Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: ruclips.net/p/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/cgrer8dr995o
O Vanderson amou esse conteúdo. ❤❤❤❤ Pede que continue trazendo mais conteúdos como esse. Disse que vai por em prática. Ele finaliza com uma palavra: - Gratidão!
@@joers1964 O Paulo diz que as pessoas acharam que ele estranho, mas ele não ligou muito para opinião dos outros e te recomendou que se faça de louco e continue a nadar (na terceira pessoa!) rsrs
Sabe, isso ajuda muito em uma briga de relacionamento. Se vc olhar de dentro vai ter muita emoção. Se olhar de fora, vai ser simples ver a razão. Não usar sempre, mas quando tiver emoções demais a ponto de atrapalhar seus pensamentos, tenta ver a situação de fora, como se fosse uma pessoa assistindo a briga. Chega a ser engraçado como se resolve fácil.
Não conhecia o nome da técnica, mas ao visitar o Japão em 2008, percebi que os fiscais de acesso aos vagões do metrô faziam movimentos com as mãos e gestos corporais, mesmo quando não havia ninguém por perto. Conversei sobre isso com minha guia e ela disse que era normal não só ele, mas como muitos trabalhadores japoneses fazerem isso como forma de repassar as tarefas e atividades vindouras. E mais: eles também falavam em voz alta, "conversavam sozinhos", tais instruções (coisa que só percebi depois). Ela continuou explicando que é uma forma de "trazer ao consciente" treinamentos que eles faziam no automático. Desde então pratico esse hábito e ele é muito bom pra organizar mentalmente pensamentos e raciocínio.
Algumas empresas japonas aplicam técnicas semelhantes a está aqui no Brasil, o nome é Oshi Oshi, o propósito e repassar todas as tarefas e cuidados mentalmente para evitar erros e acidentes, já participei de dois treinamentos de segurança do trabalho em empresas japonesas aqui no Brasil que tinham estes princípios uma delas era a Toyota e a outra uma empresa de trator que não recordo o nome agora.
Meu Deus do céu! Isso é o que se faz em hospícios ! Como pode ser uma boa prática ? Uma pessoa normal faz isso (repassar as tarefas e atividades vindouras) dentro de si mesmas, sem gestos ou falas em voz alta. Imagine um policial apontando a arma para todo mundo ou atirando no meio da rua. Ou um médico simulando ter um bisturi nas mãos. É loucura total !
@@reginafarias É uma forma de nos autorregularmos. Nos primeiros anos da infância, quando a criança está aprendendo a linguagem, ela é capaz de falar frases simples, mas ainda não é capaz de pensar (de dizer frases na sua mente estando em silêncio), por esse motivo, a criança usa a própria falar como uma maneira de se autorregular e tomar decisões. Mais tarde esse comportamento vai se tornando mais raro a medida em que ela se torna capaz de interiorizar a própria fala. Não é transtorno falar sozinho, inclusive, é benéfico para te ajudar a pensar melhor alguns aspectos. Aliás, "falar sozinho" sequer existe, você está sempre falando com você.
@@reginafariasRegima, um pouco de conceitos básicos de psicologia podem te ajudar. Basta pensar que no hospício que comanda os que falam alto é o inconsciente, porque trata-se de pessoas que sofrem do quadro de psicose (o que se conhece popularmente por “louco”); já essas técnicas são comandadas pelo consciente, o córtex pré-frontal do cérebro, dotado de lógica, e só resultam após ensinadas e exercitadas com orientação inicial. A gente não pode confundir as coisas.
É como estabelecer um diálogo interno e separar o eu de um observador interno que permanece em silêncio,avaliando, refletindo, usando parcimônia, ética e crítica. E desta forma orientando o eu a tomar decisões.
A Fernanda está com medo do que irá enxergar, ao escrever seus pensamentos dessa forma. Mas ela irá fazer o experimento, pois lhe parece muito interessante, já que a mesma sempre disse que gostaria de poder tê-la como amiga na vida.
Desde sempre eu sempre pensei em mim mesmo na terceira pessoa. Realmente é uma linhagem no qual a gente consegue ter mais uma clareza lógica de uma situação, mas isso com o tempo fez com que eu me sentisse muito afastado de mim mesmo e dos meus próprios sentimentos. Faço 4 anos de terapia para lidar com diversas coisas incluindo isso. Uma das orientações que a minha psicóloga me passou foi tentar justamente forçar eu pensar em 1ª pessoa, como: “eu estou sentindo isso”, “eu vou tomar essa decisão por conta de x coisa” É uma forma de viver, mas por experiência pessoal não aconselho
Eu penso que tudo na vida precisa de equilíbrio. No seu caso, houve necessidade de pensar na primeira pessoa. No meu, certamente, devo exercitar o pensamento, me colocando na terceira pessoa. Sinto que estou muito fechado em meus próprios sentimentos, o que me impede de ver as coisas sob outros ângulos. Saber equilibrar o "eu" e o "ele", ao falar de nós mesmos, pode nos fazer alcançar mais sabedoria, com decisões mais eficazes.
Tenho tido confusão mental por pensar muito em meus sentimentos, situações e me decifrar como sou. Mas não tenho chegado a nenhum resultado. Essa Tecnica me ajudaria ?
@@nilsonsilva5596 Certamente, pensar demais nos próprios sentimentos cria um círculo vicioso ou looping, em que acentua as emoções e não produz nada de NOVO. Para sair dessa situação não basta essa técnica, é preciso, antes e acima de tudo, praticar o exercício de olhar para fora de si, até que haja um equilíbrio entre introversão e extroversão, isto é, distrair-se sem sem fútil.
O meu filho sempre faz isso! Sempre achei normal, ele sempre diz o seu nome e a seguir "nome... Gostar de cerejas" "nome... Aprova". Engraçado, eu própria, num emprego desafiante, fazia o mesmo... Sem saber dos benefícios.
Prefiro outra tecnica: procure cinco pessoas em separado (quanto mais gente, melhor), e exponha em terceira pessoa um "problema" (dilema pessoal), para elas darem uma solucao. Ao final, repare que a decisao da maioria será, geralmente, a mais adequada (mesmo que você não goste). Não funciona se voce tiver um bando de "puxa-sacos" como amigos (daí necessidade de expor o problema em terceira pessoa). Um Tribunal do Juri funciona de forma semelhante!
Interessante, mas, como parte envolvida do problema, acho improvável que se consiga repassar nossos questionamentos sem inserir emoções ou mesmo algum tipo de viés. Além do mais, isso não me parece algo prático!
Samira disse que os medos estão cada vez mais diminuindo, Samira tem perdoado mais a si mesmo e aos outros pois não quer carregar fardo.Escrevo também: não pretendo, não vou aceitar, não quero, quero fazer, vou fazer etc também funciona.
O Pelé estava certo,então. Mas, realmente, quem está enfronhado em determinado problema a resolver tem uma visão geral menos eficiente, e quando se distancia , consegue visualizar detalhes dos quais não havia se dado conta.Isto me leva a pensar em outro vídeo da BBC que assisti aqui , que fala de uma forma mais eficiente de se fixar um conhecimento , aquela do livro ´´Aprendendo a aprender``, primeiro se dedicando com afinco a obter o máximo de informações a respeito e depois se distanciando por algum tempo se dedicando a outra tarefa e deixando que o inconsciente se encarregue de fixar o conhecimento. É de se levar em conta que, de vez em quando é bom se distanciar de si próprio. O egocentrismo nunca é uma boa pratica.
Esta técnica realmente funciona, uso instintivamente a anos. Soa como você está vendo a si mesmo atraves de uma camera, transformando algo pessoal como impessoal.
Acredito q seja boa ideia. Mas como utilizar essa técnica? Digamos q eu esteja me sentindo só. Como pensar (falando) na 3a pessoa para equacionar a situação, elaborar o sofrimento da solidão...?
@@aosilva1032 não é fácil no inicio pensar sobre si mesmo em terceira pessoa, requer um pouco de treinamento prévio usando a técnica. Neste caso, em particular, imagine que vc é uma pessoa que voce conheca, faca perguntas mentais para aquela pessoa, como é você mesmo internamente, você já tem uma resposta no mesmo momento, mas seja sincero e responda a si mesmo, pois é normal voce se auto-sabotar com medo das implicações do que voce iria responder a pessoa imaginária. A Solidão é uma caracteristica comum para algumas pessoas, muitas vezes nosso coração esta ferido por uma desilusão, as vezes, perdemos a confiaça nas pessoas, outras vezes, somos muito introvertidos e temos medo de uma negação ao se aproximar de alguém. O medo é um mecanismo de defesa que as vezes atrapalha, devemos as vezes entender o motivo da solidão e pensar de forma racional em como chegamos a isso, o mundo é muito grande, sempre haverá pessoas que poderão ser bons amigos para sempre. Se voce se sente muito solitário, ou solitária, algumas vezes, é bom procurar grupos de ajuda ou procurar um médico, contudo, para algumas pessoas, a solidão, costuma ser uma dádiva, pois esta pessoa, se torna muito auto-suficiente, preparado até para uma catástrofe que acabe com a humanidade, onde voce deveria desconfiar da própria sombra. Mas neste caso, compreenda que nós humanos, fomos moldados para viver em sociedade. Precisamos de interação. Guarde esse pensamento: Um lápis não se faz sozinho. Voce precisa da madeira que é plantada, cortada, transportada, precisa de grafite que deve ser extraído e refinado, precisa de cola, tinta, máquinas que requerem manutenção, vendedores para vender, pessoas para cuidar do estoque. por mais barato que um lápis pode ser, não dá pra contar quantas pessoas diferentes são necessárias no processo de fabricação de um simples lápis. Se voce esta sofrendo de solidão, escreva num papel o que voce perguntaria a uma outra pessoa que viesse a voce, para pedir ajuda neste ponto, depois de criar as perguntas, responda elas, Se tiver problemas numa pergunta, não a descarte, vá a uma biblioteca, pesquisar sobre o assunto, pode parecer arcaico, mas é efetivo. Insisto, isso é um exercício que leva tempo para dominar. Com o tempo, você vai conseguir fazer mentalmente na velocidade da luz. Conte aqui depois os resultados. Vamos ajudar
Tem que experimentar e ver os resultados. Mas em princípio tem lógica, pois a pessoa coloca a si mesma como se fosse outra e vai listando ações, idéias, correções etc. Parece tão válido como uma técnica de espelhamento, mas é importante observar que não é ciência exata; é observação empírica.
Q bom, nem sabia que tinha nome e e bom saber que nao estou louco quando digo a mim mesmo: "e Carlos, seria bom se voce fizesse assim", aconselhando-me como a outra pessoa. Ufa!
Rapaz... Essa será difícil. Acho que desde sempre, quem fala de si na terceira pessoa me impressiona muito mal, vergonha alheia etc. Posso até apreender a PENSAR assim, mas em conversa... Não dá. De todo modo, GRATO!
Já usava tal estratégia mesmo desconhecendo este termo. O hábito de testar a todo o momento nosso Eu consciente é trabalho árduo, mas proporciona um melhor alinhamento do Inconsciente dando força ao Espírito sobre a matéria, além de nos deixar sempre alertas com as mentiras/sabotagens, já que a mente, mente.
Bom Dia! Excelente sugestão. O modo como se emite as palavras, a serenidade da voz ao conduzir a fala, pode valorizar uma mensagem. Isto me fez lembrar do sofismo, mas também de alguém que pode tornar um milagre em tragédia. L🙏
Meo Deos! Eu sou normal! Falo sozinha desde sempre. E sempre me coloco em terceira pessoa, pois é minha persona dando conselhos pra mim mesma. E com gestos! Mas nunca escrevi em terceira pessoa. Tentarei.
Esse estudo é incompleto, pq o serviço humano precisa ter consciência dos seus erros e principalmente precisa aceitar e lidar com as frustrações, tbm e necessário aprender a lidar com as.consequencias. Tudo isso é necessário para o crescimento e amadurecimento.
Mauri ficou surpresa com esse conhecimento, pois ela nunca havia falado Disto. E até ouviu, mas estava relacionado a um Robô que teria se humanizado e se referia a si para os Outros como coisa. Exemplo: isto fica útil em ajudar. Mauri acabou de superar um Paradigma!
Seguir o mandamento de amar ao próximo de colocando no lugar nas suas atitudes e tbm orar pedindo guiação/ajuda de Deus/Jesus tbm AJUDA MUITO!!!! Assinat: Deus/Jesus seja SEMPRE LOUVADO pq é o Autor da nossa Salvação pra Vida Eterna no Reino de Deus e DIGNO de Toda Honra e Glória!!!! Deus/Jesus é LIBERTAÇÃO!!!!! 🙏🏻🙌🏻 Forte Abraço e Tudo de Bom com Jesus!!!
O que eu vejo é a grande parte das pessoas tirando conclusões precipitadas sobre o objetivo de terceiros ao fazer algo. Pessoas tomando como base o que eles mesmos fariam se estivessem em tal situação ou que viram alguém fazendo.
Nada a ver Fugir da responsavilidade é colocar na primeira pessoa do plural: "Nós temos que ficar atendos para não cometermos esse tipo de erro", quando vc faz uma bobagem no serviço por exemplo. Ou pior ainda, na terceira pessoa do plural, transferindo toda a responsabilidade para outros: "vocês tem que ficar atentos a isso pra que esse tipo de erro não aconteça", quando você comete um erro e transfere para os outros. Chefes usa muito isso, já aconteceu comigo. O Ileísmo é sobre você falar de você mesmo: "o Felipe Alécio precisa estudar mais para entender melhor as coisas". Quando você fala isso, você não está fugindo de culpa, pq essa pessoa, é apenas você.
E Estevão naquele dia Comentou a publicação, testemunhando a todos os visualizadores que a técnica de Ileísmo é muito, mas muito eficaz. Estevão referiu ainda que a prática é muito usada em animações, livros e filmes.
Muito interessante! Essa técnica Ileísta deve ter tido sua origem nos ensinamentos de Cristo, pois Ele sempre se referia na terceira pessoa: "O Filho do Homem voltará...".
Duas citações e 1 obra 🇯🇵🇵🇹: "Ninguém nasce perfeito. Se o ser humano deseja verdadeiramente se aperfeiçoar, deve criar um 'segundo eu', o que se pode chamar de um segundo nascimento." _Ruiko Kuroiwa "O ser humano sempre deve analisar-se objetivamente, isto é, deve criar dentro de si um "segundo eu", que o observe e o critique. Agindo assim, certamente não incorrerá em erros." _Mokichi Okada (in "Subjetivismo") "O Eu Profundo e outros eus" _Fernando Pessoa
Pelé sempre se referiu a ele mesmo, Pelé, em terceira pessoa. Vejo muitos de nós, brasileiros, se referirem a nós(eles) mesmos em terceira pessoa como se brasileiros não fôssemos. Principalmente para criticar os demais brasileiros. " Os brasileiros isso, os brasileiros aquilo..."
Everaldo vai praticar com mais freqüencia esses ensinamentos e ouvir melhor os feedback das pessoas ao seu redor, sem se sentir ofendido nem criar resistência. Acho que vai Everaldo vai se beneficiar ao tentar expor questões dele, na perspectiva que envolve o Paradoxo de Salomão.
Acredita que eu já fazia isso as vezes instintivamente, quando por exemplo tinha que cobrar uma dívida? Eu fazia de conta que estava cobrando para outra pessoa e assim evitar raiva ou constrangimento 😊
Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: ruclips.net/p/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/cgrer8dr995o
O Paulo gostou deste vídeo e diz que irá testar a técnica em algumas ocasiões! Ele está muito grato!
O Vanderson amou esse conteúdo. ❤❤❤❤ Pede que continue trazendo mais conteúdos como esse. Disse que vai por em prática.
Ele finaliza com uma palavra: - Gratidão!
O Jorge está em conflito com o Jorge para decidir se tomará este caminho!
Estupendo! Foi o que o Arthur achou do seu comentário prático.
@@joers1964 😂😂😂 né????
@@joers1964 O Paulo diz que as pessoas acharam que ele estranho, mas ele não ligou muito para opinião dos outros e te recomendou que se faça de louco e continue a nadar (na terceira pessoa!) rsrs
Comecei a fazer isso agora por alguns segundos e percebi uma sensação tão boa que não havia sentido antes.
Parabéns BBC por fazer esses videos, isso tinha que ser utilidade pública!
O Diego agradece a BBC pela publicação da matéria e diz que vai tentar colocar em prática ileísmo em sua rotina.
O Luís não conhecia isso, mas agora ele vai passar a usar como experiência.
Verdade!
Kkkk
A vantagem dessa técnica é que o utilizador sai do viés do ego e consegue ter mais clareza.
Sabe, isso ajuda muito em uma briga de relacionamento. Se vc olhar de dentro vai ter muita emoção. Se olhar de fora, vai ser simples ver a razão. Não usar sempre, mas quando tiver emoções demais a ponto de atrapalhar seus pensamentos, tenta ver a situação de fora, como se fosse uma pessoa assistindo a briga. Chega a ser engraçado como se resolve fácil.
Interessante... é como se você olhasse sua vida de cima, e tomasse decisões sem emoções
Não conhecia o nome da técnica, mas ao visitar o Japão em 2008, percebi que os fiscais de acesso aos vagões do metrô faziam movimentos com as mãos e gestos corporais, mesmo quando não havia ninguém por perto. Conversei sobre isso com minha guia e ela disse que era normal não só ele, mas como muitos trabalhadores japoneses fazerem isso como forma de repassar as tarefas e atividades vindouras. E mais: eles também falavam em voz alta, "conversavam sozinhos", tais instruções (coisa que só percebi depois). Ela continuou explicando que é uma forma de "trazer ao consciente" treinamentos que eles faziam no automático. Desde então pratico esse hábito e ele é muito bom pra organizar mentalmente pensamentos e raciocínio.
Algumas empresas japonas aplicam técnicas semelhantes a está aqui no Brasil, o nome é Oshi Oshi, o propósito e repassar todas as tarefas e cuidados mentalmente para evitar erros e acidentes, já participei de dois treinamentos de segurança do trabalho em empresas japonesas aqui no Brasil que tinham estes princípios uma delas era a Toyota e a outra uma empresa de trator que não recordo o nome agora.
Meu Deus do céu! Isso é o que se faz em hospícios ! Como pode ser uma boa prática ? Uma pessoa normal faz isso (repassar as tarefas e atividades vindouras) dentro de si mesmas, sem gestos ou falas em voz alta. Imagine um policial apontando a arma para todo mundo ou atirando no meio da rua. Ou um médico simulando ter um bisturi nas mãos. É loucura total !
Genial!
@@reginafarias É uma forma de nos autorregularmos. Nos primeiros anos da infância, quando a criança está aprendendo a linguagem, ela é capaz de falar frases simples, mas ainda não é capaz de pensar (de dizer frases na sua mente estando em silêncio), por esse motivo, a criança usa a própria falar como uma maneira de se autorregular e tomar decisões. Mais tarde esse comportamento vai se tornando mais raro a medida em que ela se torna capaz de interiorizar a própria fala. Não é transtorno falar sozinho, inclusive, é benéfico para te ajudar a pensar melhor alguns aspectos. Aliás, "falar sozinho" sequer existe, você está sempre falando com você.
@@reginafariasRegima, um pouco de conceitos básicos de psicologia podem te ajudar. Basta pensar que no hospício que comanda os que falam alto é o inconsciente, porque trata-se de pessoas que sofrem do quadro de psicose (o que se conhece popularmente por “louco”); já essas técnicas são comandadas pelo consciente, o córtex pré-frontal do cérebro, dotado de lógica, e só resultam após ensinadas e exercitadas com orientação inicial. A gente não pode confundir as coisas.
Isso me fez lembrar do filme do "Procurando Dory".
"O que a Dory faria?"
Caso de isleísmo.
Muito bacana... sempre ouço bbc para malhar... é engrandecedor... obrigado pela contribuição
O Marcelo pediu para agradecer!. O Marcelo é muito muito grato!.
Muito legal... Vou aplicar, digo, o Augusto vai aplicar. Ele agradece a BBC.
😂😂 já exercitando...parabéns.
É como estabelecer um diálogo interno e separar o eu de um observador interno que permanece em silêncio,avaliando, refletindo, usando parcimônia, ética e crítica. E desta forma orientando o eu a tomar decisões.
A Fernanda está com medo do que irá enxergar, ao escrever seus pensamentos dessa forma. Mas ela irá fazer o experimento, pois lhe parece muito interessante, já que a mesma sempre disse que gostaria de poder tê-la como amiga na vida.
Conz
Conta como foi a sua experiencia.
A Maysa ficou admirada com seu comentário! ❤
Reportagem interessante! Parabéns a BBC por esse tipo de conteúdo!
Eu não conhecia isso, muito interessante. Realmente parece ser mais fácil tomar decisões sobre os outros do que sobre nós.
Desde sempre eu sempre pensei em mim mesmo na terceira pessoa. Realmente é uma linhagem no qual a gente consegue ter mais uma clareza lógica de uma situação, mas isso com o tempo fez com que eu me sentisse muito afastado de mim mesmo e dos meus próprios sentimentos. Faço 4 anos de terapia para lidar com diversas coisas incluindo isso. Uma das orientações que a minha psicóloga me passou foi tentar justamente forçar eu pensar em 1ª pessoa, como: “eu estou sentindo isso”, “eu vou tomar essa decisão por conta de x coisa”
É uma forma de viver, mas por experiência pessoal não aconselho
Eu penso que tudo na vida precisa de equilíbrio. No seu caso, houve necessidade de pensar na primeira pessoa. No meu, certamente, devo exercitar o pensamento, me colocando na terceira pessoa. Sinto que estou muito fechado em meus próprios sentimentos, o que me impede de ver as coisas sob outros ângulos. Saber equilibrar o "eu" e o "ele", ao falar de nós mesmos, pode nos fazer alcançar mais sabedoria, com decisões mais eficazes.
Que coisa
Tenho tido confusão mental por pensar muito em meus sentimentos, situações e me decifrar como sou. Mas não tenho chegado a nenhum resultado. Essa Tecnica me ajudaria ?
Tenho tido confusão mental, não me encontro nos meus sentimentos e nas ocorrência do dia dia… Essa Tecnica poderia me ajudar ?
@@nilsonsilva5596 Certamente, pensar demais nos próprios sentimentos cria um círculo vicioso ou looping, em que acentua as emoções e não produz nada de NOVO. Para sair dessa situação não basta essa técnica, é preciso, antes e acima de tudo, praticar o exercício de olhar para fora de si, até que haja um equilíbrio entre introversão e extroversão, isto é, distrair-se sem sem fútil.
Crianças autistas fazem isso naturalmente e nós tiramos isso delas através de horas e horas de terapia. Ótima reportagem.
O meu filho sempre faz isso!
Sempre achei normal, ele sempre diz o seu nome e a seguir "nome... Gostar de cerejas" "nome... Aprova".
Engraçado, eu própria, num emprego desafiante, fazia o mesmo... Sem saber dos benefícios.
O meu filho é portador do síndrome de Asperger.
Eu e meu filho também somos. Por isso achei tão interessante a matéria.
@@elainecabral6231 💓💓
O Alberto vai ficar muito feliz e satisfeito quando treinar está técnica
No Evangelho de João, este usa de Ileísmo. Por exemplo, cita "o discípulo amado", o qual é ele mesmo. Interessante...🤔🙂✌🏼
Prefiro outra tecnica: procure cinco pessoas em separado (quanto mais gente, melhor), e exponha em terceira pessoa um "problema" (dilema pessoal), para elas darem uma solucao. Ao final, repare que a decisao da maioria será, geralmente, a mais adequada (mesmo que você não goste). Não funciona se voce tiver um bando de "puxa-sacos" como amigos (daí necessidade de expor o problema em terceira pessoa). Um Tribunal do Juri funciona de forma semelhante!
Ficar dependendo dos outros pra tomar suas proprias decisoes nao me parece uma boa tecnica
@@erasmogm Só em caso de um "dilema", se você nao tem um, nao precisa...quem nunca procurou alguem mais sabio ou que respeita para uma opiniao?
Pronto, maluco vai depender dos outros pra fz algo agora 😂😂😂
Interessante, mas, como parte envolvida do problema, acho improvável que se consiga repassar nossos questionamentos sem inserir emoções ou mesmo algum tipo de viés. Além do mais, isso não me parece algo prático!
Excelente, criticada várias vezes por usar esse recurso intuitivamente, a informação me alegrou. 😊
Pois é, o tal "conversar só" era coisa de maluco...
BBC sempre entregando as melhores leituras. 👏
Samira disse que os medos estão cada vez mais diminuindo, Samira tem perdoado mais a si mesmo e aos outros pois não quer carregar fardo.Escrevo também: não pretendo, não vou aceitar, não quero, quero fazer, vou fazer etc também funciona.
O Pelé estava certo,então. Mas, realmente, quem está enfronhado em determinado problema a resolver tem uma visão geral menos eficiente, e quando se distancia , consegue visualizar detalhes dos quais não havia se dado conta.Isto me leva a pensar em outro vídeo da BBC que assisti aqui , que fala de uma forma mais eficiente de se fixar um conhecimento , aquela do livro ´´Aprendendo a aprender``, primeiro se dedicando com afinco a obter o máximo de informações a respeito e depois se distanciando por algum tempo se dedicando a outra tarefa e deixando que o inconsciente se encarregue de fixar o conhecimento. É de se levar em conta que, de vez em quando é bom se distanciar de si próprio. O egocentrismo nunca é uma boa pratica.
Eu só não consigo colocar "Pelé e certo" na mesma frase...
Eu utilizava essa técnica nas sessões de Psicodrama e realmente é fantástico!!!
Esta técnica realmente funciona, uso instintivamente a anos. Soa como você está vendo a si mesmo atraves de uma camera, transformando algo pessoal como impessoal.
Acredito q seja boa ideia.
Mas como utilizar essa técnica?
Digamos q eu esteja me sentindo só. Como pensar (falando) na 3a pessoa para equacionar a situação, elaborar o sofrimento da solidão...?
@@aosilva1032 não é fácil no inicio pensar sobre si mesmo em terceira pessoa, requer um pouco de treinamento prévio usando a técnica. Neste caso, em particular, imagine que vc é uma pessoa que voce conheca, faca perguntas mentais para aquela pessoa, como é você mesmo internamente, você já tem uma resposta no mesmo momento, mas seja sincero e responda a si mesmo, pois é normal voce se auto-sabotar com medo das implicações do que voce iria responder a pessoa imaginária. A Solidão é uma caracteristica comum para algumas pessoas, muitas vezes nosso coração esta ferido por uma desilusão, as vezes, perdemos a confiaça nas pessoas, outras vezes, somos muito introvertidos e temos medo de uma negação ao se aproximar de alguém. O medo é um mecanismo de defesa que as vezes atrapalha, devemos as vezes entender o motivo da solidão e pensar de forma racional em como chegamos a isso, o mundo é muito grande, sempre haverá pessoas que poderão ser bons amigos para sempre. Se voce se sente muito solitário, ou solitária, algumas vezes, é bom procurar grupos de ajuda ou procurar um médico, contudo, para algumas pessoas, a solidão, costuma ser uma dádiva, pois esta pessoa, se torna muito auto-suficiente, preparado até para uma catástrofe que acabe com a humanidade, onde voce deveria desconfiar da própria sombra. Mas neste caso, compreenda que nós humanos, fomos moldados para viver em sociedade. Precisamos de interação. Guarde esse pensamento: Um lápis não se faz sozinho. Voce precisa da madeira que é plantada, cortada, transportada, precisa de grafite que deve ser extraído e refinado, precisa de cola, tinta, máquinas que requerem manutenção, vendedores para vender, pessoas para cuidar do estoque. por mais barato que um lápis pode ser, não dá pra contar quantas pessoas diferentes são necessárias no processo de fabricação de um simples lápis. Se voce esta sofrendo de solidão, escreva num papel o que voce perguntaria a uma outra pessoa que viesse a voce, para pedir ajuda neste ponto, depois de criar as perguntas, responda elas, Se tiver problemas numa pergunta, não a descarte, vá a uma biblioteca, pesquisar sobre o assunto, pode parecer arcaico, mas é efetivo. Insisto, isso é um exercício que leva tempo para dominar. Com o tempo, você vai conseguir fazer mentalmente na velocidade da luz. Conte aqui depois os resultados. Vamos ajudar
Tem que experimentar e ver os resultados. Mas em princípio tem lógica, pois a pessoa coloca a si mesma como se fosse outra e vai listando ações, idéias, correções etc. Parece tão válido como uma técnica de espelhamento, mas é importante observar que não é ciência exata; é observação empírica.
Interessante... No caso de decisões complicadas!
Principalmente quando o eu do futuro, não sabe se isso, essa escolha, é o melhor para si.
Q bom, nem sabia que tinha nome e e bom saber que nao estou louco quando digo a mim mesmo: "e Carlos, seria bom se voce fizesse assim", aconselhando-me como a outra pessoa. Ufa!
Analisar a Situação em perspectiva mais ampla. Muito bom de praticar na frente do espelho. Concordo.
Rapaz... Essa será difícil. Acho que desde sempre, quem fala de si na terceira pessoa me impressiona muito mal, vergonha alheia etc. Posso até apreender a PENSAR assim, mas em conversa... Não dá. De todo modo, GRATO!
Interessante, levarei esse pensamento sábio como exemplo e com certeza irei compartilhar. Gratidão
Já usava tal estratégia mesmo desconhecendo este termo. O hábito de testar a todo o momento nosso Eu consciente é trabalho árduo, mas proporciona um melhor alinhamento do Inconsciente dando força ao Espírito sobre a matéria, além de nos deixar sempre alertas com as mentiras/sabotagens, já que a mente, mente.
Bom Dia!
Excelente sugestão. O modo como se emite as palavras, a serenidade da voz ao conduzir a fala, pode valorizar uma mensagem. Isto me fez lembrar do sofismo, mas também de alguém que pode tornar um milagre em tragédia. L🙏
O Renan fazia isso algumas vezes, mas muito esporadicamente. Tenho certeza de que, agora, ele passará a fazer mais intencionalmente!
A mente humana é realmente muito interessante. Uma simples mudança: uma novo horizonte.
Nossa que maravilha, essa técnica nos separa do ego, nos trás uma visão mais imparcial do observador. Vou colocar em prática.
Eu faço isso sempre, não sabia que era uma técnica 😮 pensei q eu tinha algum distúrbio mental... Obrigada BBC descobri q eu sou normal 😊
Mas seu comentário está na primeira pessoa. 😊
O Elizeu amou o ensinamento, ele com certeza evoluirá
Meo Deos! Eu sou normal! Falo sozinha desde sempre. E sempre me coloco em terceira pessoa, pois é minha persona dando conselhos pra mim mesma. E com gestos! Mas nunca escrevi em terceira
pessoa. Tentarei.
Esse estudo é incompleto, pq o serviço humano precisa ter consciência dos seus erros e principalmente precisa aceitar e lidar com as frustrações, tbm e necessário aprender a lidar com as.consequencias. Tudo isso é necessário para o crescimento e amadurecimento.
Legal. O Everton vai aplicar em algumas ocasiões. Obrigado BBC
Muito bom!! Interessante, faz sentido. ✍️🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙌🏻
Sensacional! Não conheci o ileismo e vou tentar aplicar na minha vida
Muito valor agregado nesse vídeo , gratidão.
Gratidão por transmitir conhecimento
Por mais reportagens como essa.
Muito sabio e maravilhoso essa técnica dessa forma a gente blinda as nossas emoções
Muito obrigada novamente BBC.
Excelente, esclarecedor 🌺
Vou refletir a respeito.
'Ele' é uma persona um eu,que noutra perspectiva é observado através da meditação.
Boa Reflexão !!!
Mauri ficou surpresa com esse conhecimento, pois ela nunca havia falado
Disto. E até ouviu, mas estava relacionado a um
Robô que teria se humanizado e se referia a si para os
Outros como coisa. Exemplo: isto fica útil em ajudar. Mauri acabou de superar um
Paradigma!
Gostei muito desse vídeo, parabéns pra equipe.
Muito interessante, principalmente pela simplicidade do método
Grato BBC por esse conteúdo. Parabéns
Top demais! Annamélia só vai falar para si mesma assim agora. ❤
Qualidade de informação incrível ! Parabéns pelo conteúdo BBC News Brasil.
Cleber gostou, ele vai colocar em prática e analisar os resultados.
Obrigado amigos, pelas valiosas orientações abraços!😮
Welton está mais agradecido ao saber desta técnica.ele acredita na sua capacidade.
Obrigada 😊❤
Ela vai aderir!
Por mais conteúdos como esses🎉
Legal. Faz sentido!
Seguir o mandamento de amar ao próximo de colocando no lugar nas suas atitudes e tbm orar pedindo guiação/ajuda de Deus/Jesus tbm AJUDA MUITO!!!!
Assinat:
Deus/Jesus seja SEMPRE LOUVADO pq é o Autor da nossa Salvação pra Vida Eterna no Reino de Deus e DIGNO de Toda Honra e Glória!!!!
Deus/Jesus é LIBERTAÇÃO!!!!!
🙏🏻🙌🏻
Forte Abraço e
Tudo de Bom com Jesus!!!
Maravilha😊
Neto, está mudando de vida.
Gustavo se surpreendeu com esse artifício. Ele falou que na linguística se chama debreagem enunciativa.
O que eu vejo as pessoas usando essas técnicas para fugir de um assunto, quando se coloca em 3 pessoa para fugir da culpa
O que eu vejo é a grande parte das pessoas tirando conclusões precipitadas sobre o objetivo de terceiros ao fazer algo. Pessoas tomando como base o que eles mesmos fariam se estivessem em tal situação ou que viram alguém fazendo.
Nada a ver
Fugir da responsavilidade é colocar na primeira pessoa do plural: "Nós temos que ficar atendos para não cometermos esse tipo de erro", quando vc faz uma bobagem no serviço por exemplo. Ou pior ainda, na terceira pessoa do plural, transferindo toda a responsabilidade para outros: "vocês tem que ficar atentos a isso pra que esse tipo de erro não aconteça", quando você comete um erro e transfere para os outros. Chefes usa muito isso, já aconteceu comigo.
O Ileísmo é sobre você falar de você mesmo: "o Felipe Alécio precisa estudar mais para entender melhor as coisas". Quando você fala isso, você não está fugindo de culpa, pq essa pessoa, é apenas você.
E Estevão naquele dia Comentou a publicação, testemunhando a todos os visualizadores que a técnica de Ileísmo é muito, mas muito eficaz. Estevão referiu ainda que a prática é muito usada em animações, livros e filmes.
Muito bom!
Aplico, algumas vezes de acordo com o outro
Excelente ela vai usar essa técnica obrigada
Por mais conteúdos assim. ❤❤❤❤❤
Dica valiosa, vou praticar isso com certeza 🤔
Ótima abordagem.
Espetacular!
Nós iremos usar essa técnica simples nas nossas decisões
Parece muito interessante 😃
Nossa, vou tentar a começar a usar, muito obrigada!
A Lu aqui detesta o fato de vocês não ativarem as legendas dos áudios. Mudem isso! Obrigada!
A minha técnica para tomar decisões é a seguinte: eu penso nas opções, escolho uma e executo a outra.
Pq normalmente a que escolho é a decisão errada.
😅 Boa! Vou fazer a mesma coisa
Olha nós aqui. Abraços 🌹🙏🏻
O Allan gostou do vídeo e irá aderir a técnica!
Muito interessante! Essa técnica Ileísta deve ter tido sua origem nos ensinamentos de Cristo, pois Ele sempre se referia na terceira pessoa: "O Filho do Homem voltará...".
Super interessante! ❤
Valeu
Duas citações e 1 obra 🇯🇵🇵🇹:
"Ninguém nasce perfeito. Se o ser humano deseja verdadeiramente se aperfeiçoar, deve criar um 'segundo eu', o que se pode chamar de um segundo nascimento." _Ruiko Kuroiwa
"O ser humano sempre deve analisar-se objetivamente, isto é, deve criar dentro de si um "segundo eu", que o observe e o critique. Agindo assim, certamente não incorrerá em erros." _Mokichi Okada (in "Subjetivismo")
"O Eu Profundo e outros eus" _Fernando Pessoa
Pelé sempre se referiu a ele mesmo, Pelé, em terceira pessoa.
Vejo muitos de nós, brasileiros, se referirem a nós(eles) mesmos em terceira pessoa como se brasileiros não fôssemos. Principalmente para criticar os demais brasileiros.
" Os brasileiros isso, os brasileiros aquilo..."
Everaldo vai praticar com mais freqüencia esses ensinamentos e ouvir melhor os feedback das pessoas ao seu redor, sem se sentir ofendido nem criar resistência.
Acho que vai Everaldo vai se beneficiar ao tentar expor questões dele, na perspectiva que envolve o Paradoxo de Salomão.
Ele enquanto ouvia experimentou e percebeu grande diferença na conclusão do seu pensamento.
3:20 interessante faz sentido!
Acredita que eu já fazia isso as vezes instintivamente, quando por exemplo tinha que cobrar uma dívida? Eu fazia de conta que estava cobrando para outra pessoa e assim evitar raiva ou constrangimento 😊
essa pesquisa do jeito que foi contada no vídeo tem muitos indícios de ter sido enviesada.
Bah, tri essa matéria, vou usar com certeza.
Olá, esse "tri" o João Paulo conhece bem. Vc é porto-alegrense?
Nos gostamos muito desse comentário. Nos vamos ponderar e testar i Ileismo! Nos gostamos.
A Nanci também vai fazer uma reflexão desta técnica ❤