Proclamation of the Republic (summary) | History
HTML-код
- Опубликовано: 27 дек 2024
- Historical Context: Brazil in the Empire
Dom Pedro II (1840-1889): Emperor of Brazil for almost 50 years, he ruled with political stability and cultural development, but faced challenges at the end of his reign.
Dissatisfaction among various groups:
Military: Discontent with the lack of prestige and low salaries, in addition to friction with the government due to positivist influence.
Agrarian elite: Loss of support due to the abolition of slavery (1888), without compensation to slave owners.
Catholic Church: Conflicts with the government due to state interference in ecclesiastical affairs.
Urban middle class: Growth of the republican movement amid social and economic changes.
The Republican Movement
Influenced by positivist and liberal ideals, it defended a republican government as a way to modernize Brazil.
Leaders such as Benjamin Constant, Marshal Deodoro da Fonseca and other military men were central figures in the movement.
The Republican Coup (November 15, 1889)
Political scenario:
Dom Pedro II, already old and ill, showed no interest in remaining on the throne.
The monarchy was weakened and politically isolated.
Military action:
Marshal Deodoro da Fonseca led a military coup in Rio de Janeiro, overthrowing the imperial government.
The event occurred without armed resistance, and was a relatively peaceful transition.
Proclamation of the Republic:
The monarchy was officially replaced by a republican regime.
Dom Pedro II and his family were exiled to Europe.
Consequences
End of 67 years of monarchy in Brazil and beginning of the First Republic (or Old Republic, 1889-1930).
Consolidation of power in the hands of the agrarian elite, especially in the states of São Paulo and Minas Gerais.
Creation of a new Constitution (1891), which established a federative and presidential model.
Dom Pedro II and his Legacy
Recognized for his dedication to education, science and the arts.
Despite the coup, he was widely respected for his peaceful stance and stable government.
He died in exile in Paris in 1891, leaving a legacy of progress, but also of political limitations that contributed to the fall of the monarchy.
Infelizmente esse foi o dia em que o Brasil caiu na desordem e no retrocesso!
Adendos: A Bahia, Maranhão e São Paulo (não sei sobre outras províncias) não aceitaram a república. Na Bahia, a Guarda Negra recebeu o 16º batalhão à pancadas, além disso, o Hermes Ernesto da Fonseca (irmão do Deodoro da Fonseca) era comandante de armas da Bahia, ele encorajou o presidente da província da Bahia à enviar um telégrafo ao Rio de Janeiro dizendo que a Bahia não iria aderir a república, e assim foi feito. Até o dia 18 de novembro de 1889, a Bahia permaneceu seguindo a constituição do Império do Brasil. Após isso teria um massacre em Salvador em 15 de novembro de 1890, quando um grupo protestou contra a república. Além disso, temos a Guerra de Canudos, liderada pelo monarquista Antônio Conselheiro.
No Maranhão, o presidente da província não aceitou. O Maranhão teria continuado a seguir a constituição do Império do Brasil, no dia 17 de novembro de 1889, cerca de 3 mil pessoas ex-escravizadas protestaram contra a república e foram alvejadas pela polícia, no mesmo dia, o Maranhão cederia a república.
Em São Paulo foi menos complexo, o presidente da província se trancou no palácio governamental, São Paulo iria ceder em 16 de novembro de 1889.
Sobre um rapaz de São Paulo, Eduardo Prado (jornalista, escritor e monarquista brasileiro):
Com a proclamação da República no Brasil, em 15 de novembro de 1889, passou a combater, em livros e jornais, os atos praticados pelo governo republicano. A convite de seu amigo, o Barão do Rio Branco, Eduardo Prado escreveu os artigos "L’Art" e "Immigration" para o livro "Le Brésil en 1889", publicado por ocasião da Exposição Internacional de Paris que comemorava o centenário da Revolução Francesa. Na Europa (fugido por medo da perseguição republicana), a convite de Eça de Queirós, tornou-se um dos colaboradores da Revista de Portugal, escrevendo a coluna "Acontecimentos do Brasil" sob o pseudônimo de Frederico de S. Essas colunas foram posteriormente reunidas em um livro com o título "Fastos da Ditadura Militar no Brasil". Eduardo também colaborou na obra "A Década Republicana", que contou com a participação dos mais ilustres monarquistas brasileiros da época.
Ele também lançou a obra "A Ilusão Americana", que se tornaria a primeira a ser censurada na história republicana do Brasil. A primeira edição desta obra, datada de 1895, não apenas foi banida pelo governo republicano do Brasil, mas também criminalizada e apreendida devido ao seu conteúdo crítico à república.
Foi patrono da União Restauradora Nacional (URN) e se envolveu em atividades visando a formação de um núcleo monarquista em São Paulo, que resultou na criação do Partido Monarquista de São Paulo em 15 de novembro de 1895. É importante notar que esse partido não se organizou de acordo com os moldes contemporâneos de organizações partidárias, uma vez que a lei proibia constitucionalmente a formação de qualquer núcleo partidário contrário à ordem republicana. Portanto, o chamado Partido Monarquista, não participou das eleições nacionais.
Frases:
"No fim da revolta (da Armada), entendendo eu que não seria da mínima utilidade para a minha causa ir eu para um cubículo da Correção e julgando que isto me seria particularmente desagradável e incômodo, fui à Bahia, para dali me escapar da América ditatorial, isto é, republicana, para a livre Europa, onde teria, como tive, a liberdade de escrever, que a República então me negava a mim (...)"
"No tempo do Imperador, quando o soberano resistia ao ministro, se estes insistiam, a coroa cedia. Hoje, quando o marechal Deodoro pensar de um modo e os seus ministros de outro, quem cederá?"
Vc esqueceu que tudo isso era provisório até 1993.
Não foi uma Proclamação e sim um Golpe de Estado!
Faz um vídeo sobre Francis Bacon...teus vídeos me ajudam muito
Muito obrigado! Anotei sua sugestão, vou fazer em breve 😊
vim pelo seu comentario no canal do bruno haha
Que legal! Não imaginava que fosse vir alguém 😅😅
Seja bem-vindo ao canal, espero que goste 😊😊🙏🙏