Acho engraçado que de todos os meus professores, o único que fazia uma lousa bem colorida era daltônico, ele teve que treinar por anos pra conseguir diferenciar elas por uma ordem que os gizes eram organizados, sem nunca errar a cor a ser usada
Meu pior momento foi entrar em um grupo de futebol em que os coletes eram verdes e vermelhos. Na hora da correria, embolava tudo e ficava perdido procurando meu companheiro de time kkkkkkk
@@thiaramedeiros4153 sim, mas na vdd eu demorei a entender que eu tinha esse problema. Como o jogo era no período noturno eu achava que poderia ser algo em relação à iluminação ou alguma dificuldade visual mesmo mas não em relação às cores. Só depois de fazer o teste que descobri.
@@thiaramedeiros4153 lembrando o seguinte, com os coletes um ao lado do outro eu conseguia distinguir. O problema maior era na movimentação e automaticamente na embolação de jogadores durante o jogo.
Eu sou daltônico. Quando era criança achavam que eu não aprendia as cores direito, só confirmei que era ao fazer esse teste no exame do detran. Não consigo ver os números dentro das bolinhas. Mas acho que meu grau não é dos mais elevados. Eu confundo verde escuro com marrom, amarelo com verde limão, roxo com rosa e azul.
@@andremarselha4699 Daltônicos vêem as cores, só não da pra distinguir qual é qual, o que a gente faz é comparar uma cor entre as outras, tipo eu só consigo diferenciar as cores se elas forem fortes, assim fica mais facil saber qual é
Descobri ano passado um aluno que era daltonico porque preencheu a prova de vermelho ao invés do azul e não percebeu. Tive de fazer um trabalho com a sala toda sobre o assunto, justamente para evitar a questão do bullying. O aluno em si leva isso numa boa.
Parabéns pra ti prof e por mais prof assim eu infelizmente não tive a sorte dele em ter uma prof como vc a minha nem sequer respeitava o fato d anão usar fiz colorido na lousa pq além de daltônico eu quase não enxergo e as provas então era inferno se eu não fosse a secretaria pedir para que ampliasse e imprimiram em negrito eu que me falasse as só dizia que precisava procurar tratamento hj em dia a querida tem um filho cego aí obviamente ela mudou o ponto de vista dela
Daltonismo é realmente curioso. Eu consegui ajudar meu primo a receber diagnóstico de daltonismo quando criança, pois estávamos desenhando junto e ele pintou uma pessoa de azul claro. Eu fiquei muito confuso e perguntei para ele "porquê o bonequinho tá azul?", que não soube me explicar. Como eu era curioso, pesquisei no Google o que podia ser isso e descobri sobre daltonismo. Depois ele foi num médico e recebeu o diagnóstico
Ser mulher daltônica é difícil, cresci sendo chamada de desatenta, que “menina não era daltônica”, que eu estava tentando chamar atenção. Mesmo minha mãe dizendo que o médico confirmou e que na família do meu pai tem muitos daltônico as pessoas diziam que eu precisava de terapia porque estava fazer isso para chamar a atenção. Outra coisa chata é as pessoas perguntando que cor é isso para qualquer cor e qualquer objeto como se fosse algo surreal
o meu problema e difereciar as cores florescente nunca sei o que é verde ou laranja ou azul
4 года назад+98
E como funcionam os óculos corretivos para daltonismo? Há vídeos emocionantes aqui no RUclips de pessoas usando o óculos pela primeira vez. De certa forma, eu me identifico com a experiência. Quando passei a usar óculos para miopia, meu grau já era elevado. Ao colocar os óculos pela primeira vez (aos 11 anos de idade), o mundo se tornou outro. Segurei-me para não chorar. Antes, eu não conseguia ler placas, ver os rostos e expressões faciais, enxergar o quadro-negro. Era tudo borrado, turvo.
@@pedro.mmm9 Minha mãe não acreditava em minhas queixas. Eu aprendia o conteúdo da escola pelo ouvir. Também copiava o conteúdo do caderno de alguns colegas. E levava a minha vida num sufoco danado. Eu sabia que tinha problemas de visão, pois meus colegas enxergavam o quadro. Na 5ª série, o diretor da escola quis desfazer a turma do "fundão". Passou os bagunceiros para as carteiras da frente. Os comportados foram transferidos para o fundo. Fui colocada na penúltima carteira. Só conseguia ver o vulto do professor. Cinco horas de aula por dia, sem ver nada. Implorei por óculos e fui levada ao oftalmologista. Resultado: miopia com -3,50°em ambos os olhos + astigmatismo. Hoje, meu grau está em -11,00.
Descobri que sou daltônico quando fui ao cinema e o atendente me mostrou uma tela e falou as cadeiras verdes estão disponíveis e as vermelhas ocupadas,aí eu respondi pro moço: mas tudo é da mesma cor pra mim...
BBC como sempre com matérias interessantes. Desconhecia que daltonismo também ocorre em mulhres e que a incidência entre os homens é tão alta. Feliz dia dos Pais biológicos ou não. RJ 09/08/2020
@A Godartti É por causa de gente que acredita em mitologia e em contos de fadas que o Brasil se afundou no caos. Gente alienada que passa a vida estudando um só livro e que são estimuladas a não aprenderem mais nada. E eu não estou falando de aprender um ofício, estou falando de se aprofundar um pouco mais em filosofia, história e ciência. Beijos.
Boa matéria! Eu tenho daltonismo e não sabia desses vários tipos de daltonismos. Acho até difícil encontrar médicos que sejam tão específicos no diagnóstico. Já fui a vários, mas nunca fazem um diagnóstico mais detalhado, especificando qual tipo de daltonismo.
Eu lembro de existirem semáforos horizontais, onde a luz vermelha fica do lado esquerdo. Na BR116 entre as cidades de Esteio e Novo Hamburgo, nos trechos onde não há trevos ou passagens de nível para travessia.
So fui me dar conta que era daltônico na faculdade de arquitetura. O pessoal me zoava porque pintava as arvores de marrom e cinza. Uma coisa é certa: quanto menos luz, pior a percepção. Cores primarias são as mais fáceis e os tons pasteis, esqueça. Pior são as pessoas que se aproveitam disso,pois, já me venderam tênis de cores diferentes.
Nossa o ser humano gosta de tirar vantagem em tudo, eu não tenho daltonismo mais para colori eu gosto de pitar as coisas de cores diferente, coração eu gosto de pintar de azul porque e minha cor preferida。◕‿◕。
simm... os lapis e tintas do meu filho, sao todos com o nome das cores... agora ele não faz mais céu roxo e nem pinta a bandeira do Brasil de marrom hihihihi
Eu sou daltônico, protan, nível bem alto. E sou fotógrafo 😄. Comprei um óculos de correção de cor, está sendo uma experiência incrível. Parece que vivo em dois mundos diferentes, com e sem o óculos.
Mas sabe que os óculos só corrigem um pouco para ter uma noção, eles não te fazem ver as cores do jeito que são totalmente, com os óculos vc ainda não vê as cores como são, só uma pequena correção.
Há algum tempo dou risada de mim mesmo quando das confusões com as cores. Já passei por diversas situações em que algumas pessoas poderiam sentir constrangidas, mas acabo levando tudo por um lado divertido e fazendo com que os que veem todas as cores descubram que existem outras pessoas especiais que veem o mundo com outras cores. Em meio a tudo isso só teve uma coisa realmente chata, nunca me permitiram tirar a carteira de motorista (sniiif), mas hoje até agradeço porque do stress do trânsito eu não sofro. kkkkkkk
Eu também sou daltônico, confundo as cores principalmente em função do tom, mas consigo me orientar pela posição das luzes no semáforo. Também tenho uma tendência em comprar roupas escuras, 90% das minhas camisas são pretas ou brancas. O triste disso tudo é ter que tentar “adivinhar” os números dentro dos círculos nos exames de vista e ouvir do médico “você tá chutando né?”. No mais eu levo uma vida normal! Ah... Como sou programador eu busco os códigos hexadecimais das cores na internet quando eu preciso usar. 😎
Pior é aqui no Japão onde existem sinais únicos: vermelhos ou amarelos que ficam piscando nos cruzamentos. Amarelo indica a rua preferencial e no vermelho você tem que parar e esperar tua vez. Vou no chute.
Sou daltônico, descobri durante uma aula de genética quando meu professor de biologia fez o teste com cada um dos alunos, mas isso não atrapalha muito a minha vida pois meu grau é leve, na verdade rende algumas piadas em casa quando alguém me pede para pegar algum objeto verde ou vermelho. De toda forma, obrigado professor Marcel.
Eu tenho tritanopia, eu consigo fazer tudo relacionado a cores de boa, dirigir, jogar uno etc, o foda é quando tenho que diferenciar cores parecidas, roxo e azul, vermelho e laranja ou branco e amarelo, saporra é tudo igual.
Os semáforos têm esse posicionamento de algumas décadas pra cá. Porém, nem sempre foram assim. Antes, uma "única lâmpada" acendia vermelho para um lado e verde para o outro, digamos, na posição superior. No meio era amarelo para ambos os lados e, na posição inferior, o contrário da posição superior. Para um daltônico, era o caos!
aqui na minha cidade tem uns locais que o semáfoto, as luzes acendem exatamente no mesmo lugar, tipo, está vermelho né, sao varios "farois" todos vermelhos.. ai vao piscando piscando e se transformam em amarelo e depois em verde.. nao sei se entendeu, as cores mudam, mas no mesmo lugar.. para umd altonico vai ficar realmente dificil... quem fez este tipo de semáforo, não pensou nos daltônicos...
Malu você é uma excelente apresentadora de conteúdo de divulgação científica. Estou aprendendo com você pra falar melhor de ciência no canal Pálido Ponto Azul.
Sempre tive dificuldade com as cores e sabia que eu era "diferente" mas foi quando fui renovar minha habilitação que errei as cores do semáforo, a médica que avalia me diagnosticou como daltônico.
Eu não consigo distinguir um vermelho mais escuro de marrom.. Ou um amarelo escuro de verde claro, ou até laranja. Um verde que parece azul.. Acho que meu grau de daltonismo é alto, basta as cores terem tonalidades diferentes ou estiverem na sombra, que eu já não consigo diferenciar. Isso foi chato por muito tempo, até que consegui disfarçar e viver uma vida normal.
Tu pegas o semaforo vertical e derruba para a esquerda. Pronto o vermelho será o primeiro da ponta esquerda, bem simples. Sou daltonico, mas não tenho problema com as cores, somente quando faço o teste dos circulos, não consigo acertar nenhum número.
Eu tive um colega que é daltônico e quando a gente saía pras festas ele sempre usava roupas de cores bem fortes. Era sempre vermelho, verde. Justamente as cores que ele não via, sempre achei isso bem curioso mas nunca tive coragem de perguntar.
Muito interessante este vídeo. Quando criança estudei com um menino que era daltônico. Só que como eramos crianças e não entendíamos achávamos as pinturas dos desenhos dele estranho. Feliz dia dos pais a todos do canal .❤😘
Eu enxergo quase todas as cores corretamente só não o amarelo, eu enxergo o amarelo verde, mas nunca fui buscar saber a fundo se eu era daltônico ou não
Eu confundi as cores que a minha ex estava usando quando fomos no shopping, fui no banheiro e quando voltei, dei um tapinha na bunda da pessoa errada KKKK.
Meu pai era daltônico, mas fiz o teste quando criança e não sou. Sobre os semáforos, algumas prefeituras pelo Brasil tem alterado um pouco a forma deles para atrapalhar os daltônicos.
Seria essencial a indústria do entretenimento prestar atenção nessas questões de acessibilidade visual também. Por exemplo, em jogos costuma se associar vermelho a itens para saúde, verde ou azul a magia, etc, e quem tem algum daltonismo tem dificuldades de identificar o item.
No tempo escolar o pessoal se divertia me perguntando as cores e eu falando tudo errado kkk. Meu tio de sangue também é daltônico, essa condição nunca me incomodou, as vezes até consigo acertar as cores quando elas estão muito fortes, mas tem rosa que se parece com azul, marrom que se parece com vermelho, verde que se parece com amarelo, isso confunde.
Existem também semáforos horizontais, nesse caso a pessoa daltônica tem de se adaptar. Nesses casos na maioria das vezes o sinal vermelho fica do lado esquerdo.
Meu pai e meu irmão são daltônicos, diagnósticados. Meu pai não identifica o azul e meu irmão o vermelho. Meu filho não identifica o azul, apesar de que está aprendendo as cores. Tô acompanhando.
Sou daltônico de uma família de daltônicos. Tive até mesmo uma tia daltônica, o que é muito raro. Meu daltonismo também é muito raro. Não imaginam como isso complica minha vida!
Conheço um pintor automóvel que é daltónico. Enquanto era aprendiz chegou a pintar a parte batida de um carro azul com tinta vermelha, mas agora até afina cores
Meu pai é daltônico e enxerga pouquíssimas cores, então desde pequena eu fui acostumada a ajudar ele. Aí sempre que nós íamos ao cinema eu falava "moça são as poltronas tal e tal, meu papai é cego de cor, não ta vendo nada do que você disse".
Quando criança as nuvens eram rosas os troncos de árvores verdes e é até hoje hahahaha eu não conseguia entender o que tinha de errado e guardo os desenhos até hoje e dou risada mostrando pra alguém, o semáforo sempre acompanho a ordem das luzes
Outros problemas visuais podem gerar distorções na percepção de cores e quando corrigidos, permite distinção exata das mesmas. O melhor é se consultar com um OPTOMETRISTA.
Acho engraçado que de todos os meus professores, o único que fazia uma lousa bem colorida era daltônico, ele teve que treinar por anos pra conseguir diferenciar elas por uma ordem que os gizes eram organizados, sem nunca errar a cor a ser usada
Eu também sou daltônico tudo que eu organizo e que usa cores é de um jeito que se alguém mexer eu me perco kkkkkkkkkk
Pra quem não sabe, os celulares e computadores têm opções pra vários tipos de daltônicos nas configurações de acessibilidade.
Não tinha esse conhecimento. Valeu meu velho!!
Legal👍
ja sabia.
Eu usqva ;-; nem sou daltônico
Eu sou dalton e tentei usar essa função, mas não consegui me acostumar kkk
Meu pior momento foi entrar em um grupo de futebol em que os coletes eram verdes e vermelhos. Na hora da correria, embolava tudo e ficava perdido procurando meu companheiro de time kkkkkkk
Caramba kkkkkkkkk
não teria facilitado se tu tivesses avisado para os organizadores que pra ti tava todo mundo com o mesmo colete?
@@thiaramedeiros4153 sim, mas na vdd eu demorei a entender que eu tinha esse problema. Como o jogo era no período noturno eu achava que poderia ser algo em relação à iluminação ou alguma dificuldade visual mesmo mas não em relação às cores. Só depois de fazer o teste que descobri.
Coitado hahahaha
@@thiaramedeiros4153 lembrando o seguinte, com os coletes um ao lado do outro eu conseguia distinguir. O problema maior era na movimentação e automaticamente na embolação de jogadores durante o jogo.
Eu sou daltônico. Quando era criança achavam que eu não aprendia as cores direito, só confirmei que era ao fazer esse teste no exame do detran. Não consigo ver os números dentro das bolinhas. Mas acho que meu grau não é dos mais elevados. Eu confundo verde escuro com marrom, amarelo com verde limão, roxo com rosa e azul.
Mas como vc sabe que é verde escuro sendo que nunca viu a cor?
@@andremarselha4699 Daltônicos vêem as cores, só não da pra distinguir qual é qual, o que a gente faz é comparar uma cor entre as outras, tipo eu só consigo diferenciar as cores se elas forem fortes, assim fica mais facil saber qual é
André Marselha pelo que as pessoas dizem. Eu vejo, penso que é marrom, aí me dizem que é verde escuro, eu fico “ah, então tá.” Kkkkkk
Bem parecido com o meu daltonismo
Qdo criança discuti com os amigos que diziam que a pitangueira estava carregada e eu não via nem uma pitanga sequer
Descobri ano passado um aluno que era daltonico porque preencheu a prova de vermelho ao invés do azul e não percebeu. Tive de fazer um trabalho com a sala toda sobre o assunto, justamente para evitar a questão do bullying. O aluno em si leva isso numa boa.
Parabéns pra ti prof e por mais prof assim eu infelizmente não tive a sorte dele em ter uma prof como vc a minha nem sequer respeitava o fato d anão usar fiz colorido na lousa pq além de daltônico eu quase não enxergo e as provas então era inferno se eu não fosse a secretaria pedir para que ampliasse e imprimiram em negrito eu que me falasse as só dizia que precisava procurar tratamento hj em dia a querida tem um filho cego aí obviamente ela mudou o ponto de vista dela
Parabéns por ter feito esse trabalho com os alunos! Por mais professores assim! 👏🏻👏🏻👏🏻
Se tivesse algm da minha sala com isso ele seria tipo um xman, magina q lgl ver o mundo diferente de outras pessoas?
Sofri bullying da própria professora por "não saber as cores corretamente" quando criança, coloria as folhas da árvore de marrom e o tronco de verde
Daltonismo é realmente curioso. Eu consegui ajudar meu primo a receber diagnóstico de daltonismo quando criança, pois estávamos desenhando junto e ele pintou uma pessoa de azul claro. Eu fiquei muito confuso e perguntei para ele "porquê o bonequinho tá azul?", que não soube me explicar. Como eu era curioso, pesquisei no Google o que podia ser isso e descobri sobre daltonismo. Depois ele foi num médico e recebeu o diagnóstico
Ser mulher daltônica é difícil, cresci sendo chamada de desatenta, que “menina não era daltônica”, que eu estava tentando chamar atenção. Mesmo minha mãe dizendo que o médico confirmou e que na família do meu pai tem muitos daltônico as pessoas diziam que eu precisava de terapia porque estava fazer isso para chamar a atenção. Outra coisa chata é as pessoas perguntando que cor é isso para qualquer cor e qualquer objeto como se fosse algo surreal
Ignore estas coisas e alegre-se pq tens visão.
Deve ser legal ver o mundo de cores diferentes, eu só vejo um mundo cinza...
@@h3nrick229 poxa, fiquei triste por vc não ver o mundo colorido.
@@rosevalente33 kkkk fico feliz por vocês verem...
o meu problema e difereciar as cores florescente nunca sei o que é verde ou laranja ou azul
E como funcionam os óculos corretivos para daltonismo?
Há vídeos emocionantes aqui no RUclips de pessoas usando o óculos pela primeira vez. De certa forma, eu me identifico com a experiência. Quando passei a usar óculos para miopia, meu grau já era elevado. Ao colocar os óculos pela primeira vez (aos 11 anos de idade), o mundo se tornou outro. Segurei-me para não chorar. Antes, eu não conseguia ler placas, ver os rostos e expressões faciais, enxergar o quadro-negro. Era tudo borrado, turvo.
Não acredito nesses óculos
Nossa pq vc não usou logo que a miopia surgiu?
@@pedro.mmm9 Minha mãe não acreditava em minhas queixas. Eu aprendia o conteúdo da escola pelo ouvir. Também copiava o conteúdo do caderno de alguns colegas. E levava a minha vida num sufoco danado.
Eu sabia que tinha problemas de visão, pois meus colegas enxergavam o quadro.
Na 5ª série, o diretor da escola quis desfazer a turma do "fundão". Passou os bagunceiros para as carteiras da frente. Os comportados foram transferidos para o fundo.
Fui colocada na penúltima carteira.
Só conseguia ver o vulto do professor. Cinco horas de aula por dia, sem ver nada. Implorei por óculos e fui levada ao oftalmologista. Resultado: miopia com -3,50°em ambos os olhos + astigmatismo.
Hoje, meu grau está em -11,00.
Serio que existem tais óculos? Quero um.
akira iwasaki existem sim. Dei um de presente para meu filho. Fazem toda diferença. O nome da empresa é Enchroma.
É engraçado como as pessoas acham que pros daltônicos o céu é rosa, a terra é branca, o sol é vinho, morangos são azuis e por aí vai...
Malu perfeita. Impossível não se apaixonar pela didática dela ❤
Linda ela
ela é fofa
A voz dela transmite uma sensação de leveza e calmaria
ou por ela
Ela é uma fofura!!! E muito inteligente, claro...
Essa menina é uma figura! Gosto do jeito que ela apresenta as reportagens!
Descobri que sou daltônico quando fui ao cinema e o atendente me mostrou uma tela e falou as cadeiras verdes estão disponíveis e as vermelhas ocupadas,aí eu respondi pro moço: mas tudo é da mesma cor pra mim...
Muito interessante. Não sabia que tanta gente assim tem daltonismo
No vídeo não falou mas tem daltônico q só enxerga Branco, preto e cinza
BBC como sempre com matérias interessantes. Desconhecia que daltonismo também ocorre em mulhres e que a incidência entre os homens é tão alta. Feliz dia dos Pais biológicos ou não. RJ 09/08/2020
Parabéns pelo tema. Meu filho é daltônico, foi muito complicado no período das escolas, quando descobrimos, com o tempo nos acostumados.
Nossos olhos são uma parte muito sensível do corpo, temos que ter cuidados especiais. Agradecer a Deus por eles.
Deus não tem nada a ver com isso, assim como Harry Potter não tem nada a ver com o avião.
@A Godartti cada um enxerga o que quer...
@@tito_barbosa Os olhos são as janelas da alma.
@A Godartti É por causa de gente que acredita em mitologia e em contos de fadas que o Brasil se afundou no caos. Gente alienada que passa a vida estudando um só livro e que são estimuladas a não aprenderem mais nada. E eu não estou falando de aprender um ofício, estou falando de se aprofundar um pouco mais em filosofia, história e ciência.
Beijos.
concordo com o tito temodril , só acho que ele falou de forma muito espinhosa.
Boa matéria!
Eu tenho daltonismo e não sabia desses vários tipos de daltonismos.
Acho até difícil encontrar médicos que sejam tão específicos no diagnóstico. Já fui a vários, mas nunca fazem um diagnóstico mais detalhado, especificando qual tipo de daltonismo.
Wauuuu!
As três celulas que detetam as cores: vermelha, azul e verde são uma maravilha de Deus!
Que maravilha! Nunca imaginei que houvesse essa variação dentro do daltonismo!
Maravilha? Vc é louco?
Em Vitoria da Conquista e em Natal existem semáforos horizontais... 1 em cada 12homens que passam por essas cidades terão se lascado
Mas aí deve ter 3 luzes em posições diferentes né, direita Centro e esquerda
A luz vermelha deve estar do lado esquerdo, n'é?
😂
@@Ovlynn haha é uma boa lógica, né
E no Japão, onde a luz verde é azul?
Eu lembro de existirem semáforos horizontais, onde a luz vermelha fica do lado esquerdo. Na BR116 entre as cidades de Esteio e Novo Hamburgo, nos trechos onde não há trevos ou passagens de nível para travessia.
So fui me dar conta que era daltônico na faculdade de arquitetura. O pessoal me zoava porque pintava as arvores de marrom e cinza. Uma coisa é certa: quanto menos luz, pior a percepção. Cores primarias são as mais fáceis e os tons pasteis, esqueça. Pior são as pessoas que se aproveitam disso,pois, já me venderam tênis de cores diferentes.
Nossa o ser humano gosta de tirar vantagem em tudo, eu não tenho daltonismo mais para colori eu gosto de pitar as coisas de cores diferente, coração eu gosto de pintar de azul porque e minha cor preferida。◕‿◕。
Meu neto é. A maior dificuldade dele na escola era nas aulas de artes. A mãe, esperta, colocou nome das cores nos lápis. Pronto.
simm... os lapis e tintas do meu filho, sao todos com o nome das cores... agora ele não faz mais céu roxo e nem pinta a bandeira do Brasil de marrom hihihihi
Eu sou daltônico, protan, nível bem alto. E sou fotógrafo 😄. Comprei um óculos de correção de cor, está sendo uma experiência incrível. Parece que vivo em dois mundos diferentes, com e sem o óculos.
Acuidade visual normal?
Mas sabe que os óculos só corrigem um pouco para ter uma noção, eles não te fazem ver as cores do jeito que são totalmente, com os óculos vc ainda não vê as cores como são, só uma pequena correção.
Essa apresentadora é muito simpática. Bem agradável.
Há algum tempo dou risada de mim mesmo quando das confusões com as cores. Já passei por diversas situações em que algumas pessoas poderiam sentir constrangidas, mas acabo levando tudo por um lado divertido e fazendo com que os que veem todas as cores descubram que existem outras pessoas especiais que veem o mundo com outras cores. Em meio a tudo isso só teve uma coisa realmente chata, nunca me permitiram tirar a carteira de motorista (sniiif), mas hoje até agradeço porque do stress do trânsito eu não sofro. kkkkkkk
Aqui em Salvador, o daltonismo não é mais impeditivo para se obter a CNH
Eu também sou daltônico, confundo as cores principalmente em função do tom, mas consigo me orientar pela posição das luzes no semáforo. Também tenho uma tendência em comprar roupas escuras, 90% das minhas camisas são pretas ou brancas. O triste disso tudo é ter que tentar “adivinhar” os números dentro dos círculos nos exames de vista e ouvir do médico “você tá chutando né?”. No mais eu levo uma vida normal! Ah... Como sou programador eu busco os códigos hexadecimais das cores na internet quando eu preciso usar. 😎
Pior é aqui no Japão onde existem sinais únicos: vermelhos ou amarelos que ficam piscando nos cruzamentos. Amarelo indica a rua preferencial e no vermelho você tem que parar e esperar tua vez. Vou no chute.
@marcelo henrique morares E por que não à noite?
Sou daltônico, descobri durante uma aula de genética quando meu professor de biologia fez o teste com cada um dos alunos, mas isso não atrapalha muito a minha vida pois meu grau é leve, na verdade rende algumas piadas em casa quando alguém me pede para pegar algum objeto verde ou vermelho. De toda forma, obrigado professor Marcel.
Eu tenho tritanopia, eu consigo fazer tudo relacionado a cores de boa, dirigir, jogar uno etc, o foda é quando tenho que diferenciar cores parecidas, roxo e azul, vermelho e laranja ou branco e amarelo, saporra é tudo igual.
Só para a gente é parecido. Quem tem visão normal diz que não tem nada a ver.
Os semáforos têm esse posicionamento de algumas décadas pra cá. Porém, nem sempre foram assim. Antes, uma "única lâmpada" acendia vermelho para um lado e verde para o outro, digamos, na posição superior. No meio era amarelo para ambos os lados e, na posição inferior, o contrário da posição superior. Para um daltônico, era o caos!
aqui na minha cidade tem uns locais que o semáfoto, as luzes acendem exatamente no mesmo lugar, tipo, está vermelho né, sao varios "farois" todos vermelhos.. ai vao piscando piscando e se transformam em amarelo e depois em verde.. nao sei se entendeu, as cores mudam, mas no mesmo lugar.. para umd altonico vai ficar realmente dificil... quem fez este tipo de semáforo, não pensou nos daltônicos...
@@settearti9410 sim, entendi e imagino a complicação para eles...caramba, que falta de respeito e sensibilidade
As vezes, eu nem estou interessada no assunto do vídeo... Mas venho ver, porque é a Malu
Malu você é uma excelente apresentadora de conteúdo de divulgação científica. Estou aprendendo com você pra falar melhor de ciência no canal Pálido Ponto Azul.
Muito legal os vídeos que a Malu apresenta!
Parabéns à todos da BBC
Abraços e saudações nordestinas
Sempre tive dificuldade com as cores e sabia que eu era "diferente" mas foi quando fui renovar minha habilitação que errei as cores do semáforo, a médica que avalia me diagnosticou como daltônico.
Aí Malu 😍! Esperando um croosover de Malu e Maju!
Adooooro essa reporter!! Ela fala e explica d uma forma tão fofa e simples!!! *---*
Eu não consigo distinguir um vermelho mais escuro de marrom.. Ou um amarelo escuro de verde claro, ou até laranja. Um verde que parece azul.. Acho que meu grau de daltonismo é alto, basta as cores terem tonalidades diferentes ou estiverem na sombra, que eu já não consigo diferenciar. Isso foi chato por muito tempo, até que consegui disfarçar e viver uma vida normal.
Faz um podcast falando 10 horas seguidas, sobre qualquer assunto pelo amor de Deus kkk nunca te pedi nada 🥹🙏🏻 que voz suave da até gosto de ouvir 😍
Meu pai era daltônico e meu sobrinho também é. ❤ Obrigada Malu e seus amigos pelo ótimo vídeo.
Sobre os semáforos: ainda são utilizados os em horizontal.
Tu pegas o semaforo vertical e derruba para a esquerda. Pronto o vermelho será o primeiro da ponta esquerda, bem simples. Sou daltonico, mas não tenho problema com as cores, somente quando faço o teste dos circulos, não consigo acertar nenhum número.
@@MrJacksonsch sempre pensei que daltônicos faziam isso. Mas alguns conhecidos me dizem q mesmo fazendo se confundem
Malu, fala sobre aqueles óculos que ajudam a pessoas a enxergarem as cores.
Essa mulher é maravilhosaa, eu posso ficar vendo e ouvindo ela o dia todo, muito talentosa !
Eu tive um colega que é daltônico e quando a gente saía pras festas ele sempre usava roupas de cores bem fortes. Era sempre vermelho, verde. Justamente as cores que ele não via, sempre achei isso bem curioso mas nunca tive coragem de perguntar.
ótima apresentadora!
Vc é simplesmente bela! Parabéns
Muito interessante este vídeo. Quando criança estudei com um menino que era daltônico. Só que como eramos crianças e não entendíamos achávamos as pinturas dos desenhos dele estranho. Feliz dia dos pais a todos do canal .❤😘
Eu nem sei o assunto, quando é ela já assisto. Ela é um amor.
Achei interessante o tópico abordado no vídeo, inclusive amo os vídeos com a Malu, maravilhosa!!
Agora sim, esse é meu momento!
Eu enxergo quase todas as cores corretamente só não o amarelo, eu enxergo o amarelo verde, mas nunca fui buscar saber a fundo se eu era daltônico ou não
Boa
Vc é amarelônico
Tudo na voz da Malu é muitooo bom jsusss
Eu confundi as cores que a minha ex estava usando quando fomos no shopping, fui no banheiro e quando voltei, dei um tapinha na bunda da pessoa errada KKKK.
Pqp kkkk
Kkkkkkkkkk
Mano kkkk
🤭😁
Tudo desculpa pra pegar na bunda das outras
Que cabelo lindo!!!
Meu pai era daltônico, mas fiz o teste quando criança e não sou. Sobre os semáforos, algumas prefeituras pelo Brasil tem alterado um pouco a forma deles para atrapalhar os daltônicos.
essa malu cursino é uma fofa
Seria essencial a indústria do entretenimento prestar atenção nessas questões de acessibilidade visual também. Por exemplo, em jogos costuma se associar vermelho a itens para saúde, verde ou azul a magia, etc, e quem tem algum daltonismo tem dificuldades de identificar o item.
Sempre tive essa curiosidade, amei o vídeo👏
Melhor apresentadora do canal
Adoro os vídeos com Malu, ela tem uma voz e um jeito calmo que é muito bom de assistir
A Malu ganhou minha admiração S2
Obrigado Maju!!! Suas reportagem são ótimas!!!!
Nunca façam essa pergunta a um daltônico: "QUE COR É ESSA?" É chato pra c4rai! 🤙🏼
Amaury Wagner me dá uma raiva!
Eu pergunto que cor e essa ❤️🧡💛💚💙💜🖤
Chato demais. E todo mundo gosta de fazê-la quando fica sabendo que somos daltônicos
Eu meio que compreendo. Eu tenho miopia muito alta. As pessoas tiram meus oculos diz " QUANTOS DEDOS TEM AQUI? " -.-
@@luksdanttas -.-
No tempo escolar o pessoal se divertia me perguntando as cores e eu falando tudo errado kkk. Meu tio de sangue também é daltônico, essa condição nunca me incomodou, as vezes até consigo acertar as cores quando elas estão muito fortes, mas tem rosa que se parece com azul, marrom que se parece com vermelho, verde que se parece com amarelo, isso confunde.
Excelente explicação! Parabéns e obrigada. Excelente trabalho
Malu, eu te amoo e amo seus vídeos 💗
Eu amo a Malu 💙💙💙
Interessante tb são os tetracromatistas, que veêm 100x mais cores que a média. Sugiro uma matéria sobre eles.
Eu sou tetracromata, descobri só ano passado, antes nem sabia oq era isso. Tenho 4 células cones, normalmente as *pessoas* tem 3
Malu ma luuuu😍
Muito bom conhecer outros pontos de vista!
Ótima reportagem!!
TODA vez que alguém descobre que sou daltônico imediatamente começam a perguntar "que cor é essa?" Kkkkkkkkk
Quando não é isso, elas falam. "De que cor você me vê". kkkkkkkkkkkkkk
Curiosidade mesmo n por maldade
O semáforo, quando verde eu estando um pouco destante vejo bem parecido com a cor da luz do poste
Muito bom.
Parabéns pelo excelente qualidade do trabalho!
Existem também semáforos horizontais, nesse caso a pessoa daltônica tem de se adaptar. Nesses casos na maioria das vezes o sinal vermelho fica do lado esquerdo.
Meu pai e meu irmão são daltônicos, diagnósticados. Meu pai não identifica o azul e meu irmão o vermelho. Meu filho não identifica o azul, apesar de que está aprendendo as cores.
Tô acompanhando.
Reportagem maravilhosa!
Assisti pq é a Malu!
Sou daltônico de uma família de daltônicos. Tive até mesmo uma tia daltônica, o que é muito raro. Meu daltonismo também é muito raro. Não imaginam como isso complica minha vida!
Sou parte dessa estatística.
Sou daltônico e hoje encaro com naturalidade, é verdade que sinto dificuldade em me vestir, então me visto de maneira monocromática
Muito interessante. Ótima reportagem.
Cursino meu amor.
Prazer, sou daltônico.
Eu tbmmmm, prazer
Conheço um pintor automóvel que é daltónico. Enquanto era aprendiz chegou a pintar a parte batida de um carro azul com tinta vermelha, mas agora até afina cores
Amei essa matéria!!!
Eu amo os vídeos da Malu 🥰❤️
Muito interessante.
2 irmãos meus de 7, são daltônico
Rozario A.A meu irmão e eu somos, tenho 3 primos, que são irmãos, que também são.
Muito bacana! Confirmei que NÃO sou daltônico, inclusive rs
Adorei esse tipo de vídeo! Muito legal
Eu tenho um conhecido q é pintor e tem daltonismo. Confunde o roxo com marrom, entre outras. Mas pinta bem os quadros dele! Rss
Meu pai é daltônico e enxerga pouquíssimas cores, então desde pequena eu fui acostumada a ajudar ele. Aí sempre que nós íamos ao cinema eu falava "moça são as poltronas tal e tal, meu papai é cego de cor, não ta vendo nada do que você disse".
Bah que interessante!!!!
Eu amo esse canal
Obrigado 🙏🙏🙏
"-Por que chamam o milho verde de verde se ele é amarelo?
-Pera, amarelo? É o quê?"
Foi mal...
A casca é verde.
@@annapaula3352 sim kk mas não é o ponto. Muito daltônico diferencia verde e amarelo, se for assim
Quando criança as nuvens eram rosas os troncos de árvores verdes e é até hoje hahahaha eu não conseguia entender o que tinha de errado e guardo os desenhos até hoje e dou risada mostrando pra alguém, o semáforo sempre acompanho a ordem das luzes
Eu enxerguei 21/24 no vídeo e todos que estavam aqui enxergaram 74. Má notícia para mim kkkk
Ih rapaz
quando ela fala que muda a pele das pessoas logo pensei que muitos devem ver as pessoas mais escuras que o normal, tipo vermelhas
Outros problemas visuais podem gerar distorções na percepção de cores e quando corrigidos, permite distinção exata das mesmas. O melhor é se consultar com um OPTOMETRISTA.