#POSTO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 окт 2024
  • Chega em 1851 na região do contestado (antiga Vila de Curitibanos), o monge João Maria D’Agostin, curandeiro, eremita, alquimista, profeta, místico e profundo conhecedor das ciências ocultas. Tal figura enigmática realizou o caminho dos tropeiros até chegar ao sul do país, ficando conhecido como figura messiânica. O momento histórico que o país vivia, com a chegada dos imigrantes europeus em terras já ocupadas pela população nativa, fez com que este povo empobrecido se sentisse abandonado pelas autoridades. A presença do monge era vista como referência religiosa por essa populações relativamente isoladas.
    Muitos autores sugerem que outro João Maria teria surgido entre 1886 e 1893, e que as figuras que são conhecidas até hoje do monge teriam sido feitas dele. A história tem muitas variantes, mas a linha principal é de que o profeta teria tido um sonho, de que deveria sair pelo mundo penitenciando-se e pregando. O início do Movimento do Contestado nesse mesmo período, numa luta contra o poder econômico e político, utilizou o nome do monge João Maria como símbolo do movimento. Se foi um padre, ou muitos conhecidos pelo mesmo nome que colaboraram para a visão da imortalidade e reencarnação do monge, o fato é de que sua figura atrai peregrinos até os dias de hoje.
    Devido a pandemia de covid-19, em que se faz necessário o isolamento social, as incertezas e medos permeiam as mentes dos moradores da região do Contestado. No entanto, imagens do monge João Maria circulam pelas redes sociais, trazendo conforto para aqueles que creem no santo e oram para ele. A figura do “O monge que cura”, como em 1912, traz novamente conforto para a população que passa por dificuldades. O retrato compartilhado em um grupo do Facebook da cidade de Curitibanos recebeu mais de 500 curtidas e uma centena de comentários dos seus fiéis. Como exemplo, comentários como o de Rozana Lima*, que pede: “Protegei-nos São João Maria” são os mais comuns. A crença no monge permanece viva na memória dos moradores da região e se manifesta, principalmente, nos momentos de adversidade.

Комментарии • 1

  • @ulissessilva9635
    @ulissessilva9635 Месяц назад +1

    Lugar legal pena que está mal cuidado em alguns pontos.