O ponto de ruptura aconteceu quando o moderador do Twitter e do Discord começou a banir qualquer usuário apenas por comentar que não se importava com ideologias e que era melhor focar no motor. Na verdade, se você tivesse dito o que mencionou no minuto 6:48 do seu vídeo, teria sido banido como os outros. O mais triste é que a pessoa responsável por isso não foi retirada da equipe e, horas depois, começou a se gabar de como era imune às reclamações
E a queda começa dessa forma... não focar na engine e manter uma pessoa como essa na equipe... estão cavando a própria cova... e já tivemos um exemplo recente de decisões erradas que destruíram um jogo de milhões.
Se vale uma recomendação, eu recomendo o vídeo de um canal chamado TeClas (focado em conteúdo jornalístico sobre TI) sobre esse caso, onde ele da uma destrinchada em como esse caso aconteceu e comparando com outras forks, é um bom vídeo eu diria.
Estou acompanhando o Redot e posso dizer que eles estão levando bem a sério isso, já estão mais maduros hoje com releases e efetuando merge entre o que é feito no Godot com o que eles estão mantendo no Redot. Também estão aplicando as mudanças necessárias para ficarem independentes, e aplicando melhorias. O negócio está ficando sério. Eu mesmo irei começar a contribuir por lá.
Achei a notícia mal explicada. Você não entrou em muitos detalhes da treta. Também acompanhei de fora mas em resumo: - O post da Godot ser "woke" gerou comentários do tipo "para de se envolver com política, foca em fazer a engine" e comentários similares. (Fora os sem noção, claro). - Por conta dos comentários, um desenvolvedor (xananax) xingou muita gente no Twitter e no Discord, bloqueando e banindo várias pessoas nessas plataformas. - Uma das pessoas bloqueadas no Twitter foi um contribuidor (doador) platina, que doava 100 dólares por mês pra Engine. O mesmo postou no twitter que iria cancelar a doação por ter sido bloqueado só por ter comentando que deveriam ficar fora de política. - A resposta da gerência da Godot (primariamente o Juan) foi de "assumimos a culpa" sem punir ninguém e de "dar um tempo do Twitter" fugindo pro Mastodon. - Também teve banimento de desenvolvedores que contribuiam pra Godot no Github. Foram bloqueados do projeto dentro da plataforma. - A galera por trás da Redot afirma que o gerenciamento do projeto da Godot tem sido negligente com várias features básicas e necessárias pro motor e com funcionalidades que tem sido desenvolvidas pelos contribuintes mas nunca aprovadas. Alegando que eles favorecem mais features pro 3D pra atender grandes empresas do que features 2D pra atender a comunidade. - Outra alegação da equipe Redot é que a Godot não tem Road Map ou algo similar, um planejamento a curto prazo.
Ótimo resumo da treta, eu não quis fazer um vídeo muito extenso e trazer todos detalhes de bastidores mesmo. A intenção foi mais esclarecer o que é a Redot e qual minha decisão (usarei ou não usarei). Mas sua explicação foi excelente e bem resumida. Em um vídeo, trazer cada ponto, e comentar, ficaria muito obrigado extenso. Obrigado pelos esclarecimentos para comunidade 👏
Muito inteligente banir suas fontes de recursos. :v Eu não entendo essa vontade que dá em quem tá grande ou ficando grande em querer falir. Vou continuar usando Godot por hora, mas se antes eu tinha muita vontade de contribuir, agora essa vontade não é tão grande assim.
@@BuglogSTG Entenderá quando ver o histórico que está acontecendo em muitas empresas. Essas pessoas não ligam porque são financiadas por fora, fazem isso em série nas empresas e não estão nem aí. Espalhar a agenda é o que importa. :/
O único problema que eu vejo nessa história é a Godot expulsar gente do fórum por conta de posições políticas. Podem perder boas opiniões e desenvolvedores por conta disso, o que poderia atrapalhar o desenvolvimento da engine. É só isso que me preocupa, seja a equipe da Godot woke ou não (como foi dito, a Godot é uma ferramenta apenas, mas censura é broca). Se a equipe da Godot começar a exigir posicionamento político de quem USA a engine, aí a história é completamente diferente, graças a Deus não aconteceu. Quanto a Redot, se atrairem bastante gente, pode até se tornar uma engine a parte mesmo, evoluindo aquém da Godot, implementando recursos diferentes e avançando em áreas onde a Godot falha. O problema é que são novos, o suporte pode ser complicado e não tem consolidação de mercado. Vamos ver no futuro como esse projeto evolui.
Sinceramente ainda não entendi como o posicionamento de A ou B dentro dos escritórios de dev da engine vai mudar o que eu estou fazendo no meu estúdio!! E francamente temos que ter poder retórico suficiente para comentar apenas o suficiente de acordo com as necessidades do projeto sem que nada que possa afetar certas sensibilidades vase!!
exatamente por isso que a maioria das empresas prezam pela ambiguidade nesse tipo de assunto, ninguém sabe o posicionamento político da Unity, Unreal, GameMaker, Construct, RPG Maker e etc. Eu também concordo com sua primeira afirmação, pouco me importa a opinião política da empresa, só quero usar a engine, porém, quando há um posicionamento, ainda mais provindo de atitudes infelizes, pode fazer com que o público afirme ou duvide de coisas. Pense só, a Godot literalmente bloqueou o acesso do repositório da engine de um usuário que fazia doações mensais pesadas só porque ele comentou "deixe isso de lado e foque nos jogos", não acha que isso é uma atitude autoritária? Se a Godot tem tendências a seguir para esse tipo de atitude, qual seria os possíveis próximos? Fazer uma whitelist para acessar o repo? Apenas quem concorda com a ideologia tem acesso? Apenas quem faz doações tem acesso? deixar o repo privado e vender acesso? Tudo passa a ser possível, por isso a ambiguidade é o ideal para uma empresa e qualquer posicionamento tem que ser repudiado, a Godot ta com a imagem manchada por conta desse tipo de posicionamento, para ela limpar a barra vai levar tempo, ela não pode errar, ainda mais depois da política de monetização da Unity que fez a Godot ainda mais conhecida
eu vi essa treta quando o Twitter tava banido, cara que loucura, teve gente sendo banido do discord por fazer uma pergunta, teve memes sobre isso, canais focado na godot começaram a falar sobre a Redot.
Se o até o Blender que nem game engine direito é teve jeito, imagina pra uma game engine completa como a Godot, não fiquem com tanto medo, tudo pode mudar ou não.....
O aprendizado que fica é: "Independente da Engine não pare de fazer games." É lamentável que opiniões políticas e preferencias pessoais interfiram no projeto, acredito que a principal motivação para o fork foram os patrocinadores e apoiadores financeiros inclusive, terem sido banidos e bloqueados, foi um descaso e desrespeito total, entendo 100% quem sofreu banimento e optou por se desvincular totalmente da Godot. Enquanto a Godot prestar para fazer jogos vamos usar, ainda vai ter público mas, mais uma vez, é lamentável que tenha acontecido da forma como aconteceu.
Filho código Livre é politica , teu comentário é bobo no mínimo, enfim o código Livre é anti copy-right , tanto as licenças MIT , Copy-left e outras licenças por ai !!!
@@CarlosAugustodesousaCarlos_sou tudo tem política, direta ou indiretamente, não critiquei o fork até porque a licença permite fazer, a crítica está em "deixar" as pautas políticas sobrepujarem o objetivo da ferramenta, se tu não entendeu isso tá aí a explicação.
@@orochasamuel Ser ela está em tudo, ter ela é igual ter nada. Amigo, a partir do momento que você aceita que tudo/ ou está em tudo, você fica em uma posição dificílima de defende sua posição.
A princípio o fork só interessa aos devs da ferramenta em si e não aos usuários da ferramenta. O Game Dev é uma forma de arte! A Engine é só o "pincel"! Por meio da "arte" o artista se expressa. Vale a pena observar a tendência de cada uma! Se houver qualquer tipo de "censura" à liberdade de expressão dos game devs em qualquer uma das duas, aí sim, vale a pena mudar! Se o dev se sentir tolhido, é claro! Liberdade acima de tudo!
Não há nada que tolha a liberdade criativa dentro da engine, a treta toda rolou só na parte da comunidade prq certas pessoas acham que a ""liberdade"" está acima do respeito e da igualdade para com os demais membros.
@@chimerarj A comunidade tem suas regras! Quem não gosta dela que se "mude"! A questão aqui é que "respeito" é mais que ideologias política. Respeito é deixar as pessoas viverem suas vidas como eles escolherem! O cultura woke, que pretende ser detentora dos valores sociais, é uma imposição cultural que pretende impor a todos valores do estilos de vida de supostas minorias. Mas, todos que a adotaram estão se arrependendo pq começou a doer no bolso. Viva o livre mercado!
@@valdomiromorais Amigo, a discussão aqui não é "representatividade de minorias na mídia", é sobre regras de uma comunidade de gamedev. Ninguém tá apontando arma pra cabeça de ninguém obrigando a "concordar" com estilo de vida ou a viver igual, a única obrigação é respeito mútuo de todos.
@@chimerarj Pois é, amigo! A liberdade da qual falei e motivou sua réplica inicial é a liberdade criativa! Se o game dev não for tolhido em sua arte, o que importa a camada da engine!? É só o "pincel"! Vc tocou em sua réplica em cultura "woke" o que me forçou a tocar no assunto em minha tréplica! Aí, ao que parece, vc gosta de alongar conversa sem fim, vem com essa última! Aqui não é o local! Nosso amigo Clécio demonstrou o que é correto! Regras são regras! Quem não gostar, procura outro "pincel" e tá tudo certo!
Olha concordo plenamente com seu comentário ,e na minha opinião se essa Redot tivesse novas funcionalidades e uma interface diferente da godot eu até pensaria na possibilidade de utilizar essa engine.
Ah... Legal o fork e tal, podiam transformar em outra engine e colocar features novas, sei lá, mas sinceramente? Meu jogo num pensa, então pode ser qualquer engine kkkkkkkkkk
Apesar de discordar do pessoal "antiwoke", eu sinceramente achoq isso vai ficar interessante dps de uns meses. A equipe da Godot realmente tem um caminho a seguir e não aceita coisas contrárias no projeto. Já ouvi falar no Linietsky recusando PRs que facilitariam portar os jogos pra consoles, pq ele ganha dinheiro justamento com isso, deixar isso entrar na Godot pra ele seria facilitar a concorrencia. Ent estar livre desse tipo de coisa é interessante
Justamente. Mesmo que a Redot venha a simplesmente ser usada para portar pra consoles por exemplo ainda vai tornar a comunidade mais rica. Viva ao Open Source! Se tiver interesse dá uma olhada no meu vídeo, explica um pouco mais dessa insegurança que o pessoal da comunidade Godot tem sentido.
Fiquei interessado em um fork que une as duas. GoRedot? ReGodot? Não precisar mudar de engine e ainda ter port a consoles. A comunidade só tem a ganhar com projetos correndo em paralelo: novas experimentações e possibilidades. A comunidade Godot tem potencial... se tornar tão grande quando o blender ainda requer muita caminhada.
@@diogorbg Até onde eu vi eles pretendem ainda pegar coisas da Godot, se houver uma atualização interessante lá eles vão pegar, e dizem esperam que godot façam o mesmo com eles.
Eu usava e adorava a Unity, mas depois daquela decisão que matou totalmente com o publico deles (mesmo que depois tenham voltado atrás) ela não é mais confiável, dai eu descobri a GODOT, opensource e tal, que sobrevive de doações do seu publico, eu adorei isso e vi um grande potencial, mas ai a GODOT vai e bane os seus próprios apoiadores de nível platina só pq não querem misturar politica com uma Game Engine (eu mesmo sou absolutamente contra a cultura WOKE), então eu me senti sem rumo...e eu espero muito que essa REDOT seja melhor que o original e que não se envolva com os WOKE, mas ainda não coloco minha mão no fogo, ou eu volto para a Unity nesse meio tempo ou sei lá vou para a GameMaker....estra complicado ser Dev hj em dia 😔
Relaxa amigo! Eu também me senti um pouco assim quando aconteceu. Mas a coisa parece maior do que realmente é. Eu dei um passo pra trás, respirei e fiz um vídeo tentando me ater aos fatos.
Godot4.3, ouvi dizer que essa galera da REDOT nao tem corpo tecnico suficiente pra tocar esse fork. Fiquei sabendo desse fork pelo canal TeClas. Fiquei aliviado com o seu comentario sensato Clecio!!
@@gordinhojedi3094 na real n, pq os cara q estão tentando forkar já se mostraram bem inexperientes , até essa engine ficar utilizável sem ser a literal cópia da godot td mundo ainda vai preferir a original e ao q tudo indica os caras só estão atrás de like e umas doações pra scam , e o posicionamento politico de 1 ou 2 na godot n interfere no q é feito no teu Studio , ent a maioria só vai ignorar isso ( msm sendo contra "woke")
Devo admitir que gostei da logo da Redot. Se algumas pessoas decidem boicotar a Godot, pois vai contra a visão de mundo deles, ou porque não está focando nas features que querem, e em vez disso dão o dinheiro e se voluntariam pra outra organização, é direito deles, e todo mundo se beneficia, pois se der certo tanto a Redot pode pegar codigo da Godot, quanto a Godot pode pegar código da Redot. Além disso, eles não precisam de muito pra manter um fork, tem fork do Blender como o Blenderforartists que é mantido por só três pessoas dedicadas. Dito isso, não sei se essa Redot tem futuro, e também vou continuar na Godot. Não dou a mínima se a Godot se posiciona no twitter a favor de LGBT, coloca arco iris na logo, e etc.
Não foi só porque foi contra a visão deles, é por que eles nem foram ofensivos, muitos pediram apenas para a Godot não se meter nesses assuntos, mas foram bloqueados, se a Godot tivesse apenas respondido algo mais profissional mesmo que contrariando, não teria tanta revolta.
@@Sethmv não se meter em QUAL assunto?? Dá pra ser mais específico? Prq até onde eu entendo, qualquer comunidade saudável tem que ter políticas que preguem por respeito e contra qualquer tipo de discriminação (racismo e lgbtfobia incluso) contra seus membros.
seria bom se tivesse algo que a godot não adicionou que é a criação de sprites e cenarios através do proprio programa uma interface mais auto explicativa pois eu aprendi mais no game maker do que em qualquer outra plataforma.
@@batatao03 tem plugin para isso. Nao lembro o nome, mas já vi um video sobre e achei muito bom. E a ideia do Redot é ser mais focada no que a comunidade quer. Eles não vão quebrar a compatibilidade com o Godote sempre que o Godot for atualizado eles vão aplicar as mesmas atualizações, mas também adicionarão outras coisas através de módulos que já virão instalados.
Sinceramente, deixando de lado aqueles que problematizaram propositalmente, eu entendo quem não gostou. Estamos vendo o quanto politizar (independente dos lados) tem causado perdas para varias empresas de varias áreas de entretenimento. Sendo uma Engine que depende fortemente de doações e apoio de terceiros, existe a possibilidade das empresas que doam para a Godot, deixarem de fazer suas doações, com receios do respingo dessas polemicas, e isso pode causar demora e atraso nas atualizações da Engine. Sem contar com quem é contra a posição e que é doador e pode deixar de ser doador, reduzindo ainda mais a arrecadação de fundos para os desenvolvedores da Engine. E isso é claro, afeta a nós que usamos e dependemos das melhorias da Engine para nossos projetos, e pensando nisso racionalmente, eu concordo com a ideia de que seria melhor deixar a "politica" de lado, a não ser que; Ao assumir qualquer ideal politico, as pessoas que se sintam representadas por tais ideais políticos, contribuam nas doações e desenvolvimento de maneira semelhante ou até superior em relação as empresas e pessoas que podem deixar de doar e de contribuir no desenvolvimento direto da Engine em si, o que acho muito difícil de acontecer. Porém, independente disso, não há o porque deixar de usar a Godot apenas por isso, a não ser que a coisa desande ridiculamente, mas acho difícil.
@@ambientedecriacaodejogos4313 Então, acho que isso é mais um aspecto do moderador que fez isso. Eu considero desandar ridiculamente se os outros detentores da conta da comunidade endossar essa moderadora e ir mais além nesse aspecto. É claro que, a falta de punição para com ela já é meio caminho para esse desandar.
Projeto de código livre é complicado. Eu não cheguei (e nem quero) me aprofunda na treta, mas se chegou ao ponto de bloquear alguém do projeto, digamos que não deve ter sido somente um comentário do Twitter que gerou isso. O Fork talvez tenha sido a melhor decisão e ambos os lados podem trabalhar da maneira que acha melhor. Particularmente eu não acho a justificativa de "mais liberdade" no código do projeto seja sinônimo de algo bom. As vezes as PRs podem ser bloqueadas por uma preocupação da estrutura do projeto como um todo. Enfim #Redot mas na torcida que a #Godot continue forte
Não sei não, hein. Esse pessoal da Godot afastou a maior parte dos investidores (alguns já declararam que vão investir na Redot) e eles estão bloqueando uma porrada de gente que contribuía no github. Basicamente estão afastando boa parte do pessoal que era dedicada e quem metia grana.
#Redot Eu nem sabia desse B.O com a Godot, eu lembro que no ano passado tentei usar ela mas não sai muito do lugar, e esse ano eu conheci a Gdevelop, foi uma engine que me agradou muito e comecei meu projeto, não sei quando vou lançar o Capitulo 1 dele mas minha expectativa é desenvolver o melhor jogo possivel, eu não tenho pressa porque sei que muitos jogos incríveis levaram anos para serem feitos, o importante é que cada um encontre sua ferramenta e consiga expressar sua criatividade e ideias no seu jogo.
@@Fenix-p2BR eu acompanhei. Aqui em canais em português não teve quase nada a respeito, mas na gringa tem vários canais contando a bagunça toda que foi. Começou no Twitter, acho que um dos primeiros foi uma conta que só falou "foquem-se na engine, não em política" e foi banido, acontece que era um estúdio que era tipo contribuidor platinum (tipo 100 euros/mês). Daí um monte de gente perguntando "o que aconteceu?", "Pra que isso?" e as contas sendo banidas porque o cara do social media da Godot "surtou". Eu pensei no começo que foi só esse cara, mas uma galerinha significativa da Godot parece pensar assim. Dia desses soltaram uma nota. Basicamente um "segue o jogo!" Não vão mudar nada em relação à postura,só mandaram embora um dos caras do social media e passaram pano.
Meio paia eles cuspirem no prato que comem. Não basta dividir a comunidade porque, sim, opinião política causa esse tipo de coisa, eles ainda fazem tal insensatez com os próprios patrocinadores. Bom, tomara que eles tenham aprendido com isso e que essa daí vire uma nova e boa engine pra felicidade da rapaziada. Eu particularmente não vou largar a Godot, mas que isso pode ser um prelúdio pra algo desagradável, isso pode. #redot
@@mateusmiguel9718 Parece que alguém de lá de dentro que cuidava das redes sociais resolveu se posicionar politicamente em nome da Godot. Aí, muita gente reclamou do fato de eles terem se posicionado politicamente. Alguns por terem o viés político oposto, outros pela polarização que isso poderia causar e por conta dela ser open-source, tipo, pra todo mundo e poderia acabar dando problema. Aí, os responsáveis pela engine começaram a banir um mundo de gente de suas redes sociais e comunidades, até mesmo APOIADORES, tipo, gente que dava seus dinheiros para ajudar o projeto. Que idiotice, não? Bom, de tanto a comunidade encher o saco deles, eles publicaram um pedido de desculpa genérico dando migué. Aquele tipo de pedido de desculpas esfarrapado, sabe? E disseram para contatá-los quem foi banido para que fossem desbanidos, ao invés de simplesmente desbanir todo mundo. Foi o que eu entendi.
Não se trata de "cuspir no prato que comeu"... Os próprios caras da Godot é que debocharam da opinião dos DEVs, expulsaram e bloquearam eles nos seus canais.
Criar um fork e manter um projeto open source são coisas completamente diferentes. Acho bom esperar e ver se terão competência para tocar o projeto ou se o projeto vai morrer por falta de manutenção/investimento. Torço para que funcione. Quanto mais opções melhor. No fim, use a ferramenta que funcione melhor para vc.
tem nada, quem vê a parte politica como a parte mais importante de um projeto OpenSource, não deve ter competência para tocar em diante o fork de fato, se a acusação fosse grave até dava pra justificar o fork, mas "a engine é woke"... desculpa esfarrapada pra atacar a engine de graça, só colou com outros idiotas.
@@alicefofinhaUwU Mas literalmente o motivo do fork é pela godot prezar mais pela politica do que o mecanismo kkkkkkkkkkkkk. Além do mau-caratismo, pois não é só essa acusação que motivou o fork e você sabe muito bem disso.
Enquanto a Godot permanecer como OpenSource e continuar recebendo atualizações, vou continuar utilizando-a, pois não me interesso pela ideologia de terceiros.
nem tem ouvido falar dessa versão mas vou continuar de qualquer jeito devolvendo na godot por que eu amei a engine continuo firme forte fazendo meus jogos
vai na fé, godot continua melhor opção, nem dá bola pra esse fork que já nasceu morto, quem migrar para redot vai se ferrar legal, vai ficar sem suporte, vai ter mais dificuldade e já aviso que será boicotado por uma gama de gente que achou o fork de muito mal gosto e desnecessidade.
@@alicefofinhaUwU pq o fork é de mal gosto? se ele foi feito por pessoas indignadas e que foram traidas pela GODOT? eu vejo é mais potencial nela a longo prazo
O problema é que a Godot Foundation lidou muito mal toda essa situação. Tenraram justificar os banimentos com o pretexto de a gerente de comunidade estar se protegendo de assédios e que acabou banindo quem não deveria sem querer. Na verdade, cada pesdoa que ela babiu foi porque quis, e na grande maioria apenas por pedirem para que não falassem sobre questões políticas. Um motor de jogos não deve ser "woke" nem "anti-woke", mas apenas uma ferramenta para ser usado por qualquer pessoa independente de visão política, filosófica, ideológica, religiosa ou étnica.
Uma série como essa infelizmente demanda muitos vídeos e complexidade para trazer com explicações e tudo mais, o que infelizmente, devido os 2 empregos que tenho atualmente não consigo fazer.
Os caras tem que parar de usar a Microsoft. O papai Bill provavelmente pode estar envolvido em casos como o do P.Diddy. Mas eu não entendi muito bem esse lance de bloquear desenvolvedor? Não estou a fim de pesquisar. Faz um vídeo explicando sobre o que aconteceu.
Pelo que lembro depois do post da Godot uma galerinha caiu de hate pesado em cima spammando pra kct ai começaram a bloquear um monte de gente por causa do spam e algumas pessoas nada a ver foram no fogo cruzado. Tb baniram um patrocinador (q pagava 100 pila mensal) pq ele ficou puto da posição da GODOT não ser "anti woke"
Basicamente, depois da treta no twitter, algumas pessoas ficaram fazendo pull request ofendendo funcionarios do godot no git e foram banidos por isso. Mas pelo que vi não foi nenhum voluntário importante que foi banido, apenas trolls, inclusive a maioria dos que estavam se doendo no twitter nem desenvolvedores de jogos eram, eram seguidores de um streamer. Mas o Godot baniu muita gente no twitter sim, basicamente qualquer um que comentasse se opondo ao posicionamento político deles.
@@cocamaster0 pare de mentir na cara dura, TEVE PESSOAS QUE FORAM BANIDOS POR FRIZAREM, FRIZAREM AS PALAVRAS DO PROPRIO CRIADOR.... incrivel como alguem como vc vai longe pela propria ideologia tentando defender o indefensavel
Uma engine em si não tem ideologia, agora seus desenvolvedores podem sim ter algum tipo de crença ideológica. Desde que essas políticas ideológicas não afetem diretamente o que vou criar usando essa ou aquela engine, pouco me importa. Acho dificil (mas não impossível no mundo atual) que alguma engine imponha comportamentos e decisões sobre sua ideologia aos devs. Mas se isso acontecer, eu simplesmente vou abandonar essa engine. Não vou tolerar nenhum tipo de controle ou censura ideológica sobre o que eu crio ou faço.
Quando a Unity, Unreal e Construct se manifestaram pró Ucrânia na questão do conflito contra a Rússia eu não vi toda essa ladainha. A real é que é muito comum organizações, empresas etc, seja de motores gráficos ou não, se manifestarem politicamente. Só que quando se manifestam pró política hegemônica, como a maioria faz, passam um ar de neutralidade.
Achoq o problema n foi a posição política deles, foi o destrato de terem banido eles tanto do github quanto dos apoiadores. Eu discordo, mas entendo mto a frustração
@@ruanrichard7731 simmm! Sou a esposa do Tony hahahaha não sou da área mas apoio todos os projetos dele. Por isso elogiei como ficou bem explicado, pq eu sinceramente tava com dificuldade mesmo ele me explicando em casa hauahua
@@jonathanCristian-p8b Fork é quando há uma modificação do código-fonte de um projeto, que resulta em uma nova versão do software. como no caso da Godot é um Open-Source qualquer um pode ter acesso e fazer uma copia da Godot
Obrigado pelo comentário. Sim, e como deixei claro no vídeo, a Godot ainda é minha escolha, gosto de todo ambiente da engine, e como citado em um outro comentário. Twitter é twitter... sempre com polêmicas e problemáticas.
O maior problema é quando aparecer o mesmo problema que o Linux Mint teve em relação ao Ubuntu, era um fork e tudo, mas 90% do trabalho e investimento veio do Ubuntu. O correto msm seria os admin da Godot criarem vergonha na cara e pararem de querer serem os bonitos, isso é mania de grandeza de véio, achando q se apoiar algo idiota da geração atual esta sendo "cool"
Já ia criticar a Redot, mas vendo o contexto entendo porque surgiu esse fork já que a atitude da Godot não foi a melhor, e o problema nem foi ela se admitir woke mas ter bloqueado contas, isso foi basicamente por lenha na fogueira...
Clécio, sinceramente eu acho que a Godot foi longe mas chegou no seu pico. Eu acho q agr é só ladeira abaixo Eu mesmo gastei quase 1 ano num game mobile, que inclusive seu canal serviu de base Eu fiquei super decepcionado pela lib de In App Purchase do Android estar quebrada e os moderadores simplesmente nao aprovam PRs Agora meu jogo esta crashando, o Google rejeita apps com versao de API desatualizadas… Fora um monte de problemas evidentes com caches e render 3D que qualquer jogo mais complexo tem na Godot Eu amo a Godot mas desisti completamente Inclusive desisti do meu canal, sobre Godot, com mais de 1000 inscritos. Pretendo num futuro voltar com Unity, sei que vou perder muitos inscritos. Mas tenho certeza que vai ser um passo pra tras pra dps dar varios pra frente Eu sou grato ao seu canal, mas se por acaso vc ler isto, reflita um pouco sobre os acontecimentos e a realidade da Godot Abraço
E nunca falaram q teria isso. Por isso q essa treta n tem nada v saca? N importa a engine sendo q é vc quem vai botar oq quiser. É tretinha besta sem sentido isso ai
Mea culpa: essa versão é realmente oficial, eu estava errado. Mal explicado e possivelmente ainda baixou um vírus. Essa build ai não é oficial da Redot, saberia disso se tivesse se informado melhor. A Redot AINDA NÃO TEM BUILD OFICIAL, NÃO BAIXEM. Única forma no momento é baixar o código no git e compilar localmente, ou esperar mais uns dias pra lançarem uma build oficial.
A ideia não foi explicar toda a treta, mas citar o que é a Redot. Como comentei, no final das contas a engine (na minha opinião) é apenas uma ferramenta. E sim, essa é a build oficial, já citada no twitter oficial e no site (que passou, a pouco, por um redesign). O usuário cloudwolf detalhou aqui nos comentários um pouco mais toda treta e motivos do surgimento do fork.
@@clecioespindolagamedev Realmente, fui olhar agora antes de sair para o trabalho e eles anunciaram que era oficial, engraçado como algumas horas fazem diferença nas coisas. Mea culpa.
@@Nihil-sp5bz què isso, de boa. Sua colocação sobre a explicação curta pode ter confundido mesmo. Eu tbm vi agora que do vídeo que gravei ontem para hoje o site já mudou 😅, então é constante a atualização. Mas sigo, como disse no vídeo, com a godot, apenas acompanhando o cenário. Obrigado pelo comentário anterior também, pois assim a gente consegue enriquecer e dar mais base para entender a situação de toda história 👍
o problema foi o caos que foi feito por uma pessoa descontrolada, imagina se mais dessas pessoas que trabalham la do nada faz loucuras e nos que usamos a engine só sai perdendo
Sim, mas a engine perdeu várias pessoas que estavam investindo na engine, por que a godot estava mais preocupada com política do que com a engine, isso atrasou a engine.
@@chimerarj independe????? kkkkkk, os caras literalmente ganham milhoes com as empresas third party deles com o curso gdscript do godot e adaptação para consoles(que inclusive é muito engraçado isso, O JUAN o criador falou que não teria como fazer adaptação de graça para os consoles na engine mesmo tendo engines que fizeram isso de graça, mas para ele criar uma empresa paga para fazer isso cobrando 2 mil dolares ele faz) quem confia no godot só vai se lascar, uso a engine mas assim como a unity sei sair na hora que eles se perdem
Eu sinceramente nao irei migrar, nao preciso gostar da autora de harry potter para assim gostar dos livros dela. Entao da mesma forma, eu nao preciso me incomodar com as opiniões de ninguem, eu so ligo para a minha opinião própria. A ideia do redot é interessante, mais vamos ver se ela consegue se sustentar só. Se for para escolher uma so por ideias, fico onde estou.
Fico pensando, que a godot vai pra algum lado e a redot tbm sera q elas vão ficar melhores em areas diferentes e assim vai acontecer e batalha epica entre elas.. Enquanto uma tem a sua eficiência maior no 2d a outra no 3d e plaft puft bpow explosao e tudo mais
Ferramentas de desenvolvimento ainda não "pensam", não tem ideologia, não tem vida. Humanos tem ideologias, comportamento e, portanto, os humanos podem ser "Woke". Como um Game Engine pode ser "Woke"?
Não foi por isso, foi devido a outros detalhes. Ex.: A godot não aceita PR que inclua facilitação de portabilidade de build. Isso porque os criadores ganham dinheiro fazendo a portabilidade. Quando criticados por isso, começaram a bloquear pessoas. Eu explico resumidamente num vídeo que fiz recentemente.
Concordo, Lucas. Por isso que penso que qualquer que seja a engine é apenas uma ferramenta. Gosto da godot por ser mais objetiva e simples que outras engines. Mas seja godot, unity, unreal ou qualquer outra, cada Dev é o que realmente conta na hora de fazer o jogo.
Grazadeus alguém q pensa. Chega a ser falta de Qi essa tretinha ahe. O importante é fazer jogo, se gerale stivesse fazendo jogo e estudando nem no tuiter estariam pra ficar escrevendo
esse termo é um espantalho retórico usado pela "anti-lacração", woke seria uma forma de teoria da conspiração onde grandes empresas passam a apoiar minorias, causas sociais e grupos de esquerda autoritária. Como dito é um espantalho ou seja, algo usado para criar pânico moral na população um inimigo imaginário que devemos nos unir para combater. É lorota, balela, piada de mal gosto, a pessoa que acredita em "ideologia woke" sem ter mau caráter ou ser uma idiota manipulada com muita certeza usou drogas em específico o crack.
Woke, ou Lacradora como é conhecido pra gente, é quando alguem pratica militancia identitaria de esquerda, como o Feminismo, Movimento negro, a propria comunidade HLGBTQQIA+ e tal
@@myen2784 Disseram que futuramente vai passar por mudanças naturalmente, eu por exemplo estou criando meus projetos na REDOT agora, a comunidade no discord está bem forte, com mais de 7 mil membros
Da série de problemas que só existem no Twitter, foi um fork criado apenas para e por uma bolha mimizenta do Twitter. Duvido que avance realmente mas se avançar bom pra eles, sigam felizes do seu jeito. E sim galera tudo na vida é politica, inclusive o fato de ser FOSS. #paz
cara essa treta toda nn faz o menor sentido, a admin do twitter ja foi até tirada, e a glr vai deixar 10x mais dificil de desenvolver pra godot pq eles acham que tem lacração. ah vai te cata nn tem oq fazer mesmo né
desculpa clécio, mas eu não tenho respeito nenhum pelos criadores e pelos "fãs" da redot, pq são esses mesmos que estão fazendo review bomb na godot esse fork surgiu simplesmente porque os devs da godot são abertamente contra lgbtfobia, coisa que segundo esses caras é ser "woke" o pessoal da godot tava mais do que correto em bloquear essas pessoas. e pro cara do comentário no video, não existe isso de "deixar de lado" preconceito, isso é ser omisso e conivente, mas duvido que ele não saiba disso
é sempre assim, discursam sobre um comportamento reprovavel inventam que estao do lado certo e pronto... todos que falarem contra oq vc fala é do lado do odio. Manipulação e desonestidade não são saudaveis para nenhuma comunidade, se a godot é isso... eu quero que se exploda junto com tudo que seja referente a esse progressismo doente.
É desrespeitoso bloquear e não ouvir pessoas que doaram tempo para o crescimento de algo, nada profissional, muitos pediram para que a Godot não se envolvesse nisso e foram bloqueados. A Godot tem direito de se posicionar, porém era só fazer um texto curto e respeitoso como resposta, se tivessem levado isso com profissionalismo não teria tanta repercussão como teve.
Mas eu não entendi, o que afeta na prática? A Engine limita o que vai ser criado? Os patrocinadores não permitem jogos violentos ou com personagens sexys, etc (coisas desse tipo) ? Sério, eu não entendi mesmo o que levou a criar uma outra versão. Se for por limitações chatas para desenvolvedores, eu concordo mas se nada afeta é bobagem. De qualquer forma é bom acompanhar a Redot, de repente podem adicionar features interessantes, novas ferramentas, não custa ficar de olho. Enquanto isso nem consegui decidir qual engine aprender 😂
Devs foram expulsos do Github da Godot por apenas esboçar sua insatisfação por seus líderes apoiarem o movimento woke, ou seja, por misturarem política com desenvolvimento.
Não tem limitação nenhuma, foi uma treta por questões ideológicas rasas. Esse pessoal "anti-woke" pega pilha fácil demais. E outra, pensem no motivo do nome Redot... E você vai entender que tipo de pessoa pegou pilha.
Agora sobre minha expectativa sobre a Redot, sinceramente acho que ela não ira muito longe já que foi criado por uma discussão momentânea e não tem nenhum recurso inovador em contraste com a Godot. Faria mais sentido se tivessem criado uma comunidade não woke para a Godot doque um fork
Para mim não vai pra frente, mas a logo é bonita, saudade quando as empresas não botavam qualquer um no controle de suas redes sociais, hoje em dia tenho nojo das rede sociais de empresas, é um negócio irritante, informações importantes nunca estão lá, mas comemoração de data aleatória ou blablabla tem de monte.
Tbm acho, sendo q é vc quem coloca ou n oq quiser dentro do seu jogo, então tipo??? Quando a galera entender isso vai perceber q n importa se dentro da empresa tem lgbt trampando ou n. É vc quem faz o seu rolê e fé. O errado foi bloquear e etc, mas do resto vida q segue
Já pensou o quanto da experiência de desenvolvimento (DX) vai ser prejudicada se quando você for clicar em "Importar Todos" estiver escrito "Importar Todes" 🤣 Mais GameDev e menos ativismo vazio.
Muito bom vídeo meu amigo. Ainda sigo firme na Unity, é a minha engine do coração, mas com certeza vejo a Godot crescendo e agora com a questão do fork. Vamos esperar que essa situação logo se acalme e que ambas as ferramentas possam coexistir pacificamente. Fraterno abraço.
Eu já acompanhei muitos forks nesses meus 25 anos usando open source mas essa é a primeira vez que alguém faz isso porque não gostou do que alguém publicou no Twitter, e o que publicaram não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com a parte técnica ou a liberdade do projeto. Oh gente idiota. Quem embarcar nessa vai se dar mal, vamos ver como esse fork vai estar daqui a 1 ano.
esse fork vai morrer, o motivo dele é literalmente retardado, como disse no meu comentário woke não existe, é espantalho retórico de uns fracassados. A engine tá lá gratuita pra usar ai tu vai forkar apenas pq não gostou doque uma das pessoas da comunidade falou, se for assim vou forkar tudo só por que "joãozinho" falou "x coisa" e que não gosta de "y". Redot nasceu pra ser piada, nasceu pra sofrer bullying.
O cara vai lá e cria um fork para dizer que não é 'woke'? Se essa for a única motivação da Redot, então já nasceu morta. Não tem nenhuma obrigação de vc criar jogos Woke na Godot, então fico nela tbem.
O ponto da Redot não é só isso e a história foi mal explicada. A treta toda começou com um ponto bem besta que foi esse post sobre a Godot ser "woke" porém o que transformou essa bola de neve em avalanche foi o comportamento da gerencia da Godot. Um dos desenvolvedores começou a xingar geral e bloquear qualquer um que reclamasse mínimamente, até mesmo se falasse "foca na Engine e esquece política, porfavor". Em um desses blocks um Patrão Platina que doava 100 dólares por mês foi bloqueado no twitter e fez uma postagem mostrando que tinha sido bloqueado e anunciando que ia cancelar a doação pra engine. Além disso, desenvolvedores que contribuíam pra engine também foram bloqueados do GITHUB. Somado a tudo isso, a Redot diz que fora esse problema da falta de assumir responsabilidade dos líderes do projeto (já que ninguém sofreu nenhuma consequência pela forma infantil que reagiu ao comentários do post). Também tem um problema que eles dizem ser crônico na Godot que é a falta de comprometimento com certas funcionalidades da engine, que tem sido deixadas de lado, principalmente a parte 2D em favor de melhorias pra 3D pra atender grandes empresas. Dizem que muitos desenvolvedores tem ficado frustrado porque só o que os mantenedores do projeto acham válido que está sendo aprovado e várias funcionalidades consideradas básicas por muita gente, não existe na Godot porque eles consideram "bloat".
@@cloudwolf3972 Tá mas no final das contas isso não faz a menor diferença, um projeto precisa de gente experiente e motivada já que vai colaborar trabalhar DE GRAÇA, e até agora que fez o fork só mudou o nome, a logo, não mexeram nem no read.me... kkkkk Qual o próximo passo? Ficar forkeando cada atualização que o outro fizer e não produzir nada? Birra por divergência política não me parece uma motivação sustentável à longo prazo.
Estou pouco meu lixando para essas tetras "políticas" o tanto que atenda minhas necessidades podem até me chamar de "woke". No momento estou aprendendo a usar a DEFOLD devido aos executáveis menores e melhor suporte a exportação para consoles!
Defold é bom. Usar linguagem lua é uma delícia; o tilemap da Defold é excelente, e a exportação do projeto para diversas plataformas é show de bola. Mas deixa a desejar na entrada de texto e eventos de click; fora que são muito burocráticos na instanciação de games objects em tempo de execução. Se melhorarem nisso, ao meu ver, é uma engine que vai pras cabeças.
Ficar fazendo birra pq acha que pode se afastar de política é coisa de imbecil. Tudo na vida é relacionado à política, inclusive o fato da Godot ser open source é um ato político. O povo que foi bloqueado no twitter pq ficou pagando de otário mereceu ser bloqueado. Espero só o pior para esse povo preconceituoso que acha ruim a equipe da Godot ter um posicionamento contra preconceito.
Ah então tô indo pra Redot, se são a mesma coisa. Cansei dessa onda patética de woke. Acho um ótimo protesto migrar pra uma engine que não fique fazendo propaganda política.
🤣🤣🤣é sério que a galera vai parar de usar a Godot por causa de ideologia de lactação ou progressimo?🤣🤣🤣 Se fosse assim Harry Potter teria acabado, já que a criadora é transfóbica e compara licantropia com aids. A gente vai acabar dando dinheiro de um jeito de outro, só de comentar sobre.
Imagina que loucura trocar de engine porquê a moça que cuida das redes sociais cometeu um erro estúpido kkkk Eu sinceramente acho que a equipe da Godot deveria trocar a gerente de comunidade pra evitar mais problemas, de resto esse fork não tem muito futuro, o cara que criou o fork nem contribuía na Godot e ainda disse que estava aprendendo a engine, como que alguém vai confiar nessa versão... é só fogo na palha.
@@TheGabrielMoon Você tá falando de qual lado? Concordo que as publicações sim. Agora sair bloqueando vários usuários (inclusive gente que fazia doação) por causa de uma opinião diferente é loucura.
Na verdade boa parte da treta foi em relação à moderação do discord Godot Café, que não é nem um discord oficial da Godot. O que a gerente de comunidade fez de errado ao meu ver foi só sair banindo um monte de gente no twitter, foi bem sensível nesse aspecto.
ééééééé criaram uma cópia exatamente idêntica só pra dizer que não é wooke, acho que nem vale o tempo de baixar essa versão se a engine é gerenciada por wook ou não, quem vai trabalhar nela é os devs, acredito que é uma briguinha ideológica boba demais.
Redot é só um choro de mimadinhos, não caiam nessa pessoal. O projeto e a equipe da Godot segue firme e forte, nada aconteceu, não existe nenhum motivo pra fazer um fork no momento.
Salve Clecio, paradar aquela força vou volocar o #redot aqui! Só queria continuar a fazer meu game, mas meu pc morreu e o tablet não esta suportando agora eue o game esta ficando grande kkkkk, um dia volto para terminar e lançar!
O ponto de ruptura aconteceu quando o moderador do Twitter e do Discord começou a banir qualquer usuário apenas por comentar que não se importava com ideologias e que era melhor focar no motor. Na verdade, se você tivesse dito o que mencionou no minuto 6:48 do seu vídeo, teria sido banido como os outros. O mais triste é que a pessoa responsável por isso não foi retirada da equipe e, horas depois, começou a se gabar de como era imune às reclamações
E a queda começa dessa forma... não focar na engine e manter uma pessoa como essa na equipe... estão cavando a própria cova... e já tivemos um exemplo recente de decisões erradas que destruíram um jogo de milhões.
Baniram também no gitHub e isso foi só a gota d'água.
Tiveram muito mais coisas.
:/
Ainda bem que não uso Twitter/X. Estou fazendo meu jogo 3d na Godot, espero conseguir lançar na Steam ano que vem.
sucesso ai
@@Atrionvecx kkkkkk. Eu tô usando o BigLinux, um amigo que tbm está na tarefa tem usado Windows.
vai continuar na godot mesmo? se já tiver página da steam do jogo manda que vou dar wishlist, uma força pra quem for permanecer na godot.
manda o link do seu jogo no Twitter/X q eu te sigo
oiii, quanto tempo, fazendo planos, ai sim
Se vale uma recomendação, eu recomendo o vídeo de um canal chamado TeClas (focado em conteúdo jornalístico sobre TI) sobre esse caso, onde ele da uma destrinchada em como esse caso aconteceu e comparando com outras forks, é um bom vídeo eu diria.
Caraca! Como eu não conhecia o TeClas ainda??
Excelente canal! Obrigado pela recomendação!
Estou acompanhando o Redot e posso dizer que eles estão levando bem a sério isso, já estão mais maduros hoje com releases e efetuando merge entre o que é feito no Godot com o que eles estão mantendo no Redot.
Também estão aplicando as mudanças necessárias para ficarem independentes, e aplicando melhorias. O negócio está ficando sério.
Eu mesmo irei começar a contribuir por lá.
pode ir
Godot é open source, isso é normal, tava demorando para ter variações dela
No fim das contas toda essa briga faz bem pra comunidade...
Nada impulsiona tanto a melhoria quanto a competitividade!
Achei a notícia mal explicada. Você não entrou em muitos detalhes da treta. Também acompanhei de fora mas em resumo:
- O post da Godot ser "woke" gerou comentários do tipo "para de se envolver com política, foca em fazer a engine" e comentários similares. (Fora os sem noção, claro).
- Por conta dos comentários, um desenvolvedor (xananax) xingou muita gente no Twitter e no Discord, bloqueando e banindo várias pessoas nessas plataformas.
- Uma das pessoas bloqueadas no Twitter foi um contribuidor (doador) platina, que doava 100 dólares por mês pra Engine. O mesmo postou no twitter que iria cancelar a doação por ter sido bloqueado só por ter comentando que deveriam ficar fora de política.
- A resposta da gerência da Godot (primariamente o Juan) foi de "assumimos a culpa" sem punir ninguém e de "dar um tempo do Twitter" fugindo pro Mastodon.
- Também teve banimento de desenvolvedores que contribuiam pra Godot no Github. Foram bloqueados do projeto dentro da plataforma.
- A galera por trás da Redot afirma que o gerenciamento do projeto da Godot tem sido negligente com várias features básicas e necessárias pro motor e com funcionalidades que tem sido desenvolvidas pelos contribuintes mas nunca aprovadas. Alegando que eles favorecem mais features pro 3D pra atender grandes empresas do que features 2D pra atender a comunidade.
- Outra alegação da equipe Redot é que a Godot não tem Road Map ou algo similar, um planejamento a curto prazo.
Ótimo resumo da treta, eu não quis fazer um vídeo muito extenso e trazer todos detalhes de bastidores mesmo. A intenção foi mais esclarecer o que é a Redot e qual minha decisão (usarei ou não usarei). Mas sua explicação foi excelente e bem resumida. Em um vídeo, trazer cada ponto, e comentar, ficaria muito obrigado extenso. Obrigado pelos esclarecimentos para comunidade 👏
@@clecioespindolagamedev Muito bem resumido realmente.
Eu fiz um vídeo falando justamente sobre esses tópicos.
Muito inteligente banir suas fontes de recursos. :v
Eu não entendo essa vontade que dá em quem tá grande ou ficando grande em querer falir. Vou continuar usando Godot por hora, mas se antes eu tinha muita vontade de contribuir, agora essa vontade não é tão grande assim.
Deveria estar fixado.
:/
@@BuglogSTG
Entenderá quando ver o histórico que está acontecendo em muitas empresas.
Essas pessoas não ligam porque são financiadas por fora, fazem isso em série nas empresas e não estão nem aí.
Espalhar a agenda é o que importa.
:/
O único problema que eu vejo nessa história é a Godot expulsar gente do fórum por conta de posições políticas. Podem perder boas opiniões e desenvolvedores por conta disso, o que poderia atrapalhar o desenvolvimento da engine. É só isso que me preocupa, seja a equipe da Godot woke ou não (como foi dito, a Godot é uma ferramenta apenas, mas censura é broca). Se a equipe da Godot começar a exigir posicionamento político de quem USA a engine, aí a história é completamente diferente, graças a Deus não aconteceu. Quanto a Redot, se atrairem bastante gente, pode até se tornar uma engine a parte mesmo, evoluindo aquém da Godot, implementando recursos diferentes e avançando em áreas onde a Godot falha. O problema é que são novos, o suporte pode ser complicado e não tem consolidação de mercado. Vamos ver no futuro como esse projeto evolui.
Sinceramente ainda não entendi como o posicionamento de A ou B dentro dos escritórios de dev da engine vai mudar o que eu estou fazendo no meu estúdio!!
E francamente temos que ter poder retórico suficiente para comentar apenas o suficiente de acordo com as necessidades do projeto sem que nada que possa afetar certas sensibilidades vase!!
Eu explico justamente isso no meu vídeo.
Dá um confere, são só 10 minutinhos. ou menos em 2x.
exatamente por isso que a maioria das empresas prezam pela ambiguidade nesse tipo de assunto, ninguém sabe o posicionamento político da Unity, Unreal, GameMaker, Construct, RPG Maker e etc. Eu também concordo com sua primeira afirmação, pouco me importa a opinião política da empresa, só quero usar a engine, porém, quando há um posicionamento, ainda mais provindo de atitudes infelizes, pode fazer com que o público afirme ou duvide de coisas. Pense só, a Godot literalmente bloqueou o acesso do repositório da engine de um usuário que fazia doações mensais pesadas só porque ele comentou "deixe isso de lado e foque nos jogos", não acha que isso é uma atitude autoritária? Se a Godot tem tendências a seguir para esse tipo de atitude, qual seria os possíveis próximos? Fazer uma whitelist para acessar o repo? Apenas quem concorda com a ideologia tem acesso? Apenas quem faz doações tem acesso? deixar o repo privado e vender acesso? Tudo passa a ser possível, por isso a ambiguidade é o ideal para uma empresa e qualquer posicionamento tem que ser repudiado, a Godot ta com a imagem manchada por conta desse tipo de posicionamento, para ela limpar a barra vai levar tempo, ela não pode errar, ainda mais depois da política de monetização da Unity que fez a Godot ainda mais conhecida
eu vi essa treta quando o Twitter tava banido, cara que loucura, teve gente sendo banido do discord por fazer uma pergunta, teve memes sobre isso, canais focado na godot começaram a falar sobre a Redot.
Se o até o Blender que nem game engine direito é teve jeito, imagina pra uma game engine completa como a Godot, não fiquem com tanto medo, tudo pode mudar ou não.....
O aprendizado que fica é: "Independente da Engine não pare de fazer games." É lamentável que opiniões políticas e preferencias pessoais interfiram no projeto, acredito que a principal motivação para o fork foram os patrocinadores e apoiadores financeiros inclusive, terem sido banidos e bloqueados, foi um descaso e desrespeito total, entendo 100% quem sofreu banimento e optou por se desvincular totalmente da Godot. Enquanto a Godot prestar para fazer jogos vamos usar, ainda vai ter público mas, mais uma vez, é lamentável que tenha acontecido da forma como aconteceu.
Perfeito! É por aí, irmão!
Filho código Livre é politica , teu comentário é bobo no mínimo, enfim o código Livre é anti copy-right , tanto as licenças MIT , Copy-left e outras licenças por ai !!!
@@CarlosAugustodesousaCarlos_sou tudo tem política, direta ou indiretamente, não critiquei o fork até porque a licença permite fazer, a crítica está em "deixar" as pautas políticas sobrepujarem o objetivo da ferramenta, se tu não entendeu isso tá aí a explicação.
@@orochasamuel as pautas ja estão no Software num adianta ficar de xororo
@@orochasamuel Ser ela está em tudo, ter ela é igual ter nada. Amigo, a partir do momento que você aceita que tudo/ ou está em tudo, você fica em uma posição dificílima de defende sua posição.
Valeu por me informar que eles são politizados, isso salva vidas. Eu odeio todas as políticas, então a política que eles odeiam eu também odeio.
A princípio o fork só interessa aos devs da ferramenta em si e não aos usuários da ferramenta. O Game Dev é uma forma de arte! A Engine é só o "pincel"! Por meio da "arte" o artista se expressa. Vale a pena observar a tendência de cada uma! Se houver qualquer tipo de "censura" à liberdade de expressão dos game devs em qualquer uma das duas, aí sim, vale a pena mudar! Se o dev se sentir tolhido, é claro! Liberdade acima de tudo!
Não há nada que tolha a liberdade criativa dentro da engine, a treta toda rolou só na parte da comunidade prq certas pessoas acham que a ""liberdade"" está acima do respeito e da igualdade para com os demais membros.
@@chimerarj A comunidade tem suas regras! Quem não gosta dela que se "mude"! A questão aqui é que "respeito" é mais que ideologias política. Respeito é deixar as pessoas viverem suas vidas como eles escolherem!
O cultura woke, que pretende ser detentora dos valores sociais, é uma imposição cultural que pretende impor a todos valores do estilos de vida de supostas minorias.
Mas, todos que a adotaram estão se arrependendo pq começou a doer no bolso.
Viva o livre mercado!
@@valdomiromorais Amigo, a discussão aqui não é "representatividade de minorias na mídia", é sobre regras de uma comunidade de gamedev.
Ninguém tá apontando arma pra cabeça de ninguém obrigando a "concordar" com estilo de vida ou a viver igual, a única obrigação é respeito mútuo de todos.
@@chimerarj Pois é, amigo! A liberdade da qual falei e motivou sua réplica inicial é a liberdade criativa! Se o game dev não for tolhido em sua arte, o que importa a camada da engine!? É só o "pincel"! Vc tocou em sua réplica em cultura "woke" o que me forçou a tocar no assunto em minha tréplica! Aí, ao que parece, vc gosta de alongar conversa sem fim, vem com essa última! Aqui não é o local! Nosso amigo Clécio demonstrou o que é correto!
Regras são regras! Quem não gostar, procura outro "pincel" e tá tudo certo!
Eles que se mtem, contanto que a engine continue e que tenha o que eu preciso para fazer os jogos....
Olha concordo plenamente com seu comentário ,e na minha opinião se essa Redot tivesse novas funcionalidades e uma interface diferente da godot eu até pensaria na possibilidade de utilizar essa engine.
Ah... Legal o fork e tal, podiam transformar em outra engine e colocar features novas, sei lá, mas sinceramente? Meu jogo num pensa, então pode ser qualquer engine kkkkkkkkkk
Isso acontecerá ao longo do tempo, vou usar o redot e aproveitar para fazer algumas brincadeiras
É sobre isso... n importa a engine... é vc q vai fazer e botar oq quiser nela. Essa treta ahe chega a ser inútil quando a galera percebe isso.
Apesar de discordar do pessoal "antiwoke", eu sinceramente achoq isso vai ficar interessante dps de uns meses. A equipe da Godot realmente tem um caminho a seguir e não aceita coisas contrárias no projeto. Já ouvi falar no Linietsky recusando PRs que facilitariam portar os jogos pra consoles, pq ele ganha dinheiro justamento com isso, deixar isso entrar na Godot pra ele seria facilitar a concorrencia. Ent estar livre desse tipo de coisa é interessante
Justamente.
Mesmo que a Redot venha a simplesmente ser usada para portar pra consoles por exemplo ainda vai tornar a comunidade mais rica. Viva ao Open Source!
Se tiver interesse dá uma olhada no meu vídeo, explica um pouco mais dessa insegurança que o pessoal da comunidade Godot tem sentido.
Po se eles adicionarem o port para consoles na redot, eu migrarei na hora.
Fiquei interessado em um fork que une as duas. GoRedot? ReGodot? Não precisar mudar de engine e ainda ter port a consoles. A comunidade só tem a ganhar com projetos correndo em paralelo: novas experimentações e possibilidades. A comunidade Godot tem potencial... se tornar tão grande quando o blender ainda requer muita caminhada.
@@diogorbg Até onde eu vi eles pretendem ainda pegar coisas da Godot, se houver uma atualização interessante lá eles vão pegar, e dizem esperam que godot façam o mesmo com eles.
Eu usava e adorava a Unity, mas depois daquela decisão que matou totalmente com o publico deles (mesmo que depois tenham voltado atrás) ela não é mais confiável, dai eu descobri a GODOT, opensource e tal, que sobrevive de doações do seu publico, eu adorei isso e vi um grande potencial, mas ai a GODOT vai e bane os seus próprios apoiadores de nível platina só pq não querem misturar politica com uma Game Engine (eu mesmo sou absolutamente contra a cultura WOKE), então eu me senti sem rumo...e eu espero muito que essa REDOT seja melhor que o original e que não se envolva com os WOKE, mas ainda não coloco minha mão no fogo, ou eu volto para a Unity nesse meio tempo ou sei lá vou para a GameMaker....estra complicado ser Dev hj em dia 😔
Relaxa amigo!
Eu também me senti um pouco assim quando aconteceu. Mas a coisa parece maior do que realmente é.
Eu dei um passo pra trás, respirei e fiz um vídeo tentando me ater aos fatos.
Godot4.3, ouvi dizer que essa galera da REDOT nao tem corpo tecnico suficiente pra tocar esse fork. Fiquei sabendo desse fork pelo canal TeClas. Fiquei aliviado com o seu comentario sensato Clecio!!
Eu tava completando por fora desse assunto. Obrigado pela atualização
Se quiser saber um pouco mais sobre o que aconteceu, eu fiz um vídeo bem resumido. 😁
Levantar bandeiras nunca ajuda, somente segrega.
@@gordinhojedi3094 na real n, pq os cara q estão tentando forkar já se mostraram bem inexperientes , até essa engine ficar utilizável sem ser a literal cópia da godot td mundo ainda vai preferir a original e ao q tudo indica os caras só estão atrás de like e umas doações pra scam , e o posicionamento politico de 1 ou 2 na godot n interfere no q é feito no teu Studio , ent a maioria só vai ignorar isso ( msm sendo contra "woke")
@@gordinhojedi3094 Slk tu mandou o S3 logo de cara, isso ai é hack
Ótimo vídeo Clécio tenho usado a Godot e tenho gostado muito
Devo admitir que gostei da logo da Redot. Se algumas pessoas decidem boicotar a Godot, pois vai contra a visão de mundo deles, ou porque não está focando nas features que querem, e em vez disso dão o dinheiro e se voluntariam pra outra organização, é direito deles, e todo mundo se beneficia, pois se der certo tanto a Redot pode pegar codigo da Godot, quanto a Godot pode pegar código da Redot. Além disso, eles não precisam de muito pra manter um fork, tem fork do Blender como o Blenderforartists que é mantido por só três pessoas dedicadas. Dito isso, não sei se essa Redot tem futuro, e também vou continuar na Godot. Não dou a mínima se a Godot se posiciona no twitter a favor de LGBT, coloca arco iris na logo, e etc.
Não foi só porque foi contra a visão deles, é por que eles nem foram ofensivos, muitos pediram apenas para a Godot não se meter nesses assuntos, mas foram bloqueados, se a Godot tivesse apenas respondido algo mais profissional mesmo que contrariando, não teria tanta revolta.
@@Sethmv As pessoas não entendem algo tão simples
@@Sethmv não se meter em QUAL assunto?? Dá pra ser mais específico? Prq até onde eu entendo, qualquer comunidade saudável tem que ter políticas que preguem por respeito e contra qualquer tipo de discriminação (racismo e lgbtfobia incluso) contra seus membros.
seria bom se tivesse algo que a godot não adicionou que é a criação de sprites e cenarios através do proprio programa uma interface mais auto explicativa pois eu aprendi mais no game maker do que em qualquer outra plataforma.
@@batatao03 tem plugin para isso. Nao lembro o nome, mas já vi um video sobre e achei muito bom.
E a ideia do Redot é ser mais focada no que a comunidade quer. Eles não vão quebrar a compatibilidade com o Godote sempre que o Godot for atualizado eles vão aplicar as mesmas atualizações, mas também adicionarão outras coisas através de módulos que já virão instalados.
Esperava este vídeo, valeu Clécio
Sinceramente, deixando de lado aqueles que problematizaram propositalmente, eu entendo quem não gostou.
Estamos vendo o quanto politizar (independente dos lados) tem causado perdas para varias empresas de varias áreas de entretenimento.
Sendo uma Engine que depende fortemente de doações e apoio de terceiros, existe a possibilidade das empresas que doam para a Godot, deixarem de fazer suas doações, com receios do respingo dessas polemicas, e isso pode causar demora e atraso nas atualizações da Engine.
Sem contar com quem é contra a posição e que é doador e pode deixar de ser doador, reduzindo ainda mais a arrecadação de fundos para os desenvolvedores da Engine.
E isso é claro, afeta a nós que usamos e dependemos das melhorias da Engine para nossos projetos, e pensando nisso racionalmente, eu concordo com a ideia de que seria melhor deixar a "politica" de lado, a não ser que; Ao assumir qualquer ideal politico, as pessoas que se sintam representadas por tais ideais políticos, contribuam nas doações e desenvolvimento de maneira semelhante ou até superior em relação as empresas e pessoas que podem deixar de doar e de contribuir no desenvolvimento direto da Engine em si, o que acho muito difícil de acontecer.
Porém, independente disso, não há o porque deixar de usar a Godot apenas por isso, a não ser que a coisa desande ridiculamente, mas acho difícil.
Banir até doador premio por causa de fala que "foque no mecanismo, não na politica", é desanda ridiculamente?
@@ambientedecriacaodejogos4313 Então, acho que isso é mais um aspecto do moderador que fez isso. Eu considero desandar ridiculamente se os outros detentores da conta da comunidade endossar essa moderadora e ir mais além nesse aspecto. É claro que, a falta de punição para com ela já é meio caminho para esse desandar.
To estudo pra criar um jogo e eu tinha escolhido a godot, e pra mim tanto faz, se o godot continuar recebendo atualizações tá bao pra mim
Projeto de código livre é complicado. Eu não cheguei (e nem quero) me aprofunda na treta, mas se chegou ao ponto de bloquear alguém do projeto, digamos que não deve ter sido somente um comentário do Twitter que gerou isso. O Fork talvez tenha sido a melhor decisão e ambos os lados podem trabalhar da maneira que acha melhor. Particularmente eu não acho a justificativa de "mais liberdade" no código do projeto seja sinônimo de algo bom. As vezes as PRs podem ser bloqueadas por uma preocupação da estrutura do projeto como um todo. Enfim #Redot mas na torcida que a #Godot continue forte
os caras fazem muita tempestade em copo d'agua
Clécio faz um video ensinando a fazer uma tela de opções na godot
São dois trabalhos, o de baixar e depois desinstalar por faltas de atualizações em comparação a Godot, que tem uma equipe realmente dedicada a isso
pior que é isso, eu gostei da cor e tudo mais, mas só mudar e eu criar um tema e fica igual e pegaram ainda de uma versão que não tá estável
Não sei não, hein. Esse pessoal da Godot afastou a maior parte dos investidores (alguns já declararam que vão investir na Redot) e eles estão bloqueando uma porrada de gente que contribuía no github. Basicamente estão afastando boa parte do pessoal que era dedicada e quem metia grana.
#Redot
Eu nem sabia desse B.O com a Godot, eu lembro que no ano passado tentei usar ela mas não sai muito do lugar, e esse ano eu conheci a Gdevelop, foi uma engine que me agradou muito e comecei meu projeto, não sei quando vou lançar o Capitulo 1 dele mas minha expectativa é desenvolver o melhor jogo possivel, eu não tenho pressa porque sei que muitos jogos incríveis levaram anos para serem feitos, o importante é que cada um encontre sua ferramenta e consiga expressar sua criatividade e ideias no seu jogo.
@@Fenix-p2BR eu acompanhei. Aqui em canais em português não teve quase nada a respeito, mas na gringa tem vários canais contando a bagunça toda que foi. Começou no Twitter, acho que um dos primeiros foi uma conta que só falou "foquem-se na engine, não em política" e foi banido, acontece que era um estúdio que era tipo contribuidor platinum (tipo 100 euros/mês). Daí um monte de gente perguntando "o que aconteceu?", "Pra que isso?" e as contas sendo banidas porque o cara do social media da Godot "surtou".
Eu pensei no começo que foi só esse cara, mas uma galerinha significativa da Godot parece pensar assim. Dia desses soltaram uma nota. Basicamente um "segue o jogo!" Não vão mudar nada em relação à postura,só mandaram embora um dos caras do social media e passaram pano.
Muito cedo pra ser uma alternativa. Talvez daqui a 2 ou 3 anos SE for pra frente.
esse SE já pode ser descartado, o motivo da engine não é plausível, é mais como uma piada de mal gosto vendida como alternativa.
Eu espero bastante que essa REDOT vá pra frente, mas só o tempo vai dizer
Meio paia eles cuspirem no prato que comem. Não basta dividir a comunidade porque, sim, opinião política causa esse tipo de coisa, eles ainda fazem tal insensatez com os próprios patrocinadores. Bom, tomara que eles tenham aprendido com isso e que essa daí vire uma nova e boa engine pra felicidade da rapaziada. Eu particularmente não vou largar a Godot, mas que isso pode ser um prelúdio pra algo desagradável, isso pode.
#redot
não entendi... o que a equipe da Godot fez?
@@mateusmiguel9718 Parece que alguém de lá de dentro que cuidava das redes sociais resolveu se posicionar politicamente em nome da Godot. Aí, muita gente reclamou do fato de eles terem se posicionado politicamente. Alguns por terem o viés político oposto, outros pela polarização que isso poderia causar e por conta dela ser open-source, tipo, pra todo mundo e poderia acabar dando problema. Aí, os responsáveis pela engine começaram a banir um mundo de gente de suas redes sociais e comunidades, até mesmo APOIADORES, tipo, gente que dava seus dinheiros para ajudar o projeto. Que idiotice, não? Bom, de tanto a comunidade encher o saco deles, eles publicaram um pedido de desculpa genérico dando migué. Aquele tipo de pedido de desculpas esfarrapado, sabe? E disseram para contatá-los quem foi banido para que fossem desbanidos, ao invés de simplesmente desbanir todo mundo. Foi o que eu entendi.
Não se trata de "cuspir no prato que comeu"... Os próprios caras da Godot é que debocharam da opinião dos DEVs, expulsaram e bloquearam eles nos seus canais.
Criar um fork e manter um projeto open source são coisas completamente diferentes. Acho bom esperar e ver se terão competência para tocar o projeto ou se o projeto vai morrer por falta de manutenção/investimento. Torço para que funcione. Quanto mais opções melhor. No fim, use a ferramenta que funcione melhor para vc.
tem nada, quem vê a parte politica como a parte mais importante de um projeto OpenSource, não deve ter competência para tocar em diante o fork de fato, se a acusação fosse grave até dava pra justificar o fork, mas "a engine é woke"... desculpa esfarrapada pra atacar a engine de graça, só colou com outros idiotas.
@@alicefofinhaUwU Mas literalmente o motivo do fork é pela godot prezar mais pela politica do que o mecanismo kkkkkkkkkkkkk. Além do mau-caratismo, pois não é só essa acusação que motivou o fork e você sabe muito bem disso.
Enquanto a Godot permanecer como OpenSource e continuar recebendo atualizações, vou continuar utilizando-a, pois não me interesso pela ideologia de terceiros.
Justo.
só não vá dizer "foquem na engine, não na política" que vc não será banido (aconteceu)
nem tem ouvido falar dessa versão mas vou continuar de qualquer jeito devolvendo na godot por que eu amei a engine continuo firme forte fazendo meus jogos
vai na fé, godot continua melhor opção, nem dá bola pra esse fork que já nasceu morto, quem migrar para redot vai se ferrar legal, vai ficar sem suporte, vai ter mais dificuldade e já aviso que será boicotado por uma gama de gente que achou o fork de muito mal gosto e desnecessidade.
@@alicefofinhaUwU pq o fork é de mal gosto? se ele foi feito por pessoas indignadas e que foram traidas pela GODOT? eu vejo é mais potencial nela a longo prazo
O problema é que a Godot Foundation lidou muito mal toda essa situação. Tenraram justificar os banimentos com o pretexto de a gerente de comunidade estar se protegendo de assédios e que acabou banindo quem não deveria sem querer. Na verdade, cada pesdoa que ela babiu foi porque quis, e na grande maioria apenas por pedirem para que não falassem sobre questões políticas.
Um motor de jogos não deve ser "woke" nem "anti-woke", mas apenas uma ferramenta para ser usado por qualquer pessoa independente de visão política, filosófica, ideológica, religiosa ou étnica.
Mano faz uma playlist criando um RPG tático isométrico
Se fizer eu viro membro hehehe
Uma série como essa infelizmente demanda muitos vídeos e complexidade para trazer com explicações e tudo mais, o que infelizmente, devido os 2 empregos que tenho atualmente não consigo fazer.
@clecioespindolagamedev
É realmente uma pena, se puder me ajudar com a movimentação em grid me avise, eu pago
Os caras tem que parar de usar a Microsoft. O papai Bill provavelmente pode estar envolvido em casos como o do P.Diddy. Mas eu não entendi muito bem esse lance de bloquear desenvolvedor? Não estou a fim de pesquisar. Faz um vídeo explicando sobre o que aconteceu.
Pelo que lembro depois do post da Godot uma galerinha caiu de hate pesado em cima spammando pra kct ai começaram a bloquear um monte de gente por causa do spam e algumas pessoas nada a ver foram no fogo cruzado. Tb baniram um patrocinador (q pagava 100 pila mensal) pq ele ficou puto da posição da GODOT não ser "anti woke"
Basicamente, depois da treta no twitter, algumas pessoas ficaram fazendo pull request ofendendo funcionarios do godot no git e foram banidos por isso. Mas pelo que vi não foi nenhum voluntário importante que foi banido, apenas trolls, inclusive a maioria dos que estavam se doendo no twitter nem desenvolvedores de jogos eram, eram seguidores de um streamer. Mas o Godot baniu muita gente no twitter sim, basicamente qualquer um que comentasse se opondo ao posicionamento político deles.
@@fabiovie92 baniram o cara so pq ele disse "foco na engine e nao em politicas"
@@cocamaster0 pare de mentir na cara dura, TEVE PESSOAS QUE FORAM BANIDOS POR FRIZAREM, FRIZAREM AS PALAVRAS DO PROPRIO CRIADOR.... incrivel como alguem como vc vai longe pela propria ideologia tentando defender o indefensavel
Por enquanto é uma coisa sem futuro, mas bacana. É bom ter competição, quem ganha somos nós, devs.
Uma engine em si não tem ideologia, agora seus desenvolvedores podem sim ter algum tipo de crença ideológica. Desde que essas políticas ideológicas não afetem diretamente o que vou criar usando essa ou aquela engine, pouco me importa. Acho dificil (mas não impossível no mundo atual) que alguma engine imponha comportamentos e decisões sobre sua ideologia aos devs. Mas se isso acontecer, eu simplesmente vou abandonar essa engine. Não vou tolerar nenhum tipo de controle ou censura ideológica sobre o que eu crio ou faço.
Quando a Unity, Unreal e Construct se manifestaram pró Ucrânia na questão do conflito contra a Rússia eu não vi toda essa ladainha. A real é que é muito comum organizações, empresas etc, seja de motores gráficos ou não, se manifestarem politicamente. Só que quando se manifestam pró política hegemônica, como a maioria faz, passam um ar de neutralidade.
Achoq o problema n foi a posição política deles, foi o destrato de terem banido eles tanto do github quanto dos apoiadores. Eu discordo, mas entendo mto a frustração
Eu fiz um vídeo expondo mais sobre a fofoca do que realmente rolou na comunidade da Godot com um pouco mais de profundidade.
Verdade! O vídeo ficou muito bom, super explicado. Recomendo!
@@lollazb ahsuahs
Obrigado pelo apoio! ❤️
@@lollazb 🤔 a fotinha de vcs é muito parecida.
@@ruanrichard7731 simmm! Sou a esposa do Tony hahahaha não sou da área mas apoio todos os projetos dele. Por isso elogiei como ficou bem explicado, pq eu sinceramente tava com dificuldade mesmo ele me explicando em casa hauahua
Nem fudendo que fizeram um Fork, Mas tudo que acontece no Xwitter do godot aparece na comunidade do Reddit da Godot
O que é exatamente um Fork?
Mas dito isso parabéns pelo vídeo, foi bem responsavel da sua parte falar desse assunto de maneira honesta!
@@jonathanCristian-p8b criaram uma cópia do codigo fonte da godot (que tem codigo aberto) para seguir um desenvolvimento separado dele
@@jonathanCristian-p8b Fork é quando há uma modificação do código-fonte de um projeto, que resulta em uma nova versão do software. como no caso da Godot é um Open-Source qualquer um pode ter acesso e fazer uma copia da Godot
Obrigado pelo comentário. Sim, e como deixei claro no vídeo, a Godot ainda é minha escolha, gosto de todo ambiente da engine, e como citado em um outro comentário. Twitter é twitter... sempre com polêmicas e problemáticas.
Valeu Clecinho, seja livre. \o/
Se a Redot tiver mais features relacionadas a 2d eu mudo na hora.
espero que não aconteça o que aconteceu com o firefox.
O maior problema é quando aparecer o mesmo problema que o Linux Mint teve em relação ao Ubuntu, era um fork e tudo, mas 90% do trabalho e investimento veio do Ubuntu.
O correto msm seria os admin da Godot criarem vergonha na cara e pararem de querer serem os bonitos, isso é mania de grandeza de véio, achando q se apoiar algo idiota da geração atual esta sendo "cool"
A lacração chegou até na Godot.
vou instalar a a Redot pra fazer o teste.
Já ia criticar a Redot, mas vendo o contexto entendo porque surgiu esse fork já que a atitude da Godot não foi a melhor, e o problema nem foi ela se admitir woke mas ter bloqueado contas, isso foi basicamente por lenha na fogueira...
Que conflito mais inútil. As pessoas ainda tem muito medo da palavra woke, pensei que já tinham superado.
Estive olhando a estrutura interna da engine. Usa pyton e então é claro pegaram outras partes inclusive do blender.. Caminhgo GODOT. #REDOT
Clécio, sinceramente eu acho que a Godot foi longe mas chegou no seu pico.
Eu acho q agr é só ladeira abaixo
Eu mesmo gastei quase 1 ano num game mobile, que inclusive seu canal serviu de base
Eu fiquei super decepcionado pela lib de In App Purchase do Android estar quebrada e os moderadores simplesmente nao aprovam PRs
Agora meu jogo esta crashando, o Google rejeita apps com versao de API desatualizadas…
Fora um monte de problemas evidentes com caches e render 3D que qualquer jogo mais complexo tem na Godot
Eu amo a Godot mas desisti completamente
Inclusive desisti do meu canal, sobre Godot, com mais de 1000 inscritos. Pretendo num futuro voltar com Unity, sei que vou perder muitos inscritos. Mas tenho certeza que vai ser um passo pra tras pra dps dar varios pra frente
Eu sou grato ao seu canal, mas se por acaso vc ler isto, reflita um pouco sobre os acontecimentos e a realidade da Godot
Abraço
o importante e não lançar algo e ser lacrado pela própria engine...tipo ain...n pode ter personagem assim na nossa engine
E nunca falaram q teria isso. Por isso q essa treta n tem nada v saca? N importa a engine sendo q é vc quem vai botar oq quiser. É tretinha besta sem sentido isso ai
Po mas eu curti mais sinceramente achei o logotipo da Redot melhor do que da Godot.
Clécio, organizo Game Jam's faz um tempo, gostaria de fazer uma parceria contigo, topa?
Ninguém aguenta mais wock, galera mimizenta e chata. Tomara que a redot continue dando certo
Mea culpa: essa versão é realmente oficial, eu estava errado.
Mal explicado e possivelmente ainda baixou um vírus. Essa build ai não é oficial da Redot, saberia disso se tivesse se informado melhor.
A Redot AINDA NÃO TEM BUILD OFICIAL, NÃO BAIXEM.
Única forma no momento é baixar o código no git e compilar localmente, ou esperar mais uns dias pra lançarem uma build oficial.
A ideia não foi explicar toda a treta, mas citar o que é a Redot. Como comentei, no final das contas a engine (na minha opinião) é apenas uma ferramenta. E sim, essa é a build oficial, já citada no twitter oficial e no site (que passou, a pouco, por um redesign).
O usuário cloudwolf detalhou aqui nos comentários um pouco mais toda treta e motivos do surgimento do fork.
@@clecioespindolagamedev Realmente, fui olhar agora antes de sair para o trabalho e eles anunciaram que era oficial, engraçado como algumas horas fazem diferença nas coisas. Mea culpa.
@@Nihil-sp5bz què isso, de boa. Sua colocação sobre a explicação curta pode ter confundido mesmo. Eu tbm vi agora que do vídeo que gravei ontem para hoje o site já mudou 😅, então é constante a atualização. Mas sigo, como disse no vídeo, com a godot, apenas acompanhando o cenário. Obrigado pelo comentário anterior também, pois assim a gente consegue enriquecer e dar mais base para entender a situação de toda história 👍
Não é pq a engine é woke que seu jogo também precisa ser... Vc faz o seu jogo do jeito que vc quiser. Viva Godot !
o problema foi o caos que foi feito por uma pessoa descontrolada, imagina se mais dessas pessoas que trabalham la do nada faz loucuras e nos que usamos a engine só sai perdendo
Sim, mas a engine perdeu várias pessoas que estavam investindo na engine, por que a godot estava mais preocupada com política do que com a engine, isso atrasou a engine.
@@oxxi5415 Depois da loucura da Unity, não é bobagem ter medo desse tipo de coisa.
@@Sethmv Unity tava ameaçando esfaquear a carteira dos devs, Godot independente de valores políticos tá lá gratuita pra quem quiser.
@@chimerarj independe????? kkkkkk, os caras literalmente ganham milhoes com as empresas third party deles com o curso gdscript do godot e adaptação para consoles(que inclusive é muito engraçado isso, O JUAN o criador falou que não teria como fazer adaptação de graça para os consoles na engine mesmo tendo engines que fizeram isso de graça, mas para ele criar uma empresa paga para fazer isso cobrando 2 mil dolares ele faz) quem confia no godot só vai se lascar, uso a engine mas assim como a unity sei sair na hora que eles se perdem
Eu sinceramente nao irei migrar, nao preciso gostar da autora de harry potter para assim gostar dos livros dela. Entao da mesma forma, eu nao preciso me incomodar com as opiniões de ninguem, eu so ligo para a minha opinião própria. A ideia do redot é interessante, mais vamos ver se ela consegue se sustentar só. Se for para escolher uma so por ideias, fico onde estou.
Fico pensando, que a godot vai pra algum lado e a redot tbm sera q elas vão ficar melhores em areas diferentes e assim vai acontecer e batalha epica entre elas.. Enquanto uma tem a sua eficiência maior no 2d a outra no 3d e plaft puft bpow explosao e tudo mais
Ferramentas de desenvolvimento ainda não "pensam", não tem ideologia, não tem vida.
Humanos tem ideologias, comportamento e, portanto, os humanos podem ser "Woke".
Como um Game Engine pode ser "Woke"?
Criar um fork do Godot pra não ser político é um ato político. Uma pena que não enxerguem isso.
Não foi por isso, foi devido a outros detalhes.
Ex.: A godot não aceita PR que inclua facilitação de portabilidade de build.
Isso porque os criadores ganham dinheiro fazendo a portabilidade.
Quando criticados por isso, começaram a bloquear pessoas.
Eu explico resumidamente num vídeo que fiz recentemente.
@@Tony_Roos Interessante seu vídeo.
@@marc.silden obrigado!!
Fui até o final #redot
Um fork político, quem perde são os usuários.
Motivo bobo. Parece quinta serie. usar uma certa engine nao te transforma em nada que voce não é.
Concordo, Lucas. Por isso que penso que qualquer que seja a engine é apenas uma ferramenta. Gosto da godot por ser mais objetiva e simples que outras engines. Mas seja godot, unity, unreal ou qualquer outra, cada Dev é o que realmente conta na hora de fazer o jogo.
Grazadeus alguém q pensa. Chega a ser falta de Qi essa tretinha ahe. O importante é fazer jogo, se gerale stivesse fazendo jogo e estudando nem no tuiter estariam pra ficar escrevendo
6:45 Não entendi que tema é esse que você usou para definir a godot?
esse termo é um espantalho retórico usado pela "anti-lacração", woke seria uma forma de teoria da conspiração onde grandes empresas passam a apoiar minorias, causas sociais e grupos de esquerda autoritária. Como dito é um espantalho ou seja, algo usado para criar pânico moral na população um inimigo imaginário que devemos nos unir para combater. É lorota, balela, piada de mal gosto, a pessoa que acredita em "ideologia woke" sem ter mau caráter ou ser uma idiota manipulada com muita certeza usou drogas em específico o crack.
Woke, ou Lacradora como é conhecido pra gente, é quando alguem pratica militancia identitaria de esquerda, como o Feminismo, Movimento negro, a propria comunidade HLGBTQQIA+ e tal
Amigo, wolke seria tipo: Lacraçao mas acho que seria melhor vc pesquisar sobre
@@Daima321 ok valeu
Tomara que a REDOT ganhe espaço, decepcionado com a administração da GODOT, os caras são chapados
vai sim,,, vai falir. Os caras falaram "vamos usar a mesma att de vcs ta bom?" Mas ué.... fazer fork assim até eu. Quero ver fazer algo do zero agora.
@@myen2784 Disseram que futuramente vai passar por mudanças naturalmente, eu por exemplo estou criando meus projetos na REDOT agora, a comunidade no discord está bem forte, com mais de 7 mil membros
Da série de problemas que só existem no Twitter, foi um fork criado apenas para e por uma bolha mimizenta do Twitter.
Duvido que avance realmente mas se avançar bom pra eles, sigam felizes do seu jeito.
E sim galera tudo na vida é politica, inclusive o fato de ser FOSS.
#paz
deseja paz e já segrega quem reclamou de mimizento... Next
@@oxxi5415 mimimi
E eu aq esperando uma serie de tutorial de jogo roguelike kkkk
cara essa treta toda nn faz o menor sentido, a admin do twitter ja foi até tirada, e a glr vai deixar 10x mais dificil de desenvolver pra godot pq eles acham que tem lacração.
ah vai te cata nn tem oq fazer mesmo né
Pra mim,eu achava que iam migrar pra GameMaker
desculpa clécio, mas eu não tenho respeito nenhum pelos criadores e pelos "fãs" da redot, pq são esses mesmos que estão fazendo review bomb na godot
esse fork surgiu simplesmente porque os devs da godot são abertamente contra lgbtfobia, coisa que segundo esses caras é ser "woke"
o pessoal da godot tava mais do que correto em bloquear essas pessoas. e pro cara do comentário no video, não existe isso de "deixar de lado" preconceito, isso é ser omisso e conivente, mas duvido que ele não saiba disso
falou tudo moça
é sempre assim, discursam sobre um comportamento reprovavel inventam que estao do lado certo e pronto... todos que falarem contra oq vc fala é do lado do odio. Manipulação e desonestidade não são saudaveis para nenhuma comunidade, se a godot é isso... eu quero que se exploda junto com tudo que seja referente a esse progressismo doente.
É desrespeitoso bloquear e não ouvir pessoas que doaram tempo para o crescimento de algo, nada profissional, muitos pediram para que a Godot não se envolvesse nisso e foram bloqueados. A Godot tem direito de se posicionar, porém era só fazer um texto curto e respeitoso como resposta, se tivessem levado isso com profissionalismo não teria tanta repercussão como teve.
@@Sethmv bom, eu não acho desrespeitoso bloquear esse tipo de gente, mas opiniões né?
(btw, não se envolver "nisso" oque exatamente?)
pelo oq vi, a equipe da godot só foi completamente babaca msm (e burra pq sairam perdendo)
Mas eu não entendi, o que afeta na prática? A Engine limita o que vai ser criado? Os patrocinadores não permitem jogos violentos ou com personagens sexys, etc (coisas desse tipo) ?
Sério, eu não entendi mesmo o que levou a criar uma outra versão.
Se for por limitações chatas para desenvolvedores, eu concordo mas se nada afeta é bobagem.
De qualquer forma é bom acompanhar a Redot, de repente podem adicionar features interessantes, novas ferramentas, não custa ficar de olho.
Enquanto isso nem consegui decidir qual engine aprender 😂
Devs foram expulsos do Github da Godot por apenas esboçar sua insatisfação por seus líderes apoiarem o movimento woke, ou seja, por misturarem política com desenvolvimento.
Não tem limitação nenhuma, foi uma treta por questões ideológicas rasas. Esse pessoal "anti-woke" pega pilha fácil demais. E outra, pensem no motivo do nome Redot... E você vai entender que tipo de pessoa pegou pilha.
Agora sobre minha expectativa sobre a Redot, sinceramente acho que ela não ira muito longe já que foi criado por uma discussão momentânea e não tem nenhum recurso inovador em contraste com a Godot.
Faria mais sentido se tivessem criado uma comunidade não woke para a Godot doque um fork
se woke não passasse de um espantalho político faria sentido a comunidade, mas mesmo assim o fork continuaria sendo exagero.
Essa treta foi muito idiota. As pessoas se importam com muito pouco.
Gostei foi da logo
Para mim não vai pra frente, mas a logo é bonita, saudade quando as empresas não botavam qualquer um no controle de suas redes sociais, hoje em dia tenho nojo das rede sociais de empresas, é um negócio irritante, informações importantes nunca estão lá, mas comemoração de data aleatória ou blablabla tem de monte.
Puts, que discussão vazia essa.
Porque? '-'
Tbm acho, sendo q é vc quem coloca ou n oq quiser dentro do seu jogo, então tipo??? Quando a galera entender isso vai perceber q n importa se dentro da empresa tem lgbt trampando ou n. É vc quem faz o seu rolê e fé. O errado foi bloquear e etc, mas do resto vida q segue
Já pensou o quanto da experiência de desenvolvimento (DX) vai ser prejudicada se quando você for clicar em "Importar Todos" estiver escrito "Importar Todes" 🤣
Mais GameDev e menos ativismo vazio.
resumo adm do X fiz merda, pois baniu gente importante oq abriu uma brecha se segurança no projeto, pois oq impede ban politico?
Muito bom vídeo meu amigo. Ainda sigo firme na Unity, é a minha engine do coração, mas com certeza vejo a Godot crescendo e agora com a questão do fork. Vamos esperar que essa situação logo se acalme e que ambas as ferramentas possam coexistir pacificamente. Fraterno abraço.
Eu já acompanhei muitos forks nesses meus 25 anos usando open source mas essa é a primeira vez que alguém faz isso porque não gostou do que alguém publicou no Twitter, e o que publicaram não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com a parte técnica ou a liberdade do projeto. Oh gente idiota. Quem embarcar nessa vai se dar mal, vamos ver como esse fork vai estar daqui a 1 ano.
esse fork vai morrer, o motivo dele é literalmente retardado, como disse no meu comentário woke não existe, é espantalho retórico de uns fracassados. A engine tá lá gratuita pra usar ai tu vai forkar apenas pq não gostou doque uma das pessoas da comunidade falou, se for assim vou forkar tudo só por que "joãozinho" falou "x coisa" e que não gosta de "y". Redot nasceu pra ser piada, nasceu pra sofrer bullying.
Opa, houve uma confusão no seu entendimento do problema, mas não esquenta, eu fiz um vídeo que esclarece essa questão! :D
O cara vai lá e cria um fork para dizer que não é 'woke'? Se essa for a única motivação da Redot, então já nasceu morta. Não tem nenhuma obrigação de vc criar jogos Woke na Godot, então fico nela tbem.
Né, a Redot foi criada puramente por motivos políticos, não faz o menor sentido.
O ponto da Redot não é só isso e a história foi mal explicada. A treta toda começou com um ponto bem besta que foi esse post sobre a Godot ser "woke" porém o que transformou essa bola de neve em avalanche foi o comportamento da gerencia da Godot. Um dos desenvolvedores começou a xingar geral e bloquear qualquer um que reclamasse mínimamente, até mesmo se falasse "foca na Engine e esquece política, porfavor". Em um desses blocks um Patrão Platina que doava 100 dólares por mês foi bloqueado no twitter e fez uma postagem mostrando que tinha sido bloqueado e anunciando que ia cancelar a doação pra engine. Além disso, desenvolvedores que contribuíam pra engine também foram bloqueados do GITHUB.
Somado a tudo isso, a Redot diz que fora esse problema da falta de assumir responsabilidade dos líderes do projeto (já que ninguém sofreu nenhuma consequência pela forma infantil que reagiu ao comentários do post). Também tem um problema que eles dizem ser crônico na Godot que é a falta de comprometimento com certas funcionalidades da engine, que tem sido deixadas de lado, principalmente a parte 2D em favor de melhorias pra 3D pra atender grandes empresas. Dizem que muitos desenvolvedores tem ficado frustrado porque só o que os mantenedores do projeto acham válido que está sendo aprovado e várias funcionalidades consideradas básicas por muita gente, não existe na Godot porque eles consideram "bloat".
@@cloudwolf3972 Tá mas no final das contas isso não faz a menor diferença, um projeto precisa de gente experiente e motivada já que vai colaborar trabalhar DE GRAÇA, e até agora que fez o fork só mudou o nome, a logo, não mexeram nem no read.me... kkkkk Qual o próximo passo? Ficar forkeando cada atualização que o outro fizer e não produzir nada?
Birra por divergência política não me parece uma motivação sustentável à longo prazo.
É isso alguém que me entende... Redot já morreu na própria ideia.
@@cloudwolf3972 entendi, vlw pelo post.
Estou pouco meu lixando para essas tetras "políticas" o tanto que atenda minhas necessidades podem até me chamar de "woke". No momento estou aprendendo a usar a DEFOLD devido aos executáveis menores e melhor suporte a exportação para consoles!
Defold é bom. Usar linguagem lua é uma delícia; o tilemap da Defold é excelente, e a exportação do projeto para diversas plataformas é show de bola. Mas deixa a desejar na entrada de texto e eventos de click; fora que são muito burocráticos na instanciação de games objects em tempo de execução. Se melhorarem nisso, ao meu ver, é uma engine que vai pras cabeças.
Bobagem do karai lkkkkk, o fork iniciou pelo motivo errado, logo morre
Reka, Redo e Redina 😍 > Godette
mds os caras roubaram o código da godot, que baixo
O código é open source, não dá para roubar algo que é de domínio público kkkkk
Ficar fazendo birra pq acha que pode se afastar de política é coisa de imbecil. Tudo na vida é relacionado à política, inclusive o fato da Godot ser open source é um ato político. O povo que foi bloqueado no twitter pq ficou pagando de otário mereceu ser bloqueado. Espero só o pior para esse povo preconceituoso que acha ruim a equipe da Godot ter um posicionamento contra preconceito.
É isso!
Ah então tô indo pra Redot, se são a mesma coisa.
Cansei dessa onda patética de woke. Acho um ótimo protesto migrar pra uma engine que não fique fazendo propaganda política.
Sera que vai ter atualisaçoes? '=')
God!
🤣🤣🤣é sério que a galera vai parar de usar a Godot por causa de ideologia de lactação ou progressimo?🤣🤣🤣
Se fosse assim Harry Potter teria acabado, já que a criadora é transfóbica e compara licantropia com aids.
A gente vai acabar dando dinheiro de um jeito de outro, só de comentar sobre.
Imagina que loucura trocar de engine porquê a moça que cuida das redes sociais cometeu um erro estúpido kkkk
Eu sinceramente acho que a equipe da Godot deveria trocar a gerente de comunidade pra evitar mais problemas, de resto esse fork não tem muito futuro, o cara que criou o fork nem contribuía na Godot e ainda disse que estava aprendendo a engine, como que alguém vai confiar nessa versão... é só fogo na palha.
Tipo foi uma brincadeira, não tinha nada de demais. Eles se doeram, essa galera é doida!
@@TheGabrielMoon Você tá falando de qual lado?
Concordo que as publicações sim. Agora sair bloqueando vários usuários (inclusive gente que fazia doação) por causa de uma opinião diferente é loucura.
@@TheGabrielMoon Brincadeira? Então pq baniu as pessoas que participam do desenvolvimento da Godot? Só pode participar se for woke agora?
@@TheGabrielMoon Não foi brincadeira já que teve contas sendo bloqueadas
Na verdade boa parte da treta foi em relação à moderação do discord Godot Café, que não é nem um discord oficial da Godot. O que a gerente de comunidade fez de errado ao meu ver foi só sair banindo um monte de gente no twitter, foi bem sensível nesse aspecto.
ainda bem que eu não sei o que é woke.
ééééééé criaram uma cópia exatamente idêntica só pra dizer que não é wooke, acho que nem vale o tempo de baixar essa versão se a engine é gerenciada por wook ou não, quem vai trabalhar nela é os devs, acredito que é uma briguinha ideológica boba demais.
ahhhh vale sim, só por irritar progressista ja valeu.
o bagulho nem teve muito a ver com woke, mas sim com a falta de respeito e babaquice da Godot, a treta foi pior q isso
É a mesma energia de quem instala plugin de chrome pra sumir cores de arco-íris das logos de sites no mês de Julho kkkkkkkkk
é retardo, logicamente, esse fork é desnecessário, ridiculo, e tá morto.
@@chimerarj e que bom que existem esses plugins
So faltou explicar o que é woke
lacração em inglês
Redot é só um choro de mimadinhos, não caiam nessa pessoal. O projeto e a equipe da Godot segue firme e forte, nada aconteceu, não existe nenhum motivo pra fazer um fork no momento.
Ser expulso do desenvolvimento da Godot é ser "mimadinho" por que?
É um projeto open source, QUALQUER motivo e válido pra se fazer uma fork. A intenção é exatamente ser assim.
Salve Clecio, paradar aquela força vou volocar o #redot aqui!
Só queria continuar a fazer meu game, mas meu pc morreu e o tablet não esta suportando agora eue o game esta ficando grande kkkkk, um dia volto para terminar e lançar!
😊