acredito que o amor que a Emma busca não existe , o amor de Príncipe encantado que ela leu nos livros , no começo fiquei bem triste por ela estar presa no casamento mas ao longo do livro foi ficando cada vez mais difícil dar razão pra ela , o marido dela tinha seus defeitos mas nunca a tratou mal , enquanto os outros parecem gostar apenas da beleza dela , Emma parece não gostar muito nem da própria filha ela passa o livro todo procurando o amor enquanto ele estava o tempo todo na frente dela , mas ela quer o amor dos homens jovens, bonitos e ricos um amor que não existe .
Exato! eu terminei de ler ele ontem e ao longo da minha leitura me encotrei abatida pela Emma aepnas no inicio,quando a mesma deixa claro que sonhava com algo mais explendido o que não é de todo modo errado,é algo humano,mas ao compasso que a historia começa a evoluir percebi o quão vazia e egoista ela era,pois a personagem da Emma é comletamente obssessiva por algo que ela desenhou na propria mente,o qual não era real,ela na realidade não buscava amor,ela queria apenas ser endeusada .Possuida por um sentimento de posse para com os amantes ela ela esperava subir ao podio imaginativo que ela criou,onde ela seria dignificada pelo parceiro escolhido,e como todos sabem,nenhum dos amantes de fato a amou,ambos só a desejaram ,e ela liberou esse caminho,agora se for olhar para o lado pscicologico dela fora dos relacionamentos fica obvio o quanto ela é insensata(não por querer viver de uma forma imoral..)mas por não reconhecer onde o verdadeiro amor fica,ela não observava o Charles como ele realmente era,e a filha? na minha opinião é personagem mais sofrida,pois no meio de todo o escandalo da mamis ela foi quem mais sofreu.
Mas obviamente,ela não era errada,era humana,era real,e por isso tanto ela,quanto os demais personagens são apenas reflexos dos desejos humanos e como muitas vezes eles decaem sobre nos.
Minha mãe encontrou esse livro no lixo, próximo a uma escola. Me sinto sortuda por ela tê-lo pego e trazido para casa, me tornei uma pessoa um pouquinho menos ansiosa após lê-lo, ele me apresentou a literatura que eu sempre tive receio de conhecer. internamente eu possuo um misto de sentimentos, é tão frustrante saber que alguém não teve a capacidade de compreender a obra prima que tinha em mãos e simplesmente a jogou aos ventos, mas ainda bem que a pessoa fez isso, me ajudou a mudar algumas perspectivas.
Madame Bovary é aquele exemplo de literatura que (pelo menos pra mim) vc detesta a protagonista e ainda assim AMA o livro. Só deixando claro que não odeio Emma por fazer o que teve vontade, nem tampouco pelas traições, detesto ela pq nessa busca por algo irreal ela foi escrota, e mesquinha o tempo todo. O mesmo acontece com o Morro dos ventos uivantes, AMO o livro mas detesto Cathy e Heathclif, duas pessoas péssimas, mas que obras incríveis, maravilhosas e essenciais! AMEI sua resenha, e seu jeito didático. Acabo de conhecer o canal e já me inscrevi!
@@jaisonknappelosekann177Mas foi exatamente isso que eu disse. As pessoas tem costume de só gostar de obras onde existam personagens modelo ou que tenham algum tipo de identificação com sua moral ou modo de vida, e a arte não existe pra isso, não tem que ser manual de instruções pra vida. Nem livro, nem filme, nem série, nem nenhum outro tipo de arte. Eu mesma prefiro obras incômodas, que me tiram do prumo e normalmete são os personagens mais detestáveis que nos causam isso, e era sobre isso que eu estava refletindo no comentário.
@@AleLessavan Entendi! Me fez lembrar de: o Diário do Subsolo. Mas talvez eu seja um pouco condescendente com a obra visto que me identifiquei com o personagem. Só que não vejo os livros como uma forma de arte. A escrita pode ser sim, mas trata-se de um conjunto mais peculiar.
É uma história triste... Madame Bovary passou a história toda tentando encontrar sua história de amor perfeita de um modo tão desesperado e obcecado que chega fazer atitudes egoístas com a própria filha =/
Li o Madame Bovary a principio foi só uma leitura, uma semana depois passando por uma estrada arborizada me vi pensando na descrição do livro da chegada de carroça de Emma a Tostes e várias partes do livro me veio a mente. Esse é um dos melhores livros que já li na vida.
"Madame Bovary" é uma livro que retrata a história de uma mulher mediana, insignificante na verdade, dona de uma superioridade fantasiosa, que se achava no direito de viver uma grande história de amor, como aquelas com as quais se deleitava em seus romances cor de rosa. Porque sabia tocar algumas músicas no piano, gostava de ler e tinha estudado em um colégio confessional, achava-se superior à mediocridade circundante. Entretanto, a autoimagem que ela criava de si mesma destoava dramaticamente de suas ações. Era uma mulher gastadeira, uma péssima mãe e adúltera. Mas ela não via aí nenhuma contradição. Chegou mesmo a pensar em prostituir-se para pagar a vultuosa dívida que contraiu com um especulador local. Está escrito no livro: "[Emma Bovary] Partiu pois para a Huchette sem perceber que corria a oferecer-se ao que havia pouco tempo tanto a exasperara, sem nem minimamente desconfiar que estava se prostituindo" (Editora Nova Alexandria, 2007, p.266). Ela achava que o casamento dela com Charles Bovary, um homem também mediano, mas que, de jeito algum, sofria de uma superioridade fantasiosa, destruíra a sua vida. No entanto, as partes finais da obra mostram que as ações de Emma na verdade destruíram toda a sua família. Emma Bovary nos oferece, para a compreensão do mundo em que vivemos, um excelente tipo humano, uma verdadeira chave interpretativa de uma das vertentes que compõem a condição humana. Quem nunca conheceu, seja mulher, seja homem, uma pessoa que se achava absolutamente digna de algo elevado, quando na verdade suas atitudes mostram que elas estão abaixo das pessoas que julgam inferiores.
Mediana é seu resumo sobre uma subjetividade inovadora pra época e ainda para os dias de hoje. Muito comum homens inseguros criticarem mulheres independentes de convenções sociais. Na historia esse homem virou corno alias. hahaha
Um dia a Isa ainda me leva à falência. As resenhas dela são incríveis, sempre compro/leio os livros resenhados. Parabéns Isa, um dos melhores canais literários que já vi, com bastante conteúdo. Beijos!
Creio que a madame Bovary representa o conflito humano entre escolher em cumprir deveres, sejam sociais ou familiares e a busca pela satisfação pessoal, pelo próprio prazer. Emma Bovary, em busca de extrair o máximo que uma existência pode dar, despedaça a sua própria realidade estando disposta a tudo para buscar uma felicidade imaginária, própria das ideias. Ela de fato não foi convencional para a sua época, mas a que preço? Ela, para além de qualquer juízo de valor, é apenas mais uma representação das incontáveis misérias próprias do humano.
Ana Lina Silva É exatamente isso que escandalizou o público da época... o fato de ela tomar as rédeas da própria vida e fazer o que sente vontade. As mulheres nunca se comportavam assim na literatura!
Com certeza, um dos melhores livros que li na vida! Poxa, senti falta de ao menos um comentário sobre como o Flaubert descreve os sentimentos e a personalidade dos personagens não descrevendo isso, mas sim as cenas e os cenários! Flaubert é genial, é um livro magnífico!
Não ficou óbvio pra vocês que ela tava sendo irônica na hora do "livros de mulherzinha"? além disso, também creio que ela estava traçando uma comparação quanto ao modo subversivo com que o amor e o casamento são retratados em Madame Bovary em contraste com o "final feliz" que normalmente é atribuído a união formal em livros como os da Austen e tantos outros romances - alguns bem modernos inclusive. Em momento nenhum ela colocou Orgulho e Preconceito "no mesmo patamar" que Cinquenta Tons de Cinza ou os jogou no mesmo gênero literário, apenas os usou como exemplos. Eu hein!
Vim assistir esse vídeo por causa de uma atividade do 3° bimestre que a minha professora de português e literatura me passou. Achei ótima a narrativa da apresentadora do canal, inscrito!
Isabella, não tinha visto ainda essa maneira de apresentar o livro, FICOU FANTÁSTICO! Não sabia que em 2015 você já brilhava tanto assim. Parabéns pelo presente...
Uma autora que eu gostei muito foi Julia Quinn que é uma autora atual americana e que escreveu a série de romances de época " Os Bridgertons" que é ambientado no séc XIX entre 1813 e 1830 mais ou menos. Os livros misturam romence com sarcasmo e dramas pessoais das personagens é bem água com açúcar e de menininha mas, pra quem é fã de livros românticos vale a pena.
Já vi muitas resenhas boas, mas as tuas? Meu Deus! Faz eu me interessar até pelo gênero que eu não gosto kkkkk Fora que sua edição de vídeo e forma de falar é cativante, entramos no livro pela resenha! Muito Obrigada por essa experiência :) Sucesso guria!
Kkkkk eu fiquei com muita dó dele lá no capítulo 5, se eu não me engano, quando ele volta do trabalho correndo para ver sua esposa, e o narrador diz algo mais ou menos como: "ela estava entediada". Não foi com essas palavras, mas foi esse sentimento, deu muita dó do Charles.
Eu tenho!E por causa desse livro conheci a literatura,pois desde menina vivia pelos cantos e jardins lendo somente Literatura de mulherzinha,Sabrina,Bianca, aqueles de banca ,lembra? Daí peguei gosto pelos livros de literatura de escola,mas até hoje leio "Bianca",etc.as cenas picantes,de amor, eu adoro 🌹...
Encontrei Uma Edição Desta Obra Aqui Em Casa, Não Sei Como Mas Faz Tempo Que Está Aqui Jogado Mas Em Boas Condições, Deve Ser Algo Que Minha Irmã Ganhou Nos Tempos Que o Ensino Médio Dava Livros.
"Literatura de Mulherzinha" Pra mim serve para me deixar mais na bad, simplesmente porque a gente lembra que aquilo não existe mais. Mas eu ainda acho que "A Culpa Das Estrelas" da um tapa na cara de muitos livros (Até em Escrava Isaura e em muitos outros livros), sim... Eu amo livros que algum protagonista morre e vem a continuação que o outro protagonista já tem filhos e pah! Descobre outras coisas e vira uma aventura... Enfim... As vezes nem sempre o "felizes para sempre" pode ser um final emocionante.
Estou inscrita no canal há quase um mês, estou amando esses vídeos com tantas indicações de bons clássicos. Fazia quase dez anos que eu não lia clássicos e voltei a ler com a ajuda do canal.
Mal cheguei aqui e já estou viciada no canal... as melhores resenhas do youtube!!! também adoro a contextualização que você faz... Parabéns, virei fã!!!
Nossa!! Fantástico. Você é simplesmente ótima! Digo isso sem exageros. Confesso q já assisti a outras resenhas mas vc é sempre minha "prova dos nove", a sentença final da minha satisfação literária. O Morro dos Ventos Uivantes, A Montanha Mágica, Orgulho e Preconceito e Mobby Dick parecem mais viagens ( e viagens no bom sentido do termo, pois vc torna tudo tão suave e prazeroso) inesquecíveis e viciantes. Parabéns pelo seu trabalho( sim, considero um excelente trabalho) pois, até para quem está iniciando o curso de Letras, começar por vc é indispensável e quase que obrigação aduaneira antes de pisar qualquer solo da Belle lettre.
Eu adorei a exposição que fizestes do livro. Estou lendo e não tinha observado essa analogia entre Madame Bovary e a "literatura para mulherzinha". Achei muito interessante. Parabéns. Abrs
Menina! Eu tenho um exemplar dessa obra Madame Bovary, de Flaubert em minha estante há anos, e agora,ao pesquisar o "Salambô" do mesmo autor, deparei-me com este teu vídeo. Agora sou obrigado a lê-lo, pois o teu comentário despertou-me a curiosidade. Eu o lerei antes de morrer.
Não se pode colocar nada como uma forma padrão compulsória, mas apenas como uma a mais diversidade que podem vim a se tornar gostos pessoais tão variáveis como grãos de areia e estrelas do céu!
Quando vi a resenha ano passado tive uma ideia totalmente diferente do livro. Achei o começo maçante quase desisti mas foi um bom livro, obrigada pela indicação!!!
Li esse livro em 2012 com ainda 15 anos, e junto com ele tinha o julgamento no final. Capa dura, presente na biblioteca do meu colégio. Diálogos bem escritos, complexos para quem não tem o hábito de ler. É ótimo e ao mesmo tempo triste demais.
Eu li Madame Bovary e o primo Basílio quando adolescente, hoje aos 28 anos, não lembro muito bem das histórias, mas sempre achei esses dois clássicos parecidos....
Nossa acabei de falar isso no coment kkk. Alguém me conta de quem é essa mecha de cabelos negros que o Charles tem nas mãos ao fim? Eu fiz uma pausa na leitura, é do Leon? Rodolphe?
Gosto muito das dicas de melhores edições dos livros que você da no final das resenhas, isso ajuda muuuuito! Sem falar nas resenhas que são incríveis 💕
Isa, sou seu fã. Eu já li Ema Bowary. Ema é uma má caráter e infantil (como vc mesma descreveu). Não pensou nem na própria filha. Isso mostra que vc pode ser a causa da sua própria infelicidade e a do próximo. Te admiro muito Isa.
é o primeiro vídeo que eu vi do seu canal, porque é para um trabalho de escola que eu estou pesquisando sobre esse livro. amei seu canal, sua voz é muito bonita virei mais vezes
Tenho esse livro, sempre jogando de um lado para o outro, criando coragem para ler. Certamente esse livro voltou para a lista das prioridades de leituras. ;) Obrigado e parabéns pela qualidade do canal!
Menina inteligente, linda, bom humor, vc é tudo de bom, me casaria com vc agora... Obrigado por compartilhar seu conhecimento, muito sucesso na sua vida!
Desprezar sarcasticamente o fantástico texto de orgulho e preconceito como história frescurinha me doeu até a alma. O mais incrível dessa obra para mim é justamente a grande tiração de sarro da Austen com os costumes “frescurinha” da época.
depois de ter lido quase dois mil livros.e por fim,pequei pela primeira vez. madame bovary. pararei na quinta folha e gritei. (COMO EU NÃO LI ESTE LIVRO ANTES).
Ooi. Adoro madame Bovary, mas você mostrou no vídeo o amante de lady Chatterley, e eu amo muito esse livro. Poucas pessoas o leram. Você podia fazer uma resenha sobre ele, pra incentivar a leitura desse livro maravilhoso. O final, pra mim, foi maravilhoso. As pessoas precisam conhecer d h Lawrence. Um escritor incrível
Mayara Vasconcelos Tem razão, esse livro ainda precisa aparecer por aqui! Na semana passada eu fiz uma enquete perguntando qual livro as pessoas queriam que eu resenhasse (Mme Bovary, Primo Basílio ou O Amante de L Chatterley), mas aparentemente poucas pessoas conheciam esse livro, porque ele levou poucos votos. Mas em breve, quero fazer essa resenha também!
eu acabei de achar este livro que ganhei na escola a muito tempo, perdido na minha pilha de livros , fiquei um pouco curiosa para ler e descobrir essa reviravolta , e o melhor foi saber que a edição que tenho é boa (edição da nova Alexandria)
Primeira vez em seu canal, até dei uma pausada no vídeo e fui ler os comentários com medo de conter spoiler do fim do livro hahahaha amei seu jeito de contar! Eu adquiri por R$ 3,30 o livro em um brechó, da tradução Nova Alexandria. Obrigada! Super inscrita ;)
Parabéns pelo canal; certamente, o grande diferencial em suas resenhas é a introdução descontraída, e necessária, que você faz a cada livro. Virei seu fã! Já fez uma resenha sobre ''A revolução dos bichos''?
Ler Antes de Morrer Comprei Os miseráveis , Ensaio sobre a cegueira e O sol é para todos. Aproveitando a oportunidade mostrei seu vídeo (5 livros sobre o racismo) para minha tia. Ela gostou muito do seu vídeo e disse que você só indicou bons livros, está de parabéns! Ela já tinha lido todo rs. O favorito dela é negras raízes. abs.
so fiquei sabendo desse livro por causa de outro" a mulher do tenente francês" onde o personagem cita esse livro e comenta sobre a repreenda q ele teve... fiquei muito curiosa😂 aliás vídeo perfeito
Amei o video, tenho esse livro mas ainda não li e agora depois dessa resenha excelente ( que não revela quase nada da história) ao contrario de outras que depois da resenha eu nem tenho vontade de ler o livro! Não vejo resenhas antes de ler os livros, porém as suas eu vejo sem medo, vc fala sobre o livro sem revelar toda a história! Parabéns!
amo seu canal e suas resenhas!! Sou conservadora e católica kkkkk' ser chamada disso não ofende, mesmo muita gente usando os termos como depreciativos. Beijão
Para mim, não se precisa gostar de Emma para entendê-la. Eu a entendo, mas acho ela chata. Nada cativante. Mas do livro eu adorei, Achei bem escrito, Bem construído. Um grande clássico
Laneless Isso, você pegou o ponto. Nem todos os grandes personagens são aqueles de que a gente mais gosta. Os grandes personagens são os mais humanos. E a própria ambiguidade da Emma Bovary faz com que ela conquiste tantos admiradores ao longo dos anos, embora ninguém queira ser como ela!
Quando vi que você estava lendo Madame Bovary, fiquei já ansiosa pela resenha haha. Li este livro a alguns anos e mesmo assim lembro muito da história. Gosto tanto de ler clássicos pois eles nos mostram a realidade de outras épocas, com valores, culturas, tão distintas das nossas. Como comparar a vida de uma mulher do século XIX com a de hoje? Este livro para mim é tão bom, justamente por descrever tão bem a realidade da época, descrever a forma como as relações eram estabelecidas entre as pessoas e principalmente a realidade da mulher nesta época. Lembro que não foi um leitura fácil,primeiro pelo vocabulário mas principalmente pelo envolvimento que eu desenvolvi com a história. Você percebeu a quantidade de vezes que aparecem estas palavras: enfadonho,languidez,enfastiar,tépida,negligencias,cólera? Eu percebi que estava estava "agoniada" mas justamente porque não aguentava aquela vida ociosa que todos vivenciavam, principalmente por Emma. As suas referências eram retiradas justamente destes livros romancistas? Dá para acreditar? haha Adorei a resenha e não sábia que havia tido um julgamento. É nessas horas que você vê como um livro, uma história tem poder...
Taysa G. Você lê clássicos da maneira certa, tendo em mente que eles foram escritos em outra época. A maioria das pessoas simplesmente não consegue se lembrar disso, e fica analisando as obras com um olhar dos dias de hoje. Parabéns!
Isa, o vídeo está super caprichado, como de costume. Eu não gosto de Madame Bovary (nem do livro, nem da personagem), mas sua resenha me fez querer dar uma segunda chance. Beijo 😘😘
Ana Clara Velloso Borges hahahaha Como eu disse, a Mme Bovary é muito ambígua e desperta os mais diversos sentimentos. Nem todo mundo tem lá muita paciência com ela - embora eu, pessoalmente, tenha ficado fascinada por ela e pelo romance como um todo. Mas quem foi que disse que os grandes personagens têm que ser unânimes? Bjsss
Nossa! Só nesse vídeo me deu vontade de ler Madame Bovary, Orgulho e Preconceito e Dom Quixote !!! Seus vídeos me fascinam! Eu também quero beijo :( - ( :* )
Acabei de ler Madame Bovary e minha tendência é recriminá-la. Apesar de todas as dificuldades e limitações impostas a ela por ser mulher, no final das contas Carlos não merecia tudo que ela o causou, mesmo que não fosse necessariamente intencional. A grande questão é quanto sofrimento alheio sua felicidade custa. Vale tudo nessa busca? PS. Conheci seu canal hoje e adorei, já virei inscrito. Abs!
@@leticiasousain1576 , até que enfim um comentário mais sensato. Estava aqui lendo os comentários e vendo o quanto as pessoas se incomodam com uma mulher que escolha viver suas fantasias. Já pensaram que a diversão/ satisfação do desejo podia estar justamente no proibido/ na aventura - e não no fazer mal aos outros? Homens, desde que se há relatos em livros (vide A Bíblia), se mostram levados pelo sexo, pelas traições, vivendo suas fantasias, mas não incomoda ninguém. Estamos no século XXI, mas ainda retaliam com a língua/ dedos as mulheres que pouco se aproxima - não é à toa que 50 Tons de Cinza também incomodou vários (e nem estou falando de escrita - outra coisa preconceituosa), distorcendo até quem são os personagens (já até ouvi que era sobre a história de uma prostituta). O problema nunca foi a existência das formas de sexo nas histórias (em quarto de jogos ou em triângulos amorosos/ traição), caso contrário, livros como O Doce Veneno do Escorpião também incomodaria, provocaria rebuliço. O que incomoda é quem o pratica e sua correspondência com os papéis que seguem afirmando: "mulher direita/ do lar" X prostituta, uma pode ter fantasias/ desejos - e realizá-los - e a outra não. Por que dizem que ambas (Madame Bovary e Ana Steele) são contraditórias? Porque, até hoje, ainda não conseguiram entender que podemos ser muitas coisas e não arquetípo pronto e único; somos todos uma mescla de coisas, e que bom! Ainda não nos transformaram em robôs. Está cheio de comentários machistas aqui, inclusive, no próprio termo "literatura de mulherzinha" - que associam, claramente, a algo superficial, previsível, sem graça, lunático/ fora da realidade (em algumas teorias, o mesmo que chamar de "louca"). É ridículo tudo isso, só ajuda a reforçar o machismo, o lugar que nós mulheres somos colocadas.
Estou lendo e amando o livro. Ah ! Eu nunca gostei de ler romances, mas este livro é diferente. Uma recomendação de Marcelo Resende (Jornalista da Band News)
acredito que o amor que a Emma busca não existe , o amor de Príncipe encantado que ela leu nos livros , no começo fiquei bem triste por ela estar presa no casamento mas ao longo do livro foi ficando cada vez mais difícil dar razão pra ela , o marido dela tinha seus defeitos mas nunca a tratou mal , enquanto os outros parecem gostar apenas da beleza dela , Emma parece não gostar muito nem da própria filha ela passa o livro todo procurando o amor enquanto ele estava o tempo todo na frente dela , mas ela quer o amor dos homens jovens, bonitos e ricos um amor que não existe .
Aimee Marie descrição perfeita
Exato! eu terminei de ler ele ontem e ao longo da minha leitura me encotrei abatida pela Emma aepnas no inicio,quando a mesma deixa claro que sonhava com algo mais explendido o que não é de todo modo errado,é algo humano,mas ao compasso que a historia começa a evoluir percebi o quão vazia e egoista ela era,pois a personagem da Emma é comletamente obssessiva por algo que ela desenhou na propria mente,o qual não era real,ela na realidade não buscava amor,ela queria apenas ser endeusada .Possuida por um sentimento de posse para com os amantes ela ela esperava subir ao podio imaginativo que ela criou,onde ela seria dignificada pelo parceiro escolhido,e como todos sabem,nenhum dos amantes de fato a amou,ambos só a desejaram ,e ela liberou esse caminho,agora se for olhar para o lado pscicologico dela fora dos relacionamentos fica obvio o quanto ela é insensata(não por querer viver de uma forma imoral..)mas por não reconhecer onde o verdadeiro amor fica,ela não observava o Charles como ele realmente era,e a filha? na minha opinião é personagem mais sofrida,pois no meio de todo o escandalo da mamis ela foi quem mais sofreu.
Mas obviamente,ela não era errada,era humana,era real,e por isso tanto ela,quanto os demais personagens são apenas reflexos dos desejos humanos e como muitas vezes eles decaem sobre nos.
concordo ! E o triste, é conhecer alguém como Emma :(
@@SuperNicoler tem muitas como ela
Minha mãe encontrou esse livro no lixo, próximo a uma escola. Me sinto sortuda por ela tê-lo pego e trazido para casa, me tornei uma pessoa um pouquinho menos ansiosa após lê-lo, ele me apresentou a literatura que eu sempre tive receio de conhecer. internamente eu possuo um misto de sentimentos, é tão frustrante saber que alguém não teve a capacidade de compreender a obra prima que tinha em mãos e simplesmente a jogou aos ventos, mas ainda bem que a pessoa fez isso, me ajudou a mudar algumas perspectivas.
Madame Bovary é aquele exemplo de literatura que (pelo menos pra mim) vc detesta a protagonista e ainda assim AMA o livro. Só deixando claro que não odeio Emma por fazer o que teve vontade, nem tampouco pelas traições, detesto ela pq nessa busca por algo irreal ela foi escrota, e mesquinha o tempo todo. O mesmo acontece com o Morro dos ventos uivantes, AMO o livro mas detesto Cathy e Heathclif, duas pessoas péssimas, mas que obras incríveis, maravilhosas e essenciais! AMEI sua resenha, e seu jeito didático. Acabo de conhecer o canal e já me inscrevi!
Ela seria basicamente o Brás Cubas só que do sexo oposto, uma obra incrível com um protagonista totalmente deplorável
Mas é justamente isso que deixa a história legal. As pessoas não são sempre modelos. Elas representam na maioria.
@@jaisonknappelosekann177Mas foi exatamente isso que eu disse. As pessoas tem costume de só gostar de obras onde existam personagens modelo ou que tenham algum tipo de identificação com sua moral ou modo de vida, e a arte não existe pra isso, não tem que ser manual de instruções pra vida. Nem livro, nem filme, nem série, nem nenhum outro tipo de arte. Eu mesma prefiro obras incômodas, que me tiram do prumo e normalmete são os personagens mais detestáveis que nos causam isso, e era sobre isso que eu estava refletindo no comentário.
@@AleLessavan Entendi! Me fez lembrar de: o Diário do Subsolo. Mas talvez eu seja um pouco condescendente com a obra visto que me identifiquei com o personagem. Só que não vejo os livros como uma forma de arte. A escrita pode ser sim, mas trata-se de um conjunto mais peculiar.
É uma história triste... Madame Bovary passou a história toda tentando encontrar sua história de amor perfeita de um modo tão desesperado e obcecado que chega fazer atitudes egoístas com a própria filha =/
Li o Madame Bovary a principio foi só uma leitura, uma semana depois passando por uma estrada arborizada me vi pensando na descrição do livro da chegada de carroça de Emma a Tostes e várias partes do livro me veio a mente.
Esse é um dos melhores livros que já li na vida.
Que experiência maravilhosa essa ❤
"Madame Bovary" é uma livro que retrata a história de uma mulher mediana, insignificante na verdade, dona de uma superioridade fantasiosa, que se achava no direito de viver uma grande história de amor, como aquelas com as quais se deleitava em seus romances cor de rosa.
Porque sabia tocar algumas músicas no piano, gostava de ler e tinha estudado em um colégio confessional, achava-se superior à mediocridade circundante. Entretanto, a autoimagem que ela criava de si mesma destoava dramaticamente de suas ações. Era uma mulher gastadeira, uma péssima mãe e adúltera. Mas ela não via aí nenhuma contradição. Chegou mesmo a pensar em prostituir-se para pagar a vultuosa dívida que contraiu com um especulador local. Está escrito no livro: "[Emma Bovary] Partiu pois para a Huchette sem perceber que corria a oferecer-se ao que havia pouco tempo tanto a exasperara, sem nem minimamente desconfiar que estava se prostituindo" (Editora Nova Alexandria, 2007, p.266).
Ela achava que o casamento dela com Charles Bovary, um homem também mediano, mas que, de jeito algum, sofria de uma superioridade fantasiosa, destruíra a sua vida. No entanto, as partes finais da obra mostram que as ações de Emma na verdade destruíram toda a sua família.
Emma Bovary nos oferece, para a compreensão do mundo em que vivemos, um excelente tipo humano, uma verdadeira chave interpretativa de uma das vertentes que compõem a condição humana. Quem nunca conheceu, seja mulher, seja homem, uma pessoa que se achava absolutamente digna de algo elevado, quando na verdade suas atitudes mostram que elas estão abaixo das pessoas que julgam inferiores.
Adorei o resumo.
Pensei a mesma coisa kkk
Belo resumo, mas não copiarei uma linha sequer para um trabalho da faculdade. Parabéns.
Mediana é seu resumo sobre uma subjetividade inovadora pra época e ainda para os dias de hoje.
Muito comum homens inseguros criticarem mulheres independentes de convenções sociais.
Na historia esse homem virou corno alias. hahaha
Concordo.A verdadeira vocação dela era ser prostituta,porém, não teve grandeza de assumir-se como tal.
Um dia a Isa ainda me leva à falência. As resenhas dela são incríveis, sempre compro/leio os livros resenhados.
Parabéns Isa, um dos melhores canais literários que já vi, com bastante conteúdo. Beijos!
Concordo com você
Muito legal ver ela falar...
E o mais legal...vc nao dá spoiler. Seu trabalho é maravilhoso
To pensando nisso agora.. Já to refazendo minha lista de livros que quero e.e
Moça depois de 6 anos, vc ainda vive?
Creio que a madame Bovary representa o conflito humano entre escolher em cumprir deveres, sejam sociais ou familiares e a busca pela satisfação pessoal, pelo próprio prazer. Emma Bovary, em busca de extrair o máximo que uma existência pode dar, despedaça a sua própria realidade estando disposta a tudo para buscar uma felicidade imaginária, própria das ideias. Ela de fato não foi convencional para a sua época, mas a que preço? Ela, para além de qualquer juízo de valor, é apenas mais uma representação das incontáveis misérias próprias do humano.
Li na adolescencia e lembro que a achei livre, dona da sua vida. Acho que ler novamente em breve para ver se sinto a mesma sensação que tive há anos.
Ana Lina Silva É exatamente isso que escandalizou o público da época... o fato de ela tomar as rédeas da própria vida e fazer o que sente vontade. As mulheres nunca se comportavam assim na literatura!
Com certeza, um dos melhores livros que li na vida!
Poxa, senti falta de ao menos um comentário sobre como o Flaubert descreve os sentimentos e a personalidade dos personagens não descrevendo isso, mas sim as cenas e os cenários! Flaubert é genial, é um livro magnífico!
Não ficou óbvio pra vocês que ela tava sendo irônica na hora do "livros de mulherzinha"? além disso, também creio que ela estava traçando uma comparação quanto ao modo subversivo com que o amor e o casamento são retratados em Madame Bovary em contraste com o "final feliz" que normalmente é atribuído a união formal em livros como os da Austen e tantos outros romances - alguns bem modernos inclusive. Em momento nenhum ela colocou Orgulho e Preconceito "no mesmo patamar" que Cinquenta Tons de Cinza ou os jogou no mesmo gênero literário, apenas os usou como exemplos. Eu hein!
Também entendi desta forma.
50 tons de cinza nao tem nem gênero. Sem condições.
Vim assistir esse vídeo por causa de uma atividade do 3° bimestre que a minha professora de português e literatura me passou. Achei ótima a narrativa da apresentadora do canal, inscrito!
Isa sempre me motivando a ler os clássicos pedidos pelos professores dos quais eu nunca me interessei em ler. ♡
NUNCA um vídeo de uma resenha de livro me prendeu tanto e me encantou tanto. Mais um inscrito com certeza. Você é demais!
Isabella, não tinha visto ainda essa maneira de apresentar o livro, FICOU FANTÁSTICO! Não sabia que em 2015 você já brilhava tanto assim. Parabéns pelo presente...
Uma autora que eu gostei muito foi Julia Quinn que é uma autora atual americana e que escreveu a série de romances de época " Os Bridgertons" que é ambientado no séc XIX entre 1813 e 1830 mais ou menos. Os livros misturam romence com sarcasmo e dramas pessoais das personagens é bem água com açúcar e de menininha mas, pra quem é fã de livros românticos vale a pena.
Professora ilza, adoro sua reflexão gosto muito Maravilha, ouço sempre que posso, mais vou fazer descrição no seu canal, você é brilhante. BOA tarde
Já vi muitas resenhas boas, mas as tuas? Meu Deus!
Faz eu me interessar até pelo gênero que eu não gosto kkkkk
Fora que sua edição de vídeo e forma de falar é cativante, entramos no livro pela resenha! Muito Obrigada por essa experiência :) Sucesso guria!
Eu sou a única que gosta do Charles Bovary?
Não. Eu me casaria com ele fácil fácil! Muito mais que isso... O honraria!!!
Ele é um panaca entediante!!!!!!
Kkkkk eu fiquei com muita dó dele lá no capítulo 5, se eu não me engano, quando ele volta do trabalho correndo para ver sua esposa, e o narrador diz algo mais ou menos como: "ela estava entediada". Não foi com essas palavras, mas foi esse sentimento, deu muita dó do Charles.
Não gostei dele nem senti pena, o imagino um bobão.
Não ele era muito legal.
Eu tenho!E por causa desse livro conheci a literatura,pois desde menina vivia pelos cantos e jardins lendo somente Literatura de mulherzinha,Sabrina,Bianca, aqueles de banca ,lembra? Daí peguei gosto pelos livros de literatura de escola,mas até hoje leio "Bianca",etc.as cenas picantes,de amor, eu adoro 🌹...
Li quando era bem nova. Amei esse livro. Preciso relê-li.
Li esse livro no segundo ano da escola, amei. Lembro que me entreguei tanto a leitura que me encantei.
Encontrei Uma Edição Desta Obra Aqui Em Casa, Não Sei Como Mas Faz Tempo Que Está Aqui Jogado Mas Em Boas Condições, Deve Ser Algo Que Minha Irmã Ganhou Nos Tempos Que o Ensino Médio Dava Livros.
Você faz um trabalho excelente. Tem muita facilidade em lidar com as palavras, em se expressar e transmitir idéias . Parabéns Isa!
"Literatura de Mulherzinha"
Pra mim serve para me deixar mais na bad, simplesmente porque a gente lembra que aquilo não existe mais. Mas eu ainda acho que "A Culpa Das Estrelas" da um tapa na cara de muitos livros (Até em Escrava Isaura e em muitos outros livros), sim... Eu amo livros que algum protagonista morre e vem a continuação que o outro protagonista já tem filhos e pah! Descobre outras coisas e vira uma aventura...
Enfim... As vezes nem sempre o "felizes para sempre" pode ser um final emocionante.
Gosto da Isabela pq ela fala com paixão sobre a literatura e isso é fascinante!🤩👏👏
Estou inscrita no canal há quase um mês, estou amando esses vídeos com tantas indicações de bons clássicos. Fazia quase dez anos que eu não lia clássicos e voltei a ler com a ajuda do canal.
Fico muito contente de ajudar você a retornar a esse gênero tão maravilhoso.
Beijo!!
Madame Bovary foi um dos melhores livros que li. Apaixonante!
Mal cheguei aqui e já estou viciada no canal... as melhores resenhas do youtube!!! também adoro a contextualização que você faz... Parabéns, virei fã!!!
+Ana Lucia Abreu Obrigada, Ana Lucia. Seja bem vinda! Sinta-se a vontade pra palpitar a vontade.
Beijo!!
Uma sinopse perfeita!! Dá aquele gostinho de devorar o livro assim que termino de ver o vídeo!!!
Nossa!! Fantástico.
Você é simplesmente ótima! Digo isso sem exageros. Confesso q já assisti a outras resenhas mas vc é sempre minha "prova dos nove", a sentença final da minha satisfação literária. O Morro dos Ventos Uivantes, A Montanha Mágica, Orgulho e Preconceito e Mobby Dick parecem mais viagens ( e viagens no bom sentido do termo, pois vc torna tudo tão suave e prazeroso) inesquecíveis e viciantes.
Parabéns pelo seu trabalho( sim, considero um excelente trabalho) pois, até para quem está iniciando o curso de Letras, começar por vc é indispensável e quase que obrigação aduaneira antes de pisar qualquer solo da Belle lettre.
Isa comprei o Madame Bovary numa promoção pela Amazon, naquela edição linda de capa dura da Martin Claret. Obrigada pela dica!
Eu adorei a exposição que fizestes do livro. Estou lendo e não tinha observado essa analogia entre Madame Bovary e a "literatura para mulherzinha". Achei muito interessante. Parabéns. Abrs
Que coincidência!!! Justamente o livro que estou lendo.
Cada vez melhor o seu canal!!!!!!
Gabriel Camarano Uau, coincidência mesmo. Espero que você esteja curtindo a leitura ;-)
Menina! Eu tenho um exemplar dessa obra Madame Bovary, de Flaubert em minha estante há anos, e agora,ao pesquisar o "Salambô" do mesmo autor, deparei-me com este teu vídeo. Agora sou obrigado a lê-lo, pois o teu comentário despertou-me a curiosidade. Eu o lerei antes de morrer.
Não se pode colocar nada como uma forma padrão compulsória, mas apenas como uma a mais diversidade que podem vim a se tornar gostos pessoais tão variáveis como grãos de areia e estrelas do céu!
Quando vi a resenha ano passado tive uma ideia totalmente diferente do livro. Achei o começo maçante quase desisti mas foi um bom livro, obrigada pela indicação!!!
Esse é um canal excelente, e você faz uma narrativa incrível!!! Minha primeira opção para resenhas de literatura!!!
Eu ganhei o livro Madame Bovary, mas nunca peguei para ler, agora vc me fez ter vontade de ler ele todo
Uso seus vídeos em minhas aulas de Literatura. O melhor canal de literatura nacional
Li esse livro em 2012 com ainda 15 anos, e junto com ele tinha o julgamento no final. Capa dura, presente na biblioteca do meu colégio. Diálogos bem escritos, complexos para quem não tem o hábito de ler. É ótimo e ao mesmo tempo triste demais.
Amei sua resenha. Parece uma micro palestra. Excelente oratória
Me inscrevi quando você leu o Conto "O Grande Passeio" e estou fascinada com seus vídeos.
Parabéns.
Isabela você é maravilhosa! Vendo seus vídeos tenho vontade de ler cada vez mais. Parabéns!
Minha próxima leitura
Foi por essa resenha q eu conheci esse canal a uns anos atrás... Gratidão por esse vídeo! Amo seu canal, Isa ❤️
Isabella lubrano a maior resenhista que já conheci, em canais do gênero, aqui no RUclips; todos os dias assisto a vídeos seus.
Acabei de ler este livro maravilhoso!!!!! Amei demais o texto, super recomendo!🥰😍🥰😍 Li a edição da Martin Claret , capa dura, lindíssima por sinal.
Eu li Madame Bovary e o primo Basílio quando adolescente, hoje aos 28 anos, não lembro muito bem das histórias, mas sempre achei esses dois clássicos parecidos....
Nossa acabei de falar isso no coment kkk. Alguém me conta de quem é essa mecha de cabelos negros que o Charles tem nas mãos ao fim? Eu fiz uma pausa na leitura, é do Leon? Rodolphe?
@@strainmix2287 é da Emma mesmo, Monsieur Homais cortou os cabelos negros de Emma antes do enterro a pedido de Charles.
Melhor resenhista do RUclips, ainda mais com essa trilha sonora clássica💓
Que vídeo perfeito, sua voz é tão doce e a forma que conta sobre esse livro faz com que a gente queira ler!
Estou iniciando a leitura agora mesmo, por indicação do meu professor de Arte, peguei na biblioteca da escola. Espero uma boa leitura😘
Gosto muito das dicas de melhores edições dos livros que você da no final das resenhas, isso ajuda muuuuito! Sem falar nas resenhas que são incríveis 💕
estou lendo pela primeira vez nesse momento.. é uma edição magnífica e bem antiga!! que narrativa, minha gente, que narrativa
gente, que mulher maravihosa! é tão gostoso te ouvir! Você fala muito bem! :)
Escrevi um livro infanto-juvenil. Estou digitando. Um dia, quando publicar , vou lhe enviar um volume de presente. Parabéns pelo canal.
Isa, sou seu fã. Eu já li Ema Bowary. Ema é uma má caráter e infantil (como vc mesma descreveu). Não pensou nem na própria filha. Isso mostra que vc pode ser a causa da sua própria infelicidade e a do próximo. Te admiro muito Isa.
Adorei vc. Acabei de ler Madame Bovary e me interessei por saber mais sobre o livro.
é o primeiro vídeo que eu vi do seu canal, porque é para um trabalho de escola que eu estou pesquisando sobre esse livro.
amei seu canal, sua voz é muito bonita
virei mais vezes
Obrigada pela resenha. Comecei a ler. Estava difícil pra mim. Mas irei continuar 😍😍😍
Tenho esse livro, sempre jogando de um lado para o outro, criando coragem para ler. Certamente esse livro voltou para a lista das prioridades de leituras. ;) Obrigado e parabéns pela qualidade do canal!
Menina inteligente, linda, bom humor, vc é tudo de bom, me casaria com vc agora... Obrigado por compartilhar seu conhecimento, muito sucesso na sua vida!
Ótima resenha, interessante ler um livro que começa a partir do "felizes para sempre". bjus
Desprezar sarcasticamente o fantástico texto de orgulho e preconceito como história frescurinha me doeu até a alma. O mais incrível dessa obra para mim é justamente a grande tiração de sarro da Austen com os costumes “frescurinha” da época.
depois de ter lido quase dois mil livros.e por fim,pequei pela primeira vez. madame bovary. pararei na quinta folha e gritei. (COMO EU NÃO LI ESTE LIVRO ANTES).
Fiquei escandalizado com a obra, mas adorei a biscatisse do livro! XD
Raul João bis agisse kkk 🤣
Terminei de ler esse livro e não tinha ninguém para conversar sobre ele kk Sua resenha me trouxe bastantes reflexões. Parabéns pelo video
Ooi. Adoro madame Bovary, mas você mostrou no vídeo o amante de lady Chatterley, e eu amo muito esse livro. Poucas pessoas o leram. Você podia fazer uma resenha sobre ele, pra incentivar a leitura desse livro maravilhoso. O final, pra mim, foi maravilhoso. As pessoas precisam conhecer d h Lawrence. Um escritor incrível
Mayara Vasconcelos Tem razão, esse livro ainda precisa aparecer por aqui! Na semana passada eu fiz uma enquete perguntando qual livro as pessoas queriam que eu resenhasse (Mme Bovary, Primo Basílio ou O Amante de L Chatterley), mas aparentemente poucas pessoas conheciam esse livro, porque ele levou poucos votos. Mas em breve, quero fazer essa resenha também!
Isa,vc é simplesmente...PERFEITA!
eu acabei de achar este livro que ganhei na escola a muito tempo, perdido na minha pilha de livros , fiquei um pouco curiosa para ler e descobrir essa reviravolta , e o melhor foi saber que a edição que tenho é boa (edição da nova Alexandria)
Estudei esse livro em Literatura Ocidental... adoreeeei!
Estou acompanhando seus vídeos já faz um tempinho, estou adorando, são ótimos. E claro, sua beleza e seu jeito de falar são cativantes.
Simplesmente incrível.!!!
Bovary é quase tatuada em mim: minha obra de análise da graduação e pós-graduações! Eu a amo!
Me inscrevi hoje no seu canal. Adoro as suas resenhas! Você tem uma excelente capacidade de sintese e se expressa muitíssimo bem!
Obrigada, Marlene. Seja bem-vinda ao canal. Não deixe de dar suas opiniões sobre os vídeos.
Beijo!!
Vídeo maravilhoso! Tenho esse livro aqui em casa e fiquei com bastante vontade de ler ele agora.
Primeira vez em seu canal, até dei uma pausada no vídeo e fui ler os comentários com medo de conter spoiler do fim do livro hahahaha amei seu jeito de contar! Eu adquiri por R$ 3,30 o livro em um brechó, da tradução Nova Alexandria. Obrigada! Super inscrita ;)
Bem vinda ao canal, Kezia. Não deixe de dar sua opinião sobre os vídeos que assistir.
Beijo!!
Parabéns pelo canal; certamente, o grande diferencial em suas resenhas é a introdução descontraída, e necessária, que você faz a cada livro. Virei seu fã! Já fez uma resenha sobre ''A revolução dos bichos''?
Como sempre mais um que vou anotar para minha ''listinha de leitura'' rs.
Já comprei alguns dos outros que você indicou em vídeos anteriores.
Pamella Martins Que legal! Quais foram?
Ler Antes de Morrer Comprei Os miseráveis , Ensaio sobre a cegueira e O sol é para todos.
Aproveitando a oportunidade mostrei seu vídeo (5 livros sobre o racismo) para minha tia. Ela gostou muito do seu vídeo e disse que você só indicou bons livros, está de parabéns!
Ela já tinha lido todo rs. O favorito dela é negras raízes.
abs.
so fiquei sabendo desse livro por causa de outro" a mulher do tenente francês" onde o personagem cita esse livro e comenta sobre a repreenda q ele teve... fiquei muito curiosa😂 aliás vídeo perfeito
Este livro me lembrou de um animê chamado School Days, que também é um romance psicológico com um final trágico.
Excelente resumo
Parabéns Isabella, o seu trabalho é excelente.
acabei de comprar na amazon, só por causa da tua resenha!
=)
Amei o video, tenho esse livro mas ainda não li e agora depois dessa resenha excelente ( que não revela quase nada da história) ao contrario de outras que depois da resenha eu nem tenho vontade de ler o livro! Não vejo resenhas antes de ler os livros, porém as suas eu vejo sem medo, vc fala sobre o livro sem revelar toda a história! Parabéns!
amanda silva Ah isso é verdade, eu sempre faço das tripas coração para não revelar demais os enredos. Que bom que está funcionando! Beijão
cê sempre me deixa com vontade de ler os livros que resenha! hahaha
amo seu canal e suas resenhas!! Sou conservadora e católica kkkkk' ser chamada disso não ofende, mesmo muita gente usando os termos como depreciativos. Beijão
Para mim, não se precisa gostar de Emma para entendê-la. Eu a entendo, mas acho ela chata. Nada cativante. Mas do livro eu adorei, Achei bem escrito, Bem construído. Um grande clássico
Laneless Isso, você pegou o ponto. Nem todos os grandes personagens são aqueles de que a gente mais gosta. Os grandes personagens são os mais humanos. E a própria ambiguidade da Emma Bovary faz com que ela conquiste tantos admiradores ao longo dos anos, embora ninguém queira ser como ela!
Ela não é um bom exemplo para se inspirar
Gostaria que você resenhasse o livro de Júlio Ribeiro, A Carne. Tem essa mesma linha de Madame de Bovary. Um escândalo quando foi escrito!
Ouvir a Isabela falar palavrão é legal pra caramba.Isso autenticidade é tudo.
Quando vi que você estava lendo Madame Bovary, fiquei já ansiosa pela resenha haha. Li este livro a alguns anos e mesmo assim lembro muito da história. Gosto tanto de ler clássicos pois eles nos mostram a realidade de outras épocas, com valores, culturas, tão distintas das nossas. Como comparar a vida de uma mulher do século XIX com a de hoje? Este livro para mim é tão bom, justamente por descrever tão bem a realidade da época, descrever a forma como as relações eram estabelecidas entre as pessoas e principalmente a realidade da mulher nesta época. Lembro que não foi um leitura fácil,primeiro pelo vocabulário mas principalmente pelo envolvimento que eu desenvolvi com a história. Você percebeu a quantidade de vezes que aparecem estas palavras: enfadonho,languidez,enfastiar,tépida,negligencias,cólera? Eu percebi que estava estava "agoniada" mas justamente porque não aguentava aquela vida ociosa que todos vivenciavam, principalmente por Emma. As suas referências eram retiradas justamente destes livros romancistas? Dá para acreditar? haha Adorei a resenha e não sábia que havia tido um julgamento. É nessas horas que você vê como um livro, uma história tem poder...
Taysa G. Você lê clássicos da maneira certa, tendo em mente que eles foram escritos em outra época. A maioria das pessoas simplesmente não consegue se lembrar disso, e fica analisando as obras com um olhar dos dias de hoje. Parabéns!
Voce e linda!💜
Está na minha lista de livros futuros...
Isa, o vídeo está super caprichado, como de costume. Eu não gosto de Madame Bovary (nem do livro, nem da personagem), mas sua resenha me fez querer dar uma segunda chance. Beijo 😘😘
Ana Clara Velloso Borges hahahaha Como eu disse, a Mme Bovary é muito ambígua e desperta os mais diversos sentimentos. Nem todo mundo tem lá muita paciência com ela - embora eu, pessoalmente, tenha ficado fascinada por ela e pelo romance como um todo. Mas quem foi que disse que os grandes personagens têm que ser unânimes? Bjsss
acabei de me inscrever, achei seu canal perfeito para leitores a procura de um bom livro.
Nossa! Só nesse vídeo me deu vontade de ler Madame Bovary, Orgulho e Preconceito e Dom Quixote !!! Seus vídeos me fascinam! Eu também quero beijo :( - ( :* )
Muito bom! Parabéns.
Agora que sei do que se trata, eu preciso desse livro!
Acabei de ler Madame Bovary e minha tendência é recriminá-la. Apesar de todas as dificuldades e limitações impostas a ela por ser mulher, no final das contas Carlos não merecia tudo que ela o causou, mesmo que não fosse necessariamente intencional. A grande questão é quanto sofrimento alheio sua felicidade custa. Vale tudo nessa busca?
PS. Conheci seu canal hoje e adorei, já virei inscrito. Abs!
+willibaixista Seja bem vindo, Willi. Fique a vontade por aqui,
Beijo!!
engraçado ng comenta essas coisas qnd eh um homem fazendo a mulher infeliz
@@leticiasousain1576 amém, ainda recrimina abertamente..
@@leticiasousain1576 , até que enfim um comentário mais sensato. Estava aqui lendo os comentários e vendo o quanto as pessoas se incomodam com uma mulher que escolha viver suas fantasias. Já pensaram que a diversão/ satisfação do desejo podia estar justamente no proibido/ na aventura - e não no fazer mal aos outros? Homens, desde que se há relatos em livros (vide A Bíblia), se mostram levados pelo sexo, pelas traições, vivendo suas fantasias, mas não incomoda ninguém. Estamos no século XXI, mas ainda retaliam com a língua/ dedos as mulheres que pouco se aproxima - não é à toa que 50 Tons de Cinza também incomodou vários (e nem estou falando de escrita - outra coisa preconceituosa), distorcendo até quem são os personagens (já até ouvi que era sobre a história de uma prostituta). O problema nunca foi a existência das formas de sexo nas histórias (em quarto de jogos ou em triângulos amorosos/ traição), caso contrário, livros como O Doce Veneno do Escorpião também incomodaria, provocaria rebuliço. O que incomoda é quem o pratica e sua correspondência com os papéis que seguem afirmando: "mulher direita/ do lar" X prostituta, uma pode ter fantasias/ desejos - e realizá-los - e a outra não. Por que dizem que ambas (Madame Bovary e Ana Steele) são contraditórias? Porque, até hoje, ainda não conseguiram entender que podemos ser muitas coisas e não arquetípo pronto e único; somos todos uma mescla de coisas, e que bom! Ainda não nos transformaram em robôs.
Está cheio de comentários machistas aqui, inclusive, no próprio termo "literatura de mulherzinha" - que associam, claramente, a algo superficial, previsível, sem graça, lunático/ fora da realidade (em algumas teorias, o mesmo que chamar de "louca"). É ridículo tudo isso, só ajuda a reforçar o machismo, o lugar que nós mulheres somos colocadas.
Sem falar que a própria história traz, em seu desfecho, implícito, seu moralismo, sua "lição de moral", já que o final dela é trágico.
Ótima resenha! Vou correr pra conseguir um exemplar logo logo.
Caroline Bandeira Espero que você goste!
Caroline Bandeira bibliotecas publicas normalmente tem
Estou lendo e amando o livro. Ah ! Eu nunca gostei de ler romances, mas este livro é diferente. Uma recomendação de Marcelo Resende (Jornalista da Band News)