Jesus dá um belo testemunho de seu primo João no Evangelho, e tambem o Elias que viria preparando o caminho do Cristo, então, o ministerio do Batista, começou bem antes de Jesus.
Juliana boa tarde, parabéns pelo seu canal. Gostaria apenas de pontuar que o João Batista dos evangelhos é dado como alguém justo e virtuoso e o fato sobre o mesmo ser apontado como “aquele que clama no deserto” não é no sentido de alguém com uma filosofia “menor”, mas alguém que denunciava as injustiças embora a classe dominante não o ouvisse. Não me parece nada antagônico em relação ao texto do Josefo. Mas respeito muito seu estudo e opinião. Forte abraço!
Penso que João Batista foi sim uma grande liderança da época antes da vida pública de Cristo. Não vejo nada demais nisso. ( antes da vida pública de Cristo).
@@carloschagas6699 então, Carlos, o que ocorre é que na Bíblia João Batista é pequeno e Jesus muito superior e nos relatos é o inverso. É isto que a aula de hoje nos faz refletir. Sem contar que josefo nem cita parentesco entre ambos porem, na Bíblia... você sabe bem como é!!
@@CarlosOliveira-he9nq Colega, que incentivou-me ler a Bíblia foi minha professora de história/filosofia. Ela dizia que a Bíblia é uma grande fonte histórica. Não a coloque em segundo plano.
Ju preciso ressaltar mais uma vez como e bom ver alguém passando uma ideia sem precisar criar nenhum sensacionalismo e de uma forma isenta para que aqueles que tenha o entendimento do que você está tratando entenda os recados do vídeo sem precisar agredir nenhum dos dois lados. Parabéns!!!
Bom dia ! Cristo disse : eis que venho como ladrão. Revelou o evangelho para o Messias deu pão e água para seu inimigo e o transformou no único apóstolo .
Professora, eu já percebi um sincretismo entre os mitos pagãos e os personagens bíblicos, por exemplo: na mitologia o cruzamento de um deus com uma mortal gera um semideus. Na Bíblia acontece o mesmo com os personagens nazireus como Sansão, João Batista, e Cristo. Para mim isso demonstra que a Bíblia é mais um livro de mitos.
@@michellymarinho6006 - quando ele veio para terra, veio como um humano, mas isso não significa que ele não era Deus. Você leu o primeiro capítulo do livro de João?
Jesus era um analfabeto isso que ele era, jesus é deus kkk.esses crentes acredita que Jesus ressuscitou,mais não acredita que o imperador não subiu como um cometa aos céus,kkk .
Muito genial. Isso dá sentido a um tipo de cristianismo primitivo q João Batista é q era o importante. Li isso quando escrevi sobre a fuga para Pella. Talvez no livro do Tiago , irmão de Jesus.
João Batista antes da vida pública de Cristo era uma grande liderança da época. Os evangelhos não deixam isso claro mas uma leitura mais atenta, percebe-se.
Importante na Bíblia não são detalhes, mas sim, a Mensagem implícita e explícita que ela nos traz. Vou repetir: todos os historiadores e historiadoras merecem respeito, trazem a sua contribuição, mas, podem também serem questionados. Muita gente famosa, que ganhou espaço na história, pode não ter existido. A teologia também é importante. Josefo é super importante, mas, Jesus, sem dúvida, está mais vivo do que ele.
Maria, tenho visto que vc está ativa nos comentários aqui. Porém, sempre defendendo uma perspectiva religiosa. Tudo bem você acreditar em algo, mas esse não é o espaço. O intuito aqui é só falar de uma perspectiva científica. E se o canal fala mais de cristianismo e judaísmo é porque eu estudei e ainda estudo esse tema há mais de 10 anos. Seria legal você se atentar melhor ao objetivo do canal 😉
Oi, Juliana A perspectiva religiosa é também uma perspectiva válida e merece todo respeito. A história das religiões, neste longo processo da humanidade que caminha, é também um fenômeno inexplicável. É inegável, buscamos a Fonte, buscamos o Infinito. A história da Igreja, eu sou católica, com todas as contradições, problemas e também "santidade" é outro acontecimento imenso, inegável, desconhecido, cheio de riquezas. Eu também sou formada em Ciências da Religião e procuro cultivar o dom da fé. Por isso questiono a História como única fonte de leitura e interpretação da Bíblia. Acho interessante o que você faz. Em algum momento gostaria de sugerir outros títulos para as suas perguntas. Porque entendo que devemos espalhar conhecimento que liberta e não provocar conclusões precipitadas, principalmente negando as experiências de fé, ou fazendo as pessoas se sentirem enganadas. Quando falamos de interpolação, figuras de linguagem, argumentos de autoridade, etc, sabemos que isso não aconteceu somente fomos textos bíblicos. Também percebo um quê de propaganda e anti propaganda em alguns comentários. Por que deixar de lado a Bíblia de Jerusalém e apresentar este outro livro que não me lembro qual? Enfim. Somos seres plurais, seres complexos. Amo História, mas só a História não consegue explicar e interpretar a Bíblia. Tem a sua enorme contribuição, claro, juntamente com todos os outros saberes, incluindo a teologia, a exegese e a reflexão pastoral das comunidades ao longo do tempo. Grata pela atenção Um abraço
@@mcpaiva-f9t Maria, de novo, eu nunca menti para o meu público que sou historiadora e o canal é de história. Logo, não posso falar de teologia. Então, vc não pode vir cobrar de mim ou do espaço algo que ele nunca foi pensado para ser proposto. Como um ambiente pró-democracia, todos aqui são respeitados. Suas leituras e bagagens no campo confessional sempre serão respeitados, mas aqui não serão abordados porque simplesmente não é a proposta. Não é menosprezar, mas apenas apresentar como se dá o pensar do tema na perspectiva histórica. Se vc quer uma perspectiva confessional, vc deve olhar canais que tragam essa proposta. Não há militância, meu canal é indicado e sugerido por religiosos, agnósticos e ateus. Porque todos eles entenderam o que proponho e gostam desse ambiente de uma espécie de universidade aberta. Então, sim, convido mais uma vez você se atentar a proposta e entender que não posso dar o que ver quer, não porque estou fazendo campanha para o ateísmo, o gnosticismo ou qualquer outra corrente religiosa. Mas porque não é essa a minha formação. Eu defendo apenas e tão somente uma pesquisa acadêmica e que todos possam ter acesso as produções nacionais.
Não estou pedindo uma leitura confessional, até porque existem muitas confissões religiosas e todas merecem respeito. Ao mesmo tempo, repito, não cabe à história, talvez até com ironia, afirmar se um texto é inspirado ou não. Para isso existem a teologia, a hermenêutica, a exegese e outras ciências bíblicas. Neste estudo, a História tem a sua contribuição. O que eu faço é afirmar que também a História pode ser manipulada,muitos dados podem ter se perdido e muitos outros poderão surgir. Portanto, só a História não é suficiente para chegarmos a conclusões definitivas,como aparecem em alguns comentários. Não estou cobrando nada. Estou participando.
Bom dia, dra .. e interessante que Flávio Josefo fala de João Batista como um mestre, certamente ele morava na cidade, diferente dos evangelhos, que fala que ele vivia no deserto !!
Pense comigo. Se Herodes realmente mandou matar todas as criancinha abaixo de dois anos de idade e João Batista tinha só 6meses de diferença de jesus , como João Batista sobreviveu. ????? Teria sido avisado por um anjo também. ????? E os discípulos de jesus que tinham a idade de jesus ,tbem foram avisados por um anjo ?????
A ordem de Herodes para matar as criancinhas se limitou na a cidade de Belém da Judéia e aos arredores (vide a citação de Ramat Rachel, cidade próximo a Jerusalém também). João Batista, era filho de Sacerdote Zacarias e ainda poderia não morar naquela localidade,, o que pode ser também sobre os demais discípulos, não moravam ali em Belém da Judéia. Sobre os Apóstolos, dos 12, 11 eram Galileus e não Judeus, nascidos em Judá. Só Juadas que era Judeu
O que tem de antagônico entre os relatos do NT e de Josefo? Apenas enfatizaram coisas diferentes. De qualquer forma, acreditando ou não nas histórias biblícas de Jesus, é óbvio que a partir do primeiro século o crescimento do cristianismo foi gigantesco. Veja também que João Batista começou a pregar antes de Jesus, obviamente que por volta dos anos 30d.C.+- João Batista tinha mais seguidores do que Jesus.
Não sei aonde a professora quer chegar, mas Lucas (quem contou a história pra ele) não sabia muito sobre João Batista, e isso fica evidente quando diz que João batizou Jesus e posteriormente ele manda perguntar para Jesus se ele é ele mesmo ou um impostor. Tá aí a resposta sobre a relação entre João e Jesus, os escritores não sabiam de nada.
No livro do Erhmann ele acredita que o batismo de Jesus por Joao Batista é algo que dificulta a venda da ideia de que Jesus é Deus e por isso esse acontecimento é verdadeiro. Enfim Jesus teria alguma associaçao com este pregador.
São primos e profetas, um vai falar do outro e o Batista revela aquele que é o Messias e o batiza, onde uma voz se houve confirmando os tempos messiânicos.
Enquanto os homem debatem eu um homem fraco preguei Jesus Cristo para um casau quê veio aqui na minha casa io resultado foi a mulher caiu possessa com uma legião de demônio quê gritava na boca dela pra não pronunciar esse nome i no final a mulher vomitou obra de bruxaria i no nome de Jesus o bicho foi embora io casau aceitou Jesus em lágrimas. estudar é bom mais orar e jejuar é melhor i só assim descobriremos os verdadeiros segredos espirituais
Zoando miticista: segundo as narrativas mitológicas do Novo Testamento, Jesus era muito mais FAMOSO que João. Agora quero ver alguém me refutar. Obs.: Uso Hermenêutica própria. kkkk...
Fora que eu não consigo entender uma coisa. Jesus era famoso, atraía multidões, fazia milagres, ensinava no templo, mas para ser preso houve a necessidade de que um dos seus discípulos (Iscariotes) o beijasse para que os soldados soubessem quem ele era para prendê-lo?!? Isso não tem lógica! Ainda vemos Pedro sendo reconhecido como um dos discípulos de Jesus, ou seja, Pedro era mais conhecido que o próprio Cristo?? Tô surtando rs
Flavio Josefo era Romano não tinha nada de Judeu, era um espião de Roma a serviço de Roma, a unica preocupação de Roma era a ganância dela por Riquezas principalmente as de Salomão que nunca acharam e Cristo Xpito era um rapaz muito discreto e todos com ele pois se essas verdades divulgadas naquela época se soubessem seriam todos mortos ante do tempo que Deus os havia dado. Outra coisa ele profeta ultimo de Deus não existia a tecnogia que existe hoje.
Essa tentativa de diminuir joao pra mim, é semelhante ao q acontece com Madalena. Ela era considerada uma apostola para grupos cristãos da época. De repente a antiga igreja católica a classifica como prostituta.
É uma pena, o Vaticano não liberar a sua biblioteca ( se colocada em linha reta daria mais de 80 km) para sua estudiosos e eles poderem divulgar para nós, a verdade sobre Jesus e tudo envolvido da época, é num absurdo sabermos mais sobre Davi e Salomão que viveram mais de 1 séculos antes, do que sobre Jesus
@Deyb Vieira da silva todo mundo sabe disso.... acredito que vc é única pessoa que não sabe... até o Google sabe rsrsrsrs...como que se pode saber muito mais de Davi e Salomão que viveram 1 século antes do que Jesus ??????
Apenas corrigir uma coisa, os evangelhos não diz que ele foi morto por falar contra herodes, mas os evangelhos dizem que seria por uma palavra irrevogável do rei.
@@pedrocustodio1274 é minima,apenas que não foi por falar mal de herodes, mas sim de herodias com herodes,mas está tudo bem, me desculpa por qualquer coisa,Juliana está fazendo um bom trabalho.DEUS abençoes você meu amigo e todos.
Talvez porque Jesus não tenha vindo ao mundo só para ressuscitar mortos, mas para trazer uma nova filosofia de vida sem paralelo: a de que a morte é uma ilusão e de que somos todos irmãos. É fato que bem poucos compreenderam, mas isso não muda sua importância.
Juliana, a teoria da "santíssima trindade" não é posterior ao João Batista ? Se sim, como ele pode ter usado o "conceito" de "Espírito Santo" mediando os Batismos realizados por Jesus ?????
Existiu sim, Sérgio. Não do jeito descrito nos Evangelhos, mas existiu. Além desse vídeo tem a live que fala do João Batista histórico! Deixei a live na playlist também para facilitar 😉
Elias anunciará o Messias : Malaq 4:5 jesus disse q João é Elias MT 11:14 João disse q n é o Elias: JO 1:21 Jão ainda tem dúvidas q Jesu é o Messias MT 11:2,3
O batismo de João era referente aos pecados da lei que ainda estava em vigor, apenas para os Judeus... O batismo de JESUS era referente a dedicar a vida à serviço de Deus .... então o batismo de hoje é igual ao de JESUS.
Nos parece mais apropriado que para que jesus pudesse ganhar mais credibilidade, os escritores anônimos dos chamados evangelhos, incorporasse a história de João Batista à estória de Jesus. É o que da pra entender, pois a estória de jesus não passa de uma narrativa Teológica de tais escritores gregos. Parabéns pelo vídeo! Obrigado.
Claro que sim, João Batista na verdade é o Jesus da biblia e foi arauto do cristo/messias. Mas o mais engraçado é que judeus e cristãos estão esperando alguém vir para ensinar-los a fazer justiça mas eles mesmos não o fazem. Quanta estupidez. Vai sobrar pra muita gente quando o tal vier.
A que corrente social seguia Josefo...? Nada se pensa sobre isso,a tendência de Josefo como fonte única em meio a uma corrente de estudiosos aparentemente imparciais a existência do cristianismo,outra tendência que termina contaminando em outras evidências que afetem os fatos como ponto de vista...a história é bem singular para quem quer descreve-la diluindo-a e fazendo perder a essência já que no fundo a uma intenção entre fatos e interpretações é criar uma real desconstrução de uma personalidade e coloca-la como simples personagem teológica contradita de uma criação escrita para a bíblia...
Por aqui, limparam a ficha suja de um ladrão, onfe até o vigarista do papa, diz que o ladrão é inocente, portanto, os seguidores do ladrão, daqui uns anos vão santificar.
Professora, será que o fato de não mencionar Jesus seria porque Josefo era judeu? Uma vez que judeus tinham uma certa "aversão" à divindade de Cristo? "Papéis" aceitam tudo, sejam canônicos ou não....
@Deyb Vieira da silva ok, mas vc não respondeu minha pergunta. Veja: qual a base para achar que os escritos de Josefo são verdades absolutas? Se são escritos como.os outros. Assim como os canônicos dão ênfase em Jesus, deixando de lado João Batista, não poderia acontecer o mesmo com os escritos de Josefo?
@Deyb Vieira da silva ou seja, meu ponto é que: temos motivos para questionar os escritos de Josefo assim como os canônicos. Afinal, desde que o mundo é mundo, o papel aceita tudo. Minha dúvida para a professora foi justamente essa: se ela está se baseando pelos escritos dele, oq faz esses escritos dignos de confiança absoluta, a fim de servirem como parâmetro para análise dos demais textos?
@Deyb Vieira da silva então quer dizer que o embasamento teórico, através dos escritos de Josefo, se dá unicamente pela crença que é mais provável que ele não tenha moldado João Batista? Cara, não creio que seria a forma mais correta...
@Deyb Vieira da silva sim, eu entendi suas colocações. Mas de fato esperava "algo a mais", sabe? Não em relação a você. Procurei o canal da professora justamente para ter uma visão realista baseada em fatos/comprovações. No entanto, achei muito vago. Afinal, estamos "supondo" porque "parece" ser mais plausível, etc., etc., etc...Nada muito concreto. Enfim, pode ser ignorância de minha parte, estou aqui para aprender. Obrigado pelas contribuições.
@Deyb Vieira da silva exato. Um tanto quanto limitado, não? Concorda que teríamos que ir com mais cautela ao invés de basearmos todas nossas convicção em "provavelmente", "parece ser", "é mais provável",...etc.?
Que João era mais famoso que Jesus, isso parece estar também nos Evangelhos, já que está escrito que ele mesmo teria dito, após o batismo de Jesus:"é necessário que ele (Jesus) cresça e que eu diminua". E João tinha interferência política muito mais direta do que Jesus, que dizia coisas do tipo: "à César o que é de Cesar..." Não há como atestar qual narrativa é mais fundamentada, mas mesmo que haja muita distorção nos Evangelhos (e eu acredito que há), as filosofias não se contrapõe e certamente Josefo haveria de preferir um judeu que denunciava um governo entreguista como o de Herodes, a um suposto messias pacifista, que aparentemente aceitava a dominação romana.
Celso, te convido a ver esse vídeo onde explico que a melhor tradução seria devolver e não dar: ruclips.net/video/HnmLyJiixBw/видео.htmlsi=iuya86NBMPi7nTwO Outra sugestão é assistir a entrevista do Crossan aqui pro canal: ruclips.net/user/livefJxcUUzN-qQ?si=yIizGpcljlMGiBcW
Zoando miticista: segundo as narrativas mitológicas do Novo Testamento, Jesus era MUITO MAIS FAMOSO que João. Agora quero ver alguém me refutar. Vai, refuta aí se for capaz! Obs.: Uso Hermenêutica própria. kkkk...
Joao batista era o proprio jesus. Varias pasdagens do NT apontam isto. Marcos 6 mateus 14 lucas 9 a oracao de zacarias. Os historiadores teriam que explicar por que joao foi aceito pelo povo e o tal "jesus" nao.
A faixa etaria de escarnecedores é de 25 a 35anis anos geralmente... ,(Ainda não ganharam e também pensam que ainda não perderam. .. Depois a realidade chega)
@Deyb Vieira da silva Não tenho informações sobre fundamentalistas, porque não curto loucos! Sou crente e realista ao mesmo tempo. ACEITO QUALQUER VERDADE, DESDE QUE SEJA VERDADE!
Porque a Doutora fala essa personagem ,se o personagem é masculino? E são de vários temas no caso masculino, a Dr usa : (essa) personagem.porque? Só curiosidade ,seu trabalho é muito bom!
@@analuciamaassen5019 Não é por hábito que se diz a personagem. Vale tanto pra o sexo masculino e feminino.É como bebê, uns dizem o bebê,outros a bebê.Mas o que realmente existe é somente o bebê. Vele pros dois sexo.
Anjos no novo testamento são seres *não* humanos e Assexuados (neutros) - Mateus 22:30 *Quem fez a anunciação a Maria e a Zacarias foi Gabriel e não Miguel.
Esse argumento é uma falácia. Estudem várias biografias de qualquer figura histórica: Sempre uns biografos enfatizam alguns aspectos do biografado, omitindo ou apequenando outros. A ênfase de Josefo, e isto é claro nos seus livros, é as guerras fatricidas entre judeus e a guerra entre judeus e romanos, relegando algumas figuras históricas a simples notas de rodapé. O evangelho de João deixa claro que no princípio o ministério de João era bem maior do que o de Jesus, mais que, com o tempo, o de Jesus foi ficando maior (João 3:30) A maior prova disso é o crescimento espantoso do Cristianismo.
O grande mistério q envolve a história e a teologia, é q existe um DEUS Autor conduzindo a história da Salvação, e os históriadores q narram de acordo com suas visões do q viram e souberam
O suposto grande movimento de João Batista hoje é nada , e o que foi considerado pequeno movimento de Jesus , dura até hoje , seu nome está nos quatro cantos do mundo , passa-se o tempo mais seu nome é soberano sempre! Glória a Jesus.🙌🙌🙌🙌
Estes livro e uma comédia de fantasias onde machado que flutua cobram que fala jumento que fala este autor da Bíblia ebum Junior em termos de malabarismo de mentiras kkkk
A narrativa dessa professora procura valorizar literaturas extras bíblicas para validar a bíblia, me parece uma forma sutil de ataque ateísta a escrituras... "os autores dos evangélios procuraram desconstruir a João Batista para valorizar a Jesus . " era só o que estava faltando! fica vermelha cara sem vergonha...como já dizia o Jô Soares
Parabéns pela simpatia e didática professora.👏👏👏
#DemolidoresDeInfernos
❤❤❤❤❤❤ obrigado Juliana!!
Juliana Cavalcante,grato por postar.Estou maratonando as suas aulas nesta Páscoa.
Atos18:24-25
Isa 9:6-7
I cor 1:12-13
Jo 3:27-28. Shalom
Jesus dá um belo testemunho de seu primo João no Evangelho, e tambem o Elias que viria preparando o caminho do Cristo, então, o ministerio do Batista, começou bem antes de Jesus.
Brilhante explicação like
Isso prova que João Batista existiu e Jesus é uma criação dos evangelhos
Ou Jesus era um discípulo de João Batista que tentou tomar a liderança do movimento, após a morte de João.
Juliana boa tarde, parabéns pelo seu canal. Gostaria apenas de pontuar que o João Batista dos evangelhos é dado como alguém justo e virtuoso e o fato sobre o mesmo ser apontado como “aquele que clama no deserto” não é no sentido de alguém com uma filosofia “menor”, mas alguém que denunciava as injustiças embora a classe dominante não o ouvisse. Não me parece nada antagônico em relação ao texto do Josefo. Mas respeito muito seu estudo e opinião. Forte abraço!
Penso que João Batista foi sim uma grande liderança da época antes da vida pública de Cristo. Não vejo nada demais nisso. ( antes da vida pública de Cristo).
@@carloschagas6699 então, Carlos, o que ocorre é que na Bíblia João Batista é pequeno e Jesus muito superior e nos relatos é o inverso. É isto que a aula de hoje nos faz refletir. Sem contar que josefo nem cita parentesco entre ambos porem, na Bíblia... você sabe bem como é!!
@@CarlosOliveira-he9nq Colega, que incentivou-me ler a Bíblia foi minha professora de história/filosofia. Ela dizia que a Bíblia é uma grande fonte histórica. Não a coloque em segundo plano.
@@carloschagas6699 eu não consigo ver a Bíblia como um livro histórico, más respeito sua opinião. Um grande abraço.
A Ta bom1A
Oi, professora, ainda nao tinha assistido esta aula. Saudações!
Show🎉
Boa noite Juliana Cavalcanti,eu estou sempre assistindo os seus vídeos, muito bom e muito bem explicado, parabéns pelo o seu trabalho!
Obrigada, Derlano! Vamos juntos disseminar ciência! ☺️
Que riqueza de conteúdo !!!!! Parabéns professora Juliana .
Espetacular ❤❤❤❤
Que aula maravilhosa. Obrigado professora.
Quando o Messias se apresentar essas aulas não serve ..tb o q os evangelicos falam pior ainda😁
Estou aprendendo muito neste canal
Sensacional, professora!
Muito esclarecedor, já vou compartilhar 👊🏼👊🏼
Ju preciso ressaltar mais uma vez como e bom ver alguém passando uma ideia sem precisar criar nenhum sensacionalismo e de uma forma isenta para que aqueles que tenha o entendimento do que você está tratando entenda os recados do vídeo sem precisar agredir nenhum dos dois lados.
Parabéns!!!
@@cesarsan7807 obrigada, Cesar! É sempre bom ter esse retorno de vocês! Me fortalece! ☺️❤️
Ótimo vídeo
Bom dia ! Cristo disse : eis que venho como ladrão. Revelou o evangelho para o Messias deu pão e água para seu inimigo e o transformou no único apóstolo .
Juliana,fale sobre João 3;8.o vento sopra onde quer,ouves sua voz,mas não sabes fonde vem.
Sua aula é top professora!!
Mais um ótimo tema abordado. Obrigado mais uma vez.
Professora, eu já percebi um sincretismo entre os mitos pagãos e os personagens bíblicos, por exemplo: na mitologia o cruzamento de um deus com uma mortal gera um semideus. Na Bíblia acontece o mesmo com os personagens nazireus como Sansão, João Batista, e Cristo. Para mim isso demonstra que a Bíblia é mais um livro de mitos.
João Batista e Sansão eram humanos. Creio que Jesus era o próprio Deus, não um "semideus".
@@michellymarinho6006 - quando ele veio para terra, veio como um humano, mas isso não significa que ele não era Deus. Você leu o primeiro capítulo do livro de João?
@@KL-ey1ps Jesus era um analfabeto, isso sim que ele era, jesus era deus kkk.
Jesus era um analfabeto isso que ele era, jesus é deus kkk.esses crentes acredita que Jesus ressuscitou,mais não acredita que o imperador não subiu como um cometa aos céus,kkk .
@@isaias875 - ele era tão "analfabeto" que leu até em uma sinagoga, né? Mas é cada uma viu...
Juliana, muito bom o Video.... Poderia falar dos Essênios? Se tinha alguma relação com Jesus ou com João Batista.
Muito bom !
Show professora Juliana bem explicado parabéns.
O melhor canal do RUclips
Muito genial. Isso dá sentido a um tipo de cristianismo primitivo q João Batista é q era o importante. Li isso quando escrevi sobre a fuga para Pella. Talvez no livro do Tiago , irmão de Jesus.
João Batista antes da vida pública de Cristo era uma grande liderança da época. Os evangelhos não deixam isso claro mas uma leitura mais atenta, percebe-se.
Importante na Bíblia não são detalhes, mas sim, a Mensagem implícita e explícita que ela nos traz.
Vou repetir: todos os historiadores e historiadoras merecem respeito, trazem a sua contribuição, mas, podem também serem questionados.
Muita gente famosa, que ganhou espaço na história, pode não ter existido.
A teologia também é importante.
Josefo é super importante, mas, Jesus, sem dúvida, está mais vivo do que ele.
Maria, tenho visto que vc está ativa nos comentários aqui. Porém, sempre defendendo uma perspectiva religiosa.
Tudo bem você acreditar em algo, mas esse não é o espaço.
O intuito aqui é só falar de uma perspectiva científica. E se o canal fala mais de cristianismo e judaísmo é porque eu estudei e ainda estudo esse tema há mais de 10 anos.
Seria legal você se atentar melhor ao objetivo do canal 😉
Oi, Juliana
A perspectiva religiosa é também uma perspectiva válida e merece todo respeito.
A história das religiões, neste longo processo da humanidade que caminha, é também um fenômeno inexplicável.
É inegável, buscamos a Fonte, buscamos o Infinito.
A história da Igreja, eu sou católica, com todas as contradições, problemas e também "santidade" é outro acontecimento imenso, inegável, desconhecido, cheio de riquezas.
Eu também sou formada em Ciências da Religião e procuro cultivar o dom da fé.
Por isso questiono a História como única fonte de leitura e interpretação da Bíblia.
Acho interessante o que você faz.
Em algum momento gostaria de sugerir outros títulos para as suas perguntas.
Porque entendo que devemos espalhar conhecimento que liberta e não provocar conclusões precipitadas, principalmente negando as experiências de fé, ou fazendo as pessoas se sentirem enganadas.
Quando falamos de interpolação, figuras de linguagem, argumentos de autoridade, etc, sabemos que isso não aconteceu somente fomos textos bíblicos.
Também percebo um quê de propaganda e anti propaganda em alguns comentários.
Por que deixar de lado a Bíblia de Jerusalém e apresentar este outro livro que não me lembro qual?
Enfim.
Somos seres plurais, seres complexos.
Amo História, mas só a História não consegue explicar e interpretar a Bíblia.
Tem a sua enorme contribuição, claro, juntamente com todos os outros saberes, incluindo a teologia, a exegese e a reflexão pastoral das comunidades ao longo do tempo.
Grata pela atenção
Um abraço
@@mcpaiva-f9t Maria, de novo, eu nunca menti para o meu público que sou historiadora e o canal é de história. Logo, não posso falar de teologia.
Então, vc não pode vir cobrar de mim ou do espaço algo que ele nunca foi pensado para ser proposto.
Como um ambiente pró-democracia, todos aqui são respeitados. Suas leituras e bagagens no campo confessional sempre serão respeitados, mas aqui não serão abordados porque simplesmente não é a proposta.
Não é menosprezar, mas apenas apresentar como se dá o pensar do tema na perspectiva histórica.
Se vc quer uma perspectiva confessional, vc deve olhar canais que tragam essa proposta.
Não há militância, meu canal é indicado e sugerido por religiosos, agnósticos e ateus. Porque todos eles entenderam o que proponho e gostam desse ambiente de uma espécie de universidade aberta.
Então, sim, convido mais uma vez você se atentar a proposta e entender que não posso dar o que ver quer, não porque estou fazendo campanha para o ateísmo, o gnosticismo ou qualquer outra corrente religiosa. Mas porque não é essa a minha formação.
Eu defendo apenas e tão somente uma pesquisa acadêmica e que todos possam ter acesso as produções nacionais.
Não estou pedindo uma leitura confessional, até porque existem muitas confissões religiosas e todas merecem respeito.
Ao mesmo tempo, repito, não cabe à história, talvez até com ironia, afirmar se um texto é inspirado ou não. Para isso existem a teologia, a hermenêutica, a exegese e outras ciências bíblicas.
Neste estudo, a História tem a sua contribuição.
O que eu faço é afirmar que também a História pode ser manipulada,muitos dados podem ter se perdido e muitos outros poderão surgir.
Portanto, só a História não é suficiente para chegarmos a conclusões definitivas,como aparecem em alguns comentários.
Não estou cobrando nada.
Estou participando.
Muito legal o vídeo! ✌
Bom dia, dra .. e interessante que Flávio Josefo fala de João Batista como um mestre, certamente ele morava na cidade, diferente dos evangelhos, que fala que ele vivia no deserto !!
Pense comigo.
Se Herodes realmente mandou matar todas as criancinha abaixo de dois anos de idade e João Batista tinha só 6meses de diferença de jesus , como João Batista
sobreviveu. ?????
Teria sido avisado por um anjo também. ?????
E os discípulos de jesus que tinham a idade de jesus ,tbem foram avisados por um anjo ?????
Boa pergunta...
Quem te disse que os discípulos tinha a mesma idade?
Boa pergunta
A ordem de Herodes para matar as criancinhas se limitou na a cidade de Belém da Judéia e aos arredores (vide a citação de Ramat Rachel, cidade próximo a Jerusalém também). João Batista, era filho de Sacerdote Zacarias e ainda poderia não morar naquela localidade,, o que pode ser também sobre os demais discípulos, não moravam ali em Belém da Judéia. Sobre os Apóstolos, dos 12, 11 eram Galileus e não Judeus, nascidos em Judá. Só Juadas que era Judeu
O que tem de antagônico entre os relatos do NT e de Josefo? Apenas enfatizaram coisas diferentes. De qualquer forma, acreditando ou não nas histórias biblícas de Jesus, é óbvio que a partir do primeiro século o crescimento do cristianismo foi gigantesco.
Veja também que João Batista começou a pregar antes de Jesus, obviamente que por volta dos anos 30d.C.+- João Batista tinha mais seguidores do que Jesus.
boa noite
Não sei aonde a professora quer chegar, mas Lucas (quem contou a história pra ele) não sabia muito sobre João Batista, e isso fica evidente quando diz que João batizou Jesus e posteriormente ele manda perguntar para Jesus se ele é ele mesmo ou um impostor. Tá aí a resposta sobre a relação entre João e Jesus, os escritores não sabiam de nada.
Li mais sobre Josefo, e a história do rei Herodes e percebi verídica a descrição feita por Marcos referente ao adultério do mesmo.
Conteúdo muito interessante e bem apresentado. Parabéns pela aula.
Esta com o cabelo bonito professora
Professora vc tem algum vídeo que analisa o trabalho do Barth Erman
Esclaredor,MT bom.
No livro do Erhmann ele acredita que o batismo de Jesus por Joao Batista é algo que dificulta a venda da ideia de que Jesus é Deus e por isso esse acontecimento é verdadeiro. Enfim Jesus teria alguma associaçao com este pregador.
Mais uma passagem de dúvidas entre a ficção e fatos que não se pode constatar terem sido reais. 😥
Existia uma Rivalidade entre Joao e JeSUS
São primos e profetas, um vai falar do outro e o Batista revela aquele que é o Messias e o batiza, onde uma voz se houve confirmando os tempos messiânicos.
Enquanto os homem debatem eu um homem fraco preguei Jesus Cristo para um casau quê veio aqui na minha casa io resultado foi a mulher caiu possessa com uma legião de demônio quê gritava na boca dela pra não pronunciar esse nome i no final a mulher vomitou obra de bruxaria i no nome de Jesus o bicho foi embora io casau aceitou Jesus em lágrimas. estudar é bom mais orar e jejuar é melhor i só assim descobriremos os verdadeiros segredos espirituais
otimo
Então João Batista não anúncio a vinda de Jesus ?
Zoando miticista: segundo as narrativas mitológicas do Novo Testamento, Jesus era muito mais FAMOSO que João. Agora quero ver alguém me refutar.
Obs.: Uso Hermenêutica própria. kkkk...
Fora que eu não consigo entender uma coisa. Jesus era famoso, atraía multidões, fazia milagres, ensinava no templo, mas para ser preso houve a necessidade de que um dos seus discípulos (Iscariotes) o beijasse para que os soldados soubessem quem ele era para prendê-lo?!? Isso não tem lógica! Ainda vemos Pedro sendo reconhecido como um dos discípulos de Jesus, ou seja, Pedro era mais conhecido que o próprio Cristo?? Tô surtando rs
@@ju-robertsilver3059 obrigado pela resposta. Vou procurar conhecer essas outras literaturas.
Flavio Josefo era Romano não tinha nada de Judeu, era um espião de Roma a serviço de Roma, a unica preocupação de Roma era a ganância dela por Riquezas principalmente as de Salomão que nunca acharam e Cristo Xpito era um rapaz muito discreto e todos com ele pois se essas verdades divulgadas naquela época se soubessem seriam todos mortos ante do tempo que Deus os havia dado. Outra coisa ele profeta ultimo de Deus não existia a tecnogia que existe hoje.
Essa tentativa de diminuir joao pra mim, é semelhante ao q acontece com Madalena. Ela era considerada uma apostola para grupos cristãos da época. De repente a antiga igreja católica a classifica como prostituta.
É uma pena, o Vaticano não liberar a sua biblioteca ( se colocada em linha reta daria mais de 80 km) para sua estudiosos e eles poderem divulgar para nós, a verdade sobre Jesus e tudo envolvido da época, é num absurdo sabermos mais sobre Davi e Salomão que viveram mais de 1 séculos antes, do que sobre Jesus
@Deyb Vieira da silva todo mundo sabe disso.... acredito que vc é única pessoa que não sabe... até o Google sabe rsrsrsrs...como que se pode saber muito mais de Davi e Salomão que viveram 1 século antes do que Jesus ??????
Apenas corrigir uma coisa, os evangelhos não diz que ele foi morto por falar contra herodes, mas os evangelhos dizem que seria por uma palavra irrevogável do rei.
E qual a diferença se foi a mulher que pediu por ele ter falado do casamento ilícito?
@@pedrocustodio1274 é minima,apenas que não foi por falar mal de herodes, mas sim de herodias com herodes,mas está tudo bem, me desculpa por qualquer coisa,Juliana está fazendo um bom trabalho.DEUS abençoes você meu amigo e todos.
Por que JeSUS não Foi ao Enterro de Joao Batista Já Que Jesus Estáva Ressuscitando os Mortos ?
Talvez porque Jesus não tenha vindo ao mundo só para ressuscitar mortos, mas para trazer uma nova filosofia de vida sem paralelo: a de que a morte é uma ilusão e de que somos todos irmãos. É fato que bem poucos compreenderam, mas isso não muda sua importância.
deixando o 👍
Galera??
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
top
Juliana, a teoria da "santíssima trindade" não é posterior ao João Batista ?
Se sim, como ele pode ter usado o "conceito" de "Espírito Santo" mediando os Batismos realizados por Jesus ?????
É verdade a Trindade foi inventado muitos anos dc shalom
João Batista existiu professora??
Existiu sim, Sérgio. Não do jeito descrito nos Evangelhos, mas existiu. Além desse vídeo tem a live que fala do João Batista histórico!
Deixei a live na playlist também para facilitar 😉
João é Joao Ramalho !
Elias anunciará o Messias : Malaq 4:5
jesus disse q João é Elias MT 11:14 João disse q n é o Elias: JO 1:21 Jão ainda tem dúvidas q Jesu é o Messias MT 11:2,3
Professora, o batismo de hoje é o mesmo de João ou de Jesus?
O batismo de João era referente aos pecados da lei que ainda estava em vigor, apenas para os Judeus... O batismo de JESUS era referente a dedicar a vida à serviço de Deus .... então o batismo de hoje é igual ao de JESUS.
Nos parece mais apropriado que para que jesus pudesse ganhar mais credibilidade, os escritores anônimos dos chamados evangelhos, incorporasse a história de João Batista à estória de Jesus. É o que da pra entender, pois a estória de jesus não passa de uma narrativa Teológica de tais escritores gregos.
Parabéns pelo vídeo!
Obrigado.
Like 307 🔥
Claro que sim, João Batista na verdade é o Jesus da biblia e foi arauto do cristo/messias. Mas o mais engraçado é que judeus e cristãos estão esperando alguém vir para ensinar-los a fazer justiça mas eles mesmos não o fazem. Quanta estupidez. Vai sobrar pra muita gente quando o tal vier.
Dra juliana, pq a senhora coloca sempre a palavra " personagem " no feminino mesmo q esteja se referindo à um homem ??
Ex.: ...dessa personagem...
A que corrente social seguia Josefo...?
Nada se pensa sobre isso,a tendência de Josefo como fonte única em meio a uma corrente de estudiosos aparentemente imparciais a existência do cristianismo,outra tendência que termina contaminando em outras evidências que afetem os fatos como ponto de vista...a história é bem singular para quem quer descreve-la diluindo-a e fazendo perder a essência já que no fundo a uma intenção entre fatos e interpretações é criar uma real desconstrução de uma personalidade e coloca-la como simples personagem teológica contradita de uma criação escrita para a bíblia...
"us crente pira" 🤯
Por aqui, limparam a ficha suja de um ladrão, onfe até o vigarista do papa, diz que o ladrão é inocente, portanto, os seguidores do ladrão, daqui uns anos vão santificar.
Professora, será que o fato de não mencionar Jesus seria porque Josefo era judeu? Uma vez que judeus tinham uma certa "aversão" à divindade de Cristo? "Papéis" aceitam tudo, sejam canônicos ou não....
@Deyb Vieira da silva ok, mas vc não respondeu minha pergunta. Veja: qual a base para achar que os escritos de Josefo são verdades absolutas? Se são escritos como.os outros. Assim como os canônicos dão ênfase em Jesus, deixando de lado João Batista, não poderia acontecer o mesmo com os escritos de Josefo?
@Deyb Vieira da silva ou seja, meu ponto é que: temos motivos para questionar os escritos de Josefo assim como os canônicos. Afinal, desde que o mundo é mundo, o papel aceita tudo. Minha dúvida para a professora foi justamente essa: se ela está se baseando pelos escritos dele, oq faz esses escritos dignos de confiança absoluta, a fim de servirem como parâmetro para análise dos demais textos?
@Deyb Vieira da silva então quer dizer que o embasamento teórico, através dos escritos de Josefo, se dá unicamente pela crença que é mais provável que ele não tenha moldado João Batista? Cara, não creio que seria a forma mais correta...
@Deyb Vieira da silva sim, eu entendi suas colocações. Mas de fato esperava "algo a mais", sabe? Não em relação a você. Procurei o canal da professora justamente para ter uma visão realista baseada em fatos/comprovações. No entanto, achei muito vago. Afinal, estamos "supondo" porque "parece" ser mais plausível, etc., etc., etc...Nada muito concreto. Enfim, pode ser ignorância de minha parte, estou aqui para aprender. Obrigado pelas contribuições.
@Deyb Vieira da silva exato. Um tanto quanto limitado, não? Concorda que teríamos que ir com mais cautela ao invés de basearmos todas nossas convicção em "provavelmente", "parece ser", "é mais provável",...etc.?
Que João era mais famoso que Jesus, isso parece estar também nos Evangelhos, já que está escrito que ele mesmo teria dito, após o batismo de Jesus:"é necessário que ele (Jesus) cresça e que eu diminua". E João tinha interferência política muito mais direta do que Jesus, que dizia coisas do tipo: "à César o que é de Cesar..." Não há como atestar qual narrativa é mais fundamentada, mas mesmo que haja muita distorção nos Evangelhos (e eu acredito que há), as filosofias não se contrapõe e certamente Josefo haveria de preferir um judeu que denunciava um governo entreguista como o de Herodes, a um suposto messias pacifista, que aparentemente aceitava a dominação romana.
Celso, te convido a ver esse vídeo onde explico que a melhor tradução seria devolver e não dar:
ruclips.net/video/HnmLyJiixBw/видео.htmlsi=iuya86NBMPi7nTwO
Outra sugestão é assistir a entrevista do Crossan aqui pro canal:
ruclips.net/user/livefJxcUUzN-qQ?si=yIizGpcljlMGiBcW
Se não existe Deus o que nos resta?
Cade os "misticistas"...rs
Zoando miticista: segundo as narrativas mitológicas do Novo Testamento, Jesus era MUITO MAIS FAMOSO que João. Agora quero ver alguém me refutar. Vai, refuta aí se for capaz!
Obs.: Uso Hermenêutica própria. kkkk...
@Felipe Pinheiro Não, sou ateu agnóstico.
@Deyb Vieira da silva lascou com o Carrier 🤣🤣🤣
Q ignorância essa sua de aceitar que Jesus é inventado,é um mito.
Joao batista era o proprio jesus. Varias pasdagens do NT apontam isto. Marcos 6 mateus 14 lucas 9 a oracao de zacarias. Os historiadores teriam que explicar por que joao foi aceito pelo povo e o tal "jesus" nao.
@EL Berit se foi discipulo por que joao foi aceito e jesus nao??
Herodes nao era judeu e sim edomita, por isso sua legitimidade era meio complicada de se aceitar.
Isso é teologia criada
A faixa etaria de escarnecedores é de 25 a 35anis anos geralmente... ,(Ainda não ganharam e também pensam que ainda não perderam. .. Depois a realidade chega)
@Deyb Vieira da silva Não tenho informações sobre fundamentalistas, porque não curto loucos! Sou crente e realista ao mesmo tempo. ACEITO QUALQUER VERDADE, DESDE QUE SEJA VERDADE!
@@samuelribeiroalo...5540 Uma mentira contada mil vezes vira uma verdade assim nasceu o cristianismo na base da mentira
Porque a Doutora fala essa personagem ,se o personagem é masculino? E são de vários temas no caso masculino, a Dr usa : (essa) personagem.porque? Só curiosidade ,seu trabalho é muito bom!
Olá, até pouco tempo atrás se considerava, personagem, como uma palavra de gênero feminino. Eu também digo "a personagem" por hábito.
@@analuciamaassen5019 Não é por hábito que se diz a personagem. Vale tanto pra o sexo masculino e feminino.É como bebê, uns dizem o bebê,outros a bebê.Mas o que realmente existe é somente o bebê. Vele pros dois sexo.
quem batizou Joao batista? Jesus tinha pecado ao se batizar?
O anjo Miguel deu uma pegada em Maria e a prima dela?
O Arcanjo Miguel é o Cristo. (Ou cremos em DEUS, fonte do Bem, ou passamos a acreditar em maldades e práticas maldosas
Anjos no novo testamento são seres *não* humanos e Assexuados (neutros) - Mateus 22:30
*Quem fez a anunciação a Maria e a Zacarias foi Gabriel e não Miguel.
Naquela época já era uma putaria danada , o Miguel andou pegando umas por lá, outras engravidaram e botavam a culpa nas pomba e por ai vai kkkk.
Isto tudo é teologia.
O filho de Deus tinha pecado é João Batista batizou e tirou o seu pecado.
Pôde isto Arnaldo kkkkk
Esse argumento é uma falácia. Estudem várias biografias de qualquer figura histórica: Sempre uns biografos enfatizam alguns aspectos do biografado, omitindo ou apequenando outros. A ênfase de Josefo, e isto é claro nos seus livros, é as guerras fatricidas entre judeus e a guerra entre judeus e romanos, relegando algumas figuras históricas a simples notas de rodapé. O evangelho de João deixa claro que no princípio o ministério de João era bem maior do que o de Jesus, mais que, com o tempo, o de Jesus foi ficando maior (João 3:30) A maior prova disso é o crescimento espantoso do Cristianismo.
O grande mistério q envolve a história e a teologia, é q existe um DEUS Autor conduzindo a história da Salvação, e os históriadores q narram de acordo com suas visões do q viram e souberam
Está aí a convivência entre o que é Histórico e a Fé.
Não entendi nada , tudo que ela fala está nos evangelhos, tá viajando na maionese.
O suposto grande movimento de João Batista hoje é nada , e o que foi considerado pequeno movimento de Jesus , dura até hoje , seu nome está nos quatro cantos do mundo , passa-se o tempo mais seu nome é soberano sempre! Glória a Jesus.🙌🙌🙌🙌
O Mandeísmo, uma religião que possui cerca de 100 mil adeptos no mundo e principalmente no Iraque considera João Batista como o verdadeiro Messias.
Mas ela não e nunca teve a intenção de contestar a Fé de ninguém. Ela traz o Jesus Histórico.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Romanos 10:17
SR. Popo tá na Biblia?
@@jorgemendes2579 não, mas na bíblia tem um nome todo poderoso que é Jesus Cristo e Ele quer te salvar
Abra seu coração para Ele.
@Deyb Vieira da silva Jesus também quer ter salvar
Ele te ama
Qual deus tem milhares
@@pedrocustodio1274 Jesus
Estes livro e uma comédia de fantasias onde machado que flutua cobram que fala jumento que fala este autor da Bíblia ebum Junior em termos de malabarismo de mentiras kkkk
A narrativa dessa professora procura valorizar literaturas extras bíblicas para validar a bíblia, me parece uma forma sutil de ataque ateísta a escrituras... "os autores dos evangélios procuraram desconstruir a João Batista para valorizar a Jesus . " era só o que estava faltando! fica vermelha cara sem vergonha...como já dizia o Jô Soares
Aceita q dói menos