Sobre o ensino da Matemática em Portugal, um professor de matemática meu amigo fez há uns 4 anos uma visita à Rússia e disse-me que a matéria que damos no 12.º ano os russo dão no 9.º e 10.º ano e o ensino do xadrez ajuda muito.
Já sabíamos que Portugal é o país com a menor literacia financeira da Europa. Agora sabemos que não é só financeira.... 😢 Assim se compreende porque o PS continuou a ganhar eleições após Sócrates, colocando à frente do governo e em lugares chave, ex-ministros socráticos, começando em António Costa e acabando em Ferro Rodrigues.
Um dia destes falava com um jovem colega de 24 anos, com um mestrado, que nunca tinha ouvido falar de Cícero. Até podem ter cursos superiores, mas a muitos falta CULTURA.
👀 E Verdade que somos um país de Iletrados e as Culpas recaem nos Políticos, nos Governos e nas escolhas das Políticas postas em prática, em particular ás escolhas dos vários Ministros e da sua Ideologia que passaram e passam pelo Ministério da Educação que levou e leva a alterações e á Destruição do Ensino, O País não tem um Rumo Traçado, De Cada vez que chega e entra um novo Governo o 1° Ministro escolhe um Ministro para cada Ministério e não se aproveita o que de Bom foi feito no Governo anterior, e o Ministro que chega a cada Ministério tem a sua ideologia, e com as suas ideias mesmo que sejam uma Merda, ele vai querer por em prática, Mas depois também temos do outro lado por exemplo os Letrados na Política candidatos a Deputados que na sua grande maioria não sei porque razão São advogados que fazem e aprovam Leis em benefício próprio... Uma coisa é Certa há muita gente com o Canudo pendurado numa parede em casa que não lhes serve para nada... Aí a jornalista Helena falou bem e deu exemplos do que se faz lá fora em outros países, os alunos não precisam de ser excepcionais, os alunos não devem ter só teoria, porque depois na prática as coisas em muitas áreas são completamente diferentes, e aqueles que na teoria eram muito bons quando passam á prática são ultrapassados por outros que na teoria não eram tão bons... Houve uma altura que praticamente não eram preciso exames, O que era importante para os políticos era haver os Letrados, mas depois a grande maioria quando passa á prática deixam muitas dúvidas... Por alguma razão o Ensino Profissional é dos que tem apresentado melhores resultados em Portugal
mais de metade da populacão Portuguesa antes do 25 de Abril,era analfabeta,o que servia os intentos do ditador,Agora, em vez de analfabetos,temos iletrados,Mais um problema
Tudo se resume a uma coisa que ninguém quer dizer porque a hipocrisia da sociedade não reage bem com a verdade.O que faz um país ser forte ou fraco, organizado ou não, é a cultura e a inteligência que esse povo tem.Os políticos de um país são o espelho do povo desse mesmo país, existem países nomeadamente Portugal onde a inteligência do povo é praticamente nula, vivem numa bolha achando que são muito inteligentes e modernos porque possuem um telemóvel de ultima geração. o povo portugues é desinteressado, não quer aprender, dá muito trabalho, é mais fácil aparentar.e como dá duas décadas a esta parte, as gerações vindas são muito mais ignorantes comparadas a gerações mais velhas, imaginem como vai ser o mundo daqui a trinta anos !!!! vamos viver num manicômio a céu aberto.A democracia funciona em sociedades inteligentes, cultas que sabem falar da maior parte dos assuntos básicos de um país, caso contrário a democracia torna-se numa ferramenta para os corruptos e vigaristas como acontece em Portugal. É como termos um portugês culto e inteligente para cinquenta ou cem ignorantes armados em chicos espertos, isto é Portugal.Podemos mudar os partidos , os políticos tudo o que queiram, enquanto o povo for ignorante em todos os assuntos relacionados com o país , enquanto gostar de andar sem vergonha de mão estendida na Europa para sobreviver, enquanto viver de aparências nada muda.
é exactamente assim como diz. continuamos um país de iliteracia (a financeira então é monstruosa), um país pedinte e miserabilista, com uns laivos de memórias do que fomos em tempos, e sem qualquer rumo. dói, mas é a verdade.
A minha Mãe contou-me que Eu reclamava por ter que fazer circunferências. Que não consegui usar o compasso e porque um circulo.A importancia da circunferência em todos os aspectos na nossa vida cotidiana.Um bolo ,a roda ,a terra as fracções e muito mais.O basico e as fundações da nossa vida
Desde a adopção do sistema de Bolonha, que reduziu o número de anos das licenciaturas e aligeirou tudo, que o ensino superior na maioria das universidades e politécnicos entrou em descalabro. Muitos licenciados não ignorantes não só em cultura geral, mas também nas matérias das suas licenciaturas.
Gostei muito do episódio. Obrigado pelo trabalho realizado. Uma pergunta apenas para o Observador: Qual a diferença entre iletrados e iliterados? Obrigado, antecipadamente.
Perfeita exposição do José Manuel. Entretanto, qual caminho seguir? Parece-me que primeiro é preciso olhar para o aluno, pensar nos métodos e didáticas e ter como objetivo o ensino eficiente. è possível discutir e disputar pela reconhecimento sócio e econômico dos profissionais da educação E dedicar-se ao trabalho a ser feito pelos profissionais da educação. Há vários outros pontos a serem revistos.
E ainda querem impor lições de gênero, para gastar mais milhões para manter amigos, confundir mais as crianças e distrai-las das matérias. Sonho comunista. Andaram 50 anos mas estão aí a tentar impor um ditadura. Em Espanha já está mais avançada
Nada disso caros colegas lusos, problema maior - é desafiador - está entre nós brasileiros... Padecemos de certa insuficiência civilizatoria que só os anos trazem. Rafael de Lala jornalista Centro de Estudos Brasileiros do Paraná
Muitos alunos nas escolas sem progressão para o futuro em termos de estudo: as escolas passaram a ATLs ou OTLs, Ateliers de Tempos Livres ou Ocupações de Tempos Livres. Ou seja viraram creches para adolescentes. Isto é problemático pois desvaloriza imenso os adolescentes além de não os preparar. É facto feliz verificar que as escolas profissionais funcionam. Mas também os normais liceus deveriam funcionar bem.
A Nova faz parte da responsabilidade e do problema. Pois os professores daquele tempo, já docentes que não conseguiram aguentar, em vez de se orientarem para uma profissão foram parar a Nova aonde são cooptados entre amigos e não acedem mediante concurso. Esta resposta é autêntica e foi me prestada em 2005...
Verdade, frequento uma biblioteca publica e só la aparece idosos para ler jornais esportivos. Jovens so vão lá para fazer os trabalhos da faculdade. Depois nunca mais!
A Carla como sempre está enganada, os licenciados que ficam é que não têm as mesmas capacidades, os que saem são os que pertencem aos 60% que percebem o que lêem, interpretam e sabem fazer contas, que são exactamente os mesmos que podiam fazer a diferença no pais e que percebem que por muito que tentem os outros 40% têm peso politico suficiente para que essa diferença nunca aconteça. Há um poder politicos que é suportado pelos 40% que são ignorantes, mas que vota, e que o poder politico trabalha é para esses 40%, que são aqueles que agradecem as esmolas enquanto os que saem são os que pretendem crescer e subir na vida atraves do seu trabalho e capacidades e não por via da ajuda do estado. Isto é uma pescadinha de rabo na boca, o estado sustenta os ignorantes, os ignorantes votam em partidos que lhes atribuem subsídios, subsídios esses que são subtraídos a toda a população mas só beneficiam esses 40%, pois politicos sabem que quanto mais os 40% crescerem mais votos têm portanto criam políticas que sustentem e se possível aumentem os 40%, o que por sua via torna todos os 100% mais pobres, também é fácil associar a regressão na educação às políticas de esquerda aplicadas pela coligação do PS com os partidos de extrema-esquerda, depois para agradecer os subsídios atribuídos pelo estado, esses 40% votam nos partidos que lhes atribuem os subsídios e pela sua iliteracia não conseguem fazer a relação entre esses partidos e a pobreza do pais e deles próprios, esses partidos têm interesse em manter as pessoas ignorantes pois é essa ignorância que lhes dá votos, e voltamos ao principio. A CS como sempre poderia ter aqui um papel pedagógico informando e formando de forma independente, mas como sabemos não tem. Já chegamos a um ponto em que lutar cá não é solução, a única solução é fugir para países onde aqueles que trabalharam para adquirir competências superiores aos outros, em vez de subsídios são recompensados pelo seu mérito e nesses países os portugueses que saem dão-se bem, portanto o problema não é dos portugueses que saem, é dos que ficam. Isto é tão óbvio e ao mesmo tempo tão difícil de explicar por escrito sem fazer um testamento. Se calhar também faço parte dos 40% de iletrados, por isso nunca emigrei, só percebi tarde demais que aqui não há qualquer espaço para crescer e que o poder politico já deixou de tentar.
Que comentario FABULOSO. Obrigado. Tudo dito. Eu sou um dos que sairam e esta tudo escrito aqui neste post o porque de ter saido e provavelmente nunca mais voltar.
@@gigabit9823 gostava de lhe dizer que podia voltar que faz cá falta, mas não posso, o meu filho também está fora a fazer o doutoramento e só posso dizer-lhe a si aquilo que lhe digo a ele, não vale a pena voltar, voltar significa trocar um vencimento 4x superior, por impostos 4x superiores, sem independência porque lá ele tem a casa e a vida dele, e cá não tem nada nem o país tem nada para lhe dar. Infelizmente o futuro também não parece vir a ser melhor. Lamentavelmente há uma geração inteira que tem de morrer, e mesmo assim nada garante que a seguinte, a tal que não emigra porque faz parte dos iletrados mesmo quando licenciados, tenha outras opções políticas ou que isto venha a ficar melhor. Este estudo compara-nos com o Chile, o único pais que ficou atrás de nós, portanto estamos comparáveis à ditaduras sul americanas, isto chega para não ser preciso acrescentar mais nada.
Isto é também da responsabilidade de quem tem tantas certezas e passa a ideia que está a tapar o sol com a peneira. Mas sobretudo obviamente da Faculdade de Direito.
Há um ponto que é preciso destacar. Se a literacia baixou em razão do errado esforço na educação conduzido por técnicos eles próprios com cada vez menos literacia para participarem nas reuniões internacionais (o que poderia ser "engraçado" mas é trágico em todos os países, porque está a acontecer em maior ou menor grau nos vários países ou não teríamos novamente casos de polio que não devem ser mera estatística mas o retorno do problema sanitário da vacinação obrigatória do Boletim de vacinas seja ele electrónico) então já não se ensina, sequer como antigamente. O que pode não ser bom (o ensino do passado) mas, se não for bom e se estivermos pior, então temos um indicador de retrocesso. O que andam a fazer aos Portugueses (muitos dos iliteratos já são adultos em funções)? O que andam a fazer às nossas crianças?
É tudo questão de justo equilíbrio e ponderação. De bom senso e de bom gosto. Pois o Povo é que está a pagar, e muito caro, por esta brincadeira. Vem mesmo a Maria da Fonte. Há as por toda a parte. Menos entre nós? Não acredito. Algumas até já falam alguma coisa e são Mães...
Em geral, com excepções em capacidades específicas👨🏫🧑🎓👨🎓🧑🎓🧑🎓🧑🎓🧑🎓, somos todos medianos, uns mais medianos que outros. Sem falar da incapacidade em multiplicar 7X8, Mariana que o diga...
E sejais disciplinados. Existe uma hierarquia dos conhecimentos assentes em competências verificadas. Quem aprende nunca se volta contra quem lhe está a ensinar aquilo de que precisa. Fazei o esforço de entender se aquilo é o que procurais, apesar da dificuldade e aquilo de que precisais, nos mesmos termos, e geralmente a resposta será positiva. Acima de positiva. Então tereis de cumprir a longa iniciação que representa a aquisição do conhecimento pelo estudo e a sua prática constante. E um dia a algo chegareis depois de muito tropecardes nas aporias que a vida vai opor ao vosso esforço. Tereis para isso também de integrar as várias ferramentas que vos explicam a vossa aquisição de conhecimentos e que são interdisciplinares logo compatíveis, logo universais.
Momento antes do intervalo e motivação dos alunos. Não tenho qq competência para me situar em estudos de Pisa sobre Educação embora já tenha participado na coordenação de relatórios relativos a direitos económicos sociais e culturais de Portugal. Mas não tenho pois não é a minha área. Agora posso sugerir uma coisa ao pessoal que está interessado em aprender (e não é preciso correrem riscos físicos, nas actividades desportivas para isso, por exemplo, nem os devem assumir pois lembrem se de vós e de que ireis dar trabalho aos outros), que é a máxima de Michael Jackson que interiorizei num momento extremamente difícil da minha vida: "fazei cada coisa como se a vossa vida dependesse disso". Não é preciso tensão emocional pelo contrário. A distância relativamente a acção que se está concretamente a praticar (seja um teste, seja o desempenho de uma arte performativa, de um exercício de desporto, de uma obra - estais a pintar um quadro por exemplo e não necessariamente uma parede) também se aprende. Mas para fazer alguma coisa é preciso por alguma energia, alguma convicção. Ou não se faz. É objectivo...
Mas ninguém vai pagar isto, a não ser nós os Portugueses, ninguém vai ser retribuído por isto e quem reclama nunca terá o apoio de um Juiz num Acórdão em seu socorro ou num Despacho em que admita uma petição inicial ou uma queixa crime neste sentido.
👀 Ainda me lembro daqueles Gestores que tinham Vencimentos acima da média do que se ganhava lá fora e eram elogiados e considerados pelo então 1° Ministro da altura José Sócrates ( Pinóquio) como os grandes, e os melhores Gestores que estavam á frente das grandes empresas com capital do Estado Português... Quando se lhes acabou o taxo em Portugal para onde é que esses Senhores foram trabalhar !... Algum desses considerados por José Sócrates como sendo os grandes Gestores que havia em Portugal e que por isso auferiam Milhões foi escolhido para ir Gerir alguma grande ou pequena Empresa Mundial !?... Alguns deles por aquilo que sei é que estão com grandes problemas com a Justiça há vários anos, e que deveriam estar já detidos, caso a justiça fosse igual para todos, A começar pelo então ex 1° Ministro José Sócrates... A Democracia não funciona direito Sem haver uma Justiça que seja igual para todos Os Políticos têm Culpas no cartório, enganado e manipulado os Portugueses quando não querem mexer, nem fazer as alterações prometidas que precisam ser feitas na justiça, aqueles que têm Dinheiro e a possibilidade de contratar os escritórios dos grandes advogados do País, advogados esses que cobram milhares de €€€ sabem o que fazer de diferente para defender quem lhes está a pagar, já uma pessoa que não tem essas mesmas possibilidades de contratar os mais caros advogados para usar na sua Defesa tem uma justiça diferente, não tem hipótese de andar de adiamento em adiamento, vai para a prisão mais rápido e sem discussão culpado ou não
Nem por isso se deve praticar a violência ou fazer a sua apologia. Isto é o que o Regime queria ao apregoar o Indignai Vos de Habermas. Para acto contínuo prender toda a gente. Além do que, e muito mais, nós os inaptos não somos miseráveis. Portanto é, quem quiser, afeicoar se ao estudo e ao trabalho, pois quem (re) começa hoje tem muito tempo.
Seja perdoado sobre a baixa produtividade. Não é que me sinta muito retrogrado. Mas acabaram de referir que o ensino profissional até satisfaz. Logo em primeiro lugar cumpre definir o que é educação para o trabalho e a educação dos 'inuteis dos mosteiros ' como diria Aristóteles no Livro 1 da Metafísica justamente chamado de Teologia. Pois curiosamente no trabalho até se trabalha muito bem entre nós. Houve uma baixa produtividade no trabalho até 1993 devida ao trabalho infantil que eu sublinho expressamente (os mais velhos a fazerem o seu trabalho e o dos mais jovens) mas que também está sugerido no artigo do Prof Doutor Mira Amaral numa obra colectiva sobre a Adesão de Portugal as CE e o trabalho que foi feito. Há na realidade uma baixa produtividade da elite. Ou seja dos licenciados que saiem a valer um liceu (nem bacharel porque este era os 3 anos sobre uma licenciatura de 5) finlandês. E são estes que vão falar choco para os lugares políticos e que alguns professores certamente maus encontram como sornas nos bancos da Faculdade e de quem vieram posteriormente a ser colegas em formações internacionais na moda. Estas pessoas que até devem ter alguma educação pelas suas redes pessoais como dito nesta peça, são em verdade, atrevidas. Mais nada. Mas existe um receio em chamar as coisas pelos nomes e logo te cai todo o sistema político em cima porque infringiste para todos as linhas vermelhas da liberdade de expressão que não é em verdade nenhuma.
Gladwell e o Autor Espanhol: o destino de um homem é produto do seu caracter e da sua circunstância. Na educação sucede o mesmo. Esta é uma referência cruzada. Não digo que um tenha copiado ao outro. Até porque para mim, a cópia é legitima conquanto seja feita a citação. Já foi ou ainda é o art 9. do Código dos Direitos de Autor no domínio do conhecimento científico o que é aqui o caso. E muito possivelmente citou.
Como António Costa é bastante fraco na língua portuguesa, como é que tinha competência para escolher um bom ministro na área da educação? saiu-nos na rifa João Costa, um autêntico desastre.
Ainda vamos a tempo. Pois quando existe vontade somos dedicados. Não acrediteis em certos tios de certas disciplinas, pais de pessoas no poder que vos cortam o acesso. Tendes o direito. Apropriai vos dele!
A culpa é da Faculdade de Direito, curso 82-87 claro da parte dos inestimáveis e insubstituíveis professores doutores. Vide a citação do fim da apologia de Sócrates por Platão e mais não digo...
De onde os Srs Professores de Direito andam a vender diplomas e a manter iletrados pois assim nenhuma oposição pode jamais triunfar... Isto é parte do vigente fascismo 6.6 Europeu.
não sei qual é o drama de um adulto não conseguir interpretar um texto. Aposto que um sul coreano não consegue apostar no placard ou jogar na raspadinha...
Eramos os mais atrasados em 1900, devido ao facto de um tal Pedro Brasileiro ter congelado em 1833 a vontade de aprender em Portugal, a começar por ele próprio, ao impôr a sua tese política a seu irmão Rei de Portugal, portanto Chefe do Estado devidamente aclamado em Cortes, coisa legalizada que ele, Pedro nunca foi. Daí, alguns profs dizerem a seus alunos quando estes eram indisciplinados nas aulas: "Olhem lá, julgam q´isto é alguma republica, ou quê?"
Portanto se contrariamente a isto tudo (os programas e a agreed language, podemos passar a utilizar a abreviatura para não repetir sempre o mesmo) portanto se contrariamente a isto tudo um bacharel pre vestibular ou propedêutico finlandês é melhor que um doutor Português pode medir se o arbitrário, a corrupção e a mediocridade mais a retrogradação da Faculdade de Direito...
não me admira de os portugueses estarem entre, usando giria, os mais estupidos..um povo em que mais de um milhão vota num partido anti democracia e que votam pelo que o der desse partido diz, mesmo dizendo agora uma coisa e daqui a 5 minutos dizendo que apoia o seu oposto.. por isso se estes testes foram feitos a esse milhão e normal termos sido considerados os burros do século
Mariana Mortágua não sabe a tabuada? Não admira nada. A sua economia não tem nada que ver com medições, comparação de proporções ou cálculos estatísticos, mas apenas com ideologia já diversas vezes desacreditada pela história. São os terraplanistas da economia. Seria como esperar que um terraplanista explicasse as leis da física que obrigam a que um aglomerado de matéria com a massa da Terra tenha forçosamente de ser esférico.
Resumidamente mas há mais, ireis integrar a Etica como virtude generica e tereis de a traduzir na vossa própria Doxa, como a vossa prática obediente diaria da Virtude aprendida. Entendereis que apesar do Estudo (Praxis) e da Prática (Empeiria) que o valida (a validação do conhecimento que deve ser empiricamente feita a cada assunção de progresso tão cara a Kant, consegues afinar o instrumento com o diapasão? Vai lá ver se esta certa a tua afinação com o afinador electrónico e se não estiver procura perceber a corda que falhou e porquê), o melhor do conhecimento, aquele que faz crescer se adquire do embate por vezes brutal e até violento com a realidade nas vossas vidas (Phronesis), e que a vossa fome de conhecer (dianoetica a não confundir com a dianetica) é limitada pelas necessidades do vosso sistema físico e cerebral vegetativo ( que deve sempre mas sempre consumir 90% ou até mais das vossas actividades cerebrais para estardes em equilíbrio e poderdes estudar, ou sereis hiperactivos e nada entrará nas cabecinhas pensadoras). Enfim percebereis ao longo do tempo que entre a vossa Doxa diária e a Etica (Ethos) colectiva, existe a Kathalogai, que é a condição de cada um segundo a sua educação, experiência e prática a que cada dia se sujeita com rigor e disciplina e algum afinco, e que é a condição de valor de cada um. E isto que tem sido tão desprezado desde que acabaram com a Rhethorica para a substituir por atalhos que até os direitos formais de igualdade ignoram com pesadas consequências como o tratamento igual dos nadas segundo alguns e o tratamento privilegiados dos amigos desses que consideram nadas a generalidade e é um tema actualissimo infelizmente. Como opôs uma personagem de Shakespeare. Vos não fareis "chorar o valor". Pois pela vossa Kathalogai demonstrareis o afecto (afectio, ligação) a Etica colectiva, o Ethos. Há quem chame isto de fascismo. É o contrário. É preciso ser muito forte e autodisciplinado, muito estudioso, muito dedicado e disponível para o outro para aguentar um Regime de mentira e delação imposto pelos Srs Professores Doutores da Faculdade de Direito. A vossa Kathalogai é a medida, Crentes ou não, Cícero era céptico, da vossa aptidão a receberdes Deus. Da Natureza das Coisas. O elencamento do vocabulário instrumental de entendimento do Estudo e da Ética é dado numa Excelente tradução da Coimbra Editora da Etica a Eudemo, logo nas primeiras páginas. Alguma interpretação destes conceitos tal como a partilho agora é minha, pois venho me interessando sobre estes temas há muitos anos. Uma aprendizagem ao longo da vida como a apreciam os Sabios do Continente Africano Negro. Gratidão.
Sobre o ensino da Matemática em Portugal, um professor de matemática meu amigo fez há uns 4 anos uma visita à Rússia e disse-me que a matéria que damos no 12.º ano os russo dão no 9.º e 10.º ano e o ensino do xadrez ajuda muito.
Já sabíamos que Portugal é o país com a menor literacia financeira da Europa. Agora sabemos que não é só financeira.... 😢
Assim se compreende porque o PS continuou a ganhar eleições após Sócrates, colocando à frente do governo e em lugares chave, ex-ministros socráticos, começando em António Costa e acabando em Ferro Rodrigues.
O problema na é o PS ou PSD é mais profundo do que isso! Quem da no Natal Livros?
Um dia destes falava com um jovem colega de 24 anos, com um mestrado, que nunca tinha ouvido falar de Cícero. Até podem ter cursos superiores, mas a muitos falta CULTURA.
Um dos fundamentos para a perpetuação do socialismo,é ter um povo iliterado, dependente, manso, com enorme distância do poder e situaciionista.
bingo!
👀
E Verdade que somos um país de Iletrados e as Culpas recaem nos Políticos,
nos Governos e nas escolhas das Políticas postas em prática, em particular ás escolhas dos vários Ministros e da sua Ideologia que passaram e passam pelo Ministério da Educação que levou e leva a alterações e á Destruição do Ensino,
O País não tem um Rumo Traçado, De Cada vez que chega e entra um novo Governo o
1° Ministro escolhe um Ministro para cada Ministério e não se aproveita o que de Bom foi feito no Governo anterior, e o Ministro que chega a cada Ministério tem a sua ideologia, e com as suas ideias mesmo que sejam uma Merda, ele vai querer por em prática,
Mas depois também temos do outro lado por exemplo os Letrados na Política candidatos a Deputados que na sua grande maioria não sei porque razão São advogados que fazem e aprovam Leis em benefício próprio...
Uma coisa é Certa há muita gente com o Canudo pendurado numa parede em casa que não lhes serve para nada...
Aí a jornalista Helena falou bem e deu exemplos do que se faz lá fora em outros países, os alunos não precisam de ser excepcionais, os alunos não devem ter só teoria, porque depois na prática as coisas em muitas áreas são completamente diferentes, e aqueles que na teoria eram muito bons quando passam á prática são ultrapassados por outros que na teoria não eram tão bons...
Houve uma altura que praticamente não eram preciso exames,
O que era importante para os políticos era haver os Letrados, mas depois a grande maioria quando passa á prática deixam muitas dúvidas...
Por alguma razão o Ensino Profissional é dos que tem apresentado melhores
resultados em Portugal
mais de metade da populacão Portuguesa antes do 25 de Abril,era analfabeta,o que servia os intentos do ditador,Agora, em vez de analfabetos,temos iletrados,Mais um problema
Tudo se resume a uma coisa que ninguém quer dizer porque a hipocrisia da sociedade não reage bem com a verdade.O que faz um país ser forte ou fraco, organizado ou não, é a cultura e a inteligência que esse povo tem.Os políticos de um país são o espelho do povo desse mesmo país, existem países nomeadamente Portugal onde a inteligência do povo é praticamente nula, vivem numa bolha achando que são muito inteligentes e modernos porque possuem um telemóvel de ultima geração. o povo portugues é desinteressado, não quer aprender, dá muito trabalho, é mais fácil aparentar.e como dá duas décadas a esta parte, as gerações vindas são muito mais ignorantes comparadas a gerações mais velhas, imaginem como vai ser o mundo daqui a trinta anos !!!! vamos viver num manicômio a céu aberto.A democracia funciona em sociedades inteligentes, cultas que sabem falar da maior parte dos assuntos básicos de um país, caso contrário a democracia torna-se numa ferramenta para os corruptos e vigaristas como acontece em Portugal. É como termos um portugês culto e inteligente para cinquenta ou cem ignorantes armados em chicos espertos, isto é Portugal.Podemos mudar os partidos , os políticos tudo o que queiram, enquanto o povo for ignorante em todos os assuntos relacionados com o país , enquanto gostar de andar sem vergonha de mão estendida na Europa para sobreviver, enquanto viver de aparências nada muda.
é exactamente assim como diz. continuamos um país de iliteracia (a financeira então é monstruosa), um país pedinte e miserabilista, com uns laivos de memórias do que fomos em tempos, e sem qualquer rumo. dói, mas é a verdade.
E com os novos "portugueses" vindos da imigracao com inteligencias ainda mais limitadas, o pesadelo vai aumentando todos anos.
Só é novidade para os distraídos. Quanto pior, melhor.
A minha Mãe contou-me que Eu reclamava por ter que fazer circunferências. Que não consegui usar o compasso e porque um circulo.A importancia da circunferência em todos os aspectos na nossa vida cotidiana.Um bolo ,a roda ,a terra as fracções e muito mais.O basico e as fundações da nossa vida
Desde a adopção do sistema de Bolonha, que reduziu o número de anos das licenciaturas e aligeirou tudo, que o ensino superior na maioria das universidades e politécnicos entrou em descalabro. Muitos licenciados não ignorantes não só em cultura geral, mas também nas matérias das suas licenciaturas.
Gostei muito do episódio. Obrigado pelo trabalho realizado. Uma pergunta apenas para o Observador: Qual a diferença entre iletrados e iliterados? Obrigado, antecipadamente.
Perfeita exposição do José Manuel. Entretanto, qual caminho seguir? Parece-me que primeiro é preciso olhar para o aluno, pensar nos métodos e didáticas e ter como objetivo o ensino eficiente. è possível discutir e disputar pela reconhecimento sócio e econômico dos profissionais da educação E dedicar-se ao trabalho a ser feito pelos profissionais da educação. Há vários outros pontos a serem revistos.
E ainda querem impor lições de gênero, para gastar mais milhões para manter amigos, confundir mais as crianças e distrai-las das matérias.
Sonho comunista. Andaram 50 anos mas estão aí a tentar impor um ditadura. Em Espanha já está mais avançada
Nada disso caros colegas lusos, problema maior - é desafiador - está entre nós brasileiros... Padecemos de certa insuficiência civilizatoria que só os anos trazem. Rafael de Lala jornalista Centro de Estudos Brasileiros do Paraná
O autor é José Ortega y Gasset.
Louvai em contrapartida o professor ultra severo que vos dá o livro aberto e a instrução do seu manuseamento. Este sim.
Gratidão aos intervenientes.
Muitos alunos nas escolas sem progressão para o futuro em termos de estudo: as escolas passaram a ATLs ou OTLs, Ateliers de Tempos Livres ou Ocupações de Tempos Livres. Ou seja viraram creches para adolescentes. Isto é problemático pois desvaloriza imenso os adolescentes além de não os preparar. É facto feliz verificar que as escolas profissionais funcionam. Mas também os normais liceus deveriam funcionar bem.
Neste Natal vai dar livros? Eu recebia livros pelo Natal de meus pais e gostava....
A Nova faz parte da responsabilidade e do problema. Pois os professores daquele tempo, já docentes que não conseguiram aguentar, em vez de se orientarem para uma profissão foram parar a Nova aonde são cooptados entre amigos e não acedem mediante concurso. Esta resposta é autêntica e foi me prestada em 2005...
Verdade, frequento uma biblioteca publica e só la aparece idosos para ler jornais esportivos. Jovens so vão lá para fazer os trabalhos da faculdade. Depois nunca mais!
A Carla como sempre está enganada, os licenciados que ficam é que não têm as mesmas capacidades, os que saem são os que pertencem aos 60% que percebem o que lêem, interpretam e sabem fazer contas, que são exactamente os mesmos que podiam fazer a diferença no pais e que percebem que por muito que tentem os outros 40% têm peso politico suficiente para que essa diferença nunca aconteça.
Há um poder politicos que é suportado pelos 40% que são ignorantes, mas que vota, e que o poder politico trabalha é para esses 40%, que são aqueles que agradecem as esmolas enquanto os que saem são os que pretendem crescer e subir na vida atraves do seu trabalho e capacidades e não por via da ajuda do estado.
Isto é uma pescadinha de rabo na boca, o estado sustenta os ignorantes, os ignorantes votam em partidos que lhes atribuem subsídios, subsídios esses que são subtraídos a toda a população mas só beneficiam esses 40%, pois politicos sabem que quanto mais os 40% crescerem mais votos têm portanto criam políticas que sustentem e se possível aumentem os 40%, o que por sua via torna todos os 100% mais pobres, também é fácil associar a regressão na educação às políticas de esquerda aplicadas pela coligação do PS com os partidos de extrema-esquerda, depois para agradecer os subsídios atribuídos pelo estado, esses 40% votam nos partidos que lhes atribuem os subsídios e pela sua iliteracia não conseguem fazer a relação entre esses partidos e a pobreza do pais e deles próprios, esses partidos têm interesse em manter as pessoas ignorantes pois é essa ignorância que lhes dá votos, e voltamos ao principio.
A CS como sempre poderia ter aqui um papel pedagógico informando e formando de forma independente, mas como sabemos não tem.
Já chegamos a um ponto em que lutar cá não é solução, a única solução é fugir para países onde aqueles que trabalharam para adquirir competências superiores aos outros, em vez de subsídios são recompensados pelo seu mérito e nesses países os portugueses que saem dão-se bem, portanto o problema não é dos portugueses que saem, é dos que ficam.
Isto é tão óbvio e ao mesmo tempo tão difícil de explicar por escrito sem fazer um testamento.
Se calhar também faço parte dos 40% de iletrados, por isso nunca emigrei, só percebi tarde demais que aqui não há qualquer espaço para crescer e que o poder politico já deixou de tentar.
Que comentario FABULOSO. Obrigado. Tudo dito.
Eu sou um dos que sairam e esta tudo escrito aqui neste post o porque de ter saido e provavelmente nunca mais voltar.
@@gigabit9823 gostava de lhe dizer que podia voltar que faz cá falta, mas não posso, o meu filho também está fora a fazer o doutoramento e só posso dizer-lhe a si aquilo que lhe digo a ele, não vale a pena voltar, voltar significa trocar um vencimento 4x superior, por impostos 4x superiores, sem independência porque lá ele tem a casa e a vida dele, e cá não tem nada nem o país tem nada para lhe dar.
Infelizmente o futuro também não parece vir a ser melhor.
Lamentavelmente há uma geração inteira que tem de morrer, e mesmo assim nada garante que a seguinte, a tal que não emigra porque faz parte dos iletrados mesmo quando licenciados, tenha outras opções políticas ou que isto venha a ficar melhor.
Este estudo compara-nos com o Chile, o único pais que ficou atrás de nós, portanto estamos comparáveis à ditaduras sul americanas, isto chega para não ser preciso acrescentar mais nada.
@@acmaia1970 Muita saude lhe desejo a si e ao seu filho. Bem Haja. Um abraco dos Estados Unidos.
@@gigabit9823 obrigada, para si também. Já agora está onde? O meu filho também está nos EUA, em chicago.
@@acmaia1970 No Texas.
Isto é também da responsabilidade de quem tem tantas certezas e passa a ideia que está a tapar o sol com a peneira. Mas sobretudo obviamente da Faculdade de Direito.
Há um ponto que é preciso destacar. Se a literacia baixou em razão do errado esforço na educação conduzido por técnicos eles próprios com cada vez menos literacia para participarem nas reuniões internacionais (o que poderia ser "engraçado" mas é trágico em todos os países, porque está a acontecer em maior ou menor grau nos vários países ou não teríamos novamente casos de polio que não devem ser mera estatística mas o retorno do problema sanitário da vacinação obrigatória do Boletim de vacinas seja ele electrónico) então já não se ensina, sequer como antigamente. O que pode não ser bom (o ensino do passado) mas, se não for bom e se estivermos pior, então temos um indicador de retrocesso. O que andam a fazer aos Portugueses (muitos dos iliteratos já são adultos em funções)? O que andam a fazer às nossas crianças?
É tudo questão de justo equilíbrio e ponderação. De bom senso e de bom gosto. Pois o Povo é que está a pagar, e muito caro, por esta brincadeira. Vem mesmo a Maria da Fonte. Há as por toda a parte. Menos entre nós? Não acredito. Algumas até já falam alguma coisa e são Mães...
Em geral, com excepções em capacidades específicas👨🏫🧑🎓👨🎓🧑🎓🧑🎓🧑🎓🧑🎓, somos todos medianos, uns mais medianos que outros. Sem falar da incapacidade em multiplicar 7X8, Mariana que o diga...
É o que dá a sobrevalorização das áreas científicas e a subvalorização das Humanidades.
E sejais disciplinados. Existe uma hierarquia dos conhecimentos assentes em competências verificadas. Quem aprende nunca se volta contra quem lhe está a ensinar aquilo de que precisa. Fazei o esforço de entender se aquilo é o que procurais, apesar da dificuldade e aquilo de que precisais, nos mesmos termos, e geralmente a resposta será positiva. Acima de positiva. Então tereis de cumprir a longa iniciação que representa a aquisição do conhecimento pelo estudo e a sua prática constante. E um dia a algo chegareis depois de muito tropecardes nas aporias que a vida vai opor ao vosso esforço. Tereis para isso também de integrar as várias ferramentas que vos explicam a vossa aquisição de conhecimentos e que são interdisciplinares logo compatíveis, logo universais.
Momento antes do intervalo e motivação dos alunos. Não tenho qq competência para me situar em estudos de Pisa sobre Educação embora já tenha participado na coordenação de relatórios relativos a direitos económicos sociais e culturais de Portugal. Mas não tenho pois não é a minha área. Agora posso sugerir uma coisa ao pessoal que está interessado em aprender (e não é preciso correrem riscos físicos, nas actividades desportivas para isso, por exemplo, nem os devem assumir pois lembrem se de vós e de que ireis dar trabalho aos outros), que é a máxima de Michael Jackson que interiorizei num momento extremamente difícil da minha vida: "fazei cada coisa como se a vossa vida dependesse disso". Não é preciso tensão emocional pelo contrário. A distância relativamente a acção que se está concretamente a praticar (seja um teste, seja o desempenho de uma arte performativa, de um exercício de desporto, de uma obra - estais a pintar um quadro por exemplo e não necessariamente uma parede) também se aprende. Mas para fazer alguma coisa é preciso por alguma energia, alguma convicção. Ou não se faz. É objectivo...
Fale por si.
Essa de Queiroz,continua atual.É triste ,mas é verdade,
Mas ninguém vai pagar isto, a não ser nós os Portugueses, ninguém vai ser retribuído por isto e quem reclama nunca terá o apoio de um Juiz num Acórdão em seu socorro ou num Despacho em que admita uma petição inicial ou uma queixa crime neste sentido.
👀
Ainda me lembro daqueles Gestores que tinham Vencimentos acima da média do que se ganhava lá fora e eram elogiados e considerados pelo então
1° Ministro da altura José Sócrates
( Pinóquio) como os grandes, e os melhores Gestores que estavam á frente das grandes empresas com capital do Estado Português...
Quando se lhes acabou o taxo em Portugal para onde é que esses Senhores foram trabalhar !...
Algum desses considerados por
José Sócrates como sendo os grandes Gestores que havia em Portugal e que por isso auferiam Milhões foi escolhido para ir Gerir alguma grande ou pequena Empresa Mundial !?...
Alguns deles por aquilo que sei é que estão com grandes problemas com a Justiça há vários anos, e que deveriam estar já detidos, caso a justiça fosse igual para todos,
A começar pelo então ex 1° Ministro
José Sócrates...
A Democracia não funciona direito
Sem haver uma Justiça que seja igual para todos
Os Políticos têm Culpas no cartório, enganado e manipulado os Portugueses quando não querem mexer, nem fazer as alterações prometidas que precisam ser feitas na justiça,
aqueles que têm Dinheiro e a possibilidade de contratar os escritórios dos grandes advogados do País,
advogados esses que cobram milhares de €€€ sabem o que fazer de diferente para defender quem lhes está a pagar,
já uma pessoa que não tem essas mesmas possibilidades de contratar os mais caros advogados para usar na sua Defesa tem uma justiça diferente, não tem hipótese de andar de adiamento em adiamento, vai para a prisão mais rápido e sem discussão culpado ou não
Nem por isso se deve praticar a violência ou fazer a sua apologia. Isto é o que o Regime queria ao apregoar o Indignai Vos de Habermas. Para acto contínuo prender toda a gente. Além do que, e muito mais, nós os inaptos não somos miseráveis. Portanto é, quem quiser, afeicoar se ao estudo e ao trabalho, pois quem (re) começa hoje tem muito tempo.
Pondo o simplesmente, a pessoa não pode fazer as coisas como se não importassem. Porque importam e são significativas: querem dizer alguma coisa.
Seja perdoado sobre a baixa produtividade. Não é que me sinta muito retrogrado. Mas acabaram de referir que o ensino profissional até satisfaz. Logo em primeiro lugar cumpre definir o que é educação para o trabalho e a educação dos 'inuteis dos mosteiros ' como diria Aristóteles no Livro 1 da Metafísica justamente chamado de Teologia. Pois curiosamente no trabalho até se trabalha muito bem entre nós. Houve uma baixa produtividade no trabalho até 1993 devida ao trabalho infantil que eu sublinho expressamente (os mais velhos a fazerem o seu trabalho e o dos mais jovens) mas que também está sugerido no artigo do Prof Doutor Mira Amaral numa obra colectiva sobre a Adesão de Portugal as CE e o trabalho que foi feito. Há na realidade uma baixa produtividade da elite. Ou seja dos licenciados que saiem a valer um liceu (nem bacharel porque este era os 3 anos sobre uma licenciatura de 5) finlandês. E são estes que vão falar choco para os lugares políticos e que alguns professores certamente maus encontram como sornas nos bancos da Faculdade e de quem vieram posteriormente a ser colegas em formações internacionais na moda. Estas pessoas que até devem ter alguma educação pelas suas redes pessoais como dito nesta peça, são em verdade, atrevidas. Mais nada. Mas existe um receio em chamar as coisas pelos nomes e logo te cai todo o sistema político em cima porque infringiste para todos as linhas vermelhas da liberdade de expressão que não é em verdade nenhuma.
"competência para a cidadania plena". Não há pachorra para esta conversa da treta.
Gladwell e o Autor Espanhol: o destino de um homem é produto do seu caracter e da sua circunstância. Na educação sucede o mesmo. Esta é uma referência cruzada. Não digo que um tenha copiado ao outro. Até porque para mim, a cópia é legitima conquanto seja feita a citação. Já foi ou ainda é o art 9. do Código dos Direitos de Autor no domínio do conhecimento científico o que é aqui o caso. E muito possivelmente citou.
Como António Costa é bastante fraco na língua portuguesa, como é que tinha competência para escolher um bom ministro na área da educação? saiu-nos na rifa João Costa, um autêntico desastre.
O Montenegro também é fraco !!!! Os antriores também!
@@JoseSantos-xh9mp Churchill, na 2ª Guerra mundial, dizia :- um país sem cultura deixa de ser um país, e é isso que temos de defender.
Ainda vamos a tempo. Pois quando existe vontade somos dedicados. Não acrediteis em certos tios de certas disciplinas, pais de pessoas no poder que vos cortam o acesso. Tendes o direito. Apropriai vos dele!
A Helena é quem sabe da poda.
Excelente exemplo o da doutorada em economia que não sabe quanto é 8x7😂😂😂 assim se vê a categoria do doutoramento 😂😂😂😂
Falta de estudo e de trabalho dos alunos: já pensaram nisso?
A culpa é da Faculdade de Direito, curso 82-87 claro da parte dos inestimáveis e insubstituíveis professores doutores. Vide a citação do fim da apologia de Sócrates por Platão e mais não digo...
Obrg kostov e aos acefalos que nele confiaram 🤮
De onde os Srs Professores de Direito andam a vender diplomas e a manter iletrados pois assim nenhuma oposição pode jamais triunfar... Isto é parte do vigente fascismo 6.6 Europeu.
Mais uma vitoria do socialismo.
não sei qual é o drama de um adulto não conseguir interpretar um texto.
Aposto que um sul coreano não consegue apostar no placard ou jogar na raspadinha...
Repórteres em apneia 😂😂😂
Eramos os mais atrasados em 1900, devido ao facto de um tal Pedro Brasileiro ter congelado em 1833 a vontade de aprender em Portugal, a começar por ele próprio, ao impôr a sua tese política a seu irmão Rei de Portugal, portanto Chefe do Estado devidamente aclamado em Cortes, coisa legalizada que ele, Pedro nunca foi. Daí, alguns profs dizerem a seus alunos quando estes eram indisciplinados nas aulas: "Olhem lá, julgam q´isto é alguma republica, ou quê?"
Portanto se contrariamente a isto tudo (os programas e a agreed language, podemos passar a utilizar a abreviatura para não repetir sempre o mesmo) portanto se contrariamente a isto tudo um bacharel pre vestibular ou propedêutico finlandês é melhor que um doutor Português pode medir se o arbitrário, a corrupção e a mediocridade mais a retrogradação da Faculdade de Direito...
Bom dia, somos é um país corrupto! Mas já agora qual é a geração de que esão a falar ? É dos vossos avós ?
não me admira de os portugueses estarem entre, usando giria, os mais estupidos..um povo em que mais de um milhão vota num partido anti democracia e que votam pelo que o der desse partido diz, mesmo dizendo agora uma coisa e daqui a 5 minutos dizendo que apoia o seu oposto.. por isso se estes testes foram feitos a esse milhão e normal termos sido considerados os burros do século
Mariana Mortágua não sabe a tabuada? Não admira nada. A sua economia não tem nada que ver com medições, comparação de proporções ou cálculos estatísticos, mas apenas com ideologia já diversas vezes desacreditada pela história. São os terraplanistas da economia. Seria como esperar que um terraplanista explicasse as leis da física que obrigam a que um aglomerado de matéria com a massa da Terra tenha forçosamente de ser esférico.
Resumidamente mas há mais, ireis integrar a Etica como virtude generica e tereis de a traduzir na vossa própria Doxa, como a vossa prática obediente diaria da Virtude aprendida. Entendereis que apesar do Estudo (Praxis) e da Prática (Empeiria) que o valida (a validação do conhecimento que deve ser empiricamente feita a cada assunção de progresso tão cara a Kant, consegues afinar o instrumento com o diapasão? Vai lá ver se esta certa a tua afinação com o afinador electrónico e se não estiver procura perceber a corda que falhou e porquê), o melhor do conhecimento, aquele que faz crescer se adquire do embate por vezes brutal e até violento com a realidade nas vossas vidas (Phronesis), e que a vossa fome de conhecer (dianoetica a não confundir com a dianetica) é limitada pelas necessidades do vosso sistema físico e cerebral vegetativo ( que deve sempre mas sempre consumir 90% ou até mais das vossas actividades cerebrais para estardes em equilíbrio e poderdes estudar, ou sereis hiperactivos e nada entrará nas cabecinhas pensadoras). Enfim percebereis ao longo do tempo que entre a vossa Doxa diária e a Etica (Ethos) colectiva, existe a Kathalogai, que é a condição de cada um segundo a sua educação, experiência e prática a que cada dia se sujeita com rigor e disciplina e algum afinco, e que é a condição de valor de cada um. E isto que tem sido tão desprezado desde que acabaram com a Rhethorica para a substituir por atalhos que até os direitos formais de igualdade ignoram com pesadas consequências como o tratamento igual dos nadas segundo alguns e o tratamento privilegiados dos amigos desses que consideram nadas a generalidade e é um tema actualissimo infelizmente. Como opôs uma personagem de Shakespeare. Vos não fareis "chorar o valor". Pois pela vossa Kathalogai demonstrareis o afecto (afectio, ligação) a Etica colectiva, o Ethos. Há quem chame isto de fascismo. É o contrário. É preciso ser muito forte e autodisciplinado, muito estudioso, muito dedicado e disponível para o outro para aguentar um Regime de mentira e delação imposto pelos Srs Professores Doutores da Faculdade de Direito. A vossa Kathalogai é a medida, Crentes ou não, Cícero era céptico, da vossa aptidão a receberdes Deus. Da Natureza das Coisas. O elencamento do vocabulário instrumental de entendimento do Estudo e da Ética é dado numa Excelente tradução da Coimbra Editora da Etica a Eudemo, logo nas primeiras páginas. Alguma interpretação destes conceitos tal como a partilho agora é minha, pois venho me interessando sobre estes temas há muitos anos. Uma aprendizagem ao longo da vida como a apreciam os Sabios do Continente Africano Negro. Gratidão.
Os vossos convidados estão ao nível dos resultados... 💩💩💩