Olá Tiozão do Vinil! Então, na contra a sua explicação, mas tem um sistema bem simples e eficiente, que é o "limpa lentes para óculos" que contém produtos que preservam o vinil e além de tiram a estatica do disco, que ajuda a não absorver mais pó. Depois que colocar très o quatro pontos de spray e espalhe com uma flanela, e depois ponha para tocar, final irão perceber que o pó ficou endurecido, então é soprar ou passar uma flanela, se o disco está muito sujo, refaça o procedimento, pois esse sistema que descobri depois de muita pesquisa, (incluive essa de lavar) percebi que foi melhor, assim resumindo, elimina o pó, a estática e a gordura. Espero que tenha contribuido mais um pouco. O abraço Tiozão!!!
Lavo os meus evitando molhar o rótulo, e uso detergente neutro de coco com um chumaço de algodão que é bem macio. Seco com um pano bem absorvente dos que não soltam fiapos e finalizo com álcool comum de limpeza. Depois que roda a primeira vez a própria agulha arranca aquela sujeira mais resistente deixando visível no disco os resíduos, alguns discos repito esse processo umas 3 vezes. O processo de lavagem amolece a sujeira mais densa que naturalmente vai se soltando. Depois disso o som fica cada vez mais limpo a cada vez que o disco é tocado, como se tivesse saído da fábrica. Não vi muito sentido em misturar álcool isopropílico com água, pois o uso principal desse álcool é exatamente por não conter água, e poder ser usado na limpeza de circuitos eletrônicos evitando a oxidação. No caso dos discos que é de material plástico e não oxida, o álcool comum usado em limpeza já cumpre esse papel por já ser diluído em água.
Tiozão, legal de mais seu vídeo. Só faço uma observação: O fato do detergente ter cor ou fragrância não tem nada a ver com neutralidade. Detergente neutro tem a ver com o pH. Ou seja, se ele é neutro o pH dele é próximo de 7 (Em química, pH é uma escala numérica adimensional utilizada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução.)
Salve Rodrigo. Vim aqui postar um comentário num vídeo seu de 4 anos (2017). Comprei ontem alguns discos na feira Benedito Calixto em SP. Um dos Bee Gees. Olhando contra a luz, perfeito, sem uma ranhura, impecável. A primeira faixa é uma canção que eu adoro, I started a Joke. Pra minha decepção, 2 pulos que comprometem totalmente a audição. Botei uma lupa e.... nada. Aparentemente perfeito. Consegui isolar exatamente o local dos pulos. Lavei com esponja macia e sabão neutro... continuava igual. Fiquei tão p* da vida que passei o dedão com força repetidamente sobre o local. Deixei marcado mesmo. Ainda decepcionado, fui mostrar para a minha esposa o mau negócio que havia feito e... tocou limpo, como se fosse novo. Nem sombra do defeito. Não recomendo a técnica, mas funcionou.
Com certeza eu tenho muito poucos vinil mais mesmo assim seu canal mim motivou bastante a cuidar bem dos discos assim como cd vc limpa troca as caixinhas de acrílico quando vai dar manutenção mesmo cuidado com vinil hoje 2024 eu consegui comprar um receiver em São Paulo eu moro aqui no Ceará e por incrível que pareça aqui em fortaleza ainda tem galeria do rock lojas oficial de rock cds lps tudo relacionado ao estilo e outros e claro então eu vou comprar mais vinil pra mim ouvir.
Oi, só queria dizer que consegui consertar o meu vinil favorito que eu jurava que tava riscado mas era só uma sujeira. Muitíssimo obrigado pelo vídeo e pelo conteúdo. Não fazia ideia que era possível juntar sujeira num vinil a ponta da agulha pular. Eternamente grato!!!
eu adaptei suas dicas e lavei minha coleção demorei 3 dias tb troquei todas as capas e mudei o metodo de organização ...vc e 100000 tiozao muito obrigado pelo seu conteudo
Descobri seu canal e estou gostando muito. Tive um 3 em 1 Sony HMK 353 BS igual ao que você tem. Era um excelente aparelho de som. Na época dele, era o melhor de todos os 3 em 1, na minha opinião é claro. Comprei recentemente um Toca Discos Audio Technica LP120BT USB. Estou satisfeito com a qualidade. Sei que não é o mais top, mas tem uma boa qualidade de som e possui Bluetooth 5.0 para conectar em equipamentos ou caixas de som que possuam este recurso, além da conexão normal Line ou Phono e saída USB. Maravilha poder escutar meus discos de vinil antigos. Já comprei alguns discos novos e outros usados. Aos poucos, pretendo adquirir mais LPs de vinil para aumentar a coleção.
Utilizo esponja vegetal, vendida no comercio há algum tempo atrás a qual era utilizada para limpar o lado brilhante de filmes fotográficos e detergente neutro. Também costumo enxugar superficialmente com um tecido bem macio para não deixar manchas. Não me agrada muito o uso de álcool isopropílico mas ele é de grande utilidade na contenção de fungos e bactérias. Se disco estiver muito ruinzinho e o objetivo for gravar em seguida à lavagem, utilize detergente com glicerina, o que ajuda muito no resultado da gravação em virtude da lubrificação. Mas só em último caso. Fuja dos produtos preparados que prometem milagres. São caros e, normalmente, não chegam perto de uma simples e boa lavagem. Muito cuidado com produtos de limpeza do tipo limpa vidros ou similares. Normalmente são muito agressivos na sua fórmula e podem conter abrasivos.
Olá, tiozão, assisti esse vídeo somente hoje (16/04/19). Estou descobrindo uns sebos aqui em Bruxelas e as dicas estão ainda mais valiosas. Claro que já deixei um like. Abração.
Relutei anos para lavar meus discos, com medo de estragar. Depois de assistir este vídeo resolvi lavar alguns discos. Depois de lavados e secos, troquei os plásticos interno tudo certinho, alguns já ouvi e realmente ficou muito MELHOR de ouvir. Obrigado pela dica.
Tenho certeza que todas as pessoas que clicaram em não gostei, foi por causa do uso da água. Eu tomaria banho com essa quantidade. Mas adorei seu trabalho.
Muito boa essa maneira de limpar os long plays, eu costumo dar um talento usando aqueles sprays limpa vidro que encontramos nos super mercados quando a situação exige uma intervenção mais agressiva, na manutenção diária só uma bucha/escova próprias para remover poeiras, manchas e eventuais marcas de dedos !!!
Boa noite !! Descobri seu canal hoje , muito bom !! Sempre lavei meus discos desse jeito , aprendi no início da década de 70 … costumo girar a esponja no sentido contrário ao da rotação do disco , como vc fez !!! Grande abraço !!!
Eu fiz o teste nuns discos velhos e até num novo que eu não curtia e está dando certo. Dano algum aos meus discos e melhorou muuitoo a audição neles.. Primeiro eu lavo com água, detergente e uma escova que era de banho muito macia, sempre passando seguindo os sulcos. Depois seco com papel-toalha, borrifo um produto de limpeza desses de cozinha (que já testei e não os detonou) e passo um pincel de pintura em tela, desses com cerdas a 45º, firmes e macias seguindo os sulcos do disco, depois seco com papel toalha. Fazer todo um ritual trabalhoso pra poder curtir meus vinis não rola. Meu ouvido não é absoluto nem eu sou audiófilo, então..do jeito que faço elimina 80% do chiado e estralos e pra mim já esta de bom tamanho.
Olá! Um produto que estou pretendendo testar é o Lysoform aerosol. Acabo de ler no site do fabricante um rol de materiais e superfícies onde o produto pode ser aplicado - nessa lista, ítens como interiores de carro (painel, marcha), sacola plástica, crachás etc. Imagino que seja possível aplicar em LPs também.
nossa eu fazia isso quando era criança e agora adulta achava que fosse muito errado!! mas então provavelmente vi na televisão na época e por isso fazia hahahah
ultimamente tive problemas com o toca discos novo em relação aos discos sujos . por exemplo . fui botar o disco da banda Century . começou com um ruído e um som meio abafado . começou a pular tanto na primeira faixa que a agulha foi passando direto da faixa se arrastando grosseiramente , arranhando a faixa do disco . mesmo eu soprando a sujeira da agulha , muitos outros discos aconteciam a mesma situação. vou lavar pra ver se para esse problema , parabéns pelo vídeo . um abraço
@@reinaldo8773 Também tenho esse Vinil , e o CD tb. A versão em CD que tenho é a que tem vários extras . UM dos melhores álbuns dos anos 80 , com certeza . Minha preferida é The Working Hour . Uma baita viajem , com um solo magistral de saxofone .
@@reinaldo8773 Tb tenho em CD e vinil essa coletânea , assim como os subestimados Elemental (1993 ) e Raoul and The Kings Of Spain (1995) . Na minha humilde opinião os dois melhores álbuns da banda . O que faltou em sucesso comercial , sobrou em qualidade . Se não ouviu , recomendo . Pra completar tenho em vinil , o primeiríssimo The Hurting e The Seeds of Love .
Excelente vídeo, vou lavar os meus aqui, mas ficou faltando as medidas da nossa mistura! Pelo que dá pra ver vai bem pouquinho detergente e álcool isopropílico,mas seria legal passar as medidas exatas para nós iniciantes
Cara, antes eu ia borrifando minha cusparada sobre o vinil, é claro, para ser mais rápido, e sempre passava sabão comum ou álcool também comum, com o seu vídeo aprendi muito. Obrigado
Obrigado pelo retorno! Bom trabalho e boa sorte! Foi legal saber que você é professor de filosofia. Gosto muito dessa ciência, apesar de não ter lido muita coisa. Estamos no mesmo campo, o ciências humanas.
depois q lavar dessa forma ou outra qualquer, prenda num ventilador sem hélice, no próprio eixo e usando a própria porca, a centrifugação em alta rotação vai expulsar toda água dos sulcos, selo e junto vai toda partícula pelos ares. Faço assim pq muitas vezes queremos ouvir o disco de imediato, e não ficar esperando até o outro dia p ouvir. Fora q é mais eficiente p soltar toda sujeira incrustada dentro dos sulcos q água e sabão não tirou
Nossa adorei esse vídeo, qual a quantidade de água, detergente e álcool? Meu pai tem uns 2.400 discos vou aproveitar que estou desempregado e fazer essa limpeza nos vinis dele.
Oi Rodrigo. Uso um protetor que parece um copo que prensa o disco. Prefiro não molhar o selo. Uso um desngordurante não agressivo, uso as mãos para a higienização e seco com uma toalha felpuda que não solte fiapos. A minha fica escondida. Nesses 35 anos, bom teve uma loooonga pausa, a unica coisa que mudei e incrementei depois de pesquisar é usar um lustra movel para as capas. Revitaliza e da até um brilhozinho dependendo da capa, lógico.. saudações vintage a todos.
nao eh obrigatório ..mas qndo vc sentir que passando a escova" de blush .. ja nao resolve & a agulha "sair residuo de po em excesso ou com um grude tmb escrevi um texto "extra boaa Audições Musicais ,minha Amiga
Deixo de molho com agua, detergente e cândida de um dia pro outro numa bacia enorme com vários discos (normalmente com todo o garimpo do dia, rsrs), depois pego e esfrego desse modo que vc mostrou com espuma. Nunca tive probllemas de descoloração dos rótulos, e o fato de ficarem de molho deixa a sugeira bem mais facil pra sair na esfregação. Não uso alcool nenhum. As capas passo pano com algool por fora e por dentro pra tirar sugeira e cheiro de coisa velha (tambem nunca desbotou as cores). Por final colar as capas se preciso for, saquinhos novos internos e externos e aparência de novo.
Cada qual faz de um jeito... eu aprendi lavar os discos usando pincel de maquiagem para friccionar em um sentido único e circular. Uso shampoo jhonsons amarelo, diluído em agua (dou aquela espumada ali na solucao). Depois enxáguo bem sem passar a mão. Coloco no escorredor de pratos. Não passo pano e nem nada. (Quando compro os discos e está até com mofo, eu uso álcool isopropilico (cuidado com o que é papel pq derrete), depois lavo o disco normal).
Fala tiozão, muito obrigado pelas dicas !! Acha que é uma boa no momento da secagem natural, aplicar um jato de ar frio com secador de cabelo para acelerar o processo ou acha desnecessário ? Um abraço e bom fim de ano !!
Lavo com detergente neutro, embaixo da torneira em água corrente, lavo com os dedos mesmo em sentido anti-hoário, evitando ao máximo molhar o selo. Seco no escorredor de louças naturalmente.
Acrescento uma dica: a hora em que você danifica o rótulo (ou selo, como falamos aqui em Pernambuco) é quando você tenta secar o disco com uma toalha, seja lá de que material for. Deixar o disco secar naturalmente é fundamental.
Tem uma outra esponja automotiva que lançaram agora que parece interessante. Ela é feita de tecido. Achei muito cara, mas fiquei interessado em testar!
grande canal, Rodrigo. minha sugestão é que trate também do armazenamento dos discos, plásticos internos/externos e outros cuidados. Grande abraço. E Vinicios... está devendo novos vídeos, hein. Faz tempo que não grava nada. Abraço.
Oi Rodrigo. Boa noite! Eu sigo o seu canal e gosto muito das dicas. Você fala com propriedade. Na limpeza do disco eu vi que você colocou o disco em cima de um pano. Qual é o tecido?
Bacana a ideia. Você poderia ter rodado a bolacha também após o uso da flanela para termos mais está comparação. Ainda, existe no mercado (lojas de pc) uma gosma sendo vendida para limpeza de teclado, porta objetos de carro. É semelhante a tal slime. Funciona muito bem em teclados, calculadoras etc. Talvez funcione em discos também. Acredito que de para utilizar em vários discos após o uso da flanela. Abraço.
Amigo ótimo video. eu estou com um problema bem chato com um LP, comprei ele no RSD2022 e ele veio sujo com um pouco de cola que provavelmente foi da embalagem de papel que envolve ele, tipo os gatefold.. não faço idéia de como tirar essa cola, lavei direitinho mas ta la , será que o alcool isopropilico resolve isso?
Você indica pasta de limpeza a seco para limpar a capa dos LPs? É seguro ou é muito abrasivo? Ao usar a pasta de limpeza a seco, pode ser usado o lustra móveis em seguida para dar brilho e proteger com o silicone da fórmula?
Opa, conferi o vídeo. Esse produto que citei vi uma pessoa indicar uma vez. Eu encontrei facilmente no supermercado da cidade onde moro, paguei 13 reais, e você encontra na sessão de coisas pra automóveis, sessão onde comprei também a esponja pra lavar os vinis. Esse produto é comumente usado pra limpeza de bancos de carro e etc. No meu caso, utilizando no vinil, apliquei a espuma do produto, esperei alguns segundos pra o produto agir, e passei um pano/flanela 100% algodão. Quanto a estética do vinil após a limpeza eu digo que ficou muito bacana, bem reluzente e bem limpo visualmente. Estou testando duas formas: Limpar e guardar; Limpar, enxaguar e secar. Vou ver se existe diferença. O único porém é que não cheguei a testar os discos após a limpeza com a Espuma, pois não tenho toca discos, contudo, já estou providenciando um aparelho bem bacana hehe. Valeu, abraço.
Tenho vários discos da época do avô. São Lps e compactos adquiridos na década de 60 e 70. Gostaria de saber se colocar estes discos na minha agulha nova do meu Polyvox corro o risco de danificar e até perder o equipamento.
Olha que louco Rodrigo, vídeo gravado em 2017, eu assistindo em 2022 (14/08), logo após o período mais crucial da pandemia que se iniciou em meados de março de 2020 e ouvir vc falando de onde encontrar álcool isopropílico que se encontra apenas em alguns locais específicos, e hoje em dia vc encontra álcool isopropílico até em banca de jornal, mercados diversos, até vendendor ambulante no metrô já vi vendendo, praticamente em quase todo lugar hoje em dia é encontrado rs
Boa noite Tiozão. O vinil picture que eu entendo como aquele que vem desenhado ou estampado, pode ser lavado com a solução caseira contendo água, um pouco de detergente e álcool isopropílico sem causar danos? Desculpe pela minha ignorância.
Opa! Ouvi dizer que tem um produto chamado Microbac, tipo um spray, eu vi num site que é bom também, tão bom quanto desse jeito do video, dizem que dá pra fazer desse jeito do video e mais o Microbac... Ah e também o algodão seco nem adianta né... Eu tentei mais deixou pior ainda... É que eu sou novo nessas coisas e obrigado pelos videos!
Outro dia,liguei para uma Radio FM,pedindo uma música do Tony Stevens ( Jessé ) O locutor pediu pra que eu aguardasse 15 minutos,que ele ia lavar o disco pra me atender. Eu agradeci ,entrei na internet e ouvi a música na hora. Se ele tocou a música,não sei. Mas eu ouvi em Estério.
Lavo com sabao de solda caseiro e esponja amarela elimina tudo qualquer sujeira e até agora não danificou nada fica perfeito. Procuro não molhar muito o rotulo pq con tempo ele desbota.
Bom dia, Rodrigo! Blz? Recentemente tenho percebido que ao lavar vinil com aqueles disquinhos de algodão e detergente neutro (amarelo da Ypê), tem deixado os vinis com mais chiados ainda. Antes eu lavava com esponja e detergente neutro e ficava legal. Antigamente eu lavava com alguma esponjinha macia e sabão de coco e ficava maravilhoso o som. O que pode estar acontecendo?
Tiozão do Vinil, quantos ml de álcool isopropílico, de água e de detergente neutro vc recomenda para a lavagem de cada vinil a ser lavado? Um pote de álcool isopropílico custa quase 100 reais aqui, e ainda quando acha para comprar.
Bom dia, eu tinha comprado um vidrinho de 100ml de álcool isopropilico numa farmácia de manipulação, paguei mais de 10 reais, foi o único lugar que encontrei na minha cidade. Mas um dia fui a Santos que é aqui do lado e fui numa loja que vende adesivos e produtos para comunicação visual, paguei 28 reais numa garrafa com 1 litro. Procura em loja de comunicação visual, onde vende suplementos para quem trabalha.
Ola Tiozao, antes demais, eu sei que este video jà tem alguns anos mas este tema é muito importante. Eu sei que não é fácil conseguir equipamento adequado para este fim, é caro, e comprar discos usados é sempre um bom caminho para aumentar o nossa coleção. Sem ofender ninguém, eu acho que é preferível economizar durante algum tempo para poder adquirir algo indicado para executar esta operação, mesmo que seja um "Spin-Clean", é sempre melhor (na minha opinião) do que o seu método. Dica: você pode poupar no produto pois é sempre muito caro, fazendo uma pesquisa e produzido a sua versão mais económica. Parabéns pelo canal...é bom ouvir falar destas coisas em Português! Abraço
Olá Tiozão do Vinil! Então, na contra a sua explicação, mas tem um sistema bem simples e eficiente, que é o "limpa lentes para óculos" que contém produtos que preservam o vinil e além de tiram a estatica do disco, que ajuda a não absorver mais pó. Depois que colocar très o quatro pontos de spray e espalhe com uma flanela, e depois ponha para tocar, final irão perceber que o pó ficou endurecido, então é soprar ou passar uma flanela, se o disco está muito sujo, refaça o procedimento, pois esse sistema que descobri depois de muita pesquisa, (incluive essa de lavar) percebi que foi melhor, assim resumindo, elimina o pó, a estática e a gordura. Espero que tenha contribuido mais um pouco. O abraço Tiozão!!!
Valeu Paulo Cesar!
Lavo os meus evitando molhar o rótulo, e uso detergente neutro de coco com um chumaço de algodão que é bem macio. Seco com um pano bem absorvente dos que não soltam fiapos e finalizo com álcool comum de limpeza. Depois que roda a primeira vez a própria agulha arranca aquela sujeira mais resistente deixando visível no disco os resíduos, alguns discos repito esse processo umas 3 vezes. O processo de lavagem amolece a sujeira mais densa que naturalmente vai se soltando. Depois disso o som fica cada vez mais limpo a cada vez que o disco é tocado, como se tivesse saído da fábrica. Não vi muito sentido em misturar álcool isopropílico com água, pois o uso principal desse álcool é exatamente por não conter água, e poder ser usado na limpeza de circuitos eletrônicos evitando a oxidação. No caso dos discos que é de material plástico e não oxida, o álcool comum usado em limpeza já cumpre esse papel por já ser diluído em água.
Valeu por contar sua experiência . São muitos detalhes .E o difícil é achar um pano que não solta fiapo.👏👏👏👏
Uma dúvida, o detergente de coco não deixa mais gordura no disco?
Tiozão, legal de mais seu vídeo. Só faço uma observação: O fato do detergente ter cor ou fragrância não tem nada a ver com neutralidade. Detergente neutro tem a ver com o pH. Ou seja, se ele é neutro o pH dele é próximo de 7 (Em química, pH é uma escala numérica adimensional utilizada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução.)
Salve Rodrigo. Vim aqui postar um comentário num vídeo seu de 4 anos (2017). Comprei ontem alguns discos na feira Benedito Calixto em SP. Um dos Bee Gees. Olhando contra a luz, perfeito, sem uma ranhura, impecável. A primeira faixa é uma canção que eu adoro, I started a Joke. Pra minha decepção, 2 pulos que comprometem totalmente a audição. Botei uma lupa e.... nada. Aparentemente perfeito. Consegui isolar exatamente o local dos pulos. Lavei com esponja macia e sabão neutro... continuava igual. Fiquei tão p* da vida que passei o dedão com força repetidamente sobre o local. Deixei marcado mesmo. Ainda decepcionado, fui mostrar para a minha esposa o mau negócio que havia feito e... tocou limpo, como se fosse novo. Nem sombra do defeito. Não recomendo a técnica, mas funcionou.
O "Dedão de Jesus" tem poder! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Com certeza eu tenho muito poucos vinil mais mesmo assim seu canal mim motivou bastante a cuidar bem dos discos assim como cd vc limpa troca as caixinhas de acrílico quando vai dar manutenção mesmo cuidado com vinil hoje 2024 eu consegui comprar um receiver em São Paulo eu moro aqui no Ceará e por incrível que pareça aqui em fortaleza ainda tem galeria do rock lojas oficial de rock cds lps tudo relacionado ao estilo e outros e claro então eu vou comprar mais vinil pra mim ouvir.
Oi, só queria dizer que consegui consertar o meu vinil favorito que eu jurava que tava riscado mas era só uma sujeira. Muitíssimo obrigado pelo vídeo e pelo conteúdo. Não fazia ideia que era possível juntar sujeira num vinil a ponta da agulha pular. Eternamente grato!!!
eu adaptei suas dicas e lavei minha coleção demorei 3 dias tb troquei todas as capas e mudei o metodo de organização ...vc e 100000 tiozao muito obrigado pelo seu conteudo
Descobri seu canal e estou gostando muito. Tive um 3 em 1 Sony HMK 353 BS igual ao que você tem. Era um excelente aparelho de som. Na época dele, era o melhor de todos os 3 em 1, na minha opinião é claro. Comprei recentemente um Toca Discos Audio Technica LP120BT USB. Estou satisfeito com a qualidade. Sei que não é o mais top, mas tem uma boa qualidade de som e possui Bluetooth 5.0 para conectar em equipamentos ou caixas de som que possuam este recurso, além da conexão normal Line ou Phono e saída USB. Maravilha poder escutar meus discos de vinil antigos. Já comprei alguns discos novos e outros usados. Aos poucos, pretendo adquirir mais LPs de vinil para aumentar a coleção.
Olá. É fácil achar agulha de reposição para esse aparelho LP120BT ?
Valew gostei. Depois dos 28 anos, comecei a me apaixonar por vinil
Obrigada pela dica! Acabei herdando os discos do meu pai, mas estão bem sujos, não vejo a hora de limpa-los e ouvir ❤
Adorei seu cana! Estou começando minha jornada! Estou maratonando seus vídeos! E vc se tornou o meu Guru do vinil!
Ótimo dica eu tava na dúvida se poderia ou não lavar os disco agora sei vou lavar os meus todos 👍
Uau !!!! Meus olhos brilharam com a visão do Songs From The Big Chair 💕
Pqp o disco do Lionel da tua foto de perfil TB é mto bom! Tenho os dois
Utilizo esponja vegetal, vendida no comercio há algum tempo atrás a qual era utilizada para limpar o lado brilhante de filmes fotográficos e detergente neutro. Também costumo enxugar superficialmente com um tecido bem macio para não deixar manchas. Não me agrada muito o uso de álcool isopropílico mas ele é de grande utilidade na contenção de fungos e bactérias.
Se disco estiver muito ruinzinho e o objetivo for gravar em seguida à lavagem, utilize detergente com glicerina, o que ajuda muito no resultado da gravação em virtude da lubrificação. Mas só em último caso.
Fuja dos produtos preparados que prometem milagres. São caros e, normalmente, não chegam perto de uma simples e boa lavagem.
Muito cuidado com produtos de limpeza do tipo limpa vidros ou similares. Normalmente são muito agressivos na sua fórmula e podem conter abrasivos.
Olá, tiozão, assisti esse vídeo somente hoje (16/04/19). Estou descobrindo uns sebos aqui em Bruxelas e as dicas estão ainda mais valiosas. Claro que já deixei um like. Abração.
Relutei anos para lavar meus discos, com medo de estragar. Depois de assistir este vídeo resolvi lavar alguns discos. Depois de lavados e secos, troquei os plásticos interno tudo certinho, alguns já ouvi e realmente ficou muito MELHOR de ouvir. Obrigado pela dica.
Que bom que deu certo! Fico feliz em ajudar! Abraço!
Estragar o que... Lp é plastico e nao algodao doce
Tenho certeza que todas as pessoas que clicaram em não gostei, foi por causa do uso da água. Eu tomaria banho com essa quantidade. Mas adorei seu trabalho.
Muito boa essa maneira de limpar os long plays, eu costumo dar um talento usando aqueles sprays limpa vidro que encontramos nos super mercados quando a situação exige uma intervenção mais agressiva, na manutenção diária só uma bucha/escova próprias para remover poeiras, manchas e eventuais marcas de dedos !!!
Valeu pela dica, vou fazer nos discos aqui em casa
Boa noite !! Descobri seu canal hoje , muito bom !! Sempre lavei meus discos desse jeito , aprendi no início da década de 70 … costumo girar a esponja no sentido contrário ao da rotação do disco , como vc fez !!! Grande abraço !!!
Eu tenho esse LP aí do Tears For Fears (ou, tias fofinhas, como o pessoal chamava)... é maravilhoso esse disco.
muito bem Tiozao!.... tem que lavar bem mesmo, faz toda diferença.
Eu fiz o teste nuns discos velhos e até num novo que eu não curtia e está dando certo. Dano algum aos meus discos e melhorou muuitoo a audição neles.. Primeiro eu lavo com água, detergente e uma escova que era de banho muito macia, sempre passando seguindo os sulcos. Depois seco com papel-toalha, borrifo um produto de limpeza desses de cozinha (que já testei e não os detonou) e passo um pincel de pintura em tela, desses com cerdas a 45º, firmes e macias seguindo os sulcos do disco, depois seco com papel toalha. Fazer todo um ritual trabalhoso pra poder curtir meus vinis não rola. Meu ouvido não é absoluto nem eu sou audiófilo, então..do jeito que faço elimina 80% do chiado e estralos e pra mim já esta de bom tamanho.
Olá!
Um produto que estou pretendendo testar é o Lysoform aerosol. Acabo de ler no site do fabricante um rol de materiais e superfícies onde o produto pode ser aplicado - nessa lista, ítens como interiores de carro (painel, marcha), sacola plástica, crachás etc. Imagino que seja possível aplicar em LPs também.
Boa tarde!Eu limpo com um produto em spray chamado "espuma mágica"e só...fica show
nossa eu fazia isso quando era criança e agora adulta achava que fosse muito errado!! mas então provavelmente vi na televisão na época e por isso fazia hahahah
ultimamente tive problemas com o toca discos novo em relação aos discos sujos . por exemplo . fui botar o disco da banda Century . começou com um ruído e um som meio abafado . começou a pular tanto na primeira faixa que a agulha foi passando direto da faixa se arrastando grosseiramente , arranhando a faixa do disco . mesmo eu soprando a sujeira da agulha , muitos outros discos aconteciam a mesma situação. vou lavar pra ver se para esse problema , parabéns pelo vídeo . um abraço
Esse disco do Tears for Fears aí atrás, amigo... QUE COISA LINDA! Parabéns pelo canal!
Eu tenho aquele vinil atraz do Tears for Fears
@@reinaldo8773 Também tenho esse Vinil , e o CD tb. A versão em CD que tenho é a que tem vários extras . UM dos melhores álbuns dos anos 80 , com certeza . Minha preferida é The Working Hour . Uma baita viajem , com um solo magistral de saxofone .
@@pagenotfoud9158 legal amigo bom gosto eu tenho tbm em CD original aquele da capa de um Sol uma coletânea muito bom tbm
@@reinaldo8773 Tb tenho em CD e vinil essa coletânea , assim como os subestimados Elemental (1993 ) e Raoul and The Kings Of Spain (1995) . Na minha humilde opinião os dois melhores álbuns da banda . O que faltou em sucesso comercial , sobrou em qualidade . Se não ouviu , recomendo . Pra completar tenho em vinil , o primeiríssimo The Hurting e The Seeds of Love .
Tbm reparei.Amo Tearrs for fears
Excelente vídeo, vou lavar os meus aqui, mas ficou faltando as medidas da nossa mistura! Pelo que dá pra ver vai bem pouquinho detergente e álcool isopropílico,mas seria legal passar as medidas exatas para nós iniciantes
Cara, antes eu ia borrifando minha cusparada sobre o vinil, é claro, para ser mais rápido, e sempre passava sabão comum ou álcool também comum, com o seu vídeo aprendi muito. Obrigado
Fico feliz em ajudar! Seja bem-vindo ao canal!
Como sempre falo quer colecionar cuide bem e da trabalho mesmo
Santas palavras! Abraço!!
Sábias palavras,se for ter pra não cuidar,melhor ficar com o mp3 e deixar a música física pra quem realmente gosta
Boa dica amei!.
Bom dia.
Encontrei o Canal recentemente. Parabéns que trabalho legal.
Boas dicas e de alguns comentaristas também. Já fiz algumas perguntas! Obrigado!
Obrigado! Fique a vontade pra interagir aqui na comunidade! Aproveite pq tem muita gente sábia por aqui, eu estou sempre aprendendo com eles!
Obrigado pelo retorno! Bom trabalho e boa sorte! Foi legal saber que você é professor de filosofia. Gosto muito dessa ciência, apesar de não ter lido muita coisa. Estamos no mesmo campo, o ciências humanas.
depois q lavar dessa forma ou outra qualquer, prenda num ventilador sem hélice, no próprio eixo e usando a própria porca, a centrifugação em alta rotação vai expulsar toda água dos sulcos, selo e junto vai toda partícula pelos ares. Faço assim pq muitas vezes queremos ouvir o disco de imediato, e não ficar esperando até o outro dia p ouvir. Fora q é mais eficiente p soltar toda sujeira incrustada dentro dos sulcos q água e sabão não tirou
Obrigada pela dica! Agora sei como cuidar melhor de meus discos! Um abraço!✨
Disponha, Layla! Não perca as outras dicas do canal! Abraço!!
Super informativo . Vou aplicar as dicas ! Abraço.
Obrigado! Depois conte para nós os resultados! Abraço!
Nossa adorei esse vídeo, qual a quantidade de água, detergente e álcool? Meu pai tem uns 2.400 discos vou aproveitar que estou desempregado e fazer essa limpeza nos vinis dele.
valeu pelas dicas....vou aplicar nos meus vinis.....muito bom parabéns
Detergente comum e agua... O LP é plastico puro..nao precisa mais q isso para limpar um pedaco de plastico
Cara, sensacional o seu trabalho. Obrigado pelas informações. Estou iniciando no mundo do vinil e seus vídeos me ajudam muito. Se cuide e tudo de bom!
Oi Rodrigo. Uso um protetor que parece um copo que prensa o disco. Prefiro não molhar o selo. Uso um desngordurante não agressivo, uso as mãos para a higienização e seco com uma toalha felpuda que não solte fiapos. A minha fica escondida. Nesses 35 anos, bom teve uma loooonga pausa, a unica coisa que mudei e incrementei depois de pesquisar é usar um lustra movel para as capas. Revitaliza e da até um brilhozinho dependendo da capa, lógico.. saudações vintage a todos.
Obrigado por compartilhar o seu método Luis!! Abração!!
TIOZÃO É FERA NO VINILL !
Valeu Robert!
Chocada! Não sabia que tinha que lava dos discos! 😱 meus pais nunca lavaram e eu usando eles agora...
nao eh obrigatório ..mas qndo vc sentir que passando a escova" de blush .. ja nao resolve & a agulha "sair residuo de po em excesso ou com um grude tmb
escrevi um texto "extra
boaa Audições Musicais ,minha Amiga
por favor o pincel novo ..nao um pincel de blush usado ,please
@@thindarogiancola9358 kkkkkkkkkk sim com certeza, obrigada!
Show 👏👏👏👏👏 já fazia isso, só que com qualquer detergente kkk valeu pela dica!
Tirou o rótulo do detergente para não fazer propaganda mas fez propaganda do Nescau lá no armário. Rsrsrsrs
Bem observado amigo. Um erro típico de iniciante. Abraço!
@@TiozaodoVinil só uma observação boba minha. Mas o videos está legal ,coleciono vinil também
@@TiozaodoVinil Olá o meu são dvds aqueles de cantores e cantoras eles podem ser guardados no guarda roupa?
@@TiozaodoVinil hahahahaha
Deixo de molho com agua, detergente e cândida de um dia pro outro numa bacia enorme com vários discos (normalmente com todo o garimpo do dia, rsrs), depois pego e esfrego desse modo que vc mostrou com espuma. Nunca tive probllemas de descoloração dos rótulos, e o fato de ficarem de molho deixa a sugeira bem mais facil pra sair na esfregação. Não uso alcool nenhum. As capas passo pano com algool por fora e por dentro pra tirar sugeira e cheiro de coisa velha (tambem nunca desbotou as cores). Por final colar as capas se preciso for, saquinhos novos internos e externos e aparência de novo.
Obrigado por compartilhar a sua maneira de lavar! Mas cândida? Sério? Taí um produto que eu morro de medo de testar!
Abraço!
Água sanitária é corrosiva, se alvejar roupas já enfraquece os tecidos, imagina no plástico pvc. Não vejo necessidade.
Isso aí! Sempre faço isso e não conheço método melhor (exceto com máquinas)
Oi. Qual a proporção da mistura?
Muito bom cara, estava precisando saber os produtos usados.
Meu Pai lavou os Discos de vinil igual o Tiozão ensinou a conta de Água veio custando R $180,00 kkkkkkkkkkkk mas os Discos ficaram Limpos .
@canaldamama hahaha
Kkkk
Conta água ou conta do ar? Na verdade pagamos é o ar pra esses ladrões
Boa coleção!!!! rsrsrsrs
Aqui em casa a gente recicla toda água para lavar o quintal...água da lavagem da roupa e salada que usam água em abundância...
Faço assim agora e fica muito melhor os discos ficão como novo
Boa dica meu querido
Cada qual faz de um jeito... eu aprendi lavar os discos usando pincel de maquiagem para friccionar em um sentido único e circular. Uso shampoo jhonsons amarelo, diluído em agua (dou aquela espumada ali na solucao). Depois enxáguo bem sem passar a mão. Coloco no escorredor de pratos. Não passo pano e nem nada. (Quando compro os discos e está até com mofo, eu uso álcool isopropilico (cuidado com o que é papel pq derrete), depois lavo o disco normal).
Fala tiozão, muito obrigado pelas dicas !!
Acha que é uma boa no momento da secagem natural, aplicar um jato de ar frio com secador de cabelo para acelerar o processo ou acha desnecessário ?
Um abraço e bom fim de ano !!
Lavo com detergente neutro, embaixo da torneira em água corrente, lavo com os dedos mesmo em sentido anti-hoário, evitando ao máximo molhar o selo. Seco no escorredor de louças naturalmente.
tb faço assim, mas nunca tomei cuidado com rotulo. e desde o inicio dos 90 até agora nenhum mofou, descolou... só deixar secar totalmente.
Adorei a aula
Já vou providenciar um escorredor só pra mim kkk ainda bem que vc avisou, já ia usar a esponja que eu lavo a moto
Acrescento uma dica: a hora em que você danifica o rótulo (ou selo, como falamos aqui em Pernambuco) é quando você tenta secar o disco com uma toalha, seja lá de que material for. Deixar o disco secar naturalmente é fundamental.
Obrigado pela dica Tiozão!
Boa tarde, por favor, dá mais dicas sobre preços de discos
Adorei o vídeo! Obrigado pelas dicas!
Esse cara é dos meus. Gente boa.
Legal essa esponja. Vou experimentar!
Tem uma outra esponja automotiva que lançaram agora que parece interessante. Ela é feita de tecido. Achei muito cara, mas fiquei interessado em testar!
grande canal, Rodrigo. minha sugestão é que trate também do armazenamento dos discos, plásticos internos/externos e outros cuidados. Grande abraço.
E Vinicios... está devendo novos vídeos, hein. Faz tempo que não grava nada. Abraço.
Rafael Bezerra vc adivinhou o tema do próximo programa!
Pois é! Tive um monte de contratempo mas acho que essa semana sai vídeo novo! E com sorteio!
Estou com um disco do Neil Diamond que nunca levou uma lavagem, vou providenciar amanhã.
Boa amigo! É sempre importante lavar os discos depois de comprar e antes de colocar pra ouvir! Abraço!
Oi Rodrigo. Boa noite! Eu sigo o seu canal e gosto muito das dicas. Você fala com propriedade. Na limpeza do disco eu vi que você colocou o disco em cima de um pano. Qual é o tecido?
Eu lavei todos os meus Discos 69 gastei bastante água agora tenho que pagar R$50,00 de água mas valeu a pena.
Bacana a ideia.
Você poderia ter rodado a bolacha também após o uso da flanela para termos mais está comparação.
Ainda, existe no mercado (lojas de pc) uma gosma sendo vendida para limpeza de teclado, porta objetos de carro. É semelhante a tal slime. Funciona muito bem em teclados, calculadoras etc.
Talvez funcione em discos também. Acredito que de para utilizar em vários discos após o uso da flanela.
Abraço.
quanto menos o rótulo tiver contato com água melhor. mais recomendável passar um pano úmido ou água corrente rapidamente
Amigo ótimo video. eu estou com um problema bem chato com um LP, comprei ele no RSD2022 e ele veio sujo com um pouco de cola que provavelmente foi da embalagem de papel que envolve ele, tipo os gatefold.. não faço idéia de como tirar essa cola, lavei direitinho mas ta la , será que o alcool isopropilico resolve isso?
Qual a proporção agua, detergente, alcool. Valeu
Em 2022, microbac é o cara, passe com algodão sentido horário limpa desinfeta fungos e bactérias e não danifica o rótulo
Parabéns amigo !!
Você indica pasta de limpeza a seco para limpar a capa dos LPs? É seguro ou é muito abrasivo? Ao usar a pasta de limpeza a seco, pode ser usado o lustra móveis em seguida para dar brilho e proteger com o silicone da fórmula?
Tiozão, sobre limpar o disco, o que tu acha do produto chamado Espuma Mágica? No rótulo do produto fala que uma das utilidades é a limpeza de vinil.
Olá Gelson! Respondi o seu comentário no vídeo de hoje! Confere lá! Abraço!
Opa, conferi o vídeo. Esse produto que citei vi uma pessoa indicar uma vez. Eu encontrei facilmente no supermercado da cidade onde moro, paguei 13 reais, e você encontra na sessão de coisas pra automóveis, sessão onde comprei também a esponja pra lavar os vinis. Esse produto é comumente usado pra limpeza de bancos de carro e etc. No meu caso, utilizando no vinil, apliquei a espuma do produto, esperei alguns segundos pra o produto agir, e passei um pano/flanela 100% algodão. Quanto a estética do vinil após a limpeza eu digo que ficou muito bacana, bem reluzente e bem limpo visualmente. Estou testando duas formas: Limpar e guardar; Limpar, enxaguar e secar. Vou ver se existe diferença. O único porém é que não cheguei a testar os discos após a limpeza com a Espuma, pois não tenho toca discos, contudo, já estou providenciando um aparelho bem bacana hehe. Valeu, abraço.
Você lembra meu saudoso tio que era muito engraçado falando, kkkkkk... Obrigado pelas dicas...
Interessante a dica vo tentar
Muito bom vídeo e muito boa explicação. Só não concordo que gaste tanta água. Obrigado pelas dicas.
Tenho vários discos da época do avô. São Lps e compactos adquiridos na década de 60 e 70. Gostaria de saber se colocar estes discos na minha agulha nova do meu Polyvox corro o risco de danificar e até perder o equipamento.
E o óleo peroba vc me indica passar para dar brilho.
Boa tarde!
Qual a proporção de detergente, álcool e água para fazer a mistura?
Desde já, obrigado!
Olha que louco Rodrigo, vídeo gravado em 2017, eu assistindo em 2022 (14/08), logo após o período mais crucial da pandemia que se iniciou em meados de março de 2020 e ouvir vc falando de onde encontrar álcool isopropílico que se encontra apenas em alguns locais específicos, e hoje em dia vc encontra álcool isopropílico até em banca de jornal, mercados diversos, até vendendor ambulante no metrô já vi vendendo, praticamente em quase todo lugar hoje em dia é encontrado rs
Não confunda álcool isopropílico com álcool em gel de pandemia pois o álcool isopropílico ele tem uma dinâmica diferente do álcool convencional
Opa td bem? Agua desmineralizada pode no disco?
Valeu pela dica. Pensei que não se lavava o rótulo.Do que é feito o rótulo?
Boa noite Tiozão.
O vinil picture que eu entendo como aquele que vem desenhado ou estampado, pode ser lavado com a solução caseira contendo água, um pouco de detergente e álcool isopropílico sem causar danos?
Desculpe pela minha ignorância.
No site ali express vende um acrílico q protege o rótulo qdo for lavar.
Opa! Ouvi dizer que tem um produto chamado Microbac, tipo um spray, eu vi num site que é bom também, tão bom quanto desse jeito do video, dizem que dá pra fazer desse jeito do video e mais o Microbac...
Ah e também o algodão seco nem adianta né... Eu tentei mais deixou pior ainda... É que eu sou novo nessas coisas e obrigado pelos videos!
Não conheço Márcio, vou procurar saber sobre ele. Obrigado pelo toque!
Boa noite Rodrigo. Com que frequência um disco deve ser lavado? Parabéns pelo Canal. Já divulguei para vários amigos! 👏🏻👍🏻
Outro dia,liguei para uma Radio FM,pedindo uma música do Tony Stevens ( Jessé ) O locutor pediu pra que eu aguardasse 15 minutos,que ele ia lavar o disco pra me atender. Eu agradeci ,entrei na internet e ouvi a música na hora. Se ele tocou a música,não sei. Mas eu ouvi em Estério.
Pode me dizer qual é a dosagem de água , álcool e detergente que utilizou?
E a água, tem que ser filtrada ou destilada, pois ela contém cloro e minerais, que ficam impregnados nos sulcos dos discos.
Muita frescuragem, lava com água da torneira mesmo
Dei risada aqui! Hahaha
@WeMeRsOn Gameplay's Kkkkkkkkk
@WeMeRsOn Gameplay's kkkkkkk
Como fazer para limpar as capas de discos usados que estão tão comprometidas que estão até mofadas? Por dentro e por fora da capa
Passe lustra moveis com um algodao de preferencia q tenha silicone na composição
Rodrigo, e como você lava as capas e encartes do LPs?
Eu lavo as minhas capas com água molhada
Hahaha
@@guilhermecleon3017 kkkkkkkkkk
@@luis________ socorro kkkkkkk
O.o
Gostei desse vídeo do TIOZÃO DO VINIIIIILLLL!
Fiz recentemente mais um vídeo sobre lavagem de discos atualizando a maneira de lavar. Confere lá!
Lavo com sabao de solda caseiro e esponja amarela elimina tudo qualquer sujeira e até agora não danificou nada fica perfeito.
Procuro não molhar muito o rotulo pq con tempo ele desbota.
Bom dia, Rodrigo! Blz?
Recentemente tenho percebido que ao lavar vinil com aqueles disquinhos de algodão e detergente neutro (amarelo da Ypê), tem deixado os vinis com mais chiados ainda. Antes eu lavava com esponja e detergente neutro e ficava legal. Antigamente eu lavava com alguma esponjinha macia e sabão de coco e ficava maravilhoso o som. O que pode estar acontecendo?
Ótima dica !
recomendo que "entupa a saida dagua Torneira, com algodao Pra Filtrar a agua ..
Isso também se aplica a dvd de jogos Rodrigo
Eu evitaria o álcool no caso dos DVDs
Posso usar álcool isopropílico multitelas, o mesmo utilizado para limpar tela de celular, TV, etc?
Tiozão do Vinil, quantos ml de álcool isopropílico, de água e de detergente neutro vc recomenda para a lavagem de cada vinil a ser lavado? Um pote de álcool isopropílico custa quase 100 reais aqui, e ainda quando acha para comprar.
Bom dia, eu tinha comprado um vidrinho de 100ml de álcool isopropilico numa farmácia de manipulação, paguei mais de 10 reais, foi o único lugar que encontrei na minha cidade. Mas um dia fui a Santos que é aqui do lado e fui numa loja que vende adesivos e produtos para comunicação visual, paguei 28 reais numa garrafa com 1 litro. Procura em loja de comunicação visual, onde vende suplementos para quem trabalha.
Ola Tiozao,
antes demais, eu sei que este video jà tem alguns anos mas este tema é muito importante.
Eu sei que não é fácil conseguir equipamento adequado para este fim, é caro, e comprar discos usados é sempre um bom caminho
para aumentar o nossa coleção.
Sem ofender ninguém, eu acho que é preferível economizar durante algum tempo para poder adquirir algo indicado para executar esta operação, mesmo que seja um "Spin-Clean", é sempre melhor (na minha opinião) do que o seu método.
Dica: você pode poupar no produto pois é sempre muito caro, fazendo uma pesquisa e produzido a sua versão mais económica.
Parabéns pelo canal...é bom ouvir falar destas coisas em Português!
Abraço