Procuradoria é o melhor concurso, sonhava ser juíz até me tornar Procurador. Atualmente recebo o teto com honorários, 20horas e ainda posso advogar. PGM de interior do RJ.
Vc é procurador municipal ou estadual ❓ Pq abriu um concurso aqui no meu Estado de Procurador Estadual e gostaria de saber se pode conciliar essa profissão com a advogacia privada ❓🤔
Fui colega do Dr Francisco aqui na PGE/RS. Esse conhece. Primeiro colocado no concurso. Como se diz aqui no sul: não dá facada sem furar tripa! Grande abraço, meu amigo!
Outra vantagem das procuradorias é não se envolver diretamente com a área criminal, tais como magistratura(salvo a do trabalho e vara especializada),MP, DELTA e Defensoria pois, em tais carreiras, apesar de um "status" um pouco maior, há um certo cerceamento da liberdade em virtude do risco inerente à função. Já na carreira de procurador isso é bem mitigado, o que culmina em uma melhor qualidade de vida.
Nunca advoguei, estou me formando agora, nem tinha interesse em advogar, mas buscando alguns concursos me interessei pela procuradoria, o fato de não ter nenhuma experiência advogando pode me atrapalhar? Principalmente nas procuradorias municipais o servidor acaba trabalhando com menos suporte e com mais autonomia, isso me dá um medo de não conseguir dar conta pela falta de experiência, o que vcs me dizem?
Não há qualquer problema na falta de experiência prévia na advocacia. Os três professores que fundaram o RevisãoPGE (Leonardo, Francisco e Renério) não tinham experiência na advocacia privada e não tiveram qualquer problema para iniciar os trabalhos na procuradoria.
Eu não sou procurador, mas fiz essa mesma pergunta (excelente pergunta por sinal) pois tinha a mesma preocupação para um amigo que é, e ele me disse que os colegas de trabalho são extremamente bacanas e muito receptivos, que no início eles ajudam muito, conversa, apoiam e rapidinho vc ja está craque!!
Normalmente para driblar isso o concurseiro vai para qualquer PGE/PGM que sair nos diversos estados, a parte ruim é o gastos com passagem e a parte boa é que abre o leque de oportunidades.
Eu também concordo que procuradoria e o melhor cargo do Brasil. Remuneração idêntica a de juízes e promotores, porém não tem tantos holofotes. Por exemplo quando alguém e condenado quem condenou foi o juíz titular da vara tal, da cidade tal. Quando alguém d investigado, quem investiga e o promotor x, titular da promotoria y. Já nos casos dos estados e municípios, quem recorre e o governo do estado ou a prefeitura do município! Dificilmente a gente ouve falar o nome de um procurador do estado ou do município! Até mesmo quem é formado em direito mas não conhece especificamente a advocacia pública as vezes não sabe qual o papel de um procurador. E os municípios tem algo a mais para reforçar esse argumento, Uma vez que não são todos os municípios que oferecem altos salários aos seus procuradores. Já tive notícia de município que pagam cerca de dois ou R$3000 aos seus advogados. Sendo assim os procuradores de Sp E de uma cidadezinha do interior possui atribuições iguais, mesmas responsabilidades, porém salários completamente diferentes. No meu caso, que não faço questão de holofotes, a carreira de procurador é bem confortável!
@@antonia8225 eu posso dizer que na qualidade de procurador autárquico de um município eu trabalho bastante. Mas o trabalho do procurador vai depender muito da estrutura que ele tem por trás! Se for um procurador do estado ou de um grande município, por exemplo, terá um grande número de assessores e auxiliares administrativos, fato que facilita o trabalho. Porém se for procurador de pequenos municípios com estrutura precária, além do trabalho jurídico, muitas vezes tem que fazer o administrativo também!
Funcionário público pode ter empresa, só ñ pode exercer cargo d gestão (o maximo q pode é ser dono d cotas ou açôes). Se violar isso pode até perder o cargo público
Área fiscal e Controle tem Federal, Estadual, DF e Municipal. Desvantagens da PGE/PGM: 3 anos de prática jurídica, discursiva pesada e prova oral. A vantagem de procuradoria é a possibilidade de advogar particular, desde que não seja em desfavor da fonte pagadora.
Depende muito da Procuradoria. Na AGU, por exemplo, não tem exigência alguma nesse sentido. Na PGE/SP, é preciso ir um dia a cada 14 dias em teletrabalho... tudo depende da regulamentação do local.
Então...onde conseguimos achar os valores de sucumbência que os procuradores municipais recebem por mês? Pois procuro no Portal Transparência e só aparece os valores referente ao salário base...
Realmente tem mais concursos e as provas costumam ser mais fáceis que as das demais carreiras jurídicas. Mas nunca vi candidato que passou em 200º lugar e tomou posse como procurador, como frequentemente ocorre nos concursos de juiz e promotor estadual. Em procuradorias municipais, geralmente o sujeito precisa ser o primeiro colocado caso queira se tornar procurador.
Isso depende, no último concurso da PGE/MT era apenas cadastro reserva, é já chamou quase 100 pessoas, no da AGU era 100 vagas imediatas também. Mas se for comparar com procuradorias pequenas aí chama pouco mesmo
@@revisaoensinojuridico Sim, depende das Procuradorias mesmo. As estaduais e de cidades grandes geralmente chamam mais mesmo. Mas o que me aborrece é a propaganda que fazem. Pode anotar aqui: está para sair edital de procurador da prefeitura de campinas. Existem apenas 16 cargos vagos na prefeitura (confome publicado no diário), mas eu aposto todo o meu dinheiro que os concursos vão usar essa narrativa de que geralmente cidades grandes chamam bem mais que o previsto no edital. E ainda vão usar como base o último edital de 2016, que chamou bastante gente. Ocorre que àquela época havia muitos cargos vagos, ao contrário de hoje. O duro é que os cursinhos sabem disso, mas fingem não saber. Depois o sujeito fica numa classificação até que boa (mas inviável de ser chamado), mas fica na falsa esperança porque certo cursinho disse que no último chamou mais de 50.
@@estudanteaprendiz7025 cara, os cursinhos como qualquer empresa querem saber de lucro!! E eles ainda usam do "X candidatos aprovados no nosso cursinho" independente de tomar posse ou não, mas passou... então o que vale a pena mesmo é não desistir, pq "uma hora chama". Os concursos de cidade pequena, como vc disse, tem que ser o primeiro lugar e muitas vezes ainda é carta marcada, só que eu mesmo ja vi provas de cidade pequena que são mais fáceis do que a prova da OAB. Bem diferente da PGE, que chamam bastante candidatos mas também, você tem que ir pronto pra GABARITAR uma prova que é nível de juiz. Eu ja muito desanimado com procuradoria de município por saber que muitos são carta marcada, mas eu tive três colegas que foram aprovados, e não são de família rica, não tem influência política nada, porém eles tentaram várias comarcas antes de serem chamados. Parece muito clichê, mas concurso o segredo é não desistir, cê vai fazer 10 carta marcada, vai reprovar em 20, vai "fica por um ponto" em uns 15, e uma hora vai ser chamado!!
Ainda vou dizer q o filé é procuradoria legislativa. Carga horária boa, quantidade de trabalho menor e remuneração alta alem de menor ingerência politica
Pelo menos pra mim, procuradoria é mais difícil que magistratura e MP e defensoria. Nunca consegui chegar nem perto de passar de uma primeira fase de advocacia pública, mas já cheguei em segundas fases na magistratura 2 vezes (TJ MA passei na discursiva e estou aguardando o resultado das sentenças), MP 2 vezes e defensoria (3 vezes), sendo que em defensoria teve um caso esse ano na defensoria que eu viajei para o Tocantins apenas para rever alguns amigos, sem saber nem as matérias que cairiam e fiquei a 2 pontos da nota de corte (estudando com dedicação eu nunca fiquei a 2 pontos do corte na Advocacia Pública (meu melhor desempenho foi ficar a 5 pontos do corte na PGE GO). Além do mais, advocacia pública geralmente não cobra 3 anos de atividade jurídíca. O simples fato de outros concursos cobrarem 3 anos de atividade jurídíca já elimina muita gente boa. Eu foco mais em advocacia pública, pois pra mim é muito importante morar em alguma capital (algo que muitos concursos da advocacia pública permitem) e eu amava advogar (algo que não posso fazer hoje por conta de ser analista do MP).
@@maykongabrielx.2122 defensoria vária muito de estado para estado. Na paraiba ganha menos que analista da justiça federal. Aqui no Maranhão, em Minas e alguns outros lugares defensor ganha igual juiz e promotor. Procuradoria também tem algumas diferenças. Na paraiba eles ganham menos (mas mesmo assim já é mais que um analista da justiça federal). Na maioria dos estados e na AGU ganha muito próximo da magistratura e mp (tanto que eu prefiro ganhar um pouquinho menos ba advocacia pública tendo outros benefícios que ir para a magistratura e mp ).
Olá! sou do Maranhão e comecei meu curso de direito esse ano na UEMA, acha válido já tirar um tempo pra estudar pra concurso ou focar na graduação? (algumas pessoas falam que o curso de direito não é eficaz no estudo para concurso) estou em dúvida entre a carreira de delegado e promotoria mas confesso que atuar como delegado chama minha atenção pela possibilidade de fazer diligencia e sair um pouco da rotina burocrática, oficial de justiça também chama ninha atenção, novamente pela possiblidade de sair da rotina e trabalhar de forma externa. To pensando em começar com 3 horinhas líquidas de estudo (fora o estudo da graduação) e consolidar uma base em direito penal, processo penal, civil, processo civil, tributário, constitucional e administrativo, já tenho uma assinatura vitalícia de um cursinho e atualmente sou auxiliar judiciário do concurso de 2013 e me acomodei no cargo, tenho 29 anos e vou correr atrás do tempo perdido
@@lucassousaoliveira7719 estudar durante a graduação te colocará em uma grande vantagem, até porque muitas matérias lesionadas na graduação não caem no seu concurso e algumas cobradas no concurso vc terá que estudar por conta própria. Meus amigos que mais se destacaram nos concursos foram os que estudavam só o suficiente pra tirar 7,0 na faculdade e de resto focavam em concursos
@@lucassousaoliveira7719 pra ser promotor é preciso ter 3 anos de atividade jurídica. E na maioria das polícias civis não é necessário ter experiência pra ser delegado. Portanto, vc pode estudar pra ser delegado e só depois que tiver uns 2 anos de formado decidir se irá ou não estudar pra ser promotor.
Você falou que da tempo de advogar tambem, que da pra fazer a maior parte do trabalho em horario flexivel, conhece alguem que consiga? pelo que to vendo procurador trabalha MUITO e talvez nem dê tempo de advogar no privado de maneira tão rentavel quanto o proprio salario do concurso....
Temos bastante procuradores que tem escritório de advocacia, aqui na PGE/MT, alguns tem outras empresas como empreiteiras, o prof. Léo tem um escritório com outros advogados. 😃
O problema que vejo nos concursos de PGEs é que demoram muito pra sairem novos concursos. Exemplo é a PGE PR que teve seu último edital em 2015. Lá se vão 8 anos
@@gabrielsantanamelo5599 diferença grande mesmo, ate no estado de Goiás q tem o um dos melhores salario de delegado do brasil a diferença é grande, delegado inicial 24 k procurador 32 k
São carreiras bem distintas. Delegado você vai ter "autoridade e status". Procurador nada mais é que um advogado, só que concursado. Delegado você exercerá um trabalho mais dinâmico, pode participar das diligências, da investigações, tem direito ao porte de arma. Procurador ja é um trabalho mais técnico, burocrático. Delegado trabalha em horários mais bagunçados que procurador, tem plantões aos finais de semana, tem plantões em datas comemorativas, muitas vezes você tem que ficar muito além do seu horário, sempre tem imprevistos. Delegado é pra quem quer emoção, procurador é pra quem tranquilidade. Procurador tem salário maior, horário melhor, tranquilidade muito maior no trabalho e ainda não tem o risco que delegado tem. Em compensação você não tem aquele "status" de delegado, que pra muita gente é importante, não tem porte de arma e não tem muita dinâmica no dia a dia. Vale a pena ver o que realmente vc gosta mais e se identifica, não pensar só no dinheiro, pq nada compra os praticamente 25/30 anos que vc vai passar exercendo a profissão que vc escolher. Vai passa mais tempo trabalhando que em casa, então pensa bem.
Qual é a melhor carreira dentro da AGU: Advogado da União ou Procurador da Fazenda Nacional? Gostaria de saber, sobretudo, em termos de teletrabalho, lotação e volume de trabalho.
Todas têm alto volume de trabalho. Cada uma vai te atender melhor, a depender das suas preferências pessoais. Você sonha em trabalhar com matéria tributária e nada mais? Então opte pela PFN. Sonha em trabalhar nas autarquias federais? Então opte pela PGF. Mas, se quer trabalhar nas demais áreas dos temas da União, opte pela carreira de Advogado da União. Todas as carreiras são igualmente boas, com a mesma remuneração e todas possuem regime de trabalho remoto. A melhor é aquela em que você for aprovada ☺️
@@revisaoensinojuridico Oi, sou iniciante por aqui. Ao fazer o concurso da AGU, eu posso optar por uma das carreiras, ou isso é resolvido posteriormente? Eu não me imagino de jeito nenhum trabalhando nas autarquias federais, como o INSS (na condição de procuradora).
Tenho a impressão que Advogado da União a maioria das vagas são para o DF. Procurador da Fazenda é mais "espalhado" pelo país. E pgf (procurador federal) é mais ainda, devido ao INSS.
Um advogado público - cargo auxiliar do executivo - ganhar mais que um juiz ou desembargador com décadas de carreira é só no Brasil… Muito caro esse modelo de carreira de estado. Há 10 anos, procuradores almejavam passar pra juiz ou MP. Hoje, conseguiram algumas conquistas….
@@cec5053 Isso só no papel né, mas na prática todo mundo sabe que é BEM diferente. Tanto que vc vê muito promotor e procurador ingressando na magistratura, mas raramente vê o contrário, só pelo poder. Na teoria não existe hierarquia, mas na prática: Juiz é Deus Promotor é Santo Procurador Estadual é anjo Procurador Municipal e Delegados são gente normal Advogado é cachorro vira latas
Cada estatuto define suas próprias regras. Então, a União tem suas regras, cada Estado tem suas regras e cada Município também tem suas regras. Então tudo depende do que dizem as leis do ente federado em que for trabalhar.
Depende muito da demanda do órgão, mas falando especificamente da PGE/GO, a tia da limpeza nos passou que um novo edital já está batendo n porta 😬 Inclusive comentamos isso nessa live de análise das PGEs que estão por vir, no minuto 32:00 -> ruclips.net/video/fJ_v_iurXCo/видео.html
Procuradoria é o melhor concurso, sonhava ser juíz até me tornar Procurador. Atualmente recebo o teto com honorários, 20horas e ainda posso advogar. PGM de interior do RJ.
Procuradoria é top!!
Qual procuradoria??
Vc é procurador municipal ou estadual ❓
Pq abriu um concurso aqui no meu Estado de Procurador Estadual e gostaria de saber se pode conciliar essa profissão com a advogacia privada ❓🤔
@@antonia8225 respondendo por ele: pode conciliar
@@antonia8225só existe procurador estadual e procurador da república que ganham 30 mil
só o fato de poder advogar meuuuuu amigoooo é excelente, amo a advocacia!
Tem duas carreiras tops no serviço público.
Procuradoria
Auditor Fiscal.
Qual dos dois vc acha melhor?
Auditor Fiscal é sempre dedicação exclusiva. Muitas procuradorias você ainda pode advogar!
Fui colega do Dr Francisco aqui na PGE/RS. Esse conhece. Primeiro colocado no concurso. Como se diz aqui no sul: não dá facada sem furar tripa! Grande abraço, meu amigo!
Grande abraço!!
Não dá facada sem furar tripa kkkkkkkkkkkkkk essa foi boa!!
vale muito a pena, alguns com ótimo salário e nem exige "prática jurídica"
Outra vantagem das procuradorias é não se envolver diretamente com a área criminal, tais como magistratura(salvo a do trabalho e vara especializada),MP, DELTA e Defensoria pois, em tais carreiras, apesar de um "status" um pouco maior, há um certo cerceamento da liberdade em virtude do risco inerente à função. Já na carreira de procurador isso é bem mitigado, o que culmina em uma melhor qualidade de vida.
Já fui defensor público por cinco anos e nunca precisei atuar na área criminal.
Que lenda da bexiga isso de risco, isso é só pra vender prestígio pra esses caras.
@@Welbio mas mesmo assim pode cair algo pra você atuar no criminal, ou dá pra escolher?
Cite um caso de um Promotor, magistrado e defensor que foram assassinados nos últimos anos pelo exercício da profissão? Esse lance de risco é balela.
Trabalho na Defensoria e garanto que o Criminal é a área mais tranquila de lá.
Fiquei apaixonada .
💜
Nunca advoguei, estou me formando agora, nem tinha interesse em advogar, mas buscando alguns concursos me interessei pela procuradoria, o fato de não ter nenhuma experiência advogando pode me atrapalhar? Principalmente nas procuradorias municipais o servidor acaba trabalhando com menos suporte e com mais autonomia, isso me dá um medo de não conseguir dar conta pela falta de experiência, o que vcs me dizem?
Não há qualquer problema na falta de experiência prévia na advocacia.
Os três professores que fundaram o RevisãoPGE (Leonardo, Francisco e Renério) não tinham experiência na advocacia privada e não tiveram qualquer problema para iniciar os trabalhos na procuradoria.
e como eles conseguiram prática jurídica? Fazendo pós e mestrado? Estágio de pós graduação conta como prática jurídica?@@revisaoensinojuridico
@@blackbuilder30 Na PGM SP não é necessário prática jurídica, apenas OAB
Eu não sou procurador, mas fiz essa mesma pergunta (excelente pergunta por sinal) pois tinha a mesma preocupação para um amigo que é, e ele me disse que os colegas de trabalho são extremamente bacanas e muito receptivos, que no início eles ajudam muito, conversa, apoiam e rapidinho vc ja está craque!!
Concurso pra juiz, ao menos em SP, tem a cada 02 anos, agora para as PGE e PGM são mais escassos, este é o problema.
Normalmente para driblar isso o concurseiro vai para qualquer PGE/PGM que sair nos diversos estados, a parte ruim é o gastos com passagem e a parte boa é que abre o leque de oportunidades.
Acho que isso é o que mais pega.
Eu também concordo que procuradoria e o melhor cargo do Brasil. Remuneração idêntica a de juízes e promotores, porém não tem tantos holofotes. Por exemplo quando alguém e condenado quem condenou foi o juíz titular da vara tal, da cidade tal. Quando alguém d investigado, quem investiga e o promotor x, titular da promotoria y. Já nos casos dos estados e municípios, quem recorre e o governo do estado ou a prefeitura do município! Dificilmente a gente ouve falar o nome de um procurador do estado ou do município! Até mesmo quem é formado em direito mas não conhece especificamente a advocacia pública as vezes não sabe qual o papel de um procurador. E os municípios tem algo a mais para reforçar esse argumento, Uma vez que não são todos os municípios que oferecem altos salários aos seus procuradores. Já tive notícia de município que pagam cerca de dois ou R$3000 aos seus advogados. Sendo assim os procuradores de Sp E de uma cidadezinha do interior possui atribuições iguais, mesmas responsabilidades, porém salários completamente diferentes. No meu caso, que não faço questão de holofotes, a carreira de procurador é bem confortável!
Vc sabe se o procurador trabalha muito ❓
@@antonia8225 eu posso dizer que na qualidade de procurador autárquico de um município eu trabalho bastante. Mas o trabalho do procurador vai depender muito da estrutura que ele tem por trás! Se for um procurador do estado ou de um grande município, por exemplo, terá um grande número de assessores e auxiliares administrativos, fato que facilita o trabalho. Porém se for procurador de pequenos municípios com estrutura precária, além do trabalho jurídico, muitas vezes tem que fazer o administrativo também!
Depois desse vídeo estou considerando iniciar os estudos para Procuradorias
Showw, procuradoria é de fato uma excelente carreira 🤩
Marcha 🔥
Melhor concurso pgepe
ok, me convenceram
Mais um convertido 😁
tenho mais e 40 e estou estudando Direito. Ainda dá para fazer concurso de Procurador por conta da Idade?
34 anos, iniciar o curso de direito aos 36 da tempo de ser pge?😅
Excelente ❤
🤩
Quais estados voces consideram as 5 melhores PGE ?
Sabem dizer mais ou menos quais Procuradorias exigem prática forense? Sei q a AGU e a PGEMS exigem
Existe teletrabalho para procuradores?
Uma dúvida, posso emprender como administrador, ex: Um mercado. Ou somente sociedade?
Funcionário público pode ter empresa, só ñ pode exercer cargo d gestão (o maximo q pode é ser dono d cotas ou açôes). Se violar isso pode até perder o cargo público
Além de aprender me divirto! hahah
😁
Existe muita divergência no tema. Mas afinal, quais as procuradorias que permitem o teletrabalho de poder morar fora do estado?
Área fiscal e Controle tem Federal, Estadual, DF e Municipal.
Desvantagens da PGE/PGM: 3 anos de prática jurídica, discursiva pesada e prova oral.
A vantagem de procuradoria é a possibilidade de advogar particular, desde que não seja em desfavor da fonte pagadora.
Data vênia a grande maioria das pge/pgm não tem necessidade de prática jurídica
Gente, me expliquem essa história de novo concurso da PGE-GO aí. Coração veio na garganta aqui
No puedo decir nada mas
Fiquei igual a voce kkkkk
Em relação ao teletrabalho, qual a frequência, em média, que exigem a presença no local de trabalho? Obrigado!
Depende muito da Procuradoria. Na AGU, por exemplo, não tem exigência alguma nesse sentido. Na PGE/SP, é preciso ir um dia a cada 14 dias em teletrabalho... tudo depende da regulamentação do local.
Exatamente, trabalho em casa e vou na regional só a cada 14 dias.
é necessario ter inscrição na OAB para exercer?
É necessário sim
Então...onde conseguimos achar os valores de sucumbência que os procuradores municipais recebem por mês? Pois procuro no Portal Transparência e só aparece os valores referente ao salário base...
@@nilonoruega672 só no contracheque do procurador kkk
@@revisaoensinojuridico boazinha kkkkk.....
Em que ano vcs acham que terá concurso PGE/BA?
po e eu deixeri passar a PGE-RJ (administrativo) pq fui aprevado no TJ-RJ, hoje me arrependo muito
Acontece, mas o o lado bom é que conseguiu a aprovação também. E ainda tem possibilidade de você estudar para esse cargo da PGE
Realmente tem mais concursos e as provas costumam ser mais fáceis que as das demais carreiras jurídicas. Mas nunca vi candidato que passou em 200º lugar e tomou posse como procurador, como frequentemente ocorre nos concursos de juiz e promotor estadual. Em procuradorias municipais, geralmente o sujeito precisa ser o primeiro colocado caso queira se tornar procurador.
Isso depende, no último concurso da PGE/MT era apenas cadastro reserva, é já chamou quase 100 pessoas, no da AGU era 100 vagas imediatas também. Mas se for comparar com procuradorias pequenas aí chama pouco mesmo
@@revisaoensinojuridico Sim, depende das Procuradorias mesmo. As estaduais e de cidades grandes geralmente chamam mais mesmo. Mas o que me aborrece é a propaganda que fazem. Pode anotar aqui: está para sair edital de procurador da prefeitura de campinas. Existem apenas 16 cargos vagos na prefeitura (confome publicado no diário), mas eu aposto todo o meu dinheiro que os concursos vão usar essa narrativa de que geralmente cidades grandes chamam bem mais que o previsto no edital. E ainda vão usar como base o último edital de 2016, que chamou bastante gente. Ocorre que àquela época havia muitos cargos vagos, ao contrário de hoje. O duro é que os cursinhos sabem disso, mas fingem não saber. Depois o sujeito fica numa classificação até que boa (mas inviável de ser chamado), mas fica na falsa esperança porque certo cursinho disse que no último chamou mais de 50.
@@estudanteaprendiz7025 cara, os cursinhos como qualquer empresa querem saber de lucro!! E eles ainda usam do "X candidatos aprovados no nosso cursinho" independente de tomar posse ou não, mas passou... então o que vale a pena mesmo é não desistir, pq "uma hora chama".
Os concursos de cidade pequena, como vc disse, tem que ser o primeiro lugar e muitas vezes ainda é carta marcada, só que eu mesmo ja vi provas de cidade pequena que são mais fáceis do que a prova da OAB. Bem diferente da PGE, que chamam bastante candidatos mas também, você tem que ir pronto pra GABARITAR uma prova que é nível de juiz.
Eu ja muito desanimado com procuradoria de município por saber que muitos são carta marcada, mas eu tive três colegas que foram aprovados, e não são de família rica, não tem influência política nada, porém eles tentaram várias comarcas antes de serem chamados. Parece muito clichê, mas concurso o segredo é não desistir, cê vai fazer 10 carta marcada, vai reprovar em 20, vai "fica por um ponto" em uns 15, e uma hora vai ser chamado!!
pode empreender em outra área q n seja professor sendo procurador?
Pode, mas na maioria das leis há permissão para ser sócio, mas não administrador da empresa.
Qual núcleo duro de Procuradoria?
Administrativo, Tributário, Constitucional e Proc. Civil
Ainda vou dizer q o filé é procuradoria legislativa. Carga horária boa, quantidade de trabalho menor e remuneração alta alem de menor ingerência politica
Acho que o ponto mais negativo dessa carreira é a remuneração que é um pouco mais baixo, mas é muito boa também
Minha dúvida é se devo estudar português, RLM, INFORMATICA
Normalmente em PGE e PGE grande não cai tanto essas matérias, então o ideal é estudar as principais, salvo alguns casos como PGE/RS, PGE/PA...
dá pra pedir transferência de estado?
É possível sim
Alguém sabe o valor médio de honorários da PGE PR?
Rapaz, dei uma vasculhada no portal transparência mas não achei os honorários. Apesar disso o salário é muito bom, na casa do 29 mil.
a pge sp exige os 3 anos de pratica juridica?? pf respondam
Não exige
@@revisaoensinojuridico obg!!
Precisa ser formado em Direito Ou pode ser em outra área?
@@willyan201 precisa ser bacharel em direito
Existe caso de procurador municipal ser por indicação? Ou apenas concurso?
Existe indicação
@@eriksatie7275 sabe dizer se todos municípios tem? Ou tem a ver com tamanho de população? Ou outro requisito
@@douglassena6951 na cidade ocidental de goias teve prova pra procurador. Cidade menor. Valparaiso de goias só vai ter agora, cidade maior .
@@eriksatie7275 valeu irmão… quero aqui no estado da Bahia, vou procurar, cidade pequena aqui não chega a 20mil pessoas
Valeu
Em que ano vocês acham que terá outro concurso da pge goiais
Em breve.. 🙊
@@revisaoensinojuridico na pge goiais pode advogar ?
@@maykongabrielx.2122 Pode sim
Professor, tenho uma prima que é Procuradora aqui mo MT. O nome dela é Débora Vidal.
Toop, o professor Leo comentou que conhece ela 😀
@@revisaoensinojuridico
Procurador Estadual pode ser advogado privado....tipo ter escritório ❓❓❓
@@antonia8225 depende do local, tem Estados que exigem dedicação exclusiva e até pagam uma "gratificação" por isso.
Quanto ganha um pgm, e oque eles faz
Assista ao vídeo.
A única coisa que a procuradoria perde pra um mp ou magistratura são as férias de 60 dias anos na minha visão.
Mas tem PGE com 60 dias de férias também, como a PGE Pernambuco, Alagoas, Rondônia e entre outras..
@@revisaoensinojuridico Onde conseguimos ver a remuneração e esses outros benefícios como férias de cada PGE?
@@ericguttierrezgato
Procurador Estadual pode ser advogado privado....tipo ter escritório ❓❓❓
MP e JUDICIÁRIO recebem 20k líquidos a mais de verbas indenizatórias. Nem se compara
Pelo menos pra mim, procuradoria é mais difícil que magistratura e MP e defensoria.
Nunca consegui chegar nem perto de passar de uma primeira fase de advocacia pública, mas já cheguei em segundas fases na magistratura 2 vezes (TJ MA passei na discursiva e estou aguardando o resultado das sentenças), MP 2 vezes e defensoria (3 vezes), sendo que em defensoria teve um caso esse ano na defensoria que eu viajei para o Tocantins apenas para rever alguns amigos, sem saber nem as matérias que cairiam e fiquei a 2 pontos da nota de corte (estudando com dedicação eu nunca fiquei a 2 pontos do corte na Advocacia Pública (meu melhor desempenho foi ficar a 5 pontos do corte na PGE GO).
Além do mais, advocacia pública geralmente não cobra 3 anos de atividade jurídíca. O simples fato de outros concursos cobrarem 3 anos de atividade jurídíca já elimina muita gente boa.
Eu foco mais em advocacia pública, pois pra mim é muito importante morar em alguma capital (algo que muitos concursos da advocacia pública permitem) e eu amava advogar (algo que não posso fazer hoje por conta de ser analista do MP).
Em relação a salário, procuradoria e Defensoria acaba ganhando a mesma coisa q a magistratura, e o MP?
@@maykongabrielx.2122 defensoria vária muito de estado para estado. Na paraiba ganha menos que analista da justiça federal. Aqui no Maranhão, em Minas e alguns outros lugares defensor ganha igual juiz e promotor.
Procuradoria também tem algumas diferenças. Na paraiba eles ganham menos (mas mesmo assim já é mais que um analista da justiça federal). Na maioria dos estados e na AGU ganha muito próximo da magistratura e mp (tanto que eu prefiro ganhar um pouquinho menos ba advocacia pública tendo outros benefícios que ir para a magistratura e mp ).
Olá! sou do Maranhão e comecei meu curso de direito esse ano na UEMA, acha válido já tirar um tempo pra estudar pra concurso ou focar na graduação? (algumas pessoas falam que o curso de direito não é eficaz no estudo para concurso) estou em dúvida entre a carreira de delegado e promotoria mas confesso que atuar como delegado chama minha atenção pela possibilidade de fazer diligencia e sair um pouco da rotina burocrática, oficial de justiça também chama ninha atenção, novamente pela possiblidade de sair da rotina e trabalhar de forma externa. To pensando em começar com 3 horinhas líquidas de estudo (fora o estudo da graduação) e consolidar uma base em direito penal, processo penal, civil, processo civil, tributário, constitucional e administrativo, já tenho uma assinatura vitalícia de um cursinho e atualmente sou auxiliar judiciário do concurso de 2013 e me acomodei no cargo, tenho 29 anos e vou correr atrás do tempo perdido
@@lucassousaoliveira7719 estudar durante a graduação te colocará em uma grande vantagem, até porque muitas matérias lesionadas na graduação não caem no seu concurso e algumas cobradas no concurso vc terá que estudar por conta própria.
Meus amigos que mais se destacaram nos concursos foram os que estudavam só o suficiente pra tirar 7,0 na faculdade e de resto focavam em concursos
@@lucassousaoliveira7719 pra ser promotor é preciso ter 3 anos de atividade jurídica. E na maioria das polícias civis não é necessário ter experiência pra ser delegado.
Portanto, vc pode estudar pra ser delegado e só depois que tiver uns 2 anos de formado decidir se irá ou não estudar pra ser promotor.
E o Salário?
Salários variados, se fosse fazer uma média seria em torno de 25 mil, tirando o restante que não vai para o portal transparência 😅
@@revisaoensinojuridico Top!
Obrigado!!!!
Pode permutar PGE com PGE?
Não
Como ficou a reforma da previdência para a advocacia pública?
Ñ vai ser afetada pela Reforma
Você falou que da tempo de advogar tambem, que da pra fazer a maior parte do trabalho em horario flexivel, conhece alguem que consiga? pelo que to vendo procurador trabalha MUITO e talvez nem dê tempo de advogar no privado de maneira tão rentavel quanto o proprio salario do concurso....
Temos bastante procuradores que tem escritório de advocacia, aqui na PGE/MT, alguns tem outras empresas como empreiteiras, o prof. Léo tem um escritório com outros advogados. 😃
O problema que vejo nos concursos de PGEs é que demoram muito pra sairem novos concursos. Exemplo é a PGE PR que teve seu último edital em 2015. Lá se vão 8 anos
Normalmente esse é um problema para quem foca em um concurso só, mas o ideal é fazer todos puderem, assim aumenta muito a chance de ser aprovado
Procurador municipal ganha honorário de sucumbência?
Sim!
mas mp e magistratura tem 60 dias de férias!
Algumas PGEs também, por exemplo a do RJ.
👋👋👋👋👋
Em relação a relação a salário e carreira qual cargo é melhor, Delegado ou Procurador(estadual e municipal)?
Kkkkkkkkkkk. Procurador ganha de lapada.
@@gabrielsantanamelo5599 diferença grande mesmo, ate no estado de Goiás q tem o um dos melhores salario de delegado do brasil a diferença é grande, delegado inicial 24 k procurador 32 k
São carreiras bem distintas.
Delegado você vai ter "autoridade e status". Procurador nada mais é que um advogado, só que concursado.
Delegado você exercerá um trabalho mais dinâmico, pode participar das diligências, da investigações, tem direito ao porte de arma. Procurador ja é um trabalho mais técnico, burocrático.
Delegado trabalha em horários mais bagunçados que procurador, tem plantões aos finais de semana, tem plantões em datas comemorativas, muitas vezes você tem que ficar muito além do seu horário, sempre tem imprevistos.
Delegado é pra quem quer emoção, procurador é pra quem tranquilidade.
Procurador tem salário maior, horário melhor, tranquilidade muito maior no trabalho e ainda não tem o risco que delegado tem. Em compensação você não tem aquele "status" de delegado, que pra muita gente é importante, não tem porte de arma e não tem muita dinâmica no dia a dia.
Vale a pena ver o que realmente vc gosta mais e se identifica, não pensar só no dinheiro, pq nada compra os praticamente 25/30 anos que vc vai passar exercendo a profissão que vc escolher. Vai passa mais tempo trabalhando que em casa, então pensa bem.
Qual é a melhor carreira dentro da AGU: Advogado da União ou Procurador da Fazenda Nacional?
Gostaria de saber, sobretudo, em termos de teletrabalho, lotação e volume de trabalho.
Todas têm alto volume de trabalho. Cada uma vai te atender melhor, a depender das suas preferências pessoais. Você sonha em trabalhar com matéria tributária e nada mais? Então opte pela PFN. Sonha em trabalhar nas autarquias federais? Então opte pela PGF. Mas, se quer trabalhar nas demais áreas dos temas da União, opte pela carreira de Advogado da União. Todas as carreiras são igualmente boas, com a mesma remuneração e todas possuem regime de trabalho remoto. A melhor é aquela em que você for aprovada ☺️
@@revisaoensinojuridico Oi, sou iniciante por aqui. Ao fazer o concurso da AGU, eu posso optar por uma das carreiras, ou isso é resolvido posteriormente? Eu não me imagino de jeito nenhum trabalhando nas autarquias federais, como o INSS (na condição de procuradora).
Vanessa, os concursos são separados. Você já faz a inscrição sabendo qual é a carreira.
Tenho a impressão que Advogado da União a maioria das vagas são para o DF. Procurador da Fazenda é mais "espalhado" pelo país. E pgf (procurador federal) é mais ainda, devido ao INSS.
@@georgeantunes9503 obrigada
Papo legal demais. No caso de Analista ou técnico coméquié? Ksks
Atrativo
Uma das vantagens da magistratura é a substituiçao e a assuncao da funcao eleitoral. Isso leva o vencimento deles pra mais de 50 mil.
Muita grana 😁
E o teto constitucional como fica?
Um advogado público - cargo auxiliar do executivo - ganhar mais que um juiz ou desembargador com décadas de carreira é só no Brasil…
Muito caro esse modelo de carreira de estado.
Há 10 anos, procuradores almejavam passar pra juiz ou MP. Hoje, conseguiram algumas conquistas….
Existe alguma hierarquia entre advogados públicos e juízes ou desembargadores?
@@adv.gabrielromera, não existe hierarquia entre advogados, promotores e juízes.
"cargo auxiliar do executivo" kkkkk
@@cec5053 Isso só no papel né, mas na prática todo mundo sabe que é BEM diferente. Tanto que vc vê muito promotor e procurador ingressando na magistratura, mas raramente vê o contrário, só pelo poder.
Na teoria não existe hierarquia, mas na prática:
Juiz é Deus
Promotor é Santo
Procurador Estadual é anjo
Procurador Municipal e Delegados são gente normal
Advogado é cachorro vira latas
Vocês disseram que procurador pode empreender? As ressalvas de constituição de CNPJ para funcionário público não se aplicam aos procuradores?
Cada estatuto define suas próprias regras. Então, a União tem suas regras, cada Estado tem suas regras e cada Município também tem suas regras. Então tudo depende do que dizem as leis do ente federado em que for trabalhar.
Geralmente demora muito tempo para sair um novo concurso, exemplo teve o pge go, agora para ter um novo concurso pge go vai demorar quanto tempo?
Depende muito da demanda do órgão, mas falando especificamente da PGE/GO, a tia da limpeza nos passou que um novo edital já está batendo n porta 😬
Inclusive comentamos isso nessa live de análise das PGEs que estão por vir, no minuto 32:00
-> ruclips.net/video/fJ_v_iurXCo/видео.html
MELHOR QUE CARTÓRIOS EXTRAJUDICIAIS? SE PASSAR BEM EM CONCURSO DE CARTÓRIO, PODE PEGAR UMA FÁBULA E GANHAR MILHÕES.
Com certeza, mas PGE saí todo ano, e cartório é mais por demanda da região. Mas é uma carreira excepcional também.