Isa, como portuguesa, professora de história e grande fã deste livro, queria agradecer-lhe por ter feito um vídeo tão motivador, terno e esclarecedor. O Memorial do Convento marcou-me muito, não só pelas personagens inesquecíveis, mas também pelas recriações incríveis da época: desde a Lisboa pré-pombalina das touradas, dos mercados e autos de fé ao ar livre, às extraordinárias passagens das viagens de passarola, ao dom especial da Blimunda, ao trabalho árduo dos bois e dos homens a transportarem todas aquelas pedras para Mafra. É um livro que quero reler e que marca mais os portugueses porque ele é obrigatório para os alunos de 12o ano, e, embora traumatize muitos adolescentes, o que é certo é que serve como porta de entrada de Saramago para os verdadeiros leitores portugueses. Recomendo-lhe que o próximo Saramago a ler seja O Ano da Morte de Ricardo Reis (Saramago sobre Fernando Pessoa). Um beijinho e obrigada!
Catarina, fale-nos dos livros que os portugueses preferem da literatura portuguesa, se possível. Conheço pouco da literatura portuguesa. Se conhecer algum canal português, que também fale de livros assim como o da Isa, agradecerei.
@@henriqueoliveira7324 os portugueses, assim como os brasileiros, leem pouco e têm gostos muito diversos. Há uma tendência para gostarmos de livros mais fáceis de ler, mas com temáticas mais inusitadas. Os nossos autores contemporâneos portugueses vão muito nesse sentido. Destaco os mais conhecidos e prestigiados: Afonso Cruz, João Tordo, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares. Aqui em Portugal, os canais de booktube não tendem a privilegiar a literatura portuguesa, mas há alguns que sim. Não sei recomendar-lhe nenhum, até porque sigo mais o booktube brasileiro, e fico com a sensação que falam mais de autores portugueses do que nós. Se quiser mais dicas, entre em contacto com o meu instagram @maggie.book.club e eu dou uma ajuda!
@@henriqueoliveira7324 não tem nem um pouco da Fama do Saramago mas tem um texto muito interessante baseado noutro momento complicado da Históra Portuguesa. Chama Felizmente há luar é um texto teatral de Luis Sttau Monteiro Acho que vai gostar.
"Memorial do convento" é uma obra fabulosa! É um livro que junta tudo: informação histórica, uma história de amor maravilhosa, e um pouco de fantasia... Adoro! Nenhum livro completou tanto as minhas exigências enquanto leitora como este. Parabéns pelo seu trabalho 👏👏👏
Como eu gostei de ouvir falar desse livro. Sou Portuguesa e vivo em Mafra junto do convento. Quando andava no ensino secundário (10° ao 12° ano de escola) José Saramago ganhou o Nobel e em sua homenagem, a escola onde eu andava (em Mafra) passou a chamar-se Escola Secundária José Saramago. Nessa altura, o livro Memorial do Convento era leitura OBRiGATÓRIA a nível nacional. Ou seja, TODOS os portugueses (porque nesse ano a escolaridade do 12° ano já era obrigatória) tiveram de ler o livro para a disciplina de Português. Daí a nossa grande paixão e orgulho pelo livro. Poucos devem ser os portugueses de várias gerações que não leram o livro. Mas confesso que os meus livros preferidos de Saramago são o Ensaio sobre a cegueira e As Intermitências da Morte. Acho que hoje em dia se antes das crianças lerem o livro, vissem este seu vídeo e a paixão com que fala dele, iam ler com muito mais entusiasmado. Obrigada por este momento. Adorei ouvi-la falar do nosso Nobel, do nosso livro e da minha terra, Mafra, que a par de Lisboa e Porto merece muito ser visitada é conhecida. D. João V não fez só o Palácio Nacional de Mafra, ao lado tem um dos mais belos jardins nacionais, o Jardim do Cerco e tem também a Tapada Nacional de Mafra que pertence ao terreno do Palácio e era o sítio de caça do rei. Hoje as espécies são preservadas e não há caça. Pode-se passear por toda a Tapada e conviver de perto com os animais. Recomendo vivamente. Ah e a Basílica (igreja que fica dentro do Palácio é linda tal como mostrou no vídeo e foi onde casei ❤️). Mais uma vez obrigada pelo vídeo e Parabéns.
Que lindo! Amo Mafra, e o responsável pelo meu amor é José. Eu nunca esquecerei esse romance. Blimunda e Baltazar anda no meu imaginário... É uma obra pra vida.
Curiosamente também estudei no Liceu de Mafra e aí nasci, bem perto da Farmácia Simões do Paço que, aliás, foi meu professor de Físico-Química. O vídeo mostra o Largo D. João V, mas já não a célebre pastelaria com o mesmo nome, famosíssima pela sua notável confeitaria. Tão célebre como "A toca da raposa".
José Cunha O liceu ainda existe, mas agora com o nome de José Saramago. A farmácia Rolim do Dr Paços mudou muito recentemente de sítio. Mas continua a existir. O restaurante Toca da Raposa foi o sítio do almoço depois de ter sido baptizada na Basilica. A Pastelaria D. João V era o sítio que frequentava em miúda. Mas já fechou há mais de 30 anos. Esteve bastante tempo sem ser nada e depois abriu lá um Banco. Mafra está muito diferente, mas posso garantir que está diferente para melhor. ❤️
Juliana Campos victor é normal... mas estamos a cerca de 30 min de carro de Lisboa. Mafra é um dos principais “dormitórios” da grande Lisboa. As pessoas trabalham em Lisboa, mas arranjaram casas em Mafra porque a qualidade de vida aqui é bem melhor e como estamos tão perto, temos o melhor de 2 mundos. O acesso fácil e rápido a Lisboa para trabalhar e o viver na tranquilidade do campo de uma vila pequena que tem tudo e de óptima qualidade a preços justos. E como cereja no topo do bolo estamos a 10 minutos da Ericeira que fica na costa, onde temos imensas praias. Cidade-campo-praia. O melhor de 3 mundos. 😉 Não deixe de conhecer esta bela terra Mafra.
Olá Isa, como português que sou, deixe-me dizer-lhe que esta foi das resenhas mais bonitas e interessantes que escutei sobre uma obra impar de um escritor único que foi Saramago. Vivi muitos anos numa vila bem perto de Mafra e conheço cada recanto daquele palácio que contém, veja só, uma das mais bonitas bibliotecas do mundo, com uma coleção de livros de magia e ocultismo que escapou sempre às garras das inquisição. Só para ter uma noção, este palácio tem o conjunto de carrilhões maior do mundo, é uma obra de uma extravagância que só vendo. Saramago, neste livro descreve de forma impecável todo este periodo exuberante. É um dos livros da minha vida a par do Ano da Morte de Ricardo Reis do mesmo autor. Agradeço a forma absolutamente fantástica como abordou esta obra. Bem Haja!
@@chrissors6083 há que reconhecer o excelente trabalho de quem regularmente nos fornece tanto conhecimento e tanto mundo para descobrir. Nos dias em que vivemos, em que cada vez mais assistimos a um abandono da literatura em prol de outras distrações, é de louvar quem leva a cabo esta tarefa de manter viva uma das maiores heranças do Ser Humano...a literatura.
Quanta falta nos faz a consciência moral e a escrita de Saramago. Viva a língua portuguesa! Viva os povos irmãos da comunidade lusófona, que, espalhados pelos continentes, continuam a fazer dessa bela língua neolatina um universo em constante expansão.
Eu adoro Memorial. Foi o primeiro dele que li, faz uns 15 anos. Depois eu li 12 livros dele seguidos. Também considero o melhor. Blimunda, para mim foi a melhor personagem feminina já criada. Uma das cenas de descrição de amor talvez seja a mais bem escrita de tão linda. Duas lágrimas caíram sobre a página quando li.
Eu, Braisleira, tive a SORTE e a DELICIA de estudar Saramago e Fernando Pessoa em Portugal!! Vim pra cá morar quando tinha 16 anos e estudei parte do Ensino médio aqui! Sou muito grata por toda essa chance (estudei Machado de Assis e outros grandes amores meus ainda no Brasil - combinação perfeita!) Do Saramago ainda só li "O ano da morte de Ricardo Reis" e achei sensacional. Já tenho em mãos o "memorial do convento" e planejo ler o quanto antes! OBRIGADA! Seus vídeos são absurdamente incríveis e úteis ;)
É isso aí guria!!! Vida que segue!!!! Pessoas como tu são fundamentais na divulgação da Cultura!!! Que a Força esteja contigo!!!! Saudações Gaúchas!!!!
Bem, conheci seu canal há poucos dias, o que me faz triste e feliz. Triste por só ter conhecido seu projeto agora e feliz por isso também. Antes tarde que nunca. Assisti seu vídeo sobre o encerramento do projeto das caixas e fui remetido pelo RUclips para logo este vídeo sobre um livro do Saramago. Fiquei muito tocado por sua fala. Vim de família pobre, sem livros em casa. Meu pai cortou cana na juventude, foi analfabeto e conseguiu se alfabetizar graças a uma professora e um dicionário doado por um padre. Daria um livro. Minha mãe parou de estudar na quarta série. Mesmo assim, investiram em meus estudos e acabei por me enveredar pelo Direito. Lá tive acesso à literatura de verdade, em um seminário de linguagem. Nunca mais fui o mesmo. Os livros tem esse poder de nos conectar ao mundo e mostrar o poder da significação, e de como casa um pode viver isso. Saramago foi parte disso na minha vida. Uma implosão de uma visão de mundo. Hoje, associo isso à sociologia, filosofia, direito e literatura. A literatura, a educação têm esse poder: mudança! Compartilho essas palavras para lhe dizer e desejar que não pare. Você pode e deve, certamente, estar mudando a vida de muitas pessoas. Isso é mais que uma expressão de empatia, é libertar o próximo. E... bem, creio que a liberdade é uma expressão de amor e respeito. Parabéns pela sua dedicação. Força!
Apenas para complementar, meu pai conseguiu se formar em direito, posteriormente muitos anos após terminar seu ensino médio, isso na década de 60. Minha mãe, após meu ingresso na faculdade e impacto dos estudos, decidiu retornar aos bancos de classe. Terminou o ensino fundamental e médio, conseguiu uma bolsa e cursou Farmácia, isso aos 39 anos. A educação destrói barreiras.
Em Portugal, é obrigatório ler esse livro no 11° ou no 12° ano, pois faz parte do plano de estudos e é uma das possíveis matérias que podem sair no exame nacional de Português (é quase a mesma coisa que o ENEM no Brasil). Por isso é que esse livro, aqui, é tão reconhecido. No entanto, eu não cheguei a ler porque na altura não tinha o gosto pela leitura e acabei apenas por ler resumos (como a maioria dos alunos em Portugal). Agora, que já ganhei o gosto pela leitura, comecei a ler Saramago e quero ler esse livro. Fico contente, e por isso mesmo dou os meus parabéns, por alguém, uma booktuber, falar acerca do Saramago e a despertar interesse pela leitura da língua portuguesa, independentemente se vem de Portugal, Brasil, Angola, etc. O que interessa é divulgar o idioma, independentemente do sotaque
Creio q esse vídeo merece parte 2. Vc foi brilhante! Ambientou tudo: época, espaço, história, relações de países! Excelente! Porém, sinto q entrou muito pouco no livro em si, na história, na narrativa! Eis por que penso q deveria haver uma "parte 2" com mais enfoque literário. Faltou analisar/resenhar a OBRA na sua essência.
Como portuguesa, agradeço imenso um vídeo com uma interpretação tão bonita. Como é um livro obrigatório no ensino secundário, toda a gente o conhece, mas nem todos lhe dão o devido valor. Eu sou umas das pessoas que durante muito tempo também o via como um livro lido e que talvez não o voltasse a ler. Mas com este vídeo, mudei completamente de opinião. Foi tão bom recordar o Baltasar Sete-Sóis e a Blimunda Sete-Luas, e já quase me tinha esquecido da Passarola. Vou incluí-lo certamente nas minhas próximas leituras. Muito obrigada!
Amo demais o Saramago. Memorial do Convento, em minha opinião, é a melhor obra dele e uma das maiores da literatura mundial. Ps: meu amor por esse escritor é tanto, que dei o nome Saramago a meu gatinho 🥰
Isa,Muitos Parabéns pela resenha desse extraordinário'Memorial do Convento' eu sou orgulhosamente Portuguesa e fico muito feliz por ver uma Brasileira falar desta maneira tão apaixonada e que nos faz ficar cada vez mais próximos como povos irmãos.Portugal e Brasil.Obrigada.
Esse livro já está na minha lista! Estive em Ouro Preto no ano passado, a cidade respira história. Lembrei-me quando vc falou sobre o ciclo do ouro. Sabia que na época do declínio do ouro, o Brasil pagou um imposto pra Portugal, que ficou conhecido como o quinto? Esse imposto era considerado um inferno; por isso, a expressão "quinto dos infernos".
Se gosta de ler online, o Memorial do Convento e As Intermitências da Morte existem em pdf no GoogleDocs. Também existem vários audiolivros aqui no YT.
Já que vc pediu, eu acrescento que Blimunda é a personagem mais íntegra que foi criada, embora Saramago tem mulheres lindas em sua história. E o amor deles dois está entre os mais puros belos, e Saramago mostra um amor na pobreza, nas escassez na luta cotidiana, e que se fortalece. Vc não comentou, mas Blimunda virou uma Opera por um Italiano também apaixonado por ela.
A construção da personagem Blimunda, incluindo a opção do nome, em muito se deve à então mulher de José Saramago, Isabel da Nóbrega, também escritora a quem dedicou a obra, vindo depois a retirar essa dedicatória em ulteriores edições. Uma história triste ... observador.pt/especiais/isabel-da-nobrega-do-musa-saramago-apagou-da-historia/
Que livro magnífico. Já o li duas vezes. Um livro de amor, sem dúvida. Do amor terreno pela posse, do amor carnal pelo corpo de quem amamos, vejamos a jocentude carnal do nosso par romântico Baltasar e Blimunda. O amor pemo saber é pelo sonho. Na figura do padre Bartolomeu. A saga de um povo que em nome do sonho de um Rei, vai sonhar também. Desconhecia a figura história a de Blimunda. Amei Blimunda. Sou Portuguesa e apaixonei-me por Saramago. Embora ele seja uma figura muito controversa no meio intelectual português. Foi com choque que muitos professores se viram obrigados a dar essa obra. Mas é de facto muito boa e eu aprecio as intervenções de Saramago com as suas prolepses. Adorei a passarola. E as vontades... É a vontade que move este corpo cárcere de uma alma. Leia se puder As Intermitências da Morte, de Saramago. É lindo o livro. Gostei muito do seu vídeo.
Isa, fiquei muito triste quando vi o vídeo sobre o fim do clube, pois pretendia participar assim que tivesse condições. Mas, por outro lado, fiquei muito feliz de ter conseguido correr lá e conseguir comprar pelo menos um para ficar de lembrança. Foi por pouco, porque assim que comprei, esgotou. Não podia perder a oportunidade, e que bom que pude aproveitar. Eu espero sinceramente que o clube volte as atividades em algum momento para eu poder aproveitar melhor. Continue sendo você, gosto muito do seu trabalho. 💖
Sou português e gostava de dizer que gosto muito dos seus vídeos e que adoro a maneira que você aborda os livros. Obrigado por ter feito um adolescente como eu ganhar motivação para ler!
Sou de Santos. Aqui uma parte da avenida da praia recebe seu nome. Ele também era conhecido como padre voador. Não conhecia esse livro. E diante de tua descrição sobre a obra fica difícil resistir em não comprar. 🤭 Excelente resenha. Parabéns.
Acabei de Ler o “Memorial do Convento” e resolvi vir aqui ver se havia algum vídeo seu sobre essa grande obra. Encontrei e, mesmo não devendo, visto que já conheço sua capacidade, me surpreendi com mais essa sua pérola, digna de uma obra tão genial! Muito obrigado!
Oi, Isa, continuo te acompanhando, já li Ensaio sobre a Cegueira, Caim, O evangelho segundo Jesus Cristo, A caverna, Todos os nomes, o homem duplicado, As intermitências da morte e a jangada de pedra. Meus preferidos: Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a cegueira, O homem duplicado e A caverna.
Este ainda não li. Ta na lista. Mas Saramago é mto bom, só li o Ensaio Sobre a Cegueira e o Evangelho Segundo Jesus Cristo são ótimos!!! Excelente trabalho!!!
Embora silencioso sigo você muito encantado. Por você que se exprime de um modo maravilhoso que faz o ouvinte ficar preso no vídeo e interessado pelos livros. E pela divagação maravilhosa entre os livros que eu tanto amei e que devorei pela vida fora. Sou seu seguidor, subscrevi o canal e accionei o sininho. Vi vários vídeos. Como não vi todos toco num livro que se não leu recomendo seriamente pois o descobri no começo da idade adulta. A primeira abordagem parecia condenada ao fracasso. E eu que lia e lia, e devorava livros. Começava e poucas páginas depois cansava. Depois sem perceber como li de uma vez e depois disso tornou-se o livro que mais vezes reli, sempre com muito entusiasmo e crendo tratar-se de uma obra prima clássica. Falo de Germinal de Emile Zola. Se já tratou dessa obra, parabéns, seguramente vou encontrar sua análise, ela é sublime. Se não conhece, aconselho. Felicidades. remeto-me de novo ao silêncio. Você é demasiado encantadora para eu escrever seja o que for.
Isa, virei sua fã...to maratonando!!!!! estou em transição entre o Kindle e o livro físico mas depois de ver seus vídeos, estou repensando os ebooks para os livros que eu gostar...e nos que vc indica, vou comprar fisicamente. Sua proposta de despertar a leitura nas pessoas tá dando certo comigo. Sempre gostei muito de ler mas com o cansaço no final do dia, acaba trocando minhas deliciosas horas de leitura pela tv e séries...voltei a ler com fervor graças as suas resenhas. Lamento muito o fim do seu círculo....mas tudo vai passar...dias melhores virão.
Uma das passagens que me marcaram muito foi aquela onde o diabo espiã os trabalhadores carregando as pedras para a construção do convento... sensacional
Apesar de brasileiro e leitor fanático de Saramago consigero esse o livro mais lindo de todos. Seria até arriscado dizer mas acredito que é o livro mais lindo que já li e sou apaixonado demais.
Pousei em Lisboa, peguei a cotovia, fui para as bandas de Sesimbra, e até onde eu vi de portugal, é bem como está no video...um bocadinho de construção, um pedacinho de verde, um bocadinho de construção, um pedacinho de verde...do livro um bobo abestalhado em sua primeira viagem a europa.
Pra gente é comum ver a Isa no vídeo. Mas imagina alguém passar por perto, ver ela falando sozinha e achar que ela tá louca. E aliás, gostei MT dessa resenha. Vc parece que tá mais solta, livre, feliz ❤
Isa, teu jeito apaixonante de descrever cada detalhe das obras literárias só faz aumentar a minha lista de livros. Fico muito agradecida por essa resenha MARAVILHOSA!!
De Saramago O Memorial do Convento e A Caverna são meus preferidos. Li o Memorial há anos, e agora, depois de sua ótima resenha, vou reler e tenho certeza que será uma experiência muito mais enriquecedora. Obrigada
tem várias pessoas que fazem análises muito boas e úteis pra quem está estudando pra provas ou por outras razões, você entre elas. Mas você realmente demonstra paixão enquanto explica, é bonito de ouvir
Cheguei a pouco tempo no Canal e estou apaixonado! Vou acompanhar sempre! O cultivo do imaginário por meio dos clássicos é a melhor proposta que recebi pelo RUclips nos últimos anos. Tô dentro!
O final desse livro é pura poesia....a passagem que mais me marcou e lembro até hoje. Obrigado por me lembrar desse maravilhoso livro que só não releio porque ainda quero terminar de ler toda a obra do Saramago antes de morrer
Isa. Indico a leitura do livro, do brasileiro Z. Rodrix, Diário de um construtor do templo. Estória de um fenício que vai para Israel trabalhar na construção do Templo de Yaweh, durante o reinado de Salomão. É uma trilogia, mas o livro 1 encerra-se nele mesmo, caso não queira continuar a leitura. Muito bem ambientada a estória e rico pela pesquisa histórica.
Incrível... uma pessoa tão jovem como você, e já consegue oferecer tanta sabedoria e conhecimento profundo adquiridos através de obras literárias....lindo de ver.... parabéns 🎊🎉🎈🍾
Foi em boa hora que descobri este canal, uma verdadeira delícia para qualquer amante de literatura, e para os que não eram, acabam por se ir tornando, adquirindo aqui um imenso incentivo à leitura. A paixão e o entusiasmo contagiantes da Isa acabam por nos infectar a alma e terminar cada um dos seus vídeos com uma vontade imensa de começar a ler (ou reler) cada livro recomendado. Sou português, já li alguns livros do Saramago mas este ainda não, depois desta deliciosa resenha fiquei “em pulgas” para o começar a ler. Muito obrigado Isa por nos proporcionar conteúdo de tão boa qualidade e, quando partilhou connosco que o seu sonho era um dia escrever um livro… consigo perfeitamente imaginar que venha a tornar-se uma escritora fervorosa, a avaliar pela forma apaixonante como nos vai contando histórias em cada resenha que faz. Um abraço de um admirador que vai aguardar com expectativa cada novo vídeo seu. Muito obrigado e parabéns :)
Não li outra obra de Saramago ainda. Tenho muito para formar opinião... Mas este livro é mesmo uma Obra Prima! Grandes e amplos parágrafos, carregados de humanidade e significados. Pura poesia!
Toda vez que vejo vídeos seus desta estirpe, me acomete um par de ideias e palavras para demonstrar todo o sentimento de gratidão que me embebeda. Por fim, só consigo mesmo dizer: muito obrigado. Você é incrível.
Muito boa resenha do Memorial! Parabéns! Li o livro no meu segundo ano da Faculdade de Letras da UERJ, nos idos de 1997, em Literatura Portuguesa. É uma mistura de satisfação e saudosismo poder ouvir falar novamente de Baltazar e Blimunda, tanto tempo depois. Na época o livro era da biblioteca, mas recentemente uma amiga querida me trouxe um exemplar da Editora Porto, também com o título em manuscrito, mas a quarentena e os acasos nos impediram o encontro da entrega até hoje. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
P.s. Aqui em Portugal também é muito amado e glorificado "O Ano da Morte de Ricardo Reis" um romance que vale muito a pena. Quanto ao "Ensaio Sobre a Cegueira" vejo muitas parecenças com a realidade que estamos a viver. Recomendo os 2!
Li três romances deles. Ensaios (Cegueira / Lucidez) e Evangelho segundo J C. Sinceramente, "arriscar" em ler em ganhadores de Nobel não me decepcionou até agora.
Eu estou lendo este livro agora. É incrível como eu comecei resistente, desconfiada da leitura. É meu primeiro contato com Saramago. O primeiro livro dele que leio. E depois, eu me peguei de um jeito... Totalmente atrelada à leitura, não querendo soltar mais. Eu estou amando acompanhar as aventuras de Baltasar Sete-sois e Blimunda Sete-luas. Amo este casal. Shippo, hahahahahahaha. #aloka Este livro me lembra um pouco o tão incrível quanto Grande Sertão Veredas. E o casal me lembra o casal Septimus e Rezia de Mrs. Dalloway da Virgínia Woolf. Um casal esquecido e meio marginalizado tanto quanto Baltasar e Blimunda. Espero que o desfecho não me decepcione!
Tenho este livro há um tempão. Agora vou retira-lo da estante!! Boa resenha. Gostei muito dos comentários dos seguidores portugueses do canal. Obrigada a todos e todas.
Isa a forma como vc descreve os livros que lê faz toda a diferença! Quero ler todos hahahahaha! A contextualização histórica também foi formidável, adorei saber deste momento histórico inserido dentro do livro. Mais um selecionado para o meu carrinho da Amazon. MUITO obrigada!!!! :)
Sou suspeita para falar de Saramago porque ele é um de meus escritores preferidos da vida. Meu primeiro contato com ele foi com o magnífico O Ano da Morte de Ricardo Reis. O Memorial do Convento é emocionante, delicado e divertido, assim como As Intermitências da Morte e A Viagem do Elefante. Seu vídeo me deixou com saudades desses livros e com muita vontade de reler todos 😍 Obrigada, Isabela, por seu trabalho de divulgação literária. Sinto muito pelo encerramento de seu clube de leitura, mas acredito (precisamos acreditar) que quando isso tudo passar e mesmo com certo sacrifício, dias e oportunidades melhores virão para todos nós... Claro que nada mais será como antes, mas quem sabe pode ser pelo menos um pouco melhor? Beijos, fica com Deus 💗
Além de bonita, simpática, super inteligente e culta. Parabéns pelo canal adoro, já acompanho a algum tempo e acho sensacional. Saramago é sensacional deveria ser leitura obrigatória em todo o mundo.
Isa, você é uma inspiração não só como leitora, mas como pessoa! (E agora como booktuber também) ❤️ Assistir seus vídeos relaxa o coração e deixa o bolso vazio! Kkkkkkk te adoro!
Parabéns, Isa, pela resenha! Contextualização histórica perfeita, como sempre. Gosto muito dos seus vídeos. Isa, vi algumas pessoas comentando de uma "parte 2". Acabei de ler o livro agora e, acho que se vir a rolar a tal parte 2, também seria interessante comentar da intertextualidade com Os Lusíadas que aparece em alguns trechos do livro, já que o Saramago se utiliza de versos/personagens da Epopeia em alguns momentos do livro. Acho que esse essa referência tem algo de emblemático, já que o Saramago a usa de forma extremamente sarcástica, desconstruindo a ode à monarquia portuguesa que Os Lusíadas representa.
Já li "O Ano da Morte de Ricardo Reis", "Ensaio Sobre A Cegueira" e "Ensaio Sobre a Lucidez"... Todos muito bons... mas o "Ensaio Sobre a Cegueira" está noutro patamar...
@@henriqueoliveira7324 , os portugueses, hoje em dia lêem pouco. Pelo menos é a sensação com que eu fico. Há um romance esplêndido de Jorge de Sena, que inclusive chegou a estar exilado no Brasil mas que viveu também nos EUA, aliás onde veio a morrer. O romance é Sinais de Fogo.
Que ideia genial para as minhas aulas, Isa! O uso do Google Maps!! Cada dia aprendo mais com o seu canal! Podia ter falado das duas mãos direitas de Deus! Excelente essa parte, que demonstra a genialidade do Saramago! Muito obrigada!!
"Mas o éter não se compõe das almas dos mortos, compõe-se, sim, ouçam bem, das vontades dos vivos. [...] É portanto a vontade dos homens que segura as estrelas, é a vontade dos homens que Deus respira." ❤ Saramago foi cremado com um exemplar do Memorial do Convento. Grande, grande!
Acho que o livro que conquistou o coração da Pilar foi o Ano da Morte de Ricardo Reis, não o Memorial. A descrição da cidade de Lisboa, percorrida por Reis depois de regressado do Brasil, é o que a motivou a vir visitar a cidade e conhecer o autor em 86.
Sempre que posso assisto seus vídeos, você e uma pessoa cheia de vida, quem ama o conhecimento tem o espírito elevado e sublime, e você uma dessas pessoas que têm a visão focada nas coisas que engrandece o ser humano e dar um sentido transcende e mais significativo a vida.
¨Deixar que o tempo passe, que as coisas amadureçam. E, se tiver de ser , será , e se não tiver, de ser, não será, acabou. ( José Saramago) Preste atençao nas virgulas, bem legal. E bacana a coicidencia, sobre o momento que vivemos. Eu, pelo menos, acho hiper otimista frases assim, do que aquelas Pensar positivo, bla bla bla,. Essas me deprimem. Excelente analise que fizeste do Memorial do Convento. Deu vontade de ler de novo. Eduardo Galeano disseca a historia do ouro em sua tambem obra prima As veias aberas da America Latina. que è um espetaculo.. Parabens
Isa, como portuguesa, professora de história e grande fã deste livro, queria agradecer-lhe por ter feito um vídeo tão motivador, terno e esclarecedor. O Memorial do Convento marcou-me muito, não só pelas personagens inesquecíveis, mas também pelas recriações incríveis da época: desde a Lisboa pré-pombalina das touradas, dos mercados e autos de fé ao ar livre, às extraordinárias passagens das viagens de passarola, ao dom especial da Blimunda, ao trabalho árduo dos bois e dos homens a transportarem todas aquelas pedras para Mafra. É um livro que quero reler e que marca mais os portugueses porque ele é obrigatório para os alunos de 12o ano, e, embora traumatize muitos adolescentes, o que é certo é que serve como porta de entrada de Saramago para os verdadeiros leitores portugueses. Recomendo-lhe que o próximo Saramago a ler seja O Ano da Morte de Ricardo Reis (Saramago sobre Fernando Pessoa). Um beijinho e obrigada!
Catarina, fale-nos dos livros que os portugueses preferem da literatura portuguesa, se possível. Conheço pouco da literatura portuguesa. Se conhecer algum canal português, que também fale de livros assim como o da Isa, agradecerei.
@@henriqueoliveira7324 os portugueses, assim como os brasileiros, leem pouco e têm gostos muito diversos. Há uma tendência para gostarmos de livros mais fáceis de ler, mas com temáticas mais inusitadas. Os nossos autores contemporâneos portugueses vão muito nesse sentido. Destaco os mais conhecidos e prestigiados: Afonso Cruz, João Tordo, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares. Aqui em Portugal, os canais de booktube não tendem a privilegiar a literatura portuguesa, mas há alguns que sim. Não sei recomendar-lhe nenhum, até porque sigo mais o booktube brasileiro, e fico com a sensação que falam mais de autores portugueses do que nós. Se quiser mais dicas, entre em contacto com o meu instagram @maggie.book.club e eu dou uma ajuda!
Catarina Durão Machado olá, vou te procurar 🥰🤗
@@henriqueoliveira7324 não tem nem um pouco da Fama do Saramago mas tem um texto muito interessante baseado noutro momento complicado da Históra Portuguesa. Chama Felizmente há luar é um texto teatral de Luis Sttau Monteiro Acho que vai gostar.
@@clioo-di2cx também tem traumatizado os estudantes portugueses, eheh.
"Memorial do convento" é uma obra fabulosa! É um livro que junta tudo: informação histórica, uma história de amor maravilhosa, e um pouco de fantasia... Adoro! Nenhum livro completou tanto as minhas exigências enquanto leitora como este.
Parabéns pelo seu trabalho 👏👏👏
Como eu gostei de ouvir falar desse livro. Sou Portuguesa e vivo em Mafra junto do convento. Quando andava no ensino secundário (10° ao 12° ano de escola) José Saramago ganhou o Nobel e em sua homenagem, a escola onde eu andava (em Mafra) passou a chamar-se Escola Secundária José Saramago. Nessa altura, o livro Memorial do Convento era leitura OBRiGATÓRIA a nível nacional. Ou seja, TODOS os portugueses (porque nesse ano a escolaridade do 12° ano já era obrigatória) tiveram de ler o livro para a disciplina de Português. Daí a nossa grande paixão e orgulho pelo livro. Poucos devem ser os portugueses de várias gerações que não leram o livro. Mas confesso que os meus livros preferidos de Saramago são o Ensaio sobre a cegueira e As Intermitências da Morte.
Acho que hoje em dia se antes das crianças lerem o livro, vissem este seu vídeo e a paixão com que fala dele, iam ler com muito mais entusiasmado. Obrigada por este momento. Adorei ouvi-la falar do nosso Nobel, do nosso livro e da minha terra, Mafra, que a par de Lisboa e Porto merece muito ser visitada é conhecida. D. João V não fez só o Palácio Nacional de Mafra, ao lado tem um dos mais belos jardins nacionais, o Jardim do Cerco e tem também a Tapada Nacional de Mafra que pertence ao terreno do Palácio e era o sítio de caça do rei. Hoje as espécies são preservadas e não há caça. Pode-se passear por toda a Tapada e conviver de perto com os animais. Recomendo vivamente. Ah e a Basílica (igreja que fica dentro do Palácio é linda tal como mostrou no vídeo e foi onde casei ❤️).
Mais uma vez obrigada pelo vídeo e Parabéns.
Que lindo! Amo Mafra, e o responsável pelo meu amor é José. Eu nunca esquecerei esse romance. Blimunda e Baltazar anda no meu imaginário... É uma obra pra vida.
Estive em Portugal 2014. Amei! Pretendo retornar, para visitar outros lugares. Não fui a Mafra. Não constava do roteiro da agência de viagem.
Curiosamente também estudei no Liceu de Mafra e aí nasci, bem perto da Farmácia Simões do Paço que, aliás, foi meu professor de Físico-Química. O vídeo mostra o Largo D. João V, mas já não a célebre pastelaria com o mesmo nome, famosíssima pela sua notável confeitaria. Tão célebre como "A toca da raposa".
José Cunha O liceu ainda existe, mas agora com o nome de José Saramago. A farmácia Rolim do Dr Paços mudou muito recentemente de sítio. Mas continua a existir. O restaurante Toca da Raposa foi o sítio do almoço depois de ter sido baptizada na Basilica. A Pastelaria D. João V era o sítio que frequentava em miúda. Mas já fechou há mais de 30 anos. Esteve bastante tempo sem ser nada e depois abriu lá um Banco. Mafra está muito diferente, mas posso garantir que está diferente para melhor. ❤️
Juliana Campos victor é normal... mas estamos a cerca de 30 min de carro de Lisboa. Mafra é um dos principais “dormitórios” da grande Lisboa. As pessoas trabalham em Lisboa, mas arranjaram casas em Mafra porque a qualidade de vida aqui é bem melhor e como estamos tão perto, temos o melhor de 2 mundos. O acesso fácil e rápido a Lisboa para trabalhar e o viver na tranquilidade do campo de uma vila pequena que tem tudo e de óptima qualidade a preços justos. E como cereja no topo do bolo estamos a 10 minutos da Ericeira que fica na costa, onde temos imensas praias. Cidade-campo-praia. O melhor de 3 mundos. 😉 Não deixe de conhecer esta bela terra Mafra.
Olá Isa, como português que sou, deixe-me dizer-lhe que esta foi das resenhas mais bonitas e interessantes que escutei sobre uma obra impar de um escritor único que foi Saramago. Vivi muitos anos numa vila bem perto de Mafra e conheço cada recanto daquele palácio que contém, veja só, uma das mais bonitas bibliotecas do mundo, com uma coleção de livros de magia e ocultismo que escapou sempre às garras das inquisição. Só para ter uma noção, este palácio tem o conjunto de carrilhões maior do mundo, é uma obra de uma extravagância que só vendo. Saramago, neste livro descreve de forma impecável todo este periodo exuberante. É um dos livros da minha vida a par do Ano da Morte de Ricardo Reis do mesmo autor. Agradeço a forma absolutamente fantástica como abordou esta obra. Bem Haja!
Nossa! Que palavras lindas! Que maneira educada de reconhecer o trabalho alheio! Um cavalheiro. 😊🌸
@@chrissors6083 há que reconhecer o excelente trabalho de quem regularmente nos fornece tanto conhecimento e tanto mundo para descobrir. Nos dias em que vivemos, em que cada vez mais assistimos a um abandono da literatura em prol de outras distrações, é de louvar quem leva a cabo esta tarefa de manter viva uma das maiores heranças do Ser Humano...a literatura.
Sua paixão pela literatura, fortalece a nossa. Em nome de todos seus inscritos, muito obrigado!
Quanta falta nos faz a consciência moral e a escrita de Saramago. Viva a língua portuguesa! Viva os povos irmãos da comunidade lusófona, que, espalhados pelos continentes, continuam a fazer dessa bela língua neolatina um universo em constante expansão.
Eu adoro Memorial. Foi o primeiro dele que li, faz uns 15 anos. Depois eu li 12 livros dele seguidos. Também considero o melhor. Blimunda, para mim foi a melhor personagem feminina já criada. Uma das cenas de descrição de amor talvez seja a mais bem escrita de tão linda. Duas lágrimas caíram sobre a página quando li.
Eu, Braisleira, tive a SORTE e a DELICIA de estudar Saramago e Fernando Pessoa em Portugal!! Vim pra cá morar quando tinha 16 anos e estudei parte do Ensino médio aqui! Sou muito grata por toda essa chance (estudei Machado de Assis e outros grandes amores meus ainda no Brasil - combinação perfeita!) Do Saramago ainda só li "O ano da morte de Ricardo Reis" e achei sensacional. Já tenho em mãos o "memorial do convento" e planejo ler o quanto antes!
OBRIGADA! Seus vídeos são absurdamente incríveis e úteis ;)
SEU TRABALHO EM PROL DA CULTURA É SENSACIONAL
É isso aí guria!!! Vida que segue!!!! Pessoas como tu são fundamentais na divulgação da Cultura!!! Que a Força esteja contigo!!!! Saudações Gaúchas!!!!
Bem, conheci seu canal há poucos dias, o que me faz triste e feliz. Triste por só ter conhecido seu projeto agora e feliz por isso também. Antes tarde que nunca. Assisti seu vídeo sobre o encerramento do projeto das caixas e fui remetido pelo RUclips para logo este vídeo sobre um livro do Saramago. Fiquei muito tocado por sua fala. Vim de família pobre, sem livros em casa. Meu pai cortou cana na juventude, foi analfabeto e conseguiu se alfabetizar graças a uma professora e um dicionário doado por um padre. Daria um livro. Minha mãe parou de estudar na quarta série. Mesmo assim, investiram em meus estudos e acabei por me enveredar pelo Direito. Lá tive acesso à literatura de verdade, em um seminário de linguagem. Nunca mais fui o mesmo. Os livros tem esse poder de nos conectar ao mundo e mostrar o poder da significação, e de como casa um pode viver isso. Saramago foi parte disso na minha vida. Uma implosão de uma visão de mundo. Hoje, associo isso à sociologia, filosofia, direito e literatura. A literatura, a educação têm esse poder: mudança! Compartilho essas palavras para lhe dizer e desejar que não pare. Você pode e deve, certamente, estar mudando a vida de muitas pessoas. Isso é mais que uma expressão de empatia, é libertar o próximo. E... bem, creio que a liberdade é uma expressão de amor e respeito. Parabéns pela sua dedicação. Força!
Apenas para complementar, meu pai conseguiu se formar em direito, posteriormente muitos anos após terminar seu ensino médio, isso na década de 60. Minha mãe, após meu ingresso na faculdade e impacto dos estudos, decidiu retornar aos bancos de classe. Terminou o ensino fundamental e médio, conseguiu uma bolsa e cursou Farmácia, isso aos 39 anos. A educação destrói barreiras.
Em Portugal, é obrigatório ler esse livro no 11° ou no 12° ano, pois faz parte do plano de estudos e é uma das possíveis matérias que podem sair no exame nacional de Português (é quase a mesma coisa que o ENEM no Brasil). Por isso é que esse livro, aqui, é tão reconhecido. No entanto, eu não cheguei a ler porque na altura não tinha o gosto pela leitura e acabei apenas por ler resumos (como a maioria dos alunos em Portugal). Agora, que já ganhei o gosto pela leitura, comecei a ler Saramago e quero ler esse livro. Fico contente, e por isso mesmo dou os meus parabéns, por alguém, uma booktuber, falar acerca do Saramago e a despertar interesse pela leitura da língua portuguesa, independentemente se vem de Portugal, Brasil, Angola, etc. O que interessa é divulgar o idioma, independentemente do sotaque
Você Isabela é extraordinária fazendo resenha de qualquer livro pois você retrata com uma riqueza de detalhes que é impossível não querer lê o livro.
Creio q esse vídeo merece parte 2.
Vc foi brilhante! Ambientou tudo: época, espaço, história, relações de países! Excelente!
Porém, sinto q entrou muito pouco no livro em si, na história, na narrativa!
Eis por que penso q deveria haver uma "parte 2" com mais enfoque literário. Faltou analisar/resenhar a OBRA na sua essência.
Saramago está em um patamar acima de todos os outros. Meu escritor favorito!
Que bom ver que você está aqui, e que não desistiu, Isa! Fique tranquila, as coisas vão dar certo.
Como portuguesa, agradeço imenso um vídeo com uma interpretação tão bonita. Como é um livro obrigatório no ensino secundário, toda a gente o conhece, mas nem todos lhe dão o devido valor. Eu sou umas das pessoas que durante muito tempo também o via como um livro lido e que talvez não o voltasse a ler. Mas com este vídeo, mudei completamente de opinião. Foi tão bom recordar o Baltasar Sete-Sóis e a Blimunda Sete-Luas, e já quase me tinha esquecido da Passarola. Vou incluí-lo certamente nas minhas próximas leituras. Muito obrigada!
Heroína da cultura no Brasil!!!
Maravilhosa!!!! Absolutamente necessária! A Isa merecia um programa na tv aberta! É de um brilhantismo impressionante!!💃💅👏
Amo demais o Saramago. Memorial do Convento, em minha opinião, é a melhor obra dele e uma das maiores da literatura mundial.
Ps: meu amor por esse escritor é tanto, que dei o nome Saramago a meu gatinho 🥰
Isa,Muitos Parabéns pela resenha desse extraordinário'Memorial do Convento' eu sou orgulhosamente Portuguesa e fico muito feliz por ver uma Brasileira falar desta maneira tão apaixonada e que nos faz ficar cada vez mais próximos como povos irmãos.Portugal e Brasil.Obrigada.
Esse livro já está na minha lista! Estive em Ouro Preto no ano passado, a cidade respira história. Lembrei-me quando vc falou sobre o ciclo do ouro. Sabia que na época do declínio do ouro, o Brasil pagou um imposto pra Portugal, que ficou conhecido como o quinto? Esse imposto era considerado um inferno; por isso, a expressão "quinto dos infernos".
Permita-me dizer, mas não é correcto dizer-se que "o Brasil pagou um imposto a Portugal" porque o Brasil não existia como nação.
Se gosta de ler online, o Memorial do Convento e As Intermitências da Morte existem em pdf no GoogleDocs. Também existem vários audiolivros aqui no YT.
Foi o primeiro que li do Saramago,adorei e fiquei fã :) sou de Mafra e conheço cada canto desse convento, é lindo apesar de tudo...
Já que vc pediu, eu acrescento que Blimunda é a personagem mais íntegra que foi criada, embora Saramago tem mulheres lindas em sua história. E o amor deles dois está entre os mais puros belos, e Saramago mostra um amor na pobreza, nas escassez na luta cotidiana, e que se fortalece. Vc não comentou, mas Blimunda virou uma Opera por um Italiano também apaixonado por ela.
A construção da personagem Blimunda, incluindo a opção do nome, em muito se deve à então mulher de José Saramago, Isabel da Nóbrega, também escritora a quem dedicou a obra, vindo depois a retirar essa dedicatória em ulteriores edições. Uma história triste ... observador.pt/especiais/isabel-da-nobrega-do-musa-saramago-apagou-da-historia/
Que livro magnífico. Já o li duas vezes. Um livro de amor, sem dúvida. Do amor terreno pela posse, do amor carnal pelo corpo de quem amamos, vejamos a jocentude carnal do nosso par romântico Baltasar e Blimunda. O amor pemo saber é pelo sonho. Na figura do padre Bartolomeu. A saga de um povo que em nome do sonho de um Rei, vai sonhar também. Desconhecia a figura história a de Blimunda. Amei Blimunda. Sou Portuguesa e apaixonei-me por Saramago. Embora ele seja uma figura muito controversa no meio intelectual português. Foi com choque que muitos professores se viram obrigados a dar essa obra. Mas é de facto muito boa e eu aprecio as intervenções de Saramago com as suas prolepses. Adorei a passarola. E as vontades... É a vontade que move este corpo cárcere de uma alma. Leia se puder As Intermitências da Morte, de Saramago. É lindo o livro. Gostei muito do seu vídeo.
Isa, fiquei muito triste quando vi o vídeo sobre o fim do clube, pois pretendia participar assim que tivesse condições. Mas, por outro lado, fiquei muito feliz de ter conseguido correr lá e conseguir comprar pelo menos um para ficar de lembrança. Foi por pouco, porque assim que comprei, esgotou. Não podia perder a oportunidade, e que bom que pude aproveitar. Eu espero sinceramente que o clube volte as atividades em algum momento para eu poder aproveitar melhor. Continue sendo você, gosto muito do seu trabalho. 💖
Sou português e gostava de dizer que gosto muito dos seus vídeos e que adoro a maneira que você aborda os livros. Obrigado por ter feito um adolescente como eu ganhar motivação para ler!
Adorei o recurso do google street view para o vídeo!
Meu preferido, ao lado do Memorial do convento, é Intermitências da morte
Gosto muito do Memorial do Covento e acho uma obra extraordinária. Contudo, acho que a obra prima de Saramago é O Ano da Morte de Ricardo Reis.
Sou de Santos. Aqui uma parte da avenida da praia recebe seu nome. Ele também era conhecido como padre voador. Não conhecia esse livro. E diante de tua descrição sobre a obra fica difícil resistir em não comprar. 🤭 Excelente resenha. Parabéns.
Acabei de Ler o “Memorial do Convento” e resolvi vir aqui ver se havia algum vídeo seu sobre essa grande obra. Encontrei e, mesmo não devendo, visto que já conheço sua capacidade, me surpreendi com mais essa sua pérola, digna de uma obra tão genial! Muito obrigado!
Oi, Isa, continuo te acompanhando, já li Ensaio sobre a Cegueira, Caim, O evangelho segundo Jesus Cristo, A caverna, Todos os nomes, o homem duplicado, As intermitências da morte e a jangada de pedra. Meus preferidos: Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a cegueira, O homem duplicado e A caverna.
Este ainda não li. Ta na lista. Mas Saramago é mto bom, só li o Ensaio Sobre a Cegueira e o Evangelho Segundo Jesus Cristo são ótimos!!!
Excelente trabalho!!!
Embora silencioso sigo você muito encantado. Por você que se exprime de um modo maravilhoso que faz o ouvinte ficar preso no vídeo e interessado pelos livros. E pela divagação maravilhosa entre os livros que eu tanto amei e que devorei pela vida fora. Sou seu seguidor, subscrevi o canal e accionei o sininho. Vi vários vídeos. Como não vi todos toco num livro que se não leu recomendo seriamente pois o descobri no começo da idade adulta. A primeira abordagem parecia condenada ao fracasso. E eu que lia e lia, e devorava livros. Começava e poucas páginas depois cansava. Depois sem perceber como li de uma vez e depois disso tornou-se o livro que mais vezes reli, sempre com muito entusiasmo e crendo tratar-se de uma obra prima clássica. Falo de Germinal de Emile Zola. Se já tratou dessa obra, parabéns, seguramente vou encontrar sua análise, ela é sublime. Se não conhece, aconselho. Felicidades. remeto-me de novo ao silêncio. Você é demasiado encantadora para eu escrever seja o que for.
Ainda não li Germinal, mas sei de sua qualidade e importância. Está no meu radar.
Obrigada pelas atenciosas palavras.
Isa, virei sua fã...to maratonando!!!!! estou em transição entre o Kindle e o livro físico mas depois de ver seus vídeos, estou repensando os ebooks para os livros que eu gostar...e nos que vc indica, vou comprar fisicamente. Sua proposta de despertar a leitura nas pessoas tá dando certo comigo. Sempre gostei muito de ler mas com o cansaço no final do dia, acaba trocando minhas deliciosas horas de leitura pela tv e séries...voltei a ler com fervor graças as suas resenhas. Lamento muito o fim do seu círculo....mas tudo vai passar...dias melhores virão.
Gostei muito, do Saramago também, A Viagem do Elefante!!
Uma das passagens que me marcaram muito foi aquela onde o diabo espiã os trabalhadores carregando as pedras para a construção do convento... sensacional
Você é uma Gênia necessária!!!! Obrigada. Obs. Amando este livro.
Apesar de brasileiro e leitor fanático de Saramago consigero esse o livro mais lindo de todos. Seria até arriscado dizer mas acredito que é o livro mais lindo que já li e sou apaixonado demais.
Pousei em Lisboa, peguei a cotovia, fui para as bandas de Sesimbra, e até onde eu vi de portugal, é bem como está no video...um bocadinho de construção, um pedacinho de verde, um bocadinho de construção, um pedacinho de verde...do livro um bobo abestalhado em sua primeira viagem a europa.
Pra gente é comum ver a Isa no vídeo. Mas imagina alguém passar por perto, ver ela falando sozinha e achar que ela tá louca. E aliás, gostei MT dessa resenha. Vc parece que tá mais solta, livre, feliz ❤
Saramago tem se tornado uma grande paixão. Por enquanto só li intermitências da morte, caim e o homem duplicado. E a lista de desejos só aumenta!
Isa, teu jeito apaixonante de descrever cada detalhe das obras literárias só faz aumentar a minha lista de livros. Fico muito agradecida por essa resenha MARAVILHOSA!!
Saramago é um dos meus escritores favoritos, mas minha obra favorita é o Evangelho segundo Jesus Cristo.
Flávio Allman Adorei este livro. Reverberou em mim...
@@noemiadecarvalholima7694 Perfeito né?!
Verdade
Até o momento só li este do autor, mas quero ler tudo que este homem ja escreveu.
tbm
Leu os meus pensamentos!! Um beijinho de Portugal
De Saramago O Memorial do Convento e A Caverna são meus preferidos. Li o Memorial há anos, e agora, depois de sua ótima resenha, vou reler e tenho certeza que será uma experiência muito mais enriquecedora. Obrigada
Cada vídeo que vejo sobre José Saramago me dá mais vontade de ler.. alguém me dá um livro dele kkkkk
tem várias pessoas que fazem análises muito boas e úteis pra quem está estudando pra provas ou por outras razões, você entre elas. Mas você realmente demonstra paixão enquanto explica, é bonito de ouvir
Esse canal merecia 10 milhões de inscritos
Cheguei a pouco tempo no Canal e estou apaixonado! Vou acompanhar sempre! O cultivo do imaginário por meio dos clássicos é a melhor proposta que recebi pelo RUclips nos últimos anos. Tô dentro!
Memorial do Convento , uma das melhores obras que já li, é difícil de ler ? É , mas admirável...
O final desse livro é pura poesia....a passagem que mais me marcou e lembro até hoje. Obrigado por me lembrar desse maravilhoso livro que só não releio porque ainda quero terminar de ler toda a obra do Saramago antes de morrer
De fato ler Saramago é uma travessia. A sua resenha é motiva e esclarecedora. Grata
Isa. Indico a leitura do livro, do brasileiro Z. Rodrix, Diário de um construtor do templo. Estória de um fenício que vai para Israel trabalhar na construção do Templo de Yaweh, durante o reinado de Salomão. É uma trilogia, mas o livro 1 encerra-se nele mesmo, caso não queira continuar a leitura. Muito bem ambientada a estória e rico pela pesquisa histórica.
Incrível... uma pessoa tão jovem como você, e já consegue oferecer tanta sabedoria e conhecimento profundo adquiridos através de obras literárias....lindo de ver.... parabéns 🎊🎉🎈🍾
Estive em Portugal, mas infelizmente não conheci Mafra
Gostei muito deste livro. Depois de seus comentários deu vontade de reler.
Foi em boa hora que descobri este canal, uma verdadeira delícia para qualquer amante de literatura, e para os que não eram, acabam por se ir tornando, adquirindo aqui um imenso incentivo à leitura. A paixão e o entusiasmo contagiantes da Isa acabam por nos infectar a alma e terminar cada um dos seus vídeos com uma vontade imensa de começar a ler (ou reler) cada livro recomendado. Sou português, já li alguns livros do Saramago mas este ainda não, depois desta deliciosa resenha fiquei “em pulgas” para o começar a ler.
Muito obrigado Isa por nos proporcionar conteúdo de tão boa qualidade e, quando partilhou connosco que o seu sonho era um dia escrever um livro… consigo perfeitamente imaginar que venha a tornar-se uma escritora fervorosa, a avaliar pela forma apaixonante como nos vai contando histórias em cada resenha que faz. Um abraço de um admirador que vai aguardar com expectativa cada novo vídeo seu. Muito obrigado e parabéns :)
Tenho um exemplar lindo antigo com cheirinho de biblioteca vindo diretamente de Portugal
Presente de minha irmã 😍💖
Não li outra obra de Saramago ainda. Tenho muito para formar opinião... Mas este livro é mesmo uma Obra Prima! Grandes e amplos parágrafos, carregados de humanidade e significados. Pura poesia!
Toda vez que vejo vídeos seus desta estirpe, me acomete um par de ideias e palavras para demonstrar todo o sentimento de gratidão que me embebeda. Por fim, só consigo mesmo dizer: muito obrigado. Você é incrível.
Muito boa resenha do Memorial! Parabéns! Li o livro no meu segundo ano da Faculdade de Letras da UERJ, nos idos de 1997, em Literatura Portuguesa. É uma mistura de satisfação e saudosismo poder ouvir falar novamente de Baltazar e Blimunda, tanto tempo depois. Na época o livro era da biblioteca, mas recentemente uma amiga querida me trouxe um exemplar da Editora Porto, também com o título em manuscrito, mas a quarentena e os acasos nos impediram o encontro da entrega até hoje. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Precisamos cada vez mais dos clássicos, e cada vez mais uns dos outros. Obrigado Isa por continuar unindo tantas pessoas a grandes autores e ideias!
Obrigada. Você tem o melhor canal para resenhas, eu amoooo
O meu livro favorito. Tão tão bom!
Um beijinho grande de Portugal 🇵🇹
P.s. Aqui em Portugal também é muito amado e glorificado "O Ano da Morte de Ricardo Reis" um romance que vale muito a pena. Quanto ao "Ensaio Sobre a Cegueira" vejo muitas parecenças com a realidade que estamos a viver. Recomendo os 2!
Esse projeto vai prosseguir. Não bondade eterna nem mal que dure para sempre.
Lindo final, história triste "de um tempo" onde certas vidas valiam muito pouco.
Nossa já está na minha lista. Que aula de história. Obrigada por resgatar e trazer para nós estas obras incríveis.
Li três romances deles. Ensaios (Cegueira / Lucidez) e Evangelho segundo J C. Sinceramente, "arriscar" em ler em ganhadores de Nobel não me decepcionou até agora.
Essas suas resenhas me salvam da quarentena, real
Eu estou lendo este livro agora. É incrível como eu comecei resistente, desconfiada da leitura. É meu primeiro contato com Saramago. O primeiro livro dele que leio. E depois, eu me peguei de um jeito... Totalmente atrelada à leitura, não querendo soltar mais. Eu estou amando acompanhar as aventuras de Baltasar Sete-sois e Blimunda Sete-luas. Amo este casal. Shippo, hahahahahahaha. #aloka
Este livro me lembra um pouco o tão incrível quanto Grande Sertão Veredas. E o casal me lembra o casal Septimus e Rezia de Mrs. Dalloway da Virgínia Woolf. Um casal esquecido e meio marginalizado tanto quanto Baltasar e Blimunda. Espero que o desfecho não me decepcione!
Amo José Saramago ❤️
Excelente vídeo, Isa! Estou “viajando” para esse convento!
Essa mulher é perfeita. Que inteligência ♥️
Uma verdadeira aula de literatura!Maravilhosa😍
Vamos ler, Saramago é muito bom.
Tenho este livro há um tempão. Agora vou retira-lo da estante!! Boa resenha. Gostei muito dos comentários dos seguidores portugueses do canal. Obrigada a todos e todas.
Culta, tem cultura é inteligente. Meus mais sinceros parabéns pelo canal eo trabalho que você realiza em prol a cultura.
Como portuguesa que sou tenho que lhe agradecer Isa, por esse ótimo comentário da história que está presente no coração dos portugueses. ❤
Isa, eu adori demais suas resenhas e a forma como você contextualiza os livros que le.
Isa a forma como vc descreve os livros que lê faz toda a diferença! Quero ler todos hahahahaha! A contextualização histórica também foi formidável, adorei saber deste momento histórico inserido dentro do livro. Mais um selecionado para o meu carrinho da Amazon. MUITO obrigada!!!! :)
Sou suspeita para falar de Saramago porque ele é um de meus escritores preferidos da vida. Meu primeiro contato com ele foi com o magnífico O Ano da Morte de Ricardo Reis.
O Memorial do Convento é emocionante, delicado e divertido, assim como As Intermitências da Morte e A Viagem do Elefante.
Seu vídeo me deixou com saudades desses livros e com muita vontade de reler todos 😍
Obrigada, Isabela, por seu trabalho de divulgação literária. Sinto muito pelo encerramento de seu clube de leitura, mas acredito (precisamos acreditar) que quando isso tudo passar e mesmo com certo sacrifício, dias e oportunidades melhores virão para todos nós...
Claro que nada mais será como antes, mas quem sabe pode ser pelo menos um pouco melhor?
Beijos, fica com Deus 💗
O vídeo ficou show, Isa. E os comentários estão muito legais. Vale a pena seguir o seu canal. Parabéns pelo trabalho.
Além de bonita, simpática, super inteligente e culta. Parabéns pelo canal adoro, já acompanho a algum tempo e acho sensacional. Saramago é sensacional deveria ser leitura obrigatória em todo o mundo.
Esse José Saramago eu nunca fiz leitura de nenhuma obra dele, mais uma professora fez indicação desse autor.
Tomara que consiga voltar com o clube depois de tudo isso!! Agora que achei seu canal vou adorar participar 🥰
Amei você ter mostrado o convento no Google Maps
Eu tbm considero o Memorial a obra mais linda do meu José.
Isa, você é uma inspiração não só como leitora, mas como pessoa! (E agora como booktuber também) ❤️ Assistir seus vídeos relaxa o coração e deixa o bolso vazio! Kkkkkkk te adoro!
Precisamos fazer uma campanha pra o Clube do Livro ficar ativo.
Parabéns, Isa, pela resenha! Contextualização histórica perfeita, como sempre. Gosto muito dos seus vídeos.
Isa, vi algumas pessoas comentando de uma "parte 2". Acabei de ler o livro agora e, acho que se vir a rolar a tal parte 2, também seria interessante comentar da intertextualidade com Os Lusíadas que aparece em alguns trechos do livro, já que o Saramago se utiliza de versos/personagens da Epopeia em alguns momentos do livro.
Acho que esse essa referência tem algo de emblemático, já que o Saramago a usa de forma extremamente sarcástica, desconstruindo a ode à monarquia portuguesa que Os Lusíadas representa.
Eu, português, prefiro "O Ano da Morte de Ricardo Reis". É um livro extraordinário.
Eu, também portuguesa, tenho uma grande afeição por "As intermitências da morte".
@@anaritacontente8577 Me digam mais sobre os livros que os portugueses mais gostam da literatura portuguesa.
Vocês, que são portugueses, têm alguma recomendação de booktubers portugueses(as)?
Já li "O Ano da Morte de Ricardo Reis", "Ensaio Sobre A Cegueira" e "Ensaio Sobre a Lucidez"... Todos muito bons... mas o "Ensaio Sobre a Cegueira" está noutro patamar...
@@henriqueoliveira7324 , os portugueses, hoje em dia lêem pouco. Pelo menos é a sensação com que eu fico. Há um romance esplêndido de Jorge de Sena, que inclusive chegou a estar exilado no Brasil mas que viveu também nos EUA, aliás onde veio a morrer. O romance é Sinais de Fogo.
Que ideia genial para as minhas aulas, Isa! O uso do Google Maps!! Cada dia aprendo mais com o seu canal!
Podia ter falado das duas mãos direitas de Deus! Excelente essa parte, que demonstra a genialidade do Saramago!
Muito obrigada!!
Agora queremos ver resenha de A Muralha... Hehe🤗🥰🤭
"Mas o éter não se compõe das almas dos mortos, compõe-se, sim, ouçam bem, das vontades dos vivos. [...] É portanto a vontade dos homens que segura as estrelas, é a vontade dos homens que Deus respira." ❤ Saramago foi cremado com um exemplar do Memorial do Convento. Grande, grande!
Acho que o livro que conquistou o coração da Pilar foi o Ano da Morte de Ricardo Reis, não o Memorial. A descrição da cidade de Lisboa, percorrida por Reis depois de regressado do Brasil, é o que a motivou a vir visitar a cidade e conhecer o autor em 86.
Esse homem é um DEUS!
Sensacional! Estou estudando para ingressar na universidade e teu vídeo ajudou muito a entender a obra. Obrigado.
Sempre que posso assisto seus vídeos, você e uma pessoa cheia de vida, quem ama o conhecimento tem o espírito elevado e sublime, e você uma dessas pessoas que têm a visão focada nas coisas que engrandece o ser humano e dar um sentido transcende e mais significativo a vida.
¨Deixar que o tempo passe, que as coisas amadureçam. E, se tiver de ser , será , e se não tiver, de ser, não será, acabou. ( José Saramago) Preste atençao nas virgulas, bem legal. E bacana a coicidencia, sobre o momento que vivemos. Eu, pelo menos, acho hiper otimista frases assim, do que aquelas Pensar positivo, bla bla bla,. Essas me deprimem. Excelente analise que fizeste do Memorial do Convento. Deu vontade de ler de novo. Eduardo Galeano disseca a historia do ouro em sua tambem obra prima As veias aberas da America Latina. que è um espetaculo.. Parabens