cuidado.. imagino que estão solteira, mas se casarem com comunhão de bens, a partir do casamento a quitação das partilhas são entendidas como do casal. desta forma, havendo um divórcio, as parcelas durante o casamento terão que ser indenizadas desta forma Como está no vídeo.
Parabéns dr. , A ex mulher do marido queria a metade do valor total casa, se ainda nem terminaram de pagar o banco, exemplo se a casa foi 50, só pagaram 13, ela só tem a metade dos 13, que é 6,5, sei não! Obrigada 😊
Compensa não para quem fez no próprio nome, pois não terá mais desconto, subsídio do governo e sai perdendo muito mais. Nesse caso melhor é quem botou no nome ficar e pagar a metade das parcelas pagas e o outro se vire pra comprar um no seu nome 😂😂😂
Dra., como proceder em um caso de divórcio em que foi consignado que o imóvel financiado ficaria 100% para a ex-mulher, mas não houve averbação dessa partilha no registro do imóvel, apenas a averbação do divórcio na certidão de casamento. Minha cliente está em processo administrativo para excluir o ex-marido do financiamento, mas a CEF agora exige a apresentação do plano de partilha. Como resolver essa situação? Aproveito para parabenizar pelo conteúdo. Muito didática e objetiva.
Olá eu comprei um imóvel mas foi eu que sempre paguei tudo ela não pagou nenhuma prestação só que no caso temos outra casa quitada ela não quer ficar com a outra casa e eu pagar e ficar com a que eu devo o que devo fazer .
Estou me separando e temos dois filhos de menor. A casa esta financiada. Eu nao quero sair da casa e nem quero que ela fique com a casa em caso eu tenha que sair. Existe alguma lei onde a polícia ou outra autoridade me faça sair de casa??
Sim existe uma lei. Ela fica pq tem filho com você e pra justiça é o elo mais fraco da relação. Você sai pq tem um pênis. Quem tem penis não precisa de teto nem bens. Ficou claro? Se não ficou então ficou como é. Não faz sentido pro homem só pra mulher.
A casa esta no nome dos dois. Mas eu pago a metade a quase 2 anos, desde o termino, sendo que só ela mora la e ainda continua trabalhando na empresa que a gente trabalhava juntos. Ate hoje o juiz não decidiu nada sobre partilha e a mesma continua usufruindo do imóvel sozinha e nao me da nem um centavo da empresa, e não me paga aluguel. ELA tem esse direito? Ela tem que pagar tudo sozinha entao, ja que esta na casa sozinha.
Se ela irá ficar com o bem, ela deveria assumir o valor total das prestações. Contudo, se você continua pagando também, devem escolher quem irá ficar com o imóvel e restituir o valor já pago ao outro.
No meu caso era amigado com a mulher, moramos 2 anos juntos e ela enjoou de mim e pediu separação, 1 mês já tava com outro. Nunca deu 1 centavo pro apartamento, mas como o apartamento ta no meu nome e do meu primo, ela só tem direito a 25% do que já paguei no financiamento. O que dá mais ou menos 14 mil, mas ela pediu 5 mil e deixava em paz, vou no cartório fazer o documento pra formalizar isso.
Mais o apartamento só tá no nome dele, porque quando ELE resolveu comprar eu tava desempregada, aí depois de um tempo eu arrumei um emprego e ajudava ele a pagar o financiamento todo mês mais não tá no meu nome, se houver separação eu tenho direito a algo ?
E como minha situação ❓ morávamos juntos e compramos um carro meio a meio e o carro está no nome dela, depois no casamos e levamos ainda mais de 1 ano para acabar de pagar o carro, hoje nós separamos mais ainda não saiu o divórcio e ela diz q eu não tenho direito ao carro prq foi comprado antes do casamento e está no nome dela...🤔 ISSO ESTÁ CERTO ❓
Eu adquiri um apartamentos financiamento no meu no.e no dela Agente terminou juiz deu pra ela apartamentos mais que tirarem do meu nome Ate hoje ela nao foi atras estou sendo prejudicado porque estou no novo casamento nao consigo financiar outro
Dra. em relação ao valores pagos (parcelas) do financiamento durante o casamento, o valor indenizatório (q 1 dos cônjuges terá que dar ao outro) será calculado baseado no valor saldado da dívida ou será baseado no valor das parcelas pagas até o momento da separação? Pq são coisas bem diferentes, pois as 1° parcelas na vdd saldam apenas os juros... ex: o saldo devedor nos 10 primeiros anos em 1 contrato de 30 anos, permanece quase q inalterado, ou seja, se financiei 100 mil, depois de 10 anos pagos, ainda deve ter 1 montante da dívida ainda de 90 mil... neste caso, são os 10 mil saldados ou a soma das parcelas pagas? Q neste caso hipotético, com certeza daria bem + q os 10 mil saldados
O imóvel financiado é do banco até que o comprador pague o financiamento. O comprador é legalmente responsável pela propriedade do imóvel, mas a posse é do banco. Isso acontece porque o imóvel fica "alienado" ao banco como garantia do pagamento da dívida.
Doutora e se não foi feito a partilha e fica no nome dos dois, meu ex marido pagou 1/3 do imóvel eu não consegui durante o financiamento transferi a dívida pra mim e assim ficou. Ai quitei o apto sozinha e me divorciei sem fazer partilha moral da história não consigo vender o imóvel estando no nome dos dois o cartório de notas alega que não pode fazer a escritura sem formol da partilha
Se a partilha do imóvel foi formalizada por meio de decisão judicial ou extrajudicial deve atualizar a matrícula do imóvel no cartório em nome do cônjuge que ficou residindo no bem. Precisará da aprovação do banco.
Bom dia, Parabens pelo seu trabalha, tenho duas duvidas, Duvida 1; No momento do inicio da união estavel tenho 50% de um segundo imovel pago e os outros 50% são pagos durante a união estavel, porém o dinheiro das parcelas não saiam da renda do casal e sim do aluguel, do propio imovel, no momento da separaçao os 50% pagos durante a união estável entram na partilha? Duvida 2; durante a união estavel grardei dinheiro recebido de aluguel de um segundo imovel adquirido antes da união estavel, no momento da separação este dinheiro entra na partilha
O valor pago durante a união mesmo que adquirido por um dos cônjuges ou companheiros antes do casamento ou união estável e os aluguéis que foram recebidos durante o casamento(união estável) pertencem ao casal e devem ser partilhados.
Ele está no apartamento desde a entrega e nós já estávamos separados, eu continue no aluguel e agora quero comprar a parte da dívida dele da dívida e ficar apenas no meu nome, devo pagar algum valor a ele ? Financiamos juntos e ele ficou responsável pela contas do AP e eu pelas contas de casa por quase 2 anos até realmente nos separar, e quando o AP foi entregue só ele foi morar lá.
Oi, estou com um problemao!! Minha ex ficou no imóvel, ela mudou faz 1 ano para outro município e informou a mudança de endereço, pedi para retornar ao nosso imóvel que ficou vazio pois pago aluguel, nunca aceitou, agora ela não paga as parcelas desde julho, tínhamos combinado deu voltar ao imóvel e pagar as despesas enquanto eu tiver a posse... hoje ela mudou de ideia e está dizendo que está decidido que não voltarei a morar e que se quiser ou locamos ou vendemos... a partilha ainda n foi concluída e eu tenho interesse em voltar a morar e quem sabe comprar a parte dela quando tudo concluir... por pirraca ela n quer q eh compre a parte dela!!
Doutora, Tenho um relacionamento, apenas moramoa juntos a 7 anos, temos uma casa financiada no mome dele a 4 anos , qual meu direito sobe o imóvel? Eu sempre ajudo nas deapesas da casa. Desde início a energia é no meu nome.
Estou saindo de uma união estável, compramos uma casa financiada estamos pagando ha 2 anos, o boleto vem no nome dele, entrepei com a separação e com a divisão do imóvel, no casa ele estará saindo de casa, minha dúvida é essa como ficará o pagamento das parcelas, O banco congelara até a justiça resolver?já que ele não mora mais não pagará? Me de uma orientação 🙏🏾!
A cobrança continua. Um dos dois terá que assumir o pagamento das parcelas ou transferir o financiamento a um novo comprador. O valor já pago deve ser dividido entre o casal.
Boa noite ,não casei só fiz morar junto ,e eu ja tinha o imóvel antes do namoro e deixei ela na casa ate quando ela arrumasse outra casa e agora ela não quer sair .A casa esta financiada no meu nome, como eu faço agora ?
Poderá notificá-la para desocupar o imóvel. Contudo, terá que indenizá-la ou dividir com ela o valor das parcelas pagas durante o tempo que estavam juntos.
Dr boa noite, temos uma apartamento financiado pela caixa na época o balor do imóvel foi de 107.000.00, hj está avaliado em 160 mil, so que pagamos em torno de 58 mil, falta apenas 50 mil oara quita, mais ela alega que o imóvel e so sobre as prestações que pagamos, tenho direito a pedir o valor de 160 mil e abater o 58 que falta e dividir o restante?
Meu marido me traiu , saiu de casa , nosso apartamento é financiado , fiquei com nossa filha no apartamento, gostaria de saber se ele tem que dividir cmg as parcelas ou eu tenho que arcar sozinha O apartamento está no nosso nome ,compramos com divisão de renda , mas o nome principal é o ele
Boa noite, tenho im imovel desde 2014 financiado em 30 anos. Passou-se 7 anos pagando sozinho o financiamento , arranjei uma milher e me casei em comunhão parcial de bens. Agora em 2023 iremos nos separa. Como ja possuia a casa antes de conhecer ela a 7 anos, ela ten direito a metade, sendo que ela so ficou comigo 2 anos? Se eu nao quisesse ter colocado este imovel eu deveria ter me casado em qual forma de casamento?
Para não haver partilha em caso de divórcio o regime deve ser o da separação total de bens. Mas no seu caso, sua esposa tem direito à metade do valor pago durante o tempo que permaneceram casados.
Dr. bom dia! Sou casada, em 2013 comprei um terreno pela imobiliária parcelado em 120 meses ainda estou pagando.Meu esposo nunca me ajudou a pagar se quer uma parcela.Ele me deixou me abandonou alegando q ia tentar se aposentar em um certo estado, por ter problemas de saúde, chegando lá já arrumou outra mulher e agora tá querendo a metade do terreno q se diz ter direito, oq a Dr. me responde a esse respeito.Por favor me responda.Sou de Luziânia Go.
Se vc tem os comprovantes de pagamento de sua natureza ou por sua conta bancária e o esposo abandonou o lar creio eu que não terá nenhum direito não e tem que ver tbm sobre a partilha de bens no casamento via cartório se a partilha de bens parcial ou total mas creio que com o abandono a causa pra ele será perdida
Dra por gentileza mim ajuda ,eu financiei um apartamento com meu esposo porem divociamos e o juiz averbou eu ficando com a parte dele e responsável por tudo que acontecesse porem agora aposentei por invalidez e quitou minha parte nem consigo mais acessar meu contrato como faço agora com a outra parte do financiamento?
Olá Drª Boa noite! Espero que esteja tudo bem contigo. Poderia sanar uma dúvida por favor? Casal com regime de comunhão parcial de bens adquiriu um imóvel por meio de um financiamento. Alguns anos mais tarde resolveram se divorciar. Todavia, querem continuar pagando o imóvel até a quitação, e deixar aos filhos. É de comum acordo deles isso. Como pode ser feita essa copropiedade ?
Fizemos acordo metade metade... Fizemos um documento eu com uma parte da casa ele com a outra até quitar e depois sair às duas escrituras. Mas o problema é que estou pagando sozinha ele não tá pagando a parte dele o que faço
Doutora fais 15 anos que convivo com minha mulher, adquirimos o imovio na CDHL hó imovio está financiado no nome dela, não jantei minha renda pois iria dar a parcela muito alta as parcelas da casa as melhorias da casa são eu que pago a 7 anos, hoj ela está me deixando e pediu pra mim sair da casa, ok eu fazer nesse caso
Poderão solucionar amigavelmente o caso sobre que fica com o imóvel ou poderá ajuizar ação de reconhecimento e extinção de união estável para que o juiz decida por vocês quem ficará com o imóvel
Dra. Financiei na planta um imóvel junto com meu ex companheiro, a casa ainda não está pronta. Ele já assinou o acordo, deixando a casa pra mim, se comprometendo a me passar procuração para que eu não precise dele para assuntos relacionados. Mas ele nem pegou o dinheiro e nem me deu a procuração. Na entrega da chave da casa, ele provavelmente vai se recusar a ir assinar, só o acordo é suficiente? Quais as consequências? Como proceder?
Boa noite omprei uma casa pela caixa econômica federal de 260.000 reais para pagar em 30 anos mas sou deficiente físico e recebo auxilio doença e minha ex me jogou na rua ,queria saber se eu tenho direito da casa
Bom dia Doutora Vou resumir minha situação Financei uma casa em 360 vzs no meu nome e me juntei e pagamos 7 parcelas.agora estamos separando e não casamos no papel...como fica?
Terá que dividir com seu companheiro a metade dos valores pagos durante as 7 parcelas que viveram em união estável. Contudo, deve verificar se realmente viveram uma união estável. Já postei vídeos sobre o tema e deixo um deles abaixo: ruclips.net/video/n2x9d4c1MKQ/видео.html
E no caso de união estável se o imóvel estiver financiado em nome da mulher ? Como é feita a partilha em caso de dissolução da união estável? E tendo um veículo também financiado em nome da mulher também?
@@SEUDIREITOonline doutora ou seja, eu e meu marido em 2014 demos uma entrada de 30 mil, financiamos 210 mil e foi amortizado 30 mil do saldo devedor, quem sair do imovel deve receber metade desses 60 mil pagos correto? Ou seja, 30 mil de indenização
Oi Boa noite Temos uma casa financiada pela MCMV,de 80mil,de 30 anos foram pagos 10 anos,ao longo dos anos fizemos benfeitorias na casa,e hj ela está avaliada em 450mil,como fica a partilha nesse caso?.Eu quero ficar na casa com meu filho e continuar pagando as prestações
Pague a ele metade do valor da casa ,ou venda e dividam ,ou ke pague aluguel ,não chá que quer vida mole não fia? O homem que se lasque não e verdade? Afinal vc e mulher e e uma eterna vítima 😂😂😂😂
O meu imóvel está financiado, a justiça nao decide nada, jogou para os dois decidirem sendo q é divorcio litigioso . O q faço Dra??? O ex nao assina nada, nao aceita acordo nenhum e nem faz. O q posso fzer? Saí de casa, pago aluguel e ele ficou la de boa.
Dr meu marido comprou um imóvel a prestação e do meio das prestacao em diante agente casou com parcial de bens ao acabar as prestações tivemos q fazer a documentação q precisou dos documentos do meu marido mas a imobiliaria exogiu o documento meu por meu marido ser casado ...tenho parte do imóvel já quitado com o meu nome tbm na documentação?
Eu e meu ex marido ganhamos uma casa popular do governo, (não pagamos nada por essa casa) temos 2 filhas, agora separamos e ele quer q eu venda pra dar a parte dele, porém não tenho outro lugar pra morar. Eu vou ter de vender pra dar a parte dele? Por favor me ajuda!
Normalmente, quando exsite imóvel financiado deve ser realizada a venda para partilha ou um compra aparte do outro. Contudo, seu marido pode doar a parte dele às filhas para beneficiá-las permintendo assim que continuem residindo no imóvel.
E quanto à construcao feita nesse imovel? Durante a uniao, foram construidos fundacao, parede e estrutura para o telhado. Apos separacao, o marido terminou sozinho o telhado e encaixou janelas e porta e foi morar sozinho no imovel, assumindo as parcelas sozinho. A mae e as 2 criancas continuaram de aluguel. A mae nao tem documentos que comprovem o gasto com a construcao, somente fotos da época da construcao. Ela recebe valor sobre essa construcao? Pois na audiencia, o ex marido e.sua advogada estao dizendo que ela recebera somente o proporcional do tempo de uniao referente às parcelas do terreno. Sobre a construcao, nada!
Estou me divorciando, o financiamento está somente em meu nome apesar da “ escritura “ estar em nome dos dois! Minha esposa não quer sair do imóvel entendo apenas duas soluções ! 1 - Eu pago a ela metade de tudo que foi pago até o momento inclusive a entrada e continuo com o financiamento que já está somente em meu nome ! 2 - Ela me paga metade de tudo que foi pago e a entrada e transfira o financiamento para o nome dela e eu estarei livre para buscar outro imóvel para mim !! Estou correto ? Ela não aceita sair e não tem condições de aprovar um financiamento o que posso fazer ? Apesar de estar disposto a ajudar a alugar um local adequado para que ela se instale !!!!
Resolveu seu problema? Meu namorado está passando por isso, pagaram juntos 8 anos, 2 anos separados, ela não aceita vender a casa (ele já tem comprador e ela irá receber mais doque pagaram juntos pois a casa valorizou), ela não consegue pagar nem as parcelas que estão 3 atrasadas a casa está prestes a ir a leilão e ela prefere perder tudo doque dividir.
Temos uma casa que contruimos juntos trabalhando e está quitada. Mas ele fez um empréstimo e colocou uma porcentagem da casa como garantida. Nao podemos vender ate ele pagar a divida toda.Ele nao quer sair da casa.Posso pedir ao juiz que ele pague meu aluguel até vendermos a casa?Ou entregar a casa para a imobiliária e dividir o aluguel ate ele pagar o empréstimo?Por favor preciso de uma ajuda.Obrigada.Deus abençoe.
Bom Dr. No caso de divórcio e a parte do imóvel do cônjuge ja foi paga, mas quem ficou no imóvel não tirou do nome da outra parte que já foi acertada e se voltássemos a casar novamente a outra parte que ja foi paga no primeiro divórcio tera direito ao bem novamente uma vez que ainda permanece em seu nome?
Doutora no caso o apartamento que comprei está está na planta e está em período obra , e dei meu FGTS de entrada , eu tinha 10 anos de FGTS antes de me casar e 2 anos de casado , no caso da partilha da entrada do FGTS tem ser partilhando os dois anos que fiquei casado com ela , ou o valor total de 10 anos de FGTS que eu já tinha antes de casar ?
Obrigado doutora , só que minha advogada tá falando que não, que vai ter que partilhar o valor todo que dei de FGTS alegando que a partir que saiu da conta e dos dois já tô até pensando em trocar de advogado .
Se estavam casados ou em união estável, independente de quem pagava as parcelas, os valores pagos durante no período que viveram juntos, deverá ser partilhado.
Olá... tenho um imóvel financiado... e quero me livrar do meu casamento... posso continuar pagando para deixar para os meus filhos... mesmo não morando no imóvel ... como me resguardar
Tipo... pagar as parcelas que faltam... deixar como usufruto da futura ex esposa... mas passar para os filhos... para não ter objeção no término do casamento ... mesmo que tenha que pagar pensão e ter a guarda dividida... tipo largar da esposa e ninguém poder falar nada... tipo assumir qq ônus do casamento deixar tudo e se ver livre...
O financiamento é no meu nome, acabei me separando e agora quero pagar a parte dela esse valor tem que ser pago de uma vez ou pode ser em parcelas, caso o precise ir aos juiz?
Dr. Minha casa é muito grande em um terreno de 300 m de esquina, já faz dois anos que divorciados e não conseguimos vender a casa que está alugada e dividimos o aluguel, ele mora em uma edicula que tem na cada também também. Eu quero dividir a casa em duas e fazer desmembramento. Seria possível fazer isso?
A mulher se ficar com dois filhos o banco não consegue tirar a mulher da casa ? Algumas mulheres dizem que botam o marido pra fora e ficam com a casa sem precisar pagar, mesmo a casa estando no nome do ex !
Existem duas formas de retificar o erro, através de procedimento administrativo ou extrajudicial e o procedimento judicial. Deve então se informar se é possível corrigir o erro no cartório ou através de ação judicial.
Eu acho que não, o entendimento majoritário é apenas a soma das parcelas pagas, ja que o bem não é do casal, muito difícil um tribunal usar valorização
Boa noite Doutora,acompanho seus vídeos d+, tenho uma grande dúvida,meu pai vendeu a casa da minha mãe,com o contrato de compra e venda ,sem ela assinar porém a casa tem uma dívida na imobiliária,minha mãe não conseguiu receber nada,mais agora ele faleceu,ela consegue quitar a casa na imobiliária e ter a casa novamente pra ela?
@@SEUDIREITOonlineno divorcio extrajudicial o conjuge pode querer não receber uma parte desse dinheiro? Tipo, tem 100 mil pagos e 50 mil pra cada so que um dos conjuges aceita 30 mil, pode fazer isso na separação extrajudicial?
Dr. Vou fazer uma pergunta que não tem haver com este vídeo, é referente a um anterior que a senhora postou. Meu pai biólogico faleceu e não tenho teste de DNA, e nem o nome dele no meu registro, porque fui adotada por outra família. Esse teste de DNA para provar que sou filha de meu pai biológico, pode ser feito com qualquer parente? Por exemplo : Pode se minha irmã por parte de pai?
Através de ação de investigação de paternidade, o juiz determinará que seja feito o exame de DNA com sua irmã biológica. Contudo, caso tenha sido adotada através de decisão judicial, não poderá optar pela herança do pai biológico.
Nao se iluda, tentei isso na justiça meu processo esta rolando ha 2 anos , juízes e desembargadores nem lêem isso, nao tive decisão de nada apenas partilha de 50% cada. E ainda rola na justiça!!
Eu assistindo este vídeo pagando um apartamento sozinha. O maior alivio do mundo❤
Kkjj
To sozinho também nao sei como funciona
cuidado.. imagino que estão solteira, mas se casarem com comunhão de bens, a partir do casamento a quitação das partilhas são entendidas como do casal. desta forma, havendo um divórcio, as parcelas durante o casamento terão que ser indenizadas desta forma Como está no vídeo.
Doutora, otima verbalização, melhor video sobre o tema que encontrei! 👏🏿👏🏿
Parabéns dr. , A ex mulher do marido queria a metade do valor total casa, se ainda nem terminaram de pagar o banco, exemplo se a casa foi 50, só pagaram 13, ela só tem a metade dos 13, que é 6,5, sei não! Obrigada 😊
Que vídeo perfeito! Muito obrigada Doutora!!
O melhor vídeo sobre o assunto, nota mil doutora
Acho que além de vender e passar o financiamento pode avaliar com corretores p ver se vender e quitar as dividas compensa mais
Compensa não para quem fez no próprio nome, pois não terá mais desconto, subsídio do governo e sai perdendo muito mais. Nesse caso melhor é quem botou no nome ficar e pagar a metade das parcelas pagas e o outro se vire pra comprar um no seu nome 😂😂😂
Dra vc é 10. Sucesso...
Excelente. Deixei uma pergunta no blog Dra.
Excelente explicação, doutora.
Dra., como proceder em um caso de divórcio em que foi consignado que o imóvel financiado ficaria 100% para a ex-mulher, mas não houve averbação dessa partilha no registro do imóvel, apenas a averbação do divórcio na certidão de casamento. Minha cliente está em processo administrativo para excluir o ex-marido do financiamento, mas a CEF agora exige a apresentação do plano de partilha. Como resolver essa situação? Aproveito para parabenizar pelo conteúdo. Muito didática e objetiva.
Deve ser requerida no Juízo que realizou o divórcio.
Perfeito! Bem explicado
Explicação excelente. Obrigada!!
boa explicação Dra ,beijos.
Entendi obrigado.
Olá eu comprei um imóvel mas foi eu que sempre paguei tudo ela não pagou nenhuma prestação só que no caso temos outra casa quitada ela não quer ficar com a outra casa e eu pagar e ficar com a que eu devo o que devo fazer .
Estou me separando e temos dois filhos de menor. A casa esta financiada. Eu nao quero sair da casa e nem quero que ela fique com a casa em caso eu tenha que sair. Existe alguma lei onde a polícia ou outra autoridade me faça sair de casa??
Sim existe uma lei. Ela fica pq tem filho com você e pra justiça é o elo mais fraco da relação. Você sai pq tem um pênis. Quem tem penis não precisa de teto nem bens. Ficou claro? Se não ficou então ficou como é. Não faz sentido pro homem só pra mulher.
Excelente tema...
Grata dra Isis.
Excelente informação!!
A casa esta no nome dos dois. Mas eu pago a metade a quase 2 anos, desde o termino, sendo que só ela mora la e ainda continua trabalhando na empresa que a gente trabalhava juntos. Ate hoje o juiz não decidiu nada sobre partilha e a mesma continua usufruindo do imóvel sozinha e nao me da nem um centavo da empresa, e não me paga aluguel. ELA tem esse direito? Ela tem que pagar tudo sozinha entao, ja que esta na casa sozinha.
Se ela irá ficar com o bem, ela deveria assumir o valor total das prestações. Contudo, se você continua pagando também, devem escolher quem irá ficar com o imóvel e restituir o valor já pago ao outro.
Excelente esclarecimento.
Excelente explicação
Valeu Dra ! Mt bm seus videos perfeito .tmjs
Estou passando por isso.
22 anos de financiamento.
Pagamos 2 anos.
Divorciando e direcionando metade do que foi pago pra ela.
Devia passar a metade da dívida.
@@ninibele não é bom porque no final ela vai ter direito a metade, prefiro arcar com tudo e ficar só pra mim o imóvel.
No meu caso era amigado com a mulher, moramos 2 anos juntos e ela enjoou de mim e pediu separação, 1 mês já tava com outro. Nunca deu 1 centavo pro apartamento, mas como o apartamento ta no meu nome e do meu primo, ela só tem direito a 25% do que já paguei no financiamento. O que dá mais ou menos 14 mil, mas ela pediu 5 mil e deixava em paz, vou no cartório fazer o documento pra formalizar isso.
@@dsb007posso fazer uma pergunta?
@@guilhermearaujo1350 faça
Depois que separa a dívida fica com um apenas e não com os dois hein
Boa noite.
Caso parte do valor já pago do imóvel seja por doação de um parente de uma das partes, como a entrada. Isso entra na partilha de que forma?
Mais o apartamento só tá no nome dele, porque quando ELE resolveu comprar eu tava desempregada, aí depois de um tempo eu arrumei um emprego e ajudava ele a pagar o financiamento todo mês mais não tá no meu nome, se houver separação eu tenho direito a algo ?
Tem direito à metade do valor pago durante todo o período de relacionamento, independente se trabalhava ou não.
Traduzindo homem só toma no cu.
E como minha situação ❓ morávamos juntos e compramos um carro meio a meio e o carro está no nome dela, depois no casamos e levamos ainda mais de 1 ano para acabar de pagar o carro, hoje nós separamos mais ainda não saiu o divórcio e ela diz q eu não tenho direito ao carro prq foi comprado antes do casamento e está no nome dela...🤔 ISSO ESTÁ CERTO ❓
Excelente.
Eu adquiri um apartamentos financiamento no meu no.e no dela
Agente terminou juiz deu pra ela apartamentos mais que tirarem do meu nome
Ate hoje ela nao foi atras estou sendo prejudicado porque estou no novo casamento nao consigo financiar outro
Poderá ajuizar Ação de Obrigação de Fazer. Procure um advogado para reivindicar seu direito.
Dra. em relação ao valores pagos (parcelas) do financiamento durante o casamento, o valor indenizatório (q 1 dos cônjuges terá que dar ao outro) será calculado baseado no valor saldado da dívida ou será baseado no valor das parcelas pagas até o momento da separação? Pq são coisas bem diferentes, pois as 1° parcelas na vdd saldam apenas os juros... ex: o saldo devedor nos 10 primeiros anos em 1 contrato de 30 anos, permanece quase q inalterado, ou seja, se financiei 100 mil, depois de 10 anos pagos, ainda deve ter 1 montante da dívida ainda de 90 mil... neste caso, são os 10 mil saldados ou a soma das parcelas pagas? Q neste caso hipotético, com certeza daria bem + q os 10 mil saldados
O que você quis dizer é que a casa é do banco até quitar
O imóvel financiado é do banco até que o comprador pague o financiamento. O comprador é legalmente responsável pela propriedade do imóvel, mas a posse é do banco. Isso acontece porque o imóvel fica "alienado" ao banco como garantia do pagamento da dívida.
Doutora e se não foi feito a partilha e fica no nome dos dois, meu ex marido pagou 1/3 do imóvel eu não consegui durante o financiamento transferi a dívida pra mim e assim ficou. Ai quitei o apto sozinha e me divorciei sem fazer partilha moral da história não consigo vender o imóvel estando no nome dos dois o cartório de notas alega que não pode fazer a escritura sem formol da partilha
Comprei um imóvel antes do casamento , casamento parcial de bens
Doutora,boa noite! No caso de só o marido ter pago as parcelas, a mulher tem direito na metade do bem, mesmo sendo separação de bens no casamento?
Obrigado pelas explicações. Há alguma ação judicial a ser movida quando a pessoa diz que não vai pagar porque eu sou o nominal majoritariamente?
Se a partilha do imóvel foi formalizada por meio de decisão judicial ou extrajudicial deve atualizar a matrícula do imóvel no cartório em nome do cônjuge que ficou residindo no bem. Precisará da aprovação do banco.
Bom dia Dra Ísis. Ótima sexta feira. Feliz final de semana. 🧡💚
Bom dia, Parabens pelo seu trabalha, tenho duas duvidas, Duvida 1; No momento do inicio da união estavel tenho 50% de um segundo imovel pago e os outros 50% são pagos durante a união estavel, porém o dinheiro das parcelas não saiam da renda do casal e sim do aluguel, do propio imovel, no momento da separaçao os 50% pagos durante a união estável entram na partilha? Duvida 2; durante a união estavel grardei dinheiro recebido de aluguel de um segundo imovel adquirido antes da união estavel, no momento da separação este dinheiro entra na partilha
O valor pago durante a união mesmo que adquirido por um dos cônjuges ou companheiros antes do casamento ou união estável e os aluguéis que foram recebidos durante o casamento(união estável) pertencem ao casal e devem ser partilhados.
Obrigado pela atenção
Ele está no apartamento desde a entrega e nós já estávamos separados, eu continue no aluguel e agora quero comprar a parte da dívida dele da dívida e ficar apenas no meu nome, devo pagar algum valor a ele ? Financiamos juntos e ele ficou responsável pela contas do AP e eu pelas contas de casa por quase 2 anos até realmente nos separar, e quando o AP foi entregue só ele foi morar lá.
Depende do que foi decidido no divórcio sobre a partilha do bem.
Oi, estou com um problemao!! Minha ex ficou no imóvel, ela mudou faz 1 ano para outro município e informou a mudança de endereço, pedi para retornar ao nosso imóvel que ficou vazio pois pago aluguel, nunca aceitou, agora ela não paga as parcelas desde julho, tínhamos combinado deu voltar ao imóvel e pagar as despesas enquanto eu tiver a posse... hoje ela mudou de ideia e está dizendo que está decidido que não voltarei a morar e que se quiser ou locamos ou vendemos... a partilha ainda n foi concluída e eu tenho interesse em voltar a morar e quem sabe comprar a parte dela quando tudo concluir... por pirraca ela n quer q eh compre a parte dela!!
deixe ir a leilão e compre
Casa que é gostoso, rs
Doutora, Tenho um relacionamento, apenas moramoa juntos a 7 anos, temos uma casa financiada no mome dele a 4 anos , qual meu direito sobe o imóvel? Eu sempre ajudo nas deapesas da casa. Desde início a energia é no meu nome.
Tem direito à metade dos valores pagos do financiamento durante os 7 anos que viveram juntos.
Eu comprei casa no meu nome ja paguei 7 anos não sou casado ela que vou embora sem direito a nada
Como esclareço no vídeo, em caso de separação, o valor pago conjuntamente deve ser partilhado
Estou saindo de uma união estável, compramos uma casa financiada estamos pagando ha 2 anos, o boleto vem no nome dele, entrepei com a separação e com a divisão do imóvel, no casa ele estará saindo de casa, minha dúvida é essa como ficará o pagamento das parcelas, O banco congelara até a justiça resolver?já que ele não mora mais não pagará? Me de uma orientação 🙏🏾!
A cobrança continua. Um dos dois terá que assumir o pagamento das parcelas ou transferir o financiamento a um novo comprador. O valor já pago deve ser dividido entre o casal.
Boa noite ,não casei só fiz morar junto ,e eu ja tinha o imóvel antes do namoro e deixei ela na casa ate quando ela arrumasse outra casa e agora ela não quer sair .A casa esta financiada no meu nome, como eu faço agora ?
Poderá notificá-la para desocupar o imóvel. Contudo, terá que indenizá-la ou dividir com ela o valor das parcelas pagas durante o tempo que estavam juntos.
ÓTIMO VÍDEO COMO SEMPRE DRa .... COMPREI 1 CASA ANTES DA UNIÃO, MAS VENDI DEPOIS DE ALGUNS ANOS E COMPREI OUTRA MAIS BARATA ...TEREI QUE DIVIDIR..?
Se ela pedir a partilha deverá pagar a metade do valor das transções à época em que estavam casados.
Ou seja, se o banco quiser pode obrgar você a arcar com dividas de um imóvel que nunca será seu.
Extremamente, enfim “Brasil”
Dr boa noite, temos uma apartamento financiado pela caixa na época o balor do imóvel foi de 107.000.00, hj está avaliado em 160 mil, so que pagamos em torno de 58 mil, falta apenas 50 mil oara quita, mais ela alega que o imóvel e so sobre as prestações que pagamos, tenho direito a pedir o valor de 160 mil e abater o 58 que falta e dividir o restante?
Tem direito à metade dos valores pagos em caso de divórcio ou separação.
Meu marido me traiu , saiu de casa , nosso apartamento é financiado , fiquei com nossa filha no apartamento, gostaria de saber se ele tem que dividir cmg as parcelas ou eu tenho que arcar sozinha
O apartamento está no nosso nome ,compramos com divisão de renda , mas o nome principal é o ele
Se permanecer no imóvel arcando com o pagamento do financiamento, na ação divórcio poderá cobrar dele a metade dos valores pagos.
Boa noite, tenho im imovel desde 2014 financiado em 30 anos. Passou-se 7 anos pagando sozinho o financiamento , arranjei uma milher e me casei em comunhão parcial de bens. Agora em 2023 iremos nos separa. Como ja possuia a casa antes de conhecer ela a 7 anos, ela ten direito a metade, sendo que ela so ficou comigo 2 anos? Se eu nao quisesse ter colocado este imovel eu deveria ter me casado em qual forma de casamento?
Para não haver partilha em caso de divórcio o regime deve ser o da separação total de bens. Mas no seu caso, sua esposa tem direito à metade do valor pago durante o tempo que permaneceram casados.
Dr. bom dia! Sou casada, em 2013 comprei um terreno pela imobiliária parcelado em 120 meses ainda estou pagando.Meu esposo nunca me ajudou a pagar se quer uma parcela.Ele me deixou me abandonou alegando q ia tentar se aposentar em um certo estado, por ter problemas de saúde, chegando lá já arrumou outra mulher e agora tá querendo a metade do terreno q se diz ter direito, oq a Dr. me responde a esse respeito.Por favor me responda.Sou de Luziânia Go.
Se vc tem os comprovantes de pagamento de sua natureza ou por sua conta bancária e o esposo abandonou o lar creio eu que não terá nenhum direito não e tem que ver tbm sobre a partilha de bens no casamento via cartório se a partilha de bens parcial ou total mas creio que com o abandono a causa pra ele será perdida
Como ele abandonou o lar por mais de dois anos, se ele não contribuiu com nada durante esse tempo, cabe usucapião familiar.
Isso se for teu o único imóvel e tua moradia no terreno for menor que 250 m².
Faz 10 anos estou no imóvel pagando sozinho como fica nesse caso
Dra por gentileza mim ajuda ,eu financiei um apartamento com meu esposo porem divociamos e o juiz averbou eu ficando com a parte dele e responsável por tudo que acontecesse porem agora aposentei por invalidez e quitou minha parte nem consigo mais acessar meu contrato como faço agora com a outra parte do financiamento?
Deve procurar o banco para se informar.
Olá Drª Boa noite! Espero que esteja tudo bem contigo. Poderia sanar uma dúvida por favor? Casal com regime de comunhão parcial de bens adquiriu um imóvel por meio de um financiamento. Alguns anos mais tarde resolveram se divorciar. Todavia, querem continuar pagando o imóvel até a quitação, e deixar aos filhos. É de comum acordo deles isso. Como pode ser feita essa copropiedade ?
Pode ser realizada da maneira que descreve. Esse pedido deve constar no pedido de divórcio e deverá ser cumprido após a quitação do financiamento.
Fizemos acordo metade metade... Fizemos um documento eu com uma parte da casa ele com a outra até quitar e depois sair às duas escrituras. Mas o problema é que estou pagando sozinha ele não tá pagando a parte dele o que faço
Doutora fais 15 anos que convivo com minha mulher, adquirimos o imovio na CDHL hó imovio está financiado no nome dela, não jantei minha renda pois iria dar a parcela muito alta as parcelas da casa as melhorias da casa são eu que pago a 7 anos, hoj ela está me deixando e pediu pra mim sair da casa, ok eu fazer nesse caso
Poderão solucionar amigavelmente o caso sobre que fica com o imóvel ou poderá ajuizar ação de reconhecimento e extinção de união estável para que o juiz decida por vocês quem ficará com o imóvel
Dra. Financiei na planta um imóvel junto com meu ex companheiro, a casa ainda não está pronta. Ele já assinou o acordo, deixando a casa pra mim, se comprometendo a me passar procuração para que eu não precise dele para assuntos relacionados. Mas ele nem pegou o dinheiro e nem me deu a procuração. Na entrega da chave da casa, ele provavelmente vai se recusar a ir assinar, só o acordo é suficiente? Quais as consequências? Como proceder?
O caso deve ser melhor analisado.
Boa noite omprei uma casa pela caixa econômica federal de 260.000 reais para pagar em 30 anos mas sou deficiente físico e recebo auxilio doença e minha ex me jogou na rua ,queria saber se eu tenho direito da casa
Tem direito à metade dos valores pagos.
Bom dia Doutora
Vou resumir minha situação
Financei uma casa em 360 vzs no meu nome e me juntei e pagamos 7 parcelas.agora estamos separando e não casamos no papel...como fica?
Terá que dividir com seu companheiro a metade dos valores pagos durante as 7 parcelas que viveram em união estável. Contudo, deve verificar se realmente viveram uma união estável. Já postei vídeos sobre o tema e deixo um deles abaixo:
ruclips.net/video/n2x9d4c1MKQ/видео.html
E no caso de união estável se o imóvel estiver financiado em nome da mulher ? Como é feita a partilha em caso de dissolução da união estável? E tendo um veículo também financiado em nome da mulher também?
É feito da mesma maneira. Os valores pagos referentes aos 2 financiamentos durante a união devem ser divididos com o outro companheiro(a).
@@SEUDIREITOonline doutora ou seja, eu e meu marido em 2014 demos uma entrada de 30 mil, financiamos 210 mil e foi amortizado 30 mil do saldo devedor, quem sair do imovel deve receber metade desses 60 mil pagos correto? Ou seja, 30 mil de indenização
Oi Boa noite
Temos uma casa financiada pela MCMV,de 80mil,de 30 anos foram pagos 10 anos,ao longo dos anos fizemos benfeitorias na casa,e hj ela está avaliada em 450mil,como fica a partilha nesse caso?.Eu quero ficar na casa com meu filho e continuar pagando as prestações
Seu marido tem direito à metade dos valores pagos durante o casamento.
Pague a ele metade do valor da casa ,ou venda e dividam ,ou ke pague aluguel ,não chá que quer vida mole não fia? O homem que se lasque não e verdade? Afinal vc e mulher e e uma eterna vítima 😂😂😂😂
O meu imóvel está financiado, a justiça nao decide nada, jogou para os dois decidirem sendo q é divorcio litigioso . O q faço Dra??? O ex nao assina nada, nao aceita acordo nenhum e nem faz. O q posso fzer? Saí de casa, pago aluguel e ele ficou la de boa.
Seu advogado deve cobrar uma decisão do juiz do processo.
to nessa duvida dificil em, Resolveu o seu caso?
Boa tarde ele não está di Boa tá pagando o financiamento que é responsabilidade de anbos.
@@marceloflamengo7523 é masnessa hora a mulher não dá um centavo.
Dr meu marido comprou um imóvel a prestação e do meio das prestacao em diante agente casou com parcial de bens ao acabar as prestações tivemos q fazer a documentação q precisou dos documentos do meu marido mas a imobiliaria exogiu o documento meu por meu marido ser casado ...tenho parte do imóvel já quitado com o meu nome tbm na documentação?
E quando houve reforma no imóvel aumentando seu valor, mesmo assim pagando a metade das parcelas do financiamento posso ficar com o imóvel?
Muito bom. Essa fração a qual um dos cônjuges tem direito é avaliada sobre o valor de mercado do imóvel?
Sobre o valor pago devidamente corrigido.
@@SEUDIREITOonline Obrigado pela resposta
Eu e meu ex marido ganhamos uma casa popular do governo, (não pagamos nada por essa casa) temos 2 filhas, agora separamos e ele quer q eu venda pra dar a parte dele, porém não tenho outro lugar pra morar. Eu vou ter de vender pra dar a parte dele? Por favor me ajuda!
Normalmente, quando exsite imóvel financiado deve ser realizada a venda para partilha ou um compra aparte do outro. Contudo, seu marido pode doar a parte dele às filhas para beneficiá-las permintendo assim que continuem residindo no imóvel.
Doutora o meu filho só mora junto a 8 anos tem um filho de 3 anos e separaram tem um.carro no nome da esposa o ap que ainda estão pagando
Como fica ?
Terão que decidir no processo de extinção de união estável quem ficará com o imóvel e devolve parte do que já foi pago à outra parte.
Pena que não tive essa informação qd me separei 😔😔😔
Oi, como vc fez ...estou passando por isso e não sei como fazer ....
E quanto à construcao feita nesse imovel?
Durante a uniao, foram construidos fundacao, parede e estrutura para o telhado. Apos separacao, o marido terminou sozinho o telhado e encaixou janelas e porta e foi morar sozinho no imovel, assumindo as parcelas sozinho. A mae e as 2 criancas continuaram de aluguel.
A mae nao tem documentos que comprovem o gasto com a construcao, somente fotos da época da construcao. Ela recebe valor sobre essa construcao?
Pois na audiencia, o ex marido e.sua advogada estao dizendo que ela recebera somente o proporcional do tempo de uniao referente às parcelas do terreno. Sobre a construcao, nada!
Obrigada.
Estou me divorciando, o financiamento está somente em meu nome apesar da “ escritura “ estar em nome dos dois! Minha esposa não quer sair do imóvel entendo apenas duas soluções !
1 - Eu pago a ela metade de tudo que foi pago até o momento inclusive a entrada e continuo com o financiamento que já está somente em meu nome !
2 - Ela me paga metade de tudo que foi pago e a entrada e transfira o financiamento para o nome dela e eu estarei livre para buscar outro imóvel para mim !!
Estou correto ?
Ela não aceita sair e não tem condições de aprovar um financiamento o que posso fazer ? Apesar de estar disposto a ajudar a alugar um local adequado para que ela se instale !!!!
Resolveu como seu problema ?
É o caso das mulheres parasitas que querem imóvel sem ter grana
Resolveu seu problema? Meu namorado está passando por isso, pagaram juntos 8 anos, 2 anos separados, ela não aceita vender a casa (ele já tem comprador e ela irá receber mais doque pagaram juntos pois a casa valorizou), ela não consegue pagar nem as parcelas que estão 3 atrasadas a casa está prestes a ir a leilão e ela prefere perder tudo doque dividir.
Temos uma casa que contruimos juntos trabalhando e está quitada. Mas ele fez um empréstimo e colocou uma porcentagem da casa como garantida. Nao podemos vender ate ele pagar a divida toda.Ele nao quer sair da casa.Posso pedir ao juiz que ele pague meu aluguel até vendermos a casa?Ou entregar a casa para a imobiliária e dividir o aluguel ate ele pagar o empréstimo?Por favor preciso de uma ajuda.Obrigada.Deus abençoe.
Ambas propostas podem ser apresentadas ao juiz. Contudo, se for divórcio amigável ele terá que concordar.
Obrigada. Deus abençoe.
Parabéns Doutora, Excelente explicação
Bom Dr.
No caso de divórcio e a parte do imóvel do cônjuge ja foi paga, mas quem ficou no imóvel não tirou do nome da outra parte que já foi acertada e se voltássemos a casar novamente a outra parte que ja foi paga no primeiro divórcio tera direito ao bem novamente uma vez que ainda permanece em seu nome?
Deverão fazer um contrato determinando o regime de bens para não haver problemas futuros.
Muito bom
Boa noite eu e minha esposa financiamos um imóvel mas só eu pago as parcelas como fica a partilha do bem em caso de divórcio
Vc já descobriu qual o resultado?;tbm tou querendo saber.
Eu gostaria de saber se o imóvel é no meu nome como única proprietária, depois eu casar ele tem direito ?
Dependerá do regime de bens escolhido para o casamento.
Se for no meu caso , comprei com a pessoa que vivo em união estável ?
O regime de bens da união estável é comunhão parcial. Sendo assim, no caso de separação estando o imóvel já quitado será metade do valor para cada um.
Doutora no caso o apartamento que comprei está está na planta e está em período obra , e dei meu FGTS de entrada , eu tinha 10 anos de FGTS antes de me casar e 2 anos de casado , no caso da partilha da entrada do FGTS tem ser partilhando os dois anos que fiquei casado com ela , ou o valor total de 10 anos de FGTS que eu já tinha antes de casar ?
Deve partilhar somente os anos que estavam juntos.
Obrigado doutora , só que minha advogada tá falando que não, que vai ter que partilhar o valor todo que dei de FGTS alegando que a partir que saiu da conta e dos dois já tô até pensando em trocar de advogado .
E se o imóvel estava no nome de apenas um dos dois e apenas um pagava 100% das parcelas?
Se estavam casados ou em união estável, independente de quem pagava as parcelas, os valores pagos durante no período que viveram juntos, deverá ser partilhado.
Dra: bom dia. UM imóvel de doação pode ser feito RGI? Obrigado.
Olá... tenho um imóvel financiado... e quero me livrar do meu casamento... posso continuar pagando para deixar para os meus filhos... mesmo não morando no imóvel ... como me resguardar
Tipo... pagar as parcelas que faltam... deixar como usufruto da futura ex esposa... mas passar para os filhos... para não ter objeção no término do casamento
... mesmo que tenha que pagar pensão e ter a guarda dividida... tipo largar da esposa e ninguém poder falar nada... tipo assumir qq ônus do casamento deixar tudo e se ver livre...
É possível sim. Deve constar essas condições no pedido de divórcio para ser homologado pelo juiz.
Dr serve também pra quem teve união estável
O financiamento é no meu nome, acabei me separando e agora quero pagar a parte dela esse valor tem que ser pago de uma vez ou pode ser em parcelas, caso o precise ir aos juiz?
Mesmo ocorrendo o divórcio, dependerá somente dela aceitar receber o valor parceladamente.
Dr. Minha casa é muito grande em um terreno de 300 m de esquina, já faz dois anos que divorciados e não conseguimos vender a casa que está alugada e dividimos o aluguel, ele mora em uma edicula que tem na cada também também.
Eu quero dividir a casa em duas e fazer desmembramento.
Seria possível fazer isso?
Deve verificar na prefeitura da cidade onde está localizado o imóvel se essa metragem pode ser desmembrada.
@@SEUDIREITOonline mas se puder ele pode colocar algum impedimento? Fomos casados por regime universal de bens e 50% do imóvel é meu
Formal de partilha? Fui até o registro de imóveis e ficou um pouco confuso isso. Devo ir no cartório civil?
A mulher se ficar com dois filhos o banco não consegue tirar a mulher da casa ? Algumas mulheres dizem que botam o marido pra fora e ficam com a casa sem precisar pagar, mesmo a casa estando no nome do ex !
Se ninguém pagar acaba indo a leilão, né?
Doutora, boa noite! E mo caso que o marido está traindo a mulher muda alguma coisa?
Obs; o divórcio não foi feito ainda
O adultério não afeta a partilha dos bens, que deverá seguir o regime de casamento adotado entre os cônjuges.
Boa noite
Eu e meu esposo compramos uma casa em 2012 e hoje é que percebi que meu sobre nome está errado e agora o que faço?
Existem duas formas de retificar o erro, através de procedimento administrativo ou extrajudicial e o procedimento judicial. Deve então se informar se é possível corrigir o erro no cartório ou através de ação judicial.
@@SEUDIREITOonline Boa noite doutora isso significa que não posso vender só se ajeitar isso no cartório é isso?
Obg❤
Na audiência do divórcio, nao dividimos a casa, possi recorrer agora?
Quem fica com a casa financiada fica com a divida restante tambem.
Eu comprei um um imóvel,e depois fiquei sabendo que tem débito de água e luz ,eu tenho que pagar? Como proceder?
Poderá cobrar a dívida de quem o vendeu através de ação de cobrança.
@@SEUDIREITOonline dra essa dívida não fica com antigo proprietário ou quem compra?
Ridículo isso, vou separar e não vou pagar nada
Olá, a valorização do imóvel entra no cálculo de valor a ser pago para a outra parte ou seria baseado somente na quantidade de parcelas pagas?
Eu acho que não, o entendimento majoritário é apenas a soma das parcelas pagas, ja que o bem não é do casal, muito difícil um tribunal usar valorização
Deve ser dividido o valor das parcelas pagas durane o casamento.
Boa noite Doutora,acompanho seus vídeos d+, tenho uma grande dúvida,meu pai vendeu a casa da minha mãe,com o contrato de compra e venda ,sem ela assinar porém a casa tem uma dívida na imobiliária,minha mãe não conseguiu receber nada,mais agora ele faleceu,ela consegue quitar a casa na imobiliária e ter a casa novamente pra ela?
Depende do tempo que a venda foi realizada. Sua mãe poderá reivindicar seu direito através de ação judicial.
@@SEUDIREITOonlineola posso fazer uma pergunta?
@@SEUDIREITOonlineno divorcio extrajudicial o conjuge pode querer não receber uma parte desse dinheiro? Tipo, tem 100 mil pagos e 50 mil pra cada so que um dos conjuges aceita 30 mil, pode fazer isso na separação extrajudicial?
@@guilhermearaujo1350 Se ficou decidido consensualmente, pode. O ideal é partilhar igualmente.
@@SEUDIREITOonline ah, e outra duvida, no caso de uma separação litigiosa o juiz oferece a indenização em juízo?
❤
Mas sendo a mulher?
Dr. Vou fazer uma pergunta que não tem haver com este vídeo, é referente a um anterior que a senhora postou.
Meu pai biólogico faleceu e não tenho teste de DNA, e nem o nome dele no meu registro, porque fui adotada por outra família. Esse teste de DNA para provar que sou filha de meu pai biológico, pode ser feito com qualquer parente? Por exemplo : Pode se minha irmã por parte de pai?
Através de ação de investigação de paternidade, o juiz determinará que seja feito o exame de DNA com sua irmã biológica. Contudo, caso tenha sido adotada através de decisão judicial, não poderá optar pela herança do pai biológico.
Precisa pagar toda documentação novamente?
Top
Dra bom dia,,,e no caso da lei mcmv,
A mulher fica mesmo com casa?
Aí na separação é transferido o financiamento pra mulher?
Nao se iluda, tentei isso na justiça meu processo esta rolando ha 2 anos , juízes e desembargadores nem lêem isso, nao tive decisão de nada apenas partilha de 50% cada. E ainda rola na justiça!!
@@Edleneoliveira obrigada pela informação
@@Edleneoliveira obrigada pela informação,eles põe o vídeo mais não responde as dúvidas da gente , obrigada
Nao entendi