Morei num local pequeno onde haviam 3 famílias que dominavam as riquezas do local! Eles sempre deixavam claro que o local não deveria se desenvolver pq pra eles estava bem daquele jeito PRA ELES e sempre moviam seus pauzinhos para que não houvesse desenvolvimento! Se o prefeito do local sonhasse em trazer uma empresa ou indústria eles faziam tudo para impedir!
Bastiat, no século 19, já dizia que o Estado é aquela organização que existe pra beneficiar os grupos que detestam desenvolvimento. Criam seus feudos onde eles lucram sozinhos, sem competição, e pra isso usam da força estatal pra garantir, nem que seja através da violência, seus benefícios.
Se te interessar, caso ainda não conheça, existe todo um campo de estudos chamado de estudos descoloniais (ou "decoloniais") que se focam justamente nessa análise dos impactos do colonialismo, especialmente na América Latina. Por exemplo, autores(as) como Quiano, Dussel, Fornet-Betancourt, Walsh, Candau e tantos outros.
@@MatheusCosta-to3eo sim, obrigado, me interessa, inclusive já havia visto diversas abordagens sobre as consequências culturais, só não havia feito o paralelo que o Pondé aponta.
Depois de 5 anos morando no exterior, passei 9 meses no Brasil em 2020, meu filho frequentou uma escola internacional que tinha vários membros das “zelites”, fiquei abismado, o brasileiro chegava falando em inglês com o segurança, os pais me ignoravam pq eu não chegava com um carro blindado, tive uma experiência in loco do quão tosca são as “zelites”
Não é bem assim, não. Ser a maior renda per capita não significa nada, até porque essa é a renda oriunda majoritariamente do serviço público, que deve dar na média uns 10 mil. Isso é bom, mas não é dessa elite que ele tá falando. Essa elite que ele tá falando tá principalmente em São Paulo e nos estados do Agro.
A melhor cidade para se morar na província de Aichi, se chama Toyota, onde fica a sede da montadora Toyota. Esta cidade têm parques, museus, tem um hospital que tem especialistas em doenças raras, o maior condomínio de moradia para famílias de baixa renda, tudo financiado pela empresa Toyota. A crítica do Pondé é muito boa. Para muitos ricos, riqueza é ter uma mansão em condomínio fechado, ter um carro onde a maioria não possuem, e passar férias na Europa com seu passaporte europeu. E quando se aposentar vão morar em algum lugar da Europa.
@@EnzoGabriel-fx6ix Não adianta querer apagar a importância do PT na história do Brasil. Eles estão na vanguarda da distribuição de renda (aka Bolsa Família) que a elite americana vê como referência e q está planejando uma implantação lá por causa da automação. Sem contar no massivo investimento em ciência e tecnologia. E advinha só??!! Pra não ser a elite do atraso deve-se haver boa distribuição de renda, industrialização e P&D. 😊😊😊 Essa histeria reacionaria (moralista) de combate a corrupção a todo custo (deve-se prender os ladrões e não criminalizar um partido inteiro) desaguou no obscurantista BOLSON4Z111
Eu sou do Amazonas, morava em Manaus, é uma cidade com muitas indústrias do Polo industrial, mas a cidade é um chiqueiro. Atualmente estou morando em Curitiba, cidade com muita indústria e muito organizada. Esse exemplo do Pondé é legítimo. No sul do Brasil, por exemplo, parece que a elite quis partilhar a grana das indústrias, do capital em geral nas cidades, não por boa vontade, mas para serem polos de turismo. No norte do país, de fato as capitais foram desenvolvidas para agradar apenas sua elite, fora dos bairros privilegiados, cidades como Manaus e Belém são muito precárias.
As possíveis explicações vem pelo lado da desigualdade econômica. Explico: no sul as terras não foram tomadas pelas elites portuguesas para grande plantações como cana-de-açúcar e café. Criou-se fazendas menores mais familiares o que aumentou a autonomia, produção local (menor e mai diversificada) diminuindo a desigualdade e aumentando a prosperidade no longo prazo. A lógica é que se todos estão no mesmo barco (não existe uma família aristocrática controlando os recursos econômicos) os recursos devem ser usados de forma mais responsável. O nordeste e o norte já "nasceram", lá depois dos anos 1540 com concentração de terras e riquezas nas mãos de poucas famílias. O sudeste quando começou a crescer, após 1830, concentrando também a terra para o café. O Sul durante 350 era o patinho feito q ninguém (governo central e aristocratas) ligava. Lugar pobre e sem importância.
Verdade msm, prova cabal é vc anda no Parque 10, Eldorado , conjunto 31 de março, Atilio Andreazza e ver tudo direitinho , bueiros com tampas , asfalto de primeiras nas ruas . Agora anda na zona leste onde eu moro , é lixo , mato e sujeira por toda a parte , além de ruas esburacadas e tudo mas. Em relacão ao centro de Manaus este virou abrigo pra noiados, marginais e venezuelanos . O centro de Manaus é um esgoto a céu aberto
Só olhar Lisboa, Berlim, Paris, Londres etc que tem linda arquitetura, com prédios com fachada ativa (loja embaixo e apartamento em cima), muitas vielas aonde só entram pessoas, não carros etc. Aqui a elite faz prédios com recuo no terreno e murao na frente, deixando a cidade menos segura (muito por culpa das leis municipais), apoia que a cidade seja carrocrata, feita somente pra quem tem carro (e ainda reclama se forem abrir estação de metrô no bairro) e viajam pra Europa e acham lindo como tudo é organizado mas não tão nem aí se moram numa cidade com o rio Tietê sendo esgoto a céu aberto.
Aqui no RS a cidade natal do Getúlio Vargas sofre desse mesmo mal. Uma elite do agronegócio não quer que a cidade se desenvolva, assim, permanece a mentalidade interiorana conservadora, os vereadores não conseguem fazer muita coisa e tudo permanece o mesmo. E olha que a cidade tem mais de 300 anos. Inclusive um dos mais abastados da cidade chegava a faturar mais de 5 milhões ao dia lá no ano de 2017...
@@masteryoda1344 eu achava isso também. Agora, que moro em Alagoas, percebi que em Minas e São Paulo tem realmente muito coronelismo, sobretudo por famílias fazendeiras, mas notei que aqui, em Alagoas, não chegou a ser nem mesmo coronelista: aqui ainda é colonial mesmo. Mas é a elite brasileira colonizando a maioria pobre brasileira. Triste. (não estou falando de "sudeste" ou "nordeste", pois acredito que cada estado e micro regiões tem características específicas que vão além de divisões geopolíticas, o caso do Rio e o caso do Ceará, por exemplo, fogem dos estereótipos de cada uma dessas macrorregiões).
Cidade grande é tão ruim quanto. Não tem coronelismo, mas tem os cartéis e máfias. E é como o Pondé disse, as grandes cidades brasileiras são horríveis, produzem muita riqueza, porém o povo vive muito mal. Eu sou da periferia da grande SP, e digo, é uma tristeza olhar ao redor, um caos urbano, feio e sem infraestrutura nenhuma.
Nosso país é um entreposto. Vivi quase 60 anos para ouvir a melhor definição deste espaço ocupado por pessoas supostamente organizadas politicamente, de cujo contexto faço parte. Quem se interessaria por um entreposto senão apenas de passagem, e para extrair o que o entreposto pode oferecer? Nesta data triste de nossa história começo a entender o que realmente somos...
E provavelmente é assim em função da mentalidade da elite e continuará sendo a depender deles ou de discursos de conformismo como esse seu. O que essa elite atrasada e colonialista não consegue reconhecer é que se eles realmente dessem oportunidades para essas pessoas que eles subjugam (como colonos), se destacariam muitas pessoas mais inteligentes, talentosas e resilientes que eles, que poderiam contribuir muito mais para o desenvolvimento do nosso país e da nossa sociedade.
Portugal saiu do Brasil mas não deixamos de ser uma colônia, ainda não somos um país livre, a diferença que agora somos uma colônia das elites que não deixam o país se desenvolver e prosperar pq não é interessante para eles
Voce investiria seu dinheiro em um pais que reelegeu um notorio ladrao corrupto que quer dar um golpe comunista e com uma constituicao que eh esquerdista e nao preza pela propriedade privada ?
@@freedom_aint_free Golpe comunista? O lula e o pt são mais capitalistas do que vc, agora se vc disser que eles querem se perpetuar no poder eu concordo... Mas esse é o problema, se essas pessoas investissem a sua grana aqui, pessoas como lula e bolsonaro talvez não existissem.
E tem mesmo. Quando você receber seu dinheiro, ser taxado para krl e ainda ser visto como um demônio, irá se perguntar: "mas vale mesmo amar um punhado de terra ingrata?" Eu já teria saído daqui, mas não tenho dinheiro o suficiente para sobreviver com decência em outros lugares. Adoro o Brasil, mas nos olham sempre como opressores por questões tolas.
Na verdade, ele fala exatamente que eles não pensam assim. Logo no prefácio ele fala isso, que a mentalidade brasileira sobre a elite se volta para a política corrupta, alimentada pelos sociólogos de antigamente, como Freyre e Buarque de Holanda. E diz que todo mundo pensa como esses caras, na opinião dele, erradamente. É exatamente o contrário do que vc falou aí.
Aqui, fazendo um paralelo com o colonialismo europeu, as elitem também se preocupam com a terra delas. O condomínio em que moram é lindo, os clubes privê, shoppings e restaurantes que frequentam são chiquérrimos, os carros importados e blindados. Tudo de primeira em Maldivas.
Parabéns Luiz Felipe Pondé nos brasileiros precisamos de você pra nós aconselhar e ensinar o que acontece no cotidiano do Brasil e do planeta em geral....vc e fantástico !!!!!!!
Pior é pensar que Las Vegas teve grande participação da máfia norte-americana... Quer dizer a máfia de um país ser mais útil que a elite daqui, isso é lamentável demais
Já li que nos EUA e na Itália a máfia se envolvia em causas sociais e até no desenvolvimento da região. Tinha caso deles criarem uma espécie de banco do povo para o povo ter acesso a credito mais barato e criar negócios.
Basta ver o ensino público: horrível! Ninguém aprende nada, muitos saem sem saber ler e escrever direito. Na verdade, o que estão fazendo com a maioria das nossas crianças e jovens é algo criminoso. Impossível não pensar que não tem dedo da máfia aí. A máfia das escolas particulares, escolas de idiomas, cursinhos... Quando benefícios são especulados para escolas públicas, esse povo da máfia escolar de elite deve mexer uns pauzinhos pra tudo continuar como está. Essa é uma teoria minha, mas não duvido que seja bem assim.
Aqui é só atraso. Basta ver o ensino público. Uma baita de uma enganação. Muitos alunos saem sem saber ler e escrever. O que estão fazendo com os alunos de escola pública é criminoso. Eles não tem chance alguma. Duvido que isso não tenha dedo das mafias de escolas de elite, cursos de idiomas, cursinhos vestibulares. Se um benefício é especulado pro sistema público, a máfia da elite do ensino deve mover seus pauzinhos pra nada acontecer. Essa é uma teoria, mas não duvido que seja bem assim.
Aqui é só atraso. Basta ver o ensino público. Uma baita de uma enganação. Muitos alunos saem sem saber ler e escrever. O que estão fazendo com os alunos de escola pública é criminoso. Eles não tem chance alguma. Duvido que isso não tenha dedo das mafias de escolas de elite, cursos de idiomas, cursinhos vestibulares. Se um benefício é especulado pro sistema público, a máfia da elite do ensino deve mover seus pauzinhos pra nada acontecer. Essa é uma teoria, mas não duvido que seja bem assim.
@@tygoufaynanchal3903Aqui é só atraso. Basta ver o ensino público. Uma baita de uma enganação. Muitos alunos saem sem saber ler e escrever. O que estão fazendo com os alunos de escola pública é criminoso. Eles não tem chance alguma. Duvido que isso não tenha dedo das mafias de escolas de elite, cursos de idiomas, cursinhos vestibulares. Se um benefício é especulado pro sistema público, a máfia da elite do ensino deve mover seus pauzinhos pra nada acontecer. Essa é uma teoria, mas não duvido que seja bem assim.
Fácil identificar a elite do atraso: é aquela que "sequestrou" o orçamento público para sí. Se revela no déficit da previdência, no alto custo da máquina pública (catalizado pela corrupção sistêmica), na exigência de subsídios para a manutenção de lucros de entidades privadas e de subvenções para entidades pilantrópicas. No final das contas, não sobra nada para os mais pobres, que inclusive são os que pagam toda essa festa pela incompreensível manutenção da regressividade do sistema tributário. Resumo: no Brasil, o pobre paga uma boa vida para a elite. Era exatamente isso que acontecia nas monarquias absolutistas há uns séculos. A ainda insistimos dizer que o nosso processo político é democrático.
Ponde mais uma vez foi direto ao ponto . Não interessa para as elites brasileiras que o cidadão comum tenha acesso a nada ! E por falar em Brasília eu trabalhei lá por 3 anos que me pareceram 30 ! Um povo que vive em uma bolha ,ignoram tudo no Brasil e se acham o centro do universo .Brasília e uma cidade parasita e um câncer para o Brasil . Até hoje odeio essa cidade e nem gosto de ouvir falarem dela . Vivem as custas do suor e do sangue dos trabalhadores brasileiros ! Foi a pior coisa que o governo de JK fez ,o de transferir a capital para lá porque assim ficavam bem distante do Brasil real . Maldição !
NANUQUE/MG é EXATAMENTE ISSO! Cabide de empregos, só Hilux, casa na praia e mansões. Mas não tem UMA RUA ASFALTADA, a cidade é horrorosa e metade da elite trabalha na prefeitura!
Triste saber que os conterrâneos de Nanuque estão passado por isso. Outras cidades de Minas, mesmo com vários problemas, superaram essas situações e tem melhor qualidade de vida e de serviços, ainda que tenham também algumas dessas elites do atraso.
@@MatheusCosta-to3eo Pois é, e pior, os que não conseguem entrar no cabide de Nanuque, são “indicados” para trabalhar em Montanha, Serra… é uma festa geral!
Essa é a primeira questão a ser esclarecida: se alguém trabalha em uma prefeitura qualquer, quase certamente não é "elite" para os fins dessa discussão. Mesmo que esteja no 1% mais bem remunerados da população, esse indivíduo é meramente um sujeito com um bom emprego: dito de outra forma, no 1% temos desde o Gerente da Agência Bancária até o dono do Banco.
@@MrRv4 Acho que esse "trabalham na prefeitura" se referia aos funcionários de cargo comissionado, que são de chefia, pagam bem, não exigem grande assiduidade e são ocupados pelos amigos do prefeito, esse sim provavelmente da elite dos habitantes do município. Em teoria, não têm estabilidade, quando outro prefeito assume, novos puxa sacos são escolhidos para as suas respectivas vagas.
No minuto 2:17 ele fala uma grande verdade: No Brasil tem grupos com muito dinheiro, mas que cagham pra cidade de onde eles proprios são. Não contribuem em nada para ajudar essa cidade a ser mais bonita, ou mais sofisticada, ou mais culturalmente interessante....São elites que não aportam NADA! É por essas e outras que nossas cidades são feias e sem graça. Não há beleza nem sofisticação.... Aí vc vai pra países com mesmo nível do Brasil, por exemplo o Chile, e vê que as zonas ricas da cidades tem pinta de chique, sofisticado, é bonito, bem urbanizado....Até na Argentina é assim. China tbem.
Sempre fui concordante a este ponto de vista, acrescento ainda que é cultura no país agora. Talvez pq não tenhamos lutado por liberdade ou território, não desenvolvemos um senso de nação ...
É por isto, provavelmente, que Casacvel com mais de 300.000 habitantes, pólo regional no oeste do Paraná, não consegue a conclusão de um shopping que está, entre embargos judiciais e liberações súbitas, há mais de 10 anos sendo construído.
Mas na definição dele não se encaixaria uma vez que enquanto elite cultural devolve a riqueza cultural ao país. Vamos pensar em renda, emprego, eventos e negócios culturais gerados... De certo modo até a cultura esportista também esteja mais nesse rol. Quantas pessoas fora da elite financeira passa a fazer parte dela após sucesso artístico ou futebolístico (outros esportes também, mas principalmente futebol)? Isso pode significar que permite essa distribuição/irrigação da riqueza que o professor falou. **Apenas teço meu comentário fazendo uma relação do seu com o conteúdo apresentado pelo Pondé e os eventos percebidos nos casos citados. Muito obrigado.
Elite é fornada por quem se destaca positivamente em algo. O problema é que o nível é tão rasteiro que alguém ser elite intelectual no Brasil não necessariamente quer dizer grande coisa se for comparar com outros países. Não confundir com síndrome de vira-lata: tem gente no Brasil que merece um Nobel, mas, no geral, para ser elite intelectual no Brasil precisa muito menos do que em outros lugares do mundo.
@@ededdertst27 não sei se entendi... está querendo dizer que a elite financeira é, em partes, também uma elite cultural? Me parece certíssimo, se este for o ponto. Peço perdão pela minha dificuldade em interpretar.
Os melhores exemplos são cidades que produzem energia em Rondônia e no Pará. Nem parecem capitais, violência brutal, crescimento desordenado e falta de emprego virou moda! Se não fosse concurso público acho que nem o comércio básico de alimento se movimentaria, muita gente teria que plantar o próprio alimento...
A mentalidade dos senhores de engenho, já diria Sérgio Buarque de Holanda. Em pleno Século XXI, ainda temos esse tipo de mentalidade. Querer extrair o máximo dos outros e da terra, sem se preocupar com as consequências, com as normas sociais, com o ganho comum. Observemos bem o exemplo dos funcionários públicos deste país. A gigantesca maioria presta concurso não para exercer um dever cívico ou uma vocação, mas sim porque é rentável. Vejam a contradição: você deveria servir ao público, mas só quer mesmo ganhos individuais.
A elite é desencorajada a retribuir pois a carga que se paga é absurdamente grande, de modo que esse o montante que é pago para que o estado faça as benfeitorias (e não faz) seja suficiente para que a elite pense que já fez sua parte. E não fará mais do que isso. Não sou rico mas sou executivo de um rico médio. E entendo perfeitamente esse comportamento.
E quando a Dilma diminuiu os impostos e os malandros transformaram em dividendos, não fala nada? Transformaram os descontos que tinha por intuito diminuir os preços e a inflação em lucros e que se foda o povo...
Vc quer dizer q o egoismo da elite é fruto de um ressentimento? Acho isso meio burro. Aos fatos... temos um dos menores impostos de rendas do mundo (aliquota mais alta 27,5% quando deveria ser pelo menos 45%) A média dos impostos sobre produtos e serviços é de 33% (a média em paises ricos é de quase 18%) Ou seja... quem retribui absurdamente são os mais pobres com impostos que assaltam sua cesta básica, alugueis, etc. A elite deveria parar de querer ganhar dinheiro com renda e ser forçadas a produzir coisas (empresas com impostos menores pra produzir dariam mais lucro)
Colega, vc acha que só se paga imposto no Brasil? A carga tributária brasileira até é alta para o nível de desenvolvimento do país, e ainda é super mal distribuída entre setores e faixas de renda. Por exemplo, no Brasil quem tem carro ou moto paga IPVA. E quem tem um iate ou jatinho não...E por decisão do Supremo! A elite brasileira, tanto a política qto a econômica, são péssimas mesmo. E o urbanismo e a decadência das nossas cidades são exemplos visíveis disso. Esses dias o pessoal que estuda arquitetura na USP mostrou umas imagens de drone do Rio de Janeiro no Twitter. O Rio de Janeiro é um "favelão" com algumas clareiras
Colonia dos tempos modernos... Quando alguem me fala q o Brasil esta a beira de virar uma potencia e coisas do tipo eu logo truco... Se vc olhar para o Brasil que temos vera q somos explorados por Multinacionais de todos os angulos e brechas possiveis e que a riqueza gerada em nosso pais em forma de produtos e servicos tem seu lucro drenado para os paises de origem das mesmas. Ate mesmo setores onde o Brasil 'lidera' vc tem essas multinacionais sugando e que podem do nosso povo. Infelizmente o q temos hoje no mundo sao varias colonias dos tempos modernos que sao extorquidas de seus recursos por paises de 'primeiro mundo', sendo o brasil uma delas. obs. desculpem pela acentuacao pessima (teclado UK)
Só por ganhar muito, não. Elite é quem tem poder de influência em decisões estratégicas para uma dada sociedade. Morar em região nobre e ter um carro de luxo não é pertencer à elite por si só.
Creio que a decepção é oriunda de um desejo irracional de criar muitas expectativas mirabolantes sobre a pessoa, expectativas totalmente absurdas que trespassam limites humanos. Como é uma pessoa que você gosta, você provavelmente pensa que as ações dessa pessoa vão ser sistematicamente afáveis e virtuosas aos teus olhos, o que é uma das grandes ilusões da expectativa. É até uma manifestação de egoísmo, se você pensar bem. Se a pessoa não corresponder às tuas exigências inconscientes, é ela que está supostamente errada, e não você por ter criado parâmetros tão rigorosos e supérfluos.
Recife e região também. Elites políticas, empresariais, culturais, corporativas, institucionais..., e agora também, religiosas (comércio religioso), entre outras concentrando o poder entre eles; e o povo na miséria cada vez mais crescente e as cidades e seus bairros esculhambados...!
@@Ghost_BC Depende, há quem queira poder e quem quer o mínimo de dignidade e avanço, provavelmente se eu fizesse parte da elite do atraso, faria de tudo pra manter minha posição, até atrasar a melhoria de vida das pessoas. Mas como não faço parte, posso reclamar. É a simples inveja mesmo, não vou fingir que não é.
Pra mim a única elite brasileira é a família Orleans e Bragança e os ilustres deputados, senadores e presidente e todo esse povo de Brasília kkkkk nós q mantemos eles com os nossos impostos! A colônia nunca deixou de existir e a democracia é apenas uma utopia!
Eu sou um marxista, mas reforço toda vez... Se a burguesia brasileira se importasse com a industrialização do país e com o bem estar do trabalhador, eu estaria os elogiando.
Industrialização no país com esses altos impostos é impossível, tenta comprar um maquinário seja ele qual for para o setor que seja, o custo de aquisição é ridículo em comparação com outros países. O bem estar do trabalhador está atrelado a isso, poucos empregos disponíveis e muitos trabalhadores, porquê tratar bem?
Esse vídeo me surpreendeu, Pondé. Você historicamente se posiciona à direita politicamente e economicamente, e pela primeira vez estou ouvindo alguém da direita admitindo os males do nosso passado colonial, bem como defendendo que as consequências dessa mentalidade colonizadora da elite brasileira gera um "atraso" para a vida de toda a população brasileira. Independente de ser de esquerda, direita ou outras possibilidades, os fatos devem ser sempre levados em conta. Parabéns pela honestidade intelectual.
O que vemos de modo geral é os esquerdistas demonizando os empresários de modo geral, ou seja, escolheram o inimigo errado, jogando sua fúria contra eles, e não contra o establishment, que é o inimigo certo. A população de modo geral, seja de direita ou de esquerda, não faz a mínima ideia de que quem manda de fato é o establishment, .
O problema é acreditar que as soluções propostas pela esquerda solucionam esse fato, pelo contrário, quanto mais o Estado se agiganta, mais essa elite encontra posições dentro dele e se apropria dele.
@@PedroLerbach1 além dos conceitos originalmente europeus de "esquerda" e "direita" há, ainda, a "opção decolonial", que busca soluções aos problemas públicos baseados em fontes ameríndias, africanas e asiáticas, somada a instituições de origem europeias que podem continuar a ajudar.
Me parece que parte dessa devolução manca, conforme o discurso dito, advém da apropriação indevida da verba por parte da elite política. Então seria um problema de falta de caráter mesmo, creio eu. Estar-se-ia falando de crime propriamente dito. Confere? Só pra deixar claro.... Partindo-se do pressuposto que impostos e salários são pagos corretamente.
Somos um mundo estranho. Cada vez mais raro achar um país que tenha um IDH minimamente equilibrado somado a uma democracia estável . Se projetarmos para daqui 100 ou 200 anos (partindo do princípio de de escaparmos de grandes cataclismas) o que teremos? Mais democracias? Ou mais ditaduras partidárias, controlando uma enorme massa de inúteis para o Estado?
Como dizia Platão (filósofo grego) ''Pau que nasce torto nunca se endireita Menina que requebra a mãe pega na cabeça'' Domingo ela não vai (vai, vai) Domingo ela não vai não (vai, vai, vai)
Parabéns pelo vídeo !!!!! É sim uma grande VERDADE . A DIREITA brasileira é racista no sentido de descriminar quem é pobre . Temos que implantar as LEIS do trabalho do U.S.A onde valoriza o empregador em fez do empregador
Nós pudemos ver na prática essa teoria aqui no Brasil, por exemplo, quando sai notícias de empresários que financiaram os golpistas do 8 de Janeiro. Quando a situação política não é agradável para eles, simplesmente estimulam uma massa de manobra para tentar golpe de estado.
as elites tbm vc pode ver que financiaram a campanha do lula assim como financiara,manifestaçoes contra bolsonaro independente de ser de esquerda ou direita tem elite pelos dois lados com interesses comuns independente de tudo seja direita ou esquerda a elite ta por tras
Não. A solidariedade humana é a maior marca da evolução e produção das civilizações humanas. O problema é que alguns grupos e famílias muitas vezes "sequestram" os meios de produção tragando pra si as riquezas e ajudam a espalhar a miséria fechando as possibilidades das pessoas crescerem e se desenvolverem.
Pior Pondé! Tem um monte de brasileiros que moram num apartamento de 40 M2, com um carro financiado em 5 anos na garagem , que acham que são da elite. Eles não enxergam que só são o atraso. Aliás a consciência de classe foi sepultada. Rsrsrsrs! 😂
A despeito do aspecto colonial, a Dilma fez uma coisa ótima - estabeleceu na época um piso salarial para empregada doméstica. Conheci várias meninas de Salvador que não morariam fora do país poque não teriam empregada! Ora, a Dilma numa canetada, converteu as empregadas em empreededoras de fornecimento de marmita e ensinou às "princesinhas" a acionarem a máquina de lavar roupa. Eu se fosse Dilma, teria dado às empregadas piso salarial de médico!
Sorriso é literalmente dividida. Você está falando de um lado da cidade, o lado de quem se beneficia com agro. Do outro lado da cidade, há uma típica periferia.
Enfim a "riqueza" do atraso que perversamente não agrega valor social ou se distribui e reflete em equilíbrio e justiça social pra todos, reverberando o ciclo coletivo da doença e da pobreza entre os excluídos e Párias do sistema espoliador e opressor!
Gente, desculpa, mas qual é a brisa? A nossa relação com os outros países é de exploração mesmo. Intelectuais muito distintos consentem em relação a isso, pois é evidente. Não é questão de "querermos o demônio para os outros países ". Que ideia absurda! Só precisamos de uma relação geopolítica que não nos sufoque. Que não carregue o gene da colonização. Só isso. Dados não faltam
Professor, se o Freud fosse vivo nos dias de hoje, ele seria cancelado? Melhor, que autores da filosofia e da Psicanálise você acha que seria cancelado se vivesse nos dias de hj?
Boa pergunta. Mas do ponto de vista acadêmico, para além de cancelamentos sociais mais amplos, o Freud é bastante criticado fora do Brasil, e até um pouco aqui. Mas Freud e a psicanálise ainda dominam os cursos de Psicologia, então são mais vangloriados do que criticados, no Brasil.
E que tem de "desculpas" hoje em dia para que essas riquezas não contribuam para o avanço do País é imensurável, seja por parte do Estado ou da iniciativa privada
As multinacionais, moageiras de cacau, aqui em ilhéus, só sugam a população de ilhéus. Pagam salários absurdamente baixos e têm lucros absurdamente altos. Delas não se pode esperar nada!
Aqui em minas gerais se você tiver alguma divida vice pode ate perde o que vc tem!! enquanto isso a assembleia legislativa perdeou as dividas da localiza,que financiou a capanha de zema
Algumas perguntas: 1) Qual elite não representa um atraso? 2) Se fossemos da elite, seríamos diferentes? 3) O povo, que em grande maioria, condena a corrupção só quando está fora do esquema, não representa um atraso?
Falar de terra e a população empurrada para a faixa litorânea ou próxima, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Bahia juntos tem a mesma população da região metropolitana de São Paulo.
Morei num local pequeno onde haviam 3 famílias que dominavam as riquezas do local!
Eles sempre deixavam claro que o local não deveria se desenvolver pq pra eles estava bem daquele jeito PRA ELES e sempre moviam seus pauzinhos para que não houvesse desenvolvimento!
Se o prefeito do local sonhasse em trazer uma empresa ou indústria eles faziam tudo para impedir!
Máfia, cartel, corporativismo existe vários nomes pra que você falou
Todo brasil é assim, ja barraram várias empresas onde eu moro.
Bastiat, no século 19, já dizia que o Estado é aquela organização que existe pra beneficiar os grupos que detestam desenvolvimento. Criam seus feudos onde eles lucram sozinhos, sem competição, e pra isso usam da força estatal pra garantir, nem que seja através da violência, seus benefícios.
Mas se.isso acontece é porque o prefeito permite e, tenho certeza, ganha com isso.
@@katiafraga2064 Se ele não permitir vai ser tirado do cargo
Como foi com a Dilma
nunca tinha olhado por esse ponto de vista, deixamos de ser colônias mas não deixamos de ser colonos
Agora que vc se deu conta???
Desculpe, mas vc estava em Marte?
@@eduardoolivetto5379 você tem 5 anos de idade?
Se te interessar, caso ainda não conheça, existe todo um campo de estudos chamado de estudos descoloniais (ou "decoloniais") que se focam justamente nessa análise dos impactos do colonialismo, especialmente na América Latina. Por exemplo, autores(as) como Quiano, Dussel, Fornet-Betancourt, Walsh, Candau e tantos outros.
@@MatheusCosta-to3eo sim, obrigado, me interessa, inclusive já havia visto diversas abordagens sobre as consequências culturais, só não havia feito o paralelo que o Pondé aponta.
Depois de 5 anos morando no exterior, passei 9 meses no Brasil em 2020, meu filho frequentou uma escola internacional que tinha vários membros das “zelites”, fiquei abismado, o brasileiro chegava falando em inglês com o segurança, os pais me ignoravam pq eu não chegava com um carro blindado, tive uma experiência in loco do quão tosca são as “zelites”
escola adventista ??
Adventista não é internacional, é bilíngue. Acho que internacional aqui só existe a escola americana, britânica e suíça.
@@josegolfetti327 Povo aqui no BR é deslumbrado, tem raiva de pobre, ódio, aqui é esse atraso por causa dazelites do atraso.
O DF é o estado com maior renda per capita e lá não se produz absolutamente NADA! "Entendedores entenderão"
Simplesmente suga o resto do Brasil
Parasita.
Nas casas com piscina moram principalmente lobistas. As empresas, bancos e demais buscam se apropriar do Estado.
Não é bem assim, não. Ser a maior renda per capita não significa nada, até porque essa é a renda oriunda majoritariamente do serviço público, que deve dar na média uns 10 mil. Isso é bom, mas não é dessa elite que ele tá falando. Essa elite que ele tá falando tá principalmente em São Paulo e nos estados do Agro.
@@PedroLerbach1 A elite do funcionalismo. Pode dar as mãos com os agroboys e a faria lima.
A melhor cidade para se morar na província de Aichi, se chama Toyota, onde fica a sede da montadora Toyota. Esta cidade têm parques, museus, tem um hospital que tem especialistas em doenças raras, o maior condomínio de moradia para famílias de baixa renda, tudo financiado pela empresa Toyota. A crítica do Pondé é muito boa. Para muitos ricos, riqueza é ter uma mansão em condomínio fechado, ter um carro onde a maioria não possuem, e passar férias na Europa com seu passaporte europeu. E quando se aposentar vão morar em algum lugar da Europa.
Sem dúvida
Por sinal, recomendo a leitura do livro "A Elite do atraso", do sociólogo Jessé Souza. Ele faz um apanhado sobre tudo isso aí que o Pondé falou.
Exato!
Sim, tirando as partes que ele faz uma defesa nada velada pro Lula e pro pt o livro é ótimo, gostei muito das críticas dele em relação a lava jato
@@EnzoGabriel-fx6ix Não adianta querer apagar a importância do PT na história do Brasil. Eles estão na vanguarda da distribuição de renda (aka Bolsa Família) que a elite americana vê como referência e q está planejando uma implantação lá por causa da automação. Sem contar no massivo investimento em ciência e tecnologia. E advinha só??!! Pra não ser a elite do atraso deve-se haver boa distribuição de renda, industrialização e P&D. 😊😊😊
Essa histeria reacionaria (moralista) de combate a corrupção a todo custo (deve-se prender os ladrões e não criminalizar um partido inteiro) desaguou no obscurantista BOLSON4Z111
Quem fez o apanhado do Jessé foi o pondé kkkk sejamos justos aqui, Jesse é um pesquisador muito mais renomado
Eu li e é muito bom.
Eu sou do Amazonas, morava em Manaus, é uma cidade com muitas indústrias do Polo industrial, mas a cidade é um chiqueiro. Atualmente estou morando em Curitiba, cidade com muita indústria e muito organizada. Esse exemplo do Pondé é legítimo. No sul do Brasil, por exemplo, parece que a elite quis partilhar a grana das indústrias, do capital em geral nas cidades, não por boa vontade, mas para serem polos de turismo. No norte do país, de fato as capitais foram desenvolvidas para agradar apenas sua elite, fora dos bairros privilegiados, cidades como Manaus e Belém são muito precárias.
Sim sou aqui de Manaus e realmente só a saneamento e asfalto na area da elite
Isso pq vc não conhece o Nordeste amigo. O Norte comparado ainda é uma benção.
@@MariaCarvalho-ks5ix Tá doida? Os maiores estados do nordeste, pelo menos os 3 maiores, ainda são melhores que os do norte
As possíveis explicações vem pelo lado da desigualdade econômica.
Explico: no sul as terras não foram tomadas pelas elites portuguesas para grande plantações como cana-de-açúcar e café. Criou-se fazendas menores mais familiares o que aumentou a autonomia, produção local (menor e mai diversificada) diminuindo a desigualdade e aumentando a prosperidade no longo prazo.
A lógica é que se todos estão no mesmo barco (não existe uma família aristocrática controlando os recursos econômicos) os recursos devem ser usados de forma mais responsável.
O nordeste e o norte já "nasceram", lá depois dos anos 1540 com concentração de terras e riquezas nas mãos de poucas famílias. O sudeste quando começou a crescer, após 1830, concentrando também a terra para o café.
O Sul durante 350 era o patinho feito q ninguém (governo central e aristocratas) ligava. Lugar pobre e sem importância.
Verdade msm, prova cabal é vc anda no Parque 10, Eldorado , conjunto 31 de março, Atilio Andreazza e ver tudo direitinho , bueiros com tampas , asfalto de primeiras nas ruas . Agora anda na zona leste onde eu moro , é lixo , mato e sujeira por toda a parte , além de ruas esburacadas e tudo mas. Em relacão ao centro de Manaus este virou abrigo pra noiados, marginais e venezuelanos . O centro de Manaus é um esgoto a céu aberto
Só olhar Lisboa, Berlim, Paris, Londres etc que tem linda arquitetura, com prédios com fachada ativa (loja embaixo e apartamento em cima), muitas vielas aonde só entram pessoas, não carros etc.
Aqui a elite faz prédios com recuo no terreno e murao na frente, deixando a cidade menos segura (muito por culpa das leis municipais), apoia que a cidade seja carrocrata, feita somente pra quem tem carro (e ainda reclama se forem abrir estação de metrô no bairro) e viajam pra Europa e acham lindo como tudo é organizado mas não tão nem aí se moram numa cidade com o rio Tietê sendo esgoto a céu aberto.
É exatamente assim.
Aqui no RS a cidade natal do Getúlio Vargas sofre desse mesmo mal.
Uma elite do agronegócio não quer que a cidade se desenvolva, assim, permanece a mentalidade interiorana conservadora, os vereadores não conseguem fazer muita coisa e tudo permanece o mesmo.
E olha que a cidade tem mais de 300 anos.
Inclusive um dos mais abastados da cidade chegava a faturar mais de 5 milhões ao dia lá no ano de 2017...
Morei em cidade pequena, o Brasil tem um coronelismo absurdo.
Cidade pequena quem manda é fazendeiro, famílias tradicionais. Principalmente interior de minas e são paulo.
@@masteryoda1344 Oligarquias, isso é uma praga nacional, fazendeiro fica 6 meses do ano vendo gado engordar e configurando maldades.
@@masteryoda1344 eu achava isso também. Agora, que moro em Alagoas, percebi que em Minas e São Paulo tem realmente muito coronelismo, sobretudo por famílias fazendeiras, mas notei que aqui, em Alagoas, não chegou a ser nem mesmo coronelista: aqui ainda é colonial mesmo. Mas é a elite brasileira colonizando a maioria pobre brasileira. Triste.
(não estou falando de "sudeste" ou "nordeste", pois acredito que cada estado e micro regiões tem características específicas que vão além de divisões geopolíticas, o caso do Rio e o caso do Ceará, por exemplo, fogem dos estereótipos de cada uma dessas macrorregiões).
Em Guaratinguetá que o diga
Cidade grande é tão ruim quanto. Não tem coronelismo, mas tem os cartéis e máfias. E é como o Pondé disse, as grandes cidades brasileiras são horríveis, produzem muita riqueza, porém o povo vive muito mal. Eu sou da periferia da grande SP, e digo, é uma tristeza olhar ao redor, um caos urbano, feio e sem infraestrutura nenhuma.
Uma boa parte dela é sempre foi e sempre será
O país já é meio bosta e faz um tempo que começou a mirar pra baixo e acelerar haha COMPLICADÍSSIMO! Alguém que mora fora quer casar comigo? keko
E a outra parte vive no recalque.....
Nosso país é um entreposto. Vivi quase 60 anos para ouvir a melhor definição deste espaço ocupado por pessoas supostamente organizadas politicamente, de cujo contexto faço parte.
Quem se interessaria por um entreposto senão apenas de passagem, e para extrair o que o entreposto pode oferecer?
Nesta data triste de nossa história começo a entender o que realmente somos...
E provavelmente é assim em função da mentalidade da elite e continuará sendo a depender deles ou de discursos de conformismo como esse seu. O que essa elite atrasada e colonialista não consegue reconhecer é que se eles realmente dessem oportunidades para essas pessoas que eles subjugam (como colonos), se destacariam muitas pessoas mais inteligentes, talentosas e resilientes que eles, que poderiam contribuir muito mais para o desenvolvimento do nosso país e da nossa sociedade.
Portugal saiu do Brasil mas não deixamos de ser uma colônia, ainda não somos um país livre, a diferença que agora somos uma colônia das elites que não deixam o país se desenvolver e prosperar pq não é interessante para eles
É uma tristeza... O pessoal conquista a riquesa aqui, depois compra casa em portugal e investe tudo nos eua, e diz que no Brasil só tem ladrão.
Voce investiria seu dinheiro em um pais que reelegeu um notorio ladrao corrupto que quer dar um golpe comunista e com uma constituicao que eh esquerdista e nao preza pela propriedade privada ?
@@freedom_aint_free Golpe comunista? O lula e o pt são mais capitalistas do que vc, agora se vc disser que eles querem se perpetuar no poder eu concordo... Mas esse é o problema, se essas pessoas investissem a sua grana aqui, pessoas como lula e bolsonaro talvez não existissem.
E tem mesmo. Quando você receber seu dinheiro, ser taxado para krl e ainda ser visto como um demônio, irá se perguntar: "mas vale mesmo amar um punhado de terra ingrata?"
Eu já teria saído daqui, mas não tenho dinheiro o suficiente para sobreviver com decência em outros lugares. Adoro o Brasil, mas nos olham sempre como opressores por questões tolas.
@@batatinhacrescente6282 ah, volta para o PlayStation
@@eduardoolivetto5379 puta argumento, me sinto muito humilhado
Jessé Souza. Um sociólogo que falou tudo que a claase trabalhadora pensa em relação a elite do atraso. Parabéns luiz Felipe Pondé.
Na verdade, ele fala exatamente que eles não pensam assim. Logo no prefácio ele fala isso, que a mentalidade brasileira sobre a elite se volta para a política corrupta, alimentada pelos sociólogos de antigamente, como Freyre e Buarque de Holanda. E diz que todo mundo pensa como esses caras, na opinião dele, erradamente.
É exatamente o contrário do que vc falou aí.
Comentário simples e direto. Perfeito, professor Pondé.
Aqui, fazendo um paralelo com o colonialismo europeu, as elitem também se preocupam com a terra delas. O condomínio em que moram é lindo, os clubes privê, shoppings e restaurantes que frequentam são chiquérrimos, os carros importados e blindados. Tudo de primeira em Maldivas.
Bom dia Pondé!
Virei sua fã pois estou aprendendo a refletir melhor.
Obrigada🎆
Parabéns Luiz Felipe Pondé nos brasileiros precisamos de você pra nós aconselhar e ensinar o que acontece no cotidiano do Brasil e do planeta em geral....vc e fantástico !!!!!!!
pesquisem sobre A Elite do Atraso, Jessé de Souza. Esse livro retrata esse tema perfeitamente!
Parabéns ao professor Pondé pelo canal. 👏👏💯💯
Parabéns Pondé. Vc sempre com sucintas e certeiras respostas . 🌷
Pior é pensar que Las Vegas teve grande participação da máfia norte-americana... Quer dizer a máfia de um país ser mais útil que a elite daqui, isso é lamentável demais
Já li que nos EUA e na Itália a máfia se envolvia em causas sociais e até no desenvolvimento da região. Tinha caso deles criarem uma espécie de banco do povo para o povo ter acesso a credito mais barato e criar negócios.
Basta ver o ensino público: horrível! Ninguém aprende nada, muitos saem sem saber ler e escrever direito. Na verdade, o que estão fazendo com a maioria das nossas crianças e jovens é algo criminoso. Impossível não pensar que não tem dedo da máfia aí. A máfia das escolas particulares, escolas de idiomas, cursinhos... Quando benefícios são especulados para escolas públicas, esse povo da máfia escolar de elite deve mexer uns pauzinhos pra tudo continuar como está. Essa é uma teoria minha, mas não duvido que seja bem assim.
Aqui é só atraso. Basta ver o ensino público. Uma baita de uma enganação. Muitos alunos saem sem saber ler e escrever. O que estão fazendo com os alunos de escola pública é criminoso. Eles não tem chance alguma. Duvido que isso não tenha dedo das mafias de escolas de elite, cursos de idiomas, cursinhos vestibulares. Se um benefício é especulado pro sistema público, a máfia da elite do ensino deve mover seus pauzinhos pra nada acontecer. Essa é uma teoria, mas não duvido que seja bem assim.
Aqui é só atraso. Basta ver o ensino público. Uma baita de uma enganação. Muitos alunos saem sem saber ler e escrever. O que estão fazendo com os alunos de escola pública é criminoso. Eles não tem chance alguma. Duvido que isso não tenha dedo das mafias de escolas de elite, cursos de idiomas, cursinhos vestibulares. Se um benefício é especulado pro sistema público, a máfia da elite do ensino deve mover seus pauzinhos pra nada acontecer. Essa é uma teoria, mas não duvido que seja bem assim.
@@tygoufaynanchal3903Aqui é só atraso. Basta ver o ensino público. Uma baita de uma enganação. Muitos alunos saem sem saber ler e escrever. O que estão fazendo com os alunos de escola pública é criminoso. Eles não tem chance alguma. Duvido que isso não tenha dedo das mafias de escolas de elite, cursos de idiomas, cursinhos vestibulares. Se um benefício é especulado pro sistema público, a máfia da elite do ensino deve mover seus pauzinhos pra nada acontecer. Essa é uma teoria, mas não duvido que seja bem assim.
Corretíssimo. Temos uma cultura nas administrações onde o próprio cidadão concorda dizendo, rouba mais faz. Tem lógica!
Fácil identificar a elite do atraso: é aquela que "sequestrou" o orçamento público para sí. Se revela no déficit da previdência, no alto custo da máquina pública (catalizado pela corrupção sistêmica), na exigência de subsídios para a manutenção de lucros de entidades privadas e de subvenções para entidades pilantrópicas. No final das contas, não sobra nada para os mais pobres, que inclusive são os que pagam toda essa festa pela incompreensível manutenção da regressividade do sistema tributário.
Resumo: no Brasil, o pobre paga uma boa vida para a elite. Era exatamente isso que acontecia nas monarquias absolutistas há uns séculos. A ainda insistimos dizer que o nosso processo político é democrático.
- Esse tema é importante, que nossa população se intere cada vez mais, seja com o professor Pondé ou o sociólogo Jessé.
Ponde mais uma vez foi direto ao ponto . Não interessa para as elites brasileiras que o cidadão comum tenha acesso a nada ! E por falar em Brasília eu trabalhei lá por 3 anos que me pareceram 30 ! Um povo que vive em uma bolha ,ignoram tudo no Brasil e se acham o centro do universo .Brasília e uma cidade parasita e um câncer para o Brasil . Até hoje odeio essa cidade e nem gosto de ouvir falarem dela . Vivem as custas do suor e do sangue dos trabalhadores brasileiros ! Foi a pior coisa que o governo de JK fez ,o de transferir a capital para lá porque assim ficavam bem distante do Brasil real . Maldição !
Mas esse foi o objetivo de Brasília, encastelar o poder e deixar bem longe do povo.
Bastante pontual e objetivo! Muito boa análise.
Vale a leitura do sociólogo Jessé Souza, - A Elite do Atraso.
NANUQUE/MG é EXATAMENTE ISSO! Cabide de empregos, só Hilux, casa na praia e mansões. Mas não tem UMA RUA ASFALTADA, a cidade é horrorosa e metade da elite trabalha na prefeitura!
Triste saber que os conterrâneos de Nanuque estão passado por isso. Outras cidades de Minas, mesmo com vários problemas, superaram essas situações e tem melhor qualidade de vida e de serviços, ainda que tenham também algumas dessas elites do atraso.
@@MatheusCosta-to3eo Pois é, e pior, os que não conseguem entrar no cabide de Nanuque, são “indicados” para trabalhar em Montanha, Serra… é uma festa geral!
Essa é a primeira questão a ser esclarecida: se alguém trabalha em uma prefeitura qualquer, quase certamente não é "elite" para os fins dessa discussão. Mesmo que esteja no 1% mais bem remunerados da população, esse indivíduo é meramente um sujeito com um bom emprego: dito de outra forma, no 1% temos desde o Gerente da Agência Bancária até o dono do Banco.
@@MrRv4 Acho que esse "trabalham na prefeitura" se referia aos funcionários de cargo comissionado, que são de chefia, pagam bem, não exigem grande assiduidade e são ocupados pelos amigos do prefeito, esse sim provavelmente da elite dos habitantes do município. Em teoria, não têm estabilidade, quando outro prefeito assume, novos puxa sacos são escolhidos para as suas respectivas vagas.
Sempre tive essa visão da classe alta brasileira! Só não conseguia descrever em palavras 😆
No minuto 2:17 ele fala uma grande verdade:
No Brasil tem grupos com muito dinheiro, mas que cagham pra cidade de onde eles proprios são. Não contribuem em nada para ajudar essa cidade a ser mais bonita, ou mais sofisticada, ou mais culturalmente interessante....São elites que não aportam NADA! É por essas e outras que nossas cidades são feias e sem graça. Não há beleza nem sofisticação....
Aí vc vai pra países com mesmo nível do Brasil, por exemplo o Chile, e vê que as zonas ricas da cidades tem pinta de chique, sofisticado, é bonito, bem urbanizado....Até na Argentina é assim.
China tbem.
Sempre fui concordante a este ponto de vista, acrescento ainda que é cultura no país agora.
Talvez pq não tenhamos lutado por liberdade ou território, não desenvolvemos um senso de nação ...
É por isto, provavelmente, que Casacvel com mais de 300.000 habitantes, pólo regional no oeste do Paraná, não consegue a conclusão de um shopping que está, entre embargos judiciais e liberações súbitas, há mais de 10 anos sendo construído.
Leiam o livro do Jesse Souza, A Elite do Atraso.
Livro bom demais, super recomendo também :)
Ótima referência - livro muito esclarecedor
Luiz Felipe Pondé um homem inteligente extremamente culto e atualizado...ele fala a verdade real !!!!!!
Boa discussão, recomendo A Elite do Atraso de Jesse Souza, leitura difícil mas é possível extrair esse assunto da teoria de jesse.
Podé como sempre, GENIAL, ASSERTIVO e ELOQUENTE!
Venho de um lugar no interior de Mg qué exatamente isso escancarado.
Genial é o Jessé. Pondé apenas plagiou alguns trechos do livro
Aqui no Mato Grosso é desse jeito
Eu acho que o Pondé esqueceu de mencionar a nossa elite intelectual e cultural como grande partícipe desse nosso trágico atraso secular.
Total. São toscos e tem síndrome de vira-latas
Mas na definição dele não se encaixaria uma vez que enquanto elite cultural devolve a riqueza cultural ao país. Vamos pensar em renda, emprego, eventos e negócios culturais gerados... De certo modo até a cultura esportista também esteja mais nesse rol.
Quantas pessoas fora da elite financeira passa a fazer parte dela após sucesso artístico ou futebolístico (outros esportes também, mas principalmente futebol)?
Isso pode significar que permite essa distribuição/irrigação da riqueza que o professor falou.
**Apenas teço meu comentário fazendo uma relação do seu com o conteúdo apresentado pelo Pondé e os eventos percebidos nos casos citados.
Muito obrigado.
Elite é fornada por quem se destaca positivamente em algo. O problema é que o nível é tão rasteiro que alguém ser elite intelectual no Brasil não necessariamente quer dizer grande coisa se for comparar com outros países. Não confundir com síndrome de vira-lata: tem gente no Brasil que merece um Nobel, mas, no geral, para ser elite intelectual no Brasil precisa muito menos do que em outros lugares do mundo.
@@ededdertst27 não sei se entendi... está querendo dizer que a elite financeira é, em partes, também uma elite cultural? Me parece certíssimo, se este for o ponto. Peço perdão pela minha dificuldade em interpretar.
Os melhores exemplos são cidades que produzem energia em Rondônia e no Pará. Nem parecem capitais, violência brutal, crescimento desordenado e falta de emprego virou moda! Se não fosse concurso público acho que nem o comércio básico de alimento se movimentaria, muita gente teria que plantar o próprio alimento...
A mentalidade dos senhores de engenho, já diria Sérgio Buarque de Holanda. Em pleno Século XXI, ainda temos esse tipo de mentalidade. Querer extrair o máximo dos outros e da terra, sem se preocupar com as consequências, com as normas sociais, com o ganho comum. Observemos bem o exemplo dos funcionários públicos deste país. A gigantesca maioria presta concurso não para exercer um dever cívico ou uma vocação, mas sim porque é rentável. Vejam a contradição: você deveria servir ao público, mas só quer mesmo ganhos individuais.
O desiquilibrio social não resulta da LEI e JUSTIÇA, direito e respeito? 2:03
Espero q um dia isso mude. Informação a gente já tem; só falta a atitude.
A elite é desencorajada a retribuir pois a carga que se paga é absurdamente grande, de modo que esse o montante que é pago para que o estado faça as benfeitorias (e não faz) seja suficiente para que a elite pense que já fez sua parte. E não fará mais do que isso. Não sou rico mas sou executivo de um rico médio. E entendo perfeitamente esse comportamento.
Se ele dissesse isso sobre políticos e toda a burocracia estatal, concordaria completamente com ele.
E quando a Dilma diminuiu os impostos e os malandros transformaram em dividendos, não fala nada? Transformaram os descontos que tinha por intuito diminuir os preços e a inflação em lucros e que se foda o povo...
Mds, esses grandes empresários não pagam jmposto. Eles só repassam
Vc quer dizer q o egoismo da elite é fruto de um ressentimento?
Acho isso meio burro. Aos fatos...
temos um dos menores impostos de rendas do mundo (aliquota mais alta 27,5% quando deveria ser pelo menos 45%)
A média dos impostos sobre produtos e serviços é de 33% (a média em paises ricos é de quase 18%)
Ou seja... quem retribui absurdamente são os mais pobres com impostos que assaltam sua cesta básica, alugueis, etc.
A elite deveria parar de querer ganhar dinheiro com renda e ser forçadas a produzir coisas (empresas com impostos menores pra produzir dariam mais lucro)
Colega, vc acha que só se paga imposto no Brasil? A carga tributária brasileira até é alta para o nível de desenvolvimento do país, e ainda é super mal distribuída entre setores e faixas de renda. Por exemplo, no Brasil quem tem carro ou moto paga IPVA. E quem tem um iate ou jatinho não...E por decisão do Supremo!
A elite brasileira, tanto a política qto a econômica, são péssimas mesmo. E o urbanismo e a decadência das nossas cidades são exemplos visíveis disso. Esses dias o pessoal que estuda arquitetura na USP mostrou umas imagens de drone do Rio de Janeiro no Twitter. O Rio de Janeiro é um "favelão" com algumas clareiras
Colonia dos tempos modernos... Quando alguem me fala q o Brasil esta a beira de virar uma potencia e coisas do tipo eu logo truco... Se vc olhar para o Brasil que temos vera q somos explorados por Multinacionais de todos os angulos e brechas possiveis e que a riqueza gerada em nosso pais em forma de produtos e servicos tem seu lucro drenado para os paises de origem das mesmas. Ate mesmo setores onde o Brasil 'lidera' vc tem essas multinacionais sugando e que podem do nosso povo.
Infelizmente o q temos hoje no mundo sao varias colonias dos tempos modernos que sao extorquidas de seus recursos por paises de 'primeiro mundo', sendo o brasil uma delas.
obs. desculpem pela acentuacao pessima (teclado UK)
P começo de conversa me definam o q é elite?? Tem funcionários públicos q ganham muito, eles estão inclusos Nessa elite ???
Só por ganhar muito, não. Elite é quem tem poder de influência em decisões estratégicas para uma dada sociedade. Morar em região nobre e ter um carro de luxo não é pertencer à elite por si só.
Acho que ele tá falando do comportamento da elite econômica do ponto de vista histórico.
Pondé você é o único filósofo que ainda não me desapontou! Porque nós nos decepcionamos com quem agente gosta?
Pq vc cria expectativas na pessoa. Só isso.
@@Juriscledson1 Como vc sabe disso? As vezes pode ser um fator ou agente externo?
Creio que a decepção é oriunda de um desejo irracional de criar muitas expectativas mirabolantes sobre a pessoa, expectativas totalmente absurdas que trespassam limites humanos. Como é uma pessoa que você gosta, você provavelmente pensa que as ações dessa pessoa vão ser sistematicamente afáveis e virtuosas aos teus olhos, o que é uma das grandes ilusões da expectativa. É até uma manifestação de egoísmo, se você pensar bem. Se a pessoa não corresponder às tuas exigências inconscientes, é ela que está supostamente errada, e não você por ter criado parâmetros tão rigorosos e supérfluos.
Carência crônica.
É por isso q Maceió está afundando literalmente. Meia dúzia de família só sugando e o pior de tudo é o povo q nao acorda.
Recife e região também. Elites políticas, empresariais, culturais, corporativas, institucionais..., e agora também, religiosas (comércio religioso), entre outras concentrando o poder entre eles; e o povo na miséria cada vez mais crescente e as cidades e seus bairros esculhambados...!
Grande Pondé!!
É engraçado como tem gente que defende essas elites como se fosse parte dela...
Mas quem reclama da elite é justamente por não fazer parte dela.
@@Ghost_BC Depende, há quem queira poder e quem quer o mínimo de dignidade e avanço, provavelmente se eu fizesse parte da elite do atraso, faria de tudo pra manter minha posição, até atrasar a melhoria de vida das pessoas. Mas como não faço parte, posso reclamar. É a simples inveja mesmo, não vou fingir que não é.
Concordo com o Pondé o brasileiro é egoísta só pensa nele
Verdade
Pra mim a única elite brasileira é a família Orleans e Bragança e os ilustres deputados, senadores e presidente e todo esse povo de Brasília kkkkk nós q mantemos eles com os nossos impostos! A colônia nunca deixou de existir e a democracia é apenas uma utopia!
A Família Orleans e Bragança que não industrializou o Brasil??!! KKKKKKKKKKK PIADA
Eu sou um marxista, mas reforço toda vez... Se a burguesia brasileira se importasse com a industrialização do país e com o bem estar do trabalhador, eu estaria os elogiando.
O país que mais tem leis trabalhista é esse quer mais o quê? Adianta algo
Industrialização no país com esses altos impostos é impossível, tenta comprar um maquinário seja ele qual for para o setor que seja, o custo de aquisição é ridículo em comparação com outros países. O bem estar do trabalhador está atrelado a isso, poucos empregos disponíveis e muitos trabalhadores, porquê tratar bem?
O Brasil se industrializou bem durante o século passado, mas após 1990, com governos mais liberais e entreguistas ficou difícil.
A indústria é dificuldade pelo governo. Governo cobra muito imposto e não retribui proporcionalmente
@@tiagonepomuceno5665 De onde vc tirou essa informação amigo?
Nem o Pondé tá tankando mais o Elitil
Muito bom Parabéns tudo de bom é bem isso no geral
Acho que o evento na praça dos 3 poderes domingo deixou claro o que é a elite brasileira.
Ainda vivemos as Capitanias Hereditárias....
Esse vídeo me surpreendeu, Pondé. Você historicamente se posiciona à direita politicamente e economicamente, e pela primeira vez estou ouvindo alguém da direita admitindo os males do nosso passado colonial, bem como defendendo que as consequências dessa mentalidade colonizadora da elite brasileira gera um "atraso" para a vida de toda a população brasileira. Independente de ser de esquerda, direita ou outras possibilidades, os fatos devem ser sempre levados em conta. Parabéns pela honestidade intelectual.
Negar tal fato seria hipócrita, um sofisma.
O que vemos de modo geral é os esquerdistas demonizando os empresários de modo geral, ou seja, escolheram o inimigo errado, jogando sua fúria contra eles, e não contra o establishment, que é o inimigo certo. A população de modo geral, seja de direita ou de esquerda, não faz a mínima ideia de que quem manda de fato é o establishment, .
O problema é acreditar que as soluções propostas pela esquerda solucionam esse fato, pelo contrário, quanto mais o Estado se agiganta, mais essa elite encontra posições dentro dele e se apropria dele.
@@PedroLerbach1 além dos conceitos originalmente europeus de "esquerda" e "direita" há, ainda, a "opção decolonial", que busca soluções aos problemas públicos baseados em fontes ameríndias, africanas e asiáticas, somada a instituições de origem europeias que podem continuar a ajudar.
A elite br quase toda vota na esquerda, principalmente os artistas e intelectuais.
Me parece que parte dessa devolução manca, conforme o discurso dito, advém da apropriação indevida da verba por parte da elite política. Então seria um problema de falta de caráter mesmo, creio eu. Estar-se-ia falando de crime propriamente dito. Confere? Só pra deixar claro.... Partindo-se do pressuposto que impostos e salários são pagos corretamente.
Esqueceu de falar da elite artística e cultural.
Olha, eu acho que estes são pau-mandado.
Não existe! Artista não é elite!
@@cromo7743ora, como os políticos: pau-mandados.
Somos um mundo estranho. Cada vez mais raro achar um país que tenha um IDH minimamente equilibrado somado a uma democracia estável .
Se projetarmos para daqui 100 ou 200 anos (partindo do princípio de de escaparmos de grandes cataclismas) o que teremos? Mais democracias? Ou mais ditaduras partidárias, controlando uma enorme massa de inúteis para o Estado?
O livro do Jesse Souza explica bem isto...
Nós temos um escritor referência nesse tema. O sociólogo Jessé de Souza.
Existe uma elite religiosa arrigante tambem.
Como dizia Platão (filósofo grego) ''Pau que nasce torto nunca se endireita
Menina que requebra a mãe pega na cabeça'' Domingo ela não vai (vai, vai)
Domingo ela não vai não (vai, vai, vai)
Muito bom argumento
Parabéns pelo vídeo !!!!!
É sim uma grande VERDADE .
A DIREITA brasileira é racista no sentido de descriminar quem é pobre .
Temos que implantar as LEIS do trabalho do U.S.A onde valoriza o empregador em fez do empregador
Nós pudemos ver na prática essa teoria aqui no Brasil, por exemplo, quando sai notícias de empresários que financiaram os golpistas do 8 de Janeiro. Quando a situação política não é agradável para eles, simplesmente estimulam uma massa de manobra para tentar golpe de estado.
as elites tbm vc pode ver que financiaram a campanha do lula assim como financiara,manifestaçoes contra bolsonaro independente de ser de esquerda ou direita tem elite pelos dois lados com interesses comuns independente de tudo seja direita ou esquerda a elite ta por tras
Sugestão de tema: Thomas Hobbes estaria certo quanto à maldade da natureza humana em termos políticos, vide o recente "Capitólio tupiniquim"?
Não. A solidariedade humana é a maior marca da evolução e produção das civilizações humanas.
O problema é que alguns grupos e famílias muitas vezes "sequestram" os meios de produção tragando pra si as riquezas e ajudam a espalhar a miséria fechando as possibilidades das pessoas crescerem e se desenvolverem.
Pior Pondé! Tem um monte de brasileiros que moram num apartamento de 40 M2, com um carro financiado em 5 anos na garagem , que acham que são da elite. Eles não enxergam que só são o atraso. Aliás a consciência de classe foi sepultada. Rsrsrsrs! 😂
Ahhhh, olha o coitado falando. Até parece que alguém tá ligando pra ele.
A despeito do aspecto colonial, a Dilma fez uma coisa ótima - estabeleceu na época um piso salarial para empregada doméstica. Conheci várias meninas de Salvador que não morariam fora do país poque não teriam empregada! Ora, a Dilma numa canetada, converteu as empregadas em empreededoras de fornecimento de marmita e ensinou às "princesinhas" a acionarem a máquina de lavar roupa. Eu se fosse Dilma, teria dado às empregadas piso salarial de médico!
Elite brasileira é tão brega como comprar uma Ferrari pra andar em rua de terra
O problema é que a nossa elite é uma elite rural. Se fosse uma elite industrial a história seria outra.
Em sorriso Mato Grosso a elite compor a sociedade de obras belas e urbanismo impecável ❤ o agro e a cultura sulista, maravilhosa cidade
Parabéns! Seu comentário foi selecionado como o mais bosta.
Sorriso é literalmente dividida. Você está falando de um lado da cidade, o lado de quem se beneficia com agro. Do outro lado da cidade, há uma típica periferia.
Saudades da vendinha na fazenda onde as pessoas é não davam conta de pagar a conta no final do mês.
Enfim a "riqueza" do atraso que perversamente não agrega valor social ou se distribui e reflete em equilíbrio e justiça social pra todos, reverberando o ciclo coletivo da doença e da pobreza entre os excluídos e Párias do sistema espoliador e opressor!
Isso daí que o Pondé falou não se encaixaria em uma luta de classe não? Se não, o quê?
Sim. Próxima pergunta.
Eu te amo, Pondé! Haha
O latino quer Deus pra ele e o demônio pro vizinho.
O latino quer Deus para ele e o Demônio para quem discordar dele.
Gente, desculpa, mas qual é a brisa? A nossa relação com os outros países é de exploração mesmo. Intelectuais muito distintos consentem em relação a isso, pois é evidente. Não é questão de "querermos o demônio para os outros países ". Que ideia absurda! Só precisamos de uma relação geopolítica que não nos sufoque. Que não carregue o gene da colonização. Só isso. Dados não faltam
@@batatinhacrescente6282Concordo!
Boa tarde. A Mesquinharia faz parte da nossa alma. Infelizmente.
Professor, se o Freud fosse vivo nos dias de hoje, ele seria cancelado? Melhor, que autores da filosofia e da Psicanálise você acha que seria cancelado se vivesse nos dias de hj?
se ele ja foi ''cancelado'' naquela epoca imagine hoje em dia
Boa pergunta. Mas do ponto de vista acadêmico, para além de cancelamentos sociais mais amplos, o Freud é bastante criticado fora do Brasil, e até um pouco aqui. Mas Freud e a psicanálise ainda dominam os cursos de Psicologia, então são mais vangloriados do que criticados, no Brasil.
Eu acredito que sim. E seria unânime, tanto por progressistas qto por conservadores.
Como diz o Villa: elite rastaquera
E que tem de "desculpas" hoje em dia para que essas riquezas não contribuam para o avanço do País é imensurável, seja por parte do Estado ou da iniciativa privada
Perfeito!!!
As multinacionais, moageiras de cacau, aqui em ilhéus, só sugam a população de ilhéus. Pagam salários absurdamente baixos e têm lucros absurdamente altos. Delas não se pode esperar nada!
Aqui em minas gerais se você tiver alguma divida vice pode ate perde o que vc tem!! enquanto isso a assembleia legislativa perdeou as dividas da localiza,que financiou a capanha de zema
Brasil 🇧🇷 e o povo brasileiro.
Algumas perguntas:
1) Qual elite não representa um atraso?
2) Se fossemos da elite, seríamos diferentes?
3) O povo, que em grande maioria, condena a corrupção só quando está fora do esquema, não representa um atraso?
Qual a origem das elites? Qual o rumo do progresso?
Provavelmente não seríamos diferentes não, ou raramente seríamos.
Total falta de incentivo para mudar!
E assim o mercado vai se autorregulando...
Uma verdade límpida. E lastimável.
Sim, sem duvida.
Buscar a felicidade significa espantá-la?
Seria mais correto diferençar "elite financeira" de "elite intelectual" e ainda " elite" ou "aristocracia moral".
Isso é um mal da América Latina, eu sou uruguaio é aqui é a mesma coisa.
Falar de terra e a população empurrada para a faixa litorânea ou próxima, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Bahia juntos tem a mesma população da região metropolitana de São Paulo.
Quando falou elite do atraso eu logo liguei os atores da Globo politizados kkkk
Desculpa a pergunta mas a qual elite você está identificado, não é a cultural, essa não contribui com quase nada pois seu alcance é irrisório.