Sou físico e garanto, não há nada mais difícil do que pegar um assunto complicado de física e explicar para alguém de forma simples e concisa, e este canal faz isto com maestria. Estão de parabéns.
Na faculdade de Engenharia Elétrica um professor me disse que se alguém entendesse verdadeiramente a 4 equações de Maxwell, poderia passar na secretaria, pegar o diploma e ir para casa. Ou seja, esta é a base de toda a engenharia elétrica. Parabéns pelo vídeo.
Uma sugestão de mudança... de "Ciência Todo Dia" para "Ciência Toda Hora" pq é muito bom acompanhar essa série hahaha! Troquei a Netflix por esse canal incrível! Parabéns pelo trabalho!!!
Manooooooo, arrepiei quando chegou no conceito de ondas eletromagnéticas, nunca conseguia compreender como a interação dos campos elétricos e magnéticos formavam as ondas eletromagnéticas, agora sim tudo fez sentido.. Parabéns pelo trabalho! Sucesso!
Sem querer ser prepotente, uma vez que imagino que eu não sou o único a pensar isto... E se as partículas elétricas forem deformações do espaço tempo como a gravidade? Não conseguimos identificar a situação negativa da gravidade ( a antigravidade) mas isto não quer dizer que não exista. Em um elétron teríamos as situações positivas e negativas devido ao tipo de deformação do espaço tempo. "Afundando" o contínuo espaço tempo teríamos um sentido do campo magnético e "elevando" o espaço tempo teríamos outra direção do campo magnético de uma partícula elétrica.
@@pierrobertoriboni7509 Raciocínio interessante. O mesmo serve para a hipótese da antimatéria. Eu creio que a resposta específica para a suposição da antigravidade irá partir do estudo aprofundado de buracos negros, quasares e blazares. Senti falta da menção dos "magnetares" (certas estrelas de nêutrons) nesse vídeo ou no do eletromagnetismo, seria fascinante descobrir mais sobre os SGR e AXP.
Quando Maxwell entendeu o que as suas equações significavam deve ter se sentido sinceramente emocionado. Um dos maiores físicos da História sem dúvida!
@@Arnoudbr exatamente. E a cada momento as equações apontando para...a existência da luz!! Sou matemático, e, na época da faculdade, ficava dias atrás de uma demonstração. Imagina o que ele sentiu à medida que se aproxima de uma descoberta dessas...
@@flaviooliveira3492 OPA! Sou físico e admiro muito a capacidade de abstração que vocês tem. Quando eu li "O Último Teorema de Fermat" fiquei realmente emocionado com o trabalho solitário do Matemático Andrew Wiles.
Faz referência àquela imagem estampadas em camisa, por exemplo. Em que Deus disse "E haja (4 equações de Maxwell) desenhadas , e no final tem "e houve luz" .
Como estudante de engenharia biomédica, sou um apaixonado por eletromagnetismo e suas mais variadas aplicações. Me sinto muito feliz ao ver um trabalho tão bonito de divulgação científica que mostre o quão belo é esse campo da física. A parte que você fala sobre simplificar os conceitos me lembrou do Richard Feynman e tenho certeza que ele ficaria muito orgulhoso com seu insight sobre as equações do eletromagnetismo e a luz. Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho e obrigado!
Sou Engenheiro Eletricista e o Eletromagnetismo é a coisa mais assombrosa de se estudar na faculdade. Seu vídeo deixou a explicação muito clara e fácil. Parabéns!!
1:27 - Não é a direção que depende do sinal da carga e sim o sentido. A direção para cargas pontuais é sempre radial e o sentido que depende do sinal da carga 1:55 - Muito estranha essa representação para as linhas de campo gravitacional. Ficou parecendo que a terra está repelindo a lua, sei lá. 2:29 - Conceitualmente está representação para linhas de campo elétrico está errada. Ficou parecendo que existem linhas saindo e entrando em cargas de mesmo sinal. 4:48 - Para aplicar a lei de Gauss precisamos apenas de uma superfície fechada imaginaria. 5:13 - Cargas gravitacionais = massa ? 8:48 - Cadê os créditos a Lenz??? 8:56 - O sentido da corrente está errado, deveria ser o contrário. 11:22 - O sentido da corrente está errado de novo.
“A teoria especial da relatividade deve sua origem às equações do campo eletromagnético de Maxwell.” - Albert Einstein “As equações de Maxwell tiveram maior impacto na história humana do que dez presidentes.” - Carl Sagan Pra vcs verem o quão importante foi esse cara...
“Segundo uma longa visão da história da humanidade… resta pouca dúvida de que o acontecimento mais significativo do século XIX será considerado a descoberta das leis de eletrodinâmica de Maxwell.” - Richard Feynman Esqueci dessa.
"Maxwell foi um dos seres humanos mais importantes que já pisou na Terra. Quando ele morava no meu bairro, a cachaça e a putaria rolavam soltas." - Isaac Newton
Sempre pensei em explicar para os alunos a eletricidade, e falar sobre as equações de Maxwell de modo bem simples e agradável, você consegui isso em 17min. Adorei, Parabéns pela série...👏👏👏👏👏
2:30 - A representação das linhas de campo entre dipolos está equivocada, pois cargas de sinais opostos se atraem e sinais iguais se repelem. 5:05 - Massa é a quantidade de matéria de um corpo, "carga gravitacional" refere-se à interação gravitacional entre corpos. Carga gravitacional ≠ massa 7:15 - Campos elétricos são gerados por cargas elétricas, enquanto campos magnéticos são criados por correntes elétricas ou dipolos magnéticos. Ambos têm interações, mas não são basicamente iguais. 7:45 - A indicação do ponteiro deveria voltar a zero quando o imã chegasse ao meio e aumentar a medida que o imã continuasse passando. 8:55 - O sentido da corrente está errado, e deveria inverter após metade do imã passar pela espira.
só esse começo sobre campo vetorial eu já surtei, no segundo semestre do curso de Física eu sofri pra caramba pra entender, aí Pedro me explica isso em 2 minutos. Parabéns, cara, você é um bom físico e um bom comunicador!
Cara, eu nunca consegui juntar na minha cabeça a ideia de eletromagnetismo com ondas de luz, essa explicação foi incrível! Parabéns Pedro, excelente trabalho!
Cara estudei Ótica mas não conseguia entender como a Luz é uma onda Eletromagnética Transversal, já tinha até desistido de tentar entender isso, mas quando o vídeo chegou nessa parte de Campos Magnéticos e Elétricos foi como uma "Luz" na minha mente, me arrepiei aqui.
Cara top. Você simplifica a física e faz a gente ver quantos campos teóricos e práticos são alcançados pelos físicos! Eu pelo menos sempre pensava que físicos atuassem em sua maioria em campos teóricos ou de ensino. Você mostra quão grande é o campo de atuação dessa profissão! Parabéns por tornar legal o que muitos "torcem o nariz".
O vídeo é bom, as animações também são ótimas como sempre, porém durante o vídeo ocorreu alguns equívocos nas explicações assim como nas animações, os quais vou listar alguns, este comentário somente é uma crítica construtiva. Pois bem: 1:30 O que depende do sinal da carga é o sentido não a direção. A direção para quaisquer cargas pontuais é sempre radial; 1:53 A maneira com o campo da terra interage com o campo da lua nesse esquema é totalmente estranha, o que aconteceu com o campo da lua???; 2:30 A imagem por mais que seja ilustrativa, não tem sentido nenhum no que tange a distribuição das cargas e suas linhas de campo; 2:55 A interação da carga de prova e o campo está confusa e fora de contexto; 5:33 Deveria ser comentado que o elétron se move muito mais rapidamente que o próton na ilustração; 6:50 Poderia ter uma argumentação mais forte no conteúdo de monopolos, relacionando-o com pesquisas e teorias, é uma boa sugestão de vídeo inclusive; 7:13 A esquematização do transformador está faltando detalhes: as bobinas não têm um dos terminais, pois a corrente passa pela primeira bobina, que induz uma corrente na segunda bobina, completando assim o circuito. Também não tem sentido algum a corrente simplesmente reaparecer na outra parte da bobina, isso é desconexo com a literatura; 7:43 As esquematizações com oscilação com ponteiro de um multímetro está errado, pois deveria ir para diferentes direções (esquerda sendo negativo e direita sendo positivo) para cara situação(afastando o ímã e aproximando) com o ponteiro inicialmente no centro. 7:48 Outra coisa a se notar nesse esquema é a bobina que está ilustrada de maneira errônea quando o ímã passa por ela, se desse certo esse tipo de representação experimentalmente seria um projeto peculiar; 8:15 A corrente deveria ser no sentido inverso do apresentado para que o campo magnético gerado por ela seja o mesmo que do campo do ímã(nesse caso sul + sul ), ou seja, repelindo o imã. Um adendo, quando o ímã está no centro do anel a corrente deve gerar um campo magnético que atraia o ímã, caso isso não ocorra, o ímã seria acelerado, o que não faz sentido pois violaria a conservação de energia. 8:57 É o mesmo erro do caso anterior, porém no final da animação está correto. Por favor, busque uma revisão mais rigorosa nas animações e de mais atenção a algumas explicações para que não fiquem confusas e a informação seja comprometida. Desde já agradeço pelo aprendizado.
2:30 a representação das linhas de campo estão bem confusas. As linhas estão entrando e saindo de cargas com o mesmo polo, dando a entender que estão se atraindo. 7:12 o experimento de Oersted mostrou que a corrente gera campo magnético. Campos elétricos e magnéticos são de mesma natureza, porém definitivamente não são a mesma coisa, são bem distintos. 7:40 o ponteiro indica a marcação de corrente errada, pois o ímã gera corrente alternada. Quando o ímã começa a passar pela bobina gera uma corrente positiva, quando está no meio a corrente é zero, e quando está saindo gera uma corrente negativa. 8:08 o sentido da corrente está errado. Lei de Lenz 8:54 o sentido da corrente está errado de novo 11:20 o sentido está errado de novo
Muito boa suas explicações. Estou e trabalho, direta ou indiretamente, com ondas eletromagnéticas há décadas. Sua forma de mostrar isto é multo clara. Parabéns.
2:30 Representação das linhas de campo entre dipolos totalmente misturadas, dando a entender que cargas de sinais opostos se repelem e sinais iguais se atraem. 2:54 Se isso representa um campo elétrico, tá bem errado, visto que mais perto da carga o campo seria mais forte e o sentido do campo elétrico não fica girando ao redor da carga. 7:16 A corrente não pode simplesmente sumir e reaparecer. 7:45 O correto seria que o ponteiro voltasse a zero quando o imã chegasse ao meio e aumentasse quando o imã continuar passando. Inclusive, para testes de indução desse modelo é recomendado utilizar um amperímetro com zero central para mostrar que a corrente inverte quando o imã passa da metade da bobina. 8:11 A corrente deveria inverter quando metade do imã passasse pela espira. 8:54 O sentido da corrente tá ao contrário e, novamente, deveria zerar e inverter após metade do imã passar pela espira. 11:20 Mesmo erro anterior.
Sou engenheiro eletricista e fico imaginando se toda a universidade tivesse ao menos uma aula desse nível logo no início da formação... Com certeza a ciência e consequentemente a pesquisa e indústria de tecnologia brasileiras seriam positivamente impactadas. E agora está tudo aí, disponível pra todos. Excelente! Parabéns pelo alto nível desse conteúdo! Parabéns pelo dom de explicar ciência!
Há muito tempo atrás, quando sai do ensino fundamental e fui para o ensino médio, me deparei com uma certa disciplina chamada física, já gostava muito de matemática, e quando vi a física, fiquei louco e muito ingênuo ainda, falei comigo mesmo, " essa matéria usa matemática, caramba!! " Fiquei deslumbrado. Hoje, sou formado em matemática ( não sei quase nada) mas sou apaixonado por essas duas disciplinas. Um abraço, esse canal é maravilhoso.
Muito obg pela explicação sobre as equações de Maxwell e sobre as ondas eletromagnéticas, eu sinto como se a minha mente estivesse sido aberta depois deste vídeo, estou adorando o seu trabalho, apoio para mais vídeos assim!!!!!
Não costumo comentar em vídeos no RUclips. Mais pqp, pedro que playlist é essa meu amigo? Isso é ouro na mão do estudante de Eletrôeletrônica (eu). Sensacional 👏👏👏👏👏👏. Vídeos didáticos, com ilustrações simples. Vera demais
MEU DEUS DO CÉU EU NUNCA TINAH ENTENDIDO ASSIM UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA QUE GENIAL CARA OBRIGADO DEMAIS VC EXPLICA BEM PRA CARAMBA!! De verdade, a sua didática é excelente!! Ficou claríssimo!!! Parabéns demais!!!
👏👏👏 Professor, adoro seu trabalho e a sua didática!!! São sensacionais !!! 👏👏👏 se me permite, creio que há uma pequena imprecisão no minuto 14:43' em relação às microondas... 😉🤔😉 elas são perfeitamente seguras, desde que confinadas no aparelho de microondas, não? Caso contrário elas são muito prejudiciais "aquecendo" a água de nossos corpos, células, órgãos, etc... da mesma forma que fazem com os alimentos no forno de micro-ondas... ✨️🙏✨️🙇🏻♂️
Acho interessante o fato de ser engenheiro eletricista e conhecer toda a matemática e estudo por trás do vídeo, mas achar fascinante a explicação de um outro ponto de vista que me mostra diversos novos aspectos da ciência.
Videos assim é a mostra da necessidade real do RUclips não ter somente um dedo para cima para se dar um "like", deveríamos ter a opção "aplausos" sendo quantificados por tempo. O Pedro teria horas de aplausos merecidos
Eu fiz eletroeletrônica e Ciência da computação, e trabalho com eletrônica há mais de 10 anos, e nunca tinha ouvido uma explicação tão boa de como funcionam as ondas eletromagnéticas.
Obrigado pelos vídeos, ja sei tudo isso, mas revendo cada vez mais é sempre bom. É cada detalhe perdido e novo conceito que aprendi por mais que eu já sabia do assunto que faz uma grande diferença
Eu também aprendo muito vendo coisas que já aprendi. Eu costumava ver livros de cálculo as vezes mesmo já tendo passado na disciplina, mas sempre aprendia algo mais ou reforçava o que já sabia.
Belíssimo vídeo. Só faço uma sugestão que a correção de Maxwell na lei de Amperè, foi puramente teórica, ao analisa o divergente de B, visto que a densidade de corrente não é zero, a relação com o capacitor veio dps, para maiores detalhes veja o cap 7 do Griffths. Forte abraço e continue com esse trabalho maravilhoso!!
Eu lembro que quando o Pedro pediu pra enviar roteiros pra ele eu enviei sobre as 4 equações de Maxwell, imagino que ele não tenha lido, mas fico tão feliz de ver um vídeo tão bem feito falando sobre elas
Lembrei-me de uma tarde de 1981 em que meu professor de Física IV no CT da Escola de Engenharia da UFRJ desenvolveu todo esse raciocínio, demonstrando as quatro equações de Maxwell e finalizou com um "e fez-se a luz"...
Só passo pra agradecer, eu sempre fui curioso sobre as equações de Maxwell mas nunca entendi o que eram nem significavam, MT menos oq queria dizer que a luz é uma onda eletromagnética, até hoje kkkk. Obrigado por ter esclarecido, seu canal é incrível cara
Mew na boa vc vai ser citado na história algum dia no futuro, pq vc ensina algo extremamente complexo de uma maneira aparentemente fácil que entretém, e nos fasina.... Meus parabéns...
Eu havia assistido o episódio 10 do Documentário "Cosmos" (Melhor documentário de ciência na minha opinião)....e a parte final desse documentário foi emocionante, porém não explicou como as ondas eletromagnéticas se propagam, então fui pesquisar na internet e continuei na dúvida. Só agora depois de assistir seu vídeo que finalmente entendi kkk Valeu!
Didática perfeita .Se todos os conteúdos de todas as matérias estudadas nos ensinos fundamental , médio e superior fossem ministradas de forma mais didática , com certeza a educação mo brasil estaria em um nível bem melhor. EDUCAÇÃO É A MELHOR ARMA !
No minuto 11:25 ele mostra como as ondas eletromagnéticas surgem , com a interação dos campos elétrico e magnético . A minha pergunta é : Onde tá o fóton aí nessa história ? De onde ele surge ?
O fóton só vai aparecer quando você quantizar o campo eletromagnético. Ele vai ser interpretado como uma 'excitação' do campo e.m. quantizado (mais especificamente, vai ser uma excitação do estado de vácuo)
Isso é física moderna dai, é preciso quantizar a interação eletromagnética e dai da pra interpretar as ondas como vários fótons que se comportam como partículas quânticas, mas é mó role.
Atualmente estudo eletromagnetismo e não tem nada melhor que ver um vídeo de toda aquela teoria condensada dos livros muito bem explicada e ilustrada, obrigado Pedro!
Estou me formando para ser professor de física e, é um grande prazer acompanhar seus conteúdos a respeito. Claro e fascinante nas explicações Parabéns!!!
Meu professor de física na facul disse, no primeiro dia de aula, que a Teoria do Eletromagnetismo é a mais bela e completa da física. Não sei se é " a mais", mas no fim do curso fiquei convencido de que ela é extremamente completa e bela.
Em 1:20 não é a direção que depende da carga, mas o sentido que depende da carga. Se uma carga pontual, então a direção são todas e o sentido depende da carga, de acordo com as cargas ao entorno do campo.
Caramba! Você conseguiu sintetizar as 4 leis de Maxwell de uma maneira compreensível. Incrível! É um dos tópicos mais frustrantes e confusos da física. Até hoje eu não sei como passei em Fisica III.
Neste Canal aprendi mais ciência do que em TV aberta. Excelente canal sobre ciência, obrigado por ter me ensinado tanto. 🏅🏅🏅
4 года назад
Queria dar dois likes mas não tem como! Ótimo vídeo para tirar as dúvidas básicas sobre a existência do campo eletromagnético e suas consequências. Parabéns Pedro.
Aula muito boa, tenho um pouco de dificuldade pra visualizar o eletromagnetismo e essa aula ajudou bastante! Ficava me distraindo com essa camisa linda hahaha
Pedro, você podia fazer um spin off desse capítulo para explicar o comprimento da onda usada no 5G e sua ação no nosso corpo, para elucidar de uma vez por todas a polêmica atual de pessoas destruindo torres de telefonia 5G sob a alegação de que afetam negativamente o corpo humano.
Só uma observação: essas quatro equações não são as equações de Maxwell. Ele na verdade não as escreveu. Ele escreveu inúmeras outras equações e, posteriormente,.alguém compilou tudo nessas quatro equações famosas. Explicação excelente. Parabéns. Dá para apresentar um documentário sobre Ciências no Discovery ou NatGeo.
4 года назад
Consegui entender o que é uma onda eletromagnética e como ela funciona por esse vídeo. Parabéns!
Caraca... minha cabeça explodiu quando vc explicou o conceito de ondas eletromagnéticas. Eu ainda tô digerindo.... pq ninguém falou isso pra mim antes??
MARAVILHOSO A EXPLICAÇÃO POÇO COMPARTILHAR ESTE VIDEO? PARA OS DIRETORES DE PATENTE DE GENEBRA SUIÇA PARA ELES ENTENDEREM COMO FUNCIONA A MINHA DESCOBERTA E VALIDAR A PATENTE ? A SUA EXPLICAÇÃO CAIU COMO UMA LUVA PERFEITA .
Quem mais tava ansioso pra esse vídeo? 👽
A motivação que não tive na escola, parabéns vídeos top.
Corri mais que Bolt 🤗
Excelente vídeo, parabéns
Veio na hora certa!
Euuuuuuuuuuu
Sou físico e garanto, não há nada mais difícil do que pegar um assunto complicado de física e explicar para alguém de forma simples e concisa, e este canal faz isto com maestria. Estão de parabéns.
'Pois se vc não consegue explicar para uma criança é pq vc , de fato, não compreende" Richard Feyman
Na faculdade de Engenharia Elétrica um professor me disse que se alguém entendesse verdadeiramente a 4 equações de Maxwell, poderia passar na secretaria, pegar o diploma e ir para casa. Ou seja, esta é a base de toda a engenharia elétrica. Parabéns pelo vídeo.
Uma sugestão de mudança... de "Ciência Todo Dia" para "Ciência Toda Hora" pq é muito bom acompanhar essa série hahaha! Troquei a Netflix por esse canal incrível! Parabéns pelo trabalho!!!
Para a zoeira não se perder com esses vídeos (quase) todos os dias kkkkk
Manooooooo, arrepiei quando chegou no conceito de ondas eletromagnéticas, nunca conseguia compreender como a interação dos campos elétricos e magnéticos formavam as ondas eletromagnéticas, agora sim tudo fez sentido.. Parabéns pelo trabalho! Sucesso!
Sem querer ser prepotente, uma vez que imagino que eu não sou o único a pensar isto... E se as partículas elétricas forem deformações do espaço tempo como a gravidade? Não conseguimos identificar a situação negativa da gravidade ( a antigravidade) mas isto não quer dizer que não exista. Em um elétron teríamos as situações positivas e negativas devido ao tipo de deformação do espaço tempo. "Afundando" o contínuo espaço tempo teríamos um sentido do campo magnético e "elevando" o espaço tempo teríamos outra direção do campo magnético de uma partícula elétrica.
gleysson morais foi exatamente o mesmo sentimento pra mim, fiquei boquiaberta.
@@Ju-oq5nkfísica é vida 😁
Vou puxar a sardinha pro meu lado e dizer que a matemática é vida, rs. O canal dele é bom demais!
@@pierrobertoriboni7509 Raciocínio interessante. O mesmo serve para a hipótese da antimatéria. Eu creio que a resposta específica para a suposição da antigravidade irá partir do estudo aprofundado de buracos negros, quasares e blazares. Senti falta da menção dos "magnetares" (certas estrelas de nêutrons) nesse vídeo ou no do eletromagnetismo, seria fascinante descobrir mais sobre os SGR e AXP.
Quando Maxwell entendeu o que as suas equações significavam deve ter se sentido sinceramente emocionado. Um dos maiores físicos da História sem dúvida!
Fico imaginando a empolgação de Maxwell à medida que desenvolvia suas equações...
@@flaviooliveira3492 Foram anos de trabalho né? Ele era muito nerd, deve ter sido tempos bem legais pra ele.
@@Arnoudbr exatamente. E a cada momento as equações apontando para...a existência da luz!! Sou matemático, e, na época da faculdade, ficava dias atrás de uma demonstração. Imagina o que ele sentiu à medida que se aproxima de uma descoberta dessas...
@@flaviooliveira3492 OPA! Sou físico e admiro muito a capacidade de abstração que vocês tem.
Quando eu li "O Último Teorema de Fermat" fiquei realmente emocionado com o trabalho solitário do Matemático Andrew Wiles.
@@Arnoudbr tenho este livro e é um dos mais empolgantes que já li. O autor é fantástico e as histórias idem!
Sou engenheiro eletricista e quase chorei de emoção com a sua explicação. Belo trabalho!
A parte mais incrível das equações de Maxwell é a parte do "que haja a luz", chega a ser "mágico"
n entendi ;-;
Faz referência àquela imagem estampadas em camisa, por exemplo. Em que Deus disse "E haja (4 equações de Maxwell) desenhadas , e no final tem "e houve luz" .
@@lucasaugusto7777 tendi :d
houve luz na mente da humanidade ao entender a luz...
Será que veremos uma série de física avançada?
ia bombar nas faculdades
Infelizmente não
Ele tem que acabar a facu primeiro 😅
AMEM
@@LucasAlfare melhor aqui que de grátis e a pessoa estuda quando dá
Como estudante de engenharia biomédica, sou um apaixonado por eletromagnetismo e suas mais variadas aplicações. Me sinto muito feliz ao ver um trabalho tão bonito de divulgação científica que mostre o quão belo é esse campo da física. A parte que você fala sobre simplificar os conceitos me lembrou do Richard Feynman e tenho certeza que ele ficaria muito orgulhoso com seu insight sobre as equações do eletromagnetismo e a luz. Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho e obrigado!
Eu proponho um vídeo pro ciência todo dia de "perguntas na ciência que ainda não foram respondidas" acho que seria legal
parece interessante
vai ser meio longo...
Sou Engenheiro Eletricista e o Eletromagnetismo é a coisa mais assombrosa de se estudar na faculdade. Seu vídeo deixou a explicação muito clara e fácil. Parabéns!!
1:27 - Não é a direção que depende do sinal da carga e sim o sentido. A direção para cargas pontuais é sempre radial e o sentido que depende do sinal da carga
1:55 - Muito estranha essa representação para as linhas de campo gravitacional. Ficou parecendo que a terra está repelindo a lua, sei lá.
2:29 - Conceitualmente está representação para linhas de campo elétrico está errada. Ficou parecendo que existem linhas saindo e entrando em cargas de mesmo sinal.
4:48 - Para aplicar a lei de Gauss precisamos apenas de uma superfície fechada imaginaria.
5:13 - Cargas gravitacionais = massa ?
8:48 - Cadê os créditos a Lenz???
8:56 - O sentido da corrente está errado, deveria ser o contrário.
11:22 - O sentido da corrente está errado de novo.
Canal que agrega conhecimento!!
Vdd 👏👏
Fato
“A teoria especial da relatividade deve sua origem às equações do campo eletromagnético de Maxwell.” - Albert Einstein
“As equações de Maxwell tiveram maior impacto na história humana do que dez presidentes.” - Carl Sagan
Pra vcs verem o quão importante foi esse cara...
“Segundo uma longa visão da história da humanidade… resta pouca dúvida de que o acontecimento mais significativo do século XIX será considerado a descoberta das leis de eletrodinâmica de Maxwell.” - Richard Feynman
Esqueci dessa.
E tudo isso surgiu da amizade dele com um velhinho que não tinha formação acadêmica mas era igualmente genial...Faraday
Quando os caras importantes na história da humanidade reconhecem a importância de um outro, dá pra imaginar o quão brabo Marxwell foi ksksksk
Dark Lucky né kkk, receber reconhecimentos desses caras não é pra qualquer um não
"Maxwell foi um dos seres humanos mais importantes que já pisou na Terra. Quando ele morava no meu bairro, a cachaça e a putaria rolavam soltas."
- Isaac Newton
Sempre pensei em explicar para os alunos a eletricidade, e falar sobre as equações de Maxwell de modo bem simples e agradável, você consegui isso em 17min. Adorei, Parabéns pela série...👏👏👏👏👏
2:30 - A representação das linhas de campo entre dipolos está equivocada, pois cargas de sinais opostos se atraem e sinais iguais se repelem.
5:05 - Massa é a quantidade de matéria de um corpo, "carga gravitacional" refere-se à interação gravitacional entre corpos. Carga gravitacional ≠ massa
7:15 - Campos elétricos são gerados por cargas elétricas, enquanto campos magnéticos são criados por correntes elétricas ou dipolos magnéticos. Ambos têm interações, mas não são basicamente iguais.
7:45 - A indicação do ponteiro deveria voltar a zero quando o imã chegasse ao meio e aumentar a medida que o imã continuasse passando.
8:55 - O sentido da corrente está errado, e deveria inverter após metade do imã passar pela espira.
Fantástico sua didática! Sou professor universitário em Portugal e fiquei encantado com sua aula. Impactante! 👏
só esse começo sobre campo vetorial eu já surtei, no segundo semestre do curso de Física eu sofri pra caramba pra entender, aí Pedro me explica isso em 2 minutos. Parabéns, cara, você é um bom físico e um bom comunicador!
Cara, eu nunca consegui juntar na minha cabeça a ideia de eletromagnetismo com ondas de luz, essa explicação foi incrível! Parabéns Pedro, excelente trabalho!
É sempre muito bom ver alguém fazer um conteúdo de divulgação e educação científica tão bom!!!! Você é foda cara!! Toda força a um colega físico!!!
Cara estudei Ótica mas não conseguia entender como a Luz é
uma onda Eletromagnética Transversal, já tinha até desistido de tentar entender isso, mas quando o vídeo chegou nessa parte de Campos Magnéticos e Elétricos foi como uma "Luz" na minha mente, me arrepiei aqui.
Cara top. Você simplifica a física e faz a gente ver quantos campos teóricos e práticos são alcançados pelos físicos! Eu pelo menos sempre pensava que físicos atuassem em sua maioria em campos teóricos ou de ensino. Você mostra quão grande é o campo de atuação dessa profissão! Parabéns por tornar legal o que muitos "torcem o nariz".
11:47 mds :0
Maior plot twistte que eu recebi até hoje kkkkkk
O vídeo é bom, as animações também são ótimas como sempre, porém durante o vídeo ocorreu alguns equívocos nas explicações assim como nas animações, os quais vou listar alguns, este comentário somente é uma crítica construtiva. Pois bem:
1:30 O que depende do sinal da carga é o sentido não a direção. A direção para quaisquer cargas pontuais é sempre radial;
1:53 A maneira com o campo da terra interage com o campo da lua nesse esquema é totalmente estranha, o que aconteceu com o campo da lua???;
2:30 A imagem por mais que seja ilustrativa, não tem sentido nenhum no que tange a distribuição das cargas e suas linhas de campo;
2:55 A interação da carga de prova e o campo está confusa e fora de contexto;
5:33 Deveria ser comentado que o elétron se move muito mais rapidamente que o próton na ilustração;
6:50 Poderia ter uma argumentação mais forte no conteúdo de monopolos, relacionando-o com pesquisas e teorias, é uma boa sugestão de vídeo inclusive;
7:13 A esquematização do transformador está faltando detalhes: as bobinas não têm um dos terminais, pois a corrente passa pela primeira bobina, que induz uma corrente na segunda bobina, completando assim o circuito. Também não tem sentido algum a corrente simplesmente reaparecer na outra parte da bobina, isso é desconexo com a literatura;
7:43 As esquematizações com oscilação com ponteiro de um multímetro está errado, pois deveria ir para diferentes direções (esquerda sendo negativo e direita sendo positivo) para cara situação(afastando o ímã e aproximando) com o ponteiro inicialmente no centro.
7:48 Outra coisa a se notar nesse esquema é a bobina que está ilustrada de maneira errônea quando o ímã passa por ela, se desse certo esse tipo de representação experimentalmente seria um projeto peculiar;
8:15 A corrente deveria ser no sentido inverso do apresentado para que o campo magnético gerado por ela seja o mesmo que do campo do ímã(nesse caso sul + sul ), ou seja, repelindo o imã. Um adendo, quando o ímã está no centro do anel a corrente deve gerar um campo magnético que atraia o ímã, caso isso não ocorra, o ímã seria acelerado, o que não faz sentido pois violaria a conservação de energia.
8:57 É o mesmo erro do caso anterior, porém no final da animação está correto.
Por favor, busque uma revisão mais rigorosa nas animações e de mais atenção a algumas explicações para que não fiquem confusas e a informação seja comprometida. Desde já agradeço pelo aprendizado.
2:30 a representação das linhas de campo estão bem confusas. As linhas estão entrando e saindo de cargas com o mesmo polo, dando a entender que estão se atraindo.
7:12 o experimento de Oersted mostrou que a corrente gera campo magnético. Campos elétricos e magnéticos são de mesma natureza, porém definitivamente não são a mesma coisa, são bem distintos.
7:40 o ponteiro indica a marcação de corrente errada, pois o ímã gera corrente alternada. Quando o ímã começa a passar pela bobina gera uma corrente positiva, quando está no meio a corrente é zero, e quando está saindo gera uma corrente negativa.
8:08 o sentido da corrente está errado. Lei de Lenz
8:54 o sentido da corrente está errado de novo
11:20 o sentido está errado de novo
Como engenheiro de telecomunicações eu aplaudo o seu vídeo. Daria 10 likes. Parabéns Pedro. Sucesso.
Muito boa suas explicações. Estou e trabalho, direta ou indiretamente, com ondas eletromagnéticas há décadas. Sua forma de mostrar isto é multo clara.
Parabéns.
2:30 Representação das linhas de campo entre dipolos totalmente misturadas, dando a entender que cargas de sinais opostos se repelem e sinais iguais se atraem.
2:54 Se isso representa um campo elétrico, tá bem errado, visto que mais perto da carga o campo seria mais forte e o sentido do campo elétrico não fica girando ao redor da carga.
7:16 A corrente não pode simplesmente sumir e reaparecer.
7:45 O correto seria que o ponteiro voltasse a zero quando o imã chegasse ao meio e aumentasse quando o imã continuar passando. Inclusive, para testes de indução desse modelo é recomendado utilizar um amperímetro com zero central para mostrar que a corrente inverte quando o imã passa da metade da bobina.
8:11 A corrente deveria inverter quando metade do imã passasse pela espira.
8:54 O sentido da corrente tá ao contrário e, novamente, deveria zerar e inverter após metade do imã passar pela espira.
11:20 Mesmo erro anterior.
Sou engenheiro eletricista e fico imaginando se toda a universidade tivesse ao menos uma aula desse nível logo no início da formação... Com certeza a ciência e consequentemente a pesquisa e indústria de tecnologia brasileiras seriam positivamente impactadas. E agora está tudo aí, disponível pra todos. Excelente! Parabéns pelo alto nível desse conteúdo! Parabéns pelo dom de explicar ciência!
A Equação de Loos vai unificar essa parada toda daqui um tempo... 🙌🙌🙌
Pedro, vc é geniosamente eficaz na arte de transmitir o entendimento da complexidade das coisas. Parabéns e obrigado.
Excelente, meu caro! Explicação clara e com animações bem intuitivas! Parabéns e sucesso para o canal.
Há muito tempo atrás, quando sai do ensino fundamental e fui para o ensino médio, me deparei com uma certa disciplina chamada física, já gostava muito de matemática, e quando vi a física, fiquei louco e muito ingênuo ainda, falei comigo mesmo, " essa matéria usa matemática, caramba!! " Fiquei deslumbrado. Hoje, sou formado em matemática ( não sei quase nada) mas sou apaixonado por essas duas disciplinas. Um abraço, esse canal é maravilhoso.
Cara, q aula foi essa 👏👏👏 não me recordo de vídeos, sobre este tema, nessa plataforma, tão bem detalhada e explicada como essa... amei ♥️
Muito obg pela explicação sobre as equações de Maxwell e sobre as ondas eletromagnéticas, eu sinto como se a minha mente estivesse sido aberta depois deste vídeo, estou adorando o seu trabalho, apoio para mais vídeos assim!!!!!
Não costumo comentar em vídeos no RUclips. Mais pqp, pedro que playlist é essa meu amigo? Isso é ouro na mão do estudante de Eletrôeletrônica (eu).
Sensacional 👏👏👏👏👏👏. Vídeos didáticos, com ilustrações simples. Vera demais
SÓ EU QUE FIQUEI DANDO UNS GRITO LOUCO DE EMOÇÃO TODA VEZ QUE A NÓIA DA FÍSICA TAVA FAZENDO SENTIDO? ISSO É INCRÍVEL
MEU DEUS DO CÉU EU NUNCA TINAH ENTENDIDO ASSIM UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA QUE GENIAL CARA OBRIGADO DEMAIS VC EXPLICA BEM PRA CARAMBA!!
De verdade, a sua didática é excelente!! Ficou claríssimo!!! Parabéns demais!!!
É um orgulho para mim, entender e aplicar as equações de maxwell. Adoro eletromagnetismo
Sua oratória é maravilhosa 👏🏻👏🏻👏🏻
E o conteúdo magnífico
A Ciência é incrível,sonho muito em me formar em algo relacionado 🤩
começa dominando a ferramenta mais usada pela ciência: a *Matemática* .
@@renatoigmed
A paixão já é a maior das ferramentas
@@JoaoVitor-rc3uh me parece um migué
Mano...que canal marvilhoso,muito obrigado por fazer vídeos,você é uma pessoa incrível.
👏👏👏 Professor, adoro seu trabalho e a sua didática!!! São sensacionais !!! 👏👏👏 se me permite, creio que há uma pequena imprecisão no minuto 14:43' em relação às microondas... 😉🤔😉 elas são perfeitamente seguras, desde que confinadas no aparelho de microondas, não? Caso contrário elas são muito prejudiciais "aquecendo" a água de nossos corpos, células, órgãos, etc... da mesma forma que fazem com os alimentos no forno de micro-ondas... ✨️🙏✨️🙇🏻♂️
Acho interessante o fato de ser engenheiro eletricista e conhecer toda a matemática e estudo por trás do vídeo, mas achar fascinante a explicação de um outro ponto de vista que me mostra diversos novos aspectos da ciência.
Videos assim é a mostra da necessidade real do RUclips não ter somente um dedo para cima para se dar um "like", deveríamos ter a opção "aplausos" sendo quantificados por tempo. O Pedro teria horas de aplausos merecidos
Eu fiz eletroeletrônica e Ciência da computação, e trabalho com eletrônica há mais de 10 anos, e nunca tinha ouvido uma explicação tão boa de como funcionam as ondas eletromagnéticas.
Pedro, que vídeo INCRÍVEL! Você me passa muita emoção, sério!
Valeu!
Obrigado pelos vídeos, ja sei tudo isso, mas revendo cada vez mais é sempre bom. É cada detalhe perdido e novo conceito que aprendi por mais que eu já sabia do assunto que faz uma grande diferença
Eu também aprendo muito vendo coisas que já aprendi.
Eu costumava ver livros de cálculo as vezes mesmo já tendo passado na disciplina, mas sempre aprendia algo mais ou reforçava o que já sabia.
Belíssimo vídeo. Só faço uma sugestão que a correção de Maxwell na lei de Amperè, foi puramente teórica, ao analisa o divergente de B, visto que a densidade de corrente não é zero, a relação com o capacitor veio dps, para maiores detalhes veja o cap 7 do Griffths. Forte abraço e continue com esse trabalho maravilhoso!!
Eu lembro que quando o Pedro pediu pra enviar roteiros pra ele eu enviei sobre as 4 equações de Maxwell, imagino que ele não tenha lido, mas fico tão feliz de ver um vídeo tão bem feito falando sobre elas
Essa comparacao com a câmera térmica, foi... não sei nem descrever, acho q foi a melhor q já vi pra descrever um campo vetorial
Lembrei-me de uma tarde de 1981 em que meu professor de Física IV no CT da Escola de Engenharia da UFRJ desenvolveu todo esse raciocínio, demonstrando as quatro equações de Maxwell e finalizou com um "e fez-se a luz"...
curiosidade: quem era esse seu professor? seria o gustavo ponce?
Esse canal é minha Bíblia da física, assisto todos os dias para aprimorar e agregar conhecimentos.
Por favor não pare, precisamos de mais pessoas como você.
Só passo pra agradecer, eu sempre fui curioso sobre as equações de Maxwell mas nunca entendi o que eram nem significavam, MT menos oq queria dizer que a luz é uma onda eletromagnética, até hoje kkkk. Obrigado por ter esclarecido, seu canal é incrível cara
Nunca uma explicação melhor do que é uma onda eletromagnética. Simplesmente sensacional.
Cara, sensacional o vídeo, muito didático. Ter visto isso no ensino superior me da tremedeira até hoje!
OBRIGADO professor 👏a sua explanação sobre as equaçãoes de Maxwell, foi MARAVILHOSA 🙏👏👏👏
Em 35min já foram 4K de views, se ligou no sucesso da série né?! parabéns por esse trabalho, again!
Vídeo muito f... Ralei demais com as equações de Maxell, mesmo conhecendo o assunto, acabei aprendendo muito com esse vídeo. Parabéns.
Excelente, são esses tipos de aulas que tornam conteúdos considerados assustadores em espetaculares!
Mew na boa vc vai ser citado na história algum dia no futuro, pq vc ensina algo extremamente complexo de uma maneira aparentemente fácil que entretém, e nos fasina.... Meus parabéns...
Brilhante! De forma simples acrescenta uma vastidão de conhecimento condensado em pouco tempo! Parabéns!
Sou eletricista , aprendemos isso na prática mas nunca tinha reparado isso ... Campo , força, intensidade ... Show .
Eu havia assistido o episódio 10 do Documentário "Cosmos" (Melhor documentário de ciência na minha opinião)....e a parte final desse documentário foi emocionante, porém não explicou como as ondas eletromagnéticas se propagam, então fui pesquisar na internet e continuei na dúvida. Só agora depois de assistir seu vídeo que finalmente entendi kkk
Valeu!
Parabéns pela simples explicação Pedro!
Didática perfeita .Se todos os conteúdos de todas as matérias estudadas nos ensinos fundamental , médio e superior fossem ministradas de forma mais didática , com certeza a educação mo brasil estaria em um nível bem melhor. EDUCAÇÃO É A MELHOR ARMA !
No minuto 11:25 ele mostra como as ondas eletromagnéticas surgem , com a interação dos campos elétrico e magnético . A minha pergunta é : Onde tá o fóton aí nessa história ? De onde ele surge ?
o fóton é a própria vibração do campo EM
o foton não é explicado pelo eletromagnetismo. ele só existe na interpretação quântica da luz.
O fóton só vai aparecer quando você quantizar o campo eletromagnético. Ele vai ser interpretado como uma 'excitação' do campo e.m. quantizado (mais especificamente, vai ser uma excitação do estado de vácuo)
Ai já não é física básica jovem. Vai no video do Pedro sobre a catástrofe do ultravioleta
Isso é física moderna dai, é preciso quantizar a interação eletromagnética e dai da pra interpretar as ondas como vários fótons que se comportam como partículas quânticas, mas é mó role.
Seus vídeos me fazem ficar impressionado com tamanha grandeza da inteligência do ser humano.
Pedro, sua didática é o ponto alto. Parabéns.
Atualmente estudo eletromagnetismo e não tem nada melhor que ver um vídeo de toda aquela teoria condensada dos livros muito bem explicada e ilustrada, obrigado Pedro!
Tem vídeos gringos muito bons que podem ajudar nos canais 3blu1brown e Eugene Khutoryansky. Talvez no Science Asylum também.
@@rodrigoappendino valeu! Já até vi alguns deles.
Como sempre! Incrível!!!! Muito obrigado por sua contribuição!!!! Prosperidade sempre para você que oferece a vitória do conhecimento!
Estou me formando para ser professor de física e, é um grande prazer acompanhar seus conteúdos a respeito.
Claro e fascinante nas explicações
Parabéns!!!
Cara, gratidão! Não achei que seria possível em pouco tempo falar o necessário. Muito top!
Esse assunto é muito importante. Obrigado professor, pelo carinho colocado nas videoaulas.
Excelente aula! Porém, vc podia apresentar cada equação, na forma simplificada, à medida que as mencionava na explicação.
O melhor canal de ciência que já assistir! Conteúdos bem esclarecidos.
Melhor vídeo desse canal em todos esses anos! Eu nunca tinha entendido direito as leis de maxwell
não esperava por esse final, mt interessante, obrigada por compartilhar
Meu professor de física na facul disse, no primeiro dia de aula, que a Teoria do Eletromagnetismo é a mais bela e completa da física. Não sei se é " a mais", mas no fim do curso fiquei convencido de que ela é extremamente completa e bela.
Respeite vídeo! Sou Engenheiro Eletricista e pense num assunto que eu amo bastante.
Show! Depois faz uma série sobre Física usando já a ideia de Cálculo Diferencial e Integral, mais avançada
Esse cara vai revolucionar a ciência no Brasil, esse curso seu tá foda de mais 🙏
MELHOR CANAL DE CIÊNCIAS
Em 1:20 não é a direção que depende da carga, mas o sentido que depende da carga. Se uma carga pontual, então a direção são todas e o sentido depende da carga, de acordo com as cargas ao entorno do campo.
Caramba! Você conseguiu sintetizar as 4 leis de Maxwell de uma maneira compreensível. Incrível! É um dos tópicos mais frustrantes e confusos da física. Até hoje eu não sei como passei em Fisica III.
Neste Canal aprendi mais ciência do que em TV aberta.
Excelente canal sobre ciência, obrigado por ter me ensinado tanto.
🏅🏅🏅
Queria dar dois likes mas não tem como! Ótimo vídeo para tirar as dúvidas básicas sobre a existência do campo eletromagnético e suas consequências. Parabéns Pedro.
Aula muito boa, tenho um pouco de dificuldade pra visualizar o eletromagnetismo e essa aula ajudou bastante! Ficava me distraindo com essa camisa linda hahaha
Finalmente depois de décadas, consegui entender como Campos eletromagnéticos geram ondas
Excelente explicação!
perfeição de vídeo, como sempre. Parabéns!
Pedro, você podia fazer um spin off desse capítulo para explicar o comprimento da onda usada no 5G e sua ação no nosso corpo, para elucidar de uma vez por todas a polêmica atual de pessoas destruindo torres de telefonia 5G sob a alegação de que afetam negativamente o corpo humano.
Ele já falou sobre efeitos do 5g no corpo humano.
Muito top sua explicação Pedro!
Só uma observação: essas quatro equações não são as equações de Maxwell. Ele na verdade não as escreveu. Ele escreveu inúmeras outras equações e, posteriormente,.alguém compilou tudo nessas quatro equações famosas. Explicação excelente. Parabéns. Dá para apresentar um documentário sobre Ciências no Discovery ou NatGeo.
Consegui entender o que é uma onda eletromagnética e como ela funciona por esse vídeo. Parabéns!
Caraca... minha cabeça explodiu quando vc explicou o conceito de ondas eletromagnéticas. Eu ainda tô digerindo.... pq ninguém falou isso pra mim antes??
Muito bom, simples explicação e bem estruturado parabéns pelo excelente trabalho!!!
MARAVILHOSO A EXPLICAÇÃO POÇO COMPARTILHAR ESTE VIDEO? PARA OS DIRETORES DE PATENTE DE GENEBRA SUIÇA PARA ELES ENTENDEREM COMO FUNCIONA A MINHA DESCOBERTA E VALIDAR A PATENTE ? A SUA EXPLICAÇÃO CAIU COMO UMA LUVA PERFEITA .