@@thesis_gaia7960Star Wars foi um universo construído para ser um filme. Quando saiu o primeiro filme, o criador nem saibia direito qual caminho iria seguir. Por isso os filmes tem uma certa inconsistência. Que foi consertada a posteriori. Mas Duna já surgiu como um livro com seu universo bastante amarrado. Lembrando que o planta taooine foi baseado no planeta desértico de duna. Várias coisas de star wars foi inspirado em duna. O proprio George Lucas comentou algumas inspirações.
Curiosidade: Os jogos inspirados em Duna são uns dos grandes responsáveis pela criação do gênero RTS, justamente por misturar aspectos de jogos de estratégia da época com um estilo de jogo único que não se baseava no teclado mas na interface. O jogo deu origem a Command e Conquer, por exemplo, cujo criador trabalhou no projeto.
Herbert também se inspirou muito na vida de Alexandre, O Grande para desenvolver o personagem Paul Atreides. Assim como Alexandre, as bases da educação de Paul foram o pai (militar e ética) e a mãe (religião). Paul também precisa continuar com o legado do pai após a morte desse, muito parecido com o que aconteceu com Alexandre, além de ambos serem vistos como "libertadores divinos" de uma terra dominada. Além disso, relação das casas em Duna lembra muito as cidades-estados gregas.
@@curiousmind111 sim, a educação artística, científica e filosófica de Alexandre veio de Aristóteles (em que a figura dele, de tutor e amigo, foi mais ou menos representada por Duncan, Gurney e outros personagens nos livros). Mas a educação militar e ética de Alexandre, bem como o desejo de se vingar da Pérsia, veio de seu pai Filipe II.
Na enciclopédia de duna fala algo sobre Alexandre o Grande, não? Que ele tinha a capacidade de consciência coletiva antes da perca por parte dos homens
Nao sei se acontece com mais alguem, mas depois de ler Duna, me dá uma agonia ver alguem desperdiçando água, por que conheço um planeta onde ela é uma riqueza. Quando me dei conta, vi que isso era uma mudança de uma coisa simples pra um pensamento ecológico. E sem perceber.
Consciência ecológica sem luta contra o capitalismo é uma luta inútil, alguém desperdiçar ou não um pouco de água não faz qualquer diferença quando comparado com a quantidade de água que o agronegócio gasta www.cartacapital.com.br/politica/brasil-convive-com-descontrole-da-agua-e-das-outorgas-agro-e-mineracao-sao-maiores-usuarios/
@@rafaeltn1147 nunca li fundação. Eu li Eu, robô; a série dos robôs; os próprios deuses; o fim da eternidade e um outro livro que eu não lembro o nome kkk. Eu quero muito ler fundação, está na mainha lista de desejos, só falta o 💵💵💵
Pessoal, pesquisem sobre Duna de Jodorowisky, é um diretor apaixonado pelas histórias de DUNA que estava viabilizando em 1975 a adaptação para o cinema. Só que a história era tão fora dos padrões de Hollywood que ele não conseguiu nenhum studio para patrocinar. Tem o documentário Duna de Jodorowisky de 2013 é de arrepiar. Para ter uma ideia, o diretor disciplinou seu filho desde a infância para ser o Paul Atreides do filme que ele idealizou.
Uma das curiosidades mais fascinantes sobre *Duna* é a inspiração para a criação do mundo de Arrakis e suas complexas dinâmicas ecológicas e sociais. Frank Herbert foi inspirado por suas pesquisas sobre a formação de dunas e os ecossistemas de desertos na Terra. Em particular, sua inspiração veio de um projeto para replantar dunas de areia na região de Oregon, nos Estados Unidos, para estabilizá-las. Herbert estava fascinado pela ideia de que ecossistemas inteiros poderiam ser modificados ou criados por intervenção humana, o que eventualmente o levou a explorar temas de ecologia, evolução e adaptação em *Duna*. Outro aspecto curioso é o impacto cultural profundo e duradouro de *Duna*, que vai muito além da literatura. A obra influenciou não apenas outros escritores de ficção científica, mas também cineastas, músicos e criadores de jogos. Seus conceitos e terminologias, como "ecologia planetária", "terraformação" e o próprio termo "jihad", ganharam novos contextos e usos em diversas áreas. Além disso, a complexidade política e religiosa do universo de *Duna*, com suas várias facções, filosofias e estratégias para poder e sobrevivência, antecipou e refletiu muitas questões reais do nosso mundo. A capacidade de Herbert de tecer esses temas em uma narrativa envolvente é um testamento do seu talento e visão. Finalmente, a tentativa de adaptar *Duna* para o cinema tem uma história própria, repleta de projetos ambiciosos que nunca foram realizados, incluindo uma tentativa famosa do diretor Alejandro Jodorowsky nos anos 1970, que nunca chegou a ser concluída, mas influenciou muitos cineastas e foi documentada no filme "Jodorowsky's Dune" de 2013. A adaptação de 1984, dirigida por David Lynch, é até hoje um tópico de debate entre fãs por suas escolhas criativas e desvios do material original. Em 2021, uma nova adaptação cinematográfica dirigida por Denis Villeneuve foi lançada, recebendo elogios por sua fidelidade ao livro e sua impressionante realização visual.
Eu só senti falta no vídeo algum comentário sobre o esquema de "memória genética" que o Frank Herbert criou que é mais evidente no livro "Deus Imperador de Duna", que inspirou muita coisa de ficção depois disso como o Bran das Crônicas De Gelo e Fogo e a série de games Assassins' Creed
Essa inspiração pra "memória genética" vem das vezes que Frank Herbert usou os cogumelos. É uma experiencia transformadora, e quem está por dentro dessa área vai entender a mensagem.
@ quanta soberba em, sofrer por alguém cujo as obras nos ajudaram a compreender melhor a si mesmos ou que somente serviu pra nos entreter é distúrbio psicológico ou denota necessidade de algo assim agora? Quem é você pra dizer se alguém deve ou não ir atrás de terapia, otário demais, é por isso que o teu canal é minúsculo, pois te falta muita compreensão e empatia pra falar com o grande público ainda, nem seu cachorro deve ter suportar kk
Uma das principais mensagens que Frank queria passar com Duna é que a humanidade sempre deve questionar líderes carismáticos e tomar cuidado com o avanço rápido e não planejado da tecnologia.
Saí de Duna parte 2 querendo começar um jihad galático (sim, eu sei que a ideia é exatamente o contrário, mas cê tá Muadib é BRABO DEMAIS) kkkkkkkkkkkk
Seria interessante trazer os livros editados pelo filho do autor, muitos outros fãs da obra não gostam sendo que os 6 do núcleo central são mais bem comentados, eu já gosto do que foi escritos nas prequelas e sequências sendo que o último livro fechado toda a obra é Os Vermes de Areia de Duna sequência de Os Caçadores de Duna.
Frank Herbert não apreciava metal, não deixou o Iron Maiden usar o nome Dune numa música que fizeram sobre a obra. A música acabou sendo lançada como " to tame a land"
Excelente vídeo! Apenas complemento uma questão que ficou de fora: Frank Herbert era homofóbico e não aceitava que seu filho Bruce fosse gay, a ponto de desencorajar que este visitasse sua própria mãe no leito de morte (enquanto o outro filho já estava lá). Isso impacta diretamente a escrita de Duna, pois ao tentar atribuir toda sorte de imoralidades na construção do vilão Barão Vladimir Harkonnen, Herbert incluiu uma preferência por garotos entre elas. Curiosamente, apesar dele se basear num personagem histórico gay para o Paul Atreides, o Lawrence da Arábia, este foi escrito hétero.
@@nicolascools0238 tem polemicas porque são velhos. se FH estivesse vivo ele pensaria do mesmo jeito, porque foi criado numa sociedade de outro tempo. é assim com nossos avós, não tem porquê achar que com autores seria diferente.
Uma curiosidade: Ridley scott(alien) era para ter feito o primeiro filme, mas foi passado para outro diretor, que resolveu fazer uma adapção diferente da que seria a do scott, que seriam proximas das novas versões de Villeneuve.
Uma curiosidade: a última faixa do álbum "Piece of mind" do Iron Maiden, era pra se chamar "Dune", mas Frank Herbert não deixou, dizendo que não gostava de bandas de metal como o iron maiden. A faixa, então ficou com o nome de " To tame a land. "
Acho sinceramente que o Nerdologia poderia já apostar em vídeos maiores de pelo menos uns 30 minutos; esses recortes trazem pouquíssimas informações úteis e sempre parece que está faltando algo
se voltar os nerdologias de quinta-feira gostaria de nerdologia dos poderes das 4 forças fundamentais preferivel de um para cada já sei que tem um do magneto mas quero mais; POR FAVOR VOLTEM COM OS NERDOLOGIA DE QUINTA FEIRA
Até onde sei ele usou um livro chamado "sabres do paraíso" como referência mas infelizmente nunca o encontrei. Se alguém dos comentários puder colocar alguma luz sobre a minha ignorância eu serei eternamente grato.
vocês não sabem como é BOM ver a maior obra sci-fi da história finalmente ganhar o reconhecimento que merece no mainstream! ❤️
Mas Star Wars sempre foi popular, nao entendi
@@thesis_gaia7960Star Wars foi um universo construído para ser um filme. Quando saiu o primeiro filme, o criador nem saibia direito qual caminho iria seguir. Por isso os filmes tem uma certa inconsistência. Que foi consertada a posteriori. Mas Duna já surgiu como um livro com seu universo bastante amarrado. Lembrando que o planta taooine foi baseado no planeta desértico de duna.
Várias coisas de star wars foi inspirado em duna. O proprio George Lucas comentou algumas inspirações.
EM NOSSA GERAÇÃO AINDA !!!
Com essa última trilogia? Ah sim kkkkkkkokkkkkk @@thesis_gaia7960
@@thesis_gaia7960ela disse a maior obra BOA, não a maior obra ruim
Curiosidade: Os jogos inspirados em Duna são uns dos grandes responsáveis pela criação do gênero RTS, justamente por misturar aspectos de jogos de estratégia da época com um estilo de jogo único que não se baseava no teclado mas na interface. O jogo deu origem a Command e Conquer, por exemplo, cujo criador trabalhou no projeto.
Caralh0000 command conquer eh o pai do rts, que da hora mano
Herbert também se inspirou muito na vida de Alexandre, O Grande para desenvolver o personagem Paul Atreides.
Assim como Alexandre, as bases da educação de Paul foram o pai (militar e ética) e a mãe (religião). Paul também precisa continuar com o legado do pai após a morte desse, muito parecido com o que aconteceu com Alexandre, além de ambos serem vistos como "libertadores divinos" de uma terra dominada.
Além disso, relação das casas em Duna lembra muito as cidades-estados gregas.
Alexandre não foi educado por aristoteles?
@@curiousmind111 sim, a educação artística, científica e filosófica de Alexandre veio de Aristóteles (em que a figura dele, de tutor e amigo, foi mais ou menos representada por Duncan, Gurney e outros personagens nos livros).
Mas a educação militar e ética de Alexandre, bem como o desejo de se vingar da Pérsia, veio de seu pai Filipe II.
Na enciclopédia de duna fala algo sobre Alexandre o Grande, não? Que ele tinha a capacidade de consciência coletiva antes da perca por parte dos homens
Como fã não tão fã assim, mas admirador dos livros desde 2010, fiquei impactado com a adaptação no Duna 2. Me falta palavras.
Nao sei se acontece com mais alguem, mas depois de ler Duna, me dá uma agonia ver alguem desperdiçando água, por que conheço um planeta onde ela é uma riqueza. Quando me dei conta, vi que isso era uma mudança de uma coisa simples pra um pensamento ecológico. E sem perceber.
Eu me sinto exatamente assim! Li o livro e adquiri uma consciência ecológica inenarrável!
Consciência ecológica sem luta contra o capitalismo é uma luta inútil, alguém desperdiçar ou não um pouco de água não faz qualquer diferença quando comparado com a quantidade de água que o agronegócio gasta
www.cartacapital.com.br/politica/brasil-convive-com-descontrole-da-agua-e-das-outorgas-agro-e-mineracao-sao-maiores-usuarios/
Tem um vídeo muito massa pra quem curte Duna: O Islã na Construção de Duna. Recomendo demais
O filme foi tão bom que até o Nerdologia fez vídeo.
Ou será que está apenas surfando no hype do filme?
O filme foi bom mas é bem raso perto do livro kkkkkk
A história e trama política de Duna faria game of thrones parecer série de criança
@@aryssobral pq sempre insistem em filme mas o conteúdo de Duna seria perfeito pra série.
@@gothicspirit Se tem hype é porque é bom e/ou popular né...
Mais do quê necessário um vídeo sobre Duna ❤️
Os livros são fenomenais! Estou lendo o primeiro livro pela terceira vez
Vejo eles com uma grande refencia a fundação de asimov
@@rafaeltn1147 nunca li fundação. Eu li Eu, robô; a série dos robôs; os próprios deuses; o fim da eternidade e um outro livro que eu não lembro o nome kkk. Eu quero muito ler fundação, está na mainha lista de desejos, só falta o 💵💵💵
Nerdologia pra ontem: A vida de Akira Toryama
Felipão!
O Fremem que explica o universo Duna.
Como sempre: texto objetivo, claro, coeso e com excelente dicção. Óbvio vídeo muito bem montado.
Pessoal, pesquisem sobre Duna de Jodorowisky, é um diretor apaixonado pelas histórias de DUNA que estava viabilizando em 1975 a adaptação para o cinema. Só que a história era tão fora dos padrões de Hollywood que ele não conseguiu nenhum studio para patrocinar. Tem o documentário Duna de Jodorowisky de 2013 é de arrepiar. Para ter uma ideia, o diretor disciplinou seu filho desde a infância para ser o Paul Atreides do filme que ele idealizou.
Uma das curiosidades mais fascinantes sobre *Duna* é a inspiração para a criação do mundo de Arrakis e suas complexas dinâmicas ecológicas e sociais. Frank Herbert foi inspirado por suas pesquisas sobre a formação de dunas e os ecossistemas de desertos na Terra. Em particular, sua inspiração veio de um projeto para replantar dunas de areia na região de Oregon, nos Estados Unidos, para estabilizá-las. Herbert estava fascinado pela ideia de que ecossistemas inteiros poderiam ser modificados ou criados por intervenção humana, o que eventualmente o levou a explorar temas de ecologia, evolução e adaptação em *Duna*.
Outro aspecto curioso é o impacto cultural profundo e duradouro de *Duna*, que vai muito além da literatura. A obra influenciou não apenas outros escritores de ficção científica, mas também cineastas, músicos e criadores de jogos. Seus conceitos e terminologias, como "ecologia planetária", "terraformação" e o próprio termo "jihad", ganharam novos contextos e usos em diversas áreas.
Além disso, a complexidade política e religiosa do universo de *Duna*, com suas várias facções, filosofias e estratégias para poder e sobrevivência, antecipou e refletiu muitas questões reais do nosso mundo. A capacidade de Herbert de tecer esses temas em uma narrativa envolvente é um testamento do seu talento e visão.
Finalmente, a tentativa de adaptar *Duna* para o cinema tem uma história própria, repleta de projetos ambiciosos que nunca foram realizados, incluindo uma tentativa famosa do diretor Alejandro Jodorowsky nos anos 1970, que nunca chegou a ser concluída, mas influenciou muitos cineastas e foi documentada no filme "Jodorowsky's Dune" de 2013. A adaptação de 1984, dirigida por David Lynch, é até hoje um tópico de debate entre fãs por suas escolhas criativas e desvios do material original. Em 2021, uma nova adaptação cinematográfica dirigida por Denis Villeneuve foi lançada, recebendo elogios por sua fidelidade ao livro e sua impressionante realização visual.
A edição desse vídeo tá bala
Eu só senti falta no vídeo algum comentário sobre o esquema de "memória genética" que o Frank Herbert criou que é mais evidente no livro "Deus Imperador de Duna", que inspirou muita coisa de ficção depois disso como o Bran das Crônicas De Gelo e Fogo e a série de games Assassins' Creed
Essa inspiração pra "memória genética" vem das vezes que Frank Herbert usou os cogumelos. É uma experiencia transformadora, e quem está por dentro dessa área vai entender a mensagem.
Em 16 de maio de 1983 o Iron Maiden lança o álbum Piece of Mind. Nele incluída a música To Tame a Land, inspirada em Duna.
Nerdologia, se possível tenta adiantar um vídeo sobre akira toriyama pfvr, o vazio que ele ainda tá deixando é surreal😢
Procure um psicólogo!!!
@ quanta soberba em, sofrer por alguém cujo as obras nos ajudaram a compreender melhor a si mesmos ou que somente serviu pra nos entreter é distúrbio psicológico ou denota necessidade de algo assim agora? Quem é você pra dizer se alguém deve ou não ir atrás de terapia, otário demais, é por isso que o teu canal é minúsculo, pois te falta muita compreensão e empatia pra falar com o grande público ainda, nem seu cachorro deve ter suportar kk
Kkkk
@ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Uma das principais mensagens que Frank queria passar com Duna é que a humanidade sempre deve questionar líderes carismáticos e tomar cuidado com o avanço rápido e não planejado da tecnologia.
Sonho um dia um nerdologia de historia sobre Padre Landell de Moura
Pedidos, porque nunca pedi nada:
- Nerdologia de Domínio Público
- Nerdologia Maranhão
- Nerdologia Fallout
- Nerdologia Woodrow Wilson
Maranhão oq? é um tema meio amplo. cultura, história, história recente, política, geografia?
Excelente vídeo! Filipe ficou ótimo de traje Fremen! Mas.. vcs têm mais vídeos sobre o ambiente e a política do universo de Duna? Seria bem legal
Oi Nerdologia já que esse ano faz 100 anos que ele morreu que tal fazer um vídeo sobre a história de Vladimir Lenin.
Frank Herbert morreu a 100 anos !? 😅
@@luc9voltso Lenin morreu a 100 anos
100 anos sem matar ninguém. Amém! Pelo menos não com as próprias mãos, né?
@@guilhermesetti4596 Sim 😆 É que a frase ficou dúbia
até pq ele matou melões e melões kkkkkk ahhh paciencia, ne? Só respondendo com piada mesmo@@LeoAlmeidaMusic
Saí de Duna parte 2 querendo começar um jihad galático (sim, eu sei que a ideia é exatamente o contrário, mas cê tá Muadib é BRABO DEMAIS) kkkkkkkkkkkk
Incrivel história desse autor, parabéns pelo vídeo!
Maravilhoso, como sempre 👏
Façam um nerdologia sobre o Sengoku Jidai
Gostei demais do vídeo! Obrigada!
q trilha incrível, hein? tomara q no 2 mantenham o nível...
O 2 é ainda melhor (muito)
Muito bom. Tou na expectativa para assistir o duna 2
Excelente! Várias coisas que eu nao sabia!
Seria interessante trazer os livros editados pelo filho do autor, muitos outros fãs da obra não gostam sendo que os 6 do núcleo central são mais bem comentados, eu já gosto do que foi escritos nas prequelas e sequências sendo que o último livro fechado toda a obra é Os Vermes de Areia de Duna sequência de Os Caçadores de Duna.
Cara, li os seis livros. Esse filme deve tá muiiiito bom.
Vale lembrar que tem uma minissérie esquecida de Duna dos anos 2000 da SyFy. É muito boa!
Frank Herbert não apreciava metal, não deixou o Iron Maiden usar o nome Dune numa música que fizeram sobre a obra.
A música acabou sendo lançada como " to tame a land"
Que doideira... será que foi pra não deixar "surfar no hype"?
Esse cara foi um gênio 🔥♥️👌
Faz sobre o duna de Jodorowsky
Fazia tempo que eu não assistia, ficou bem melhor esse formato sem uma montanha de coisas secundárias pra ler a cada frame.
Excelente vídeo.
Excelente vídeo! Apenas complemento uma questão que ficou de fora: Frank Herbert era homofóbico e não aceitava que seu filho Bruce fosse gay, a ponto de desencorajar que este visitasse sua própria mãe no leito de morte (enquanto o outro filho já estava lá). Isso impacta diretamente a escrita de Duna, pois ao tentar atribuir toda sorte de imoralidades na construção do vilão Barão Vladimir Harkonnen, Herbert incluiu uma preferência por garotos entre elas. Curiosamente, apesar dele se basear num personagem histórico gay para o Paul Atreides, o Lawrence da Arábia, este foi escrito hétero.
Krl
Todos esses autores grandes sempre tem uma polêmica por atrás. Talvez se Herbert tivesse vivo hoje, ele poderia aceitar ah homossexualidade.
E tem uma passagem no quinto livro q fala um monte de coisas homofóbicas
@@nicolascools0238 tem polemicas porque são velhos. se FH estivesse vivo ele pensaria do mesmo jeito, porque foi criado numa sociedade de outro tempo. é assim com nossos avós, não tem porquê achar que com autores seria diferente.
Uma curiosidade: Ridley scott(alien) era para ter feito o primeiro filme, mas foi passado para outro diretor, que resolveu fazer uma adapção diferente da que seria a do scott, que seriam proximas das novas versões de Villeneuve.
Ganhou meu like com os comentários no
Final
Oi Felipe, faça um vídeo da historia de Akira Toriyama
Houve também uma mini série baseado na obra "Duna" nos anos 2000
Sim, aparece uma cena no comecinho do vídeo
Eu assisti os dois filmes e achei maravilhoso a obra.
Eu vi o primeiro porquê um amigo gostava e me chamou, o silencio em algumas cenas e a influência árabe foram as coisas que eu mais gostei
Muito legal o video
5:40. Provavelmente um tdah?!
Pensei nisso, o TDAH batia forte.
também pensei
Man, video super necessário! Vlw demais 👏🏽👏🏽
Sugestão Nerdologia: Santos Dumont !!!!
Up❤
Incrível!
Curiosidade: Com o sucesso de Duna, surgiu varios jogos. Porem, foi no jogo Duna 2 que surgiu o genero de jogos RTS.
To no primeiro livro. Nao assisti as adaptações atuais. Só a de 1984. Mas assisti semana passada. Kkk
faça um nerdologia sobre laware da arabia .
Quero ler a saga
Ja que teve comentario reclamando da pronuncia do video do Hirasawa, vale apontar que "Bene Gesserit" é pronunciado com "Ge" de "Geraldo".
Espetacular vídeo
Dune 2000 saudade desse game
O iron maiden tem uma música baseada em duna chamada to tame a land só que o autor detestava heavy metal
O blind guardian também tem uma musica baseada em duna, "traveler in time", uma pena q o autor não curtia essas musicas kkkkkk
@@malvejl vdd
@@malvejl the morning Sun of dune🤘
Vídeo top!!
Que filme..!!
Se o video é apenas um recorte onde vejo ele completo?
Bom vídeo
Ele se tornou professor universitário mesmo sem ter concluído a faculdade?
Por que não?
@@fernandolopes1201 Só fiquei curioso como se deu a jornada acadêmica dele.
O som de T no lugar do CH só existe se tu for do sudeste ou por aí, o ch tem som de TX
A impressão que eu tive quando li é que também entendia de neurologia
Fale sobre o verme gigante do filme Duna.
Fala de jules verne uma biografia do home
Já são 97 nerdologias de eu pedindo isso
Não sou muito fã de de ficção científica, futurismo e afins, mas esse vídeo me deu muita vontade de ler Duna. Interessantíssimo!
Valeu
Primeiro❤
Ainda esperando um Philip K Dick, Arthur C. Clark, Robert A. heinlein e Ursula K
Duna I : Durma
Duna II : Acorde
Achei esse dvd no lixo, que bênção!!!
👏🏾👏🏾👏🏾
demais os vídeos, conteúdo, etc e etc, por isto me permito observar o "SEZA GETIL" eheheh abraço Filipe
Um tdah doidão de cogumelo q me ensinou a escrever c pausas como as cartas da princesa. Li todos.
Caralho fiquei arrepiado
Tem um documentário muito foda do sobre a tentativa de fazer Duna do Jodorowsky
Seria possível o ser humano ter uma percepção espacial como o Inosuke em demon slayer o Toque aprimorado?
E o sentido sismico da Toph de Avatar?
Gênio
massa
Nerdologia, vim aqui procurar sobre a vida de Michael Jackson, e não achei. 😢 É isso mesmo?
Não entendi por que o filme de David Lynch e a série não foram mencionados. Esse vídeo é uma peça de marketing do lançamento dos filmes do Villeneuve?
Pq são ruins, simples
LISAN AL GAIB!
COMO ESTAVA ESCRITO NA PROFECIA
po já pararam p pensar q Dunas é multifacetario e dificilmente alguém concordaria com uma mesma interpretação
Sim. O Frank Herbert dizia isso em entrevistas.
s, eu msm n vejo quase nda de ambientalismo na obra, a questão religosa é mto mais central, msm assim nem é citada no video
essa década de 60 trouxe uma leva de escritores proféticos. Os ingleses liderando na proa.
Tem um corte estranho ali no minuto 7:13... É na parte dos cogumelos, será que foi proposital ? Hehehhehehehe
Pq aparece o James mcavoy num dos trechos do vídeo?
Ele interpretou o Leto Atreides II, filho do Paul Atreides na minissérie Filhos de Duna em 2000
👍 nº 180
Um Vídeo Fascinante.
Uma curiosidade: a última faixa do álbum "Piece of mind" do Iron Maiden, era pra se chamar "Dune", mas Frank Herbert não deixou, dizendo que não gostava de bandas de metal como o iron maiden. A faixa, então ficou com o nome de " To tame a land. "
Acho sinceramente que o Nerdologia poderia já apostar em vídeos maiores de pelo menos uns 30 minutos; esses recortes trazem pouquíssimas informações úteis e sempre parece que está faltando algo
Faz biologia faz do ben 10
Bem editado ótima explanação
se voltar os nerdologias de quinta-feira gostaria de nerdologia dos poderes das 4 forças fundamentais preferivel de um para cada já sei que tem um do magneto mas quero mais; POR FAVOR VOLTEM COM OS NERDOLOGIA DE QUINTA FEIRA
Até onde sei ele usou um livro chamado "sabres do paraíso" como referência mas infelizmente nunca o encontrei.
Se alguém dos comentários puder colocar alguma luz sobre a minha ignorância eu serei eternamente grato.
Acho que alguém tinha TDA não diagnsticada. 5:25
que foda!
Uma pena que o Jodorowski não conseguiu dirigir o filme.
A mulher sustentou ele esse tempo todo, pra ele meter o pé quando fez sucesso