A periferia nunca foi de esquerda, sou da periferia de SP, minha avó atuava nos movimentos por moradia e era eleitora do Maluf. Entendi a esquerda com meu pai, operário, que por sinal era ridicularizado pelo restante da família por ser de esquerda.
Oi, Maria. Legal expor sua experiência. Também tenho experiências parecidas. Meu avó veio do nordeste de caminhão e sempre trabalhou como peão e morava na zona leste. Ele sempre votou no Quercia, Maluf... Só em 2002 que votou no Lula, mas acredito que tenha sido pela identificação de nordestino.
Esse negócio de correr no coletivo é uma das maiores ilusões que tem mano, no caso aí e todo mundo junto e na merda né, falei mentira ou n? Fora que dentro da propria esquerda nesses paises todos e dentro da revolução, sempre vai subir a classe politica q é elite, enquanto o povao sempre vai tar na merda, só ver oq q fidel castro era (morava em palacio etc) o maduro etc etc, os cara é tudo elite mano. Discordo com muitas pautas da esquerda, mas sempre vendo os conteúdos também para ter uma visão extra/ amplianda. Mas tem alguns papos que são balela, o proprio Galo chegou a citar isso aí.
Infelizmente, no meu meio as pessoas não querem aprender. Acham chato o diálogo e se fecham na simplicidade das mensagens que a direita passa e principalmente o apelo religioso. Infelizmente Deus e Jesus são duas mercadorias muito fáceis de se vender.
Outro erro das esquerda: colocar a culpa no eleitor. Vocês precisam entender que a culpa é de vocês, por não ter o que dizer pro eleitor mais pobre. Um universitário cabeludo e fedido não passa confiança nenhuma para o seu João que é marceneiro.
Tenha respeito ao nome de Cristo, por esses motivos e outros que pobre e cristão não vota na esquerda e tem repulsa, só vem deboche, menospreza a fé, não tem respeito algum.
@@edimarsilva7578 me perdoe, não foi nesse sentido de desrespeitar a Deus, foi como infelizmente as religiões estão tratando, como comércio infelizmente, veja como uma forma de pensamento crítico em relação a forma como o evangelho está sendo pregado. Infelizmente como mercadoria.
mas vai de você escolher se vai tentar trocar ideia ou não com essas pessoas. acho que vale tentar, insistir, mas viu que não deu? paciência, uma hora vai (ou não)
vamos fazer um teste de verdade, pega uma cantineira, um porteiro, uma faxineira e um pedreiro pra escutar Jones Manoel, Ian Neves, Galo de Luta, Rita Von... bora ver a verdade! Que o trabalhador tem identificação ZERO com esses influencers
Você está pegando pessoas que já foram socializados e constrangidos, ou seja, é como você entrasse numa fábrica tóxica e vice os trabalhadores tossindo e dissesse que é da natureza humana tossir, ignorando o contexto, é como dizer que eles não querem se alinhar com as ideias de esquerda porque sofrem de alienação, falta de instrução, falta de acesso ao conhecimento crítico e hiperexposicao à desinformação, mídia comercial e ideologia capitalista 24 horas por dia desde que nasceram, é necessário um olhar crítico aos efeitos de constrangimento que a sociedade capitalista produz sobre os segmentos mais pobres que são desinstruidos, socializados precariamente, sofrerem de inúmeras carências devido a privação material, além da própria ideologia 😊
Galo precisa respirar e aceitar que ele também é alguém que necessita do aprendizado. Jessé Souza estudou o pobre de direita. Qual o problema de buscar entender a sociedade atual? Esse é o trabalho do intelectual, trabalho importantíssimo para a luta. Não sei qual o motivo de Galo se ofender. Jessé de Souza escreveu também "A Elite do Atraso". Também estudou e escreveu muita coisa a respeito da classe média. O problema é estudar? Galo aceita "fechar com o dono da hamburgueria", mas o intelectual de esquerda é inimigo. Pra ele, professor é playboy. Esse racha parece coisa de gente que se ressente por não ter estudado. Galo é inteligente pra caramba, dono de uma grande intuição também, só precisa "aceitar a aprender" com quem estudou. Ele só tem a ganhar. Nós todos só temos a ganhar. Galo é tão importante quanto Jessé, cada um na sua vertente. Não há motivo pra se sentir ofendido; precisamos dos dois.
Péssima análise. Meu deus. Aqui não tem nada a ver com estudar ou deixar de estudar. Justamente pelo fato do Galo estudar é que ele fez essa crítica ao Jessé. Qual crítica? Qual a lente de observação do mundo o Jessé usa. O Galo é um marxista, o Jessé é um liberal idealista. Tem nada a ver com saber ou deixar de saber. São formas de interpretação distintas. Ou vc acha que o Galo usou a palavra materialidade por um acaso. Ele usou essa palavra pois se refere a base filosófica do marxismo, ou seja, o materialismo histórico dialético. Jessé de Souza despreza a luta de classes numa perspectiva da economia política. O Galo pensa ao contrário. Tem nada a ver com ignorância do Galo. Isso é só preconceito da sua parte, com todo respeito.
Galo quer ser o cara que luta no campo prático, pena que ele não estudou pra entender que se não houver um plano,várias mãos na obra não vão levantar nada. Galo precisa aprender a se organizar e entender que ele não tem capacidade de liderar,ele precisa entender que ele não é a mão que segura martelo,ele é o martelo.
@@ruancesar2010 Ôh nêgo. Cê tá pintando um Galo como leitor de Marx. Não é. Galo é um maravilhoso marxista intuitivo. Usar o termo "materialismo" hoje tem muito a ver com vídeos no RUclips ou rápidas leituras. Não é preconceito meu. Sou da favela também. Galo tem um milhão de méritos! Mas a crítica que ele faz a Jessé é como se Jessé tivesse culpando os pobres. Jessé não levanta essa tese. Jessé fala do pobre de direita, mas fala também da classe média e da elite.
@@RaiDuarteRezende Galo não é só um martelo. Ele tem inteligência pra convencer a galera da quebrada, tem discurso. Galo fala bem, é articulado. Ele é martelo, mas é verbo e cérebro também.
Galo é um anti-intelectual que está doido por cargo político. Fazer a caveira de toda a esquerda e se vender como solução é parte do processo. Fico besta é da galera não perceber que o jogo dele é esse, ele é tão burro que nem consegue esconder.
Vocês não entendem que o tal pobre quer apenas trabalhar em paz, ir e voltar do trabalho sem sofrer violência e ver sua família também segura. Por isso, continuarão apanhando. Quem é realmente da periferia sabe que o crime é opcional.
Isso camarada é pensamento de GADO!!! Vc acha que trabalhar de Uber ou entregador tá de boa???? Sem nenhum direito e trabalhando e só dizendo sim a tudo que o patrão diz???? Salário que não dá para vc por seus filhos numa escola boa? Ir a um dentista? Sair para comer num restaurante bom? Poder viajar??? Vc acha que pobre não pode fazer isso? Se liga!!!!! Temos que nos unir exigir nossos direitos e não seguir só o pastorzinho ganancioso que diz pra vc que vc vai pro céu, ACORDA!!!!
@@fuleronietzsche3264Qualidade de vida inclui segurança, e segurança pressupõe mão pesada contra a criminalidade. Coloca isso no seu cerebelozinho pequeno de esquerda e talvez você entenda a "ascenção da direita" nas classes baixas.
No centro da obra, Jessé sugere que o fenômeno do “pobre de direita” não é apenas uma questão de alienação, mas de uma dominação cultural sutil, onde os grupos economicamente desfavorecidos se tornam cúmplices de uma estrutura que perpetua sua própria exclusão. O autor também propõe uma reflexão sobre como o combate a essa distorção de valores é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e menos manipulável, onde os direitos dos mais vulneráveis sejam realmente valorizados e defendidos.
@@Jamhael1tenho diploma superior , 1a da família a chegar numa univ e publica. Na moral, o que temos hj é pobre que se deixa vender por migalhas. Que se humilha de 4 em 4 anos por um churrasquinho ou promessa de compra camisa do time futebol, promessa de emprego, operação, bla bla blá...tu pode ser pobre e cair na lábia de vagabundos de direita ou pseudo esquerda, mas cair todas as vezes por anos seguidos?! É gostar de ser esculachado! E ver que nada muda a sua volta. Isso É o descrédito em si próprio como ser humano de valor e criador de riquezaspro patrão! Meus pais nunca pisaram numa universidade mas eram sempre contra quem nos Explorava e detinha o poder! As midias sociais ( dos Bilionários) ajudam a difundir a ideia da preguiça intelectual. A grande maioria da juventude está focada no individualismo. Um país riquíssimo e de uma classe dominante de Vende Pátria que aluga seus politicos de estimaçãopra fazer o jogo sujo dela e ainda difundir entre as massas assalariadas o mantra: " política nao se discute e que politico é tudo igual"! Gênios! desisti do Brasil 😢
Mas o que é a dominação cultural sutil se não a alienação? Alienação essa que é fruto da dominação dos aparelhos ideológicos por parte de quem se não da classe economicamente e politicamente dominante? Esse é o problema do Jessé, ele não consegue enxergar que as determinações do objeto social "pobre de direita" em última instância é fruto da criação de narrativa da classe que detém os meios de produção. Ele acha que o fator econômico é uma determinação concorrente com a moralidade (valores), por exemplo, quando na verdade a economia é o fator que condiciona a moralidade, ou seja, como cada sujeito está inserido na divisão social e produção do trabalho. Vide o que a Globo e outros meios de produção de informação, ou melhor, de desinformação fez com Dilma e Lula na década passada, especialmente na Lava Jato. Ou seja, quem tem essa estrutura econômica diz o que é o certo e o errado. A classe dominada (a classe trabalhadora, dentre esses o "pobre de direita") é condicionado a acreditar naquela narrativa. Vide o que fazem com os movimentos sem terra. O povo odeia o MST por distorção de valores ou por ter um grupo economicamente dominante com os aparelhos ideológicos dizendo que os sem terra são maus e querem tomar sua casa? Então a crítica do Galo é sobre qual a lente que o Jessé usa para fazer a crítica. Dominação cultural nada mais é do que IDEOLOGIA DO CAPITAL operando para manter o status quo e como contrarrevolução preventiva. Olha aí o que essa semana saiu sobre o agronegócio avaliando os materiais didáticos das escolas, ou seja, uma classe economicamente e politicamente dominante buscando firmar legitimação ideológica nos alunos desde pequenos.
Ele sabe muito mais que JESSÉ, tem a sabedoria do pelo, saca. Uma das maior merd... da esquerdalha é justamente essa mania de delegar a intelectuais mofados nos armários das universidades a capacidade de produzir alternativas de luta. O que existe é Sobrevivência, quando você está no modo sobrevivência, você está cag*ndo para as análises de intelectualóides de merd*.
Então vc discordo com o Galo, pois o mesmo está indo de encontro com o pensamento do Jessé. Quando ele usa a palavra "materialidade", ele está falando numa perspectiva marxista, ou seja, enxergar as contradições na realidade. O Jessé é um idealista da dita esquerda progressista. É um cara acadêmico que tenta explicar a subjetividade da classe trabalhadora a partir de elementos morais. Isso é tão liberal quanto um liberal mais a direita. Desconsidera a luta de classes num pleito econômico e político. É tudo moralismo e análise do objeto social que parte da cabeça dele, menos da MATERIALIDADE.
Tbm achei! Ele desconsidera que o Jessé é um acadêmico. Ele não fez o livro com objetivo de ser algo transformador e revolucionário. É apenas uma contribuição para o conhecimento acadêmico. A formalização do conhecimento é fundamental para organizar entendimento sobre o mundo.
Perceba que o Galo criticou especificamente UMA ideia do Jessé: a ideia de que o culpado é o trabalhador no subemprego. O Jessé nessa ideia não crítica a pobreza (condições) mas sim o pobre (indivíduo)
Q aula??? O q isso quer dizer?? Qual é a proposta afinal?? Gallo é mais do msm fala paca e não diz nada!! Se o problema é playboy de esquerda então blz. É q nem disse o brown, todo mundo q votou é adulto. Não tem essa de ficar lamentando o voto de ninguém não. Q arquem com as consequências.
Acumulei um total de 290 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 55 mil há 2 meses.
Sophie Rogerz? Fui apresentada a ela por um amigo. Meu marido e eu trabalhamos com ela há meses, e foi com os lucros dela que conseguimos crescer no mercado imobiliário.
e mais difícil ainda pra galera que se diz de esquerda, mas passa um pano enorme pra todas as medidas neoliberais do atual governo, abandona todas as pautas de esquerda pra tentar ganhar voto, não ganha a eleição e depois ainda diz que o tal "pobre de direita" não sabe votar
O identitarismo prejudica a esquerda. A imagem colada nela é aquela travesti dançando na UFMA. Identitarismo é uma pauta neoliberal, mas eles não entenderam aínda
Se a esquerda luta por uma sociedade sem classes sociais na qual deixe de existir uma hierarquização das pessoas que as oprima e as impeça de viver dignamente, como é que poderíamos soltar a mão da comunidade LGBT+, quando o preconceito sofrido por eles é um dos exemplos mais óbvios desse processo? Acorda, meu. Tá cheio de gente de esquerda por aí falando de vários assuntos do cotidiano em uma proporção de tempo muito maior que de temas como pronomes neutros. Esse papinho de "esquerda refém do identitarismo" é exatamente isso: um papinho, que só serve pra estereotipar a esquerda e pra incentivar o preconceito no seu seio
@@thefinaledge3554 mas o cidade q falou isso é exatamente essa pessoa q vc ta falando. Ele não é de esquerda. É de direita e na bolha dele esquerda é lutar por pronome neutro
@@marinocamara5013 provável, mas não podemos deixar essa galera falando sozinha e mostrar que esse papo é uma p*ta besteira é uma contrapropaganda importante
Acho o que ele quis dizer é que uma parte da esquerda, que é a hegemônica, é uma galera de classe média e que não dialoga com as necessidades mais urgentes do povão e tem uma arrogância, uma prepotência de querer "iluminar" os mais pobres ignorantes.
Ele falou do playboy de esquerda arrogante, que acha que sabe da realidade dos pobres mais do que eles mesmos. Se a carapuça serviu... Sou de classe média e sou de esquerda, e não me ofendi nem um pouco com o que ele disse.
O certo é mesmo a esquerda desistir do Brasil por uns 30 anos. Daqui 30 anos a gente vê como ficou. Se o pobre sem instrução conseguiu definir o que era melhor pra ele.
Caralho mano, vcs interpretam na literalidade. O que o Galo quis apontar é a esquerda PROGRESSISTA, velho. É a esquerda academicista interpreta o mundo numa perspectiva idealista. Cria na cabeça deles o que é o pobre, como o Jessé. O Galo já fez essa mesma crítica aos do campo marxista, mas ele mesmo enquanto marxista está vendo que a esquerda radical está tomando mais espaço nas ruas. Ele mesmo faz esse papel hoje. Entenda isso.
Tbm concordo com o Galo. Mas tbm vejo que o estudo de Jesse traz muito boas compreensões exatamente para quem passa pela academia, inclusive, os estudantes de periferia. O enfrentamento das necropolíticas tem muitas frentes e contornos que vão se desenhando pelo caminho. Por outro lado, tudo está em movimento constante e a comunicação é avalanche. Mas a própria fala do Galo evidencia como é preciso pensar a materialidade.
Explica somente uma vertente das necropoliticas que não sejam na perspectiva de dominação de classe enquanto submissão da classe oprimida subjugada ao interesse da classe opressora. Qual vertente que explica melhor o necroestado brasileiro?
@@ruancesar2010Quem monta um exército, o homem desconstruído que teve tempo de pensar ou o cara que faz rosto de mal, fala de proteger a família de algum mal e quem diz que o sucesso dele é o sucesso de todo mundo?
A curtida foi pra fala do Galo. Só fico com a dúvida do motivo da UOL estar dando espaço pra uma fala tão poderosa, levando em consideração do lado que esse veículo está.
@@luannbarros9080 que tbm têm a Pagseguro (se não me engano)... são da elite, então, esse lance de serem de esquerda não faz o menor sentido, pelo menos, pra mim. A gente tem que parar com esse papinho de esquerda e direita... aqui é o Btasil e o modus operandi é maluco rs
Pode ser uma tentativa de esvaziar o discurso. Como fizeram com o Boulos... Foram aceitando ele na mídia e ele foi "amornando". Igual alguns rappers também.
@@baraccccPq ele não entenderá se vier a ler? Olha o preconceito advindo do seu comentário, meu. São de pessoas como vc que o Galo está apontando uma crítica. Vergonha.
Vc possivelmente não entendeu a crítica do Galo. Ele está dizendo que o Jessé usa a lente de interpretação do mundo errada. O Jessé pode está tentando fazer uma análise honestas mas com a lente errada (liberal e idealista) por óbvio o diagnóstico é errado. Imagine a solução. A lente que o Galo usa é a da luta de classes. Algo que o Jessé despreza numa perspectiva da economia política. Pra Jessé a economia é uma consequência não a base. Ou seja, Galo é um marxista, e não por um acaso ele usa a palavra MATERIALIDADE. Materialismo histórico dialético é a base filosófica do marxismo. Imbecilidade é acharem que por ele falar como os mano da quebrada o mesmo não entende de teoria e não lê, igual a outra acima de cima no comentário. Quem pensa assim está somente sendo preconceituoso.
Sempre a mesma ladainha, essa conversa de rico vs rico. E quando é pobre vs pobre? O pobre que ferra com o outro pobre, hoje o morador que quer um sossego, ficar tranquilo, ter um descanso é praticamente expulso da periferia devido aos pancadões e fluxos de quinta a domingo.
@@rosanetavares3848 Essa tua conversa fiada funciona só em algum DCE de Universidade Federal, mas no Mundo Real você apenas parece um Palhaço perante os olhos da Sociedade.
@@rosanetavares3848 "Consciência de classe" isso da pra comer? como é ? Tu acha mesmo que o pobre não sabe que é pobre? A esquerda é delirante demais... Muito livro e teoria e pouca prática e vivencia.
@@rosanetavares3848 Difícil ter consciência de classe quando pessoas arrogantes como você ignoram a realidade da periferia, em relação a situações como a descrita pelo rapaz acima.
Exato, e o Galo de Luta acha bonito a periferia ser cheia de bandidos e sem noções, pois pra ele é quem da fuga de moto da PM e não tem medo que vão ser os lutadores contra o sistema kkkkkkk...
Trouxa arrogante. Vai lá então Malcon Big Mac Com essa retórica Esquerda/Direita. Vc tem as respostas vai lá então,mostre como fazer. O “blogueirinho” da quebrada
Sou fã do Galo. Acompanho, sigo, curto mas ele não entendeu Jessé de Sousa. Ler, escutar e divulgar Jessé é mais q necessário em nossos tempos (A Ralé Brasileira, A Classe Média no Espelho, A Elite do Atraso, Como a Escravidão Criou o Brasil, O Pobre de Direita) Livros muito fodas e q precisam ser divulgados. JESSÉ É UM INTELECTUAL BRILHANTE. PROFESSOR DOUTOR PESQUISADOR. NOSSO ALIADO. É UM DOS NOSSOS E ESTÁ TOTALMENTE DO NOSSO LADO NA LUTA.
jessé fala difícil. o pobre trabalhador que tem jornada de 10h e pega 4h ou mais de transporte público não consegue entender o que o jessé fala. a linguagem tem que ser simplificada pra que a base consiga ter sua consciência de classe.
Não é porque é "aliado" que temos que engolir com casca e tudo. Jessé tem a sua importância indiscutível. Mas já está no modo repeat do senso comum. Um título "pobre de direita" é um eufemismo pra toda população brasileira.
o jessé que, nos primeiros e únicos contatos que tive, fez uma par de leitura problemática e qualquer coisa? to de boa, existem outros caras por aí pra ouvir. sei que é aliado, mas não sou obrigado a acompanhar
@@keanu_yves e está enchendo o rabo de $ vendendo curso com o Eduardo Moreira. Me impressiona como as pessoas não no percebem que só estes caras se dão bem, os moto boys e ubers vão continuar ralando e ganhando pouco!
@@pv.v1ctor realidade nua e crua e entrar no mercado e arrepiar os cabelos do cool com o preço de tudo, ai o pobre pensa pow falaram q ia ter picanha não consigo comprar nem salsicha....
O Galo demonstrou uma grande ignorância em sua fala ao fazer uma crítica bem vazia ao Jessé de Souza. Tem que conhecer minimamente a obrar ou o trabalho do autor pra fazer uma crítica mais coerente, não li ou ouvi , em nenhum lugar, o Jessé de Souza dizer que "o problema é o motoboy". Concordo com algumas coisas que o Galo diz, no entanto tem coisa que ele fala que é mais opinião do que fato.
Meu deus do céu, vc está partindo da mesma lógica preconceituosa do que muitos dizem combater mas conservam ao emitir esse tipo de opinião. O Galo sabe muito bem o que o Jessé quis dizer, porém o Galo tem uma perspectiva e uma lente de observação do mundo que é diferente da que o Jessé usa, ou seja, o Galo está dizendo que o Jessé desconsidera a luta de classes numa perspectiva da economia política e foca numa avaliação idealista do pobre. O Jessé idealiza o pobre. Ele desconsidera, por exemplo, a ideologia liberal, enquanto ferramenta de dominação de classe e extrai da cabeça dele as determinações estruturantes do pq pessoas pobres estão vinculadas mais com a direita. Se vc entender a categoria marxiana de ideologia e a base filosófica material histórica dialética, aí vc vai entender melhor crítica do Galo sobre o Jessé.
@@ruancesar2010 Acredito que pra saber muito bem o que o Jessé quis dizer, tem que ler o livro dele. Pela fala do Galo, aparentemente, ele não leu. Dizer que alguém faz uma crítica vazia agora é preconceito? Acredito que não. O Galo viajou na fala dele, eu apenas discordei e você tá defendendo a fala de quem tirou conclusões de algo que, aparentemente, não conhece. Tirar conclusões de algo que não conhecemos muito bem é conhecido normalmente como: preconceito.
Maior perda de tempo do mundo ler um autor famosamente elitista falar de um tema que já ta desenvolvido de forma correta desde marx (ideologia e superestrutura) de forma porca pra fazer uma critica que não interessa pras pessoas que ele ta tentando alcançar, que tao cagando pra obra do jesse
Não pode, só isso, Jessé precisa passar 3 meses em campos do MST, sentindo na pele o que o pobre passa todo santo dia, pronto ele vai entender completamente a urgência e o problema do que ele espalha
@@andersoncardoso255 o que tem a ver cara? E na sua própria analogia você vai contra o Jessé, ele viu as dores de alguém da periferia? Tenho certeza que nada disso chega no bairro que ele mora, se ao menos participasse ativamente de organizações sociais periféricas, olhando olho no olho a desgraça da fome.
Vc não entendeu a crítica do Galo. Ele não está falando de estar no meio, mas de saber interpretar o meio. Materialidade aqui é na perspectiva marxista, ou seja, usar a lente da luta de classes. Isso que o Galo quis dizer.
A votação do projeto das taxação de fortunas acima de 10 milhões de reais para isentar o trabalhador que ganha até 5 salários mínimos por mês mostra o quanto a base do Congresso é Senado não tem nenhuma preocupação com a justiça social. O,5% de quem tem fortuna de 10 milhões é um valor 200 vezes menor do que a pessoa tem de patrimônio. Os sindicatos e associações e comunidades deveriam preparar um folheto e explicar para a população com dados, cálculos e argumentos simples. De posse desse folheto ficaria mais fácil convencer as pessoas mais humildes o quanto elas são manipuladas.
se voce entender como funciona a distribuição de cadeiras no congresso e que 1/3 sao do centrao, alem disso direita e esquerda nao se preocupam com nada. Voce entenderia porque nada vai pra frente
@@josueramos6449 fim do pacto federativo, maior autonomia dos estados e municipios com o dinheiro da uniao. Mas até descer ja foi desviado ou usado pra um gasto publico indevido, mamatas da politica. fora o sistema tributario que so vai ser alterado a partir de 2029 e será o maior IVA do mundo. E a taxação sobre o consumo ser mais pesado que a renda não vai mudar em nada. Ou seja, nada vai mudar
@@LeoneRothstein Que bagunça de ideias kkkk Tentar organizar melhor cara. Mas enfim, no sentido de distribuição de renda essa reforma do IVA realmente não muda nada, mas o assunto nem é esse. A política hoje em dia, hoje em dia não, sempre, sempre foi manupulação. A questão central é o conflito distributivo, nenhum governo pautou isso. Quer dizer, o do bozo até fez, mas em favor dos rentistas com o arrocho sobre a previdência. Falar sobre política de fato tem riscos, o risco de quem manupula o debate perder a boquinha.
@flavio2989 realmente pra mim foi a primeira e pra muita gente porque a imensa maioria da esquerda caviar só que fazer revolução dentro das universidades públicas e de suas residências sob ar condicionado. Essa autocrítica é que aproxima possíveis eleitores que como eu podem votar em candidatos a esquerda ainda que não o seja pra afastar o país de uma autocracia de natureza religiosa . Infelizmente a imensa maioria da esquerda brasileira quer continuar nessa agenda velha e de um discurso negaciocista da realidade...essa ofensa jocosa "pobre de direita" carrega o fim da esquerda como a gente conhece....ainda bem.
Quando ele fala que não existe pobre de direita, ele fala que o pobre é enganado pela direita. Não existe pobre indo para manifestação defender privatização de estatais, o pobre quer uma vida melhor e acha que alguns candidatos de extrema direita, que vem com um falso radicalismo vai propiciar isso.
acho que ele se expressou de forma dúbia, mas que eu concordo, e o amigo nas respostas deu uma esclarecida. o pobre de direita é o pobre ferramenta da direita, da direita “de verdade”, essa neoliberal. o pobre não é neoliberal, o pobre é muitas vezes conservador, ponto
Além disso, Souza aponta que a mídia e outras instituições culturais desempenham um papel crucial na propagação desses valores, promovendo uma narrativa que associa o sucesso econômico a virtudes pessoais e a pobreza a falhas de caráter. Esse discurso cria um ambiente em que os mais pobres se veem forçados a adotar a ideologia da classe dominante, acreditando que precisam defender seus valores para se integrarem socialmente. Em muitos casos, esse processo gera uma adesão inconsciente a políticas que desvalorizam os direitos trabalhistas e sociais, aprofundando a desigualdade.
Olha a preciosidade da inteligência na periferia. Temos a tendência de achar que o conhecimento está nas mãos de brancos, universitários e na elite pensante. NÃO ESTÁ... temos várias pessoas como esse cara que tem um conhecimento precioso, mas não são ouvidos.
Eu acho um erro chamar qualquer sul americano de branco, tu sabe que os Caucasianos Ocidentais não considera essa galera como branca, o mais assertivo e falar de pessoas ocidentalizadas de famílias tradicionais e refugiados da Europa Ocidental que teve privilégio no Brasil. No mais para o norte global todo sul americano assim como do centro é a mesma coisa.
@@felipejose8834 o que “caucasianos ocidentais” pensam é irrelevante, e seu raciocínio é uma generalização crassa. Se a pessoa é de origem europeia ela é sim branca, gostemos ou não.
@@eleftheriaithanatos1162 Eu sou Pardo e tenho gene europeu logo sou europeu, há mas também tenho gene africanos então sou Negro e Semita, espera mas também tenho gene Nativo Americano então sou Ameríndio. Argumento simplista e anti antropológico. Fora que quem criou o Ocidente foram os Caucasianos, não é você quem vai falar para os caras o que é o ocidente pra quem criou essa civilização. Ser Caucasiano étnico é uma coisa, ser branco é outra, a raça é só política nem no meio antropológico ela é. Os Eslavos no século XX não era considerado da tal raça branca assim como os Irlandeses, imagina os sul americano que nem europeus são.
O problema é que o pseudo pobre de direita usufrui das conquistas que a esquerda,,, férias,, décimo terceiro,,, PIS,, seguro desemprego,,, ProUni,, desenrola,,, SUS etc etc etc
Por isso que a esquerda playboy é o problema. Cê assistiu o vídeo no mudo, irmão? Se você acredita nessa democracia hoje posta no Brasil, vai ser sempre quebrar a cara e ser governado por pessoas que você não concorda, justo por causa desse discursinho egoísta e arrogante de merda. Basta lembrar que nós, os pobres (classe c/d/e), somos a maioria.
É uma realidade na minha grande família há uns 50 anos, exceto por um par de tios recebedores de "bolsas que não precisam" que insistem em apertar 13 na "caixa de voto do T$E".....
Os 2 são o problema. "No dia que o empresário da hamburgueria se juntar com o motoboy..." Isso é utopia. Ninguém está ligando para o motoboy. Tudo tem que ser obrigado. Se pudessem faziam os caras trabalhar de graça. Só pagam porque é obrigado. O negócio é complexo.
@@marinocamara5013 Eles falam a real, se esse dia vai chegar, é outra coisa... tbm não acredito, observando como a maioria das pessoas atuam no seu cotidiano.
A análise do Galo é muito fraca!! A culpa é do PETISMO!! O PT foi quem esvaziou os sindicatos! Fez programas sociais, porém manteve o PND (programa nacional de desestatização) que está em vigor desde o governo Collor!! Os governos PT foram os que mais causaram concentração de renda na história!! O PT fortaleceu as igrejas evangélicas, os bilionários, o agro... tudo em nome de governança. O PT foi quem mais armou a direita na história!! A esquerda hoje é completamente insignificante!!
@@danielhenrique9873 não vai chegar. A gente sabe como são as coisas. Não adianta falar: se o próximo presidente colocar o salário mínimo de 4 mil reais vai melhorar a situação da classe mais pobre. Isso não vai acontecer. Não precisa falar "se".
@InnerEvolution302 A Rússia sucumbiu à guerra fria e os embargos do ocidente. Os países socialistas todos são embargados. Quando eu falo em união é no mundo todo... O povo contra o sistema.
Os conhecimentos teóricos e diplomas são importantes, mas não substituem a experiência prática e a compreensão das necessidades da população, Paulo Galo deu um ótima instrução sobre isso.
Esse ex-presidiario só fala asneira com palavras de efeitos e isso da a entender aos mais pobres que ele está falando algo coerente, pecebe-se que esse vídeo começou e terminou sem pé nem cabeça
Não entregar o lanche de 500 contos é oprimir quem depende de vc. Imagina se aquele lanche de 500 contos foi a celebração de um pobre que pode juntar e dar alegria para os filhos por um dia!
Porque ele faz parte da esquerda revolucionária e entende a importância da autocrítica para o nosso campo ao invés de ficar lambendo as bolas de intelectuais que não vivem o que vive o proletariado.
Galo e Jessé Souza. Difícil saber quem esta certo, né? Essa coisa de isentar o cara pobre que não tem consciência de classa colocando a culpa na esquerda, é bem coisa de pobre de direta mesmo, Galo. Desculpa a franquza, mas o papo é reto nesse nível.
Lembra quando ele foi preso e ficávamos no Twitter pedindo a liberdade dele? Eu acho que ele pode fazer a crítica que quiser mas não concordo com o ataque feito ao Jessé de Souza. Ele mais atacou quem sempre lutou para conscientização das desigualdades sociais do que ao sistema que cria as próprias desigualdades sociais.
День назад+1
Traduzindo o comentário da mina: "o pobre que não concorda comigo e me idolatra merece ser preso."
O que o Jessé não entende é que não é a pobreza a condicionante da alienação, mas sim a concentração da riqueza, consequentemente o poder político que formata a ideologia dominante que irá condicionar o pobre. Saiu essa semana que o agronegócio está investindo para avaliar os materiais didáticos das escolas e saber o que os alunos estão aprendendo sobre o agro. Os representantes desse investimento dizem que é importante verificar se os alunos estão mesmo aprendendo o "CORRETO" sobre o agro. Mas quem diz o que é o correto? Neste caso o agro que tem o poder econômico e pode muito bem fazer lobby político junto ao Estado para criar um material que faça a molecada legitimar o agro como uma prática boa e inofensiva ao meio ambiente. Daí o moleque cresce aprendendo que o agronegócio é bom, que o MST é mau e que reforma agrária é coisa de esquerdista. Quem condicionou isso se não o que tem o poder econômico e os aparelhos ideológicos? Simples assim.
Problema é o pobre de direita.....todo dia tem direitos tirados ou fica sem acesso a serviços públicos e continua votando em quem não gosta do dele e do povo.
Exato amigo....o problema é sim o pobre de direita. Pra mim ficou claro a comemoração do pobre que se acha rico que o congresso não aprovou a taxação de grandes fortunas. Infelizmente o brasileiro não gosta de ler, não gosta de aprender. O imposto por exemplo, a carga tributária do Brasil caiu com o governo atual em 0,32 por cento. Uma redução quase inespressiva, mas caiu. Mas lá na rede social, nas frases de impacto, no meme de Facebook diz que aumentou absurdamente.... e quem ganha com isso? O rico, pois o pobre tá senso contra as reformas que beneficiam ele mesmo.
aqui no Belenzinho São Paulo está bem acessível e muito mais Barata que no tempo do Inominável.... Não enxergar a diferença pra melhor do governo atual.... é cegueira cognitiva!rsssssssss
Esse é o mesmo mano, que queimou uma estatua proximo a um posto de gasolina ? O mesmo mano que disse que comia a comida dos outros aue fizeram pedido nos aplicativos? O mesmo mano que diz que pichador só quer ver seu nome no alto de um.predio, pq ele nao significa nada ora sociedade ? Deus é mais quem da ouvidos a um ser desse
O Jessé não diz isso no livro, ele busca os motivos e como a direita utiliza o ressentimento para cooptar. No caso, o pobre. Jessé e o Galo falam coisas importantes.
@@rodolphismopela fala do Galo, parece que ele não leu mesmo. Não que o Jessé esteja certo, mas ele falou o contrário do que as obras do Jessé fala. Jesse tem uma crítica muito forte também a classe média.
@@cdiogocGalo parece ter criticado o termo "pobre de direita" inclusive teve Keynesianos que concordaram que esse termo é preconceituoso e não aponta para o entendimento real do porque o trabalhador é de direita.
O dono da hamburgueria não quer saber do entregador. Ele está no corre da vida dele. O que vai interessar é a entrega no prazo ou mais rápida que o combinado. Se vc cair de moto o problema é do Estado. Não há parceria aí. Vc está iludido.
E o dono da hamburgueria e o próprio entregador já não estão sufocados por tanto imposto , para o estado tomar conta disso ? O estado se propõe a fazer isso e cobra imposto pra crl, ai quando o trabalhador fica doente querem lavar as mãos ? Estamos pagando impostos para que então ?
E tem um fato que me chamou bastante a atenção tbem além do que o Paulo Galo falou que foi a abstenção! Índice elevado de pessoas que não votaram reflete na minha opinião o descontentamento geral independente se é esquerda direita centro ...
@@vandaarriscado6192 conheço muitas pessoas que não votaram, e eles não tem o discurso de que não tem político que os represente, ele acreditam que a política não muda nada a vida delas e não tem posição política referem não ser nem de direita e esquerda e aliás nem sabe o que isso significa, a maioria não sabia nem quem era o prefeito da cidade (SP) e também não sabia o nome do governador (SP). Eles acham que são tudo igual e que não muda nada independente de quem esteja lá. Você não consegue um diálogo, pq eles só debocham.
@@ACM-w7k sabem muito bem. Querem melhorias reais pra vida deles. Mas já desanimaram. Já desistiram de esperar algo dos outros e fazem a sua propria correria. Se eu falar que vou te dar 50 reais 20 vezes e nunca te der, na próxima vez vc vai acreditar ou não vai nem querer conversa? O povo cansou de tanta mentira. É a alienação. Vc enfraquece o povo e fica fácil controlar. Na história da humanidade sempre teve isso.
A abstenção em países onde o voto não é obrigatório é alta. O que está acontecendo no Brasil é que o povo está descobrindo que não é um pesadelo não votar, justificar é muito fácil ( hoje você faz pelo aplicativo) e a multa é irrisória. Esse percentual de não votantes vai ser alto daqui pra frente
@@ACM-w7k os que não votaram tendem pra direita caso vão votar , é só pensar se ele não acredita nos políticos e no estado... caso ele resolva ir votar ela vai votar no que proponha menos políticagem e menos estado, menos imposto etc.. ou seja na direita liberal.
No livro, Jessé se aprofunda no paradoxo de parte significativa das classes populares brasileiras apoiarem ideologias de direita, que muitas vezes se voltam contra os próprios interesses socioeconômicos desses grupos. Souza examina as causas históricas e culturais desse fenômeno, analisando como uma estrutura social desigual e um sistema de comunicação manipulador contribuem para esse comportamento contraditório. Fica evidente na argumentação do autor que a ideologia da direita, ao promover valores como meritocracia e individualismo, cria a ilusão de que o sucesso ou o fracasso na vida depende unicamente do esforço pessoal. Essa visão, segundo Souza, oculta o papel fundamental de fatores estruturais, como o acesso desigual à educação e às oportunidades de trabalho, que determinam em grande parte o destino dos indivíduos. Para ele, essa perspectiva reforça uma visão distorcida de justiça social e alimenta o estigma contra a pobreza, gerando uma cultura de julgamento em que o pobre é responsabilizado por sua condição.
O simbólico não existe por si só. Todo simbólico se âncora em uma materialidade. Exemplo: na idade média não existia a ideia de meritocracia liberal, a noção era que deus criou as pessoas com uma função que era pra toda vida (rezar pra o clero, guerrear pra o nobre e trabalhar pra o servo). Quando o regime feudal desabou, essa noção não se sustentou. O simbólico mudou, mas não mudou com mágica, mudou com a mudança da materialidade.
A esquerda abandonou o pobre e o proletariado para abraçar discursos identitários. Além disso, a precariedade existente no Brasil propicia a criação de fenômenos como Bolsonaro, Marçal e outros que ainda virão. O ponto é: as bases culturais e educacionais brasileiras precisam ser reformadas, independentemente de serem de esquerda ou de direita. Enquanto esse esforço não for feito, estaremos fadados a correr em círculos.
O Jessé não fala sobre culpa, não faz análise moral. Ele está analisando um fenômeno: pobres elegendo a direita. Ele busca o motivo desta distorção. Chamá-lo de vacilão foi ignorância e faltou uma humildade aí. O Jessé está do mesmo lado que ele.
4:30 pelo menos no meu caso toda a minha família é de direita pendendo ao reacionárismo e 90% dos meus antigos amigos hj em dia tb sao de direita. Acho q depois de um tempo cada um absorve suas lições e escolhem o seu lado. Vai do coração de cada um
@edramos9337 A galera que faz trabalho de base o tempo todo é não só aparece na comunidade na campanha. Os coletivos precisam creacer, e felizmente estão crescendo. Mas não essa esquerda que faz tudo pelo centrão
Ai, Galo vc tem uma visão correta da sua luta e das demais, mas Jesse Souza é um teórico, pesquisador e pensador. Ele aproveitou uma expressao "pobre de direita" que tem sido usada e não exatamente usou a expressão como se usa por aí. Tanto ele como vc são necessários. Vc citou Marx, um teórico. Vc leu e entendeu, por isso sua luta é pertinente e tem tido efeito e sucesso. E que bom isso é. Prossiga!
!O ponto mais incrível é o Galo de Luta estar em uma reportagem no "uol prime" e o Jessé estar comentando um livro absurdo no "ICL"... tudo invertido mano... se o Playba da esquerda quer ajudar tem que dar o espaço para pessoas como o Galo de Luta e o Chavosso da USP, pessoas que realmente conhecem a periferia de verdade.
@@ClaudiaCruz-gf5oq contra fatos não há argumentos, esse cidadão é um pobre coitado, que nunca vai prosperar, se não souber falar corretamente. Falta educação pra ele e talvez para você também.
A periferia nunca foi de esquerda, sou da periferia de SP, minha avó atuava nos movimentos por moradia e era eleitora do Maluf. Entendi a esquerda com meu pai, operário, que por sinal era ridicularizado pelo restante da família por ser de esquerda.
Sua vó atuava em movimentos por moradia, ela não era de direita, ela votava na direita por outros motivos.
Ela, você e tantos da periferia (fora dela também) sabe oq é direita e esquerda???
Oi, Maria. Legal expor sua experiência. Também tenho experiências parecidas. Meu avó veio do nordeste de caminhão e sempre trabalhou como peão e morava na zona leste. Ele sempre votou no Quercia, Maluf... Só em 2002 que votou no Lula, mas acredito que tenha sido pela identificação de nordestino.
Esquerda e direita são determinados pela capacidade cognitiva. Se a educação falhar, a pessoa cai na fossa de esgoto da direita.
@@wilts91 direita se sustenta em bordão e frase feita. Eles não têm mais nada a oferecer para o povo, além de falar de Deus e etc...
Xingar alguém de "pobre de direita" é o mais alto nível de preconceito, no sentido de voto, a esquerda rica sempre perderá.
Um preconceito justificado. Vc não pode isentar o povo da responsabilidade, por votarem em uma direita que vai prejudicá-los.
@@Jose-yj5ue e desde quando a esquerda o beneficia.... no peso da balança ambos os lados são iguais em prejudicar o povo
@@ilanrocha6316 como que vc fala de política sem se quer ter buscado informações antes? Papagaio ignorante.
Exatamente, por mais que eu repudie a direita @@ilanrocha6316
@@Jose-yj5ue esquerda beneficia o mensalao, petrolao e desvio de dinheiro publico ne kkkkkkk
Mano, o povão realmente quer subir a qualquer custo, só quando cai e quebra a cara que corre no coletivo
Coletivo é máfia, escravidão!
Isso não é natural. Isso é fruto da ideologia liberal, especialmente nessa fase do capitalismo que vivemos, o neoliberalismo.
Esse negócio de correr no coletivo é uma das maiores ilusões que tem mano, no caso aí e todo mundo junto e na merda né, falei mentira ou n? Fora que dentro da propria esquerda nesses paises todos e dentro da revolução, sempre vai subir a classe politica q é elite, enquanto o povao sempre vai tar na merda, só ver oq q fidel castro era (morava em palacio etc) o maduro etc etc, os cara é tudo elite mano. Discordo com muitas pautas da esquerda, mas sempre vendo os conteúdos também para ter uma visão extra/ amplianda. Mas tem alguns papos que são balela, o proprio Galo chegou a citar isso aí.
Brasileiro não é coletivo. Um querendo passar a pena no outro .
Concordo, pouca farinha meu pirão primeiro.
Infelizmente, no meu meio as pessoas não querem aprender. Acham chato o diálogo e se fecham na simplicidade das mensagens que a direita passa e principalmente o apelo religioso.
Infelizmente Deus e Jesus são duas mercadorias muito fáceis de se vender.
Outro erro das esquerda: colocar a culpa no eleitor. Vocês precisam entender que a culpa é de vocês, por não ter o que dizer pro eleitor mais pobre. Um universitário cabeludo e fedido não passa confiança nenhuma para o seu João que é marceneiro.
Tenha respeito ao nome de Cristo, por esses motivos e outros que pobre e cristão não vota na esquerda e tem repulsa, só vem deboche, menospreza a fé, não tem respeito algum.
@@edimarsilva7578ele não debochou, só falou verdades. deus é vendido como mercadoria pelos mercadores da fé das grandes instituições religiosas.
@@edimarsilva7578 me perdoe, não foi nesse sentido de desrespeitar a Deus, foi como infelizmente as religiões estão tratando, como comércio infelizmente, veja como uma forma de pensamento crítico em relação a forma como o evangelho está sendo pregado. Infelizmente como mercadoria.
mas vai de você escolher se vai tentar trocar ideia ou não com essas pessoas. acho que vale tentar, insistir, mas viu que não deu? paciência, uma hora vai (ou não)
vamos fazer um teste de verdade, pega uma cantineira, um porteiro, uma faxineira e um pedreiro pra escutar Jones Manoel, Ian Neves, Galo de Luta, Rita Von... bora ver a verdade! Que o trabalhador tem identificação ZERO com esses influencers
Faltou citar a dondoca que tentou fazer cosplay de oriunda da quebrada.
vai se identificar com nando moura, mamae falei, renan santos, superman da shopee, etc...
Você está pegando pessoas que já foram socializados e constrangidos, ou seja, é como você entrasse numa fábrica tóxica e vice os trabalhadores tossindo e dissesse que é da natureza humana tossir, ignorando o contexto, é como dizer que eles não querem se alinhar com as ideias de esquerda porque sofrem de alienação, falta de instrução, falta de acesso ao conhecimento crítico e hiperexposicao à desinformação, mídia comercial e ideologia capitalista 24 horas por dia desde que nasceram, é necessário um olhar crítico aos efeitos de constrangimento que a sociedade capitalista produz sobre os segmentos mais pobres que são desinstruidos, socializados precariamente, sofrerem de inúmeras carências devido a privação material, além da própria ideologia
😊
Mas eles não têm identificação por não concordarem com a posição política deles ou pq essas pessoas não chegam nelas devido algoritmo e etc?
@@TonpusonEruPi kkkk me atualiza mano, quem vc se refere?
"Pobre de Direita" é igual "Socialista de Iphone". São expressões que mais atrapalham do que ajudam a explicar as coisas
Não é apenas uma constatação, o Galo é um que está indo nesta seara do "pobre de direita".
não tem nada a ver uma coisa c a outra
falou o pobre de direta que quer ficar na moita rs
ok comunista de iphone e galo é presa, todo mundo come
@@Uechim a esquerda ataca o pobre enquanto a direita ataca o playboy por isso que a direita vai vencer
- Não vou entregar seu lanxi não cussaum
Galo de Fuga
Rac é meuzovo
pega seu lanxi que eu pego o meu cussaum
Péguseuquieupegumeu
Kkkk não entrega o lanche e não tem salário. Fica dando uma de fodao e outro vai entregar o lanche e ganhar o salário no final do mês
Galo precisa respirar e aceitar que ele também é alguém que necessita do aprendizado. Jessé Souza estudou o pobre de direita. Qual o problema de buscar entender a sociedade atual? Esse é o trabalho do intelectual, trabalho importantíssimo para a luta. Não sei qual o motivo de Galo se ofender. Jessé de Souza escreveu também "A Elite do Atraso". Também estudou e escreveu muita coisa a respeito da classe média. O problema é estudar? Galo aceita "fechar com o dono da hamburgueria", mas o intelectual de esquerda é inimigo. Pra ele, professor é playboy. Esse racha parece coisa de gente que se ressente por não ter estudado. Galo é inteligente pra caramba, dono de uma grande intuição também, só precisa "aceitar a aprender" com quem estudou. Ele só tem a ganhar. Nós todos só temos a ganhar. Galo é tão importante quanto Jessé, cada um na sua vertente. Não há motivo pra se sentir ofendido; precisamos dos dois.
Péssima análise. Meu deus.
Aqui não tem nada a ver com estudar ou deixar de estudar. Justamente pelo fato do Galo estudar é que ele fez essa crítica ao Jessé. Qual crítica? Qual a lente de observação do mundo o Jessé usa.
O Galo é um marxista, o Jessé é um liberal idealista.
Tem nada a ver com saber ou deixar de saber. São formas de interpretação distintas. Ou vc acha que o Galo usou a palavra materialidade por um acaso. Ele usou essa palavra pois se refere a base filosófica do marxismo, ou seja, o materialismo histórico dialético.
Jessé de Souza despreza a luta de classes numa perspectiva da economia política. O Galo pensa ao contrário.
Tem nada a ver com ignorância do Galo. Isso é só preconceito da sua parte, com todo respeito.
Galo quer ser o cara que luta no campo prático, pena que ele não estudou pra entender que se não houver um plano,várias mãos na obra não vão levantar nada.
Galo precisa aprender a se organizar e entender que ele não tem capacidade de liderar,ele precisa entender que ele não é a mão que segura martelo,ele é o martelo.
@@ruancesar2010 Ôh nêgo. Cê tá pintando um Galo como leitor de Marx. Não é. Galo é um maravilhoso marxista intuitivo. Usar o termo "materialismo" hoje tem muito a ver com vídeos no RUclips ou rápidas leituras. Não é preconceito meu. Sou da favela também. Galo tem um milhão de méritos! Mas a crítica que ele faz a Jessé é como se Jessé tivesse culpando os pobres. Jessé não levanta essa tese. Jessé fala do pobre de direita, mas fala também da classe média e da elite.
@@RaiDuarteRezende Galo não é só um martelo. Ele tem inteligência pra convencer a galera da quebrada, tem discurso. Galo fala bem, é articulado. Ele é martelo, mas é verbo e cérebro também.
Galo é um anti-intelectual que está doido por cargo político. Fazer a caveira de toda a esquerda e se vender como solução é parte do processo. Fico besta é da galera não perceber que o jogo dele é esse, ele é tão burro que nem consegue esconder.
Vocês não entendem que o tal pobre quer apenas trabalhar em paz, ir e voltar do trabalho sem sofrer violência e ver sua família também segura. Por isso, continuarão apanhando. Quem é realmente da periferia sabe que o crime é opcional.
Perfeito o seu comentário. Parabéns!
Isso camarada é pensamento de GADO!!! Vc acha que trabalhar de Uber ou entregador tá de boa???? Sem nenhum direito e trabalhando e só dizendo sim a tudo que o patrão diz???? Salário que não dá para vc por seus filhos numa escola boa? Ir a um dentista? Sair para comer num restaurante bom? Poder viajar??? Vc acha que pobre não pode fazer isso? Se liga!!!!! Temos que nos unir exigir nossos direitos e não seguir só o pastorzinho ganancioso que diz pra vc que vc vai pro céu, ACORDA!!!!
Pobre que ter qualidade de vida rapaz, sei disso pq fui pobre e queria qualidade de vida
Nossa como não entendem algo tão simples. Em simples palavras você consegue dizer Oque jamais intelectuais dirão e entenderão.
@@fuleronietzsche3264Qualidade de vida inclui segurança, e segurança pressupõe mão pesada contra a criminalidade. Coloca isso no seu cerebelozinho pequeno de esquerda e talvez você entenda a "ascenção da direita" nas classes baixas.
Quando a pessoa pensa ao invés de ficar em grupinho político, é assim. Parabéns, Galo.
Logo logo ele vira direitista, faz parte do processo kkkkkk
Grupinho político de pessoas que não participam de "grupinho político".. é um paradoxo..
@@Lu.20 O Galo só quer sobreviver, o discurso é o meio...
O grande sábio que tentou queimar uma estátua.
@@beyblade2686 Você pelo jeito nem viu o vídeo. Um cara resolvido desse nunca se juntaria com a direita porca
No centro da obra, Jessé sugere que o fenômeno do “pobre de direita” não é apenas uma questão de alienação, mas de uma dominação cultural sutil, onde os grupos economicamente desfavorecidos se tornam cúmplices de uma estrutura que perpetua sua própria exclusão. O autor também propõe uma reflexão sobre como o combate a essa distorção de valores é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e menos manipulável, onde os direitos dos mais vulneráveis sejam realmente valorizados e defendidos.
Quando conseguir explicar esse texto para alguém que não tem um diploma de faculdade, aí volte para comentar. Até lá, menos...
@@Jamhael1 o seu pedido reforça a própria explicação do texto.
pareceu meio genérico, mas vou ler pra ter a certeza
@@Jamhael1tenho diploma superior , 1a da família a chegar numa univ e publica. Na moral, o que temos hj é pobre que se deixa vender por migalhas. Que se humilha de 4 em 4 anos por um churrasquinho ou promessa de compra camisa do time futebol, promessa de emprego, operação, bla bla blá...tu pode ser pobre e cair na lábia de vagabundos de direita ou pseudo esquerda, mas cair todas as vezes por anos seguidos?! É gostar de ser esculachado! E ver que nada muda a sua volta. Isso É o descrédito em si próprio como ser humano de valor e criador de riquezaspro patrão! Meus pais nunca pisaram numa universidade mas eram sempre contra quem nos Explorava e detinha o poder! As midias sociais ( dos Bilionários) ajudam a difundir a ideia da preguiça intelectual. A grande maioria da juventude está focada no individualismo. Um país riquíssimo e de uma classe dominante de Vende Pátria que aluga seus politicos de estimaçãopra fazer o jogo sujo dela e ainda difundir entre as massas assalariadas o mantra: " política nao se discute e que politico é tudo igual"! Gênios! desisti do Brasil 😢
Mas o que é a dominação cultural sutil se não a alienação? Alienação essa que é fruto da dominação dos aparelhos ideológicos por parte de quem se não da classe economicamente e politicamente dominante? Esse é o problema do Jessé, ele não consegue enxergar que as determinações do objeto social "pobre de direita" em última instância é fruto da criação de narrativa da classe que detém os meios de produção. Ele acha que o fator econômico é uma determinação concorrente com a moralidade (valores), por exemplo, quando na verdade a economia é o fator que condiciona a moralidade, ou seja, como cada sujeito está inserido na divisão social e produção do trabalho.
Vide o que a Globo e outros meios de produção de informação, ou melhor, de desinformação fez com Dilma e Lula na década passada, especialmente na Lava Jato.
Ou seja, quem tem essa estrutura econômica diz o que é o certo e o errado. A classe dominada (a classe trabalhadora, dentre esses o "pobre de direita") é condicionado a acreditar naquela narrativa. Vide o que fazem com os movimentos sem terra. O povo odeia o MST por distorção de valores ou por ter um grupo economicamente dominante com os aparelhos ideológicos dizendo que os sem terra são maus e querem tomar sua casa?
Então a crítica do Galo é sobre qual a lente que o Jessé usa para fazer a crítica.
Dominação cultural nada mais é do que IDEOLOGIA DO CAPITAL operando para manter o status quo e como contrarrevolução preventiva.
Olha aí o que essa semana saiu sobre o agronegócio avaliando os materiais didáticos das escolas, ou seja, uma classe economicamente e politicamente dominante buscando firmar legitimação ideológica nos alunos desde pequenos.
Quanto mais falam que não existe pobre de direita mais eu percebo o quanto os revolucionarios estão enganados kkk
Presta atenção em todo o discurso ao invés dessa frase isolada
Concordo com tudo que ele disse, menos o menosprezo contra as ideias do professor Jessé de Souza.
Ele sabe muito mais que JESSÉ, tem a sabedoria do pelo, saca. Uma das maior merd... da esquerdalha é justamente essa mania de delegar a intelectuais mofados nos armários das universidades a capacidade de produzir alternativas de luta. O que existe é Sobrevivência, quando você está no modo sobrevivência, você está cag*ndo para as análises de intelectualóides de merd*.
Então vc discordo com o Galo, pois o mesmo está indo de encontro com o pensamento do Jessé.
Quando ele usa a palavra "materialidade", ele está falando numa perspectiva marxista, ou seja, enxergar as contradições na realidade. O Jessé é um idealista da dita esquerda progressista.
É um cara acadêmico que tenta explicar a subjetividade da classe trabalhadora a partir de elementos morais. Isso é tão liberal quanto um liberal mais a direita. Desconsidera a luta de classes num pleito econômico e político. É tudo moralismo e análise do objeto social que parte da cabeça dele, menos da MATERIALIDADE.
Tbm achei!
Ele desconsidera que o Jessé é um acadêmico. Ele não fez o livro com objetivo de ser algo transformador e revolucionário. É apenas uma contribuição para o conhecimento acadêmico. A formalização do conhecimento é fundamental para organizar entendimento sobre o mundo.
Perceba que o Galo criticou especificamente UMA ideia do Jessé: a ideia de que o culpado é o trabalhador no subemprego. O Jessé nessa ideia não crítica a pobreza (condições) mas sim o pobre (indivíduo)
E o fato de ser acadêmico não é chancela pra muita coisa não. Oq não falta é bolsonarista acadêmico...
É isso aí. É preciso retornar à pautas universais: A luta da classe trabalhadora!
“O que forma um lutador é a luta!” Que aula!
HhahahahaahhHuah
Q aula??? O q isso quer dizer?? Qual é a proposta afinal?? Gallo é mais do msm fala paca e não diz nada!! Se o problema é playboy de esquerda então blz. É q nem disse o brown, todo mundo q votou é adulto. Não tem essa de ficar lamentando o voto de ninguém não. Q arquem com as consequências.
Onde está a tal materialidade da direita ???
Arthur Cunha do céu.
Mas que frase bosta...
Acumulei um total de 290 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 55 mil há 2 meses.
Se me permite perguntar, como você consegue ganhar tanto? Quais são suas estratégias?
Mergulhar no mercado digital é realmente aconselhável, mas é necessária orientação especializada, e com a senhora Sophie Rogerz, não há como errar.
COMO!? Eu sei que é possível; agradeceria se você mostrasse como fazer isso.
Sophie Rogerz? Fui apresentada a ela por um amigo. Meu marido e eu trabalhamos com ela há meses, e foi com os lucros dela que conseguimos crescer no mercado imobiliário.
Continuo ouvindo muito sobre a Sra. Sophie; ela deve ser realmente boa.
Nada melhor que alguém que vive a situação para falar sobre ela. Galo está repleto de razão.
Que razão? Só vomita merda, aprender com este cara é perder parte do cérebro.
muitos pobres votam na direta, nao é pq um motoboy vota na esquerda que tem o poder de falar pela classe
Conversa difícil pra galera que tá preocupada com prenome neutro.
e mais difícil ainda pra galera que se diz de esquerda, mas passa um pano enorme pra todas as medidas neoliberais do atual governo, abandona todas as pautas de esquerda pra tentar ganhar voto, não ganha a eleição e depois ainda diz que o tal "pobre de direita" não sabe votar
O identitarismo prejudica a esquerda. A imagem colada nela é aquela travesti dançando na UFMA.
Identitarismo é uma pauta neoliberal, mas eles não entenderam aínda
Se a esquerda luta por uma sociedade sem classes sociais na qual deixe de existir uma hierarquização das pessoas que as oprima e as impeça de viver dignamente, como é que poderíamos soltar a mão da comunidade LGBT+, quando o preconceito sofrido por eles é um dos exemplos mais óbvios desse processo? Acorda, meu. Tá cheio de gente de esquerda por aí falando de vários assuntos do cotidiano em uma proporção de tempo muito maior que de temas como pronomes neutros. Esse papinho de "esquerda refém do identitarismo" é exatamente isso: um papinho, que só serve pra estereotipar a esquerda e pra incentivar o preconceito no seu seio
@@thefinaledge3554 mas o cidade q falou isso é exatamente essa pessoa q vc ta falando. Ele não é de esquerda. É de direita e na bolha dele esquerda é lutar por pronome neutro
@@marinocamara5013 provável, mas não podemos deixar essa galera falando sozinha e mostrar que esse papo é uma p*ta besteira é uma contrapropaganda importante
Resumindo o pensamento do cidadão aí:
Votar na direita = alienado
Votar na esquerda = esclarecido
Arrogante demais.
mesmo papinho dos boy de Moema, a diferença é que ele fala igual os "truta" do podpah
A direita é a morte. Literalmente.
Esse é problema da esquerda hoje
Não saber ouvi críticas
Não aceita ser contrária
@@joaopedrosilvaaraujo9952 O que mais a esquerda faz é ouvir crítica rsss Ouve até demais.
Basicamente, sim.
A maioria das pessoas pobres são reacionárias, votaram em peso na direita, votou por que quis.
Tem outra coisa também... a esquerda tá no poder desde 1985 e o pobre continua pobre!
A maioria das pessoas ricas são aristocratas, votaram em peso na esquerda, votou por que quer manter o estados quo.
Então beleza,eu sou playboy de esquerda. Vou virar fascista então, já que tem pouco por aí.
Acho o que ele quis dizer é que uma parte da esquerda, que é a hegemônica, é uma galera de classe média e que não dialoga com as necessidades mais urgentes do povão e tem uma arrogância, uma prepotência de querer "iluminar" os mais pobres ignorantes.
Ele falou do playboy de esquerda arrogante, que acha que sabe da realidade dos pobres mais do que eles mesmos. Se a carapuça serviu... Sou de classe média e sou de esquerda, e não me ofendi nem um pouco com o que ele disse.
O certo é mesmo a esquerda desistir do Brasil por uns 30 anos. Daqui 30 anos a gente vê como ficou. Se o pobre sem instrução conseguiu definir o que era melhor pra ele.
Caralho mano, vcs interpretam na literalidade. O que o Galo quis apontar é a esquerda PROGRESSISTA, velho. É a esquerda academicista interpreta o mundo numa perspectiva idealista. Cria na cabeça deles o que é o pobre, como o Jessé.
O Galo já fez essa mesma crítica aos do campo marxista, mas ele mesmo enquanto marxista está vendo que a esquerda radical está tomando mais espaço nas ruas. Ele mesmo faz esse papel hoje.
Entenda isso.
Mas aí não é convicção meu camarada. Era oq se esperaria de um playboy de direita e não de um classe média com consciência
Admiro profundamente o Galo; no entanto, ele não compreendeu plenamente o que Jessé abordou em seu livro.
E vc acha que ele leu algo 🤔
Ele não entendeu nada sobre nada kkkkkk
Tbm concordo com o Galo. Mas tbm vejo que o estudo de Jesse traz muito boas compreensões exatamente para quem passa pela academia, inclusive, os estudantes de periferia. O enfrentamento das necropolíticas tem muitas frentes e contornos que vão se desenhando pelo caminho. Por outro lado, tudo está em movimento constante e a comunicação é avalanche. Mas a própria fala do Galo evidencia como é preciso pensar a materialidade.
Revolução só vai acontecer quando o motoboy e o dono da hamburgueria, quando Galo de luta e Jessé se unirem.... Todos somos importantes
Jesse não sabe de nada! Até outro dia o mal do Brasil era a rede globo, hoje são os pobres que votam na direita e na esquerda também.
O estudante periférico da USP pensa do mesmo jeito que o branco esqeurdista da USP, pra quebrada mesmo não serve em nada.
Explica somente uma vertente das necropoliticas que não sejam na perspectiva de dominação de classe enquanto submissão da classe oprimida subjugada ao interesse da classe opressora.
Qual vertente que explica melhor o necroestado brasileiro?
@@ruancesar2010Quem monta um exército, o homem desconstruído que teve tempo de pensar ou o cara que faz rosto de mal, fala de proteger a família de algum mal e quem diz que o sucesso dele é o sucesso de todo mundo?
A curtida foi pra fala do Galo. Só fico com a dúvida do motivo da UOL estar dando espaço pra uma fala tão poderosa, levando em consideração do lado que esse veículo está.
Eu tbm… também entrevistaram o Safatle que fez críticas duríssimas (muito reais na minha opinião). Me preocupa um pouco.
Mas Uol tá mais pra esquerda mesmo, o que não significa muita coisa.. pq é um progressismo gourmet@@Anacarola_
Mas o UOL faz parte do grupo folha 🤔
@@luannbarros9080 que tbm têm a Pagseguro (se não me engano)... são da elite, então, esse lance de serem de esquerda não faz o menor sentido, pelo menos, pra mim.
A gente tem que parar com esse papinho de esquerda e direita... aqui é o Btasil e o modus operandi é maluco rs
Pode ser uma tentativa de esvaziar o discurso. Como fizeram com o Boulos... Foram aceitando ele na mídia e ele foi "amornando". Igual alguns rappers também.
Ele leu o livro do Jessé de Souza?! Ele acha que o Jessé está "xingando" o pobre, o trabalhador?! Essa não!
Certamente não leu e, se ler, não deverá entender também!
@@baraccccPq ele não entenderá se vier a ler? Olha o preconceito advindo do seu comentário, meu.
São de pessoas como vc que o Galo está apontando uma crítica.
Vergonha.
Vc possivelmente não entendeu a crítica do Galo. Ele está dizendo que o Jessé usa a lente de interpretação do mundo errada. O Jessé pode está tentando fazer uma análise honestas mas com a lente errada (liberal e idealista) por óbvio o diagnóstico é errado. Imagine a solução.
A lente que o Galo usa é a da luta de classes. Algo que o Jessé despreza numa perspectiva da economia política. Pra Jessé a economia é uma consequência não a base.
Ou seja, Galo é um marxista, e não por um acaso ele usa a palavra MATERIALIDADE. Materialismo histórico dialético é a base filosófica do marxismo. Imbecilidade é acharem que por ele falar como os mano da quebrada o mesmo não entende de teoria e não lê, igual a outra acima de cima no comentário.
Quem pensa assim está somente sendo preconceituoso.
@@baracccc Certamente leu! e vc que não leu e não entende! kkkk
vc leu? e não entendeu a critica do galo? triste o raciocinio ai ein!
O escravo não tem tempo de perceber o quanto é escravizado.
Perfeito. Raramente a mídia libera uma crítica de esquerda à esquerda e esse eleitorado aceita.
Crítica, Kd a crítica? O q tem é compra de voto fora do período eleitoral. 😂😂😂😂😂
Sempre a mesma ladainha, essa conversa de rico vs rico. E quando é pobre vs pobre? O pobre que ferra com o outro pobre, hoje o morador que quer um sossego, ficar tranquilo, ter um descanso é praticamente expulso da periferia devido aos pancadões e fluxos de quinta a domingo.
Bla bla bla e continua sem consciência de classe
@@rosanetavares3848 Essa tua conversa fiada funciona só em algum DCE de Universidade Federal, mas no Mundo Real você apenas parece um Palhaço perante os olhos da Sociedade.
@@rosanetavares3848 "Consciência de classe" isso da pra comer?
como é ?
Tu acha mesmo que o pobre não sabe que é pobre?
A esquerda é delirante demais...
Muito livro e teoria e pouca prática e vivencia.
@@rosanetavares3848 Difícil ter consciência de classe quando pessoas arrogantes como você ignoram a realidade da periferia, em relação a situações como a descrita pelo rapaz acima.
Exato, e o Galo de Luta acha bonito a periferia ser cheia de bandidos e sem noções, pois pra ele é quem da fuga de moto da PM e não tem medo que vão ser os lutadores contra o sistema kkkkkkk...
Trouxa arrogante.
Vai lá então Malcon Big Mac
Com essa retórica Esquerda/Direita.
Vc tem as respostas vai lá então,mostre como fazer.
O “blogueirinho” da quebrada
Esse cara é uma piada.
Eu como sou de esquerda tenho vergonha de ter esse cara nos "representando".
Tudo que ele fala é absurdamente scriptado.
Sou fã do Galo. Acompanho, sigo, curto mas ele não entendeu Jessé de Sousa.
Ler, escutar e divulgar Jessé é mais q necessário em nossos tempos (A Ralé Brasileira, A Classe Média no Espelho, A Elite do Atraso, Como a Escravidão Criou o Brasil, O Pobre de Direita) Livros muito fodas e q precisam ser divulgados. JESSÉ É UM INTELECTUAL BRILHANTE. PROFESSOR DOUTOR PESQUISADOR. NOSSO ALIADO. É UM DOS NOSSOS E ESTÁ TOTALMENTE DO NOSSO LADO NA LUTA.
jessé fala difícil. o pobre trabalhador que tem jornada de 10h e pega 4h ou mais de transporte público não consegue entender o que o jessé fala. a linguagem tem que ser simplificada pra que a base consiga ter sua consciência de classe.
Não é porque é "aliado" que temos que engolir com casca e tudo. Jessé tem a sua importância indiscutível. Mas já está no modo repeat do senso comum. Um título "pobre de direita" é um eufemismo pra toda população brasileira.
o jessé que, nos primeiros e únicos contatos que tive, fez uma par de leitura problemática e qualquer coisa? to de boa, existem outros caras por aí pra ouvir. sei que é aliado, mas não sou obrigado a acompanhar
Ba, meu camarada. Eu vou discordar de você. O Jessé faz sociologia de quinta categoria.
@@keanu_yves e está enchendo o rabo de $ vendendo curso com o Eduardo Moreira. Me impressiona como as pessoas não no percebem que só estes caras se dão bem, os moto boys e ubers vão continuar ralando e ganhando pouco!
A esquerda precisa ouvir essas vozes. Gostei muito e concordo.
Gostei muito das colocações do Galo de Luta. As falas dele fazem muito sentido.
Fazem sentido pq ele fala a realidade nua e crua!
descobri o Gallo agora, sabe as redes sociais dele,pode me passar por gentileza?
@@pv.v1ctor realidade nua e crua e entrar no mercado e arrepiar os cabelos do cool com o preço de tudo, ai o pobre pensa pow falaram q ia ter picanha não consigo comprar nem salsicha....
@@acaciaalvescardoso1267 @galodelutaoficial
@@acaciaalvescardoso1267 galodelutaoficial
O Galo, fala de novo que essa galera da Santa Cecília não entendeu ainda não... Kkkkkkkkkk
Meu lanxi cussaum, intrega meu lanxe cussao 😂😂😂😂😂😂😂😂
O Galo demonstrou uma grande ignorância em sua fala ao fazer uma crítica bem vazia ao Jessé de Souza. Tem que conhecer minimamente a obrar ou o trabalho do autor pra fazer uma crítica mais coerente, não li ou ouvi , em nenhum lugar, o Jessé de Souza dizer que "o problema é o motoboy". Concordo com algumas coisas que o Galo diz, no entanto tem coisa que ele fala que é mais opinião do que fato.
Meu deus do céu, vc está partindo da mesma lógica preconceituosa do que muitos dizem combater mas conservam ao emitir esse tipo de opinião.
O Galo sabe muito bem o que o Jessé quis dizer, porém o Galo tem uma perspectiva e uma lente de observação do mundo que é diferente da que o Jessé usa, ou seja, o Galo está dizendo que o Jessé desconsidera a luta de classes numa perspectiva da economia política e foca numa avaliação idealista do pobre. O Jessé idealiza o pobre. Ele desconsidera, por exemplo, a ideologia liberal, enquanto ferramenta de dominação de classe e extrai da cabeça dele as determinações estruturantes do pq pessoas pobres estão vinculadas mais com a direita.
Se vc entender a categoria marxiana de ideologia e a base filosófica material histórica dialética, aí vc vai entender melhor crítica do Galo sobre o Jessé.
@@ruancesar2010 Acredito que pra saber muito bem o que o Jessé quis dizer, tem que ler o livro dele. Pela fala do Galo, aparentemente, ele não leu.
Dizer que alguém faz uma crítica vazia agora é preconceito? Acredito que não.
O Galo viajou na fala dele, eu apenas discordei e você tá defendendo a fala de quem tirou conclusões de algo que, aparentemente, não conhece. Tirar conclusões de algo que não conhecemos muito bem é conhecido normalmente como: preconceito.
Maior perda de tempo do mundo ler um autor famosamente elitista falar de um tema que já ta desenvolvido de forma correta desde marx (ideologia e superestrutura) de forma porca pra fazer uma critica que não interessa pras pessoas que ele ta tentando alcançar, que tao cagando pra obra do jesse
É preciso sair da ilha para se vê a ilha...não é porque Jessé de Souza não está na periferia é que ele não possa observa os problemas que lá ocorre...
Não pode, só isso, Jessé precisa passar 3 meses em campos do MST, sentindo na pele o que o pobre passa todo santo dia, pronto ele vai entender completamente a urgência e o problema do que ele espalha
@@caio9523 O médico não sente as dores da mulher gravida, mas da técnica de se fazer o parto é ele que sabe...
@@andersoncardoso255 o que tem a ver cara? E na sua própria analogia você vai contra o Jessé, ele viu as dores de alguém da periferia? Tenho certeza que nada disso chega no bairro que ele mora, se ao menos participasse ativamente de organizações sociais periféricas, olhando olho no olho a desgraça da fome.
Vc não entendeu a crítica do Galo. Ele não está falando de estar no meio, mas de saber interpretar o meio.
Materialidade aqui é na perspectiva marxista, ou seja, usar a lente da luta de classes. Isso que o Galo quis dizer.
A votação do projeto das taxação de fortunas acima de 10 milhões de reais para isentar o trabalhador que ganha até 5 salários mínimos por mês mostra o quanto a base do Congresso é Senado não tem nenhuma preocupação com a justiça social. O,5% de quem tem fortuna de 10 milhões é um valor 200 vezes menor do que a pessoa tem de patrimônio. Os sindicatos e associações e comunidades deveriam preparar um folheto e explicar para a população com dados, cálculos e argumentos simples. De posse desse folheto ficaria mais fácil convencer as pessoas mais humildes o quanto elas são manipuladas.
se voce entender como funciona a distribuição de cadeiras no congresso e que 1/3 sao do centrao, alem disso direita e esquerda nao se preocupam com nada. Voce entenderia porque nada vai pra frente
Isso sim é fazer política. Sair do superficial e falar do que realmente importa, como distribuir a riqueza.
@@josueramos6449 fim do pacto federativo, maior autonomia dos estados e municipios com o dinheiro da uniao.
Mas até descer ja foi desviado ou usado pra um gasto publico indevido, mamatas da politica.
fora o sistema tributario que so vai ser alterado a partir de 2029 e será o maior IVA do mundo. E a taxação sobre o consumo ser mais pesado que a renda não vai mudar em nada.
Ou seja, nada vai mudar
@@LeoneRothstein Que bagunça de ideias kkkk Tentar organizar melhor cara. Mas enfim, no sentido de distribuição de renda essa reforma do IVA realmente não muda nada, mas o assunto nem é esse. A política hoje em dia, hoje em dia não, sempre, sempre foi manupulação. A questão central é o conflito distributivo, nenhum governo pautou isso. Quer dizer, o do bozo até fez, mas em favor dos rentistas com o arrocho sobre a previdência. Falar sobre política de fato tem riscos, o risco de quem manupula o debate perder a boquinha.
Eu tenho nojo é de arrogante como esse aí ; seja rico ou pobre eles me enojam
Excelente entrevista....primeira leitura de militante da esquerda que é absolutamente correta.
Talvez seja a primeira pra vc amigo. Recomendo conhecer a UP. Mas realmente o Galo representa
@flavio2989 realmente pra mim foi a primeira e pra muita gente porque a imensa maioria da esquerda caviar só que fazer revolução dentro das universidades públicas e de suas residências sob ar condicionado. Essa autocrítica é que aproxima possíveis eleitores que como eu podem votar em candidatos a esquerda ainda que não o seja pra afastar o país de uma autocracia de natureza religiosa . Infelizmente a imensa maioria da esquerda brasileira quer continuar nessa agenda velha e de um discurso negaciocista da realidade...essa ofensa jocosa "pobre de direita" carrega o fim da esquerda como a gente conhece....ainda bem.
primeira que chegou em vc… que seja a primeira de muitas, o galo tem que ser exemplo, ele e o chavoso da usp são pika
Veja o Jones Manoel.
Pegaaaa seu lannnnchxxixiiii cuzzzaum
O pobre de Direita e o playboy esquerda, nesse contexto são os mesmos.
"Não existe pobre de direta" pior o cego é o que nega a realidade!
Cara estava indo bem com o papo de materialidade aí solta essa no final, cagou.
O cego e com problema de interpretação é você, né? Não compreendeu o básico.🤪
Se cagou todinho mesmo.
Quando ele fala que não existe pobre de direita, ele fala que o pobre é enganado pela direita. Não existe pobre indo para manifestação defender privatização de estatais, o pobre quer uma vida melhor e acha que alguns candidatos de extrema direita, que vem com um falso radicalismo vai propiciar isso.
acho que ele se expressou de forma dúbia, mas que eu concordo, e o amigo nas respostas deu uma esclarecida. o pobre de direita é o pobre ferramenta da direita, da direita “de verdade”, essa neoliberal. o pobre não é neoliberal, o pobre é muitas vezes conservador, ponto
o burro metido a inteligente é muito engraçado de se assistir
Essa esquerda Santa Cecília que finge ser de quebrada me cansa
Além disso, Souza aponta que a mídia e outras instituições culturais desempenham um papel crucial na propagação desses valores, promovendo uma narrativa que associa o sucesso econômico a virtudes pessoais e a pobreza a falhas de caráter. Esse discurso cria um ambiente em que os mais pobres se veem forçados a adotar a ideologia da classe dominante, acreditando que precisam defender seus valores para se integrarem socialmente. Em muitos casos, esse processo gera uma adesão inconsciente a políticas que desvalorizam os direitos trabalhistas e sociais, aprofundando a desigualdade.
Olha a preciosidade da inteligência na periferia. Temos a tendência de achar que o conhecimento está nas mãos de brancos, universitários e na elite pensante. NÃO ESTÁ... temos várias pessoas como esse cara que tem um conhecimento precioso, mas não são ouvidos.
Tanto é que ele fala sobre um livro que eu ainda nem li. Só ouvi falar.
Eu acho um erro chamar qualquer sul americano de branco, tu sabe que os Caucasianos Ocidentais não considera essa galera como branca, o mais assertivo e falar de pessoas ocidentalizadas de famílias tradicionais e refugiados da Europa Ocidental que teve privilégio no Brasil. No mais para o norte global todo sul americano assim como do centro é a mesma coisa.
@@stoicusBR exato… o cara falou coisas ali com a linguagem da quebrada que não ouvi da boca de nenhum catedrático ou político de esquerda até agora…
@@felipejose8834 o que “caucasianos ocidentais” pensam é irrelevante, e seu raciocínio é uma generalização crassa.
Se a pessoa é de origem europeia ela é sim branca, gostemos ou não.
@@eleftheriaithanatos1162 Eu sou Pardo e tenho gene europeu logo sou europeu, há mas também tenho gene africanos então sou Negro e Semita, espera mas também tenho gene Nativo Americano então sou Ameríndio. Argumento simplista e anti antropológico. Fora que quem criou o Ocidente foram os Caucasianos, não é você quem vai falar para os caras o que é o ocidente pra quem criou essa civilização. Ser Caucasiano étnico é uma coisa, ser branco é outra, a raça é só política nem no meio antropológico ela é. Os Eslavos no século XX não era considerado da tal raça branca assim como os Irlandeses, imagina os sul americano que nem europeus são.
Tá na hr de largar a mão do pobre. Quer ser de direita, que se lasque então.
Até pq esse progressismo do pt não faz diferença mesmo.. enquanto não for mudar vai continuar a mesma merda
É isso. Brown disse todo mundo q vota é adulto. E Paulo Guedes disse deixa cada um se red0f como quiser…
Nossa, como se eles estivessem sendo abraços, né? Kkkkk pobre sempre esteve largado, a esquerda tem que parar de se achar messiânica.
O problema é que o pseudo pobre de direita usufrui das conquistas que a esquerda,,, férias,, décimo terceiro,,, PIS,, seguro desemprego,,, ProUni,, desenrola,,, SUS etc etc etc
Por isso que a esquerda playboy é o problema. Cê assistiu o vídeo no mudo, irmão? Se você acredita nessa democracia hoje posta no Brasil, vai ser sempre quebrar a cara e ser governado por pessoas que você não concorda, justo por causa desse discursinho egoísta e arrogante de merda.
Basta lembrar que nós, os pobres (classe c/d/e), somos a maioria.
Pobre de direita é uma realidade latente.
É uma realidade na minha grande família há uns 50 anos, exceto por um par de tios recebedores de "bolsas que não precisam" que insistem em apertar 13 na "caixa de voto do T$E".....
falou a paty de iphone kkk a diferença é que a direita ataca as patricinhas enquanto a esquerda ataca os pobres
Esse daí não consegue terminar uma redação
Os 2 são o problema. "No dia que o empresário da hamburgueria se juntar com o motoboy..." Isso é utopia. Ninguém está ligando para o motoboy.
Tudo tem que ser obrigado. Se pudessem faziam os caras trabalhar de graça. Só pagam porque é obrigado.
O negócio é complexo.
Exato. Quando q o “empresário” vai entender q está do msm lado do motoboy. Gallo, chavoso da usp e etc viajam demais
@@marinocamara5013 Eles falam a real, se esse dia vai chegar, é outra coisa... tbm não acredito, observando como a maioria das pessoas atuam no seu cotidiano.
A análise do Galo é muito fraca!! A culpa é do PETISMO!! O PT foi quem esvaziou os sindicatos! Fez programas sociais, porém manteve o PND (programa nacional de desestatização) que está em vigor desde o governo Collor!! Os governos PT foram os que mais causaram concentração de renda na história!! O PT fortaleceu as igrejas evangélicas, os bilionários, o agro... tudo em nome de governança. O PT foi quem mais armou a direita na história!! A esquerda hoje é completamente insignificante!!
A real eh q geral ama a vagabundagem nesse pais logo se nao obrigar ngm faz nada
@@danielhenrique9873 não vai chegar. A gente sabe como são as coisas. Não adianta falar: se o próximo presidente colocar o salário mínimo de 4 mil reais vai melhorar a situação da classe mais pobre. Isso não vai acontecer. Não precisa falar "se".
Total sentido ...falar a partir do olhar de quem está dentro...de quem faz parte é outra coisa....
Como alguém dá atenção para um cara desse?
Enquanto o povo não se unir a opressão vai reinar.
o povo venezuelano se uniu e la acabou a opressao? e na russia? esse papo da era da guerra fria na era da ia ja esta muito atrasado
@InnerEvolution302 A Rússia sucumbiu à guerra fria e os embargos do ocidente. Os países socialistas todos são embargados. Quando eu falo em união é no mundo todo... O povo contra o sistema.
Os conhecimentos teóricos e diplomas são importantes, mas não substituem a experiência prática e a compreensão das necessidades da população, Paulo Galo deu um ótima instrução sobre isso.
Esse ex-presidiario só fala asneira com palavras de efeitos e isso da a entender aos mais pobres que ele está falando algo coerente, pecebe-se que esse vídeo começou e terminou sem pé nem cabeça
Bom, evidentemente ele não leu o livro do Jessé. A interpretação está totalmente equivocada.
Camarada Galo, um dos maiores intelectuais revolucionários do nosso país.
Saúde!
Kkkkkkkkkkkkkkk Em terra de cego, quem tem meio olho, é um gênio! Kkkkkkkkk
@VoceAleatoriando ta falando de vc se olhando no espelho, d0ida0????
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso!! Coloca esse cara de líder, por favor, q fica fácil pra direita... Um gênio desses kkkkkkkkkkkkk
Não entregar o lanche de 500 contos é oprimir quem depende de vc. Imagina se aquele lanche de 500 contos foi a celebração de um pobre que pode juntar e dar alegria para os filhos por um dia!
Por que o Galo não assume logo que gosta da direita?
Porque ele faz parte da esquerda revolucionária e entende a importância da autocrítica para o nosso campo ao invés de ficar lambendo as bolas de intelectuais que não vivem o que vive o proletariado.
acho que ele é um simpatizante da direita e tá td bem! rsrs
Faz parte da evolução humana abandonar a esquerda.
Sentiu né playboy de esquerda
Porque ele lucra com o pobre de esquerda 😂😂😂😂
Li o livro e o Jesse tá certíssimo!!!
Galo e Jessé Souza. Difícil saber quem esta certo, né? Essa coisa de isentar o cara pobre que não tem consciência de classa colocando a culpa na esquerda, é bem coisa de pobre de direta mesmo, Galo. Desculpa a franquza, mas o papo é reto nesse nível.
Galo sensato, jessé é uma avobado que acha que o Brasil pode ser um Irã kkkkkkk
Lembra quando ele foi preso e ficávamos no Twitter pedindo a liberdade dele? Eu acho que ele pode fazer a crítica que quiser mas não concordo com o ataque feito ao Jessé de Souza. Ele mais atacou quem sempre lutou para conscientização das desigualdades sociais do que ao sistema que cria as próprias desigualdades sociais.
Traduzindo o comentário da mina: "o pobre que não concorda comigo e me idolatra merece ser preso."
Bem isso mano kkk
Não sabe nem conversar e quer ensinar alguma coisa
Ainda dão voz pra esse maluco
O que o Jessé não entende é que não é a pobreza a condicionante da alienação, mas sim a concentração da riqueza, consequentemente o poder político que formata a ideologia dominante que irá condicionar o pobre.
Saiu essa semana que o agronegócio está investindo para avaliar os materiais didáticos das escolas e saber o que os alunos estão aprendendo sobre o agro. Os representantes desse investimento dizem que é importante verificar se os alunos estão mesmo aprendendo o "CORRETO" sobre o agro. Mas quem diz o que é o correto? Neste caso o agro que tem o poder econômico e pode muito bem fazer lobby político junto ao Estado para criar um material que faça a molecada legitimar o agro como uma prática boa e inofensiva ao meio ambiente.
Daí o moleque cresce aprendendo que o agronegócio é bom, que o MST é mau e que reforma agrária é coisa de esquerdista.
Quem condicionou isso se não o que tem o poder econômico e os aparelhos ideológicos?
Simples assim.
Mas quem diz o que é o correto? a ciencia
a coreia do norte é uma merda e tem esse mesmo papo que vc
Falou o cara que falou que o Humberto Matos não tem estética
E mentiu? Na periferia de SP tu não vai encontrar ninguém de Tiara na cabeça.
@@gabrielvitoria6665kkkkk
ONDE ESTÁ A MATERIALIDADE DA DIREITA ??
Tirando a ênfase na crítica a uma interpretação errônea dos olhares de Jessé Souza, a leitura do Galo de Luta é certeira.
Problema é o pobre de direita.....todo dia tem direitos tirados ou fica sem acesso a serviços públicos e continua votando em quem não gosta do dele e do povo.
Exato amigo....o problema é sim o pobre de direita. Pra mim ficou claro a comemoração do pobre que se acha rico que o congresso não aprovou a taxação de grandes fortunas. Infelizmente o brasileiro não gosta de ler, não gosta de aprender. O imposto por exemplo, a carga tributária do Brasil caiu com o governo atual em 0,32 por cento. Uma redução quase inespressiva, mas caiu. Mas lá na rede social, nas frases de impacto, no meme de Facebook diz que aumentou absurdamente.... e quem ganha com isso? O rico, pois o pobre tá senso contra as reformas que beneficiam ele mesmo.
Com certeza o Lula tbm n gosta de pobre. Vc já viu o preço da carne???😂😂😂
aqui no Belenzinho São Paulo está bem acessível e muito mais Barata que no tempo do Inominável....
Não enxergar a diferença pra melhor do governo atual.... é cegueira cognitiva!rsssssssss
@@eduardobentp110 Pare de mentir, o dólar tá quase 6 reais! Acha que a carne não vai subir se ela é cotada em dólar?
Perda de tempo......
O Galo é importantíssimo. Devia ter mais espaço. A classe média de esquerda tem muito o que aprender com elem, já que ele é um interlocutor da favela.
Esse é o mesmo mano, que queimou uma estatua proximo a um posto de gasolina ?
O mesmo mano que disse que comia a comida dos outros aue fizeram pedido nos aplicativos?
O mesmo mano que diz que pichador só quer ver seu nome no alto de um.predio, pq ele nao significa nada ora sociedade ?
Deus é mais quem da ouvidos a um ser desse
O próprio .
Paulo, é preciso ler o livro do Jessé. Lá explica tudo o que leva o pobre a votar na direita.
Forte! JonesManoel tem que colar como Galo!
O Jessé não diz isso no livro, ele busca os motivos e como a direita utiliza o ressentimento para cooptar. No caso, o pobre. Jessé e o Galo falam coisas importantes.
Ué, uol fazendo entrevista com o Galo de luta? esse tipo de coisa me deixa com pé atrás, inimigo do povo dando voz pro povo?
quem é o povo? um motoboy? pq eu conheço mais de 5 que vota em bolsonara e eles tbm nao representam o povo
Rapaz, o que saiu da boca dele não foram palavras, mas um vendaval fortíssimo de verdades.
Só provou o que o Jessé disse. Certamente não leu o livro.
Jessé é dono da razão? Kkkkkkkkk
@@rodolphismopela fala do Galo, parece que ele não leu mesmo. Não que o Jessé esteja certo, mas ele falou o contrário do que as obras do Jessé fala.
Jesse tem uma crítica muito forte também a classe média.
@@rodolphismogalo leu o livro?
@@rodolphismo De modo algum. Falei dos argumentos, não da pessoa. Jessé não é o dono, muito menos o Galo.
@@cdiogocGalo parece ter criticado o termo "pobre de direita" inclusive teve Keynesianos que concordaram que esse termo é preconceituoso e não aponta para o entendimento real do porque o trabalhador é de direita.
Como é que dão espaço pra um maluco desse falar tanta bobagem assim 😂
O dono da hamburgueria não quer saber do entregador. Ele está no corre da vida dele. O que vai interessar é a entrega no prazo ou mais rápida que o combinado. Se vc cair de moto o problema é do Estado. Não há parceria aí. Vc está iludido.
E o dono da hamburgueria e o próprio entregador já não estão sufocados por tanto imposto , para o estado tomar conta disso ? O estado se propõe a fazer isso e cobra imposto pra crl, ai quando o trabalhador fica doente querem lavar as mãos ? Estamos pagando impostos para que então ?
Ele não disse que existe "parceria". Disse que ela é necessária.
Pior que o ignorante é o "sábio" que estudou pelos livros errados.
Playboy e pobre de direita para min fazem o mesmo papel.
Ambos são alienados.
@@DomRodrigo80Burguês de esquerda 😂
@@sharezadealfa ?
O playboy pelo menos tem motivo pra votar na direita . O pobre vota na direita por medo do Boulos "invadir " a casa dele KKKKKKKKKKKKKKKK
@@DomRodrigo80 pobre de direita e Burguês de esquerda nem Freud explica .
Maluco, aplaudi de pé aqui. Que foda.
Venceremos, camarada Galo.
Concordo em 150% com o que falou. Materialidade, menos idealismos.
Eu amo vê esse cara falar 😂😂😂 ele é um comédia pqp😂😂 esse mano saiu do armário de Nárnia 😂😂😂😂
E tem um fato que me chamou bastante a atenção tbem além do que o Paulo Galo falou que foi a abstenção! Índice elevado de pessoas que não votaram reflete na minha opinião o descontentamento geral independente se é esquerda direita centro ...
@@vandaarriscado6192 conheço muitas pessoas que não votaram, e eles não tem o discurso de que não tem político que os represente, ele acreditam que a política não muda nada a vida delas e não tem posição política referem não ser nem de direita e esquerda e aliás nem sabe o que isso significa, a maioria não sabia nem quem era o prefeito da cidade (SP) e também não sabia o nome do governador (SP).
Eles acham que são tudo igual e que não muda nada independente de quem esteja lá.
Você não consegue um diálogo, pq eles só debocham.
Ao meu ver não é descontentamento, pq eles nem sabem o que querem.
@@ACM-w7k sabem muito bem. Querem melhorias reais pra vida deles. Mas já desanimaram. Já desistiram de esperar algo dos outros e fazem a sua propria correria. Se eu falar que vou te dar 50 reais 20 vezes e nunca te der, na próxima vez vc vai acreditar ou não vai nem querer conversa?
O povo cansou de tanta mentira. É a alienação. Vc enfraquece o povo e fica fácil controlar. Na história da humanidade sempre teve isso.
A abstenção em países onde o voto não é obrigatório é alta. O que está acontecendo no Brasil é que o povo está descobrindo que não é um pesadelo não votar, justificar é muito fácil ( hoje você faz pelo aplicativo) e a multa é irrisória. Esse percentual de não votantes vai ser alto daqui pra frente
@@ACM-w7k os que não votaram tendem pra direita caso vão votar , é só pensar se ele não acredita nos políticos e no estado... caso ele resolva ir votar ela vai votar no que proponha menos políticagem e menos estado, menos imposto etc.. ou seja na direita liberal.
Então se coliga logo ao PL e entra logo pra direita, pronto.
No livro, Jessé se aprofunda no paradoxo de parte significativa das classes populares brasileiras apoiarem ideologias de direita, que muitas vezes se voltam contra os próprios interesses socioeconômicos desses grupos. Souza examina as causas históricas e culturais desse fenômeno, analisando como uma estrutura social desigual e um sistema de comunicação manipulador contribuem para esse comportamento contraditório. Fica evidente na argumentação do autor que a ideologia da direita, ao promover valores como meritocracia e individualismo, cria a ilusão de que o sucesso ou o fracasso na vida depende unicamente do esforço pessoal. Essa visão, segundo Souza, oculta o papel fundamental de fatores estruturais, como o acesso desigual à educação e às oportunidades de trabalho, que determinam em grande parte o destino dos indivíduos. Para ele, essa perspectiva reforça uma visão distorcida de justiça social e alimenta o estigma contra a pobreza, gerando uma cultura de julgamento em que o pobre é responsabilizado por sua condição.
a esquerda identidária tá desconstruindo tudo e não tá focado nas pautas do povo
O boulos foi pro povo, fez campanha, debate, aguentou tudo e no final SP elegeu Nunes. Quem é teu Deus agora?
@@xiiihypn0s862Boulos é playboy de esquerda
@@xiiihypn0s862 foi pro povo e soltou um todes no Hino Nacional!!!! vcs subestimam o povo conservador, que é maioria no Brasil!!!
@@marcelopaes22exato! É aí que panico social vence!
@@renatadc9291 panico social impediu o Lula e o PT de governar por 5 mandatos?
O problema não é a materialidade, é o simbólico. É o que se idealiza e se vende como ideal.
Perfeito. E hj a direita domina nesse âmbito.
O simbólico não existe por si só. Todo simbólico se âncora em uma materialidade. Exemplo: na idade média não existia a ideia de meritocracia liberal, a noção era que deus criou as pessoas com uma função que era pra toda vida (rezar pra o clero, guerrear pra o nobre e trabalhar pra o servo). Quando o regime feudal desabou, essa noção não se sustentou. O simbólico mudou, mas não mudou com mágica, mudou com a mudança da materialidade.
ancora*
IDEOLOGIA é materialidade, amigo.
O Galo está usando materialidade numa perspectiva filosófica marxista.
A esquerda abandonou o pobre e o proletariado para abraçar discursos identitários. Além disso, a precariedade existente no Brasil propicia a criação de fenômenos como Bolsonaro, Marçal e outros que ainda virão. O ponto é: as bases culturais e educacionais brasileiras precisam ser reformadas, independentemente de serem de esquerda ou de direita. Enquanto esse esforço não for feito, estaremos fadados a correr em círculos.
Mentira!
O Jessé não fala sobre culpa, não faz análise moral. Ele está analisando um fenômeno: pobres elegendo a direita. Ele busca o motivo desta distorção. Chamá-lo de vacilão foi ignorância e faltou uma humildade aí. O Jessé está do mesmo lado que ele.
Jessé está do lado apenas do seu próprio ego.
4:30 pelo menos no meu caso toda a minha família é de direita pendendo ao reacionárismo e 90% dos meus antigos amigos hj em dia tb sao de direita. Acho q depois de um tempo cada um absorve suas lições e escolhem o seu lado. Vai do coração de cada um
Sábias palavras. Tá na hora da esquerda começar a ouvir mais essa galera
Ouvir o q? Q tem compra de voto fora do período eleitoral? Que tem gente recendo migalhas pra benefício próprio do q pensar no tal coletivo?
@edramos9337 A galera que faz trabalho de base o tempo todo é não só aparece na comunidade na campanha. Os coletivos precisam creacer, e felizmente estão crescendo. Mas não essa esquerda que faz tudo pelo centrão
Esse Paulo Galo não entendeu foi nada do que o Jesse pesquisou e propôs, ele só reflete na materialidade o que o Jesse estudou, lamentável...
E a discussão é exatamente sobre isso: Materialidade. Na rua, o estudo do Jessé não se sustenta.
Jessé vai além......
Não entenderam!
Branco playboy de esquerda? Ele está falando do César Calejon o Rodrigo Constantino do Lula ? 😂
O cara nunca leu um livro do Jesse, principalmente esse novo lançamento. Então, fica falando groselha.
Leia o livro antes de criticar
Ai, Galo vc tem uma visão correta da sua luta e das demais, mas Jesse Souza é um teórico, pesquisador e pensador.
Ele aproveitou uma expressao "pobre de direita" que tem sido usada e não exatamente usou a expressão como se usa por aí.
Tanto ele como vc são necessários.
Vc citou Marx, um teórico. Vc leu e entendeu, por isso sua luta é pertinente e tem tido efeito e sucesso. E que bom isso é.
Prossiga!
sucesso?
!O ponto mais incrível é o Galo de Luta estar em uma reportagem no "uol prime" e o Jessé estar comentando um livro absurdo no "ICL"... tudo invertido mano... se o Playba da esquerda quer ajudar tem que dar o espaço para pessoas como o Galo de Luta e o Chavosso da USP, pessoas que realmente conhecem a periferia de verdade.
Esse coitado não sabe falar uma palavra no “plural”.
A sua fala prova que ele tá certo,mesmo no singular dele.
A sua soberba e arrogância só prova e reforça os argumentos dele.
Assistiu ao vídeo todo e só conseguiu pensar nisso, mano?
Coitado é você.
Mas sabe falar muito bem pelo plural
@@ClaudiaCruz-gf5oq contra fatos não há argumentos, esse cidadão é um pobre coitado, que nunca vai prosperar, se não souber falar corretamente. Falta educação pra ele e talvez para você também.