pra mim o pior é quando depois de muito suor eu completo o deck e ele deixa de ser tier1 ou suas cartas mudam pq o deck se adapta ou por ter cartas novas pra ele ou ter problemas contra algum deck novo e ter de se reinventar :(
Me identifico com esse sentimento de objetivo conquistado, e o pior é que ele só aumenta. Quando consegui minha primeira dual, pensei "se eu consegui uma, posso ter as outras".
Bah elba, tenho um amigo que joga magic comigo até hoje e reclama porque não tem as carts certas pra ganhar de mim. Isso me lembrou muito o vídeo que vc fez. Show de bola o teu vídeo continua assim.
Isso me lembra quando eu competia tiro no Exército, neguin com o mesmo fuzil e pondo culpa no 'vento': "ai... quando eu fui atirar, o vento mudou..." detalhe, tiro a 200m de 7.62 desconsidera-se o vento 😂
O argumento sobre o efeito psicológico das cartas boas (Tema principal do vídeo) sobre os jogadores é válido, mas certamente não é o principal motivo. Parabéns, pelo trabalho querido. Tudo de bom!
7:07 até 8:18 eu tenho uma história de altos e baixos com essa carta (L.E.D.): não sou exatamente uma pessoa com condições de ter uma coleção prodigiosa de Magic (financeiramente falando), mas consegui obter algumas cartas da RL ao longo dos últimos anos. Comprei a minha primeira L.E.D. em 2018 - pouca coisa antes do spike - e por conta de uma mutreta com amigos à qual eu tive que arcar, tive que vendê-la pra pagar a conta (nem tinha terminado de pagar por ela ainda). Então, passou-se um ano, comigo sempre tentando comprar a carta novamente quando tinha condição, e sempre falhando porque acabava precisando do dinheiro para alguma outra coisa. Esse ano, consegui comprar a carta novamente - pagando o dobro do que paguei na primeira, mas ainda assim, em inglês (a minha primeira foi em PT) e em melhor condição do que a minha primeira. Moral da história: o que o Elba fala nesse trecho do vídeo é MUITO verdade: quando esse video foi lançado, ainda foi no período entre a venda da original e a compra da segunda. Foi um período em que só me restava a memória de fazer Daretti turno 1 (sim, eu uso ela pra commander - pode me julgar kkk), de ter uma carta forte e cara da RL no meu deck. E graças a isso, até hoje, depois de ter reobtido essa carta que me foi e é tão querida pelo potencial que tem no meu deck, toda vez que eu vou assistir esse vídeo, eu espero chegar nessa parte, abro a minha deck box e pego ela na mão. Só pra ter ela ao alcance dos meus olhos quando assisto esse trecho do vídeo e ter essa mesma sensação de dever cumprido a que o Elba se refere quando falando das Mox Opala e, pra ele, assim como pra mim, da L.E.D.. :333
Melhor canal deparado de Magic, ótimas explicações! Vlw ae. Aproposito gostaria de ver vídeo sobre decks rougue alguns q vc já possa ter visto ser muito bom e não reconhecido.
No Arena agora, tá rolando esse deck nojento de drake + phoenix + Niv-Mizzet (num evento de constructed e tal) e a galera fica puta com esse câncer (com razão). Qual a minha saída: "vou fazer um deck pra moer esses passarinho e já era" e deu certo hahaha (um azorius de life gain, counter e prisão/remoção, maioria das cartas comum e incomum). Pessoal não se liga que deck que tá no hype fica comum e a saída mais fácil é montar um counter conciso (e muitas vezes barato) do que fazer um igual toda hora que um deck pica aparece.
Exato! A galera acha que as cartas nascem caras, ao invés de se ligar que se a carta é cara, é porque todo mundo quer jogar com ela. E se todo mundo quer jogar com ela, você já sabe que terá que enfrentá-la mesmo antes de montar seu deck!
Por isso que eu gosto dos meus decks com cartas comuns e incomuns que apresentam sinergismo. Tem algumas poucas raras, mas as demais cartas podem ajudar a vencer. O único problema é que eu não venço. Kkkkkkkkkkkk
Não é só não saber jogar, tem a ver com sorte, com power level das cartas sim, até você falou que deck de iniciante não é pareo para deck competitivo. Minha pretensão de montar um deck competitivo partindo da minha própria idéia demonstra pra mim todo dia que power level de carta faz sentido...
@@braziliandre em especial decks desconhecidos no meta (que vc não tem sideboard contra) ou decks que combam. Mas quando sabe-se lá quem olhou a carta Hollow One e resolveu fazer um deck em torno dele, as cartas não custavam o absurdo que custam hoje e de fato deu bom.
Tem múltiplos exemplos de pessoas chegando em torneios com decks que valem centavos e passando o rodo em todo mundo. Quando isso acontece, o preço da carta pula de "dezenas de centavos" pra "centenas de reais". E tô com o braziliandre, é uma questão de meta. O 12post do Legacy é um deck de literalmente quinze mil reais. Manaless Dredge é um deck de trezentos. Se o 12post ganhar essa partida, eu tiro a cueca pela cabeça, encosto a orelha no chão e corro em círculos por quinze minutos. Dizer "é impossível ganhar só porque o meu deck é barato" é exatamente tão errado quanto dizer "é impossível perder, meu deck é caro"
Eu sou mto burro, quando eu to jogando e fico puto com meta cm carta OP eu sempre volto pra esse video pra me acalmar. Quarta vez que to vindo assistir eu acho kkkk
Sempre muito original a temática. Se puder, depois faz um vídeo explicando pq eu sempre perco, mesmo comprando cartas caras... Só o fato de ser ruim não pode explicar toda minha incompetência.
Turno 1 vc vem com a mao de deus e teu oponete começa a Jogada: swamp + dark ritual + liliana of the veil. Sobe 1 marcador geral descarta e passa o turno...........................
El ba, boa noite! Joguei magic nos idos de 94/95/96 ... completei quase todas as edições da 4a.Ed até Visions. Depois de 97, guardei tudo e abri há algumas semanas atrás porque vi seu canal. Estou meio tonto com tantas edições lançadas de lá até hoje. Parabéns pelo seu canal!. Preciso de uma ajuda, na epoca em que joguei a Ultra pro fez uma promoção de um quebra cabeças da Black Lotus e Chaos Orb. Tenho algumas peças até hoje e vi que uma delas é a ultra-rara da black lotus (Peça no. 9). Gostaria de avaliar o quanto vale isso. Você poderia me contactar? abs
cara, esse quebra cabeça é lendário. Dá um trabalho ABSURDO encontrar alguém que esteja disposto a pagar por ele, mas quando você acha, ele vale UMA GRANA
Meu querido Elba, se existem cartas para serem bodes expiatórios e que custam muito dinheiro... isso não torna o jogo pay to win? Entendia que todo card game fosse uma forma de pay to win, poderia me explicar o conceito?
No caso de Standard, onde se torna necessario o ban de uma carta, o playtest e experiencia nao teriam como prever um power level exagerado de um card? E ainda assim, acha intencional da Wizards,produzir conteudo, em raros casos, game-breaking ( Field of the Dead ) de forma que eles aumentem a popularidade da carta, aumente seu custo, monetizem com altas vendas pelos resultados que ela providos e depois, nossa, temos que banir. Acha que ha possibilidade desse tipo de comportamento ser real? ou estou fantasiando d+ ?
Isso tudo é culpa do netdeck, o cara gosta da carta "x", procura uma lista na internet e acha que sabe jogar, não procura entender o porque da curva do seu deck, dos recursos que nele estão, enfim, para mim ser um bom jogador de card games envolve criação de deck e sideboard.
Concordo, mas em partes. De fato, a cultura de netdecking que existe hoje na comunidade não só competitiva mas como um todo contribui muito pros preços inflados de algumas cartas - mas ignorando esse aspecto, existem alguns grandes benefícios ao ato de fazer netdecking. Pra começar, estudo. Naturalmente, por melhor deckbuilder/brewer que você seja, nem mesmo o Patrick Chapin nasceu sabendo. Praticar é essencial. E pro pessoal que intenciona jogar competitivamente, ganhar dindins, pagar suas contas com isso, tentativa e erro seria um método, no mínimo, ineficiente. Ver as listas que o pessoal anda fazendo ajuda não só a evoluir seu próprio jogo como deckbuilder, como também entender um pouco mais como pensam - e sobretudo jogam - seus oponentes.
Parceiro me tira uma dúvida por favor? Digamos que eu esteja com a Atraxa em campo de batalha, Corpsejack Menace, Hardened Scales e Winding Constrictor. Eu escolho qual habilidade desencadeia primeiro quando a Atraxa prolifera e aumenta o marcador +1/+1 ? Valew pela atenção e sucesso.
eu tinha um deck de goblin no magic q ganhava de ate 4 pessoas no quarto turno. quando eu ia jogar mesao os meus amigos nao queriam jogar contra o goblin (quando eu jogava com os amigos era liberado todas as cartas banidas e restritas)
Gostei da teoria quando vc fala sobre o aspecto psicológico do MTG mas, suponhamos q alguém jogue modern de Burn e seu oponente tbm jogue de Burn. Porém, o burn do "alguém" é monored sem fetch land e o do deck do seu oponente é um WR recheado de staples. Ambos tem a mesma quantidade de horas jogadas com os seus respectivos decks e ambos conhecem o match up um do outro. A pergunta que fica é: matematicamente falando, quem tem a maior probabilidade de vencer mais partidas?
Naturalmente o WR. Mas nessa match específica as chances não são tão díspares assim Afinal de contas, ainda ganha quem reduzir a vida do outro a 0. Sim, o WR tem acesso a hélice e a Leyline, o que literalmente QUEBRA as pernas do monored burn, mas aí, cara.... Bad match. Essas coisas acontecem. Tanto que meu brother joga Commander X1 com Titânia, que já não é barato e toma uma sova de Gitrog. Os dois têm estratégias semelhantes, mas a cor extra dá ainda mais recursos pro Gitrog. Seu exemplo já começa desleal pelo fato de que os decks não são realmente o mesmo deck. WR vai ter Path, vai ter Leyline, vai ter hélice, pode usar até Palma defletora pra dar AQUELA trolada no monored. Ele dobra os recursos só de ter uma cor a mais . É um exemplo tal qual seria vc substituir o monored pelo Naya burn, que tem como responder a Leyline e remove tanto quanto. Pô, não é um exemplo tão firme... Compreende que mesmo no seu exemplo, se o mono red souber jogar, basta o outro cara não ter a Leyline que ele ainda tem boas chances de perder ? E que a Leyline é UMA carta que acaba com o jogo. Mas aí... Qualquer deck com branco vencia. No mais.... Via de regra, habilidade sempre vai ser o diferencial. Não dê um lança foguetes na mão de um macaco e espere que ele vença 5 soldados treinados. Enfim... Qualidade de recursos importa, mas se não sabe gerir eles, vc vai continuar perdendo
Matematicamente falando, quem tem a maior probabilidade é quem der 20 de dano primeiro. Tem variáveis demais pra você realmente fazer uma conta matemática. A grande força do Naya Burn ou do Boros Burn nem é ser mais agressivo, é ter mais opções de sideboard. Tendo mais opções de sideboard, você poderia pensar que ele teria vantagem contra um monored, mas por outro lado, o monored é mais agressivo, e tem uma real chance de ganhar o jogo antes que o coloridão compre suas cartas de sideboard.
O ponto do meu questionamento é justamente o acesso a mais staples que o WR tem do que o MonoR; todos reconhecem que opções a mais fazem um dos jogadores terem alguma vantagem sobre o outro; quanto as fetch lands por mais que o impacto delas no burn seja menor do que em relação a outros arquétipos, ainda assim daria vantagem pra quem as usa. Sobre conhecimento e experiência de jogo, creio que não seja um argumento válido pois em qualquer jogo isso faz diferença, mesmo entre os pay-to-win. O exemplo do macaco e os soldados é muito relevante, inclusive nesse caso.
Foi o mesmo que senti jogando hearthstone... se eu não gastasse com jogo não subia de rank, mas chega um momento que vc vai jogar com outras pessoas que tb gastaram pra montar um bom deck e subir de rank e aí a jogabilidade de cada um é que faz a diferença. Magic, HS, Artifact ao mesmo tempo que é pay to win, se vc não gastar não tem chances, ao mesmo tempo mesmo gastando vc n tem garantia de vitória.
Eu já discuti com umas pessoas sobre LED ser uma carta boa, a "bondade" carta se baseia em dois erros de design do MTG (Dredge e Storm, ambos 10 na stormscale), se é assim, a carta realmente seria boa, já que vai se manter estagnada junto com essas mecânicas?
Sério, é uma sensação muito merda quando você faz "Ah mulheque, agora eu tenho force of will e old dual, é impossível eu perder" e leva uma sova na lojinha.
para incentivar novos jogadores a entrar no jogo e também para incentivar os de longa data a permanecer nele, só que, sendo bem sincero, tem um lado negativo nisso que me faz afastar um pouco delas, o fato delas poderem ser quebradas e nisso ouve abuso delas serem usadas toda hora, jogadores de yugioh de plantão, se vocês conhecem algo chamado dragonrulers vocês vão entendem exatamente o que quero dizer.
faiz muito tempo que nao jogo ...mas lembro dos meus 4 shiva dragon alpha borda preta que tinha q nunca usei mas sempre olhava aquilo e falava nossa que foda
Vou admitir que achei um tanto ácida a escolha da palavra "incompetência" ao comentar o ponto sobre os jogadores usarem de desculpa as cartas caras quando perdem, MAS, eu igualmente acho a escolha perfeita e muito sensata. Afinal de contas, qualquer jogador mais competente compreende exatamente o que você disse, muitas vezes é uma questão de como você joga e dos erros que comete ou deixa de cometer que definem o resultado final do jogo e não realmente o deck. As cartas caras fazem diferença, é claro, afinal é uma questão de qualidade de recursos, mas um bebê não vai matar um soldado treinado só pq o soldado tem um revólver e deram uma Ak-47 na mão do bebê. Um exemplo até mesmo pra Magic que vivenciei recentemente é que tenho montado meu próprio deck do Lorde Windgrace sem usar listas da net, mas que tenho descoberto ser uma vertente bem popular até. Enfim... Aqui na região tem uns torneios de Commander X1 rolando aos sábados e um amigo joga de Titânia. Ele enfrentou duas vezes em dois torneios diferentes o mesmo cara, que joga com o mesmo comandante que eu, o Lorde Windgrace, mas que aparentemente tem um deck tão fechado que até Old Dual o cara tem. Esse meu brother, que não tem o Titânia fechado, venceu nas duas e eu pedi para que ele me contasse como foram os jogos. Em ambas as ocasiões onde jogamos após ele jogar contra esse cara, nas matchs entre meu Windgrace e o Titânia dele, meu Windgrace venceu e ele está longe de estar fechado. Eis então que comentei onde o cara do Windgrace fechado errou nas jogadas e aí comentei até em tom de zoeira que não adianta dar um lança foguetes na mão de um macaco que ele não vai saber usar. Então, concluindo, achei todo o vídeo muito bom e seus pontos tem uma lógica muito boa inclusive por tratar de forma bem realista a questão do jogador preferir pôr a culpa no acaso e na qualidade das cartas do oponente do que na própria falta de capacidade. O que é estúpido, pq se ambos tem as cartas caras, vence aquele que for mais habilidoso/tiver mais recursos que tenham vantagem sobre os do oponente. Então.... Enfim. Ótimo vídeo, prossiga sempre com o bom trabalho ! ^^
@@thithiguevers ih, Man, relaxa XD Eu AMO Commander Forfun, mas tô pra entrar no competitivo só pra tentar ganhar algo com esse hobbie, pq tem se mostrado cada vez mais custoso XD 5 anos jogando. Tá na hora de brincar diferente um pouquinho XD E vlw, Man ! Sucesso
Exato. Muita gente veio reclamar que "Ai Elba, que maldade, chamar a galera de incompetente" No sentido que eu usei, "incompetente" não é xingamento, é descrição. O que faz você ganhar ou perder o jogo não são as cartas caras, são as suas habilidades. Quem não tem habilidade em executar a tarefa é o quê, se não incompetente?
@@FazendoNerdice pois é. Até pq, se não for um incompetente, que mostre isso, não ? Se ofender e não buscar um aprimoramento não vai mudar nada, só vai tornar a pessoa, além de incompetente, mesquinha por não aceitar críticas.
Odeio o Deck de Shin do Yugioh. Quando fazem o Shien no primeiro turno e ele tá lá sozinho com alguma(s) Spell/Trap setada(s), ai você já fica "Ele tem a Estilo dos Seis - Duas Armas, certeza" xD
Resposta meio grosseira da minha parte: Por quê Cartas tão Boas Precisam existir? para eu poder culpar os jogadores que usam e abusam delas e dizer que eles são os verdadeiros culpados do jogo esta um chaos de se jogar atualmente, e isso não é direcionado aos jogadores de magic, mas sim para os de yugioh.
então... perdi :( Eu passei por essa afirmação assistindo e lendo as dezenas de entrevistas que o Richard Garfield deu antes do lançamento do Artifact, achei que tinha salvo, descobri que não, e não encontro mais :(
Esse é meu sonho de princesa. Sem sacanagem, sério. Eu adoraria poder dizer "Live toda quarta feira às dez da noite", mas aí o meu emprego formal vem e fala "eu preciso que você participe dessa vídeoconferência que vai começar ao meio dia, horário de Pequim"
Eu joguei Magic de 98 a meados de 2003, em Salvador...eu lembro que tinha uns caras que colocavam um pedaço de papel com o nome da carta pra ter o deck dos sonhos dele e ficar "testando". Isso era bizarro demais!!! uhauhauhauhahuhauhauhauha
Cara, comprei artifact mas to com pouco tempo pra treinar e começar a gastar meus tickets pra tentar ganhar mais decks, claro vai chegar uma hora q eu vou comprar uns 10 tickets por mes para os torneios, mas até la eu fico no casual pra aprender jogar, pq realmente Artifact é complexo
Hora do triunfo e drow são caros? Tirei duas horas do triunfo e uma drow nos buster q o game me deu, (eu até tirei a drow do meu deck porq achei q aquele silencer q ela dá um saco, nunca sei quando usar, sempre usava e parecia q os caras continuavam fazendo tudo normal, só funciona pra skill de herói?)
AAAAH velho não sei, jogo duel links, e montei um deck alien, meu deck ta até bom, consegui pegar kog com ele nas duas semanas de jogo, porém eu ia enfrentando decks que eu não tinha reação e fui pensando em cartas que poderiam quebrar a estrategia do oponente e consequentemente eram cartas UR, então sei lá néeee kkkk
O Garfield falando sobre o Ante tá publicado no site da Wizards, mas ele falando sobre as pessoas atribuindo a culpa de sua derrota às cartas eu vi em alguma das múltiplas entrevistas que ele deu sobre Artifact antes do lançamento!
Eu lembro que o starter deck mais absurdamente apelão era o de fractius espiral temporal, pqp Insurreição guilda Rakdos era uma bosta e os dois foram lançados na mesma época. Aquela habilidade loucura era uma estratégia bem bosta.
6 лет назад+5
so qdo vc da uma afastada de magic e começa a pensar fora desse universo vc ve a terrivel verdade que estava la o tempo todo... mag e pay to win SIM... a gente so se engana pq e mais consolador achar que nao... sim, requer habilidade e estrategia, mas as cartas fazem a diferenca, para o jogador mediano, quem tem mais dinheiro ganha, simples assim
To tentando provar o contrário. Vou fazer um deck super barato (100 contos) pra jogar commander competitivo 2hg e x1. Sei que vai ser difícil. Depois volto pra te dizer o resultado
@@zanonfsn3797 Faz um deck de R$ 100 no formato Modern e me fala se ganhou 50% das partidas em qualquer campeonato; até la concordo com o Serial Killer!
@@felipepereira214 modern é só 60 cartas e pode repetir. Não manjo de mordern mas tenho noção suficiente pra saber que realmente só com cartas staples se vence. Já commander é outra realidade. As possibilidades são tantas que talvez seja possível sim, um de 100 contos vencer. Acho que inclusive perdi pra um deck de menos de 100 contos hoje que venceu o torneio. Foi um Talrand. Pesquisa lá e me diz se ele não é barato mesmo
Pois eu discordo. Quando estourou o deck de Hollow One com Goblin Lore, a Sabedoria valia dez centavos e o Oco, dois reais. Vocês estão trocando a causa e a consequência. Não é a carta cara que ganha o jogo. É a carta que ganha o jogo que fica cara.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sei exatamente como é, daí você joga com time fechado e agora a culpa é do lag daquele cretino amigo seu que mora em outro estado!
Cara, para poder comprar 4 cartas iguais, alguém teve que comprar booster, não ? Logo tu achar que Wizard perde de ganhar em cima das trades, é mesma logica de achar que quem assiste mídia "alternativa" é perder venda de mídia "comercializada".
Uma carta Tundra custa maomeno 300 dólares. Última vez que a Wizards vendeu um booster com uma Tundra dentro, o booster custava pro consumidor final 2,50 dólares. Naquela época, a Tundra valia uns 4 ou 5 dólares. É verdade que a Tundra saiu de um booster que deu seu lucro pra Wizards lá nos anos 90. Mas quando eu compro uma Tundra de 300 dólares hoje, eles não vêem um centavo dessa grana.
@@FazendoNerdice Primeiramente valeu pelo feedback! Agora sobre tópico, sem hype do jogo, não ha valor agregado, alem que mídia física tem essa vantagem de transações, coisa que digital, por ganancia e necessidade cria essa brecha para ganhar 2x no mesmo produto.
Cartas fortes existem para gerar lucro e cartas ruins, apenas para que todas não sejam boas. Simples. Dinheiro acima de tudo, fazer um jogo onde o melhor vença, só se for entre os que tem as cartas boas. No final das contas, Magic é sim pay to win.
Já vi até deck pauper vencer partidas conta decks de torneio, acontece...as vezes. No geral, sem ter muitas cartas raras (e caras) não da nem pra tentar se a zebra do torneio. Quanto a outros formatos que não seja o Standart, eu nem comento porque eles não são balanceados e coisas offmeta podem ocorrer com mais frequência.
Elbaception
Agora tem que ter um vídeo de "Por quê existem cartas medianas" com esse vídeo passando na tv no fundo xD
e o video de cartas ruins passando no fundo do video de cartas boas no video de cartas medianas
*INCEPTIONS ARRIVAL*
Depois de gastar um carro no deck, fala assim: "Perdi pq não veio a Liliana... floodei de lands"
existe pra eu não completar meus decks, pq elas são caras!
Sad :(
pra mim o pior é quando depois de muito suor eu completo o deck e ele deixa de ser tier1 ou suas cartas mudam pq o deck se adapta ou por ter cartas novas pra ele ou ter problemas contra algum deck novo e ter de se reinventar :(
Se você não jogar competitivo, usa proxy.
É uma das poucas cartas que não tenho 4, Elba falando sobre sua coleção de legacy
Jogadores que odeiam decks centrados em ganho de vida, uni-vos!
Só dei like pela referencia. XD
HUAHUhuahuahuahuahua
ajani's pridemate do carai
Karl Marx ??? Uni-vos
@@Sombres kkk foda-se meu deck com ajani ,soul warden e true conviction é pica
Adoro a sua racionalização das coisas por trás dos jogos e da forma com que vc consegue passar isso, parabéns!!!
Há também jogadores que preferem não ter as cartas "roubadas" exatamente para poder culpá-las.
Me identifico com esse sentimento de objetivo conquistado, e o pior é que ele só aumenta.
Quando consegui minha primeira dual, pensei "se eu consegui uma, posso ter as outras".
traduzindo o vídeo existe carta boa pq jogador de magic e tudo orgulhoso
Traduzido com maestria!
Decree of Silence + Solemnity.
"meme do cebolinha chola mais"
Bah elba, tenho um amigo que joga magic comigo até hoje e reclama porque não tem as carts certas pra ganhar de mim. Isso me lembrou muito o vídeo que vc fez. Show de bola o teu vídeo continua assim.
Isso me lembra quando eu competia tiro no Exército, neguin com o mesmo fuzil e pondo culpa no 'vento': "ai... quando eu fui atirar, o vento mudou..." detalhe, tiro a 200m de 7.62 desconsidera-se o vento 😂
cacete, o vento mudou o tiro de 200m de 7.62? Como chamava esse furacão?
O argumento sobre o efeito psicológico das cartas boas (Tema principal do vídeo) sobre os jogadores é válido, mas certamente não é o principal motivo. Parabéns, pelo trabalho querido. Tudo de bom!
7:07 até 8:18 eu tenho uma história de altos e baixos com essa carta (L.E.D.): não sou exatamente uma pessoa com condições de ter uma coleção prodigiosa de Magic (financeiramente falando), mas consegui obter algumas cartas da RL ao longo dos últimos anos. Comprei a minha primeira L.E.D. em 2018 - pouca coisa antes do spike - e por conta de uma mutreta com amigos à qual eu tive que arcar, tive que vendê-la pra pagar a conta (nem tinha terminado de pagar por ela ainda). Então, passou-se um ano, comigo sempre tentando comprar a carta novamente quando tinha condição, e sempre falhando porque acabava precisando do dinheiro para alguma outra coisa. Esse ano, consegui comprar a carta novamente - pagando o dobro do que paguei na primeira, mas ainda assim, em inglês (a minha primeira foi em PT) e em melhor condição do que a minha primeira.
Moral da história: o que o Elba fala nesse trecho do vídeo é MUITO verdade: quando esse video foi lançado, ainda foi no período entre a venda da original e a compra da segunda. Foi um período em que só me restava a memória de fazer Daretti turno 1 (sim, eu uso ela pra commander - pode me julgar kkk), de ter uma carta forte e cara da RL no meu deck. E graças a isso, até hoje, depois de ter reobtido essa carta que me foi e é tão querida pelo potencial que tem no meu deck, toda vez que eu vou assistir esse vídeo, eu espero chegar nessa parte, abro a minha deck box e pego ela na mão. Só pra ter ela ao alcance dos meus olhos quando assisto esse trecho do vídeo e ter essa mesma sensação de dever cumprido a que o Elba se refere quando falando das Mox Opala e, pra ele, assim como pra mim, da L.E.D.. :333
Melhor canal deparado de Magic, ótimas explicações! Vlw ae.
Aproposito gostaria de ver vídeo sobre decks rougue alguns q vc já possa ter visto ser muito bom e não reconhecido.
No Arena agora, tá rolando esse deck nojento de drake + phoenix + Niv-Mizzet (num evento de constructed e tal) e a galera fica puta com esse câncer (com razão). Qual a minha saída: "vou fazer um deck pra moer esses passarinho e já era" e deu certo hahaha (um azorius de life gain, counter e prisão/remoção, maioria das cartas comum e incomum).
Pessoal não se liga que deck que tá no hype fica comum e a saída mais fácil é montar um counter conciso (e muitas vezes barato) do que fazer um igual toda hora que um deck pica aparece.
Não espalha sobre o azorius cara... Se não a galera descobre que conclave destrói a lagartixa Izzet...
@@TutuSant21 HAHAHAHAH Peço perdão pelo vacilo
Vou continuar me ferrando de tanto que odeio Azorus Control e me recuso a usar :v
Exato!
A galera acha que as cartas nascem caras, ao invés de se ligar que se a carta é cara, é porque todo mundo quer jogar com ela. E se todo mundo quer jogar com ela, você já sabe que terá que enfrentá-la mesmo antes de montar seu deck!
Aconteceu bastante na epoca de mirrordin que o campeonato era basicamente os decks de infinity x decks antiinfinity hahaha
Me lembrou muito quando comecei no Arena, AGORA TEnHO UM PLAYSET DE TEFERI, ué ainda to perdendo...
Mano isso daria um mestrado lindo em psicologia ....
Por isso que eu gosto dos meus decks com cartas comuns e incomuns que apresentam sinergismo. Tem algumas poucas raras, mas as demais cartas podem ajudar a vencer. O único problema é que eu não venço. Kkkkkkkkkkkk
Seu vídeos são muito bons.. você e um cara muito inteligente.. parabéns !!!
Um dos melhores vídeos. Na moral.
Não é só não saber jogar, tem a ver com sorte, com power level das cartas sim, até você falou que deck de iniciante não é pareo para deck competitivo. Minha pretensão de montar um deck competitivo partindo da minha própria idéia demonstra pra mim todo dia que power level de carta faz sentido...
Deck de iniciante não é páreo, mas decks budget conseguem ganhar de decks caríssimos (especialmente no modern e legacy)
@@braziliandre conseguem uma vez a cada dez derrotas
@@AN45DRE69W dependendo do meta, budget até faz 5-0 na liga. só olhar o mtggoldfish
@@braziliandre em especial decks desconhecidos no meta (que vc não tem sideboard contra) ou decks que combam. Mas quando sabe-se lá quem olhou a carta Hollow One e resolveu fazer um deck em torno dele, as cartas não custavam o absurdo que custam hoje e de fato deu bom.
Tem múltiplos exemplos de pessoas chegando em torneios com decks que valem centavos e passando o rodo em todo mundo. Quando isso acontece, o preço da carta pula de "dezenas de centavos" pra "centenas de reais". E tô com o braziliandre, é uma questão de meta.
O 12post do Legacy é um deck de literalmente quinze mil reais. Manaless Dredge é um deck de trezentos. Se o 12post ganhar essa partida, eu tiro a cueca pela cabeça, encosto a orelha no chão e corro em círculos por quinze minutos.
Dizer "é impossível ganhar só porque o meu deck é barato" é exatamente tão errado quanto dizer "é impossível perder, meu deck é caro"
Eu sou mto burro, quando eu to jogando e fico puto com meta cm carta OP eu sempre volto pra esse video pra me acalmar. Quarta vez que to vindo assistir eu acho kkkk
Sempre muito original a temática. Se puder, depois faz um vídeo explicando pq eu sempre perco, mesmo comprando cartas caras... Só o fato de ser ruim não pode explicar toda minha incompetência.
Uhhh, veja bem... hmm... não sei como dizer isso, mas tenho más notícias...
Elba o som da vinheta está bugado.
Turno 1 vc vem com a mao de deus e teu oponete começa a Jogada: swamp + dark ritual + liliana of the veil. Sobe 1 marcador geral descarta e passa o turno...........................
MBC/Pox é mó legal
Essa é a hora que a gente mal começa o jogo e já quer conceder a partida u.u"
Elba faz um video ai sobre cartas q ganham o jogo e o q vc acha sobre elas, seria legal
El ba, boa noite! Joguei magic nos idos de 94/95/96 ... completei quase todas as edições da 4a.Ed até Visions. Depois de 97, guardei tudo e abri há algumas semanas atrás porque vi seu canal. Estou meio tonto com tantas edições lançadas de lá até hoje. Parabéns pelo seu canal!. Preciso de uma ajuda, na epoca em que joguei a Ultra pro fez uma promoção de um quebra cabeças da Black Lotus e Chaos Orb. Tenho algumas peças até hoje e vi que uma delas é a ultra-rara da black lotus (Peça no. 9). Gostaria de avaliar o quanto vale isso. Você poderia me contactar? abs
cara, esse quebra cabeça é lendário. Dá um trabalho ABSURDO encontrar alguém que esteja disposto a pagar por ele, mas quando você acha, ele vale UMA GRANA
Meu querido Elba, se existem cartas para serem bodes expiatórios e que custam muito dinheiro... isso não torna o jogo pay to win? Entendia que todo card game fosse uma forma de pay to win, poderia me explicar o conceito?
Se o jogo fosse pay to win, o deck mais caro sempre ganharia, o que não acontece!
Combo na zero de flash hulk: exila um simian ou Elvish spirit guide. Faz duas manas e casta manamorphose. Pronto flash hulk
Quando você falou da Mox Opala, eu pensei se a questão era fazer cartas boas ou mecânicas boas.
Excelente raciocínio
- tomou counter no combo.
simpatizo com vc
Melhor vídeo sobre magic, ever, Elba. Parabéns
No caso de Standard, onde se torna necessario o ban de uma carta, o playtest e experiencia nao teriam como prever um power level exagerado de um card? E ainda assim, acha intencional da Wizards,produzir conteudo, em raros casos, game-breaking ( Field of the Dead ) de forma que eles aumentem a popularidade da carta, aumente seu custo, monetizem com altas vendas pelos resultados que ela providos e depois, nossa, temos que banir. Acha que ha possibilidade desse tipo de comportamento ser real? ou estou fantasiando d+ ?
O que houve com o som da vinheta?
Muito bom elba, gostei muito do video !!!
favor usar esse video rodando no fundo de algum outro video seu, e ir fazendo uma espécie de "inception"
Isso tudo é culpa do netdeck, o cara gosta da carta "x", procura uma lista na internet e acha que sabe jogar, não procura entender o porque da curva do seu deck, dos recursos que nele estão, enfim, para mim ser um bom jogador de card games envolve criação de deck e sideboard.
Concordo!
Concordo, mas em partes.
De fato, a cultura de netdecking que existe hoje na comunidade não só competitiva mas como um todo contribui muito pros preços inflados de algumas cartas - mas ignorando esse aspecto, existem alguns grandes benefícios ao ato de fazer netdecking.
Pra começar, estudo. Naturalmente, por melhor deckbuilder/brewer que você seja, nem mesmo o Patrick Chapin nasceu sabendo. Praticar é essencial. E pro pessoal que intenciona jogar competitivamente, ganhar dindins, pagar suas contas com isso, tentativa e erro seria um método, no mínimo, ineficiente. Ver as listas que o pessoal anda fazendo ajuda não só a evoluir seu próprio jogo como deckbuilder, como também entender um pouco mais como pensam - e sobretudo jogam - seus oponentes.
E o método é perfeito, pq o dinheiro que eu tenho em carta sem nunca ter jogado um torneio é complicado kk
Parceiro me tira uma dúvida por favor? Digamos que eu esteja com a Atraxa em campo de batalha, Corpsejack Menace, Hardened Scales e Winding Constrictor. Eu escolho qual habilidade desencadeia primeiro quando a Atraxa prolifera e aumenta o marcador +1/+1 ? Valew pela atenção e sucesso.
Sim, se várias habilidades desencadeiam "juntas" e você controla todas elas, você escolhe em que ordem elas desencadeiam!
valewww meu parceiro.
É por isso que eu jogo commander kkkk QUALQUER carta joga kkk
eu tinha um deck de goblin no magic q ganhava de ate 4 pessoas no quarto turno. quando eu ia jogar mesao os meus amigos nao queriam jogar contra o goblin
(quando eu jogava com os amigos era liberado todas as cartas banidas e restritas)
Fiquei fazendo leitura labial no vídeo de traz.... uahuahuahuahuah
Gostei da teoria quando vc fala sobre o aspecto psicológico do MTG mas, suponhamos q alguém jogue modern de Burn e seu oponente tbm jogue de Burn. Porém, o burn do "alguém" é monored sem fetch land e o do deck do seu oponente é um WR recheado de staples. Ambos tem a mesma quantidade de horas jogadas com os seus respectivos decks e ambos conhecem o match up um do outro. A pergunta que fica é: matematicamente falando, quem tem a maior probabilidade de vencer mais partidas?
Naturalmente o WR.
Mas nessa match específica as chances não são tão díspares assim
Afinal de contas, ainda ganha quem reduzir a vida do outro a 0.
Sim, o WR tem acesso a hélice e a Leyline, o que literalmente QUEBRA as pernas do monored burn, mas aí, cara....
Bad match. Essas coisas acontecem.
Tanto que meu brother joga Commander X1 com Titânia, que já não é barato e toma uma sova de Gitrog. Os dois têm estratégias semelhantes, mas a cor extra dá ainda mais recursos pro Gitrog.
Seu exemplo já começa desleal pelo fato de que os decks não são realmente o mesmo deck.
WR vai ter Path, vai ter Leyline, vai ter hélice, pode usar até Palma defletora pra dar AQUELA trolada no monored.
Ele dobra os recursos só de ter uma cor a mais .
É um exemplo tal qual seria vc substituir o monored pelo Naya burn, que tem como responder a Leyline e remove tanto quanto.
Pô, não é um exemplo tão firme...
Compreende que mesmo no seu exemplo, se o mono red souber jogar, basta o outro cara não ter a Leyline que ele ainda tem boas chances de perder ?
E que a Leyline é UMA carta que acaba com o jogo.
Mas aí...
Qualquer deck com branco vencia.
No mais....
Via de regra, habilidade sempre vai ser o diferencial.
Não dê um lança foguetes na mão de um macaco e espere que ele vença 5 soldados treinados.
Enfim...
Qualidade de recursos importa, mas se não sabe gerir eles, vc vai continuar perdendo
Matematicamente falando, quem tem a maior probabilidade é quem der 20 de dano primeiro. Tem variáveis demais pra você realmente fazer uma conta matemática. A grande força do Naya Burn ou do Boros Burn nem é ser mais agressivo, é ter mais opções de sideboard. Tendo mais opções de sideboard, você poderia pensar que ele teria vantagem contra um monored, mas por outro lado, o monored é mais agressivo, e tem uma real chance de ganhar o jogo antes que o coloridão compre suas cartas de sideboard.
@@FazendoNerdice muito mais direto ao ponto que o testamento que escrevi e melhor explicado XD
O ponto do meu questionamento é justamente o acesso a mais staples que o WR tem do que o MonoR; todos reconhecem que opções a mais fazem um dos jogadores terem alguma vantagem sobre o outro; quanto as fetch lands por mais que o impacto delas no burn seja menor do que em relação a outros arquétipos, ainda assim daria vantagem pra quem as usa. Sobre conhecimento e experiência de jogo, creio que não seja um argumento válido pois em qualquer jogo isso faz diferença, mesmo entre os pay-to-win. O exemplo do macaco e os soldados é muito relevante, inclusive nesse caso.
Foi o mesmo que senti jogando hearthstone... se eu não gastasse com jogo não subia de rank, mas chega um momento que vc vai jogar com outras pessoas que tb gastaram pra montar um bom deck e subir de rank e aí a jogabilidade de cada um é que faz a diferença. Magic, HS, Artifact ao mesmo tempo que é pay to win, se vc não gastar não tem chances, ao mesmo tempo mesmo gastando vc n tem garantia de vitória.
Por isso que eu insisto: não é pay 2 win, é pay 2 play.
Se você não gastar, você não ganha, mas ninguém garante que se você gastar você ganhe.
Baita vídeo
Vendo esse vídeo em 2021 e com preview de Modern Horizons 2: F Tron.
Cara, que dia você vai operar esse desvio de septo?
Deixa seu endereço Elba, pra receber presentes!
Eu já discuti com umas pessoas sobre LED ser uma carta boa, a "bondade" carta se baseia em dois erros de design do MTG (Dredge e Storm, ambos 10 na stormscale), se é assim, a carta realmente seria boa, já que vai se manter estagnada junto com essas mecânicas?
Note que LED já foi usado pela Wizards of the Coast como exemplo de carta ruim que não vale nada e foi criada pra ser uma rara estraga-booster.
Richard é genial. Sem mais.
Faz guia explicativo de artificty e se houver algum canal que faça o guia vc poderia dar uma dica
Fala desses desenhos ai atrás
Tudo a respeito desse vídeo está errado. Comprei Force of Will e nunca mais perdi.
sqn
Sério, é uma sensação muito merda quando você faz "Ah mulheque, agora eu tenho force of will e old dual, é impossível eu perder" e leva uma sova na lojinha.
para incentivar novos jogadores a entrar no jogo e também para incentivar os de longa data a permanecer nele, só que, sendo bem sincero, tem um lado negativo nisso que me faz afastar um pouco delas, o fato delas poderem ser quebradas e nisso ouve abuso delas serem usadas toda hora, jogadores de yugioh de plantão, se vocês conhecem algo chamado dragonrulers vocês vão entendem exatamente o que quero dizer.
Kaiju.png
7:30 agora tem 4 em albao
faiz muito tempo que nao jogo ...mas lembro dos meus 4 shiva dragon alpha borda preta que tinha q nunca usei mas sempre olhava aquilo e falava nossa que foda
Venho do futuro para lembrar que as intros do Fazendo Nerdice já duraram 17 segundos
Vou admitir que achei um tanto ácida a escolha da palavra "incompetência" ao comentar o ponto sobre os jogadores usarem de desculpa as cartas caras quando perdem, MAS, eu igualmente acho a escolha perfeita e muito sensata.
Afinal de contas, qualquer jogador mais competente compreende exatamente o que você disse, muitas vezes é uma questão de como você joga e dos erros que comete ou deixa de cometer que definem o resultado final do jogo e não realmente o deck.
As cartas caras fazem diferença, é claro, afinal é uma questão de qualidade de recursos, mas um bebê não vai matar um soldado treinado só pq o soldado tem um revólver e deram uma Ak-47 na mão do bebê.
Um exemplo até mesmo pra Magic que vivenciei recentemente é que tenho montado meu próprio deck do Lorde Windgrace sem usar listas da net, mas que tenho descoberto ser uma vertente bem popular até.
Enfim...
Aqui na região tem uns torneios de Commander X1 rolando aos sábados e um amigo joga de Titânia.
Ele enfrentou duas vezes em dois torneios diferentes o mesmo cara, que joga com o mesmo comandante que eu, o Lorde Windgrace, mas que aparentemente tem um deck tão fechado que até Old Dual o cara tem.
Esse meu brother, que não tem o Titânia fechado, venceu nas duas e eu pedi para que ele me contasse como foram os jogos.
Em ambas as ocasiões onde jogamos após ele jogar contra esse cara, nas matchs entre meu Windgrace e o Titânia dele, meu Windgrace venceu e ele está longe de estar fechado.
Eis então que comentei onde o cara do Windgrace fechado errou nas jogadas e aí comentei até em tom de zoeira que não adianta dar um lança foguetes na mão de um macaco que ele não vai saber usar.
Então, concluindo, achei todo o vídeo muito bom e seus pontos tem uma lógica muito boa inclusive por tratar de forma bem realista a questão do jogador preferir pôr a culpa no acaso e na qualidade das cartas do oponente do que na própria falta de capacidade.
O que é estúpido, pq se ambos tem as cartas caras, vence aquele que for mais habilidoso/tiver mais recursos que tenham vantagem sobre os do oponente.
Então....
Enfim.
Ótimo vídeo, prossiga sempre com o bom trabalho ! ^^
Commander competitivo, já tá errado ahahhahaahha brincadeira mano mas boa anologia!
@@thithiguevers ih, Man, relaxa XD
Eu AMO Commander Forfun, mas tô pra entrar no competitivo só pra tentar ganhar algo com esse hobbie, pq tem se mostrado cada vez mais custoso XD
5 anos jogando.
Tá na hora de brincar diferente um pouquinho XD
E vlw, Man !
Sucesso
Exato.
Muita gente veio reclamar que "Ai Elba, que maldade, chamar a galera de incompetente"
No sentido que eu usei, "incompetente" não é xingamento, é descrição.
O que faz você ganhar ou perder o jogo não são as cartas caras, são as suas habilidades.
Quem não tem habilidade em executar a tarefa é o quê, se não incompetente?
@@FazendoNerdice pois é.
Até pq, se não for um incompetente, que mostre isso, não ?
Se ofender e não buscar um aprimoramento não vai mudar nada, só vai tornar a pessoa, além de incompetente, mesquinha por não aceitar críticas.
Legal é montar um deck que não vale a base de mana do oponente e ganhar.
Isso vale para Hearthstone também! hahahaha
Como encontro esses artigos?
aaaala um terra mystica em cima da estante
Um ano depois mesmo, eu não entendi oque aquele card de 7 mana que reseta o jogo faz alguem podia explicar?
tem o link do artigo do RG??
E tem como jogar sem as cartas roubadas?
Odeio o Deck de Shin do Yugioh. Quando fazem o Shien no primeiro turno e ele tá lá sozinho com alguma(s) Spell/Trap setada(s), ai você já fica "Ele tem a Estilo dos Seis - Duas Armas, certeza" xD
Elba, nesse vídeo e em pelo menos mais um seu o áudio da introdução ta abafado e estranho
azorius control frusta qualquer ser humano kkkkkkkk
Resposta meio grosseira da minha parte: Por quê Cartas tão Boas Precisam existir? para eu poder culpar os jogadores que usam e abusam delas e dizer que eles são os verdadeiros culpados do jogo esta um chaos de se jogar atualmente, e isso não é direcionado aos jogadores de magic, mas sim para os de yugioh.
Magic é pay 2win sim mano, nunca um deck barato q não seja propositalmente montado contra um deck vai ganhar de um tier1
caraio, essa underground sea é foda demais
Elbinha, cadê as referências? Não preciso nem do padrão ABNT, mas quero os links!
então... perdi :(
Eu passei por essa afirmação assistindo e lendo as dezenas de entrevistas que o Richard Garfield deu antes do lançamento do Artifact, achei que tinha salvo, descobri que não, e não encontro mais :(
@@FazendoNerdice *sticker do pikachu chocado*
A forca do MTG está em cartas que desequilibram o jogo e são pouco contornáveis, e nada para balancear o jogo evitando o flood e a zica.
Ótimo ponto! Meu lindo, acerta um horário/dia pras streams! Fica muito foda te acompanhar sem uma rotina :(
Esse é meu sonho de princesa. Sem sacanagem, sério. Eu adoraria poder dizer "Live toda quarta feira às dez da noite", mas aí o meu emprego formal vem e fala "eu preciso que você participe dessa vídeoconferência que vai começar ao meio dia, horário de Pequim"
Eu joguei Magic de 98 a meados de 2003, em Salvador...eu lembro que tinha uns caras que colocavam um pedaço de papel com o nome da carta pra ter o deck dos sonhos dele e ficar "testando". Isso era bizarro demais!!! uhauhauhauhahuhauhauhauha
Quando eu tava no magic arena ele só me dava izzet, comprei o artifacts ontem e só veio vermelho azul....
Cara, comprei artifact mas to com pouco tempo pra treinar e começar a gastar meus tickets pra tentar ganhar mais decks, claro vai chegar uma hora q eu vou comprar uns 10 tickets por mes para os torneios, mas até la eu fico no casual pra aprender jogar, pq realmente Artifact é complexo
fikdik: ao invés de gastar 10 tickets por mês em torneio, pega as cartas avulsas e tuna o seu deck!
Hora do triunfo e drow são caros? Tirei duas horas do triunfo e uma drow nos buster q o game me deu, (eu até tirei a drow do meu deck porq achei q aquele silencer q ela dá um saco, nunca sei quando usar, sempre usava e parecia q os caras continuavam fazendo tudo normal, só funciona pra skill de herói?)
A drow tá mais de 40 conto
@@vitorrogerio4776 porra maneiro, comprei o game por 30 então já compensou, só n gostei dela msm
E quando o jogador finalmente pensa "Eu perdi porque sou ruim, não vou jogar mais essa merda" ele já gastou R$ 1000 em cartas.
a diferença é que um mediano com deck de 15k ganha de um bom jogador com deck de 500 reais e sempre vai ganhar
Só joguei magic da steam eu acho, lembro que gostava do baralho azul pra fazer o oponente jogar metade do deck fora. kkkkkkkkkkkkkkk
O Pauper IRL cresceu muito pelo ódio ao Hymn to Tourach
AAAAH velho não sei, jogo duel links, e montei um deck alien, meu deck ta até bom, consegui pegar kog com ele nas duas semanas de jogo, porém eu ia enfrentando decks que eu não tinha reação e fui pensando em cartas que poderiam quebrar a estrategia do oponente e consequentemente eram cartas UR, então sei lá néeee kkkk
Aonde vc acha esses artigos?
O Garfield falando sobre o Ante tá publicado no site da Wizards, mas ele falando sobre as pessoas atribuindo a culpa de sua derrota às cartas eu vi em alguma das múltiplas entrevistas que ele deu sobre Artifact antes do lançamento!
Sei lá esse lance de cartas caras me faz lembrar de academia tolariana, que ganha no primeiro turno como competir com isso se VC nem chega a jogar 😂
Elba, Magic é jogo de azar? Comente.
Se fosse, não veríamos as mesmas pessoas sempre ganhando os torneios grandes :)
@@FazendoNerdice uE, MaS OqUe ImPeDe a MeSmA PeSsOa TeR SeMpRe MuItA SoRtE? SHAUHSAUHSA ( claramente uma piada HAHA )
Eu lembro que o starter deck mais absurdamente apelão era o de fractius espiral temporal, pqp
Insurreição guilda Rakdos era uma bosta e os dois foram lançados na mesma época.
Aquela habilidade loucura era uma estratégia bem bosta.
so qdo vc da uma afastada de magic e começa a pensar fora desse universo vc ve a terrivel verdade que estava la o tempo todo... mag e pay to win SIM... a gente so se engana pq e mais consolador achar que nao... sim, requer habilidade e estrategia, mas as cartas fazem a diferenca, para o jogador mediano, quem tem mais dinheiro ganha, simples assim
To tentando provar o contrário. Vou fazer um deck super barato (100 contos) pra jogar commander competitivo 2hg e x1. Sei que vai ser difícil. Depois volto pra te dizer o resultado
@@zanonfsn3797 Faz um deck de R$ 100 no formato Modern e me fala se ganhou 50% das partidas em qualquer campeonato; até la concordo com o Serial Killer!
@@felipepereira214 modern é só 60 cartas e pode repetir. Não manjo de mordern mas tenho noção suficiente pra saber que realmente só com cartas staples se vence.
Já commander é outra realidade. As possibilidades são tantas que talvez seja possível sim, um de 100 contos vencer. Acho que inclusive perdi pra um deck de menos de 100 contos hoje que venceu o torneio. Foi um Talrand. Pesquisa lá e me diz se ele não é barato mesmo
Pois eu discordo. Quando estourou o deck de Hollow One com Goblin Lore, a Sabedoria valia dez centavos e o Oco, dois reais.
Vocês estão trocando a causa e a consequência. Não é a carta cara que ganha o jogo. É a carta que ganha o jogo que fica cara.
@@FazendoNerdice é isso aí, Elba. A carta que vence é que fica cara. Disse tudo
Vc já jogou Yu-Gi-Oh?
pq o cabelo do elba esta pintado num canto?
Exatamente meu caro amigo. Jogo muito dota em PTs com 3 ou 4 amigos e a culpa quando perdemos é sempre do aleatório que cai no nosso time....kkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sei exatamente como é, daí você joga com time fechado e agora a culpa é do lag daquele cretino amigo seu que mora em outro estado!
@@FazendoNerdice exato.....kkkkkk
Cara, para poder comprar 4 cartas iguais, alguém teve que comprar booster, não ? Logo tu achar que Wizard perde de ganhar em cima das trades, é mesma logica de achar que quem assiste mídia "alternativa" é perder venda de mídia "comercializada".
Uma carta Tundra custa maomeno 300 dólares. Última vez que a Wizards vendeu um booster com uma Tundra dentro, o booster custava pro consumidor final 2,50 dólares. Naquela época, a Tundra valia uns 4 ou 5 dólares.
É verdade que a Tundra saiu de um booster que deu seu lucro pra Wizards lá nos anos 90. Mas quando eu compro uma Tundra de 300 dólares hoje, eles não vêem um centavo dessa grana.
@@FazendoNerdice Primeiramente valeu pelo feedback! Agora sobre tópico, sem hype do jogo, não ha valor agregado, alem que mídia física tem essa vantagem de transações, coisa que digital, por ganancia e necessidade cria essa brecha para ganhar 2x no mesmo produto.
Desjoinha ou desjoinha ? eis a questão
Tipo eldrazi muito boa.
Eu não perco, então não tenho esses problemas ¶=
Já vi nego falar que perdeu por causa do shield
Porra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cartas fortes existem para gerar lucro e cartas ruins, apenas para que todas não sejam boas. Simples. Dinheiro acima de tudo, fazer um jogo onde o melhor vença, só se for entre os que tem as cartas boas. No final das contas, Magic é sim pay to win.
E ainda assim, um deck Manaless Dredge de trezentos reais ganha de um 12Post de vinte mil reais...
Já vi até deck pauper vencer partidas conta decks de torneio, acontece...as vezes. No geral, sem ter muitas cartas raras (e caras) não da nem pra tentar se a zebra do torneio. Quanto a outros formatos que não seja o Standart, eu nem comento porque eles não são balanceados e coisas offmeta podem ocorrer com mais frequência.
Já é o sexto vídeo teu falando de Magic e noto que tu não fala de Yugioh o principal concorrente de Magic, porque ?
Porque eu não sei nada de nada de Yu Gi Oh!