INSIDER Store: Use o cupom “MATTHIES12” para 12% OFF --> www.insiderstore.com.br/ProfJonathanMatthies Inscreva-se ✔ Deixe seu like ✔ Compartilhe ✔ Comente ✔ 🌱Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk Se você valoriza meus trabalhos considere fazer uma contribuição. Com sua ajuda posso continuar desenvolvendo novos conteúdos e alcançar muitas outras pessoas. 🌱 Chave PIX: jonathan_design@hotmail.com 🌱 Depósito bancário: CAIXA Econômica - Jonathan Matthies Agencia: 0424 Conta: 20139-5 Operação: 001
Desde de 1500 a humanidade vive a idade das TREVAS. 👹 Desde de 1500 os esquerdopatas dividem e confundem a Humanidade. 🤔 O ANTICRISTO.(falsa política ONU) 👺 A BESTA.(falsa ciência) 👺 A PROSTITUTA.(falsa religião, ideologia, filosofia). 👺 Leia o livro Catecismo do eleitor catolico. 💎 O VERDADEIRO CRISTÃO LER A BÍBLIA E O CATECISMO. 🤓 Leia 25 em São Mateus e 2425 no Catecismo.
Curiosamente, embora na tradição judaica não existisse a ideia de morte e ressurreição para o Messias, em outras tradições como egípcia e grega haviam mitos de morte e ressurreição para deuses e semideuses, como Osíris por exemplo. Excelente, parabéns!
Quem pediu para retirar a reencarnação pela crença da ressurreição foi a Teodora a esposa do imperador Justiniano, ela tinha receio de reencarnar negra e pobre, então esse crença foi inserida na bíblia cristã.
@@marmore88mito, indique a fonte mais antiga. Jesus ensinou a reencarnação, fariseus acreditavam na ressurreição, mas eram confusos quanto a essa crença, contudo, é puro erro essa ideia de que Teodora aboliu a crença. Você chegará perto de algo como a preexistência, compatível com a ideia da reencarnação. Por outro lado, só fazendo vista grossa para ignorar que Jesus não ensinou. Ele discorre sobre isso para Nicodemos, também na passagem de que João foi Elias, mas não o reconheceram, fala após uma aparição de Elias, quando João já estava morto, curiosamente Elias mandou matar com a espada inúmeros homens (provavelmente foram decapitados), e João morreu decapitado, como de costume.
Isaías 53, o famoso capítulo do Servo sofredor deixa essa profecia de morte e ressurreição nos versos 11 e 12 (que vale ressaltar, era predominante a ideia de que esse capítulo era adição posterior dos cristãos, obviamente achar esse capítulo, o livro de Daniel e o Salmo 22 entre os manuscritos do Mar Morto foi um choque completo)
Excelente vídeo! Mas vale também mencionar o seguinte detalhe : Que tipo de messias ou qual era o entendimento de messias que o Jesus histórico possuía de si mesmo? Que com certeza é muito diferente do entendimento de messias que o cristianismo desenvolveu após a sua morte.
Professor, se o Evangelho de João é o mais tardio dos Evangelhos, como explicar os locais históricos recentemente descobertos pela arqueologia que o autor relata: a piscina de Betesda (Jo 5,2), o Lithóstrotos ouGábala (Jo 19, 13), e muitas outras coisas reais?
Olá Rafael, tudo bem? O autor do Evangelho de João conhecia, direta ou indiretamente, essas localizações que ainda existiam em seu próprio tempo (séculos I-II). Mas isso NÃO implica que as histórias ou diálogos de Jesus representados no texto sejam historicamente precisos. É uma característica comum de obras de ficção histórica representar localizações reais contendo personagens fictícios, da mesma forma que observamos em filmes contemporâneos. Por exemplo, em "O Resgate do Soldado Ryan" (1998), o cenário do Dia D é historicamente preciso, mas os personagens principais e a missão para resgatar o Soldado Ryan são fictícios. Fraterno abraço!
@@Jonathan14734 me desculpe mas seu argumento é totalmente tendencioso. São inúmeros detalhes descritos no Evangelho de João historicamente precisos de modo que não há porque duvidar dos demais relatos apresentados por ele apenas por estarem centrados no campo da fé. Vocês céticos acusam os cristãos de fazerem malabarismo mental mas são exatamente vocês que fazem isso. Não desmereço seu trabalho de pesquisa mas sinto um teor de desonestidade por não avaliar todos os lados. Os mesmo parâmetros que você utiliza para invalidar a historicidade do Novo Testamento você evidentemente não usa para invalidar outros escritos e isso pra mim é desonestidade. Mas eu entendo que os teólogos liberais têm que preencher uma agenda intelectual voltada para diminuir o Cristianismo, e você está incluso entre eles.
@@leandrochavo3038 Caramba… Como vc é inteligente… Acho que se vc ler o que ele explicou foi exatamente que a escritura do evangelho se deu de modo que considerou locais existentes como reforço narrativo. Em momento algum ele invalidou o argumento de fé, nem poderia, já que isto não é falseáveis. Aliás, a sua pobre explanação diz bem mais sobre o crente que vc é do que do historiador, pq mesmo que todo o apanhado bíblico seja fraude, a fé permanece inalterada ou vc acredita na escritura ou no Senhor da escritura?
@@jucielsantosA só uma palavra nesse texto seu já dá pra desconsiderar tudo o que vc disse. "Sobre o crente que você é". Menos querido. Eu não sou crente, tenho ranço de crente da mesma forma que tenho ranço de ateu militante. Em momento algum ele invalidou a fé? Hahaha porra, o cara faz um vídeo desmerecendo a narrativa de João e vc da uma dessa. Se manca. Nem precisa me responder pois não estou nenhum pouco interessado na sua resposta. Minha pergunta foi direcionada ao dono do canal, ele quem foi marcado então não tenho motivos para dar continuidade a demais comentários que não sejam o dele.
@@Jonathan14734cara se eu descrever minha cidade com riquezas de detalhes e depois dizer que o prefeito tem superpoderes,isso torna toda minha narrativa verídica ?
Bom dia professor. Uma pergunta: Se Jesus era Deus, como ele seria o Messias prometido no AT? O Messias tem que ser descendente direto do rei Davi e Salomão, como Deus seria descendente deles?
Na verdade, se estamos fazendo referência ao Jesus Histórico, o texto de João 14:28 é redacional. Em síntese, o evangelista escreveu uma ideia teológica de seu próprio tempo (século II), que o Jesus Histórico nunca disse. Abraços!
Não sei porque os miticistas ficam loucos nos comentários. Eles nem acreditam na existência de Jesus pra início de conversa. É negar a negação da negação...
Entendo sua frustração. É como debater a cor exata do dragão invisível que mora na garagem. Grande parte dos miticistas negam a existência de Jesus com o mesmo fervor de um fundamentalista religioso. Particularmente, eles me lembram pastores da Assembleia de Deus pregando ao contrário. (rs...) Fraterno abraço!
Verdade seja dita. Eu fui ler passagem da mulher samaritana. E na continuação fala que ela contou a conversa a todas as pessoas que essas mesma foram onde estava Jesus. Logo não esta relatado mais se imagina que perguntaram sobre a conversa. Eu nao sou crente de igreja nenhuma, mais vamos ser imparcial.
Mas de qualquer maneira o evangelho de João é muito tardio aos eventos, logo não é uma boa fonte histórica. Marcos oferece mais credibilidade por ser mais próximo.
@@leandro_silva21João escreveu tardiamente mas foi testemunha ocular de modo que é sim uma boa fonte histórica. Aliás todos são boas fontes históricas de Jesus Cristo Nosso Senhor, cada um escreveu com suas particularidades e intenções.
Bom professor, se supõe que toda conversa que Jesus teve, com alguém ele tenha relatado aos discípulos ou algum discípulo e assim fora logo relatado por eles como no caso essa passagem da mulher samaritana..
E Jesus acreditava ser Deus? mesmo que de alguma forma que seja? sei que essa crença é posterior mas gostaria que você fizesse um vídeo mais específico nesse tema, professor Jonathan. Ótimo trabalho como sempre!
Muito agradecido pelo comentário Adamo Sousa Santos. 🙂 Na verdade, infelizmente, devido a seu grande alcance, o Rodrigo Silva faz um grande desserviço público na divulgação de pesquisas acadêmicas sérias em relação a Bíblia e arqueologia de Israel. Observo que mais da metade dos conteúdos que ele apresenta estão fundamentalmente errados. Fraterno abraço!
Não foram os apóstolos que inventaram. Foram autores gregos que escreveram após 70 (os 4 evangelhos) que manipularam tradições orais e criaram várias estórias e atribuíram ensinamentos ao Jesus. De tudo o que está nos evangelhos, apenas uns 5% teria um fundo histórico (ou menos que isso).
@@douglasgontijo1061de onde você tirou isso? O grego não é clássico, é modificado, por vezes não culto, logo, como você sabe serem gregos e não judeus? Eles estavam sob o fluência grega, não era preciso ser um Flávio Josefo da vida, nem um Fílon que interpretava as escrituras à luz grega, já próximo ou na época de Jesus. Essas pessoas estavam helenizadas, até certo ponto. Por essa ignorância que, hoje em dia, quase ninguém se toca que Nicodemos, fariseu que acreditava em ressurreição, toca na questão da reencarnação (na verdade, palingenesia), ao questionar como poderia um homem, sendo velho, voltar a entrar no ventre materno e nascer de novo. Não tem batismo algum nesse questionamento, tal como se entende hoje. Ele entendeu muito bem a questão na conversa, mas não sabia como se processava esse nascimento carnal. Os romanos acreditavam nisso, Josefo não ignora. Influência grega. Não quer dizer que gregos escreveram.
@@wilosofo Não seja ingênuo, meu caro. Os autores de alguns evangelhos (Lucas e João) são claramente indivíduos de origem grega, pertenciam ao grupo dos chamados "tementes a Deus" (indivíduos que simpatizavam com a ideia do Deus único de Israel dos judeus). E os judeus helenizados (e convenhamos que a cultura grega influenciou muito estes, não só na língua como também no pensamento) são juntamente com os chamados "gentios" convertidos ao cristianismo os principais (ou na verdade, os únicos) responsáveis pela escrita dos textos gregos do novo testamento. A tradição aramaica dos primeiros seguidores do Jesus histórico (lá da Galileia e Judeia) se diluiu no meio na cultura helênica da Ásia menor e do judaísmo helenista que vivia nessas províncias da Ásia (atual Turquia), no Egito e em Roma. Eu não disse em momento algum que a cultura grega das províncias romanas era a cultura clássica de Atenas e da Macedônia. Mas que as províncias da Ásia, Roma e Egito foram fortemente helenizadas é um consenso histórico. E a escrita dos textos do novo testamento muito provavelmente aconteceu nestes locais ou por "gentios" convertidos ao "cristianismo antigo" (escrevendo em g. Koiné) ou por judeus helenizados escrevendo em grego koiné tbm se valendo de algumas tradições verbais aramaicas vindas lá da Palestina (mas sem contato com as testemunhas oculares que já haviam morrido há algum tempo: apóstolos, primeiros discípulos, família do jesus...). Tudo isso após 70 EC. Os únicos textos contemporâneos as testemunhas oculares do Jesus são as cartas do Paulo autênticas. Mas o judeu helenista Paulo de Tarso fez apenas breves menções a fatores ligados ao Jesus e se preocupou mais em desenvolver uma teologia (mitologia) em torno da figura do Jesus do que relatar sua vida. Inclusive o próprio Paulo não conheceu pessoalmente o Jesus histórico. Apenas conheceu seus seguidores e as crenças primitivas que eles tinham (que certamente foram, em algum sentido, modificadas no seu pensamento). Em relação ao Nicodemos, é um personagem encontrado apenas no evangelho atribuído a "João" (escrito por volta do ano 100 EC) e a respectiva passagem dele também apenas neste texto: ou seja, tem mais cara de teologia do que uma narrativa baseada num fato histórico.
@@douglasgontijo1061, o leitor agradece por você, grosso modo, retificar-se e confirmar o ponto que levantei, pois em vez de blefar uma opinião como se fosse fato histórico, finalmente escreveu que provavelmente você pensa serem gregos ou judeus helenizados que escreveram. Começou a falar a "minha língua".
@@douglasgontijo1061 ah... e ninguém disse que você disse ser grego clássico, apenas eu disse que não é clássico, com isso abrindo ainda mais um leque de possibilidades sobre quais pessoas escreveram, incluindo JUDEUS.
Professor Jonathan, em regra os vídeos são de altíssima qualidade. Parabéns pelo canal! Apenas uma questão/sugestão: para um canal de História, não seria mais interessante a imagem de Jesus que começa este e outros vídeos ser mais sugestiva com aquela do Jesus Histórico, ou seja, não uma corruptela eurocêntrica de um ser de cor mais clara, muito improvável para o Jesus que viveu na Palestina da época? Ademais, uma coroa dourada na cabeça de Jesus não parece trazer aproximação com sua luta contra o império romano de sua época e contra as elites judaicas. O "ouro" de Jesus parecia trazer outros matizes...
Olá Riccardo Gontijo, tudo bem? Agradeço ao comentário. Concordo totalmente que a imagem tradicional de Jesus como um homem de pele clara, com uma coroa dourada, é uma representação eurocêntrica que não representa com precisão o Jesus histórico, que viveu na Palestina do século I. O grande problema é que não encontro ilustrações adequadas sobre o Jesus Histórico disponíveis na internet, ou alguma que poderia enfatizar adequadamente seu pensamento como Messias. Com efeito, por vezes, tenho de utilizar algumas imagens mais estereotipadas para ilustração das thumbnails - embora reconhecendo o anacronismo que possuem. Mas ainda pretendo explorar algumas gerações de imagens por I.A. na tentativa de conseguir melhores representações, buscando maior fidelidade histórica - inclusive na geração de pequenos vídeos de ilustração. Fraterno abraço!
@RiccardoGontijo Olá. Em que momento histórico ou na narrativa dos evangelhos podemos incluir os ensinamentos de Jesus sendo abertamente contrários ao império romano? Evidentemente que Jesus não tinha nenhuma ligação com Roma, mas ele nunca se pôs contra Roma. Alguns religiosos, tentando colocar Jesus à prova, perguntaram-lhe se era justo os judeus pagarem impostos ao imperador. Jesus pediu ao homem que lhe mostrasse uma moeda. Jesus levantou a moeda e perguntou: "De quem é esse retrato na moeda?" Disse-lhe o homem: "É de César." Então Jesus lhe disse: "Dai pois a César aquilo que é de César, e a Deus o que é de Deus." Se Jesus estivesse em oposição, a resposta teria sido outra.
@@Jonathan14734 Grato pela atenciosa resposta, professor Jonathan! Não esperava menos coerência de um profissional tão dedicado, preparado e aberto a honestas discussões como você. Espero que continue sempre seus estudos na área, seja de maneira informal, seja mediante o caminho acadêmico, na pós-graduação stricto sensu! Abraços!
@@MultiSUPERLATIVO Essa passagem não deve ser interpretada de maneira tão literal e localizada assim, por mais que muitos estudiosos a tenham realizado dessa forma. Hoje temos avançado muito nos estudos do que se convencionou denominar texto bíblico canônico. Acerca do tema colocado, especificamente, em razão da impossibilidade de maior aprofundamento aqui nessa plataforma de comentários, sugeriria reflexões com as leituras das seguintes obras: "God and Empire: Jesus Against Rome" e "Render Unto Caesar", de John Dominic Crossan, e "O que Jesus disse? O que Jesus não disse?", de Bart Erhman.
@@RiccardoGontijo Bom dia. Em momento algum dos Evangelhos vemos Jesus contrário ao império romano, em termos de rebelião, embora ele soubesse na gênese o que significava o império romano. Mesmo porque a sua missão não era o conflito contra o poder terreno de Roma, como nós o conhecemos.
Professor, admiro seu trabalho e aprendo muito. Sei que o assunto não é esse, mas o senhor em algum momento pode falar sobre os tais milagres eucarísticos tipo em Lanciano na Itália por exemplo. O que tem de fato essas histórias?
De uma perspectiva de alguem que fica meio que em cima do muro em relação a isso, acho brilhante a idéia tambem disso ter cido inventado. imagina só, criaram uma religião de amor que tipo, nao teria como ser melhor ao meu ponto de vista, sendo real ou não é lindo seguir esses ensinamentos.
Faz sentido, já que o sentido real de Messias (ungido) era justamente empregado a reis, tanto que há várias menções ao termo "mashiach", "ungido", Salmo 2:2 "Os reis da terra se levantam e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido. Saul: Foi o primeiro rei ungido de Israel por Samuel (1 Samuel 10:1). Davi: Foi ungido por Samuel como rei em lugar de Saul (1 Samuel 16:13). Salomão: Foi ungido como rei por Zadoc, o sacerdote, e o profeta Natã (1 Reis 1:39). Os sacerdotes, especialmente o sumo sacerdote, também eram ungidos para servir no Templo e profetas também eram ungidos: Arão: Foi ungido como o primeiro sumo sacerdote por Moisés (Êxodo 30:30). Eliseu: Foi ungido por Elias como profeta em seu lugar (1 Reis 19:16). E o termo "Filho de Deus" usado no sentido literal pelos cristãos helenizados, como Paulo, na verdade era um título usado por reis Em 2 Samuel 7:14, Deus promete a Davi que seu descendente, referindo-se a Salomão e, será considerado Seu filho: "Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens, e com açoites de filhos de homens." No Salmo 2:7, o rei é declarado filho de Deus: "Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei."
Professor, gostaria de fazer uma pergunta sobre os anjos: Na Bíblia, pouco se fala sobre a queda dos anjos. Existe algumas informações a mais no livro de Enoque. Sabendo que alguns anjos se rebelaram, pois também são participantes do livre arbítrio. A pergunta é: Como podemos ter certeza de que nenhum anjo tomou mais esta atitude? Ou um Arcanjo? Só sabemos do passado, do que foi escrito, mas depois? Não pode ter ocorrido mais alguma queda de Arcanjos que não saibamos?
Olá professor , poderia por favor me esclarecer uma dúvida? Qual motivo levaria os escritores do novo testamento sejam eles quem fossem colocar na boca de Jesus promessas contundentes de que voltaria ainda enquanto seus amigos e inimigos estivessem vivinhos da Silva sendo que na maior parte dos casos estes textos foram produzidos quando já os contemporâneos de Jesus histórico estavam todos mortos.
Boa noite, professor. Admiro profundamente seu trabalho. Sou inscrito no seu canal. Também sou historiador, e neste momento, estou para publicar um livro sobre o Jesus histórico. Particularmente, e a partir da documentação que analisei, acredito que Jesus não se considerava o Messias. Sou tentando a acreditar que essa "convicção pessoal", na verdade foi uma construção discursiva de certas comunidades cristãs (que, evidentemente, prevaleceram). Inclusive, no geral, o documento conhecido como "Q" parece reconhecê-lo apenas como um profeta sapiencial.
Boa noite Jacklogan, tudo bem? Sim. É uma possibilidade histórica que também já encontrei em outros pesquisadores. Particularmente, estou mais convencido que ele acreditava ser Messias. Mas desejo sucesso na publicação de seu trabalho. Fraterno abraço!
@@Dominique141 Olá! O livro se chamará "Jesus para livres pensadores", já que se trata de uma publicação histórica, e não apologética. Está sendo editado pela Editora Casas, nesse momento. Acredito que nos próximos meses teremos novidades.
Otimo canal , ja assisti varios videos , mas depois de estudar muito o velho testamento , cheguei a conclusão que o novo testamento foi mesmo criado por Roma na tentativa de criar um deus para o ocidente ou melhor para os europeus , não estavam satisfeitos com o criador Deus de todas as nações , como esta escrito em deuteronômio , salmos, Isaías e outros livros
Na verdade, o Novo Testamento possuí uma complexa história envolvendo 4 séculos de desenvolvimento do pensamento cristão ocidental e oriental. Aqui no canal, poderás encontrar algumas informações, em vídeos mais antigos, sobre como ocorreu a construção do Novo Testamento. Abraços!
Professor, as pessoas e os seguidores acreditavam que Jesus era o messias, mas pelos estudos que tive sobre a Jesus, ele sempre negou em ser o messias, um exemplo dito, ele falou a Pilatos> MEU REINO NAO EH DESTE MUNDO. Jesus apenas deixava pensar e falar o que quisessem a seu respeito. Ele nao os julgavam.
Não sou grande conhecedora da Bíblia, mas lembro que li em um dos evangelistas, que Jesus antes de entrar em Jerusalém, às vésperas da Páscoa, organizou essa entrada muito bem, mandando buscar uma jumenta e pedindo aos discípulos que o recebessem com palmas verdes naquela cidade, o que originou o Domingo de Ramos, no rito católico. Ora, salvo engano, o próprio Jesus diz aos apóstolos que aquilo deveria ser feito "para que se cumprissem as profecias" relativas à vinda do Messias. Confere, Professor? Como faço para ver se você respondeu? Sou meio por fora de internet.
Com certeza foi a samaritana que espalhou a conversa como vemos nos versículos seguinte, e sobre não ir para samaritanos, era uma missão específica, isso mudou depois... "Idi por todo o mundo". Ta parecendo explicação de ativista ateu.
lembrar que mulher não tinha voz nessa sociedade, dificimente teria credito ! lembrar da mulher pedindo curar pra filha, ate Jesus não queria atender !
Apesar de o Evangelho de Marcos ter sido escrito antes do Evangelho de João, de acordo com a tradição cristã, o Evangelho de João foi escrito por uma testemunha ocular (o discípulo João) dos eventos relatados. Isso não seria uma razão para considerar o Evangelho de João uma fonte com maior peso histórico?
Haha... Eu também já encontrei alguns comentários, de outros inscritos, me comparando com um padre, bruxo, gótico, emo, maçom, dentre outras coisas. 😂Forte abraço!
Há sincretismo no então Cristianismo com a lendas sobre Vespasiano? A compilação do novo testamento pode ser reunião de mitos e ou personagens (Flávio Josefo, Mitraismo e tradições orais), unificados em uma pessoa histórica, porém mitificada?
Bom dia a todos. Só algumas observações: Primeiro, não se tem uma data exata, no meio acadêmico, de quando o evangelho de João foi escrito ( O Apocalipse sim, é mais plausível aceitar essa data que o professor tá colocando: final do século 1 a início do século 2...O Apocalipse!! Não o Evangelho, que eu particularmente acredito que tenha sido escrito nos anos 70 a 80 D.C). Outros pontos sobre a mulher Samaritana é: Primeiro, João que escreveu sobre a mulher Samaritana tava lá no cenário dessa História. Segundo, o Professor fala que Jesus e mulher estavam a sós, e como João escreveu se ele não estava lá? porque a história conta que eles foram a Cidade... Simples de resolver isso: realmente Jesus estava a sós com a Mulher Samaritana, mas o professor esqueceu de contar, que Ela correu pra contar a todos naquela Cidade o que tinha ocorrido no Poço( e provavelmente João ouviu toda história que aconteceu no poço da boca dela, ou do Próprio Jesus) comprovando assim, que João sim, tinha conhecimento da História pra escreve-lá. Outro ponto importante que o professor cita no vídeo é: que Jesus em Mateus 10:5, proíbe os discípulos de entrar nas cidades Samaritanas ( isso é verdade, mas você tem que lê o contexto de Mateus 10, pra afirmar que Jesus não falaria ou nem pisaria em terras samaritanas), em Mateus 10, Jesus está dando uma missão específica aos discípulos: ir as ovelhas perdidas da Casa de Israel ( que são os judeus e não os samaritanos), por isso que Jesus fala pra eles não se deter no caminho dos gentios e nem entrar em cidades samaritanas ( o foco da missão dos discípulos era os Judeus) leia o contexto Professor, e não venha nos trazer fatos isolados aqui, pra confundir a mente de alguns que tem preguiça de estudar🔥 ( A história da Mulher Samaritana é real. O próprio escritor da História tava lá... João.) Outro ponto muito importante: o Professor fala que algumas coisas Jesus não falou, foi inventado porque Ele não falou tal coisa. Prova? A maioria dos ensinamentos de Jesus foi escrito por pessoas oculares ( ou seja, pessoas que conviveram com Ele...os discípulos. E nesse caso a visão dos acontecimentos, ensinamentos de Jesus, muitas das vezes vem dá ótica doe discípulos e não de Jesus ( e isso não anula a veracidade da história)🔥
Onde encontramos a "história" escrita desse Jesus histórico? Jamais vi alguém tentando construir essa saga sem se utilizar do tal "Jesus da fé". Poderia me dizer onde se encontra a história exclusiva do "Jesus histórico"? E em qual evidência histórica ela está baseada?
A " história do Jesus Histórico " segundo a busca dos historiadores é buscar na ciência, de forma Cartesiana não vão conseguir . Agora , segundo a leitura da Bíblia e a Ciência contida nas letras , Arqueologia, Antropologia, observamos com exatidão o homem judeu , Jesus de Nazaré e família se separamos sua vida cotidiana e sociedade em que viveu e retrata nas Escrituras. É até necessário para os religiosos certificarem o Jesus de Nazaré, Messias com atributos de ser Divino .
@@marcosvianna9174 A arqueologia já provou que uma cidade/lugarejo chamado Nazaré só passou a existir 300 anos após os Evangelhos serem escritos. Ou seja, a Nazaré Bíblica não existiu...rsss. Amigo, perceba que é por isso que ninguém se atreve a contar uma "história do Jesus histórico", pois não encontrarão historicidade alguma!
@@mirconkreling6995 Bom sua pesquisa , qual fonte ? Gosto de estudar . segundo pesquisadores A maioria dos peritos identifica Nazaré com En Nasira (Nazerat) na Galileia. Se esta opinião for correta, Nazaré ficava nas montanhas baixas logo ao N do vale de Jezreel e aproximadamente a meio caminho entre a ponta S do mar da Galileia e a costa do Mediterrâneo. Encontrava-se numa bacia entre morros que se elevam de 120 a 150 m acima dela. O Sociólogo Chad Emmet , em sua obra Chad Fife Emmett 1995 Beyond the Basilica Cristians and Muslims in Nazareth( Unversity of Chicago Press pag 16 Chad Emmet é autor de um estudo sociológico sobre a Nazaré moderna intitulado "Além da Basília: cristãos e muçulmanos em Nazaré". Este livro tenta "compreender melhor como cristãos e muçulmanos conseguiram viver juntos por séculos em uma relativa paz, numa região conhecida por seus conflitos étnicos e religiosos, e determinar até que ponto eles permaneceram segregados em bairros diferentes de acordo com suas religiões." O qual resume entre os assuntos afirma que "casas e sepulturas feitas de pedra construídas sobre cavernas, naturais ou escavadas na rocha, também foram encontradas, e que datariam da era romana (63 a.C. - 324 d.C.). Arqueologia descreve civilizações anteriores de 1500 anos antes do século I , este foi um dos pesquisadores que achei datando casas no periodo Romano , mesmo não citado a Aldeia Nazaré , a localização é aceita para pesquisa .Nazaré segundo Religiosos Cristãos , acreditam; era uma Aldeia , Josefo não a menciona , e escreve sobre 45 cidades Galiléias , Refletindo os seus ,escritores Conterrâneos ,era uma aldeia desprezada , até pelo discipulo de Jesus de Nazaré , Natanael ,João 1:46 , mostrando o preconceito na época dos Judeus, James Strange, um arqueólogo americano, ressalta que “Nazaré não é mencionada nas fontes antigas judaicas antes do século III. Isto provavelmente reflete a sua falta de proeminência tanto na Galileia como na Judeia.” ,Article “Nazareth” in the Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1992.também : E. Meyers & J. Strange, Archaeology, the Rabbis, & Early Christianity Nashville: Abingdon, 1981; Outra pesquisa 11 anos depois ,Article “Nazareth” in the Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1992. , mas pode ter acontecido como Pilatos , mencionado nos evangelhos , e não mencionado pelos historiadores em sua maioria ,os que mencionaram , Josefo , Filo , Eusebio , discordam entre si em relatos ou datas ,mas este personagem só foi aceito Arquealogicamente sendo comprovado em 1961 numa lápide em Pedras que está o nome Poncio Pilatos em um achado muito importante , intacto , em Cesareia . Ou seja , Jesus de Nazaré sendo rejeitado , a cidade natal também seria , assim como o representante do império Romano na Judéia , Poncio Pilatos responsável por sua execução , seria poucas provas na literatura , levou 19 séculos para a Arqueologia , ciência aceitar que este personagem real existiu, achado em 1961 , por provas da ciência verdadeira , Cartesiana ,em Cesaréia .
Jonathan, você não menciona a "indireta quase que direta" confirmação do próprio JESUS a afirmação de Pedro mostrada em Mateus 16:17. Seria por não aparecer nos outros livros, a saber, Marcos e Lucas, não é? Fique com DEUS, forte 🤗 e sucesso, jovem!
Professor, É possível dizer que Paulo teve acesso aos evangelhos? Já li há muito tempo que existem contradições entre o pensamento de Jesus nos evangelhos e as epístolas Paulinas. Grande abraço.
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Mat 16:16. Declaração cristológica. Filho de Deus é um idiomatismo hebraico que quer dizer Divino.
qual a fonte da datação dos evangélicos e qual a certeza que eles não foram compilados e que os papéis encontrados não seja cópias?, ja existia preocupação na preservação dos documentos nessa época ou melhor preservação da mensagem nessa época? principalmente tratando-se em material sagrado?
Outra coisa: já que os escritos evangélicos foram inseridos opiniões de pessoas, para se adequar no que acreditavam, como podemos afirmar que isso foi inspirado pelo E. Santo? Se a história da mulher samaritana foi algo fictício, como crer no NT?
Se Jesus tivesse uma proposta político revolucionária, que de fato tinha, os discípulos não poderiam apenas segui-lo, sem necessariamente atribuir título de Deus, ou filho de Deus?
Amigo tu realmente tens grande imaginação. A maneira de tu fazeres a tua própria avaliação e quereres tentar, friso tentar repassar essa tua avaliação aos outros é de grande altivez .
Prof Jonathan Matthies Me tire esta duvida,então quer dizer que o Jesus da Bíblia não é o Filho de Deus,aquele que veio nos resgatar do pecado etc...como todos cremos que seja?!!!
Professor se não me engano, nossos dados afirmam que o que a gente tem hoje dos Evangelhos são cópias de um texto original, temos cravado que o Evangelho de João foi de fato escrito quase 80 anos depois da crucificação?
Judeus não queimam seus corpos. Acho que essa seria a primeira, mas desse assunto eu conheço pouco. A única referência que eu lembro no momento é que no talmud é citado que eles viram no ano 30 uma luz subir de Yerushalayim, no qual acreditavam ser a shekhinah. No ano 30 foi o ano em que Yeshua morreu.
Evidências históricas , não , nem de sua ascensão ao Céu em corpo glorificado após ser Ressuscitado por Deus em 33 EC , Romanos 10 :9 , ao invés de mostrar-se para toda Jerusalém, Capital , se despediu junto de seus discípulos ne uma Aldeia perto , simples , Betânia (Lucas 24:50-53 ).De acordo com a Biblia , o poder Religioso Judaico comprou os soldados que viram o sepulcro vazio , mesmo sobre uma guarda bem composta de soldados vigiando o local em especial no terceiro dia . Mateus 27: 62-66. Mateus 28;11-15.
Não entendi o manuscrito mais antigo do evangelho de joão data do ano 125, ou seja o evangelho provavelmente deveria ter sido escrito em talvez nos anos 100
Mas quando o professor diz que "possuem uma plausibilidade histórica maior", na verdade é uma construção semântica pra dizer que "tem um pouquinho mais de chance" de não ser tudo inventado, uma vez que o critério é apenas a multiatestação pelos quatro evangelhos.
Amados irmãos, O SENHOR JESUS CRISTO, Voltará dia 3, de abril de 2031, Em gigantescos discos voadores, Então , A terra vai ficar sem vida por mil anos, Em vários sonhos Visões, PAPAI JEOVÁ, Me avisou. ☦️🛸🐑
Agradecido pelo comentário Lucas Henrique. 🙂 Particularmente, não conheço o Juarez c Vital. 🤔 Mas não pretendo realizar vídeo-resposta analisando outros canais aqui do RUclips. Fraterno abraço!
João 4:25-26. Esse tempo de quando teria sido escrito, em relação a coisas tão antigas, É CURTÍSSIMO! Não sei de onde estão tirando ser longo, CASO, SE, comparado a outros documentos de outros vultos escritos após a sua morte. Fosse assim iríamos jogar no lixo inúmeras narrativas e ensinos de outros vultos. Alexandre, quando se escreveu sobre ele após a sua morte? A primeira cópia de Platão? Então. Sobre a continuação, de que estaria apenas Jesus e a mulher, logo, não sendo possível saberem do que foi falado... como assim? Jonathan, você estava na esquina falando com uma mulher, cheguei depois, falei um monte de coisa, beleza... depois fiquei sabendo do que se tratava. Irei espalhar isso. Pronto. Qual a impossibilidade? Idem naquela ocasião onde os discípulos dormem e Jesus faz prece, eles voltam a dormir, como sabem se estavam dormindo? Esse tipo de leitura é muito engessada. Se eu fizer essa leitura lá irei excluir qualquer possibilidade de conceber que alhum deles poderiam ter escutado Jesus, outros, uns voltando a dormir, etc. Senão iremos imaginar algo digno de episódio do Chaves, onde ao acordarem, em seguida dormiam como se tirasse o plug da tomada rs
INSIDER Store: Use o cupom “MATTHIES12” para 12% OFF --> www.insiderstore.com.br/ProfJonathanMatthies
Inscreva-se ✔ Deixe seu like ✔ Compartilhe ✔ Comente ✔
🌱Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk
Se você valoriza meus trabalhos considere fazer uma contribuição. Com sua ajuda posso continuar desenvolvendo novos conteúdos e alcançar muitas outras pessoas.
🌱 Chave PIX: jonathan_design@hotmail.com
🌱 Depósito bancário:
CAIXA Econômica - Jonathan Matthies
Agencia: 0424
Conta: 20139-5
Operação: 001
Desde de 1500 a humanidade vive a idade das TREVAS.
👹
Desde de 1500 os esquerdopatas dividem e confundem a Humanidade.
🤔
O ANTICRISTO.(falsa política ONU)
👺
A BESTA.(falsa ciência)
👺
A PROSTITUTA.(falsa religião, ideologia, filosofia).
👺
Leia o livro Catecismo do eleitor catolico.
💎
O VERDADEIRO CRISTÃO LER A BÍBLIA E O CATECISMO.
🤓
Leia 25 em São Mateus e 2425 no Catecismo.
Nome do Criador e יהוה = YAUH Nome Do Salvador e יהושע = YAUSHA no hebraico não existe a Letra J
Professor faça um video sobre o livro de Jó, sobre quando e quem o escreveu, em que foi baseado etc. Abraços!
Assista o canal Teshuva total. Ele fez 4 vídeos recentes sobre o livro de Iov.
É sempre um prazer assistir aos seus vídeos,professor.Uma verdadeira aula.Valeu!
Muito agradecido Rose Mary. 🙂
Forte e fraterno abraço!
Cremos pela fé, somente!
EXCELENTE EXPLICAÇÃO.
PARABÉNS PELO TRABALHO REALIZADO.
Curiosamente, embora na tradição judaica não existisse a ideia de morte e ressurreição para o Messias, em outras tradições como egípcia e grega haviam mitos de morte e ressurreição para deuses e semideuses, como Osíris por exemplo. Excelente, parabéns!
Quem pediu para retirar a reencarnação pela crença da ressurreição foi a Teodora a esposa do imperador Justiniano, ela tinha receio de reencarnar negra e pobre, então esse crença foi inserida na bíblia cristã.
@@marmore88mito, indique a fonte mais antiga. Jesus ensinou a reencarnação, fariseus acreditavam na ressurreição, mas eram confusos quanto a essa crença, contudo, é puro erro essa ideia de que Teodora aboliu a crença. Você chegará perto de algo como a preexistência, compatível com a ideia da reencarnação. Por outro lado, só fazendo vista grossa para ignorar que Jesus não ensinou. Ele discorre sobre isso para Nicodemos, também na passagem de que João foi Elias, mas não o reconheceram, fala após uma aparição de Elias, quando João já estava morto, curiosamente Elias mandou matar com a espada inúmeros homens (provavelmente foram decapitados), e João morreu decapitado, como de costume.
Isaías 53, o famoso capítulo do Servo sofredor deixa essa profecia de morte e ressurreição nos versos 11 e 12 (que vale ressaltar, era predominante a ideia de que esse capítulo era adição posterior dos cristãos, obviamente achar esse capítulo, o livro de Daniel e o Salmo 22 entre os manuscritos do Mar Morto foi um choque completo)
Gostaria muito que você dedicasse um episódio aos escritores que compõe a patrística.
Sim. Excelente sugestão de temática. 🤓
Ainda pretendo desenvolver diversos vídeos abordando os principais autores da Patrística. Fraterno abraço!
Gosto muito de suas explicações porque não fala defendendo algum viés religioso e nem também colocando o ateísmo e isso é ser profissional ❤
Boa Noite. Prof.Jonathan Matthies. Belmonte-BA.
Boa noite! Agradeço por acompanhar os conteúdos do canal. 🙂
Melhor canal sobre Jesus Histórico em português, parabéns professor
Excelente vídeo! Mas vale também mencionar o seguinte detalhe : Que tipo de messias ou qual era o entendimento de messias que o Jesus histórico possuía de si mesmo? Que com certeza é muito diferente do entendimento de messias que o cristianismo desenvolveu após a sua morte.
Professor, se o Evangelho de João é o mais tardio dos Evangelhos, como explicar os locais históricos recentemente descobertos pela arqueologia que o autor relata: a piscina de Betesda (Jo 5,2), o Lithóstrotos ouGábala (Jo 19, 13), e muitas outras coisas reais?
Olá Rafael, tudo bem?
O autor do Evangelho de João conhecia, direta ou indiretamente, essas localizações que ainda existiam em seu próprio tempo (séculos I-II). Mas isso NÃO implica que as histórias ou diálogos de Jesus representados no texto sejam historicamente precisos. É uma característica comum de obras de ficção histórica representar localizações reais contendo personagens fictícios, da mesma forma que observamos em filmes contemporâneos. Por exemplo, em "O Resgate do Soldado Ryan" (1998), o cenário do Dia D é historicamente preciso, mas os personagens principais e a missão para resgatar o Soldado Ryan são fictícios. Fraterno abraço!
@@Jonathan14734 me desculpe mas seu argumento é totalmente tendencioso. São inúmeros detalhes descritos no Evangelho de João historicamente precisos de modo que não há porque duvidar dos demais relatos apresentados por ele apenas por estarem centrados no campo da fé.
Vocês céticos acusam os cristãos de fazerem malabarismo mental mas são exatamente vocês que fazem isso. Não desmereço seu trabalho de pesquisa mas sinto um teor de desonestidade por não avaliar todos os lados.
Os mesmo parâmetros que você utiliza para invalidar a historicidade do Novo Testamento você evidentemente não usa para invalidar outros escritos e isso pra mim é desonestidade. Mas eu entendo que os teólogos liberais têm que preencher uma agenda intelectual voltada para diminuir o Cristianismo, e você está incluso entre eles.
@@leandrochavo3038 Caramba… Como vc é inteligente… Acho que se vc ler o que ele explicou foi exatamente que a escritura do evangelho se deu de modo que considerou locais existentes como reforço narrativo. Em momento algum ele invalidou o argumento de fé, nem poderia, já que isto não é falseáveis. Aliás, a sua pobre explanação diz bem mais sobre o crente que vc é do que do historiador, pq mesmo que todo o apanhado bíblico seja fraude, a fé permanece inalterada ou vc acredita na escritura ou no Senhor da escritura?
@@jucielsantosA só uma palavra nesse texto seu já dá pra desconsiderar tudo o que vc disse. "Sobre o crente que você é".
Menos querido. Eu não sou crente, tenho ranço de crente da mesma forma que tenho ranço de ateu militante.
Em momento algum ele invalidou a fé? Hahaha porra, o cara faz um vídeo desmerecendo a narrativa de João e vc da uma dessa.
Se manca.
Nem precisa me responder pois não estou nenhum pouco interessado na sua resposta. Minha pergunta foi direcionada ao dono do canal, ele quem foi marcado então não tenho motivos para dar continuidade a demais comentários que não sejam o dele.
@@Jonathan14734cara se eu descrever minha cidade com riquezas de detalhes e depois dizer que o prefeito tem superpoderes,isso torna toda minha narrativa verídica ?
Sempre elucidando grandes questões. Grato professor
Muito bom e instrutivo esse vídeo.
Baruch HaShem
Perfeito! Muito boa as analises, realmente ha muito acrescimo por parte de copistas no decorrer dos séculos.
Bem interessante!
Boa tarde Professor Jonathan e seguidores do canal.
Bom dia professor. Uma pergunta: Se Jesus era Deus, como ele seria o Messias prometido no AT? O Messias tem que ser descendente direto do rei Davi e Salomão, como Deus seria descendente deles?
Excelente explanação, professor.
Excelente vídeo, ótima aula
Leu a minha mente.
Excelente professor! ♥️ Boa Noite à todos 🙏🏻
Uma ótima aula!!
Adorei o Jesus rei ostentativo branco europeu de encosto no vídeo inteiro hahah deixei até um like apesar de ser ateu 😅
Shalom!
Shalom! 🙂
Professor hoje seu vidio foi nota 1000
Muito agradecido! 🙂
Já chego dando like ! Professor amo seu canal! O melhor do mundo ! 🎉🎉
Faz um vídeo sobre purgatório e adoração aos santos.
Jesus já dizia: o pai é maior que eu
Na verdade, se estamos fazendo referência ao Jesus Histórico, o texto de João 14:28 é redacional.
Em síntese, o evangelista escreveu uma ideia teológica de seu próprio tempo (século II), que o Jesus Histórico nunca disse. Abraços!
Descobrindo seu canal hoje (04 de agosto de 2024) >>>>>> aulas magistrais, muito claras e concisas. Parabéns, professor.
Professor, como saber que essas datas dos evangelicos realmente foram escritos posteriormente?
Como os historiadores descobrem e analisam isso?
Muito bom o conteúdo,
Não sei porque os miticistas ficam loucos nos comentários. Eles nem acreditam na existência de Jesus pra início de conversa. É negar a negação da negação...
Entendo sua frustração. É como debater a cor exata do dragão invisível que mora na garagem. Grande parte dos miticistas negam a existência de Jesus com o mesmo fervor de um fundamentalista religioso. Particularmente, eles me lembram pastores da Assembleia de Deus pregando ao contrário. (rs...) Fraterno abraço!
Verdade seja dita. Eu fui ler passagem da mulher samaritana. E na continuação fala que ela contou a conversa a todas as pessoas que essas mesma foram onde estava Jesus. Logo não esta relatado mais se imagina que perguntaram sobre a conversa. Eu nao sou crente de igreja nenhuma, mais vamos ser imparcial.
Mas de qualquer maneira o evangelho de João é muito tardio aos eventos, logo não é uma boa fonte histórica. Marcos oferece mais credibilidade por ser mais próximo.
@@leandro_silva21 a controversas, Joao, foi mais detalhista.
@@leandro_silva21João escreveu tardiamente mas foi testemunha ocular de modo que é sim uma boa fonte histórica. Aliás todos são boas fontes históricas de Jesus Cristo Nosso Senhor, cada um escreveu com suas particularidades e intenções.
Excelente análise
Jesus O CRISTO viva o REI DE ISRAEL NOSSO MESSIA
Nos estamos te aguardando senhor
Vem que vem
Eu quero o céu
Esse mundo aqui embaixo é muito cruel
É, ele é o cara mesmo!
Bem resoluto.
Bom professor, se supõe que toda conversa que Jesus teve, com alguém ele tenha relatado aos discípulos ou algum discípulo e assim fora logo relatado por eles como no caso essa passagem da mulher samaritana..
Excelente aula.
Gostaria de sugerir um video sobre o gnosticismo moderno.
E Jesus acreditava ser Deus? mesmo que de alguma forma que seja? sei que essa crença é posterior mas gostaria que você fizesse um vídeo mais específico nesse tema, professor Jonathan. Ótimo trabalho como sempre!
Muito bom
Muito bom mesmo! Acho que esse é o melhor canal para estudar sobre o Cristianismo. Uma conversa com Rodrigo Silva seria ótimo, Professor.
Kkkkk Rodrigo Silva kkk
Muito agradecido pelo comentário Adamo Sousa Santos. 🙂
Na verdade, infelizmente, devido a seu grande alcance, o Rodrigo Silva faz um grande desserviço público na divulgação de pesquisas acadêmicas sérias em relação a Bíblia e arqueologia de Israel. Observo que mais da metade dos conteúdos que ele apresenta estão fundamentalmente errados. Fraterno abraço!
O testemunho de dois homens é verdadeiro.
Essa é a sua crença, quer dizer que formação de quadrilha não existe?
Pode fazer um video falando sobre o porque os apóstolo inventariam algumas passagens? Seria um tema interessante
Não foram os apóstolos que inventaram. Foram autores gregos que escreveram após 70 (os 4 evangelhos) que manipularam tradições orais e criaram várias estórias e atribuíram ensinamentos ao Jesus. De tudo o que está nos evangelhos, apenas uns 5% teria um fundo histórico (ou menos que isso).
@@douglasgontijo1061de onde você tirou isso? O grego não é clássico, é modificado, por vezes não culto, logo, como você sabe serem gregos e não judeus? Eles estavam sob o fluência grega, não era preciso ser um Flávio Josefo da vida, nem um Fílon que interpretava as escrituras à luz grega, já próximo ou na época de Jesus. Essas pessoas estavam helenizadas, até certo ponto. Por essa ignorância que, hoje em dia, quase ninguém se toca que Nicodemos, fariseu que acreditava em ressurreição, toca na questão da reencarnação (na verdade, palingenesia), ao questionar como poderia um homem, sendo velho, voltar a entrar no ventre materno e nascer de novo. Não tem batismo algum nesse questionamento, tal como se entende hoje. Ele entendeu muito bem a questão na conversa, mas não sabia como se processava esse nascimento carnal. Os romanos acreditavam nisso, Josefo não ignora. Influência grega. Não quer dizer que gregos escreveram.
@@wilosofo Não seja ingênuo, meu caro. Os autores de alguns evangelhos (Lucas e João) são claramente indivíduos de origem grega, pertenciam ao grupo dos chamados "tementes a Deus" (indivíduos que simpatizavam com a ideia do Deus único de Israel dos judeus). E os judeus helenizados (e convenhamos que a cultura grega influenciou muito estes, não só na língua como também no pensamento) são juntamente com os chamados "gentios" convertidos ao cristianismo os principais (ou na verdade, os únicos) responsáveis pela escrita dos textos gregos do novo testamento. A tradição aramaica dos primeiros seguidores do Jesus histórico (lá da Galileia e Judeia) se diluiu no meio na cultura helênica da Ásia menor e do judaísmo helenista que vivia nessas províncias da Ásia (atual Turquia), no Egito e em Roma. Eu não disse em momento algum que a cultura grega das províncias romanas era a cultura clássica de Atenas e da Macedônia. Mas que as províncias da Ásia, Roma e Egito foram fortemente helenizadas é um consenso histórico. E a escrita dos textos do novo testamento muito provavelmente aconteceu nestes locais ou por "gentios" convertidos ao "cristianismo antigo" (escrevendo em g. Koiné) ou por judeus helenizados escrevendo em grego koiné tbm se valendo de algumas tradições verbais aramaicas vindas lá da Palestina (mas sem contato com as testemunhas oculares que já haviam morrido há algum tempo: apóstolos, primeiros discípulos, família do jesus...). Tudo isso após 70 EC. Os únicos textos contemporâneos as testemunhas oculares do Jesus são as cartas do Paulo autênticas. Mas o judeu helenista Paulo de Tarso fez apenas breves menções a fatores ligados ao Jesus e se preocupou mais em desenvolver uma teologia (mitologia) em torno da figura do Jesus do que relatar sua vida. Inclusive o próprio Paulo não conheceu pessoalmente o Jesus histórico. Apenas conheceu seus seguidores e as crenças primitivas que eles tinham (que certamente foram, em algum sentido, modificadas no seu pensamento). Em relação ao Nicodemos, é um personagem encontrado apenas no evangelho atribuído a "João" (escrito por volta do ano 100 EC) e a respectiva passagem dele também apenas neste texto: ou seja, tem mais cara de teologia do que uma narrativa baseada num fato histórico.
@@douglasgontijo1061, o leitor agradece por você, grosso modo, retificar-se e confirmar o ponto que levantei, pois em vez de blefar uma opinião como se fosse fato histórico, finalmente escreveu que provavelmente você pensa serem gregos ou judeus helenizados que escreveram. Começou a falar a "minha língua".
@@douglasgontijo1061 ah... e ninguém disse que você disse ser grego clássico, apenas eu disse que não é clássico, com isso abrindo ainda mais um leque de possibilidades sobre quais pessoas escreveram, incluindo JUDEUS.
Fala sobre as possibilidades da existência do Jesus histórico
Professor Jonathan, em regra os vídeos são de altíssima qualidade. Parabéns pelo canal! Apenas uma questão/sugestão: para um canal de História, não seria mais interessante a imagem de Jesus que começa este e outros vídeos ser mais sugestiva com aquela do Jesus Histórico, ou seja, não uma corruptela eurocêntrica de um ser de cor mais clara, muito improvável para o Jesus que viveu na Palestina da época? Ademais, uma coroa dourada na cabeça de Jesus não parece trazer aproximação com sua luta contra o império romano de sua época e contra as elites judaicas. O "ouro" de Jesus parecia trazer outros matizes...
Olá Riccardo Gontijo, tudo bem?
Agradeço ao comentário. Concordo totalmente que a imagem tradicional de Jesus como um homem de pele clara, com uma coroa dourada, é uma representação eurocêntrica que não representa com precisão o Jesus histórico, que viveu na Palestina do século I. O grande problema é que não encontro ilustrações adequadas sobre o Jesus Histórico disponíveis na internet, ou alguma que poderia enfatizar adequadamente seu pensamento como Messias. Com efeito, por vezes, tenho de utilizar algumas imagens mais estereotipadas para ilustração das thumbnails - embora reconhecendo o anacronismo que possuem. Mas ainda pretendo explorar algumas gerações de imagens por I.A. na tentativa de conseguir melhores representações, buscando maior fidelidade histórica - inclusive na geração de pequenos vídeos de ilustração. Fraterno abraço!
@RiccardoGontijo Olá. Em que momento histórico ou na narrativa dos evangelhos podemos incluir os ensinamentos de Jesus sendo abertamente contrários ao império romano? Evidentemente que Jesus não tinha nenhuma ligação com Roma, mas ele nunca se pôs contra Roma. Alguns religiosos, tentando colocar Jesus à prova, perguntaram-lhe se era justo os judeus pagarem impostos ao imperador. Jesus pediu ao homem que lhe mostrasse uma moeda. Jesus levantou a moeda e perguntou: "De quem é esse retrato na moeda?" Disse-lhe o homem: "É de César." Então Jesus lhe disse: "Dai pois a César aquilo que é de César, e a Deus o que é de Deus." Se Jesus estivesse em oposição, a resposta teria sido outra.
@@Jonathan14734 Grato pela atenciosa resposta, professor Jonathan! Não esperava menos coerência de um profissional tão dedicado, preparado e aberto a honestas discussões como você. Espero que continue sempre seus estudos na área, seja de maneira informal, seja mediante o caminho acadêmico, na pós-graduação stricto sensu! Abraços!
@@MultiSUPERLATIVO Essa passagem não deve ser interpretada de maneira tão literal e localizada assim, por mais que muitos estudiosos a tenham realizado dessa forma. Hoje temos avançado muito nos estudos do que se convencionou denominar texto bíblico canônico. Acerca do tema colocado, especificamente, em razão da impossibilidade de maior aprofundamento aqui nessa plataforma de comentários, sugeriria reflexões com as leituras das seguintes obras: "God and Empire: Jesus Against Rome" e "Render Unto Caesar", de John Dominic Crossan, e "O que Jesus disse? O que Jesus não disse?", de Bart Erhman.
@@RiccardoGontijo Bom dia. Em momento algum dos Evangelhos vemos Jesus contrário ao império romano, em termos de rebelião, embora ele soubesse na gênese o que significava o império romano. Mesmo porque a sua missão não era o conflito contra o poder terreno de Roma, como nós o conhecemos.
Bacana, professor. Continue com os vídeos!
Excelente vídeo
Obrigado pelos conteúdos.
Professor, admiro seu trabalho e aprendo muito. Sei que o assunto não é esse, mas o senhor em algum momento pode falar sobre os tais milagres eucarísticos tipo em Lanciano na Itália por exemplo. O que tem de fato essas histórias?
De uma perspectiva de alguem que fica meio que em cima do muro em relação a isso, acho brilhante a idéia tambem disso ter cido inventado. imagina só, criaram uma religião de amor que tipo, nao teria como ser melhor ao meu ponto de vista, sendo real ou não é lindo seguir esses ensinamentos.
Amor na superfície, porque na realidade, é de ódio. 😊
Faz sentido, já que o sentido real de Messias (ungido) era justamente empregado a reis, tanto que há várias menções ao termo "mashiach", "ungido", Salmo 2:2 "Os reis da terra se levantam e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido.
Saul: Foi o primeiro rei ungido de Israel por Samuel (1 Samuel 10:1).
Davi: Foi ungido por Samuel como rei em lugar de Saul (1 Samuel 16:13).
Salomão: Foi ungido como rei por Zadoc, o sacerdote, e o profeta Natã (1 Reis 1:39).
Os sacerdotes, especialmente o sumo sacerdote, também eram ungidos para servir no Templo e profetas também eram ungidos: Arão: Foi ungido como o primeiro sumo sacerdote por Moisés (Êxodo 30:30).
Eliseu: Foi ungido por Elias como profeta em seu lugar (1 Reis 19:16).
E o termo "Filho de Deus" usado no sentido literal pelos cristãos helenizados, como Paulo, na verdade era um título usado por reis
Em 2 Samuel 7:14, Deus promete a Davi que seu descendente, referindo-se a Salomão e, será considerado Seu filho:
"Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens, e com açoites de filhos de homens."
No Salmo 2:7, o rei é declarado filho de Deus:
"Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei."
Professor, gostaria de fazer uma pergunta sobre os anjos:
Na Bíblia, pouco se fala sobre a queda dos anjos. Existe algumas informações a mais no livro de Enoque.
Sabendo que alguns anjos se rebelaram, pois também são participantes do livre arbítrio.
A pergunta é: Como podemos ter certeza de que nenhum anjo tomou mais esta atitude? Ou um Arcanjo?
Só sabemos do passado, do que foi escrito, mas depois? Não pode ter ocorrido mais alguma queda de Arcanjos que não saibamos?
Olá professor , poderia por favor me esclarecer uma dúvida? Qual motivo levaria os escritores do novo testamento sejam eles quem fossem colocar na boca de Jesus promessas contundentes de que voltaria ainda enquanto seus amigos e inimigos estivessem vivinhos da Silva sendo que na maior parte dos casos estes textos foram produzidos quando já os contemporâneos de Jesus histórico estavam todos mortos.
Ele falou sim, e bem claramente.
Professor o poco era em territorio da Samaria??
Sim. Conforme o Evangelho de João 4:4-5, o poço se encontrava em Sicar, na Samaria. Abraços!
Vc poderia falar sobre a carta que o senador Públio Lentulus, enviou para o imperador romano sobre Jesus. Se essa carta é verdade ou não?
Quero aqui parabenizar o canal .
Boa noite, professor. Admiro profundamente seu trabalho. Sou inscrito no seu canal. Também sou historiador, e neste momento, estou para publicar um livro sobre o Jesus histórico. Particularmente, e a partir da documentação que analisei, acredito que Jesus não se considerava o Messias. Sou tentando a acreditar que essa "convicção pessoal", na verdade foi uma construção discursiva de certas comunidades cristãs (que, evidentemente, prevaleceram). Inclusive, no geral, o documento conhecido como "Q" parece reconhecê-lo apenas como um profeta sapiencial.
Boa noite Jacklogan, tudo bem? Sim. É uma possibilidade histórica que também já encontrei em outros pesquisadores.
Particularmente, estou mais convencido que ele acreditava ser Messias. Mas desejo sucesso na publicação de seu trabalho. Fraterno abraço!
Qual será o nome do seu livro e onde eu poderia comprar?
@@Dominique141 Olá! O livro se chamará "Jesus para livres pensadores", já que se trata de uma publicação histórica, e não apologética. Está sendo editado pela Editora Casas, nesse momento. Acredito que nos próximos meses teremos novidades.
Outra coisa: onde temos no AT a profecia de que o Messias ressuscitaria ao terceiro dia?
Otimo canal , ja assisti varios videos , mas depois de estudar muito o velho testamento , cheguei a conclusão que o novo testamento foi mesmo criado por Roma na tentativa de criar um deus para o ocidente ou melhor para os europeus , não estavam satisfeitos com o criador Deus de todas as nações , como esta escrito em deuteronômio , salmos, Isaías e outros livros
Na verdade, o Novo Testamento possuí uma complexa história envolvendo 4 séculos de desenvolvimento do pensamento cristão ocidental e oriental.
Aqui no canal, poderás encontrar algumas informações, em vídeos mais antigos, sobre como ocorreu a construção do Novo Testamento. Abraços!
Complicado.😊
Professor, as pessoas e os seguidores acreditavam que Jesus era o messias, mas pelos estudos que tive sobre a Jesus, ele sempre negou em ser o messias, um exemplo dito, ele falou a Pilatos> MEU REINO NAO EH DESTE MUNDO. Jesus apenas deixava pensar e falar o que quisessem a seu respeito. Ele nao os julgavam.
Não sou grande conhecedora da Bíblia, mas lembro que li em um dos evangelistas, que Jesus antes de entrar em Jerusalém, às vésperas da Páscoa, organizou essa entrada muito bem, mandando buscar uma jumenta e pedindo aos discípulos que o recebessem com palmas verdes naquela cidade, o que originou o Domingo de Ramos, no rito católico. Ora, salvo engano, o próprio Jesus diz aos apóstolos que aquilo deveria ser feito "para que se cumprissem as profecias" relativas à vinda do Messias. Confere, Professor? Como faço para ver se você respondeu? Sou meio por fora de internet.
Com certeza foi a samaritana que espalhou a conversa como vemos nos versículos seguinte, e sobre não ir para samaritanos, era uma missão específica, isso mudou depois... "Idi por todo o mundo". Ta parecendo explicação de ativista ateu.
lembrar que mulher não tinha voz nessa sociedade, dificimente teria credito ! lembrar da mulher pedindo curar pra filha, ate Jesus não queria atender !
Apesar de o Evangelho de Marcos ter sido escrito antes do Evangelho de João, de acordo com a tradição cristã, o Evangelho de João foi escrito por uma testemunha ocular (o discípulo João) dos eventos relatados. Isso não seria uma razão para considerar o Evangelho de João uma fonte com maior peso histórico?
Professor, você parece o pastor da Primeira Igreja Batista aqui da minha cidade kkkkkkk
Haha... Eu também já encontrei alguns comentários, de outros inscritos, me comparando com um padre, bruxo, gótico, emo, maçom, dentre outras coisas. 😂Forte abraço!
@@Jonathan14734 talvez lembre um pouco o padre Lucas Fôlego mesmo KKK.🤣
O que é o sinal com a mão?
Há sincretismo no então Cristianismo com a lendas sobre Vespasiano? A compilação do novo testamento pode ser reunião de mitos e ou personagens (Flávio Josefo, Mitraismo e tradições orais), unificados em uma pessoa histórica, porém mitificada?
Bom dia a todos. Só algumas observações:
Primeiro, não se tem uma data exata, no meio acadêmico, de quando o evangelho de João foi escrito ( O Apocalipse sim, é mais plausível aceitar essa data que o professor tá colocando: final do século 1 a início do século 2...O Apocalipse!! Não o Evangelho, que eu particularmente acredito que tenha sido escrito nos anos 70 a 80 D.C).
Outros pontos sobre a mulher Samaritana é:
Primeiro, João que escreveu sobre a mulher Samaritana tava lá no cenário dessa História.
Segundo, o Professor fala que Jesus e mulher estavam a sós, e como João escreveu se ele não estava lá? porque a história conta que eles foram a Cidade... Simples de resolver isso: realmente Jesus estava a sós com a Mulher Samaritana, mas o professor esqueceu de contar, que Ela correu pra contar a todos naquela Cidade o que tinha ocorrido no Poço( e provavelmente João ouviu toda história que aconteceu no poço da boca dela, ou do Próprio Jesus) comprovando assim, que João sim, tinha conhecimento da História pra escreve-lá.
Outro ponto importante que o professor cita no vídeo é: que Jesus em Mateus 10:5, proíbe os discípulos de entrar nas cidades Samaritanas ( isso é verdade, mas você tem que lê o contexto de Mateus 10, pra afirmar que Jesus não falaria ou nem pisaria em terras samaritanas), em Mateus 10, Jesus está dando uma missão específica aos discípulos: ir as ovelhas perdidas da Casa de Israel ( que são os judeus e não os samaritanos), por isso que Jesus fala pra eles não se deter no caminho dos gentios e nem entrar em cidades samaritanas ( o foco da missão dos discípulos era os Judeus) leia o contexto Professor, e não venha nos trazer fatos isolados aqui, pra confundir a mente de alguns que tem preguiça de estudar🔥
( A história da Mulher Samaritana é real. O próprio escritor da História tava lá... João.)
Outro ponto muito importante: o Professor fala que algumas coisas Jesus não falou, foi inventado porque Ele não falou tal coisa. Prova?
A maioria dos ensinamentos de Jesus foi escrito por pessoas oculares ( ou seja, pessoas que conviveram com Ele...os discípulos. E nesse caso a visão dos acontecimentos, ensinamentos de Jesus, muitas das vezes vem dá ótica doe discípulos e não de Jesus ( e isso não anula a veracidade da história)🔥
otima explicação. like
Onde encontramos a "história" escrita desse Jesus histórico? Jamais vi alguém tentando construir essa saga sem se utilizar do tal "Jesus da fé". Poderia me dizer onde se encontra a história exclusiva do "Jesus histórico"? E em qual evidência histórica ela está baseada?
A " história do Jesus Histórico " segundo a busca dos historiadores é buscar na ciência, de forma Cartesiana não vão conseguir .
Agora , segundo a leitura da Bíblia e a Ciência contida nas letras , Arqueologia, Antropologia, observamos com exatidão o homem judeu , Jesus de Nazaré e família se separamos sua vida cotidiana e sociedade em que viveu e retrata nas Escrituras.
É até necessário para os religiosos certificarem o Jesus de Nazaré, Messias com atributos de ser Divino .
@@marcosvianna9174 A arqueologia já provou que uma cidade/lugarejo chamado Nazaré só passou a existir 300 anos após os Evangelhos serem escritos. Ou seja, a Nazaré Bíblica não existiu...rsss.
Amigo, perceba que é por isso que ninguém se atreve a contar uma "história do Jesus histórico", pois não encontrarão historicidade alguma!
@@mirconkreling6995 Bom sua pesquisa , qual fonte ?
Gosto de estudar .
segundo pesquisadores A maioria dos peritos identifica Nazaré com En Nasira (Nazerat) na Galileia. Se esta opinião for correta, Nazaré ficava nas montanhas baixas logo ao N do vale de Jezreel e aproximadamente a meio caminho entre a ponta S do mar da Galileia e a costa do Mediterrâneo. Encontrava-se numa bacia entre morros que se elevam de 120 a 150 m acima dela.
O Sociólogo Chad Emmet , em sua obra Chad Fife Emmett 1995 Beyond the Basilica Cristians and Muslims in Nazareth( Unversity of Chicago Press pag 16 Chad Emmet é autor de um estudo sociológico sobre a Nazaré moderna intitulado "Além da Basília: cristãos e muçulmanos em Nazaré". Este livro tenta "compreender melhor como cristãos e muçulmanos conseguiram viver juntos por séculos em uma relativa paz, numa região conhecida por seus conflitos étnicos e religiosos, e determinar até que ponto eles permaneceram segregados em bairros diferentes de acordo com suas religiões."
O qual resume entre os assuntos afirma que "casas e sepulturas feitas de pedra construídas sobre cavernas, naturais ou escavadas na rocha, também foram encontradas, e que datariam da era romana (63 a.C. - 324 d.C.). Arqueologia descreve civilizações anteriores de 1500 anos antes do século I , este foi um dos pesquisadores que achei datando casas no periodo Romano , mesmo não citado a Aldeia Nazaré , a localização é aceita para pesquisa .Nazaré segundo Religiosos Cristãos , acreditam; era uma Aldeia , Josefo não a menciona , e escreve sobre 45 cidades Galiléias , Refletindo os seus ,escritores Conterrâneos ,era uma aldeia desprezada , até pelo discipulo de Jesus de Nazaré , Natanael ,João 1:46 , mostrando o preconceito na época dos Judeus, James Strange, um arqueólogo americano, ressalta que “Nazaré não é mencionada nas fontes antigas judaicas antes do século III. Isto provavelmente reflete a sua falta de proeminência tanto na Galileia como na Judeia.” ,Article “Nazareth” in the Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1992.também : E. Meyers & J. Strange, Archaeology, the Rabbis, & Early Christianity Nashville: Abingdon, 1981; Outra pesquisa 11 anos depois ,Article “Nazareth” in the Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1992. , mas pode ter acontecido como Pilatos , mencionado nos evangelhos , e não mencionado pelos historiadores em sua maioria ,os que mencionaram , Josefo , Filo , Eusebio , discordam entre si em relatos ou datas ,mas este personagem só foi aceito Arquealogicamente sendo comprovado em 1961 numa lápide em Pedras que está o nome Poncio Pilatos em um achado muito importante , intacto , em Cesareia .
Ou seja , Jesus de Nazaré sendo rejeitado , a cidade natal também seria , assim como o representante do império Romano na Judéia , Poncio Pilatos responsável por sua execução , seria poucas provas na literatura , levou 19 séculos para a Arqueologia , ciência aceitar que este personagem real existiu, achado em 1961 , por provas da ciência verdadeira , Cartesiana ,em Cesaréia .
Gostei
Outra coisa: em algum momento da história os discípulos foram líderes do povo de Israel? Quando?
Jonathan, você não menciona a "indireta quase que direta" confirmação do próprio JESUS a afirmação de Pedro mostrada em Mateus 16:17. Seria por não aparecer nos outros livros, a saber, Marcos e Lucas, não é?
Fique com DEUS, forte 🤗 e sucesso, jovem!
Professor, É possível dizer que Paulo teve acesso aos evangelhos? Já li há muito tempo que existem contradições entre o pensamento de Jesus nos evangelhos e as epístolas Paulinas. Grande abraço.
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Mat 16:16. Declaração cristológica. Filho de Deus é um idiomatismo hebraico que quer dizer Divino.
qual a fonte da datação dos evangélicos e qual a certeza que eles não foram compilados e que os papéis encontrados não seja cópias?, ja existia preocupação na preservação dos documentos nessa época ou melhor preservação da mensagem nessa época? principalmente tratando-se em material sagrado?
Outra coisa: já que os escritos evangélicos foram inseridos opiniões de pessoas, para se adequar no que acreditavam, como podemos afirmar que isso foi inspirado pelo E. Santo? Se a história da mulher samaritana foi algo fictício, como crer no NT?
Bom diaaaa Professor
Professor sempre excelente, mas a Scania da mutiversal Flaviana tem trago um conteúdo muito forte que esse jesus de fato é uma construção romano.
Se Jesus tivesse uma proposta político revolucionária, que de fato tinha, os discípulos não poderiam apenas segui-lo, sem necessariamente atribuir título de Deus, ou filho de Deus?
Amigo tu realmente tens grande imaginação.
A maneira de tu fazeres a tua própria avaliação e quereres tentar, friso tentar repassar essa tua avaliação aos outros é de grande altivez .
Prof Jonathan Matthies
Me tire esta duvida,então quer dizer que o Jesus da Bíblia não é o Filho de Deus,aquele que veio nos resgatar do pecado etc...como todos cremos que seja?!!!
Essa fonte Q. não seria uma tradição oral?
No âmbito de uma cristologia mais crítica , podemos dizer que a compreensão messiânica se dava gradativamente na consciência do Jesus histórico .
Boa noite.
qual a música utilizada no fundo dos vídeos?
Professor se não me engano, nossos dados afirmam que o que a gente tem hoje dos Evangelhos são cópias de um texto original, temos cravado que o Evangelho de João foi de fato escrito quase 80 anos depois da crucificação?
Sobre o corpo de Jesus ter desaparecido por ter ressuscitado existem evidências históricas?
Judeus não queimam seus corpos. Acho que essa seria a primeira, mas desse assunto eu conheço pouco.
A única referência que eu lembro no momento é que no talmud é citado que eles viram no ano 30 uma luz subir de Yerushalayim, no qual acreditavam ser a shekhinah. No ano 30 foi o ano em que Yeshua morreu.
Evidências históricas , não , nem de sua ascensão ao Céu em corpo glorificado após ser Ressuscitado por Deus em 33 EC , Romanos 10 :9 , ao invés de mostrar-se para toda Jerusalém, Capital , se despediu junto de seus discípulos ne uma Aldeia perto , simples , Betânia (Lucas 24:50-53 ).De acordo com a Biblia , o poder Religioso Judaico comprou os soldados que viram o sepulcro vazio , mesmo sobre uma guarda bem composta de soldados vigiando o local em especial no terceiro dia . Mateus 27: 62-66. Mateus 28;11-15.
Não entendi o manuscrito mais antigo do evangelho de joão data do ano 125, ou seja o evangelho provavelmente deveria ter sido escrito em talvez nos anos 100
O Deus de Israel tinha crise de identidade mudou após Jeremias deu uma passada na Babilônia virou Zoroastrista
Kk
Mas quando o professor diz que "possuem uma plausibilidade histórica maior", na verdade é uma construção semântica pra dizer que "tem um pouquinho mais de chance" de não ser tudo inventado, uma vez que o critério é apenas a multiatestação pelos quatro evangelhos.
essee canal é muito bom
Ótimo conteúdo!
👏👏👏👏
Amados irmãos, O SENHOR JESUS CRISTO, Voltará dia 3, de abril de 2031, Em gigantescos discos voadores, Então , A terra vai ficar sem vida por mil anos, Em vários sonhos Visões, PAPAI JEOVÁ, Me avisou. ☦️🛸🐑
Análise os vídeos do Juarez c Vital no RUclips please
Agradecido pelo comentário Lucas Henrique. 🙂
Particularmente, não conheço o Juarez c Vital. 🤔
Mas não pretendo realizar vídeo-resposta analisando outros canais aqui do RUclips. Fraterno abraço!
João 4:25-26. Esse tempo de quando teria sido escrito, em relação a coisas tão antigas, É CURTÍSSIMO! Não sei de onde estão tirando ser longo, CASO, SE, comparado a outros documentos de outros vultos escritos após a sua morte. Fosse assim iríamos jogar no lixo inúmeras narrativas e ensinos de outros vultos. Alexandre, quando se escreveu sobre ele após a sua morte? A primeira cópia de Platão? Então. Sobre a continuação, de que estaria apenas Jesus e a mulher, logo, não sendo possível saberem do que foi falado... como assim? Jonathan, você estava na esquina falando com uma mulher, cheguei depois, falei um monte de coisa, beleza... depois fiquei sabendo do que se tratava. Irei espalhar isso. Pronto. Qual a impossibilidade? Idem naquela ocasião onde os discípulos dormem e Jesus faz prece, eles voltam a dormir, como sabem se estavam dormindo? Esse tipo de leitura é muito engessada. Se eu fizer essa leitura lá irei excluir qualquer possibilidade de conceber que alhum deles poderiam ter escutado Jesus, outros, uns voltando a dormir, etc. Senão iremos imaginar algo digno de episódio do Chaves, onde ao acordarem, em seguida dormiam como se tirasse o plug da tomada rs
Outra coisa: quais os sinais que Jesus supostamente apresentou para o povo judeu, para ser reconhecido como o Messias prometido?