Camuflagem Autística - 7 Sinais de Que você Faz Masking ou Mascaramento

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 окт 2024

Комментарии • 72

  •  7 месяцев назад +61

    Exatamente, quando era criança, as pessoas diziam que quem não olhava nos olhos, mentia. Hoje, me forço, mas ainda é dificil e desconfortável. Quando alguém intimo reclama que eu não estou ouvindo, eu digo: Eu escuto é com ouvido e não com o olho!

    • @taysevilanovva963
      @taysevilanovva963 7 месяцев назад +5

      As pessoas são muito escravas da visão.

    • @lulublasz
      @lulublasz 7 месяцев назад +4

      Tá certa, quem fala o que quer, ouve o que não quer! =)

    • @lulublasz
      @lulublasz 7 месяцев назад +7

      Eu, na verdade, olho mais pra boca do interolocutor do que pro olho. Porque, na minha maneira de ver, a boca expressa mais do que o tal do olho. Olho é um jeito meio igual toda vida, né?

    •  7 месяцев назад +5

      @@lulublasz Na verdade, já acho o contrário, o olhar das pessoas parece me invadir de tal maneira que não consigo nem me concentrar. O olhar diz muito, eu identifico as pessoas pelos olhos

    • @fernandacunha3170
      @fernandacunha3170 7 месяцев назад +4

      Olhar o tempo inteiro para o outro é entediante. Não deveria ser uma obrigação social !

  • @leticianunes7286
    @leticianunes7286 7 месяцев назад +8

    Sou diagnosticada. Muito bom relaxar um pouco o meu masking falando às pessoas que sou autista. Apenas informo, se quiser me aceitar ou não problema deles kkk

  • @rhegilacoimbra226
    @rhegilacoimbra226 7 месяцев назад +22

    Eu faço isso desde sempre. Tive que aprender a fazer a camuflagem ainda na infância pois eu sofria muito buling. Hoje na minha fase adulta tenho me sentido tão exausta que em alguns momentos eu deixo o meu disfarce de lado e acabo deixando escapar o meu verdadeiro eu que pode ser visto pelos outros como sendo um pouco infantil e diferente. É a melhor sensação que já senti a de ser eu mesma. Como é maravilhoso!

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  7 месяцев назад +3

      Ah!!! Que mensagem linda, @rhegilacoimbra226!
      Fico muito feliz de saber que gosta mais de sua essência real do que das máscaras!
      Também acho lindo ser livre, diferente e um pouquinho infantil!
      🧠✨♾️✨💜

  • @fernandacunha3170
    @fernandacunha3170 7 месяцев назад +8

    A questão do contato visual é preocupante em entrevistas de emprego: se não houver um contato visual intenso e demorado, o entrevistador pensa que o candidato é incompetente! Ah, se todos os entrevistadores fossem autistas ...

  • @panteranegra4548
    @panteranegra4548 7 месяцев назад +3

    Eu usei muito máscara pra não parecer descompensada. Porém hj em dia reconheço que qdo entro em crises, começo a falar sem parar, repito muito as palavras, ontem mesmo tive uma crise de choro convulsivo e não conseguia parar, e pra ajudar me peguei balançando meu tronco e não conseguia parar. Antigamente qdo esse tio de crise ocorria, eu era chamada de neurótica ( todos nós somos), desequilibrada, e então para tentar disfarçar eu auxiliava as pessoas e tentava desfazer esse mal mudando de assunto e fazia a pessoa se desabafar; foi por essas e mais aquelas que me formei psicóloga e psicanalista, pois entendendo as pessoas TB ajudava a me entender melhor, porém nem sonhava que era autista e TDAH. Muito sofrimento mesmo. Isso sem contar qdo eu saía "á francesa" e fugia de todo mundo, me escondendo sem que ninguém me visse

  • @the.other.boy2
    @the.other.boy2 6 месяцев назад +1

    Eu chego extremamente exausto da escola, n consigo n fazer essas coisas, fico o tempo inteiro tentando parecer sociável, falante, tentando focar no contato visual, por mais desconfortável q seja. Inevitavelmente acabo falhando nessa "atuação" ao decorrer do dia e fico totalmente calado, imóvel, porém sempre pensativo. Amo chegar em casa e de noite cobrir todo meu corpo, afundar meu rosto no travesseiro e me sentir totalmente envolvido.

  • @alessandraladeirag
    @alessandraladeirag 7 месяцев назад +4

    Eu tenho muitos pensamentos intrusivos, do tipo: algo que eu penso que fiz algo errado ou não me saí bem do jeito que eu deveria sair, então eu chego a vocalizar xingamentos contra a mim mesma, "iditota", "imbecil"... ou dou ordens a estes pensamentos, tipo: "me deixa em paz". Isso é muito constante no meu dia a dia, o estranho que minha mãe acha que isso é normal. 🤷🏻‍♀️🤦🏻‍♀️ No entanto, tive diversas outras características na infância, como: andar na ponta do pé, não olhar ninguém nos olhos, fui perseguida na escola e sofria muito bullying, me escondia para brincar, fiz xixi na cama até adolescente, tenho dificuldades de socialização pois sempre estou dizendo verdades que ninguém gosta de ouvir (nessa parte lembro-me de Oscar Wilde que: pouca sinceridade é perigosa, mas muita é fatal. Obs. Algo assim). E sempre tenho impulsividade, mesmo sabendo que não devo falar, acabo falando. Muitas vezes já me disseram que não tenho educação ou intrometida por ser muito franca.

    • @alessandraladeirag
      @alessandraladeirag 7 месяцев назад +1

      Muitas vezes sinto-me o Seldon do the big bang theory.

  • @gessykamilly7714
    @gessykamilly7714 7 месяцев назад +2

    Eu faço tratamento pra ansiedade desde os meus 17, de um problema que parece que começou quando tinha 9/10 anos. Desde que conheci seu canal, há 4 anos, tenho tido minhas suspeitas.
    Eu sempre tive uma certa dificuldade em me socializar. Na minha infância e na minha adolescência, isso não parecia me prejudicar, mas agora, com 22 anos, eu sinto muita vontade de sair para o mundo, mas eu não consigo. Eu nunca me relacionei amorosamente com ninguém, sempre encontro muita dificuldade no meu emprego, pois tenho que atender ao público, tenho muito dificuldade também em estabelecer relação com a minha família. Tudo isso graças ao fato de que é muito cansativo pra mim socializar que eu acabo evitando, o que é dado no CREAS como fobia social.
    Eu tomo fluoxetina e tem realmente melhorado minha condição, então não sei se devo seguir com minhas suspeitas.

  • @laribernardo2481
    @laribernardo2481 7 месяцев назад +1

    De tanto camuflar, chegou um momento que fiquei triste e não sabia mais quem eu era. Me perdi. Fui ao neuropsicologia achando que estava depressiva ou ansiosa, mas descobri que sou autista. Tudo agora fez sentido. Tenho um canal é falando direito blá-blá-blá, mas não falo sobre isso lá tenho medo de ser julgada.

  • @xiexielian
    @xiexielian 7 месяцев назад +6

    Desde criança falavam que eu tinha olho de peixe morto. O lance de olhar nos olhos eu nunca sei quando comecar a olhar ou se devo continuar olhando ou quando parar de olhar 😂 eu me preocupo quando estou conversando e desimbesto de falar nos tais assuntos proibidos ( aqueles que sao só interessantes p/mim). Meu pais tem a visão completamente diferente de mim, eles acham que sou séria e centrada e meus amigos me acham mais extrovertida. Acho que com minha familia eu fico mais relaxada...

  • @ednatelles9029
    @ednatelles9029 7 месяцев назад +24

    Eu me sinto assim. E é tão desgastante que todos os dias eu só quero chegar em casa pra poder ficar à vontade, sem ter que fingir. A única pessoa pra quem eu não finjo é meu marido. E costumo ensaiar as situações… como eu vou chegar, o que vou falar.. fico tentando antecipar a situação pra saber como agir, o que responder...

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  7 месяцев назад +3

      Pois é, @ednatelles9029!
      A camuflagem pode gerar aprendizados sociais, mas costuma ser realmente exaustiva.

  • @LuizFernandesdosSantos-em6wk
    @LuizFernandesdosSantos-em6wk 7 месяцев назад +4

    Santo dia!De fato,cansa muito.
    Mais pra mim o contato visual sempre foi um desafio,pois há pessoas que parece que vão hipnotizar a gente,isso incomoda demais.
    Obrigado pelo vídeo!

  • @genie12344
    @genie12344 7 месяцев назад +2

    Gabaritei todos kkkkk. Depois do masking, passei a ser aceita nos grupos sociais

  • @thechume4683
    @thechume4683 7 месяцев назад +1

    sempre fui considerado uma pessoa calma, e sou mesmo, mas se eu n ficasse de olho em todos os meus movimentos muitos com certeza achariam q sou ansioso

  • @rebekinhagambassi
    @rebekinhagambassi 7 месяцев назад +3

    Eu estou fazendo os testes e o psicopedagogo disse que eu sou especialista em masking! Ele disse que é um dos motivos porque eu passei por tantos profissionais (psiquiatras, psicólogos, até neurologistas) e nenhum detectou meu TEA!

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  7 месяцев назад +1

      Gostei do seu psicopedagogo, @rebekinhagambassi! Ele conseguiu enxergar além das suas excelentes habilidades de camuflagem!
      Seja bem-vinda! 💜

  • @Waatheuz
    @Waatheuz 7 месяцев назад +2

    Moça, você tem um ótimo microfone mas é preciso que ele fique mais próximo da sua boca pra captar melhor. Pode ficar num enquadramento de imagem que não lhe agrada, meio na frente da câmera e tal? Pode. Mas é um microfone onde, preferencialmente, você executa a gravação bem mais próxima dele pra aproveitar melhor a qualidade. Do modo que está sendo gravado parece um microfone comum de celular. Deixe mais próximo, regule a captação e o eco vai melhorar consideravelmente.

    • @Waatheuz
      @Waatheuz 7 месяцев назад +1

      @@Cintia.mobelia acho que meu comentário ficou mal estruturado, mas creio que isso pode ajudar melhor: ruclips.net/video/_w86PMeFSz4/видео.htmlsi=OCv9zIkzBFkOZhim

  • @victorramoscb
    @victorramoscb 7 месяцев назад +5

    Putz, tenho os 7 kkkkk. Mas aprendi tudo isso para melhorar meu comportamento social. Para ser levado mais a sério, para conseguir um emprego, entrar num grupo etc. Mas realmente é desgastante. Detalhe, não tenho diagnóstico, mas suspeito muito.

  • @amandalopes9779
    @amandalopes9779 7 месяцев назад +2

    Me forçava muito a olhar nos olhos das pessoas, mas percebi que os neurotipicos também desviam o olhar com frequência, então estou relaxando um pouco

    • @julianamesquita1331
      @julianamesquita1331 7 месяцев назад

      Em pessoas neurotípicas , nem sempre um desvio de olhar é por não querer olhar. Quando estamos prestando atenção em quem fala, a tendência é olhar para o rosto da pessoa e quando o que é dito nos faz lembrar de algo ou quando estamos elaborando uma resposta, temos a tendência de olhar pra esquerda ou direita, se for uma lembrança ou uma ideia. As vezes os desvios de olhar é por falta de atenção mesmo, por querer olhar o telefone ou querer mudar de assunto. Nós também conversamos com os olhos e dá pra perceber quando alguém não está interessado no que falamos apenas pela expressão facial e corporal.

  • @genie12344
    @genie12344 7 месяцев назад +2

    Já cheguei a pensar esse ano se eu tenho tdah (após pessoas apontarem para mim), mas a falta de atenção no outro é devido a essa hipervigilância em mim e a distração por causa dos estímulos do ambiente

  • @AntunesJB
    @AntunesJB 7 месяцев назад +7

    Tenho 43 anos, não faço masking... Sou um péssimo "ator". Os rótulos já não mais me incomodam! Me limito a fazer alguns ajustes comportamentais!

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  7 месяцев назад +2

      Parabéns, @JoaoBatistaAntunes-uo9fs! 🧠
      E muito obrigada por compartilhar a sua experiência!
      Eu também pontuo baixo na escala de camuflagem.

    • @AntunesJB
      @AntunesJB 7 месяцев назад +2

      @@lygia.pereira Ok... Grato pelo seu conteúdo! Ótimo trabalho!

  • @chanleefortress1416
    @chanleefortress1416 7 месяцев назад +4

    Você poderia falar sobre o autismo e faculdade?

  • @marciaa.5162
    @marciaa.5162 7 месяцев назад +2

    Mascaro tudo...meu deus! Minha psicóloga disse que tenho traços de autismo leve.

  • @nerilypaiva1726
    @nerilypaiva1726 7 месяцев назад +2

    Eu me machuco às vezes, para forçar o contato visual. Me belisco ou me arranho. Mas fica mais difícil entender a linguagem não verbal, se eu focar na dor para olhar nos olhos de alguém.

  • @mairazen
    @mairazen 7 месяцев назад +2

    Na infância eu não olhava de jeito nenhum nos olhos! Para evitar, olhava para o chão...com o tempo fui adaptando...mascarando.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  7 месяцев назад +2

      A falta de contato visual é tão prevalente em pessoas autistas, @mairazen, que existe um teste específico para mensurar a habilidade de interpretar as emoções alheias a partir de diferentes olhares.
      Em geral, os autistas ficam muito aflitos e confusos durante essa tarefa.

  • @brunocesarcerqueira2525
    @brunocesarcerqueira2525 3 месяца назад

    Não sei se sou (meu filho foi confirmado autista). Mas a vida toda sempre fui chamado atenção para, olhar quando a pessoa está falando, ou falar mais alto, ou mais baixo. Ou dizem que detalho demais algo ao falar, ou falo complicado, ou falo simples demais, ou sempre tem alguém para me chamar atenção quanto a minha postura por ou estar encurvado, ou cruzar os braços. Ou porque sempre tenho alguma mania como tocar oi cocar a cabeça, ou balançar o pé, etc. Sempre sou forçado a me adaptar socialmente. Cara, isso é muito chato!!! Depois além disso você não pode expressar sua frustração (porque é homem e adulto, deve ser inabalável). E além de parecer interessado, ainda deve controlar ao máximo suas emoções para não parecer bobo, ou distraído, oi tem de estar 100% atento a tudo que falam ou que acontece ao meu redor, mesmo que esteja focado em alguma atividade útil, estudo, ou lazer. Não sei se sou autista, mas mesmo não sendo entendo quem é. Às vezes viver em sociedade é muito chato mesmo. Parece que nunca você é "normal", e sempre é forçado a usar máscara. 😢
    Adulto, pai de família, formado, trabalhador mas parece que a vida toda é a mesma coisa.

  • @andersondeoliveira8447
    @andersondeoliveira8447 7 месяцев назад

    É muito sofrimento. O esgotamento é enorme e as pessoas não entendem. Me encaixo nas sete e mais várias. A pouco tempo que fui saber que essa atitude tinha nome de masking. Tento sobreviver um dia de cada vez, mas cansei.

  • @mkcs8559
    @mkcs8559 7 месяцев назад +2

    Meu masking acho q é parecer gentil e responsável, eu acho..

    • @mkcs8559
      @mkcs8559 7 месяцев назад +1

      Eu sempre sorrio quando falo, virou costume, infelizmente, e doi minhas bochechas e dor de cabeça quando fico muito tempo

  • @mts.camilo
    @mts.camilo 7 месяцев назад +2

    Ótimo conteúdo. Me identifiquei com todos os sinais, que, em retrospecto, reconheço terem estado presentes desde que me entendo por gente, muito antes do diagnóstico em idade adulta.
    Se me permite, gostaria, entretanto, de fazer dois apontamentos técnicos: após aproximadamente a marca de 6:45, o vídeo parece ficar em velocidade acelerada. Outra coisa é o som da gravação, que parece estar com mais reverberação do que de costume.

  • @sahsicha6373
    @sahsicha6373 5 месяцев назад

    Me identifico com vários traços autista assim como também o masking pq sinto muita ansiedade desdo jardim de infância. É até difícil pra mim saber quem realmente sou pq já faço essas coisas a muito tempo. Só me perguntava pq eu queria tanto ficar atenta em coisas como expressões, intonação da voz, rituais ensaiados pra cada tipo de interação social e em não ficar tão agitada ou quieta perto das pessoas. Bom estou tentando evitar o masking pra ver se acho provável fazer uma avaliação de diagnóstico

  • @adelitacaldas
    @adelitacaldas 7 месяцев назад

    Aprendi a mascarar em curso de retórica e oratória que fiz quando cursei administração de empresas no ensino médio, aprendi a olhar para o nariz das pessoas mas é super desconfortável ate hoje.

  • @loladelaluz
    @loladelaluz 7 месяцев назад +1

    Estou vendo a minha filha e neta! E aprendi do meu pai e da minha mae esse tipo de ensaio previo antes de um momento social e comunicativo. Pareco ter alguns tracos mas com certeza sou um PAS e nao fecharia diagnóstico no espectro autista. Abraco desde Canadá ❤

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  7 месяцев назад +1

      Muito obrigada pela presença, @loladelaluz! ✨
      O treinamento de habilidades sociais pode ser bastante positivo. Se as lições dos nossos pais não forem ansiogênicas, podemos até nos divertir e viver em PAS!
      Espero que tenha sido o seu caso!
      BTW, amo o seu país! 🍁
      Abraço também!

  • @AnaMoraes417
    @AnaMoraes417 7 месяцев назад +2

    Você é maravilhosa Dr Lygia ❤❤❤❤ Deus te abençoe grandemente 😍💖💖💖

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  7 месяцев назад +1

      Amém! Muito obrigada pelo carinho e pela presença, Ana!!!
      💜✨♾️✨🧠

  • @priscillatorres1313
    @priscillatorres1313 7 месяцев назад

    Gratidão 😢 tenho todos 😢

  • @dra.camilabicalho
    @dra.camilabicalho 7 месяцев назад +2

    Adorei o conteúdo e participar desta aula!

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  7 месяцев назад

      É uma honra aprender com você também, Dra. Camila!
      Muito obrigada pela companhia nos estudos! 🧠

  • @serenaclairetalks
    @serenaclairetalks 7 месяцев назад

    3:55 nossa! Comigo também foi assim, a diferença é que eu li isso num livro sobre linguagem corporal. Não lembro minha idade, lembro só que eu era pequena.

  • @celiaoliveira416
    @celiaoliveira416 6 месяцев назад

    Sou timida tenho os mesmos problemas

  • @samsilveira6860
    @samsilveira6860 7 месяцев назад +1

    Me identifiquei com todos os comportamentos

  • @Alehzinhah
    @Alehzinhah 3 месяца назад

    Vi um vídeo sobre fawning... Bajulação, de autistas... Tem video sobre isso? Necessidade de agradar?

  • @luanaaraujo3035
    @luanaaraujo3035 7 месяцев назад

    Gostei da sala nova. Mais tá dando muito eco.😢

  • @ceciliacarvalho9069
    @ceciliacarvalho9069 7 месяцев назад

    Excelente conteúdo, mas o áudio tá muito ruim

  • @Jarimts
    @Jarimts 7 месяцев назад

    Eu faço muito tudo isso. E estou achando isso um problema. Inclusive teve uma época que eu dei uma estudada em PNL, técnicas como Rapport, Espelhamento, para tentar interagir melhor, alguem tambem conhece/já tentou usar isso da PNL? Eu deixei pra lá, comecei a achar meio falso, mesmo antes de saber que eu era autista, mas no meu subconciente ainda ficou algumas coisas, como por exemplo manter um tom de voz parecido com o das outras pessoas..

  • @BiaSolarpunk
    @BiaSolarpunk 7 месяцев назад +1

    A acústica da sala esta muito ruim. Paredes e chão duros, poucos móveis. Ta ruim de entender as falas

  • @anakeilaavelino6322
    @anakeilaavelino6322 7 месяцев назад

    Eu acabei de chegar do centro da cidade e quando eu estava pra vir embora eu quase fui atropelada 😂😂😂 o carro passou por mim de raspão, pq eu tava com pressa pra vim embora que eu não estava nem tendo a noção de perigo, eu queria tanto atravessar a rua, que eu não vi o carro passando!! E pra acabar de completar eu tava com um desconforto intestinal!!! Passei o dia todo fora. Será que isso é alguma características autisticas?!
    Quando a gente quer muito ir pra casa, que acaba se apressando que as vezes não presta atenção no trânsito!!

  • @regisferreira3705
    @regisferreira3705 6 месяцев назад

    Aos 51, já estou MT. Cansada, exausta. Dps de me descobrir recentemente autista n.1 quero mais é q a banda toque

    • @regisferreira3705
      @regisferreira3705 6 месяцев назад

      P q eu choro?
      Ao ler seus comentários ou ao me identificar ?

  • @Robertode1996
    @Robertode1996 7 месяцев назад +3

    Masking dói 😞

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  7 месяцев назад +2

      Sim, @Robertode1996! O masking pode levar à exaustão física e emocional! E a dor física tende a ser uma queixa frequente.

  • @celiaoliveira416
    @celiaoliveira416 6 месяцев назад

    E que visual e valorizado e se vc e afrodescendente ou tem aparência de pobre e mais mal tratado mesmo. Vc já tem uma.boa aparência o que te ajuda