Sou católico praticante. Sei que vc é ateu. E gostaria de manifestar minha admiração pelo modo respeitoso como vc aborda a temática religiosa. Parabéns pela postura.
Sou judeu e não tenho religiosidade. Estudei toda a vida em escolas judaicas e morei em Israel por alguns anos. Considero perfeita a sua explicação e talvez a melhor que eu tenha escutado. Parabéns.
Mais um yid aqui.... não tenho ido muito ao shil, mas me considero um judeu dati (não sou haredi) por crer e confiar em Hashem, além de fazer minhas Brachot e Tefilot, ser um judeu espiritualizado, frequentar o Beit Chabad e ser seguidor dos ensinamentos do Rebbe de Breslov.... Mas discordo do Karnal quando ele diz que o Judaísmo é a primeira religião monoteísta do mundo. O Judaísmo não é primeira religião monoteísta do mundo, senão a primeira religião a predicar o Deus de Israel, o mesmo Deus que cristãos e muçulmanos dizem seguir (questão polêmica). Todavia, antes mesmo do Judaísmo já existia o Zoroastrismo, que era uma religião monoteísta, acreditando num único Deus, só que este não era o Deus difundido pela Torah.
O Deus de Israel, que tem um povo escolhido e uma terra santa de sua predileção, me parece mais uma entre as muitas divindades nacionais que existiam na antiguidade. Acho que os cristãos vão acabar concebendo um Deus um pouco mais universal e menos apegado a uma única etnia. Daí se é o mesmo Deus dos judeus realmente é uma questão polêmica, aberta pra debate.
Sorte a nossa por ter um Professor com tamanha sabedoria, respeito e imparcialidade na arte de ensinar. Ah! Aulas gratuitas! Grato demais ao senhor, Prof. Karnal. Grato demais!
Trabalho no bom retiro em confecções desde 1989, lá presenciei dia a dia a conduta dos homens Judeus, nunca vi nem sofri um assédio um desrespeito de nenhum deles, de meninos a velhos, pelo simples fato de sermos mulheres éramos respeitadas, protegidas pelas presenças masculinas/patriarcas Judeus, ao cumprimentar funcionárias na entrada independente se era uma prostituta ou mãe de família ou uma jovem linda, sempre olhavam em nossos olhos/rostos, se alguma estava triste ou jeito q chorou a noite, eles mandavam a esposa tb sempre amiga respeitosa ou alguma secretária chamar em particular p se colocar à disposição caso tivesse algum problema. Se era funcionário esforçado correto e leal eles praticamente tomava_os como filho/a incentivando nos estudos na economia do salário e qd saiam p outros horizontes eles davam uma ajuda gde p aquele começo de vida. Fui muito protegida e valorizada por eles, convidada à suas casas e festas, tive um pai e uma mãe e irmãos em cada Judeu q Deus colocou em meu caminho desde 1985 qd jovenzinha vim do interior centro oeste p São Paulo sozinha tola, inexperiente. Tdos dias peço a Deus q os proteja e q multiplique esta conduta digna respeitosa dos homens Judeus c as mulheres, q conheci nestes 35 anis de São Paulo.
Leiam os textos e depois me fale o que acha dos seus "santos" Judeus podem roubar de não-judeus Babá Mezia 24a . Se um judeu encontra um objeto perdido por um gentio (“pagão”), ele não precisa ser devolvido. (Afirmado também em Baba Kamma 113b). Sinédrio 76a. Deus não poupará um judeu que “case sua filha com um velho ou tome uma esposa para seu filho pequeno ou devolva um artigo perdido a um gentio...”
Judeus podem roubar e matar não-judeus Sinédrio 57a. Quando um judeu assassina um gentio (“Cuthean”), não haverá pena de morte. O que um judeu rouba de um gentio ele pode guardar. Baba Kamma 37b. Os gentios estão fora da proteção da lei e Deus “expôs o dinheiro deles a Israel”.
Judeus podem mentir para não-judeus Baba Kamma 113a. Os judeus podem usar mentiras (“subterfúgios”) para enganar um gentio.
Crianças não-judias são subumanas Yebamoth 98a. Todas as crianças gentias são animais. Abodá Zará 36b. As meninas gentias estão em estado de niddah (sujeira) desde o nascimento. Abodá Zará 22a-22b . Os gentios preferem sexo com vacas
Professor neste momento difíceis que estamos passando escutar o senhor falando é um refrigério para nossas almas. Sou de família judaica e digo a sua explanação foi perfeita. Muito obrigada pelo respeito ao nosso povo.
Sim, concordo. Penso que ele deveria falar em leves, universidades, escolas, mídias....para ajudar a esclarecer a cabeça de tantos que não tem conhecimento e estão cheios de ódio
Verdade. Nas novelas bíblicas da Rede Record, é possível extrair algumas coisas ditas nesse vídeo. Mas boa parte da população acompanha mais apenas uma emissora.
Ele tem o privilégio de ser judeu , , é inegável qui o povo judeu e um povo abençoado , mesmo não sendo praticamente , a benção passa de pai para filho , assim está escrito
......soltem barrabás ........... disseram os fariseus ........... - crucifique-o, e que o sangue dele "recaia" sobre nós e nossa "descendência" . Ano 70 destruição do templo. espalhados pelo mundo como sem terra, sem nação.
Estou espírita e admiro o judaísmo assim como respeito todas as outras formas de veneração ao Deus único, infelizmente o humano distorce o princípio quando começa a "impor" seus próprios recalques em uma comunidade religiosa. Karnal vc é apaixonante.❤
Como judia fiquei emocionada com o final da sua aula pela maneira emocionante que descreveu a importância do pensamento judaico para formação intelectual ocidental. Claro que em 30 minutos não deu tempo de falar do Talmud, da nossa tradição familiar ao estudo e a retórica. Somos instigados a questionar, perguntar e esse é um grande diferencial que leva tantos judeus a serem figuras importantes para a humanidade. O estudo. Muito obrigada.
Ester, eu ia perguntar ao Professor, mas talvez vc seja mais rápida na resposta. Já perguntei a diversos amigos judeus e não souberam me responder ou eu não compreendi: o que acontece após a morte? Há um.lindo desenho animado que mostra a avó virando estrela. Como espelhos são cobertos, sei que concebem o espírito. Mas, passados 7 dias, há Paraíso? Há benção ou punição? Desde já, grata.
@@AngelaEscritora Olá Angela eu sou administrador de um grupo de estudos judaicos, existe um estudo em áudio do Rabino David Weitman, se você quiser posso lhe enviar o estudo, entre em contato pelo fone 81999861191 !
JOSE ROBERTO N DO NASCIMENTO sim gostaria de ouvir. sou muito interessada por religiões e fé. há um lindo desenho animado onde uma avó judia vira estrela. gostaria de saber. sei que o espírito continua, já que cobrem os espelhos.. se este tel for whatsapp entrarei em contato. gratissima. senão meu mail é angelaescritora@gmail.com
@@AngelaEscritora Olá Angela, sim o telefone que lhe passei e o Watts, e não so tenho esses estudos como outros que talvez lhe interesse, eu trabalho com grupos de estudos judaicos !
Angela Escritora ola angela desculpa a demora em responder, mas vc recebeu uma excelente indicação. O Rabino David é um grande estudioso e será uma melhor fonte de informação sobre o ponto de vista judaico da religião. Eu sou uma judia mais orientada pelos costumes, tradição e sionismo. Meu judaismo está no povo judeu, mais que nos dogmas religiosos, dos quais não entendo em profundidade para argumentar. Um abraço
00:53 Abraão - Pai da fé 05:48 Identidade Judaica 08:10 O povo escolhido (religião missionária vs messiânica) 11:04 Moisés - Libertador e legislador 12:11 Torá 15:51 Templo 20:13 Tradições Judaica 24:01 A inovação do judaísmo 25:10 Mandamentos e código de ética 28:22 Preconceito contra judeus 31:00 Holocausto 32:03 Estado de Israel 33:00 Pessoas importantes do judaísmo
Karnal que aula maravilhosa!!! Sou judia praticante, professora e historiadora e foi extremamente prazeroso assistir sua aula. Explicações respeitosas sucintas e corretíssimas! Kol Hakavod!
Eu tinha vaga noção das crises do Oriente Médio. Agora decidi aprender, me informar sobre esses povos. Estou querendo aprender e estou assistindo vários vídeos de quem tem informações que possam me ajudar. Obrigada aos historiadores. Eu quero que a ONU chame à si a responsabilidade de que haja um acordo
Parabéns professor Karnal. Sou judeu e me impressiona seu respeito, isenção, lucidez e conhecimento demonstrados. Já sabia tudo que foi dito nesse vídeo, mas sempre surpreende encontrar forma clara de abordar um assunto tão complexo. Parabéns mais uma vez e obrigado pelo prazer proporcionado; apreciar a arte é sempre um prazer.
@@solitoslemuel9802 de nada, agenda com algum Rabino proximo de onde esteja residindo. Caso tenha uma comunidade judaica onde tu vive, precisa ser Oxtodoxa.
Já o vi algumas vezes sendo debochado sim, mas faz algum tempo. Talvez a postura dele menos ofensiva e arrogante seja mais "interessante" para o seu próprio negócio.
Embora eu não tenha religião, no caso do judaísmo eu respeito e não dou a minha opinião, porque o judaísmo por não ser uma religião missionária não fica tentando doutrinar e converter as pessoas às suas crenças. Diferente do cristianismo, sobretudo os pentecostais, que infernizam a vida alheia, estes sim eu posso criticar, posso dizer o que penso, é a lei da reciprocidade. No geral, não se critica a fé alheia, apenas respeita-se.
Incrível sua aula de História, que bom seria que tivéssemos professores preparados assim, eu passei uma vida toda sem compreender a questão dos judeus, e você em meia hora me esclareceu tudo que não sabia! Parabéns!
"Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível."
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo. Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO! Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus? Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.” A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna. João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO? Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus. Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
@@avelinoefamilia pronto ai está...este também não tem salvação...vai pra o inferno...tantas e tantas pessoas que são ateus fazendo caridade por este mundo fora vai tudo pra o inferno né...que tristeza de ignorância e fanatismo...vou ficar por aqui é melhor...
Professor Karnal, minha admiração, respeito e gratidão. Muito obrigada pelas aulas que tenho a honra de assistir, ouvir e aprender. Amo o povo judeu, os admiro, reconheço a importância dos judeus para o país, de uma forma geral. Parabéns! Muito grata.
Sou espírita, mas acho que em outra vida fui judia, pois tenho uma admiração e simpatia por esse povo... Desde pequena! Que delícia poder conhecer mais sobre o judaísmo pelas mãos do Karnal!! Assistirão novamente, e dessa vez, com o caderninho do lado para anotações!
@@rafaelzveiter vou ter que dar uma resposta muito furada e que até eu critíco " o espírita não é o espiritismo" kkk, você vai ter diversas opiniões e visões sobre um mesmo tema baseado em diversos livros espíritas, recentemente foi editado ' o livro dos espíritos- edição antirracista' seguindo um acordo judicial para retirar as partes racistas à moda do século XIX que ainda estavam na obra e não eram explicadas nos centros, ficando aberta a disseminação pelos praticantes. Rafael, desculpe a pergunta pessoal, mas você é de família de origem hebraica?
@@rafaelzveiter Existe um livro do Chico Xavier, quando se pretende falar da vida, que são mensagens de irmãos judeus desencarnados, em que relatam as colônias espirituais em Eretz Israel ,eu pretendo ler, mas imagino que quem tenha maior vivência da cultura judaica possa somar visões, pontos de vista e pontos em comum do fenômeno do espírito .
Prof. Karnal, sua narrativa é de muita lucidez e de fácil compreensão, me encanto com este dom que vc tem. E o quanto colabora com a nossa sociedade com teu discurso neutro e sabedor. Te agradeço com muita humildade, aprendo bastante com você.
Gratidão, Karnal! Eu nunca tinha conseguido entender o que era ser judeu. Agora eu sei! Você mais uma vez provou sua excelência com essa explicação clara e completa.
Então deve ter aprendido, que os judeus é um povo racista e pretensioso, razão pelo qual é o mais perseguido e escravizado da terra. por julgar ter sido privilegiado por Deus e ter cometido o maior crime hediondo do mundo ao assinar barbaramente o Messias que até hoje aguardam - JESUS, quando eles o crucificaram, só porque anunciou que Deus é pai de todos os homens e não ha nenhum privilegiado. Se quer aprender a verdade sobre esse povo genocida, leia sem preconceitos religiosos a A GÊNESE da doutrina espírita. O prof. Karnal está certo quanto a essa definição: Judeu é racista, embora não tenha mencionado desta forma!
ola, um video na internet ajuda muito a elucidar e é apresentado por um historiador, clovis bulcão...o video chama - se "Os judeus...outro video apresentado de forma didatica e academica.
@Giselle5253 é tão atrasa que foi copiada e é base para as maiores religiões mundiais mas é claro que para pensar assim nunca se envolveu em algum estudo profundo.
@Giselle5253 ...CONTINUAS FALAR DE SI PRÓPRIA, QUANDO ABORDAS ASSUNTOS DE QUE ...NADA...ABSOLUTAMENTE...NADA CONHECES....SE MOSTRAS TÃO FACILMENTE O QUE POSSUÍS INTERIORMENTE..SE A PLENITUDE DOS TEUS CONHECIMENTOS NÃO TE PERMITE DESCONFIAR DE QUE HÁ SEMPRE ALGO A APRENDER....PARABÉNS....TORNASTES ...FILÓSOFA & GRANDE MESTRA....DA TUA INSIGNIFICÂNCIA.
27. Os inimigos de Deus na terra são as religiões e os seus líderes. Oislão e o cristianismo e o judaísmo, é a plenitude do satanismo. Eles são os três atributos de Satanás.
Foi em Recife onde foi construída a primeira sinagoga. Nos tempos da invasão holandesa já protestante,mas a alegria durou pouco tempo, os Holandeses foram expulsos . Estudos da sociedade hebraica de São Paulo mostram que 44%das famílias brasileiras são de origem judaico sefarditas oriundos da península ibérica fugidos da inquisição Romana, apartir dos anos 1500, quando começam as grandes navegações. Outros judeus Asquenazins oriundos do leste europeu fugidos das duas grandes guerras.
Parabéns Leandro, como é belo ver uma pessoa que se diz atéia, ter conhecimento sobre várias religiões, e, ainda por cima falar de todas elas com respeito. Eu sou de formação católica, me tornei kardecista ( fica a sugestão para um vídeo), mas adoro falar de Deus, que é um só.Mas, seu respeito e conhecimento mudaram a visão que eu tinha dos ateus, já que a maioria dos que eu conheci eram debochados. 👏👏
Nossa Karnal, meu professor de história sempre fala de como foi ter aula suas na Unicamp, ele se orgulha muito de falar isso kkk mas eu nunca tinha assistido algo de sua autoria, agora eu entendo e Nossa!!! O que o patrick falou não foi exagero kkkk Muito obrigada pela aula!!!
não há muito motivo de dar mais importância a história das religiões do que a demais partes de história. teria que ser devidamente incluído junto com história do pensamento humano em geral, com história da sciência e história política etc
Em maioria, as pessoas sao hipocritas amigo, estamos num país cristao, 85% do povão é cristão e nao querem saber de outras crenças, tradicoes e pensamentos sobre deus, principalmente as protestantes. Nas escolas publicas existe sim doutrinacao tanto politica quanto religiosa, fui aluno e recebi tais doutrinacoes, fui educador por 2 anos em escola publica e via de outros colegas professores, doutrinando comunismo e cristianismo, so nao pode na teoria, mas na pratica é outros 500. O br está se tornando na cara-dura, um país teocrático cristão. Eu nunca tive religiao e nunca tive partido politico, essas doutrinacoes que reinam aqui nao me tapiaram! Recomendo o livro do filosofo Jiddu Krishnamurti: A libertação dos condicionamentos.
Karnal, se seus vídeos fossem video-aulas que passassem nas escolas brasileiras ,imagino que a próxima geração seria mais culta e bem direcionada, pq além de seu diálogo ser agradável , a comparação com o mundo de hoje, traz a empatia necessária para não cometermos os mesmos erros no passado! Grata pela dedicação em ensinar!🙏🏻
não vão nunca divular em escolas..vaticano não deixa...imagina ter que explicar porque alguns estado brasileiros possuem nomes hebraicos e nunca explicaram isso, pelo contrario, ocultam.
Não gosto de "babar ovo" de ninguém, mas o Karnal me encanta com sua cultura, eloquência, raciocínio, lógica.... Nunca vi ninguém tão culto e agradável de se ouvir.
Tive a sorte de ter como professor de história do, então, ginásio e colégio, o Prof. Maurício Tragtenberg, que discutia religiões e racismo, entre outros temas, nas nossas aulas. Um privilegio ter tido um prof. de história como ele, que tive o prazer de reencontrar no mestrado da FGV. É muito importante termos professores preparados na nossa fase de adolescência, que nos apresenta caminhos pra toda a vida.
Eu mesmo não poderia contar as histórias e explicar tão claramente o Judaísmo. Me emocionei ouvindo ao caminho do trabalho pela manhã. Parabéns Karnal e shalom.
Uma verdadeira aula sobre a saga desse povo admirável.Tão perseguido,tão massacrado,mas que não se deixou quebrar,dividir,desunir. Um povo determinado,que não se perdeu,apesar de tudo.Obrigada,Karnal.
A 2 mil anos Jesus veio como um judeu, andou entre vocês, amou o pai mais do que qualquer religioso na época ,tinha autoridade o suficiente para fazer qualquer coisa até perdoar pecados e sim ele perdoou inclusive a mim. Eu fico triste demais com o judeu por videos assim,mas oro por Jerusalém, para que o reino do céu se manisfete como nunca, trazendo um quebrantamento, Jesus veio como judeu para salvar o judeu, porém se vocês que o viram fazer coisas absurdas não o recebem ,eu o recebo mesmo não sendo judeu, mesmo não vendo nenhum milagre, eu acredito mesmo sem entender, obrigado Deus pai por revelar o amor do teu filho Jesus a mim.
Infelizmente todas as religiões em geral estão fazendo parte da grande cegueira de Israel e de Judá, que por rejeitarem Jesus e a pascoa do 2º mês faz manifestar as guerras entre o seu povo, e os impede do conhecimento do código da profecia das duas mil trezentas tardes e manhãs que revela as duas contagens de 2300 anos de antes e depois da morte e ressurreição de Jesus no total de 4600 anos, que revela os 2 calendário do Livro Sagrado do Criador que liga o céu e a terra. Eles tem o conhecimento que o 1º calendário foi estabelecido no inicio dos 6 dias das transformações no Planeta Terra, e das criações criadas pelo Criador que descansou no 7º dia e o abençoou. Porém, eles não tem o conhecimento que o 2º calendário foi estabelecido depois de bilhares de anos que o 1º foi estabelecido. Desconhecem que o 2º calendário foi estabelecido para as revelações proféticas. Que revelam, que a 1ª contagem dos 2300 anos de antes da morte e ressurreição de Jesus foi iniciada no ano de 1246 do calendário dos reis de Israel 1050 anos antes de iniciar o 1º século do 2º calendário profético, iniciado no ano de 2296 do calendário dos reis de Israel. O 2º calendário profético iniciou seu 1º século 40 anos antes de Jeremias esconder a Arca da Aliança no Monte Nebo, oculta no ano de 2336 do calendário dos reis de Israel. E que, a 1º contagem dos 2300 anos de antes da morte e ressurreição de Jesus foi completado no ano de 1246 do 2º calendário profético que completou o ano de 3546 do calendário dos reis de Israel. Somente o 2º calendário profético revela as datas corretas do nascimento, morte e ressurreição de Jesus. Confirmando que Jesus foi concebido no 3º mês do ano de 1216 já estando Isabel no 6º mês de gestação de João Batista, concebido no 9º mês do ano de 1215, e nasceu no 6º mês do ano de 1216, e Jesus nasceu no final do 12º mês do mesmo ano de 1216 do 2º calendário profético, ambos com diferença de 6 meses de nascidos. E, no 2º mês do ano de 1250 já estando Jesus com 33 anos de idade foi morto no dia da preparação do 6º dia véspera do sábado do 7º dia da festa dos pães asmos da pascoa do 2º mês do ano de 1250 do 2º calendário profético, e ressuscitou no 1º dia da 4ª semana após o 3º da sua morte. Porém, os judeus estavam comemorando a festa dos pães asmos da pascoa do 1º mês do ano de 3556 do calendário dos reis de Israel. Fatos que confirmam a possibilidade da 2ª contagem dos 2300 anos de depois da morte e ressurreição de Jesus já ter completado no ano de 3546 do 2º calendário profético, totalizando os 4600 anos das duas contagens dos 2300 anos de antes e depois da morte e ressurreição de Jesus, referente a profecia das duas mil e trezentas tardes e manhãs do livro de Daniel. Revelando aproximação de completar o ano de 3550 do 2º calendário profético que completará o 7º sábado dos 49 anos, e dos 50 anos do jubileu deste século presente. Cuja, no 2º mês do ano de 3550 do 2º calendário profético completará os 2300 anos da morte e ressurreição de Jesus, o qual morreu e ressuscitou no 2º mês do ano de 1250 do 2º calendário profético, que para os judeus foi o 1º mês do ano de 3556 do calendário dos reis de Israel. No ano de 3550 do 2º calendário profético também vai completar o ano de 5856 do calendário dos reis de Israel com 72 anos a frente do calendário atual de Israel que completa o ano de 5784 atrasado neste ano de 2023 do calendário gregoriano. Israel e Judá desconhecem que o 2º calendário profético é estabelecido pelos 12 sábados do 7º dia da lua cheia de cada mês, e pelos 12 sábados das 3 festas fixas, no total de 24 sábados que de 50 em 50 anos do jubileu completam 1108 sábados lunares que confirmam que Jesus e João Batista foram concebidos, e nascidos entre o final do ano de 1215 e começo do ano de 1216 do 2º calendário profético, entre o final do ano de 3515 e começo do ano de 3516 do calendário dos reis de Israel. O 2º calendário profético será confirmada em breve com o surgimento da Arca da Aliança no Monte Santo antes da 2ª volta do Príncipe Jesus filho do Majestoso Rei da Universo para converter Israel, Judá e as outras Nações ao verdadeiro Evangelho do Reino do Eterno. Embora eu não faça parte de nenhuma denominação religiosa, faço reverências aos mandamentos do Eterno, e aos testemunhos do seu filho Jesus através do 2º calendário profético do Baluarte da Paz dos 6 Decretos da Estrela de Davi; são eles [ os 10 Mandamentos, as Leis, os Estatutos, os Preceitos, os Juízos e os Testemunhos ] Shalom
Sou caminhoneiro, gaúcho de 46 anos com sétimo ano do ensino fundamental,não teria nada a ver com quem te escuta mais olho todos os teus vídeos sei que não vai ser você a ler está mensagem mais se puderem passar a ele meu muito obrigado por poder aprender sobre vários assuntos.
Leandro, é muito nobre ver vc que é ateu, explicando uma religiao de forma tao respeitosa. Penso que como educador, com todo o conhecimento que vc possue, pode ser um instrumento valioso para levar esse conhecimento da historia para os jovens que parecem estar tao desinformados sobre esse conflito atual, entre outras coisas. Sua presenca na midia tbm é importante. É um apelo que faço. Uma pessoa como vc, tao respeitada em varios ambientes e instituicoes, pode fazer a diferenca. Precisamos desse exemplo. O respeito às diferencas e principalmente disseminar os fatos como sao. Se vc ja esta fazendo isso, desconsidere meu pedido. Desejo muita luz e bencaos para vc. Obrigada por ser farol em tempos de tanto odio.
Depois que você volta a ser ateu (nascemos assim) adquire um olhar antropológico sobre as religiões e os deuses, especialmente sobre as narrativas que originaram as crenças, muitas delas interessantíssimas. .
O que eu gosto de suas explanações é que você se mantém fiel ao conteúdo acadêmico, sem achismos baratos. De fato, este Ser Judeu, é algo que suscita muitas questões. Ex. Você pode ter nascido no judaísmo, ser ateu e ainda assim ser considerado judeu por sua comunidade. Por outro lado, para um goi ser judeu, é imprescindível seguir a fé.
Sou estudante de teologia e esse vídeo foi recomendado pela matéria que estou estudando no momento. Confesso que estou maravilhada e grata por tanta informação e sabedoria. Me sinto honrada por ter tido o prazer de assistir esse vídeo tão rico.
3 года назад+6
Deus é tão maravilhoso, que me deu esse presente. Encarnar numa época em que existe um tal Leandro Karnal pra enriquecer de sabedoria uma relez mortal como eu, é um presente que não tem preço. 🙏❤️
Procure o livro "O Judaísmo Vivo", de Michael Asheri, de longe, um dos melhores sobre a religião. Para videos com esse tema, dê uma olhada nos que disponibilizo no meu canal.
Maravilhosa aula sobre o Judaísmo. Respeito incrível sobre Deus, sobre o anti-semitismo e sua história. Muito obrigada pelo conhecimento compartilhado❣️
Estou ouvindo pela terceira vez seguida! Maravilhosa aula, qualquer pessoa por mais simples e inculto entende. Sou católica praticante, fico encantada com tanta sabedoria e simplicidade em passar seus conhecimentos. Parabéns Karnal!!!
Deus é tão simples.e sua simplicidade me conquistou.. e nós somos tão complicados. Complicando o q é tão simples. Nos prendendo a quem está certo.errado. a história nada mais é que a criatura querendo ser maior que o criador. Querendo cada um estar no controle. E ninguém está. A não ser Deus. O senhor de tudo e todos ❤
Após seus esclarecimentos sobre judaísmo estou entendendo melhor essa religião.Vc esclarece muito bem e nos tira dúvidas que se tem sobre as religiões .Lali .
A biblia. Fala muito comi era o povo de Israel e os judeus , Jeová cuidava bem deles , mas eles foram ingratidão para colocar Deus ,e ainda mataram Jesus o filho de Deus
Não sou religioso, mas um estudante de psicologia e um entusiasta do tema religião. Confesso que é a primeira vez que me emociono com uma aula do tipo! Obrigado pela delicadeza ao costurar a narrativa!
Como os profetas da Bíblia, em abril de 1993, eu, Kacou Philippe, um homem que nunca esteve numa igreja, eu recebi em visão, a visitação de um Anjo que me comissiona para uma Mensagem destinada a toda terra em cumprimento de Mateus 25:6 e Apocalipse 12:14 #PKPCHANNELTV
Primeira vez que vejo uma aula dessa no Canal do Karnal. Estou boquiaberto. Diferente do canal do Pondé, que são apenas pílulas de opiniões, aqui o Karnal deu um show. Se cada 30 min desses o homem fizer esse show, ganhou minha audiência. Há um público na internet sequioso por esse tipo de abordagem. Um verbete enciclopédico filmado.
Judeu é grupo nacional. Portanto é natural ser desejável q não ocupem cargos de influência na estrutura de outras nações. Algum brasileiro não-judeu tem poder político na comunidade judaica? Algum não-judeu tem poder de alterar a educação nas escolas judaicas? O judeu mantém sua identidade nacional protegida das influências de outras nações. No rabinato só judeus participam, p ex. Karnal explicou mal e tb não diz a verdade sobre questões importantes.
Quanto mais aprendo sobre religiões e culturas, mais creio num Criador de diversidades imensas, nas quais é impossível ver tudo e contar! O universo ainda hoje no século 21, é um grande mistério! O ser humano pode até falar de Deus, criar religiões, mas se não tiver transbordando amor por todas criaturas desse planeta e até as do espaço infinito, será em vão a sua crença, a sua religião! Pra existir tanta diversidades de criaturas, o Criador é AMOR!❤
Parabéns professor! Sou apaixonada pela história das religiões e com um mestre como o senhor e poder de síntese fica muito mais fácil o aprendizado 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Bacana, muito bom estudo, isto fica provado que DEUS USA quem Ele quer, até quem não acredita nele, pois serve de fonte de conhecimento pra quem não conhece
É tão prazeroso ouvir suas aulas. Tem um dom nato de Mestre nossa mente acompanha cada explanação e o assunto que outrora era tão complexo fica tão compreensível e prende atenção o vídeo acaba nem percebemos. Gratidão
Sou católico praticante. Sei que vc é ateu. E gostaria de manifestar minha admiração pelo modo respeitoso como vc aborda a temática religiosa. Parabéns pela postura.
Apreendendo muito!!!
Obrigada!!!
Eu também sou católica!!!
Evangélico
Todo sábio e ateu! Acorda pra vida! A Igreja católica ou aliás, todas religiões só visam dinheiro como qq empresário! Acorde! Evoluir!
@@adrianoaaaaaaaaaaaaa O Cortella para mim é um sábio e não é ateu.
Sou judeu e não tenho religiosidade. Estudei toda a vida em escolas judaicas e morei em Israel por alguns anos. Considero perfeita a sua explicação e talvez a melhor que eu tenha escutado. Parabéns.
Shalom Aleichem +1 Judeu Aki
Mais um yid aqui.... não tenho ido muito ao shil, mas me considero um judeu dati (não sou haredi) por crer e confiar em Hashem, além de fazer minhas Brachot e Tefilot, ser um judeu espiritualizado, frequentar o Beit Chabad e ser seguidor dos ensinamentos do Rebbe de Breslov.... Mas discordo do Karnal quando ele diz que o Judaísmo é a primeira religião monoteísta do mundo. O Judaísmo não é primeira religião monoteísta do mundo, senão a primeira religião a predicar o Deus de Israel, o mesmo Deus que cristãos e muçulmanos dizem seguir (questão polêmica). Todavia, antes mesmo do Judaísmo já existia o Zoroastrismo, que era uma religião monoteísta, acreditando num único Deus, só que este não era o Deus difundido pela Torah.
@@tiagoblumenfeld3827 há qm diga q o Zoroastrismo n era 100% monoteista pois o deus tinha 2 faces, ele era tanto o bem quanto o mal, algo assim
O Deus de Israel, que tem um povo escolhido e uma terra santa de sua predileção, me parece mais uma entre as muitas divindades nacionais que existiam na antiguidade. Acho que os cristãos vão acabar concebendo um Deus um pouco mais universal e menos apegado a uma única etnia. Daí se é o mesmo Deus dos judeus realmente é uma questão polêmica, aberta pra debate.
@@JHViana deus de Israel?em israel ninguém adora deus
Sorte a nossa por ter um Professor com tamanha sabedoria, respeito e imparcialidade na arte de ensinar. Ah! Aulas gratuitas! Grato demais ao senhor, Prof. Karnal. Grato demais!
O nosso melhor professor e a biblia quando ensinada por pessoa , que tem conhecimento João 17 X 3,
Trabalho no bom retiro em confecções desde 1989, lá presenciei dia a dia a conduta dos homens Judeus, nunca vi nem sofri um assédio um desrespeito de nenhum deles, de meninos a velhos, pelo simples fato de sermos mulheres éramos respeitadas, protegidas pelas presenças masculinas/patriarcas Judeus, ao cumprimentar funcionárias na entrada independente se era uma prostituta ou mãe de família ou uma jovem linda, sempre olhavam em nossos olhos/rostos, se alguma estava triste ou jeito q chorou a noite, eles mandavam a esposa tb sempre amiga respeitosa ou alguma secretária chamar em particular p se colocar à disposição caso tivesse algum problema. Se era funcionário esforçado correto e leal eles praticamente tomava_os como filho/a incentivando nos estudos na economia do salário e qd saiam p outros horizontes eles davam uma ajuda gde p aquele começo de vida. Fui muito protegida e valorizada por eles, convidada à suas casas e festas, tive um pai e uma mãe e irmãos em cada Judeu q Deus colocou em meu caminho desde 1985 qd jovenzinha vim do interior centro oeste p São Paulo sozinha tola, inexperiente. Tdos dias peço a Deus q os proteja e q multiplique esta conduta digna respeitosa dos homens Judeus c as mulheres, q conheci nestes 35 anis de São Paulo.
Depoimento lindo.
Leiam os textos e depois me fale o que acha dos seus "santos"
Judeus podem roubar de não-judeus
Babá Mezia 24a . Se um judeu encontra um objeto perdido por um gentio (“pagão”), ele não precisa ser devolvido. (Afirmado também em Baba Kamma 113b). Sinédrio 76a. Deus não poupará um judeu que “case sua filha com um velho ou tome uma esposa para seu filho pequeno ou devolva um artigo perdido a um gentio...”
Judeus podem roubar e matar não-judeus
Sinédrio 57a. Quando um judeu assassina um gentio (“Cuthean”), não haverá pena de morte. O que um judeu rouba de um gentio ele pode guardar.
Baba Kamma 37b. Os gentios estão fora da proteção da lei e Deus “expôs o dinheiro deles a Israel”.
Judeus podem mentir para não-judeus
Baba Kamma 113a. Os judeus podem usar mentiras (“subterfúgios”) para enganar um gentio.
Crianças não-judias são subumanas
Yebamoth 98a. Todas as crianças gentias são animais.
Abodá Zará 36b. As meninas gentias estão em estado de niddah (sujeira) desde o nascimento.
Abodá Zará 22a-22b . Os gentios preferem sexo com vacas
Que depoimento emocionante e verdadeiro. Também trabalhei por 20 anos numa grande instituição de saúde judaica onde presenciei e vivi esse sentimento.
lindo testemunho .❣️
Eu gostaria de ter amigos judeus. Já ouvi muitas coisas boas deles.
Professor neste momento difíceis que estamos passando escutar o senhor falando é um refrigério para nossas almas. Sou de família judaica e digo a sua explanação foi perfeita. Muito obrigada pelo respeito ao nosso povo.
Sim, concordo. Penso que ele deveria falar em leves, universidades, escolas, mídias....para ajudar a esclarecer a cabeça de tantos que não tem conhecimento e estão cheios de ódio
As emissoras de TV deveriam passar esta aula, no lugar das novelas .
meu Deus ! Quanto conhecimento,
Obrigado.
Verdade. Nas novelas bíblicas da Rede Record, é possível extrair algumas coisas ditas nesse vídeo. Mas boa parte da população acompanha mais apenas uma emissora.
O povo quer migalhas e pão e não conhecimento
é silvia mas ai teriam que explicar porque alguns estados brasileiros possuem nomes hebraicos e nunca divulgam isso..antisemitismo?
As vezes fico pensando onde cabe tantaaa inteligência e que sabedoria e tranquilidade em repassar o conhecimento. Obrigada karnal pelas aulas.
A plasticidade cerebral não tem limite.
Estudando
Sou tão simples. E consigo entender e amar, o que ensina esse professor! Maneiro, incrível, Deus o conserve conosco por muito tempo!
Ele tem o privilégio de ser judeu , , é inegável qui o povo judeu e um povo abençoado , mesmo não sendo praticamente , a benção passa de pai para filho , assim está escrito
......soltem barrabás ........... disseram os fariseus ...........
- crucifique-o, e que o sangue dele "recaia" sobre nós e nossa "descendência" .
Ano 70 destruição do templo.
espalhados pelo mundo como sem terra, sem nação.
Estou espírita e admiro o judaísmo assim como respeito todas as outras formas de veneração ao Deus único, infelizmente o humano distorce o princípio quando começa a "impor" seus próprios recalques em uma comunidade religiosa. Karnal vc é apaixonante.❤
""Estou espírita"?
Como judia fiquei emocionada com o final da sua aula pela maneira emocionante que descreveu a importância do pensamento judaico para formação intelectual ocidental. Claro que em 30 minutos não deu tempo de falar do Talmud, da nossa tradição familiar ao estudo e a retórica. Somos instigados a questionar, perguntar e esse é um grande diferencial que leva tantos judeus a serem figuras importantes para a humanidade. O estudo. Muito obrigada.
Ester, eu ia perguntar ao Professor, mas talvez vc seja mais rápida na resposta. Já perguntei a diversos amigos judeus e não souberam me responder ou eu não compreendi: o que acontece após a morte? Há um.lindo desenho animado que mostra a avó virando estrela. Como espelhos são cobertos, sei que concebem o espírito. Mas, passados 7 dias, há Paraíso? Há benção ou punição? Desde já, grata.
@@AngelaEscritora Olá Angela eu sou administrador de um grupo de estudos judaicos, existe um estudo em áudio do Rabino David Weitman, se você quiser posso lhe enviar o estudo, entre em contato pelo fone 81999861191 !
JOSE ROBERTO N DO NASCIMENTO sim gostaria de ouvir. sou muito interessada por religiões e fé. há um lindo desenho animado onde uma avó judia vira estrela. gostaria de saber. sei que o espírito continua, já que cobrem os espelhos.. se este tel for whatsapp entrarei em contato. gratissima. senão meu mail é angelaescritora@gmail.com
@@AngelaEscritora Olá Angela, sim o telefone que lhe passei e o Watts, e não so tenho esses estudos como outros que talvez lhe interesse, eu trabalho com grupos de estudos judaicos !
Angela Escritora ola angela desculpa a demora em responder, mas vc recebeu uma excelente indicação. O Rabino David é um grande estudioso e será uma melhor fonte de informação sobre o ponto de vista judaico da religião. Eu sou uma judia mais orientada pelos costumes, tradição e sionismo. Meu judaismo está no povo judeu, mais que nos dogmas religiosos, dos quais não entendo em profundidade para argumentar. Um abraço
00:53 Abraão - Pai da fé
05:48 Identidade Judaica
08:10 O povo escolhido (religião missionária vs messiânica)
11:04 Moisés - Libertador e legislador
12:11 Torá
15:51 Templo
20:13 Tradições Judaica
24:01 A inovação do judaísmo
25:10 Mandamentos e código de ética
28:22 Preconceito contra judeus
31:00 Holocausto
32:03 Estado de Israel
33:00 Pessoas importantes do judaísmo
Oq significa esse cronograma ?
@@adilsonolivo Ele ordenou cada assunto por tempo. Exemplo, no vídeo quando der 15:51 ele menciona o templo
@@PDelvechioparabéns aos 2 pela iniciativa 🎉
Adorei
otima explicação
Karnal que aula maravilhosa!!! Sou judia praticante, professora e historiadora e foi extremamente prazeroso assistir sua aula.
Explicações respeitosas sucintas e corretíssimas! Kol Hakavod!
Região um atraso d. Vida...
@@elizabethstadler2775 Atraso é você perder seu tempo para atacar a fé alheia
@@liszt646 boa resposta .
@@elizabethstadler2775 2022 e você ainda não aprendeu sobre respeito ao próximo??
@@liszt646 Perfeita a tua resposta.
Eu tinha vaga noção das crises do Oriente Médio. Agora decidi aprender, me informar sobre esses povos. Estou querendo aprender e estou assistindo vários vídeos de quem tem informações que possam me ajudar. Obrigada aos historiadores. Eu quero que a ONU chame à si a responsabilidade de que haja um acordo
Laila Tov, significa boa noite! Procura ouvir os Rabinho, você vai aprender muito. Gosto muito de ouvir o Rabino Roni, e Eliel.
Parabéns professor Karnal. Sou judeu e me impressiona seu respeito, isenção, lucidez e conhecimento demonstrados. Já sabia tudo que foi dito nesse vídeo, mas sempre surpreende encontrar forma clara de abordar um assunto tão complexo. Parabéns mais uma vez e obrigado pelo prazer proporcionado; apreciar a arte é sempre um prazer.
Oi tudo bem? Mas a conversão é aceita porém tem diversas dificuldades para chegar isso.
Queria ser judeu, tem como eu me converter? Se eu me converter eu seria um judeu legítimo?
@@solitoslemuel9802 com certeza vai ser Judeu.
@@viniciuswassermann7397 obrigado 🙂
@@solitoslemuel9802 de nada, agenda com algum Rabino proximo de onde esteja residindo. Caso tenha uma comunidade judaica onde tu vive, precisa ser Oxtodoxa.
Sem deboche, sem sarcasmo e com respeito, esse é o Karnal que eu gosto.
Já o vi algumas vezes sendo debochado sim, mas faz algum tempo. Talvez a postura dele menos ofensiva e arrogante seja mais "interessante" para o seu próprio negócio.
Só se for nesse vídeo, porque nos outros, esse jorra deboche, sarcamo e ironia.
Tem um vídeo,onde faz e muito deboche do cristão, só procurar no RUclips.
Embora eu não tenha religião, no caso do judaísmo eu respeito e não dou a minha opinião, porque o judaísmo por não ser uma religião missionária não fica tentando doutrinar e converter as pessoas às suas crenças. Diferente do cristianismo, sobretudo os pentecostais, que infernizam a vida alheia, estes sim eu posso criticar, posso dizer o que penso, é a lei da reciprocidade. No geral, não se critica a fé alheia, apenas respeita-se.
Achoo engraçado e irônico...Quando ele se apresenta.
PRAZER ...ai diz KARNAL RSRSR
Incrível sua aula de História, que bom seria que tivéssemos professores preparados assim, eu passei uma vida toda sem compreender a questão dos judeus, e você em meia hora me esclareceu tudo que não sabia! Parabéns!
Esse é o mestre Karnal tão preciso em sua didática que vc pode passar horas escutando. Tudo claro e compreensível. ❤️
"Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo
nível."
A complexidade envolvida no entendimento Judaíco, com essa aula do prof. Leandro ficou tudo esclarecedora. Agradecemos.
Sou judeu e o senhor é o único ateu que tenho prazer de ouvir. Sensacional!
Veja tb o Luís Felipe Ponde.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo.
Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO!
Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus?
Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.”
João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.”
A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna.
João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO?
Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus.
Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
Demonstra que tem inteligência, amigo. Parabéns!
@@avelinoefamilia pronto ai está...este também não tem salvação...vai pra o inferno...tantas e tantas pessoas que são ateus fazendo caridade por este mundo fora vai tudo pra o inferno né...que tristeza de ignorância e fanatismo...vou ficar por aqui é melhor...
Sabe aquela pessoa que vc tem vontade de ficar ouvindo o dia todo, como eu gosto de te ouvir
Charme, conteúdo excelente, didática, dom da comunicação e respeito, esse professor Karnal é mesmo uma jóia brasileira. Gratidão professor!
Professor Karnal, minha admiração, respeito e gratidão.
Muito obrigada pelas aulas que tenho a honra de assistir, ouvir e aprender. Amo o povo judeu, os admiro, reconheço a importância dos judeus para o país, de uma forma geral. Parabéns! Muito grata.
Uma jóia brasileira!!!⭐️
Incrível a sabedoria dessa homem. Delicia poder assistir e compreender sobre o judaísmo. Foi realmente um prazer!!❤❤
Sou espírita, mas acho que em outra vida fui judia, pois tenho uma admiração e simpatia por esse povo... Desde pequena! Que delícia poder conhecer mais sobre o judaísmo pelas mãos do Karnal!! Assistirão novamente, e dessa vez, com o caderninho do lado para anotações!
@@rafaelzveiter Sim até o Cristianismo!
@@rafaelzveiter contexto de formulação do espiritismo foi a França do século XIX, infelizmente traços da época como explicado pelo professor.
@@rafaelzveiter vou ter que dar uma resposta muito furada e que até eu critíco " o espírita não é o espiritismo" kkk, você vai ter diversas opiniões e visões sobre um mesmo tema baseado em diversos livros espíritas, recentemente foi editado ' o livro dos espíritos- edição antirracista' seguindo um acordo judicial para retirar as partes racistas à moda do século XIX que ainda estavam na obra e não eram explicadas nos centros, ficando aberta a disseminação pelos praticantes.
Rafael, desculpe a pergunta pessoal, mas você é de família de origem hebraica?
@@rafaelzveiter Existe um livro do Chico Xavier, quando se pretende falar da vida, que são mensagens de irmãos judeus desencarnados, em que relatam as colônias espirituais em Eretz Israel ,eu pretendo ler, mas imagino que quem tenha maior vivência da cultura judaica possa somar visões, pontos de vista e pontos em comum do fenômeno do espírito .
@@rafaelzveiter Por favor Rafael, se possível depois faça seus comentários, você chegou a estudar na yeshiva. ?
Falo de Moçambique em Africa, fico muito admirado muito sua forma de dar esse ensino. Voce é um dos Homens mais sábios que eu conhci.
Prof. Karnal, sua narrativa é de muita lucidez e de fácil compreensão, me encanto com este dom que vc tem. E o quanto colabora com a nossa sociedade com teu discurso neutro e sabedor. Te agradeço com muita humildade, aprendo bastante com você.
Cada vez que ouço ua de suas palestras tenho uma inveja santa de sua didática e, naturalmente, seu vasto conhecimento. SHALOM!
Sou Judeu e o seu vídeo é sensacional!!! Bela explanação!👏🏽
Gratidão, Karnal!
Eu nunca tinha conseguido entender o que era ser judeu.
Agora eu sei!
Você mais uma vez provou sua excelência com essa explicação clara e completa.
Então deve ter aprendido, que os judeus é um povo racista e pretensioso, razão pelo qual é o mais perseguido e escravizado da terra. por julgar ter sido privilegiado por Deus e ter cometido o maior crime hediondo do mundo ao assinar barbaramente o Messias que até hoje aguardam - JESUS, quando eles o crucificaram, só porque anunciou que Deus é pai de todos os homens e não ha nenhum privilegiado. Se quer aprender a verdade sobre esse povo genocida, leia sem preconceitos religiosos a A GÊNESE da doutrina espírita. O prof. Karnal está certo quanto a essa definição: Judeu é racista, embora não tenha mencionado desta forma!
ola, um video na internet ajuda muito a elucidar e é apresentado por um historiador, clovis bulcão...o video chama - se "Os judeus...outro video apresentado de forma didatica e academica.
Sou cristã e gosto muito do respeito que trata as religiões. Vc é um descrente de Deus mais cristão que conheço.
Ta precisando assistir todos os videos dele então.
Basta ler o antigo testamento e o novo testamento.. o resto é só conversa.🙏🙏🇧🇷
Nunca tinha pensado no fato do Judaísmo não ser uma religião missionária.... claro!!!! Que legal essa aula!
@Giselle5253 é tão atrasa que foi copiada e é base para as maiores religiões mundiais mas é claro que para pensar assim nunca se envolveu em algum estudo profundo.
Giselle5253. Anti-semita rancorosa
@Giselle5253 ...CONTINUAS FALAR DE SI PRÓPRIA, QUANDO ABORDAS ASSUNTOS DE QUE ...NADA...ABSOLUTAMENTE...NADA CONHECES....SE MOSTRAS TÃO FACILMENTE O QUE POSSUÍS INTERIORMENTE..SE A PLENITUDE DOS TEUS CONHECIMENTOS NÃO TE PERMITE DESCONFIAR DE QUE HÁ SEMPRE ALGO A APRENDER....PARABÉNS....TORNASTES ...FILÓSOFA & GRANDE MESTRA....DA TUA INSIGNIFICÂNCIA.
@Giselle5253 vaza daqui sua antissemita 💔
27. Os inimigos de Deus na terra são as religiões e os seus líderes. Oislão e o cristianismo e o judaísmo, é a plenitude do satanismo. Eles são os três atributos de Satanás.
Sou de recife e o museu da sinagoga das Américas é local de visitação das escolas infantis. É lindo.
Foi em Recife onde foi construída a primeira sinagoga.
Nos tempos da invasão holandesa já protestante,mas a alegria durou pouco tempo, os Holandeses foram expulsos .
Estudos da sociedade hebraica de São Paulo mostram que 44%das famílias brasileiras são de origem judaico sefarditas oriundos da península ibérica fugidos da inquisição Romana, apartir dos anos 1500, quando começam as grandes navegações.
Outros judeus Asquenazins oriundos do leste europeu fugidos das duas grandes guerras.
Parabéns Leandro, como é belo ver uma pessoa que se diz atéia, ter conhecimento sobre várias religiões, e, ainda por cima falar de todas elas com respeito. Eu sou de formação católica, me tornei kardecista ( fica a sugestão para um vídeo), mas adoro falar de Deus, que é um só.Mas, seu respeito e conhecimento mudaram a visão que eu tinha dos ateus, já que a maioria dos que eu conheci eram debochados. 👏👏
Nossa Karnal, meu professor de história sempre fala de como foi ter aula suas na Unicamp, ele se orgulha muito de falar isso kkk mas eu nunca tinha assistido algo de sua autoria, agora eu entendo e Nossa!!! O que o patrick falou não foi exagero kkkk
Muito obrigada pela aula!!!
A sabedoria do karnal é decoreba e não racional
@@JoseCarlos-ys6uk bom é a sua opinião, e tá beleza! eu particularmente gosto muito da sabedoria dele e pretendo continuar aprendendo 😊
@@JoseCarlos-ys6uk dor de cotovelo
Que sabedoria...que conhecimento, grande espírito Karnal!
Nas escolas, deveriam ensinar História das Religiões e não querer doutrinar os alunos com uma religião imposta
Não sabia que isso acontecia
Penso o mesmo.
não há muito motivo de dar mais importância a história das religiões do que a demais partes de história. teria que ser devidamente incluído junto com história do pensamento humano em geral, com história da sciência e história política etc
Em maioria, as pessoas sao hipocritas amigo, estamos num país cristao, 85% do povão é cristão e nao querem saber de outras crenças, tradicoes e pensamentos sobre deus, principalmente as protestantes. Nas escolas publicas existe sim doutrinacao tanto politica quanto religiosa, fui aluno e recebi tais doutrinacoes, fui educador por 2 anos em escola publica e via de outros colegas professores, doutrinando comunismo e cristianismo, so nao pode na teoria, mas na pratica é outros 500. O br está se tornando na cara-dura, um país teocrático cristão.
Eu nunca tive religiao e nunca tive partido politico, essas doutrinacoes que reinam aqui nao me tapiaram!
Recomendo o livro do filosofo Jiddu Krishnamurti: A libertação dos condicionamentos.
@Luz Ven concordo, se quiser saber sobre religião, que seja por conta própria.
Karnal, se seus vídeos fossem video-aulas que passassem nas escolas brasileiras ,imagino que a próxima geração seria mais culta e bem direcionada, pq além de seu diálogo ser agradável , a comparação com o mundo de hoje, traz a empatia necessária para não cometermos os mesmos erros no passado! Grata pela dedicação em ensinar!🙏🏻
não vão nunca divular em escolas..vaticano não deixa...imagina ter que explicar porque alguns estado brasileiros possuem nomes hebraicos e nunca explicaram isso, pelo contrario, ocultam.
Não gosto de "babar ovo" de ninguém, mas o Karnal me encanta com sua cultura, eloquência, raciocínio, lógica.... Nunca vi ninguém tão culto e agradável de se ouvir.
Agradável!!! Exatamente!!! Como uma sinfonia afinadíssima, transmitindo conhecimento!!! Também amoooo!!!
Tive a sorte de ter como professor de história do, então, ginásio e colégio, o Prof. Maurício Tragtenberg, que discutia religiões e racismo, entre outros temas, nas nossas aulas. Um privilegio ter tido um prof. de história como ele, que tive o prazer de reencontrar no mestrado da FGV. É muito importante termos professores preparados na nossa fase de adolescência, que nos apresenta caminhos pra toda a vida.
Faço especialização em História das Religiões é só tenho a agradecer por mais esta contribuição. Obrigada, professor!!!!
Eu mesmo não poderia contar as histórias e explicar tão claramente o Judaísmo. Me emocionei ouvindo ao caminho do trabalho pela manhã.
Parabéns Karnal e shalom.
Concordo também mi emocionei
Ficaria ouvindo esse homem falar por horas e horas. É de uma inteligência incrível.
Obrigada por dividir seu conhecimento conosco.
Esse homem tem o dom da comunicação de forma assustadora e surpreendente.
Vdd.
@@meirechaves4391, assustadora? A mim não me assusta nada ahah
Explica de forma simples...seus vídeos são ótimos, inteligência brilhante.
Deus o proteja 🙏
Que aula maravilhosa , quanto aprendizado .Obrigada Leandro Karnal por nos proporcionar tantos conhecimentos.
Uma verdadeira aula sobre a saga desse povo admirável.Tão perseguido,tão massacrado,mas que não se deixou quebrar,dividir,desunir. Um povo determinado,que não se perdeu,apesar de tudo.Obrigada,Karnal.
Linda aula. Não importa o que sejamos, o importante é se informar através de um sábio genuíno como você. Obrigada!
@leandrokarnal orgulhosa de pertencer a um século onde existe um homem como vc
Sem palavras, pra tanta sabedoria 😮. Sabe mais do que muitos Cristãos .
Sou seguidora da Doutrina Espírita. Gratidão por uma exposição tão fantástica.
A 2 mil anos Jesus veio como um judeu, andou entre vocês, amou o pai mais do que qualquer religioso na época ,tinha autoridade o suficiente para fazer qualquer coisa até perdoar pecados e sim ele perdoou inclusive a mim. Eu fico triste demais com o judeu por videos assim,mas oro por Jerusalém, para que o reino do céu se manisfete como nunca, trazendo um quebrantamento, Jesus veio como judeu para salvar o judeu, porém se vocês que o viram fazer coisas absurdas não o recebem ,eu o recebo mesmo não sendo judeu, mesmo não vendo nenhum milagre, eu acredito mesmo sem entender, obrigado Deus pai por revelar o amor do teu filho Jesus a mim.
Infelizmente todas as religiões em geral estão fazendo parte da grande cegueira de Israel e de Judá, que por rejeitarem Jesus e a pascoa do 2º mês faz manifestar as guerras entre o seu povo, e os impede do conhecimento do código da profecia das duas mil trezentas tardes e manhãs que revela as duas contagens de 2300 anos de antes e depois da morte e ressurreição de Jesus no total de 4600 anos, que revela os 2 calendário do Livro Sagrado do Criador que liga o céu e a terra.
Eles tem o conhecimento que o 1º calendário foi estabelecido no inicio dos 6 dias das transformações no Planeta Terra, e das criações criadas pelo Criador que descansou no 7º dia e o abençoou. Porém, eles não tem o conhecimento que o 2º calendário foi estabelecido depois de bilhares de anos que o 1º foi estabelecido. Desconhecem que o 2º calendário foi estabelecido para as revelações proféticas.
Que revelam, que a 1ª contagem dos 2300 anos de antes da morte e ressurreição de Jesus foi iniciada no ano de 1246 do calendário dos reis de Israel 1050 anos antes de iniciar o 1º século do 2º calendário profético, iniciado no ano de 2296 do calendário dos reis de Israel. O 2º calendário profético iniciou seu 1º século 40 anos antes de Jeremias esconder a Arca da Aliança no Monte Nebo, oculta no ano de 2336 do calendário dos reis de Israel.
E que, a 1º contagem dos 2300 anos de antes da morte e ressurreição de Jesus foi completado no ano de 1246 do 2º calendário profético que completou o ano de 3546 do calendário dos reis de Israel. Somente o 2º calendário profético revela as datas corretas do nascimento, morte e ressurreição de Jesus.
Confirmando que Jesus foi concebido no 3º mês do ano de 1216 já estando Isabel no 6º mês de gestação de João Batista, concebido no 9º mês do ano de 1215, e nasceu no 6º mês do ano de 1216, e Jesus nasceu no final do 12º mês do mesmo ano de 1216 do 2º calendário profético, ambos com diferença de 6 meses de nascidos.
E, no 2º mês do ano de 1250 já estando Jesus com 33 anos de idade foi morto no dia da preparação do 6º dia véspera do sábado do 7º dia da festa dos pães asmos da pascoa do 2º mês do ano de 1250 do 2º calendário profético, e ressuscitou no 1º dia da 4ª semana após o 3º da sua morte. Porém, os judeus estavam comemorando a festa dos pães asmos da pascoa do 1º mês do ano de 3556 do calendário dos reis de Israel.
Fatos que confirmam a possibilidade da 2ª contagem dos 2300 anos de depois da morte e ressurreição de Jesus já ter completado no ano de 3546 do 2º calendário profético, totalizando os 4600 anos das duas contagens dos 2300 anos de antes e depois da morte e ressurreição de Jesus, referente a profecia das duas mil e trezentas tardes e manhãs do livro de Daniel.
Revelando aproximação de completar o ano de 3550 do 2º calendário profético que completará o 7º sábado dos 49 anos, e dos 50 anos do jubileu deste século presente. Cuja, no 2º mês do ano de 3550 do 2º calendário profético completará os 2300 anos da morte e ressurreição de Jesus, o qual morreu e ressuscitou no 2º mês do ano de 1250 do 2º calendário profético, que para os judeus foi o 1º mês do ano de 3556 do calendário dos reis de Israel.
No ano de 3550 do 2º calendário profético também vai completar o ano de 5856 do calendário dos reis de Israel com 72 anos a frente do calendário atual de Israel que completa o ano de 5784 atrasado neste ano de 2023 do calendário gregoriano.
Israel e Judá desconhecem que o 2º calendário profético é estabelecido pelos 12 sábados do 7º dia da lua cheia de cada mês, e pelos 12 sábados das 3 festas fixas, no total de 24 sábados que de 50 em 50 anos do jubileu completam 1108 sábados lunares que confirmam que Jesus e João Batista foram concebidos, e nascidos entre o final do ano de 1215 e começo do ano de 1216 do 2º calendário profético, entre o final do ano de 3515 e começo do ano de 3516 do calendário dos reis de Israel.
O 2º calendário profético será confirmada em breve com o surgimento da Arca da Aliança no Monte Santo antes da 2ª volta do Príncipe Jesus filho do Majestoso Rei da Universo para converter Israel, Judá e as outras Nações ao verdadeiro Evangelho do Reino do Eterno.
Embora eu não faça parte de nenhuma denominação religiosa, faço reverências aos mandamentos do Eterno, e aos testemunhos do seu filho Jesus através do 2º calendário profético do Baluarte da Paz dos 6 Decretos da Estrela de Davi; são eles [ os 10 Mandamentos, as Leis, os Estatutos, os Preceitos, os Juízos e os Testemunhos ]
Shalom
Respeito também é bonito...
Sou caminhoneiro, gaúcho de 46 anos com sétimo ano do ensino fundamental,não teria nada a ver com quem te escuta mais olho todos os teus vídeos sei que não vai ser você a ler está mensagem mais se puderem passar a ele meu muito obrigado por poder aprender sobre vários assuntos.
Sou professora de História e não consegui achar uma expressão mais adequada pra esse vídeo: você ARRASOU!!! Obrigada !!!!
ola professora..então vc deve saber que existem alguns estados brasileiros que possuem nome hebraico..e não são divulgados..
OBRIGADA! Senhor KARNAL, que orgulho por você fazer parte do meu mundo nos estudos.
Muito clara e respeitosa sua fala. Curioso, nunca pensei no Judaísmo como uma religião não missionária. Isso explica muito.
Explica muitíssimo .... estamos sendo enrolados pelo judaísmo, faz milênios !!!
Mas ele é filósofo. Tem que ser bom .
Leandro, é muito nobre ver vc que é ateu, explicando uma religiao de forma tao respeitosa. Penso que como educador, com todo o conhecimento que vc possue, pode ser um instrumento valioso para levar esse conhecimento da historia para os jovens que parecem estar tao desinformados sobre esse conflito atual, entre outras coisas. Sua presenca na midia tbm é importante. É um apelo que faço. Uma pessoa como vc, tao respeitada em varios ambientes e instituicoes, pode fazer a diferenca. Precisamos desse exemplo. O respeito às diferencas e principalmente disseminar os fatos como sao. Se vc ja esta fazendo isso, desconsidere meu pedido. Desejo muita luz e bencaos para vc. Obrigada por ser farol em tempos de tanto odio.
Precisamos de professores assim como vc Karmal nas escolas, sem serem tendenciosos. PARABÉNS PELO VÍDEO 👏👏👏
Um ateu que entende e ensina melhor que os padres e pastores, parabéns!
KKKKKKKKK Realmente; e ainda por cima, ele é imparcial.
Conhecimento papai
Depois que você volta a ser ateu (nascemos assim) adquire um olhar antropológico sobre as religiões e os deuses, especialmente sobre as narrativas que originaram as crenças, muitas delas interessantíssimas. .
Já vi que teu repertório de padres e pastores é bem mínima, então.
Pq ja foi mt religioso
Que aula!! Moro atualmente na Alemanha e essas explicações era tudo o q eu estava procurando, muito obrigada!
Com é importante a imparcialidade e respeito. Belo exemplo.
Karnal, você é simplesmente excepcional!
Obrigada, Professor Karnal! O senhor sempre fala com muito respeito sobre as religiões. Estou grata e feliz por isso.
O prazer é nosso em te ouvir! Sempre com uma clareza incrível que afasta as duvidas que criam os preconceitos! 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que aula, que privilégio! Muito obrigada!
História,
Cultura,
Conhecimento.
Tenho muito respeito por você, pela sua cultura.
Obrigada.
O que eu gosto de suas explanações é que você se mantém fiel ao conteúdo acadêmico, sem achismos baratos. De fato, este Ser Judeu, é algo que suscita muitas questões. Ex. Você pode ter nascido no judaísmo, ser ateu e ainda assim ser considerado judeu por sua comunidade. Por outro lado, para um goi ser judeu, é imprescindível seguir a fé.
Professor Karnal, gratidão por compartilhar de forma tão brilhantes seu conhecimento.
Que lindo! Amei!
Amo todo e qualquer ensinamento judaico!...Gratidao.
Você tem o dom da explicação! Explanação perfeita 👏👏👏
Maravilhoso! Uma aula sobre o povo judeu. Muito obrigado!
Sou estudante de teologia e esse vídeo foi recomendado pela matéria que estou estudando no momento. Confesso que estou maravilhada e grata por tanta informação e sabedoria. Me sinto honrada por ter tido o prazer de assistir esse vídeo tão rico.
Deus é tão maravilhoso, que me deu esse presente. Encarnar numa época em que existe um tal Leandro Karnal pra enriquecer de sabedoria uma relez mortal como eu, é um presente que não tem preço. 🙏❤️
No final de cada vídeo coloca sugestão de leitura, filmes etc.
Procure neste mesmo canal a série "pequenos prazeres". Lá ele indica leituras!
Diego Mascarenhas Já assisti. Queria livros, filmes sobre o Judaísmo para me aprofundar no assunto
Procure o livro "O Judaísmo Vivo", de Michael Asheri, de longe, um dos melhores sobre a religião. Para videos com esse tema, dê uma olhada nos que disponibilizo no meu canal.
Renato Grun Obrigado. Concerteza vou procurar.
@@diegomascarenhas9088 pl
Muito obrigado Leandro Karnal, por tanto esclarecimento sobre religião. ❤
Leandro Karnal como sempre brilhante nas suas colocações ❤️😍
Maravilhosa aula sobre o Judaísmo. Respeito incrível sobre Deus, sobre o anti-semitismo e sua história. Muito obrigada pelo conhecimento compartilhado❣️
Estou ouvindo pela terceira vez seguida! Maravilhosa aula, qualquer pessoa por mais simples e inculto entende. Sou católica praticante, fico encantada com tanta sabedoria e simplicidade em passar seus conhecimentos. Parabéns Karnal!!!
Esse homem tem muita informação. Apesar de ser ateu, trata deste assunto com muita isenção e respeito. Parabéns pela vasta cultura.
É por isso que não devemos escutar opiniões de fundamentalistas tipo, petista e Bolsonarista. O ateu , sobre história, é honesto.
Deus é tão simples.e sua simplicidade me conquistou.. e nós somos tão complicados. Complicando o q é tão simples. Nos prendendo a quem está certo.errado. a história nada mais é que a criatura querendo ser maior que o criador. Querendo cada um estar no controle. E ninguém está. A não ser Deus. O senhor de tudo e todos ❤
Amo toda história sobre esse povo sou judia de CORAÇÃO ❤🕎🔯
Ei princesa judia, porque o sobrenome português?
Você acredita que o Messias já veio ?
Já usou AEC (Antes da era comum) já ganhou minha atenção!!
Após seus esclarecimentos sobre judaísmo estou entendendo melhor essa religião.Vc esclarece muito bem e nos tira dúvidas que se tem sobre as religiões .Lali .
A biblia. Fala muito comi era o povo de Israel e os judeus , Jeová cuidava bem deles , mas eles foram ingratidão para colocar Deus ,e ainda mataram Jesus o filho de Deus
Sou cristã mas amoooo seu trabalho pelo respeito dado a todos👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente aula Professor Karnal! Obrigada por matar a sede dos sedentos por conhecimento!
Não sou religioso, mas um estudante de psicologia e um entusiasta do tema religião. Confesso que é a primeira vez que me emociono com uma aula do tipo! Obrigado pela delicadeza ao costurar a narrativa!
Ninguem melhor do que Karnal, para me explicar algo que eu estava curioso para entender.
Aula notável ! Não para admitir ,o desconhecimento de fatos importantes ,curiosos dá história das religiões nonoteistas .
Prof. Leandro, que explanação maravilhosa, amei. Muito obrigada.
Uma referência para todos os historiadores.
Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns professor! Que explicação maravilhosa! Você realmente é um grande historiador! Gratidão! 👏👏👏
Eu poderia ficar o dia inteiro ouvindo o Karnal! Impressionante como ele nos ensina...Obrigada Karnal!❤
Melhor aula sobre o judaísmo. Quanto conhecimento! Respeito profundo. Transborda amor nas palavras! Parabéns
Obrigada Karnal por compartilhar sua sabedoria 🙏🏽
MARAVILHOSA EXPLANAÇÃO,SOU ESPIRITUALISTA,ESSES ENSINAMENTOS DEVERIA INTERESSAR A TODOS DE QUALQUER RELIGIÃO
Aula fantástica. Recebe meus aplausos pela clareza do discurso trazendo informações tão relevantes!
Meu Deus, Que riqueza intelectual tem o nome desse canal viu , já seguiria mesmo sem conhecer.
ele colocou erros graves nas informações..1 exemplo.....31:43........aonde foram parar as outras 54 milhões de pessoas??
Como os profetas da Bíblia, em abril de 1993, eu, Kacou Philippe, um homem que nunca esteve numa igreja, eu recebi em visão, a visitação de um Anjo que me comissiona para uma Mensagem destinada a toda terra em cumprimento de Mateus 25:6 e Apocalipse 12:14
#PKPCHANNELTV
Amo ouvir seus videos Leandro Karnal gratidão sempre💓💓💓
Primeira vez que vejo uma aula dessa no Canal do Karnal. Estou boquiaberto. Diferente do canal do Pondé, que são apenas pílulas de opiniões, aqui o Karnal deu um show. Se cada 30 min desses o homem fizer esse show, ganhou minha audiência. Há um público na internet sequioso por esse tipo de abordagem. Um verbete enciclopédico filmado.
Aula foi excelente, mas o Ponde é mais atualizado
Deu um show de burrice
@@professormaxmachado8325 Aponta aí pra gente os caminhos certos.
@@viniatalaia2924 Pondé?... Sei...
Judeu é grupo nacional. Portanto é natural ser desejável q não ocupem cargos de influência na estrutura de outras nações. Algum brasileiro não-judeu tem poder político na comunidade judaica? Algum não-judeu tem poder de alterar a educação nas escolas judaicas? O judeu mantém sua identidade nacional protegida das influências de outras nações. No rabinato só judeus participam, p ex. Karnal explicou mal e tb não diz a verdade sobre questões importantes.
Quanto mais aprendo sobre religiões e culturas, mais creio num Criador de diversidades imensas, nas quais é impossível ver tudo e contar! O universo ainda hoje no século 21, é um grande mistério! O ser humano pode até falar de Deus, criar religiões, mas se não tiver transbordando amor por todas criaturas desse planeta e até as do espaço infinito, será em vão a sua crença, a sua religião! Pra existir tanta diversidades de criaturas, o Criador é AMOR!❤
Parabéns professor! Sou apaixonada pela história das religiões e com um mestre como o senhor e poder de síntese fica muito mais fácil o aprendizado 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Bacana, muito bom estudo, isto fica provado que DEUS USA quem Ele quer, até quem não acredita nele, pois serve de fonte de conhecimento pra quem não conhece
Sua visão é religiosa, de acordo com a sua crença. Não há absolutamente nada provado com sua teoria.
Sempre fui louca pra entender,tudo isto que acabou de explicar,muitíssimo obrigada
É tão prazeroso ouvir suas aulas. Tem um dom nato de Mestre nossa mente acompanha cada explanação e o assunto que outrora era tão complexo fica tão compreensível e prende atenção o vídeo acaba nem percebemos. Gratidão
Tenho que assistir muitas vezes! Como é maravilhoso o conhecimento Gratidão.