Acredito na capacidade do Brasil em construir a maioria dos seus equipamentos, e também explorar seus recursos minerais. Todos os países sérios valoriza seu povo e seus engenheiros, recursos humanos, minerais etc. Não ficamos atrás de ninguém, basta vontade política ...
O Brasil tem capacidade amigo, temos certeza disso. Mas é preciso escala assim como os já fabricados aqui. É um mercado para poucos e super especializado. Vide demissões nas outras indústrias aeronáuticas ❤
Se viessem os Rafale com transferência de tecnologia e montagem pelo menos de alguns deles aqui no Brasil até que seria interessante mas querem nos vender Rafale de segunda mão além de serem caros de de operar.
Meu amigo, o Rafale sem sombra de dúvidas, é um grande caça, assim como os helicópteros. Mas, fico pensando que estamos em um momento que deveríamos investir em nossas próprias soluções. E eu acredito que temos essa capacidade. E o melhor, não ficaríamos reféns de nenhum país e de suas politicas. Aliás, tanto: França, Ìndia, Koreia, China e outros, se viram em um esquina dessas em suas vidas e resolveram pesquisar e produzir o que hoje nos oferecem como solução. Nós somos capazes! Precisamos crer e seguir em frente.
O problema é o "Time" ! Para entregarmos os Gripens já negociados está sendo uma novela. E o Pior foi saber que grande parte dos componentes dos Gripens são americanos - pensava que a tecnologia do Gripen, de motores a fuselagem, eram desenvolvidos pela suécia.
Pelo o que eu me informei, o Rafale faz parte de um pacotão diversificado que a França propõe ao Brasil, em troca da exploração de urânio aqui na terrinha. Como a França perdeu a fonte africana, agora precisa repor com urgência, pelo quanto é dependente desta fonte energética. O Rafale é um excelente avião de combate, entretanto sua manutenção e hora de voo são bem mais salgadas do que as do Gripen. Este, por sua vez, nada deixa a desejar às nossas necessidades de defesa. Caso o negócio com a França nos favoreça a aquisição de mais Gripen e seus armamentos, seria melhor para a FAB, penso eu.
Depende do quão abrangente seja o contrato. Qual ou quais reservas eles querem explorar? Vão processar aqui ou na França o urânio? Parte deste urânio ficará no Brasil ou será tudo para a França? Temos duas centrais nucleares e precisamos de urânio também.
Para mim o Refale é um Cavalo de Tróia para o Brasil. É um avião muito caro. Tudo dele é fabricado pelos franceses. Tornaria o Brasil muito dependente da França, além da manutenção ser muito cara. Seria melhor o Brasil continuar com a Suécia, inclusive em novos projetos.
Já tivemos contenciosos com a França (quase uma guerra) sobre navios pesqueiros franceses no Nordeste, que à época foram enxotados pela Marinha brasileira. Quando o Brasil inaugurou a base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão, que é muito melhor posicionada para lançamentos do que a da Guiana francesa, barcos franceses estiveram pelo litoral fazendo de tudo para prejudicar as comunicações de rádio e os lançamentos. No momento atual é o principal, se não for o único, país, a resistir e se opor ao acordo do Mercosul com a União Européia, devido aos protestos dos agricultores e criadores contra nosso Agro, que é muitíssimo mais competitivo. Ora ! A França que vá vender seus perfumes para suas colônias ! Não estamos no século XVIII.
Chamar o Rafale de sucata é foda, mas na minha opinião deveríamos sim considerar os heli, mas ignorar o Rafale e focar nos Gripen, afinal quanto menos tipos de caças diferentes tivermos, menos peças diferentes temos que nos preocupar e o Rafale tem 2 motores, então com certeza o Gripen é mais barato de operar
Muito cuidado com a França, o país inimigo. Sim, a França é contra os interesses comerciais do Brasil com a França e Europa. Tá bom! Vamos falar de aviões, mas sem esquecer que nos anos 60, quando a segunda língua aqui era o francês e foi substituída pelo inglês, a França começou a perder seu poder exploratório no Brasil, ... Avião militar de inimigo, eu prefiro não. Adoro este canal. É o meu preferido e tem meu like.
Olá queridos do canal, mas o radar que foi ilustrado numa foto com o Gripen E, não é o empregado pela FAB nem esse a que se refere o piloto estadunidense. Forte abraço a todos.
Aeeeeeê Ederson, até eu fiquei assustado com a ameassa, valeu amigão e até nosso novo encontro. MAS MUITO GRATO PELA DIVULGAÇÃO - SAÚDE E BONS VENTOS😂😅😊😊
Da mesma forma que vc me surpreendi com a afirmação do rapaz, acho que ele se confundiu com o Mirage, achando que nos foram oferecido aviões velhos, não creio que seja essa a proposta do Macron, afinal ele tá precisando demais do urânio, agora, o Rafale é caro e a manutenção também, vai depender muito da oferta e do que vier "por fora". 🤷
A grande vantagem dos caças Gripen foi a transferência de tecnologia e a montagem de algumas unidades no Brasil. A França não aceitou transferir tecnologias.
O Brasil deveria compra-los, para fazer companhia com os Gripen's, haja vista que o Brasil tem pouquíssimos aviões de defesa. Além de aceitar a oferta da Italia e acelerar a transferência de tecnologia dos Gripen's. Investir pesado na Embraer para produzir novos F39 urgentemente. Além de comprar baterias antiaérea de grandes altitudes o mais rápido possível para proteção de pontos estratégicos.
Um ponto relevante a ser considerado na comparação do Gripen E e Rafale é o custo/hora de voo...aparentemente, de acordo com dados públicos, o Rafale custa entre 3-4X mais por hora voo que o Gripen E, tipo $4000/hora no Gripen E vs $15-20000/hora no Rafale....dados públicos mas não auditados. Para um País como o Brasil, isso pesa e muito. Do resto, os dois são geração 4.5 e com baixo RCS, considerados semi-stealth.
Aeronaves a troco do direito de explorar urânio no Brasil! Seria um negócioaravilhoso para os franseses!! Pra nós é como trocar uma Ferrari por uma bicicleta.
Bom, pelo que sei, nossa maior deficiência de defesa está na costa marítima brasileira, principalmente os campos de petróleo. Assim penso que o maior investimento deve acontecer nessa área...
Quem falou que o Rafale é uma sucata está completamente doido da cabeça, os problemas dele já sao conhecidos: muito caro para comprar, treinar e manter, primeiro tem saber qual é a variante que foi oferecida, mas ainda acho que deveríamos tentar produzir localmente, poderia ser com uma "joint venture".
É proposta seria, que ajuda nossa indústria a nos servir. Pois também construiremos o submarino, além dos helicópteros. O caça guarda nossa santa terra em apoio a Santíssima Trindade, SuperTucano, Gripen e Rafale. Se der bobeira os Master 346 vem nessa onda.
O Rafale é uma maquina extraordinária, mas se for comprado vai atrapalhar as possibilidades de exportação do Gripen NG, pois os potenciais compradores vão pensar que o compramos poque os objetivos do NG falharam. Por isso, se a FAB vier a ter outro super caça para complementar o Gripen NG, que seja um nacional de 6° geração do metade das tecnologias já estão patenteadas e o capital humano para desenvolver as demais já esta formado e ativo. Os helicopteros seriam muito bem vindos.
Acho bizarro o Brasil aceitar uma permuta. A França PRECISA vender armamento, produtos de alto valor, que gera empregos de qualidade, etc. E a França precisa de urânio pra suas usinas nucleares. Entendo que a França precisa do nosso produto que pague a dinheiro, depois se o Brasil escolher o produto deles (dizem que é muito caro de manter e que não teremos orçamento para tal) compraremos a dinheiro, mas após analisar se é o produto deles que vai nos atender
O Brasil não precisa de caça da França, mas sim precisa manter a sua Soberania sobre a Amazônia e suas riquezas, que a França quer se apossar, principalmente das reservas de Urânio, que lá existem
Não temos detalhes do negócio, mas se tratando da França, sinto que estamos trocando espelhos novamente. Exploração do Urânio do Brasil em troca de aviões e helicóptero, novamente trocando bijuterias em troca de ouro. Porque não explorar o Urânio, vender e comprar os aviões que quisermos. O único "detalhe" será o destino dado ao recurso pelos honestos políticos que temos. Temo em estar novamente perdendo a melhor oportunidade seja qual for a decisão tomada.
Tanto as aeronaves Rafale, e os helicópteros H 145, sendo fornecidos ao Brasil, será justamente a negociata que a França deseja, estes equipamentos, trocados pela Amazônia Brasileira, um excelente negócio para o sr. Macron, tudo que a França sempre quis.
Fora que o Brasil gastou um dinheirão pra comprar o gripen com transferência de tecnologia. Tem de se focar e pagar os gripens e desenvolver o caça brasileiro com a transferência de tecnologia sueca, ou não teria sentido pagar mais caro não usar os conhecimentos.
O Rafale é uma ótima aeronave, mas o custo benefício de operar essa máquina é parecido com os F16. Ou seja, para o Brasil que procura além qualidade e não abre mão da economia, na minha opinião não é um bom negócio olhando por este prisma. Se os F39 o nosso país está atrasando o repasse de verbas ocasionando, o atraso das entregas, imagine ter um caça caro de operar. O negócio é bom mas inviável na atual condição de finanças apresentado pelo nosso país. A realidade é dura, mas temos que ser realistas. Abraços a todos do canal!
Boa noite amigos do Canal AVGAS! O Rafale pode ser uma ótima opção para o Brasil diversificar a sua frota, mas os Gripen são excelentes. Grande abraço e bons ventos.
O Rafalle é excelente,mas não o ideal para o Brasil,um caça com a hora de uso muito cara ,com 2 motores, não é inteligente o Brasil querer esse jato, principalmente tendo que cortar os gastos da aeronáutica,o importante é focar no Gripen,que já mostrou que dá conta do recado para a América Latina.
Rafale, o caça mais bonito da geração 4+! Pena que o custo de operação dele é muito alto. Mas, a troca seria pela exploração de urânio no Brasil. Resta saber se, confirmado for, quais seriam as bases dessa troca? O que viria e o que iria.
Como brasileiro, eu discordo até da possiblidade de compra do caça Dassault Rafale. Lógico que o caça é muito bom, porém, o Brasil já tem o Gripen, que também é muito bom. O Brasil tem é que comprar mais Gripen e com a transferência de tecnologia desenvolver o próprio caça para a força aérea brasileira. Eu não tenho dúvidas que os nosso engenheiros da Embraer são capazes de fabricarem um caça nacional.
Em relação ao Rafale, acredito que seria ótimo para a FAB tê-lo em sua frota para ampliação de seu poder e variedade de caças, mas também acho que o Brasil poderia explorar melhor essa oportunidade e negociar também a transferência de tecnologia para ampliar o conhecimento de nossos técnicos e engenheiros.
Esqueceu de falar na oferta de concluir o submarino Alvaro Alberto (nuclear). Mas sabe porque essa benevolência, ele perderam a fonte de minas de urânio na África e estão querendo explorar aqui as nossas minas, é mole ?
Arrisco especular que o atraso na entrega dos Gripens foi algo planejado para poder receber a oferta francesa e o governo atrasar os pagamentos dos suecos. Mais tambem precisa ver o prazo de entrega já que a necessidade de recompor as aeronaves em processo de aposentadoria é meio urgente.
Acho melhor continuarmos com os Gripens por questões financeiras. A força aérea está dura e o Rafale é caro de manter mas é inegável que o Rafale é espetacular!
Como fica o programa de transferência de tecnologia e resultado disso que seria a produção de um caça brasileiro, uma vez que recursos destinado ao programa seriam desviados para a compra.
Olá amigos! Quem comentou que o Rafale é sucata ou não sabe nada sobre aviões ou é muito ingênuo, o bicho é um dos melhores do mundo, sucata são os honrrosos F5. A grande vantagem dos produtos franceses é não depender de componentes americanos. O Rafale seria ótimo mas os custos, além disso seriam aviões usados e de geração antiga. Faltam recursos para o que interessa e sobra para políticos enviar para seus redutos eleitorais na autêntica compra de votos oficializada, vergonha nacional, triste.
Esses avioes que estão entre os melhores sem dúvida, não devem interferir no programa Gripen, é um tiro no pé. Se eles quiserem vir com Helicópteros, na montagem de outros submarinos, e quem sbe na ajuda do submarino nuclear será bem vindo. E do programa Gripen que o Brasil está absorvendo muito conheçimento pode vir a base para um futuro caça 5 ou 6 geração produzido ate em parceria com a SAAB. Seria o Ideal, pq é caro demais vc projetar um avião sozinho.
Sempre não dá em nada em melhorias para as forças armadas do Brasil ! ainda mais com o atual governo do BRASIL e ja ta decretado cortes de gastos ! então infelizmente o pacote oferecido pela França ao Brasil ! que pena ! SERIA UM GRANDE salto alto para as forças armadas do Brasil !"
Boa noite, O pacote seria muito bom, parece, ainda mais com ajuda no nosso submarino nuclear, só que sua hora de voo é cara. Foi o que eu ouvi. A ajuda no nosso submarino me faria pender para esse pacote. Abraço
Sem duvida, junto ao gripen, é um dos melhores da geração 4 plus, mas como em diversos forum já foi debatido, o problema são os custos de manutenção que não são baratos, além é claro de uma outra estrutura completa para manter outro caça que possui não um mas dois motores. Enfim, em minha opinião a marinha poderia se beneficiar melhor com esse acordo, com mais navios, pois das três forças, é a que se encontra em situação mais critica. Abraço, ótimo vídeo.
O Rafale que a frança oferece foi o mesmo que o brasil negou em 2014 quando fechou a compra do Gripen com a SAAB. um dos grandes problemas é o custo operacional do caça frances que é mais alto que o sueco. A hora de voo também é mais custosa aos cofres que a do Gripen. se vale a pena ou não para o Brasil... em termos de tecnologia, sim. mas, é preciso avaliar os custos envolvidos para ver se o negocio é possivel.
Ouvi em alguns canais, que no pacote, também estariam , aviões Leonardo 346, de um acordo entre França e Itália. O que me preocupa é que, parece que o negócio não seria por dinheiro, mas por urânio brasileiro. Aí que pega, como seria essa autorização de exploração? Isso que dá medo.
Só deve adquirir se for fabricado no Brasil e de preferência com transferência de tecnologia, igual ao Gripen.
5 дней назад
O Problema é justamente este se não houver transferência de tecnologia do motor vamos ficar sempre usando aviões usados… com 10 anos de uso na melhor das hipóteses a Suécia foi inteligente ela a cada fase do Gripen fez 1/3 do motor hoje ela faz o motor completo… se eles querem nosso urânio que entreguem o motor do Rafale… com uma fábrica no Brasil e aviões novos e não usados ( não velhos ) mas usados…
Olha penso que o Rafael é um bom avião entretanto o custo por hora de voo é alto. Agora tb poderia ser incluído no pacote a compra do KC390, baterias Astro, munição feita pela empresa s brasileiras e além disso venderíamos o urânio enriquecido. Ai a gente aceitaria conversar.
A hora de voo desse caça é absurdamente alta ....coisa de 40 mil dólares. Multiplica isso por 24 e vc tem p preju que a Fab vai ter só com despesas de manutenção , combustível e peças..... um absurdo para nossos cofres. Foi eliminado do FX2 por isso ..... Gripen é igual e muito mais econômico. Rafale é bom mas fora da nossa realidade
Pohaaaa 😧🙀… 1800 km da pra proteger muitas capitais brasileiras, um avião desse serve muito bem nosso país… pra comparar de SP-RJ tem 400 km aproximadamente
Eu acredito que o grande problema do Rafale é o alto custo de operação,além de que está sendo oferecido uma versão mais velha ,então tem o custo de atualização além do tempo de vida menor ,os helicóptero já é uma outra história.Pois o exército já está trocando os franceses por norte americano e agora vem outro francês de novo
4 дня назад
O maior problema que vejo no Rafale é o custo da hora de voo. Por ter dois motores (e se a proposta for de caças usados) certamente será mais alto que do Grpen.
Todo negócio, principalmente na área militar, tem interesses, muitos de nós não podemos alcançar, mas, um Avião de caça, como este, seria um item que nos daria um poder muito maior, como já operamos os Mirage, creio que não teríamos dificuldade em operá-lo e, teríamos mais um elemento de dissuasão; pergunto: este fornecimento não têm à ver com o interesse Francês, em adquirir Urânio, para suas usinas nucleares. ...
Rafalle é caro demais. Além do mais, não compramos transferência de tecnologia para ficar torrando dinheiro com outros caças. As FAs precisam parar com essa "tradição" de queimar dinheiro como se fossem deles.
Eles estão oferecendo muito pouco - eu pediria 60 unidades de Rafale, helicópteros 60 unidades, submarinos 3 unidades e mais algumas coisinhas - eles devem querer muito o nosso mineral para vir com uma oferta de troca por isso iria querer muito mais deles e ainda colocaria algumas condições
Nesse negócio ainda tem um submarino da classe scorpene e transferência de tecnologia para o submarino nuclear brasileiro. Sem contar o nosso urânio que também tá nessa negociação.
Mas parece que o Brasil está inclinado para Tejas, indiano, como permuta da aquisição do C 390, por parte deles. Talvez o pessoal falou que o Rafale é sucata confundindo com os Mirage que voou aqui várias décadas.
O Rafale é para forças aéreas ricas… os custos de manutenção e hora de vôo são altíssimos. O Brasil não está conseguindo pagar nem os Gripens já encomendados…
Muito bom.
Acredito na capacidade do Brasil em construir a maioria dos seus equipamentos, e também explorar seus recursos minerais.
Todos os países sérios valoriza seu povo e seus engenheiros, recursos humanos, minerais etc.
Não ficamos atrás de ninguém, basta vontade política ...
O Brasil tem capacidade amigo, temos certeza disso.
Mas é preciso escala assim como os já fabricados aqui.
É um mercado para poucos e super especializado.
Vide demissões nas outras indústrias aeronáuticas ❤
VERDADE , NÃO PRECISAMOS DE CAÇAS DE NINGUÉM , TEMOS OS MELHORES CAÇAS , COBIÇADO POR VARIOS PAÍSES
Se viessem os Rafale com transferência de tecnologia e montagem pelo menos de alguns deles aqui no Brasil até que seria interessante mas querem nos vender Rafale de segunda mão além de serem caros de de operar.
Acho muito mais vantajoso os Russos ..SU. 57....Esse sim.
@@sebastiao1003Rússia em guerra dificulta negociar armas com a Rússia
@@Conan20244 essa parte da tecnologia podemos esquecer, pois os franceses também são protecionistas
@@sebastiao1003 vamos lembrar dos helicópteros de ataque q tivermos por aqui, eram ótimos, mas a logística no pós venda.......
Meu amigo, o Rafale sem sombra de dúvidas, é um grande caça, assim como os helicópteros. Mas, fico pensando que estamos em um momento que deveríamos investir em nossas próprias soluções. E eu acredito que temos essa capacidade. E o melhor, não ficaríamos reféns de nenhum país e de suas politicas. Aliás, tanto: França, Ìndia, Koreia, China e outros, se viram em um esquina dessas em suas vidas e resolveram pesquisar e produzir o que hoje nos oferecem como solução. Nós somos capazes! Precisamos crer e seguir em frente.
O problema é o "Time" ! Para entregarmos os Gripens já negociados está sendo uma novela. E o Pior foi saber que grande parte dos componentes dos Gripens são americanos - pensava que a tecnologia do Gripen, de motores a fuselagem, eram desenvolvidos pela suécia.
Concordo contigo.
@@poluxcastor1886O problema da entrega é dinheiro que o Brasil não pagou.
Aparentemente esse Rafael é muito bom . Mas a 130 milhões de euros é muito caro.
Pelo o que eu me informei, o Rafale faz parte de um pacotão diversificado que a França propõe ao Brasil, em troca da exploração de urânio aqui na terrinha. Como a França perdeu a fonte africana, agora precisa repor com urgência, pelo quanto é dependente desta fonte energética. O Rafale é um excelente avião de combate, entretanto sua manutenção e hora de voo são bem mais salgadas do que as do Gripen. Este, por sua vez, nada deixa a desejar às nossas necessidades de defesa. Caso o negócio com a França nos favoreça a aquisição de mais Gripen e seus armamentos, seria melhor para a FAB, penso eu.
Concordo com a sua análise
@@waltergomes4773 Estamos em vantagem, é hora de aproveitar.
O problema seria o dinheiro drenado da manutenção, esse dinheiro poderia ser gasto com Gripen.
Depende do quão abrangente seja o contrato. Qual ou quais reservas eles querem explorar? Vão processar aqui ou na França o urânio? Parte deste urânio ficará no Brasil ou será tudo para a França?
Temos duas centrais nucleares e precisamos de urânio também.
Os custos operacionais e de horas de vôos são altos !
Para mim o Refale é um Cavalo de Tróia para o Brasil. É um avião muito caro. Tudo dele é fabricado pelos franceses. Tornaria o Brasil muito dependente da França, além da manutenção ser muito cara. Seria melhor o Brasil continuar com a Suécia, inclusive em novos projetos.
Os Rafales são ótimos caças, mas vamos ver o quanto vale as horas de vôo.
Quanto à Embraer, foi foi sensacional essa jogada de Marketing.
Já tivemos contenciosos com a França (quase uma guerra) sobre navios pesqueiros franceses no Nordeste, que à época foram enxotados pela Marinha brasileira. Quando o Brasil inaugurou a base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão, que é muito melhor posicionada para lançamentos do que a da Guiana francesa, barcos franceses estiveram pelo litoral fazendo de tudo para prejudicar as comunicações de rádio e os lançamentos. No momento atual é o principal, se não for o único, país, a resistir e se opor ao acordo do Mercosul com a União Européia, devido aos protestos dos agricultores e criadores contra nosso Agro, que é muitíssimo mais competitivo.
Ora ! A França que vá vender seus perfumes para suas colônias ! Não estamos no século XVIII.
Tudo que você disse está correto. Por isso eu concordo apenas acordos com benefícios industriais ao país, compra de prateleira não obrigado.
Tudo que você disse está correto. Por isso eu concordo apenas acordos com benefícios industriais ao país, compra de prateleira não obrigado.
Chamar o Rafale de sucata é foda, mas na minha opinião deveríamos sim considerar os heli, mas ignorar o Rafale e focar nos Gripen, afinal quanto menos tipos de caças diferentes tivermos, menos peças diferentes temos que nos preocupar e o Rafale tem 2 motores, então com certeza o Gripen é mais barato de operar
Muito cuidado com a França, o país inimigo.
Sim, a França é contra os interesses comerciais do Brasil com a França e Europa.
Tá bom! Vamos falar de aviões, mas sem esquecer que nos anos 60, quando a segunda língua aqui era o francês e foi substituída pelo inglês, a França começou a perder seu poder exploratório no Brasil, ...
Avião militar de inimigo, eu prefiro não.
Adoro este canal. É o meu preferido e tem meu like.
Acho difícil o Brasil adquirir outro caça além do Gripen, a Aeronáutica está em Lua de mel com Gripen pelo bom resultado na CRUZEX 2024. ❤
sim temos 7 avioes em 10 anos em 30 anos teremos todos
@@zonadeguerra929o Brasil está em atraso com os pagamentos, por isso a demora na entrega
Qual versão o Brasil vai receber.Usados? Bom negócio, para França.
Olá queridos do canal, mas o radar que foi ilustrado numa foto com o Gripen E, não é o empregado pela FAB nem esse a que se refere o piloto estadunidense. Forte abraço a todos.
Aeeeeeê Ederson, até eu fiquei assustado com a ameassa, valeu amigão e até nosso novo encontro. MAS MUITO GRATO PELA DIVULGAÇÃO - SAÚDE E BONS VENTOS😂😅😊😊
Ameaça.
Estou tremendo até agora! Pois é, está na hora de começar a pensar em reunir os amigos novamente. Abração, Ari!
Da mesma forma que vc me surpreendi com a afirmação do rapaz, acho que ele se confundiu com o Mirage, achando que nos foram oferecido aviões velhos, não creio que seja essa a proposta do Macron, afinal ele tá precisando demais do urânio, agora, o Rafale é caro e a manutenção também, vai depender muito da oferta e do que vier "por fora". 🤷
@@gilsonmelli5367 a não, já me acostumei com um roubo por dia nessa gestão.
Um país como o nosso, deveria ter ao menos umas 250 aeronaves de caça
A grande vantagem dos caças Gripen foi a transferência de tecnologia e a montagem de algumas unidades no Brasil. A França não aceitou transferir tecnologias.
O Brasil deveria compra-los, para fazer companhia com os Gripen's, haja vista que o Brasil tem pouquíssimos aviões de defesa. Além de aceitar a oferta da Italia e acelerar a transferência de tecnologia dos Gripen's. Investir pesado na Embraer para produzir novos F39 urgentemente. Além de comprar baterias antiaérea de grandes altitudes o mais rápido possível para proteção de pontos estratégicos.
Adoro os conteúdos do canal. Um forte abraço aos amigos produtores dos vídeos, vocês mandam muito bem!!
Abração, Victor! E obrigado.
Um ponto relevante a ser considerado na comparação do Gripen E e Rafale é o custo/hora de voo...aparentemente, de acordo com dados públicos, o Rafale custa entre 3-4X mais por hora voo que o Gripen E, tipo $4000/hora no Gripen E vs $15-20000/hora no Rafale....dados públicos mas não auditados. Para um País como o Brasil, isso pesa e muito. Do resto, os dois são geração 4.5 e com baixo RCS, considerados semi-stealth.
Para mim é o caça mais bonito do mundo
rafale é aviao de verdade, gripen é um uno mille, rafalle é uma ferrari.
@@zonadeguerra929 Você deve estudar...estudar...estudar, para entender o porque da Suécia ter esse " UNO MILLE " como seu principal vetor de combate!
@@ivanbarbosa8395deve ser um moleque de 15 anos
Aeronaves a troco do direito de explorar urânio no Brasil! Seria um negócioaravilhoso para os franseses!! Pra nós é como trocar uma Ferrari por uma bicicleta.
Não sai negócio nenhum de avião com a França se o aeroclube de Paris não reconhecer os meritos de Alberto Santos Dumont!
@@josedearimateiayjesus2178 Os irmãos Wright são os pais da aviação.
Cê fede de tão burro heim 😂
Bom, pelo que sei, nossa maior deficiência de defesa está na costa marítima brasileira, principalmente os campos de petróleo. Assim penso que o maior investimento deve acontecer nessa área...
Quem falou que o Rafale é uma sucata está completamente doido da cabeça, os problemas dele já sao conhecidos: muito caro para comprar, treinar e manter, primeiro tem saber qual é a variante que foi oferecida, mas ainda acho que deveríamos tentar produzir localmente, poderia ser com uma "joint venture".
Rafale na minha humilde opinião! É um a aeronave mto boa! Porém o custo de operação é mto cara na real realidade do Brasil.... Fico com o gripen
Ele não irá substituir o gripen, será adicionado a as forças armadas onde dobraríamos a quantidade de caças de geração 4.5
É proposta seria, que ajuda nossa indústria a nos servir. Pois também construiremos o submarino, além dos helicópteros. O caça guarda nossa santa terra em apoio a Santíssima Trindade, SuperTucano, Gripen e Rafale. Se der bobeira os Master 346 vem nessa onda.
O Rafale é uma maquina extraordinária, mas se for comprado vai atrapalhar as possibilidades de exportação do Gripen NG, pois os potenciais compradores vão pensar que o compramos poque os objetivos do NG falharam.
Por isso, se a FAB vier a ter outro super caça para complementar o Gripen NG, que seja um nacional de 6° geração do metade das tecnologias já estão patenteadas e o capital humano para desenvolver as demais já esta formado e ativo.
Os helicopteros seriam muito bem vindos.
Acho bizarro o Brasil aceitar uma permuta. A França PRECISA vender armamento, produtos de alto valor, que gera empregos de qualidade, etc. E a França precisa de urânio pra suas usinas nucleares.
Entendo que a França precisa do nosso produto que pague a dinheiro, depois se o Brasil escolher o produto deles (dizem que é muito caro de manter e que não teremos orçamento para tal) compraremos a dinheiro, mas após analisar se é o produto deles que vai nos atender
O Brasil não precisa de caça da França, mas sim precisa manter a sua Soberania sobre a Amazônia e suas riquezas, que a França quer se apossar, principalmente das reservas de Urânio, que lá existem
O designer e produtos franceses é Surreal, seja na costura, perfumes, arquitetura, e em aviões, como os Concordes e os Rafale.
Procura Matéria sobre os estudos feito pela COPAC da FAB e vejam o porquê o RAFALE fora preterido?
Não temos detalhes do negócio, mas se tratando da França, sinto que estamos trocando espelhos novamente. Exploração do Urânio do Brasil em troca de aviões e helicóptero, novamente trocando bijuterias em troca de ouro. Porque não explorar o Urânio, vender e comprar os aviões que quisermos. O único "detalhe" será o destino dado ao recurso pelos honestos políticos que temos. Temo em estar novamente perdendo a melhor oportunidade seja qual for a decisão tomada.
Tanto as aeronaves Rafale, e os helicópteros H 145, sendo fornecidos ao Brasil, será justamente a negociata que a França deseja, estes equipamentos, trocados pela Amazônia Brasileira, um excelente negócio para o sr. Macron, tudo que a França sempre quis.
Já vi o Rafale em operação na França, o custo de hora voou dele é muito alto.
Fora que o Brasil gastou um dinheirão pra comprar o gripen com transferência de tecnologia.
Tem de se focar e pagar os gripens e desenvolver o caça brasileiro com a transferência de tecnologia sueca, ou não teria sentido pagar mais caro não usar os conhecimentos.
É uma das aeronaves mais modernas do mundo, o custo de vôo é elevado!
O Rafale é uma ótima aeronave, mas o custo benefício de operar essa máquina é parecido com os F16. Ou seja, para o Brasil que procura além qualidade e não abre mão da economia, na minha opinião não é um bom negócio olhando por este prisma. Se os F39 o nosso país está atrasando o repasse de verbas ocasionando, o atraso das entregas, imagine ter um caça caro de operar. O negócio é bom mas inviável na atual condição de finanças apresentado pelo nosso país. A realidade é dura, mas temos que ser realistas. Abraços a todos do canal!
Boa noite amigos do Canal AVGAS! O Rafale pode ser uma ótima opção para o Brasil diversificar a sua frota, mas os Gripen são excelentes. Grande abraço e bons ventos.
Bons ventos, Ronaldo! Saúde, amigo!
O Rafalle é excelente,mas não o ideal para o Brasil,um caça com a hora de uso muito cara ,com 2 motores, não é inteligente o Brasil querer esse jato, principalmente tendo que cortar os gastos da aeronáutica,o importante é focar no Gripen,que já mostrou que dá conta do recado para a América Latina.
França quer vender pro Brasil,mas é contra o Brasil vender pra França.
Merci!
Eu compraria ps 24 Rafale,com um bom preço,dividiria em 12 para marinha e outros 12 para aeronáutica.
Valor de 1 Rafalle da pra comprar 2 gripen,na minha opinião é melhor 2 que 1 ,as missões podem ser dividas com mais economia.
Rafale, o caça mais bonito da geração 4+! Pena que o custo de operação dele é muito alto. Mas, a troca seria pela exploração de urânio no Brasil. Resta saber se, confirmado for, quais seriam as bases dessa troca? O que viria e o que iria.
Como brasileiro, eu discordo até da possiblidade de compra do caça Dassault Rafale. Lógico que o caça é muito bom, porém, o Brasil já tem o Gripen, que também é muito bom. O Brasil tem é que comprar mais Gripen e com a transferência de tecnologia desenvolver o próprio caça para a força aérea brasileira. Eu não tenho dúvidas que os nosso engenheiros da Embraer são capazes de fabricarem um caça nacional.
Em relação ao Rafale, acredito que seria ótimo para a FAB tê-lo em sua frota para ampliação de seu poder e variedade de caças, mas também acho que o Brasil poderia explorar melhor essa oportunidade e negociar também a transferência de tecnologia para ampliar o conhecimento de nossos técnicos e engenheiros.
Esqueceu de falar na oferta de concluir o submarino Alvaro Alberto (nuclear). Mas sabe porque essa benevolência, ele perderam a fonte de minas de urânio na África e estão querendo explorar aqui as nossas minas, é mole ?
Esperamos q o 🇧🇷 aceite essa proposta, mas precisamos ver com está o cx antes.
Arrisco especular que o atraso na entrega dos Gripens foi algo planejado para poder receber a oferta francesa e o governo atrasar os pagamentos dos suecos. Mais tambem precisa ver o prazo de entrega já que a necessidade de recompor as aeronaves em processo de aposentadoria é meio urgente.
Seria top claro o rafale e o gripem .mais o melhor seria f35 com o gripem
Ótima essa do Ariovaldo! 😂😂😂
Fernando, grande abraço, amigo!
Porquê que o Brasil não coloca o KC390 na jogada ???? Não teria benefícios maiores para o Brasil e para a Embraer e tbm, para vendas futuras.......
Acho melhor continuarmos com os Gripens por questões financeiras. A força aérea está dura e o Rafale é caro de manter mas é inegável que o Rafale é espetacular!
O Rafael é um caça inadequado para o Brasil. É gastador e extremamente caro!
Na minha opinião seria ótimo ter o Rafale F-4 para complementa a frota com o F-39 Gripen E
Como fica o programa de transferência de tecnologia e resultado disso que seria a produção de um caça brasileiro, uma vez que recursos destinado ao programa seriam desviados para a compra.
Rafale é muito lindo
Muito caro também e a hora de voo também 😂😂😂😂
Olá amigos! Quem comentou que o Rafale é sucata ou não sabe nada sobre aviões ou é muito ingênuo, o bicho é um dos melhores do mundo, sucata são os honrrosos F5. A grande vantagem dos produtos franceses é não depender de componentes americanos. O Rafale seria ótimo mas os custos, além disso seriam aviões usados e de geração antiga. Faltam recursos para o que interessa e sobra para políticos enviar para seus redutos eleitorais na autêntica compra de votos oficializada, vergonha nacional, triste.
Legal...da pra comprar os 24 caças, helicópteros e submarinos....
Esses avioes que estão entre os melhores sem dúvida, não devem interferir no programa Gripen, é um tiro no pé. Se eles quiserem vir com Helicópteros, na montagem de outros submarinos, e quem sbe na ajuda do submarino nuclear será bem vindo. E do programa Gripen que o Brasil está absorvendo muito conheçimento pode vir a base para um futuro caça 5 ou 6 geração produzido ate em parceria com a SAAB. Seria o Ideal, pq é caro demais vc projetar um avião sozinho.
Sempre não dá em nada em melhorias para as forças armadas do Brasil ! ainda mais com o atual governo do BRASIL e ja ta decretado cortes de gastos ! então infelizmente o pacote oferecido pela França ao Brasil ! que pena ! SERIA UM GRANDE salto alto para as forças armadas do Brasil !"
Acho muito bom porque o nosso vizinho venezuelano tá falando de mais !!!
Transferência de tecnologia. Essa é a senha
*"Sucata" não é, mas também não é um projeto novo! É caro e de manutenção cara...*
7:52 24 unidades é bastante, não?
Rafale caro demais para operar.... Os helicopteros seria uma boa opção...
Boa noite,
O pacote seria muito bom, parece, ainda mais com ajuda no nosso submarino nuclear, só que sua hora de voo é cara. Foi o que eu ouvi. A ajuda no nosso submarino me faria pender para esse pacote. Abraço
Sem duvida, junto ao gripen, é um dos melhores da geração 4 plus, mas como em diversos forum já foi debatido, o problema são os custos de manutenção que não são baratos, além é claro de uma outra estrutura completa para manter outro caça que possui não um mas dois motores. Enfim, em minha opinião a marinha poderia se beneficiar melhor com esse acordo, com mais navios, pois das três forças, é a que se encontra em situação mais critica. Abraço, ótimo vídeo.
O Rafale que a frança oferece foi o mesmo que o brasil negou em 2014 quando fechou a compra do Gripen com a SAAB. um dos grandes problemas é o custo operacional do caça frances que é mais alto que o sueco. A hora de voo também é mais custosa aos cofres que a do Gripen. se vale a pena ou não para o Brasil... em termos de tecnologia, sim. mas, é preciso avaliar os custos envolvidos para ver se o negocio é possivel.
Ouvi em alguns canais, que no pacote, também estariam , aviões Leonardo 346, de um acordo entre França e Itália.
O que me preocupa é que, parece que o negócio não seria por dinheiro, mas por urânio brasileiro. Aí que pega, como seria essa autorização de exploração?
Isso que dá medo.
Só deve adquirir se for fabricado no Brasil e de preferência com transferência de tecnologia, igual ao Gripen.
O Problema é justamente este se não houver transferência de tecnologia do motor vamos ficar sempre usando aviões usados… com 10 anos de uso na melhor das hipóteses a Suécia foi inteligente ela a cada fase do Gripen fez 1/3 do motor hoje ela faz o motor completo… se eles querem nosso urânio que entreguem o motor do Rafale… com uma fábrica no Brasil e aviões novos e não usados ( não velhos ) mas usados…
O Brasil não precisa do Rafale pois já tem produção local do Gripen !!!!!
Olha penso que o Rafael é um bom avião entretanto o custo por hora de voo é alto. Agora tb poderia ser incluído no pacote a compra do KC390, baterias Astro, munição feita pela empresa s brasileiras e além disso venderíamos o urânio enriquecido. Ai a gente aceitaria conversar.
O Rafale e um dos melhores caças da atualidade
Compremos para ontem...
Não sabia disso!
A hora de voo desse caça é absurdamente alta ....coisa de 40 mil dólares. Multiplica isso por 24 e vc tem p preju que a Fab vai ter só com despesas de manutenção , combustível e peças..... um absurdo para nossos cofres. Foi eliminado do FX2 por isso ..... Gripen é igual e muito mais econômico. Rafale é bom mas fora da nossa realidade
Os Rafales e elicopteros são novos ou usados?
Pohaaaa 😧🙀… 1800 km da pra proteger muitas capitais brasileiras, um avião desse serve muito bem nosso país… pra comparar de SP-RJ tem 400 km aproximadamente
As aeronaves são excelentes, o problema e a contrapartida! A França que a exploração em terras na Amazônia! Aí não, né? Forte abraço
Qual versão do Rafale?
10 bi de euros? Eu acho um ótimo negócio. P França
Eu acredito que o grande problema do Rafale é o alto custo de operação,além de que está sendo oferecido uma versão mais velha ,então tem o custo de atualização além do tempo de vida menor ,os helicóptero já é uma outra história.Pois o exército já está trocando os franceses por norte americano e agora vem outro francês de novo
O maior problema que vejo no Rafale é o custo da hora de voo. Por ter dois motores (e se a proposta for de caças usados) certamente será mais alto que do Grpen.
Todo negócio, principalmente na área militar, tem interesses, muitos de nós não podemos alcançar, mas, um Avião de caça, como este, seria um item que nos daria um poder muito maior, como já operamos os Mirage, creio que não teríamos dificuldade em operá-lo e, teríamos mais um elemento de dissuasão; pergunto: este fornecimento não têm à ver com o interesse Francês, em adquirir Urânio, para suas usinas nucleares. ...
Rafalle é caro demais. Além do mais, não compramos transferência de tecnologia para ficar torrando dinheiro com outros caças. As FAs precisam parar com essa "tradição" de queimar dinheiro como se fossem deles.
Eles estão oferecendo muito pouco - eu pediria 60 unidades de Rafale, helicópteros 60 unidades, submarinos 3 unidades e mais algumas coisinhas - eles devem querer muito o nosso mineral para vir com uma oferta de troca por isso iria querer muito mais deles e ainda colocaria algumas condições
O Brasil deveria focar em desenvolver seu caça nem que isso leve 20, 30 anos.
Em matéria bélica, o que esse helicóptero pode levar?
O problema é quem vai fechar o negócio.
Caro em tudo...
Não tem dinheiro pra receber os Gripens e vai comprar mais jatos? Alguma bet vai bancar?
Se colocarem KC-30 nessa oferta, vai balançar...
Nesse negócio ainda tem um submarino da classe scorpene e transferência de tecnologia para o submarino nuclear brasileiro. Sem contar o nosso urânio que também tá nessa negociação.
Mas parece que o Brasil está inclinado para Tejas, indiano, como permuta da aquisição do C 390, por parte deles. Talvez o pessoal falou que o Rafale é sucata confundindo com os Mirage que voou aqui várias décadas.
Podem incluir a finalização do submarino de propulsão nuclear ...
👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Espelhinhos em troca de ouro...
Mas agora é diferente em Shungria, é o urãnio que eles tanto querem, tem que barganhar muito a nosso favor, kk.
Espelhinho de milhões que fortaleceria a defesa de nossa soberania.
O Rafale é para forças aéreas ricas… os custos de manutenção e hora de vôo são altíssimos. O Brasil não está conseguindo pagar nem os Gripens já encomendados…