Sou batizado catolico e admiro muito a forma de ensinar e aguçar a busca pelo conhecimento do Dr. Rodrigo Silva. Parabens! "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara"
Que fechamento!! Que sabedoria!! Que distinção e compaixão!! Bendito seja o Autor de todo conhecimento, sabedoria e ciência. Aquele que coordena a história e à prescreve dantes de seus acontecimentos. Honrado seja o Autor do crescimento intelectual, espiritual e emocional humano, Deus!
***** meu amigo; nos céus não terá separação para católicos ou protestantes, mas sim: Só os salvos herdarão a terra. Por favor comece hoje uma comunhão com Jesus, peça para ele entrar na sua vida, eis que cedo venho e comigo está o galardão para dar a cada um segundo as suas obras assim diz o senhor. Leia a historia do Cristianismo com carinho procure se informar melhor, vejo que você está cheio de ódio.
Oro a Deus continua abençoando o Pastor Rodrigo Silva e a Tv Novo Tempo a melhor TV do mundo. E abençoado. que Deus continue dando saúde sabedoria ao Pastor .obrigada continuamente.
TV NOVO TEMPO...MELHOR TV CRISTÃ DO BRASIL.....Nenhuma outra chega aos pés dessa TV...Parabéns!!!!!! Deus continue abençoando ao Pastor Rodrigo Silva....
Mas agradeço o comentário do amigo, e espero que possamos na graça de Jesus explanarmos nossos conhecimentos à respeito da nossa Salvação que é o Senhor Jesus Cristo. Sou católico e sou leigo, mas tenho estudado algumas particularidades bíblicas e tenho tentando com todos os q têm Jesus como Salvador, partilhar as maravilhas vindas dele.
Sugiro que leia sobre os Pais da Igreja tais como Santo Inácio de Antioquia, São Clemente de Roma, Policarpo de Esmirna, Irineu de Lyon, Clemente de Alexandria, Orígenes de Alexandria, Atanásio, entre tantos outros. Muitos destes foram discípulos dos Apóstolos, foram contemporâneos dos primeiros Cristãos, entrevistaram pessoas que conviveram com os Apóstolos. Por isso o que eles dizem é tão valioso. Leia sobre estes Pais da Igreja e veja o que muitos deles dizem sobre este tema.
Um vídeo muito bom onde o autor diz seus argumentos sem ofensas e ataques pessoais. Pode acontecer de alguém não acreditar, mas, o modo como foi exposto já traz esperança de que ainda é possível conversar civilizadamente sobre o assunto. Para os cristãos "revoltados" sugiro Colossenses 4:6: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um". Se não consegue falar sem baixaria já está errado.
incrvel ! absolutamente! fiquei maravilhado, n sou adventista mas assisto a novo tempo por causas de programas assim.vou assistir 10 vezes e converter para mp3 para ouvir enquanto faço cooper até memorizar. Que DEUS os abençoe.
Concordo com dr.Rodrigo; pois como estudante teólogo, eu já tinha identificado a sutil decisão do imperador Constantino, transformando o fracassado império romano, no império religioso: Igreja Católica Apostólica ROMANA... Deus o ilumine, dr.Rodrigo, com abençoadas aulas.
Embora eu nao seja adventista ,admiro o respeito pelo sabado ,ate porque embora alguns digam que esse mandamento foi abolido com a vnda de Cristo , o proprio Apocalipse,que ja faz parte do Novo Testamento,cita que no fim dos tempos ,irao mudar as leis ,e o decreto dominical ,vem de encontro a essa alteraçao nas leis de Deus ,dai a certeza que o respeito pelo sabado continua vigente Admiro o Rodrigo Silva por ser uma pessoa muito sensata e eloquente a respeito do assunto em que aborda !Deus abençoe a todos ,os que buscam entendimento !
Existem no mundo hoje mais de 10 mil religiões.Religiões é uma forma de "Tentar" se chegar á Deus, mas todas são falhas... De acordo com Efésios 4 só existe uma Fé, um só povo, um só Senhor e um Só batismo Observe: Uma só Fé = Crença no sacrifício do Senhor Jesus Um só povo = Pessoas que amam á Deus sobre tudo, o próximo como a si mesmo Um só Senhor = Jesus Cristo Um só batismo = Espírito Santo morando na pessoa A Única igreja verdadeira é Invisível e composta por essas pessoas.
Deus tem pessoas sinceras em todas as denominações e quando elas ouvirem a mensagem dos 3 anjos de Apocalipse elas hão de deixar os falsos ensinos que contradizem a Biblia e vão seguir o verdadeiro caminho - Jesus e Sua Palavra.
Obrigado por ter compartilhado este maravilhoso programa,eu gosto muito do Rodrigo e da forma como ele se expressa. Todos os programas dele sāo nota 10 ! Valeu ! Fiquem na santa paz !
Nossa fiquei impressionado como o povo discuti,. Irmaos respeitem uns aos outros. Vai chegar a hora em que Deus vai dizer: sai dela povo Meu. Temos que confiar, que todos que ainda não tiveram conhecimento, mas que tem o coraçao sincero, vao ouvir o chamando . Deus abençoe a todos .
O que realmente adianta é viver a palavra de Deus conforme ela nos é revelada pelo Espírito Santo, quando oramos a Ele e pedimos sabedoria e discernimento. Pois a verdade é só uma e é Cristo. E tudo que destoar daquilo que Ele nos orienta, mesmo na mais sutil das distorções, mesmo que com toda sinceridade do coração humano (que é enganoso), ao tomarmos ciência disso, ou se algo nos incomoda, oremos a Deus e peçamos que Ele limpe de nosso coração e mente qualquer erro ou engano.
Ninguém sozinho pode nada. Por isso é que existe uma tradição na medicina, na engenharia, nas artes, nas ciências em geral. O conhecimento é sempre transmitido de geração em geração. Não se pode prescindir dos ensinamentos anteriores, dos ensinamentos antigos. Isso vale também para os estudos bíblicos. É preciso se recorrer ao que foi ensinado desde o princípio. Se não fizermos isso, incorreremos em erro.
Excelentes explicações, desmistificando alguns pontos básicos que a ICAR tem distorcido desde sua fundação papal, que o Apostolo Pedro nunca foi papa de nenhuma igreja, até porque ele sempre se intitulou-se servo e Apostolo de Jesus Cristo! Apesar de Jesus ter dito para Pedro que sobre esta pedra edificarei a minha igreja, claro que Pedro fo um grande líder a ser admirado, porém nunca adorado, ou reconhecido como papado, porque só existem um Pai que está no céu!
Tanto é verdade, que existem muitas igrejas por aí que não fazem nenhum trabalho social, nenhuma caridade, e nem por isso perdem o direito de não pagarem imposto.
Esse vídeo sempre me ajuda a entender e lembrar como explicar a católico e a um Evangélico protestante a verdade que 90% é verdade mesmo sobre o papado. Já fui católica, já fui pencostal protestante também, mais essas pequenas coisinhas que eu achava não fazer sentido seguir sempre me martelavam. No catolicismo, não me sentia bem em ler a bíblia é ver lá que pedir algo a imagens Deus nao aprova e via que até festas tem para santos e diversos santos que eles mesmo os denominam santos. Depois disto, observava a repitacao nas rezas, sendo que Jesus mesmo dizia não usei de repitacao nas orações pois antes mesmo de pedirmos Deus já sabe o que precisamos pedir e do que precisamos, então porque tratar as rezas a Deus como se Deus não fosse me ouvir que pra isso tenho que ficar repetindo? Porque não tratar Deus como amigo e desabafar com ele o que preciso? No pentecostes protestante, não aceito o exagero em revelações óbvias e simples como: " tem alguém aqui que quer uma porta de bênçãos abertas" , aí o pessoal vai levantando as mãos nhe e e assim; quem não quer bênçãos de portas abertas na vida? Nunca concordei com isso. A outra coisa o exagero em dizer que tudo é do diabo 😈. Sendo que somos nós mesmos de na maioria da scezes causar problemas em nossas por nossas próprias decisões. E desrespeito com os católicos deles também, jamais concordei. Não acho correto dizer que as pessoas estão erradas em crer em algo, acredito que para mostrar a sua fé a outras pessoas começa pelo seu exemplo de vida e pessoa isso já separa na visão de outras pessoas com outras fés que você é diferente de forma boa e significativa. Seu contato com Deus precisar estar em dias, mais só o seu contato mesmo porque a salvação é individual, CONCERSE com Deus o considere sempre ele como seu melhor e único amigo, o espírito santo vem e te limpa e te consola e te ensina te capacita, e da sua parte terrena seja exemplo do bem começando no seu local de trabalho e em sua casa com sua família......
É interessante quando ele diz pra quem assiste investigar os fatos, pra não acreditar em tudo que todos falam, isso é uma posição de imparcialidade, somente quem quer saber a verdade vai buscá-la,,,,,,,,,,
Em Mateus 20:28, o próprio Cristo diz ter vindo para servir e não para ser servido. Portanto quem é o homem para se colocar no lugar de Deus se denominar "pai".
Olá Édna, fiquei feliz ao ver sua resposta, isso mostra que além de ser uma pessoa educada e de opinião bem definida, fiel a Deus e a seus princípios, voce também busca a verdade e não se deicha levar por qualquer onda. Sua atitude é muito positiva e de certa maneira lembra muito a mim... A questão não é atacar o catolicismo, mas sim apresentar algumas verdades que muitos desconhecem, inclusive voce irmã. Por favor não fique ofendida, veja o vídeo novamente com mais calma, analise e pesquise...
Verdade. Mas a intercessão é fruto da misericórdia de Deus e ela está presente em toda a Escritura. Tanto é que é comum nas Igrejas Cristãs as pessoas pedirem orações uns aos outros. Isso é intercessão, e a intercessão mostra nossa humildade, nosso amor, nossos desejos do bem...
Na obra “Retratações” que Sto Agostinho escreveu ao fim da vida não nega suas antigas afirmações de que Pedro é a Pedra, mas afirma que a Pedra era a fé de Pedro e que esta é uma questão em que o leitor deve decidir, portanto ele aceita o primado na própria obra. E pra finalizar indico a célebre frase de Sto Agostinho que desmorona qualquer tentativa que queira alegar que ele era contra o Primado… ROMA LOCUTA CAUSA FINITA EST.-“Roma falou, encerrada a questão(Sto Agostinho Sermão 131,10)
Simplesmente fico muito feliz por ter a oportunidade de assistir a um vídeo desse, que privilégio para mim,no qual meus pais não tiveram! aprendi muito! Deus abençoe cada vez mais o pastor Rodrigo Silva e esse canal!!!
sr. rodrigo silva sou evangelico e acomplanho seus videos a muito tempo e tem me dado muita abrangencia sobre a fé que professo sempre tive desconfiança sobre os adventistas como tembem tenho por muitos evangelicos mais até quem fim o senhor disse oque eu nunca ouvi um adventista falar ... que a fé de vcs não é a dominante...como já ouvi em minha cidade alguns adventistas falarem.. espero receber uma resposta do senhor pois tem a minha admiração
Andemos nos caminhos do Senhor, vivamos em oração, sejamos transformados por sua graça, rejeitemos tudo que o mundo nos presenteia e que está disfarçado de boa coisa. Tenhamos em mente uma coisa: aquilo que não nos aproxima de Deus, com certeza nos afasta dEle, sem excessão. Paz de Cristo!
Ola querido irmao em Genises 2.2e 3 " E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra , que fizera , DESCANCOU nesse dia de toda obra que tinha feito. E ABENCOOU Deus o dia sétimo e o SANTIFICOU, porque nele DESCANCOOU de toda obra que, como CRIADOR , fizera." MARANATHA!
Concordo plenamente com você, Rafael. Eu diria praticamente impossível interpretar o que o Márcio quer dizer porque ele faz uma bagunça de frases e pensamentos, um emaranhado onde ele próprio se perde.
***** Se Jesus sequer soubesse da existência de Paulo, porquê apareceria à Paulo no Caminho de Damasco?????? Como já sabia de sua conduta????? Por favor, saiba separar o que é doutrina Bíblica e o que é costume Judeu.. Não somos Judeus, temos outros costumes e os utilizamos desde que não contradiga doutrina bíblica... Um abraço
Isso mesmo. E os anjos estão vivos no céu. Você foi no ponto aí. Parabéns. No céu somos como os anjos. E os anjos são seres vivos. No livro do Apocalipse também lemos que os santos estão vivos no céu louvando a Deus e intercedendo pelas pessoas na terra.
"...Nessa questão temos que entrar na sabedoria Divina e entender a diferença entre a língua Hebraica e Aramaica com o Grego. Na língua Hebraica e Aramaica não há diferença de gênero masculino e feminino, portando todas as palavras podem ser usadas nos dois gêneros, sendo Cefas uma palavra tanto masculina quanto feminina..."
Por exemplo, quando vamos às lindas cidades históricas de Minas Gerais, vemos lindas igrejas barrocas preservadas. Isso é história, cultura, arte e encanta a todas as pessoas que têm sensibilidade artística e cultural. Nada disso está à venda. E lembrando a você: são patrimônio cultural da humanidade, quer queira você ou não.
Aqui a própria bíblia resolve: e disse-lhes: Está escrito: Minha casa é uma casa de oração (Is 56,7), mas vós fizestes dela um covil de ladrões (Jr 7,11)! Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? ” (Lucas 2:42-49)
Perguntas: Admitindo que, como o sr. Rodrigo Silva disse, Pedro não tenha tido toda essa supremacia sobre os demais, não é passível de aceitação que tenha havido uma sucessão de bispo em Roma, de Pedro até o atual Francisco, tendo sido mudada a condição hierárquica do bispo de Roma por Constantino? O sr. Rodrigo Silva nega a existência dos personagens que a Igreja aponta como sucessores de Pedro até a época de Constatino?
"...Já no Grego existe a diferença entre as palavras do gênero masculino e feminino e seria total falta de lógica usar uma palavra feminina PETRA para uma pessoa do sexo masculino, o que o autor fez foi adaptação do nome CEFAS que no Grego teria um sentido feminino para o gênero masculino Grego, e ficou com PETRO..."
Foi esclarecedor para mim , um ótimo forma de entender algumas coisas sobre a religião , e com certeza uma forma muito educada de falar sobre verdades que não são bem aceitas pela maioria .
A verdade vem sendo jogada por terra há muitas centenas de anos. Quem não estudou sobre a história da humanidade, mas começou a estudar a bíblia (que é a vontade de Deus para a salvação dos homens) e conhece o catecismo da igreja Católica verá algumas grande contradições, para não dizer blasfêmias mesmo. E se for estudar a história do mundo e a bíblia, verá o quanto esse poder religioso perseguiu os que não apreciavam algumas (várias) de sua doutrinas.
...grão de areia no meio de um montão de terra, já é algo que põe em jogo muita coisa, como a exclusividade da divindade de Cristo. E mesmo ''sem querer'' ou não querendo, abre sim uma porta enorme que pode culminar em uma atitude idólatra consciente ou não, intencionada ou não nas pessoas, e isso é algo que pode acontecer e que de acordo com Deus não é certo e não faz parte do relacionamento que Ele quer que a gente tenha com Ele.
Sei que a Igreja é a maior instituição caritativa do planeta porque pesquiso sobre isso e porque também pertenço a uma das maiores instituições de caridade da Igreja: a SSVP. De fato, dificilmente se publica a caridade que a Igreja faz. E tem de ser assim mesmo, pois caridade não deve se publicada, do contrário ela seria apenas assistencialismo que busca compensação política. O verdadeiro trabalho de caridade da Igreja está nos bastidores:
concordo em gênero e número com o comentário do pr.Rodrigo Silva.Não podemos fechar nossos olhos ante as verdades bíblicas, qualquer que se diz cristão examina primeiro a "palavra de Deus",como é conhecida a bíblia ,dentre outros nomes recebidos.A cegueira espiritual consiste em não examinar as "sagradas letras",pois através do examinar ou ler a palavra,chega-se ao pleno conhecimento da verdade.Seria maravilhoso ver outros homens trazendo esclarecimento ao povo sobre os ensinos do Mestre Jesus.
Amado, existe um ditado que diz: um texto sem contexto vira um pretexto. De maneira nenhuma quero ofendê-lo, mas não é correto pegar um versículo isolado da palavra, sem analisar o contexto bíblico em que ela está inserida qnd se desenvolve uma determinada doutrina e/ou teologia. Nós temos que atentar a tudo o que Deus diz através da Sua própria palavra, no que diz respeito a doutrinas formadas a partir dela, assim como os frutos de algo ou de alguém que se diz ter vindo da palavra.
Como leigo católico, farei apenas algumas ponderações, dado o pouco espaço. Paulo, para resolver a questão da necessidade ou não de circuncisão, Recorreu a Pedro, Tiago e João, tendo sido de Pedro a decisão dessa controversa questão, que a história nos mostra como sendo a primeira de todas (confira a partir do verso 07). Em atos, 1, a partir do versículo 15, vemos Pedro decidir e organizar a substituição do apóstolo Judas Iscariotes, reconhecendo seu ministério inclusive, questão de profunda teologia, embora pedro fosse rude, pois se tratava do apóstolo traidor. Aqui, dá-se início ao ministério petrino com um claríssimo auxílio do Espírito Santo. O essencial com relação à mudança de nome de Pedro não é fato em si da dessa mudança, os significados dos nomes alterados. Simão significa "caniço quebradiço", e Pedro (ou Cefas) significa "pedra". Em toda a Sagrada Escritura, a mudança de nome está relacionada a uma missão dada à pessoa. Considerando a liderança de Pedro na Igreja, obviamente não seria esse caso uma exceção. Também é fácil notar certa confusão, um tanto inocente até, ao procurar excluir o que claramente não se excluiu numa exegese racional. Pedro jamais foi "A Igreja", mas seu chefe, o mesmo se diga de seus sucessores. As chaves lhe serem dadas significa, justamente, que foram dadas à Igreja. O mesmo se diga com relação a Cristo ser a Pedra Angular da Igreja, isso não exclui de maneira alguma Pedro como a pedra sobre qual sua estrutura visível deve ser preservada, mesmo porque, a Igreja é o corpo místico de Cristo na Terra. A isso se referia Santo Agostinho. A propósito, Santo Agostinho não se inclui entre os pais da Igreja, essa expressão é utilizada para os sucessores imediatos dos apóstolos e Agostinho nasceu no início do século V. Imprecisão inaceitável a um estudioso.
Tiago presidia a Igreja em Jerusalém, que entendia o cristianismo como judaizante, concepção que foi a origem do problema da necessidade ou não de circuncisão dos cristãos não judeus, resolvida pelo Concílio de Jerusalém. O que se percebe no texto é a submissão, meio a contra-gosto, de Tiago à decisão de Pedro, que, ensinado pelo Espírito Santo no episódio de Cornélio, concorda com Paulo sobre a desnecessidade da circuncisão dos gentios.
Luis Fernando Costa a Igreja de Jerusalem era a Igreja sede da Fé Cristã da epoca, todas as igrejas eram ensinadas pela igreja de Jerusalem e seus respectivos Apostolos.com certeza Pedro tinha uma importancia forte na igreja,mas, ele não representavam liderança eclesiastica,superior a os outros, o proprio Apostolo Paulo no livro de Galatas comenta que teve de ir a jerusalem (sede da Fé cristã)para conversar com os apostolos dentre eles os "colunas" da igreja= "Tiago, Pedro e João",e depois a ultima palavra coube aos colunas a aceitarem paulo para conversão dos gentios e tiago,pedro e joão para os circuncisos., em Atos 15 a ultima palavra foi do apostolo Tiago, e todos os cristãos aceitaram sem pestanejar o "decreto" de Tiago (quando Pedro fala,a discursão ainda continuou sendo somente interrompida quando o lider Tiago falou,os cristãos da epoca reconhecendo sua liderança aceitaram seu decreto que não foi a contra-gosto do apostolo Tiago, em Atos 21 conseguimos também ver o mesmo sobre as leis de atos 15 e a liderança de tiago.), o historiador Hegessipus em seu fragmento da historia da igreja, comenta sobre a importancia do lider da igreja Tiago na igreja do primeiro seculo,elevando em uma grande posição. Pedro era um coluna da igreja, e ele apesar de ter iniciado a conversão dos incircuncisos a partir de cornelio em atos 10 ele foi encarregado pelo apostolo tiago a conversão dos circuncisos(ou seja, os judeus.)como se enconotra em galatas cap 2. e os pais da igreja do segundo seculo não afirmam que pedro unicamente construiu a igreja de roma,mas,ele junto com o apostolo paulo construiu a igreja de roma (apos evangelizar a igreja de corinto)ambos lideravam a igreja cristã de roma,e após eles, foi deixado o "primeiro bisbo de roma" a liderar a igreja, portanto nem pedro nem paulo foram bispos de roma,eles lideraram por que ainda estavam evangelizando os primeiros cristãos da epoca, mas, apos a evangelização eles escolheram um bispo para liderar a igreja de roma o bispo Lino "o verdadeiro primeiro bispo de roma"o qual os catolicos costumam entitulá-lo como "segundo bispo" o que não procede entre os pais da igreja. irmão e sobre o "pai da igreja" Augustinho, ele foi considerado o maior de todos os pais da igreja católicos,os proprios catolicos da epoca consideravam que todos os escritos dos pais da igreja anteriores a Augustinho poderiam ser descartados,exceto o de Augustinho,portanto Augustinho não pode ser considerado inferios a os demais,e ele mesmo nunca considerou Pedro como a "rocha" pela qual a igreja seria construida,mas, ele protegeu que a Rocha é "Cristo"
Lucas Henrique os primeiros bispos de roma como o bispo Lino e Clemente jamais consideram ser os "papas" da igreja Cristã,pois nem existia o conceito de "papa" naquela epoca,e eles não tentaram tomar para sí um poder superior as demais igrejas, somente no final do segundo seculo foi que o bispo Vitor 1 tentou tomar autoridade, e foi mal-visto pelas demais igrejas cristãs de sua epoca,por tentar tomar maior poder e autoridade para sí e para sua igreja em detrimento das demais.
Lucas Henrique Tiago só fez ratificar o que Pedro havia dito. Aliás, o próprio Espírito Santo preparou Pedro no episódio de Cornélio e da visão das carnes impuras que o apóstolo deveria comer, a mando do Senhor Jesus (atos 10). Tiago, ao contrário, foi o mais reticente. A sé apostólica de Roma tornou-se a capital da cristandade em razão do martírio do apóstolo Pedro. Evidente que Pedro não exerceu todo o seu ministério em Roma. Ele morreu em roma, daí a importância dessa sede. Mas o papado é possível de ser extraído da própria escritura sagrada, basta um pouco de isenção de ânimo: Pedro, por exemplo, foi o primeiro a se levantar em pentecostes e testemunhar a ressurreição de Jesus, também foi aquele que organizou a substituição do apóstolo judas para completar os doze, exercendo, aqui, um claro governo na Igreja ali nascente. A primazia, por assim dizer, de Pedro e, depois dele, dos bispos de Roma também é atestada por Santo Irineu de Lyon, que em seu adversus Haereses traça a linha sucessória de Pedro até a segunda metade do século II. A presidência da sé de Roma também é atestada nas cartas de Santo Inácio de Antioquia, que viveu ainda no primeiro século. Aliás, o Papado não é um ministério de poder, mas de serviço :). Quanto a classificar Santo Agostinho de um dos pais da Igreja, não há contraposição possível. A teologia católica assim não o considera, isso é um fato. Os pais da Igreja são os sucessores imediatos dos apóstolos. Trata-se de uma questão de linguagem teológica (técnica, por assim dizer). Não se nega a importância de Santo Agostinho, reconhecida também fora da Igreja Católica, apenas estranho - e muito - que um historiador desconheça que, qualquer que seja a concepção possível do que seja a Igreja de Cristo, é impossível considerar Santo Agostinho um pai da Igreja, a qual já existia há cerca de quatro séculos antes de sua conversão. Paz e bem!
Há que considerar ainda ( 2 Corintios 3: 6) " ele nos fez capazes de sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espirito; porque A LETRA MATA, MAS O ESPIRITO VIVICA." Nossa, são tantos as fundamentações no qual fala que Jesus aboliu toda a lei qndo morreu que escreveria muito se tornado em redundância. Então meu caro, Jesus veio sim cumprir a lei, e cumpriu como ninguém, mas qndo morreu o véu se rasgou de alto a baixo, e nessa hora toda a lei foi abolida pela graça. (continua)
Diante de tais afirmações fica difícil acreditar que Santo Agostinho negou o Primado de Pedro.O Santo ainda diz:“Uma vez que devemos considerar a sucessão dos bispos, com maior razão, mais verdadeiramente e com maior segurança nós enumeramos os bispos de Roma a partir do próprio Pedro, a quem, como que representando a toda a Igreja, o Senhor disse: ?Sobre esta Pedra construirei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela? (Letters 53:1:2 [A.D. 412]).
Santo Agostinho não só cria no primado como afirmava que as “chaves do Reino” foram transmitidas não só a Pedro, mas a toda a Igreja através da sucessão apostólica. Isso fica explícito no Comentário ao Evangelho do III domingo da Páscoa feito pelo Santo Bispo de Hipona quando este combatia as heresias dos Montanistas e Novacianos que negavam o poder da Igreja de conceder o perdão dos pecados, segundo eles este poder era pessoal e teria desaparecido com a morte de Pedro.
Uma saída seria a rejeição em massa destes pilantras que viram políticos da noite para o dia. Entretanto, a mídia alienante a serviço das elites e dos poderes vigentes no país vendem a idéia de que votar é bom, de que votar é direito do cidadão, que é votando que se muda um país. No Brasil já está mais do que provado que votando se perpetua o mesmo estado de coisas vigente há décadas. Portanto, a saída seria a rejeição em massa dos políticos através do voto nulo.
Tanto é verdade que o próprio São Pedro menciona sua presença em Roma através de uma figura metáfora. Em I Pedro, 5:15, lemos "...Saúda-vos a igreja que está em Babilônia..." Este foi um pseudônimo usado por São Pedro para se referir a Roma, capital do Império Romano. Realmente São Pedro estava em Roma. Naquela época Roma era chamada de Babilônia entre os Cristãos perseguidos.
...com o que Deus quer para o nosso relacionamento com Ele. Porém, no que diz respeito a igreja católica apostólica romana, há tanto uma instituição como uma pessoa e uma tradição histórica que nos permite centralizar e responsabilizar todo e qualquer erro doutrinário que não condiz com o que a Palavra de Deus diz. E muitos erros doutrinários até hoje persistem, abrindo portas para que as pessoas não tenham um relacionamento real e verdadeiro com Deus, através e exclusivamente do Filho D’Ele...
E não faço isso por meus próprios conhecimentos, mas sim porque me embaso nos ensinamentos da Igreja, na Tradição Apostólica, nas informações que nos foram transmitidas de geração em geração desde o início da Igreja. É fundamentado nos Pais da Igreja, nos doutores da Igreja é que mesmo como leigo Católico derrubo as falácias e conjecturas dos protestantes.
O verdadeiro católico,deve aceitar a doutrina da igreja de Cristo,caso não está fora da doutrina e com isso fica fácil cair na tentação da auto doutrina,auto evangelização;daí nasce um novo Pastor uma nova denominação com interpretações divergentes. Abraços meu irmão em Cristo,
Caro Professor Rodrigo, gostaria de lhe parabenizar pelo vídeo. Já acompanho seu trabalho à um bom tempo e devo dizer que é sempre de excelente qualidade. Muito embora seja Judeu e haja muitos pontos que discordo na teologia Sistemática, mas acredito que temos sempre muito a aprender uns com os outros, como verdade seja dita, tenho aprendido muito com você que é Adventista, gostaria portanto de lhe recomendar um livro bem interessante de autoria de Jeovah Mendes, cujo título é "30 PAPAS QUE ENVERGONHARAM A HUMANIDADE" , pela Editora IMPRECE do Ceará. Muita Shalom !!!!!
O que acontece é que, muitas vezes, as traduções bíblicas não exprimem exatamente o que se deu na língua original, neste caso hebraico/aramaico. E infelizmente quanto mais o tempo passa mais distorções se tem das Escrituras , em tantas versões bíblicas que circulam por aí. Outra coisa: para nós, Católicos, as Escrituras são nossa fonte de fé. Entretanto, além das Escrituras, também temos a tradição Apostólica que caminha na linha do tempo.
Mas como disse, a alienação do povo não permite que isso aconteça. A rejeição em massa dos políticos não anularia uma eleição, mas teriam repercussões sem precedentes na história política deste país. E daí poderiam surgir mudanças concretas.
O que você não, quer entender é que todo conhecimento, em qualquer área do conhecimento humano, nas ciências em geral, é transmitido de geração em geração. Observe sua própria área, o direito, que também tem uma tradição que é transmitida de geração em geração. O mesmo acontece com a medicina, a engenharia, as ciências em geral. Não se pode desprezar a tradição, os ensinamentos que são transmitidos de geração em geração.
E também esta: "...E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras..." Apocalipse, 20:12. E ainda..."Vinde benditos de meu Pai, pois tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, estava nu e me vestistes..." Entre tantas outras...
A questão de (Mt 16: 19) " te darei as chaves do reino do céus(...) é outra figura de linguagem, se vc observar o finado Pedrão foi o primeiro a pregar. ENTÃO ELE ABRIU A PORTA DO REINO DE DEUS. Todavia o maior apostolo foi Paulo. E fica uma pergunta. Em atos e Romanos, fala sobre a estádia de Paulo em Roma, ONDE FICOU PRESO, pois muito bem. Onde estaria o suposto papa de Roma que nunca visitou o amigo na prisão? Há alguma fundamentação sobre o assunto? NEM UMA.
Devemos dar hora e gloria somente a Jesus, o maior erro dos homens é ter como base de fé as instituição religiosa, Jesus tem que ser nossa rocha ELE não erra, não engana não é falso, Deus procura verdadeiro adoradores que adore em espirito em verdade, enquanto alguns preferem ficar defendendo instituições com seus templos luxuosos ostentando suas riquesas eu prefiro ficar com Jesus.
O exemplo de Filipe só serve para comprovar que a livre interpretação é proibida, conforme Pedro ensina. Observe que o Eunuco tentava ler, especulando, tentando interpretar e entender o que lia, mas não entendia. Coube a Filipe, com sua autoridade apostólica, interpretar a passagem em Isaías. Portanto, sua leitura é válida desde que seja leitura orante. Esta realmente é indicada para todos.
São Mateus 7:21, 22 e 23 que diz assim: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade." Qual é o pensamento central deste texto?
E como disse antes, muitas pessoas que alegam que a Igreja deveria vender seus bens e doá-los aos pobres, não fazem nada em favor dos pobres. Isso lembra Judas, quando também criticou que o perfume usado para ungir os pés de Jesus deveria ser vendido para dar o dinheiro aos pobres. Não é que a cena se repete através das gerações?
Sou batizado catolico e admiro muito a forma de ensinar e aguçar a busca pelo conhecimento do Dr. Rodrigo Silva.
Parabens!
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara"
Que fechamento!!
Que sabedoria!!
Que distinção e compaixão!!
Bendito seja o Autor de todo conhecimento, sabedoria e ciência. Aquele que coordena a história e à prescreve dantes de seus acontecimentos. Honrado seja o Autor do crescimento intelectual, espiritual e emocional humano, Deus!
Adorei o cenário do programa, quanto ao apresentador, é 10, boa dicção, boa pronuncia, bem disciplinado, elegante, bom apresentador.
***** meu amigo; nos céus não terá separação para católicos ou protestantes, mas sim: Só os salvos herdarão a terra. Por favor comece hoje uma comunhão com Jesus, peça para ele entrar na sua vida, eis que cedo venho e comigo está o galardão para dar a cada um segundo as suas obras assim diz o senhor. Leia a historia do Cristianismo com carinho procure se informar melhor, vejo que você está cheio de ódio.
Oro a Deus continua abençoando o Pastor Rodrigo Silva e a Tv Novo Tempo a melhor TV do mundo. E abençoado. que Deus continue dando saúde sabedoria ao Pastor .obrigada continuamente.
TV NOVO TEMPO...MELHOR TV CRISTÃ DO BRASIL.....Nenhuma outra chega aos pés dessa TV...Parabéns!!!!!! Deus continue abençoando ao Pastor Rodrigo Silva....
Mas agradeço o comentário do amigo, e espero que possamos na graça de Jesus explanarmos nossos conhecimentos à respeito da nossa Salvação que é o Senhor Jesus Cristo. Sou católico e sou leigo, mas tenho estudado algumas particularidades bíblicas e tenho tentando com todos os q têm Jesus como Salvador, partilhar as maravilhas vindas dele.
Lembrando que não tenho religião, mas tenho uma profunda admiração por esse pastor porque ele tem uma sabedoria divina.
Sugiro que leia sobre os Pais da Igreja tais como Santo Inácio de Antioquia, São Clemente de Roma, Policarpo de Esmirna, Irineu de Lyon, Clemente de Alexandria, Orígenes de Alexandria, Atanásio, entre tantos outros. Muitos destes foram discípulos dos Apóstolos, foram contemporâneos dos primeiros Cristãos, entrevistaram pessoas que conviveram com os Apóstolos. Por isso o que eles dizem é tão valioso. Leia sobre estes Pais da Igreja e veja o que muitos deles dizem sobre este tema.
Um vídeo muito bom onde o autor diz seus argumentos sem ofensas e ataques pessoais. Pode acontecer de alguém não acreditar, mas, o modo como foi exposto já traz esperança de que ainda é possível conversar civilizadamente sobre o assunto. Para os cristãos "revoltados" sugiro Colossenses 4:6: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um". Se não consegue falar sem baixaria já está errado.
Fenomenal! Um aula de teologia bíblica, histórica e sistemática!
incrvel ! absolutamente! fiquei maravilhado, n sou adventista mas assisto a novo tempo por causas de programas assim.vou assistir 10 vezes e converter para mp3 para ouvir enquanto faço cooper até memorizar. Que DEUS os abençoe.
Concordo com dr.Rodrigo; pois como estudante teólogo, eu já tinha identificado a sutil decisão do imperador Constantino, transformando o fracassado império romano, no império religioso: Igreja Católica Apostólica ROMANA... Deus o ilumine, dr.Rodrigo, com abençoadas aulas.
A pedra é Cristo. E sobre esta pedra edificarei a minha igreja. O significado é Crer no filho de Deus, esse é o início da edificação. A pedra angular
O Pastor é uma bênção.muito gratificante.
Deus sempre iluminou seu povo e mapeou seu caminhos por meio de Homens inspirados e envolvidos do Divino Espirito Santo e tu irmão Rodrigo Silva o és!
Embora eu nao seja adventista ,admiro o respeito pelo sabado ,ate porque embora alguns digam que esse mandamento foi abolido com a vnda de Cristo , o proprio Apocalipse,que ja faz parte do Novo Testamento,cita que no fim dos tempos ,irao mudar as leis ,e o decreto dominical ,vem de encontro a essa alteraçao nas leis de Deus ,dai a certeza que o respeito pelo sabado continua vigente
Admiro o Rodrigo Silva por ser uma pessoa muito sensata e eloquente a respeito do assunto em que aborda !Deus abençoe a todos ,os que buscam entendimento !
Obrigada pastor! Muito bom
Existem no mundo hoje mais de 10 mil religiões.Religiões é uma forma de "Tentar" se chegar á Deus, mas todas são falhas...
De acordo com Efésios 4 só existe uma Fé, um só povo, um só Senhor e um Só batismo
Observe: Uma só Fé = Crença no sacrifício do Senhor Jesus
Um só povo = Pessoas que amam á Deus sobre tudo, o próximo como a si mesmo
Um só Senhor = Jesus Cristo
Um só batismo = Espírito Santo morando na pessoa
A Única igreja verdadeira é Invisível e composta por essas pessoas.
Muito obrigado por esse maravilhoso vídeo. Deus abençoe a todos.
Deus tem pessoas sinceras em todas as denominações e quando elas ouvirem a mensagem dos 3 anjos de Apocalipse elas hão de deixar os falsos ensinos que contradizem a Biblia e vão seguir o verdadeiro caminho - Jesus e Sua Palavra.
Obrigado por ter compartilhado este maravilhoso programa,eu gosto muito do Rodrigo e da forma como ele se expressa.
Todos os programas dele sāo nota 10 !
Valeu ! Fiquem na santa paz !
Nossa fiquei impressionado como o povo discuti,. Irmaos respeitem uns aos outros. Vai chegar a hora em que Deus vai dizer: sai dela povo Meu. Temos que confiar, que todos que ainda não tiveram conhecimento, mas que tem o coraçao sincero, vao ouvir o chamando . Deus abençoe a todos .
CADA VEZ MAIS CONSCIENTE E SEGURO SOBRE MINHA FÉ. SOU CATÓLICO !
O que realmente adianta é viver a palavra de Deus conforme ela nos é revelada pelo Espírito Santo, quando oramos a Ele e pedimos sabedoria e discernimento. Pois a verdade é só uma e é Cristo. E tudo que destoar daquilo que Ele nos orienta, mesmo na mais sutil das distorções, mesmo que com toda sinceridade do coração humano (que é enganoso), ao tomarmos ciência disso, ou se algo nos incomoda, oremos a Deus e peçamos que Ele limpe de nosso coração e mente qualquer erro ou engano.
Ninguém sozinho pode nada. Por isso é que existe uma tradição na medicina, na engenharia, nas artes, nas ciências em geral. O conhecimento é sempre transmitido de geração em geração. Não se pode prescindir dos ensinamentos anteriores, dos ensinamentos antigos. Isso vale também para os estudos bíblicos. É preciso se recorrer ao que foi ensinado desde o princípio. Se não fizermos isso, incorreremos em erro.
O problema justamente é esse: Não compreender direito o que às pessoas querem dizer ou afirmar. E isso causa muitos problemas...
Gostaria de saber como a Bíblia chegou até nós e como os livros inspirados foram discernidos no decorrer dos tempos?
Em breve teremos um programa especial sobre a Bíblia, continue nos acompanhando!
Excelentes explicações, desmistificando alguns pontos básicos que a ICAR tem distorcido desde sua fundação papal, que o Apostolo Pedro nunca foi papa de nenhuma igreja, até porque ele sempre se intitulou-se servo e Apostolo de Jesus Cristo! Apesar de Jesus ter dito para Pedro que sobre esta pedra edificarei a minha igreja, claro que Pedro fo um grande líder a ser admirado, porém nunca adorado, ou reconhecido como papado, porque só existem um Pai que está no céu!
Você é muito inteligente Rodrigo, parabéns!
Nossa... simplesmente maravilhoso, parabéns e que Deus seja com todos nos.
Eu assistia quando era criança... Cá estou eu, com 18 anos, assistindo para adquirir conhecimento bíblico.
Nossa 11 anos atras o Rodrigo ja era um grande instrumento de transformação
Tanto é verdade, que existem muitas igrejas por aí que não fazem nenhum trabalho social, nenhuma caridade, e nem por isso perdem o direito de não pagarem imposto.
Esse vídeo sempre me ajuda a entender e lembrar como explicar a católico e a um Evangélico protestante a verdade que 90% é verdade mesmo sobre o papado. Já fui católica, já fui pencostal protestante também, mais essas pequenas coisinhas que eu achava não fazer sentido seguir sempre me martelavam. No catolicismo, não me sentia bem em ler a bíblia é ver lá que pedir algo a imagens Deus nao aprova e via que até festas tem para santos e diversos santos que eles mesmo os denominam santos. Depois disto, observava a repitacao nas rezas, sendo que Jesus mesmo dizia não usei de repitacao nas orações pois antes mesmo de pedirmos Deus já sabe o que precisamos pedir e do que precisamos, então porque tratar as rezas a Deus como se Deus não fosse me ouvir que pra isso tenho que ficar repetindo?
Porque não tratar Deus como amigo e desabafar com ele o que preciso?
No pentecostes protestante, não aceito o exagero em revelações óbvias e simples como: " tem alguém aqui que quer uma porta de bênçãos abertas" , aí o pessoal vai levantando as mãos nhe e e assim; quem não quer bênçãos de portas abertas na vida?
Nunca concordei com isso.
A outra coisa o exagero em dizer que tudo é do diabo 😈.
Sendo que somos nós mesmos de na maioria da scezes causar problemas em nossas por nossas próprias decisões.
E desrespeito com os católicos deles também, jamais concordei. Não acho correto dizer que as pessoas estão erradas em crer em algo, acredito que para mostrar a sua fé a outras pessoas começa pelo seu exemplo de vida e pessoa isso já separa na visão de outras pessoas com outras fés que você é diferente de forma boa e significativa. Seu contato com Deus precisar estar em dias, mais só o seu contato mesmo porque a salvação é individual, CONCERSE com Deus o considere sempre ele como seu melhor e único amigo, o espírito santo vem e te limpa e te consola e te ensina te capacita, e da sua parte terrena seja exemplo do bem começando no seu local de trabalho e em sua casa com sua família......
É interessante quando ele diz pra quem assiste investigar os fatos, pra não acreditar em tudo que todos falam, isso é uma posição de imparcialidade, somente quem quer saber a verdade vai buscá-la,,,,,,,,,,
Em Mateus 20:28, o próprio Cristo diz ter vindo para servir e não para ser servido. Portanto quem é o homem para se colocar no lugar de Deus se denominar "pai".
Olá Édna, fiquei feliz ao ver sua resposta, isso mostra que além de ser uma pessoa educada e de opinião bem definida, fiel a Deus e a seus princípios, voce também busca a verdade e não se deicha levar por qualquer onda. Sua atitude é muito positiva e de certa maneira lembra muito a mim... A questão não é atacar o catolicismo, mas sim apresentar algumas verdades que muitos desconhecem, inclusive voce irmã. Por favor não fique ofendida, veja o vídeo novamente com mais calma, analise e pesquise...
Verdade. Mas a intercessão é fruto da misericórdia de Deus e ela está presente em toda a Escritura. Tanto é que é comum nas Igrejas Cristãs as pessoas pedirem orações uns aos outros. Isso é intercessão, e a intercessão mostra nossa humildade, nosso amor, nossos desejos do bem...
Na obra “Retratações” que Sto Agostinho escreveu ao fim da vida não nega suas antigas afirmações de que Pedro é a Pedra, mas afirma que a Pedra era a fé de Pedro e que esta é uma questão em que o leitor deve decidir, portanto ele aceita o primado na própria obra. E pra finalizar indico a célebre frase de Sto Agostinho que desmorona qualquer tentativa que queira alegar que ele era contra o Primado…
ROMA LOCUTA CAUSA FINITA EST.-“Roma falou, encerrada a questão(Sto Agostinho Sermão 131,10)
Simplesmente fico muito feliz por ter a oportunidade de assistir a um vídeo desse, que privilégio para mim,no qual meus pais não tiveram! aprendi muito! Deus abençoe cada vez mais o pastor Rodrigo Silva e esse canal!!!
❤❤❤
sr. rodrigo silva sou evangelico e acomplanho seus videos a muito tempo e tem me dado muita abrangencia sobre a fé que professo sempre tive desconfiança sobre os adventistas como tembem tenho por muitos evangelicos mais até quem fim o senhor disse oque eu nunca ouvi um adventista falar ... que a fé de vcs não é a dominante...como já ouvi em minha cidade alguns adventistas falarem.. espero receber uma resposta do senhor pois tem a minha admiração
Sou Católico Apostólico Romano, batizado e crismado uma única vez pelo espírito santo de DEUS, sou original e minha fé é imutável.
Rodrigo, você é sensacional!
Andemos nos caminhos do Senhor, vivamos em oração, sejamos transformados por sua graça, rejeitemos tudo que o mundo nos presenteia e que está disfarçado de boa coisa.
Tenhamos em mente uma coisa: aquilo que não nos aproxima de Deus, com certeza nos afasta dEle, sem excessão.
Paz de Cristo!
muito bom aprendi muitas coisas importantes
Ola querido irmao em Genises 2.2e 3
" E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra , que fizera , DESCANCOU nesse dia de toda obra que tinha feito. E ABENCOOU Deus o dia sétimo e o SANTIFICOU, porque nele DESCANCOOU de toda obra que, como CRIADOR , fizera."
MARANATHA!
Concordo plenamente com você, Rafael.
Eu diria praticamente impossível interpretar o que o Márcio quer dizer porque ele faz uma bagunça de frases e pensamentos, um emaranhado onde ele próprio se perde.
Meu irmão, obrigado por essas palavras...sou católico e pelo pouco que vi, vc só me confirmou, biblicamente o PAPADO DE PEDRO! Muito obrigado mesmo!!!
Pelo pouco que tu vê, vive no muito enganado.
*****
Se Jesus sequer soubesse da existência de Paulo, porquê apareceria à Paulo no Caminho de Damasco?????? Como já sabia de sua conduta????? Por favor, saiba separar o que é doutrina Bíblica e o que é costume Judeu.. Não somos Judeus, temos outros costumes e os utilizamos desde que não contradiga doutrina bíblica... Um abraço
Isso mesmo. E os anjos estão vivos no céu. Você foi no ponto aí. Parabéns. No céu somos como os anjos. E os anjos são seres vivos. No livro do Apocalipse também lemos que os santos estão vivos no céu louvando a Deus e intercedendo pelas pessoas na terra.
Parabens Pelo Programa Deus abençoe
"...Nessa questão temos que entrar na sabedoria Divina e entender a diferença entre a língua Hebraica e Aramaica com o Grego.
Na língua Hebraica e Aramaica não há diferença de gênero masculino e feminino, portando todas as palavras podem ser usadas nos dois gêneros, sendo Cefas uma palavra tanto masculina quanto feminina..."
Por exemplo, quando vamos às lindas cidades históricas de Minas Gerais, vemos lindas igrejas barrocas preservadas. Isso é história, cultura, arte e encanta a todas as pessoas que têm sensibilidade artística e cultural. Nada disso está à venda. E lembrando a você: são patrimônio cultural da humanidade, quer queira você ou não.
Aqui a própria bíblia resolve: e disse-lhes: Está escrito: Minha casa é uma casa de oração (Is 56,7), mas vós fizestes dela um covil de ladrões (Jr 7,11)!
Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? ”
(Lucas 2:42-49)
Perguntas: Admitindo que, como o sr. Rodrigo Silva disse, Pedro não tenha tido toda essa supremacia sobre os demais, não é passível de aceitação que tenha havido uma sucessão de bispo em Roma, de Pedro até o atual Francisco, tendo sido mudada a condição hierárquica do bispo de Roma por Constantino? O sr. Rodrigo Silva nega a existência dos personagens que a Igreja aponta como sucessores de Pedro até a época de Constatino?
"...Já no Grego existe a diferença entre as palavras do gênero masculino e feminino e seria total falta de lógica usar uma palavra feminina PETRA para uma pessoa do sexo masculino, o que o autor fez foi adaptação do nome CEFAS que no Grego teria um sentido feminino para o gênero masculino Grego, e ficou com PETRO..."
Concordo plenamente!
Foi esclarecedor para mim , um ótimo forma de entender algumas coisas sobre a religião , e com certeza uma forma muito educada de falar sobre verdades que não são bem aceitas pela maioria .
A verdade vem sendo jogada por terra há muitas centenas de anos. Quem não estudou sobre a história da humanidade, mas começou a estudar a bíblia (que é a vontade de Deus para a salvação dos homens) e conhece o catecismo da igreja Católica verá algumas grande contradições, para não dizer blasfêmias mesmo. E se for estudar a história do mundo e a bíblia, verá o quanto esse poder religioso perseguiu os que não apreciavam algumas (várias) de sua doutrinas.
Jesus esqueceu de avisar isso aos discípulos: "e no sábado repousaram, conforme o mandamento." Lucas 23:56
Olá pessoal, esse pastor é realmente do divino" os comentários dele é nota { 10 } ------
sensacional!!!!!!!!!!!
...grão de areia no meio de um montão de terra, já é algo que põe em jogo muita coisa, como a exclusividade da divindade de Cristo. E mesmo ''sem querer'' ou não querendo, abre sim uma porta enorme que pode culminar em uma atitude idólatra consciente ou não, intencionada ou não nas pessoas, e isso é algo que pode acontecer e que de acordo com Deus não é certo e não faz parte do relacionamento que Ele quer que a gente tenha com Ele.
Não estou aqui para ataca-lo, devemos nos amar.
Sei que a Igreja é a maior instituição caritativa do planeta porque pesquiso sobre isso e porque também pertenço a uma das maiores instituições de caridade da Igreja: a SSVP. De fato, dificilmente se publica a caridade que a Igreja faz. E tem de ser assim mesmo, pois caridade não deve se publicada, do contrário ela seria apenas assistencialismo que busca compensação política. O verdadeiro trabalho de caridade da Igreja está nos bastidores:
A verdade esta disponível a todos, basta busca-la,
Deus revela todas as mais lindas e belas verdades a todos os que realmente desejam encontra-la.
concordo em gênero e número com o comentário do pr.Rodrigo Silva.Não podemos fechar nossos olhos ante as verdades bíblicas, qualquer que se diz cristão examina primeiro a "palavra de Deus",como é conhecida a bíblia ,dentre outros nomes recebidos.A cegueira espiritual consiste em não examinar as "sagradas letras",pois através do examinar ou ler a palavra,chega-se ao pleno conhecimento da verdade.Seria maravilhoso ver outros homens trazendo esclarecimento ao povo sobre os ensinos do Mestre Jesus.
AMEI TODOS OS VÍDEOS DO RODRIGO SILVA
P-e-r-f-e-i-t-o ❤❤
Amado, existe um ditado que diz: um texto sem contexto vira um pretexto. De maneira nenhuma quero ofendê-lo, mas não é correto pegar um versículo isolado da palavra, sem analisar o contexto bíblico em que ela está inserida qnd se desenvolve uma determinada doutrina e/ou teologia. Nós temos que atentar a tudo o que Deus diz através da Sua própria palavra, no que diz respeito a doutrinas formadas a partir dela, assim como os frutos de algo ou de alguém que se diz ter vindo da palavra.
Muito bom.
Doutor Rodrigo Silva, esse foi o melhor video que ja vi. Parabens!!!!
Como leigo católico, farei apenas algumas ponderações, dado o pouco espaço.
Paulo, para resolver a questão da necessidade ou não de circuncisão, Recorreu a Pedro, Tiago e João, tendo sido de Pedro a decisão dessa controversa questão, que a história nos mostra como sendo a primeira de todas (confira a partir do verso 07).
Em atos, 1, a partir do versículo 15, vemos Pedro decidir e organizar a substituição do apóstolo Judas Iscariotes, reconhecendo seu ministério inclusive, questão de profunda teologia, embora pedro fosse rude, pois se tratava do apóstolo traidor. Aqui, dá-se início ao ministério petrino com um claríssimo auxílio do Espírito Santo.
O essencial com relação à mudança de nome de Pedro não é fato em si da dessa mudança, os significados dos nomes alterados. Simão significa "caniço quebradiço", e Pedro (ou Cefas) significa "pedra". Em toda a Sagrada Escritura, a mudança de nome está relacionada a uma missão dada à pessoa. Considerando a liderança de Pedro na Igreja, obviamente não seria esse caso uma exceção.
Também é fácil notar certa confusão, um tanto inocente até, ao procurar excluir o que claramente não se excluiu numa exegese racional. Pedro jamais foi "A Igreja", mas seu chefe, o mesmo se diga de seus sucessores. As chaves lhe serem dadas significa, justamente, que foram dadas à Igreja. O mesmo se diga com relação a Cristo ser a Pedra Angular da Igreja, isso não exclui de maneira alguma Pedro como a pedra sobre qual sua estrutura visível deve ser preservada, mesmo porque, a Igreja é o corpo místico de Cristo na Terra. A isso se referia Santo Agostinho.
A propósito, Santo Agostinho não se inclui entre os pais da Igreja, essa expressão é utilizada para os sucessores imediatos dos apóstolos e Agostinho nasceu no início do século V. Imprecisão inaceitável a um estudioso.
a partir do verso 13 percebemos que quem presidia era Tiago e não Pedro.
Tiago presidia a Igreja em Jerusalém, que entendia o cristianismo como judaizante, concepção que foi a origem do problema da necessidade ou não de circuncisão dos cristãos não judeus, resolvida pelo Concílio de Jerusalém.
O que se percebe no texto é a submissão, meio a contra-gosto, de Tiago à decisão de Pedro, que, ensinado pelo Espírito Santo no episódio de Cornélio, concorda com Paulo sobre a desnecessidade da circuncisão dos gentios.
Luis Fernando Costa
a Igreja de Jerusalem era a Igreja sede da Fé Cristã da epoca, todas as igrejas eram ensinadas pela igreja de Jerusalem e seus respectivos Apostolos.com certeza Pedro tinha uma importancia forte na igreja,mas, ele não representavam liderança eclesiastica,superior a os outros, o proprio Apostolo Paulo no livro de Galatas comenta que teve de ir a jerusalem (sede da Fé cristã)para conversar com os apostolos dentre eles os "colunas" da igreja= "Tiago, Pedro e João",e depois a ultima palavra coube aos colunas a aceitarem paulo para conversão dos gentios e tiago,pedro e joão para os circuncisos., em Atos 15 a ultima palavra foi do apostolo Tiago, e todos os cristãos aceitaram sem pestanejar o "decreto" de Tiago (quando Pedro fala,a discursão ainda continuou sendo somente interrompida quando o lider Tiago falou,os cristãos da epoca reconhecendo sua liderança aceitaram seu decreto que não foi a contra-gosto do apostolo Tiago, em Atos 21 conseguimos também ver o mesmo sobre as leis de atos 15 e a liderança de tiago.), o historiador Hegessipus em seu fragmento da historia da igreja, comenta sobre a importancia do lider da igreja Tiago na igreja do primeiro seculo,elevando em uma grande posição. Pedro era um coluna da igreja, e ele apesar de ter iniciado a conversão dos incircuncisos a partir de cornelio em atos 10 ele foi encarregado pelo apostolo tiago a conversão dos circuncisos(ou seja, os judeus.)como se enconotra em galatas cap 2. e os pais da igreja do segundo seculo não afirmam que pedro unicamente construiu a igreja de roma,mas,ele junto com o apostolo paulo construiu a igreja de roma (apos evangelizar a igreja de corinto)ambos lideravam a igreja cristã de roma,e após eles, foi deixado o "primeiro bisbo de roma" a liderar a igreja, portanto nem pedro nem paulo foram bispos de roma,eles lideraram por que ainda estavam evangelizando os primeiros cristãos da epoca, mas, apos a evangelização eles escolheram um bispo para liderar a igreja de roma o bispo Lino "o verdadeiro primeiro bispo de roma"o qual os catolicos costumam entitulá-lo como "segundo bispo" o que não procede entre os pais da igreja. irmão e sobre o "pai da igreja" Augustinho, ele foi considerado o maior de todos os pais da igreja católicos,os proprios catolicos da epoca consideravam que todos os escritos dos pais da igreja anteriores a Augustinho poderiam ser descartados,exceto o de Augustinho,portanto Augustinho não pode ser considerado inferios a os demais,e ele mesmo nunca considerou Pedro como a "rocha" pela qual a igreja seria construida,mas, ele protegeu que a Rocha é "Cristo"
Lucas Henrique
os primeiros bispos de roma como o bispo Lino e Clemente jamais consideram ser os "papas" da igreja Cristã,pois nem existia o conceito de "papa" naquela epoca,e eles não tentaram tomar para sí um poder superior as demais igrejas, somente no final do segundo seculo foi que o bispo Vitor 1 tentou tomar autoridade, e foi mal-visto pelas demais igrejas cristãs de sua epoca,por tentar tomar maior poder e autoridade para sí e para sua igreja em detrimento das demais.
Lucas Henrique Tiago só fez ratificar o que Pedro havia dito. Aliás, o próprio Espírito Santo preparou Pedro no episódio de Cornélio e da visão das carnes impuras que o apóstolo deveria comer, a mando do Senhor Jesus (atos 10). Tiago, ao contrário, foi o mais reticente.
A sé apostólica de Roma tornou-se a capital da cristandade em razão do martírio do apóstolo Pedro. Evidente que Pedro não exerceu todo o seu ministério em Roma. Ele morreu em roma, daí a importância dessa sede.
Mas o papado é possível de ser extraído da própria escritura sagrada, basta um pouco de isenção de ânimo: Pedro, por exemplo, foi o primeiro a se levantar em pentecostes e testemunhar a ressurreição de Jesus, também foi aquele que organizou a substituição do apóstolo judas para completar os doze, exercendo, aqui, um claro governo na Igreja ali nascente. A primazia, por assim dizer, de Pedro e, depois dele, dos bispos de Roma também é atestada por Santo Irineu de Lyon, que em seu adversus Haereses traça a linha sucessória de Pedro até a segunda metade do século II. A presidência da sé de Roma também é atestada nas cartas de Santo Inácio de Antioquia, que viveu ainda no primeiro século.
Aliás, o Papado não é um ministério de poder, mas de serviço :).
Quanto a classificar Santo Agostinho de um dos pais da Igreja, não há contraposição possível. A teologia católica assim não o considera, isso é um fato. Os pais da Igreja são os sucessores imediatos dos apóstolos. Trata-se de uma questão de linguagem teológica (técnica, por assim dizer). Não se nega a importância de Santo Agostinho, reconhecida também fora da Igreja Católica, apenas estranho - e muito - que um historiador desconheça que, qualquer que seja a concepção possível do que seja a Igreja de Cristo, é impossível considerar Santo Agostinho um pai da Igreja, a qual já existia há cerca de quatro séculos antes de sua conversão.
Paz e bem!
Há que considerar ainda ( 2 Corintios 3: 6) " ele nos fez capazes de sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espirito; porque A LETRA MATA, MAS O ESPIRITO VIVICA." Nossa, são tantos as fundamentações no qual fala que Jesus aboliu toda a lei qndo morreu que escreveria muito se tornado em redundância. Então meu caro, Jesus veio sim cumprir a lei, e cumpriu como ninguém, mas qndo morreu o véu se rasgou de alto a baixo, e nessa hora toda a lei foi abolida pela graça. (continua)
Diante de tais afirmações fica difícil acreditar que Santo Agostinho negou o Primado de Pedro.O Santo ainda diz:“Uma vez que devemos considerar a sucessão dos bispos, com maior razão, mais verdadeiramente e com maior segurança nós enumeramos os bispos de Roma a partir do próprio Pedro, a quem, como que representando a toda a Igreja, o Senhor disse: ?Sobre esta Pedra construirei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela? (Letters 53:1:2 [A.D. 412]).
Muito bom Deus seja Louvado. Revelações maravilhosas
Santo Agostinho não só cria no primado como afirmava que as “chaves do Reino” foram transmitidas não só a Pedro, mas a toda a Igreja através da sucessão apostólica. Isso fica explícito no Comentário ao Evangelho do III domingo da Páscoa feito pelo Santo Bispo de Hipona quando este combatia as heresias dos Montanistas e Novacianos que negavam o poder da Igreja de conceder o perdão dos pecados, segundo eles este poder era pessoal e teria desaparecido com a morte de Pedro.
Muito bom, a novo tempo esta de parabens.
Gostei muito. É um ótimo vídeo.
Uma saída seria a rejeição em massa destes pilantras que viram políticos da noite para o dia. Entretanto, a mídia alienante a serviço das elites e dos poderes vigentes no país vendem a idéia de que votar é bom, de que votar é direito do cidadão, que é votando que se muda um país. No Brasil já está mais do que provado que votando se perpetua o mesmo estado de coisas vigente há décadas. Portanto, a saída seria a rejeição em massa dos políticos através do voto nulo.
Parabéns, muito bom, Deus seja com você......
Tanto é verdade que o próprio São Pedro menciona sua presença em Roma através de uma figura metáfora. Em I Pedro, 5:15, lemos "...Saúda-vos a igreja que está em Babilônia..." Este foi um pseudônimo usado por São Pedro para se referir a Roma, capital do Império Romano. Realmente São Pedro estava em Roma. Naquela época Roma era chamada de Babilônia entre os Cristãos perseguidos.
...com o que Deus quer para o nosso relacionamento com Ele.
Porém, no que diz respeito a igreja católica apostólica romana, há tanto uma instituição como uma pessoa e uma tradição histórica que nos permite centralizar e responsabilizar todo e qualquer erro doutrinário que não condiz com o que a Palavra de Deus diz. E muitos erros doutrinários até hoje persistem, abrindo portas para que as pessoas não tenham um relacionamento real e verdadeiro com Deus, através e exclusivamente do Filho D’Ele...
E não faço isso por meus próprios conhecimentos, mas sim porque me embaso nos ensinamentos da Igreja, na Tradição Apostólica, nas informações que nos foram transmitidas de geração em geração desde o início da Igreja. É fundamentado nos Pais da Igreja, nos doutores da Igreja é que mesmo como leigo Católico derrubo as falácias e conjecturas dos protestantes.
O verdadeiro católico,deve aceitar a doutrina da igreja de Cristo,caso não está fora da doutrina e com isso fica fácil cair na tentação da auto doutrina,auto evangelização;daí nasce um novo Pastor uma nova denominação com interpretações divergentes.
Abraços meu irmão em Cristo,
Caro Professor Rodrigo, gostaria de lhe parabenizar pelo vídeo. Já acompanho seu trabalho à um bom tempo e devo dizer que é sempre de excelente qualidade. Muito embora seja Judeu e haja muitos pontos que discordo na teologia Sistemática, mas acredito que temos sempre muito a aprender uns com os outros, como verdade seja dita, tenho aprendido muito com você que é Adventista, gostaria portanto de lhe recomendar um livro bem interessante de autoria de Jeovah Mendes, cujo título é "30 PAPAS QUE ENVERGONHARAM A HUMANIDADE" , pela Editora IMPRECE do Ceará.
Muita Shalom !!!!!
O que acontece é que, muitas vezes, as traduções bíblicas não exprimem exatamente o que se deu na língua original, neste caso hebraico/aramaico. E infelizmente quanto mais o tempo passa mais distorções se tem das Escrituras , em tantas versões bíblicas que circulam por aí. Outra coisa: para nós, Católicos, as Escrituras são nossa fonte de fé. Entretanto, além das Escrituras, também temos a tradição Apostólica que caminha na linha do tempo.
muito bom esse programa ...........
Mas como disse, a alienação do povo não permite que isso aconteça. A rejeição em massa dos políticos não anularia uma eleição, mas teriam repercussões sem precedentes na história política deste país. E daí poderiam surgir mudanças concretas.
PALAVRA DE VIDA....!
Muiiito Bom!!
Muito bom!
O que você não, quer entender é que todo conhecimento, em qualquer área do conhecimento humano, nas ciências em geral, é transmitido de geração em geração. Observe sua própria área, o direito, que também tem uma tradição que é transmitida de geração em geração. O mesmo acontece com a medicina, a engenharia, as ciências em geral. Não se pode desprezar a tradição, os ensinamentos que são transmitidos de geração em geração.
E também esta: "...E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras..." Apocalipse, 20:12. E ainda..."Vinde benditos de meu Pai, pois tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, estava nu e me vestistes..." Entre tantas outras...
A questão de (Mt 16: 19) " te darei as chaves do reino do céus(...) é outra figura de linguagem, se vc observar o finado Pedrão foi o primeiro a pregar. ENTÃO ELE ABRIU A PORTA DO REINO DE DEUS. Todavia o maior apostolo foi Paulo. E fica uma pergunta. Em atos e Romanos, fala sobre a estádia de Paulo em Roma, ONDE FICOU PRESO, pois muito bem. Onde estaria o suposto papa de Roma que nunca visitou o amigo na prisão? Há alguma fundamentação sobre o assunto? NEM UMA.
Devemos dar hora e gloria somente a Jesus, o maior erro dos homens é ter como base de fé as instituição religiosa, Jesus tem que ser nossa rocha ELE não erra, não engana não é falso, Deus procura verdadeiro adoradores que adore em espirito em verdade, enquanto alguns preferem ficar defendendo instituições com seus templos luxuosos ostentando suas riquesas eu prefiro ficar com Jesus.
O exemplo de Filipe só serve para comprovar que a livre interpretação é proibida, conforme Pedro ensina. Observe que o Eunuco tentava ler, especulando, tentando interpretar e entender o que lia, mas não entendia. Coube a Filipe, com sua autoridade apostólica, interpretar a passagem em Isaías. Portanto, sua leitura é válida desde que seja leitura orante. Esta realmente é indicada para todos.
São Mateus 7:21, 22 e 23 que diz assim: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade." Qual é o pensamento central deste texto?
E como disse antes, muitas pessoas que alegam que a Igreja deveria vender seus bens e doá-los aos pobres, não fazem nada em favor dos pobres. Isso lembra Judas, quando também criticou que o perfume usado para ungir os pés de Jesus deveria ser vendido para dar o dinheiro aos pobres. Não é que a cena se repete através das gerações?
Doutor Rodrigo Silva, esse video foi o melhor que eu ja vi em toda minha vida!!!!!!