Testes de Personalidade e os Tipos Psicológicos | Waldemar Magaldi e Rafael Rodrigues | IJEP

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 июн 2022
  • Você deve conhecer testes de personalidade na psicologia como o MBTI e semelhantes, que encontramos até de forma grátis na internet. O que será que a Carl G. Jung, fundador da psicologia analítica, diria sobre estes testes e a finalidades deles?
    Pós-graduação IJEP Presencial e EAD | Psicologia Junguiana; Psicossomática e Arteterapia
    Acesse o site do IJEP para saber mais a respeito dos cursos, ver nossos artigos e trabalhos publicados: www.ijep.com.br
    Adquira o livro de Fundamentos da Psicologia Analítica e outros títulos do campo junguiano: elevacultural.com/product/pre...
    Conheça os Congressos Junguianos do IJEP: aulas.ijep.com.br/congressos-...
    E você? O que acha desses testes? Comente!
    #mbti #testedepersonalidade #tipospsicologicos #psicologia #carljung #autoconhecimento
  • РазвлеченияРазвлечения

Комментарии • 13

  • @LucasMorato
    @LucasMorato 8 месяцев назад +1

    Gratidão por partilhar essas duas falas pontuais e extremamente necessárias. Quero agradecer pelo cuidado dos editores também, ficou muito didática a mescla das falas. E as citações das cartas do próprio Jung ajudaram muito a situar o tema na perspectiva do próprio autor, sem as distorções que vemos difundidas. Ótimo trabalho!

  • @alineazevedomiotto
    @alineazevedomiotto Год назад +2

    🙏🌍💞🌍💞🌍Gratidão por compartilharem o SABER! Acho maravilhoso ouvir vocês, especialmente o professor Magaldi, que fala de maneira fascinante sobre a Psicologia de Carl Gustav Jung ( Psicologia Analítica ou Profunda) ...Gratidão por tudo!

  • @alexandravenitelli6367
    @alexandravenitelli6367 2 года назад +1

    Boa tarde Waldemar .Com certeza concordo plenamente que quaisquer tipo de teste ou curriculo ou informátivo sobre nós ;cria um pré julgamento sobre nós creio que para nos é muito limitado . Pois tenho plena consciencia que É regras Dogmas... que a humanidade tem que caminhar ;sair do Domínio ...não ter preguiça de pensar e contestar p evoluir .Um grande abraço a todos

  • @raquelcatunda9801
    @raquelcatunda9801 Год назад

    Muito interessante esse formato dinâmico de vídeo! Parabéns pelo rico conteúdo!

  • @mayaradraber7328
    @mayaradraber7328 2 года назад +1

    Muito obrigada!

  • @deatrazan
    @deatrazan Год назад +1

    excelente explicação !!

  • @Suelenemiranda
    @Suelenemiranda Год назад +1

    Maravilha

  • @manocustaff4809
    @manocustaff4809 Год назад +3

    Comecei a me interessar pelo MBTI em 2020. De começo achei um teste legalzinho e bobinho, pra passar o tempo. O fiz primeiramente em 2018 e esqueci de vista. Dois anos depois, o teste furou a bolha e se tornou meme. Os bonequinhos são carismáticos e caíram no gosto de adolescentes e jovens adultos. 2020, pandemia. Eu com faculdade trancada resolvi entrar nos grupos e como o curioso nato que sou, decidi pesquisar as origens do teste. Descobri que o 16 personalities usa bases do Big 5 por não considerar Jung acurado. Então fui ler direto da fonte do MBTI e achei interessante mas faltava algo. Aí fui pra Jung e estou nessa jornada desde então. Admito ser difícil de ler Tipos Psicológicos, ainda mais sendo a minha primeira leitura de Jung.
    Acho que faz parte das pessoas quererem se conhecer melhor, quererem se entender. Tantas são as situações em que não parecemos com nós mesmos, não é? "Por que fiz isso?" e coisas assim. Eu gastei muito tempo tentando descobrir o meu tipo. Até hoje não sei com certeza, pois o teste MBTI é caríssimo e como bem explicado no vídeo, rotular um tipo a mim é algo que o psicólogo não irá fazer, embora eu queira sim descobrir com 100% de certeza o meu tipo. Não pra me rotular e encarnar uma caricatura do tipo, mas pra me entender. Me entender e melhorar. Sempre me questionei desde criança o eu. Eu sou quem? Eu sou o quê? Por que ajo como ajo? Acho que descobrir o Tipos de Jung foi a primeira ferramenta que me pareceu adequada. Ao menos pra minha curiosidade doida. E bom, estudar Jung me fez perceber que gosto mais de filosofia (pasmem, me interessei mais pelo aspecto filosófico da obra de Jung) do que T.I, então ingressarei num curso de filosofia. Obrigado, Jung. Eu acho.
    Queria também agradecer a vocês do IJEP por terem feito este vídeo. Acho que estava na hora do assunto ser tratado. Muitas pessoas jovens querem se classificar num rótulo pra entrar num grupo. "Olha como sou legal, como sou extrovertido e intuitivo". Por isso esse tipo de coisa bombou como bombou. Acho uma pena quando se para nisso. Tem tanta coisa pra se descobrir sobre si mesmo, por que parar ao saber o próprio tipo?

  • @jorgezacharias4447
    @jorgezacharias4447 11 месяцев назад +1

    Todo resultado de teste psicológico ê um mapa genérico, há a necessidade de entrevista psicológica profunda para se conhecer o real significado do resultado. Rotular nao ê a intensão, a dinâmica entre as instancias tipológica ê grande. A categorização como primeiro passo é útil, assim como a divisão entre espécies, assim podemos distinguir um cão de um gato; no entanto conhecer um cao especifico e diferencia-lo de outros cães é fundamental. O treinamento MBTI nao tem o foco na profundidade analítica.

  • @jackmielke1
    @jackmielke1 2 года назад +2

    E o que vocês pensam do Eneagrama?

    • @IJEPJung
      @IJEPJung  2 года назад +5

      Assim como a astrologia, é mais um instrumento que tenta compreender até classificar o-sentido-da-analise-na-psicoterapia-junguiana tipos de personalidade. Desta forma, se for usado para facilitar o autoconhecimento e as relações interpessoais, é mais um bom instrumento, mas se for usado para enquadrar ou esteriotipar deixa de ser bom!

    • @jackmielke1
      @jackmielke1 2 года назад +2

      @@IJEPJung entendi, um professor que fiz um curso diz que ninguém se fecha em uma personalidade que se perpassa por todas, temos um pouco das 9 só que com algumas que sobressaem mais
      Gratidão por me dar atenção 🤗🙏

    • @antonioevilaziomaso2829
      @antonioevilaziomaso2829 2 года назад +1

      na Iridologia confirma o que Jung diz sobre os tipos e metodo rahid