Comportamento-Problema na Escola

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 фев 2023
  • Um comportamento-problema na escola é uma ação ou série de ações indesejadas ou negativas que prejudicam o ambiente escolar e interrompem o aprendizado dos estudantes. Isso inclui atitudes como gritos, agressão, desobediência, falta de respeito aos professores e colegas, entre outros. Tais comportamentos podem ter graves consequências para o indivíduo envolvido, bem como para a comunidade escolar como um todo, e devem ser abordados rapidamente com medidas adequadas.
  • РазвлеченияРазвлечения

Комментарии • 71

  • @pedagogajainemendes4799
    @pedagogajainemendes4799 Год назад +34

    Melhor profissional que já ouvi até hoje, continue lucelmo você está compartilhando muito conhecimento em relação ao autismo.

  • @prof.eliseulucas2964
    @prof.eliseulucas2964 5 месяцев назад +2

    A teoria é linda. A realidade no "chão da escola", a maioria com superlotação, é outra realidade. A maioria dos teóricos não vive no chão da escola e os profissionais da Educação vivem sem pessoal de apoio (orientação, psicólogos, assistentes sociais), pois os governos neoliberais não investem nisso, acham um desperdício que não dá voto.

  • @tatianawambier5068
    @tatianawambier5068 Год назад +8

    Com certeza esse é o melhor canal sobre autismo! Esse assunto há muito tempo precisa ser discutido!

  • @leticiaasilva2022
    @leticiaasilva2022 Год назад +9

    Realmente, eu fiz pedagogia e nunca tive aula de comportamento problema. Lamentável!

  • @edivanoliveirabarbosa6683
    @edivanoliveirabarbosa6683 Год назад +8

    7 min nesses momentos o Lucelmo me representa. Contra a censura da linguagem. Eu também detesto isso. Como se a palavra tivesse poder por si só de transformar a realidade.

  • @Vida8a2b0c76
    @Vida8a2b0c76 Год назад +6

    Parabéns por mais esta abordagem. A escola é a 2a. família para quem tem T.E.A e pode ser uma tragédia e muito desafiador.

  • @gracianapereiradesousa9387
    @gracianapereiradesousa9387 4 месяца назад +1

    Maravilhosa aula prof! Eu tenho aprendido muito com vc! Graças a Deus! Uma luz no fim do túnel! E com evidências kkk ❤muito obrigada mesmo

  • @gabrielavecchi
    @gabrielavecchi 4 месяца назад +1

    Resumo:
    Gregory Hanley é um dos maiores pesquisadores sobre autismo na atualidade
    O conceito de agressividade varia de autor pra autor
    A pessoa apresentar um comportamento agressivo não significa que ela é agressiva
    Todo comportamento tem uma função, a qual deve ser avaliada na avaliação funcional
    As vezes um comportamento agressivo ou problema se dá para que o autista saia de perto de estímulos que o incomodam ou para que ele obtenha um reforço/recompensa
    Treino de comunicação funcional é a técnica que mais apresenta evidências de diminuição do comportamento problema
    Quando se dá atenção à criança logo após o comportamento problema, está reforçando o comportamento

  • @tatianawambier5068
    @tatianawambier5068 Год назад +5

    Lucelmo, seria muito interessante se fizesse um vídeo sobre como envolver as crianças típicas no processo de inclusão. Sempre estimulei meus filhos a incluírem as crianças com necessidades especiais. Isso funciona bem na maioria das vezes, sendo que minha mais velha (15 anos) inclusive tem 2 amigas com autismo nível 1 de suporte e se dá super bem com elas dentro e fora da escola. Meu mais novo (agora com 13 anos) não teve uma experiência tão agradável. Algumas vezes ele já foi agredido fisicamente enquanto tentava incluir o colega. Ele não reage, mas a consequência natural é que se afaste desses colegas. Não acho adequado, mas também não vejo outra alternativa…

  • @kellyjeaneramoscampos6176
    @kellyjeaneramoscampos6176 Год назад +2

    Amo assistir dr. Lucelmo!!! Eu tenho um filho q não tem o diagnóstico mas falo com 99,99% de certeza que ele é do TEA. Depois do início da pandemia tudo piorou foi onde concluí que ele é e sofremos com as crises, ele não aceita terapia! Mas tento usar métodos d intervenção, aqui em casa somos 5 e só eu busco aprender sobre o assunto apesar das outras pessoas daqui notarem q ele é diferente.

  • @zehleandrojr
    @zehleandrojr Год назад +6

    Essa live vale ouro. Parabéns, Lucelmo

  • @hildegardaleonardi3913
    @hildegardaleonardi3913 Год назад +1

    Deus abençoe que esse vídeo possa circular rápido.

  • @stelamaiasantos9223
    @stelamaiasantos9223 9 месяцев назад +2

    Excelente!! Aprendi Muito!

  • @rosangelacamargo5017
    @rosangelacamargo5017 Год назад

    Estou conhecendo você agora, parabéns dr Lucelmo e gratidão por compartilhar seus conhecimentos conosco!

  • @gisellerosana8139
    @gisellerosana8139 Год назад +1

    Vídeo maravilhoso!👏🏽

  • @silviacipriano5695
    @silviacipriano5695 Год назад

    Sem dúvida um grande mestre! Dr.Lucelmo Lacerda, toda minha admiração e gratidão por tantas informações, conhecimentos, cursos, dicas e tantas outras contribuições. Faço parte dos alunos do CBI e cada vez mais tenho a certeza de q a Luna ABA e o CBI, assim como todos os profissionais que fazem parte dessas equipe maravilhosas são incrivelmente capacitados e nos ajudam demais. Informações seguras e de qualidade. Ouço vcs até na hora do descanso... 😂😂 E é bom!

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 3 месяца назад

    Esclarecedor e obrigado pelo vídeo e tema👍🏻👍🏻👍🏻💯💙

  • @anajuliajulia7641
    @anajuliajulia7641 Год назад +1

    VOCÊ É INCRÍVEL 🙏💙💙💙💙

  • @pmenen2980
    @pmenen2980 Год назад +1

    Excelente aula.

  • @sirleyalmeida9153
    @sirleyalmeida9153 Год назад

    Adorei a aula. Todas as professoras deveriam se atualisarem. Estou com um serio problema na escola do meu filho. E to optando por tira lo .

  • @keniasouza1409
    @keniasouza1409 8 месяцев назад +1

    Que triste história desta professora sem conhecimento.

  • @raquelproenca6127
    @raquelproenca6127 Год назад +1

    No caso este aluno todos os dias tem este comportamento. E foi expulso de várias escola. Só na escolas atual que não aconteceu isso, por enquanto.

  • @keyllaalves2334
    @keyllaalves2334 6 месяцев назад

    Infelizmente muitos pais e profissionais não querem a intervenção correta preferindo "chocolates e sorrisos"😢 Recoamam que não têm resultado mas não se dispõe a mudar a forma de agir.

  • @tatianawambier5068
    @tatianawambier5068 Год назад +1

    Também tenho uma outra dúvida: Em casos de autismo nível 1 de suporte (quadros que antigamente se enquadravam como asperger), qual a melhor estratégia para a inclusão, especialmente na adolescência? Minha impressão é de que quanto mais “leve” o autismo, maior a tendência da família a esconder o problema, mas é outro caso em que “não falar, não faz com que o problema deixe de existir”. Se o adolescente recebe tratamento especial (como maior liberdade para sair da sala ou usar o celular) Essas crianças acabam sendo vistas pelos pares como “estranhas”, “agressivas” ou mesmo “privilegiadas”. Não acho que isso ajude na aceitação do adolescente no grupo. Aliás, vejo exatamente o contrário.

  • @marcilenepsicopedagoga
    @marcilenepsicopedagoga Год назад +1

    O Professor está desassistido quanto as leis.

  • @meirecristina5464
    @meirecristina5464 2 месяца назад

    Dr. Lucelmo...
    Trabalho como auxiliar de sala e tenho um aluno autista de 11 anos. Quando ele não quer fazer a tarefa ele se desorganiza, joga tudo pelo chão, dá murros na carteira, na porta, entra em crise, joga o tênis em mim, tenta me bater, me beliscar, cuspir, grita...
    Quando a equipe da escola chega pra ajudar, ele já está bem cansado, respirando ofegante, o que chega a ser uma hora de crise.
    Logo após, ele chora muito me pedindo perdão, tentando me abraçar, dizendo que me ama, chora se ajoelha nos meus pés pra eu perdoa-lo. Até que eu perdôo e ele volta pra sala dizendo não fazer mais.
    Agora recebi a ordem de não perdoa-lo, deixá-lo chorar e só perdoar no dia seguinte...
    Ele fica até o final da aula sem aceitar, chorando e me pedindo perdão.
    Morro de pena.
    É correto não perdoa-lo?

  • @carmemluciaribeiro9657
    @carmemluciaribeiro9657 11 месяцев назад

    Excelente vídeo. Anotei várias coisas e vou levar pra escola do meu filho. Ele está com 10 anos e no 4 ano. Ele não tá indo pra escola porque tá sem mediadora. Estuda em escola municipal. Já fui a secretária de educação e agora estou buscando ajuda do conselho tutelar e vou na defensoria pública. Mas quando está com mediadora ele só ficava 1 hora por dia na sala e vinha pra casa. No menor sinal de mal comportamento ela já perguntava se ele queria ir pra casa. Eu deixo Elle na escola e fico de prontidão no pátio pois em caso de crise agressiva eles me chamam pra conter ele e trago ele pra casa. Ele sempre fala que não quer vim pra casa. Depois desse seu vídeo acho q seria o caso de dar a tal pausa para diminuir a tensão e depois retornar pra sala ? Ele sempre bate em alguém, escolhe algum aluno pra Cristo e bate em quem aparecer pra conter. Mas acho q isso acontece sempre no meio das tarefas q exige atenção ,foco e ficar quieto coisa q ele não consegue . Ele quer muito ir pra escola e esse ano devido a uma cirurgia q fez no início do ano estava de atestado e uma professora vinha em casa dar aula mas teve Auta agora depois das férias e acho pouco provável a prefeitura colocar mediador pra ele esse ano. O plano de saúde dele fornece A.T então estou na fila de espera de uma clínica pra irem na escola. O que posso fazer pra ajudar a ele?❤

    • @renataferreira8829
      @renataferreira8829 4 месяца назад

      Terapia. Depois que ele mudar o comportamento vc volta pra escola.

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 3 месяца назад

    Diffficilll lidar com isso 😢😢😢

  • @fredmatos5280
    @fredmatos5280 Год назад

    Sempre muito rico. Vivo tudo isso com minha filha.

  • @AndreaMenezes
    @AndreaMenezes 6 месяцев назад

    Post o vídeo anônimo e divulgue a informação de comportamento inadequado! As pessoas precisam saber mais sobre TCC

  • @mariajoselimonteiroalves9741
    @mariajoselimonteiroalves9741 5 месяцев назад

    Eu não sei lidar com estas situações, tenho que prender.

  • @karimalbuquerque6854
    @karimalbuquerque6854 Год назад +1

    fantastico

  • @edneiamunhoz6219
    @edneiamunhoz6219 Год назад

    Olá Luna adoro seus vídeos, tenho um sobrinho de 4 anos e a mãe dele não consegue levar ele pra escola, ele faz um escândalo, grita, chora, a mãe sente impotente diante dessa reação, ele diz que tem muita criança, desde os 2 anos ele não interage com mais que uma criança, gostaria de saber se ele pode ser autista?

  • @cristinaneto3565
    @cristinaneto3565 Год назад

    👏👏👏👏👏👏

  • @sandrasilva-dn9pr
    @sandrasilva-dn9pr Год назад

    Boa tarde!
    Qual profissiobal é responsável pela avaliação funcional.
    Antes de elaborar o PEI, ou durante a elaboração precisa dessa avaliação funcional.
    Ou a avaliação funcional ela é somente pra saber qual intervenção tomar num momento de crise?

  • @kellyjeaneramoscampos6176
    @kellyjeaneramoscampos6176 Год назад

    Prof° Lucelmo, vc falou sobre as 2 primeiras semanas trabalhar o que ele já conhece, no caso do meu filho, quando acontece isto é fala que o prof° q faz isto não sabe nem dar aula direito e fica enrolando com coisas que já fizeram! 😅 mas quando aparece muito conteúdo novo, sinto que ele fica apreensivo com medo de não conseguir fazer, inclusive foge das aulas! O que fazer? 🤷‍♀️

  • @vilmaoliveira6725
    @vilmaoliveira6725 Год назад

    Reduz mesmo.

  • @priscillanoce5076
    @priscillanoce5076 4 месяца назад

    Pode enviar o link da rebac sobre construção de rotina visual

  • @brendamicaele2577
    @brendamicaele2577 11 месяцев назад

    Assisti a aula e amei. Mas não achei a aula sobre treino de comunicação funcional, alguém passa o link por favor?

  • @annacastro939
    @annacastro939 9 месяцев назад

    Qual esse artigo sobre construir rotinas visuais?

  • @elisangelacarvalho1236
    @elisangelacarvalho1236 2 месяца назад

    O problema é o professor da sala de recursos ter que lidar com as questões burocráticas, atender mais de duas escolas,os pais, os cuidadores a equipe escolar de todas as escolas que atende ... Muita coisa não!? Infelizmente fica muito difícil fazer uma análise funcional, treinamento dos apoios e pais
    Enfim,o sistema precisa realmente mudar.
    Quem sofre são as crianças e os professores.

    • @lunaaba
      @lunaaba  2 месяца назад

      Sim, tem que ter mais professores, com mais estrutura e eliminar burocracia inútil.

  • @annacastro939
    @annacastro939 9 месяцев назад

    Queria muito fazer esse curso PCM. Sou de Manaus.

  • @karenjacomino8272
    @karenjacomino8272 3 месяца назад

    Professor, estou com muita dificuldade no trabalho. Tenho 25 crianças multietarias e estou sozinha em sala. Uma crianca tea nao verbal (agora revendo pq uma ou outra palavra as vezes consigo). Ele morde, belisca e bate com muita força. As vezes parece vontade de sair de sala, as vezes para chamar a atencao. A questao é que as mordidas tem rendido problemas a mim, como se fosse falta de controle. Se tiro ele da atividade ele nao morde, mas tb nao interage 😢. Evito que saia da sala para nao entender que estou reforcando, mas em alguns momentos acabo chamando uma inspetora pra sair um pouco com ele para que eu consiga minimamente diminuir as mordidas e dar alguma atividade ao grupo. Eu saio derrotada. Me sinto fracassada, errada e frustrada. To entrando agora neste universo ABA, mas ate pra estudar preciso ter energia, que sinto ser sugada no dia a dia, pois alem da vigilância constante ele corre o tempo todo, mexe nos objetos das criancas, joga agua no chao, come canetas, lapis e papel, enfia a mao no vaso sanitario e lanca brinquedos. Tem horas que deixo correr, tem horas que seguro no colo (o que me gera problemas com a gestao pois temos quase a mesma altura). Tem sido desafiador. Entendo que preciso ter uma so postura, mas a identificação comportamental tem demandado de um jeito que a rotina de sala nem sempre permite, pq nao estou so com ele e tenho mais 24 demandas...ja geitei ajuda pra rede de ensino e nada. Nao sei nem como comecar

    • @veraneves8110
      @veraneves8110 2 месяца назад

      Exatamente por isso que as crianças estão indo para a escola, os pais querem descansar, ou melhor, trabalhar.

  • @raquelproenca6127
    @raquelproenca6127 Год назад +1

    Tenho um aluno do 2 ano médio que ontem durante a aula fez diversas coisas par chamar atenção na aula. Inclusive hoje no primeiro dia de aula saiu até palavras de baixo escalão em meio a aula. Não consegue ficar sem falar junto do professor.
    Eu sou AEE, e estava próxima a ele. E vi que ele não se contém
    O que podemos fazer?
    No ano de 2022 todos dia a foi assim tb digamos assim.

  • @vivendodepoisdos5086
    @vivendodepoisdos5086 Год назад +1

    Hje não e mais importante ou obrigatório a cursiva.

    • @indiaraalmeida5959
      @indiaraalmeida5959 Год назад

      Não é obrigatório cursiva? Tem algum lugar que veja eata informações?

  • @vivianchagas4181
    @vivianchagas4181 Год назад

    Quando a criança só fica na sala de aula na hora da música, depois ele grita muito para sair da sala, se não deixar ele saí ele morde as pessoas. O que podemos fazer para que ele queira ficar na sala de aula?

    • @danytaaraujo
      @danytaaraujo Год назад

      Ele deve ser sensível ao som, que pode ser muito alto para ele ...ao meu ver, deveria tentar conversar com ele para descobrir as suas sensações, ver outro local para a atividade.

  • @B.Pepper
    @B.Pepper Год назад

    Sobre a pergunta de letra cursiva... Eu sou autista, minha letra cursiva é uma PORCARIA, um garrancho desarrumado. Minha alternativa? Letra de máquina (não necessariamente a letra bastão). Sempre tem gente pra elogiar.
    Hahahah
    Letra cursiva é praticamente impossível de ser reconhecida. Deus me livre.

  • @maragomes2495
    @maragomes2495 Год назад +1

    Os alunos estão com várias síndromes, autismo, TDAH, síndrome de Todd, etcetera.E a escola paga o 🦆

    • @thiagodcm23
      @thiagodcm23 Год назад +13

      E quem deveria pagar o pato? O trabalho envolve todos, pais, escola, terapeutas, etc

    • @silviatrindade8202
      @silviatrindade8202 Год назад +12

      esse pato envolve a todos senhora.., meu filho é autista e faço questão de acompanhar junto com a escola, me envolvo porque me preocupo com as atitudes dele, porém Ninguém pede para que a criança venha ao mundo com algum problema!!! Sugiro a Senhora chamar os pais e conversar com eles e a partir daí estudar as formas de agir , me pergunto o fato de estar assistindo a essa live a de ajudar?? ou ficar julgando essas crianças????

    • @patriciacardoso531
      @patriciacardoso531 Год назад +11

      Mas a escola é parte fundamental na vida e no desenvolvimento do indivíduo. Antigamente para ser professora bastava dá aulas. Depois viu-se a necessidade de profissionalizar e criaram o curso de magistério, onde poderia lecionar nas séries primárias. E tinha cursos complementares para matérias especificas e poder lecionar todas as séries ens. fundamental e médio. Depois viu se a necessidade de um estudo mais aprofundado para dá uma melhor qualidade de ensino e criaram a graduação de pedagogia. Hoje há essa necessidade de todos os professores se capacitarem para as atuais demandas. Não tem como vc fingir que todas essas síndromes não existem e simplesmente ser omisso. Nos países de 1º mundo até os mediadores têm q ser formados e aqui os professores que querem fazem uma especialização em educação especial. Mas vejo que muitas delas não querem de fato ajudar o aluno e sim ter menos trabalho. Lamentável sua colocação, nada pessoal, mas reflete o que boa parte dos professores de hoje pensam e muitas vezes não têm coragem de falar

    • @robertadossantos9679
      @robertadossantos9679 Год назад

      Vá trabalhar em outra área, ignorante.

    • @edi4971
      @edi4971 Год назад +11

      Meu deus que comentário,se vc estiver na parte de ensino, sugiro que saia ,antes de se dá mau, porque essa é a realidade na população.