286 - ISO37000 Governança corporativa

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • A ISO 37000 é uma norma internacional desenvolvida para estabelecer uma referência única no campo da governança corporativa. Ela fornece orientações precisas e detalhadas para organizações e seus órgãos diretivos, independentemente do tamanho ou do setor em que operam.
    De acordo com o criador da norma, sua aplicação é global a todas as organizações, independentemente do tipo, tamanho, localização, estrutura ou finalidade. Mas o padrão fornece princípios e aspectos-chave das práticas, sobretudo aos órgãos de governo a fim de orientar as organizações sobre como cumprir com suas responsabilidades e seu propósito. Inclusive, o padrão descreve como isso requer uma abordagem cuidadosa que considere o engajamento das partes interessadas e uma visão sistêmica, de longo prazo e proativa, incluindo as oportunidades e riscos para que a organização permaneça viável ao longo do tempo.
    A ISO 37000 também reforça a necessidade crítica de supervisão eficaz, em particular por meio de um sistema de controle interno bem definido e processos de garantia confiáveis. A responsabilidade, como princípio da boa governança, é destacada em todos os níveis e, para o padrão, nem os membros do corpo diretivo nem aqueles a quem o poder foi delegado estão acima da lei.
    Segundo o descritivo, o corpo diretivo é, em última instância, responsável pelas ações e omissões da organização, portanto, os órgãos diretivos precisam garantir e definir funções e responsabilidades para que tenham um sistema de prestação de contas e relatórios que funcione bem. A ISO 37000 enfatiza ainda que os líderes devem definir o tom para uma cultura organizacional ética e precisam considerar o uso estratégico e responsável dos dados, além de decisões transparentes e alinhadas com as expectativas mais amplas da sociedade.
    Escopo e princípios da boa governança:
    Em 11 princípios, a ISO 37000 reuniu orientações aos conselhos para tomarem melhores decisões de governança, considerando a sustentabilidade a longo prazo como o mais importante. Confira a seguir:
    1. Objetivo: razão de existência de todas as perspectivas.
    2. Modelo de valor: os elementos que compõem a criação e geração de valor necessários para cumprir o propósito.
    3. Estratégia: direcionar e engajar estratégias de acordo com o modelo de geração de valor.
    4. Supervisão: supervisionar o desempenho organizacional e garantir que a organização atenda a todas as expectativas.
    5. Prestação de contas: responsabilizar aqueles a quem o corpo diretivo tem autoridade.
    6. Engajamento das partes interessadas: engajar as partes interessadas e atender às expectativas.
    7. Liderança: arranjos de liderança éticos e eficazes.
    8. Dados e decisões: os dados como recurso para a tomada de decisões.
    9. Governança de risco: o efeito da incerteza no propósito organizacional e nos resultados estratégicos.
    10. Responsabilidade social: tomada de decisão transparente alinhada com expectativas mais amplas da sociedade.
    11. Viabilidade e desempenho ao longo do tempo: permanecer viável ao longo do tempo sem comprometer as gerações atuais e futuras.
    Fonte: IBGC
    Gostou do tema? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário, mande e-mail para o.angeli@gmail.com e terei todo prazer em responder.
    Assista esse e outros vídeos do canal, acione o sininho para receber as notificações, compartilhe nas suas redes. @Oldicimar

Комментарии •