Desvendando o Artigo 72 do CPC: Curador Especial em Foco | TJMG

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • Exploramos o Artigo 72 do CPC, destacando o papel do curador especial em diferentes contextos: incapaz sem representante, interesses conflitantes e réu preso. Analisamos também casos de citação por edital ou hora certa. A Defensoria Pública assume essa função. Detalhes fundamentais para compreender a legislação.
    🌐 Acesse o meu site: www.ivalonline...
    📧 Entre em contato: contato@ivalonline.com.br
    🔥 Separei uma playlist com os melhores conteúdos para o concurso do TJMG: • TJMG (aula e dicas)
    🔥 Assista também vídeos do CPC:
    • Código de Processo Civ...
    @Siga-nos nas redes sociais:
    @prof_ival
    Não esqueça de deixar seu like, comentário e compartilhar suas ideias sobre o tema abordado no vídeo. Sua participação é fundamental para enriquecer ainda mais nossas discussões.
    Aproveite o vídeo e nos vemos nos próximos conteúdos!"

Комментарии • 7

  • @wesleisantos3780
    @wesleisantos3780 2 года назад +2

    4:19 KKKKKKKKKKKKK Excelente aula, Professor!!

  • @joaovideosjvfv9005
    @joaovideosjvfv9005 3 года назад +1

    Baita professor, muito boa explicaçao

  • @eunicelopes2184
    @eunicelopes2184 4 года назад

    Excelente explicação, obrigada !

  • @leilaabrantes1448
    @leilaabrantes1448 6 лет назад +4

    Parabéns professor , ótima explicação
    Art. 72. (hipótese)
    O juiz nomeará curador especial ao:
    I - incapaz, se não tiver representante legal ou se os interesses deste colidirem com os daquele, enquanto durar a incapacidade;
    ( não é a todo, só se não tiver pai, mãe, ou representante, faleceu o representante, se os interesses do representante e representado estão em conflito, exemplo o filho entra contra o pai, daí será nomeado curador especial)
    II - réu preso revel, bem como ao réu revel citado por edital ou com hora certa, enquanto não for constituído advogado. (não ao fato dele estar preso que darei um curador especial, mas ao réu revel,só darei se ele não tiver adv, tem que ser réu preso revel ao réu revel
    (não preso, não só réu + revel, não posso dar curador a réu , só se revel ou nos casos prescritos) também darei curador especial desde que seja citado por edital ou com hora certa não tenha apresentado manifestação, a réu revel também darei desde que citados por edital e por hora certa, não sei se deram ciência da demanda, ao réu revel citado por hora certa ou citado em edital , mas esse curador ficará enquanto não for constituído advogado CUIDADO)
    Parágrafo único. A curatela especial será exercida pela Defensoria Pública, nos termos da lei.

  • @Davi-um4iv
    @Davi-um4iv 3 года назад

    Boa tarde Doutor, como fica as custas em relação ao curador especial de réu revel ? Eu preciso recolher custas para recorrer?

  • @WellingtonSousa-gi1yq
    @WellingtonSousa-gi1yq 5 лет назад

    Boa explicação, entretanto fiquei com uma dúvida: A revelia temporal se opera neste caso específico do curador especial ?

  • @raphael2463
    @raphael2463 4 года назад

    Não é necessário nomear curador caso o juiz nomeie advogado para o réu revel citado por edital? Vejo na prática que alguns juizes apenas nomeiam advogado dativo nestes casos