hoje, para lembrar do meu fracasso. Não somente isso, mas também fui reprovado em física no 1° semestre. Pensei em desistir, mas não queria, e sinceramente, o senhor com seus videos me deu esperança e forças pra continuar, obrigado
É simples. As asas são projetadas para que o ar que passar sobre elas tenha uma velocidade sempre maior que o ar que passa por baixo da asa. Isso causa pressão mais baixa em cima e pressão mais alta embaixo e isso faz com que seja criada uma força que empurra as asas e consequentemente todo o avião para cima. Tal força é tanta que em alguns aviões pode-se elevar toneladas e isso explica aviões enormes de passageiros ou cargas que hoje voam pelo mundo.
Ótimo conteúdo, ao assistir esse e o video sobre a flutuação de navios, me fez lembrar a faculdade em disciplinas como fenômenos dos transportes, muito bom!!
Faça uma video sobre como um submarino sobe e desce
4 года назад+1
Aqui encontramos dois conhecimentos: a parte artística correspondente aos belos desenhos e o conhecimento sólido na área de Física. Obrigado professor, excelente aula!
Grande professor Douglas, primeiramente parabéns pelo trabalho e em segundo gostaria de sugerir uma continuação para este tema. Sou construtor de aeromodelos e tenho outro ponto de vista sobre o vôo dos aviões. O perfil da asa ajuda o avião a voar, mas ele não é essencial, tanto que um avião de papel voa até sua energia potencial acabar, o 14 bis e alguns modelos dos irmãos Wright voaram sem perfil de asa. Para mim, mais importante que o perfil, é as áreas da asa e da fuselagem somadas que geram empuxo para sustentar o avião enquanto houver velocidade. Um outro exemplo, o A29 aeronave acrobática do eda possui asas assimétricas e voa de dorso mesmo assim. A razão para a aeronave voar de dorso é a grande potência do motor, suficiente para manter sua velocidade.
quanto maior a área da asa maior a sustentação.. a questão do perfil é obter a mesma sustentação com uma área menor pra economizar peso, dinheiro e afins
Professor, o ar que passa por baixo NÃO chega junto do ar que vai por cima. Já vi simulações em túneis de vento (há até vídeos sobre isso) que mostram esse resultado.
Professor, boa tarde. Professor esse assunto é muito agradável, gostei muito do video e é um video excelente, Parabéns👏👏👏👏 o Senhor é um Gênio. Professor uma sujestão, vi aquele seu video de a Gravidade deformar o Tempo e gostei muito. Professor faz um video sobre Relatividade Geral,Mecânica Quântica e Física Nuclear como se fosse um curso sobre os assuntos citados, pois acho importante a nós termos acesso a esses conteudos, pois não vi nenhum video no RUclips falando sobre tais assuntos. Seria agradável tratar desses assuntos, desde já agradeço. Um abraço👍
Olá, professor O princípio de bernoulli só pode ser aplicado em uma mesma linha de corrente, então não faz sentido aplica-lo na parte de cima e na de baixo da asa
O perfil do aerofólio da asa faz com que o efeito Bernoulli ocorra só na parte de cima, diminuindo a pressão, ou seja a força de sustentação é uma força que pucha o avião para cima ao invés de empurrar. A mesma coisa acontece com o efeito Coanda. ruclips.net/video/lDPYcijD_KQ/видео.html
Se a asa (simetrica) ficar com o ângulo de ataque (parte da frente da asa) em 0° ele não terá nenhuma resultante para cima, mais esses aviões de perfil simétrico nao fica com um angulo de 0° igual aos assimétricos.
O princípio de Bernoulli está em desuso na teoria do aerofólio e sustentação ensinados na dinâmica dos fluidos, pois o mesmo principio não explica o porque aviões voam de cabeça para baixo. Sendo assim o método de coanda é melhor empregado para estes casos em que temos asas simetricas
Até pra tornar essa explicação ainda mais evidente , poderia usar o efeito aerodinâmico de um carro de corrida que, ao invés de levantar vôo, quanto mais velocidade desenvolve mais se prende ao solo.
Não sou formado em física, estudo no 1 ano do médio e nem sou o melhor aluno de física e matematica da escola, só gosto muito desse assunto. Pra mim não faz tanto sentido o princípio de bernoulli de que se a velocidade do ar for alta ele perde pressão. Não sei se o princípio dele só se refere ao ar ou aos fluidos também, mas a água quando é comprimida, ela atinge uma velocidade maior que a que tinha e sinto que ela tem mais pressão do que se estivesse em velocidade menor. Outra coisa faz eu não acreditar é que existem aviões que atinge 5 vezes a velocidade do som e esses aviões voam normal, não seria pra eles ter menos sustentação porque o ar está mais rápido?? Lembrando que eu sou bem ruim em física e as coisas que eu me baseo são mais lógica do que cálculos
Caro Prof Douglas, grato pelos sempre interessantes conhecimentos e curiosidades da fisica. Um tema que nao encontro nada sobre ele é "a mosca voando no avisao faz peso nele?"... "o aviao voando faz peso na terra?"... eixtem poucas publicacoes sobre isso e as poucas que ja vi me pareceram bobagens... tipo "é tao pouco que é desprezivel..." putz coisa boba! Nao é essa a pergunta!!!!!
Ola! Professor e Irmão Douglas Estou trabalhando no desenvolvimento de uma nave que não necessita do ar para voar e nem algum tipo de ueima de combustível, mas apenas um motor elétrico e um gerador tipo Panderev eletromagnético. Começarei esta semana a fazer alguns cálculos pata ver o potencial de carga, velocidade e de movimento que ela possui, por isso tenho estudado os seus vídeos. Contudo, não domino a ciência física e outras como vossa senhoria, quem sabe um dia possamos trabalhar juntos com a Graça e a devida permissão de Deus.
Pq vemos dispositivos da asa do avião como se fossem "pás" , quando o avião vai decolcar as pás inclinam pra baixo dando a impressão de que o vento que irá percorrer a parte de baixo irá jogar o avião pra cima, ao descer , faz-se o contrário, as pás ficam inclinadas pra cima dando a impressão em fazer descer......mais os menos como as hélices de um ventilador de teto que tem ventilador/exaustão.... Isso tem a ver com sustentação tbm ?
Saudações. Gostaria de saber, caro professor, se o mesmo voo de avião ocorresse em uma atmosfera cujo o fluido ideal sem viscosidade faria com que o avião não obtivesse sustentação em seu voo.
Minha dúvida: Se toda ação gera uma reação de mesma intensidade, mesma direção porém sentido opostos, então a força que a tangente puxa a asa para baixo é a mesma que a da reação puxando para cima, portanto se anulariam, não sendo assim capaz de segurar o avião no alto, só sobrando a força peso para derruba-lo...
Pense assim: se sua mão der uma mãozada no meu rosto, meu rosto vai dar uma carada na sua mão. A ação e a reação atuam em corpos diferentes. Por isso não podem se anular
Professor me ujude a entender isso: Se eu soltar um container de 5 toneladas sobre asa de um avião parado, a asa vai ser esmada. Agora porque quando um avião sobe ao ar com 5 toneladas, a pressão do ar em choque com asas não danificar as asas?
Professor, essa afirmação seria falta por qual motivo? As afirmativas a seguir referem-se a um avião em voo, num referencial inercial. "O princípio de conservação da energia garante que o avião se move em sentido contrário àquele em que são jogados os gases produzidos na combustão."
Professor, sou aluno de Engenharia Mecânica da UFCG, parabéns por conseguir simplificar tanto um conteúdo tão denso, mesmo que aplicado apenas ao exemplo do avião, que é a Mecânica dos Fluidos. O sr. é um estímulo intelectual.
Há 3 meses estou cursando engenharia mecânica, amo as teorias de física. Já nos cálculos estou aprendendo a gostar mais.
Excelente didática e explicação como sempre, mestre. Me permita fazer algumas observações:
O fluido (ar) que escoa sobre o extradorso (parte de cima da asa) é muito mais rápido que o ar no intradorso (parte de baixo). Eles jamais chegam ao bordo de fuga da asa juntos ou ao mesmo tempo (há vídeos interessantes no RUclips mostrando o escoamento em túneis de vento). A explicação sobre área e tempo de escoamento (ar mais rápido = menor pressão) é um pouco equivocada, apesar de conjecturar de forma simples a condição. A sustentação se explica quase que exclusivamente pelo efeito Coända, onde a pressão atmosférica mantém o ar "colado" na superfície da asa. A queda de pressão (que faz o avião voar) resulta justamente da curvatura do ar, sua aceleração sobre a asa. Como então a pressão nessa área será menor, haverá menos densidade, menor resistência do próprio ar para se deslocar, assim ganhando velocidade.
A maior pressão no intradorso depende do ângulo de ataque da asa, mas no geral é sempre maior que na parte de cima. Mesmo numa asa de perfil simétrico há um saldo positivo de forças de pressão, para manter a aeronave numa altitude estabilizada. Esse aumento de pressão na parte inferior e queda na parte superior resultam em sustentação, fazendo o avião subir e manter sua altura.
Bem por cima, é mais ou menos isso. O estudo da aerodinâmica e dinâmica de fluidos é de se admirar em sua complexidade e beleza. principalmente em três dimensões e as coisas ficam mais doidas ainda
Obrigado por transmitir educação de forma tão didática, acessível e inteligente!
Boa, Chico. Não gosto quando a gente tem de aceitar algum fenômeno sem uma explicação física. A ideia de que as partículas se separam no inicio da asa e obrigatoriamente chegam juntas no final sempre me causou incômodo. Conheci a explicação do efeito Coanda justamente a procura de resolver essa questão. Um abraço.
De fato, não há nenhum princípio físico que prove que o fluxo de ar dividido no bordo de ataque da asa chegue junto ao bordo de fuga. Inclusive experimentos científicos e os próprios engenheiros aeronáuticos refutam essa tese. O formato da asa por si só não gera sustentação, do contrário não existiria vôo invertido de aviões com asas simétricas.
Algo que não aparece no vídeo e é importantíssimo mencionar também que aviões possuem ÂNGULO DE ATAQUE. Aviões não voam na horizontal, eles voam cerca de 5º a 7º com o nariz apontado para cima, pois o ar é defletido para baixo pelo intradorso da asa, resultando numa força para cima (tal como sua mão se movimentando pra fora da janela de um carro).
Vale citar que o efeito Coanda possui um limite, um avião com elevado ângulo de ataque faz essa camada de ar no extradorso da asa se "descolar", gerando o chamado STALL. Aviões grandes tem uma superfície de controle no bordo de ataque da asa chamada slat que ajuda a evitar que isso aconteça em elevados graus de ângulo de ataque, o que mais uma vez prova o efeito Coanda atuando.
e eu achando que pelo formato da asa, um obstaculo para o ar, ele iria diminuir a velocidade e nao aumentar. rsrsrsrs
Fiquei mais cabreiro, ainda. Isso tudo a respeito do dorso explica bem os grandes desastres aéreos
@@brunnopleffken6792 olá, bem, a ideia de que os fluidos tivessem que chegar juntos no final seria devido às lei da conservação da massa, se você fizer um volume de controle, o ar que entra pela borda de ataque tem que sair pela borda de fuga, isso é o que obrigaria a aceleração através do extradorso, não sei se você já estudou mecânica dos fluidos na engenharia, mas se sim facão um volume de controle ao redor da asa, um retângulo e você verá. A grande sacada é para isto acontecer você teria que considerar o escoamento unidirecional, ou seja, só as áreas x que teriam duas fronteiras atravessadas por fluidos em cosseno de ângulo diferente de zero, os experimentos que mostram que o ar que se separa na borda de ataque não chega ao mesmo tempo é porque naquele volume de controle ao redor da asa na realidade o fluxo não é inteiramente unidirecional, a não ser que fosse perfeitamente laminar, então existe fluxo de massa atravessando as fronteiras y.
E ninguém vai elogiar o quão bem o professor desenha?! Olha esse avião pessoal!
Uma das melhores aulas de física que já vi. Realmente a física está presente em tudo, impossível não se apaixonar!
A física agora é uma das minhas aulas preferidas
EXCELENTE AULA professor! Se todo professor de fisica fosse como vc, aprender física seria uma maravilha sempre!
Sempre foi gênio e cdf kkk , desde a época da escola CIMM. Parabéns Douglas !! Legal demais te encontrar por aqui , gosto muito de aviação , forte abraço !
Oi, Felipe! Acredita que, nesse mundo de reencontros, acabei casando com uma colega de classe do CIMM? 😅 estou casado com a Erika Marmelstein
Como é interessante a engenharia da aviação.Deus abençoe você professor
pra quem gosta de aviação recomendo dois canais fantásticos: *Aero Por Trás da Aviação* e *Aviões e Músicas* 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Renato, já falei pro LITO fazer um AVIÕES e MÚSICAS com o prof DOUGLAS!!!
Muito bom o vídeo,
fico imaginando o quão hábel uma pessoa pode ser para transcrever a realidade em foŕmulas matemáticas. É muito difícil, muito fascinante e muito distante .
professor, muito obrigado! explicação e didática incríveis! e ótimas habilidades de desenho, claro! mas só pra esclarecer algo pra quem não tenha entendido bem: o princípio de Bernoulli não é correto para explicar a sustentação, já que moléculas de ar separadas não necessariamente se encontram depois da asa, mas a explicação do efeito Coanda está simplismente ótima! aprendi como esse efeito funciona nesse vídeo! agradeço, professor! tudo de bom pra você!
Simplesmente a melhor explicação sobre mecânica dos fluídos que já assisti!! Parabéns pela didática🥰🥰
comentei esta explicaçao no video do veleiro,a diferença da vela q é um anteparo e a asa onde ambas sofrem influencia fisica do ar. pode ser q na asa ocorram os 2 principios(interajam) mas nao q sejam proporcionalmente iguais. tipo,o da diferença de pressao talvez seja o principal.
Muito bom o professor Douglas Gomes. É muito pouco interesse dos alunos por física e o professor consegue motivar a todos
Como não dar LIKE para uma aula tão maravilhosa como esta.Parabéns!
Olá professor Douglas,
Gosto muito de estudar com suas aulas são muitos ilustrativas.
Se me permite por favor fale também sobre a aerodinâmica cuja a compreensão passa pelo fenômeno dos objetos estarem envolvidos num determinado meio, neste caso o ar. É uma das teorias básicas da Aviação. E por favor se possível fale ainda sobre as 4 forças principais que actuam sobre um objeto voador são elas arrasto, sustentação, peso e propulsão.
Obrigado
Gilberto Bernardo
Rapazzzz... Que excelência no ensino, parabéns Professor! Até mesmo eu que sou totalmente leigo em física entendi de forma muito clara!!! Toooppp demais!
Muito interessante o vídeo professor. Poderia um dia explicar o vôo das pipas em geral, elas fazem várias manobras e os comandos sao bem específicos, daria um vídeo legal também.
Muito bom, estou construindo um aeromodelo caseiro no meu canal, sua aula me ajudou muito
Muito boa a explicação. Como é bom entender a física!
Top demais! Na escola de aviação a gente parte exatamente dessa premissa de coanda!
Sabia que o mestre ia dar show! 👏🏽
Bastante clara a explicação. Grato por postar.
Como um prédio não cai? Já peço desculpa porque não procurei no canal se já tem esse vídeo. Edifícios extremamente altos me fascinam.
3:46 o professor posso afirmar que, pois se a v2 aumenta então p2 tbm aumenta porque o diametro da seccão menor diminuiu?
Exemplo de uma mangueira de agua, lancçando jacto, quando tentamos obstruir um parte do dedo??
Muito obrigado professor!!! Seus vídeos e desenhos são ótimos!!!!
Professor, eu so tenho a agradecer ao senhor
Eu sou atualmente um aluno do IFMS, eu tirei uma nota horrenda na olimpíada de física, sinceramente, fiquei extremamente abalado, tanto que, guardo minha prova ate hoje, para lembrar do meu fracasso. Não somente isso, mas também fui reprovado em física no 1° semestre. Pensei em desistir, mas não queria, e sinceramente, o senhor com seus videos me deu esperança e forças pra continuar, obrigado
Muito bem explicado. .. Parabéns Prof. Douglas.... sou de Maringa Pr
É simples. As asas são projetadas para que o ar que passar sobre elas tenha uma velocidade sempre maior que o ar que passa por baixo da asa. Isso causa pressão mais baixa em cima e pressão mais alta embaixo e isso faz com que seja criada uma força que empurra as asas e consequentemente todo o avião para cima. Tal força é tanta que em alguns aviões pode-se elevar toneladas e isso explica aviões enormes de passageiros ou cargas que hoje voam pelo mundo.
Ótimo conteúdo, ao assistir esse e o video sobre a flutuação de navios, me fez lembrar a faculdade em disciplinas como fenômenos dos transportes, muito bom!!
Além de bom em física, é bom em desenhos! O homi é brabo!😳
Muito didático! 👏🏻👏🏻👏🏻
Faça uma video sobre como um submarino sobe e desce
Aqui encontramos dois conhecimentos: a parte artística correspondente aos belos desenhos e o conhecimento sólido na área de Física. Obrigado professor, excelente aula!
Tô amando seus vídeos ❤❤❤e aprendendo ❤
Faz um vídeo A FÍSICA DOS BUMERANGUES
Aquele negocio é macumba
@@rodolfopatriolino8921 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@rodolfopatriolino8921 ksksksks verdade, é bem doido a física do bumerangue
Professor. Parabéns. Aula bem didática.
Grande professor Douglas, primeiramente parabéns pelo trabalho e em segundo gostaria de sugerir uma continuação para este tema. Sou construtor de aeromodelos e tenho outro ponto de vista sobre o vôo dos aviões. O perfil da asa ajuda o avião a voar, mas ele não é essencial, tanto que um avião de papel voa até sua energia potencial acabar, o 14 bis e alguns modelos dos irmãos Wright voaram sem perfil de asa. Para mim, mais importante que o perfil, é as áreas da asa e da fuselagem somadas que geram empuxo para sustentar o avião enquanto houver velocidade. Um outro exemplo, o A29 aeronave acrobática do eda possui asas assimétricas e voa de dorso mesmo assim. A razão para a aeronave voar de dorso é a grande potência do motor, suficiente para manter sua velocidade.
quanto maior a área da asa maior a sustentação.. a questão do perfil é obter a mesma sustentação com uma área menor pra economizar peso, dinheiro e afins
Professor, o ar que passa por baixo NÃO chega junto do ar que vai por cima. Já vi simulações em túneis de vento (há até vídeos sobre isso) que mostram esse resultado.
Professor, boa tarde.
Professor esse assunto é muito agradável, gostei muito do video e é um video excelente, Parabéns👏👏👏👏 o Senhor é um Gênio.
Professor uma sujestão, vi aquele seu video de a Gravidade deformar o Tempo e gostei muito.
Professor faz um video sobre Relatividade Geral,Mecânica Quântica e Física Nuclear como se fosse um curso sobre os assuntos citados, pois acho importante a nós termos acesso a esses conteudos, pois não vi nenhum video no RUclips falando sobre tais assuntos.
Seria agradável tratar desses assuntos, desde já agradeço.
Um abraço👍
Muito legal! Coisas difíceis que o mestre as tornam fáceis. Sempre tive esta curiosidade e agora ela foi sanada. Obrigado!
Obrigado mestre. Mas esse assunto é muito lindo, não cabe nem em um livro só.
Além de professor top, ainda é desenhista 👍
Explicação maravilhosa!!! Minha gratidão eterna, professor!
A física é fascinante!
Olá, professor
O princípio de bernoulli só pode ser aplicado em uma mesma linha de corrente, então não faz sentido aplica-lo na parte de cima e na de baixo da asa
O perfil do aerofólio da asa faz com que o efeito Bernoulli ocorra só na parte de cima, diminuindo a pressão, ou seja a força de sustentação é uma força que pucha o avião para cima ao invés de empurrar. A mesma coisa acontece com o efeito Coanda.
ruclips.net/video/lDPYcijD_KQ/видео.html
@@Sokol10 aerofólio?
Tem ainda o canal Aviões e Cia.
Adorei a exata duração desse vídeo
Artista!
otima explicaçao professor, mas como que avioes como de asa reta, como o f17, vooam se as asas n sao curas
Ótimo como sempre. Fera demais !
Obrigado mestre ! Acho que " faço parte" deste vídeo. Grande abraço
Muito boa a aula!
Gostei.Obrigado.
Tem algum video explicando como os peixes e cetaceos se locomovem?
E no caso de aviões acrobáticos, que tem a curvatura das asas simétricas em cima e em baixo?
Se a asa (simetrica) ficar com o ângulo de ataque (parte da frente da asa) em 0° ele não terá nenhuma resultante para cima, mais esses aviões de perfil simétrico nao fica com um angulo de 0° igual aos assimétricos.
Simples e só aumenta o angulo de ataque do avião!
O princípio de Bernoulli está em desuso na teoria do aerofólio e sustentação ensinados na dinâmica dos fluidos, pois o mesmo principio não explica o porque aviões voam de cabeça para baixo. Sendo assim o método de coanda é melhor empregado para estes casos em que temos asas simetricas
dependendo do ângulo de ataque vc consegue criar essa diferença de pressão conforme o principio de Bernoulli.
muito obrigado!!
Boa aula professor!
Esse assunto poder ter várias abordagens.
Até pra tornar essa explicação ainda mais evidente , poderia usar o efeito aerodinâmico de um carro de corrida que, ao invés de levantar vôo, quanto mais velocidade desenvolve mais se prende ao solo.
Boa tarde. Você poderia fazer um vídeo sobre helicóptero também?
O princípio de sustentação é o mesmo,só que o helicóptero tem asa rotativa e o avião tem asa fixa!
Sensacional.
Muito bom!!!
Não sou formado em física, estudo no 1 ano do médio e nem sou o melhor aluno de física e matematica da escola, só gosto muito desse assunto. Pra mim não faz tanto sentido o princípio de bernoulli de que se a velocidade do ar for alta ele perde pressão. Não sei se o princípio dele só se refere ao ar ou aos fluidos também, mas a água quando é comprimida, ela atinge uma velocidade maior que a que tinha e sinto que ela tem mais pressão do que se estivesse em velocidade menor. Outra coisa faz eu não acreditar é que existem aviões que atinge 5 vezes a velocidade do som e esses aviões voam normal, não seria pra eles ter menos sustentação porque o ar está mais rápido?? Lembrando que eu sou bem ruim em física e as coisas que eu me baseo são mais lógica do que cálculos
Caro Prof Douglas, grato pelos sempre interessantes conhecimentos e curiosidades da fisica. Um tema que nao encontro nada sobre ele é "a mosca voando no avisao faz peso nele?"... "o aviao voando faz peso na terra?"... eixtem poucas publicacoes sobre isso e as poucas que ja vi me pareceram bobagens... tipo "é tao pouco que é desprezivel..." putz coisa boba! Nao é essa a pergunta!!!!!
Obrigado professor...
então se há maior pressão em baixo do que em cima, tem mais força de atrito do ar em baixo na área da asa do que do que em cima
Professor, e qual princípio físico predomia? Menor pressão pela maior velocidade na curvatura da asa ou a adesão de Coanda?
Abs.
Ola! Professor e Irmão Douglas
Estou trabalhando no desenvolvimento de uma nave que não necessita do ar para voar e nem algum tipo de ueima de combustível, mas apenas um motor elétrico e um gerador tipo Panderev eletromagnético. Começarei esta semana a fazer alguns cálculos pata ver o potencial de carga, velocidade e de movimento que ela possui, por isso tenho estudado os seus vídeos. Contudo, não domino a ciência física e outras como vossa senhoria, quem sabe um dia possamos trabalhar juntos com a Graça e a devida permissão de Deus.
E aí, conseguiu?
Top professor.. Parabéns
Além do ângulo de ataque que joga o ar pra baixo e o ar reage empurrando a asa pra cima.
Não é valido isso não. Se fosse real isso, em uma ventania se eu ficasse de lado eu ia se impurrado na direção contrária ao vento.
@@ohvenancio921 vota no pt, né?
Demais, prof! Fiquei curiosa p saber o app q vc usa p fazer esses desenhos incríveis!
Com princípio das aves/ e pipas barras velocidade.
Excelente
Professor, no minuto 04:55 porque na parte de cima da asa do avião o ar tem maior velocidade ? Não entendi direito. Tem relação com a angulação?
sabe muito, pra mim Bernoulli ganhou
E os avioes de acrabacia ,os avioes de combate voam de cabeça para baixo ,baseados no que ?
Vlw professor! 👍👍👍👍
Pq vemos dispositivos da asa do avião como se fossem "pás" , quando o avião vai decolcar as pás inclinam pra baixo dando a impressão de que o vento que irá percorrer a parte de baixo irá jogar o avião pra cima, ao descer , faz-se o contrário, as pás ficam inclinadas pra cima dando a impressão em fazer descer......mais os menos como as hélices de um ventilador de teto que tem ventilador/exaustão....
Isso tem a ver com sustentação tbm ?
Faz um sobre helicópteros :3
Isso que o professor explicou eu apredi na 5° série com a professora Rosana kkk
É nas leis da física que vejo a mão ✋🙏😛 de Deus através da ciência Dn12:4.!
Poderia tem comentado a Navier-Sotokes
Professor, como um jato com segue voar de cabeça para baixo?
Não tem como medir as pressões superior e inferior das asas em decolagem por ex.?????
Saudações. Gostaria de saber, caro professor, se o mesmo voo de avião ocorresse em uma atmosfera cujo o fluido ideal sem viscosidade faria com que o avião não obtivesse sustentação em seu voo.
Podia ter falado mais sobre a estrutura do avião como um todo..
Existem aviões com asa simétricas e as asas rotatórias dos helicóptero também são simétricas , poderia explicar ?
Muito bom
Prof. Em qual destas duas teorias encaixa com os aviões que voam invertidos ou seja de cabeça para baixo? Obrigado pela atenção .
Na segunda, de Coanda
Show!!!
Minha dúvida: Se toda ação gera uma reação de mesma intensidade, mesma direção porém sentido opostos, então a força que a tangente puxa a asa para baixo é a mesma que a da reação puxando para cima, portanto se anulariam, não sendo assim capaz de segurar o avião no alto, só sobrando a força peso para derruba-lo...
Pense assim: se sua mão der uma mãozada no meu rosto, meu rosto vai dar uma carada na sua mão. A ação e a reação atuam em corpos diferentes. Por isso não podem se anular
@@fisicacomdouglas Mãozada, carada... caraca, descambou! Ou melhor, estolou!
Como funciona o motor de um helicóptero? Obrigado.
ótimo vídeo
Que legal esse vídeo!! ensina como funciona o radar?
Professor me ujude a entender isso: Se eu soltar um container de 5 toneladas sobre asa de um avião parado, a asa vai ser esmada. Agora porque quando um avião sobe ao ar com 5 toneladas, a pressão do ar em choque com asas não danificar as asas?
O professor é um verdadeiro artista.
Professor, se não estou enganada, o senhor trabalha no Farias Brito?
Diga-me nobre professor qual é o sistema de iluminação que vc usar para deixar o quadro tão branco?
Aposto em amoled extra fria, luz do dia, alta tensão e baixa emissão.
Questãozinha da Uece aí kk
Ótimo trabalho, prof.
Professor, essa afirmação seria falta por qual motivo?
As afirmativas a seguir referem-se a um avião em voo, num referencial inercial.
"O princípio de conservação da energia garante que o avião se move em sentido contrário àquele em que são jogados os gases produzidos na combustão."