Como a Desesperança Aprendida Prejudica os Autistas?
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- O "Desamparo Aprendido" ou "Desesperança Aprendida"ocorre quando alguém parece não conseguir encontrar soluções para situações difíceis - mesmo quando uma solução é possível. Isso pode acontecer com muitas pessoas autistas porque elas talvez elas não tenham o cuidado e a atenção de que tanto precisam para se sentirem seguras. Em ambientes invalidantes e capacitistas, as pessoas autistas podem se sentir sobrecarregadas e muitas vezes a acreditar que são incapazes de fazer qualquer diferença positiva em sua própria vida. Neste vídeo, vamos conversar sobre :
O conceito da desesperança aprendida;
As consequências do estresse infantil; e
Como ganhar resiliência.
#autismoadulto #neurodiversidade #esperança
---
🧠 Para estar comigo em aulas e cursos, clique no link abaixo:
lygiapereira.c...
Vejo você na comunidade!
♾️ Instagram Lygia: / lygiapereira.psi
🔗 E, se você deseja adquirir um exemplar do livro Simplificando o Autismo, do qual eu sou coautora, clique no link abaixo:
loja.literareb...
Eu e meu esposo somos autistas. E vejo que em alguns projetos, meu esposo já desiste sem nem tentar, e eu não conseguia entender o porquê disso... Agora ficou claro.
Meu Deus...agora eu entendi o que acontece comigo. Sempre me perguntava pq outros autistas conseguem progredir na vida e eu não consigo sair do lugar. 😥
Muito interessante esse vídeo e tb me explica muito o que estou passando, o que estou chamando de "ä perda da minha alma"", o cansaço de lidar dois anos consecutivos com o TAB e o TEA recém diagnosticado. No começo de 2022 tive um episódio misto do TAB e no início de 2023 uma Covid, cuja sequela tem sido um grave transtorno do processamento sensorial ( que me levou ao diagnóstico do TEA ). Sinto que é preciso muita fé e força interior pra não deisitir de mim, porque a sensação é de que "nasci estragada". Sigo na terapia e tento ser disciplinada nas práticas não medicamentosas. Nas medicamentosas tb, é claro. Mas mais de uma vez vem o pensamento de desistência, do "para quê insistir já que estou com 60 anos"... Sei que é um pensamento intrusivo e afasto. Só queria um pouco de paz e o diagnóstico do TEA foi bom nisso, porque senti que tanta dificuldade tem explicaçAo finalmente. Mesmo que eu ainda não sinta, sei que nesta perspectiva eu fiz o melhor que pude. Eu realmente me desdobrei. Acho que não desisto porque acredito que existe uma explicação espritual para tudo. Vou continuar.
Lygia, você descreveu a minha infância. Se você soubesse o quanto Deus te USOU para me ajudar... Você iria hoje se ajoelhar e adradece-Lo! Muito obrigada mesmo!
Acho que isso aconteceu com o povo brasileiro, historicamente... enquanto nação mesmo...triste demais.😢
Concordo. Talvez a psicologia social estude sobre isso, fazendo um paralelo com o termo individual "desamparo aprendido". Sua observação foi muito interessante!
Então, eu falei pro meu psicólogo que eu simplesmente queria desistir de ser aceita por.tantas críticas que já recebi na minha vida. Mas desistir não de viver, mas de continuar tentando me encaixar e de viver em sociedade e família. Cansa demais, sabe?
Sei. TB cheguei nesse ponto
Dra, você nem imagina como esse vídeo me ajudou a entender uma situação que aconteceu, vi uma equipe inteira resignada sob abuso, assédio mesmo, de uma chefia que era psicóloga e ela era obcecada por psicologia positiva e por constelação. Ela USOU ISSO conta as funcionárias abusadas, perceber isso tão rápido dói quase tanto quanto saber do experimento, mas é um alívio entender que profissionais tão incríveis sucumbiram porque foram usadas como experimento e não porque enfraqueceram.
Eu amo seu conteúdo, amo sua energia, amo o modo em que você expressa o amor para realmente ajudar as pessoas, realmente é de uma qualidade sem preço.
Lygia, você faz toda a diferença no meu mundo autista, recebi o diagnóstico o ano passado, aos 39 anos e você é a minha referência de aprendizagem dessa condição, parece que seus vídeos são feitos exatamente para mim... Você é incrível ❣️
Eu também estou gostando muito, pois cada um desses vídeos traz uma clareza incrível sobre coisas que eu não entendia e o porquê de serem de determinadas maneiras. 😀
É curioso, devido ao meu ambiente de crescimento eu desenvolvi um mecanismo inverso. Eu tendo a ignorar esse sentimento de desesperança e me jogar sem medir esforços, então nunca aconteceu de eu me sentir incapaz. O problema é que isso acabou me causando muito burnout (vários por ano), vivo sob estresse, eu sei que sou capaz de ser "normal", mas estou aprendendo a respeitar mais meus limites 🥲
Isso é o que está acontecendo comigo no trabalho ,estava tendo muitos desconforto com cheiros, ar condicionado e outras coisas, mas eu não queria falar, porque não me sentia no direito de reclamar já que só eu não estava conseguindo lhe dá com tudo isso.
Resultado agora estou com TAG e correndo risco de entrar pro INSS ou não.
Muito obrigada por compartilhar um pouco da sua história, @laisdossantosxavier7626! 💜
É como você disse, às vezes, deixamos de buscar conforto quando essa possibilidade nos parece ameaçadora.
Espero que consiga suporte em breve!
@@lygia.pereira Muito obrigada.💖
Passei pela mesma coisa, fiquei muito doente e já tem um ano que estou tentando me recuperar 😢
Bom dia, Lydia esta sendo muito esclarecedor p mim, q pena q estou bem disse *sozinha* principalmente com meu marido q nao quer conhecer as características, como é realmente a mente do autista, ele me taxa muito, agira com ajuda de psicológica estou conseguindo nao me importar pelo q meu marido e outras pessoas pensam e estou aprendendo a lidar, marido manipulador e quase todos da minha família me taxava e ainda me taxa, ganhei e ainda ganho muitos rótulos, tive meu diagnóstico a quase um ano, estava quase p fazer 51 anos, sofri muito quase 51 anos, p mim foi liberdador mas as criticas entre outras coisas continuam. Gratidão pelo seus vídeos
Exatamente essa a sensação, de estar presa numa teia, não adianta se debater que mais enrolada fica...
Dra, apesar do angustiante experimento, seu video é incrivel. Dicas maravilhosas e extremamente racionais para sair da teia e voltar a amar a vida.
Que vídeo perfeito! O ensinamento claro de como lidar com essas sequelas para ter uma nova vida feliz!!!!! É muito importante não cair na armadilha de recontar incansavelmente, para os outros o para nós mesmos, a história do que nos traumatizou como fuga inconsciente das novas ações requeridas pela cura. Muito obrigada querida Dra Lygia.
P.S.: É bem difícil não ficar irada e desesperada com os experimentos que fazem com os inocentes animaizinhos. 😢
Muito obrigada pela presença, Fernanda!
Você foi precisa!!! Como disse Freud, existe um tempo de recordar, repetir e… finalmente elaborar esses eventos para nos libertarmos! ✨
Eu deixar de estudar fora ficar em casa por quatro anos sem sair por causa dessa desesperanca apreendida
Nossa, incrível...!!! Explicou várias coisas da minha vida. Mas tadinhos dos cachorrinhos 😢
1:08 Muito triste 😢😢
Nossa… me identifiquei muito com esse vídeo. Agora muita coisa faz sentido …
Estou fazendo um curso pra uma área muito promissora, mas não sinto que terei competência pra trabalhar
O meio usado para obter essas informações foi realmente horrível... Infelizmente pelo que sei muitos animais ainda sofrem com estudos e testes em laboratórios, especialmente os ratinhos 😭 o ser humano tem que entender que animais sofrem tanto quanto nós pq são sencientes, com o agravante deles não entenderem o que tá acontecendo. Que respeitem a vida deles 🙏
Olá, vi agora o seu vídeo, muito bom , mas como ajudar uma autista que não tem o mesmo discernimento do que todas as pessoas que fizeram aqui os comentários, sinto que meu filho se encaixa nessa situação mas não sei direito como ajudar!!!!
Ele é autista nível 2 de suporte e foi se recolhendo, não culpo a família nem ninguém, apenas aconteceu porque não é fácil entender totalmente o autismo, todos ao seu redor tentaram ajuda lo mas como via a dificuldade de se enquadrar como os neurotípicos ele foi se auto limitando, como disse a teoria ,ele foi aceitando o estado que ele estava porque era muito difícil conviver com pessoas dentro do padrão típico , então, hoje fala apenas dos filmes que ele gosta e mais nada .
Sempre muito didática!
Santa noite!Eu tenho procurado respirar melhor,literalmente.
Por sinal essa palavra é ótima.
Literalmente respirar bem.
Eu acho que é um bom começo,pra ter mais saúde,física e mental.
Obrigado pelo vídeo!
Otimo video. Obrigada por td conteúdo. Sempre acompanho td. 👏
Maravilhoso seu video. Muitíssimo obrigada ❤
Lígia, ótima informação.É fato. Grande abraço.🌤
Mesmo me questionando, encontrado evidências, ainda tenho dificuldades com a parte de energizar. Como se experimenta isto ?
que experimento bárbaro
A prisão é mental 😢
Dra. Há relação entre TEA e teoria dos esquemas cognitivos? Vi muita relação entre o desamparo aprendido e o esquema de privação emocional.
Por favor, como fazer para participar da comunidade?
Credo, que experimento horrível! Pulando essa parte...
Realmente, @TiagoMusas...
Sinto muito. A história da saúde está cheia de experimentos terríveis.
@@lygia.pereira Nem o interesse da ciência justifica isso. Parabéns pelo canal!
@@TiagoMusaspra época sim. Muito do que sabemos até hoje na academia (e posterior transferido sociedade) foi devido experimentos como esses, INFELIZMENTE, muitos até piores.
Hoje em dia existe protocolos éticos para evitar o máximo de dor para animais, mas não é 100% propositadamente para simular minimamente a realidade.
Quem não é do meio científico, não consegue entender porque usamos animais para experimentos, mas não podemos testar em humanos diretamente. Se fizermos isso, aí que seria a maior crueldade possível. E TEM QUE SER FEITO!
O mundo não é um conto de fadas. Existe coisas desconfortáveis que PRECISAM SER FEITAS, ALGUMAS POSSIVELMENTE MORTAIS. Nosso papel como sociedade "pensante", diferente de outros seres vivos, é debater amplamente essas questões para ter o mínimo de dano físico e/ou psicológico.
Detalhe, eu respeito muito qualquer ser vivo, não mato uma formiga se não for extremamente necessário. Mas como falei: NÃO VIVEMOS NUM CONTO DE FADAS!
😢
Triste em muitos sentidos, né, @edilmamoriya9687?! 🙁
😢😢😢
gostei de seus vídeos , topa uma parceria nas edições dos vídeos ?
assim e feito com os POBRES, eles aprendem que a vida é assim, que eles não tem escolhas e a culpa é delas de não ficar milionário, e não do grupo dominante que colonizou o mundo inteiro e hoje eles só mantém, e pra deixa Los felizes tem um Deus que não existe, mas é onde o POBRE se prende e doa todo o seu dinheiro acreditando que Deus dará de volta, aham.Amem