Magic: A Lista Reservada: O Que, Como e Por Quê
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Tá, muita gente não conhece a Lista Reservada. Mas quem a conhece, frequentemente a culpa pelo jogo ser caro, pelo Legacy ser difícil, por cartas serem caras e um monte de outros "problemas" do jogo.
Mas será que ela é mesmo um vilão tão terrível? Vamos discutir isso!
Música por Toby Fox: tobyfox.bandca...
Fazemos Nerdice fora do RUclips também!!
►►► SITE: www.fazendonerdice.com
►►► FACEBOOK: fazendonerdice
►►► TWITTER: / fazendo_nerdice Игры
Cara... meus parabéns pelo conteúdo original e o seu roteiro... acho que vários e vários jornalistas tinham que aprender contigo!!
Eu como estudante de história sei como dói essa de alguns erros do passado não podem ser consertados hahahaha
teria como resolver isso, printando cartas com o mesmo efeito, e que tivessem uma linha de texto que diz "Ter este card no grimório conta como uma cópia da carta X"? Tipo, sei lá, lança a "Beta Black Lotus". Que tem o mesmo efeito, e com a linha de texto "Ter uma "Beta Black Lotus no grimório conta como uma cópia de Black Lotus". Assim você reprinta os efeitos, sem deixar a galera que tem black lotus no deck mais forte.
Faz uma lista de cartas que não estão na reservada que você gostaria que fossem reimpressas. Eu sei que vc disse que a maioria já foi, mas sempre tem aquelas que a galera não lembra! Valeu Elba, parabéns pelo material de qualidade, como sempre!
Se não fossem as dual, eu cagava para reserved list.... O que na comentaram aqui eh o mais sensato: bane as cartas da lista de todos os formatos menos vintage. Separa de vez o colecionador do jogador...
Concordo plenamente, quiça, bane do Commander tambêm...
Isso de cara já mataria dois formatos: Legacy e Commander. Porque, queiram ou não, uma das razões da popularidade do commander (principalmente entre quem joga x1) é o fato de poderem as mesmas cartas (em teoria) que o Legacy. O power level ajuda na experiência de jogo, que é justamente o objetivo do formato. E o Legacy, por outro lado, é uma versão "budget" do Vintage. Foi criado pra ser isso. Banir tudo da RL do Legacy é literalmente acabar com o formato.
Cara, gosto muito dos seus vídeos. Sempre bem explicativo e explana o assunto para trazer reflexão. Acho que você encontrou um caminho de vídeos sobre Magic muito interessante. Original para ser mais exato. Parabéns e sucesso.
Esse vídeo completo… vim rever ele aqui e como ele continua absolutamente coeso do início ao fim. E sim o futuro do jogo tá sendo garantido até aqui viu, pelo menos mais uns bons anos estão vindo aí pra esse jogo que é o milagre do Design na minha visão. Parabéns Elba por todo trabalho até aqui!!
Uma das possibilidades seriam os reprints funcionais para as cartas jogáveis mas que estão na lista reservada. O Atog (que obviamente não está na reserved list), foi reimpresso agora em kaladesk como incomum e outro nome, mas é a mesmíssima carta. Poderiam fazer mais isso agora que temos o retorno dos core sets.
Concordo com o Elba. Só não tenho muita certeza quanto ao fim do Magic. Haveriam muito bravos e revoltados, com certeza. Mas isso transformaria a coleção em coleção e jogo em jogo. Eu, como jogador não me importo se a carta é da quarta edição, da sétima edição ou Ixalan, eu preciso da carta pro deck. Já para o colecionador, isso faz toda a diferença, cartas de Alpha, mesmo não vendo jogo ainda vale mais que de quarta ou de quinta edições.
A própria WoTC não diz que a maioria do público é standard? Duvido muito que a Starcity vai quebrar por causa da "quebra" no preço de dual land...
... Rapaz, a WotC NUNCA, JAMAIS disse que a maioria do público é Standard! Talvez tenham dito que o formato sancionado mais jogado é Standard, talvez tenham dito que a maioria dos torneios é Standard, mas última vez que eu falei com alguém da WotC sobre isso, a conta que eles faziam é que tinha quatro vezes mais jogadores casuais do que em campeonatos sancionados, independente do formato!
Realmente eu sou colecionador ávido de magic, e pra mim cada coleção tem o seu valor, quanto mais antiga melhor!
Nunca tive opinião formada sobre a Lista Reservada, mas o vídeo deu ótimos argumentos =)
To aqui torcendo para essa linha do tempo em que existe a lista reservada deixe de existir.
Está torcendo pra você deixar de existir então...
Que video fantástico! Isso que eu chamo de conteúdo selecionado, estudado e planejado. Parabéns!
Esse rapaz é muito legal, sério, esse conteúdo dele parece de gringo. Muito completo e cheio de pormenores. Eu adoro consumir os vídeos dele, de fato, tem muito conteúdo. Outros canais são extremamente rasos
MANO MUITO MUITO BOM O VIDEO
Nunca tinha pensado por esse lado. Agora que assisti este vídeo, consigo ver mais sentido na Lista Reservada. Excelente conteúdo!
Muito legal ver tua paixão pelo jogo. Parabéns pelo canal mano!
Ótimo vídeo!! É totalmente coerente o que foi falado... E acredito que o futuro seguiria por essa linha caso algo mudasse hj...
Vídeo sensacional cara! Parabéns, esclareceu muitas dúvidas e é incrível saber o tamanho da influência que o Magic tem na Hasbro! Agora só quero um vídeo seu contando a história do grupo Monty Python heheheh :D
Um non-sequitur digno de John Cleese!
Fica esperando que eu CERTAMENTE vou chegar neles!
Elba... Tu é muito sensato. Tudo que você disse se resume ao velho: Um mal necessário. Mas você pode me tirar uma duvida? A política de reimpressão também impede de criar cartas com o mesmo efeito mas nomes diferentes? Tipo uma Black Lirium: 0 mana, vira e gera 3 de qualquer cor uashduahsduahduashduasdh Pq não é uma reimpressão direta e sim uma reimpressão indireta ao meu ver. Isso também é vetado?
Sim, não pode reprint funcional de nenhuma carta da RL
Um ótimo jeito de esclarecer dúvidas sobre essa lista reservada, agora sim tudo faz sentido, obrigado 💜
um vídeo de como esclarecer a minhas dúvidas de 10 anos em apenas 22 minutos de vídeo, muito bem explicado Elba, ótimo vídeo. concordo com tudo.
O que Elba do futuro falaria pro Elba do passado?!
Um vídeo melhor que o outro!!! Incrível
Isso que dá conhecer o jogo deste o início!
Elba. Adoro seus vídeos, sua seriedade e a experiência com magic. Sempre acompanho. Parabéns. Um forte abraço!
Gosto muito do seu canal, aprendo muito com seus videos. Acho que a Wizards vive entre a cruz e a espada, pois ou ela agrada quem é colecionador e investe em magic (reserved list) ou ela agrada os novos jogadores (tipo eu, que conheci MTG em 2016). Varios amigos meus, todos novos jogadores, pararam de comprar MTG pelos seguintes motivos: Booster só vem lixo, qndo nao vem ele é caríssimo; formatos que gostamos tem custo elevado de deck, é um pay to win pois vc precisa de alguns milhares de reais para competir; mtg online consome muito tempo. O ideal seria as pessoas terem oportunidade (nem que fosse em uma modalidade online) a ter acesso facil/gratuito a todas as cartas e jogar, pra ver em condições iguais quem é o verdadeiro campeão (não o que começou antes ou tem mais dinheiro).
Como solicitado no final do vídeo, eu concordo com sua opinião sobre a lista reservada.
Nunca fui atras da lista reservada e jogo magic a 3 anos sempre fui do T2/modern agr entrando no CMD fiquei curioso e vc deu a melhor explicação sobre essa lista, VLWWWWWWW
Obrigado pela explicação e parabéns pelo excelente vídeo. O exemplo sobre a carta reservada que foi reimpressa no dual deck foi bárbaro, eu até acho que isso possa ter sido um teste para ver que "M" daria ser quebrassem a lista reservada.
Acabar com a lista de reserva só vai melhorar o Magic. Colecionadores e jogadores das antigas vão querer as cartas antigas. Além disso, vc pode ver que a maioria das cartas antigas são mais caras que as mais novas.
Para as cartas antigas é igual vinho, valoriza com o tempo. Ou não.
Muito bom o vídeo, como sempre. Eu tenho a mesma opinião. Não gosto da Reserved List, mas é um mal necessário. Um erro do passado que tem que se pagar até hoje.
Tbm sou a favor da RL. Alem dos motivos já falados no vídeo, acho que pelo bem dos formatos ela deve existir tbm. Se reimprimir a RL o modern acaba, vira legacy, se reimprimir as cartas do modern pra comum o pauper vira modern. Para existir formatos variados algumas cartas não podem ser reimpressas, esse é só outro ponto.
sbik Quanto a isso basta reimprimir as cartas em edições não válidas pro modern.
Tipo um legacy masters, ia ser bem bacana...
Cara, você tem um video condenado quais cartas da Reserved List que você possui? Gostaria mto de saber. Fiquei curioso.
Concordo com seu argumento. Todos os formatos q jogo, não uso cartas caras. Uso as q tirei em boosters e me divirto bastante!
200 reais numa dual... O tempo passa....
Vídeo excelente como sempre, Elba! Argumentos bastantes sólidos.
Otima explicação
uma coisa que n sei c seria fazivel, qnt a revogação da reserved list, é c a propria wotc fizesse uma enquete quanto a remoção de algumas cartas da reserved list, mesmo que elas n sejam core para algum deck ou coisa do genero e todas c/ artes diferentes
Ótima explicação! Faz todo sentido
Mano, eu por praticamente jogar somente no MOL, não sofro quase nada por causa da Reserved List... Mas ter as Duais Antigas no meu Commander físico ia ser muito legal sim... Afinal só preciso de uma de cada....
Elba era muito fofo c esses óculos do tamanho duma lgtv
Mais uma vez, excelente vídeo! Concordo com vc também. É um mau para o jogador mas do ponto de vista de estabilidade e credibilidade da empresa (o que afeta diretamente no lucro e no crescimento desta), a RL é necessária.
Um dia, se vc animar, faz um vídeo falando do episódio do from the vault que reprintou mox diamond, karn, memory jar, etc. acho q isso também deu uma treta na época. E outra, esse assunto de reprints funcionais (ou quase funcionais), formatos sem a RL, comparação entre cartas iguais com edições diferentes q variam de preço, e etc poderia dar um bom vídeo também!
Novamente, parabéns pela habilidade!
Parabéns camarada, ótimo vídeo. Ps: Também tenho minha própria "lista reservada" hehheh
Sei que o video é mais anteigo e talvez voce nem chegue a ler este comentario. Mas enfim, não custa tentar.
Concordo na promessa de mercado de não imprimir mais lista restrita, acho válido e excepcional, na minha humilde opinião, essa lista poder ser renovada, adicionando-se alguns novos ícones arrebatadores nela, vulgo Mr Mindsculptor.
Jogo Magic também a muito tempo e devido às tribulações da vida, muitas das minhas cartas ( no momento TODAS ) não diponho mais. Lembro nitidamente o dia quie vendiminhas 2 Mana Drain na Jambo, e quase tive um ataque psicotico quando para comprar minha carta ele a rasgou no meio ( um pedaço ), diz ele que era pra comprovar autenticidade. Magic tem sim um grande futuro a frente, tanto fisico quanto digitalmente, mas, como ja dito por voce mesmo em outro video, se não melhorar a premiacao e incentivar com Marketing, o game tende a entrar pro rol dos esquecidos. Abraços!
Não tem muito tempo que acompanho seu canal, mas uma coisa há de ser dita: parabéns pela sinceridade! Bicho, particularmente NÃO GOSTO da reserved, mas compreendo que, como tu disse, a existência dela é fundamental pra sobrevivência do jogo. No mais, agradeço pela elucidação totalmente elucidante (rs) que foi oferecido para aqueles que ainda não conheciam o tema. Valeu!
A wizards não resolve o problema do legacy porque não quer...é só lançar fast land tutorável que já ajuda 300%. Se não quiser alterar o modern, nem precisa. Faz o lançamento no próximo conspiracy e pronto.
Sera q daria uma treta se saisse uma black lotus q custa 1 mana ao inves de 0, e gera 4 ao inves de 3
Daria treta pq provavelmente seria uma carta quebrada mas não acho que teria treta com a reserved pq essa nova carta e mais fraca que a Black Lotus.
Vlw por compartilhar esse conhecimento da historia desse joguinho eu realmente tava procurando saber o q essa bendita lista que e o sonho e o pesadelo de muita gente kk
Ótimo tema! Parabéns, mano! Uma. Sugestão de um próximo tema seria a Wizards diminuir o Power Lvl do T2 após Zendicar.
A lista reservada é bem legal, porém, eu concordo com você em relação as impressões. Eu acho que deve olha tanto os colecionadores quanto jogadores.
Muito bom o video, foi ótimo receber a informação, eu mesmo nunca imaginei que o problema da reserves lista eram acionistas hahaha, putz e uma pena mesmo mas segue
E mesmo, eu odiava muito a reserve list. Mais os "functional reprints" solucionaram parte do problema. Nao tenho dinheiro para Gaia's Cradle, mais consigo pagar um Growing Rites of Ithlamoc.
Nossa...dizer que Growing Rites é reprint funcional de Gaia's Cradle é ser bem simpático viu. Tu já jogou com Berço de Geia? Hauehauehauehauh
Uma coisa, no começo do vídeo você fala da tradição de "colecionáveis". Tem um detalhezinho, a "figurinha do Babe Ruth" de milhões vale milhões justamente por que ela NÃO foi criada para ser "investimento em coleção", eram só brindes comerciais, como cartãozinho/figurinha de cachorros/dinossauros que vem no chocolate, e que a maioria dos moleques acabava destruindo, por isso ficaram raras. Em nenhum momento existia alguma "promessa implícita" de que o cara ficaria rico por guardar a dele.
... e a Black Lotus foi criada pra ser um "investimento em coleção"? Ou ela era só uma entre uma coleção de 290 cartas, que por uma série de fatores tornou-se valiosíssima?
Fazendo Nerdice Oq eu quis dizer é que nunca precisaram fazer promessa de não reimprimir a figurinha do Baby Ruth para "garantir" o preço dela no mercado paralelo, essas coisas eram só brindes que vinham com chiclete, e não o produto.
Chronicles é de 95, e nego já tava dando xilique por que reimprimiram o Tobias Andrion de 94 dele?
Muito item feito com o propósito de ser SÓ colecionável acaba fracassando, o barato do mtg é o jogo.
Eu acho que deveria é entrar mais cartas nessa lista!!! kkkkkkk
Uma nova lista reservada pós oitava edição!!!
Gostei do vídeo. Vc apontou detalhes que eu ignorava sobre assunto. Tem os links desse rolo do rosewater e do duel deck? Ah, e vc acha q tb seria um tiro no pé restringir (ou até banir) essas cartas no legacy?
o lance do rosewater e do duel deck, é só procurar artigos da Wizards a respeito de Phyrexia vs the Coalition e artigos nos dias imediatamente subsequentes.
E cara, banir esses cards do Legacy mudaria PROFUNDAMENTE o formato. Eu acho que seria melhor criar OUTRO formato, sem esses cards!
Eu sou um colecionador de magic ao extremo do extremo, e eu apoio a reserved list, por exemplo que tenho terrenos das primeiras edições que me são tão valiosos que não vendo mesmo que por o dobro do preço...pois vira apego emocional com magic
Eu to jogando de verdade a pouco tempo e por isso ainda to me acostumando com alguns conceitos. Foi difícil entender o pq de uma land custar tão caro mas comecei a entender e ver como você falou, comprar uma dual antiga não é a mesma coisa que comprar uma carta jogando no standard para colocar no meu commander, isso pq a carta que eu compro por 150 pilas pode valer menos da metade daqui a uma rotação. Mas as cartas na lista não. Elas não TENDEM a desvalorizar justamente pq ter uma te coloca em um grupo muito selete em relação ao numero de jogadores. Hoje não só entendo como fico feliz de comprar uma ou outra carta um pouco mais cara e mais feliz ainda por só jogar commander e só precisar de uma copia hahaha
Exato: Reserved List não desvaloriza, porque a demanda nunca diminui, mas a oferta sim!
Mesmo com reimpressão das cartas fora da reserved list, o preço das cartas originais se "mantém" mais alto comparado à nova. Não se acha Misty Rainforest de Zendikar original no preço da versão de MM3. E sempre tem player que quer jogar pimpado e passou essas fetches do print original quando pegou as versões Masterpiece de BFZ. Reprint fomentam o mercado e na minha opinião, isso é bom. (não toquei em reserved list) kkk
O q impede a wizards de lançar cartas com power level igual ou semelhante às cartas antigas e restringir o uso simultâneo dos dois tipos? Acho q isso sanaria o problema, tipo, black lotus, e sei lá, Ruby rose, ambas com msm custo e efeito, mas sendo cartas diferentes que vc pode só usar uma ou outra no deck?
A Lista Reservada expressamente proíbe eles de relançarem cartas iguais com outro nome. Curiosamente, essa é origem de muita raiva da própria Wizards contra a Lista, visto que tem cartas ali no meio que PODERIAM ser reprintadas com outro nome, como o Thunder Spirit: 3 mana, 2/2, voar, iniciativa. Nada de mais, né? Pois é, mas a WIzards NÃO PODE lançar NENHUM bicho branco que seja 3 mana 2/2 voar iniciativa por causa dele.
Acho que podia lançar um Vintage Masters em papel, porem para cards fora da lista claro, e outras que estão caras e tal para ajudar igual Moderm master
Lançaram, chamou-se Eternal Masters.
Ninguém comprou.
se relançassem as dual lands ia muda completamente todos os formatos, tipo, legacy usa as old dual, modern usa shoch e t2 usa check e fast, se relançassem todos formatos iam usa as mesmas lands, seila n acho q seria legal n
Bruno A. Dias daria pra lançar em uma Masters qualquer coisa pra não impactar o modern, no standard elas ficariam um ano ou dois, pouco relevante. Mas isso é só um contrafactual, porque elas não voltarão nunca!
Qual a sua opinião sobre reprint funcional da lista reservado? Por exemplo ... imprimir uma "Tropical Island" com outro nome e arte.
A Lista reservada inclui proibição de reprints funcionais. Não pode trocar o nome e imprimir como "Bahamas" se o texto nas regras for idêntico, mas poderia imprimir como "Islândia" e adicionar tipo nevado.
Elba, hoje, um ano e alguns meses depois deste vídeo, você lançou um vídeo sobre como a Hasbro é (está sendo) dependente do Magic (ou quase isso). Tu acha que compensa "investir" em cards da lista?
"Compensa investir" é um termo complicadíssimo. Investir em cards da lista reservada é muito mais lucrativo e muito mais arriscado que investir em um Tesouro Direto ou LCI. Se você diz "investir" no sentido de melhorar a sua coleção, todavia, eu tenho absoluta fé de que vale a pena.
Cara, eu acho Magic mó chato, tentei jogar uma vez e não curti, mas gostei muito dos seus vídeos, assisti uns 4 seguidos hahaha, deu até vontade de tentar jogar novamente
Pelo que entendi a lista reservada ela é fundamental porque tem pessoas poderosos que faz o barco andar nos lucros. A lista reservada sao poucas cartas da pra jogar o jogo tranquilo eu particulamnrfe nao tenho esse lance de colecionar nada mais tem gente que gosta e isso é gosto e se a wizard quiser ela.pode fazer uma.carta.com o mesmo texto da carta com a lista reservada com nome e arte diferente pra efeito de jogos vai ser a mesma.carta da.lista reservada sendo carta diferente
Eu me pergunto, se a Wizards reimprimir a Power Nine, Dual-Land, enfim, qualquer carta da Lista, tudo com Arte nova, Borda moderna e raridade especial (igual as Masterpieces, Invocations), isso vai desvalorizar as Antigas? pego por exemplo um Chain Lightning, a Antiga sempre valerá bem mais que as novas...
...Dá uma olhadinha no que aconteceu no preço da Chain Lightning antiga depois de Premium Deck Series Fire & Lightning e Eternal Masters.
Ela continua sendo mais cara. Isso não significa que o preço dela não caiu que nem uma pedra!
Excelente video !
Concordo com tudo, menos com a parte que o Magic pode acabar. No meu ponto de vista, se eles derem reprint nessas cartas, o que vai acontecer e que geral vai comprar [ mesmo que nao va usar ] para guardar essas cartas pois a probabilidade de acontecer e minima.
Quem nao vai querer uma carta da Reserved List
Uai, EU não vou querer!
O TCHAM da Reserved List é que as cartas nunca serão reimpressas, ou você pega avulsa ou fica sem. O preço delas é tão alto que se forem reimpressas, vai valer a pena comprar selado: vamos supor que eles acabem com a Reserved List e lancem um Vintage Masters físico, extra-caro, dois mil reais a box.
Uma Black Lotus borda preta custa marromeno 300 mil reais, então com o preço de uma black lotus você compra 150 caixas. Quantas Black Lotus você abre? E o quanto você acha que o preço dela vai cair? Pela metade? Se caísse pela metade, ainda dava pra comprar 75 caixas. E é EXTREMAMENTE raro que uma carta sozinha valha mais que a caixa na qual ela veio!
Elba, você acha que a Wizards poderia fazer um bypass na RL fazendo reprints funcionais? Coisa bem "caras-de-pau" mesmo, como novas P9?
Eu tô loco pq tô escutando a trilha do Undertale em looping ultimamente e está gravado na minha cabeça ou realmente tah tocando Undertale no video?
+Solid Kenji realmente toca undertale no video :p
resumo da opera: vc tem dinheiro investido em lista reservada entao vc nao quer que pare de existir
... e em que momento eu disse isso?
E qual foi o impacto do from The vault relics em que havia alguns cards da reserved List?
Eu ainda gostaria de ter mais grupos de terrenos, como shock Lands, melhores, sem falar de equipamentos estão em falta...
RL como foi dito é muito boa, e é verdade, se matar o jogo não funciona
bom, shocklands e fetchlands não estão na lista reservada, assim como nenhum equipamento!
Lendo os comentários e assistindo o vídeo (não nessa ordem), me fez ver a importância da RL. Além da saúde financeira da WotC, a reserved list faz com que os decks de cada formato sejam diferentes. Sem ela o jogo não teria mais tanto investimento e nem tanta variedade de decklists.
Gostei do vídeo, entendi melhor como funciona a lista.
E se banir as cartas de todos os formatos, e ficasse apenas como colecionáveis
"Se pra todo mundo jogar, o jogo acabar. Ai não dá. Ai não funciona." A contradição tá nessa ultima frase. Legacy é um formato que não existe mais pelo motivo da lista reservada, é um formato que não tem mais GPs, que não tem PPTQ, que dificilmente vai ter regular de loja pelo simples fato que é inacessivel. Tornar acessivel q faz o jogo crescer e não o contrário. Se os acionistas fossem menos conservadores a ideia era ampliar a gama de jogadores e acesso as cartas e não restringi-las, a barreira para conquistar novos jogadores será sempre preço.
Por mais que a sua opinião difere da maioria, eu concordo contigo !
Querendo ou não, a RL funciona como mantenedora da saúde e diversidade dos formatos!
Yo tengo una pregunta: se a Wizards quiser, ela pode adicionar mais cartas à lista reservada?
Bom, se ela quiser, ela pode, mas seria uma merda tão grande quanto TIRAR cartas da lista reservada!
Entendi, valeu Elba!
Um jogo de cartas colecionável muito antigo é o Tarot hahahaha
Oi, elba, existe um deck de magic chamado batalhão( eu acho,se não me falha a memoria) de 2008. Ele é barato, e parece mais simples, sou criança , não tenho muita grana, caso eu o compre, poderei jogar normalmente?.
Excelente conteudo! Well done!!
Não dá pra fazer uma cópia da carta mas trocando a arte,
o poder e a resistência, o custo, e diferenciar o texto mudando algumas palavras
+renato sabino dá, mas se vc troca o poder, resistência e custo vira um treco totalmente diferente!
Fazendo Nerdice sim eu sei mas pelo menos vai ser uma curva no erro que eles fizeram vai ser diferente vai mas é unico jeito que vejo que da pra deixar os dois lados felizes
O jeito mais simples pro legacy seria banir todas as cartas da reserved, mas ai já criaria outra treta...
Otimo vídeo , e tbm acho que a lista reservada e necessária para o bem do magic !
o que sao esses itens desfocados na estante atras de sua figura?
Eu não achei nos comentários essa pergunta então... Pq vc considera a lista reservada um erro? Como a WoTC poderia na sua opinião ter feito na época pra evitar esse "erro"?
Curti o video, mostrou um outro ponto de vista (de negócios) sobre a lista reservada.
+Gregório Benatti é um erro porque ela limita o desenvolvimento de cartas novas e encarece os formatos eternos. O que ela podia ter feito pra evitar? Ótima pergunta, e eu não saberia responder! Se eles não tivessem feito isso quando fizeram, provavelmente teriam falido devido ao abandono de jogadores. E hoje em dia, quando acharam que estavam livres disso, descobriram-se ainda reféns da lista. Uma sinuca de bico como é raro de encontrar!
Ei , Elba, você não acha que a reservd List influência as pessoas a comprarem proxys? Ótimo vídeo! Vlw flw
Não mais do que eu acho que a falta de bibliotecas influencia as pessoas a pagar por xerox de livros.
Agora, uma coisa é fato: A impressora da WoTC não é mágica, se a carta foi feita uma vez, pode ser feita novamente, e não estou falando de "fotocópia", mas sim impressões profissionais.
Se alfa foi paga do bolso do Richard Garfield, o que impede um chinês de produzir um lote equivalente a 500 caixas de Revised e ir vendendo boosters por U$ 90?
Quanto mais aumentar o valor no mercado paralelo, maior o incentivo para isso acontecer, aí quando o mercado estiver todo estragado por ser impossível separar uma original de uma "genérica", não tem mais volta .
Eu quero essa erva ae, Tio.
Rodrigo Amaral Falando sério, o que impede alguem de reimprimir uma dual?
As cópias baratas são as que você percebe, mas e as cópias caras?
Em primeiro, parabéns por aceitar o sarcasmo. De fato o direito autoral é algo complexo, eu mesmo como libertário não acredito nele, contudo, nesse caso 3 forças agem contra alguém que queria instaurar cópias fidedignas a nível global como você propôs no primeiro comentário. Primeiro e talvez a maior seria o custo para atingir o mercado todo. O crescimento do magic foi algo orgânico e gradual que se deu durante décadas e se alimentou do próprio processo. Um chinês que quisesse emular isso gastaria milhões de dólares caso quisesse reimprimir com qualidade um número razoável de cartas e distribuí-las pelo globo para desestabilizar o mercado. A segunda força contrária seria a reação da própria comunidade, claro que haveria uma parcela de jogadores que aceitariam e jogariam com as cópias, mas a grande maioria as rejeitaria de pronto, além de que elas jamais seriam aceitas em lojas oficiais, torneios e qualquer outra competição. Terceiro a própria WotC tem foça jurídica para impedir isso. Para sua utopia ser viável ela teria de ser descentraliza, como o bitcoin, como centenas, talvez milhares de pessoas no mundo financiando cópias, o que, invariavelmente, as deixaria com qualidade duvidosa por simples probabilidade devido aos inúmeros fornecedores e empresas de fim serem diferentes, o que acentuaria a rejeição dos jogadores pelo reconhecimento automático da fraude.
Rodrigo Amaral
Da onde você tirou que tudo tem que ser "a nível global"?
UM boster de revised pode ser vendido por U$ 90, e o preço vai subindo.
O cara só precisa pedir uma tiragem pequena, do tamanho de alfa mesmo, para alguem que ofereça o mesmo serviço que o RG teve.
Tire da cabeça que você teria como saber a diferença.
Vou tentar deixar mais claro:
Alpha teve uma tiragem de 2,6 milhão de cartas, vendidas em boosters de 15 cartas por U$ 2,5, isso já deu lucro, o custo por booster na época foi menor que U$ 2,5.
Revised teve 500 milhões de cartas.
Cinco pessoas, colocando valores por volta de U$ 2.000 cada um, conseguem encomendar em uma gráfica, da mesma capacidade, uma tiragem 1 milhão de "cartas de Revised" (que ninguém vai notar em um universo de 500 milhões), e passam a vender avulso cada booster (BOOSTER, se o cara tentar vender 20 duals avulsas, vai dar na cara) por U$ 90, lucro de de mais de 70 mil dólares para cada um, e ele não precisa vender muito, já vai recuperar o investimento vendendo a primeira caixa, o que não é difícil, visto que elas não são comuns, mas não são nenhuma monalisa.
Não precisa nada disso de "atingir o mercado todo", talvez já tenha acontecido e você nem faz ideia, o único impedimento é achar uma gráfica equivalente e "sigilosa", e onde será que tem uma "gláfica" dessas?
tem site com a lista?
Acho que se eles fizerem um anúncio sei lá, 1 ano antes com uma pequena quantidade cartas p relançar e ir fazendo aos poucos não deve dar problema. Até pq carta de 25 anos atrás não está sendo produzida por eles e não dá dinheiro de maneira direta p eles. Exemplo de yugioh tem carta q já passou dos 1000 reais mas hoje em dia caiu pra 10 reais, o valor lá não é medido por ser antigo ou ter alguma lista reservada, e sim pela alta procura quando a carta passa a ser relevante no metagame. O lucro para magic deveria ser ainda maior c novos lançamentos por causa do standart, em yugioh tem box q não lança nenhuma carta muito relevante ou extremamente necessária pro formato. Acho q reprint nas cartas de magic mesmo q de algum prejuízo a curto prazo, a longo prazo iria aumentar várias vezes o número de jogadores e dar muito mais lucro para a empresa
Salve manão, eu voltei a joga Magic depois que parei no traidores de kamigawa, e voltei no MTG arena, se acha que vale mais que nas cartas?
Muito show seu canal, você é fera e filósofo hahahahah abraços de Londrina PR
E o reprint da mox diamond?
Bela análise Elba.
Mas não teria sido o Phyrexian Negator uma tentativa da Wizards verificar como o mercado e os jogadores reagiriam a uma carta, em tese, que não possuía valor de mercado tão alto e que estava na RL?
Caso não tivesse existido esse rebuliço, da mesma forma que eles alteraram no passado as regras da RL, eles poderiam tentar retirar algumas cartas dela, alegando que não alcançaram valor de "colecionáveis".
Mas enfim... sei lá!
Eu particularmente não gosto da RL, mas entendo sua necessidade e a importância histórica e econômica para o jogo e para o patamar em que ele se encontra hoje.
Parabéns pelo vídeo e pelo canal.
É possível que o Negator tenha sido um "teste de águas".
Mas se foi, foi um teste de águas que saiu muito caro, custou muito dinheiro e o emprego de muita gente.
Oras porras, se eu testo as águas e de dentro das águas sai o Kraken e mata a minha família, concorda que eu não vou testar as águas novamente tão cedo?
Se não dá pra comprar a carta é só jogar no for fun com proxy, e está de boas. Ou joga modern ou pauper melhores formatos eternos. Legacy só com deck emprestado, pelo menos pra mim.
Só uma dúvida, o que em Chronicles era desejado além de Cidade de bronze e Erhnam Djinn?
"Colecionador", guarda com carinho a sua "Taniwa" de U$ 0,50, ela está protegida ...
Se o cara quer MESMO colecionar, reimpressão não conta, a menos que o cara na verdade queira que segurem o preço alto da sua "coleção" de 200 dual lands iguais, e que ele "eventualmente" vende quando sobe o preço, jogando nas costas de jogadores ...
Por que será que nego vai dar piti também se sair dual land nevada? Que não fere a lista reservada.
Haa ... mas não era só "COLEÇÃO" ?
Seguindo a ideia de que a WoTC tem que manter alto o preço paralelo, evitando imprimir versões melhores de cartas, como fica o cenário alongo prazo?
Tandor2009 blood moon... acho q só rs
Nem Blood Moon, hoje que existe deck usando fetch e set de urza, blood Moon é forte, mas na época não era útil, era melhor usar Pilhagem e destruir pontualmente o que incomodava.
Colecionador nao quer colecionar as cartas de chronicles.. Os colecionadores ficaram putos pprque as cartas que a galera tinha na versao original e que foram reimpressas em chronicles perderam MUITO valor.. Incluindo cidade de bronze.
Então, é isso que acho foda nessa discussão, a argumentação é toda feita sobre o aspecto colecionável, mas o preço não tem nada a ver com coleção. Eu não vejo problema na Black Lotus de alfa ser mais cara que a a de Unlimited, por ficar claro que isso tem a ver com o aspecto colecionável, agora nego inverte essa lógica e viu problema por que a Sivitri Scarzam de legends dele "caiu de preço" ?
Entendo a questão que o Elba propõe quanto aos acionistas e a quebra de confiança, mas está muito claro que o problema é justamente esse que você está levantando... O problema real é a queda no valor das cartas realmente caras e que jogariam se houvesse amplo acesso... As cartas originais só perderiam o valor pq um jogador não estaria mais querendo comprar de um colecionador. Cartas com valor estritamente colecionável tenderiam a manter o valor. Na real o problema não é toda a lista e sim as dual, uma dúzia de outras cartas e um fetiche de P9....
Juzám Djinn = SONHO :D
Lembro dessa carta desde quando era gurizm, arte sensacional... hahaah
queria que o yugioh tivesse ficado grande como o Magic no mundo
Mas o Yugi oh é
Na verdade ele é maior, e o principal concorrente de Magic
Sobre o seu posicionamento quanto a Reserved List, eu compreendo. Particularmente não gosto dela, pro jogo essa lista é realmente uma bosta. Eu até tenho uma quantidade considerável de cartas que estão nesta lista, mas realmente gostaria que essa lista não existisse. Por outro lado, concordo contigo quanto ao futuro do jogo caso e WoTC quebrasse a promessa de não reimprimir tais cards. A empresa ia se afundar em tanto processos e desvalorização de ações de mercado. Porém, adorei o modo como eles fizeram em Ixalan. Trouxeram algumas cards com teor de cartas da lista reservadas, com power level mt mais baixo. Mas que pra quem não tem condições de adquirir um Gaea's Craddle por exemplo um Growing Rites of Itlimoc já quebra um galhinho hehe Achei inteligente da parte deles fazer isso. Não desrespeitou a RL mas deu um belo presente para os novos jogadores. (Não estou dizendo que Growing Rites of Itlimoc é a mesma coisa que Gaea's Craddle, mas dá pra considerar como uma ramificação do card)
Seus argumentos são muito bons. Me convenceu bastante.
O bagulho é esperar os jogadores velha os morrerem