Se você é iniciante no piano, cadastre-se agora mesmo (sem nenhum custo) no meu Minicurso de Piano Para Iniciantes: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&Minicurso
Depois de 9 anos de estudo, mais 15 como tocador de piano e 30 anos sem tocar as teclas; comprei seu curso pra voltar a atividade e nem cheguei a baixá-lo. Um terremoto financeiro me levou $, imóvel... e o tempo. E o meu piano está embalado numa garagem. Desistir nunca fez parte do roteiro. Em breve poderei desembalá-lo. Será um recomeço da vida e do piano, aos 62 anos com uma filha de 12. Obrigado por me inspirar todo esse tempo.
Que história interessante a sua. Espero uma ótima reviravolta e que sua filha também tenha esse amor pelo piano. Outra coisa. Como você escreve bem. Parabéns!
A vida às vezes é muito dura mesmo... Lamento pelos seus revezes, caro Ricardo. Também estou tendo uma quota de sofrimento demasiado atualmente, sei como pode ser desesperador. Mas calma, que tudo passa! Sua luta vai valer a pena e, quando tocar esta ou outra peça que ame, vai perceber que seu esforço tem um sentido... mas mesmo antes disso, me parece que você, no íntimo, já sente um significado em tudo... E eu o felicito por isso! Força! Desejo que possa voltar logo aos estudos de música. Ah, e concordo com o comentário acima, da Clara. Você escreve muito bem! Um grande abraço
Música é vida. Enquanto puder, toque, espalhe seu amor pelo piano e pela música. Espero e desejo que ela toque os corações e sentidos de todos a sua volta.
E a história dele amar a mesma mulher que o irmão e nunca se declarou por também amar o irmão? Se isso de fato for verdade, puxa, além de gênio, uma alma solidária, fraterna. Quem faria isso nos dias de hoje?
Um gênio como Beethoven, teve sua sensibilidade e talento forjados pelos caprichos da vida que o quis maltratar para extrair dele o máximo. Foi muito emocionante visitar a casa dele em Viena
Essa sonata é profundamente bela e carrega o peso da tristeza que a surdez provocou em Beethoven. O segundo movimento parece aqueles momentos que depois de muito chorar, a pessoa se entrega exausta buscando um alívio para sua aflição. Mas é impossível aliviar essa dor profunda e então surge o desespero da dor que revolta e ela que aparece com força no terceiro movimento.
Está peça é o fascínio de todo estudante de piano: desde o iniciante que acredita que pode tocar a primeira parte até o avançado que busca tocar a terceira. Muito curiosa a versão de que ela foi composta quando Beethoven sofria ao perceber o avanço da surdez... Ótimo vídeo, Professor!
Eu acho que Beethoven ficou surdo 4 anos depois de compor esta sonata para Giulietta, em 1801. Ela já tinha ido embora com outro . Eu pensei até em psicossomatização
Que coisa linda, professor! Sempre amei essa música, mesmo sendo leigo. Agora, com seus esclarecimentos sobre esse grande compositor a ouço ainda mais com emoção.
Olá, gostei muito de seu programa. Pois bem, tenho 83 anos mas, despertou-se uma vontade muito grande de aprender e ter a oportunidade de passar para o piano o que sinto quando ouço. Tenho um piano de armário marca J.Leipzig herdado de família. Desculpe ter falado tanto. Parabéns por seu programa. Joaquim.
Desde q eu era bem pequena, meu sonho era aprender tocar piano só pra tocar essa música. Desde q a escutei pela primeira vez sendo tocada em um shopping por um pianista local. Nunca esqueci. Tive q perguntar q música era aquela. E também nunca esqueci o nome. Tenho 44 anos e ainda tenho esperanças em aprender tocar piano só para toca-la. E sim, desde criança eu sentia a dor dessa música. Eu sempre fui uma criança-problema. Autismo não diagnosticado e TDAH também não diagnosticado. Pra todos eu era uma criança louca, esquisita e mimada. Sem amigos. Eu sabia q eu era diferente, mas não sabia em que. Eu não me encaixava em lugar nenhum. Levei quase 40 anos pra saber qual era o problema e encontrar outras pessoas como eu. Então me sentia muito representada por essa música… a dor e a revolta que eu não sabia expressar na época, mas que hoje entendo bem. Hoje eu sei quem sou e sei perfeitamente pq essa música me era tão marcante aos 6/7 anos de idade. Acho q só quem já passou por situações de isolamento total a compreende perfeitamente. Parabéns pelo vídeo!
Me pasó lo mismo desde niña cuando escuché esa música no me salió más de la cabeza ,A los 50 años tuve la oportunidad de estudiar piano y pude tocar esa pieza musical , La toco siempre y jamás me cansé de hacerlo cada vez que la toco me llena de una emoción indescriptible
Estudei piano por longos anos da minha vida. Pra mim é o insgeumwnto mais completo. Não conhecia esse vamos dizer um desabafo de Beethoven. Parabens voce roca maravilhosamente.
Seja qual for o assunto em geral, é difícil encontrar opiniões positivas harmonizadas . Me sinto gratificado por ver que nossa língua mundial, a música, não deixa espaço para ideologias e tem o toque mágico de despertar em nós a vontade de abrir e compartilhar nossos sentimentos mais pessoais em relação a um passado musical. Eu também estudei piano dos 6 aos 11 anos num conservatório. Em casa só tinha um teclado de papel com um desenho das teclas. Hoje aos 76 me sinto animado a recomeçar, obrigado a todos que me dão suporte nessa jornada. Em frente Ricardo, esse é o bálsamo que precisas para voltar ao nível anterior à tua ecatombe. É uma energização coletiva poderosa, podes contar!
Amo Bethoven. Ele é unico e imortal. Adorei tudo voce falou e lhe dou meus parabens por seu extrsordonario conhecimrnto sobro esse gigante Musico e enigmático BETOVEN❤
Acabei de ver este vídeo.... (Silêncio... Muito silêncio... Pausa...). Mestre Felipe Sacagliusi... Eu sempre chorava ao ouvir o primeiro movimento, e pulsava com o desespero do ambiente do terceiro movimento... Então decidi estudar a peça (o 1° mov)... Mas só agora, com seu vídeo, entendi a dor desse movimento e a conexão com a tempestade do 3°... Nunca mais vou tocar do mesmo jeito e vou iniciar o estudo do terceiro movimento. Mestre... Este é um excelente vídeo. Curti, comentei e compartilhei.
Professor, toda vez que o vejo e escuto tocar e falar, aprendo algo novo e reconheço minha imensa ignorância. Muito grata pelos ensinamentos e pela música fornecida pelo senhor. Hoje talvez esteja um pouco mais sensível e talvez por não conhecer esse escrito de Beethoven, cheguei às lágrimas e usei a oportunidade de chorar para descarregar o peso de uma doença crônica, de ser alguém a conhecer os efeitos de diagnóstico equivocado feito por alguns médicos até bem conceituados. Talvez a identificação tenha me levado à empatia, pois entendo muito bem a vontade de não mais existir devido à problemas com saúde e o conflito psíquico de sentir que não posso desistir pois tenho ainda uma mensagem e possuo ainda condições de ajudar alguém. Novamente muito grata.Vou ler um livro que comprei há alguns anos e deixei guardado para a aposentadoria. Esse livro é a biografia de Beethoven. Deus o abençoe sempre, e à sua família também. Um grande abraço. 💐⚘⌛🌅
Amei a história de Serenata ao Luar. Estudei em um colégio de freiras, que também ensinavam piano .Então , Serenata au Luar , fazia parte dos meus tempos de adolescente, e como sou um pouco melancólica, amava escutá- lá.É uma linda peça musical, que até hoje, amo escutar.
Provação espiritual extraída do grande espírito de Beethoven , desafiado por Deus a superar a falta do principal sentido para um músico, a audição, talvez querendo até dizer-nos que a força da criação e da vontade supera qualquer coisa. O mestre Felipe com sua análise profunda da Sonata me fez enxergar isto. A peça é realmente a expressão profunda da angústia de um grande músico e compositor, que sabe o que tem para oferecer , mas vê-se limitado pela perda da audição, mas , eis que, A Divindade em sua alma, mostra-lhe que isso é um engano , e ele vai e compõe uma das mais belas músicas da história .
Eu sempre senti este clima pesado, mas absurdamente lindo. Logo no primeiro acorde, o som mais grave já me bate forte o coração e eu a sinto melancólica o tempo todo e me emociona demasiadamente, sempre.
Tenho adorado seus vídeos que enriquecem meu olhar sobre a música clássica. Apesar de ser apenas pianista amadora, ouso discordar da sua consideração quanto ao segundo movimento desta sonata, que na interpretação de Ney Salgado ganha extremo brilho e energia contagiante ...realmente em desconformidade com o primeiro e o terceiro movimento...o que me faz achar bastante plausível sua teoria quanto a ter sido inserida na peça. Grande abraço e obrigada!
Sou totalmente leiga em música, porém tenho excelente gosto pela arte de músicas clássicas.Sua explanação referente a essa peça " Sonata ao Luar " foi bem convincente na colocação da letra e poema de que Beethoven sofria solitária, mas quis oferecer aos que lhe apreciavam, algo comovente e belo. Por este motivo, acho que conforme sua apresentação no final seria mais comovente, repetir o primeiro trecho. Obrigada.
Amo música clássica .Gostei de aprender o significado desta melodia linda .Pena que eu não tenho piano, senão gostaria de aprender . Nunca é tarde demais para aprender . Parabéns você é ótimo.😅😅😅
Essa sonata tem algo magnético mesmo. Primeira vez que a ouvi, que eu me lembro, foi no filme 'Nosso Lar'... E, junto ao contexto do filme, foi algo que promoveu grande comoção e afloramento de emoções profundas e inexplicáveis de tristeza, mas, sobretudo, de encanto e fascinação... É difícil de descrever. Sucesso!
Essa peça é belíssima! A solene tristeza do primeiro movimento, contrastando com com a energia frenética da terceira parte. Aliás, esse terceiro movimento é uma obra irretocável. Tem tudo ali: virtuosismo, força e melodia arrebatadora do início ao fim. É um legítimo rock'n'roll do século XIX. Obra-prima indiscutível!
Fantástico, desconhecia esta historia e é uma das composições mais lindas que ja ouvi. Acredito que deve haver muito escondido por traz do Pergolado e da lua mas que o amor e a angústia estão presentes quase que sinestesicamente nesta obra é inegável.
É impossível não ficar grata pelas suas aulas. O seu entusiamo é contagiante. Tudo parece óbvio após as reflexões e esclarecimentos que trasnsmite. Grata!
Muito bom Maravilhoso 👏👏👏👏 Eu não entendo nada de música mas recebo tudo que ela traz Esta é uma das mais emocionantes que já Mil vezes parabéns pelo Trabalho.
Encantada! Sempre amei músicas clássicas, meu sonho era um dia poder tocar piano, porém não foi possível. Tenho alguns CDS antigos que comprei faz tempo, ouço quando posso. Adorei o teu canal! Gratidão 💙
Parabéns, gostei muito, foi impecável , muito importante e agradável poder entender um pouco da história desta linda peça, também me cativou muito desde a primeira vez que ouvi, acostumado a acompanhar os estudos de minha filha Daniela, apoiar e compreender esta difícil arte. Vincenzo Catanzano.
Fantástico o vídeo. Todas essas informações de contexto tornam essa música ainda mais emocionante. Adoraria ouvir uma interpretação tua de Sonata ao Luar. O que acha?
Sendo apenas uma admiradora da música clássica, a única que se escuta em minha casa, pude imaginar todos os insights que voce trouxe e que vão enriquecer minha enorme apreciação pela Sonata ao luar.
Fantástico... desvendar e revelar esses incontáveis conteúdos que estão por de trás de uma peça como essa, é aprender a entender porque gostamos tanto da "Sonata ao Luar" e tantas outras obras da música clássica... Professor, faça mais vídeos como esse, por favor ! Forte abraço, parabéns !
Esse vídeo é até então a melhor explicação sobre essa música, que me fascinou enquanto leigo, ela tem uma forma adjacente de passar uma mensagem bem clara, e o professor conseguiu destrinchar com maestria seus pormenores. Agora, é, sejamos sinceros, o segundo movimento quebra o clima demais.
Excelente mais uma vez professor... divulgando em minhas redes sociais. Esse bimestre/ trimestre ( dou aulas para mais de mil alunos em duas enormes escolas ) falo sobre a música e na última semana tirei duas aulas para dizer a eles que a música nasce com o compositor, seja ela uma singular peça musical ou uma banal, o autor é um ente diferente e que sem ele não haveria músicas. O outro ponto é a pessoa do intérprete que é necessária para tornar a música viva a cada execução pois nós os ouvintes não conseguimos fazer isso sempre ou tão efetivamente por nós mesmos ouvindo por exemplo uma gravação. O terceiro ponto, o mais indecifrável é exatamente de apreender o que o compositor quis realmente expressar. Se me permitir, ao falar desses assuntos em dois de meus blogs, postarei o seu vídeo ( este ) para divulgação e clareamento definitivo desse assunto, pois esse vídeo foi definitivo relacionado a esse assunto. Obrigado por generosamente compartilhar o seu conhecimento.
Simplesmente excelente sua análise concordo com tudo. Já pensava dessa forma sobre a peça. Adoro ouvila no pianoforte. Essa e a patética que simplesmente soam melhor para mim naquele instrumento. O segundo movimento da patética é um abraço de mãe num domingo de manhã, após as tijoladas do primeiro movimento, já o Rondo para mim foi enxertado mas soa legal pelo caráter de urgência e dureza. Pena que não domino as teclas ainda a ponto de estuda-las
Muito obrigado! Piano é meu instrumento preferido e essa sonata é minha música preferida. Muito bom a conexão dela com o momento de vida de Beethoven. Por meio da música expressamos o que sentimos e ele sentia muita angústia, pelo que escreveu. Muito obrigado pelo vídeo professor
Estudei o primeiro e segundo movimentos há um tempo atrás. Ela sempre me fascina. Eu acho exatamente isto q o professor falou. Tristeza, revolta, fúnebre e com.um.final impaciente. Maravilha ❤
É tão bela a forma como você traduz a música. Sempre que assisto seus vídeos sou tocado por tamanha sensibilidade. É certo que a música clássica por si já desperta sentimentos que estão se perdendo ao longo do tempo, mas existe algo na sensibilidade como você as traduz que toca meu âmago. Meu muito obrigado.
Se eu gostei? Amei! O Sr é maravilhoso! Muito inteligente! Incrível! Eu fiz o curso para iniciantes, agora vou continuar, sobre fluência em ler partituras! O Sr me dá ânimo para continuar a estudar, apesar de já ter uma idade avançada! Muito obrigada!
Embora, aprendi a tocar e nas noites enluaradas me inspirava ... Ao assisti-lo reinterpreto os sentimentos, contudo, não impedindo de me inspirar nas noites enluaradas. Paz e Bem!
Parabéns meu rapaz, pela eloquência, conhecimento, sensibilidade ao executar e didática ao explicar o que eu,, comum mortal, nem de longe consigo sentir nessa belíssima peça. Quem dera eu crie coragem para ousar ser teu aprendiz.......
Não sou pianista. Mas seu vídeos fazem eu me sentir como se pudesse me sentar no piano e tocar com a facilidade que vc toca. Não sei explicar, sempre ouvi música mas vc me proporciona de alguma forma a experiência de tocar, Gratidão pelo seu trabalho
Vamos lá , o que falar sobre? Não toco as peças ,mas sou um pequeno admirador de música clássica na periferias de São Paulo, e me impressionei com sua leitura não verbal da música, coisas que me identifico pois também a prático e muitos não entendem o que leio ,enxergo ou sinto! Não sei como vim parar aqui, mas tenho muitos vídeos para Assistir
Que homem genial ❤❤ Que descanse em paz no céu com jesus Cristo,!❤❤🎉🎉 que música maravilhosa e linda apesar de ser muito triste,,expressa muito bem o sofrimento que ele sentiu durante a sua vida,,, mesmo surdo era perfeita as suas obras!Um homem magnífico e genial, só temos a agradecer a Deus a existência desse ser humano brilhante❤❤❤amo muito ouvir bethoven, Vivaldi e Mozart,,,,os melhores dos melhores!❤❤❤amo muito❤❤❤❤
O 2° mov que Liszt disse ser uma rosa de candura em meio a dois abismos - e tendo a concordar com ele. Não sei dizer se veio a posteriori, mas da parte que o senhor falou que é um grito de desespero no 3° mov, alguns dizem ter sido a inspiração da Fantaisie-Improumptu de Chopin.
😢NADA SEI FELIPE, COMECEI MUITO CEDO ATER AULAS DESSE ENCANTO! PAREI NAO SEI O PORQUE!!! SOU APAIXONADA POR ESSES CLÁSSICOS! É VOU MORRER FRUSTRADA E PÉSSIMO FICAR NO MEIO DO CAMINHO! PARABÉNS, PARABÉNS!
Adoro quando tem análises de peças famosas, sou pianista há 11 anos e mesmo assim existem certas composições que eu desconheço a história por trás. Muito obrigado por produzir esse tipo de conteúdo !!!
Se você é iniciante no piano, cadastre-se agora mesmo (sem nenhum custo) no meu Minicurso de Piano Para Iniciantes: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&Minicurso
Depois de 9 anos de estudo, mais 15 como tocador de piano e 30 anos sem tocar as teclas; comprei seu curso pra voltar a atividade e nem cheguei a baixá-lo. Um terremoto financeiro me levou $, imóvel... e o tempo. E o meu piano está embalado numa garagem. Desistir nunca fez parte do roteiro. Em breve poderei desembalá-lo. Será um recomeço da vida e do piano, aos 62 anos com uma filha de 12. Obrigado por me inspirar todo esse tempo.
Espero que logo você volte aos estudos, Ricardo!
Torcendo para que sua vida volte aos trilhos do sucesso e estabilidade novamente.Paz❤
Que história interessante a sua. Espero uma ótima reviravolta e que sua filha também tenha esse amor pelo piano. Outra coisa. Como você escreve bem. Parabéns!
A vida às vezes é muito dura mesmo... Lamento pelos seus revezes, caro Ricardo. Também estou tendo uma quota de sofrimento demasiado atualmente, sei como pode ser desesperador. Mas calma, que tudo passa! Sua luta vai valer a pena e, quando tocar esta ou outra peça que ame, vai perceber que seu esforço tem um sentido... mas mesmo antes disso, me parece que você, no íntimo, já sente um significado em tudo... E eu o felicito por isso!
Força! Desejo que possa voltar logo aos estudos de música.
Ah, e concordo com o comentário acima, da Clara. Você escreve muito bem!
Um grande abraço
Música é vida. Enquanto puder, toque, espalhe seu amor pelo piano e pela música. Espero e desejo que ela toque os corações e sentidos de todos a sua volta.
15 anos sem tocar.. seu vídeo veio aqui.. vou voltar a estudar.. ainda tenho meu piano...=)
Que video lindo sr. Felipe!. O senhor não é apenas um grande pianista e mestre, mas tb uma pessoa sensível.
Caraca, quem não se emocionou com essa declamação da carta, com a peça tocando ao fundo, nem é gente
Eu também me emocionei! Quanto sofrimento!
A vontade é de abraçar o Beethoven, e fazer ele entender quanto nós o entendemos e admiramos!
E a história dele amar a mesma mulher que o irmão e nunca se declarou por também amar o irmão? Se isso de fato for verdade, puxa, além de gênio, uma alma solidária, fraterna. Quem faria isso nos dias de hoje?
Fantástico mesmo.
Um gênio como Beethoven, teve sua sensibilidade e talento forjados pelos caprichos da vida que o quis maltratar para extrair dele o máximo. Foi muito emocionante visitar a casa dele em Viena
Essa sonata é profundamente bela e carrega o peso da tristeza que a surdez provocou em Beethoven. O segundo movimento parece aqueles momentos que depois de muito chorar, a pessoa se entrega exausta buscando um alívio para sua aflição. Mas é impossível aliviar essa dor profunda e então surge o desespero da dor que revolta e ela que aparece com força no terceiro movimento.
Está peça é o fascínio de todo estudante de piano: desde o iniciante que acredita que pode tocar a primeira parte até o avançado que busca tocar a terceira. Muito curiosa a versão de que ela foi composta quando Beethoven sofria ao perceber o avanço da surdez... Ótimo vídeo, Professor!
Verdade. Meu sonho junto com Serenata de Schubert, Tristesse Chopin, Le lac de come.....Excelente vídeo Felipe. ❤❤❤ like like like.
Eu estou com 60 e retomei às aulas. Bom demais!...
Magnífico!
Eu acho que Beethoven ficou surdo 4 anos depois de compor esta sonata para Giulietta, em 1801. Ela já tinha ido embora com outro . Eu pensei até em psicossomatização
Que coisa linda, professor! Sempre amei essa música, mesmo sendo leigo. Agora, com seus esclarecimentos sobre esse grande compositor a ouço ainda mais com emoção.
que cara inteligente, muito obrigado pelo seu tempo, ganhou mais um inscrito
Olá, gostei muito de seu programa. Pois bem, tenho 83 anos mas, despertou-se uma vontade muito grande de aprender e ter a oportunidade de passar para o piano o que sinto quando ouço. Tenho um piano de armário marca J.Leipzig herdado de família. Desculpe ter falado tanto. Parabéns por seu programa. Joaquim.
Estude , aprenda a tocar esse maravilhoso instrumento musical que é o 🎹 piano, nunca é tarde para aprender, Felicidades.
Legal, Joaquim. Eu comecei aos 60 anos. Sonhava com isso desde menino. O curso dele é muito bom. Ele tem , realmente, o dom para ensinar.
Beethoven é inigualável. Amo essa peça, e o 3º movimento tem um temperamento próprio com o qual me identifico demais.
Desde q eu era bem pequena, meu sonho era aprender tocar piano só pra tocar essa música. Desde q a escutei pela primeira vez sendo tocada em um shopping por um pianista local. Nunca esqueci. Tive q perguntar q música era aquela. E também nunca esqueci o nome. Tenho 44 anos e ainda tenho esperanças em aprender tocar piano só para toca-la. E sim, desde criança eu sentia a dor dessa música. Eu sempre fui uma criança-problema. Autismo não diagnosticado e TDAH também não diagnosticado. Pra todos eu era uma criança louca, esquisita e mimada. Sem amigos. Eu sabia q eu era diferente, mas não sabia em que. Eu não me encaixava em lugar nenhum. Levei quase 40 anos pra saber qual era o problema e encontrar outras pessoas como eu. Então me sentia muito representada por essa música… a dor e a revolta que eu não sabia expressar na época, mas que hoje entendo bem. Hoje eu sei quem sou e sei perfeitamente pq essa música me era tão marcante aos 6/7 anos de idade. Acho q só quem já passou por situações de isolamento total a compreende perfeitamente. Parabéns pelo vídeo!
Me pasó lo mismo desde niña cuando escuché esa música no me salió más de la cabeza ,A los 50 años tuve la oportunidad de estudiar piano y pude tocar esa pieza musical , La toco siempre y jamás me cansé de hacerlo cada vez que la toco me llena de una emoción indescriptible
Tenho 42 não sei ler pautas e aprendi nestas semanas de Natal! Não desiste desse sonho
Muito boa sua descrição recheada de emoção, deu para sentir o momento(tormento) de Beethoven ao longo da composição. Obrigado, abraços!
Estudei piano por longos anos da minha vida. Pra mim é o insgeumwnto mais completo. Não conhecia esse vamos dizer um desabafo de Beethoven. Parabens voce roca maravilhosamente.
Seja qual for o assunto em geral, é difícil encontrar opiniões positivas harmonizadas . Me sinto gratificado por ver que nossa língua mundial, a música, não deixa espaço para ideologias e tem o toque mágico de despertar em nós a vontade de abrir e compartilhar nossos sentimentos mais pessoais em relação a um passado musical.
Eu também estudei piano dos 6 aos 11 anos num conservatório.
Em casa só tinha um teclado de papel com um desenho das teclas. Hoje aos 76 me sinto animado a recomeçar, obrigado a todos que me dão suporte nessa jornada. Em frente Ricardo, esse é o bálsamo que precisas para voltar ao nível anterior à tua ecatombe. É uma energização coletiva poderosa, podes contar!
Amo Bethoven. Ele é unico e imortal. Adorei tudo voce falou e lhe dou meus parabens por seu extrsordonario conhecimrnto sobro esse gigante Musico e enigmático BETOVEN❤
O homem que venceu o silêncio porque a música era parte de sua alma Imagino a dor de ser um compositor e perder a audição. E ele venceu a si mesmo
Excelente! Eu sempre toquei a sonata e não sabia desta história! Parabéns! Adorei. Sou professora de música há 55anos e ainda dou aula.
Amo ouvir esta triste e tão bela melodia. Toca de modo profundo nossa alma e movimenta nossos sentimentos.
Acabei de ver este vídeo.... (Silêncio... Muito silêncio... Pausa...). Mestre Felipe Sacagliusi... Eu sempre chorava ao ouvir o primeiro movimento, e pulsava com o desespero do ambiente do terceiro movimento... Então decidi estudar a peça (o 1° mov)... Mas só agora, com seu vídeo, entendi a dor desse movimento e a conexão com a tempestade do 3°... Nunca mais vou tocar do mesmo jeito e vou iniciar o estudo do terceiro movimento. Mestre... Este é um excelente vídeo. Curti, comentei e compartilhei.
Professor, toda vez que o vejo e escuto tocar e falar, aprendo algo novo e reconheço minha imensa ignorância. Muito grata pelos ensinamentos e pela música fornecida pelo senhor. Hoje talvez esteja um pouco mais sensível e talvez por não conhecer esse escrito de Beethoven, cheguei às lágrimas e usei a oportunidade de chorar para descarregar o peso de uma doença crônica, de ser alguém a conhecer os efeitos de diagnóstico equivocado feito por alguns médicos até bem conceituados. Talvez a identificação tenha me levado à empatia, pois entendo muito bem a vontade de não mais existir devido à problemas com saúde e o conflito psíquico de sentir que não posso desistir pois tenho ainda uma mensagem e possuo ainda condições de ajudar alguém. Novamente muito grata.Vou ler um livro que comprei há alguns anos e deixei guardado para a aposentadoria. Esse livro é a biografia de Beethoven. Deus o abençoe sempre, e à sua família também. Um grande abraço. 💐⚘⌛🌅
Amei a história de Serenata ao Luar.
Estudei em um colégio de freiras, que também ensinavam piano .Então , Serenata au Luar , fazia parte dos meus tempos de adolescente, e como sou um pouco melancólica, amava escutá- lá.É uma linda peça musical, que até hoje, amo escutar.
👏👏👏👏👏👏
Provação espiritual extraída do grande espírito de Beethoven , desafiado por Deus a superar a falta do principal sentido para um músico, a audição, talvez querendo até dizer-nos que a força da criação e da vontade supera qualquer coisa. O mestre Felipe com sua análise profunda da Sonata me fez enxergar isto. A peça é realmente a expressão profunda da angústia de um grande músico e compositor, que sabe o que tem para oferecer , mas vê-se limitado pela perda da audição, mas , eis que, A Divindade em sua alma, mostra-lhe que isso é um engano , e ele vai e compõe uma das mais belas músicas da história .
Eu sempre senti este clima pesado, mas absurdamente lindo. Logo no primeiro acorde, o som mais grave já me bate forte o coração e eu a sinto melancólica o tempo todo e me emociona demasiadamente, sempre.
Tenho adorado seus vídeos que enriquecem meu olhar sobre a música clássica.
Apesar de ser apenas pianista amadora, ouso discordar da sua consideração quanto ao segundo movimento desta sonata, que na interpretação de Ney Salgado ganha extremo brilho e energia contagiante ...realmente em desconformidade com o primeiro e o terceiro movimento...o que me faz achar bastante plausível sua teoria quanto a ter sido inserida na peça.
Grande abraço e obrigada!
Não sei nada de música mas pelo que vi piano é puro sentimento em notas.
Sou totalmente leiga em música, porém tenho excelente gosto pela arte de músicas clássicas.Sua explanação referente a essa peça " Sonata ao Luar " foi bem convincente na colocação da letra e poema de que Beethoven sofria solitária, mas quis oferecer aos que lhe apreciavam, algo comovente e belo. Por este motivo, acho que conforme sua apresentação no final seria mais comovente, repetir o primeiro trecho. Obrigada.
Amo música clássica .Gostei de aprender o significado desta melodia linda .Pena que eu não tenho piano, senão gostaria de aprender . Nunca é tarde demais para aprender . Parabéns você é ótimo.😅😅😅
Está música me leva a outro tempo lembranças outra vida amo amo amo e Emociono Parabéns
Eu concordo com sua teoria, pois eu também não consigo identificar a transmissão de estar apaixonado nesta peça, o 1° movimento é bem fúnebre.
Essa sonata tem algo magnético mesmo.
Primeira vez que a ouvi, que eu me lembro, foi no filme 'Nosso Lar'... E, junto ao contexto do filme, foi algo que promoveu grande comoção e afloramento de emoções profundas e inexplicáveis de tristeza, mas, sobretudo, de encanto e fascinação... É difícil de descrever.
Sucesso!
Amo Bethoven, e eesa música me toca a alma. Obrigada.❤
Essa peça é belíssima! A solene tristeza do primeiro movimento, contrastando com com a energia frenética da terceira parte. Aliás, esse terceiro movimento é uma obra irretocável. Tem tudo ali: virtuosismo, força e melodia arrebatadora do início ao fim. É um legítimo rock'n'roll do século XIX. Obra-prima indiscutível!
Minha peça favorita com toda certeza, foi bom aprender mais sobre essa linda peça, um dia vou aprender a tocar ela
Fantástico, desconhecia esta historia e é uma das composições mais lindas que ja ouvi. Acredito que deve haver muito escondido por traz do Pergolado e da lua mas que o amor e a angústia estão presentes quase que sinestesicamente nesta obra é inegável.
É impossível não ficar grata pelas suas aulas. O seu entusiamo é contagiante.
Tudo parece óbvio após as reflexões e esclarecimentos que trasnsmite.
Grata!
Muito bom
Maravilhoso 👏👏👏👏
Eu não entendo nada de música mas recebo tudo que ela traz
Esta é uma das mais emocionantes que já
Mil vezes parabéns pelo
Trabalho.
Encantada!
Sempre amei músicas clássicas, meu sonho era um dia poder tocar piano, porém não foi possível.
Tenho alguns CDS antigos que comprei faz tempo, ouço quando posso.
Adorei o teu canal!
Gratidão 💙
Parabéns, gostei muito, foi impecável , muito importante e agradável poder entender um pouco da história desta linda peça, também me cativou muito desde a primeira vez que ouvi, acostumado a acompanhar os estudos de minha filha Daniela, apoiar e compreender esta difícil arte. Vincenzo Catanzano.
Fantástico o vídeo. Todas essas informações de contexto tornam essa música ainda mais emocionante. Adoraria ouvir uma interpretação tua de Sonata ao Luar. O que acha?
Também quero ouvir.... 😊
Essa música me toca na alma.
É a musica mais linda e mais triste que eu conheço. E ao violão fica um arraso.
Beethoven ❤
Que texto triste...chorei 😢
A pronúncia é " TÉRNO sentimento " . Térno vem de ternura. 😊💜
Adoro esta música.
Parabéns pela sabedoria e sensibilidade...devia existir mais pessoas como o senhor...😊
Se tivesse duas horas este vídeo certamente veria ele sem nem perceber 😃 sempre me apaixono quando o Felipe trás estás explicações
Sendo apenas uma admiradora da música clássica, a única que se escuta em minha casa, pude imaginar todos os insights que voce trouxe e que vão enriquecer minha enorme apreciação pela Sonata ao luar.
❤❤❤❤❤🎉😢😢
Fantástico... desvendar e revelar esses incontáveis conteúdos que estão por de trás de uma peça como essa, é aprender a entender porque gostamos tanto da "Sonata ao Luar" e tantas outras obras da música clássica... Professor, faça mais vídeos como esse, por favor ! Forte abraço, parabéns !
Essa musica me faz viajar para o paraíso.
Sonata ao luar, a mais linda e profunda.
Esse vídeo é até então a melhor explicação sobre essa música, que me fascinou enquanto leigo, ela tem uma forma adjacente de passar uma mensagem bem clara, e o professor conseguiu destrinchar com maestria seus pormenores. Agora, é, sejamos sinceros, o segundo movimento quebra o clima demais.
Excelente mais uma vez professor... divulgando em minhas redes sociais. Esse bimestre/ trimestre ( dou aulas para mais de mil alunos em duas enormes escolas ) falo sobre a música e na última semana tirei duas aulas para dizer a eles que a música nasce com o compositor, seja ela uma singular peça musical ou uma banal, o autor é um ente diferente e que sem ele não haveria músicas. O outro ponto é a pessoa do intérprete que é necessária para tornar a música viva a cada execução pois nós os ouvintes não conseguimos fazer isso sempre ou tão efetivamente por nós mesmos ouvindo por exemplo uma gravação. O terceiro ponto, o mais indecifrável é exatamente de apreender o que o compositor quis realmente expressar. Se me permitir, ao falar desses assuntos em dois de meus blogs, postarei o seu vídeo ( este ) para divulgação e clareamento definitivo desse assunto, pois esse vídeo foi definitivo relacionado a esse assunto. Obrigado por generosamente compartilhar o seu conhecimento.
Simplesmente excelente sua análise concordo com tudo. Já pensava dessa forma sobre a peça. Adoro ouvila no pianoforte. Essa e a patética que simplesmente soam melhor para mim naquele instrumento. O segundo movimento da patética é um abraço de mãe num domingo de manhã, após as tijoladas do primeiro movimento, já o Rondo para mim foi enxertado mas soa legal pelo caráter de urgência e dureza. Pena que não domino as teclas ainda a ponto de estuda-las
Perfeita para o luto recente! Luto e raiva!
Sensacional. Vendo e sentindo dessa forma é extraordinário...❤
Não o conhecia.Encontrei home.Gostei muito e amei ouvir sonata amada pela minha mãe.
Adoro essa música, é diferente de tudo que escutei. Ao Luar é mais romantico. Imagino o autor ao piano contemplando um luar marilhoso.
Incrível... a explicação e interpretação... muito inteligente.....Parabéns... e o agradecimento aos conhecimentos compartilhados....
Muito obrigado! Piano é meu instrumento preferido e essa sonata é minha música preferida. Muito bom a conexão dela com o momento de vida de Beethoven. Por meio da música expressamos o que sentimos e ele sentia muita angústia, pelo que escreveu.
Muito obrigado pelo vídeo professor
Estudei o primeiro e segundo movimentos há um tempo atrás.
Ela sempre me fascina.
Eu acho exatamente isto q o professor falou.
Tristeza, revolta, fúnebre e com.um.final impaciente.
Maravilha ❤
É tão bela a forma como você traduz a música. Sempre que assisto seus vídeos sou tocado por tamanha sensibilidade. É certo que a música clássica por si já desperta sentimentos que estão se perdendo ao longo do tempo, mas existe algo na sensibilidade como você as traduz que toca meu âmago. Meu muito obrigado.
Adorei suas explicações! O primeiro movimento é sublime, de enorme sofrimento. Difícil interpretação!
Se eu gostei? Amei! O Sr é maravilhoso! Muito inteligente! Incrível! Eu fiz o curso para iniciantes, agora vou continuar, sobre fluência em ler partituras! O Sr me dá ânimo para continuar a estudar, apesar de já ter uma idade avançada! Muito obrigada!
Embora, aprendi a tocar e nas noites enluaradas me inspirava ... Ao assisti-lo reinterpreto os sentimentos, contudo, não impedindo de me inspirar nas noites enluaradas.
Paz e Bem!
❤E lindaaaaa ❤ essa canção. É lindo quem toca piano sonho.....
... Muito legal !!! O que uma paixão é capaz de fazer....!!! 🙏👏
Parabéns meu rapaz, pela eloquência, conhecimento, sensibilidade ao executar e didática ao explicar o que eu,, comum mortal, nem de longe consigo sentir nessa belíssima peça. Quem dera eu crie coragem para ousar ser teu aprendiz.......
Desde sempre adoro essa música, mas a partir de agora a ouvirei de outra maneira. Muito bom, muito obrigado
Meu Deus! Que maravilha! Gostei demais. Me inscrevi porque acho o piano um dos mais importantes instrumentos musicais. Eu não sabia desta história.
JÁ ME INSCREVI. ADOOOOOREI
Fantástico! Eu tenho apenas a peça simplificada...e como gostaria de tocar bem assim...parabéns professor!!
EXCELENTE INTERPRETAÇÃO. GOSTO. MUITO DO SEU TRAB ALHO .GRATIDÃO
*Eu, que nem sou pianista, adorei este vídeo!*
Maravilha de explicação, nota mil professor não de hoje que o acompanho, seus vídeos são sensacionais,
Não sou pianista. Mas seu vídeos fazem eu me sentir como se pudesse me sentar no piano e tocar com a facilidade que vc toca. Não sei explicar, sempre ouvi música mas vc me proporciona de alguma forma a experiência de tocar, Gratidão pelo seu trabalho
Uma marcha fúnebre esse primeiro movimento de sonata ao luar. Simples e poderosamente linda
Vamos lá , o que falar sobre? Não toco as peças ,mas sou um pequeno admirador de música clássica na periferias de São Paulo, e me impressionei com sua leitura não verbal da música, coisas que me identifico pois também a prático e muitos não entendem o que leio ,enxergo ou sinto! Não sei como vim parar aqui, mas tenho muitos vídeos para Assistir
Obrigado pela análise dessa obra imortal. Realmente Beethoven não se ouve com os ouvidos, mas sim com o sentimento.
Quase sempre me emociona às lágrimas essa sonata.
Que homem genial ❤❤ Que descanse em paz no céu com jesus Cristo,!❤❤🎉🎉 que música maravilhosa e linda apesar de ser muito triste,,expressa muito bem o sofrimento que ele sentiu durante a sua vida,,, mesmo surdo era perfeita as suas obras!Um homem magnífico e genial, só temos a agradecer a Deus a existência desse ser humano brilhante❤❤❤amo muito ouvir bethoven, Vivaldi e Mozart,,,,os melhores dos melhores!❤❤❤amo muito❤❤❤❤
Parabéns, professor. Estou encantada 😊
O 2° mov que Liszt disse ser uma rosa de candura em meio a dois abismos - e tendo a concordar com ele. Não sei dizer se veio a posteriori, mas da parte que o senhor falou que é um grito de desespero no 3° mov, alguns dizem ter sido a inspiração da Fantaisie-Improumptu de Chopin.
Felipe; você é um excelente professor. Aprendo muito com suas notas e comentários. É um prazer enorme termos você como compatriota!
Me emocionei ! meu CORAÇÃO acelerou e as lagrimas desceram !
Excelente aula de sensibilidade , cultura e História !!
Parabéns, pela descrição da belíssima Sonata Quasi Una Fantasi
Gratidão! Por estes esclarecimentos!!! Muito interessante!!!!❤
So me resta aplaudir.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito obrigado mesmo por essa aula sensacional, apesar de eu conhecer poruquissimamente ainda acerca do piano.
Explicação magnífica! Parabéns! Viajei no tempo!
Espetacular análise! Meu entendimento de música é principiante, mas foi incrível minha compreensão de sua explicação.
Eu amei isto e a vida de muitos amores resume o que sétimos e nunca diriamoas
Muito obrigado pelo vídeo! Uma viagem maravilhosa pelos meandros de uma das obras de arte mais incríveis que o homem já produziu!
Gosto muito dessa música. Concordo que essa segunda parte destoa da primeira.
Obra de gênio mesmo! Falar o que mais!
😢NADA SEI FELIPE, COMECEI MUITO CEDO ATER AULAS DESSE ENCANTO! PAREI NAO SEI O PORQUE!!! SOU APAIXONADA POR ESSES CLÁSSICOS! É VOU MORRER FRUSTRADA E PÉSSIMO FICAR NO MEIO DO CAMINHO! PARABÉNS, PARABÉNS!
Maravilha, só aplausos! 🎉🎉🎉👏👏👏👏🎊🎊
Sensacional análise da Obra! Obrigado Mestre! 🙏🎶❤
Adoro quando tem análises de peças famosas, sou pianista há 11 anos e mesmo assim existem certas composições que eu desconheço a história por trás. Muito obrigado por produzir esse tipo de conteúdo !!!