O Galo e o chavoso são os mano que mais me inspiraram a procurar entender melhor sobre política. Aquele debate que rolou entre eles, o Ian e o Humberto, me fez ficar curioso sobre o comunismo, me fez ir atrás de entender sobre do que se tratava de fato. Antes eu considerava a palavra "comunista" uma ofensa, hoje eu considero um elogio kkkkkk. Tenho certeza que isso não rolou só comigo, esses caras são importantíssimos. Nois que é de periferia somos desconfiados mesmo, e percebo que isso incomoda muito uma parte da esquerda. Esse incomodo só afasta quem mais precisa ouvir ideias revolucionárias.
Uma pena que ele não quer entrar na Política. Ele diz que o trabalho dele é nas ruas, fazendo o trabalho de base, de organização, etc. Eu acho um desperdício o Galo n estar no Congresso.
@@polly9429 ele lá dentro vai ser tipo um Renato Freitas. Que é um MONSTRO, mas que vai chegar lá e vai ter um alvo na testa o tempo inteiro. Vão manobrar até o diabo na brasa para caçar a cabeça dele, já que não vão conseguir cooptá-lo... Eu nesse aspecto, concordo com o Galo. Ali não é lugar para ele não.
Diante desse ataque sistemático, proponho uma mudança de quadro na esquerda apostando 2 anos da minha fonte de renda na Corolla Bet do Calejon que o Gaiofato não consegue dois dígitos em 2026!
Gusta, sua visão e do Galo são fantásticas. Realmente até me tocou num lado pessoal, pois as críticas que você e ele fazem meio que a carapuça serviu para mim. Muito importante também essa conscientização nossa em todo o processo.
kkkkkkkkk Estão interpretando mal o livro do Jessé. Ele não está debochando do pobre, está descortinado um sistema de opressão. E o livro não culpa o pobre. A leitura é muito boa, vale a pena dedicar um tempinho.
Ninguém quer saber disso, fala isso para uma pessoa da favela que acorda antes das 5 da manhã pra ralar , imagina ele no seu ZAP vendo esse título nojento e o cara que ele admira na política dando sua própria interpretação, oque vc acha que vai dar????.
Projeto de despolitização do povo foi muito bem sucedido. Acho muito bem dito que a politização tem que ser permanente, o político eleito tem que estar junto ao povo permanentemente. O não eleito, ainda mais
Processo de desmobilização patrocinado pelo PT e afins pelo único motivo de estarem "limpinhos" pras eleições. E fizeram o que nem os peronistas fizeram na Argentina.
É por isso que "o parece que cresce..." só parece mesmo e está confinado em nichos da internet. Não conseguem fazer nada efetivo na democracia burguesa e também não oferecem alternativa viável. O Jessé está certo. Os pobres foram instruídos durante a última década a se odiar e atribuir a culpa da pobreza a si mesmos. Eu afirmo que não tem volta nos moldes de como as coisas estão. Não tem trabalho de base que faça a frente a "teoria da prosperidade", ao bombardeio de influencers que vendem uma vida de sucesso e que você só não está lá por que não teve capacidade, aos "cristãos" que vendem um conservadorismo cínico e etc...
O emprego foi tão precarizado no Brasil que até servidor público, com sete anos sem dissídio, sem correção das perdas salariais para a inflação, fala ou faz greve.
Pelo que eu li, o Jessé fala do pobre BRANCO de direita, que se acha injustiçado por acreditar que merecia estar acima da classe "pobre/preta" e não no mesmo nível, ou quando o branco pobre sofre de inveja ao ver um preto pobre enriquecendo com alguma cultura não branca (como funk por exemplo). Quando isso acontece, segundo Jessé, e esse branco pobre ouve um discurso de indignação contra qualquer ação mínima em que o Estado justamente fortalece os mais necessitados, ele abraça o discurso de ódio na esperança de descarregar sua raiva e "injustiça" sofrida. Pelo menos foi o que eu entendi, mas o Galo tbm tem a sua razão em vários pontos, a esquerda tem que parar com esse discursinho cheiroso e começar a refletir a indignação do povo.
Cara, isso que o Jessé falou tá tão fora da realidade que esqueceu que o Bolsonaro e Cláudio Castro (o desgovernador miliciano que está no Palácio Guanabara) foi o mais votado em lugares como a Zona Oeste do Rio (que a maioria n é branca) e que Ricardo Nunes venceu EM QUASE TODA A PERIFERIA DE SP (e eu n acho que ela seja branca). E eu tô só falando a ponta do iceberg.
É desesperador ver que estamos indo rumo a mais 4 anos de direita, a esquerda ta morrendo. Precisamos mais de esquerda radical e menos esquerda "paz e amor"
Eu gosto de ver o posicionamento do Paulo Galo, porém o que mais o Jessé de Souza fala é dessa questão da materialidade, principalmente no livro como o Brasil criou o racismo, inclusive quando ele fala das ideologias da classe média e da Ralé brasileira...
parem de romantizar pessoas que não buscam o estudo. Não é pq vc trabalha de entrega q vc tem conhecimento ou sabedoria. O mundo é complexo e não a bolha da quebrada!
O total de votos em branco foi de 234.317 (3,67%) e os votos nulos ficaram em 430.756 (6,75%). O número de abstenções foi de 2.940.360 (31,54%). Bolos recebeu 2.323.901 💭 materialidade? SP deu a resposta. Rsrs caminhada continua 🚶🚶➡️
Pq é tao difícil admitir que, as pautas propostas hoje pela esquerda, não atrai os trabalhadores, não significa que não são importantes, mas não é algo que vai refletir no curto prazo em perspectiva para os trabalhadores, o trabalhador que tá preocupado com o sustento de sua família, tá pouco se lixando pra essas pautas, que em sua grande maioria são pautas importadas. Nesse tópico, o Galo está coberto de razão, infelizmente só a esquerda não percebeu que esse tipo de discurso não cola, principalmente na realidade brasileira.
Os caras que a periferia elege são de direita, segundo o proprio Galo diz. E só falam em 'aborto', 'comunismo", "venezuela". O Marçal queria construir um prédio de 1km de altura. Não fode. Não precisa de muito pra ver que é tudo papo furado e que de "atenção às perspectivas dos trabalhadores" a direita não têm porra nenhuma. Tem que parar de passar a mão na cabeça de quem mora nessas áreas, como se fossem coitadinhos que não sabem o que fazem e que tudo é mera "culpa da Esquerda". Quem escolhe os marçais da vida, os tarcísios, os nunes, que se f.... Aguentem o tranco.
Quando a esquerda se tornou identitária ela declarou guerra aos pobres. A população estaria com a esquerda e consciente de que são explorados se não se sentisse atacada na sua religião e costumes. A esquerda moderna enquadrou como fascista o brasileiro médio. Qual seria o resultado disso?
tiu, entendo o seu argumento, tem que ler a obra mesmo. Mas pqp olha o título e o discurso do cara que vc vai entender o Galo. ISso sim é dar munição para direita. Discursinho academicista e elitista. Então, foda-se a obra, no final das contas é isso.
@@EduardoFernandesFonzaghimeu deus, o titulo por si só nao faz alusão positiva e do senso comum ao termo polêmico "pobre de direita" (é por isso a importancia de se ler o conteúdo do livro). O livro eh justamente o questionamento do sentido comum utilizado, e um convite a reflexão do termo O marx escreve "a sagrada familia" e os cara pálida vão lá e cancelam ele falando que ele eh a favor da família de bem cristã kkkk
Não fica claro quem ele chama de playboy. Está se referindo à burguesia, que é a classe dominante e os donos dos meios de produção, ou a classe média que também é classe trabalhadora? Porque a classe média é tão explorada quanto. E é uma classe gigantesca e com múltiplas características até mesmo porque a desigualdade no Brasil é brutal, fazendo existir múltiplas classes médias. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as famílias de classe média no Brasil são aquelas com renda domiciliar per capita entre R$ 1.926 e R$ 8.303 por mês. E muitas famílias com essa renda moram em favelas e periferias, inclusive a minha. As pessoas “pobres de direita”, que fazem parte da classe média, também são parte do problema. Nem todo mundo está alienado mentalmente ao capital e ao trabalho. Muitos estão convictos. Isentar o pobre de direita é passar pano para o racismo, homofobia, xenofobia e machismo. A responsabilidade não é desse grupo, mas é inegável não reconhecer que é uma parte do problema. Outra coisa: associar um suposto processo de conscientização com acesso à educação é um argumento ruim. Eu tive acesso ao ensino técnico e superior. E não foi nesses espaços que me organizei. Foi na associação de moradores, no sindicato e no movimento estudantil. Inclusive, os docentes e estudantes que tive contato nos ensinos técnico e superior estão alienados ao neoliberalismo e a meritocracia. E outra parte, em proporção bem menor, reproduz um progressismo liberal e confuso. Quem dera se nas faculdades e universidades houvesse um pensamento hegemônico do marxismo-leninismo. Se fosse assim, o Léo Pericles teria estaria entre os quatro mais votados na última eleição.
Amigão dentro da classe trabalhadora tem a classe que passa fome, a classe que paga as contas no aperto. A classe média que vive razoavelmente bem, e os ricos trabalhadores. Se vc quiser tratar todos como uma coisa só estará tampando os olhos para o óbvio
O Mano Brown tinha que ver esse vídeo tb. Ele dizer que “o povo não é criança” é botar a culpa no povo sem levar em conta toda essa “materialidade” para a qual o Galo chamou atenção.
@camaradapidgeot8681 culpou msm? Fez esse juízo, esse julgamento moral? Deu esse veredito? Ou ele é sociólogo e está tentando explicar como a esquerda brasileira perdeu o apoio dos pobres?
@@camaradapidgeot8681 E vai culpar quem ? Eu vejo uma legião de semi analfabetos imbecilizados por influencer, musicas e cultura de "quebrada" votando em lixos como marçal e achando que vão mudar de vida. Vi um vendedor ambulante admitindo que elegeu um prefeito que vai acabar com seu negócio, mas antes falido e na merda do que votar em "petista". A culpa é do pobre SIM. Pobre é odioso, preconceituoso, racista, homofobico, evangélico radical. Se tiver que escolher entre emprego, casa, educação e saude ou acabar com todos os gays, democraticamente os LGBT estariam ferrados no brasil.
Pra todos os efeitos (menos financeiro, talvez) eu sou da "esquerda playboy", e concordo plenamente com o Galo. No meu círculo de notícias, amigos, família etc., nunca se fala das periferias, exceto em contextos de violência, operações policiais, estatísticas de crime. Se eu não buscasse ativamente me informar melhor, talvez estivesse repetindo discursos Tiburi da vida.
Mas a esquerda também não está tutelado as pessoas em achar que as suas decisões não são conscientes? Hoje muitas pessoas sabem o que é esquerda e direita e muitas pessoas são abertamente anti comunistas pois foram cooptadas por um programa de direita conscientemente. É falta de trabalho de base? Qual a saída, abrir uma porta de igreja em casa garagem da periferia? Pq é isso que acontece hoje em dia
Eu não vejo que as pessoas entendem e sabem o que é esquerda e direita, no mérito de saber realmente o que é comunismo e socialismo. As pessoas continuam sendo abertamente anti-comunistas, mas ao expressar isso e tentarem explicar, fica nítido a extensa lista de mentiras e/ou rasa compreensão do que é o movimento. Como exemplo, eu pegaria o "debate" entre o Gustavo do Orientação Marxista com o Bernardo Braga, um ancap, que constrói conteúdo na internet, pesquisou sua área de conhecimento e definiu seu aspecto político, e nesse vídeo aqui (watch?v=fKLzKxhdGq8) fica claro como ele não consegue sair do simples pro complexo e de fato não sabe o que é socialismo. Muito do que eu vejo no dia a dia está representado em muitas falas do Bernardo, que são idênticas ao senso comum.
Cara, a maioria foi cooptada pela direita por falta de opção. A esquerda institucional, principalmente depois dos anos 90 deixou de disputar as bases (e inclusive entregou de graça pra essa direita, vide Lula se aliando a Malafaia, Macedo, RR Soares e outros vendilhões do templo).
O que mais se tem hj eh doutor em ciencias sociais (por exemplo) trampando precarizado em projetos de pesquisa, trampando 12h, pra ver antintelectuais como voces nao lerem nem o livro que foi produto da pesquisa kkkk (se baseando no título e chamando o academico, pesquisador de playboy) Ja ja vamo ter que falar "desculpa por ser doutor" como diria pedro ivo
Você acha então também que o Galo nem chegou a ler o livro, e só julgou pela capa? Quem leu, disse que sim. Ainda não comecei a ler esse livro dele. Ops! O Gustavo também?
Oh filhote de herdeiro, TODO DOUTOR EM CIENCIAS SOCIAS é tudo ricaço milionário, que nunca pegou no pesado na vida. Vê se toca, vai viver de verdade antes de ficar defendendo o indefensável.
@@josemoreloneto5943 Imagina o Florestan Fernades vendo vc falando isso e ele sendo filho de faxineira. Acalme o seu ressentimento e vai estudar um pouco mais a "materialidade". Agora pesquisador virou milionário rentista... nos já saímos do século 19 meu querido. Qual vai ser a próxima? Que os professores nunca pegaram pesado na vida e são herdeiros e rentistas do mercado financeiro???
Galo e Gaiofato juntos são SENSACIONAIS! Esse vídeo merece meu elogio a vc como um dos mais objetivos se não for o melhor de todos os vídeos sobre a precarização do trabalho e a fuga da esquerda institucional à base dita por Mano Brown do palanque em 2018. Gaiofato, faz um react de um vídeo de Mano Brown sobre a esquerda fugindo da base. Vai ser ótimo assim como esse vídeo ficou espetacular! Bjs
Mano, tem que ler os livros do Jessé Souza. Ele não vai por esse caminho que vocês estão apontando... Ele não demoniza/culpabiliza o pobre de direita, ele justamente fez uma pesquisa pra entender o fenômeno... Por sinal, foi a mesma coisa que ele já fez antes pensando na "elite" e a "classe média" brasileira
Eu só acho estranho, em relação ao Jessé, que estou lendo "elite do atraso" dele, onde ele ataca os problemas na raiz, indo contra Raymundo Faoro, Sérgio Buarque, atacando as elites, a classe média, até mesmo a imprensa. Estou achando altamente reflexivo. Nesse livro o "pobre de direita", ele arruinou tudo o que ele próprio concluiu, então? Realmente o título não é legal, fica um nós x eles desnecessário.
@@jorgearnaud4863 inteligente mas deu maior bola fora sobre a historia do roubo do lanche ifood, isso queimou muito ele e piorou até a imagem dele entre os entregadores que fazem tudo honestamente que já são muito cobrados em relação a furto de lanche
Galo de luta esta ganhando dinheiro com palestra e convite. Ele tambem nao é playboy pra quem tem menos que ele? cansado desse papo de esquerda playboy.
Playboy tem um conceito muito bem definido pra quem vem debaixo, e a gente sabe muito bem quem é playboy e claramente o galo não é um desses por ganhar dinheiro, se tu não entende algo tão claro quanto o que é um playboy talvez você seja um
Jessé Souza provando que é velho. “Pobre de direita” já é algo que está passando, e que a gente que está aqui no dia a dia da internet já está deixando de usar há algum tempo por ter percebido que não ajuda em nada, mas o tiozão ainda não se ligou.
Talvez nos decepcionemos com a reação das pessoas. Às vezes elas entendem sim a necessidade da luta, mas não dão a mínima. Por mais que informemos as pessoas, elas podem optar pelo mais tacanho.
O livro do professor Jessé opera no nível do conhecimento do senso comum, nesse sentido ajuda e não podemos interditar o debate; pois ajuda no avanço do conhecimento científico ou até mesmo nesse intervalo de produção de pesquisa ação. Nós do partido de vanguarda que pretende liderar esse processo temos que entender a intuição imediata de moralizar essa produção de subjetividade de pobre de direita.
@@jacksonwww5 . Ele insinua que o GAIOFATO é um playboy, e que portanto, o Galo está falando sobre ele. A crítica do Galo se encaixa perfeitamente no CALEJON. Mas com o GAIOFATO n tem nada a ver.
@@jacksonwww5 . Pois é, eu TB não. Mas como pessoal da direita adora chamar o Ian Neves e o GAIOFATO de playboys, muitos da própria esquerda acreditaram nesse discurso.
35:19 me lembrou aquela gafe do Caue Moura, qe ia falar "OOO" ditado bonito e não sabia qual era, ele mesmo ficou constrangido e narrou a situação qe tava ocorrendo, quase como o chris narrou a audio descrição de quando o will bateu nele no palco "o will acaba de me bater" . E o pior, Gustavo, é qe vc iniciou o ditado quase certo, o ditado é "Só perde-se 1 luta que não é lutada" ou algo assim.
Uma das propostas do Boulos era criar lugares com banheiro, microondas e área de descanso para motoboys e motoristas de Uber -- Como isso pode ser ruim? A resposta é: As pessoas preferem sofrer com problemas reais (apagão, alagamento...) do que enfrentar fantasmas de contos de fadas ("vão tomar sua casa", "vão fechar igrejas", "o povo vai comer cachorro"...)
É que infelizmente o povo vive à sombra daquela época mais pesada do domínio da Igreja, que passou pela colonização e não tá conseguindo se livrar, de tão forte que foi a lavagem cerebral desde antes e até depois de começar a colonização. Aliás, bem depois! Aí depois ainda teve aquele reforço de perseguição até umas décadas atrás com a d.ita.dur..., influência dos EUA... Essa é a nossa pedra no sapato. E é por isso também que eu digo que o estado laico não tá sendo útil não.
Segurei o meu skate, mas poderia segurar com a outra mão. Já que estava de skate pra observar que aprender a andar de skate da percepção. Eles dizem que é impossível andar de skate sem perder a razão. Mas pra quem anda de skate forte, andar de skate é só questão de opinião.
Já não existe real representante dos trabalhadores e dos nossos interesses, estamos perdendo direitos desde o impeachment, e concordo a direita e centro já dominam , melhor se preparar pra anos e mais anos deles a frente.
Os trabalhadores optam por trabalhar por meio de serviços em aplicativo ou plataformas digitais como "como forma de alternativa a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo em absorção de mão de obra. Esses trabalhadores buscam apenas uma forma de sobrevivência ou uma renda extra para complementar seus salários, exercendo suas atividades como qualquer autônomos de forma a pagar sua própria previdência ou seguro, sem vínculos empregatícios, pois desejam ter flexibilidade de horários. É a mãe que tem que cuidar dos filhos e aí vende bolos, é o senhor que com a idade não é absorvido pelo mercado de trabalho por causa da idade e vai ser motorista de uber para complementar sua renda e etc.
Puts, essa seria a síntese de tudo. Galo + Senhorita Bira. Essa é a ideia que a esquerda Brasileira precisa entender URGENTE se quiserem continuar "competitiva" nas eleições. Porque continuando como estão, a tendencia é diferença só aumentar. Esquerda cada vez menor e direita crescendo cada dia mais. Pra evitar isso, escutem mais Galo + Senhorita Bira
@E-girl_do_PCO Isso pouco me importa. Mas a questão não sou eu, a questão são os evangélicos e demais cristãos. Como vão angariar votos desse jeito? Que tipo de narrativa vão usar para aplicar essa linguagem no dia a dia para pessoas ignorantes e intolerantes religiosas? Se nem respeitam a religião alheia, quiçá vão querer falar assim.
@@ViniciusSinistraeeu ia falar mais no sentido da dissonância cognitiva que esse povo conservador evangélico sofre quando fala nesse assunto, mas não adianta, só eles "sumindo" e sendo substituídos por novas gerações daqui umas décadas para mais pessoas enxergarem essas mudanças com menos estranheza. Mas, se eu não me engano, o próprio Lula tá se distanciando das pautas identitárias, e tá trabalhando no marketing dele justamente pra fazer o que está sendo discutido aqui no vídeo: tô vendo que o Lula tá nem aí e tá se jogando para os braços do povo da torcida rival, tá se aproximando dos evangélicos, tá se camuflando, fazendo um caminho contrário do que o PT fez até 2013. E essa treta com o Maduro foi o quê? Parece que ele largou mão da tal "lacração" pra ganhar mais eleitores. Posso estar errada... Tipo, tudo o que incomodava o eleitor da direita parece que tá dando um jeito de dar uma sabonetada e indo para o lado deles.
Eu entendo que é importante nunca culpar o trabalhador, o que esse discurso de “pobre de direita” acaba fazendo, mas só a gente tem que ter empatia e compaixão e escutar os votantes do Marçal e do Bolsonaro? Mas ninguém precisa escutar quem vota no Boulos ou qualquer outro representante de esquerda? Ai começa a ficar difícil
Eu ainda acho que esse ''socialismo real'' tem que vir de fora! Continuar tendo essa propaganda, esse enfrentamento em debates, ganhar espaço na mídia, tudo isso para tentar eleger políticos que vão sempre estabelecer e apoiar esses acordos com os paises do BRICS, em especial a CHINA (mesmo ela sim sendo capitalista, mas pelo menos passou por uma revolução) e esses acordos surtirem efeito para o desenvolvimento industrial brasileiro, assim o trabalhador vai sentir o efeito desse progresso individual e apoiar sempre o sistema vigente! Esse é o primeiro passo!
A melhor coisa o Cauê falando do que ele acha do pessoal da periferia de SP depois da eleição. Depois reclamam o pq não votam nos políticos de esquerda.
O Boulos foi pro 2* turno pq no 1* a direita rachou a sua base eleitoral entre os dois candidatos do espectro, que eram o Marçal e o Ricardo Nunes. Só por isso ele ficou durante todo o 1* turno em primeiro lugar. Mas qdo veio o 2* turno, direita se uniu e Boulos morreu.
Tentei andar de sk8 dos 11 aos 13 mas só tinha dois amigos do condomínio que eram um pouco melhor, eu sabia controlar bem mas era péssimo pra manobras. Depois me mudei e era chato andar sozinho. Fim. Moral: não sei
Ouvir o Galo é um deleite! O Galo é a representação do que o Brown falou: "voltar pra base". E, honestamente, eu não gosto do Calejon! Nem assisto os videos da Galãs Feios quando ele aparece. Calejon vive demais no mundo das ideias, no mundo metafórico e isso nao ganha eleição em lugar nenhum. Até mesmo vídeos de bobeira, tipo a base da Boca Rosa, o Calejon é pessimo! O Galo, pra mim, é a voz que a esquerda necessita. Eu bato na tecla que a esquerda tem que descer do pedestal e parar de ficar so ali nos aliados e na galera das universidades: ela precisa ir pro povão
@@joaoperin9784 . Não leram não. Várias pessoas estão refutando o GAIOFATO e o Galo no que tange ao livro do Jessé, pq eles estão julgando o livro somente pelo título. E a linha crítica deles n condiz com o conteúdo do livro.
Não é nesse sentido. Ele busca apenas um entendimento do fenômeno. Qual o motivo dessa camada da população defender um partido/candidato que vai contra os interesses dos mais pobres. Em nenhuma parte do livro ele culpa o pobre de direita pela situação brasileira.
Tão criticando o Calejon que, de certa forma foi desagradável com o Jones, mas faz sentido colocar a esquerda radical contra a parede também. Vale a crítica ao governo Lula. Porém, o que nós estamos fazendo pra movimentar as bases? Ficar só na internet? Reclamamos do evangélicos, mas são eles que levam sociabilidade e sentido para as periferias. Fácil "bater" no presidente, nos crentes sem mostrar um serviço que seja minimamente expressivo.
A colocação do Galo tá correta. Disseram que o Boulos voltou pra base, voltou não, fez uma passagem. A esquerda tá de uns anos pra cá, rebaixou tanto a pauta, que o povo tá caindo em ideias que sempre foram motivos de piadas
Tá na hora dessa "lideranças" de esquerda que tem muita opinião e apontam as contradições dos candidatos de esquerda e respostas fáceis que se apresentem e coloquem o nome na urna, que demostrem a todos que tem ressonância política. Se é de Luta e "brigador" que possamos ver o tamanho da representatividade. O buraco é cada vez mais embaixo!
Mas calma tambem né... aborto num é uma necessidade tão grande assim. A maioria esmagadora das mulheres que engravidam preferem seguir a gravidez sem abortar. E mesmo se fosse legalizado continuaria assim, logo, o aborto não é uma pauta fundamental da classe trabalhadora. Não ta nem perto disso.
aborto é uma necessidade grande sim pras mulheres afinal criar um ser humano é um trabalho não remunerado relegado às mulheres. Quando vc fala que "a maioria esmagadora das mulheres que engravidam preferem manter a gestação" parece que tu ta advogando pelo direito das tradwives. que dados são esses? Não é possível o cara querer se declarar socialista/comunista e falar uma coisa dessas.
Por favor, leia o livro do Jessé e as entrevistas dele. O vídeo é da UOL, Folha de São Paulo, o que você acha que eles querem mostrar? Pobre de direita, o livro, explica o que vocês estão falando e com contexto histórico!
Independente do veículo que o produziu e que recortou seus trechos, esse vídeo com o Galo é a materialização da frase do Marx “Não basta interpretar o mundo, é necessário transformá-lo”
Independente do veículo que o produziu e que recortou seus trechos, esse vídeo com o Galo é a materialização da frase do Marx “Não basta interpretar o mundo, é necessário transformá-lo”
Acho um erro esse discurso anti trabalho que alguns comunistas fazem pela simples logica que o subemprego CLT e o sindicato não estão dando assistencia para o sustento do trabalhador. Posto isso, o trabalhador precisa de uma fonte extra(que em muitas vezes a passa o valor do trabalho formal) que é o trabalho informal ou o "empreendedorismo"(vender algum produto, prestar algum serviço e etc). Eu vejo muito a esquerda batendo no empreendedorismo ou iniciativa autonoma não entendo que o problema ta no trabalho formal CLT com dinamicas cada vez mais absurdas com a reforma do trabalho. O que um tanto contraditorio já que a maioria dos militantes no youtuber usam o canal como renda extra e as vezes até como a principal renda. Não é muito dificil de entender por que a direita tem tanta popularidade, mostrando a contradição dos sindicatos que deveriam ser a voz do trabalhador se tornando nada além de um setor de apaziguamento e contenção de desanimo das empresas
@@User40481 Alguma critica tem que ser feita da mesma forma que o proprio video esta criticando outras áreas da esquerda elitista ou esquerda playboy. Até pra fazer o sindicato voltar a ser o que era antes do lula ser presidente em 2003. Já vi muito comunista no YT pedindo pra se sindicalizar, mas quem disse que o sindicato ta resolvendo algo? Nesse dia do trabalho tentei de todas as formas identificar qual é o meu sindicato e por que a empresa de comercio que eu trabalho teve que abrir. não apenas isso, tambem queria saber o que esta sendo debatido nesse sindicato. Mandei email pra um sindicato que eu achei ser o meu porém não tive retorno. cada vez mais estão se negando a pagar a contribuição sindical
Caraa. Eu acho que essas nomeacoes, adjetivos e tentativa de classificar pessoas e bla bla bla tbm é parte do problema, entendo o que ele quer dizer maaas continua reproduzindo essa questao de ter que identificar que nao ajuda.
na moral... o desânimo é total, tem tanto pra ser feito e tão poucos fazendo... e aí ainda fica essa briguinha de criança, eduardo moreira não tem a linha que mais me agrada, mas é melhor ter gente influenciada por ele do que por um pastor qualquer....essa semana ainda teve a treta do calejon com o Jones...qpq, que falta de foco na solução....enfim....desânimo total
[A PESSOA PODE ESCOLHER APOIAR A DIREITA SENDO POBRE, MESMO QUE NÃO FAÇA SENTIDO] Eu comentei no vídeo original e vou repetir aqui. Acho um grande erro essa postura de sempre tutelar o pobre como se não houvesse nenhum poder de agência por parte dele. Eu entendo todas as dificuldades do dia a dia e a manipulação a que estão submetidos, porém, se mesmo na periferia tem gente de esquerda (como eu), acho que é possível sim racionalizar o poder de escolha de quem o Jessé vai se referir como "Pobre de direita". Respeitar que há pessoas pobres que por motivos diversos, escolhem acreditar no pastor para pertencer a um grupo e escolhem apoiar candidatos do partido A ou B tem a ver com tratar pessoas como humanos. A PESSOA PODE ESCOLHER APOIAR A DIREITA SENDO POBRE, MESMO QUE NÃO FAÇA SENTIDO. Nós fazemos todos os dias escolhas que não fazem sentido no longo prazo. O que o Jessé faz é uma análise de cunho histórico e sociológico desse fenômeno e que é bastante razoável. Esquerda intelectual, PARE DE TUTELAR O POBRE.
O Galo e o chavoso são os mano que mais me inspiraram a procurar entender melhor sobre política. Aquele debate que rolou entre eles, o Ian e o Humberto, me fez ficar curioso sobre o comunismo, me fez ir atrás de entender sobre do que se tratava de fato. Antes eu considerava a palavra "comunista" uma ofensa, hoje eu considero um elogio kkkkkk. Tenho certeza que isso não rolou só comigo, esses caras são importantíssimos. Nois que é de periferia somos desconfiados mesmo, e percebo que isso incomoda muito uma parte da esquerda. Esse incomodo só afasta quem mais precisa ouvir ideias revolucionárias.
Se esses te inspiram se ta fudido.
Em um mundo de esquerdas Calejônicas e Tibúricas, ouvir o Galo é um deleite. É isso. Paulo Galo gigantesco.
Uma pena que ele não quer entrar na Política. Ele diz que o trabalho dele é nas ruas, fazendo o trabalho de base, de organização, etc. Eu acho um desperdício o Galo n estar no Congresso.
@@polly9429 ele lá dentro vai ser tipo um Renato Freitas. Que é um MONSTRO, mas que vai chegar lá e vai ter um alvo na testa o tempo inteiro. Vão manobrar até o diabo na brasa para caçar a cabeça dele, já que não vão conseguir cooptá-lo... Eu nesse aspecto, concordo com o Galo. Ali não é lugar para ele não.
Vc fala como o Ian Neves ou o gaiofato não fossem dessa mesma esquerda Tiburica
@@nightnight7933 . O que seria esquerda Tibúrica?
@@polly9429 esquerda Márcia Tiburi, que tá mais preocupada em falar sobre o c# do que sobre a realidade
Diante desse ataque sistemático, proponho uma mudança de quadro na esquerda apostando 2 anos da minha fonte de renda na Corolla Bet do Calejon que o Gaiofato não consegue dois dígitos em 2026!
Vai ter que raspar tudo
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
COROLLA BET KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Levar cultura e esporte para as comunidades é fundamental e, como diz o Galo, através da luta (esporte) ensinar a luta (social).
Gusta, sua visão e do Galo são fantásticas. Realmente até me tocou num lado pessoal, pois as críticas que você e ele fazem meio que a carapuça serviu para mim. Muito importante também essa conscientização nossa em todo o processo.
kkkkkkkkk
Estão interpretando mal o livro do Jessé. Ele não está debochando do pobre, está descortinado um sistema de opressão. E o livro não culpa o pobre. A leitura é muito boa, vale a pena dedicar um tempinho.
Ninguém quer saber disso, fala isso para uma pessoa da favela que acorda antes das 5 da manhã pra ralar , imagina ele no seu ZAP vendo esse título nojento e o cara que ele admira na política dando sua própria interpretação, oque vc acha que vai dar????.
Projeto de despolitização do povo foi muito bem sucedido. Acho muito bem dito que a politização tem que ser permanente, o político eleito tem que estar junto ao povo permanentemente. O não eleito, ainda mais
Processo de desmobilização patrocinado pelo PT e afins pelo único motivo de estarem "limpinhos" pras eleições. E fizeram o que nem os peronistas fizeram na Argentina.
22:55 Não leu o livro do Jessé, fato. "Pobre de direita" é uma constatação baseado na materialidade não um adjetivo pejorativo.
O riquinho, gente da sua laia não é bem vinda aqui na esquerda radical. Vaza daqui playboy.
Isso n deixa de ser um adjetivo pejorativo só pq está constatado numa realidade material.
É por isso que "o parece que cresce..." só parece mesmo e está confinado em nichos da internet. Não conseguem fazer nada efetivo na democracia burguesa e também não oferecem alternativa viável. O Jessé está certo. Os pobres foram instruídos durante a última década a se odiar e atribuir a culpa da pobreza a si mesmos. Eu afirmo que não tem volta nos moldes de como as coisas estão. Não tem trabalho de base que faça a frente a "teoria da prosperidade", ao bombardeio de influencers que vendem uma vida de sucesso e que você só não está lá por que não teve capacidade, aos "cristãos" que vendem um conservadorismo cínico e etc...
O emprego foi tão precarizado no Brasil que até servidor público, com sete anos sem dissídio, sem correção das perdas salariais para a inflação, fala ou faz greve.
galo é foda demais mesmo, fazia tempo q nao ouvia ele falar
Pelo que eu li, o Jessé fala do pobre BRANCO de direita, que se acha injustiçado por acreditar que merecia estar acima da classe "pobre/preta" e não no mesmo nível, ou quando o branco pobre sofre de inveja ao ver um preto pobre enriquecendo com alguma cultura não branca (como funk por exemplo). Quando isso acontece, segundo Jessé, e esse branco pobre ouve um discurso de indignação contra qualquer ação mínima em que o Estado justamente fortalece os mais necessitados, ele abraça o discurso de ódio na esperança de descarregar sua raiva e "injustiça" sofrida. Pelo menos foi o que eu entendi, mas o Galo tbm tem a sua razão em vários pontos, a esquerda tem que parar com esse discursinho cheiroso e começar a refletir a indignação do povo.
Cara, isso que o Jessé falou tá tão fora da realidade que esqueceu que o Bolsonaro e Cláudio Castro (o desgovernador miliciano que está no Palácio Guanabara) foi o mais votado em lugares como a Zona Oeste do Rio (que a maioria n é branca) e que Ricardo Nunes venceu EM QUASE TODA A PERIFERIA DE SP (e eu n acho que ela seja branca).
E eu tô só falando a ponta do iceberg.
É desesperador ver que estamos indo rumo a mais 4 anos de direita, a esquerda ta morrendo. Precisamos mais de esquerda radical e menos esquerda "paz e amor"
Exatamente, é um cenário preocupante demais
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
2018.2
Vcs estão há 10 anos falando isso e nada muda
@@Harel10954 bolsonazista apareceu 😂😂😂😂
Eu gosto de ver o posicionamento do Paulo Galo, porém o que mais o Jessé de Souza fala é dessa questão da materialidade, principalmente no livro como o Brasil criou o racismo, inclusive quando ele fala das ideologias da classe média e da Ralé brasileira...
Obg pela análise. Vou começar a repensar minhas atitudes quanto aos meus colegas que foram alienados
Trabalhar base todos os dias, ano eleitoral e ano não eleitoral. A política não pode ser distante do povo.
parem de romantizar pessoas que não buscam o estudo. Não é pq vc trabalha de entrega q vc tem conhecimento ou sabedoria. O mundo é complexo e não a bolha da quebrada!
O total de votos em branco foi de 234.317 (3,67%) e os votos nulos ficaram em 430.756 (6,75%). O número de abstenções foi de 2.940.360 (31,54%). Bolos recebeu 2.323.901 💭 materialidade? SP deu a resposta. Rsrs caminhada continua 🚶🚶➡️
Pq é tao difícil admitir que, as pautas propostas hoje pela esquerda, não atrai os trabalhadores, não significa que não são importantes, mas não é algo que vai refletir no curto prazo em perspectiva para os trabalhadores, o trabalhador que tá preocupado com o sustento de sua família, tá pouco se lixando pra essas pautas, que em sua grande maioria são pautas importadas. Nesse tópico, o Galo está coberto de razão, infelizmente só a esquerda não percebeu que esse tipo de discurso não cola, principalmente na realidade brasileira.
Os caras que a periferia elege são de direita, segundo o proprio Galo diz. E só falam em 'aborto', 'comunismo", "venezuela". O Marçal queria construir um prédio de 1km de altura. Não fode.
Não precisa de muito pra ver que é tudo papo furado e que de "atenção às perspectivas dos trabalhadores" a direita não têm porra nenhuma.
Tem que parar de passar a mão na cabeça de quem mora nessas áreas, como se fossem coitadinhos que não sabem o que fazem e que tudo é mera "culpa da Esquerda". Quem escolhe os marçais da vida, os tarcísios, os nunes, que se f.... Aguentem o tranco.
"principalmente na realidade brasileira" essa porcaria não cola em 99% dos países 😂
Pautas acovardadas. Negociasse pouco e não se ganha nada.
Quando a esquerda se tornou identitária ela declarou guerra aos pobres. A população estaria com a esquerda e consciente de que são explorados se não se sentisse atacada na sua religião e costumes. A esquerda moderna enquadrou como fascista o brasileiro médio. Qual seria o resultado disso?
Seria interessante ao menos ler o livro antes de comentar o trabalho com base no título.
é, compreendo isso, mas não acha que o título já pega mal? kkkk é foda
Quieto playboy!
@@fabioferraz9809 concordo com vc! N tem como criticar uma obra com base em seu título apenas!
Gustavo, pergunta sincera, vc leu o livro do Jessé? Seria interessante uma análise do livro.
tiu, entendo o seu argumento, tem que ler a obra mesmo. Mas pqp olha o título e o discurso do cara que vc vai entender o Galo. ISso sim é dar munição para direita. Discursinho academicista e elitista. Então, foda-se a obra, no final das contas é isso.
@EduardoFernandesFonzaghi concordo com vc, o título é muito ruim, mas é interessante discutir a obra também.
@@EduardoFernandesFonzaghimeu deus, o titulo por si só nao faz alusão positiva e do senso comum ao termo polêmico "pobre de direita" (é por isso a importancia de se ler o conteúdo do livro). O livro eh justamente o questionamento do sentido comum utilizado, e um convite a reflexão do termo
O marx escreve "a sagrada familia" e os cara pálida vão lá e cancelam ele falando que ele eh a favor da família de bem cristã kkkk
@@andreluis561 não leu não. Ele só repercutiu a fala do Galo sobre o livro por conta do título. Mas duvido que o Galo TB tenha lido.
nao, ele nao leu
Não fica claro quem ele chama de playboy. Está se referindo à burguesia, que é a classe dominante e os donos dos meios de produção, ou a classe média que também é classe trabalhadora?
Porque a classe média é tão explorada quanto. E é uma classe gigantesca e com múltiplas características até mesmo porque a desigualdade no Brasil é brutal, fazendo existir múltiplas classes médias.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as famílias de classe média no Brasil são aquelas com renda domiciliar per capita entre R$ 1.926 e R$ 8.303 por mês. E muitas famílias com essa renda moram em favelas e periferias, inclusive a minha.
As pessoas “pobres de direita”, que fazem parte da classe média, também são parte do problema. Nem todo mundo está alienado mentalmente ao capital e ao trabalho. Muitos estão convictos.
Isentar o pobre de direita é passar pano para o racismo, homofobia, xenofobia e machismo. A responsabilidade não é desse grupo, mas é inegável não reconhecer que é uma parte do problema.
Outra coisa: associar um suposto processo de conscientização com acesso à educação é um argumento ruim. Eu tive acesso ao ensino técnico e superior. E não foi nesses espaços que me organizei. Foi na associação de moradores, no sindicato e no movimento estudantil. Inclusive, os docentes e estudantes que tive contato nos ensinos técnico e superior estão alienados ao neoliberalismo e a meritocracia. E outra parte, em proporção bem menor, reproduz um progressismo liberal e confuso.
Quem dera se nas faculdades e universidades houvesse um pensamento hegemônico do marxismo-leninismo. Se fosse assim, o Léo Pericles teria estaria entre os quatro mais votados na última eleição.
Amigão dentro da classe trabalhadora tem a classe que passa fome, a classe que paga as contas no aperto. A classe média que vive razoavelmente bem, e os ricos trabalhadores. Se vc quiser tratar todos como uma coisa só estará tampando os olhos para o óbvio
@@felipeduarte7472 . Renda de 8 mil mensais e mora na comunidade!?
O Mano Brown tinha que ver esse vídeo tb.
Ele dizer que “o povo não é criança” é botar a culpa no povo sem levar em conta toda essa “materialidade” para a qual o Galo chamou atenção.
"Esquerda playboy" atingiu em cheio o dono do canal, rs. Sotaque de paulistano de classe média.
Né kkkkkk
O galo fez um ótimo trabalho aqui em Londres, um querido
Quem aí já leu o livro do Jessé pra ficar falando com tanta ctz q o cara é elitista?
O cara culpou o pobre pelo fracasso da esquerda, só isso é elitista demais.
@camaradapidgeot8681 culpou msm? Fez esse juízo, esse julgamento moral? Deu esse veredito? Ou ele é sociólogo e está tentando explicar como a esquerda brasileira perdeu o apoio dos pobres?
O cara culpa as igrejas evangélicas, mas esqueceu que elas apoiavam a o Lula. Importou pautas wokes perdeu o apoio .
@@camaradapidgeot8681 E vai culpar quem ? Eu vejo uma legião de semi analfabetos imbecilizados por influencer, musicas e cultura de "quebrada" votando em lixos como marçal e achando que vão mudar de vida. Vi um vendedor ambulante admitindo que elegeu um prefeito que vai acabar com seu negócio, mas antes falido e na merda do que votar em "petista". A culpa é do pobre SIM. Pobre é odioso, preconceituoso, racista, homofobico, evangélico radical. Se tiver que escolher entre emprego, casa, educação e saude ou acabar com todos os gays, democraticamente os LGBT estariam ferrados no brasil.
Ele sempre que fala da classe trabalhadora começa “o pobre….”
Elitista até o último fio de cabelo
"O problema é o Humberto Matos, pq ele não tem a estética" - galo de estética
Kkkkkkkkkkkkkk não tankei
Muito bom os apontamentos Gu! Galo é gigante
Pra todos os efeitos (menos financeiro, talvez) eu sou da "esquerda playboy", e concordo plenamente com o Galo. No meu círculo de notícias, amigos, família etc., nunca se fala das periferias, exceto em contextos de violência, operações policiais, estatísticas de crime. Se eu não buscasse ativamente me informar melhor, talvez estivesse repetindo discursos Tiburi da vida.
Mas a esquerda também não está tutelado as pessoas em achar que as suas decisões não são conscientes? Hoje muitas pessoas sabem o que é esquerda e direita e muitas pessoas são abertamente anti comunistas pois foram cooptadas por um programa de direita conscientemente. É falta de trabalho de base? Qual a saída, abrir uma porta de igreja em casa garagem da periferia? Pq é isso que acontece hoje em dia
Eu não vejo que as pessoas entendem e sabem o que é esquerda e direita, no mérito de saber realmente o que é comunismo e socialismo. As pessoas continuam sendo abertamente anti-comunistas, mas ao expressar isso e tentarem explicar, fica nítido a extensa lista de mentiras e/ou rasa compreensão do que é o movimento.
Como exemplo, eu pegaria o "debate" entre o Gustavo do Orientação Marxista com o Bernardo Braga, um ancap, que constrói conteúdo na internet, pesquisou sua área de conhecimento e definiu seu aspecto político, e nesse vídeo aqui (watch?v=fKLzKxhdGq8) fica claro como ele não consegue sair do simples pro complexo e de fato não sabe o que é socialismo. Muito do que eu vejo no dia a dia está representado em muitas falas do Bernardo, que são idênticas ao senso comum.
Cara, a maioria foi cooptada pela direita por falta de opção. A esquerda institucional, principalmente depois dos anos 90 deixou de disputar as bases (e inclusive entregou de graça pra essa direita, vide Lula se aliando a Malafaia, Macedo, RR Soares e outros vendilhões do templo).
Esse galo está certíssimo. Movimento entra nessa questão .
O que mais se tem hj eh doutor em ciencias sociais (por exemplo) trampando precarizado em projetos de pesquisa, trampando 12h, pra ver antintelectuais como voces nao lerem nem o livro que foi produto da pesquisa kkkk (se baseando no título e chamando o academico, pesquisador de playboy)
Ja ja vamo ter que falar "desculpa por ser doutor" como diria pedro ivo
Você acha então também que o Galo nem chegou a ler o livro, e só julgou pela capa? Quem leu, disse que sim. Ainda não comecei a ler esse livro dele. Ops! O Gustavo também?
Oh filhote de herdeiro, TODO DOUTOR EM CIENCIAS SOCIAS é tudo ricaço milionário, que nunca pegou no pesado na vida. Vê se toca, vai viver de verdade antes de ficar defendendo o indefensável.
@@josemoreloneto5943 Imagina o Florestan Fernades vendo vc falando isso e ele sendo filho de faxineira. Acalme o seu ressentimento e vai estudar um pouco mais a "materialidade". Agora pesquisador virou milionário rentista... nos já saímos do século 19 meu querido.
Qual vai ser a próxima? Que os professores nunca pegaram pesado na vida e são herdeiros e rentistas do mercado financeiro???
@@josemoreloneto5943 . Qta ignorância!🤦
Galo e Gaiofato juntos são SENSACIONAIS! Esse vídeo merece meu elogio a vc como um dos mais objetivos se não for o melhor de todos os vídeos sobre a precarização do trabalho e a fuga da esquerda institucional à base dita por Mano Brown do palanque em 2018. Gaiofato, faz um react de um vídeo de Mano Brown sobre a esquerda fugindo da base. Vai ser ótimo assim como esse vídeo ficou espetacular! Bjs
Galo é um dos melhores que nós temos. Sempre bom ouvir ele falar
Nossa esse vídeo me lembrou mto o texto do Guarnieri "eles não usam black tie"...parabéns, vídeo extremamente necessário 👏🏻
Mano, tem que ler os livros do Jessé Souza. Ele não vai por esse caminho que vocês estão apontando... Ele não demoniza/culpabiliza o pobre de direita, ele justamente fez uma pesquisa pra entender o fenômeno... Por sinal, foi a mesma coisa que ele já fez antes pensando na "elite" e a "classe média" brasileira
"Vou usar um título bem provocativo" "oh não, as pessoas se sentiram provocadas" kkkkkkkkkk
Eu me questionei isso tbm! Admito , não li o livros, mas pelos comentários da galera que leu, não me parece ser o que eles criticam aí!
@lauromarquesdarocha4294 E precisa ler pra ver que isso é problemático?
Eu só acho estranho, em relação ao Jessé, que estou lendo "elite do atraso" dele, onde ele ataca os problemas na raiz, indo contra Raymundo Faoro, Sérgio Buarque, atacando as elites, a classe média, até mesmo a imprensa. Estou achando altamente reflexivo. Nesse livro o "pobre de direita", ele arruinou tudo o que ele próprio concluiu, então? Realmente o título não é legal, fica um nós x eles desnecessário.
Ele é muito muito inteligente, sério muito daora ouvir ele falar
Inteligente? Kkkkkkkk
@User40481 inteligente!
@@jorgearnaud4863 inteligente mas deu maior bola fora sobre a historia do roubo do lanche ifood, isso queimou muito ele e piorou até a imagem dele entre os entregadores que fazem tudo honestamente que já são muito cobrados em relação a furto de lanche
@@jorgearnaud4863 nem perde tempo, esse aí é só um gado que caiu no vídeo sem querer
@douglaslima4829 Então vc é a favor do cara trabalhar com fome por causa de moralidade?
O Playboy do Cauê Moura precisa ver esse vídeo.
Galo de luta esta ganhando dinheiro com palestra e convite. Ele tambem nao é playboy pra quem tem menos que ele? cansado desse papo de esquerda playboy.
Playboy tem um conceito muito bem definido pra quem vem debaixo, e a gente sabe muito bem quem é playboy e claramente o galo não é um desses por ganhar dinheiro, se tu não entende algo tão claro quanto o que é um playboy talvez você seja um
@@LiteratuLiteratura sabe o Calrjon!? Então ...eh desse tipo aí a quem o Galo se refere em sua crítica.
Jessé Souza provando que é velho.
“Pobre de direita” já é algo que está passando, e que a gente que está aqui no dia a dia da internet já está deixando de usar há algum tempo por ter percebido que não ajuda em nada, mas o tiozão ainda não se ligou.
Talvez nos decepcionemos com a reação das pessoas. Às vezes elas entendem sim a necessidade da luta, mas não dão a mínima. Por mais que informemos as pessoas, elas podem optar pelo mais tacanho.
O Nunes não fez nada por 3 anos. Só no ano da eleição que ele saiu pavimentando rua. E pavimentou rua que não via asfalto há mais de 10 anos....
O livro do professor Jessé opera no nível do conhecimento do senso comum, nesse sentido ajuda e não podemos interditar o debate; pois ajuda no avanço do conhecimento científico ou até mesmo nesse intervalo de produção de pesquisa ação. Nós do partido de vanguarda que pretende liderar esse processo temos que entender a intuição imediata de moralizar essa produção de subjetividade de pobre de direita.
Gaiofato, n sei se vc está sendo cinico, mas ele está falando de você meu amigo.
Por que?
@@jacksonwww5 . Ele insinua que o GAIOFATO é um playboy, e que portanto, o Galo está falando sobre ele. A crítica do Galo se encaixa perfeitamente no CALEJON. Mas com o GAIOFATO n tem nada a ver.
@@polly9429 eu sei que ele tá insinuando, mas não sei porque.
@@jacksonwww5 . Pois é, eu TB não. Mas como pessoal da direita adora chamar o Ian Neves e o GAIOFATO de playboys, muitos da própria esquerda acreditaram nesse discurso.
Galo não fala, ele habla né parceiro 🔥🔥🔥
35:19 me lembrou aquela gafe do Caue Moura, qe ia falar "OOO" ditado bonito e não sabia qual era, ele mesmo ficou constrangido e narrou a situação qe tava ocorrendo, quase como o chris narrou a audio descrição de quando o will bateu nele no palco "o will acaba de me bater"
.
E o pior, Gustavo, é qe vc iniciou o ditado quase certo, o ditado é "Só perde-se 1 luta que não é lutada" ou algo assim.
Concordo com o Galo. Mas, o Jesse não parece culpar os pobres por nada. O título do livro é uma provocação também. Vale ler o livro, inclusive.
Uma das propostas do Boulos era criar lugares com banheiro, microondas e área de descanso para motoboys e motoristas de Uber -- Como isso pode ser ruim? A resposta é: As pessoas preferem sofrer com problemas reais (apagão, alagamento...) do que enfrentar fantasmas de contos de fadas ("vão tomar sua casa", "vão fechar igrejas", "o povo vai comer cachorro"...)
Boulos o cara que mudou o hino nacional para o pronome neutro na sua campanha. Vc entende que o pobre não quer isso?
É que infelizmente o povo vive à sombra daquela época mais pesada do domínio da Igreja, que passou pela colonização e não tá conseguindo se livrar, de tão forte que foi a lavagem cerebral desde antes e até depois de começar a colonização. Aliás, bem depois! Aí depois ainda teve aquele reforço de perseguição até umas décadas atrás com a d.ita.dur..., influência dos EUA... Essa é a nossa pedra no sapato. E é por isso também que eu digo que o estado laico não tá sendo útil não.
@@jcezarc com q dinheiro ele criaria esses lugares?
Segurei o meu skate, mas poderia segurar com a outra mão.
Já que estava de skate pra observar que aprender a andar de skate da percepção.
Eles dizem que é impossível andar de skate sem perder a razão.
Mas pra quem anda de skate forte, andar de skate é só questão de opinião.
Já não existe real representante dos trabalhadores e dos nossos interesses, estamos perdendo direitos desde o impeachment, e concordo a direita e centro já dominam , melhor se preparar pra anos e mais anos deles a frente.
Temos que lutar contra a esquerda liberal e a direita liberal, pqp
Os trabalhadores optam por trabalhar por meio de serviços em aplicativo ou plataformas digitais como "como forma de alternativa a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo em absorção de mão de obra.
Esses trabalhadores buscam apenas uma forma de sobrevivência ou uma renda extra para complementar seus salários, exercendo suas atividades como qualquer autônomos de forma a pagar sua própria previdência ou seguro, sem vínculos empregatícios, pois desejam ter flexibilidade de horários. É a mãe que tem que cuidar dos filhos e aí vende bolos, é o senhor que com a idade não é absorvido pelo mercado de trabalho por causa da idade e vai ser motorista de uber para complementar sua renda e etc.
Sim, Galo está coberto de razão e tem a materialidade ao seu lado, mas quando a Senhorita Bira fala isso vocês vão pra cima dele. Não entendo
Porque quando ela fala isso, ela fala que não pode falar de lgbt, anti racismo e feminismo
Puts, essa seria a síntese de tudo. Galo + Senhorita Bira. Essa é a ideia que a esquerda Brasileira precisa entender URGENTE se quiserem continuar "competitiva" nas eleições. Porque continuando como estão, a tendencia é diferença só aumentar. Esquerda cada vez menor e direita crescendo cada dia mais.
Pra evitar isso, escutem mais Galo + Senhorita Bira
@@jacksonwww5Mas não é, de fato, o que devemos nos preocupar agora.
@@DanielGarcia-jc6md devemos sim, eles sofrem opressões específicas que precisam ser lidadas
Galo é pardo, homem é hetero, já a Bira é nagra e lgbt. Ai vc entende o motivo
Continuem falando "todes" e pensando que com isso vão ganhar eleições.
O povo não quer saber disso e nem se importa com isso.
Tá, mas por que as pessoas se incomodam tanto com isso? Você se incomoda com isso? Seja sincero.
@E-girl_do_PCO Isso pouco me importa.
Mas a questão não sou eu, a questão são os evangélicos e demais cristãos.
Como vão angariar votos desse jeito? Que tipo de narrativa vão usar para aplicar essa linguagem no dia a dia para pessoas ignorantes e intolerantes religiosas? Se nem respeitam a religião alheia, quiçá vão querer falar assim.
@@E-girl_do_PCO pq ninguém quer mudar a lingua, todos ja engloba todo mundo.
@@ViniciusSinistraeeu ia falar mais no sentido da dissonância cognitiva que esse povo conservador evangélico sofre quando fala nesse assunto, mas não adianta, só eles "sumindo" e sendo substituídos por novas gerações daqui umas décadas para mais pessoas enxergarem essas mudanças com menos estranheza. Mas, se eu não me engano, o próprio Lula tá se distanciando das pautas identitárias, e tá trabalhando no marketing dele justamente pra fazer o que está sendo discutido aqui no vídeo: tô vendo que o Lula tá nem aí e tá se jogando para os braços do povo da torcida rival, tá se aproximando dos evangélicos, tá se camuflando, fazendo um caminho contrário do que o PT fez até 2013. E essa treta com o Maduro foi o quê? Parece que ele largou mão da tal "lacração" pra ganhar mais eleitores. Posso estar errada... Tipo, tudo o que incomodava o eleitor da direita parece que tá dando um jeito de dar uma sabonetada e indo para o lado deles.
Esse papo de linguagem neutra é tão espantalho pra direita quanto identitarismo.
Esse vídeo foi uma pancada.
a forma (possivelmente infelizmente) é sempre maior que o conteúdo
A maioria dos pobres de direita tem 30 anos pra cima! Como conscientizar e dialogar com esses marmanjos?🤔🤔🤔
O galo tem umas ideia mto foda mano
Salve Camarada
Gaiofato pode fazer sua autocrítica ae irmão vc tbm tá nessa esquerda playboy ae irmão vamo ser sincero 😅
pro galo todo mundo é playboy e toda periferia é igual de SP
Pois é, aí tem outra perspectiva que precisa ser analisada. Porque é muito fácil e tentador enxergar através da perspectiva do próprio umbigo.
O riquinho, fica na miuda ai valeu?!
@@josemoreloneto5943 . Vc n sabe debater um assunto sem partir pra ofensas e ignorância?
@@josemoreloneto5943 kkk para de chorar nos comentários porra
Eu entendo que é importante nunca culpar o trabalhador, o que esse discurso de “pobre de direita” acaba fazendo, mas só a gente tem que ter empatia e compaixão e escutar os votantes do Marçal e do Bolsonaro? Mas ninguém precisa escutar quem vota no Boulos ou qualquer outro representante de esquerda? Ai começa a ficar difícil
Eu ainda acho que esse ''socialismo real'' tem que vir de fora! Continuar tendo essa propaganda, esse enfrentamento em debates, ganhar espaço na mídia, tudo isso para tentar eleger políticos que vão sempre estabelecer e apoiar esses acordos com os paises do BRICS, em especial a CHINA (mesmo ela sim sendo capitalista, mas pelo menos passou por uma revolução) e esses acordos surtirem efeito para o desenvolvimento industrial brasileiro, assim o trabalhador vai sentir o efeito desse progresso individual e apoiar sempre o sistema vigente! Esse é o primeiro passo!
A melhor coisa o Cauê falando do que ele acha do pessoal da periferia de SP depois da eleição. Depois reclamam o pq não votam nos políticos de esquerda.
Ótimo video.
14:16 do mesmo discurso que ‘’você é gay 🏳️🌈 só não descobriu ainda’’ vem aí o ‘’ você é de esquerda ✊, só não descobriu ainda’’😂😂
O Boulos foi pro 2* turno pq no 1* a direita rachou a sua base eleitoral entre os dois candidatos do espectro, que eram o Marçal e o Ricardo Nunes. Só por isso ele ficou durante todo o 1* turno em primeiro lugar. Mas qdo veio o 2* turno, direita se uniu e Boulos morreu.
Tentei andar de sk8 dos 11 aos 13 mas só tinha dois amigos do condomínio que eram um pouco melhor, eu sabia controlar bem mas era péssimo pra manobras. Depois me mudei e era chato andar sozinho. Fim. Moral: não sei
Galo vai virar um novo Eduardo Marinho
@@marcos_98. Acho que vc quis dizer Eduardo Moreira*.
19:39 Oxe, 4º olho ? Oloko professor que isso 😂😂😂
Ouvir o Galo é um deleite! O Galo é a representação do que o Brown falou: "voltar pra base". E, honestamente, eu não gosto do Calejon! Nem assisto os videos da Galãs Feios quando ele aparece. Calejon vive demais no mundo das ideias, no mundo metafórico e isso nao ganha eleição em lugar nenhum. Até mesmo vídeos de bobeira, tipo a base da Boca Rosa, o Calejon é pessimo! O Galo, pra mim, é a voz que a esquerda necessita. Eu bato na tecla que a esquerda tem que descer do pedestal e parar de ficar so ali nos aliados e na galera das universidades: ela precisa ir pro povão
"Direita na Classe Pobre". Pronto, arrumado o título.
Gente, alguem me diz aonde teve essa parada de ele falar 'o problema é o motoca'?
Acho que Boulos nunca ganharia mesmo se a esquerda estivesse presente. A galera quer ser opressora mesmo.
Gente, voces leram o livro do jessé?? É nesse sentido que o cara ta falando o termo "pobre de direita"???
Sim.
@@joaoperin9784 . Não leram não. Várias pessoas estão refutando o GAIOFATO e o Galo no que tange ao livro do Jessé, pq eles estão julgando o livro somente pelo título. E a linha crítica deles n condiz com o conteúdo do livro.
@@polly9429 E esse livro é a Biblia da esquerda ?/
Não é nesse sentido. Ele busca apenas um entendimento do fenômeno. Qual o motivo dessa camada da população defender um partido/candidato que vai contra os interesses dos mais pobres. Em nenhuma parte do livro ele culpa o pobre de direita pela situação brasileira.
@@cesarsapiens9346 . Quem disse que é?
Obviamente não leu o livro, e mais uma vez vomitando platitudes, a esquerda tá muito perdida com esses caras, pqp.
👏🏻
Tão criticando o Calejon que, de certa forma foi desagradável com o Jones, mas faz sentido colocar a esquerda radical contra a parede também. Vale a crítica ao governo Lula. Porém, o que nós estamos fazendo pra movimentar as bases? Ficar só na internet? Reclamamos do evangélicos, mas são eles que levam sociabilidade e sentido para as periferias. Fácil "bater" no presidente, nos crentes sem mostrar um serviço que seja minimamente expressivo.
Ele nao foi "de certa forma" desagradável, ele foi extremamente desrespeitoso e infantil.
@@luislopes9367 . O CALEJON foi justamente o sujeito a que o galo se refere no vídeo dele: o playba de esquerda!
@@polly9429 Sim, mas nós da esquerda radical não estamos muito distante dele! É cobrança lá e cá!
É mais fácil acusar um suposto pobre de direita do que se enfrentar com a Faria Lima e seu neoliberalismo rentista.
Aqui es sso jose dos campos, os caras meteram fogo, na oposição....
So final varios cindicslistas presos.
Galo deu a letra retinha.
A colocação do Galo tá correta. Disseram que o Boulos voltou pra base, voltou não, fez uma passagem. A esquerda tá de uns anos pra cá, rebaixou tanto a pauta, que o povo tá caindo em ideias que sempre foram motivos de piadas
Tá na hora dessa "lideranças" de esquerda que tem muita opinião e apontam as contradições dos candidatos de esquerda e respostas fáceis que se apresentem e coloquem o nome na urna, que demostrem a todos que tem ressonância política. Se é de Luta e "brigador" que possamos ver o tamanho da representatividade. O buraco é cada vez mais embaixo!
As pessoas não se sindicalizam mais porque só pensam em si.
Mas calma tambem né... aborto num é uma necessidade tão grande assim. A maioria esmagadora das mulheres que engravidam preferem seguir a gravidez sem abortar. E mesmo se fosse legalizado continuaria assim, logo, o aborto não é uma pauta fundamental da classe trabalhadora. Não ta nem perto disso.
Provavelmente não está nem entre as 50 pautas mais importantes pra classe trabalhadora
Concordo inteiramente porque, mesmo sendo de esquerda, sou contra o aborto.
aborto é uma necessidade grande sim pras mulheres afinal criar um ser humano é um trabalho não remunerado relegado às mulheres. Quando vc fala que "a maioria esmagadora das mulheres que engravidam preferem manter a gestação" parece que tu ta advogando pelo direito das tradwives. que dados são esses?
Não é possível o cara querer se declarar socialista/comunista e falar uma coisa dessas.
@@todomundobebedito isso a direita moralista cresce e o aborto é cada vez mais mal visto
@@ANDREBRITO-Blanc falou o homem! 🙄
Por favor, leia o livro do Jessé e as entrevistas dele. O vídeo é da UOL, Folha de São Paulo, o que você acha que eles querem mostrar?
Pobre de direita, o livro, explica o que vocês estão falando e com contexto histórico!
Independente do veículo que o produziu e que recortou seus trechos, esse vídeo com o Galo é a materialização da frase do Marx “Não basta interpretar o mundo, é necessário transformá-lo”
Independente do veículo que o produziu e que recortou seus trechos, esse vídeo com o Galo é a materialização da frase do Marx “Não basta interpretar o mundo, é necessário transformá-lo”
Boulos é o Freixo de SP.
Eu só continuo pq vejo pessoas como você e o Galo na luta
Ah ta bom “pobre de direita” não pode falar mas “esquerda caviar” tá livre? Kkkk me poupe
Acho um erro esse discurso anti trabalho que alguns comunistas fazem pela simples logica que o subemprego CLT e o sindicato não estão dando assistencia para o sustento do trabalhador. Posto isso, o trabalhador precisa de uma fonte extra(que em muitas vezes a passa o valor do trabalho formal) que é o trabalho informal ou o "empreendedorismo"(vender algum produto, prestar algum serviço e etc). Eu vejo muito a esquerda batendo no empreendedorismo ou iniciativa autonoma não entendo que o problema ta no trabalho formal CLT com dinamicas cada vez mais absurdas com a reforma do trabalho. O que um tanto contraditorio já que a maioria dos militantes no youtuber usam o canal como renda extra e as vezes até como a principal renda.
Não é muito dificil de entender por que a direita tem tanta popularidade, mostrando a contradição dos sindicatos que deveriam ser a voz do trabalhador se tornando nada além de um setor de apaziguamento e contenção de desanimo das empresas
@@douglaslima4829 a esquerda defende sindicato e clt, bater nisso seria basicamente bater na própria ideologia.
@@User40481 Alguma critica tem que ser feita da mesma forma que o proprio video esta criticando outras áreas da esquerda elitista ou esquerda playboy.
Até pra fazer o sindicato voltar a ser o que era antes do lula ser presidente em 2003. Já vi muito comunista no YT pedindo pra se sindicalizar, mas quem disse que o sindicato ta resolvendo algo? Nesse dia do trabalho tentei de todas as formas identificar qual é o meu sindicato e por que a empresa de comercio que eu trabalho teve que abrir. não apenas isso, tambem queria saber o que esta sendo debatido nesse sindicato. Mandei email pra um sindicato que eu achei ser o meu porém não tive retorno. cada vez mais estão se negando a pagar a contribuição sindical
Motoboy retórica+retórica +retórica, mas é preciso baixar a bola e estudar um pouco
Caraa. Eu acho que essas nomeacoes, adjetivos e tentativa de classificar pessoas e bla bla bla tbm é parte do problema, entendo o que ele quer dizer maaas continua reproduzindo essa questao de ter que identificar que nao ajuda.
❤
Literalmente julgou o livro pela capa, lamentável.
Nunca andei de skate
na moral... o desânimo é total, tem tanto pra ser feito e tão poucos fazendo... e aí ainda fica essa briguinha de criança, eduardo moreira não tem a linha que mais me agrada, mas é melhor ter gente influenciada por ele do que por um pastor qualquer....essa semana ainda teve a treta do calejon com o Jones...qpq, que falta de foco na solução....enfim....desânimo total
[A PESSOA PODE ESCOLHER APOIAR A DIREITA SENDO POBRE, MESMO QUE NÃO FAÇA SENTIDO]
Eu comentei no vídeo original e vou repetir aqui.
Acho um grande erro essa postura de sempre tutelar o pobre como se não houvesse nenhum poder de agência por parte dele. Eu entendo todas as dificuldades do dia a dia e a manipulação a que estão submetidos, porém, se mesmo na periferia tem gente de esquerda (como eu), acho que é possível sim racionalizar o poder de escolha de quem o Jessé vai se referir como "Pobre de direita". Respeitar que há pessoas pobres que por motivos diversos, escolhem acreditar no pastor para pertencer a um grupo e escolhem apoiar candidatos do partido A ou B tem a ver com tratar pessoas como humanos. A PESSOA PODE ESCOLHER APOIAR A DIREITA SENDO POBRE, MESMO QUE NÃO FAÇA SENTIDO. Nós fazemos todos os dias escolhas que não fazem sentido no longo prazo. O que o Jessé faz é uma análise de cunho histórico e sociológico desse fenômeno e que é bastante razoável.
Esquerda intelectual, PARE DE TUTELAR O POBRE.
galo de luta...prof. de historia... depois a esquerda quer ser respeitada
Pelegon playboy