Muito bom vídeo. O que me motivou a pesquisar isso foi ter aprendido sobre o complexo de Édipo e padrão de beleza. É muito estranho, mas interessante demaisn
A psicanálise poderia ser considerada uma ciência (já que alcança um resultado que é a melhora do paciente )? Mas ao mesmo tempo ser subjetiva por se tratar de um método individual? E como poderíamos tentar quantificar ou mensurar a psicanálise?
A eficácia da psicoterapia não é comprovante de cientificidade. É possível ter técnicas que funcionam baseadas em teorias não-científicas. Um exemplo são as constelações familiares. É difícil pensar numa Ciência subjetiva, já que ela (a Ciência no sentido tradicional, empirista e realista) busca a objetividade. No sentido técnico é possível mensurar eficácia de todas as psicoterapias. Pode ser através de instrumentos de medida, avaliações, autorrelato etc. No sentido teórico fica complicado mensurar os construtos da Psicanálise. Como medir a quantidade de libido? A pressão da pulsão? Existem várias propostas de integração da Psicanálise com métodos e teorias mais quantificáveis e testáveis, mas são bem pouco comentados e estudados.
📕 Ebook grátis: 7 coisas que você precisa saber para entender a Psicanálise de Freud freudexplicado.com/ebook
Muito legal seu vídeo. Um dos poucos que se deram ao trabalho de ao menos mencionar as diferenças epistemológicas e de método. Parabéns!
Esse canal é muito bom man, pena que não tem o reconhecimento que merece
Esperei por esse assunto por tempos, poderia fazer outro vídeo mais a fundo, abraço.
Muito bom vídeo. O que me motivou a pesquisar isso foi ter aprendido sobre o complexo de Édipo e padrão de beleza. É muito estranho, mas interessante demaisn
A psicanálise poderia ser considerada uma ciência (já que alcança um resultado que é a melhora do paciente )?
Mas ao mesmo tempo ser subjetiva por se tratar de um método individual?
E como poderíamos tentar quantificar ou mensurar a psicanálise?
A eficácia da psicoterapia não é comprovante de cientificidade. É possível ter técnicas que funcionam baseadas em teorias não-científicas. Um exemplo são as constelações familiares.
É difícil pensar numa Ciência subjetiva, já que ela (a Ciência no sentido tradicional, empirista e realista) busca a objetividade.
No sentido técnico é possível mensurar eficácia de todas as psicoterapias. Pode ser através de instrumentos de medida, avaliações, autorrelato etc.
No sentido teórico fica complicado mensurar os construtos da Psicanálise. Como medir a quantidade de libido? A pressão da pulsão?
Existem várias propostas de integração da Psicanálise com métodos e teorias mais quantificáveis e testáveis, mas são bem pouco comentados e estudados.
@@UniversodaPsicologiaTV muito interessante